A Informação nos Recursos Humanos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Informação nos Recursos Humanos"

Transcrição

1 A Informação nos Recursos Humanos

2 Para que haja uma correcta Gestão de Recursos Humanos, o Banco tem de (entre toda a informação que recebe sobre este assunto), seleccionar a que é realmente relevante para pôr em prática a sua Gestão de Recursos Humanos. Objectivos a alcançar através dos R H: Através dos R H, o Millenium BCP pretende, desenvolver, qualificar e reforçar as competências dos seus colaboradores, para que dessa forma seja possível atingir os objectivos financeiros estabelecidos pelo Banco.

3 Recrutamento e Selecção: Através desta função, o Banco conseguiu fazer a realocução de colaboradores e dinamizar a mobilidade e a rotação dos mesmos, baseando se na vontade manifestada pelos próprios colaboradores, bem como nas decisões recomendadas pela Comissão de Desenvolvimento de Carreiras.

4 Alterações na mobilização dos colaboradores Se até á uns anos atrás, existia uma grande mobilidade dos colaboradores portugueses para as filiais do Banco situadas no estrangeiro. Nos últimos tempos esta situação tem se alterado pelo facto do Banco optar cada vez mais por recrutar e formar os colaboradores estrangeiros, para que sejam eles a trabalhar nas filiais do Millenium BCP nos seus próprios países.

5 Ao longo dos últimos anos, o Banco apostou de forma contínua e permanente na dinamização e no rejuvenescimento da sua imagem. Pois á medida que os colaboradores mais velhos vão abandonando a empresa (por questões de reforma ou de aposentadoria) o Banco recruta novos colaboradores, com base em critérios que visam rejuvenescer e dinamizar a imagem do Banco. Esses critérios são os seguintes: os candidatos devem ter a idade máxima de 29 anos, e devem possuir uma formação superior adequada.

6 Planeamento Gestão do Talento dos colaboradores e das suas carreiras Para desenvolver o talento dos seus melhores colaboradores, o Millenium BCP criou e colocou em prática o programa People Grow. Programa esse que promove a integração e a promoção de jovens licenciados e com forte capacidade de liderança. Quanto á gestão de carreiras, esta é feita através de um organismo já referido, denominado Comissão para o desenvolvimento de carreiras, que controla e conduz as carreiras dos colaboradores da empresa.

7 Formação: Desenvolvimento Para formar e qualificar os seus colaboradores, o Banco pôs em prática: Programas Institucionais: Programas internos á empresa, específicos para áreas como: Contabilidade, Marketing, Relações Públicas, etc. Têm como objectivo formar colaboradores que ocupem cargos na direcção, colaboradores com boas possibilidades de ascensão na hierarquia do Banco, e colaboradores que ocupem cargos de chefia intermédia (como por exemplo directores de operações).

8 Quem leva a cabo a realização destes programas? Para levar a cabo estes programas, o Banco sub contrata empresas especializadas nas diversas áreas já referidas (Contabilidade, RPs, etc.) Existem ainda outros programas promovidos pelo Banco na área da formação institucional, nomeadamente: O Jogo Millenium BCP: que pretende envolver e integrar na vida empresarial do Banco, os colaboradores que trabalham em filiais no estrangeiro. O Programa de Formação de líderes: um programa trabalhará toda a família Millenium BCP, com o objectivo de cimentar a sua liderança no mercado bancário.

9 Programas de formação funcional: Os programas de formação funcional são criados e desenvolvidos pelo Banco, tendo como objectivo sintonizar as práticas de atendimento aos clientes, a prestação de vendas e o modo de actuação e de organização das equipas no terreno (para prevenir eventuais descoordenações), este tipo de formação está direccionada para os directores comerciais que trabalham a partir de filiais do Banco.

10 A Formação on line: Este tipo de formação é também uma realidade no Millenium BCP, e actualmente existe formação disponível on line em catorze áreas diferentes, sendo que a adesão a este tipo de formação é cada vez maior.

11 Avaliação Para avaliar o desempenho dos seus colaboradores, o Banco baseia se fundamentalmente nos seguintes critérios:

12 Indicadores Chave de Desempenho Vendas efectivas de produtos e serviços Variação da Margem de comissões Satisfação dos clientes externos Nível do serviço a clientes internos Eficiência transaccional Gestão do risco Unidades de Negócio Serviços Centrais

13 Compensação e Protecção aos colaboradores O Banco tem duas formas para compensar os colaboradores: Através do pagamento de salários fixos; A recompensa através do sistema da incentivos, calculando o desempenho dos colaboradores com base nos Indicadores Chave já referidos.

14 De um modo geral, pode pois afirmar se que para que exista uma boa Gestao de Recursos Humanos, a INFORMAÇÃO é um factor FUNDAMENTAL!!!

15 A Gestão Financeira no maior Grupo Bancário Português

16 Que tipo de empresa é o Millenium BCP? O Millenium BCP é uma Sociedade Anónima, cujo capital social está dividido em acções que podem ser livremente transaccionadas. O seu principal objectivo é a obtenção de lucros. É também uma companhia aberta, pois capta recursos junto ao público e é fiscalizada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). É também muito importante frisar que o Millenium BCP tem apostado constantemente na expansão internacional.

17 Estrutura Accionista do Banco: A Estrutura Accionista do Banco, apresenta se da seguinte forma: 1. Colaboradores do grupo Accionistas (0.68% do capital social); 2. Outros accionistas individuais Accionistas (16.68% do capital social); 3. Empresas Accionistas (19.87% do capital social); 4. SGPS 81 Accionistas (14.49% do capital social); 5. Instituições nacionais 204 Accionistas (20.83% do capital social); 6. Instituições estrangeiras 243 Accionistas (27.48% do capital social); Total Accionistas (100% do capital social).

18 Apesar da crise económica, ao longo do último ano, verificou se no Millenium BCP um aumento do crédito e um aumento dos recursos dos clientes. No último ano, o resultado liquido do banco atingiu o valor de 563,3 milhões de euros (apesar de ter diminuído 28,4% relativamente a 2006) e foi influenciado pelos seguintes Resultados antes de Impostos:

19 Custos do projecto de fusão e da OPA sob o BPI: 103,2 milhões de euros; Reformas antecipadas de colaboradores e de membros do Conselho de Administração executivo: 121,8 milhões de euros; Compra de acções de outras empresas, como por exemplo na EDP e no Banco Sabadell 290,2 milhões de euros. Não correspondência aquando da reavaliação de activos 13,4 milhões de euros; Desvalorização das acções detidas no BPI: 94,0 milhões de euros; Aprovisionamento de capital para eventuais emergengias 47,5 milhões de euros.

20 A expansão internacional com maior ênfase na Grécia e na Polónia, é uma das apostas do Banco com mais sucesso!

21 Em 2007 a margem financeira do Millenium BCP em Portugal aumentou 2,7% em relação a 2006, beneficiando com o aumento do spread (margem cobrada pelo Banco nas operações bancárias), compensando as perdas nos impactos referidos para o cálculo do Resultado Liquido. Difusão da Política Financeira: Para difundir junto dos seus colaboradores e investidores a sua política financeira e justificar as propostas de investimentos financeiros no Relatório Anual de Contas, há uma norma interna que obriga a apresentação regular das tabelas de dividendos, que são algo deste género:

22 Ponto Crítico: Como era previsível, aquando da realização da entrevista e na pesquisa posterior que desenvolvemos, não nos foi possível determinar o ponto crítico de vendas da empresa, todavia apercebemo nos facilmente que o Banco se encontra numa boa situação financeira. Como vêm, para que se consiga pôr em prática uma Gestão Financeira eficaz, é FULCRAL que haja um bom circuito INFORMATIVO!!!

Gestão baseada no desempenho

Gestão baseada no desempenho Gestão baseada no desempenho Enquadramento conceptual do modelo em aplicação no Centro Hospitalar de Lisboa Central Daniel Ferro 7.12.2007 Modelo de Gestão do desempenho Permite: aumento da produtividade

Leia mais

Índice. Nota prévia Prefácio Introdução... 17

Índice. Nota prévia Prefácio Introdução... 17 Índice Nota prévia... 13 Prefácio... 15 Introdução... 17 CAPÍTULO 1 As organizações e a função gestão das pessoas... 19 1.1 A génese da organização... 21 1.2 A função social das organizações.... 22 1.3

Leia mais

Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Av. Fontes Pereira de Melo, 14 10º -1050-121 Lisboa Capital Social: 118.332.445 Euros - NIPC e Mat. na C.R.C. de Lisboa sob

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2007

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2007 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2007 2 Evoluindo de acordo com os Clientes e com o mercado desde 1966 3 A actividade do Grupo Reditus foi segmentada no início de 2007 em duas grandes áreas de

Leia mais

Martifer regista lucro líquido de 100,2 M em 2009

Martifer regista lucro líquido de 100,2 M em 2009 Oliveira de Frades, 25 de Fevereiro de 2010 Martifer regista lucro líquido de 100,2 M em 2009 Proveitos Operacionais consolidados ascenderam a 606.1 milhões de euros, apesar do ambiente geral de recessão

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES/UTENTES DA AICEP. Francisco Nunes Luis Martins

AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES/UTENTES DA AICEP. Francisco Nunes Luis Martins AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES/UTENTES DA AICEP Francisco Nunes Luis Martins Maio de 2010 1 1. Objectivos 2. Métodos Plano de trabalho 3. Resultados: a perspectiva dos clientes 4. Resultados:

Leia mais

Commom Assessement Framework (CAF) Estrutura Comum de Avaliação para o Município de Cantanhede

Commom Assessement Framework (CAF) Estrutura Comum de Avaliação para o Município de Cantanhede Commom Assessement Framework (CAF) Estrutura Comum de Avaliação para o Município de Cantanhede Commom Assessement Framework (CAF) Estrutura Comum de Avaliação para o Município de Cantanhede conheceraprenderfortalecer

Leia mais

Capital Social (do qual se encontra realizado o montante de )

Capital Social (do qual se encontra realizado o montante de ) Identificação da empresa PARPÚBLICA - Participações Públicas (SGPS) S.A. Capital Social 2 000 000 000 (do qual se encontra realizado o montante de 986 686 031) Pessoa Colectiva nº 502 769 017 Matriculada

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Junho de Súmula da Demonstração de Resultados, do Balanço e dos Indicadores de Gestão

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Junho de Súmula da Demonstração de Resultados, do Balanço e dos Indicadores de Gestão DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Junho de 2017 Súmula da Demonstração de Resultados, do Balanço e dos Indicadores de Gestão Constituindo um imperativo legal a publicação deste Balanço, no site do Banco, aproveita-se

Leia mais

Lucro líquido cresce 9% Custos de funcionamento sobem 0.9%

Lucro líquido cresce 9% Custos de funcionamento sobem 0.9% RESULTADOS CONSOLIDADOS DO GRUPO BPI NO 1º TRIMESTRE DE 2002 Lucro líquido cresce 9% Custos de funcionamento sobem 0.9% Lisboa, 24 de Abril de 2002 O Grupo BPI (Euronext Lisboa - Reuters BPIN.IN; Bloomberg

Leia mais

Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Av. Fontes Pereira de Melo, 14 10º -1050-121 Lisboa Capital Social: 118.332.445 Euros - NIPC e Mat. na C.R.C. de Lisboa sob

Leia mais

BCP Participações Financeiras, S.G.P.S., Sociedade Unipessoal, Lda. Balanço em 31 de Dezembro de 2006 e 2005 (Valores expressos em Euros) 2005 Activo

BCP Participações Financeiras, S.G.P.S., Sociedade Unipessoal, Lda. Balanço em 31 de Dezembro de 2006 e 2005 (Valores expressos em Euros) 2005 Activo BCP Participações Financeiras, S.G.P.S., Sociedade Unipessoal, Lda. Balanço em 31 de Dezembro de 2006 e 2005 (Valores expressos em Euros) 2005 Activo Bruto 2006 Imparidades e amortizações Activo líquido

Leia mais

APRESENTAÇÃO À COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS. A crise financeira internacional. Impacto sobre o mercado segurador e de fundos de pensões

APRESENTAÇÃO À COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS. A crise financeira internacional. Impacto sobre o mercado segurador e de fundos de pensões APRESENTAÇÃO À COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS A crise financeira internacional Impacto sobre o mercado segurador e de fundos de pensões 4 de Fevereiro de 2009 Fernando Nogueira Presidente do Instituto

Leia mais

INFORMAÇÃO SOBRE A ACTIVIDADE DO BANK MILLENNIUM NO 4º TRIMESTRE DE 2008

INFORMAÇÃO SOBRE A ACTIVIDADE DO BANK MILLENNIUM NO 4º TRIMESTRE DE 2008 12 de Fevereiro de 2009 Bank Millennium na Polónia apresenta Resultados de 2008 O Banco Comercial Português, S.A. informa que o Bank Millennium com sede em Varsóvia, Polónia, entidade de que detém 65,5%

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS ESTUDANTÍS E REGISTO ACADÉMICO COMISSÃO DE TRABALHOS DE CULMINAÇÃO DE CURSO Ficha de Avaliação de Trabalho Escrito de Culminação de Curso Usando

Leia mais

ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta. Informação financeira trimestral

ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta. Informação financeira trimestral ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto NIF 507 172 086 Capital social: 25.641.459 Euros Informação financeira trimestral INFORMAÇÃO TRIMESTRAL INDIVIDUAL

Leia mais

CENTROS DE INVESTIMENTO

CENTROS DE INVESTIMENTO CENTROS DE INVESTIMENTO UM BANCO QUE O CONHECE Marcado pela experiência e cultura de um líder da banca de investimento, o Grupo BPI é um símbolo de inovação e solidez do mercado financeiro nacional. A

Leia mais

Estes e outros indicadores da Demonstração de Resultados podem observar-se no 1º dos mapas que se seguem.

Estes e outros indicadores da Demonstração de Resultados podem observar-se no 1º dos mapas que se seguem. Estimados Clientes Constituindo um imperativo legal de publicação, no site do Banco, sublinha-se que as contas de fecho do 1º semestre de 2017 mostram que, pela primeira vez nos últimos anos, o Banco apurou

Leia mais

ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto NIF 507 172 086 Capital social: 25.641.459 Euros - 1 - INFORMAÇÃO TRIMESTRAL INDIVIDUAL (Não Auditada) Empresa: ALTRI,

Leia mais

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Gestão Recursos Humanos LCI FEUP/FLUP 2009/10 Rui Padrão Gestão de RH Gestão de RH visa: Levar as pessoas a dar o seu melhor contributo para que os objectivos da organização se atinjam,

Leia mais

Comunicar. Estamos. a Mudar Cabo Verde. Jornal. Administração Pública.

Comunicar. Estamos. a Mudar Cabo Verde. Jornal. Administração Pública. Jornal Comunicar Administração Pública www.governo.cv Governo de Cabo Verde Edição Gratuita Mensal nº19 Outubro de 2010 Edição Especial www.governo.cv Estamos a Mudar Cabo Verde José Maria Neves, Primeiro

Leia mais

Apresentação de Resultados 1º Trimestre de de Abril de 2007

Apresentação de Resultados 1º Trimestre de de Abril de 2007 Apresentação de Resultados 1º Trimestre de 2007 24 de Abril de 2007 DISCLAIMER This document is not an offer of securities for sale in the United States, Canada, Australia, Japan or any other jurisdiction.

Leia mais

O ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012 A POLÍTICA DA DESPESA EM DEBATE

O ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012 A POLÍTICA DA DESPESA EM DEBATE O ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012 A POLÍTICA DA DESPESA EM DEBATE O ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012 A POLÍTICA DA DESPESA EM DEBATE O enquadramento Europeu, os mecanismos de apoio existentes e as medidas do

Leia mais

Empresas Familiares: Desafios no Processo de Sucessão

Empresas Familiares: Desafios no Processo de Sucessão Empresas Familiares: Desafios no Processo de Sucessão Por: (e-mail: Angopartners@gmail.com) Professor Associado Convidado do ISCTE Membro do Conselho Geral do IPCG Comunicação apresentada na III Conferência

Leia mais

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto Pessoa Colectiva Número 502 293 225 Capital Social: 25.641.459 Euros Informação financeira do segundo trimestre de

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO ARS SUB-14 ÉPOCA 2011/2012

PLANO DE FORMAÇÃO ARS SUB-14 ÉPOCA 2011/2012 PLANO DE FORMAÇÃO ARS SUB-14 ÉPOCA 2011/2012 Melhores pessoas, melhores treinadores, melhores jogadores INTRODUÇÃO À semelhança das épocas anteriores a ARS considera como fundamental para a evolução do

Leia mais

ADENDA AO PROSPECTO APROVADA PELA COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS EM 25 DE JULHO DE 2012 ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM

ADENDA AO PROSPECTO APROVADA PELA COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS EM 25 DE JULHO DE 2012 ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM BANCO BPI, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Tenente Valadim, n.º 284, Porto Capital Social integralmente subscrito e realizado: 990 000 000 Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto sob

Leia mais

Elaborado por: Carlos Esteves César Raminhos João Pinguinha Marcos Estanqueiro

Elaborado por: Carlos Esteves César Raminhos João Pinguinha Marcos Estanqueiro Elaborado por: Carlos Esteves César Raminhos João Pinguinha Marcos Estanqueiro A partir de um chapéu; Evolução; Negócios e Valores; Valores Empresariais; Embraer; Embraer no Mundo; Embraer em Números;

Leia mais

REN Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. REN SGPS, S.A. Resultados Consolidados 9M08 e 3T08

REN Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. REN SGPS, S.A. Resultados Consolidados 9M08 e 3T08 REN SGPS, S.A. Resultados Consolidados 9M08 e 3T08 28 de Outubro de 2008 1 Principais destaques O resultado líquido recorrente aumentou 10%, reflectindo uma evolução positiva, quer na vertente operacional,

Leia mais

Aprendizagem individualizada

Aprendizagem individualizada Aprendizagem individualizada Desenvolver competências e ajudar colaboradores a atingirem o seu potencial Marta Rocha 14 Março 2018 Sobre a Makro Portugal Somos a filial portuguesa do grupo alemão Metro,

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 1. Introdução O ano lectivo de 2008/2009 assinalou a adopção plena no ISG das reformas curriculares previstas no acordo de Bolonha, bem com de outras

Leia mais

BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A.

BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A. BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A. BALANÇO INDIVIDUAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2001 E 2000 2001 ACTIVO Notas Activo Amortizações Activo 2000 Bruto e Provisões líquido 1. Caixa e disponibilidades

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS PROJETOS CONJUNTOS - QUALIFICAÇÃO DAS PME

SISTEMA DE INCENTIVOS PROJETOS CONJUNTOS - QUALIFICAÇÃO DAS PME SISTEMA DE INCENTIVOS PROJETOS CONJUNTOS - QUALIFICAÇÃO DAS PME PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO Melhor Turismo 2020 Formação Ação dirigida ao Setor do Turismo I. Identificação

Leia mais

Secretaria Geral. Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. Balanço Social

Secretaria Geral. Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. Balanço Social Secretaria Geral Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional Balanço Social 2008 Análise sintética De acordo com o artigo 8.º da Lei n.º 66 B/2007, de 28 de Dezembro,

Leia mais

Quinta São João das Areias Rua A Nº66 R/C Sacavém Telefone: Sociedade por Quotas

Quinta São João das Areias Rua A Nº66 R/C Sacavém Telefone: Sociedade por Quotas Resumo Nos Serviços Água, a Construbuild apresenta-se já como uma Referência a Nível deste sector. As actividades desenvolvidas nesta área relacionam-se fundamentalmente, com a Gestão de Equipamentos de

Leia mais

COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO

COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO (Aprovado na reunião do Conselho de Administração de 25 de Julho 2008, com as alterações introduzidas na reunião de 6 de Março e 18

Leia mais

2º Cicl. curso de mestrado CONTABILIDADE 2009/2010. Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE

2º Cicl. curso de mestrado CONTABILIDADE 2009/2010. Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2º Ciclo E Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2009/2010 2º Cicl CONTABILIDADE curso de mestrado 2 A Faculdade de Economia da Universidade do

Leia mais

JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal COMUNICADO

JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal COMUNICADO JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal Capital Social: EUR 53.000.000, pessoa colectiva nº 502884665, matriculada sob o mesmo número na Conservatória

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Selecção Portugal (Ser. 13/1)

Prospecto Informativo Invest Selecção Portugal (Ser. 13/1) Prospecto Informativo Invest Selecção Portugal (Ser. 13/1) Fevereiro de 2013 Designação: Invest Selecção Portugal (Ser. 13/1) Classificação: Caracterização do Depósito: Garantia de Capital: Garantia de

Leia mais

ADDICT. Plano de Actividades de Novembro de 2008

ADDICT. Plano de Actividades de Novembro de 2008 ADDICT Plano de Actividades 2009 26 de Novembro de 2008 Indústrias criativas: De que falamos? As actividades que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento e com potencial de criação

Leia mais

Volume de Negócios da Sonae cresce 7% no semestre para Milhões. Cash-flow operacional atinge 272 Milhões representando subida de 12%.

Volume de Negócios da Sonae cresce 7% no semestre para Milhões. Cash-flow operacional atinge 272 Milhões representando subida de 12%. MAIA, 25 DE AGOSTO DE 2009 Volume de Negócios da Sonae cresce 7% no semestre para 2.608 Milhões. Cash-flow operacional atinge 272 Milhões representando subida de 12%. Crescimento e aumento da rentabilidade.

Leia mais

Boost your investment

Boost your investment Boost your investment O Valor das Pessoas em Processo de Aquisição Realidade e Desafios Desafios A importância do Capital Humano no processo de aquisição revela-se no facto comprovado de alguns dos maiores

Leia mais

Iberol Sociedade Ibérica de Biocombustiveis e Oleaginosas, S.A.

Iberol Sociedade Ibérica de Biocombustiveis e Oleaginosas, S.A. 1. Dados Gerais da Empresa Capital Social 25,05 milhões de Euros Volume de Negócios 2006 100 milhões de Euros Volume de Negócios previsional 2007 132 milhões de Euros Activo liquido total em 31-12-2006

Leia mais

Resultados Consolidados 1º Trimestre de 2012 (Não auditados)

Resultados Consolidados 1º Trimestre de 2012 (Não auditados) SAG GEST Soluções Automóvel Globais, SGPS, SA Sociedade Aberta Estrada de Alfragide, nº 67, Amadora Capital Social: 169.764.398 Euros Matriculada na Conservatória do Registo Comercial da Amadora sob o

Leia mais

Entrevista com AMR / Lizmontagens. Com quality media press para Expresso / El Economista. João Brito. Presidente do C. A. ABRIGADA

Entrevista com AMR / Lizmontagens. Com quality media press para Expresso / El Economista. João Brito. Presidente do C. A. ABRIGADA Entrevista com AMR / Lizmontagens Com quality media press para Expresso / El Economista João Brito Presidente do C. A. ABRIGADA Jorge Delgado Alves Managing Director Lizmontagens Quality Media Press fale-nos

Leia mais

Os principais indicadores dos resultados do Bank Millennium no 3T 2011 são os seguintes:

Os principais indicadores dos resultados do Bank Millennium no 3T 2011 são os seguintes: 21 de Outubro 2011 Resultados do Bank Millennium (Polónia) no 3º Trimestre de 2011 O Banco Comercial Português, S.A. informa que o Bank Millennium S.A. com sede em Varsóvia, Polónia, entidade na qual detém

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA. Contratação de um Consultor Individual para a Elaboração do Estudo de Base

TERMOS DE REFERÊNCIA. Contratação de um Consultor Individual para a Elaboração do Estudo de Base TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação de um Consultor Individual para a Elaboração do Estudo de Base CONTEXTO O Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) é uma organização, sem fins lucrativos,

Leia mais

Proveitos Operacionais da Reditus aumentam 11,0% no 1º semestre de 2012

Proveitos Operacionais da Reditus aumentam 11,0% no 1º semestre de 2012 Proveitos Operacionais da Reditus aumentam 11,0% no 1º semestre de 2012 Proveitos Operacionais de 61,9 milhões (+ 11,0%) EBITDA de 6,1 milhões (+ 95,8%) Margem EBITDA de 9,8% (vs. 5,6%) Resultado Líquido

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projectos de Investimento

Elaboração e Gestão de Projectos de Investimento Elaboração e Gestão de Projectos de Investimento Nome do Curso Elaboração e Gestão de Projectos de Investimento Objectivos do Curso Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos técnicos necessários

Leia mais

Investimentos. António M. R. G. Barbosa. Dia 25: 17/Abr/12. António Barbosa (IBS) Investimentos Dia 25: 17/Abr/12 1 / 22

Investimentos. António M. R. G. Barbosa. Dia 25: 17/Abr/12. António Barbosa (IBS) Investimentos Dia 25: 17/Abr/12 1 / 22 Investimentos António M. R. G. Barbosa Dia 25: 17/Abr/12 António Barbosa (IBS) Investimentos Dia 25: 17/Abr/12 1 / 22 Sumário 1 Efeito de diversificação entre 2 activos 2 António Barbosa (IBS) Investimentos

Leia mais

Litho Formas Portuguesa, S.A.

Litho Formas Portuguesa, S.A. Relatório sobre o governo das sociedades Cotadas A Litho Formas, S. A. respeita e cumpre com as recomendações da CMVM sobre o governo das sociedades cotadas, sempre que aplicável e de acordo com a sua

Leia mais

Relatório anual sobre a estrutura e práticas do governo societário do. Banco BAI Europa, SA. Estrutura do governo societário

Relatório anual sobre a estrutura e práticas do governo societário do. Banco BAI Europa, SA. Estrutura do governo societário do Banco BAI Europa, SA Estrutura do governo societário 1 O Banco BAI Europa, S.A. (BAIE ou Banco) é uma instituição financeira de direito português, cujo capital social, integralmente subscrito e realizado

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

CONSULTORIA E GESTÃO FINANCEIRA

CONSULTORIA E GESTÃO FINANCEIRA www.seines.net CONSULTORIA E GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SOLUÇÕES BPO 2017 SEINES Apresentação de Serviços 2017 1 O seu sucesso é a nossa missão. Apresentação Fundado em 1983, o Grupo

Leia mais

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto Pessoa Colectiva Número 502 293 225 Capital Social: 25.641.459 Euros Informação financeira do primeiro trimestre

Leia mais

CORTICEIRA AMORIM, S.G.P.S., S.A., S.G.P.S., S.A.

CORTICEIRA AMORIM, S.G.P.S., S.A., S.G.P.S., S.A. CORTICEIRA AMORIM, S.G.P.S., S.A., S.G.P.S., S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua de Meladas, 380 - Mozelos- Santa Maria da Feira Capital social: 133.000.000,00 Pessoa Colectiva e Matrícula n.º 500 077 797

Leia mais

Incentivos Financeiros para a Internacionalização das empresas. Franquelim Alves Curso de Verão APEA Lisboa, 6 de Setembro 2012

Incentivos Financeiros para a Internacionalização das empresas. Franquelim Alves Curso de Verão APEA Lisboa, 6 de Setembro 2012 Incentivos Financeiros para a Internacionalização das empresas Franquelim Alves Curso de Verão APEA Lisboa, 6 de Setembro 2012 QREN 2007-2013 Agendas Prioritárias Competitividade Potencial Humano Valorização

Leia mais

Intervenção do Governador do Banco de Cabo Verde na Abertura da. Audição pela Comissão. Especializada Permanente de Finanças e Orçamento da Assembleia

Intervenção do Governador do Banco de Cabo Verde na Abertura da. Audição pela Comissão. Especializada Permanente de Finanças e Orçamento da Assembleia Page 1 of 5 Governador do Banco de Cabo Verde na Abertura da Audição pela Comissão Especializada Permanente de Finanças e Orçamento da Assembleia Nacional 17 de Maio de 2007 1. Antes de mais gostaria de

Leia mais

Recursos Humanos. Universidade do Algarve Escola Superior de Tecnologia Engenharia Eléctrica e Electrónica. Alunos:

Recursos Humanos. Universidade do Algarve Escola Superior de Tecnologia Engenharia Eléctrica e Electrónica. Alunos: Universidade do Algarve Escola Superior de Tecnologia Engenharia Eléctrica e Electrónica Recursos Humanos Alunos: Disciplina: Gestão Docente: Jaime Martins Nelson Francisco nº 28586 Lereno Margarido nº

Leia mais

Apresentação. Singular International

Apresentação. Singular International Apresentação Singular International APRESENTAÇÃO A Singular International é uma empresa de consultoria na área de Recursos Humanos, que conta com uma equipa que tem uma vasta e diversificada experiência,

Leia mais

QUINTA ADENDA AO PROSPECTO DE BASE 22 de Junho de 2011

QUINTA ADENDA AO PROSPECTO DE BASE 22 de Junho de 2011 QUINTA ADENDA AO PROSPECTO DE BASE 22 de Junho de 2011 Sociedade Aberta Sede: Praça D. João I, 28, Porto Capital Social: Euros 6.064.999.986 Matriculado na C.R.C. do Porto, com o número único de matrícula

Leia mais

Actividade e Resultados em 2010

Actividade e Resultados em 2010 Actividade e Resultados em 2010 Ponto 1 da Ordem de Trabalhos Assembleia Geral de Accionistas 27 de Abril de 2011 I. Enquadramento II. Capital, Liquidez, Riscos III. Negócio e Reputação IV. Resultados

Leia mais

INFORMAÇÃO TRIMESTRAL INDIVIDUAL/CONSOLIDADA (Não Auditada) 1º Trimestre 3º Trimestre Início: 01/03/2005 Fim:30/09/2005

INFORMAÇÃO TRIMESTRAL INDIVIDUAL/CONSOLIDADA (Não Auditada) 1º Trimestre 3º Trimestre Início: 01/03/2005 Fim:30/09/2005 ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, nº 68 - Porto Pessoa Colectiva Número 507 172 086 Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o nº 13.407 Capital

Leia mais

Conversão e optimização da exploração agro-pecuária. Aula 2

Conversão e optimização da exploração agro-pecuária. Aula 2 Conversão e optimização da exploração agro-pecuária Aula 2 Aula 2 Sumário: Principais conceitos associados à elaboração de projetos. Tipos de orçamentos necessários à elaboração do cash-flow do projeto:

Leia mais

CORPORATE GOVERNANCE O DESENVOLVIMENTO DO CORPORATE GOVERNANCE EM PORTUGAL

CORPORATE GOVERNANCE O DESENVOLVIMENTO DO CORPORATE GOVERNANCE EM PORTUGAL CORPORATE GOVERNANCE O DESENVOLVIMENTO DO CORPORATE GOVERNANCE EM PORTUGAL Rui Leão Martinho 9 de Julho de 2013 INDÍCE Introdução Corporate Governance Princípios Corporate Governance em Portugal Estudo

Leia mais

NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas. I. Introdução

NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas. I. Introdução NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas I. Introdução Nos termos do regime jurídico do sector empresarial do Estado e do Estatuto do Gestor Público, os accionistas da NAER definem no presente

Leia mais

SONAE REFORÇOU APOSTA NA SUSTENTABILIDADE EM 2010

SONAE REFORÇOU APOSTA NA SUSTENTABILIDADE EM 2010 Maia, 13 Julho de 2011 SONAE REFORÇOU APOSTA NA SUSTENTABILIDADE EM 2010 Relatório de Sustentabilidade da Sonae revela melhoria dos principais indicadores sociais, ambientais e económicos, bem como crescente

Leia mais

CORTICEIRA AMORIM, S.G.P.S., S.A.

CORTICEIRA AMORIM, S.G.P.S., S.A. CORTICEIRA AMORIM, S.G.P.S., S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua de Meladas, 380 - Mozelos- Santa Maria da Feira Capital social: 133.000.000,00 Pessoa colectiva n.º 500 077 797 Matriculada na C.R.C. de Santa

Leia mais

QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO

QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 009 Presidência do Conselho de Ministros ORGANISMO: INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA, I.P. MISSÃO: O Instituto Nacional de Estatística tem por Missão produzir

Leia mais

O Desenvolvimento dos Mercados de Valores: Elementos Chave

O Desenvolvimento dos Mercados de Valores: Elementos Chave O Desenvolvimento dos Mercados de Valores: Elementos Chave Fernando Teixeira dos Santos Discurso na Sessão de Abertura das Jornadas Públicas El desarrollo en los mercados de valores: Elementos clave República

Leia mais

EBITDA da Reditus aumenta 48% no 1T07

EBITDA da Reditus aumenta 48% no 1T07 EBITDA da Reditus aumenta 48% no 1T07 Volume de Negócios de 6,0 milhões (+ 9%) Proveitos Operacionais de 6,5 milhões (+ 5%) EBITDA de 814 mil (+ 48%) EBIT de 602 mil (+ 56%) Resultado Líquido de 313 mil

Leia mais

COMUNICADO. - Informação Privilegiada - DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS RELATIVOS AO EXERCÍCIO DE 2012 (NÃO AUDITADOS)

COMUNICADO. - Informação Privilegiada - DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS RELATIVOS AO EXERCÍCIO DE 2012 (NÃO AUDITADOS) COMUNICADO - Informação Privilegiada - DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS RELATIVOS AO EXERCÍCIO DE 212 (NÃO AUDITADOS) Em sequência da conclusão do apuramento dos resultados relativos ao exercício de 212, a "TEIXEIRA

Leia mais

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010 Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital Lisboa 4 de Março de 2010 AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO Quem vai estar convosco Jorge Horta Alves Managing

Leia mais

Pólo de Competitividade das Indústrias da Refinação, Petroquímica e Química Industrial

Pólo de Competitividade das Indústrias da Refinação, Petroquímica e Química Industrial Pólo de Competitividade das Indústrias da Refinação, Petroquímica e Química Industrial 1. Balanço da actuação desde 2008. A AIPQR Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação foi constituída

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL de ACREDITAÇÃO em SAÚDE (PNAS)

PROGRAMA NACIONAL de ACREDITAÇÃO em SAÚDE (PNAS) PROGRAMA NACIONAL de ACREDITAÇÃO em SAÚDE (PNAS) Filipa Homem Christo Departamento da Qualidade em Saúde Direcção Geral da Saúde Despacho n.º 69/2009 de 31 Agosto -Ministra da Saúde Aprova o Modelo de

Leia mais

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL (TQM)

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL (TQM) GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL (TQM) TOTAL QUALITY MANAGEMENT (TQM) Evolução da Qualidade 2 1 1ª Etapa -Inspecção Surge com a Revolução Industrial, com a passagem de uma economia predominante agrícola para

Leia mais

Case study. CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA Fundada em 1876, a Caixa Geral de Depósitos é o Banco que lidera o maior grupo financeiro Português. Presente em 23 países e 4 continentes, detém

Leia mais

EBITDA da Reditus atinge 11,0 milhões de euros em 2015

EBITDA da Reditus atinge 11,0 milhões de euros em 2015 EBITDA da Reditus atinge 11,0 milhões de euros em 2015 Proveitos Operacionais de 118,6 milhões de euros EBITDA de 11,0 milhões de euros Margem EBITDA de 9,3% Resultado Líquido de 0,3 milhões de euros Vendas

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 2006

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 2006 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 2006 40 anos de Reditus Evoluindo de acordo com as necessidades dos Clientes e do mercado desde 1966 Resultado Operacional 2006 vs 2005 Milhões Indicadores Financeiros do Grupo

Leia mais

Medidas de Reforma da Segurança Social

Medidas de Reforma da Segurança Social Medidas de Reforma da Segurança Social Documento de Trabalho Complementar Dando continuidade ao processo negocial em curso, em sede de Comissão Permanente de Concertação Social, e na sequência do anterior

Leia mais

Informação financeira 2012

Informação financeira 2012 Informação financeira 2012 ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto NIF 507 172 086 Capital social: 25.641.459 Euros Informação financeira do primeiro semestre

Leia mais

Condições Particulares do Distribuidor Banco de Investimento Global, S.A. DB PLATINUM IV - MARÇO

Condições Particulares do Distribuidor Banco de Investimento Global, S.A. DB PLATINUM IV - MARÇO Condições Particulares do Distribuidor Banco de Investimento Global, S.A. DB PLATINUM IV - MARÇO 2014 - Identificação do Distribuidor O Banco de Investimento Global (de ora em diante o Distribuidor ),

Leia mais

RESUMO DO ESTUDO. Banca em Análise da Deloitte

RESUMO DO ESTUDO. Banca em Análise da Deloitte RESUMO DO ESTUDO Banca em Análise da DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E ANÁLISES 2013 A empresa lançou no dia 24 de Outubro o seu estudo sobre o sector bancário angolano denominado Banca em Análise. O presente

Leia mais

NORMAS DE APLICAÇÃO DO SIADAP 2 E 3 NO IPL

NORMAS DE APLICAÇÃO DO SIADAP 2 E 3 NO IPL NORMAS DE APLICAÇÃO DO SIADAP 2 E 3 NO IPL Cada Unidade Orgânica deve constituir uma bateria de objectivos directamente relacionados com o QUAR / Plano de Actividades por carreiras de onde serão seleccionados

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA. Rui Fiolhais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA. Rui Fiolhais APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA Rui Fiolhais AGENDA AS 5 MARCAS DO POPH I FORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ARRANQUE DO PROGRAMA II III I AS 5 MARCAS DO POPH AS 5 MARCAS DO POPH 1 O MAIOR PROGRAMA OPERACIONAL

Leia mais

Resultados Consolidados 1º Trimestre de 2013 (Não auditados)

Resultados Consolidados 1º Trimestre de 2013 (Não auditados) SAG GEST Soluções Automóvel Globais, SGPS, SA Sociedade Aberta Estrada de Alfragide, nº 67, Amadora Capital Social: 169.764.398 Euros Matriculada na Conservatória do Registo Comercial da Amadora sob o

Leia mais

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto Pessoa Colectiva Número 502 293 225 Capital Social: 25.641.459 Euros Informação financeira do primeiro semestre de

Leia mais

Quem somos. Quem Somos

Quem somos. Quem Somos www.profile.pt O objetivo da Profile é encontrar soluções de consultoria e desenvolvimento de Recursos Humanos e implementar metodologias inovadoras que proporcionem aos seus clientes vantagens competitivas,

Leia mais

RECURSOS HUMANOS GESTÃO ESTRATÉGICA

RECURSOS HUMANOS GESTÃO ESTRATÉGICA RECURSOS HUMANOS GESTÃO ESTRATÉGICA Introdução Estudo de caso SCP/SLB Os RH s e a formulação estratégica Os RH s e a implementação estratégica A gestão estratégica de RH s Introdução Estudo de caso SCP/SLB

Leia mais

Informação financeira 2012

Informação financeira 2012 Informação financeira 2012 ALTRI, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto NIF 507 172 086 Capital social: 25.641.459 Euros Informação financeira do terceiro trimestre

Leia mais

Umaofertatotalmenteinaceitável. BPI vs. BCP: Criação de valor vs. Destruição de valor. Lisboa, 10 de Abril de 2006

Umaofertatotalmenteinaceitável. BPI vs. BCP: Criação de valor vs. Destruição de valor. Lisboa, 10 de Abril de 2006 Umaofertatotalmenteinaceitável BPI vs. BCP: Criação de valor vs. Destruição de valor Lisboa, 10 de Abril de 2006 Aviso legal Este Relatório, compreendendo o Plano de Negócios a ele anexo, contém previsões.

Leia mais

Comércio Internacional

Comércio Internacional REFERENCIAL COMUM DE CERTIFICAÇÃO (Unidades de Certificação) Comércio Internacional Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor,

Leia mais

FINANÇAS. ORGANIZAÇÃO O curso está estruturado em duas áreas de especialização: Mercados Financeiros; Instituições

FINANÇAS. ORGANIZAÇÃO O curso está estruturado em duas áreas de especialização: Mercados Financeiros; Instituições COMISSÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA Professor doutor João Duque (coordenador) Professora doutora Raquel Gaspar Professora doutora Clara Raposo DESTINATÁRIOS FINANÇAS O mestrado destina-se essencialmente a

Leia mais

INFORMAÇÃO CONSOLIDADA. Exercício de (valores não auditados)

INFORMAÇÃO CONSOLIDADA. Exercício de (valores não auditados) Finibanco Holding INFORMAÇÃO CONSOLIDADA Exercício de 2005 (valores não auditados) Finibanco - Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 100.000.000 Matriculado

Leia mais

Anexo III Plano de negócios. Plano de negócios da instituição financeira

Anexo III Plano de negócios. Plano de negócios da instituição financeira Constituição de IF Bancária Anexo III Plano de negócios Plano de negócios da instituição financeira De forma a aferir o cumprimento dos requisitos legais estabelecido na Lei das Instituições Financeiras,

Leia mais

Banco Português de Investimento, S.A.

Banco Português de Investimento, S.A. 1 Banco Português de Investimento, S.A. TABELA GERAL DE REMUNERAÇÕES, COMISSÕES E DESPESAS PRODUTOS E SERVIÇOS Actualizada em 2009-09-01 7 VALORES MOBILIÁRIOS TRANSACÇÕES 1. Mercado a Contado a) Comissão

Leia mais

Divulgação dos resultados (não auditado) 80 ANOS A investir na indústria

Divulgação dos resultados (não auditado) 80 ANOS A investir na indústria Divulgação dos resultados 2016 (não auditado) 80 ANOS A investir na indústria GRUPO RAMADA PERFIL EMPRESARIAL A F. Ramada Investimentos é a sociedade-mãe de um conjunto de empresas (Grupo F. Ramada) que,

Leia mais

PROPOSTAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EDP RENOVÁVEIS S.A. PARA A ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS 12 DE ABRIL, 2012

PROPOSTAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EDP RENOVÁVEIS S.A. PARA A ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS 12 DE ABRIL, 2012 PROPOSTAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EDP RENOVÁVEIS S.A. PARA A ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS 12 DE ABRIL, 2012 Este documento em Português é fornecido apenas para efeitos informativos. No caso

Leia mais