PIBID Biologia 3. Coordenadora: Professora Márcia Mendonça UNIDADE DIDÁTICA ARTRÓPODES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PIBID Biologia 3. Coordenadora: Professora Márcia Mendonça UNIDADE DIDÁTICA ARTRÓPODES"

Transcrição

1 PIBID Biologia 3 Coordenadora: Professora Márcia Mendonça UNIDADE DIDÁTICA ARTRÓPODES Autor: Madson Campos Marcela Machnicki Ferreira Marcelo Hideki Tamada Turma: 2º Ano Ensino Médio Número de aulas: 7 Introdução: Esta unidade didática tem o intuito de abordar os principais conteúdos a respeito do filo Artrópoda, e para tanto desenvolveu-se aulas teóricas e práticas visando explanar as principais características deste grupo de seres vivos, abordando aspectos morfológicos, fisiológicos, reprodutivos e ecológicos, além de identificar alguns grupos de interesse para os seres humanos, seja pelo aspecto econômico ou pelo interesse na área médica. Com mais de 1 milhão de espécies os artrópodes representam o maior grupo de seres vivos existente na terra, isso deve-se principalmente devido a sua extrema resistência e suas adaptações evolutivas que permitiram aos seus membros povoarem praticamente todos os ambientes, das montanhas ao fundo do mar, do deserto aos ambientes tropicais. Apesar de terem um grande número de espécies esses seres vivos tem algumas características em comum como exoesqueleto e o corpo dividido em tagmas, além dos apêndices articulados. Muitos desses seres tem importância para a humanidade, seja pelo seu papel ecológico como no caso dos polinizadores e decompositores, ou por serem a base de muitas cadeias alimentares, assim como por serem pragas agrícolas ou mesmo serem transmissores de doenças para os seres humanos. Por essas e inúmeras outras razões os artrópodes são um grupo de extrema importância ao qual devemos dar certa atenção. A metodologia empregada segue a aplicação de aulas teóricas dialogadas que possuem o intuito de estimular a discussão dos conteúdos com os alunos e explorar

2 os conhecimentos que estes já trazem consigo, valorizando a interface professor aluno através do diálogo. Além disso a utilização do quadro negro é valorizada a medida que a criação de um roteiro para a aula e modelos que possam ilustrar e entender certas estruturas fazem com que haja espaço para que os alunos desenvolvam uma linha de raciocínio e possam participar ativamente da aula. Plano de aula I : Introdução ao filo Artrópoda FONTE: Tema: Filo Artrópoda Recursos Necessários: -Quadro Negro. -TV Pendrive.

3 Tempo de Aula: Uma aula (50min) Objetivo Geral: Identificar e diferenciar as principais características do filo artrópoda. Objetivos específicos: Observar e compreender as principais características do filo e sua diversidade. Ver a morfologia geral, fisiologia, reprodução e diversidade. Conteúdos: Características principais do filo Artrópoda e suas principais classes. morfológicos, fisiológicos e reprodutivos. Importância ecológica. Aspectos Desenvolvimento: O professor deve iniciar a aula questionando a respeito dos diversos tipos de artrópodes, pedir aos alunos para citar exemplos e problematizar junto a eles que características esses seres tem em comum para serem agrupados no mesmo filo. Após deve-se prosseguir citando brevemente sua diversidade e adaptações importantes que os levaram a ter muitas formas e povoar praticamente todos os ambientes. Seguindo essa linha de raciocínio o professor deve discutir os aspectos morfológicos e fisiológicos comuns aos artrópodes, citando também a reprodução. Para finalizar deve-se comentar sobre sua importância ecológica.

4 Plano de aula II: Insetos FONTE: Tema: Filo Artrópoda Classe Insecta Recursos Necessários: -Quadro Negro. -TV Pendrive. -Animais conservados de diversas maneiras (opcional). -Animais in vivo (opcional). Tempo de Aula: Uma aula (50min) Objetivo Geral:

5 Identificar e diferenciar as principais características do filo artrópoda e classe insecta. Objetivos específicos: Compreender a relação entre a diversidade de espécies, seu hábito de vida, morfologia e fisiologia. Compreender a importância ecológica dos insetos e identificar algumas espécies de importância para os seres humanos. Conteúdos: Características principais do filo Artrópoda e da classe insecta. Aspectos morfológicos, fisiológicos e reprodutivos. Importância ecológica e evolução, interesses econômicos e médicos. Desenvolvimento: Ao iniciar a aula deve-se relembrar os alunos sobre os diversos animais muito comuns que fazem parte da classe insecta e discutir o que esses animais têm em comum para estarem inclusos na mesma classe. A partir dessa discussão a aula deve caminhar de modo a classificar os grupos presentes e apresentar as principais ordens que fazem parte da classe insecta. Citar os aspectos fisiológicos e os meios de reprodução, incluindo as fases de desenvolvimento, através de desenhos esquemáticos. Discutir brevemente a importância ecológica do grupo e abordar aspectos evolutivos. Por fim citar aqueles que têm importância para o ser humano nas áreas de saúde, alimentação, indústria, agricultura. Atividades: Realizar uma pesquisa sobre os principais grupos de interesse na área da saúde. Grupos de até cinco alunos Temas a serem sorteados: Malária, Febre amarela, Dengue, Doença de chagas, Doença do sono, Leishmaniose. 1-Cite as principais características da classe insecta.

6 2- Qual a importância ecológica dos insetos? 3- Porque alguns grupos de insetos tem importância econômica para os seres humanos? 4- Faça um desenho de um ser vivo imaginário e indique as características que permitem classifica-lo como um inseto. Preencher a tabela comparativa dos Artrópodes de acordo com as características observadas. PLANO DE AULA III: Os Crustáceos Introdução: Os animais da classe Crustacea pertencem ao grupo dos Artropódes e podem ser encontrados em ambiente aquáticos de água doce ou salgada, sendo que algumas espécies podem ser encontradas em terra-firme. Carangueijos, siris, lagostas, camarões e os tatuzinhos-de-jardim são os animais mais conhecidos dessa classe. Ensinar zoologia em sala de aula é um desafio para os professores, pois o acesso aos exemplares e outros materiais necessários para aplicação da aula práticas muitas vezes não é possível. O professor deve ser criativo na elaboração das aulas, para que o aluno consiga entender a grande quantidade de características e espécies de animais de forma comparativa. Nessa aula será possível identificar algumas espécies de crustáceos e entender as principais características do grupo com o auxílio de animais armazenados em álcool. Conteúdo específico: Como funciona o organismo de um crustáceo e a relação com o ambiente em que vivem.

7 Duração: 50 min. Objetivos: - Descrever quais são as principais estruturas do corpo de um crustáceo. - Reconhecer algumas espécies importantes para a fauna local. - Reconhecer a importância econômica dos crustáceos. - Observar como funcionam os sistemas do grupo Crustacea: nutrição, locomoção, excreção, etc. Conteúdos privilegiados: - Sistemas do organismo de um crustáceo (reprodução, excreção, digestão, etc). - Comportamento e hábitat. - Importância econômica dos crustáceos Orientação didática Problematização inicial: Para iniciar a aula, o professor deve mostrar aos alunos o vídeo Carangueijo saindo da carapaça ( Esse vídeo mostra o processo de troca de exoesqueleto de uma espécie de carangueijo e possibilita fazer uma ligação com a aula anterior sobre características gerais dos artrópodes. O professor pode explorar a questão da composição do exoesqueleto dos crustáceos (rico em carbonato de cálcio), explicar o porquê de os crustáceos necessitarem de um exoesqueleto rígido (proteção contra predação, dissecação e hábitos alimentares) e falar um pouco sobre a presença dos crustáceos na nossa alimentação. Esse início de aula deve ser bem dialogado, respondendo as dúvidas e questões que os alunos têm a partir do conhecimento prévio. Organização do conhecimento:

8 No quadro, o professor deve escrever as principais características dos crustáceos e dar exemplos. Além disso, cabe ao professor fazer perguntas aos alunos a respeito das curiosidades dos crustáceos, principalmente sobre as diferentes estruturas de adaptação ao ambiente que eles possuem. O professor deve utilizar o quadro para explicar de forma resumida como funciona o organismo dos crustáceos, mostrando seus sistemas (locomotor, excretor, circulatório, reprodutor e nervoso). É interessante explicar como funciona o corpo desses animais comparando com outros grupos já estudados e com o organismo dos humanos. Será distribuído um esquema para os alunos preencherem, com o desenho de um camarão e suas principais estruturas. Aplicação do conhecimento: Depois de ser dada uma introdução, o professor deve ajudar os alunos a preencher o esquema do camarão, com o nome das principais estruturas estudadas. O livro didático pode ser consultado nesse momento da aula para facilitar a observação do desenho esquemático do caramão.no final da aula, com o auxílio da TV pendrive, o professor deve mostrar imagens de algumas espécies de crustáceos, principalmente da fauna local. Recursos didáticos: -Quadro negro -TV pen drive, -Livro didático. Avaliação: Os alunos serão avaliados a partir da resolução do desenho esquemático do camarão e de sua participação em sala de aula.

9 PLANO DE AULA IV : Aracnídeos Figura: Desenho esquemático de um camarão.

10 INTRODUÇÃO Os Aracnídeos são representados pelas aranhas, escorpiões, opiliões, ácaros, carrapatos e outros representantes menos conhecidos. Apresentam como características mais marcantes o corpo dividido em cefalotórax e abdome, a presença de quelíceras, pedipalpos e quatro pares de patas no cefalotórax. Devido ao grande sucesso evolutivo, são extremamente diversificados e podem ocupar diferentes nichos de ambientes terrestres. Alguns possuem vida livre e outros são ectoparasitas de plantas e animais. Além de sua relevância ecológica na manutenção do equilíbrio trófico dos ecossistemas, a classe Arachnida tem também sua importância na saúde pública ao passo que pode parasitar, causar doenças e graves complicações ao ser humano. A fim de tornar a aula mais interessante e de acordo com a realidade dos alunos, o professor deve relacionar o conteúdo com a realidade, deixá-lo contextualizado. Trazer curiosidades e informações a respeito de cuidados e tratamento após acidentes envolvendo os integrantes dessa classe são maneiras de atingir esse objetivo. Com o intuito de amenizar as dificuldades de compreensão e melhorar a fixação do conteúdo, é interessante trazer aos alunos vídeos e exemplares (se possível) dos animais, fazendo relação com o que foi abordado teoricamente. DURAÇÃO 100 minutos (2 aulas)

11 CONTEÚDO ESPECÍFICO: Características principais dos artrópodes. Aspectos gerais morfológicos e fisiológicos; reprodução; importância e curiosidades dos aracnídeos. OBJETIVOS - Compreender a classificação da classe Arachnida no filo Arthropoda; - Identificar os principais integrantes da classe; - Reconhecer as principais estruturas do corpo dos aracnídeos bem como suas funções; - Relacionar as estruturas corporais com o ambiente e hábito de vida em que estão inseridos; - Compreender o funcionamento dos sistemas da classe Arachnida: nutrição, locomoção, excreção, reprodução, etc.; - Reconhecer a importância dos aracnídeos. CONTEÚDOS PRIVILEGIADOS - Os Aracnídeos e seus principais representantes; - A estrutura corporal geral da classe; - Funcionamento dos sistemas corporais; - Importância dos aracnídeos. ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL: A fim de diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos acerca do tema, o professor pode iniciar a aula questionando-os a respeito do que sabem sobre os aracnídeos: quais os principais representantes do grupo, o número de patas, se todos são peçonhentos ou não, se são importantes para o ambiente, etc. Em seguida, é possível passar um vídeo sobre a classe e, ao longo do vídeo, o professor aponta as principais estruturas que serão abordadas na aula. Desta forma, quando o professor

12 falar sobre elas na parte teórica, os alunos já estarão mais familiarizados com os termos. ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: Após a problematização, inicia-se a passagem do conteúdo teórico relacionando-o com o que foi conversado. No quadro, o professor deve escrever as principais características dos aracnídeos e dar exemplos. Além disso, o professor deve mostrar com o auxílio de imagens na TV ou banners educativos as principais diferenças entre os integrantes da classe no que diz respeito à estrutura de seus corpos. O professor deve utilizar o quadro para explicar de forma resumida como funciona o organismo dos aracnídeos, mostrando seus sistemas (locomotor, excretor, circulatório, reprodutor e nervoso). É interessante explicar como funciona o corpo desses animais comparando com outros grupos já estudados e com o organismo dos humanos. O restante da aula pode ser destinado a tratar da importância ecológica e médica dos aracnídeos, curiosidades sobre o assunto, modo de prevenção de acidentes com aranhas e escorpiões. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO: Dado o conteúdo, os últimos dez minutos da aula (este tempo irá depender do ritmo da turma e da quantidade de alunos) serão reservados à parte prática. A turma dirigir-se-á, em grupos, ao laboratório ou outro espaço reservado para a atividade e observará exemplares reais de aranhas e escorpiões. Neste momento, pede-se para que olhem com atenção e, com o auxílio das anotações e do banner educativo, indiquem as estruturas visíveis que foram comentadas em sala de aula. Ao passo em que as identificam, as funções das estruturas podem ser relembradas com a participação dos alunos. RECURSOS DIDÁTICOS: -Quadro de giz, -TV pendrive, Material prático (animais conservados).

13 AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados através da participação em aula e do preenchimento da tabela entregue na aula introdutória do filo Arthropoda. PLANO DE AULA V : Miriapoda, Chilopoda e Diplopoda Miriapoda Chilopoda Diplopoda INTRODUÇÃO Os miriápodes representam duas classes de artrópodes: Chilopoda e Diplopoda. Apresentam tronco não diferenciado, formado por uma série de segmentos

14 muito semelhantes, não ocorrendo diferenciação de tórax e abdome. Uma das características mais marcantes é o número de patas, que pode chegar as quatrocentos em Diplopodes. Por serem morfologicamente semelhantes, os quilópodes e diplópodes são constantemente confundidos entre si pelos alunos. A fim de esclarecer essa questão, a aula será focada na comparação entre as duas classes, identificando as principais estruturas que as diferem uma da outra. DURAÇÃO 50 minutos (1 aula) CONTEÚDO ESPECÍFICO: Características principais dos artrópodes; morfologia e diferenciação entre as classes Chilopoda e Diplopoda; hábitos de vida dos miriápodes. OBJETIVOS - Compreender a classificação dos miriápodes no filo Arthropoda; - Identificar os principais integrantes das duas classes; - Reconhecer as principais estruturas corporais desses animais, bem como suas funções; - Relacionar as estruturas corporais com o ambiente e hábito de vida em que os miriápodes estão inseridos. CONTEÚDOS PRIVILEGIADOS - Os Miriápodes e seus principais representantes; - A estrutura corporal geral do grupo; - Hábitos de vida dos miriápodes. - Sistemas (respiratório, excretor, circulatório, nervoso e reprodutor) ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL:

15 A fim de diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos acerca do tema, o professor pode iniciar a aula questionando-os se já ouviram falar das classes Chilopoda e Diplopoda ou dos seus nomes comuns como piolho-de-cobra, lacraia centopeia, etc. Antes de começar a explicação, também podem ser passadas imagens dos integrantes das duas classes e pedir para os alunos comentarem o que conseguem observar de diferente entre elas. Desta forma, quando o professor falar sobre elas na parte teórica, os alunos já estarão mais familiarizados com os termos. ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: Após a problematização, inicia-se a passagem do conteúdo teórico relacionando-o com o que foi conversado. Antes de começar o estudo propriamente dito dos miriápodes, é interessante recapitular, com a participação dos alunos, as características gerais do filo Arthropoda e que, consequentemente, estarão presentes nesses animais. No quadro o professor deve escrever, primeiramente, as características comuns a ambas as classes como a divisão corporal, presença de antenas, olhos simples e os sistemas respiratório, excretor, circulatório, nervoso e reprodutor. Em seguida direciona-se a aula para as diferenças entre as classes, principalmente no que diz repeito ao número de patas por segmentos e a presença de forcípulas em quilópodes para a inoculação de peçonha. Aproveitando essa questão, relacionar essa estrutura com o hábito carnívoro desses animais, diferentemente dos diplópodes, que são herbívoros ou detritívoros. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO: Dado o conteúdo, os últimos dez minutos da aula (este tempo irá depender do ritmo da turma e da quantidade de alunos) serão reservados à parte prática. A turma dirigir-se-á ao laboratório ou outro espaço reservado para a atividade e observará exemplares reais de quilópodes e diplópodes. Neste momento, pede-se para que olhem com atenção e, com o auxílio das anotações e das imagens vistas anteriormente, classifiquem os exemplares nas classes Chilopoda e Diplopoda. Os

16 alunos devem justificar a classificação de acordo com o que foi comentado em sala de aula. RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro de giz, TV pendrive, material prático (animais conservados). AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados através da participação em aula e do preenchimento da tabela entregue na aula introdutória do filo Arthropoda. PLANO DE AULA VI - O uso de transgênicos Introdução: Os transgênicos são organismos geneticamente modificados, criados pela tecnologia da engenharia genética e desenvolvidos a partir de genes de outros organismos. O objetivo da criação dos transgênicos é a criação de produtos que possuem características novas em relação a aquelas que fazem parte de sua natureza original, gerando produtos com maior durabilidade e produtividade, a partir da tecnologia do DNA recombinante. Apesar de aparentemente não oferecer nenhum tipo de risco a saúde humana, o consumo de produtos oriundos de alimentos transgênicos pode ser considerado perigoso, devido à manipulação de genes que pode causar complicações ao organismo. Ainda se conhece muito pouco sobre esse assunto, por isso medidas devem ser tomadas para que as reações e conseqüências ao ingerir alimentos transgênicos sejam conhecidas pela população. Nessa aula será organizado um debate entre os alunos, sobre o uso dos transgênicos no Brasil. O debate visa estimular o senso crítico e a criatividade dos estudantes, permitindo que eles participem dando sua opinião. Conteúdo específico: A utilização de transgênicos na alimentação Duração:

17 50 minutos Objetivos: - Compreender o que é um organismo transgênico. - Descrever os aspectos positivos e negativos que os transgênicos podem trazer a sociedade e o meio ambiente. - Estimular o senso crítico dos alunos, criando um debate para discussão em sala de aula. Conteúdos privilegiados: - Engenharia genética. - Genes e DNA. - Rotulagem de produtos. Orientação didática: Problematização inicial: O professor deve anotar no canto do quadro toda a informação (palavras e frases) fornecida pelos alunos a respeito dos transgênicos, sem se preocupar se o conteúdo está correto ou não, no primeiro momento. O princípio da problematização inicial é obter o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, principalmente a partir de situações vivenciadas e mais próximas da realidade. Antes de responder as dúvidas sobre o que foi anotado no quadro, o vídeo O que são alimentos transgênicos? deve ser mostrado aos alunos para que o conteúdo seja explicado de forma resumida. Organização do conhecimento: O conteúdo dessa aula será exposto em forma de um debate. O professor deve dividir a turma em dois grupos: um dos grupos terá que criar argumentos que defendam a utilização dos transgênicos e o outro grupo deve que ser contra. É importante que o professor divida os alunos aleatoriamente entre os grupos, para que os componentes do grupo não tenham tanta afinidade,possibilitando uma melhore

18 interação entre os alunos.cada grupo deverá eleger um representante e caberá ao professor mediar o debate, estipulando um tempo máximo de argumentação de cada grupo e o direito de resposta do outro. Uma tabela com argumentos pró e contra a utilização de transgênicos deve ser montada no quadro e o professor deve fornecer materiais de apoio (revistas, jornais, textos) e um tempo para que os alunos pesquisem e selecionem os melhores argumentos. Aplicação do conhecimento: O professor deve mediar o debate entre aos alunos permitindo que eles argumentem e defendam suas idéias, mas ao mesmo tempo, alguns conceitos devem ser explicados no meio do debate. É interessante que os alunos sejam criativos e finjam estar em uma audiência pública, na qual o professor faz o papel do juiz, que deve ser convencido. Ao final de tudo, o professor comenta que não houve um grupo vencedor no debate e explica sobre a importância do senso crítico como exercício de cidadania para a população. Recursos didáticos: -Quadro e giz. - TV pen drive. -Materiais de apoio (revistas, jornais e textos). Avaliação: Os alunos serão avaliados a partir de sua participação em sala de aula, independente se ele teve papel ativo no debate ou não. TABELA COMPARATIVA DOS ARTRÓPODES:

19 GRUPOS Divisão do corpo Nº de pernas Nº antenas Quelíceras Pedipalpos Mandíbulas Sistema excretor Sistema respiratório Reprodução Classe Insecta Subfilo Crustacea Classe Arachnida Classe Chilopoda Classe Diplopoda REFERÊNCIAS BIBLIOGRÄFICAS: BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Tradução de Alvaro Esteves Migotto et al. Brasil escola - Transgênicos: COSTA, Cibele S.; ROCHA, Rosana M. Invertebrados: Manual de Aulas Práticas. 2ª Ed. Ribeirão Preto: Holos Editora, 2006, p.129. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, Greenpeace - Transgênicos: KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. re. eampl., 3ª reimpr. - São Paulo: Edusp LIBÂNEO, José C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO SOBRE O TEMA ARTRÓPODES DESTINADO A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Disponível em: Vídeo Fonte: ( ) consultado em 14/11/ consultado em 14/11/2015.

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés)

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Artrópodes Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Características gerais Mais numeroso do planeta (1.000.000 espécies) Exemplos: insetos, aranhas, caranguejos Vivem em diversos ambientes

Leia mais

Unidade III Ser humano e Saúde Aula 16.2 Conteúdo: Artrópodes II

Unidade III Ser humano e Saúde Aula 16.2 Conteúdo: Artrópodes II A A Unidade III Ser humano e Saúde Aula 16.2 Conteúdo: Artrópodes II A A Habilidade: Identificar a diversidade e abundância dos artrópodes. A A Crustáceos Coberto de crosta - exoesqueleto Dois pares de

Leia mais

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas.

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Características A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. A expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação",

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 9º ALUNO(a): Lista de exercícios. No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Filo - Arthropoda. Professor: Fernando Stuchi

Filo - Arthropoda. Professor: Fernando Stuchi Filo - Arthropoda Professor: Fernando Stuchi Representantes O filo dos artrópodes é dividido em 3 subfilos: 1. Uniramia - Insetos / Quilópodes (lacraia) / Diplópodes (Piolho de cobra) 2. Crustácea; 3.

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Níquel Náusea Autor: Fernando Gonsales Distribuição dos Invertebrados: 12,3% 87,7% Como são os artrópodes: O esqueleto destes animais é externo,

Leia mais

Características gerais

Características gerais Artrópodes Quem são? Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem

Leia mais

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Triblásticos Celomados Protostômios Simetria Bilateral Artrópodes Sistema nervosos ganglionar ventral hiponeuro. Sistema digestório completo Sistema

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

Fazem troca do exoesqueleto Simetria Bilateral O nome deriva-se do fato de terem patas articuladas

Fazem troca do exoesqueleto Simetria Bilateral O nome deriva-se do fato de terem patas articuladas Filo Artrópode Filo Artrópode Acredita-se que tenham evoluído dos anelídeos São animais invertebrados de corpo segmentado (metamerizado) Corpo revestido de exoesqueleto feito de quitina Grupo diverso

Leia mais

ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES. Profa. Monyke Lucena

ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES. Profa. Monyke Lucena ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES Profa. Monyke Lucena CARACTERÍSTICAS GERAIS Os artrópodes, o grupo mais numeroso de animais, reúnem mais de 1 milhão de espécies catalogados.

Leia mais

MOLUSCOS E ARTRÓPODES

MOLUSCOS E ARTRÓPODES MOLUSCOS E ARTRÓPODES MÓDULO 5 ZOOLOGIA MOLUSCOS E ARTRÓPODES O filo Mollusca é o filo dos caracóis, caramujos e lesmas. Estes animais possuem sistema nervoso ganglionar, sistema circulatório aberto, sistema

Leia mais

Apresentam metameria, com presença de fusão de segmentos (tagmas) que formam a cabeça,otóraxeoabdome;

Apresentam metameria, com presença de fusão de segmentos (tagmas) que formam a cabeça,otóraxeoabdome; Cap. 21 Artrópodes: Características e clasificação Apresentam metameria, com presença de fusão de segmentos (tagmas) que formam a cabeça,otóraxeoabdome; Presença de exoesqueleto(quitina) articulado; Cabeça

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA Táticas de Controle INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente) MANIPULAÇÃO DO AMBIENTE E MÉTODOS CULTURAIIS

Leia mais

Cap. 18 Artrópodes: Características e clasificação

Cap. 18 Artrópodes: Características e clasificação Cap. 18 Artrópodes: Características e clasificação Apresentam metameria, com presença de fusão de segmentos (tagmas). Maior parte apresenta a subdivisão que formam a cabeça, o tórax e o abdome; Presença

Leia mais

REINO ANIMALIA Filo Artopoda ARTRÓPODES

REINO ANIMALIA Filo Artopoda ARTRÓPODES REINO ANIMALIA Filo Artopoda ARTRÓPODES Artrópodes Corpo e patas articuladas metâmeros Exoesqueleto de quitina(polissacarídeo) = Tegumento Divisão do corpo: cabeça, tórax e abdômen cefalotórax e abdômen

Leia mais

Aula 15.1 Conteúdos: Artrópodes: Insetos, crustáceos, aracnídeos e miriápodes DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES

Aula 15.1 Conteúdos: Artrópodes: Insetos, crustáceos, aracnídeos e miriápodes DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 15.1 Conteúdos: Artrópodes: Insetos, crustáceos, aracnídeos e miriápodes 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

Móds. 15 ao 18. Setor Prof. Rafa

Móds. 15 ao 18. Setor Prof. Rafa Móds. 15 ao 18 Setor 1423 Prof. Rafa Representantes: crustáceos, Representantes: crustáceos, insetos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA LEA-3 ENTOMOLOGIA GERAL Roteiro de Aula: Prof. Celso Omoto E-mail: celso.omoto@usp.br LEA-3 ENTOMOLOGIA GERAL Professores Responsáveis: Alberto S. Corrêa Coordenador Considerações gerais Importância do

Leia mais

1. Três: cabeça, tórax e abdômen (insetos) 2. Dois: cefalotórax e abdômen (aracnídeos)

1. Três: cabeça, tórax e abdômen (insetos) 2. Dois: cefalotórax e abdômen (aracnídeos) Silvestre 1. Metâmeros bem distintos na fase larvária. 2. Nos adultos se encontram fundidos. 3. Os metâmeros podem se apresentar agrupados em três regiões distintas (insetos) ou em duas (aracnídeos). 1.

Leia mais

Filo Artrópode e Equinoderma. Prof. Rafael Rosolen T. Zafred

Filo Artrópode e Equinoderma. Prof. Rafael Rosolen T. Zafred e Equinoderma Prof. Rafael Rosolen T. Zafred Filo Arthropoda (Artrópode) Maior grupo da Reino Animalia; Representantes Terrestres e Aquáticos; Arthro/poda: Arthros: Articulação; Podos: Pé; Características

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Núcleo Temático: Diversidade Biológica Disciplina: Zoologia II Código da Disciplina: 020.1275.8 Professor(es):

Leia mais

FILO ARTRÓPODE PROFESSOR :ÉDER

FILO ARTRÓPODE PROFESSOR :ÉDER FILO ARTRÓPODE PROFESSOR :ÉDER CARACTERÍSTICAS GERAIS Do grego, arthros = articulado e podos = pés; Constitui o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas ; Vivem em praticamente todos os

Leia mais

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular...

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Exoesqueleto quitinoso Proteção contra agressões e desidratação

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLASSE ARACHNIDA: TRABALHANDO A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MOSTRA DE BIOLOGIA 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLASSE ARACHNIDA: TRABALHANDO A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MOSTRA DE BIOLOGIA 2016 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLASSE ARACHNIDA: TRABALHANDO A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MOSTRA DE BIOLOGIA 2016 Inaldo dos Santos Casado Cândido (1); Michelle Gomes Santos (2). (1) Discente. Licenciatura em Ciências

Leia mais

Professor(es): Gustavo Schmidt de Melo Filho 2ª

Professor(es): Gustavo Schmidt de Melo Filho 2ª Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Zoologia II Código da Disciplina: 020.1275.8 DRT: 1093839 Etapa: Professor(es): Gustavo Schmidt de

Leia mais

Crustáceos (crusta= crosta ou pele grossa)

Crustáceos (crusta= crosta ou pele grossa) Grupo Mandibulata Subfilos: Miriápodes: quilópodes (centopéias e lacraias) e diplópodes (piolho de cobra). Crustáceos Insetos Novidades evolutivas: Mandíbulas (importantes para triturar alimentos); Olhos

Leia mais

ARTRÓPODES PROF. MARCELO MIRANDA

ARTRÓPODES PROF. MARCELO MIRANDA ARTRÓPODES Filo Arthropoda (Artrópodes) Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas (~1 milhão); Vivem em praticamente todos os tipos de ambientes;

Leia mais

CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO REGULAR NA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O TEMA ARTRÓPODES

CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO REGULAR NA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O TEMA ARTRÓPODES CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO REGULAR NA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O TEMA ARTRÓPODES Adrielly de Lira Moreia (1); Francisca Marta Medeiros dos Santos (1); Rafael Nunes Romano (2); Emanoel Messias

Leia mais

O USO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS A PARTIR DA ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS

O USO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS A PARTIR DA ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) SUBPROJETO - BIOLOGIA SID- Seminário de Iniciação a Docência O USO DE

Leia mais

RELEVÂNCIA DOS INSETOS PARA O AMBIENTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM ALUNOS DA ESCOLA PADRE NÉRCIO RODRIGUES

RELEVÂNCIA DOS INSETOS PARA O AMBIENTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM ALUNOS DA ESCOLA PADRE NÉRCIO RODRIGUES RELEVÂNCIA DOS INSETOS PARA O AMBIENTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM ALUNOS DA ESCOLA PADRE NÉRCIO RODRIGUES Rickson William de Lima Silva; Wedja Rosalina Soares dos Santos; Rodolfo Lucas Bezerra de Almeida;

Leia mais

Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Arthropoda. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/

Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Arthropoda. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Arthropoda Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia Filos: 1) Porifera; 2) Cnidaria; 3) Platyhelminthes; 4) Nematoda;

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 2ª Etapa Ano: 7 Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 2ª Etapa Ano: 7 Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 7 Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Aranhas do Rio Grande do Sul Amanda Oliveira Travessas Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Os aracnídeos fazem parte do filo dos artrópodes, e entre os mais conhecidos estão às aranhas, os

Leia mais

Filo Arthropoda. Capítulo 11 aulas 40 a 44. Page 1

Filo Arthropoda. Capítulo 11 aulas 40 a 44. Page 1 Filo Arthropoda Capítulo 11 aulas 40 a 44 Page 1 Você já teve acne??? O que será que isso tem a ver com a nossa aula??? Page 2 Características gerais É o grupo mais numeroso de seres vivos; Aproximadamente

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 30 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Camilla Silva (B1), Elizangela

Leia mais

ZOOLOGIA Introdução ao Filo Arthropoda

ZOOLOGIA Introdução ao Filo Arthropoda ZOOLOGIA Introdução ao Filo Arthropoda Filo Arthropoda Posição no Reino Animal Animais Protostômios, celomados (celoma esquizocélico), com clivagem em espiral, segmentados e desenvolvimento em mosaico;

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Camila/ Elisângela / Guilherme Série: º Turmas: 01, 0, 03, 04 e 05 PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 01 1. Classificação e diversidade dos seres vivos.. Vírus

Leia mais

Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17,

Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17, Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17, algumas atividades devem estar prontas. Mas antes de

Leia mais

Questão 3. a) Os moluscos não possuem sistema digestivo. b) Os moluscos não possuem sistema nervoso. c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma

Questão 3. a) Os moluscos não possuem sistema digestivo. b) Os moluscos não possuem sistema nervoso. c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma 2 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas no manto. Este circunda o corpo estranho

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano 40451 Ciências Biológicas

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre Ciências da Natureza e Suas Tecnologias O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos

Leia mais

ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013

ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS PORÍFEROS Provável ancestral: protista flagelado Diploblásticos Sem celoma Sem diferenciação de tecidos Coanócitos Ambiente aquático CELENTERADOS

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 30 Fone: (061) 3443-7878 Disciplina: Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Elizangela (B1), Guilherme (B) e Camilla Silva(B3) Série: º Turmas: 01, 0, 03, 04 e 05 PLANEJAMENTO ANUAL

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 2ª Etapa Ano: 7 Turma: 7.1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 2ª Etapa Ano: 7 Turma: 7.1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 7 Turma: 7.1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

(O enunciado a seguir serve às questões 1 e 2).

(O enunciado a seguir serve às questões 1 e 2). QiD 5 7º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS (O enunciado a seguir serve às questões 1 e 2). Uma aula prática de Biologia tinha como objetivo conhecer a diversidade dos artrópodes; então, o professor entregou vários

Leia mais

Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas. Professora Débora Biologia

Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas. Professora Débora Biologia Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas Professora Débora Biologia Filo Poríferos Esponjas Filo Poríferos Características São todas

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

ZOOLOGIA. Introdução ao Filo Arthropoda

ZOOLOGIA. Introdução ao Filo Arthropoda ZOOLOGIA Introdução ao Filo Arthropoda Filo Arthropoda Posição no Reino Animal Animais protostômios esquizocélico lico), segmentados desenvolvimento em mosaico; segmentados com celomados (celoma com clivagem

Leia mais

Prof. Dr. Leandro P. Felício

Prof. Dr. Leandro P. Felício Prof. Dr. Leandro P. Felício Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas (~1 milhão); Vivem em praticamente todos os tipos de ambientes; Existem

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professor: Cybelle / José Henrique / Sarah Ano: 7º ano Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Ciências nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão

Leia mais

ARTRÓPODES MÓDULOS 19 E 20

ARTRÓPODES MÓDULOS 19 E 20 ARTRÓPODES MÓDULOS 19 E 20 CARACTERÍSTICAS GERAIS Do grego athros = articulação + podos = patas; Patas articuladas; Corpo segmentado; Corpo revestido por exoesqueleto de quitina; Filo mais diversificado

Leia mais

Diversidade animal II. Echinodermata

Diversidade animal II. Echinodermata Diversidade animal II Filos: Arthropoda Echinodermata Filo Arthropoda Arthros = articulação; podos = pé Presença de pernas, antenas e peças bucais articuladas. É o grupo animal com o maior numero de espécies;

Leia mais

ARTRÓPODES & EQUINODERMAS. Prof.: Carolina Bossle

ARTRÓPODES & EQUINODERMAS. Prof.: Carolina Bossle & EQUINODERMAS Prof.: Carolina Bossle (do grego, arthron+ articulação, e podos= pés). Reúne o maior número de espécies conhecidas, representam cerca de 80% das espécies de animais conhecidas. Apresentam

Leia mais

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DOS CRUSTÁCEOS NA VISÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DOS CRUSTÁCEOS NA VISÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DOS CRUSTÁCEOS NA VISÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Daniele Bezerra dos Santos (1); Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza (2) 1 Docente do Centro Universitário UNIFACEX. danielebezerra@gmail.com;

Leia mais

Sugestões de avaliação. Ciências 7 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Ciências 7 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Os animais podem ou não apresentar simetria. Identifique e caracterize a simetria dos seguintes animais: planária, esponja, medusa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 15 30

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 15 30 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Agronomia 2017/1 Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Luceli de Souza Qualificação/link

Leia mais

Subfilo Uniramia. Superclasse Myriapoda Superclasse Hexapoda. Subfilo Myriapoda Subfilo Hexapoda

Subfilo Uniramia. Superclasse Myriapoda Superclasse Hexapoda. Subfilo Myriapoda Subfilo Hexapoda MYRIAPODA Subfilo Uniramia Superclasse Myriapoda Superclasse Hexapoda ou Subfilo Myriapoda Subfilo Hexapoda Myriapoda (Gr. myria = inúmeros; podos = pés) - Lacraias, centopéias, piolhos- de- cobra, embuás,

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

Triblásticos. Celomados. Simetria Bilateral. Protostômios

Triblásticos. Celomados. Simetria Bilateral. Protostômios Artrópodes Triblásticos Celomados Simetria Bilateral Protostômios CARACTERÍSTICAS GERAIS Metameria fusão dos metâmeros Tagmas O filo dos artrópodes (arthros = articulado + poda = pé) apêndices articulados

Leia mais

2- Retomada da origem, evolução e características gerais dos animais:

2- Retomada da origem, evolução e características gerais dos animais: PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE CONHECIEMNTO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIDADE DIDÁTICA: ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL CH: 80 h/a DOCENTE RESPONSÁVEL: KARINA

Leia mais

Anatomia Fisiologia Classificação: Insetos Crustáceos Aracnídeos Quilópodes Diplópodes ARTRÓPODES

Anatomia Fisiologia Classificação: Insetos Crustáceos Aracnídeos Quilópodes Diplópodes ARTRÓPODES Anatomia Fisiologia Classificação: Insetos Crustáceos Aracnídeos Quilópodes Diplópodes ARTRÓPODES Artrópodes: Artrópodes: Filo Arthropoda (do grego arthos, articulação, e podos, pé, perna) Mais de 1 milhão

Leia mais

Artrópodes. Antes de estudar o capítulo PARTE II

Artrópodes. Antes de estudar o capítulo PARTE II PARTE II Unidade D Capítulo 13 Artrópodes Seções: 131 Características gerais dos artrópodes 132 Classificação dos artrópodes 133 Anatomia e fisiologia dos artrópodes 134 Reprodução dos artrópodes Antes

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA Tema: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

Arthropoda: Características gerais Crustacea Myriapoda. Marina Ferraz de Camargo Barbosa. LEA0498 Piracicaba, 08 de Agosto de 2018

Arthropoda: Características gerais Crustacea Myriapoda. Marina Ferraz de Camargo Barbosa. LEA0498 Piracicaba, 08 de Agosto de 2018 Arthropoda: Características gerais Crustacea Myriapoda Marina Ferraz de Camargo Barbosa LEA0498 Piracicaba, 08 de Agosto de 2018 Classificação dos Artrópodes (de acordo com Brusca et al., 2018) Caracterização

Leia mais

FILO ARTHROPODA. Artrhon = articulação/ Podos = pés

FILO ARTHROPODA. Artrhon = articulação/ Podos = pés FILO ARTHROPODA Artrhon = articulação/ Podos = pés - INVERTEBRADOS BILATÉRIOS, CELOMADOS, SEGMENTADOS; - APÊNDICES LOCOMOTORES ARTICULADOS EM NÚMERO PAR; PATAS ARTICULADAS -ANDAR, CORRER, SALTAR, NADAR;

Leia mais

Os anjos cantam. Wrecking ball

Os anjos cantam. Wrecking ball Os anjos cantam Wrecking ball Andando eu vi um bicho estranho Acho que era uma minhoca Sem perna sem mão Era mo estranhão Respiração pela pele Anelídeos são oligoquetas, poliquetas ou até hirudíneos Isso

Leia mais

Conteúdo. Filo Arthropoda. Chilopoda. Características

Conteúdo. Filo Arthropoda. Chilopoda. Características Universidade Federal de Capina Grande Centro de ciências e tecnologia agroalimentar Conteúdo Arthropoda Quadro comparativo Contribuições biológicas Classificação Subfilo Chelicerata Subfilo Trilobita Subfilo

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professor: Cybelle / José Henrique Ano: 7º ano Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Ciências nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como

Leia mais

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características O que são artrópodes? Para que servem? Onde podem ser encontrados?

Leia mais

MARIA RITA MENDONÇA VIEIRA MORCEGOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES DE ENSINO DIALÓGICO/PROBLEMATIZADOR E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PERCEPÇÃO

MARIA RITA MENDONÇA VIEIRA MORCEGOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES DE ENSINO DIALÓGICO/PROBLEMATIZADOR E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PERCEPÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado em Ensino de Ciências MARIA

Leia mais

Tema: Animais Vertebrados e Invertebrados

Tema: Animais Vertebrados e Invertebrados Tema: Animais Vertebrados e Invertebrados Prezado Aluno, Nesta oficina, você desenvolverá atividades que abordam a diversidade de vida dos seres vivos, a diversidade e características físicas dos animais

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida? Ciclo vital Organização celular

Leia mais

Os insetos distinguem-se dos demais invertebrados (como aranhas ou crustáceos) especialmente pelas seguintes características:

Os insetos distinguem-se dos demais invertebrados (como aranhas ou crustáceos) especialmente pelas seguintes características: Totalizando em todo o mundo pelo menos cinco milhões de espécies atuais e representando mais de três quartos de todos os animais conhecidos, os insetos são os macrorganismos predominantes do nosso planeta

Leia mais

Filo Arthropoda (Artrópodes) Prof. Anderson Moreira

Filo Arthropoda (Artrópodes) Prof. Anderson Moreira Filo Arthropoda (Artrópodes) Prof. Anderson Moreira Arthropoda do grego arthron=articulação; podós=perna Características Gerais: 1. Corpo metamerizado; 2. Metâmeros fundem-se em tagmas na maioria das espécies;

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

Nematódeos, artrópodes e equinodermos

Nematódeos, artrópodes e equinodermos Fabio Colombini Os nematódeos Podem ser encontrados no solo, na água doce e na água salgada. Nematódeos, artrópodes e equinodermos Têm sistema digestório completo. Nas fêmeas, a abertura posterior é o

Leia mais

Reino Animalia. Desenvolvimento Embrionário

Reino Animalia. Desenvolvimento Embrionário Reino Animalia Características Gerais Seres eucariontes (seres vivos que possuem o núcleo de suas células delimitado por uma membrana, a carioteca); Maioria desses seres possui capacidade de locomoção

Leia mais

Estudante: Ano/Turma: 7º

Estudante: Ano/Turma: 7º Estudante: Ano/Turma: 7º Educador: Marcela Salgado Ensino Fundamental II ATIVIDADE COMPLEMENTAR C.Curricular: Ciências Data: Questão 1 Sobre o assunto de células responda: a) Indique a função e/ou as características

Leia mais

Programa de Estudo do Meio / Ciências da Natureza 3º ano

Programa de Estudo do Meio / Ciências da Natureza 3º ano Programa de Estudo do Meio / Ciências da Natureza 3º ano Introdução: Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Biologia

Atividades de Recuperação Paralela de Biologia Atividades de Recuperação Paralela de Biologia 2ª série Ensino Médio Esse roteiro aborda todos os temas que serão cobrados na avaliação de recuperação de biologia. Para realiza-lo sente em um lugar confortável

Leia mais

O reino animal. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos.

O reino animal. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos. Ao redor da boca existem peças bucais, que ajudam na alimentação do animal e variam muito entre os insetos. gafanhoto borboleta Palpos: seguram as folhas. Mandíbula de quitina: corta as folhas. mosquito

Leia mais

Móds. 15 e 16. Setor 1403. Prof. Rafa

Móds. 15 e 16. Setor 1403. Prof. Rafa Móds. 15 e 16 Setor 1403 Prof. Rafa Representantes: crustáceos, Representantes: crustáceos, insetos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Biologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: John Paul Albuquerque Caldas EMENTA

Leia mais

TRABALHO DA RECUPERAÇÃO SEMESTRAL. TRABALHO (o trabalho deverá ser copiado e resolvido em folha de papel almaço e entregue no dia da avaliação.

TRABALHO DA RECUPERAÇÃO SEMESTRAL. TRABALHO (o trabalho deverá ser copiado e resolvido em folha de papel almaço e entregue no dia da avaliação. Nome: Série: 1º ano ( ) Ensino Fundamental ( X ) Ensino Médio Disciplina: BIOLOGIA CONTEÚDOS PARA A RECUPERAÇÃO: Tecido Animal; Classificação dos Seres Vivos; Reino Animalia; Reino Plantae. Professor(a):

Leia mais

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA DE BIOLOGIA

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA DE BIOLOGIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA DE BIOLOGIA 2013 CONTEÚDOS DE BIOLOGIA Objetivos Gerais - Evidenciar e educação ambiental em todas as atividades; - Despertar para o método científico e a importância de sua

Leia mais

Artrópodes. Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas.

Artrópodes. Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas. Artrópodes Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas. Todos os artrópodes possuem um exoesqueleto (esqueleto externo), uma carapaça formada

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em

Leia mais

Prova Bimestral de Ciências 3º Bimestre de 2016 Professores: Sgt Michel Aquino e Maria Nunes Aluno: Nº: Série: 7º Ano Turma Data : 20/09/2016

Prova Bimestral de Ciências 3º Bimestre de 2016 Professores: Sgt Michel Aquino e Maria Nunes Aluno: Nº: Série: 7º Ano Turma Data : 20/09/2016 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Prova Bimestral de Ciências 3º Bimestre de 2016 Professores: Sgt Michel

Leia mais

pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz

pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz Qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg hjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio Planejamento Anual pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A VIDA SOB MICROSCÓPIO *Conhecer a história do microscópio *Conhecer doenças causadas por microrganismos *conhecer que os seres vivos são formados por células *Conhecendo microscópio e sua utilidade.

Leia mais

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 Planificação a Médio Prazo Ciências Naturais 5.º ANO Domínio: A Água, o Ar As Rochas e o Solo Materiais

Leia mais

INTERVENÇÃO O MISTERIOSO MUNDO DOS INSETOS Joseane Salau Ferraz CONTEXTUALIZAÇÃO HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

INTERVENÇÃO O MISTERIOSO MUNDO DOS INSETOS Joseane Salau Ferraz CONTEXTUALIZAÇÃO HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS INTERVENÇÃO O MISTERIOSO MUNDO DOS INSETOS Joseane Salau Ferraz CONTEXTUALIZAÇÃO Antes mesmos dos Dinossauros terem surgido, a Terra já era habitada por pequenas criaturas que até hoje partilham do ambiente

Leia mais

Atividades de Artrópodes e Equinodermos

Atividades de Artrópodes e Equinodermos DISCIPLINA: Biologia II DATA: 05/07/2017 Atividades de Artrópodes e Equinodermos 01 - (Fatec 2013) No reino Animalia, o filo dos artrópodes é o mais diversificado do planeta, apresentando mais de 1 milhão

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA:

ISSN ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Exposições

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 3ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais