FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Transcrição

1 FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

2

3 Gerenciamento de Dados Um banco de dados consiste de um conjunto de arquivos com dados. Quando estes dados são processados, produz-se informação. Quando dados são organizados de acordo com um critério, criando uma categoria, temos uma entidade. Por exemplo, os dados de clientes, fornecedores, funcionários, pedidos, etc são entidades. Cada um dos dados relacionados com uma entidade são chamados de atributos. Por exemplo, a entidade cliente tem atributos como nome, endereço, telefone. Em geral, cada entidade de um banco de dados é montada sob a forma de uma tabela. Uma tabela é formada por linhas e colunas. Cada linha de uma tabela é chamada de registro ou tupla. Cada um dos registros possui vários campos (cada uma das colunas), que representam os atributos. Os bancos de dados hoje são formados por várias tabelas, que possuem relação entre si por meio de um campo-chave conhecido como chave primária. São os bancos de dados relacionais.

4 Gerenciamento de dados Considere a tabela mostrada abaixo: Fonte:

5 Gerenciamento de dados O primeiro campo da tabela (Código do Cliente) contém um código exclusivo para cada cliente, formado por cinco caracteres. Este campo identifica exclusivamente um cliente (ou seja), mesmo que tenha dois clientes diferentes com nomes iguais, este campo será diferente. Logo, este campo pode (e deve) ser usado como chave primária. Quando duas ou mais tabelas estão relacionadas, geralmente utiliza-se a chave primária de uma tabela para estabelecer relação com outra tabela. Quando uma chave primária de uma tabela aparece como campo em outra tabela, ela é denominada chave estrangeira. Basicamente, uma chave estrangeira é usada para se verificar relações e obter informações. Um diagrama que mostra os relacionamentos entre tabelas é chamado de Diagrama Entidade / Relacionamento. É o que veremos no próximo slide.

6 Diagrama Entidade / Relacionamento Fonte:

7 Diagrama Entidade / Relacionamento Usando o diagrama do slide anterior, pode-se facilmente verificar alguns tipos de relacionamentos. Na tabela Produtos, por exemplo, a chave primária é CódigoDoproduto. Na tabela Fornecedores, a chave primária é CódigoDoFornecedor. Entretanto, a chave primária de Fornecedores aparece como um campo da tabela Produtos. Neste caso ela é uma chave estrangeira, e pode ser utilizada para responder perguntas. Por exemplo, quais são os produtos produzidos pelo fornecedor X? Para responder a esta pergunta, tenho que criar uma consulta para pesquisar na tabela Produtos quais são aqueles que foram armazenados com um determinado CódidoDoFornecedor. O software que permite armazenar dados, alterar dados, criar relacionamentos e criar consultas é chamado de Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) ou Database Management System (DBMS).

8 Consultas e Relatórios Todos os SGBD s fornecem ferramentas para acesso e manipulação de dados. Com estas ferramentas é possível acrescentar, alterar, apagar e recuperar (consultar) dados. A linguagem mais utilizada hoje como ferramenta de manipulação de dados é conhecida como Linguagem Estruturada de Consulta Structured Query Language (SQL). Quando se necessita de uma ou mais informações específicas, a consulta ao banco de dados pode gerar um relatório, de modo que os dados de interesse possam ser apresentados em um formato estruturado e organizado. Os bancos de dados hoje são necessários às gerências de todos os níveis em uma organização. Em outras palavras, podem ser utilizados para melhorar o desempenho de uma organização, além de serem essenciais para os processos de tomada de decisão.

9 Aplicações de bancos de dados Imagine que você é dono de um estacionamento próximo a um ponto comercial. Um estacionamento pode funcionar bem sem um banco de dados. Tudo o que você necessita é de um espaço dividido em vagas, um funcionário para controle, um manobrista e o atendimento das exigências legais para o funcionamento. O controle de entrada e saída de carros pode ser manual placa do carro, hora de entrada e hora de saída. Agora considere a possibilidade de utilizar um banco de dados para fazer este controle. Com a entrada de mais alguns dados (por exemplo, Placa, marca e modelo do carro, motivo, etc), e a manipulação adequada destes dados, que perguntas poderiam ser feitas para melhorar o seu negócio? Façam algumas perguntas para este banco de dados!

10 Aplicações de bancos de dados O exemplo citado no slide anterior mostra que até mesmo um pequeno negócio pode se tornar mais eficiente a partir da correta utilização de um banco de dados. Existem diversas aplicações utilizando bancos de dados que podem ajudar a tomada de decisões. Entre estas aplicações, podemos citar: 1. Data warehouses 2. Data marts 3. Processamento analítico on-line 4. Data mining

11 Aplicações de bancos de dados Data warehouses: Em sentido literal, significam armazém de dados. Conceitualmente, são imensos bancos de dados, formados por dados atuais e/ou históricos originados de vários sistemas, com o objetivo de serem utilizados por todas as instâncias da organização para a tomada de decisões. Exemplos: Sistema de precificação da rede Walmart e o sistema de cruzamento de dados da receita federal. Data marts: São subconjuntos específicos de dados de um data warehouse utilizados para uma área específica. Exemplos: Data marts de marketing e vendas para processar informações de clientes. OBS: Uma vez que os dados estão consolidados em data marts e data warehouses, utiliza-se ferramentas de análise (BI Business Intelligence) para buscar informações úteis. As duas ferramentas mais utilizadas são o processamento analítico online e o data mining.

12 Aplicações de bancos de dados Os sistemas de automação das empresas pertencem a uma categoria conhecida como On-Line Transactional Processing (OLTP). São sistemas transacionais, ou seja, baseados em transações. Exemplos: Sistema contábil, sistemas de compra, estoque, inventário, ERP, CRM, SCM. Quando se utiliza ferramentas de BI para analisar dados, temos uma outra categoria de sistemas. Processamento analítico on-line: Do inglês On-Line Analytical Processing (OLAP), é uma ferramenta para análise multidimensional de dados. Em outras palavras, é um sistema de análise de grande volume de dados em múltiplas perspectivas com o objetivo de balizar decisões. Veja o exemplo na página seguinte.

13 Aplicações de bancos de dados Suponha que você é dono de uma fábrica de sorvete que atende a três estados. Se você quiser saber quantos litros de sorvete você vendeu no último mês, uma simples consulta ao sistemas de vendas (do tipo OLTP) fornece uma resposta rápida. Entretanto, se você quiser saber quantos litros você vendeu por estado a cada mês para poder fazer uma previsão de vendas, você, com certeza, vai precisar de dados históricos e de uma ferramenta de análise do tipo OLAP. Compare: Características OLTP OLAP Atualizações dos dados Mais frequentes Menos frequentes Tipo de informação Detalhes Agrupamento Quantidade de dados Poucos Muitos Período Dados atuais Dados históricos Complexidade Baixa Alta Apresentação Tabelas e gráficos Conclusões e fatos

14 Aplicações de bancos de dados Data mining: É uma ferramenta de tomada de decisão que também utiliza data warehouses e data marts. Entretanto, são análises mais demoradas e orientadas à descoberta de padrões ocultos. Por exemplo, eventos ligados ao longo do tempo: se uma pessoa compra uma casa nova, existe uma probabilidade muito grande desta pessoa comprar uma geladeira e um fogão em um prazo de duas semanas. Voltando ao exemplo da fábrica de sorvete, se você quiser saber quantos litros de sorvete foram vendidos por região no último ano, você precisa de uma OLAP. Entretanto, se você quiser saber se o seu volume de vendas tem alguma relação com a sua logística (agilidade na entrega do produto), você vai precisar de um data mining. Muitas empresas hoje ganham muito dinheiro (muito mesmo!) na Internet fazendo um tipo específico de data mining: o chamado text mining ou web mining. Como?

15 Aplicações de bancos de dados Sabe aquela viagem que você fez ou aquele produto que você comprou, e que você postou em uma rede social ou fez um breve comentário por ? Já foi pesquisado, junto com outros milhões de dados, e fazem parte de um perfil que as empresas pagam muito para saber qual é. Isto é data mining! Gestão dos recursos de bancos de dados Uma vez que os bancos de dados são a fonte de informações das organizações, é necessário uma gestão adequada destes recursos. Isto exige bons equipamentos, um gerenciador de bancos de dados robusto e confiável (softwares do tipo SGBD, já comentados na apostila anterior) e pessoal bem treinado.

16 Telecomunicações e Redes de Computadores Nas últimas décadas do século XX o mundo conviveu com dois tipos de redes: as telefônicas e as de computadores. As redes telefônicas se ocupavam do tráfego de voz e eram operadas por empresas que operavam como concessões do governo, ou seja, monopólios regulamentados. As redes de computadores foram construídas por empresas de informática que desejavam (ou necessitavam) interligar computadores localizados em locais diferentes. A partir do desenvolvimento de novas tecnologias da informação e da desregulamentação do setor de telefonia, as redes de telefonia e de computadores começaram a se aproximar cada vez mais, até se tornarem, a partir do início do século XXI, uma única rede digital.

17 REDES - CONCEITOS BÁSICOS - I Qualquer conceito sobre rede de computadores é arbitrário e depende do critério que será utilizado para defini-lo. Assim, temos vários conceitos: É um conjunto de computadores autônomos interconectados por uma única tecnologia (TANENBAUM, 2003, p. 2). Uma rede é um grupo de computadores que podem se comunicar uns com os outros para compartilhar informações (BARRET; KING, 2010, p. 31).

18 REDES - CONCEITOS BÁSICOS - II Barret e King (2010, p. 31) afirmam ainda que quando os computadores podem se comunicar, eles podem compartilhar recursos. Esses recursos podem ser dados (como documentos ou planilhas), aplicações (como Microsoft Word ou Microsoft Excel) ou hardware (como modems ou impressoras). De acordo com Tanenbaum (2007, p. 2), em uma rede de computadores, cada computador é autônomo. Ao contrário, em um sistema distribuído, um conjunto de computadores funciona para seu usuário como um único sistema coerente. O mundo do início do século XXI é interligado por diversos tipos de redes, mas nem sempre foi assim...

19 O SURGIMENTO DAS REDES - I A informação é, com certeza, um dos principais produtos comercializados no mundo atual (início de Século XXI). Esse produto é distribuído de várias formas pela TV s, rádios, jornais, revistas, livros, mas principalmente pelas redes de computadores. A todo momento se ouve falar que a internet é a rede mundial de computadores. Já vimos alguns conceitos de redes, mas de onde surgiu a necessidade de interligar computadores? Vamos imaginar uma situação bem simples. Imagine um único computador ligado a uma impressora, fazendo o serviço de uma pequena empresa (Fig. 1). Figura 1

20 O SURGIMENTO DAS REDES - II Com o crescimento da empresa, torna-se necessário comprar mais um computador. O que fazer? A solução lógica é comprar mais um computador. Entretanto, o setor que comprou esse novo computador deve precisar, com certeza, de algum dado armazenado no primeiro computador. É razoável supor também que as pessoas que trabalhem no novo computador também necessitem imprimir alguma informação. Fazer o quê em uma situação dessas? Comprar outra impressora? Houve um tempo que essa era uma das soluções. Uma outra solução era transferir dados por meio de disquetes (ainda não existia o pen-drive) de um computador para o outro. Hoje, temos outra solução!

21 O SURGIMENTO DAS REDES - III Comprar outra impressora seria um desperdício. Usar disquetes para transferir dados de um computador para o outro é demorado e arriscado. É nesse contexto que entra a rede. Uma rede simples de computadores permite a interligação de dois ou mais computadores de modo a compartilhar informações e periféricos. Essa nova situação (a interligação dos dois computadores e o compartilhamento da impressora) é mostrada abaixo (Fig. 2). Figura 2

22 CONCEITO DE REDE A partir do exposto até aqui, podemos elaborar o seguinte conceito de rede: Redes de Computadores são um conjunto de equipamentos capazes de trocar informações, compartilhar recursos entre si, utilizando protocolos para se comunicarem e sendo interligados por meios de comunicação.

23 EXEMPLO

24 O QUE COMPARTILHAR Os computadores que fazem parte de uma rede podem compartilhar: Dados (arquivos Word, Excel, Powerpoint, etc); Mensagens de ; Impressoras; Aparelhos de fax; Modens (Internet); Outros recursos de Hardware e Software.

25 COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS E RECURSOS

26 COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO

27 JOGOS EM REDE

28 VIDEOCONFERENCIA

29 ACESSO REMOTO

30 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Anos 50: Não existiam redes ainda (no modelo como conhecemos hoje); Máquinas grandes e complexas; Operadas por pessoas altamente especializadas; Processamento em lote (batch);

31 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Anos 60: Surgiram os terminais interativos; Acesso ao computador central por meio de linhas de comunicação; Processamento em tempo compartilhado (time-sharing).

32 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Anos 70: Descentralização; Microcomputadores podiam se comunicar com computadores de grande porte; Sistemas mais acessíveis e mais fáceis de serem utilizados;

33 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Anos 80: Evolução dos sistemas de comunicação de dados para longa distância; Expansão de linhas dedicadas; Uso de satélites; Integração dos micros às redes de comunicação corporativas (além do processamento local).

34 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Anos 90: Compartilhamento de periféricos, programas, aplicativos e informações de bancos de dados entre computadores; Interconectividade entre redes;

35 Atualmente: EVOLUÇÃO HISTÓRICA Internet em banda larga (muito rápida); Servidores de usos diversos; Redes privadas virtuais; Voz sobre IP; Evolução do terminal multifuncional.

36 Aplicações Comerciais: APLICAÇÕES DAS REDES Compartilhamento de recursos - Troca de arquivos e compartilhamento de periféricos; Modelo Cliente/Servidor bancos de dados; Acesso remoto; Meio de comunicação entre pessoas. Ex.: , VOIP. Aplicações Industriais: Controle de processos - automação; Processamento centralizado;

37 APLICAÇÕES DAS REDES Aplicações Domésticas: Acesso a dados remotos; Comunicação entre pessoas; Entretenimento interativo; Comércio eletrônico; Aplicações Móveis: Celular, PDA; Wireless (redes sem fio).

38 COMPONENTES DE UMA REDE - I As definições a seguir estão de acordo com Torres (2009): Servidores: computador ou dispositivo capaz de fornecer um recurso para a rede; Clientes: também conhecidas como estações de trabalhos (não confundir com workstations), é qualquer computador ou dispositivo que acessa um recurso oferecido pela rede; Nó ou ponto: qualquer ponto de conexão a uma rede (computador, periférico ou dispositivo ligado a uma rede);

39 COMPONENTES DE UMA REDE - II Endereço: cada nó de uma rede necessita de um endereço para que outros dispositivos da rede consigam localiza-lo. Em geral utiliza-se dois tipo de endereço o físico, fornecido pela placa de rede, e o lógico, definido pelo protocolo; Recurso: qualquer dispositivo que possa ser utilizado pelos clientes de uma rede; Serviço: tipo de programa que roda em servidores (em segundo plano) aguardando pedidos de clientes de redes a um determinado recurso;

40 COMPONENTES DE UMA REDE - III Protocolo: programa que permite que os dispositivos de uma rede conversem entre si usando uma linguagem padronizada; Meio de Comunicação: qualquer meio que permita a transmissão e recepção de dados em uma rede (por exemplo, cabeamento); Placa de Rede: também chamada de NIC (Network Interface Card), é o dispositivo que permite a comunicação de qualquer equipamento conectado a uma rede.

41 COMPONENTES DE UMA REDE - IV Hardware: são os periféricos que permitem ou melhoram a comunicação em rede (por exemplo: hubs, switches, roteadores, bridges, etc); Topologia: é a configuração na qual os cabos de rede são ligados aos computadores; Arquitetura: padrão utilizado para a transmissão física dos dados (p. ex.: padrão Ethernet);

42 COMPONENTES DE UMA REDE - V Pacotes: são conjuntos de bits que são transmitidos através de uma rede. Dependendo do contexto, podem ser chamados de quadros, datagramas ou células; Backbone: também conhecido como espinha dorsal, é um trecho de alta velocidade da rede usado para a conexão de servidores e segmentos; Segmento: qualquer trecho de rede (com exceção do backbone) em que há computadores ou periféricos conectados.

43 PRINCIPIOS DE COMUNICAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES - I As redes possibilitam que várias pessoas compartilhem dados e periféricos simultaneamente; Os computadores são dispositivos digitais, ou seja, os dados são representados por meio de dígitos binários (bits, 0 ou 1); Transmitir dados por meio de uma rede, significa enviar bits de um computador para o(s) outro(s) através de um meio de transmissão.

44 PRINCIPIOS DE COMUNICAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES - II Quando dois computadores são interligados por meio de uma linha telefônica analógica, é necessário que exista um equipamento chamado MODEM (Modulador/Demodulador) ligado a cada computador; O Modem do computador transmissor pega os dados digitais a serem transmitidos (um conjunto de bits ou pacote) e os transforma em um sinal analógico modulado que será transmitido pela linha telefônica;

45 PRINCIPIOS DE COMUNICAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES - III Quando este sinal analógico modulado chega ao outro computador (receptor), o seu Modem recebe o sinal e o demodula, transformando o sinal analógico em digital; É importante perceber que um canal (uma linha telefônica, por exemplo) pode ser utilizado ao mesmo tempo para enviar voz e dados. O que permite este compartilhamento de uma linha de comunicação é um processo chamado de Multiplexação.

46 PRINCIPIOS DE COMUNICAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES - IV Assim, a multiplexação (criada pelo Bell Labs) permite que vários sinais (p. ex., conversas de várias linhas ou dados) compartilhem um único canal de comunicação. Existem várias formas de se fazer multiplexação em um canal. As mais utilizadas são: 1. Por divisão de frequencia 2. Por divisão de onda 3. Por divisão de tempo

47 CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DE TRANSMISSÕES DE DADOS - I De acordo com Barret e King (2010, p.6), codificar é simplesmente colocar dados eletrônicos em um formato padrão. Quando estes dados codificados são transmitidos por algum meio, eles devem ser decodificados na outra ponta. Existem vários tipos de codificação, de acordo com o tipo de sinal: a) Digital para digital b) Analógico para digital c) Digital para analógico d) Analógico para analógico

48 CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DE TRANSMISSÕES DE DADOS - II A codificação serve para estabelecer sinais especiais de controle na transmissão de dados. Para cada taxa de transferência, utiliza-se um padrão diferente de codificação, de acordo com Torres (2009, p. 68): Mbps Ethernet padrão: é usada a codificação Manchester para todos os tipos de cabo; Mbps Fast Ethernet: é usada a codificação 4B/5B para todos os tipos de cabo; 3. 1 Gbps Gigabit Ethernet: é usada a codificação 4D-PAM-5 para cabos do tipo par trançado, e a codificação 8B/10B para cabos de fibra óptica;

49 CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DE TRANSMISSÕES DE DADOS - III Gbps 10G Ethernet: usa diversos tipos de codificação diferentes de acordo com o tipo de cabo utilizado. OBSERVAÇÃO: Não faz parte do conteúdo deste programa o estudo dos tipos de codificação, razão pela qual não entraremos em detalhes sobre como se dá cada um dos processos de codificação.

50 TIPOS DE CONEXÃO EM REDES Em relação à conexão, as redes podem oferecer dois tipos de serviço de comunicação: Serviços orientados à conexão; Serviços não orientados à conexão.

51 SERVIÇO ORIENTADO À CONEXÃO Análogo ao sistema telefônico: Exemplo: BBS Tira o telefone do gancho e disca um número Estabelece uma conexão Fala Usa a conexão Desliga Libera a conexão; A conexão funciona como um caminho único entre origem e destino, onde ao se inserir bits numa extremidade, os mesmos serão recebidos pelo receptor na outra extremidade, na mesma ordem em que foram inseridos; Pode ser Permanente ou Temporária.

52 SERVIÇO NÃO ORIENTADO À CONEXÃO Análogo ao sistema postal Exemplo: Internet Cada correspondência possui o endereço de destino; Se duas ou mais correspondências forem enviadas a partir de um mesmo emissor, para o mesmo destino, podem chegar fora de ordem; Não existe uma conexão criada entre origem e destino, sendo assim, os pacotes podem ser encaminhados por caminhos diferentes e chegarem, em ordem diferente à emitida, no destino;

53 TRANSMISSÃO: PARALELA X SERIAL Paralela: Os bits da informação são enviados através de vários caminhos simultaneamente, ou seja, em paralelo. Exemplo: Comunicação paralela entre um computador e uma impressora. TX RX

54 TRANSMISSÃO: PARALELA X SERIAL Serial: Os bits são transmitidos um a um em sequência, pois só existe um caminho ou um único fio entre transmissor e receptor. TX RX

55 TAXA DE TRANSFERÊNCIA Serial: A velocidade da transmissão é medida em bps (bits por segundo) toda a sigla em letras minúsculas. Por exemplo: 10 Kbps (10 Kilobits por segundo ou bits por segundo); 10 Mbps (10 Megabits por segundo ou 10 milhões de bits por segundo). Paralela: A velocidade de transmissão é medida em B/s (Byte por segundo) a letra B em maiúsculo. Por exemplo: 10 MB/s (10 Megabyte por segundo ou 10 milhões de byte por segundo); 1 GB/s (1 Gigabyte por segundo). Observação: 1 GB/s equivalem a 8 Gbps

56 COMUNICAÇÃO: ASSÍNCRONA E SÍNCRONA Na comunicação assíncrona, um remetente e um receptor não sincronizam antes de cada transmissão, ou seja, não existe um intervalo de tempo fixo entre os bits ou dados transmitidos. Utilizada em redes mais antigas e de baixa velocidade (linhas discadas); Na comunicação síncrona, o remetente e o receptor devem estar sincronizados, ou seja, os bits serão enviados sempre em intervalos de tempo constantes. Quando não houver dados a serem enviados, o transmissor continua enviado algum caracter na linha mantendo o ritmo da transmissão. Utilizada em redes de maior velocidade (Ex.: link de 2 Mbps).

57 MODOS DE COMUNICAÇÃO Na comunicação de dados existe sempre um transmissor e um receptor. Os modos de comunicação são os seguintes: Simplex; Half duplex; Full duplex.

58 MODOS DE COMUNICAÇÃO Simplex: Um elemento da rede só envia ou só recebe dados em comunicação unidirecional. (Exemplo: rádios AM e FM); Half Duplex: Um elemento da rede pode enviar ou receber dados, mas não ao mesmo tempo, ou seja, uma comunicação bidirecional não simultânea. (Exemplo: aparelho de fax, walk talk).

59 MODOS DE COMUNICAÇÃO Full Duplex: Um elemento da rede pode enviar e receber dados ao mesmo tempo, ou seja, uma comunicação bidirecional simultânea. (Exemplo: telefone).

60 MODOS DE COMUNICAÇÃO Outros exemplos? Televisão; Modem; Placa de rede; Telex; Código morse; Telefone. Simplex Half-duplex Half-duplex Half-duplex Half-duplex Full-duplex

61 TIPOS DE PROCESSAMENTO - I Processamento Centralizado: Todo o processamento é feito em uma única localização ou instalação, possibilitando um maior controle (Exemplo: instituições financeiras) Redes do tipo Cliente Servidor;

62 TIPOS DE PROCESSAMENTO Processamento Descentralizado: Os equipamentos de processamento encontram-se dispostos em localizações distintas e remotas, sendo que as operações de cada um deles é independente das outras (Exemplo: cadeia de farmácias alguns tipos de franquias); Cada setor ou local tem o seu próprio processamento Não de reportam a um servidor central Podem ou não estar conectados

63 TIPOS DE PROCESSAMENTO Processamento Distribuído: As informações são espelhadas por diversos locais remotos, mas elas são conectadas umas às outras para constante atualização e supervisão. (Exemplo: uma empresa com a matriz em um estado e várias filiais em outros estados). Cada estação de trabalho processa localmente, mas deve se reportar a um servidor central

64 TIPOS DE REDES POR ÁREA DE ABRANGÊNCIA - I LAN (Local Area Network): As redes de abrangência local, ou simplesmente, redes locais, é um tipo de rede em que os equipamentos estão interligados em uma mesma área de abrangência, por exemplo, uma sala ou um prédio. A arquitetura mais utilizada neste tipo de rede é a Ethernet ou IEEE WLAN (Wireless Local Area Network): São redes locais que não utilizam cabeamento para conectar equipamentos. Também conhecidas como redes sem fio (ou wireless), utilizam arquitetura Wi-Fi ou IEEE

65 TIPOS DE REDES POR ÁREA DE ABRANGÊNCIA - II CAN (Campus Area Network): Também conhecida como rede de campo, neste tipo de rede a abrangência é um pouco maior que uma rede local, interligando dois ou mais prédios a uma distância de até 4 Km. MAN (Metropolitan Area Network): Conhecida como rede de abrangência metropolitana, pode abranger até mesmo uma grande metrópole. O exemplo mais comum deste tipo de rede são aquelas utilizadas pelas concessionárias de telefonia ou TV à cabo.

66 TIPOS DE REDES POR ÁREA DE ABRANGÊNCIA - III WAN (Wide Area Network): Também conhecidas como redes de longa distancia, este tipo de rede possui uma abrangência enorme, podendo interligar até mesmo países. GAN (Global Area Network): Conhecida também como Internet, é a maior de todas as WAN s. Outros termos muito utilizados: Intranet: é uma rede particular que usa o mesmo modelo da Internet para acesso a dados. Extranet: é uma Intranet que permite acesso externo.

67 ÁREA DE ABRANGÊNCIA

68 REDES CLIENTE SERVIDOR - I Já sabemos que servidores são computadores ou equipamentos que disponibilizam recursos para serem utilizados por outros computadores da rede, chamados de clientes. Exemplos: Servidor de arquivos: a memória secundária destes computadores pode ser acessada por clientes; Servidor de Bancos de Dados: possui um banco de dados que pode ser consultado, alterado e atualizado por clientes; Servidor de Logon: controla o acesso de clientes a uma rede;

69 REDES CLIENTE SERVIDOR - II Servidor de Impressão: disponibiliza serviços de impressão em suas impressoras e/ou plotters para clientes; Servidor de Backup: faz cópias de segurança dos arquivos de uma rede em diversos tipos de dispositivos de armazenamento (unidades de fita magnética, dispositivos ópticos, etc); Servidor WEB: máquina que permite a comunicação de uma rede com a Internet; Servidor de Proxy: máquina que faz a intermediação entre o servidor WEB e a rede, funcionando como cache.

70 REDES CLIENTE SERVIDOR - III Já sabemos que clientes são computadores ou equipamentos que utilizam recursos de uma rede, e que podem ser chamados às vezes de estações de trabalho. Computadores clientes podem funcionar de duas maneiras: a) Apenas como clientes, geralmente em redes maiores que possuem servidores dedicados; b) Como cliente e servidor simultaneamente (servidor não dedicado), comum em redes pequenas.

71 SERVIDOR NÃO DEDICADO

72 SERVIDOR DEDICADO

73 REDES PONTO-A-PONTO Usam servidores com sistemas operacionais não dedicados (Exemplos: Windows XP e Windows 7); Possuem segurança limitada; Instalação e manutenção simples; Normalmente não requer um profissional especializado; Possuem baixo custo; Indicada para o ambiente doméstico e/ou pequenas empresas.

74 REDES CLIENTE-SERVIDOR Usam servidores com sistemas operacionais dedicados (Exemplos: Windows 2003 Server, Windows 2008 Server, Linux, Unix e etc.); Possuem alto nível de segurança e custo mais elevado; Instalação e manutenção são mais complexas; Normalmente requerem um profissional ou uma equipe de profissionais especializados; Indicada para empresas de médio e grande porte.

75 TOPOLOGIA DE REDES A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estão conectados (disposição geométrica). Esses elementos são chamados de nós, e podem ser computadores, impressoras ou outros equipamentos; Seja qual for a topologia utilizada, é preciso que sempre exista um caminho através de um meio de transmissão, ligando cada equipamento a todos os demais equipamentos da rede.

76 REDES EM ANEL As ligações são ponto-a-ponto e operam num único sentido de transmissão (comunicação simplex); Uma mensagem deverá circular pelo anel até que chegue ao módulo de destino, sendo passada de estação em estação, obedecendo ao sentido definido pelo anel; A comunicação é baseada na troca de tokens ( fichas ) autorizações para comunicação. Cada máquina só irá transmitir no momento que ocorrer a passagem do token na sua porta ; São redes conhecidas como Token Ring (IEEE 802.5).

77 REDES EM ANEL

78 REDES EM ESTRELA Nesta topologia existe um dispositivo central, comumente chamado de concentrador, por onde passa todo o tráfego da rede; Normalmente apresenta uma maior confiabilidade (parada de uma única estação), facilidade de manutenção (identificação setorizada de problemas) e ampliação mais simples sem necessidade de parada da rede; Apresenta uma maior quantidade de cabos e a falha do equipamento central pode provocar a paralisação total da rede.

79 REDES EM ESTRELA

80 REDES EM BARRAMENTO Todos os computadores são conectados ao mesmo meio de transmissão em SÉRIE; Apresenta uma dificuldade de expansão: se um novo equipamento for adicionado à rede, pode ser preciso fazer um remanejamento de cabos; Se um cabo for desconectado, toda a rede fica inoperante; Cada nó conectado à barra pode ouvir todas as informações transmitidas; Ex.: Redes de Cabo Coaxial (Antiga 10Base5).

81 REDES EM BARRAMENTO

82 REDES EM BARRAMENTO

83 COLISÃO EM REDES - I A colisão é um evento que ocorre frequentemente em redes quando dois ou mais computadores tentam enviar informações no mesmo instante; Elas são normais no funcionamento da topologia barramento, mas se forem muito frequentes, o desempenho da rede será prejudicado; Quando um computador deseja transmitir, ele avalia se a linha está disponível e inicia a transmissão.

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Redes de Computadores é um conjunto de equipamentos que são capazes de trocar informações e compartilhar recursos entre si, utilizando protocolos para se comunicarem e

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE REDES REDES DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Material elaborado com base nas apresentações

Leia mais

Unidade 1. Bibliografia da disciplina 15/11/2008. Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Redes de Computadores

Unidade 1. Bibliografia da disciplina 15/11/2008. Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Redes de Computadores Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 1 Conceitos básicos de Redes de Computadores 2

Leia mais

Unidade 1. Bibliografia da disciplina. Introdução. O que compartilhar? Exemplo 12/10/2009. Conceitos básicos de Redes de Computadores

Unidade 1. Bibliografia da disciplina. Introdução. O que compartilhar? Exemplo 12/10/2009. Conceitos básicos de Redes de Computadores Faculdade INED Unidade 1 Conceitos básicos de Redes de Computadores Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados, Sistemas para Internet e Redes de Computadores Disciplina: Fundamentos de Redes Prof.:

Leia mais

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes Tecnologia e Infraestrutura Conceitos de Redes Agenda Introdução às Tecnologias de Redes: a) Conceitos de redes (LAN, MAN e WAN); b) Dispositivos (Hub, Switch e Roteador). Conceitos e tipos de Mídias de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE REDES REDES DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Material elaborado com base nas apresentações

Leia mais

Desculpe, mas este serviço (jogo) encontra se em manutenção.

Desculpe, mas este serviço (jogo) encontra se em manutenção. Estrutura de servidor e banco de dados para multijogadores massivos Marcelo Henrique dos Santos marcelosantos@outlook.com Desculpe, mas este serviço (jogo) encontra se em manutenção. São Paulo SP, Fevereiro/2013

Leia mais

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto Introdução Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 1. Introdução i. Conceitos e Definições ii. Tipos de Rede a. Peer To Peer b. Client/Server iii. Topologias

Leia mais

Evolução na Comunicação de

Evolução na Comunicação de Evolução na Comunicação de Dados Invenção do telégrafo em 1838 Código Morse. 1º Telégrafo Código Morse Evolução na Comunicação de Dados A evolução da comunicação através de sinais elétricos deu origem

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Fabricio Breve Onde estão as redes? Caixa Eletrônico Terminais conectados a um computador central Supermercados, farmácias, etc... Vendas Caixa Estoque Etc... Por que Redes?

Leia mais

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme Profª: Luciana Balieiro Cosme Revisão dos conceitos gerais Classificação de redes de computadores Visão geral sobre topologias Topologias Barramento Anel Estrela Hibridas Árvore Introdução aos protocolos

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Sobre a arquitetura Ethernet Camadas da arquitetura Ethernet Topologias para redes Ethernet IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 É a arquitetura mais comum em redes locais

Leia mais

Redes de Computadores. Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP

Redes de Computadores. Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP Meio de Transmissão: Caminho pelo qual a informação transitará. De acordo com as características do meio de transmissão teremos mais ou menos velocidade no processo

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática Aula 06 Redes de Computadores francielsamorim@yahoo.com.br 1- Introdução As redes de computadores atualmente constituem uma infraestrutura de comunicação indispensável. Estão

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

Rede de Computadores

Rede de Computadores Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Rede de Computadores Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais

Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede

Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede 2 Repetidor

Leia mais

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO 1 COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode ser definida como a transmissão de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. O sinal contém uma mensagem composta

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 A arquitetura de redes tem como função

Leia mais

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa 1ª Exercícios - REDES LAN/WAN INSTRUTOR: MODALIDADE: TÉCNICO APRENDIZAGEM DATA: Turma: VALOR (em pontos): NOTA: ALUNO (A): 1. Utilize 1 para assinalar os protocolos que são da CAMADA DE REDE e 2 para os

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

Fernando Albuquerque - fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN. Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br

Fernando Albuquerque - fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN. Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br Tópicos Modelos Protocolos OSI e TCP/IP Tipos de redes Redes locais Redes grande abrangência Redes metropolitanas Componentes Repetidores

Leia mais

Meio Físico. Mensagem. Protocolo. Emissor e Receptor. Data Terminal Equipment Data Communications Equipment

Meio Físico. Mensagem. Protocolo. Emissor e Receptor. Data Terminal Equipment Data Communications Equipment Emissor Receptor Meio Físico Mensagem Protocolo Emissor e Receptor Data Terminal Equipment Data Communications Equipment (DTE) + (DCE) Meio Físico Mensagem ( pacote ) O meio físico É o elemento que transmite

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10. Prof. Moises P. Renjiffo

Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10. Prof. Moises P. Renjiffo Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10 1) Repetidor. Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram

Leia mais

Voltar. Placas de rede

Voltar. Placas de rede Voltar Placas de rede A placa de rede é o dispositivo de hardware responsável por envio e recebimento de pacotes de dados e pela comunicação do computador com a rede. Existem placas de rede on-board(que

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva Tecnologia da Informação e Comunicação Euber Chaia Cotta e Silva Redes e a Internet Conceitos Básicos 01 Para que você possa entender o que é e como funciona a Internet é necessário primeiro compreender...

Leia mais

Topologias e abrangência das redes de computadores. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com

Topologias e abrangência das redes de computadores. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Topologias e abrangência das redes de computadores Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os alunos capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes de computadores assim como

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução à tecnologia de redes Redes de Computadores Século XX - Era da Informação -> invenção do computador. No início, os

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula Complementar - EQUIPAMENTOS DE REDE 1. Repetidor (Regenerador do sinal transmitido) É mais usado nas topologias estrela e barramento. Permite aumentar a extensão do cabo e atua na camada física

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 1 www.marcelomachado.com

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 1 www.marcelomachado.com Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 1 www.marcelomachado.com Conceito, características e classificação das Redes de Computadores; Topologias; Meios físicos de transmissão; Equipamentos de Rede; Segurança;

Leia mais

Protocolos de Redes Revisão para AV I

Protocolos de Redes Revisão para AV I Protocolos de Redes Revisão para AV I 01 Aula Fundamentos de Protocolos Conceituar protocolo de rede; Objetivos Compreender a necessidade de um protocolo de rede em uma arquitetura de transmissão entre

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Fundamentos em Informática Mundo Globalizado Acelerado desenvolvimento tecnológico

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF.

REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF. 1 REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF. MARCIO BALIAN E L A B O R A Ç Ã O : M Á R C I O B A L I A N / T I A G O M A

Leia mais

INTRODUÇÃO À REDES DE COMPUTADORES. Dois ou mais computadores conectados um ao outro por um meio de transmissão.

INTRODUÇÃO À REDES DE COMPUTADORES. Dois ou mais computadores conectados um ao outro por um meio de transmissão. INTRODUÇÃO À REDES DE COMPUTADORES O que é uma Rede? Dois ou mais computadores conectados um ao outro por um meio de transmissão. Uma Rede de Computadores é constituída por vários computadores conectados

Leia mais

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1) Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade

Leia mais

UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO)

UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO) Par Trançado UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO) O cabo UTP é composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado um do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa, que não possui

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback Equipamentos de Redes Professor Leonardo Larback Componentes de Expansão e Segmentação Pontos de rede localizados à distâncias maiores que o limite estabelecido pela mídia utilizada, o aumento no número

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

switches LAN (rede de comunicação local)

switches LAN (rede de comunicação local) O funcionamento básico de uma rede depende de: nós (computadores) um meio de conexão (com ou sem fios) equipamento de rede especializado, como roteadores ou hubs. Todas estas peças trabalham conjuntamente

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3

Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3 Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3 Prof. Celso Rabelo Universidade Castelo Branco 1 Objetivo 2 Conceitos Tratamento de Colisão Histórico 3 Características Regras de Controle Tipos de Cabo e

Leia mais

Redes de Computadores. Professor MSc Wylliams Barbosa Santos wylliams.wordpress.com wylliamss@gmail.com

Redes de Computadores. Professor MSc Wylliams Barbosa Santos wylliams.wordpress.com wylliamss@gmail.com Redes de Computadores Professor MSc Wylliams Barbosa Santos wylliams.wordpress.com wylliamss@gmail.com Agenda Introdução a Rede de Computadores Classificação Tipos de Redes Componentes de Rede Internet,

Leia mais

TOPOLOGIAS. Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos.

TOPOLOGIAS. Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos. TOPOLOGIAS Fundamentos de Redes Prof. Marcel Santos Silva Pacotes Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos. Os dados são divididos em pequenos blocos

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Anéis Ópticos em Backbone www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Em 1980 foi formado o grupo de trabalho ANSI X3T9.5 com a finalidade de desenvolver

Leia mais

Introdução às Redes de Computadores

Introdução às Redes de Computadores Volnys B. Bernal (c) 1 Introdução às Redes de Computadores Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Volnys B. Bernal (c) 2 Agenda Rede de Computadores Classificação quanto à

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Conceito de Rede e seus Elementos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceito de Rede e seus Elementos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceito de Rede e seus Elementos Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceito de Rede e seus Elementos O conceito de rede segundo Tanenbaum é: um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

TELECOMUNICAÇÕES E REDES TELECOMUNICAÇÕES E REDES 1 OBJETIVOS 1. Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? 2. Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização deve utilizar? 3. Como sua

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA. Curso: Redes de Computadores e Telecomunicações

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA. Curso: Redes de Computadores e Telecomunicações UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Curso: Redes de Computadores Módulo 2 - Conceitos e Fundamentos Evolução das Redes d LAN, MAN e WAN Material de Apoio 2011 / sem2 Prof. Luiz Shigueru Seo CONCEITOS e FUNDAMENTOS

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática

Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática Disciplina: Infraestrutura de Redes de Computadores 1. Conceitos básicos, Classificação e Topologias de Redes Prof. Ronaldo

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Arquitetura Token Ring Arquitetura FDDI IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Usada em redes que possuem computadores de grande porte da IBM Opera nas camadas 1 e 2 do

Leia mais

Introdução às Redes de Computadores

Introdução às Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Evolução na comunicação Comunicação sempre foi uma necessidade humana, buscando aproximar comunidades distantes Sinais de fumaça Pombo-Correio Telégrafo (século XIX)

Leia mais

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES) Prof. Msc. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES) Prof. Msc. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES (DEFINIÇÕES) Prof. Msc. Hélio Esperidião O QUE É? Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de equipamentos(módulos processadores - MPs) capazes de trocar informações

Leia mais

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes Conceitos de Redes Locais A função básica de uma rede local (LAN) é permitir a distribuição da informação e a automatização das funções de negócio de uma organização. As principais aplicações que requerem

Leia mais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT. Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT. Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT 15.565 Integração de Sistemas de Informação: Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais 15.578 Sistemas de Informação Global:

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES HISTÓRICO E CONCEITOS

REDES DE COMPUTADORES HISTÓRICO E CONCEITOS REDES DE COMPUTADORES HISTÓRICO E CONCEITOS BREVE HISTÓRICO A década de 60 Surgiram os primeiros terminais interativos, e os usuários podiam acessar o computador central através de linhas de comunicação.

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes Noções de Redes: Estrutura básica; Tipos de transmissão; Meios de transmissão; Topologia de redes;

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Por que redes de computadores? Tipos de redes Componentes de uma rede IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Quando o assunto é informática, é impossível não pensar em

Leia mais

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS.

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS. INTRODUÇÃO BARRAMENTO EXPRESS. O processador se comunica com os outros periféricos do micro através de um caminho de dados chamado barramento. Desde o lançamento do primeiro PC em 1981 até os dias de hoje,

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Transmissão www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Transmissão Transmissão é a técnica que é utilizada para enviar um sinal entre os dois pontos envolvidos

Leia mais

Topologia de rede Ligação Ponto-a-Ponto

Topologia de rede Ligação Ponto-a-Ponto TIPOS DE REDE Tipos de Redes Locais (LAN - Local Area Network), Redes Metropolitanas (MAN - Metropolitan Area Network) e Redes Remotas (WAN - Wide Area Network). Redes que ocupam um pequeno espaço geográfico

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES LAN MAN WAN

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES LAN MAN WAN SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES LAN MAN WAN - Prof. Airton / airton.ribeiros@gmail.com - Prof. Altenir / altenir.francisco@gmail.com 1 REDE LOCAL LAN - Local Area Network

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas EQUIPAMENTOS PASSIVOS DE REDES Ficha de Trabalho nº2 José Vitor Nogueira Santos FT13-0832 Mealhada, 2009 1.Diga

Leia mais

Unidade 1. Conceitos Básicos

Unidade 1. Conceitos Básicos Unidade 1 Conceitos Básicos 11 U1 - Conceitos Básicos Comunicação Protocolo Definição de rede Rede Internet 12 Comunicação de dados Comunicação de dados comunicação de informação em estado binário entre

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Redes de Computadores Possibilita a conexão entre vários computadores Troca de informação Acesso de múltiplos usuários Comunicação de dados

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES TECNOLOGIA ETHERNET

REDE DE COMPUTADORES TECNOLOGIA ETHERNET SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES TECNOLOGIA ETHERNET Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com ARQUITETURA ISDN (Integrated Services Digital Network)

Leia mais

Equipamentos de rede. Repetidores. Repetidores. Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br

Equipamentos de rede. Repetidores. Repetidores. Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br 1 Equipamentos de rede Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br Repetidores É o dispositivo responsável por ampliar o tamanho máximo do cabeamento de rede; Como o nome sugere, ele repete as informações

Leia mais

Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012

Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 As redes de computadores possibilitam que indivíduos possam trabalhar em equipes, compartilhando informações,

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Estrutura de um Rede de Comunicações. Redes e Sistemas Distribuídos. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação. Redes de comunicação de dados

Estrutura de um Rede de Comunicações. Redes e Sistemas Distribuídos. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação. Redes de comunicação de dados Estrutura de um Rede de Comunicações Profa.. Cristina Moreira Nunes Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Utilização do sistema de transmissão Geração de sinal Sincronização Formatação das mensagens

Leia mais

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET Objectivos História da Internet Definição de Internet Definição dos protocolos de comunicação Entender o que é o ISP (Internet Service Providers) Enumerar os equipamentos

Leia mais

RCO2. LANs, MANs e WANs Visão geral

RCO2. LANs, MANs e WANs Visão geral RCO2 LANs, MANs e WANs Visão geral 1 LAN, MAN e WAN Classificação quanto a alcance, aplicação e tecnologias Distâncias: WAN: : distâncias arbitrariamente longas MAN: : distâncias médias (urbanas) LAN:

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE V: Telecomunicações, Internet e Tecnologia Sem Fio. Tendências em Redes e Comunicações No passado, haviam dois tipos de redes: telefônicas e redes

Leia mais

Equipamentos de Rede. Prof. Sérgio Furgeri 1

Equipamentos de Rede. Prof. Sérgio Furgeri 1 Equipamentos de Rede Repetidor (Regenerador do sinal transmitido)* Mais usados nas topologias estrela e barramento Permite aumentar a extensão do cabo Atua na camada física da rede (modelo OSI) Não desempenha

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Metro-Ethernet (Carrier Ethernet) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Ethernet na LAN www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique

Leia mais

ICORLI INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET

ICORLI INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET 2010/2011 1 Introdução às redes e telecomunicações O que é uma rede? Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído

Leia mais

Professor Esp. Douglas Diego INESUL- ANÁPOLIS

Professor Esp. Douglas Diego INESUL- ANÁPOLIS Professor Esp. Douglas Diego INESUL- ANÁPOLIS Historia Antes do advento de computadores baseadas em algum tipo de sistema de telecomunicação, a comunicação entre máquinas calculadoras e computadores antigos

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Conceito de Redes Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Dr. Rogério Galante Negri

Redes de Computadores. Prof. Dr. Rogério Galante Negri Redes de Computadores Prof. Dr. Rogério Galante Negri Rede É uma combinação de hardware e software Envia dados de um local para outro Hardware: transporta sinais Software: instruções que regem os serviços

Leia mais

Estrutura de um Rede de Comunicações. Redes de comunicação. de Dados. Network) Area. PAN (Personal( Redes de. de dados

Estrutura de um Rede de Comunicações. Redes de comunicação. de Dados. Network) Area. PAN (Personal( Redes de. de dados Fundamentos de Estrutura de um Rede de Comunicações Profa.. Cristina Moreira Nunes Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Utilização do sistema de transmissão Geração de sinal Sincronização Formatação

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

TELECOMUNICAÇÕES E REDES Capítulo 8 TELECOMUNICAÇÕES E REDES 8.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Elementos de Redes Locais

Fundamentos de Redes de Computadores. Elementos de Redes Locais Fundamentos de Redes de Computadores Elementos de Redes Locais Contexto Implementação física de uma rede de computadores é feita com o auxílio de equipamentos de interconexão (repetidores, hubs, pontos

Leia mais

Redes de Computadores. Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP

Redes de Computadores. Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP Redes de Computadores Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP Clientes e Servidores Servidores São computadores ou equipamentos que disponibilizam seus recursos para outros computadores. Exemplos: a) Servidor

Leia mais