5.2 As ferramentas Graças a Comunidade Open Source, como é costumeiramente conhecida, uma enorme variedade de programas foram surgindo ao longo dos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5.2 As ferramentas Graças a Comunidade Open Source, como é costumeiramente conhecida, uma enorme variedade de programas foram surgindo ao longo dos"

Transcrição

1 1 5.2 As ferramentas Graças a Comunidade Open Source, como é costumeiramente conhecida, uma enorme variedade de programas foram surgindo ao longo dos anos. Sempre contando com constantes atualizações e correções, esses programas se tornaram cada vez mais sólidos e mais preparados para cumprir o seu objetivo, que é o de fornecer uma alternativa livre a todas as tarefas que um computador possa executar O foco deste trabalho, no entanto, são as aplicações voltadas para a Editoração Eletrônica. Para todos os outros tipos de programas, existe uma ótima fonte de informação de como obter e instalá-los através da própria internet.

2 Edição de Textos A entrada dos textos, que podem servir tanto como conteúdo para as matérias de um jornal ou de uma revista, ou mesmo conter um livro inteiro, necessita primeiramente de programas que tenham ferramentas que facilitem essa tarefa. Para entender aos requisitos descritos na Tabela 7, a melhor opção dentro da Comunidade Open Source é o OpenOffice. O OpenOffice é talvez uma das iniciativas livres mais bem sucedidas, ficando atrás apenas do próprio Linux, já que ela possui todas as características de um pacote para escritório, com Processador de Textos, Planilha Eletrônica, Programa de Ilustração, Apresentação de Slides e Banco de Dados. Como ele é capaz de exportar arquivos em PDF, dependendo da aplicação do trabalho, é possível gerar o arquivo fechado diretamente, porém com certas limitações no layout, já que o OpenOffice é mais direcionado para a manipulação de textos, do que a diagramação dinâmica dos objetos na página, o que é mais lógico de se esperar de um programa de diagramação. Isso significa que todo o conteúdo de um livro, com configurações de margem, paginação, cabeçalho, rodapé e sumário pode ser produzido sem a necessidade de diagramar posteriormente o texto. O OpenOffice também possui todo um banco de dados para correções ortográficas, inclusive para português do Brasil, o que facilita muito, já que o processo de diagramação, quando necessário, não vai precisar se preocupar com a ortografia dos textos. Além disso, o OpenOffice importa e exporta praticamento todos os formatos de texto possíveis, possuindo compatibilidade até mesmo com as aplicações proprietárias como o Microsoft Word. Para exemplificar, este mesmo texto foi totalmente produzido no OpenOffice, conforme é mostrado na Figura 12.

3 3 Figura 12: Produzindo este documento no OpenOffice, usando uma opção de interface gráfica leve e rápida, focada na produtividade: o Fluxbox. O OpenOffice pode ser livremente obtido no endereço: O Download é de cerca de 130 Megabytes e inclui todas os programas do pacote.

4 Tratamento de Imagens As imagens em bitmap são uma fonte constante de preocupações dentro do fluxo da Editoração Eletrônica. Isso porque imagens geralmente representam instantes do cotidiano, pessoas, lugares e paisagens. Mesmo sendo trabalhadas para melhorar sua estética ou para obter algum efeito mais artístico, as imagens geralmente têm uma necessidade muito clara: precisam ser reproduzidas respeitando o que se chama de Cor de Memória. Todos sabem como deve ser um tom de pele. Figura 13: O Gimp é a melhor e mais completa aplicação para edição e tratamento de imagens no Linux Todos sabem como é a cor de um céu ou a cor da água, das frutas e verduras e de todos os elementos a nossa volta, por isso é grande a responsabilidade em cima de um programa de Tratamento de Imagens. O Gimp (GNU Image Manipulation Program) é também um grande expoente de sucesso dentro os programas de iniciativa livre. Ele possui todas as funções necessárias para tratamento de imagens. Correções de tons, ajustes, efeitos diversos, edição de curvas de cor, ferramentas de suavização, de aguçamento de imagens, de distorção, mapeamento de cores... enfim, tudo o que se

5 5 propõe a fazer é voltado para a manipulação e a adequação de imagens em bitmap para servir a Editoração Eletrônica. O famoso tratamento de imagens consiste em ajustar as cores, as formas, pequenos detalhes ou correções e, fotografias, restaurar imagens danificadas pelo tempo, dentre outras coisas. O resultado de bons trabalhos em tratamento de imagens são as fotos de modelos publicadas em revistas de grande circulação, anúncios e toda a sorte de impressos contendo em grande parte imagens de pessoas. Figura 14: Maquiagem digital e correção de "imperfeições" são responsabilidade dos programas de Tratamento de imagens. O Gimp cumpre bem este papel. Nele também é possível aplicar os perfis de gerenciamento de cores para monitor, scanner e impressoras, através dos perfis ICC desses equipamentos. Ele abre e grava nos mais diversos formatos de Bitmap, sendo capaz inclusive de importar arquivos em Photoshop, Postscript e PDF. Através de tablets pode-se trabalhar tranquilamente com pintura digital, colorização de ilustrações, aerografia virtual, e uma infinidade de aplicações comuns aos amantes da arte digital.

6 6 Um exemplo prático são os trabalhos do internacionalmente renomado ilustrador brasileiro Mozart Couto. O qual adotou o Gimp como ferramenta de trabalho, abraçando a filosofia OpenSource e contribuindo com sua disseminação através de fóruns de discussão e de seu website, onde publica dicas de uso do Gimp como ferramenta para pintura digital. ( Figura 15: Mozart Couto demonstra parte do que pode ser feito no Gimp em se tratando de pintura digital. Imagens reproduzidas com a autorização do criador.

7 7 Outra função muito requisitada nos programas de tratamento de imagens, são os efeitos especiais, usados principalmente para montagens ou criação de logotipos, como exemplificado na Figura 16. Figura 16: Um exemplo de efeito especial que um editor de imagens consegue produzir, nesse caso, o próprio Gimp Assim como toda iniciativa livre, o Gimp conta com uma vasta rede de troca de experiências, dicas e inclusive periódicos digitais gratuitos, com vários tutoriais úteis, como o GimpZine. Tanto o periódico, quanto a comunidade do Gimp no Brasil podem ser acessados no endereço O programa Gimp pode ser livremente adquirido através do seu site oficial, o O tamanho do arquivo para o download é de aproximadamente 15 megabytes.

8 Ilustrações Diferentemente das ilustração que acabamos de citar, que são chamadas pinturas digitais, as ilustrações comuns à editoração eletrônica são conhecidas como Desenhos Vetoriais. O que difere das imagens em Bitmap é que a informação que forma o desenho não é baseada em uma trama ponto a ponto, e sim em cálculos matemáticos, os quais descrevem a forma das linhas da imagem e suas propriedades como espessura e cor de preenchimento por exemplo. Desenhos vetoriais podem ser obtidos por vários tipos de programas, os quais se dividem em três classes principais, os programs de Ilustração Vetorial. Os programas de CAD 2d e os programas de CAD 3d Ilustração Vetorial As Ilustrações vetoriais são imagens compostas por linhas retas e curvas, as quais são usadas para formar o desenho. Ele pode conter textos e imagens também, mas não com os fins da diagramação, e sim apenas como um recurso para elaborar ilustrações mais trabalhadas, como para a composição de um banner ou um anúncio por exemplo, ou a arte de uma embalagem. A liberdade de posicionamento dos objetos e a maneira como as linhas e suas propriedades podem ser manipuladas são as características principais de um programa de ilustração, que podem representar desde um único retângulo com um círculo ao meio até uma ilustração digna dos grandes artistas plásticos. No Linux, existem várias soluções com esse perfil, mas escolhemos falar sobre apenas uma: o Inkscape. O Inkscape é um programa leve, simples e rápido O download por exemplo ocupa apenas 5 megabytes o que faz com que se duvide que ele possua todas as características de um programa de ilustração vetorial. O que, nem de longe, é verdade. Focado em ferramentas para ilustração, o usuário tem à mão tudo o que ele precisa para traçar retas e curvas, formas geométricas, espirais, traços imitando caligrafia, inserir e manipular ou distorcer textos, combinar imagens com formas vetoriais e obter aquilo que a sua imaginação mandar.

9 9 Figura 17: Pequena amostra da ferramenta para desenhar formas poligonais no Inkscape Embora as formas da Figura 17 sejam abstratas, a manipulação correta de objetos vetoriais, seu preenchimento e seus efeitos de transparência, se tornam um trunfo enorme nas mãos de verdadeiros artistas, os quais conseguem executar verdadeiras obras de arte, ao simplesmente manipular esses simples objetos, como é demonstrado nas Figuras 18, 19 e 20.

10 10 Figura 18: Isto não é uma foto ou um modelo em 3d de um carro, é uma ilustração vetorial. Cada objeto está modelado e colorido perfeitamente para formar esse incrível trabalho que se encontra na biblioteca de exemplos do Inkscape. Figura 19: Luciano Lourenço é um talentoso designer brasileiro, empenhado em mostrar do que o Inkscape é capaz, é o autor desta incrível ilustração.

11 11 No endereço é possível tanto obter o Inkscape quanto acessar as várias listas de discussão e de troca de idéias e experiências, além de toda a documentação de uso. A comunidade brasileira do Inkscape ( também é um ótimo repositório de informação sobre este programa. Figura 20: Novamente, Luciano Lourenço assombra com o seu talento, e o Inkscape demonstra que o Software Livre é uma alternativa de peso como programa de Ilustrações Vetoriais. Nota: cada fio de cabelo é um objeto independente.

12 CAD 2D Um outro uso para os desenhos vetoriais, são os traçados de precisão. Desenhos técnicos, voltados para a produção de peças, plantas imobiliárias, embalagens etc... Diferentemente dos programas de ilustração vetorial, o CAD é um modelo de programa mais rígido, onde não existe muita liberdade criativa, no sentido de se poder criar linhas ao bel prazer. Para se criar um desenho é necessário saber as suas medidas, suas relações de ângulos, distâncias, ou seja, é mais direcionado para projetos de precisão, que geralmente, vão ter alguma representação física ou serão usados como base para outros processos dentro da Editoração Eletrônica, como nos projetos de embalagens. Dentro do universo OpenSource o Qcad é a opção que mais atende a todos esses quesitos. Tornando possível a criação de plantas técnicas de embalagens, mapas, desenhos de peças para manuais, facas para corte e vinco, moldes para ploteres de recorte e muito mais. Também disponível sob licença GNU, ele conta ainda com um pacote de bibliotecas de imagens para os mais diversos fins, que vão desde componentes eletrônicos até móveis de escritório. O Qcad pode ser obtido através do endereço e seu download é de cerca de 9 megabytes. Figura 21: O Qcad é simples, mas possui todas as ferramentas básicas para a produção de desenhos técnicos, como esse Layout de uma faca para corte e vinco.

13 CAD 3D Programas para a criação de objetos em três dimensões, também são classificados como programas de desenho vetorial, só que ao invés de tratarmos apenas com dois vetores para o posicionamento das linhas, como X e Y, nesse tipo de aplicativo, existe uma simulação de um ambiente tridimensional, com comprimento, largura e altura. Essa simulação pode ser usada para se criar tanto desenhos simples, quanto imagens extremamente realistas. Tudo vai depender dos recursos que o programa oferecer, do talento do artista e da capacidade de processamento do equipamento. O Blender é, sem sombra de dúvidas, uma das aplicações livres mais usadas no mundo, e é possível afirmar que ele possui todos os recursos necessários para se criar qualquer tipo de imagem que a imaginação do artista possa sonhar. É claro que operar tantos recursos é um pouco complicado, mas essa dificuldade é inerente a todos os programas dessa classe. Mesmo assim, a interface do Blender é intuitiva e prática. Deixando organizados os elementos de maneira que o usuário tenha sempre a mão as ferramentas necessárias. O que também impressiona no Blender é a sua velocidade. Computadores com configurações modestas também podem ser utilizados sem maiores dores de cabeça, já que os recursos exigidos não são tão grandes. É difícil acreditar que tanto possa ser feito em um programa que ocupe 8 megabyte de memória para download, mas o Blender consegue comprovar, junto com os outros aplicativos OpenSource, que a otimização de recursos é um dos grandes trunfos da maioria dos programas sob licença GNU. As Figuras 22, 23, 24, 25 e 26 demonstram exemplos de uso do Blender como uma poderosa ferramenta de ilustração.

14 14 Figura 22: A modelagem 3d no Blender, vértices, arestas e faces formam os desenhos. Figura 23: Ao se projetar um produto no Blender, pode-se simular como ele seria no mundo real, e assim criar uma ilustração foto-realista

15 15 Figura 24: No design de produtos o Blender é capaz de projetar como um rótulo se comportaria aplicado em seu produto, por exemplo Figura 25: Às vezes a modelagem 3d pode substituir uma fotografia e obter resultados surpreendentes.

16 16 Figura 26: O Foto-Realismo obtido através do Blender o coloca no patamar das grandes aplicações profissionais. O endereço armazena tanto o programa quanto arquivos de exemplo, tutoriais e centenas de links de diversas comunidades de usuários do Blender ao redor do mundo.

17 Diagramação Seguindo a linha das características necessárias para cada um dos tipos de programas de Editoração Eletrônica, os programas de diagramação são os que mais se assemelham aos conceitos de impressão propriamente ditos. Isso porque os outros tipos de programa não são diretamente relacionados com a produção de impressos. Hoje, uma ilustração, um texto ou uma imagem podem ser veiculados nos mais diferentes meios possíveis, como na internet por exemplo. Assim, fica a cargo dos programas de diagramação, construir a ponte que torna possível a impressão desses elementos, dispostos em um meio físico, como numa página. Da mesma maneira que um programa para criação de Websites faz com os mesmos elementos para publicar uma página na internet. Questões como gerenciamento de cores, disposição e fluxo de textos, relacionamento entre os objetos, resolução das imagens, numeração de páginas, dentre outras, precisam ser atendidas principalmente na fase de diagramação. O Scribus é a aplicação livre que pode ser classificada como um Programa de Editoração Eletrônica. Pois ele concentra todos os passos necessários para a montagem final, aquela que vai dar formato ao impresso e que vai tornar possível a sua produção. Tanto que o Scribus é a única aplicação a trazer algo como Open Source Desktop Publishing em seu subtítulo. Figura 27: Um dos últimos passos da Editoração Eletrônica, a Diagramação. Para isso, o Scribus é a melhor solução livre.

18 18 Todas as características de um programa de diagramação estão presentes, isso inclui controle de fluxo de texto através de blocos, com configurações de colunas, parágrafos, estilos de textos, etc... Inclusão de elementos de bitmap ou ilustrações vetoriais, como suporte aos arquivos nativos do Inkscape, os arquivos SVG. Edição completa da paleta de cores, onde pode-se personalizar e re-utilizar paletas de uma maneira rápida e prática. Com indicações do de cores RGB, CMYK, de Registro e Cores Especiais, as chamadas SpotColors. Figura 28: Várias opções para as paletas de cor, inclusive com indicação gráfica dol tipo da cor. O gerenciamento de cores (CMS Color Management System) é uma das características mais marcantes do Scribus, pois além de embutir nos arquivos os perfis ICC indicados, ele simula, na tela do computador, os resultados que serão obtidos, caso esses perfis estejam corretos.

19 19 Figura 29: O gerenciamento de cores do Scribus traz todas as opções para aproveitar os perfis de equipamentos como monitor e impressora Outra opção interessante é marcar as cores fora da gama de impressão, ou seja, as cores da imagem que fogem do gammut de cores identificados nos perfis dos equipamentos. A Figura 29 demonstra as diferenças de uma mesma imagem quando não se aplica gerenciamento de cores, quando se aplica gerenciamento convertendo as cores para a cor mais próxima do gammut, usando o que se chama de Rendering Intents - as quais podem ser: Perceptiva, Colorimetria Relativa, Saturação ou Colorimetria Absoluta - e quando se aplica gerenciamento de cores, porém indicando através de uma cor chamativa, as cores que estão fora do gammut. Figura 30: O Pinguim Impressor da esquerda não possui gerenciamento de cores, o do meio está com a o gerenciamento e a conversão ativados, o da direita está com gerenciamento ativado, porém alertando quais cor estão fora do gammut de impressão.

20 20 Com esse recurso de alerta ativado, a paleta de cores para os objetos e textos também é alterada, deixando bem claro quais cores estão dentro ou fora do perfil selecionado. Figura 31: As cores que estão fora do Gammut ficam marcadas também no Mapa HSV através de gráfico e na paleta de cores, através de um triângulo de alerta. Outro tipo de alerta que ajuda a evitar problemas de impressão é o que se costuma chamar de pré-flight. Nele os elementos da composição são analisados e verifica-se qual pode ser um candidato a causar algum tipo de erro. O Scribus possui essa função e ela é automaticamente processada antes do usuário dar saída em seu arquivo.

21 21 Figura 32: O Scribus possui o Verificador Pré-Vôo, capaz de alertar possíveis problemas de fechamento dependendo do tipo do perfil de saída, isso inclui as novíssimas recomendações do PDF/X-3 Dentro dos perfis de verificação estão possíveis problemas com fontes, transparência, resolução de imagens, excesso de texto nos blocos, dentre outros. Cada um relacionado com um perfil de saída específico, como PostScript, PDF 1.2, 1.3, 1.4 e as mais recentes recomendações do PDF/X-3 Ao se concluir o projeto, é possível imprimí-los diretamente através do sistema de impressão do Linux, inclusive com a opção de impressão com separação de cores, no caso onde dispositivos mono-colores, como image-setters, são saída em filmes, cada um representando uma das quatro camadas das cores de processo (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) ou até mesmo as cores especiais configuradas na paleta de cor do Scribus. Outro uso da impressão de separação seria para as provas de escala, onde cada cor é impressa de cada vez. Uma parte importante do fluxo da Editoração Eletrônica não foi citada anteriormente: A questão do CMYK. CMYK é o universo das cores de praticamente tudo o que se refere a impressão. A sobreposição das cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto formam a simulação de todas as variação de tons de um impresso. Para isso poder acontecer, todos os elementos precisam ter suas cores separadas na hora da produção das formas de impressão, sejam elas os filmes chamados Fotolitos, ou as chapas do sistema CTP. Essa separação necessita ter sido feita nas imagens, nas ilustrações e nos textos. Porém, nenhum dos

22 22 aplicativos do Linux, relacionados a essas funções, têm suporte a essa característica, ou seja, nem o Gimp e nem o Inkscape exportam suas imagens em CMYK, somente em RGB (Red, Green Blue) que é a profundidade de cores mais direcionada ao computador, já que ele trabalha com controle de emissão de luz para formar as cores (síntese aditiva). No fluxo de editoração eletrônica tradicional, a inserção de um objeto em RGB causa muitos transtornos, porque o desvio das cores acaba sendo muito grande e a impressão fica muito diferente do original. Sendo assim, todos esses elementos necessitam ser pré-convertidos. Mas isso é válido para os sistemas de editoração eletrônica proprietários. O Scribus se adiantou nisso e passou a se comportar de maneira que mesmo estando o objeto em RGB ele é convertido na hora em que o usuário determina a sua saída para impressão. Isso torna necessário que apenas ele assuma essa responsabilidade e faça uma conversão mais logica para CMYK, pois, unido ao gerenciamento de cor, tem-se um fluxo mais conciso, já que é no programa de Diagramação que se determina qual o tipo de saída a ser efetuada. Isso quer dizer que é o Scribus quem calcula os valores das cores, transformando-os de RGB para CMYK internamente, e associando-os aos perfis de cor determinados, quando o gerenciamento de cor está ativo. Pode-se dizer que isso resolve cerca de 70% dos problemas costumeiros aos fluxos de trabalho de editoração eletrônica, e é um diferencial que coloca o Scribus um passo a frente, em relação às grandes soluções para Desktop Publishing. Não bastasse, o Scribus também exporta seus arquivos para o formato PDF, o que significa que ele está pronto para trabalhar nos fluxos de impressão modernos, que recebam diretamente os arquivos fechados nesse formato. As opções para o fechamento em PDF são diversas, incluindo opções de lineatura, angulação das retículas, incorporação de fontes, redução de resolução das imagens etc.. O Scribus é encontrado em seu site oficial; e seu download é de cerca de 8 Megabytes.

23 Fechamento Enquanto os arquivos estão dentro do fluxo de edição, eles estão dentro dos seus formatos padrão, como textos, imagens, vetores ou arquivos de diagramação. A partir da conclusão do projeto, ele precisa ser transformado no formato de arquivos que tornou a Editoração Eletrônica viável, o PostScript, para que ele seja interpretado nos RIPs (Raster Image Processors) dos equipamentos de saída. O Scribus, como vimos anteriormente, é capaz de fechar os arquivos tanto imprimindo-os no formato PostScript, quanto gerando o arquivo em PDF. Porém isso só acontece quando o processo de diagramação passa por ele. Mas é possível também fechar arquivo em PDF através do GhostScript. O GhostScript, é um interpretador livre da linguagem de impressão PostScript, onde tanto é possível fechar arquivos PostScript, quanto rasterizá-los e imprimí-los diretamente nos dispositivos de saída. Rasterizar significa transformar as informações das páginas armazenadas nos arquivos PostScript e PDF para o formato do dispositivo de saída, como impressoras, geradores de filme ou geradores de chapas. O sistema de impressão do Linux está diretamente ligado ao uso do GhostScript, o qual recebe as instruções do CUPS (Common Unix Printing System), o que faz com que o GhostScript transforme qualquer computador com Linux em um RIP. Como ele não possui interface gráfica, o GhostScript é acessível somente via console, o que torna sua execução um pouco complicada para aqueles apenas habituados a utilizar o mouse, porém permite que o Linux o utilize através do seus sistema interno de impressão, fazendo com que o usuário não necessite acioná-lo, a não ser que queria executar uma tarefa específica. Para acessar o GhostScript, basta digitar gs na linha de comandos (conhecida como shell). O seguinte comando transforma o GhostScript em um Fechador de arquivos em PDF. gs sdevice=pdfwriter soutputfile=saida.pdf entrada.ps Ou então para Ripar um PDF para uma imagem TIFF em alta resolução e com separação de cores. gs sdevice=tifsep soutputfile=saidatiff%d.tif entrada.pdf

24 24 Essa são apenas duas das funções possíveis do GhostScript, descrever todas, ocuparia muito mais páginas do que todo este estudo. Para obter o GhostScript e consultar sua documentação, visite o site Outra maneira de se tratar sobre o fechamento de arquivos no Linux é através do seu próprio sistema de impressão. Como o CUPS é integrado ao sistema operacional, qualquer aplicativo tem acesso a um fluxo de impressão baseado em PostScript, bem como todos os dispositivos, sendo eles compatíveis com PostScript ou não. Figura 33: O CUPS dá diversas opções para impressão e fechamento de arquivos, inclusive para a geração de PDFs Em especial o filtro para arquivos em PDF tem todas as opções necessárias para o fechamento de qualquer arquivo, gerado em qualquer aplicação Linux. Isso inclui determinar o destino da impressão, como Tela, Impressora ou Pré-Impressão, embutir ou sub-listar fontes, forçar a rasterização dos objetos, dentre outras. Isso torna o Linux um ambiente completo, tanto na a impressão em qualquer tipo de dispositivo, quanto na a preparação de arquivos de saída para serem processados pelos modernos equipamentos de alta resolução para a geração de filmes ou de chapas. Para obter maiores informações sobre a comunidade responsável pelo drivers de impressão no Linux, visite:

25 25 Figura 34: O CUPS e as s diversas opções para o fechamento de arquivos em PDF

26 Programas Auxiliares Conforme a editoração eletrônica evoluiu, nasceram novas necessidades dentro do fluxo digital. Entre essas necessidades estão um controle e uma integração mais precisos entre as cores visualizadas no monitor e aquilo que é efetivamente impresso. Além disso, com a vinda dos grandes formatos de geradores de filmes e de chapas, é preciso que se disponham digitalmente as páginas, para que possam ser diretamente transportadas para as formas de impressão, e, por exemplo, formarem os cadernos de uma revista ou livro. Para essas duas importantes necessidades, que não estão diretamente relacionadas a editoração eletronicamente em si, mas a tornam muito mais precisa e produtiva, o Software Livre também tem seus representantes. Mas em casos como um fluxo CTP (Computer to Plate), esses tipos de programas não são simplesmente auxiliares, são imprescindíveis. São eles os Sistemas de Gerenciamento de Cor e os programas de Imposição Sistemas de Gerenciamento de Cor. O CMS (Color Management System) consiste em tentar resolver um problema comum a todos os sistemas de impressão: Aproximar aquilo que se projeta daquilo que se obtém. A correta transferência das cores de um impresso são uma questão crucial para uma boa qualidade, na verdade ela é a maior referência de qualidade, a primeira inconformidade que aparece quando algum problema ocorre no processo. O Gerenciamento de Cor requer que equipamentos de entrada, de visualização e de saída tenham a sua capacidade de reprodução de cores mapeada através de padrões específicos de leitura e de impressão. O Linux possui três ferramentas poderosas, que juntas, iniciam e fecham um ciclo completo para gerenciamento de cores. São elas o Lcms, o Lprof e o Argyll. O Lcms consiste em uma biblioteca de funções de gerenciamento de cor, que é utilizada tanto pelos programas de editoração eletrônica para a leitura e aplicação de perfis ICC, quanto pelo próprio sistema operacional, como ferramenta para calibração de monitores por exemplo. O Lprof consiste em uma interface gráfica para o Lcms, onde podem ser lidos Targets padronizados de leitura de scanners para a geração de seus perfis ICC e a aplicação de perfis de monitores para sua calibração.

27 27 Figura 35: O Lprof ajuda a aplicar os resultados das leituras dos Monitores, Câmeras e Scanners, além de interligar o perfil do monitor ao sistema operacional. O Argyll é mais direcionado para a geração de Targets de impressão e para a varredura dessas informações através de equipamentos como o Colorímetro, o Espectrofotômetro e o Densitômetro. Ele também faz a leitura da emissão das cores pelo monitor sendo, dessa maneira, o responsável pela geração do seu perfil ICC. Como o Argyll não possui interface gráfica, até o momento, sua utilização é feita através da linha de comando ( o shell ) o que o torna um pouco complicado para usuários inexperientes em Linux, porém trás diversas vantagens como possibilidades de automação de processos e interligação entre vários programas.

28 28 Por exemplo, pode-se usar o Argyll para se gerar um Target de impressão: targen v d4 l260 f1053 PrinterB Formatar esse Target para ser lido pelo equipamento DTP41 da X-Rite printtarg v i41 pa4 PrinterB Ou mesmo utilizar, com óbvias limitações, um scanner comum como dispositivo de entrada da impressão desse Target, para isso: printtarg v s iss pa4r PrinterB Executando a leitura da impressão desses Targets através do Spectroscan, do DTP41 ou de um arquivo TIFF gerado por um scanner de mesa, respectivamente. printread c2 iss PrinterB printread i41 PrinterB scanin v c PrinterB.tif PrinterB.cht scanner.icm PrinterB E, no fim, gerar o perfil ICC do dispositivo de saída. profile v D"Printer B" qm S swop.icm cmt dpp PrinterB Pode parecer meio complexo esse tipo de operação através de comandos escritos, porém sua versatilidade é inigualável e uma vez sabendo-se o que é preciso fazer, a alta produtividade e praticidade desse tipo de aplicativo se torna muito clara. O Lcms pode ser obtido em O Lprof é encontrado no site E o Argyll possui uma vasta documentação de uso no site onde o programa também pode ser baixado livremente Imposição Todo livro, revista ou jornal é imposicionado em sua forma de impressão. Isso significa que as páginas estão dispostas de maneira tal que ao se dobrar as folhas, obtém-se cadernos prontos para a leitura, depois de serem grampeados, colados ou costurados e refilados. Assim, esses impressos são dispostos de modo que sejam impressos em cada folha, 4, 6, 8, 16, ou mesmo 32 páginas simultaneamente.

29 29 Figura 36: Uma revista, por exemplo, pode ser disposta numa matriz através da chapa de impressão para, depois da dobra e do refile, se obterem os cadernos Este processo é feito através dos arquivos fechados, os quais são reposicionados e girados dentro do novo formato de saída, que é o da forma de impressão. Para executar esse processo, existem os programas de Imposição. Responsáveis por juntar as diversas páginas dos arquivos fechados e calcular qual deverá ser a sua posição e a sua rotação dentro do formato final, para que a dobra e o refile determinados possam colocar as folhas na seqüência de leitura correta. Infelizmente, até o início dessa pesquisa, não haviam soluções livres com esse tipo de função. Não haviam. Novamente, da necessidade em se resolver um problema, a filosofia OpenSource se mostra uma ferramenta de desenvolvimento e aprendizado sem igual nesta era do conhecimento. O próprio grupo deste trabalho, coletando informações das áreas interessadas e de profissionais de acabamento e impressão, no período de um mês, foi capaz de desenvolver e disponibilizar uma solução completa para Imposição de arquivos no Linux: O EasyPose. O EasyPose é um programa simples, focado nas necessidades dos setores diretamente ligados aos resultados da imposição dos arquivos, ou seja, a impressão e o acabamento.

30 30 O desenvolvimento deste aplicativo ainda continua, assim como acontece com todas as aplicações livres, mas ele já possui as funções básicas e outras bem inovadoras e avançadas de um software de imposição. As capturas de tela exibidas entre as figuras 37 e 44, mostram e explicam um pouco do processo de imposição usando o EasyPose. Figura 37: No EasyPose o usuário escolhe o formato do seu impresso e o formato do papel que será utilizado. Informações como porcentagem de aproveitamento são calculadas em tempo real. Figura 38: Os arquivos em PDF podem ser incluídos livremente, inclusive mixados, para incluir por exemplo um anúncio vindo diretamente do cliente em uma página avulsa. Aqui se escolhe se a forma de encadernação será por alceamento ou intercalação

31 31 Figura 39: O uso de Templates de imposição não é obrigatório, as dobras podem ser feitas na própria tela, através de um algoritmo inédito, capaz de calcular a posição de rotação das páginas automaticamente, em todos os cadernos. Além disso, o EasyPose calcula também as compensações necessárias levando em conta a espessura do papel e o número de dobras na sua lombada

32 32 Figura 40: Configurações para objetos de controle, como tiras, marcas de corte e dobra, identificação de caderno, dentre outros, são totalmente editáveis. Figura 41: A pré-visualização de um dos cadernos da imposição. Figura 42: Recursos Extras inéditos como o ForeEdge Printing, capaz de transportar qualquer imagem selecionada para as laterais de um livro... Figura 43:...e o Auto-Cover onde, baseado na quantidade de páginas e na espessura do papel e da capa, cria um layout para ser utilizado nos Scribus, para que a capa possa ser elaborada com maior facilidade.

5.3.2 Livros 5.3.2.1 Texto

5.3.2 Livros 5.3.2.1 Texto 76 5.3.2 Livros O Livro é uma das maiores invenções da humanidade. A transmissão do conhecimento, a documentação dos fatos históricos, as estórias que povoam nossa imaginação, tudo isso vem sido veiculado

Leia mais

Taxa de Gravação da Memória RAM (MegaBytes / segundo) G5 2.7 Ghz (Mac) Linux Kernel 2.6 2799 1575

Taxa de Gravação da Memória RAM (MegaBytes / segundo) G5 2.7 Ghz (Mac) Linux Kernel 2.6 2799 1575 21 4 Análise É necessária uma análise criteriosa, que busque retornar as questões primordiais sobre o que é realmente preciso para a aquisição de uma plataforma de produção gráfica digital profissional.

Leia mais

Figura 74: No Inkscape é muito simples obter um conjunto base de objetos para compôr o rótulo

Figura 74: No Inkscape é muito simples obter um conjunto base de objetos para compôr o rótulo 94 5.3.4 Rótulos Rótulos podem ser classificados como etiquetas que são transferidas para os mais diversos tipos de produtos, como garrafas, latas, frascos, dentre uma infinidade de aplicações diferentes.

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

2 Editoração Eletrônica

2 Editoração Eletrônica 8 2 Editoração Eletrônica A década de 80 foi um marco na história da computação. Foi quando a maioria dos esforços dos desenvolvedores, tanto de equipamentos, quanto de programas, foram direcionados para

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 1)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 1) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 1) Com o advento dos sistemas operacionais utilizando-se de interfaces gráficas, ricas

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1)

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1) Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1) Objetivos Criar apresentações eletrônicas com uso do software libreoffice; Exportar arquivos em formato pdf; Compreender conceitos sobre imagens digitais;

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos no CorelDraw X5 Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se

Leia mais

Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8

Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8 Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8 Pré-requisitos: Possuir modalidade scanner no software Sphinx A SPHINX Brasil propõe uma solução de leitura automática de questionários por scanner. O Sphinx

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

CMs - Gestão de cor. josé gomes ferreira

CMs - Gestão de cor. josé gomes ferreira josé gomes ferreira CMs - Gestão de cor APRESENTAÇÃO A Gestão de Cor da captura à impressão! Conhecer e compreender a teoria da cor para a gestão de cor. A Luz e a sua natureza, os espaços de cor, etc.

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D)

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Femur Online GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Como resultado de buscas na internet, tendo como base os jogos 2D mais famosos do mundo, obtive como resultado três tipos diferentes de

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

5.3.6 Impressão de Dados Variáveis Para concluir essa fase de testes práticos, resolveu-se testar uma solução para um tipo de produto gráfico que

5.3.6 Impressão de Dados Variáveis Para concluir essa fase de testes práticos, resolveu-se testar uma solução para um tipo de produto gráfico que 105 5.3.6 Impressão de Dados Variáveis Para concluir essa fase de testes práticos, resolveu-se testar uma solução para um tipo de produto gráfico que está se tornando cada vez mais disseminado e requisitado

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

automatizar a criação de embalagens

automatizar a criação de embalagens 3 motivos para automatizar a criação de embalagens 1. Qualidade máxima em todos os projetos 2. Todas as tarefas envolvidas na execução do projeto 3. Integração com sistemas administrativos de pedidos O

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação... 3 Iniciando o CorelDRAW X3... 4 Componentes... 5 Barra de Menus... 6 Barra Padrão...

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S -

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S - Produção Gráfica 2 FORMATOS DE ARQUIVOS A R Q U I V O S D I G I T A I S - FORMATOS DE ARQUIVOS PARA IMAGEM BITMAPEADAS Uma imagem bitmapeada, uma ilustração vetorial ou um texto são armazenados no computador

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Este documento descreve o processo de criação de um perfil de saída

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

REGISTRANDO DOMÍNIOS, COMO PUBLICAR UM SITE? DIRECIONANDO O DNS. Professor Carlos Muniz

REGISTRANDO DOMÍNIOS, COMO PUBLICAR UM SITE? DIRECIONANDO O DNS. Professor Carlos Muniz REGISTRANDO DOMÍNIOS, DIRECIONANDO O Registrando Domínios Muito se tem falado sobre o crescimento em mídia on-line, sobre a ampliação do uso dessa ferramenta para comunicar...seja para negócios, para estudar,

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais 01. A tecla de atalho responsável por exibir os slides no modo de "apresentação" (tela inteira), é: a) F2 b) F3 c) F4 d) F5 e) F11 02. O recurso que permite definir efeitos de entrada para cada slide,

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Introdução A possibilidade de utilizarmos imagens, gráficos, desenhos e textos artísticos

Leia mais

O que há de novo no PaperPort 11? O PaperPort 11 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O que há de novo no PaperPort 11? O PaperPort 11 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO JANEIRO/2012 Introdução Este guia descreve os padrões, formatos e procedimentos a serem adotados na preparação e fechamento de

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO

CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO Editar dados em vários formatos e armazenar estas informações em diferentes sistemas é provavelmente uma das atividades mais comuns para os profissionais

Leia mais

Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica.

Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica. Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica. Planejamento & Sucesso de um Trabalho Gráfico Alexandre Keese alekeese@dtp.com.br Editor da Revista Desktop e

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2012 7 semestre Aula 02 (1)AZEVEDO, Eduardo. Computação Gráfica, Rio de Janeiro: Campus, 2005 (*0) (2) MENEZES, Marco Antonio

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens IntroduçãoàTecnologiaWeb HTML HyperTextMarkupLanguage XHTML extensiblehypertextmarkuplanguage FormatosdeImagens ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger FormatosdeImagens Índice 1 FORMATOS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 - Informática Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

CARTILHA DE PRÉ-IMPRESSÃO

CARTILHA DE PRÉ-IMPRESSÃO CARTILHA DE PRÉ-IMPRESSÃO gráfica e editora MARGENS DE SEGURANÇA Utilize este QRcode para me adicionar à agenda de contatos do seu celular. Malires Gráfica 41 3346.6498 malires@malires.com.br www.malires.com.br

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

HCT Compatibilidade Manual do Usuário

HCT Compatibilidade Manual do Usuário HCT Compatibilidade Manual do Usuário Índice Introdução...3 HCT Compatibilidade...3 Librix...3 Execução do Programa...4 Seleção de Testes...4 Testes Manuais...6 Teste de Teclado...6 Teste de Vídeo...7

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP.

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. O objetivo deste manual é orientar os usuários do sistema de Processo Eletrônico a transformar

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Referência de cores Fiery

Referência de cores Fiery 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 11 de junho de 2014 Conteúdo 3 Conteúdo Introdução à referência de cores

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente.

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente. Tela Principal 1 1 Tela Principal 1) Coloque o e-mail que deseja receber o pedido enviado pelo cliente. Recomendamos emails da gmail ou hotmail, pois alguns provedores como yahoo ou terra, bloqueiam o

Leia mais

Prof. André Di Thommazo

Prof. André Di Thommazo Unidade 3 Comunicação e Organização Pessoal Tipos de Arquivo Prof. André Di Thommazo Pacote de software para escritório Pacote de software para escritório é um conjunto de software destinados a atividades

Leia mais

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2.

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2. 1. Introdução ao Adobe Illustrator CC 1.1. Novidades do Illustrator CC 1.2. Abrir o Programa 1.3. Criar um Novo Documento 1.4. Área de Trabalho 1.4.1. Paletas e Painéis 1.4.2. Menus de Contexto 1.4.3.

Leia mais