Gestão de reparo de motores elétricos com foco em confiabilidade e otimização de custos*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de reparo de motores elétricos com foco em confiabilidade e otimização de custos*"

Transcrição

1 Gestão de reparo de motores elétricos com foco em confiabilidade e otimização de custos* * Artigo apresentado no 23º Congresso Brasileiro de Manutenção, Santos 2008 Abraman Dany de Moraes Venero Sérgio Akio Hiyodo RESUMO As indústrias nacionais, preocupadas com a crescente concorrência, vêem no amadurecimento da Gestão da Manutenção uma importante ferramenta para otimização de seus custos e consequentemente para o fortalecimento de seus produtos no mercado. Uma das estratégias que impacta ao mesmo tempo confiabilidade e custo operacional é a análise do custo do ciclo de vida dos bens de capital. Anteriormente, devido aos altos custos das peças de reposição e aquisição de um novo equipamento, era de praxe a recuperação somente em casos onde houvesse necessidade de intervenção. Hoje, muitos optam por trocas sistemáticas de peças ou até mesmo do equipamento completo em manutenções preventivas, tendo como foco principal a não-interrupção de suas operações. Seguindo essa tendência, associada à redução dos preços devido aos avanços dos materiais e processos de manufatura, os motores elétricos estão, aos poucos, sendo incluídos nesta estratégia. Soma-se aos fatores de decisão também a constante tendência de crescimento dos custos com energia elétrica, onde equipamentos que são grandes consumidores do insumo estão sendo substituídos por outros com melhores rendimentos. Mas, até onde isso é verdade na realidade de cada planta industrial? Quando é mais vantajoso, do ponto de vista técnico-comercial, optar por adquirir um novo motor ao invés de recuperá-lo? E a partir de qual potência? O presente trabalho procura abordar este tema, analisando seus impactos na confiabilidade das operações e nos custos operacionais, e quais informações devem ser levadas em conta para que se chegue ao ponto ótimo da decisão. INTRODUÇÃO Definir uma potência que estabeleça um limite entre reparar e substituir um motor na ocorrência de uma falha não é uma tarefa simples. Além de depender da realidade de cada empresa, exige uma análise criteriosa de diversas informações, visando atingir o objetivo principal de qualquer planta industrial: baixos custos e alta disponibilidade [1]. No cenário atual, onde a concorrência está cada vez mais acirrada, qualquer redução nos custos operacionais representa uma parcela significativa na competitividade, obrigando as empresas a investirem, cada vez mais, em ferramentas para garantir a produtividade e qualidade de seus produtos. Em se tratando de motores elétricos, ao longo de sua vida útil, energia elétrica e manutenção representam a maior parcela de seus custos operacionais. 55 (cinqüenta e cinco) por cento de todo consumo industrial no Brasil é devido aos motores elétricos segundo a Eletrobrás, figura I.

2 Distribuição Média do Consumo de Energia Elétrica Industrial no Brasil 18% 55% 6% 2% 19% Motores Processos Eleletroquímicos Iluminação Refrigeração Aquecimento Figura I Distribuição do consumo de energia nas indústrias. Considerando ainda que, devido à sua larga utilização, aliada à aplicação e especificação inadequadas, em muitas vezes, uma falha pode ocasionar grandes perdas de produção, ou ainda, afetar a segurança e até mesmo o meio ambiente. Quando isso ocorre, é extremamente necessário que as ações para restabelecimento do processo sejam realizadas de maneira ágil e assertiva de forma a minimizar os prejuízos. Estas situações tornam os motores elétricos grandes potenciais para otimização de custos, reiterando a importância de utilizar as boas práticas para seleção e manutenção destes equipamentos. OBJETIVO Definir através de critérios técnicos e econômicos o valor da potência (em CV) que, após uma queima, justifique a substituição dos motores elétricos. METODOLOGIA Geralmente, o fator determinante na escolha entre reparar e substituir um motor queimado é a relação entre o custo do reparo e o preço do motor novo. É usual encontrar empresas que utilizam valores da ordem de 50 ou 60 % como critério de decisão. Esta análise, relativamente simplista, despreza alguns fatores podendo trazer resultados que, apesar de algumas vezes impactar positivamente nos custos de manutenção, podem influenciar de maneira negativa a performance dos equipamentos e da planta. Os principais fatores são o consumo de energia e a aplicação adequada (correta especificação).

3 3.1) CONSUMO DE ENERGIA X QUALIDADE DO REPARO É sabido que após a rebobinagem, pode ocorrer uma perda de rendimento de até 4% [2]. Na maioria das vezes, esta ocorre não por conseqüência da queima, mas, principalmente, por práticas inadequadas de reparo, implicando em aumento no consumo de energia da planta. 3.2) ESPECIFICAÇÃO DOS MOTORES ELÉTRICOS Um estudo da EASA, Electrical Apparatus Service Association [2], mostra uma estatística de falhas em motores elétricos, figura III, onde aproximadamente 80% das falhas podem, ou estão diretamente relacionadas à contaminação, causadas por especificações inadequadas de acordo com as características do ambiente e da aplicação. Causas de Falhas em Motores Elétricos (EASA) 16% 5% 2% 10% 16% 51% Rolamentos Enrolamento do Estator Causas Externas Barras do Rotor Acoplamento/Eixo Causas Desconhecidas Figura II Estatística de Falhas de Motores Elétricos. Isto reforça a importância da adequação dos motores às condições de operação (ambiente, carga, regime de trabalho etc.), pois, se um motor falhar e a causa raiz da falha não for apurada, fatalmente um motor, com as mesmas características e operando na mesma posição também falhará, sendo novo ou não. Seguindo esta mesma linha, a EASA apresenta um fluxo com algumas considerações para análise da viabilidade de substituição de um motor danificado [2], figura III. Nota-se que as questões principais são referentes a aplicação, condições do estator e rotor e, também, quanto a sua eficiência.

4 Figura III Fluxo para análise de viabilidade de substituição de motores danificados. RESULTADOS Para estabelecer uma potência que defina um limite entre recuperar ou substituir um motor queimado, foram avaliados dois critérios para tomada de decisão. O primeiro deles é o valor percentual do custo do reparo em relação ao preço do motor novo (Alto Rendimento Plus) [1]. Na composição do custo do reparo, foi considerada uma parcela referente a burocracia associada a rotina da manutenção (planejamento, peritagem, notas fiscais, etc). Este valor é extremamente importante, sendo que em alguns casos chega a ser maior que o próprio custo do reparo. Para efeito deste estudo, utilizou-se um valor médio de R$ 70,00, baseado em trabalhos desenvolvidos em grandes empresas de diversos segmentos. Considerou-se inviável a recuperação do motor cujo custo da rebobinagem, tabela WEG [3], ultrapassasse 50% do preço de um motor novo [1]. A figura IV mostra este percentual para motores até 20 CV.

5 Custo do Reparo x Preço do Motor Novo 78,37 78,16 77,40 74,57 71,82 69,71 66,57 % Limit e de Cort e - 50 % 60,90 55,77 51,42 52,60 50,84 49,80 46,70 46,74 43,59 40,95 0,16 0,25 0,33 0,5 0,75 1 1, , , CV Figura IV Relação entre custo da rebobinagem e preço do motor novo. A análise da figura IV permite concluir que no caso da queima de motores até 7,5 CV, o custo do reparo (rebobinagem) inviabilizaria sua recuperação, pois estaria acima do limite de 50 % do preço de um motor novo. O segundo critério é o retorno de investimento. Partindo do pressuposto que na falha de um motor sempre haverá um custo para repará-lo, um investimento equivalente à diferença entre este custo e o preço do motor novo deverá retornar em um tempo menor ou igual ao TMEF (Tempo Médio Entre Falhas), ou seja, antes da próxima falha. Para o cálculo do retorno de investimento, foi considerada a economia de energia obtida com a troca do motor queimado por outro com alto rendimento. A condição limite adotada para retorno de investimento foi de 1 ano. A figura V mostra esta situação para motores até 20 CV. No cálculo da economia de energia, consideraram-se as seguintes condições: 1. Idade média das plantas no Brasil, 17 anos [6]; 2. Motores operando 24 horas/dia e 365 dias/ano; 3. R$ 170,00 por MWh; 4. Carregamento médio dos motores, 75 %; 5. TMEF de 1 ano. Para plantas com mais de 10 anos, a recuperação é não é viável em casos de queima de motores até 20 CV, pois o investimento em um motor novo retorna em um período menor que 1 ano, como pode ser observado na figura V. Para plantas mais recentes, como era de se esperar, o limite para substituição dos motores é menor, pois, para algumas potências, o tempo para retorno de investimento é mais longo, visto que os equipamentos não são de padrões tão antigos, como no caso de plantas com mais de 10 anos, e, portanto, têm melhor eficiência.

6 O limite de corte varia conforme a realidade de cada empresa (idade, custo da energia, horas de operação, quantidade de motores rebobinados, etc), podendo inclusive ultrapassar a potência de 20 CV. Idade da Planta - Análise do ROI 1 cv 40 1, ,5 10 7,5 6 7 Anos 12 Anos 17 Anos Limite de Corte (ROI < 1 Ano) Figura V Critério do Retorno de Investimento. A partir da análise destas duas condições definiu-se uma matriz genérica para gerenciamento do reparo, figura VI, onde se encontram três regiões limite: Nota: Região 1 (Motores até 7,5 CV): Estabelece o limite mínimo onde é viável substituir os motores que falharem, pois atendem aos dois critérios de decisão. Região 2 (Motores de 10 a 40 CV): Região com o limite de corte usual em alguns segmentos e varia de acordo com a realidade de cada empresa. Região 3 (Motores acima de 40 CV): Região onde se deve fazer uma avaliação a cada caso. Dependendo do histórico das informações, as análises de retorno de investimento podem ser mais detalhadas, por exemplo, considerando a redução nos custos com manutenção e perda de produção devido a adequação da especificação do motor à aplicação. Como este trabalho visa abranger ao máximo os vários segmentos da indústria, foi considerado apenas o benefício da economia de energia, que independe de informações especificas de cada ramo de atividade.

7 Análise Caso a Caso Análise por Segmento / Realidade de Mercado Região de Substituição Figura VI Matriz para Gerenciamento do Reparo. CONCLUSÕES O uso de uma sistemática para avaliar a viabilidade de se substituir motores queimados, além de agilizar a rotina da manutenção, é uma importante estratégia de renovação do parque fabril, visando reduzir os custos operacionais e aumentar a disponibilidade, através do uso de equipamentos mais eficientes e com maior confiabilidade. O valor limite de 7,5 CV, está em consonância com a média de mercado, cuja prática é a adoção de 10 CV. Deve-se lembrar também que, devido às considerações feitas no estudo, o limite mais econômico pode sofrer variações, para mais ou para menos, dependendo da realidade de cada empresa, mas este valor atende com boa margem de confiança, grande parte dos segmentos e regiões. Mesmo assim, é recomendável que cada empresa, ou segmento, faça sua própria análise ajustando para um valor limite mais adequado. BIBLIOGRAFIA [1] Garcia, Revista Eletricidade Moderna, N 407, fev 2008, pág 44-57; [2] Electrical Apparatus Service Association, The Effect of Repais Rewind on Motor Efficiency; [3] WEG Equipamentos Elétricos S/A, Tabela de Rebobinagem de Motores; [4] WEG Equipamentos Elétricos S/A, Lista de Preço de Motores; [5] ABRAMAN, A Situação da Manutenção no Brasil, Documento Nacional 2007;

Eficiência Energética Cocelpa

Eficiência Energética Cocelpa Eficiência Energética Cocelpa 1 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA Nome fantasia: Cocelpa Ramo de atividade: Papel e Celulose Localização: Araucária / PR Estrutura tarifária: Horo-sazonal Azul A4 Demanda Contratada:

Leia mais

Soluções WEG para Mineração. Apresentador: Eng Leandro Luchini Vendas Técnicas WEG Motores

Soluções WEG para Mineração. Apresentador: Eng Leandro Luchini Vendas Técnicas WEG Motores Soluções WEG para Mineração Apresentador: Eng Leandro Luchini Vendas Técnicas WEG Motores luchini@weg.net 1. Teste de som: Reunião Assistente de configuração de áudio Sigam as instruções. 3. Digitem aqui

Leia mais

Apresentação. Eng. Celso Arenhardt. Fone: (51) Graduação: Engenharia Elétrica - UNISINOS

Apresentação. Eng. Celso Arenhardt. Fone: (51) Graduação: Engenharia Elétrica - UNISINOS Apresentação Eng. Celso Arenhardt Graduação: Engenharia Elétrica - UNISINOS Pós-Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho - PUCRS Pós-Graduação: Gestão em Projetos em Engenharia Elétrica - IPOG/RS

Leia mais

Motores Automação Energia Tintas. Eficiência Energética em Sistemas Motrizes

Motores Automação Energia Tintas. Eficiência Energética em Sistemas Motrizes Motores Automação Energia Tintas em Sistemas Motrizes Produção e Consumo de Energia Elétrica O potencial de economia de energia no setor industrial é de 38.9 % PNEF 2030 As tarifas de energia aumentaram

Leia mais

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 Janeiro/2016 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 2 Janeiro/2016 A Empresa A Prime In-Tech, empresa

Leia mais

Motores Elétricos. Medição e Verificação de Performance. Mário Ramos

Motores Elétricos. Medição e Verificação de Performance. Mário Ramos Motores Elétricos Medição e Verificação de Performance Mário Ramos INTRODUÇÃO A eficiência energética é um conjunto de políticas e ações que tem por objetivo a redução dos custos da energia efetivamente

Leia mais

PROPOSTA PARA MELHORIA DE CONFIABILIDADE DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS DE BAIXA TENSÃO EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO

PROPOSTA PARA MELHORIA DE CONFIABILIDADE DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS DE BAIXA TENSÃO EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO VIII Seminário Paranaense de Manutenção ABRAMAN PROPOSTA PARA MELHORIA DE CONFIABILIDADE DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS DE BAIXA TENSÃO EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO Marcelo Rocha Baião Engenheiro de

Leia mais

Otimização da transformação em redes de distribuição aérea

Otimização da transformação em redes de distribuição aérea Otimização da transformação em redes de distribuição aérea Prof. Dr. Estácio Estácio Tavares W. Neto, LAT-EFEI Engª Marisa Zampolli, ICA Latin America Estudo realizado pelo Procobre Instituto Brasileiro

Leia mais

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior Em temos operacionais: Manutenção corretiva; Manutenção preventiva; Manutenção preditiva. Manutenção corretiva:

Leia mais

COMO UTILIZAR MOTORES ELÉTRICOS DE FORMA MAIS EFICIENTE

COMO UTILIZAR MOTORES ELÉTRICOS DE FORMA MAIS EFICIENTE COMO UTILIZAR MOTORES ELÉTRICOS DE FORMA MAIS EFICIENTE Os motores elétricos respondem por mais de 40% do consumo de eletricidade no Brasil. Na indústria, o consumo de eletricidade associado a motores

Leia mais

W22 Super Premium Motor de Indução Trifásico

W22 Super Premium Motor de Indução Trifásico Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas Motor de Indução Trifásico Lançamento -- www.we.net 2 www.we.net A WEG em constante inovação amplia sua linha de motores de alta eficiência W22

Leia mais

Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional.

Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional. Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28/01/2017 Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional. Leonardo Lino Soares Especialista

Leia mais

Resumo Expandido. Resumo:

Resumo Expandido. Resumo: Resumo Expandido Título da Pesquisa: Adequação do contrato de energia no sistema de abastecimento de água Palavras-chave: Conservação de Energia Elétrica, Eficiência Energética, Contrato de Energia, Demanda.

Leia mais

Landis+Gyr Equipamentos de Medição Companhia Paranaense de Energia

Landis+Gyr Equipamentos de Medição Companhia Paranaense de Energia XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétri SENDI 2016-07 a 10 de novembro Curitiba - PR - Brasil Rafael Esteves Daniel Tiago Augusto Silva Santana Landis+Gyr Equipamentos de Medição Companhia

Leia mais

Programa de Eficiência Energética Case PEE Celesc - Indústria

Programa de Eficiência Energética Case PEE Celesc - Indústria Programa de Eficiência Energética Case PEE Celesc - Indústria Centro de Negócios Eficiência Energética WEG Entende-se que o domínio do uso da energia dependerá do equilíbrio entre os três pilares, e por

Leia mais

Diálogo TCU-CBIC. As especificidades das licitações por preço global e por preços unitários. Nivaldo Dias Filho. Curitiba, 3/12/2018

Diálogo TCU-CBIC. As especificidades das licitações por preço global e por preços unitários. Nivaldo Dias Filho. Curitiba, 3/12/2018 Diálogo TCU-CBIC Nivaldo Dias Filho Curitiba, 3/12/2018 As especificidades das licitações por preço global e por preços unitários Regimes de execução (EPG, EPU) A empreitada por preço global geralmente

Leia mais

PROJETO BÔNUS PARA MOTORES EFICIENTES ENTENDA O PROJETO

PROJETO BÔNUS PARA MOTORES EFICIENTES ENTENDA O PROJETO PROJETO BÔNUS PARA MOTORES EFICIENTES ENTENDA O PROJETO O projeto tem por finalidade incentivar a substituição de motores elétricos antigos e pouco eficientes por motores mais modernos, mais eficientes

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA AUDITORIA ENERGÉTICA SÉRGIO VIDAL GARCIA OLIVEIRA DANIEL GUSTAVO CASTELLAIN JEFFERSON CARLOS

Leia mais

Programa Indústria + Eficiente. Apresentador: Eng Helder Pires Luca Centro de Negócios Eficiência Energética WEG

Programa Indústria + Eficiente. Apresentador: Eng Helder Pires Luca Centro de Negócios Eficiência Energética WEG Programa Indústria + Eficiente Apresentador: Eng Helder Pires Luca Centro de Negócios Eficiência Energética WEG helder@weg.net 3. Digitem aqui 2. Espaço para apresentação pessoal, eventuais perguntas e/ou

Leia mais

Gerenciamento Dimensional de Produtos

Gerenciamento Dimensional de Produtos Formação Avançada em Metrologia 3D Gerenciamento Dimensional de Produtos O Gerenciamento corresponde ao conjunto de operações sistêmicas destinadas a prever, evitar e reduzir a ocorrência de variações

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Na manutenção moderna, é extremamente necessário pensar e agir estrategicamente, para que a atividade de manutenção se integre de maneira eficaz ao processo produtivo contribuindo, efetivamente, para que

Leia mais

Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC)

Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) Origem MCC Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) Anos 50: disciplinas de engenharia da confiabilidade Objetivo: estimar a confiabilidade de componentes, sistemas mecânicos e sistemas elétricos (principalmente).

Leia mais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28 de janeiro 2017 OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Túlio da

Leia mais

ENTENDA O PROJETO REQUISITOS PARA SUBSTITUIÇÃO DOS MOTORES ELÉTRICOS

ENTENDA O PROJETO REQUISITOS PARA SUBSTITUIÇÃO DOS MOTORES ELÉTRICOS PROJETO BÔNUS PARA MOTORES EFICIENTES ENTENDA O PROJETO O projeto tem por finalidade incentivar a substituição de motores elétricos antigos e pouco eficientes por motores mais modernos, mais eficientes

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 7 FUNÇÃO PERDA QUADRÁTICA

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 7 FUNÇÃO PERDA QUADRÁTICA ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 7 FUNÇÃO PERDA QUADRÁTICA PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN Tópicos desta aula Função de Perda de Taguchi (ou Função Perda Quadrática) Abordagem Tradicional

Leia mais

Retorno De Investimento (ROI)

Retorno De Investimento (ROI) 10 12 14 M+ M- MR C + - / + 8 MC 7 8 9-4 5 6-1 2 0 Retorno De Investimento (ROI) 16 3. = INTRODUÇÃO A sua empresa ainda está pensando sobre a implementação de um sistema gerenciamento de ativos empresariais

Leia mais

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação)

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação) MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação) Joaquim Eloir Rocha 1 A produção de torque em um motor de indução ocorre devido a busca de alinhamento entre o fluxo do estator e o fluxo do rotor. Joaquim Eloir

Leia mais

Inspeção das conexões elétricas: A inspeção periódica das conexões elétricas nos terminais do motor, nos contatos dos dispositivos de partida e dos

Inspeção das conexões elétricas: A inspeção periódica das conexões elétricas nos terminais do motor, nos contatos dos dispositivos de partida e dos 30 Também foi verificado as áreas aonde o ambiente é agressivo e seja necessário um grau de proteção maior do motor, pois alguns motivos de queima por umidade é o motor instalado não esteja preparado para

Leia mais

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016 Quebra de Máquinas A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior

Leia mais

Módulo 8 Teoria da Produção

Módulo 8 Teoria da Produção Módulo 8 Teoria da Produção Numa economia de mercado, consumidores e empresas representam respectivamente as unidades do setor de consumo e de produção, que se interrelacionam através do sistema de preços

Leia mais

4) A importância de conhecer os custos da qualidade

4) A importância de conhecer os custos da qualidade Módulo 3 4) A importância de conhecer os custos da 4.1) Como medir os custos da 5) Os objetivos de um sistema de custos da 6) Sistema de custos da 6.1) Como elaborar um sistema de custos da 6.2) Como calcular

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

BEM-VINDOS AO WEBINAR

BEM-VINDOS AO WEBINAR BEM-VINDOS AO WEBINAR Estado da Arte de Transformadores Eficientes nas Redes de Distribuição de Energia Elétrica Parte 3: Transformadores Monofásicos Rurais e Impedância Percentual Apresentador: Eng Arimatéa

Leia mais

Construindo sobre bases sólidas PROTEÇÃO CATÓDICA ÁREA PORTUÁRIA. (21)

Construindo sobre bases sólidas PROTEÇÃO CATÓDICA ÁREA PORTUÁRIA. (21) Construindo sobre bases sólidas PROTEÇÃO CATÓDICA ANODO DE SACRIFÍCIO A proteção catódica é um método de controle de corrosão que consiste em transformar a estrutura à proteger no cátodo de um célula eletroquímica

Leia mais

3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros. Risk Engineering

3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros. Risk Engineering 3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros Risk Engineering Com o gerenciamento de risco analisamos o tamanho e a complexidade da máquina A importância de

Leia mais

Plano de Continuidade de Negócios ZENITH ASSET MANAGEMENT LTDA.

Plano de Continuidade de Negócios ZENITH ASSET MANAGEMENT LTDA. Plano de Continuidade de Negócios ZENITH ASSET MANAGEMENT LTDA. Versão: 11/Fevereiro/2019 PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS 1.1. Objetivo O Presente Plano de Contingências e Continuidade do Negócio ( Plano

Leia mais

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas ACIONAMENTO DE MÁQUINAS ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Fevereiro de 2016 Equipamento que transforma energia elétrica

Leia mais

Programa de Eficiência Energética

Programa de Eficiência Energética Programa de Eficiência Energética ETAPAS CARGA HORÁRIA OBJETIVOS SENSIBILIZAÇÃO 3 h Sensibilizar quanto ao uso e consumo de Energia Apresentar o programa(benefícios, etapas, custos, relatórios, depoimentos,

Leia mais

Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica GESTÃO DA MANUTENÇÃO PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica GESTÃO DA MANUTENÇÃO PROFESSOR FLÁVIO MURILO Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica 1 NBR 5462 - Confiabilidade e mantenabilidade Falha "Término da capacidade de um item desempenhar a função requerida." a) Depois da falha, o item

Leia mais

27 e 28. Agosto 2018 São Paulo SP. Compra correta considerando o custo de operação e não somente o custo de aquisição em projetos e produtos

27 e 28. Agosto 2018 São Paulo SP. Compra correta considerando o custo de operação e não somente o custo de aquisição em projetos e produtos 27 e 28 Agosto 2018 São Paulo SP Compra correta considerando o custo de operação e não somente o custo de aquisição em projetos e produtos Leandro Ávila da Silva CNEE - Centro de Negócios de Eficiência

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Manutenção... 3 3. Tipos de Manutenção... 4 4.Vantagens e Importância da Manutenção... 8 5. Manutenção e Qualidade... 10 6. Plano de Manutenção...

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO DE MOTOR PADRÃO POR MOTOR DE ALTO RENDIMENTO COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA EM TORRE DE RESFRIAMENTO*

SUBSTITUIÇÃO DE MOTOR PADRÃO POR MOTOR DE ALTO RENDIMENTO COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA EM TORRE DE RESFRIAMENTO* SUBSTITUIÇÃO DE MOTOR PADRÃO POR MOTOR DE ALTO RENDIMENTO COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA EM TORRE DE RESFRIAMENTO* Leandro Mendes Pinto 1 Pedro Magalhães Sobrinho 2 Resumo Este artigo apresenta um estudo de

Leia mais

2016 Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso - Sebrae/MT Todos os direitos reservados.

2016 Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso - Sebrae/MT Todos os direitos reservados. 1 2016 Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso - Sebrae/MT Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL CONSTRUÍDA COM ADOBE E COM BLOCOS DE TIJOLOS CERÂMICOS

ANÁLISE COMPARATIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL CONSTRUÍDA COM ADOBE E COM BLOCOS DE TIJOLOS CERÂMICOS ANÁLISE COMPARATIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL CONSTRUÍDA COM ADOBE E COM BLOCOS DE TIJOLOS CERÂMICOS Tiago Rocha Marques (1); tiagomarques29@hotmail.com Isabelly Christiny

Leia mais

CdR HOLLANDER CONSULTORIA E GESTÃO CONSULTORIA LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

CdR HOLLANDER CONSULTORIA E GESTÃO CONSULTORIA LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CdR HOLLANDER CONSULTORIA E GESTÃO CONSULTORIA LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS Setembro/2017 POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA E ESTRUTURA...4 3. RISCO DE PREÇO...4

Leia mais

Bônus para substituição de motores elétricos Projeto Prioritário ANEEL

Bônus para substituição de motores elétricos Projeto Prioritário ANEEL Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Bônus para substituição de motores elétricos Projeto Prioritário ANEEL Apresentador: Eng Helder Pires Luca Especialista do Centro de Negócios

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Introdução à Engenharia de Produção

Engenharia da Qualidade. Introdução à Engenharia de Produção Engenharia da Qualidade Introdução à Engenharia de Produção 1 O que é qualidade? A qualidade de um produto pode ser avaliada de várias maneiras. Definição Tradicional Significa Adequação ao Uso Definição

Leia mais

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O QUE É G.C.? Gerenciamento por Categoria (G.C.) é um modelo de gestão que a partir do profundo entendimento do shopper, e através da parceria entre fornecedor e varejo, por

Leia mais

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM MOTORES ELÉTRICOS

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM MOTORES ELÉTRICOS ART423-07 - CD 262-07 - PÁG.: 1 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM MOTORES ELÉTRICOS João Roberto Cogo* Jocélio Souza de Sá* Héctor Arango* * Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Itajubá/MG * FUPAI Fundação

Leia mais

SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT

SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT SUPORTE AO CLIENTE UM COMPROMISSO PARA TODA A VIDA No BEUMER Group, seu sucesso é o nosso sucesso. Não é o bastante simplesmente entregar um pedido mais valor pode ser

Leia mais

Técnicas de Manutenção Eletrônica

Técnicas de Manutenção Eletrônica Técnicas de Manutenção Eletrônica AI32E e ET231 Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira Ementa Parte I Aprendizagem do uso de instrumentos de medição. - Testes em componentes eletrônicos. - Equipamentos eletrônicos

Leia mais

Consultoria Swagelok de Mangueiras PENSADO PARA TIRAR A PRESSÃO SOBRE VOCÊ.

Consultoria Swagelok de Mangueiras PENSADO PARA TIRAR A PRESSÃO SOBRE VOCÊ. Consultoria Swagelok de Mangueiras PENSADO PARA TIRAR A PRESSÃO SOBRE VOCÊ. Falhas de mangueiras montadas requerem tempo e recursos que você simplesmente não tem. Esteja preparado com uma abordagem preventiva

Leia mais

Manutenção Corretiva: Manutenção Preventiva: Manutenção Preditiva: Manutenção Detectiva:

Manutenção Corretiva: Manutenção Preventiva: Manutenção Preditiva: Manutenção Detectiva: 1 INTRODUÇÃO A globalização e o aumento da competitividade têm impulsionado as empresas em uma busca contínua de melhores resultados nos seus processos. A área de manutenção nas empresas, tem se tornado

Leia mais

Sinistralidade em turbinas a vapor para geração de energia

Sinistralidade em turbinas a vapor para geração de energia Sinistralidade em turbinas a vapor para geração de energia No setor segurador, é reconhecida a relevância da sinistralidade das turbinas a vapor para geração de energia elétrica, não só pelo alto custo

Leia mais

Soluções WEG para o mercado de. Açúcar & Etanol. Apresentador: Eng Gilberto Xavier Vendas Técnicas WEG

Soluções WEG para o mercado de. Açúcar & Etanol. Apresentador: Eng Gilberto Xavier Vendas Técnicas WEG Soluções WEG para o mercado de Açúcar & Etanol Apresentador: Eng Gilberto Xavier Vendas Técnicas WEG gxavier@weg.net Palestrante: Eng Gilberto Xavier Ampla experiência no mercado de motores elétricos na

Leia mais

Especificação de Serviços de Manutenção de Sistema de Refrigeração

Especificação de Serviços de Manutenção de Sistema de Refrigeração Especificação de Serviços de Manutenção de Sistema de Refrigeração Objeto: Adequação, Manutenção Preventiva e Corretiva de Equipamentos de Ar Condicionado Local da Prestação do Serviço: Centro Comercial

Leia mais

Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas. Energia. Serviços em Turbinas a Vapor e Peças

Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas. Energia. Serviços em Turbinas a Vapor e Peças Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Energia Serviços em Turbinas a Vapor e Peças Serviços em Turbinas a Vapor A TGM se especializou em realizar serviços em turbinas, deixando-as

Leia mais

Turbocompressor modelo ABS HST 40

Turbocompressor modelo ABS HST 40 Turbocompressor modelo ABS HST 40 Principais Aplicações O turbocompressor modelo ABS HST 40 é altamente adequado para as seguintes áreas de aplicação: Aeração de água, efluentes ou outros líquidos Flotação

Leia mais

Utilização de Dados de Histórico na Manutenção Preditiva de Equipamentos Elétricos, Eletrônicos e Programáveis em Aplicações Metroferroviárias

Utilização de Dados de Histórico na Manutenção Preditiva de Equipamentos Elétricos, Eletrônicos e Programáveis em Aplicações Metroferroviárias Utilização de Dados de Histórico na Manutenção Preditiva de Equipamentos Elétricos, Eletrônicos e Programáveis em Aplicações Metroferroviárias Eng. Antonio Vieira da Silva Neto Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos

SUMÁRIO. Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos SUMÁRIO Prefácio Autores do Livro Capítulo 1 - Aspectos Hidráulicos e Elétricos Básicos 1.1 - Introdução 1.2 - Mecânica dos Fluidos e Hidráulica 1.3 - Viscosidade e Outras Propriedades 1.3.1 - Viscosidade

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Substituição do Sistema de Refrigeração na Prefeitura da Cidade do Recife

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Substituição do Sistema de Refrigeração na Prefeitura da Cidade do Recife XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Substituição do Sistema de Refrigeração na Prefeitura da Cidade do Recife Dorival

Leia mais

Motores Eficientes Estado da Arte

Motores Eficientes Estado da Arte Motores Eficientes Estado da Arte Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - fundada em 1937, com o objetivo de mobilizar o setor de máquinas e equipamentos, defendendo os interesses

Leia mais

XV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - SENDI 2002

XV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - SENDI 2002 XV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - SENDI 22 Custo de compra da para uma empresa distribuidora em função da aplicação de programas de eficiência energética F. M. Figueiredo CEB-UnB,

Leia mais

Oportunidades de Eficiência Energética na Indústria

Oportunidades de Eficiência Energética na Indústria Oportunidades de Eficiência Energética na Indústria Apresentador: Eng Dany de Moraes Venero Centro de Negócios de Eficiência Energética WEG cnee@weg.net 3. Digitem aqui 2. Espaço para apresentação pessoal,

Leia mais

FREDERICO GIFFONI DE C. DUTRA Métodos e instrumentos para implementação e maximização de valor compartilhado

FREDERICO GIFFONI DE C. DUTRA Métodos e instrumentos para implementação e maximização de valor compartilhado FREDERICO GIFFONI DE C. DUTRA Métodos e instrumentos para implementação e maximização de valor compartilhado Objetivo ou problema a ser resolvido: A gestão de valor nas relações entre empresas (business

Leia mais

Disciplina: Gerência da Manutenção

Disciplina: Gerência da Manutenção Disciplina: Gerência da Visão Geral da Prof. Fernando Porto Dicionário Aurélio: a) medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação b) cuidados técnicos indispensáveis

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE CAMPOS DE PRODUÇÃO DE SEMENTES.

ESTABELECIMENTO DE CAMPOS DE PRODUÇÃO DE SEMENTES. ESTABELECIMENTO DE CAMPOS DE PRODUÇÃO DE SEMENTES. O objetivo é colocar à disposição do agricultor um insumo de qualidade superior. O planejamento da produção envolve o conhecimento da demanda de mercado,

Leia mais

centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema ONS, a térmica só será despachada quando o seu 1.0 INTRODUÇÃO

centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema ONS, a térmica só será despachada quando o seu 1.0 INTRODUÇÃO GPL/012 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO VII ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS A VIABILIDADE DA RECAPACITAÇÃO DE TERMELÉTRICA CONDICIONADA ÀS REGRAS DO MERCADO

Leia mais

Gestão de Fundição em Tempos de Crise

Gestão de Fundição em Tempos de Crise Gestão de Fundição em Tempos de Crise Publicado em 15 de novembro de 2016 Ricardo Fuoco Consultor-- Especialista em Fundição, Gestão Estratégica, P&D&I. A produção brasileira de peças fundidas é composta

Leia mais

Water Cooled Motor refrigerado à água

Water Cooled Motor refrigerado à água Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Water Cooled Motor refrigerado à água Baixo nível de ruído Fácil manutenção Baixo custo operacional Motores Water Cooled Os motores refrigerados

Leia mais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais - Portfólio www.aggar.com.br Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais E-mail: solucoes@aggar.com.br Telefone: +55 (31) 3099-3677 Soluções em engenharia oferece ao mercado nacional, construção

Leia mais

Sumário 1. Introdução Manual Técnico Armazenagem Limpeza Lubrificação Manutenção Preventiva...

Sumário 1. Introdução Manual Técnico Armazenagem Limpeza Lubrificação Manutenção Preventiva... Sumário 1. Introdução... 3 2. Manual Técnico... 3 3. Armazenagem... 3 4. Limpeza... 3 5. Lubrificação... 4 6. Manutenção Preventiva... 4 7. Fontes de Alimentação... 4 8. Conclusão... 4 2 1. Introdução

Leia mais

Sistemas de Custos. Princípios e Métodos

Sistemas de Custos. Princípios e Métodos Sistemas de Custos Sistema = Princípio + Método A análise de um sistema de custos pode ser efetuada sob dois pontos de vista. 1º Analisamos se o tipo de informação gerada é adequado às necessidades da

Leia mais

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 Marcio Ferreira A Competição Global Antigamente Custo Operacional Preço da Venda Lucro Hoje Custo Operacional Preço de Mercado Lucro

Leia mais

Tiago Luft 2. Aluno Especial Mestrado UFSM.

Tiago Luft 2. Aluno Especial Mestrado UFSM. AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO COM ALOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO E MANOBRA 1 EVALUATION OF DISTRIBUTION NETWORK RELIABILITY WITH ALLOCATION OF PROTECTION AND MANEUVERING EQUIPMENT

Leia mais

Indústria da mineração, minerais e cimento. Por que atualizar os sistemas antigos e obsoletos?

Indústria da mineração, minerais e cimento. Por que atualizar os sistemas antigos e obsoletos? Indústria da mineração, minerais e cimento Por que atualizar os sistemas antigos e obsoletos? Custos associados a um sistema obsoleto Riscos de parada da planta $/hora Custo elevado para manutenção dos

Leia mais

ECONOMIA DE ENERGIA EM MOTORES ELÉTRICOS

ECONOMIA DE ENERGIA EM MOTORES ELÉTRICOS ART453-07 - CD 6-07 - PÁG.: ECOOMIA DE EERGIA EM MOTORES ELÉTRICOS João Roberto Cogo Jocélio Souza de Sá Adalberto Luiz de Oliveira Escola Federal de Engenharia de Itajubá GSI Engenharia e Comércio Ltda.

Leia mais

Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer

Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer economicamente, sem trazer prejuízos ao meio ambiente

Leia mais

INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA

INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA QUEM SOMOS? A Intellysmart Solutions foi fundada com o objetivo de se posicionar na área térmica Industrial. TEMOS UMA SÓLIDA PARCERIA COM: Eletricidade Geral / Média e Alta Tensão, Telecomunicações, Geradores,

Leia mais

Redimensionamento de motores elétricos com foco em eficiência energética

Redimensionamento de motores elétricos com foco em eficiência energética BEM-VINDOS AO WEBINAR Redimensionamento de motores elétricos com foco em eficiência energética Apresentador:Eng Helder Pires Luca WEG Equipamentos Elétricos S/A -Service, Brasil helder@weg.net 1. Teste

Leia mais

Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais

Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais Áreas de Negócios Distribuição da Receita Líquida em 2017 Mercado Interno 18% Mercado Externo 37% Motores Elétricos Industriais e Automação 2 Motores Elétricos

Leia mais

Relatório do Programa de Eficiência Energética da BR

Relatório do Programa de Eficiência Energética da BR Relatório do Programa de Eficiência Energética da BR 01.12.2017 Introdução O Programa Transporte Ecoeficiente foi iniciado em 2013 e lançado em 2015, tendo como meta obter até 2022 uma redução no consumo

Leia mais

AS VANTAGENS DO SOFTWARE DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO PARA A INDÚSTIRA AGROALIMENTAR

AS VANTAGENS DO SOFTWARE DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO PARA A INDÚSTIRA AGROALIMENTAR AS VANTAGENS DO SOFTWARE DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO PARA A INDÚSTIRA AGROALIMENTAR Uma proposta de valor da solução de gestão da manutenção Valuekeep para a indústria agroalimentar. NUM SETOR COM UM GRAU

Leia mais

07/08/2017. Força motriz corresponde ao consumo de equipamentos tais como, bombas, ventiladores e compressores. Perfil do consumo de energia elétrica

07/08/2017. Força motriz corresponde ao consumo de equipamentos tais como, bombas, ventiladores e compressores. Perfil do consumo de energia elétrica O setor industrial é o maior consumidor de energia do país. Respondeu por 37,2 % de todo o consumo no ano de 2009 (BEN 2010). Motores de indução Eletricidade e bagaço de cana são as duas principais fontes

Leia mais

Programa da Manutenção Preventiva

Programa da Manutenção Preventiva Temos o prazer de lhe oferecer um programa de manutenção preventiva abrangente que inclui uma agenda de controle, um cronograma de troca de peças e um protocolo de manutenção preventiva. Programa da Manutenção

Leia mais

TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE

Leia mais

Escola SENAI Comendador Santoro Mirone

Escola SENAI Comendador Santoro Mirone Escola SENAI Comendador Santoro Mirone NÚCLEO DE ENERGIA & EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 16 ÁREAS INDUSTRIAIS 22 NÚCLEOS DE TECNOLOGIA ALIMENTOS & BEBIDAS ENERGIA AUTOMAÇÃO & ELETRÔNICA CERÂMICA CONSTRUÇÃO CIVIL

Leia mais

AVALIAÇÃO DO MERCADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO BRASIL

AVALIAÇÃO DO MERCADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO BRASIL AVALIAÇÃO DO MERCADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO BRASIL PESQUISA DE POSSE DE EQUIPAMENTOS E HÁBITOS DE USO - ANO BASE 2005 - CLASSE COMERCIAL ALTA TENSÃO RELATÓRIO SETORIAL: BANCOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PRÉDIO DO COLÉGIO METODISTA

PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PRÉDIO DO COLÉGIO METODISTA PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PRÉDIO DO COLÉGIO METODISTA Cleyton Silva Cardoso (*), Alexandre Dias Pimenta, Giulia Cristofoli, Natalia Fochi De Andrade * Engenheiro Ambiental e Sanitarista, Coletivo

Leia mais

SEL-0437 Eficiência Energética PROCEL

SEL-0437 Eficiência Energética PROCEL SEL-0437 Eficiência Energética PROCEL 1 PROCEL Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica Criado em 1985 pelo Ministério das Minas e Energia e da Indústria e Comércio Sua função é promover a

Leia mais

SISTEMAS DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE TP077

SISTEMAS DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE TP077 SISTEMAS DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE TP077 6 DISPONIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS 6.1 INTRODUÇÃO Diversas teorias em confiabilidade pressupõem o descarte dos componentes de interesse após a primeira falha.

Leia mais

ESUCRI. Análise e Projeto de Sistemas

ESUCRI. Análise e Projeto de Sistemas ESUCRI Análise e Projeto de Sistemas Prof. Edson Thizon (2005) Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Bacharelado em Ciência da Computação (UNISUL/00) Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/03)

Leia mais

Eficiência Energética e Mercado Livre: Como reduzir Custos sem Investimento

Eficiência Energética e Mercado Livre: Como reduzir Custos sem Investimento Eficiência Energética e Mercado Livre: Como reduzir Custos sem Investimento 2 EDP no Mundo EDP no mundo Video 14 países 11.992 colaboradores Geração: 25.223 MW Canada Estados Unidos Reino Unido Bélgica

Leia mais

Aula 3 07/03/2010 TP002 ECONOMIA. Bibliografia SAMUELSON (1975)

Aula 3 07/03/2010 TP002 ECONOMIA. Bibliografia SAMUELSON (1975) Aula 3 07/03/2010 TP002 ECONOMIA. Bibliografia SAMUELSON (1975) Curva de Possibilidade de produção. É a fronteira máxima de produção de uma sociedade. Ela mostra as possibilidades de produção da economia,

Leia mais

Mitigação das Causas da Queima de Transformadores de Distribuição Ciclo II

Mitigação das Causas da Queima de Transformadores de Distribuição Ciclo II XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Mitigação das Causas da Queima de Transformadores de Distribuição Ciclo II H. Takayanagi

Leia mais

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de Sumário Prefácio à 2ª edição...11 Prefácio...13 1 Visão geral da manutenção de equipamentos...17 1.1 Introdução...19 1.2 Conceito de manutenção...19 1.3 Abrangência das atividades de manutenção...21 1.4

Leia mais

FMEA ANÁLISE DOS MODOS DE FALHA E SEUS EFEITOS MARIO D ALESSANDRO NETO GRUPO 3 RAPHAEL HÉLIO COSTA ALMEIDA VINICIUS HENRIQUES DE FREITAS

FMEA ANÁLISE DOS MODOS DE FALHA E SEUS EFEITOS MARIO D ALESSANDRO NETO GRUPO 3 RAPHAEL HÉLIO COSTA ALMEIDA VINICIUS HENRIQUES DE FREITAS FMEA ANÁLISE DOS MODOS DE FALHA E SEUS EFEITOS MARIO D ALESSANDRO NETO GRUPO 3 RAPHAEL HÉLIO COSTA ALMEIDA VINICIUS HENRIQUES DE FREITAS OBJETIVO Definir, identificar e eliminar falhas, problemas ou erros

Leia mais

Cuidados na Compra de Enchimento Grade em Polipropileno (PP)

Cuidados na Compra de Enchimento Grade em Polipropileno (PP) Informativo Técnico e Comercial Cuidados na Compra de Enchimento Grade em Polipropileno (PP) Como em todo ramo, o de mercado de peças para torres de resfriamento também possui as suas armadilhas. Na hora

Leia mais