CURSO BÁSICO SOBRE A ATIVIDADE PARLAMENTAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO BÁSICO SOBRE A ATIVIDADE PARLAMENTAR"

Transcrição

1 CURSO BÁSICO SOBRE A ATIVIDADE PARLAMENTAR Parceria entre a Escola do Legislativo e a Procuradoria-Geral NOÇÕES SOBRE O REGIMENTO INTERNO Instrutora: Dra. Ruth Barros Pettersen da Costa Março, 2015

2 NOÇÕES SOBRE O REGIMENTO INTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: I Do Poder Legislativo no Brasil e suas Funções II Dos Deputados Estaduais III Do Regimento Interno IV Dos Conceitos Básicos V Do Poder Legislativo e sua Estrutura Finalística VI - Da Atividade Parlamentar no Âmbito do Plenário

3 I DO PODER LEGISLATIVO NO BRASIL E SUAS FUNÇÕES Como o Poder Político se organiza no Brasil? PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES Norma constitucional Divisão Exercício do Poder, que expressa valores pois o Poder é uno, indivisível ÓRGÃOS ESTATAIS DISTINTOS EXERCENDO FUNÇÕES ESTATAIS DISTINTAS

4 I DO PODER LEGISLATIVO NO BRASIL E SUAS FUNÇÕES Quais são os órgãos estatais? Quais são as funções estatais? Todos os Poderes exercem todas as Funções. Algumas Funções são exercidas com Preponderância, outras de forma Secundária.

5 I DO PODER LEGISLATIVO NO BRASIL E SUAS FUNÇÕES PODER LEGISLATIVO ÓRGÃOS/MEMBROS ENTES FEDERADOS UNIÃO ESTADOS DISTRITO FEDERAL MUNICÍPIOS ÓRGÃOS Congresso Nacional: Câmara dos Deputados e Senado Federal Assembleia Legislativa Câmara Legislativa ou Distrital Câmara de Vereadores MEMBROS Deputados Federais e Senadores Deputados Estaduais Deputados Distritais Vereadores

6 II DOS DEPUTADOS ESTADUAIS Os Deputados Estaduais são representantes do povo goiano, eleitos pelo sistema proporcional e pelo voto direto e secreto, para mandato de 4 (quatro) anos (CE, art. 8º). Como é fixado o quantitativo de membros do Poder Legislativo Estadual? Nº de Deputados Federais x 3. Se der acima de 36, então: 36 + (nº de Deputados Federais 12)

7 III DO REGIMENTO INTERNO O que é o Regimento Interno? É o ato normativo que organiza o funcionamento de um órgão. Pelo RI são delineados a estrutura finalística e os procedimentos que devem ser obedecidos para o cumprimento dos fins daquele órgão, ou seja, sobretudo das suas funções preponderantes ou típicas (legislativa e fiscalizadora). Resolução nº 1.218, de 3 de julho de (12 Títulos e 225 artigos) Como se altera o Regimento Interno?

8 LEGISLATURA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA RECESSO PARLAMENTAR SESSÃO LEGISLATIVA EXTRAORDINÁRIA PERÍODO LEGISLATIVO SESSÃO X REUNIÃO SESSÃO/REUNIÃO ORDINÁRIA SESSÃO/REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA Período de 4 (quatro) anos, que corresponde ao período de mandato dos Deputados Estaduais. Corresponde ao período anual dos trabalhos parlamentares. A sessão legislativa ordinária ocorre de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. Corresponde às férias parlamentares. Corresponde realização dos trabalhos parlamentares no período de recesso, mediante convocação. Corresponde ao período de funcionamento em cada semestre. Sessão é a realização dos trabalhos no âmbito do Plenário. Reunião é a realização dos trabalhos no âmbito das Comissões. Corresponde ao período diário dos trabalhos parlamentares, de segunda a sexta-feira. Corresponde ao período de trabalho fora do horário da sessão ou reunião ordinária ( horas extras ).

9 PERIODICIDADE LEGISLATURA, SESSÕES E REUNIÕES NO PODER LEGISLATIVO ANUAL DIÁRIA LEGISLATURA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA SESSÃO LEGISLATIVA EXTRAORDINÁRIA SESSÕES OU REUNIÕES ORDINÁRIAS SESSÕES OU REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS 4 ANOS. Anual, dividida em 2 períodos legislativos: - 1º Período: de 15 de fevereiro a 30 de junho. - 2º Período: de 1º de agosto a 15 de dezembro. Realizada nos intervalos ou recessos das sessões legislativas ordinárias: 1º de julho a 31 de julho e 16 de dezembro a 14 de fevereiro. Diárias, realizadas de segunda a sexta-feira (no Plenário e nas Comissões). Convocadas fora do horário das ordinárias ( horas extras ).

10 SESSÃO PREPARATÓRIA ORDEM DO DIA PROPOSIÇÃO APARTE RELATÓRIO PEDIDO DE VISTA QUESTÃO DE ORDEM É a sessão que ocorre a partir do dia 1º de fevereiro do 1º ano da legislatura, para a posse dos Deputados e a eleição da Mesa Diretora (1º biênio) e também a sessão que ocorre no dia 10 de outubro da 2ª Sessão Legislativa para a eleição da Mesa Diretora (2º biênio), cuja posse se dará no dia 1º de fevereiro da 3ª Sessão Legislativa. É a pauta de projetos que serão discutidos e poderão ser votados em uma sessão. Denominação genérica de toda matéria submetida à apreciação da Assembleia Legislativa. São proposições: propostas de emenda à Constituição; projetos de lei ordinária, de lei complementar, de decreto legislativo e de resolução; requerimentos; pareceres e emendas. É a permissão para falar dada por um orador a outro parlamentar pelo tempo máximo de dois minutos. É a manifestação do relator a respeito de determinada proposição. solicitação feita pelo Deputado, no âmbito das Comissões, para examinar melhor determinado projeto, adiando, portanto, sua votação. É utilizada pelo Deputado para suscitar, em qualquer fase da sessão, dúvida a respeito de interpretação ou aplicação do regimento interno, podendo ser levantada em rápidas observações e desde que sejam de natureza a influir diretamente na marcha dos trabalhos.

11 SITUAÇÕES PREVISTAS QUÓRUM ASSEMBLEIA LEGISLATIVA (41) Regra geral para aprovação de matéria, no Plenário e nas Comissões (CE, art.18, 2º). Deliberação de Matérias Aprovação de Proposta de Emenda Constitucional. Abertura da Sessão Plenária. Abertura da Reunião das Comissões com 11 membros. Abertura da Reunião de Comissões com 7 membros. Maioria Simples ou Relativa A maioria, presente a maioria absoluta dos Deputados Maioria Absoluta 21 3/5 25 1/3 14 1/3 04 1/3 03

12 V DO PODER LEGISLATIVO E SUA ESTRUTURA FINALÍSTICA Quais são os órgãos que fazem parte da Estrutura Finalística do Poder Legislativo? PLENÁRIO MESA DIRETORA COMISSÕES

13 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO O Plenário é órgão de deliberação máximo da Casa Legislativa. É ele composto por todos os 41 (quarenta e um) Deputados, os quais são empossados no dia 1º de fevereiro do 1º ano de cada legislatura, em sessão preparatória.

14 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO A Mesa Diretora é o órgão diretivo da Casa Legislativa. Compõe-se do Presidente, 1º e 2º Vice-Presidentes, dos 1º, 2º, 3º e 4º Secretários. A eleição dos membros da Mesa Diretora será realizada no dia 1º de fevereiro da 1ª Sessão Legislativa, depois da posse dos Deputados, e no dia 10 de outubro da 2ª Sessão Legislativa.

15 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO A posse dos membros da Mesa Diretora para o 1º biênio será logo após o término da eleição (1º de fevereiro da 1ª Sessão Legislativa). Já a posse para o 2º biênio ocorrerá em 1º de fevereiro do ano seguinte ao da eleição (3ª Sessão Legislativa). O mandato dos membros da Mesa Diretora é de 2 (dois) anos, vedada a reeleição para o mesmo cargo, na mesma legislatura (CE, art. 16, 3º).

16 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO Os trabalhos parlamentares são realizados no Plenário e nas Comissões. Quando os trabalhos são realizados no Plenário denominam-se sessões. Quando são eles realizados nas Comissões denominam-se reuniões. O Deputado, no exercício do mandato, deve participar das sessões do Plenário e das reuniões das Comissões de que seja membro.

17 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO As sessões ordinárias são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, das 15:00 horas às 18:00 horas, no Plenário Getulino Artiaga do Palácio Alfredo Nasser, sede do Poder Legislativo do Estado de Goiás As sessões extraordinárias são realizadas em dias ou horas diversas das prefixadas para as ordinárias, quando com esse caráter forem convocadas.

18 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO Presidente ou a pedido do Líder do Governo, reunião da Comissão Mista e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação para apreciar a) abrir, presidir, suspender e encerrar as sessões; b) fazer ler a ata pelo 2º Secretário, o expediente e as comunicações pelo 1º Secretário; c) convocar, a requerimento verbal de seu proposições em regime de urgência etc.

19 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO a) proceder à leitura do expediente, das comunicações e da ordem do dia; b) fazer a chamada nas votações nominais e secretas e na verificação de presença. a) fiscalizar a redação das atas e proceder à sua leitura; b) encarregar-se dos livros de inscrição de oradores; c) anotar o tempo do orador na tribuna; d) fiscalizar a folha de presença dos Deputados.

20 À hora do início da sessão plenária os membros da Mesa e os Deputados ocuparão seus lugares. A presença dos Deputados será verificada no painel eletrônico para efeito legal de declaração de número, a fim de ser aberta a sessão. Se, porém, não estiver presente o número exigido, o Presidente deixará de abrir a sessão, declarando a falta de quórum e transferindo toda a ordem do dia para a sessão seguinte. VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO

21 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO A sessão plenária é dividida em 3 (três) partes, com duração de até 3 (três) horas, das 15:00 horas às 18:00 horas, das sessões de terças, quartas e quintas-feiras: 1ª Hora: PEQUENO EXPEDIENTE 2ª Hora: VOTAÇÃO DA ORDEM DO DIA 3ª Hora: GRANDE EXPEDIENTE (discussões parlamentares)

22 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO Atos que Antecedem o Pequeno Expediente: Achando-se presentes, no mínimo, 1/3 dos Deputados, o Presidente abrirá a sessão, declarando: sob a proteção de Deus, havendo número legal, declaro aberta a presente sessão, convidando, em seguida, um dos Deputados para fazer a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, a qual permanecerá sobre a mesa dos trabalhos, no Plenário; Aberta a sessão, o 2º Secretário fará a leitura da ata da sessão anterior, a qual, logo após, será colocada em votação;

23 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO Atos que Antecedem o Pequeno Expediente: O Deputado somente poderá falar sobre a ata para retificála; Depois de aprovada a ata, o 1º Secretário fará a leitura, por síntese, dos ofícios e demais papéis recebidos e, de acordo com o despacho do Presidente, irá dando aos mesmos o destino conveniente; A seguir, o Presidente declarará oportuno o momento para apresentação dos pareceres das comissões, projetos e requerimentos;

24 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO Atos que Antecedem o Pequeno Expediente: As proposições, após apresentadas à Mesa, serão obrigatoriamente autenticadas e numeradas. E sempre que houver 2 (duas) ou mais proposições sobre o mesmo assunto serão elas anexadas uma à outra, sendo partilhada a autoria dos projetos.

25 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO 1ª Hora: Pequeno Expediente: Finda a apresentação de matéria, passar-se-á ao pequeno expediente, quando até 9 (nove) Deputados, obedecida a ordem de inscrição e a proporção partidária, usarão da palavra pelo prazo improrrogável de até 5 (cinco) minutos, sem apartes, sobre assunto de sua livre escolha; A falta de orador inscrito implicará a absorção do tempo destinado ao pequeno expediente pela fase destinada à votação da ordem do dia.

26 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO 2ª Hora: Votação da Ordem do Dia: Inicia com a leitura, pelo 1º Secretário, dos projetos apresentados na sessão, que serão votados preliminarmente; Somente ocorrerá a votação de matérias se houver a presença da maioria absoluta dos Deputados. Não havendo esse quórum mínimo, a ordem do dia será transferida para a sessão seguinte, sendo o tempo a ela destinado incorporado ao das discussões parlamentares;

27 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO 2ª Hora: Votação da Ordem do Dia: O Deputado que adentrar ao Plenário, após a chamada nominal e a tempo de participar das votações, solicitará ao Presidente o registro de sua presença; Para discutir a matéria, o Deputado falará apenas uma vez, por até 10 (dez) minutos; No momento da votação o Deputado poderá fazer encaminhamento de voto, durante 5 (cinco) minutos improrrogáveis, da própria bancada ou da tribuna, não podendo ser aparteado.

28 3ª Hora: Grande Expediente (discussões parlamentares): Encerrada a votação da ordem do dia ou não havendo quórum para votação de matérias, passa-se às discussões parlamentares; Findos os trabalhos, ou esgotado o prazo da sessão, o Presidente, antes de encerrá-la, informará a ordem do dia da sessão seguinte, providenciando a divulgação pública da mesma na internet, na página da Assembleia. VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO

29 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO Prazos: Os Deputados podem falar sobre qualquer proposição em discussão e votação, obedecidos os seguintes prazos: a) para apartear: até 2 (dois) minutos; b) para discutir pareceres e projetos: por uma única vez, pelo prazo de até 10 (dez) minutos; c) para encaminhar voto: por uma única vez, pelo prazo de até 5 (cinco) minutos; d) no Pequeno Expediente: por até 5 (cinco) minutos, sem apartes; e) nas discussões parlamentares: por uma única vez, pelo prazo de até 20 (vinte) minutos.

30 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO Debates: São manifestações orais dos Deputados, incluindo-se as discussões travadas entre os Deputados; Devem ser realizados em ordem e com respeito recíproco e a nenhum Deputado será permitido falar sem pedir a palavra e sem que o Presidente a conceda. O Deputado somente poderá falar: a) para apresentar projetos, requerimentos, pareceres e emendas; b) sobre proposição em discussão; c) pela ordem;

31 VI DA ATIVIDADE PARLAMENTAR NO ÂMBITO DO PLENÁRIO Debates: O Deputado somente poderá falar: d) para encaminhar a votação; e) no pequeno expediente; f) em discussões parlamentares. É obrigatório o uso da tribuna no pequeno expediente e nas discussões parlamentares.

32 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Definam Regimento Interno e qual o ato normativo veiculador do Regimento Interno da ALEGO?

33 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Regimento Interno é o ato normativo que regula o funcionamento de um órgão colegiado. Na Assembleia Legislativa, o Regimento Interno regula o exercício das atividades do Poder Legislativo, principalmente aquelas ligadas às suas funções típicas, ou seja, legislativa e fiscalizatória. O ato normativo veiculador do Regimento Interno é a RESOLUÇÃO nº 1.218, de 3 de julho de 2007.

34 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Quais são os legitimados que podem propor alteração do Regimento Interno?

35 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO O Regimento Interno somente poderá ser alterado mediante projeto de resolução, apresentado pela Mesa Diretora ou por proposta de 1/3 dos Deputados (14 Deputados, pelo menos).

36 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Completem: Legislatura coincide com o período do... dos Deputados. Corresponde, então, ao período de...

37 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Mandato e 4 (quatro) anos.

38 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Período anual de trabalhos parlamentares realizado entre 15 de fevereiro a 30 de julho e de 1º de agosto a 15 de dezembro.

39 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Sessão Legislativa Ordinária.

40 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Qual a diferença entre sessão e reunião?

41 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Sessão: realização dos trabalhos parlamentares no Plenário; Reunião: realização dos trabalhos parlamentares nas Comissões.

42 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO O Presidente, os 1º e 2º Vice-Presidentes e os 1º, 2º, 3º e 4º Secretários são membros de que órgão da Assembleia Legislativa?

43 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO São membros da MESA DIRETORA.

44 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Expliquem o princípio da proporcionalidade partidária.

45 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO É o princípio segundo o qual a representação dos partidos políticos na Casa Legislativa deve ser reproduzida, tanto quanto possível, na composição da Mesa Diretora e das Comissões. Assim, os partidos que têm mais Deputados terão, também, mais representantes na Mesa Diretora e nas Comissões.

46 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Qual o significado de quórum?

47 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Número de membros de um órgão colegiado necessário para o seu funcionamento ou para as suas deliberações, sendo, assim, um requisito essencial.

48 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Definam quórum por maioria simples ou relativa. Qual a maioria relativa de 41 (quarenta e um) Deputados, estando presentes 30 (trinta) Deputados?

49 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO A maioria simples ou relativa significa a maioria dos presentes, desde que presentes, pelo menos, a maioria absoluta. Se estiverem presentes 30 (trinta) Deputados, a maioria relativa será 16 (dezesseis) Deputados (metade + 1 dos presentes). Então, a maioria relativa dependerá do número de presentes.

50 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO Qual a divisão da Sessão Plenária?

51 QUESTIONÁRIO: CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO 1ª Hora: Pequeno Expediente; 2ª Hora: Votação da Ordem do Dia; 3ª Hora: Grande Expediente.

52 Muito obrigada pela atenção!

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL. Professor Julio Ponte

REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL. Professor Julio Ponte REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL Professor Julio Ponte TÍTULO I FUNCIONAMENTO DO SENADO FEDERAL SEDE O Senado Federal tem sede no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília. Em caso de guerra, de comoção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS REGIMENTO INTERNO PARA REALIZAÇÃO DAS REUNIÕES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Capítulo

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ANO LXXIV N o 2, SEXTA-FEIRA, 1 o DE FEVEREIRO DE 2019 Edição extraordinária BRASÍLIA - DF ELABORADO PELA SECRETARIA-GERAL DA MESA DO SENADO FEDERAL SECRETARIA DE ATAS E

Leia mais

PODER LEGISLATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES Caçapava do Sul RS Capital Farroupilha

PODER LEGISLATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES Caçapava do Sul RS Capital Farroupilha PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PODER LEGISLATIVO Qual o horário de funcionamento da Câmara Municipal de De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. O que é Bancada? Bancada é o grupo de Vereadores de um Partido

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.012, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2005 REGIMENTO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.012, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2005 REGIMENTO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.012, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2005 REGIMENTO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA COMPOSIÇÃO Art. 1 O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea

Leia mais

MÁRIO ELESBÃO LIMA DA SILVA

MÁRIO ELESBÃO LIMA DA SILVA MÁRIO ELESBÃO LIMA DA SILVA 2016 Silva-Regimento Interno da Camara dos Deputados Comentado-1ed.indd 3 08/08/2016 08:12:26 Resolução nº 17, de 1989 REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS TÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

ARISTOCRATES CARVALHO REGIMENTO INTERNO DA CLDF

ARISTOCRATES CARVALHO REGIMENTO INTERNO DA CLDF ARISTOCRATES CARVALHO REGIMENTO INTERNO DA CLDF PREVISÃO LEGAL Câmara Legislativa na Constituição Federal de 1988 -> Art. 32; 103, IV e ADCT (Art. 16, 1º e 2º); LODF -> Art. 54 a 86 (...) DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS Art.18 da CE: Emenda Constitucional Lei Complementar Lei Ordinária Lei Delegada Decreto Legislativo Resolução NORMAS

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Rodada #1 Regimento Interno da Câmara Professor Julio Ponte Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS: 1. Disposições Preliminares. 1.1 Sede. 1.2 Sessões Legislativas. 1.3 Sessões Preparatórias.

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ

REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ TÍTULO I Do Conselho de Representantes Art. 1º O Conselho de Representantes é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da Associação de Docentes

Leia mais

REGIMENTO PARLAMENTAR DA CONVENÇÃO BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO

REGIMENTO PARLAMENTAR DA CONVENÇÃO BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO REGIMENTO PARLAMENTAR DA CONVENÇÃO BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO Art. 1º - A Convenção Batista do Estado de São Paulo, neste regimento doravante denominada CONVENÇÃO, é uma associação religiosa sem fins

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Competência fiscalizatória do Congresso Nacional: convocação de Ministros e outras autoridades Art. 50. A Câmara

Leia mais

RESOLUÇÃO N O 05/2015 (Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal e dá outras providências, etc

RESOLUÇÃO N O 05/2015 (Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal e dá outras providências, etc RESOLUÇÃO N O 05/2015 (Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal e dá outras providências, etc A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO. APROVA E EU PROMULGO: Art. 1 o Acrescenta-se ao Regimento Interno

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades Art. 1º - O Colegiado de Curso é órgão normativo, deliberativo,

Leia mais

DE SÃO PAULO. com a composição e competências estabelecidas no artigo 39 e. 41 do Estatuto da UNESP, organizará seus trabalho de acordo

DE SÃO PAULO. com a composição e competências estabelecidas no artigo 39 e. 41 do Estatuto da UNESP, organizará seus trabalho de acordo REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE SÃO PAULO DE ARTES - UNESP - CAMPUS Dispões sobre o regimento de funcionamento da Congregação do Instituto de Artes, de acordo com os artigos 39 e 41 do Estatuto

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO SOBRAL - CE

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO SOBRAL - CE CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO SOBRAL - CE REGULAMENTO DE COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO Art. 1.º O Colegiado de Curso é o órgão que tem por finalidade

Leia mais

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO PAUTA 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. LEI ORGÂNICA E REGIMENTO INTERNO 3. PROCESSO LEGISLATIVO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Poder Legislativo na Constituição

Leia mais

MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ. Criada pela Lei nº , de 24 de abril de 2002

MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ. Criada pela Lei nº , de 24 de abril de 2002 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei nº 10.435, de 24 de abril de 2002 MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ REGIMENTO DO CONSELHO CURADOR PREÂMBULO

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO São Paulo 2011 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I Da Natureza e das Finalidades

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Congresso Nacional: composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, desenvolve suas atividades ao longo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

REGIMENTO INTERNO Assembleia Legislativa do Estado de Goiás REGIMENTO INTERNO Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Resolução nº 1.218/2007 Profa. Carolina Andrade Assembleia Legislativa ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO Arts. 1º a 67 RI DEFINIÇÕES Arts. 8º a 30 CE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 88/96 D E C I D E TÍTULO I DO CONSELHO TÍTULO II DO FUNCIONAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 88/96 D E C I D E TÍTULO I DO CONSELHO TÍTULO II DO FUNCIONAMENTO DECISÃO Nº 88/96 O, em sessão de 18.10.96, D E C I D E aprovar o seu Regimento Interno, como segue: TÍTULO I DO CONSELHO Art.1º- O Conselho Universitário - CONSUN - é o órgão máximo de função normativa,

Leia mais

eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente!

eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente! Simulados Inéditos de Regimento Interno da CLDF - 2017 Profs. Fabrício Rêgo e Yuri Moraes Aula 00 eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente!

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO REGIONAL DE BRAGA

REGIMENTO DO CONSELHO REGIONAL DE BRAGA REGIMENTO DO CONSELHO REGIONAL DE BRAGA CAPÍTULO I Do Conselho Regional Artigo 1.º Natureza O Conselho Regional é o órgão máximo da Região. Artigo 2.º Composição O Conselho Regional é composto por todos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE TÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO I - DA COMPOSIÇÃO Art. 1º O CONSEPE é o órgão colegiado superior que supervisiona e

Leia mais

Regimento Interno ALERJ

Regimento Interno ALERJ Regimento Interno ALERJ Legislação das Casas Legislativas Questão 1: CEPERJ Esp Leg NS (ALERJ)/ALERJ/Assessoramento às Comissões/2011 A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é órgão colegiado que atua

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Reuniões (Art. 057) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção VI DAS REUNIÕES SESSÃO LEGISLATIVA Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á,

Leia mais

Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Julgue C ou E, de acordo com o disposto no Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Julgue C ou E, de acordo com o disposto no Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Encontro do dia 25 de maio de 2015 A grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes

Leia mais

ASSEMBLEIA DISTRITAL DO PSD DE SANTARÉM Competência, Composição e Estatuto dos Membros da Assembleia Distrital REGULAMENTO INTERNO

ASSEMBLEIA DISTRITAL DO PSD DE SANTARÉM Competência, Composição e Estatuto dos Membros da Assembleia Distrital REGULAMENTO INTERNO ORGANIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA DISTRITAL ART.º 1 COMPETÊNCIA A Assembleia Distrital é o órgão representativo de todos os militantes integrados nas secções do distrito de Santarém. Compete à Assembleia Distrital:

Leia mais

REGIMENTO DOS CONSELHOS NACIONAIS

REGIMENTO DOS CONSELHOS NACIONAIS Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português REGIMENTO DOS CONSELHOS NACIONAIS Aprovado pelo Conselho Permanente de 27 e 28 de Junho de 1992 e publicado na Flor de Lis de Novembro de 1992,

Leia mais

Proposta de Emenda Constitucional

Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Quem pode apresentar a PEC Podem apresentar PEC um terço, no mínimo, dos Deputados Federais ou dos Senadores; o Presidente da República;

Leia mais

Regimento Interno CD TEMAS 1

Regimento Interno CD TEMAS 1 TEMAS 1 Capítulo I Das Sessões Art. 1 o. As Sessões serão realizadas nos seguintes termos: I A Comissão Especial de Impeachment na primeira sessão do dia, no período da manhã; II A Comissões de Direitos

Leia mais

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores Responsável Técnico: Everton M. Paim é advogado graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS; Especializando em direito

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno da Congregação da Universidade Federal de São João del-rei UFSJ, anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno da Congregação da Universidade Federal de São João del-rei UFSJ, anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 029, de 10 de setembro de 2007. Aprova Regimento Interno da Congregação. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ, no uso de suas atribuições,

Leia mais

CONSELHO PEDAGÓGICO 2012

CONSELHO PEDAGÓGICO 2012 REGIMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO Aprovado em setembro de 2012 1 REGIMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO (de acordo com o Decreto-Lei n 75/2008, de 22 de Abril alterado pelo Decreto-Lei nº 137/2012 de 2 de Julho)

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP Nº 003/2012. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições

RESOLUÇÃO CFP Nº 003/2012. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições RESOLUÇÃO CFP Nº 003/2012 EMENTA: Institui o Regimento Interno da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças APAF. legais e regimentais e: O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas

Leia mais

Rodada #1 Regimento Interno da ALERJ

Rodada #1 Regimento Interno da ALERJ Rodada #1 Regimento Interno da ALERJ Professor Julio Ponte Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: 1. Funcionamento. 1.1 Sede. 1.2 Sessões Legislativas.

Leia mais

Capítulo I Das Sessões

Capítulo I Das Sessões Capítulo I Das Sessões Art. 1o. A Conferência dos Líderes elaborará um projeto de agenda ao início dos trabalhos. Parágrafo Único. Caso a agenda não represente os assuntos necessários a serem debatidos,

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LOURES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LOURES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Conselho Municipal de Educação de Loures REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LOURES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Natureza e Objetivos 1 - O Conselho Municipal de Educação do Concelho

Leia mais

REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO

REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC TUPÃ SP 2016 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ELEIÇÃO SEÇÃO I DA NATUREZA E COMPOSIÇÃO

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PAREDES

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PAREDES REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PAREDES A Lei 75/2013, de 12 de setembro estabelece no seu artigo 25º, nº 1, alínea s), a competência da Assembleia Municipal deliberar sobre a criação do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS DO SINDIFISCAL/MS Redação aprovada pela Resolução CD nº 30/2009 com as alterações da Res.

REGIMENTO INTERNO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS DO SINDIFISCAL/MS Redação aprovada pela Resolução CD nº 30/2009 com as alterações da Res. REGIMENTO INTERNO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS DO SINDIFISCAL/MS Redação aprovada pela Resolução CD nº 30/2009 com as alterações da Res. Nº 16/2011 ÍNDICE Capítulo I Das Atribuições e Normas para Reuniões Art.

Leia mais

Professora Susanna Schwantes

Professora Susanna Schwantes SESSÕES CÂMARA DE VEREADORES LEGISLATURA = IGUAL AO MANDATO DOS VEREADORES 4 ANOS Cada Legislatura possui 4 sessões legislativas. Sessão Legislativa Ordinária = 1º a 3º de janeiro, 1º de fevereiro a 5

Leia mais

ASSEMBLEIA NACIONAL. Deliberação nº8/vi/01 de 31 de Maio da Mesa da Assembleia Nacional. Artº. 1º (Aprovação) Artº. 2º (Entrada em vigor)

ASSEMBLEIA NACIONAL. Deliberação nº8/vi/01 de 31 de Maio da Mesa da Assembleia Nacional. Artº. 1º (Aprovação) Artº. 2º (Entrada em vigor) ASSEMBLEIA NACIONAL Deliberação nº8/vi/01 de 31 de Maio da Mesa da Assembleia Nacional Artº. 1º (Aprovação) É aprovado ao abrigo da alínea c) do nº 1 do artº. 30º do Regimento da Assembleia Nacional o

Leia mais

REGIMENTO COMUM CONGRESSO NACIONAL EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - Prof. Paulo Mohn 2017

REGIMENTO COMUM CONGRESSO NACIONAL EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - Prof. Paulo Mohn 2017 1) Sobre as sessões conjuntas, julgue os itens: I São hipóteses de sessão conjunta: inauguração da sessão legislativa; promulgação de emendas à Constituição; delegação ao Presidente da República de poderes

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO

REGIMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO Agrupamento de Escola de Vagos 161070 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VAGOS REGIMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO Dezembrol2013 Índice Página Introdução... 2 SECÇÃO I - Disposições introdutórias... 2 Artigo 1.º -

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO 2012 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - A Comissão de Capacitação dos Servidores

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP Nº 010/98 DE 18 DE SETEMBRO DE 1998

RESOLUÇÃO CFP Nº 010/98 DE 18 DE SETEMBRO DE 1998 RESOLUÇÃO CFP Nº 010/98 DE 18 DE SETEMBRO DE 1998 EMENTA: Institui o Regimento Interno da Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças -APAF. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

Regimento do Conselho de Ilha da Terceira

Regimento do Conselho de Ilha da Terceira Regimento do Conselho de Ilha da Terceira ARTIGO 1º COMPOSIÇÃO O conselho de Ilha da Terceira é composto por: a) Os Presidentes das Assembleias Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória: b) Os

Leia mais

ATO NORMATIVO INTERNO N o 02 DE 06 DE JUNHO DE 2001

ATO NORMATIVO INTERNO N o 02 DE 06 DE JUNHO DE 2001 ATO NORMATIVO INTERNO N o 02 DE 06 DE JUNHO DE 2001 Cria o Colégio de Inspetores do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais, e institui o seu Regimento O CONSELHO REGIONAL

Leia mais

Regimento do Conselho de Saúde do Hospital Sofia Feldman / Fundação de Assistência Integral a Saúde

Regimento do Conselho de Saúde do Hospital Sofia Feldman / Fundação de Assistência Integral a Saúde Regimento do Conselho de Saúde do Hospital Sofia Feldman / Fundação de Assistência Integral a Saúde Capítulo I da Denominação, Sede, Duração e Finalidade. Artigo 1º O Conselho de Saúde do Hospital Sofia

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE REGIMENTO DO CONSELHO CURADOR APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2009-CC, DE 06/11/2009

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE REGIMENTO DO CONSELHO CURADOR APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2009-CC, DE 06/11/2009 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE REGIMENTO DO CONSELHO CURADOR APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2009-CC, DE 06/11/2009 CAPÍTULO I DA FINALIDADE, CONSTITUIÇÃO E COMPETÊNCIA Art. 1º O Conselho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA REGULAMENTO INTERNO DOS NÚCLEOS DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DA

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE ILHA DA TERCEIRA

REGIMENTO DO CONSELHO DE ILHA DA TERCEIRA REGIMENTO DO CONSELHO DE ILHA DA TERCEIRA ARTIGO 1º COMPOSIÇÃO 1 - O Conselho de Ilha da Terceira é composto por: a) Os Presidentes das Assembleias Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória: b)

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESPORTO PREÂMBULO

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESPORTO PREÂMBULO REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESPORTO PREÂMBULO As Autarquias desempenham um papel fundamental no desenvolvimento desportivo e no incremento da prática desportiva, devido à sua proximidade com

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO POLÍTICO NACIONAL DO PARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL PEN51.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO POLÍTICO NACIONAL DO PARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL PEN51. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO POLÍTICO NACIONAL DO PARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL PEN51. Aprovado em reunião ordinária realizada em Brasília no dia 30 de outubro de 2013. PREÂMBULO O Conselho Político Nacional

Leia mais

Regimento Interno da Câmara dos Deputados. No que se refere ao recesso parlamentar, julgue C ou E.

Regimento Interno da Câmara dos Deputados. No que se refere ao recesso parlamentar, julgue C ou E. Listas 2A e 3A Encontro do dia 23 de março de 2015 No que se refere ao recesso parlamentar, julgue C ou E. 1) Durante o período de recesso parlamentar, o deputado deverá ser empossado perante a Mesa. 2)

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS RESOLUÇÃO N.º 2.288, DE 18 DE JANEIRO DE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS RESOLUÇÃO N.º 2.288, DE 18 DE JANEIRO DE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS RESOLUÇÃO N.º 2.288, DE 18 DE JANEIRO DE 1991. PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage no facebook: @professormateussilveira Instagram:

Leia mais

Rodada #1 Regimento Interno da Câmara

Rodada #1 Regimento Interno da Câmara Rodada #1 Regimento Interno da Câmara Professor Julio Ponte Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS: 1. Disposições Preliminares. 1.1 Sede. 1.2 Sessões Legislativas. 1.3 Sessões Preparatórias.

Leia mais

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DA BATALHA. (Mandato )

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DA BATALHA. (Mandato ) REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DA BATALHA (Mandato 2017 2021) O presente Regimento da Câmara Municipal da Batalha foi elaborado de acordo com a alínea a) do artigo 39.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro,

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE ENFERMAGEM REGIONAL

REGIMENTO DO CONSELHO DE ENFERMAGEM REGIONAL REGIMENTO DO (Aprovado em Assembleia Regional Extraordinária de 11 de Novembro de 2016) Secção Regional da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Âmbito Em conformidade com

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL TÍTULO I DO FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DA SEDE

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL TÍTULO I DO FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DA SEDE Regimento Interno Ismael Noronha DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL Já caiu em prova A denominação Câmara Legislativa decorre da fusão dos nomes atribuídos às casas legislativas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Título I Do Congresso, dos Participantes e da Inscrição

REGIMENTO INTERNO. Título I Do Congresso, dos Participantes e da Inscrição A COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB, no uso da competência que lhe conferem os Arts. 65, inciso IV, 139 e 140 do Estatuto, resolve aprovar o seguinte: REGIMENTO

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O Aprovado no ENCAT Pará, realizado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2002. Alterações aprovadas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO (Conforme se acha em vigor com as Emendas Regimentais nºs 001 e 002/2006)

REGIMENTO INTERNO (Conforme se acha em vigor com as Emendas Regimentais nºs 001 e 002/2006) REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO (Conforme se acha em vigor com as Emendas Regimentais nºs 001 e 002/2006) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES DO COLÉGIO COMPOSIÇÃO E NATUREZA DAS REUNIÕES Art. 1º. O Colégio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI TEÓFILO OTONI MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI TEÓFILO OTONI MINAS GERAIS REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUCURI - ICTM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Leia mais

1ª Parte Noções sobre o Regimento Interno

1ª Parte Noções sobre o Regimento Interno 1ª Parte Noções sobre o Regimento Interno Instrutora: Dra. Ruth Barros Pettersen da Costa SUMÁRIO. 1. Introdução: Do Poder Legislativo e Dos Deputados. 2. Do Regimento Interno. 3. Dos Conceitos Básicos.

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA AUTARCAS ELEITOS PELO PS

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA AUTARCAS ELEITOS PELO PS CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA AUTARCAS ELEITOS PELO PS Lisboa, 11 e 12 de novembro, Sede Nacional PS Reuniões de Junta (e Sessões) de Assembleia de Freguesia Objetivo: como organizar e participar nas

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS CAPÍTULO I DO CONCEITO

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS CAPÍTULO I DO CONCEITO REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS Regulamenta o funcionamento dos Colegiados dos Cursos Superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus

Leia mais

DECRETO Nº , DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. DECRETO Nº 18.491, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece o Regimento Interno da Delegação de Controle do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso das

Leia mais

PREÂMBULO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

PREÂMBULO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ REGIMENTO DO CONSELHO DE CURADORES PREÂMBULO Este Regimento complementa o Regimento Geral da Universidade Federal de Itajubá e regulamenta as

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO

ANEXO REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO ANEXO REGULAMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Finalidades O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa da escola, nomeadamente

Leia mais

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA Art.1 - A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA, constituída de acordo com o Ato

Leia mais

Agrupamento de Escolas Júdice Fialho Portimão Conselho Geral REGIMENTO. Artigo 1º Objeto Artigo 2º Definição Artigo 3º Composição...

Agrupamento de Escolas Júdice Fialho Portimão Conselho Geral REGIMENTO. Artigo 1º Objeto Artigo 2º Definição Artigo 3º Composição... Agrupamento de Escolas Júdice Fialho Portimão Conselho Geral REGIMENTO Índice Artigo 1º Objeto... 2 Artigo 2º Definição... 2 Artigo 3º Composição... 2 Artigo 4º Eleição... 2 Artigo 5º Competências... 3

Leia mais

REGULAMENTO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

REGULAMENTO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA 1 REGULAMENTO DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA TÍTULO I Da Organização dos Trabalhos ARTIGO 1º - A Congregação, com a composição e competências estabelecidas no Estatuto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CMJ CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO INTERNO DO CMJ CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGIMENTO INTERNO DO CMJ CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objecto O presente Regimento Interno define as regras de funcionamento do Conselho Municipal de Juventude de Loures, quando não previstas

Leia mais

Regimento Interno do Conselho Municipal de Juventude de Odemira

Regimento Interno do Conselho Municipal de Juventude de Odemira Regimento Interno do Conselho Municipal de Juventude de Odemira As Autarquias são os órgãos que devido à sua proximidade com a população mais facilmente podem criar condições para uma efetiva participação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA CPA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA CPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA CPA São Paulo 2018 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA A CPA é responsável pela

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA REGIMENTO INTERNO DO CONSUNI ILAACH TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA. Seção I Do Colegiado e seus fins

REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA. Seção I Do Colegiado e seus fins REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA Seção I Do Colegiado e seus fins Art. 01. O Colegiado do Curso de Graduação em Medicina do IMS/UFBA é regido por este Regimento, observadas as disposições

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico - CT Departamento de Engenharia Mecânica - DEM

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico - CT Departamento de Engenharia Mecânica - DEM NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DO CENTRO TECNOLOGICO DA UFES Título I DA NATUREZA E CONSTITUIÇÃO ArT. 1º - O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), compreende disciplinas

Leia mais

Do calendário dos congressos do PSB

Do calendário dos congressos do PSB Resolução CEN nº 1 de 2008 CAPÍTULO I Do calendário dos congressos do PSB Estabelece calendário para realização dos congressos municipais, estaduais e nacional do Partido Socialista Brasileiro PSB. Art

Leia mais

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017 DECRETO N. 8.661, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017 Aprova o Regimento Interno do Conselho Municipal de Saneamento Básico do Município de Ituiutaba. O Prefeito de Ituiutaba, no uso de suas atribuições e de conformidade

Leia mais

REGIME TO ELEITORAL DO SI DICATO DOS SERVIDORES MU ICIPAIS DE CA ELA - RS TÍTULO I. Da Comissão Eleitoral. Capítulo I Das Generalidades

REGIME TO ELEITORAL DO SI DICATO DOS SERVIDORES MU ICIPAIS DE CA ELA - RS TÍTULO I. Da Comissão Eleitoral. Capítulo I Das Generalidades REGIME TO ELEITORAL DO SI DICATO DOS SERVIDORES MU ICIPAIS DE CA ELA - RS TÍTULO I Da Comissão Eleitoral Das Generalidades Art. 1º - A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Servidores Municipais de Canela

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Escrivão de Polícia Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. O número de deputados a serem eleitos em cada estado ou território e no DF é estabelecido, proporcionalmente

Leia mais

Prof. José Darcísio Pinheiro Presidente

Prof. José Darcísio Pinheiro Presidente Resolução n 002/2010-CD Aprova o Regimento Interno do Conselho Diretor da Universidade Federal de Roraima. O PRESIDENTE DO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE REGRAS PARLAMENTARES

REGIMENTO INTERNO DE REGRAS PARLAMENTARES PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM PORTO ALEGRE REGIMENTO INTERNO DE REGRAS PARLAMENTARES Aprovado pela AGE 1277 em 11.07.1993 PREÂMBULO. Este Regimento Interno de Regras Parlamentares deverá orientar o comportamento

Leia mais

Marcelo Bregagnoli Presidente do Conselho Superior IFSULDEMINAS

Marcelo Bregagnoli Presidente do Conselho Superior IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais