ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA ANO 2015 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDETES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA ANO 2015 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDETES"

Transcrição

1 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA ANO 2015 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDETES Nome Nº Turma 1º 10, 11, 12, 13,14 Data Nota Disciplina BIOLOGIA Prof. INGRID, JACIARA, Mª EMILIA Valor 60 OBS. FONTE BIBLIOGRÁFICA: Linhares, Sérgio & Gewandsznajder, Fernando. Biologia. Vol 1 1. Numa célula animal, qual organela é responsável pela respiração celular? a complexo de golgi b mitocôndria c ribossomo d centríolo 2. Qual das alternativas abaixo apresenta funções da membrana plasmática numa célula? a dar forma a célula, além de controlar as substâncias que entram e saem dela. b executar a respiração celular. c fazer a síntese de proteínas dentro da célula. d executar todo processo de divisão celular. 3. Numa célula animal, qual organela possui a função de conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares. a ribossomos b lisossomos c citoplasma d núcleo celular 4.Qual a função das Mitocôndrias de uma célula? a Sintetizar proteínas b Armazenar substâncias c Fornecer energia para as atividades celulares d Desintoxicar a célula, após uma reação química 5. Qual o cientista que descobriu a célula, e em que ano? a Matthias Schleiden, em 1660 b Robert Hooke, em 1665 c Theodor Schwann, em 1942 d Danielli, em A maioria das moléculas de ATP que as células utilizam em suas atividades formam se: a na Membrana Plasmática b nos lisossomos c nos retículos endoplasmáticos d nas mitocôndrias 7. Na seqüência, as palavras que completam corretamente as lacunas da frase abaixo são: A fotossíntese ocorre no interior. O produto primário desta reação é a glicose. Como a glicose não pode ser estocada na célula, esta é transformada e armazenada na forma de nos. a) das mitocôndrias, glicogênio, cloroplastos. b) dos cloroplastos, glicogênio, retículos endoplasmáticos. c) dos cloroplastos, triglicerídeos, plastos. d) dos cloroplastos, amido, leucoplastos. 8. Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por: a) acetonas e ácidos graxos. b) carboidratos e ácidos nucleicos. c) celobiose e aldeídos. d) proteínas e lipídios. 9. A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente: a em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica. b apenas nas células animais. c apenas nas células vegetais. d apenas nas células dos eucariontes.

2 10. As células animais diferem das células vegetais porque estas contêm várias estruturas e organelas características. Na lista abaixo, marque a organela ou estrutura comum às células animais e vegetais. a vacúolo b membrana plasmática c parede celular d cloroplastos 11. Qual o cientista que descobriu a célula, e em que ano? a Matthias Schleiden, em 1660 b Robert Hooke, em 1665 c Theodor Schwann, em 1942 d Danielli, em Para distinguir ao microscópio uma célula procariótica de uma eucariótica, a falta de qual estrutura deve ser observada: a parede celular b membrana nuclear c mitocôndrias d cloroplasto 13. As estruturas mais evoluídas do ponto de vista celular são: a bactérias b protozoário c protozoários d PPLO 14. A ocorrência de células procariontes é evidente em: a células animais b células vegetais c autótrofos d seres primitivos 15. As células ósseas são exemplos de células: a lábeis b contráteis c indiferenciadas d permanentes 16.Que tipo de célula abaixo pode ser considerada estável: a neurônio b hemácia c espermatozóide d epitelial 17. Complete: Célula pode ser definida como uma de substâncias vivas caracterizada por um perfeito físico químico, delimitada por uma. 18. É exemplo de célula macroscópica: a vírus b nitella SP. c protozoário d cianofícea 19. O que diferencia uma célula estável de uma célula permanente? _ 20. Toda célula provém de outra célula pré existente. Quem fez essa afirmação? A que ele se referia? _ 21. As moléculas de glicose atravessam a membrana celular das células intestinais, combinadas com

3 moléculas de proteínas transportadoras denominadas permeases. Esse processo é denominado: a) transporte de massa. b) difusão facilitada. c) endocitose. d) transporte ativo 22. Assinale a alternativa incorreta: a) a difusão é um processo que ocorre sem gastos de energia b) a difusão do solvente é chamada osmose c) gás carbônico e oxigênio não atravessam a membrana porque não são solúveis em lipídios d) pequenas moléculas e água passam livremente pela membrana celular 23. Sabe se que no transporte de substâncias através da membrana plasmática: 1) Certos íons são conservados com determinadas concentrações dentro e fora da célula, com gasto de energia. 2) Caso cesse a produção de energia, a tendência é de distribuírem se homogeneamente as concentrações destes íons. As frases 1 e 2 referem se, respectivamente, aos seguintes tipos de transporte: a) difusão facilitada e osmose b) transporte ativo e difusão simples c) transporte ativo e osmose d) difusão facilitada e difusão simples 24. O experimento representado na figura a seguir deve ser analisado em relação ao fenômeno osmose Com relação a esse experimento são formuladas três hipóteses: I. A pressão osmótica tem sentido de A para B. II. A proteína com certeza passa de B para A, uma vez que a membrana semipermeável deixa passar soluto. III. Após um certo tempo, não haverá variação do volume de água no lado B, pois é um sistema aberto. Assinale a alternativa que classifica corretamente cada hipótese como provável (+) ou improvável ( ). a) I. (+), II. ( ), III. ( ) b) I. ( ), II. (+), III. ( ) c) I. ( ), II. ( ), III. (+) d) I. (+), II. (+), III. (+) e) I. ( ), II. ( ), III. ( ) 25. É prática comum temperarmos a salada com sal, pimenta do reino, vinagre e azeite. Porém, depois de algum tempo, observamos que as folhas vão murchando. Isto se explica por que: a) o meio é mais concentrado que as células. b) o meio é menos concentrado que as células. c) o meio apresenta concentração igual à das células do vegetal. d) as células do vegetal ficam túrgidas quando colocadas em meio hipertônico. 26. Hemácias colocadas em solução hipotônica incham e explodem. O fenômeno descrito refere se à (ao): a) difusão simples b) difusão facilitada c) transporte ativo primário d) osmose 27. Assinale a afirmativa correta a respeito da estrutura representada no esquema ao lado. a) É observada somente como envoltório externo em qualquer tipo de célula. b) Quando uma célula se encontra em equilíbrio osmótico com o meio externo, as substâncias param de atravessar essa estrutura.

4 c) Proteínas presentes nessa estrutura podem estar envolvidas no transporte de compostos como glicose, processo conhecido como difusão facilitada. d) O transporte ativo envolve gasto de energia para bloquear a ação das proteínas constituintes dessa estrutura. e) O processo de osmose ocorre quando moléculas de água atravessam essa estrutura em direção a um meio hipotônico 28. Em que circunstância se justifica o transporte em bloco? 29. O que diferencia o transporte ativo do transporte ativo através da membrana plasmática? 30. Existe um processo no qual alimentos e bebidas, como leite, passam por um aquecimento com temperatura ideal para destruir micro organismos que podem causar doenças, caso não sejam eliminados. Esse processo não altera as propriedades dos alimentos e bebidas. Qual o nome pelo qual é conhecido? a) centrifugação b) levigação c) ventilação d) pasteurização 31. O experimento realizado por Louis Pasteur, utilizando frascos com pescoço de cisne e caldos nutritivos, derrubou a hipótese: a) autotrófica. b) da biogênese. c) da abiogênese. d) heterotrófica. 32. As várias hipóteses tentam explicar a origem dos seres vivos na Terra. Atualmente, porém, a que é mais aceita cientificamente dz que a vida se origina somente de outra vida pré existente Biogênese. A evidência maior de tal teoria se deu após os trabalhos realizados por: a) Francesco Redi pedaços de carne no interior de frascos. b) Aristóteles existência de princípio ativo. c) Louis Pasteur frascos de pescoço de cisne. d) Needham soluções nutritivas em frascos aquecidos. 33. Indique qual dos estudiosos abaixo estabeleceu a teoria da biogênese, mediante comprovação experimental, segundo a qual A VIDA SE ORIGINA SOMENTE DE OUTRA VIDA PREEXISTENTE. a) Aristóteles b) Charles Robert Darwin c) Francesco Redi d) Louis Pasteur e) Stanley Miller 34. Os seres vermiformes que surgem na carne em putrefação são larvas, um estágio do ciclo de vida das moscas. As larvas devem surgir de ovos colocados por moscas, e não por geração espontânea a partir da putrefação da carne. Esta hipótese foi formulada por um médico e biólogo italiano conhecido por: a) Aristóteles século IV a.c. b) René Descartes ( ) c) Isaac Newton ( ) d) Francisco Redi ( )

5 35. Dentre as várias hipóteses formuladas para explicar a origem da vida na Terra, a mais aceita é a hipótese heterotrófica, proposta pelo bioquímico russo Oparin, em 1938, que explica o surgimento da vida como uma evolução dos processos bioquímicos dos organismos. Os processos bioquímicos envolvidos em sua teoria são: 1. Respiração aeróbica. 2. Fotossíntese. 3. Fermentação. Analise o texto acima e assinale a alternativa que indica a seqüência correta de surgimento desses processos, de acordo com a hipótese heterotrófica. a) 1, 2, 3. b) 2, 1, 3. c) 3, 1, 2. d) 3, 2, A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deuse com: a) o big bang, que deu origem ao universo e conseqüentemente à vida. b) o aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios. c) o surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo. d) o surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo. 37. Por que no experimento de redi foi importante manter dois tipos de vidro: um aberto e um outro fechado? 38 Atualmente, os animais, que são organismos heterotróficos, nutrem se ingerindo moléculas orgânicas do corpo de outros seres vivos. Suponha que os primeiros seres vivos tenham sido heterotróficos e responda. a. Como eles conseguiriam moléculas orgânicas? b. Que processo, provavelmente, utilizariam para retirar energia dessas moléculas e por quê? 39. Explique, detalhadamente: a. segmentação; b. oligocélio; c. heterolécito; d. telocético; e. centrolécito; 40. Defina os anexos embrionários abaixo: a. âmnio; b. saco vitelínico; c. alantóide; d. córion

Origem da vida. Os primeiros seres vivos

Origem da vida. Os primeiros seres vivos Origem da vida Os primeiros seres vivos 1ª ideias sobre o aparecimento dos seres vivos CRIACIONISMO (Design inteligente) Nesta corrente de estudiosos acreditava-se que a vida foi criada por uma força divina.

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA TÉRCIO CÂMARA BIOLOGIA ORIGEM DA VIDA PAZ NA ESCOLA 19.03.2019 A principal diferença entre esta atmosfera primitiva e a atmosfera atual, reside no fato de a primeira não possuir Oxigênio (O 2 ). Atmosfera

Leia mais

Célula e suas estruturas Transportes através da membrana Parede celular

Célula e suas estruturas Transportes através da membrana Parede celular Escola Monteiro Lobato Disciplina: Biologia Prof(a): Sharlene Regina Série 9º ano Turma B Célula e suas estruturas Transportes através da membrana Parede celular Maceió, 31/03/2016 Um mundo de descobertas!

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 2º Ensino Médio Professora: Flávia Lage Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE. 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.

ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE. 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si. ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 1º EM Data: / / 2018 Professora: Franciely 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano 2017 Atual: 1ºAno Data : Matéria: Biologia Turno: Valor

Leia mais

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Células Eucarióticas e suas Organelas CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Célula eucariótica Animal Membrana Plasmática Membrana Plasmática Funções

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

Citologia. Professora Luciana Ramalho 2017

Citologia. Professora Luciana Ramalho 2017 Citologia Professora Luciana Ramalho 2017 É o estudo da célula Citologia Só surgiu após a invenção do microscópio pelo holandês Zacharias Janssen em 1590 Microscopia Microscópio óptico Microscópio Eletrônico

Leia mais

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data:

Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: 1- A célula é uma importante estrutura do mundo vivo. Todos os seres vivos começam por existir sob a forma de célula. Alguns seres são unicelulares

Leia mais

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR 1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas

Leia mais

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA 01. (Prof. Fernando) Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes),

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS Professora: Fernanda Toledo Campo Grande/MS 2010 Estrutura dos Seres Vivos Característica típica dos seres vivos: Presença de substâncias orgânicas Presença de metabolismo

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo

Leia mais

Prof. João Leite Prof. Edson Chiote

Prof. João Leite Prof. Edson Chiote Prof. João Leite Prof. Edson Chiote Tipos de células Comparação Células eucariontes VEGETAL e ANIMAL 1. As algas azuis ou cianobactérias são procariontes; portanto, a) têm citoplasma dividido em compartimentos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DE BIOLOGIA 3º TRIMESTRE. 3) A figura abaixo representa a interdependência entre dois processos celulares.

ROTEIRO DE ESTUDOS DE BIOLOGIA 3º TRIMESTRE. 3) A figura abaixo representa a interdependência entre dois processos celulares. ROTEIRO DE ESTUDOS DE BIOLOGIA 3º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 3º EM Data: / / 2018 Professora: Franciely 1) A principal molécula orgânica utilizada para o fornecimento de energia é a glicose. Essa molécula

Leia mais

Citologia (membrana e citoplasma):

Citologia (membrana e citoplasma): Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma parte da humanidade acredita na teoria criacionista. Essa teoria não é científica,

Leia mais

Professora Denise Biologia

Professora Denise Biologia Citologia CITOPLASMA Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Célula Procariótica x Eucariótica Não há membrana nuclear Há apenas ribossomos Bactérias Há membrana nuclear (carioteca) Há todas

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09 Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula

Leia mais

5º Teste Sumativo (60 minutos)

5º Teste Sumativo (60 minutos) ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 5º Teste Sumativo (60 minutos) DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º Ano - Turma A TEMA : Componente de Biologia Diversidade na biosfera e obtenção de matéria pelos

Leia mais

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Cinco Reinos Animalia Cinco Reinos Plantae Cinco Reinos Fungi Cinco Reinos Protista Cinco Reinos Monera Características/ reino MONERA PROTOCTISTA FUNGI PLANTAE

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Até meados do século XIX acreditava-se que os seres vivos podiam surgir da matéria

Leia mais

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto 1º ano Professora Priscila Franco Binatto Onde encontramos os seres vivos? Níveis de organização da vida POPULAÇÕES conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. COMUNIDADE conjunto de populações de certa

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 18/03/2011 Nota: Professora: Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável:

Leia mais

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias da vida - Abiogênese Abiogênese Formas vivas podem surgir a partir da matéria bruta em determinadas circunstâncias, desde que essa matéria

Leia mais

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A MICROSCOPIA C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO CITOLOGIA MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I

Leia mais

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza Biologia I ORIGEM DA VIDA Professora: Eduarda de Souza BIOLOGIA?? Biologia Ciência que estuda a vida; Sociedade Alimentos transgênicos, efeito estufa, aquecimento global, exames de DNA... Zoologia Botânica

Leia mais

Descoberta da célula

Descoberta da célula A Célula Definição A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. A célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO 1- Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos, dotadas

Leia mais

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos.

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos. EXERCÍCIO 1. PUCRIO - De acordo com a Hipótese Endossimbionte, as células dos animais e plantas superiores se originaram de microrganismos que entraram em simbiose obrigatória com seres unicelulares primitivos.

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano. Domínio 3. Biodiversidade. 6. A Célula 2015

Biologia e Geologia 10º ano. Domínio 3. Biodiversidade. 6. A Célula 2015 Biologia e Geologia 10º ano Domínio 3 Biodiversidade 2015 Célula: unidade de estrutura e de função Robert Hooke 1665 Observa e desenha células de cortiça Leeuwenhoek 1677 Observa seres unicelulares numa

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Introdução à Célula robsonbarbieri.blogspot.com O que é CÉLULA? Célula é a

Leia mais

REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04. Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07

REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04. Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07 REVISÃO DE BIOLOGIA 1ª Prova 11/04 Capítulo 01 Capítulo 02 Capítulo 19 Capítulo 07 CAPÍTULO 1 - O fenômeno Vida CARACTERÍSTICAS PARA DEFINIR UM SER VIVO Um ser vivo possui: 1. Composição química: os seres

Leia mais

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas Prof.ª Débora Lia Biologia MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples

Leia mais

Introdução à Citologia

Introdução à Citologia L.E. Semana 1 Sábado Introdução à Citologia Conceitos Bio = Vida Logia = Estudo Principais áreas da biologia: Citologia: ramo da biologia que estuda a célula; Histologia: ramo da biologia que estuda os

Leia mais

Ano: 7º Turma: Entrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M.

Ano: 7º Turma: Entrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M. Aluno: Ano: 7º Turma: ntrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M. G Chiarello Ass. Resp./Aluno: TARFA D RCUPRAÇÃO 1) Complete

Leia mais

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) Professora Priscila F Binatto Biologia - Maio/2015 CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são

Leia mais

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos,

Leia mais

Bem-vindo à FGF! Página 1

Bem-vindo à FGF! Página 1 Bem-vindo à FGF! Página 1 Sobre a FGF Página 2 Sobre a FGF Página 3 Apresentação do NEAD - FGF Página 4 Sumário Página 5 Apresentação/Módulo Página 6 Objetivo Geral Página 7 Unidade I Página 8 Objetivos

Leia mais

Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema)

Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Profa. Maria Elisa Carneiro FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACIPLAC Aprovadas pela Portaria

Leia mais

CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL?

CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL? CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL? CÉLULAS EUCARIÓTICAS E PROCARIÓTICAS Organismos constituídos por células procarióticas: Bactérias e cianobácterias. Organismos constituídos por células

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada.

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. TEORIAS ORIGEM DA VIDA A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. Van Helmont: receita para produção de ratos. B) BIOGÊNESE

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) videos\a

Leia mais

A BASE CELULAR DA VIDA

A BASE CELULAR DA VIDA A BASE CELULAR DA VIDA Célula: unidade estrutural em que as propriedades da vida se manifestam. Seres unicelulares: constituídos por uma só célula Seres pluricelulares ou multicelulares: constituídos por

Leia mais

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João Ensino Médio Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Biologia Professor João Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos;

Leia mais

Aula ao vivo 24/03/2014 Transporte em membrana e organelas

Aula ao vivo 24/03/2014 Transporte em membrana e organelas Aula ao vivo 24/03/2014 Transporte em membrana e organelas 1) Sabe-se que no transporte de substâncias através da membrana plasmática: 1) Certos íons são conservados com determinadas concentrações dentro

Leia mais

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva Biologia Celular Visão Geral das Células Profa Cristina L S Petrarolha Silva Vírus não são células: partículas intracelulares obrigatórias Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

Leia mais

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia Atividade extra Questão 1 Uma célula, assim como uma casa, para se tornar individualizada, precisa que algo delimite o seu espaço interno. A rede de filamentos protéicos que dão forma e suporte às células,

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Introdução ao estudo da célula DESENVOLVIMENTO DA MICROSCOPIA NO FINAL DO SÉCULO XVI 1595 Microscópio simples com uma única

Leia mais

As células constituem os seres vivos

As células constituem os seres vivos As células constituem os seres vivos Prof. Calina Capítulo 1 Aula 1/3 Conceito Estrutura Tipos de células Membrana plasmática Constituição Propriedades A célula Os seres vivos são constituídos de células.

Leia mais

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1.

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1. FISIOLOGIA CELULAR Sumário 1. Estrutura celular 2. Constituintes moleculares 3. Organelas 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano Mas eu só queria um diploma

Leia mais

TEORIAS E ORIGEM DA VIDA

TEORIAS E ORIGEM DA VIDA BIOLOGIA 9º ANO TEORIAS E ORIGEM DA VIDA PROFESSOR Teorias da vida - Abiogênese Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista

Leia mais

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo ORIGEM DA VIDA Profª. Luciana Araújo TEORIAS DA VIDA - ABIOGÊNESE Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista Belga Camisas

Leia mais

Questão 2: O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele:

Questão 2: O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele: QUESTÕES OBJETIVAS Questão 1: Antibióticos do grupo das penicilinas têm sido usados no combate às doenças bacterianas. Sobre as bactérias, é CORRETO afirmar que são classificadas como: a) procariontes,

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN)

O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN) O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN) ORIGEM DA VIDA ABIOGÊNESE X BIOGÊNEGE Abiogênese Geração espontânea Aristóteles; René Descartes; Isaac Newton; John

Leia mais

MEMBRANA PLASMÁTICA - EXERCÍCIOS

MEMBRANA PLASMÁTICA - EXERCÍCIOS Campus Campo Grande Biologia 1 Professor Edilson Silveira MEMBRANA PLASMÁTICA - EXERCÍCIOS 1. (UFGD 2011) Consumir saladas é uma das dicas dos nutricionistas para uma alimentação saudável. As saladas,

Leia mais

Biologia e Geologia - 10ºAno -

Biologia e Geologia - 10ºAno - Biologia e Geologia - 10ºAno - Conhecimento da célula O conhecimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida As células eram pouco conhecidas até

Leia mais

Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício

Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício LISTA 01 01. As células apresentam estruturas e funções diferenciadas de acordo com o organismo ou tecido em que se encontram. a) Desenhe uma célula que contenha

Leia mais

Professora: Dominique Ciências

Professora: Dominique Ciências Professora: Dominique Ciências O que é vida? Ancestrais tudo era vivo desde rochas até o Sol (animismo). Ambiente formado por seres vivos e não vivos. A presença de um princípio vital passou a ser considerada

Leia mais

Origem da vida ANEXO. Figura 1. Figura 2

Origem da vida ANEXO. Figura 1. Figura 2 Origem da vida ANEXO Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 4 Figura 5 Figura 6 Figura 8 Figura 7 Figura 9 Figura 10 Figura 11 Figura 12 Figura 13 Figura 14 Figura 15 Exercícios 1- (Uel) Charles Darwin, além

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Conteúdos (Cursinho CDS) Prof. Leandro Gurgel Origem da vida; Características Gerais dos Seres Vivos; Introdução ao Estudo dos Seres Vivos (Taxonomia, Sistemática,

Leia mais

Origem da vida. Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano

Origem da vida. Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano Origem da vida Professora Priscila F Binatto Biologia 1º ano O que é vida? Como ela originou-se em nosso planeta? Origem da vida Até meados do séc. XIX, acreditava-se que seres podiam surgir espontaneamente

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

A figura a seguir ilustra o processo de digestão intracelular, no qual estão envolvidas várias organelas celulares.

A figura a seguir ilustra o processo de digestão intracelular, no qual estão envolvidas várias organelas celulares. TD 22 06 01 As células produtoras de saliva retiram, do sangue, as substâncias necessárias para a síntese dessa secreção. Essas substâncias são, inicialmente, transferidas para I, em que ocorre a II. Em

Leia mais

CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres

CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres A MAIORIA DAS CÉLULAS É UNINUCLEADA (APENAS UM NÚCLEO), MAS EXISTEM CÉLULAS COM MAIS DE DOIS.

Leia mais

Método Científico: Etapas Básicas

Método Científico: Etapas Básicas Método Científico Método Científico: Etapas Básicas Observação de um FATO Galinhas com beribéri Questionamento de um PROBLEMA O que causa o beribéri? Proposição de uma HIPÓTESE Carência de algum fator

Leia mais

QUESTÃO 02 Quanto às diferenças entre as carnes vermelhas e brancas, marque a alternativa correta A) A carne vermelha consome menos ATP e, conseqüente

QUESTÃO 02 Quanto às diferenças entre as carnes vermelhas e brancas, marque a alternativa correta A) A carne vermelha consome menos ATP e, conseqüente BIOLOGIA QUESTÃO 01 Associe as características dos sistemas respiratórios descritos no Quadro A aos tipos de respiração descritos no Quadro B Quadro A Características dos sistemas respiratórios I - Sistema

Leia mais

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Teorias sobre origem da vida Geração espontânea ou abiogênese. Algumas formas de vida poderiam se originar a partir de matéria não viva a partir de um princípio

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

Exercícios de Tipos celulares e membranas

Exercícios de Tipos celulares e membranas Exercícios de Tipos celulares e membranas 1. (UFF, 2011) As células animais, vegetais e bacterianas apresentam diferenças estruturais relacionadas às suas características fisiológicas. A tabela abaixo

Leia mais

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Teoria Celular Schelden e Schwann Célula (Hooke, 1665) unidade fundamental, estrutural e funcional da vida. Todos

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N 01 2017 / 1 BIMESTRE DISCIPLINA: CIÊNCIAS NOME DO PROFESSOR (A): FRANCISCO JARDEL Data da entrega: 24/02/2017. Aluno(a): 8 Ano: CÉLULA, UNIDADE BÁSICA DOS SERES VIVOS. Todos os

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa A CÉLULA 1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações

Leia mais

CENTRO DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA-MS

CENTRO DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA-MS CENTRO DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA-MS Nome: Nº: Série: 3º EM Professor(a): Rosana Disciplina: Biologia Data: / /2009 Parte I: Estrutura da membrana 1) (UFES-ES) O modelo abaixo representa a configuração

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Introdução a citologia II Diferenças entre procariontes e eucariontes III Classificação das células IV Importância das

Leia mais

MEMBRANA CELULAR, CITOPLASMA E PROCESSOS ENERGÉTICOS

MEMBRANA CELULAR, CITOPLASMA E PROCESSOS ENERGÉTICOS O que você deve saber sobre A célula possui diversas estruturas e moléculas em seu interior, que realizam processos metabólicos coordenados e garantem seu funcionamento e sua sobrevivência. I. Envoltórios

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4 Biologia 21. Associe os números das estruturas celulares assinaladas no desenho com os respectivos nomes da coluna abaixo do desenho. A seguir, assinale a opção em que a seqüência coincida com o que foi

Leia mais

Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE

Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE Curso: ENSINO FUNDAMENTAL 2 Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE Foco, Força e Fé Turma: 9º Ano Data: / /2019 Valor: 12,0 Nota: Disciplina: BIOLOGIA Professor(a) NIZE G.CHAGAS PAVINATO Nome do Aluno(a):

Leia mais

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL CÉLULAS As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para

Leia mais

O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos.

O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos. 1º ano Pró Madá O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos. O holandês Antonie van Leewenhoek construiu microscópios

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA Fixação 1) O esquema abaixo exemplifica um dos tipos de transporte de membrana cuja função é fundamental para o metabolismo celular. No

Leia mais

Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Turma: 9º Ano

Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Turma: 9º Ano Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov..6 Bateria de Exercícios Data: 0/06/016 Turma: 9º Ano Área II Aluno (a): Prezado aluno caso prefira responder na folha

Leia mais

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. MARIANA DE FARIA GARDINGO DINIZ BIOLOGIA Bióloga (Bacharel e Licenciada) Complementação em Física Especialista em Gestão Ambiental Mestre em Engenharia dos Materiais Processos Químicos e Metalúrgicos Doutoranda

Leia mais

Bio. Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci

Bio. Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci Bio. Professor: Rubens Oda e Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci Tipos de células e membrana plasmática 16/20 abr RESUMO TIPOS DE CÉLULAS As células, estudadas no campo da Citologia, são a unidade

Leia mais

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA. Bioquímica Celular Prof. Júnior INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA Histórico INTRODUÇÃO 1665: Robert Hooke Compartimentos (Células) 1840: Theodor Schwann Teoria Celular 1. Todos os organismos são constituídos de uma ou mais células 2.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA CITOLOGIA III - Transportes pela membrana 1. (UFCG) A membrana plasmática é o limitante entre o ambiente interno celular e o meio externo e participa efetivamente na seleção de elementos que entram e saem

Leia mais