Reprodução e Melhoramento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reprodução e Melhoramento"

Transcrição

1 2015, Hugo Novo e Laura Moura Animais em estado natural: 1 gestação/ano, parto a Primavera (crescimento dos dias, aumento de temperatura, maior produção vegetal) Animais domesticados: gestação em qualquer altura do ano, médias de 3 partos em 2 anos para rebanhos bem geridos. (Tendência de regresso à estação de partos natural.)

2 Fisiologia reprodutiva em ovelhas e cabras Nos países de elevada latitude, como nos países do Norte da Europa, tanto as ovelhas como as cabras, apresentam cios apenas numa época do ano. Esta época é controlada pelo fotoperíodo, quando os dias começam a decrescer, mas a raça e a nutrição das ovelhas também influenciam a duração da estação sexual.

3 Fisiologia reprodutiva em ovelhas e cabras À medida que vamos descendo em latitude e caminhamos para os trópicos, há menos variação da duração do dia, ovelhas e cabras tendem a reproduzir-se durante todo o ano.. Quando se deslocam ovelhas e cabras de zonas temperadas (latitude mais elevada) para os trópicos (latitudes mais baixas), gradualmente vão perdendo a sua estacionalidade reprodutiva e adquirem os padrões reprodutivos das raças do seu novo meio

4 Fisiologia reprodutiva em ovelhas e cabras Em Portugal, ovinos e caprinos, podem reproduzir-se em qualquer época do ano, ainda que mais facilmente numas que noutras. O outono é mais favorável, em termos reprodutivos, que a Primavera.

5 FILME: raças e cruzamentos ovinos

6 FILME: Raças e cruzamentos - ille de france

7 FILME: Ovinos Dorper seus cruzamentos

8 Puberdade e maturidade Em geral, os machos aos meses de idade e as fêmeas aos 9-10 meses. Dependendo da raça e do tipo de alimentação e maneio. Regra fácil é observar seu peso e só colocar a fêmea a acasalar quando ela atingir um mínimo de 70% do peso de uma fêmea adulta da mesma raça. A UTILIZAÇÃO DE FÊMEAS MUITO JOVENS PARA REPRODUÇÃO PODE PREJUDICAR O SEU CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO DA CRIA E AUMENTARÁ O RISCO DE PROBLEMAS DE PARTO.

9 Deteção de cios A duração média do cio na cabra é de 36 a 48 horas e na ovelha varia de 24 a 36 horas. A cabra entra no cio, em média, a cada 21 dias. A ovelha, entra em média, a cada 17 dias.

10 Deteção de cios Os principais sinais observados quando a cabra está no cio são: A vulva apresenta-se inchada e avermelhada, com a presença de muco esbranquiçado. Procura o macho com muito interesse. Monta e deixa-se montar por outras fêmeas ou pelo macho. Fica agitada, muito inquieta e berra com muita frequência. Abana a cauda repetidamente. Diminui o apetite. A ovelha apresenta os mesmos sinais de cio, porém bem mais discretos, a vulva apresenta-as inchada e avermelhada, com presença de muco e procura o macho.

11 Deteção de cios Métodos de deteção Colocar um macho junto de um grupo de fêmeas que estejam isoladas durante algumas semanas. Se se destinam a inseminação artificial, os machos devem ser estéreis (rufiões). A presença de um rufião aumenta a taxa de detecção de cios, aumentando o nº de animais gestantes, e consequentemente a produtividade do rebanho.

12 Sincronização de cios Efeito macho como método de provocação de cio Consiste na introdução brusca de machos num rebanho e provoca o aparecimento de cios e de ovulações de forma mais ou menos sincronizada.

13 Monta natural em liberdade O número de machos a ser utilizado é de 1 para cada fêmeas. Apresenta os seguintes problemas: Permite a cobertura de fêmeas ainda muito jovens, prejudicando seu futuro desenvolvimento. Dificulta o uso de outras práticas de maneio do rebanho: dificulta a identificação de fêmeas que repetem o cio, alimentação diferenciada, tratamento sanitário, etc.

14 Monta natural controlada Os reprodutores permanecem separados das fêmeas, e apenas na época planeada para cruzar é que os dois são colocados juntos, por um período de 24 horas, para cruzar. As fêmeas só são levadas para cruzar se estiverem no cio. Basta um reprodutor para cada fêmeas. Se o cio começar a ocorrer pela manhã, o reprodutor deve ser colocado com a fêmea à tarde; se o cio ocorrer à tarde, o reprodutor deve ser colocado com a fêmea no outro dia pela manhã. VANTAGEM: DETEÇÃO E DESCARTE DE ANIMAIS POUCO PRODUTIVOS

15 FILME: Maneio reprodutivo

16 Estação de monta Estação de monta é o período (ou períodos) do ano em que o produtor coloca os reprodutores para cruzarem com as ovinas ou caprinas. As principais vantagens são: Permite concentrar os nascimentos em épocas de boa pastagem; Facilita o maneio sanitário, concentrando tratamentos sanitários, vermifugações e vacinações num mesmo período. Facilita a identificação de fêmeas inférteis ou de baixa fertilidade para serem descartadas. Produz lotes mais uniformes de animais (da mesma idade e peso) e em épocas de preços de mercados mais favoráveis.

17 FILME: Estação de monta

18 Estação de monta 1) Em sistemas mais extensivos (muito mais comida no pasto que no cocho) aconselha-se utilizarem uma estação de monta por ano, com duração de 60 a 90 dias. Nesse sistema, cada fêmea pare uma única vez por ano. 2) Outra alternativa, é programar para partos três vezes a cada 2 anos. Nesse sistema, a duração recomendada de cada estação é de 42 a 51 dias para as ovelhas e 49 a 63 dias para as cabras.

19 Inseminação artificial O sêmen retirado dos machos é congelado e armazenado, onde pode durar vários anos. São várias as vantagens: Dispensa o produtor de comprar e manter machos reprodutores, comprando só o sêmen e o guardando em botijões na propriedade. Permite utilizar machos de grande valor genético Reduz a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis;

20 FILME: Inseminação convencional

21 FILME: Inseminação transcervical

22 FILME: Inseminação laparoscopia e ultra-som

23 Gestação: Diagnóstico Duração média de 152 dias Os principais sinais observados nas fêmeas que estão prenhes são: Não entram mais em cio, enquanto durar a gestação. Se desinteressam pelo macho. Aumentam os volumes da barriga e do úbere. Ficam mais calmas, engordam com facilidade e ficam com o pêlo bonito.

24 Gestação: diagnóstico Para confirmar a prenhez das ovelhas e cabras existem diversos métodos modernos: Ultra-sonografia equipamento especial capaz de ouvir os batimentos do coração do feto a partir de 28 dias após ela ter cruzado com o reprodutor. Palpação abdominal externa exame realizado por técnicos, palpando a parte inferior do flanco direito ( pé- da-barriga ) da fêmea. Só consegue diagnosticar prenhez 80 dias depois da cobertura da fêmea pelo reprodutor.

25 Gestação: cuidados Manter as cabras e ovelhas em boas condições de saúde e bem alimentadas (sem excessos). Manter as fêmeas prenhes em lote separado das demais, evitando contatos com animais de temperamento agressivo ou estranhos ao rebanho. Ter o máximo de cuidado quando for maneá-las em currais, bretes, balanças, porteiras, evitando traumatismos. Evitar mudanças bruscas de alimentação, longas caminhadas e seu transporte. Colocar as cabras e ovelhas que estejam perto de parir em piquete maternidade Pouco antes do parto, aparar os pêlos da cauda e manter limpa a região da vulva, com água e sabão.

26 Gestação: Sinais de parto Volume do úbere aumentado e tetas dilatadas. Garupa descarnada e caída. Inquietação (deitando e levantando), respiração ofegante, berros frequentes. Presença de corrimento na vulva. Contrações (ao iniciar o parto). Em condições normais, o parto tem duração média de trinta minutos. Logo que ocorre o rompimento da bolsa d água, aparecem os primeiros sinais de saída do feto.

27 Gestação: Assistência ao parto SÓ SE FOR NECESSÁRIO E O MÍNIMO POSSÍVEL Ajudar no ato de expulsão da cria; Ajudar na limpeza da cria, retirando os restos de parto (placenta). Ajudar a estimular a respiração da cria, limpando as secreções das narinas (caso necessário, pegar a cria pelas pernas e colocá-la de cabeça para baixo por

28 Gestação: Cuidados com as crias observar se a mãe limpou a cria e iniciou a amamentação da cria O COLOSTRO. Dá proteção segura contra várias doenças.. É rico em minerais, vitaminas, proteínas e em outras substâncias que limpam os intestinos (efeito laxativo) e protegem contra intoxicações.

29 FILME: Melhoramento genético 1

30 FILME: Melhoramento genético 2

31 FILME: Melhoramento genético 3

fmvz Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq

fmvz Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq Biotecnologias da Reprodução em Bubalinos - Parte 1 Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq andrejorge@fmvz.unesp.br Número reduzido de Rebanhos Selecionados

Leia mais

Maneio reprodutivo de caprinos. Carlos M.V. Bettencourt CEBA/DRAPAL - Herdade da Abóbada

Maneio reprodutivo de caprinos. Carlos M.V. Bettencourt CEBA/DRAPAL - Herdade da Abóbada Maneio reprodutivo de caprinos Carlos M.V. Bettencourt CEBA/DRAPAL - Herdade da Abóbada VII Jornadas da Cabra Serpentina Portel, 2009 + ETAPAS DO PROCESSO PRODUTIVO Nascimento Puberdade Concepção Gestação

Leia mais

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro vitro@fea.br Disciplina de Bovinocultura FEA Andradina 2015 Introdução O desempenho adequado de qualquer sistema de produção

Leia mais

Reprodução em Bubalinos. Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP

Reprodução em Bubalinos. Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP Reprodução em Bubalinos Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP 1 Reprodução em Bubalinos Introdução Aspectos Anátomo-fisiológicos dos Órgãos Reprodutivos do macho e da fêmea Características Reprodutivas Puberdade

Leia mais

MANEJO DO CORDEIRO RECÉM-NASCIDO. C. Otto de Sá e J. L. Sá

MANEJO DO CORDEIRO RECÉM-NASCIDO. C. Otto de Sá e J. L. Sá MANEJO DO CORDEIRO RECÉM-NASCIDO C. Otto de Sá e J. L. Sá Um dos maiores problemas na ovinocultura é a alta mortalidade de cordeiros. Quando muitos cordeiros morrem antes mesmo do desmame, o prejuízo do

Leia mais

MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS

MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS 1 MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS 2 Procedimentos para a detecção do cio É importante estabelecer um procedimento padrão para a atividade de diagnóstico de cio, obedecendo uma rotina

Leia mais

(c) Muco (d) Vulva inchada (e) Olhar languido 7. Qual das alternativas abaixo não é considerada uma vantagem da inseminação artificial em relação a mo

(c) Muco (d) Vulva inchada (e) Olhar languido 7. Qual das alternativas abaixo não é considerada uma vantagem da inseminação artificial em relação a mo 1. A fertilização é o evento que decorre a partir do encontro dos gametas masculino e feminino. No trato reprodutivo da fêmea bovina em qual local ocorre a fertilização? (a) Útero (b) Tuba uterina (c)

Leia mais

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403 SISTEMAS DE PRODUÇÃO 1. SISTEMA EXTENSIVO: Quando os animais são criados extensivamente, no pasto, só são trazidos para o centro de manejo para a práticas zootécnicas (vacinações, castrações, brincagem).

Leia mais

Série NUPEEC Produção Animal Caprinocultura

Série NUPEEC Produção Animal Caprinocultura Série NUPEEC Produção Animal Caprinocultura MARCIO NUNES CORRÊA VIVIANE ROHRIG RABASSA FERNANDA MEDEIROS GONÇALVES SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA AUGUSTO SCHNEIDER Série NUPEEC Produção Animal Caprinocultura

Leia mais

Sincronização do Estro e Inseminação Artificial

Sincronização do Estro e Inseminação Artificial Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Veterinária Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias Biotécnicas Aplicadas à Reprodução de Fêmeas Caprinas e Ovinas Sincronização do Estro e Inseminação

Leia mais

VOLUME 2 - Manejo Reprodutivo de Caprinos e Ovinos 1

VOLUME 2 - Manejo Reprodutivo de Caprinos e Ovinos 1 1 MANEJO REPRODUTIVO DE CAPRINOS E OVINOS SÉRIE APRISCO Volume 2 Teresina Edição Sebrae 2003 2 Série Aprisco, 2 Manejo Reprodutivo de Caprinos e Ovinos Copyright by SEBRAE/PI Serviço de Apoio às Micro

Leia mais

Manejo reprodutivo I. Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc.

Manejo reprodutivo I. Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc. Manejo reprodutivo I Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc. MNEJO REPRODUTIVO Escolha do macho Escolha da fêmea Flushing Efeito macho Seleção Melhoramento MNEJO REPRODUTIVO Exame andrológicos

Leia mais

Suinocultura. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Jaboticabal, Raças mais utilizadas na suinocultura;

Suinocultura. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Jaboticabal, Raças mais utilizadas na suinocultura; Suinocultura Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia luciano.hauschild@unesp.br Jaboticabal, 2019 1 Revisão Evolução do suíno; Raças mais utilizadas na suinocultura; Melhoramento genético de suínos.

Leia mais

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro vitro@fea.br Disciplina de Bovinocultura FEA Andradina 2015 Introdução O desempenho adequado de qualquer sistema de produção

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO416 Caprinocultura

Programa Analítico de Disciplina ZOO416 Caprinocultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Índice. Introdução e Importância Econômica. Introdução e Importância Econômica 07/04/2014. Marco Monteiro de Lima

Índice. Introdução e Importância Econômica. Introdução e Importância Econômica 07/04/2014. Marco Monteiro de Lima Reprodução Índice Introdução e importância econômica Aula prática no setor animais reprodutores) (seleção de Marco Monteiro de Lima marcomonteiro85@gmail.com Introdução e Importância Econômica O controle

Leia mais

Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos

Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos Professor: Aparecido Porto da Costa Disciplina: Caprinovinocultura E-mail: aparecidoport@hotmail.com Introdução Importância Produtividade do rebanho => obter sucesso

Leia mais

Orientações para acasalamento

Orientações para acasalamento Orientações para acasalamento É comum as pessoas me questionarem sobre acasalamento de cães. Os proprietários tem dúvidas variadas,esta semana vou relacionar as mais comuns. Espero que as respostas contribuam

Leia mais

Prof. Cassio C. Brauner DZ FAEM -UFPel

Prof. Cassio C. Brauner DZ FAEM -UFPel Prof. Cassio C. Brauner DZ FAEM -UFPel Ciclo estral Poliéstricas estacionais Ciclos estrais normais durante uma determinada época do ano. Ciclo estral Poliéstricas estacionais Em zonas temperadas ambos

Leia mais

Manejo reprodutivo II. Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc.

Manejo reprodutivo II. Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc. Manejo reprodutivo II Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc. CICLO ESTRAL Poliestria estacional: em latitudes elevadas, a ovelha é poliéstrica estacional, com maior fertilidade em dias curtos.

Leia mais

Biotecnologias i da Reprodução em Bubalinos- I

Biotecnologias i da Reprodução em Bubalinos- I Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Biotecnologias i da Reprodução em Bubalinos- I André Mendes Jorge Zootecnista Professor Adjunto Livre

Leia mais

Ciclo estral. Jorgea Pradieé Médica veterinária Mestranda PPGZ

Ciclo estral. Jorgea Pradieé Médica veterinária Mestranda PPGZ Jorgea Pradieé Médica veterinária Mestranda PPGZ Poliéstricas estacionais Ciclos estrais normais durante uma determinada época do ano. Por exemplo: égua e ovelha Poliéstricas anuais Possuem ciclos estrais

Leia mais

Sincronização de Estro

Sincronização de Estro Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Veterinária SINCRONIZAÇÃO DE ESTRO E OVULAÇÃO: Princípios e técnicas Joanna Maria Gonçalves de Souza Fortaleza, 2013 Objetivo Sincronização de Estro Induzir

Leia mais

AULA 06 MANEJO REPRODUTIVO DOS SUÍNOS

AULA 06 MANEJO REPRODUTIVO DOS SUÍNOS AULA 06 MANEJO REPRODUTIVO DOS SUÍNOS O Processo Reprodutivo Característica importantes dos seres vivos, determinante para sua capacidade em reproduzir. A Eficiência Reprodutiva Medida pelo número de leitões

Leia mais

Série NUPEEC Produção Animal Ovinocultura

Série NUPEEC Produção Animal Ovinocultura Série NUPEEC Produção Animal Ovinocultura MARCIO NUNES CORRÊA VIVIANE ROHRIG RABASSA FERNANDA MEDEIROS GONÇALVES SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA AUGUSTO SCHNEIDER Organizadores Série NUPEEC Produção Animal

Leia mais

ESTAÇÃO DE MONTA: UMA FERRAMENTA PARA MAXIMIZAR A EFICIÊNCIA REPRODUTIVA E O MELHORAMENTO GENÉTICO DOS REBANHOS

ESTAÇÃO DE MONTA: UMA FERRAMENTA PARA MAXIMIZAR A EFICIÊNCIA REPRODUTIVA E O MELHORAMENTO GENÉTICO DOS REBANHOS ESTAÇÃO DE MONTA: UMA FERRAMENTA PARA MAXIMIZAR A EFICIÊNCIA REPRODUTIVA E O MELHORAMENTO GENÉTICO DOS REBANHOS ANTONIO DE LISBOA RIBEIRO FILHO Prof. Adjunto Departamento de Patologia e Clínicas EMV UFBA

Leia mais

APRIMORAMENTO DA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA NO PÓS-PARTO DE BOVINOS

APRIMORAMENTO DA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA NO PÓS-PARTO DE BOVINOS APRIMORAMENTO DA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA NO PÓS-PARTO DE BOVINOS Prof. Dr. Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso Campus Sinop BIOTÉCNICAS DA REPRODUÇÃO MELHORAMENTO GENÉTICO

Leia mais

Dr. Cassio Brauner DZ FAEM -UFPel

Dr. Cassio Brauner DZ FAEM -UFPel Dr. Cassio Brauner DZ FAEM -UFPel Altamente dependente da genética; Emtornodos 18 meses; A partirdos 30 meses(efeitonegativosobreo crescimento e desenvolvimento); Idademaisrecomendadaé entre 3 e 5 anos

Leia mais

Avaliação técnico-económica de uma suinicultura em extensivo

Avaliação técnico-económica de uma suinicultura em extensivo Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária de Castelo Branco Avaliação técnico-económica de uma suinicultura em extensivo Ângela Peixoto Este trabalho foi realizado na Unidade de Demonstração,

Leia mais

Flushing. Flushing 07/04/2014. Aspectos reprodutivos dos suínos. Aspectos reprodutivos dos suínos

Flushing. Flushing 07/04/2014. Aspectos reprodutivos dos suínos. Aspectos reprodutivos dos suínos DIESTRO 14 dias Corposlúteosmaduros prod.progesterona Útero recebe óvulos fertilizados embriões Fêmeanão-prenhe luteóliseerecomeçodo ciclo Flushing > aportede energiaparaa fêmea10 diasantes dadata prevista

Leia mais

Gabriel Mantelato Rogatto Graduando 3º ano Zootecnia

Gabriel Mantelato Rogatto Graduando 3º ano Zootecnia Gabriel Mantelato Rogatto Graduando 3º ano Zootecnia Introdução Brasil -> Nordeste Maior Produtor II)Canindé - Leite I)Boer - Carne III)Saanen - Leite Retirado de: www.caprilproduction.com Manejo Reprodutivo

Leia mais

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE NA CABRADA. Indicação Geográfica Protegida

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE NA CABRADA. Indicação Geográfica Protegida PRODUTIVIDADE E QUALIDADE NA CABRADA Indicação Geográfica Protegida A RAÇA SERPENTINA: Tipologia da produção e características produtivas da raça. Distribuição do efectivo caprino de raça Serpentina REGIÃO

Leia mais

SINCRONIZE CICLO ESTRAL: Vaca Poliéstrica, ou seja, manifesta vários cios durante o ano, sendo interrompido pela gestação.

SINCRONIZE CICLO ESTRAL: Vaca Poliéstrica, ou seja, manifesta vários cios durante o ano, sendo interrompido pela gestação. SINCRONIZE CICLO ESTRAL: Vaca Poliéstrica, ou seja, manifesta vários cios durante o ano, sendo interrompido pela gestação. Estro caracteriza-se pela receptividade sexual da fêmea e é nesta fase que ocorre

Leia mais

REPRODUÇÃO EM BOVINOS

REPRODUÇÃO EM BOVINOS EMENTA REPRODUÇÃO EM BOVINOS DISCIPLINA: Panorama e importância da pecuária no Brasil CARGA-HORÁRIA: 05 horas EMENTA: Mostrar a importância da pecuária no Brasil e no mundo, com as tendências de mercado

Leia mais

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008 MANEJO E EVOLUÇÃO DE REBANHO DE BOVINOS DE CORTE Prof. Dr. Cássio C. Brauner Prof. Dr. Marcelo A. Pimentel Departamento de Zootecnia FAEM -UFPel Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Medicina Veterinária EMENTA OBJETIVOS

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Medicina Veterinária EMENTA OBJETIVOS Faculdade Anísio Teixeira Portaria nº 552 de 22 de março de 2001 D.O.U. de 26/03/2001. Curso de Medicina Veterinária. Autorização: Portaria nº 1.687 de 24 de novembro de 2009 - D.O.U. de 25/11/2009 PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE Palavras chave: avaliações genéticas, caprinos, carne, melhoramento animal, pele, ovinos BREEDING PROGRAM FOR MEAT GOATS AND SHEEP - GENECOC Key words: animal breeding, genetic evaluations, goats, meat,

Leia mais

Manejo e nutrição de bezerras e novilhas. Luciana Ferri Frares Médica Veterinária

Manejo e nutrição de bezerras e novilhas. Luciana Ferri Frares Médica Veterinária Manejo e nutrição de bezerras e novilhas Luciana Ferri Frares Médica Veterinária Introdução 1. Manejo pré-parto 2. Cuidados iniciais com o recém-nascido 3. Bezerreiro 4. Doenças 5. Aleitamento 6. Período

Leia mais

Criação de bezerros de corte

Criação de bezerros de corte Criação de bezerros de corte CRIAÇÃO DE BEZEROS DE CORTE 1 - APRESENTAÇÃO A produção de bezerros de corte de qualidade para venda logo após a desmama é um componente importante na pecuária familiar do

Leia mais

Caprinocultura. Caprinocultura. Nome Caprinocultura Informação Produto Tecnológica Data Setembro -2000 Preço - Linha Caprinocultura Informações

Caprinocultura. Caprinocultura. Nome Caprinocultura Informação Produto Tecnológica Data Setembro -2000 Preço - Linha Caprinocultura Informações 1 de 9 10/16/aaaa 11:10 Caprinocultura Caprinocultura Nome Caprinocultura Informação Produto Tecnológica Data Setembro -2000 Preço - Linha Caprinocultura Informações Resenha resumidas sobre Caprinocultura

Leia mais

ESTAÇÃO DE MONTA: POR QUE INVESTIR? EDSON RAMOS DE SIQUEIRA FMVZ / UNESP Botucatu- SP

ESTAÇÃO DE MONTA: POR QUE INVESTIR? EDSON RAMOS DE SIQUEIRA FMVZ / UNESP Botucatu- SP ESTAÇÃO DE MONTA: POR QUE INVESTIR? EDSON RAMOS DE SIQUEIRA FMVZ / UNESP Botucatu- SP OBTENÇÃO DE ALTOS ÍNDICES REPRODUTIVOS (OWEN, 1988) PRECOCIDADE LONGEVIDADE REPRODUTIVA INTERVALO ENTRE PARTOS PROLIFICIDADE

Leia mais

Aspectos econômicos da aplicação de técnicas reprodutivas: MN, IA e IATF. Thaís Basso Amaral Fernando Paim Costa

Aspectos econômicos da aplicação de técnicas reprodutivas: MN, IA e IATF. Thaís Basso Amaral Fernando Paim Costa Aspectos econômicos da aplicação de técnicas reprodutivas: MN, IA e IATF Thaís Basso Amaral Fernando Paim Costa INTRODUÇÃO Questionamentos ligados à reprodução: O que é O que é mais economicamente viável,

Leia mais

Acélio Fontoura Júnior

Acélio Fontoura Júnior Produção Animal I Noções básicas sobre produção de bovinos de corte Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br Entoure de uma maneira geral Puberdade 1 e 2 entoure Demanda dos ventres e terneiros Disponibilidade

Leia mais

CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO. Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS

CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO. Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS INTRODUÇÃO BRASIL 5º MAIOR PAÍS EXTENSÃO TERRITORIAL 20% ÁREA PASTAGENS VARIEDADE

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA Prof. Júlio O. J. Barcellos, Med.Vet., Dep. Zootecnia Fac. Agronomia e- mail: julio.barcellos@ufrgs.br http://www.ufrgs.br 1 ESTRUTURA DO TEMA A novilha e o sistema de

Leia mais

45 Circular. Técnica. Formação de um Rebanho de Corte Utilizando Novilhas Cobertas aos 15 e 18 Meses de Idade. Autor

45 Circular. Técnica. Formação de um Rebanho de Corte Utilizando Novilhas Cobertas aos 15 e 18 Meses de Idade. Autor ISSN 0100-9915 Formação de um Rebanho de Corte Utilizando Novilhas Cobertas aos 15 e 18 Meses de Idade 45 Circular Técnica Rio Branco, AC Novembro, 2002 Autor Francisco Aloísio Cavalcante Méd. vet., M.Sc.,

Leia mais

Manejo reprodutivo em bovinos

Manejo reprodutivo em bovinos Manejo reprodutivo em bovinos Índices Zootécnicos Bovinos de corte Atual Preconizado Natalidade 60% 75-80% Desmame 55% 76% Idade ao primeiro parto Intervalo entre partos 21 meses Bovinos de leite 48 meses

Leia mais

Manejo Reprodutivo. Introdução. Manejo do Garanhão. Garanhão. Égua. facilitar o manejo durante a estação número de éguas a serem cobertas.

Manejo Reprodutivo. Introdução. Manejo do Garanhão. Garanhão. Égua. facilitar o manejo durante a estação número de éguas a serem cobertas. Manejo Reprodutivo Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo Introdução Garanhão Égua Vazia; Prenhe; Parida. Manejo do Garanhão facilitar o manejo durante a estação número de éguas a serem cobertas. exames físicos

Leia mais

Estratégias para melhorar a eficiência reprodutiva em rebanhos de corte

Estratégias para melhorar a eficiência reprodutiva em rebanhos de corte Estratégias para melhorar a eficiência reprodutiva em rebanhos de corte Pietro S. Baruselli Departamento de Reprodução Animal Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade de São Paulo 20%

Leia mais

Hipotálamo: Está intimamente relacionado com a hipófise no comando das atividades. Ele controla a secreção hipofisária.

Hipotálamo: Está intimamente relacionado com a hipófise no comando das atividades. Ele controla a secreção hipofisária. Fisiologia da reprodução Os órgãos do sistema reprodutor masculino produzem os gametas por meio da gametogênese e são anatomicamente moldados para inserir estes gametas no sistema reprodutor feminino para

Leia mais

ZOOTECNIA I (Suínos)

ZOOTECNIA I (Suínos) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Jaboticabal Faculdade de ciências Agrárias e Veterinárias 1 ZOOTECNIA I (Suínos) Prof.Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia lhauschild@fcav.unesp.br

Leia mais

ABS NEO. Genética Matinha. O futuro que começou há 40 anos inova mais uma vez.

ABS NEO. Genética Matinha. O futuro que começou há 40 anos inova mais uma vez. P R O N T O P A R A Q U E M Q U E R M A I S ABS NEO Genética Matinha O futuro que começou há 40 anos inova mais uma vez. P R O N T O P A R A Q U E M Q U E R M A I S CONHEÇA O ABS NEO Já são 75 anos conquistando

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Dracena PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Dracena PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA/OPTATIVA BOVINOCULTURA DE CORTE DEPARTAMENTO: ZOOTECNIA PROFESSOR (ES) RESPONSÁVEL(IS): CRISTIANA ANDRIGHETTO OBRIGATÓRIA ANUAL/SEMESTRAL

Leia mais

Sistemas de produção de suínos

Sistemas de produção de suínos Sistemas de produção de suínos Sistemas de produção de suínos Produtor; Genética; Nutrição; Manejo alimentar; Sanidade; Instalações; Mão-de-obra. Sistemas de produção de suínos Objetivos da produção: Atividade

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS

MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA OVINOCULTURA MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS André Gustavo Leão Dourados - MS, 09 de outubro de 2013

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 2 Origem e conversão em produção animal

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 2 Origem e conversão em produção animal Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 2 Origem e conversão em produção animal Module 4 Produção Animal Secção 2 Origem e conversão em produção animal www.econewfarmers.eu 1. Introdução Há regras

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL

CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL Pauline Beatriz Guidoni (Bolsista PIBIC/CNPQ-UNOPAR), e-mail: paulineguidoni@outlook.com. Carlos Augusto Capelassi Gomes, e-mail: carlos_adg69@hotmail.com.

Leia mais

Acélio Fontoura Júnior

Acélio Fontoura Júnior Produção Animal I Noções básicas sobre produção de bovinos de corte Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br Entoure de uma maneira geral Puberdade 1 e 2 entoure Demanda dos ventres e terneiros Disponibilidade

Leia mais

16/3/2010 FISIOLOGIA DO CRESCIMENTO E CRESCIMENTO COMPENSATÓRIO EM BOVINOS DE CORTE. 1. Introdução. 1. Introdução. Crescimento. Raça do pai e da mãe

16/3/2010 FISIOLOGIA DO CRESCIMENTO E CRESCIMENTO COMPENSATÓRIO EM BOVINOS DE CORTE. 1. Introdução. 1. Introdução. Crescimento. Raça do pai e da mãe UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MEDICINA VETERINARIA BOVINOCULTURA DE CORTE 1. Introdução Por que estudar a fisiologia do Crescimento corporal? FISIOLOGIA DO CRESCIMENTO E CRESCIMENTO EM

Leia mais

Bom dia... Manejo e Aleitamento Artificial de Cabritos. Programa. Mas tem mais... Importância do aleitamento Objetivos

Bom dia... Manejo e Aleitamento Artificial de Cabritos. Programa. Mas tem mais... Importância do aleitamento Objetivos Bom dia... Manejo e Aleitamento Artificial de Cabritos * * * Prof. Dr. Silvio Doria de Almeida Ribeiro Profa. Dra. Anamaria Cândido Ribeiro 1/39 Programa Introdução Introdução Cuidados com o recém- nascido

Leia mais

AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO

AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO III.1 - SISTEMA EXTENSIVO DE CRIAÇÃO DE SUÍNOS 1. Não há preocupação com a produtividade, os animais não são identificados; 2. Não existe controle reprodutivo; 3. Suínos

Leia mais

Manejo Reprodutivo Dra. Fernanda Bovino

Manejo Reprodutivo Dra. Fernanda Bovino Manejo Reprodutivo Dra. Fernanda Bovino Manejo reprodutivo Orientar o produtor Organizar/ aumentar a produtividade Utilização racional do rebanho Ampliação do rebanho É o conjunto de medidas votadas para

Leia mais

MANUAL DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO

MANUAL DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO MANUAL DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO INTRODUÇÃO A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma tecnologia que permite realizar a inseminação artificial em um horário preestabelecido, eliminando

Leia mais

Caprinocultura Manejo reprodutivo

Caprinocultura Manejo reprodutivo Caprinocultura Manejo reprodutivo Bruno Biagioli bruno.biagioli@unesp.br Aula Semana Dia Horas/Aula Assunto Teórica Prática T/P 1 19/2 Integração 2 26/2 Cancelada pelo diretor 3 5/3 Carnaval Apresentação

Leia mais

CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE CRESCIMENTO Michel A. Wattiaux Babcock Institute

CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE CRESCIMENTO Michel A. Wattiaux Babcock Institute Instituto Babcock para Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Internacional University of Wisconsin-Madison Essenciais em Gado de Leite CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE

Leia mais

III SEMINÁRIO CRUZAMENTO ANGUS

III SEMINÁRIO CRUZAMENTO ANGUS III SEMINÁRIO CRUZAMENTO ANGUS Fazenda Ponte Queimada Proprietário: Eduardo Musa de Freitas Guimarães 08 DE AGOSTO DE 2014 Dados da Propriedade: Localização: Barra do Garças MT; Área total: 2379 hectares;

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO N 47 ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO Sabe-se hoje que a alimentação da porca durante a LACTAÇÃO tem grande influência no crescimento dos leitões durante a fase de amamentação e, consequentemente nos PESOS

Leia mais

MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO choice-genetics.com.br

MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO choice-genetics.com.br MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO 2018 choice-genetics.com.br FACILIDADE DE TRABALHO (independência) Excepcional potencial de desmame. Instinto maternal muito desenvolvido.

Leia mais

Manual de Instruções DataCollection. Nome do Documento. Novas Funcionalidades DataCollection versão 2.90

Manual de Instruções DataCollection. Nome do Documento. Novas Funcionalidades DataCollection versão 2.90 Nome do Documento Novas Funcionalidades DataCollection versão 2.90 1. Classificação Etária do Rebanho Após a importação do arquivo de carga no DataCollection com os dados de uma propriedade é possível

Leia mais

ZOOTECNIA I (Suínos) Sistemas de produção de suínos. Sistemas de produção de suínos 01/04/2014

ZOOTECNIA I (Suínos) Sistemas de produção de suínos. Sistemas de produção de suínos 01/04/2014 UNIVESIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Jaboticabal Faculdade de ciências Agrárias e Veterinárias ZOOTECNIA I (Suínos) Prof.Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia lhauschild@fcav.unesp.br

Leia mais

MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC. Saiba passo a passo como obter os melhores resultados

MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC. Saiba passo a passo como obter os melhores resultados MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC Saiba passo a passo como obter os melhores resultados Introdução Esse material técnico descreve de forma suscinta as principais práticas de manejo que devem ser empregadas

Leia mais

Os programas para sincronização da ovulação têm como princípio básico controlar a vida do corpo lúteo (CL) com utilização de PGF 2α, induzir o

Os programas para sincronização da ovulação têm como princípio básico controlar a vida do corpo lúteo (CL) com utilização de PGF 2α, induzir o Os programas para sincronização da ovulação têm como princípio básico controlar a vida do corpo lúteo (CL) com utilização de PGF 2α, induzir o desenvolvimento folicular e a sincronização da ovulação, prevenindo

Leia mais

Produção de Leite de Cabras

Produção de Leite de Cabras Produção de Leite de Cabras * * * Prof. Dr. Silvio Doria de Almeida Ribeiro 1 Programa Introdução Introdução Produção Sistemas de produção Manejo Capril Serra de Andradas Considerações finais 3/73 4/73

Leia mais

Diagnóstico Precoce de Prenhez

Diagnóstico Precoce de Prenhez Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Veterinária Biotecnologia da Reprodução Animal Diagnóstico Precoce de Prenhez Vicente José de F. Freitas Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução www.uece.br/lfcr

Leia mais

Sistemas de produção de

Sistemas de produção de Sistemas de produção de leite Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento Zootecnia Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais sandragesteiracoelho@gmail.com Sistema extensivo- gado mantido

Leia mais

Gestão da Empresa Pecuária Princípios para uma exploração lucrativa

Gestão da Empresa Pecuária Princípios para uma exploração lucrativa Gado de Corte 1/66 Gestão da Empresa Pecuária Princípios para uma exploração lucrativa Daniel Suzigan Mano 2/66 Programa do treinamento ; Índices zootécnicos; Planejamento geral; Custos de produção; Análise

Leia mais

Início Atividade Empresarial em 1981 Sede São José dos Campos

Início Atividade Empresarial em 1981 Sede São José dos Campos Histórico Empresarial Início Atividade Empresarial em 1981 Sede São José dos Campos Histórico Empresarial Com sede na cidade de São José dos Campos Estado de São Paulo São Paulo Região Metropolitana do

Leia mais

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado)

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado) PECUÁRIA BIOLÓGICA (Reg. 2082/91, modificado) SATIVA Controlo e Certificação de Produtos Av. Visconde de Valmor, 11, 3º. 1000-289 Lisboa sativa@sativa.pt www.sativa.pt Introdução consumidores - preocupações

Leia mais

Alimentação das Crias: Aleitamento

Alimentação das Crias: Aleitamento Alimentação das Crias: Aleitamento Profa. Dra. Aurora M. G. Gouveia Médica Veterinária Sanitarista. Professora da Escola de Veterinária da UFMG aurora@vet.ufmg.br Dra. Heloisa H. Magalhães Médica Veterinária.

Leia mais

Feira Nacional de Agricultura Junho de 2011

Feira Nacional de Agricultura Junho de 2011 Feira Nacional de Agricultura Junho de 2011 Porquê criar Porcos Bísaros? Ganhar dinheiro ; Paixão por ter uma exploração pecuária; Criação de uma raça autóctone; Desenvolvimento e melhoramento desta raça;

Leia mais

Reprodução e Melhoramento

Reprodução e Melhoramento 2015, Hugo Novo e Laura Moura PREPARAR O PARTO Os machos Os machos, caso ainda permaneçam junto das ovelhas e/ou cabras, devem ser separados. PREPARAR O PARTO - Alimentação No último terço da gestação,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Dracena PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Dracena PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA/OPTATIVA CRÉDITOS 4 SUINOCULTURA OBRIGATÓRIA DEPARTAMENTO: ZOOTECNIA PROFESSOR(ES) RESPONSÁVEL(IS): PROF. DR. URBANO DOS SANTOS

Leia mais

ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês. Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional 2013/2014

ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês. Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional 2013/2014 ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês Fundação: 2000 Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional entre o final dos anos 1990 2013/2014 e início de 2000, observou-se a

Leia mais

DESEMPENHO REPRODUTIVO DO NELORE BACURI. Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva (1) Maria do Carmo Peixoto da Silva (2)

DESEMPENHO REPRODUTIVO DO NELORE BACURI. Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva (1) Maria do Carmo Peixoto da Silva (2) DESEMPENHO REPRODUTIVO DO NELORE BACURI Introdução Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva (1) Maria do Carmo Peixoto da Silva (2) O desempenho reprodutivo é geralmente considerado, por criadores e pesquisadores,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Dracena PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Dracena PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA/OPTATIVA BUBALINOCULTURA DEPARTAMENTO: ZOOTECNIA PROFESSOR(ES) RESPONSÁVEL(IS): CRISTIANA ANDRIGHETTO OPTATIVA ANUAL/SEMESTRAL

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM - Docência do Ensino Superior 30h A docência no ensino superior. Processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas

Leia mais

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A Embrapa Pecuária Sudeste foi estabelecida em 1975, em São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil, sucedendo a Fazenda de Criação de

Leia mais

PLANO DE PRODUÇÃO PARA UMA EXPLORAÇÃO DE SUINICULTURA PERTENCENTE A QUERIDO TINTA SILVA E VICENTE PAÇOS DO CONCELHO COIMBRÃO MARCA PTRB3G1.

PLANO DE PRODUÇÃO PARA UMA EXPLORAÇÃO DE SUINICULTURA PERTENCENTE A QUERIDO TINTA SILVA E VICENTE PAÇOS DO CONCELHO COIMBRÃO MARCA PTRB3G1. Pedro Miguel Silvério Lopes Médico Veterinário CP nº 1785 Rua Amadeu R F Matias Nº 2, 5º Dto 2560-253 Torres Vedras Tel: 917557815 pmslopes@sapo.pt PLANO DE PRODUÇÃO PARA UMA EXPLORAÇÃO DE SUINICULTURA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código: VET244 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 7 p Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência a partir

Leia mais

Implementação da Escrituração Zootécnica e Registros de Produção e Reprodução em Propriedades de Criação de Ovinos na Região Norte Fluminense

Implementação da Escrituração Zootécnica e Registros de Produção e Reprodução em Propriedades de Criação de Ovinos na Região Norte Fluminense Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Implementação da Escrituração Zootécnica e Registros de Produção e Reprodução em Propriedades de Criação

Leia mais

MATRIZES. Objetivos de Desempenho. Junho An Aviagen Brand

MATRIZES. Objetivos de Desempenho. Junho An Aviagen Brand MATRIZES Objetivos de Desempenho An Aviagen Brand Introdução Este encarte contém os objetivos de desempenho das matrizes Ross 308 e deve ser usado em conjunto com o Manual de Manejo de Matrizes Ross 308.

Leia mais

Manejo Reprodutivo em Suínos. Rafael Ulguim

Manejo Reprodutivo em Suínos. Rafael Ulguim Manejo Reprodutivo em Suínos Rafael Ulguim Reposição Oportunistas Creche Recria / Terminação Abate Parto Desmame Estro Parto Ciclo produtivo da porca Lactação IDE Gestação 18-25 dias 3-7 dias 114 dias

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

MELHORIA GENÉTICA EQUINOS

MELHORIA GENÉTICA EQUINOS MELHORIA GENÉTICA EQUINOS 1. Tema Desenvolvimento Tecnológico 2. Subtema Melhoria Genética e Biotecnologia 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento Consultoria

Leia mais

MANEJO DE GADO DE CORTE

MANEJO DE GADO DE CORTE Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Medicina Veterinária Disciplina: Bovinocultura de Corte MANEJO DE GADO DE CORTE Profa. Isabel Cristina Ferreira MANEJO DE GADO DE CORTE 1.Introdução Para

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Bovinos António Monteiro e Catarina Coelho, ESAV Ruminantes Características Gerais Ungulados Ausência de dentes na maxila, substituídos por uma almofada fibrosa Fórmula dentária: 0/4 I, 0/0 C, 3/3 PM,

Leia mais

CORRELAÇÃO DO GANHO DE PESO DIÁRIO COM ÍNDICES REPRODUTIVOS EM NOVILHAS DE CORTE MANEJADAS EM CAMPO NATIVO: RELATO DE CASO

CORRELAÇÃO DO GANHO DE PESO DIÁRIO COM ÍNDICES REPRODUTIVOS EM NOVILHAS DE CORTE MANEJADAS EM CAMPO NATIVO: RELATO DE CASO CORRELAÇÃO DO GANHO DE PESO DIÁRIO COM ÍNDICES REPRODUTIVOS EM NOVILHAS DE CORTE MANEJADAS EM CAMPO NATIVO: RELATO DE CASO MENTZ, Daiane Andréia 1 ; AGUIAR, Paulo Felipe¹; ARALDI, Daniele Furian 2 ; BORGES,

Leia mais

FACULDADE DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE

FACULDADE DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE FACULDADE DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE CLíNICAS VETERINÁRIA www.ufpel.edu.br/nupeec - nupeec@ufpel.edu.br Andressa Curtinaz e Pedro Silveira Orientador(a): Viviane Rabassa THERIOGENOLOGY 2010 Fator de

Leia mais

SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE

SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE MARCIO NUNES CORRÊA VIVIANE ROHRIG RABASSA FERNANDA MEDEIROS GONÇALVES SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA IVAN BIANCHI (Organizadores) SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE PELOTAS, RS - Brasil

Leia mais