CIRCULAR N Art. 4º Fica revogada a Circular nº 2.794, de Art. 5º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIRCULAR N Art. 4º Fica revogada a Circular nº 2.794, de Art. 5º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação."

Transcrição

1 CIRCULAR N 3013 Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 22 de novembro de 2000, com base no item II da Resolução nº 1.552, de , e no art. 2º da Resolução nº 1.925, de , ambas do Conselho Monetário Nacional, D E C I D I U: Art. 1º Alterar o Regulamento do Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes para permitir o investimento brasileiro no exterior por parte de pessoas físicas, funcionários de empresas brasileiras pertencentes a grupos econômicos estrangeiros, com vistas à aquisição de valores mobiliários, fracionários ou não, representativos de ações de emissão de empresa líder do grupo no exterior, ou cotas de fundo de investimento constituído fora do país com propósito único de adquirir ações da matriz estrangeira em programas lançados exclusivamente para funcionários. Art. 2º Condicionar à prévia e expressa autorização do Departamento de Capitais Estrangeiros (FIRCE) as transferências para o exterior com o objetivo de que trata o artigo anterior, em programas cuja estruturação envolva contratações de empréstimo diretamente no exterior, constituição de poupança fora do País, ou realização de operações correlatas. Art. 3º Encontram-se anexas as folhas necessárias à atualização do capítulo 2 da Consolidação das Normas Cambiais, que constitui o Regulamento do Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes. Art. 4º Fica revogada a Circular nº 2.794, de Art. 5º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Daniel Luiz Gleizer Diretor Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen. Brasília, 23 de novembro de 2000

2 SEÇÃO : Investimento por Parte de Pessoas Jurídicas Não Financeiras Podem os bancos credenciados dar curso a transferências para o exterior, por parte de pessoas jurídicas privadas não financeiras, a título de investimento brasileiro no exterior, até o limite de US$ ,00 (cinco milhões de dólares dos Estados Unidos), ou seu equivalente em outras moedas, por grupo econômico e por período não inferior a 12 (doze) meses, observado o disposto nesta seção. 2. Referidos investimentos são objeto de registro, acompanhamento e controle do Banco Central do Brasil/Departamento de Capitais Estrangeiros (BACEN/FIRCE). 3. A liquidação da respectiva operação de câmbio é condicionada à apresentação, pelo remetente, dos documentos a seguir indicados, que comporão o dossiê da operação no banco, bem como à estrita observância, por este, das disposições contidas nos itens III e IV da Resolução nº 1.620, de , do Conselho Monetário Nacional, transcritas no título 1 - Disposições Gerais, deste capítulo: a) correspondência assinada por dois diretores da empresa, na forma do modelo que constitui o anexo nº 18 deste capítulo; b) certidão negativa da Secretaria da Receita Federal (SRF) sobre a existência de débitos de tributos federais em nome do remetente; investimento. c) estatuto ou contrato social (minuta, se for o caso) da empresa receptora do 4. O banco credenciado deve, com base na correspondência referida na alínea "a" do item anterior, e antes da liquidação da respectiva operação de câmbio, comunicar à Gerência Técnica de Capitais Estrangeiros, pelo SISBACEN - "correio eletrônico", as características do investimento pretendido, descritas na referida correspondência. (NR) 5. A empresa remetente deve manter em arquivo, à disposição do Banco Central do Brasil, os seguintes documentos: a) relação dos acionistas ou cotistas controladores da empresa, destacando os respectivos percentuais e nacionalidades; b) ata da assembléia, ou documento equivalente, deliberando sobre a realização do investimento no exterior; resultados. c) três últimos balanços da empresa e das respectivas demonstrações das contas de 6. As remessas em valores superiores ao estabelecido no item 1 sujeitam-se à apresentação às Gerências Técnicas de Capitais Estrangeiros, observado o zoneamento geográfico em vigor, dos documentos relacionados nos itens 3 e 5, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data da contratação do câmbio. (NR)

3 SEÇÃO : Investimento por Parte de Pessoas Jurídicas Não Financeiras As transferências financeiras do exterior, a título de retorno ao País dos valores investidos, bem como as relativas aos ingressos dos rendimentos, são também cursadas por intermédio de bancos credenciados, no Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes. 8. Dependem de prévia autorização do Banco Central do Brasil as operações de câmbio em que o comprador da moeda estrangeira seja entidade integrante da Administração Pública Direta ou Indireta, de âmbito federal, estadual ou municipal, inclusive do Distrito Federal, as quais serão cursadas no Mercado de Câmbio de Taxas Livres. 9. Para fins do disposto no item anterior, independentemente do valor da remessa, devem os interessados apresentar à Gerência Técnica de Capitais Estrangeiros, observado o zoneamento geográfico em vigor e as disposições desta seção, os seguintes documentos, além dos citados nos itens 3 e 5: (NR) a) Aviso Ministerial aprovando a realização do investimento, com destaque para o valor e forma de remessa; e b) Programa de Dispêndios Globais (PDG), com previsão de recursos para o empreendimento. 10. As empresas receptoras de capital estrangeiro que tenham realizado investimentos no exterior ficam impedidas de: a) proceder a remessas a título de lucros, dividendos e bonificações correspondentes a valores apurados com base em receita de equivalência patrimonial resultante do investimento efetuado; b) efetuar o registro de reinvestimento, em moeda estrangeira, das capitalizações de lucros decorrentes das receitas de que se trata. 11. Até 90 (noventa) dias após cada transferência ao exterior de que trata esta seção, deve ser apresentado à Gerência Técnica de Capitais Estrangeiros, observado o zoneamento geográfico em vigor, comprovante da efetiva integralização no capital da empresa estrangeira dos valores transferidos. (NR) 12. Excluem-se do disposto nesta seção os investimentos no exterior em aplicações financeiras, em bolsas de valores e na aquisição de imóveis, os quais serão objeto de regulamentação específica. 13. Os titulares de investimentos brasileiros no exterior devem apresentar, anualmente, à Gerência Técnica de Capitais Estrangeiros, correspondência nos moldes do modelo que constitui o anexo nº 19 deste capítulo. (NR) 14. Nos casos de venda ou dissolução do empreendimento externo deve a empresa promover, sob comprovação, o imediato retorno ao País dos recursos transferidos, acrescido dos resultados apurados com a alienação do investimento no exterior.

4 SEÇÃO : Investimento por Parte de Pessoas Jurídicas Não Financeiras Os pedidos para transferências a título de investimento em instituição financeira, independentemente de valor, sujeitam-se à apresentação às Gerências Técnicas de Capitais Estrangeiros, observado o zoneamento geográfico em vigor, dos documentos relacionados nos itens 3 e 5, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data da contratação do câmbio. (NR) 16. Nos casos em que a empresa remetente participe em valor superior a 5% (cinco por cento) do capital social de instituição financeira no País, identificá-la informando o valor e o percentual da participação. 17. Devem ainda os interessados apresentar, além dos documentos acima mencionados, declaração de que não exercem atividade financeira, não são controlados por instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, e que não detêm o controle direto ou indireto de instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional, cujos investimentos no exterior devem obedecer aos critérios previstos em regulamentação específica.

5 SEÇÃO : Investimento por Parte de Pessoas Físicas Podem os bancos credenciados dar curso a transferências para o exterior, por parte de pessoas físicas, funcionários de empresas brasileiras pertencentes a grupos econômicos estrangeiros, com vistas à aquisição de valores mobiliários, fracionários ou não, representativos de ações de emissão de empresa líder do grupo no exterior, ou cotas de fundo de investimento constituído fora do país com propósito único de adquirir ações da matriz estrangeira em programas lançados exclusivamente para funcionários, até o limite de US$20.000,00 (vinte mil dólares dos Estados Unidos), ou seu equivalente em outras moedas, por funcionário de cada empresa e por período não inferior a 12 (doze) meses, observado o disposto nesta seção. (NR) 2. Referidos investimentos são objeto de registro, acompanhamento e controle do Banco Central do Brasil/Departamento de Capitais Estrangeiros (BACEN/FIRCE). 3. O banco credenciado deve, com base na correspondência referida na alínea "a" do item 5 desta seção, e antes da liquidação da respectiva operação de câmbio, comunicar à Gerência Técnica de Capitais Estrangeiros, pelo SISBACEN - "correio eletrônico", as características do investimento pretendido, descritas na referida correspondência, e também prestar informações cadastrais da empresa brasileira e da matriz estrangeira envolvidas no Programa, mediante a utilização das seguintes transações do SISBACEN: (NR) a) PEMP500, para inclusão dos dados cadastrais da empresa brasileira e da matriz estrangeira envolvidas no Programa; b) PEMP600, para consultas sobre os dados cadastrais. 4. As remessas devem ser efetuadas pela empresa brasileira responsável no País pelo plano de compra das ações, de forma consolidada ou não, devendo ser apresentada ao banco negociador da moeda estrangeira relação devidamente referenciada (nº/data), contendo o nome de seus funcionários, a indicação dos respectivos CPFs e o valor das remessas individuais, bem como a devida autorização do funcionário para que a empresa promova a remessa em seu nome, devendo estes documentos fazer parte do dossiê da operação de câmbio. (NR) 5. A liquidação da respectiva operação de câmbio é condicionada, ainda, à apresentação, pelo remetente, dos documentos a seguir indicados, que comporão o dossiê da operação no banco, bem como à estrita observância, por este, das disposições contidas nos itens III e IV da Resolução nº 1.620, de , do Conselho Monetário Nacional, transcritas no título 1 - Disposições Gerais, deste capítulo: (NR) a) correspondência assinada por dois diretores da empresa, na forma do modelo que constitui o anexo nº 27 deste capítulo; b) Certidão Negativa da Secretaria da Receita Federal (SRF) sobre a existência de débitos de tributos federais em nome da empresa nacional e dos remetentes pessoas físicas; c) cópia traduzida do ato societário que deliberou sobre o plano de compra dos valores mobiliários por parte dos funcionários;

6 SEÇÃO : Investimento por Parte de Pessoas Físicas d) declaração da empresa brasileira informando a posição dos investimentos de cada investidor no plano de compra dos valores mobiliários de emissão da empresa líder no exterior; e) Termo de Compromisso onde deve estar explícita a responsabilidade de cada um dos investidores e da empresa brasileira, relativamente às comunicações a serem prestadas quanto a: I - dividendos recebidos; II - alienação das ações; III - câmbio contratado para a finalidade; IV - comprovação da participação acionária de cada funcionário no programa. 6. As remessas em valores superiores ao estabelecido no item 1 desta seção sujeitam-se à apresentação às Gerências Técnicas de Capitais Estrangeiros, observado o zoneamento geográfico em vigor, dos documentos relacionados nos itens 4 e 5 desta seção, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data da contratação de câmbio. (NR) 7. Independentemente do valor, as transferências para o exterior com o objetivo de que trata esta seção, em programas cuja estruturação envolva contratações de empréstimo diretamente no exterior, constituição de poupança fora do País, ou realização de operações correlatas, dependem de prévia e expressa autorização do Departamento de Capitais Estrangeiros (FIRCE), devendo, para tanto, ser apresentado às Gerências Técnicas de Capitais Estrangeiros, observado o zoneamento geográfico em vigor, pedido específico com caracterização completa da operação, acompanhado dos documentos relacionados nos itens 4 e 5, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data limite para adesão ao Programa. (NR) 8. A empresa brasileira responsável no País pelo plano de compra de ações cabe comprovar o recolhimento dos tributos devidos ou apresentar prova de sua isenção, devendo, ainda, encaminhar à Gerência Técnica de Capitais Estrangeiros, observado o zoneamento geográfico em vigor: (NR) a) até 90 (noventa) dias após cada transferência ao exterior de que trata esta seção, o comprovante da efetiva aplicação dos recursos transferidos no capital da empresa estrangeira; e b) anualmente, os demonstrativos financeiros informando: I - a posição dos investimentos de cada um dos funcionários no plano de compra dos valores mobiliários; II - montante de dividendos pagos em dinheiro e/ou ações; III - participantes e valores incorporados ou participantes excluídos; IV - outros dados relevantes que possam influenciar o valor dos investimentos.

7 SEÇÃO : Investimento por Parte de Pessoas Físicas Os valores mobiliários adquiridos ao amparo do disposto nesta seção somente podem ser alienados no exterior, devendo o investidor pessoa física promover o imediato retorno ao País dos recursos recebidos, ficando a comprovação do retorno sob responsabilidade da empresa brasileira.(nr) 10. Nos casos de desligamento do funcionário da empresa brasileira deve ser promovida a baixa do investimento no exterior, bem como providenciado o imediato retorno dos recursos ao País. 11. As transferências financeiras do exterior a título de retorno ao País dos valores investidos e de ingresso de rendimentos devem ser efetuadas no Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes.

8 ANEXO Nº 19:Modelo de correspondência a ser encaminhada ao Banco Central do Brasil para prestação de contas referente a investimento no exterior Ao BANCO CENTRAL DO BRASIL FIRCE/Gerência Técnica de Capitais Estrangeiros de... Ref.: Investimento Brasileiro no Exterior - Prestação de contas. Na condição de titular de investimento brasileiro no exterior e consoante a regulamentação vigente, apresentamos a seguir a prestação de contas referente ao empreendimento abaixo caracterizado: 1. Nome/localização do empreendimento: 2. Percentual de participação: 3. Valores transferidos ao exterior (discriminar): 4. Valores repatriados (discriminar): 5. Dados destacados do último balanço: 5.1. Faturamento: 5.2. Resultado do exercício: 5.3. Resultados acumulados: 5.4. Capital: 5.5. Patrimônio líquido: 6. Desempenho: 6.1. Exportações: 6.2. Importações: 6.3. Outros benefícios: 7. Conclusão: (Comentários sobre o desempenho do exercício sob exame e perspectivas para os próximos exercícios). (data e local) (assinaturas autorizadas)

9 ANEXO Nº 27:Modelo de correspondência comunicando as características do investimento brasileiro no exterior por parte de funcionários de empresas brasileiras pertencentes a grupos econômicos estrangeiros, de ações de emissão de empresa líder do grupo no exterior Ao Banco Central do Brasil FIRCE/ Gerência Técnica de Capitais Estrangeiros Para fins de registro de investimento brasileiro no exterior, com vistas à aquisição, por funcionários de empresa brasileira pertencente a grupo econômico estrangeiro, de valores mobiliários de emissão de empresa líder do grupo no exterior, informamos a seguir as características do investimento pretendido: (NR) a) Empresa brasileira: Nome: Código cademp: (NR) b) Empresa líder no exterior: Nome: Código cademp: (NR) c) Remessa: Valor: Data/Cronograma de remessas previsto: d) Objetivos e resultados esperados: e) Listagem dos investidores pessoas físicas: Nome: C.P.F: Endereço: CEP: Cidade/UF: Telefone: Fax: Valor da remessa: Quantidade de ações adquiridas: 2. A propósito, declaramo-nos cientes das normas que regem as aplicações de capitais brasileiros no exterior e assumimos inteira responsabilidade pelas informações aqui prestadas, comprometendo-nos a fornecer ao Banco Central do Brasil os documentos e comprovantes que vierem a ser solicitados, em relação ao investimento referido. 3. Declaramos, ainda, sob as penas de lei, que não foram efetuadas, nos últimos 12 (doze) meses, por intermédio desta empresa, em nome de seus funcionários acima relacionados, transferências de igual natureza que, adicionalmente às presentes, totalize valor superior ao limite estabelecido para esse fim no Regulamento do Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes. Local e data: Assinaturas autorizadas (nome e cargo)

CIRCULAR Nº 3.814, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2016

CIRCULAR Nº 3.814, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2016 CIRCULAR Nº 3.814, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera a Circular nº 3.689, de 16 de dezembro de 2013, que regulamenta, no âmbito do Banco Central do Brasil, as disposições sobre o capital estrangeiro no País

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015

CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015 CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015 Regulamenta a Resolução nº 4.373, de 29 de setembro de 2014, com o objetivo de uniformizar, simplificar procedimentos e conferir maior clareza às disposições sobre

Leia mais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 3 - Capitais Estrangeiros no País CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 3 - Capitais Estrangeiros no País CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais 1. Este título trata das normas e dos procedimentos relativos ao registro de capitais estrangeiros no País, de acordo com a Resolução n 3.844, de 23 de março de 2010.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução;

RESOLUÇÃO Nº I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução; RESOLUÇÃO Nº 2689 Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e de capitais. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna

Leia mais

Disposições Gerais Disponibilidades no Exterior... 2

Disposições Gerais Disponibilidades no Exterior... 2 Índice do Título CAPÍTULO NÚMERO Disposições Gerais... 1 Disponibilidades no Exterior... 2 Investimentos Brasileiros no Exterior... 3 Investimento Direto - 1 Investimento em Portfólio - 2 (NR) Hedge...

Leia mais

CIRCULAR Nº a) Balancete Patrimonial Analítico, documento nº 18, do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF;

CIRCULAR Nº a) Balancete Patrimonial Analítico, documento nº 18, do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF; CIRCULAR Nº 2397 Estabelece procedimentos para a elaboração e remessa de demonstrações contábeis para as instituições que detenham dependência ou participação societária, no exterior. A Diretoria do Banco

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior pelas pessoas jurídicas domiciliadas

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017

Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017 Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017 ASSUNTO: REALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS NO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS POR ENTIDADES NÃO RESIDENTES CAMBIAIS Considerando

Leia mais

RESOLUÇÃO N I - a atuação da entidade com derivativos de renda variável subordina-se aos limites referidos no art.25, inciso II, alínea 'd';

RESOLUÇÃO N I - a atuação da entidade com derivativos de renda variável subordina-se aos limites referidos no art.25, inciso II, alínea 'd'; RESOLUÇÃO N 3357 Documento normativo revogado pela Resolução 3456, de 01/06/2007. Altera o Regulamento anexo à Resolução 3.121, de 2003, que dispõe sobre as diretrizes pertinentes à aplicação dos recursos

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.824, DE 26 DE JANEIRO DE 2017

CIRCULAR Nº 3.824, DE 26 DE JANEIRO DE 2017 CIRCULAR Nº 3.824, DE 26 DE JANEIRO DE 2017 Altera a Circular nº 3.683, de 4 de novembro de 2013, que dispõe sobre instituições de pagamento e prestação de serviços de pagamentos. A Diretoria Colegiada

Leia mais

RESOLUÇÃO N DEPOSITARY RECEIPTS" (ADR) e "INTERNATIONAL DEPOSITARY RECEIPTS" (IDR).

RESOLUÇÃO N DEPOSITARY RECEIPTS (ADR) e INTERNATIONAL DEPOSITARY RECEIPTS (IDR). RESOLUÇÃO N 1848 Autoriza e disciplina os investimentos de capitais estrangeiros em ações de empresas brasileiras pelo mecanismo de AMERICAN DEPOSITARY RECEIPTS (ADR) e "INTERNATIONAL DEPOSITARY RECEIPTS"

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002

CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002 CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002 Estabelece e consolida critérios para registro e avaliação contábil de instrumentos financeiros derivativos. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil,

Leia mais

CIRCULAR Nº Art. 7º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação.

CIRCULAR Nº Art. 7º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. CIRCULAR Nº 2825 Documento normativo revogado pela Circular 3280, de 09/03/2005. Estabelece, altera e sistematiza os procedimentos cambiais relativos às exportações financiadas. A Diretoria Colegiada do

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016.

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016. SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016. Estabelece procedimentos para obtenção de autorização prévia para instalação de escritório de representação, cadastramento,

Leia mais

CIRCULAR 3.327, DO BACEN, DE

CIRCULAR 3.327, DO BACEN, DE CIRCULAR 3.327, DO BACEN, DE 26.09.2006 Altera e consolida as disposições relativas à base de cálculo e ao recolhimento das contribuições ordinárias das instituições associadas ao Fundo Garantidor de Créditos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº RESOLVEU:

RESOLUÇÃO Nº RESOLVEU: RESOLUÇÃO Nº 3.334 Estabelece normas a serem observadas pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, bem como altera e revoga disposições regulamentares

Leia mais

CIRCULAR N d) contabilização das quotas de depreciação e amortização;

CIRCULAR N d) contabilização das quotas de depreciação e amortização; CIRCULAR N 3017 Altera e consolida procedimentos contábeis a serem observados nos processos de incorporação, fusão e cisão. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 6 de

Leia mais

RESOLUÇÃO BACEN Nº DE 28 DE OUTUBRO DE 2004

RESOLUÇÃO BACEN Nº DE 28 DE OUTUBRO DE 2004 RESOLUÇÃO BACEN Nº 3.244 DE 28 DE OUTUBRO DE 2004 Dispõe sobre as aplicações dos recursos dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou por

Leia mais

CIRCULAR Nº Às instituições credenciadas a operar no mercado de câmbio de taxas flutuantes.

CIRCULAR Nº Às instituições credenciadas a operar no mercado de câmbio de taxas flutuantes. CIRCULAR Nº 1563 Às instituições credenciadas a operar no mercado de câmbio de taxas flutuantes. Altera o regulamento do mercado de câmbio de taxas flutuantes - atualização nº 6. A Diretoria do Banco Central

Leia mais

d) observar o Regulamento do Emissor de BDR Nível I Não Patrocinado; e

d) observar o Regulamento do Emissor de BDR Nível I Não Patrocinado; e Anexo I ao Oficio Circular 016/2010-DP O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA S.A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 30, alíneas a, b e c do Estatuto

Leia mais

Odebrecht Serviços e Participações S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2009

Odebrecht Serviços e Participações S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2009 Odebrecht Serviços e Participações S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2009 Balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2009 Em milhares de reais Ativo Passivo e patrimônio líquido Não circulante

Leia mais

Parágrafo 1º Para a apuração do limite estabelecido no caput define-se como:

Parágrafo 1º Para a apuração do limite estabelecido no caput define-se como: CIRCULAR Nº 2894 Documento normativo revogado pela Circular 3.367, de 12/09/2007. Estabelece procedimentos para o cálculo do limite de exposição em ouro e em ativos e passivos referenciados em variação

Leia mais

XXXI - efetuada por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP ou por seus agentes financeiros, com recursos dessa empresa pública; e

XXXI - efetuada por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP ou por seus agentes financeiros, com recursos dessa empresa pública; e DECRETO Nº 8.325, DE 07.10.2014 Altera o Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que regulamenta o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.705, DE 24 DE ABRIL DE 2014

CIRCULAR Nº 3.705, DE 24 DE ABRIL DE 2014 CIRCULAR Nº 3.705, DE 24 DE ABRIL DE 2014 Altera as Circulares ns. 3.681, 3.682 e 3.683, todas de 4 de novembro de 2013, que dispõem sobre os arranjos e as instituições de pagamento, e a Circular nº 3.347,

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO RBR ASSET MANAGEMENT

MANUAL DE CADASTRO RBR ASSET MANAGEMENT MANUAL DE CADASTRO RBR ASSET MANAGEMENT 1. OBJETIVO 1.1. Este Manual de Cadastro visa atender às exigências da Lei 9.613/98 e suas alterações, bem como da Instrução CVM 301/99, conforme alterada. 1.2.

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 731 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998.

CARTA-CIRCULAR Nº 731 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998. CARTA-CIRCULAR Nº 731 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998. 12/03/1987. Documento normativo revogado parcialmente pela Carta-Circular 1.579, de Aos Bancos Comerciais e

Leia mais

", em que: RWA CAM F EXP. Exp 1 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013

, em que: RWA CAM F EXP. Exp 1 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013 Estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) referente às exposições em ouro, em moeda estrangeira e em ativos sujeitos

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 2915

CARTA-CIRCULAR Nº 2915 CARTA-CIRCULAR Nº 2915 Divulga instruções complementares relativas a remessa de informações sobre participações societárias dependências no exterior, por parte das instituições financeiras e demais instituições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº R E S O L V E U :

RESOLUÇÃO Nº R E S O L V E U : RESOLUÇÃO Nº 3.040 Dispõe sobre os requisitos e procedimentos para a constituição, a autorização para funcionamento, a transferência de controle societário e a reorganização societária, bem como para o

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.278, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 4.278, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 RESOLUÇÃO Nº 4.278, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 Altera e revoga disposições da Resolução nº 4.192, de 1º de março de 2013, que dispõe sobre a metodologia para apuração do Patrimônio de Referência (PR). O

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015 INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre a oferta pública de distribuição de nota promissória. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS CVM torna público que o Colegiado, em reunião

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM N.º 286, DE 31 DE JULHO DE 1998.

INSTRUÇÃO CVM N.º 286, DE 31 DE JULHO DE 1998. TEXTO INTEGRAL DA INSTRUÇÃO CVM N o 286, DE 31 DE JULHO DE 1998, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELAS INSTRUÇÕES CVM N os 318/99 E 370/02.. Dispõe sobre alienação de ações de propriedade de pessoas jurídicas

Leia mais

REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I. Disposições Gerais

REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I. Disposições Gerais REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º Este Regulamento dispõe sobre o registro declaratório eletrônico, no Banco Central

Leia mais

RESOLUCAO N Parágrafo único. Não são considerados no cálculo da exigibilidade:

RESOLUCAO N Parágrafo único. Não são considerados no cálculo da exigibilidade: RESOLUCAO N 3422 Dispõe acerca da realização de operações de microcrédito destinadas à população de baixa renda e a microempreendedores. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 6 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.946, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2003. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE 17.12.2014 Inclui, revoga e altera dispositivos na Instrução CVM nº 155, de 7 de agosto de 1991, na Instrução CVM nº 209, de 25 de março de 1994, na Instrução CVM nº 278, de 8

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.000, DE 25 DE AGOSTO DE 2011

RESOLUÇÃO Nº 4.000, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 RESOLUÇÃO Nº 4.000, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 Altera e consolida as normas que dispõem sobre a realização de operações de microcrédito destinadas à população de baixa renda e a microempreendedores. O Banco

Leia mais

Parágrafo 1º Para efeito do disposto nesta Resolução entende-se:

Parágrafo 1º Para efeito do disposto nesta Resolução entende-se: RESOLUCAO 2.827 --------------- Consolida e redefine as regras para o contingenciamento do crédito ao setor público. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de

Leia mais

ANEXO I Circular SUSEP nº 07/94

ANEXO I Circular SUSEP nº 07/94 ANEXO I Circular SUSEP nº 07/94 1. Sociedades Seguradoras Nacionais, Sociedades de Capitalização e Sociedades de Previdência Privada Aberta com fins lucrativos. 1.1- ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - AGE

Leia mais

CIRCULAR 3.270, DO BACEN, DE

CIRCULAR 3.270, DO BACEN, DE CIRCULAR 3.270, DO BACEN, DE 21.12.2004 1 Altera e consolida as disposições relativas à base de cálculo e ao recolhimento das contribuições ordinárias das instituições associadas ao Fundo Garantidor de

Leia mais

CIRCULAR Nº Art. 1º Alterar o Regulamento de Câmbio de Exportação, divulgado pela Circular nº 2.231, de 25 de setembro de 1992, ampliando para:

CIRCULAR Nº Art. 1º Alterar o Regulamento de Câmbio de Exportação, divulgado pela Circular nº 2.231, de 25 de setembro de 1992, ampliando para: CIRCULAR Nº 2919 Documento normativo revogado pela Circular 3280, de 09/03/2005. Altera o Regulamento de Câmbio de Exportação, divulgado pela Circular nº 2.231, de 25 de setembro de 1992. A Diretoria Colegiada

Leia mais

5.4.1 A atividade de escrituração das Cotas será realizada pelo Escriturador. [...]

5.4.1 A atividade de escrituração das Cotas será realizada pelo Escriturador. [...] PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS DO VRE HOTÉIS - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII HÍBRIDO GESTÃO ATIVA - HOTEL ( Fundo ) CNPJ/MF sob o nº 18.308.516/0001-63

Leia mais

CIRCULAR Nº Arnim Lore Diretor. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

CIRCULAR Nº Arnim Lore Diretor. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen. 1 CIRCULAR Nº 1.547 Documento normativo revogado pela Circular 3.081, de 17/01/2002. Comunicamos que a Diretoria do Banco Central do Brasil, considerando o disposto na Resolução nº 1.662, desta data, decidiu

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.679, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.679, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.679, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 Altera a Circular nº 3.644, de 4 de março de 2013, que estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados por risco (RWA) referente

Leia mais

Art. 9º... I - 20% (vinte por cento), para limite de crédito com prazo original de vencimento de até um ano; e

Art. 9º... I - 20% (vinte por cento), para limite de crédito com prazo original de vencimento de até um ano; e Altera a Circular nº 3.644, de 4 de março de 2013, que estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados por risco (RWA) referente às exposições ao risco de crédito sujeitas ao

Leia mais

CIRCULAR Nº I - Abordagem do Indicador Básico; II - Abordagem Padronizada Alternativa; III - Abordagem Padronizada Alternativa Simplificada.

CIRCULAR Nº I - Abordagem do Indicador Básico; II - Abordagem Padronizada Alternativa; III - Abordagem Padronizada Alternativa Simplificada. CIRCULAR Nº 3.383 Estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela do Patrimônio de Referência Exigido (PRE) referente ao risco operacional (POPR), de que trata a Resolução nº 3.490, de 2007. A Diretoria

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24.06.2014 Altera a Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de

Leia mais

FATO RELEVANTE ISHARES ÍNDICE BM&FBOVESPA IMOBILIÁRIO FUNDO DE ÍNDICE

FATO RELEVANTE ISHARES ÍNDICE BM&FBOVESPA IMOBILIÁRIO FUNDO DE ÍNDICE FATO RELEVANTE ISHARES ÍNDICE BM&FBOVESPA IMOBILIÁRIO FUNDO DE ÍNDICE Ref.: FECHAMENTO DOS MERCADOS PRIMÁRIO (INTEGRALIZAÇÃO E RESGATE) E SECUNDÁRIO (NEGOCIAÇÃO EM BOLSA) Nos termos do Artigo 40 da Instrução

Leia mais

Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69.

Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69. Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69. 1. PESSOA FÍSICA ASSALARIADO CONSORCIADO / DOCUMENTAÇÃO Ficha Cadastral atualizada*;

Leia mais

Brasília - DF, terça-feira, 15 de julho de 2014 página 12 MINISTÉRIO DA FAZENDA

Brasília - DF, terça-feira, 15 de julho de 2014 página 12 MINISTÉRIO DA FAZENDA Brasília - DF, terça-feira, 15 de julho de 2014 página 12 MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL PORTARIA CONJUNTA Nº 11, DE 14 DE JULHO DE 2014 Altera a Portaria Conjunta PGFN/RFB

Leia mais

QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS

QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS Remetente: Signatário: CIRCULAR PROPOSTA SUGESTÃO DE ALTERAÇÃO JUSTIFICATIVA OU COMENTÁRIO MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº I - investimento estrangeiro direto;

RESOLUÇÃO Nº I - investimento estrangeiro direto; RESOLUÇÃO Nº 3.844 Dispõe sobre o capital estrangeiro no País e seu registro no Banco Central do Brasil, e dá outras providências. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31

Leia mais

Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação: RESOLUÇÃO CMN 3.308 Altera as normas que disciplinam a aplicação dos recursos das reservas, das provisões e dos fundos das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização e das entidades abertas

Leia mais

INEPAR TELECOMUNICAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE nº

INEPAR TELECOMUNICAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE nº PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO Assembleia Geral Ordinária de 02 de maio de 2013 - COMENTÁRIOS DOS ADMINISTRADORES SOBRE A SITUAÇÃO FINANCEIRA DA COMPANHIA (conforme item 10 do Formulário de Referência artigo

Leia mais

Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69.

Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69. Documentos necessários para LIBERAÇÃO DO CRÉDITO ao CONSORCIADO CONTEMPLADO e para TRANSFERÊNCIA DE COTA até o Grupo 69. 1. PESSOA FÍSICA ASSALARIADO CONSORCIADO / DOCUMENTAÇÃO Ficha Cadastral atualizada*;

Leia mais

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 Altera a legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, e dá outras providências. Faço saber que o presidente da República adotou a Medida Provisória

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação:

RESOLUÇÃO Nº Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação: RESOLUÇÃO Nº 3.308 Altera as normas que disciplinam a aplicação dos recursos das reservas, das provisões e dos fundos das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização e das entidades abertas

Leia mais

Ata da Assembleia Geral de Cotistas do Fundo realizada em 12 de setembro de 2014

Ata da Assembleia Geral de Cotistas do Fundo realizada em 12 de setembro de 2014 APX BRAZIL - FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF 11.709.823/0001-07 Ata da Assembleia Geral de Cotistas do Fundo realizada em 12 de setembro de 2014 DATA, HORA E LOCAL: Aos 12 dias do mês de

Leia mais

CARTA CIRCULAR Nº 389

CARTA CIRCULAR Nº 389 Às Instituições Financeiras CARTA CIRCULAR Nº 389 Em conformidade com a Circular nº 492, de 07.01.80, comunicamos que, a partir desta data, as seções 16 12 1, 16 13 2, 16 13 3, 16 13 4, 16 13 5, 16 13

Leia mais

PORTARIA ANP Nº 202, DE DOU REPUBLICADA DOU

PORTARIA ANP Nº 202, DE DOU REPUBLICADA DOU PORTARIA ANP Nº 202, DE 30.12.1999 - DOU 31.12.1999 - REPUBLICADA DOU 3.5.2004 Estabelece os requisitos a serem cumpridos para acesso a atividade de distribuição de combustíveis líquidos derivados de petróleo,

Leia mais

Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA

Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA O registro de companhias no Bovespa Mais, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1 de Governança Corporativa deverá ser precedido de requerimento formal

Leia mais

Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP)

Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP) Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP) Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Guia Rápido: Programas de Recompra de Ações 1 Neste Guia Rápido apresentamos os principais aspectos legais

Leia mais

INSTRUTIVO N.º 01 /2003 de 7 de Fevereiro

INSTRUTIVO N.º 01 /2003 de 7 de Fevereiro INSTRUTIVO N.º 01 /2003 de 7 de Fevereiro ASSUNTO: POLITICA CAMBIAL Operações de Capitais Com vista a estabelecer os procedimentos para o licenciamento e a realização das operações de capitais, em conformidade

Leia mais

MAHLE METAL LEVE S.A. C.N.P.J/MF / COMPANHIA ABERTA FATO RELEVANTE

MAHLE METAL LEVE S.A. C.N.P.J/MF / COMPANHIA ABERTA FATO RELEVANTE MAHLE METAL LEVE S.A. C.N.P.J/MF 60.476.884/0001-87 COMPANHIA ABERTA FATO RELEVANTE Os administradores de Mahle Metal Leve S.A. ("Companhia"), na forma e para os fins das Instruções CVM nºs 319/99 e 358/02,

Leia mais

MERCADO DE CÂMBIO. Prof.Nelson Guerra Ano 2012 / 2013

MERCADO DE CÂMBIO. Prof.Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 MERCADO DE CÂMBIO e Prof.Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 MERCADO DE CÂMBIO CONCEITO É o mercado que reúne compradores e vendedores de moedas estrangeiras, sob supervisão do Banco Central. Os compradores

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº Da Alocação dos Recursos e da Política de Investimentos. I - as disponibilidades oriundas das receitas correntes e de capital;

RESOLUÇÃO Nº Da Alocação dos Recursos e da Política de Investimentos. I - as disponibilidades oriundas das receitas correntes e de capital; RESOLUÇÃO Nº 3922 Dispõe sobre as aplicações dos recursos dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O Banco Central do Brasil, na forma

Leia mais

INSTRUTIVO Nº.09/91. No uso de competência que me é conferida pela Lei Orgânica em vigor. Artigo 1º.

INSTRUTIVO Nº.09/91. No uso de competência que me é conferida pela Lei Orgânica em vigor. Artigo 1º. INSTRUTIVO Nº.09/91 ASSUNTO: POLÍTICA CAMBIAL Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes. Regulamento Considerando que o Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes, instituído pelo Aviso nº.04/91 e regulamentado

Leia mais

XP GAIA LOTE I FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF nº /

XP GAIA LOTE I FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF nº / XP GAIA LOTE I FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF nº 13.811.400/0001-29 ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS REALIZADA EM 05 DE JUNHO DE 2012 I - DATA, HORA E LOCAL:

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO

TRIBUTAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO TRIBUTAÇÃO As informações apresentadas abaixo constituem um resumo das principais considerações fiscais da legislação brasileira que afetam o Fundo e seus investidores e não têm o propósito de ser uma

Leia mais

Instrumentos Financeiros Derivativos

Instrumentos Financeiros Derivativos Instrumentos Financeiros Derivativos 1. As operações com instrumentos financeiros derivativos realizadas por conta própria pelas instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - BR INSURANCE CORRETORA DE SEGUROS S.A. de 27/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - BR INSURANCE CORRETORA DE SEGUROS S.A. de 27/04/2018 Data da atualização das informações: 27/03/2018 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Este boletim de voto a distância ( Boletim ) refere-se à assembleia geral

Leia mais

AVISO AOS ACIONISTAS

AVISO AOS ACIONISTAS BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 07.700.557/0001-84 NIRE 33.300.277.153 COMPANY S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 58.877.812/0001-08

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018 ANO XXIX - 2018 4ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018 IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, de 26.03.2018 (DOU de 27.03.2018) - Exportação De Mercadorias - Disposições...

Leia mais

Dispõe sobre a elaboração e a remessa de informações relativas aos instrumentos financeiros objeto de garantia ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Dispõe sobre a elaboração e a remessa de informações relativas aos instrumentos financeiros objeto de garantia ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC). CIRCULAR BACEN Nº 3.915, DE 17.10.2018 Dispõe sobre a elaboração e a remessa de informações relativas aos instrumentos financeiros objeto de garantia ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A Diretoria

Leia mais

CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVO 1. Uma entidade pode manter atividades em moeda estrangeira de duas formas. Ela pode ter transações

Leia mais

Alteração de Controle Societário. PROCEDIMENTO SUJEITO À AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

Alteração de Controle Societário. PROCEDIMENTO SUJEITO À AUTORIZAÇÃO PRÉVIA Alteração de Controle Societário. PROCEDIMENTO SUJEITO À AUTORIZAÇÃO PRÉVIA Legislação: Lei 6.404, de 1976, Resolução CNSP 330, de 2015 e Circular Susep 529, de 2016. Documentação a ser apresentada no

Leia mais

3º Não devem ser considerados no Capital Principal: I - recursos captados mas ainda não integralizados; II - ações para as quais a instituição tenha c

3º Não devem ser considerados no Capital Principal: I - recursos captados mas ainda não integralizados; II - ações para as quais a instituição tenha c Altera e revoga disposições da Resolução nº 4.192, de 1º de março de 2013, que dispõe sobre a metodologia para apuração do Patrimônio de Referência (PR). O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º

Leia mais

1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis Declaração do Diretor Presidente 2

1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis Declaração do Diretor Presidente 2 Índice 1. Responsáveis pelo formulário 1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis 1 1.1 Declaração do Diretor Presidente 2 1.2 - Declaração do Diretor de Relações com Investidores 3 1.3 - Declaração

Leia mais

ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII UBS (BR) RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS. CNPJ/MF nº /

ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII UBS (BR) RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS. CNPJ/MF nº / ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII UBS (BR) RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CNPJ/MF nº 28.152.272/0001-26 Pelo presente instrumento particular, BANCO OURINVEST S.A., com sede na Cidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº I - investimento estrangeiro direto;

RESOLUÇÃO Nº I - investimento estrangeiro direto; RESOLUÇÃO Nº 3.844 Dispõe sobre o capital estrangeiro no País e seu registro no Banco Central do Brasil, e dá outras providências. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31

Leia mais

Página 1 de 6 CIRCULAR Nº Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI).

Página 1 de 6 CIRCULAR Nº Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI). Página 1 de 6 CIRCULAR Nº 3491 Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI). A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 24 de março de 2010,

Leia mais

1º Os valores referentes às dívidas contratadas com os patrocinadores não integram os recursos a que se refere o caput.

1º Os valores referentes às dívidas contratadas com os patrocinadores não integram os recursos a que se refere o caput. INSTRUÇÃO PREVIC/DC Nº 2, DE 18 DE MAI0 DE 2010 DOU 21/05/2010 Dispõe sobre os procedimentos de preenchimento e envio de informações dos investimentos dos planos administrados pelas entidades fechadas

Leia mais

CARTA CIRCULAR Nº 3.721, DE 24 DE AGOSTO DE 2015

CARTA CIRCULAR Nº 3.721, DE 24 DE AGOSTO DE 2015 CARTA CIRCULAR Nº 3.721, DE 24 DE AGOSTO DE 2015 Altera o Documento 24 do Manual de Crédito Rural (MCR). O Chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do

Leia mais

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício. COMISSÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES CADASTRO Relação dos documentos necessários para CADASTRAMENTO no Serviço de Previdência Municipal - SEPREM, conforme artigos 27 a 31 da Lei Federal nº 8.666, de 21

Leia mais

Ass.: Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação BNDES Prosoft - Comercialização

Ass.: Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação BNDES Prosoft - Comercialização Grau: Documento Ostensivo Unidade Gestora: AOI CIRCULAR SUP/AOI Nº 49/2016-BNDES Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2016. Ref.: Produto BNDES Automático Ass.: Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria

Leia mais

RESOLUÇÃO ANTT Nº 4.592, DE

RESOLUÇÃO ANTT Nº 4.592, DE RESOLUÇÃO ANTT Nº 4.592, DE 11-02-2015 DOU 13-02-2015 Altera a Resolução nº 3.658, de 19 de abril de 2011, que regulamenta o art. 5º-A da Lei nº 11.442, de 5 de janeiro de 2007, que "dispõe sobre o transporte

Leia mais

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS

10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS 10.5 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS DA CONTROLADORA E SUAS CONTROLADAS Os principais critérios adotados na elaboração das demonstrações financeiras são como segue: (a) Apuração do resultado O resultado

Leia mais

1 - CÓDIGO CVM 2 - DENOMINAÇÃO SOCIAL 3 - CNPJ CAROACI PARTICIPAÇÕES S.A / CEP 4 - MUNICÍPIO 5 - UF

1 - CÓDIGO CVM 2 - DENOMINAÇÃO SOCIAL 3 - CNPJ CAROACI PARTICIPAÇÕES S.A / CEP 4 - MUNICÍPIO 5 - UF ITR - INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS Data-Base - 3/9/21 O REGISTRO NA CVM NÃO IMPLICA QUALQUER APRECIAÇÃO SOBRE A COMPANHIA, SENDO OS SEUS ADMINISTRADORES RESPONSÁVEIS PELA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS.

Leia mais

Cadastro Seguro Fiança Pessoa Jurídica

Cadastro Seguro Fiança Pessoa Jurídica Cadastro Seguro Fiança Pessoa Jurídica 1. Informações para cadastro pessoa Jurídica Corretora: CSI Corretora de Seguros Susep: 100569038 (41) 3026-7979 Imobiliária: Código: Tipo de Cadastro: Primeiro Cadastro

Leia mais

DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008.

DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008. DECRETO Nº 1.832, DE 30 DE ABRIL DE 2008. Regulamenta a Lei nº 1.160, de 20 de dezembro de 2006, alterada pela Lei n 1.308, de 11 de abril de 2008, que dispõe sobre Benefícios Fiscais Seletivos às entidades

Leia mais

1 - CÓDIGO CVM 2 - DENOMINAÇÃO SOCIAL 3 - CNPJ CAROACI PARTICIPAÇÕES S.A / CEP 4 - MUNICÍPIO 5 - UF

1 - CÓDIGO CVM 2 - DENOMINAÇÃO SOCIAL 3 - CNPJ CAROACI PARTICIPAÇÕES S.A / CEP 4 - MUNICÍPIO 5 - UF ITR - INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS Data-Base - 3/9/23 O REGISTRO NA CVM NÃO IMPLICA QUALQUER APRECIAÇÃO SOBRE A COMPANHIA, SENDO OS SEUS ADMINISTRADORES RESPONSÁVEIS PELA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS.

Leia mais

Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures

Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ANO XXIX - 2018 3ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT N 202, de 13.11.2018 (DOU de 19.11.2018) - Contribuições Sociais Previdenciárias

Leia mais

Avaliação de Investimentos

Avaliação de Investimentos Avaliação de Investimentos 1) A Cia. Investidora adquiriu por $ 72.000, em 31-12-1, 60% das ações da Cia. Investida, cujo patrimônio líquido nessa data era de $ 120.000. Em 31-12-2, a Cia. Investida apurou

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII TOP CENTER CNPJ/MF nº / ATA DA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII TOP CENTER CNPJ/MF nº / ATA DA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII TOP CENTER CNPJ/MF nº 11.769.604/0001-13 ATA DA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS REALIZADA EM 19 DE DEZEMBRO DE 2018 1. DATA, HORA E LOCAL: 19 de dezembro de

Leia mais

ATO DA ADMINISTRADORA DO VALORA RE III FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO-FII

ATO DA ADMINISTRADORA DO VALORA RE III FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO-FII ATO DA ADMINISTRADORA DO VALORA RE III FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO-FII A BTG PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS instituição financeira com sede na cidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.571, DE 26 DE MAIO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 4.571, DE 26 DE MAIO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº 4.571, DE 26 DE MAIO DE 2017 Dispõe sobre o Sistema de Informações de Créditos (SCR). O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público

Leia mais