Perspectiva psicogenética do conhecimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perspectiva psicogenética do conhecimento"

Transcrição

1 - Jean Piaget - Perspectiva psicogenética do conhecimento O conhecimento deve aqui ser entendido de um ponto de vista evolutivo, ou seja, vamos analisar o conhecimento na sua evolução. Desde que nascemos até à idade adulta há evolução ao nível cognitivo. Uma das formas de tentar compreender o problema do conhecimento consiste em proceder à comparação das nossas diferentes capacidades cognitivas em diferentes idades. Ex. - Aos 12 meses eu reconheço a minha mãe. - Aos 5 anos sei ler. - Aos 16 anos eu compreendo a perspectiva psicogenética do conhecimento. Diferentes capacidades para diferentes idades. Conclusão: o conhecimento é algo que se vai constituindo aos poucos, gradualmente. Começamos pela apropriação do meio ambiente que nos rodeia, aliás, logo imediatamente após ao nascimento, a vida mental resume-se a uma actividade reflexa (não confundir com reflexiva), que tem a capacidade de se aperfeiçoar com o exercício e que se vai generalizando a outros comportamentos. Jean Piaget ( ), psicólogo e epistemólogo suiço, dedicou-se ao estudo psicogenético do desenvolvimento da inteligência e do conhecimento. ( IDEIA BASE: ao contrário do instinto (um processo programado hereditariamente para regular as interacções do ser vivo com o seu meio), a inteligência é uma forma de adaptação que se auto-regula construtivamente. Sendo esta adaptação um processo de equilíbrio nas trocas (relações) dos seres vivos com o seu meio. Tentemos elucidar: Se eu sinto uma necessidade é porque algo me falta (algo está em falta). A necessidade surgida obriga a uma adaptação (restabelecimento do equilíbrio perturbado). Ex. Eu tenho fome ( necessidade de alimento. Há algo que está em falta: o alimento. A adaptação será o restabelecimento do equilíbrio, no caso, tratarse-á de procurar e consumir alimento. Outro exemplo: Preciso de passar um trabalho a computador e não sei manusear um computador. Há algo em falta: a minha habilidade ou perícia no manuseamento do computador. A adaptação consistirá na auto-regulação, no ajustar-me às variações do meio. NO caso, aprendendo a manusear um computador e reatabelecendo o equlíbrio. Havia algo que não sabia (estava em falta) e que agora já sei (deixou de estar em falta).

2 Há uma necessidade quando alguma coisa, dentro ou fora de nós (no nosso organismo físico ou mental), se modificou, sendo preciso reajustar a conduta em função dessa alteração. Outro exemplo: quando temos de aprender a viver sem a pessoa amada que nos deixou. O ser humano possui a capacidade de se reajustar às variações do meio. Passando-se ao nível intelectual algo de semelhante ao que acontece ao nível orgânico. O conhecimento, tal como as transformações orgânicas, é uma resposta adaptativa e consiste na criação de formas ou estruturas cognitivas, que permitem a actividade mental de compreender e de inventar, a que chamamos INTELIGÊNCIA. Na nossa actividade de conhecimento somos obrigados a permanentes reajustamentos. O desenvolvimento mental é então o resultado desta necessidade de regulação (ou equilibração), iniciando-se no nascimento e terminando na adolescência. Temos então que, na perspectiva genética, o desenvolvimento mental é um processo. É um processo no tempo e ocorre progressivamente ao longo de um certo número de fases ou etapas. Não há, deste ponto de vista, uma inteligência ou um conhecimento inato ou pré-constituído. O desenvolvimento intelectual como processo Processo que se identifica com uma permanente adaptação ou reajustamento entre o homem e o seu meio ambiente. O desenvolvimento mental faz-se, pois, por etapas sucessivas em que as estruturas cognitivas se constroem progressivamente. Cada etapa representa uma forma de equlíbrio cada vez maior, permitindo uma adaptação mais adequada às circunstâncias. Piaget distingue quatro etapas (ou estádios) fundamentais no desenvolvimento cognitivo. 1 - ESTÁDIO SENSÓRIO-MOTOR (nascimento aos 2 anos) Neste estádio a crinaça realiza uma adaptação prática ao mundo exterior. A criança não procura o conhecimento, mas apenas o sucesso da sua acção, incidindo essencialmente sobre a manipulação dos objectos, mobilizando percepções e movimentos, de modo a organizá-los em esquemas mentais de acção. ESQUEMA MENTAL - conjunto de reacções susceptíveis de se reproduzirem e generalizarem. Ex. Se taparmos com um lenço um objecto (um copo por ex.) que captou atenção do bébé, este não afasta o obstáculo (o lenço) para chegar ao objecto.

3 Daqui inferimos que embora já seja capaz de agarrar e puxar, o bébé não o faz porque o objecto que desapareceu do seu campo perceptivo deixou de existir. Perto dos dois anos, a criança já acredita na permanência dos objectos, mesmo quando é escondido em sítios diferentes, já é capaz de acompanhar as deslocações e de o procurar no local próprio. Também perto desta idade, a criança já é capaz de reconhecer algumas relações de causalidade, na medida em que se serve dos meios apropriados para alcançar os seus fins. Ex. puxar o pano da mesa para alcançar o boneco do Homem-Aranha que está no outro lado da mesa. Claro que ainda não pensa nas consequências dos seus actos e aí, não raras as vezes em que com o Homem- Aranha são também arrastados a colecção de selos do papá juntamente com o café que a mamã bebia, por acaso, naquele preciso momento. Resumindo, neste estádio, a criança adquire as noções de objecto permanente e de causalidade. Claro que estas noções não são entendidas a um nível abstracto, mas pura e simplesmente a um nível prático, isto é, de acção. São, portanto, esquemas de acção. 2. ESTÁDIO PRÉ-OPERATÓRIO (dos 2 aos 7 anos) Aparece a função simbólica, ou seja, a capacidade de usar as coisas e o próprio corpo representantes substitutos de outras coisas para, por intermédio daqueles, evocar e expressar estas. JOGO SIMBÓLICO - quando nos sentamos numa cadeira e fingimos que se trata de um carro. A cadeira e os gestos e os barulhos que fazemos são os significantes que evocam e tornam presentes (de forma simbólica) outra situação: o significado. Esta é a idade de brincar ao faz de conta e que permite à criança interiorizar certos modelos comportamentais que observa nos adultos. A linguagem verbal, a capacidade de falar, surge nesta fase como expressão e manifestação desta capacidade de simbolizar. Os esquemas de acção começam a ser substituídos por esquemas de representação. Tem início o pensamento propriamente dito. A emissão de palavras significa que a criança já possui imagens mentais (mas ainda não podemos falar de conceitos, apenas de pré-conceito, visto que a criança passa apenas do particular para o particular, não sendo ainda capaz de generalizar). Com a aquisição da linguagem abre-se um novo mundo para a criança, em que as palavras substituem os objectos e as situações, possibilitando a comunicação (ainda que devido ao egocentrismo típico da criança desta idade, o diálogo seja praticamente inexistente. Cada um fala para si, sem se interessar pelas respostas dos outros). Podemos ainda referir a visão antropomórfica própria desta idade, quer dizer, concebe as coisas como vivas e dotadas de intenção, à semelhança do que se passa com os seres humanos.

4 Ex. se a uma criança lhe parece que a lua a segue à noite quando viaja de automóvel e lhe perguntarmos E se fôssemos em sentido inverso?, a criança, antes dos 6/ 7 anos dirá que a lua continuaria a segui-la, não se apercebendo que há contradição em a lua se deslocar simultaneamente para os dois lados. Por último, destacamos o carácter intuitivo desta estádio. O pensamento não é ainda capaz de acompanhar as alterações efectuadas. A criança realiza acções mentais, mas elas são irreversíveis, isto é, a criança emite juízos sobre os estados finais, mas não é capaz de voltar mentalmente ao ponto de partida (Ex. nesta idade a criança não é capaz de mentalmente organizar o Abecedário). 3. ESTÁDIO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS (dos 7 aos 11 anos) As acções mentais tornam-se agora reversíveis, passando a designar-se por operações ( acções interiorizadas e reversíveis. A criança é capaz de construir estas acções somente em pensamento. Aqui criança está na posse do esquema de conservação da quantidade e nesta fase irá adquirir outras noções de conservação como peso, volume, etc. Também nesta fase a criança manipula os objectos concretos e aprende a classificar, a ordenar e a seriar. Aparecem ainda algumas limitações ao pensamento: as operações realizadas são concretas, recaíndo directamente sobre os objectos e situações actuais, não sendo ainda capaz de raciocinar sobre situações hipotéticas. 4. ESTÁDIO DAS OPERAÇÕES FORMAIS (dos 11 aos 15 anos) As operações realizadas ao nível do pensamento alcançam o domínio da abstração e da hipótese. É o pensamento puro a emergir, isto é, independente da acção concreta. O adolescente (aqui já não se fala de criança) é capaz de raciocinar sobre hipóteses abstractas. Estas não são factos ou objectos concretos, mas proposições enunciadas verbalmente, ou através de símbolos a partir dos quais se efectuam encadeamnetos típicos da lógica formal. Ex. - Edite é mais clara que Susana. - Edite é mais escura que Rosa. - Qual é a mais morena das três? (Só uma criança de 12 anos, ou mais, dirá que é a Susana). A capacidade de abstracção leva a que o adolescente se possa interessar por temas igualmente abstractos (política, religião, moral e até mesmo, filosofia). FACTORES DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL O desenvolvimento cognitivo está dependente de determinados factores que, conjugados, aceleram, ou dificultam e atrasam o processo e o progresso intelectuais. A adaptação é fundamental para o desenvolvimento da actividade cognitiva.

5 O equilíbrio é permanentemente ameaçado pelas circunstâncias internas e externas, tornando-se necessário o restabelecer permanente desse equilíbrio. A equilibração consiste na interacção constante entre a assimilação e acomodação. ASSIMILAÇÃO - o meio vai sendo progressivamente integrado no sujeito, nos seus esquemas gerais (ex. uma maçã ao ser comida é assimilada, isto é, integrada no nosso próprio organismo). Assim, também as acções e operações que realizamos são integradas em nós, sob a forma de imagens e esquemas mentais. Estes esquemas vão tornar-se esquemas mentais gerais (porque se abstrai do concreto dos objectos e situações que constituíram o seu ponto de partida) possibilitando a aplicação a novas situações. ACOMODAÇÃO - os dados assimilados, estruturados nesses esquemas mentais gerais, são constantemente ajustados às novas situações particulares, permitindo a sua assimilação. A ACOMODAÇÃO É DETERMINADA PELO OBJECTO, AO PASSO QUE A ASSIMILAÇÃO É DETERMINADA PELO SUJEITO. NÃO OCORRE UMA SEM A OUTRA. CONSTRUTIVISMO - designação de várias correntes filosóficas e epistemológicas, centradas no problema da constituição (no sujeito) dos objectos do possível conhecimento. O construtivismo teórico-evolutivo, presente na epistemologia genética de Jean Piaget, propõe (contra o empirismo filosófico e o associanismo psicológico) a imagem de um sujeito que, com a sua actividade construtiva sempre mais complexa, atravessa fases diferenciadas de desenvolvimento cognitivo até atingir o nível das operações formais (e abstractivas). Prof. Liliana Rodrigues

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

Desenvolvimento como unidade progressiva:

Desenvolvimento como unidade progressiva: PIAGET DESENVOLVIMENTO É um conceito que se refere ao conjunto de transformações do ser humano ao longo da sua vida. É um processo que se inicia no momento da concepção e termina com a morte, e em que

Leia mais

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA As peculariedades do pensamento e da lógica das crianças despertaram o interesse de Jean Piaget. Ao agir sobre o meio o indivíduo incorpora a si mesmo elementos que pertencem

Leia mais

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua.

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua. (1970) Jean Piaget Caráter interdisciplinar epistem- familiaridade com uma matéria, entendimento, habilidade, conhecimento científico, Ciência epistemologia reflexão geral em torno da natureza, etapas

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget Epistemologia Genética Epistemologia genética Teoria sobre a gênese e do desenvolvimento cognitivo da criança (em específico,

Leia mais

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo ATIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO Mestrado em Psicologia da Educação Ano Lectivo 2011/2012 PRINCIPAIS TEORIAS: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos

Leia mais

Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1

Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1 Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1 Luciane Magalhães Corte Real Nesta caminhada teórica, pontuamos a importância do afeto na possibilidade da construção das estruturas cognitivas.

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Rede7 Mestrado em Ensino do Inglês e Francês no Ensino Básico ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos Pressupostos básicos Conceitos

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Desenvolvimento Cognitivo: A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos Pressupostos básicos Conceitos

Leia mais

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP A teoria genética de Piaget Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP Jean Piaget (1896-1980) biólogo suíço estudou a interação de moluscos com o meio ambiente Jean Piaget (1896-1980) os moluscos, como

Leia mais

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana Inteligência Artificial Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana 1 Construção de conhecimento Epistemologia é uma disciplina da Filosofia que se ocupa em investigar a natureza

Leia mais

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal Psicologia da Inteligência Epistemologia geral Epistemologia genética Qual é a gênese das estruturas lógicas do pensamento da criança? Como elas funcionam? Epistemologia fundada no desenvolvimento mental

Leia mais

Definição de Inteligência, de Jean Piaget

Definição de Inteligência, de Jean Piaget Definição de Inteligência, de Jean Piaget Discussão 1: Definição de Inteligência* * Manuscrito da gravação de Jean Piaget à Rádio Suíça Romande em 06 de março de 1951 O texo foi traduzido do Francês por

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

PIAGET Teoria Psicogenética PIAGET

PIAGET Teoria Psicogenética PIAGET PIAGET PIAGET Teoria Psicogenética Como chegamos a conhecer algo? Como os homens constroem o conhecimento? Categorias básicas de pensamento: Tempo, espaço, causalidade e quantidade Explica porque as crianças

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

Tópicos em Ensino de Física

Tópicos em Ensino de Física AULA 3 Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia Cognitivismo

Leia mais

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget.

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. ARTIGO 13 As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Ana Lúcia Jankovic Barduchi Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014 Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET Nasce em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Falece em Genebra, na Suíça em 1980. Biólogo. Suíço. Estuda formas de conhecimento. Paula Freire Teoria

Leia mais

A METACOGNIÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA

A METACOGNIÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA A organização do conhecimento na resolução de em física A qualidade da organização do conhecimento é uma característica que diferencia favoravelmente os especialistas dos iniciados e que os leva a conseguir

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Jean Piaget (1896-1980) FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores.

Leia mais

Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA. Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro

Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA. Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro Ementa Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Jean Piaget (1896-1980) e de seus desdobramentos nas dimensões socioafetivas

Leia mais

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA UM POUCO SOBRE MIM 3270 MODELOS PSICOLÓGICOS E FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOCUMENTOS DA MATÉRIA Modelos Psicológicos e fases de desenvolvimento

Leia mais

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET Piaget chama de epistemologia a sua teoria porque está centralizada no conhecimento científico. O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz

Leia mais

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati

O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati O construtivismo e o construcionismo fundamentando a ação docente em ambiente informatizado. Anair Altoé Marisa Morales Penati Construtivismo Teoria que explica como a inteligência humana se desenvolve,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Novembro/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE-UFAL UNCISAL

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL SOB A ÓTICA DE JEAN PIAGET

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL SOB A ÓTICA DE JEAN PIAGET O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL SOB A ÓTICA DE JEAN PIAGET Edvânia dos Santos Silva Stefanny Alves dos Santos Vanessa Matias de Jesus RESUMO Este artigo tem como objetivo investigar o desenvolvimento

Leia mais

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal Autismo Teacch realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal 1 Funcionamento Este modelo é um modelo que tem por base a estruturação e adequação do ambiente, de forma a diminuir os

Leia mais

A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento. Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016

A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento. Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016 A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016 [Morte] "É quando não aguentamos." (Daniel Castro, 7 anos - pág. 79)

Leia mais

» Linguagem. Desenvolvimento de linguagem - introdução

» Linguagem. Desenvolvimento de linguagem - introdução Conhecendo como a criança se desenvolve * entender e perceber o desenvolvimento desviante Profa. Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP *

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI SEGUNDA AULA: 1. Sócio-Interacionismo Lev Vygotsky importância das trocas sociais para a aprendizagem; linguagem como possibilitadora da elaboração do pensamento. 2. Interacionismo/Contrutivismo

Leia mais

A Docente. Boas Vindas! Psicologia da EducaçãoII

A Docente. Boas Vindas! Psicologia da EducaçãoII A Docente Professora: Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da EducaçãoII Profa. Elisabete Martins da Fonseca Boas Vindas! Conquistar por si mesmo um certo saber, com a realização de pesquisas livres,

Leia mais

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes Jean Piaget EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET Seminário de Metodologia da Pesquisa Prof. Dr. Raul Galaad Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes INTRODUÇÃO Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896,

Leia mais

Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer

Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer CONSTRUTIVISMO Uma teoria sobre o conhecimento e a aprendizagem. Se ocupa: O que é conhecimento O que é o conhecer Como se chega a conhecer Baseado na psicologia, na filosofia e na antropologia. Procura

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CONSTRUTIVISMO INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E MORALIDADE PROCESSOS COGNITIVOS

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CONSTRUTIVISMO INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E MORALIDADE PROCESSOS COGNITIVOS Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CONSTRUTIVISMO INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E MORALIDADE PROCESSOS COGNITIVOS 1 Todas as pessoas precisam ser educadas

Leia mais

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. "O rigor e a alegria de Brincar combinam?".

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. O rigor e a alegria de Brincar combinam?. Planificação Anual Atividade Física e Desportiva "O rigor e a alegria de Brincar combinam?". As brincadeiras permitem às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar

Leia mais

1 O TERMO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

1 O TERMO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais, políticas, culturais, e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o

Leia mais

Unidade: Cognitivismo. Unidade I:

Unidade: Cognitivismo. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: Cognitivismo COGNITIVISMO: A PSICOLOGIA DE JEAN PIAGET 1 Epistemologia Genética. Jean Piaget (Suíça, 1896-1980), desenvolveu intensa atividade de pesquisa, sendo considerado o precursor

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de Duração da Prova 120 minutos

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de Duração da Prova 120 minutos Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de 2015 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de

Leia mais

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIAS DA APRENDIZAGEM TEORIAS DA APRENDIZAGEM Professora Mônica Caetano Vieira da Silva UNIDADE DE ESTUDO 08 HENRI WALLONS E A PSICOGÊNESE DA PESSOA Henri Wallon nasceu na França em 1879. Dedicou-se ao estudo da medicina, filosofia

Leia mais

A INTELIGÊNCIA E O CONHECIMENTO: UMA CONTÍNUA ADAPTAÇÃO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS DO SUJEITO

A INTELIGÊNCIA E O CONHECIMENTO: UMA CONTÍNUA ADAPTAÇÃO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS DO SUJEITO A INTELIGÊNCIA E O CONHECIMENTO: UMA CONTÍNUA ADAPTAÇÃO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS DO SUJEITO Carlos Eduardo Grécia Ramos i Vicente Eduardo Ribeiro Marçal ii Resumo. O presente artigo pretende apresentar

Leia mais

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente?

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente? QUESTÕES 1- Gosta de Matemática? (ri-se e suspira) é assim depende do ponto de vista. Se for de uma matemática trabalhada de uma forma lúdica, gosto da matemática sim. Agora se for uma matemática com uma

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

Dra. Nadia A. Bossa FRACASSO ESCOLAR: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS

Dra. Nadia A. Bossa FRACASSO ESCOLAR: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS FRACASSO ESCOLAR: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS CONHECIMENTO E DESEJO NA CONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO uma abordagem psicopedagógica do processo de aprendizagem dra. Nadia Aparecida

Leia mais

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Mariana Roncarati Mestranda em Educação - UNIRio/ CAPES; Psicomotricista Uni-IBMR; Especialista em Educação Infantil PUC-Rio m_roncarati@hotmail.com

Leia mais

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 1 PSICO = mente LOGOS= estudo, trabalho PSICOLOGIA

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Unidade II PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EDAAPRENDIZAGEM APRENDIZAGEM Prof. Wanderlei Sergio da Silva Contextualização Epistemologia Genética estrutura teórica de Jean Piaget desvenda os processos e mecanismos

Leia mais

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB A epistemologia genética de Jean Piaget Resumo Quem foi Piaget? - Nasceu na Suíça

Leia mais

História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta

História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta Seminário 8 Fernanda R. Bonin Marcos Trata-se de uma pesquisa... que busca apresentar fundamentações

Leia mais

Os Quatro Estádios de Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget

Os Quatro Estádios de Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget Os Quatro Estádios de Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) psicólogo suíço, deu uma contribuição muito significativa para a nossa compreensão do desenvolvimento mental,

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DA FÍSICAF

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DA FÍSICAF Os processos cognitivos relacionados com o conceito geral de resolução de problemas tradicionalmente constituíam uma reserva praticamente exclusiva dos tratados de psicologia Passaram a ter um interesse

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. 12.º Ano de Escolaridade. (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Duração da prova: 120 minutos 2007

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. 12.º Ano de Escolaridade. (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Duração da prova: 120 minutos 2007 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) PROVA 140/11 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 2.ª FASE PROVA ESCRITA DE PSICOLOGIA VERSÃO

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. 12.º Ano de Escolaridade. (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Duração da prova: 120 minutos 2007

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. 12.º Ano de Escolaridade. (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Duração da prova: 120 minutos 2007 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) PROVA 140/11 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 2.ª FASE PROVA ESCRITA DE PSICOLOGIA VERSÃO

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

A importância do conhecimento na formação do psiquismo do ser humano.

A importância do conhecimento na formação do psiquismo do ser humano. Profa. Dra. Nadia A. Bossa III SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DE VALPARAISO DE GOIAS A importância do conhecimento na formação do psiquismo do ser humano. PALESTRA A Importância do Conhecimento na Formação do Psiquismo

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 16 de Junho de 2016 Tempo de realização da prova: 1h00 Nome completo: Nº

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 16 de Junho de 2016 Tempo de realização da prova: 1h00 Nome completo: Nº

Leia mais

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Para os psicólogos da gestalt, o todo é essencial para

Leia mais

O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS

O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS 62 O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO: DAS FORMULAÇÕES DE JEAN PIAGET À TEORIA DE SISTEMAS COMPLEXOS BOEHME, Rosana Andrade R. 1 PELEGRINI, Deline F. 2 SPENGLER, Marialva 3 REFERÊNCIA GARCIA, Rolando. O conhecimento

Leia mais

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

Seminário da AFOMOS A INTERVENÇÃO DO FORMADOR SURDO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. Auditório do ISEP 19 MAIO 2006

Seminário da AFOMOS A INTERVENÇÃO DO FORMADOR SURDO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. Auditório do ISEP 19 MAIO 2006 Seminário da AFOMOS A INTERVENÇÃO DO FORMADOR SURDO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE Auditório do ISEP 19 MAIO 2006 O PLANO CURRICULAR DE ENSINO DA LGP ARMANDO BALTAZAR ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DO PORTO Introdução

Leia mais

Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros

Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II

Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II Conceitos gerais do desenvolvimento Desenvolvimento Mudanças qualitativas: Mudanças estruturais (Piaget). Ex: Passar do gatinhar ao andar. Mudanças quantitativas:

Leia mais

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012.

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Locke (1632-1704) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Racionalismo x Empirismo O que diz o Racionalismo (Descartes, Spinoza, Leibiniz)?

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

Piaget. A construção do conhecimento. A Organização e a Adaptação

Piaget. A construção do conhecimento. A Organização e a Adaptação Piaget A construção do conhecimento A Organização e a Adaptação Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO

DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO HUMANO Sumário 1.1. O que é Desenvolvimento Humano... 3 1.2. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano... 3 1.3. Princípios gerais do desenvolvimento humano... 5 1.4. Aspectos do

Leia mais

Psicologia Percepção Visual

Psicologia Percepção Visual Psicologia Percepção Visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada Processos sensoriais e perceptivos Conceitos básicos A sensação A percepção Sensação vs. percepção José Farinha, ESEC da

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência Disciplina: PSICOLOGIA B - FASE 2ª Ano(s) de Escolaridade: 12º ANO 2009/2010 Código: 340 Duração da Prova : 90 minutos Grupo I Este grupo é constituído por dez questões de escolha múltipla. Na sua folha

Leia mais

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Objetivo 2 Discutir diversas concepções sobre o desenvolvimento da

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA Leila Pessôa Da Costa (PG - PCM/UEM) Minicurso INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo discutir o desenvolvimento

Leia mais

Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança. Resultados de Aprendizagem e Competências

Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança. Resultados de Aprendizagem e Competências Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Mestrado Educação Pré-Escolar e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico Unidade Curricular Didácticas Integradas Resultados de Aprendizagem

Leia mais

DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS

DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS Clara Brener Mindal UFPR clarabrenermindal@ufpr.br Resumo: O minicurso trabalha jogos e brincadeiras

Leia mais

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY Piaget Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de avaliação

Leia mais

Recursos. Corpo Docente. Lab. Psicofisiologia. J. Marques-Teixeira. CAEC Centro Apoio ao Estudo do Cérebro. Fernando Barbosa

Recursos. Corpo Docente. Lab. Psicofisiologia. J. Marques-Teixeira. CAEC Centro Apoio ao Estudo do Cérebro. Fernando Barbosa Corpo Docente J. Marques-Teixeira Fernando Barbosa Recursos Lab. Psicofisiologia CAEC Centro Apoio ao Estudo do Cérebro 1 ESTRUTURA GERAL DO PROGRAMA Enquadramento Geral da Psicofisiologia Síntese dos

Leia mais

Indíce de Livros (V) Titulo O FIO INVISIVEL AA VAZ, JULIO MACHADO Ed. Relógio d Água Editores

Indíce de Livros (V) Titulo O FIO INVISIVEL AA VAZ, JULIO MACHADO Ed. Relógio d Água Editores Indíce de Livros (V) Titulo O FIO INVISIVEL AA VAZ, JULIO MACHADO Ed. Relógio d Água Editores Prefacio Katharina, Mahler e os outros Um homem que valia uma sociedade Era uma vez na América De Budapeste

Leia mais

As bases do construtivismo e da epistemologia genética do DI, segundo Piaget FSP - USP

As bases do construtivismo e da epistemologia genética do DI, segundo Piaget FSP - USP As bases do construtivismo e da epistemologia genética do DI, segundo Piaget FSP - USP Ma. Dafne Herrero 2016 As bases do construtivismo e da epistemologia genética do DI, segundo Piaget Construtivismo

Leia mais

23/04/2014. PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo. Estágio sensório motor (0-2 anos) PIAGET: estágios do desenvolvimento

23/04/2014. PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo. Estágio sensório motor (0-2 anos) PIAGET: estágios do desenvolvimento FNC - CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem PIAGET: estágios do desenvolvimento PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo Profa. Miriam Araújo 1. Estágio Sensório-Motor

Leia mais

Introdução à obra de Wallon

Introdução à obra de Wallon Henri Wallon Introdução à obra de Wallon A atividade da criança: conjunto de gestos com significados filogenéticos de sobrevivência. Entre o indivíduo e o meio há uma unidade indivisível. A sociedade é

Leia mais

Nada disto. Sintomas característicos:

Nada disto. Sintomas característicos: Nada disto. Sabemos hoje que a Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção tem uma base essencialmente neuropsicológica. Assim, compreendemos que o comportamento destas crianças resulta das suas

Leia mais

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE.

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. 1. Teorias que consideram que a sociedade é uma instância que se impõe aos indivíduos sendo estes produto dessa

Leia mais

Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano

Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano Trabalho realizado no âmbito da disciplina As TIC no Ensino das Ciências e da Matemática. Departamento de Educação da

Leia mais

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Jean Piaget

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Jean Piaget DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget JEAN PIAGET Jean William Fritz Piaget nasceu a 9 de Agosto de 1896 em Neuchâtel e faleceu a 16 de Setembro de 1980 em Genebra. Estudou inicialmente Biologia, na Suíça,

Leia mais

A construção do conhecimento SEGUNDO PIAGET

A construção do conhecimento SEGUNDO PIAGET A construção do conhecimento SEGUNDO PIAGET Malcon Tafner, MSc A Organização e a Adaptação Os Esquemas A Assimilação e Acomodação A Teoria da Equilibração Os Estágios Cognitivos Segundo Piaget Os Estágios

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Psicologia da Educação

Psicologia da Educação 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Síntese da Psicologia da Aprendizagem Relação com o filme Quanto vale ou é por quilo? Trabalho realizado por:

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais