Guia do Professor. Módulo Estrutura Atômica. Atividade 4 - Entendendo o átomo. Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia do Professor. Módulo Estrutura Atômica. Atividade 4 - Entendendo o átomo. Introdução"

Transcrição

1 Caro Professor, O principal objetivo do projeto RIVED é oferecer aos professores do Ensino Médio novos recursos didáticos, em forma de módulos, para a melhoria da aprendizagem dos alunos em sala de aula. O módulo de aprendizagem é um conjunto de atividades de computador que exploram uma determinada unidade curricular. Porém, as atividades digitais nem sempre são adequadas para mediar todos os conteúdos de uma unidade. Por isso, atividades complementares são sugeridas no guia do professor. Cada atividade dos módulos RIVED vem acompanhada de um guia do professor para ajudar a informar sobre as decisões relacionadas à escolha e execução da atividade. Os guias, além de fornecerem dicas de como usar as atividades do módulo, também são criados como uma fonte de enriquecimento do professor. Considere as informações dos guias como sugestões. Você não precisará segui-las exatamente como são descritas. Você poderá utilizar os guias como referência e adequá-los a seus alunos e ao seu planejamento pedagógico.

2 Guia do Professor Módulo Estrutura Atômica Atividade 4 - Entendendo o átomo Introdução Nesta atividade, serão tratados assuntos mais complexos acerca da estrutura atômica além daqueles até então discutidos. As atividades aqui propostas deverão ser realizadas como complemento às aulas ministradas pelo professor em sala de aula e servirão para complementar e sedimentar os conceitos referentes ao modelo atômico proposto por Bohr. Objetivos 1. Compreender que o uso tecnológico da radiação eletromagnética está associado ao seu comprimento (comprimento de onda); 2. Compreender como os espectros dos elementos são formados; 3. Reconhecer a existência de níveis de energia dentro do átomo; 4. Identificar como ocorre a absorção e a emissão de energia pelos saltos eletrônicos; Pré-requisitos 1. Conhecer a proposta de Dalton do modelo atômico indivisível; 2. Conhecer a proposta de Thomson - a existência do elétron; 3. Conhecer o modelo atômico proposto por Rutherford; 4. Conhecer as propriedades das cargas elétricas. Tempo previsto para a atividade Três aulas de 50 minutos Na sala de aula Para um melhor aproveitamento do tempo na sala de informática, o professor deverá utilizar as animações depois de ter estudado alguns conceitos fundamentais para a compreensão do modelo atômico proposto por Bohr. Questões para discussão 1. Radiação eletromagnética;

3 2. Espectros atômicos; 3. Quantização da luz; 4. As idéias de Bohr sobre o átomo; Na sala de computadores Preparação É importante que o professor utilize os trabalhos realizados em sala para orientar as atividades propostas no computador. As simulações poderão ser exploradas em uma única aula. Organização da sala Grupo de dois alunos, em cada computador, facilita a troca de idéias e discussões. Material Material para anotações, como lápis e papel. Requerimentos técnicos 1. Versão mínima de navegador (Browser): -Internet Explorer versão 5 -Netscape versão 7 2. PLUG-INS -Plug-in do Flash MX -Plug-in Java(TM) Plug-in Version Acrobat Reader Durante a atividade 1. Peça aos estudantes que observem as animações, discutam as questões que acompanham cada animação e anotem suas respostas no diário; 2. Quando uma discussão se fizer necessária, peça aos estudantes que desliguem o monitor e virem suas cadeiras de modo a garantir sua atenção para o assunto a ser discutido. Impressão digital espectral Essa atividade inicia com a pergunta Por que os fogos de artifícios são coloridos?.

4 1. Incentive os estudantes a manifestarem suas idéias. Não é importante agora que eles dêem respostas corretas, apenas coloquem suas opiniões. Se nenhum estudante se colocar, o professor poderá instigá-lo sobre o tema. O texto Hanabi, a trajetória dos fogos de artifícios, disponível no Material de Suporte, poderá ser útil para este propósito. 2. Em seguida, são mostrados alguns espectros que servirão para o apresentar a assinatura espectral de alguns elementos. Neste momento, os estudantes já deverão saber o que é um espectro. Dica: Neste momento é interessante ressaltar pontos que são importantes, como a faixa dos comprimentos de onda da região do visível e o conceito de quantização da luz. A radiação eletromagnética. Esta atividade é apenas uma ilustração para auxiliar o aluno na sedimentação dos conceitos sobre as radiações eletromagnéticas aprendidos na aula expositiva. E, tem como objetivo mostrar alguns exemplos de fontes e usos de radiações eletromagnéticas. É desejável que estabeleça uma relação contextual e explore o uso dado às radiações eletromagnéticas como ondas de rádio, microondas, raios X, dentre outras. 1. Incentive os estudantes para que eles observem as animações, respondam às perguntas que aparecem após a animação e anotem as respostas no diário. Um tempo aproximado de 10 minutos é suficiente para que cada dupla discuta e responda as questões sugeridas. Questões para discussão a) Das ondas eletromagnéticas apresentadas na simulação acima, quais podem ser percebidas pelos nossos sentidos? (As ondas percebidas pelos nossos sentidos são as do visível, microondas e infravermelho, que estão na faixa de 3,0 x 10-7 a 3,0 x 10-1 cm -1 ); b) Das ondas eletromagnéticas apresentadas na simulação acima, escolha três exemplos e fale sobre outros usos de cada um delas; c) Qual destas radiações pode ser parcialmente bloqueada pelo uso de filtro solar? (A radiação ultravioleta); d) Que outras aplicações de ondas eletromagnéticas você conhece? Pesquise e descubra seu comprimento de onda e a história relacionada a sua aplicação. O modelo atômico de Bohr Esta atividade tem como objetivo ilustrar as idéias contidas no modelo atômico de Bohr. O aluno já terá conhecido os fundamentos desse modelo em aulas ministradas pelo professor anteriormente.

5 A simulação permite que o aluno observe os saltos eletrônicos devido à absorção ou emissão de energia. Essas variações de energia são registradas no diagrama ao lado do átomo. Os saltos eletrônicos do sexto nível para o quinto, quarto, terceiro e segundo níveis são registrados no espectro abaixo do átomo. Esse espectro se refere ao átomo de hidrogênio. Procedimentos 1. Peça a cada dupla para clicar nas diferentes órbitas mostradas na animação, observar o que acontece e responder às perguntas que seguem a animação. e) O que acontece quando o elétron salta de um nível mais interno para um mais externo? f) E quando ele salta de um nível mais externo para um mais interno? g) Como se comporta a variação de energia do elétron, mostrada no gráfico ao lado, em relação a sua posição nos níveis de energia na eletrosfera? Observe com atenção o que acontece quando o elétron salta do 6, 5, 4 e do 3 níveis para o 2 nível de energia. h) Todas as linhas espectrais mostradas no espectro apresentam a mesma cor? i) Que relação você poderá fazer entre a cor da linha espectral e a quantidade de energia liberada no salto eletrônico? j) Agora que você já sabe como o espectro de um elemento é formado e já conhece o espectro de alguns elementos, que resposta daria a uma pessoa que perguntasse por que os fogos de artifícios são coloridos? 2. Se possível, permita que, durante cerca de 15 minutos, cada dupla discuta as questões e anotem suas respostas no diário. Em seguida, peça que os estudantes desliguem seus monitores e convide-os a relatar suas respostas para a classe. Assegure-se de que as respostas dos estudantes estejam corretas. Importante: Bohr admitiu que os elétrons poderiam girar em órbita circular somente a determinadas distâncias permitidas do núcleo e assumiu que para mudar de órbita, o elétron deveria ganhar ou emitir quantidade fixa de energia. Ele propôs, ainda, que os espectros são descontínuos porque os níveis de energia são quantizados, ou seja, só são permitidas certas quantidades de energia para o elétron, cujos valores são múltiplos inteiros do fóton.

6 Depois da atividade Neste momento é importante abordar as deficiências do modelo atômico proposto por Bohr. Questões para discussão O modelo de Bohr conseguia explicar apenas o espectro do hidrogênio, mas não o espectro de outros átomos. Além disso, surgia uma revolução no conhecimento da física. Os estudos evidenciavam que partículas muito pequenas possuem um comportamento diferente daquele que costumamos observar no nosso cotidiano para corpos de maiores dimensões. A teoria de Bohr sobre o sistema atômico prevê a trajetória, a energia e até a velocidade do elétron. No entanto, estudando este sistema, o físico alemão Werner Karl Heisenberg observou que não havia nenhuma evidência experimental que mostrasse como os elétrons se moviam no átomo. Heisenberg afirmou que, se a velocidade e a posição dos elétrons não são observáveis, então nada se pode afirmar a respeito delas. Assim, pode-se afirmar que um átomo possui diferentes níveis energéticos e que, ao saltar de um nível para outro, o elétron absorve ou emite energia, pois este fato é observado através dos espectros atômicos. Mas se esses estados energéticos estão relacionados a diferentes órbitas eletrônicas, isto não pode ser verificado. Segundo Heisenberg, é impossível determinar a posição e a velocidade do elétron por uma razão bem simples; quando fazemos a medição de uma determinada propriedade em um sistema em estudo, este ato de medir perturba de tal modo o sistema que o resultado obtido não é o resultado real. Esta idéia ficou conhecida como Princípio da Incerteza. A partir de tal princípio, foram introduzidos cálculos que descrevem a região na qual há grande possibilidade de se encontrar o elétron. Essa região em volta do núcleo, onde é possível encontrar os elétrons, foi denominada orbital. Surge então, a partir dessa teoria, um novo modelo atômico, o modelo orbital. Sobre este modelo, sugerimos que sejam discutidas apenas as suas idéias básicas, sem entrar nos detalhes matemáticos e em idéias com alto nível de abstração. Avaliação É interessante que a avaliação seja feita ao longo das atividades e, especialmente, durante as discussões. Como este é um assunto um pouco mais complexo para o aluno do Ensino Médio, é conveniente não sermos muito exigentes em relação às respostas e observações dos estudantes. Porém, precisamos estar atentos para que as idéias e conceitos trabalhados nestas atividades tenham sido abstraídos de forma correta. Utilize o diário como um outro instrumento de avaliação.

7 Referências bibliográficas 1. REIS, Martha, Completamente Química, Editora FTD, MAHAN, Química Um curso universitário, Editora Edgard Blücher LTDA, 3. CARUSO, Francisco e OGURI, Vitor, A eterna busca do indivisível: Do átomo filosófico aos Quarks e Léptons, Química nova, vol. 20, número 3, SEGRÈ Emílio, Dos raios-x aos quarks, Brasília: Editora da UnB, 1987.

Guia do Professor. 1. Conhecer a proposta de Dalton do modelo atômico indivisível; 2. Conhecer as propriedades básicas das cargas elétricas.

Guia do Professor. 1. Conhecer a proposta de Dalton do modelo atômico indivisível; 2. Conhecer as propriedades básicas das cargas elétricas. Caro Professor, O principal objetivo do projeto RIVED é oferecer aos professores do Ensino Médio novos recursos didáticos, em forma de módulos, para a melhoria da aprendizagem dos alunos em sala de aula.

Leia mais

Guia do Professor. Módulo 1 Estrutura da matéria. Atividade 2 Os raios misteriosos

Guia do Professor. Módulo 1 Estrutura da matéria. Atividade 2 Os raios misteriosos Módulo 1 Estrutura da matéria Atividade 2 Os raios misteriosos Guia do Professor Introdução Esta atividade simula experimentos que foram importantes na descoberta do elétron e, conseqüentemente, na proposta

Leia mais

Espectros de linhas e o modelo de Bohr

Espectros de linhas e o modelo de Bohr n = 6 n = 5 n = 4 n = 3 1 R 2 1 2 n 1 2 Série de Balmer (visível) O Bohr baseou seu modelo em quatro postulados: O Somente órbitas de certos raios, correspondendo a certas energias definidas, são permitidas

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Espectros atômicos Toda substância a uma certa temperatura emite radiação térmica, caracterizada por uma distribuição contínua de comprimentos de onda. A forma da

Leia mais

Professor Edson Cruz

Professor Edson Cruz Professor Edson Cruz A RADIOATIVIDADE E A NECESSIDADE DE NOVAS PESQUISAS Wilhelm RÖNTGEN (1845-1923) Estudava raios emitidos pela ampola de Crookes. Repentinamente, notou que raios desconhecidos saíam

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a.

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a. QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Problemas com o átomo de Rutherford: Teoria Atômica: Modelo Atômico de Dalton, Thomson, -

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque é que o espectro do átomo de

Leia mais

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES Demócrito Aristóteles Dalton Thomson Bohr Rutherford Sommerfeld Heisenberg Schrödinger De Broglie DALTON 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. : De Dalton ao modelo quântico. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Estrutura Eletrônica

Leia mais

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Rutherford Niels Bohr Max Planck Sommerfeld Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 3.1-

Leia mais

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Demócrito Epicuro (de 400-250 a.c): a matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; Aristóteles

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS)

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS) 01. Gregos (Demócrito e Leucipo) "A matéria é formada de pequenas partículas indivisíveis denominadas átomos." (a = não tomo = parte) QUÍMICA INORGÂNICA - CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE

Leia mais

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das frases abaixo descreve corretamente a menor energia possível

Leia mais

Estrutura eletrônica da matéria - resumo

Estrutura eletrônica da matéria - resumo Estrutura eletrônica da matéria - resumo A NATUREZA ONDULATÓRIA DA LUZ COMO A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA SE MOVE À VELOCIDADE DA LUZ, O COMPRIMENTO DE ONDA E A FREQUÊNCIA ESTÃO RELACIONADOS: νλ=c ONDE ν(ni)

Leia mais

Física Moderna I Aula 09. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal

Física Moderna I Aula 09. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal Física Moderna I Aula 09 Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal 916940 munhoz@if.usp.br 1 Estabilidade do átomo proposto por Rutherford Este modelo proposto por Rutherford tinha um sério problema

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS ÍNDICE 4.1- Modelo de Thomson 4.2- Modelo de Rutherford 4.2.1-

Leia mais

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger Demócrito e Leucipo J. Dalton E. Rutherford Evolução histórica A. Sommerfeld Demócrito e Leucipo (modelo filosofal) Do que a matéria é constituída? A matéria é descontínua.

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MODELO DE DEMÓCRITO & LEUCIPO MODELO FILOSÓFICO 1 A matéria NÃO pode ser dividida infinitamente. 2 A matéria tem um limite com as características

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva O Efeito Compton Einstein, em 1919, concluiu que um fóton de energia E se desloca em uma única direção (diferentemente de uma onda esférica) e é portador de um momento

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se

Leia mais

Quantização. Quantização da energia (Planck, 1900) hc h. Efeito fotoelétrico (Einstein, 1905) Espectros atômicos (linhas discretas) v 2

Quantização. Quantização da energia (Planck, 1900) hc h. Efeito fotoelétrico (Einstein, 1905) Espectros atômicos (linhas discretas) v 2 Mecânica Quântica Quantização e o modelo de Bohr (revisão) Dualidade Onda-Partícula Princípio da Incerteza Equação de Schrödinger Partícula na Caixa Átomo de Hidrogênio Orbitais Atômicos Números Quânticos

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01 Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de

Leia mais

Principais Postulados de Dalton (1803)

Principais Postulados de Dalton (1803) Teoria Atômica da Matéria Breve Histórico Leucipo e Demócrito ( 400 a.c.) descontinuidade da matéria (átomo). Alquimia ( 300 a.c. 1500 d.c.) civilizações árabes e gregas. Paracelsus ( 1500 d.c.) Iatroquímica.

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de fenômeno

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com 2 Sumário MODELOS ATÔMICOS Estrutura atômica Teoria

Leia mais

Elementos sobre Física Atómica

Elementos sobre Física Atómica Elementos sobre Física Atómica Carla Silva Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve 1 ÍNDICE OS MODELOS ATÓMICOS O modelo de Pudim de Passas de Thomson O

Leia mais

Principais modelos atômicos. Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Rutherford (1911)

Principais modelos atômicos. Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Rutherford (1911) Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Thomson (898) Com a descoberta dos prótons e elétrons, Thomson propôs um modelo de átomo no qual os elétrons e os prótons, estariam uniformemente distribuídos,

Leia mais

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA ÁTOMOS MODELO DE DALTON A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; Os átomos são esferas maciças e indivisíveis; Os átomos com as mesmas propriedades, constituem

Leia mais

Noções básicas de quântica. Prof. Ms. Vanderlei Inácio de Paula

Noções básicas de quântica. Prof. Ms. Vanderlei Inácio de Paula Noções básicas de quântica Prof. Ms. Vanderlei Inácio de Paula Noções de quântica O professor recomenda: Estude pelos seguintes livros/páginas sobre a Ligações químicas e faça os exercícios! Shriver Ed

Leia mais

Professor: André Luiz de Oliveira. PLANO DE ENSINO-Disponível em:

Professor: André Luiz de Oliveira. PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/andre 1. Identificação Curso:

Leia mais

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06 Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com

Leia mais

Apostila de Química 11 Atomística

Apostila de Química 11 Atomística Apostila de Química 11 Atomística 1.0 Filósofos Leucipo e Demócrito, Grécia 400 a.c. A matéria é formada por pequenas partículas que sempre existiram e que seriam indestrutíveis, os átomos. Esses filósofos

Leia mais

Qímica Estrutura At mica

Qímica Estrutura At mica Q ímica Estrutura At mica MODELOS ATÔMICOS Modelo dos Filósofos Gregos: Leucipo (500 a.c.) e Demócrito (460 a.c.) Indestrutível, indivisível e maciço. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica. Aristóteles

Leia mais

Modelos atômicos. Disciplina: Química Tecnológica Professora: Lukese Rosa Menegussi

Modelos atômicos. Disciplina: Química Tecnológica Professora: Lukese Rosa Menegussi Modelos atômicos Disciplina: Química Tecnológica Professora: Lukese Rosa Menegussi Dalton Lei de Lavoisier Conservação da massa Lei de Proust Proporções constantes Balanceamento Excesso de reagente A natureza

Leia mais

O átomo de Rutherford

O átomo de Rutherford O átomo de Rutherford Elétrons orbitando o núcleo F Elétrica F Centrifúga Quando uma carga elétrica muda de velocidade ou direção, ela deve irradiar energia. Radiação Eletromagnética É o produto de campos

Leia mais

5. Modelo atômico de Bohr

5. Modelo atômico de Bohr 5. Modelo atômico de Bohr Sumário Espectros atômicos Modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio Níveis de energia e raias espectrais Experiência de Franck-Hertz O princípio da correspondência Correção do

Leia mais

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário...relembrando... Relembrando... Elétrons e Ondas de Matéria Em 1924, Louis de Broglie propôs um novo raciocínio: Se um feixe luminoso

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos e configurações eletrônicas dos átomos enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau 2 Sumário ESTRUTURA

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017

Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017 Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017 Tópico 1 Fundamentos sobre matéria Fundamentos sobre a Matéria O que é matéria? É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço (V) Propriedades da matéria Massa Volume

Leia mais

Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica. *Mas afinal, de que são feitas as coisas?

Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica. *Mas afinal, de que são feitas as coisas? Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica *Mas afinal, de que são feitas as coisas? Átomo na Grécia antiga 2 teorias (Demócrito, Leucipo e Aristóteles) Demócrito, Leucipo e Aristóteles Átomo como

Leia mais

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick)

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Linha do Tempo 400 a.c. 1808 1897 1911 1913 1932 Demócrito Dalton Radioatividade Thomson Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Evolução dos Modelos Atômicos Teoria dos quatro elementos

Leia mais

ELÉTRONS EM ÁTOMOS. Depois do modelo de Rutherford: Como é o comportamento dos elétrons nos átomos? Rutherford: estrutura planetária, com o

ELÉTRONS EM ÁTOMOS. Depois do modelo de Rutherford: Como é o comportamento dos elétrons nos átomos? Rutherford: estrutura planetária, com o ELÉTRONS EM ÁTOMOS Depois do modelo de Rutherford: Como é o comportamento dos elétrons nos átomos? Rutherford: estrutura planetária, com o núcleo correspondendo ao sol no nosso sistema solar e os elétrons

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808

Leia mais

Estrutura Eletrônica dos átomos

Estrutura Eletrônica dos átomos Estrutura Eletrônica dos átomos 3- Os espectros de emissão dos gases Como a equação de Rydberg poderia ser explicada? Os estados de energia do átomo de hidrogênio Se n f é menor que n i, o e- move-se para

Leia mais

A simetria entre o modelo de Bohr e a dualidade de de Broglie (Ensaios Numéricos)

A simetria entre o modelo de Bohr e a dualidade de de Broglie (Ensaios Numéricos) VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (Aracajú-SE-20) A simetria entre o modelo de Bohr e a dualidade de de Broglie (Ensaios Numéricos) Moraes, B.T.F. e Laerte

Leia mais

Profa: GRAÇA PORTO. Quibi. Química - Graça Porto

Profa: GRAÇA PORTO. Quibi. Química - Graça Porto Profa: GRAÇA PORTO WWW. Quibi. COM Leucipo de Mileto ( 440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. - 370 a.c. ) A idéia de dividirmos uma porção qualquer de matéria até chegarmos a uma partícula que não possa mais

Leia mais

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier A Estrutura Eletrônica dos Átomos Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2015 Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson, etc 400 a.c. até 1897 d.c. Nascimento da Mecânica Quântica

Leia mais

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A)

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) Estrutura da Matéria BIK0102-15 Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) fernando.giacomelli@ufabc.edu.br Bloco A - Sala 613-3 Torre 3 - CCNH - Santo André Dualidade Onda-Partícula: Descrição Clássica

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 15. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 15. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 15 Professora: Mazé Bechara Aula 15 Espectros de absorção e emissão atômica e modelo atômico de Thomson. 1. Evidências experimentais da existência de estrutura nos

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Equilibrando Proporções Guia do Professor Página 1 de 7 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente

Leia mais

Natureza ondulatória da luz

Natureza ondulatória da luz Natureza ondulatória da luz Planck (900): a energia só pode ser liberada (ou absorvida) por átomos em certos pedaços de tamanhos mínimos, chamados quanta (quantum, no singular). A relação entre a energia

Leia mais

Estrutura Atômica II

Estrutura Atômica II Estrutura Atômica II Modelo nuclear do átomo: Constituído de partículas subatômicas: Prótons, Nêutrons e elétrons Os prótons e nêutrons formam o núcleo minúsculo e denso que compreende quase toda a massa

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini

LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini LOGO Modelos Atômicos Profa. Núria Galacini Demócrito: no século IV a.c. afirmava que a matéria era composta de partículas indivisíveis, o átomo. John Dalton: em 1808 formulou uma definição acerca dos

Leia mais

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier Atomística Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Nem sempre foi tão fácil observar um átomo... Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson 400 a.c. até 1897 d.c. O Modelo de

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Demócrito Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas na intuição

Leia mais

1.2.3 Espetro do átomo de hidrogénio

1.2.3 Espetro do átomo de hidrogénio 1.2.3 Espetro do átomo de hidrogénio Adaptado pelo O espetro atómico do hidrogénio pode ser interpretado com base no modelo atómico de Bohr. /nm 655 485 433 409 Espetro de emissão do hidrogénio na zona

Leia mais

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br Modelos atômicos Curso de Química Prof. Rui Medeiros quimicadorui.com.br Módulo Extra - 2017 2 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA - 2017 Modelos atômicos ü A representação esquemática

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS - cátodo + ânodo bomba de vácuo A - cátodo + ânodo bomba de vácuo - cátodo + ânodo campo elétrico alta voltagem cátodo - + + - + - -- - ânodo - bloco de chumbo

Leia mais

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003 Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003 I Escreva na sua folha de respostas a letra correspondente à alternativa correcta que seleccionar para cada item. A indicação de mais

Leia mais

Número de onda Segundo Bohr a existência de certas órbitas estáveis para os elétrons dos átomos, com energias bem definidas, chamadas NÍVEIS ENERGÉTIC

Número de onda Segundo Bohr a existência de certas órbitas estáveis para os elétrons dos átomos, com energias bem definidas, chamadas NÍVEIS ENERGÉTIC QUÍMICA I AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 03: A TEORIA DE BOHR PARA O ÁTOMO DE HIDROGÊNIO 3.1 O ÁTOMO DE BOHR Em 1913, Niels Bohr, tentando conciliar a ideia de Rutherford com as de Planck,

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

Átomo. (Indivisível) Histórico. Demócrito. Leucipo. Tales de Mileto. Alquimia : Âmbar 09/02/2011. Aristóteles. Símbolos: Eléktron A HISTÓRIA DO ÁTOMO

Átomo. (Indivisível) Histórico. Demócrito. Leucipo. Tales de Mileto. Alquimia : Âmbar 09/02/2011. Aristóteles. Símbolos: Eléktron A HISTÓRIA DO ÁTOMO A HISTÓRIA DO ÁTOMO Evolução dos Modelos Atômicos Profs: Renato Acconcia Cláudio de Freitas Aristóteles Histórico Demócrito Átomo (Indivisível) Empédocles Leucipo Tales de Mileto Alquimia : Âmbar Símbolos:

Leia mais

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha.

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha. Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Resumão do Hondinha Estrutura atômica O átomo é constituído por uma região

Leia mais

Atomística. Matéria. Sistemas. Órgãos. Tecidos. Células. Moléculas Átomos

Atomística. Matéria. Sistemas. Órgãos. Tecidos. Células. Moléculas Átomos Atomística Matéria Sistemas Órgãos Tecidos Células Moléculas Átomos Atomística Tales de Mileto (640 a.c. e 2610 a.h.): Descobriu as cargas elétricas Empédocles (V a.c. e XXV a.h.) água terra fogo ar Atomística

Leia mais

Aulas 1 e 2. Atomística

Aulas 1 e 2. Atomística Aulas 1 e 2 Atomística Modelos Atômicos Dalton - 1808 Primeiro cientista a desenvolver uma teoria atômica, segundo a qual a matéria se compõe de partículas indestrutíveis chamadas átomos. Modelos Atômicos

Leia mais

Séries de Lyman, Balmer, Paschen, etc. e Modelo de Bohr

Séries de Lyman, Balmer, Paschen, etc. e Modelo de Bohr Séries de Lyman, Balmer, Paschen, etc. e Modelo de Bohr Problemas com a Física Clássica Fatos que a Física Clássica não podia explicar Observação de linhas nos espectros atômicos; A estrutura nuclear do

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 3/03/7 Ensino Médio º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Estrutura atômica e Configuração Eletrônica Questão 0 - (PUC- RS) Ao se deixar cair sal

Leia mais

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Do que é feita a matéria? o Por volta de 440 a.c. Empédocles sugeriu que a matéria era composta pela mistura de 4 elementos: água, terra, ar e fogo. o Por volta de 400 a.c.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE FÍSICA - DFIS PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE FÍSICA - DFIS PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Física PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Física Moderna I CARGA HORÁRIA: 72 horas-aula SIGLA: FMO1001 Pré-requisito: FGE4001 CURSO: Licenciatura em Física SEMESTRE/ANO: 02/2014 EMENTA: História

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 04 17/mar Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

Mecânica Quântica. Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa

Mecânica Quântica. Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa Mecânica Quântica Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa Limitações do modelo de Bohr A teoria de Bohr não era capaz

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Nestes modos de vibrações existem dois nós em f 1, três nó em f 2, quatro nó em f 3, cinco nó em f 4. Uma corda esticada pode vibrar de varias maneira

Nestes modos de vibrações existem dois nós em f 1, três nó em f 2, quatro nó em f 3, cinco nó em f 4. Uma corda esticada pode vibrar de varias maneira QUÍMICA I AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 04: ONDAS E PARTÍCULAS 4.1 ONDAS ESTACIONÁRIAS UNIDIMENSIONAIS A mecânica quântica atribui propriedades ondulatórias aos elétrons no átomo. Como

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS. Profª Luiza Pires Ribeiro Martins EEB Dr Jorge Lacerda

MODELOS ATÔMICOS. Profª Luiza Pires Ribeiro Martins EEB Dr Jorge Lacerda MODELOS ATÔMICOS Profª Luiza Pires Ribeiro Martins EEB Dr Jorge Lacerda QUESTÕES PARA REFLETIR... Você já se perguntou o que aconteceria se dividíssemos um lápis em partes cada vez menores? Haveria um

Leia mais

Estrutura atômica: níveis e subníveis de energia (II) Química Prof.ª Talita Sousa

Estrutura atômica: níveis e subníveis de energia (II) Química Prof.ª Talita Sousa Estrutura atômica: níveis e subníveis de energia (II) Relembrando o modelo de Bohr Niels Bohr Por meio de seus estudos, Bohr formulou dois postulados: A existência de um estado estacionário, ou seja, órbitas

Leia mais

Fundamentos de Química Quântica

Fundamentos de Química Quântica Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Fundamentos de Química Quântica Aula 1 Professora: Melissa Soares Caetano Origem da teoria quântica

Leia mais

QUÍMICA. Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS. Resolução da aula 1 1ª série medicina:

QUÍMICA. Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS. Resolução da aula 1 1ª série medicina: QUÍMICA Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS Resolução da aula 1 1ª série medicina: MODELOS ATÔMICOS HISTÓRICO 1. Como era o modelo atômico sugerido por Dalton? Resp: Era uma esfera maciça

Leia mais

Átomos, Moléculas e Íons

Átomos, Moléculas e Íons Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Diamantina - MG Átomos, Moléculas e Íons Química Tecnológica I Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira A origem

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS 2 Natureza ondulatória da luz 3 Natureza ondulatória da luz 4 Natureza ondulatória da luz 5 Natureza ondulatória da luz 6 Energia quantizada e fótons Planck quantum h é

Leia mais

Programa da Disciplina: Física Moderna Modalidade EAD

Programa da Disciplina: Física Moderna Modalidade EAD Programa da Disciplina: Física Moderna Modalidade EAD Profa. Ana Paula Andrade Conteúdo: Unidade 1 Aula 1 Introdução - Aula introdutória onde discutiremos as questões centrais que levaram ao desenvolvimento

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Moda Guia do Professor Página 1 de 6 Guia do Professor Caro(a) professor(a) A utilização de simulações digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como uma forma

Leia mais

Terceira aula de química

Terceira aula de química Terceira aula de química Nome: Laísa 24/04/2017 O modelo atômico de Thomson Foi proposta em 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson. Ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por

Leia mais

Teoria atômica da matéria

Teoria atômica da matéria Teoria atômica da matéria Os gregos antigos (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera, aprox. 440 A.C.) foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. John Dalton (1803-1807):

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos: Introdução Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com 2 Sumário MODELOS ATÔMICOS Estrutura atômica

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular

Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Data: 08.11.2009 Duração: 05 horas Conhecimentos Específicos: Física: 01 a 05 Redação Matemática: 06 a Coloque, de

Leia mais

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica 1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica Prof. Dr. Newton Luiz Dias Filho 1) a) Qual é a frequência de radiação que tem um comprimento de onda de 0,452 pm? b) Qual é o comprimento

Leia mais

Guia do Professor. Espelho, espelho meu... Conhecendo os Espelhos Planos

Guia do Professor. Espelho, espelho meu... Conhecendo os Espelhos Planos Guia do Professor Espelho, espelho meu... Conhecendo os Espelhos Planos Introdução Durante o Ensino Médio há uma grande quantidade de conteúdos ministrados todos os dias, por vários professores, assim

Leia mais

Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário Átomo/Filosofia Filosofia Tales de Mileto (600 a.c.) Do que tudo é feito? água Empédocles (450 a.c.) Quatro raízes Raízes unidas pelo amor e separadas pela discórdia

Leia mais