Normas Municipais de Segurança do Trabalho NSM-2 e NSM-3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Normas Municipais de Segurança do Trabalho NSM-2 e NSM-3"

Transcrição

1 Normas Municipais de Segurança do Trabalho NSM-2 e NSM-3 Equipe: Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho - DEST Responsável: João Batista de Oliveira Departamento de Assistência à Saúde do Servidor - DASS Secretaria Municipal de Administração SMA

2 Normas Municipais de Segurança do Trabalho (NSM-2 e NSM-3) 1. Introdução 2. Breve Relato sobre a NR-15 (Atividades e Operações Insalubres) 2.1. Atividades Insalubres 2.2. Critério Legal de Análise 2.3. Graus de Insalubridade 2.4. Valor do Adicional 2.5. Eliminação ou Neutralização da Insalubridade 3. Breve Relato sobre a NR-16 (Atividades e Operações Perigosas) 3.1. Atividades Perigosas ou Periculosas 3.2. Critério Legal de Análise 3.3. Valor do Adicional 3.4. Cessação do Direito de Percepção 4. Área de Competência da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho (DEST) 5. As Normas Municipais de Segurança do Trabalho e seus Objetivos 6. Justificativa ou Exposição de motivos para elaboração dos Decretos Municipais que criaram as Normas Municipais de Segurança do Trabalho (NSM-2 e NSM-3) 7. Normas Municipais de Segurança do Trabalho NSM-2 e NSM-3 8. Conclusão 9. Bibliografia 10. Anexos - Anexo 1 Publicação das Normas Municipais de Segurança do Trabalho no Jornal Tribuna de Minas - Anexo 2 Decretos Municipais Sancionados pelo Prefeito de Juiz de Fora e Secretário Municipal de Administração, criando as Normas Municipais de Segurança do Trabalho.

3 Normas Municipais de Segurança do Trabalho NSM-2 e NSM-3 1. Introdução: As atividades da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho (DEST) são essencialmente baseadas nos critérios técnicos estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (MTA), baixadas pela Portaria nº de 08 de Junho de No que se refere exclusivamente ao pleiteio dos adicionais de riscos (insalubridade e periculosidade), nos sustentamos tecnicamente nas normas regulamentadoras: NR-15 Atividades e Operações Insalubres; NR-16 Atividades e Operações Perigosas 2. Breve Relato sobre a NR-15 (Atividades e Operações Insalubres): 2.1. Atividades Insalubres Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde acima dos limites de tolerância, fixados em razão da natureza e da intensidade e do tempo de exposição aos seus efeitos Critério Legal de Análise: O critério legal de análise estabelecido por essa norma para a caracterização das condições de insalubridade são: Critério Quantitativo (Qt) É aquele que a intensidade (concentração) do agente nocivo é superior aos limites de tolerância (Lt). Critério Qualitativo (Ql) É aquele em que o agente nocivo não tem limite de tolerância estabelecido e a insalubridade é caracterizada pela sua presença, através de laudo de inspeção do local de trabalho. A mesma portaria, define o limite de tolerância do seguinte modo:

4 Limite de Tolerância (Lt) É a concentração ou intensidade máxima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição do agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. Considerando, pois, o disposto na NR-15 no que concerne à insalubridade, a DEST através do seu corpo técnico deverá: A) Avaliar pelo critério quantitativo as atividades ou operações desenvolvidas com a presença dos seguintes agentes nocivos: Anexo 1 Ruído contínuo ou intermitente Anexo 2 Ruído de impacto Anexo 3 Calor Anexo 5 Radiações ionizantes Anexo 8 Vibrações Anexo 11 Gases e Vapores Anexo 12 Poeiras Minerais B) Comprovar, através de laudo de inspeção, nas atividades, operações ou local de trabalho a presença (critério qualitativo) de um ou mais agentes nocivos: Anexo 6 Trabalho sob condições hiperbáricas Anexo 7 Radiações não ionizantes Anexo 9 Frio Anexo 10 Umidade Anexo 13 Agentes químicos Anexo 14 Agentes biológicos 2.3. Graus de Insalubridade: A NR-15 da Portaria n.º 3.214/78/MTA estabelece os seguintes graus de insalubridade, em função da natureza do agente: Grau máximo Grau médio Grau mínimo 2.4. Valor do Adicional:

5 O exercício do trabalho em condições de insalubridade assegura ao servidor a percepção de adicional sobre o salário base do servidor, nos percentuais abaixo, de acordo com o grau de insalubridade do agente nocivo, conforme dispõe o item-2 da NR-15 da Portaria n.º 3214/78: Grau máximo...40% Grau médio...20% Grau mínimo...10% Os anexos, agentes de insalubridade e seus respectivos graus, os percentuais do adicional e o critério de caracterização estão resumidos no seguinte quadro: Anexos Agentes Insalubres Grau Adicional Critério 01 Ruído contínuo ou intermitente Médio 20% Qt 02 Ruído de impacto Médio 20% Qt 03 Calor Médio 20% Qt 04 Radiações ionizantes Máximo 40% Qt 05 Pressões hiperbáricas Máximo 40% Qt 06 Radiações não-ionizantes Máximo 40% Ql 07 Vibrações Médio 20% Qt 08 Frio Médio 20% Ql 09 Umidade Médio 20% Ql 10 Gases e Vapores Mín./Méd./Máx. 10/20/40% Qt 12 Poeiras Minerais Máximo 40% Qt 13 Agentes Químicos Mín./Méd./Máx. 10/20/40% Ql 14 Agentes Biológicos Méd./Máx. 10%/40% Ql Qt = Critério quantitativo Ql = Critério qualitativo Eliminação ou Neutralização da Insalubridade: A NR-15 da Portaria n.º 3.214/78 MTA nos itens a seguir citados, dispõe sobre a eliminação ou neutralização da insalubridade: A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:

6 A) Com a adoção de medidas de ordem geral, que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; B) Com a utilização de Equipamentos de proteção individual (E.P.I.). As medidas de eliminação ou neutralização dos agentes de insalubridade são referentes à melhoria das condições ambientais e de proteção ao ambiente são as que visam eliminar o problema na sua fonte. Não sendo possível o controle ambiental busca-se a proteção individual, através do uso do E.P.I., que visa diminuir a intensidade do agente nocivo aos limites de tolerância préestabelecidos. A Norma Regulamentadora (NR-6), da Portaria n.º 3.214/78 MTA, estabelece: Item 6.6: Obrigações do Empregador : Obriga-se o empregador, quanto ao E.P.I., a: a) adquirir o tipo adequado à atividade do empregado; b) fornecer ao empregado somente E.P.I. aprovado pelo MTA e de empresas cadastradas no DNSST/MTA; c) treinar o trabalhador sobre seu uso adequado; d) tornar obrigatório o seu uso; e) substituí-lo imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela sua higienização e manutenção periódica; g) comunicar ao MTA qualquer irregularidade observada no E.P.I.. Item 6.7: Obrigações do Empregado : Obriga-se o empregado, quanto ao E.P.I., a: a) usá-lo apenas para a finalidade a que se destina; b) responsabilizar-se por sua guarda e conservação; c) comunicar ao empregador qualquer alteração que torne impróprio o seu uso; 3. Breve Relato sobre a NR-16 (Atividades e Operações Perigosas): 3.1. Atividades Perigosas ou Periculosas:

7 São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do trabalho, aquelas que por sua natureza ou método de trabalho, impliquem em contato permanente com: Inflamáveis Radiações Ionizantes Eletricidade (A Lei 7.396/85 institui o adicional de periculosidade para os empregados que exercem suas atividades no setor de energia elétrica em condições perigosas) Critério Legal de Análise: O critério legal estabelecido por essa norma para caracterização das atividades ou operações perigosas, serão descritos a seguir: A NR-16 e seus anexos, da Portaria n.º 3.214/78 MTA, estabelecem os critérios de caracterização das atividades e operações envolvendo inflamáveis e explosivos. O Decreto n.º , de 14 de Outubro de 1986, fixa os critérios de caracterização das atividades e operações com energia elétrica (Atividades/Áreas de Risco). A Portaria n.º 3.393, de 17 de Dezembro de 1987, considera que a exposição do trabalhador às radiações ionizantes ou às substâncias radioativas, nas condições do Quadro de Atividades e Operações com Radiações Ionizantes ou Substâncias Radioativas, anexo à NR-16, é uma atividade perigosa Valor do Adicional: O trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% incidente sobre o salário base, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros ou dividendos da empresa Cessação do Direito de Percepção: O direito ao adicional de periculosidade ou insalubridade cessará com a eliminação dos riscos à saúde ou integridade física e também de acordo com normas expedidas pelo Ministério do Trabalho (MTA). 4. Área de Competência da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho (DEST): Desenvolver, administrar e inspecionar as atividades de prevenção de acidentes, cumprindo os dispositivos legais vigentes;

8 Orientar e assessorar os diversos órgãos da instituição de forma a garantir o desempenho dos mesmos, na aplicação dos programas de segurança estabelecidos; Elaborar e propor normas, instruções e regulamentos no que tange à Segurança do Trabalho; Manter, programa de inspeção de segurança visando levantar os riscos de acidentes, recomendar medidas corretivas e acompanhar o processo de execução até seu final; Investigar os acidentes, elaborar e por em prática procedimentos específicos, incluindo atribuições a todos quantos possam vir a participar nas investigações; Emitir parecer conclusivo sobre as causas dos acidentes e medidas aplicáveis para prevenir ocorrências semelhantes; Manter registros de acidentes e todos os detalhes necessários aos estudos estatísticos e funcionais, da prevenção de acidentes; Elaborar programas e ministrar treinamento geral e específico, abordando assuntos prevencionistas; Promover campanhas internas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho e meio ambiente; Emitir laudos periciais; Coordenar a implantação e continuidade das CTCCTs. 5. As Normas Municipais de Segurança do Trabalho e seus Objetivos:

9 Norma de Segurança Municipal n.º 1 (NSM-1): Através do Decreto n.º de 24/06/1997, trata da organização e funcionamento das Comissões Técnicas de Controle das Condições de Trabalho CTCCT, no âmbito da Administração Direta do Município de Juiz de Fora, suas Autarquias e Fundações Públicas. Esta Norma foi uma adaptação da Norma Regulamentadora n.º 5 (NR-5) Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, da Portaria MTA n.º de 08/06/1978, visto a necessidade de dar continuidade ao trabalho que já vinham sendo desenvolvidos pelas CIPA s anteriores. Atualmente, já foram criadas as CTCCT na Secretaria Municipal de Obras SMO, DEMLURB e, posteriormente, também serão nas demais Unidades Administrativas da PJF. Objetivo da CTCCT: Observar e relatar as condições de riscos de acidentes nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizálos, proporcionando assim, mais segurança aos servidores da PJF. Norma de Segurança Municipal n.º 2 (NSM-2): Através do Decreto n.º de 15/05/2000, trata da observância e aplicação legal, no âmbito da Administração Direta do Município de Juiz de Fora, suas Autarquias e Fundações Públicas, dos dispositivos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho, em conformidade com a Portaria MTA n.º de 08/06/1978. Objetivo: A partir da sanção desta Norma, os dispositivos e procedimentos técnicos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho dos servidores municipais tais como, Prevenção e Combate à Incêndios, Máquinas e Equipamentos, Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, Equipamentos de Proteção Individual, Ergonomia, etc., totalizando 29 (vinte e nove) Normas Regulamentadoras, passaram a ser o fundamento legal para a aplicação dos referidos dispositivos.

10 Norma de Segurança Municipal n.º 3 (NSM-3): Através do Decreto n.º de 15/05/2000, cria os procedimentos técnicos legais para concessão e a revisão dos adicionais de insalubridade e de periculosidade no âmbito da Administração Direta do Município de Juiz de Fora. Objetivo: A competência desta Norma abrange vários tópicos, tais como: 1) Solicitação de vistoria de avaliação ou reavaliação técnica para caracterização de insalubridade ou de periculosidade deverá ser feito pelo servidor interessado junto ao expediente ou órgão equivalente de sua Secretaria, através de formulário específico e padronizado (SVART) pela DEST; 2) Vistoria de Avaliação ou Reavaliação Técnica compete a Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho DEST/DASS/SMA efetuar In loco tal vistoria, para coleta de dados e demais informações funcionais objetivando subsidiar a elaboração do Laudo Técnico Conclusivo respectivo. *Avaliação: consiste na solicitação inicial e única. Exemplo: o servidor não recebe o adicional (insalubridade ou periculosidade) e deseja saber se tem direito ou não de recebêlo. *Reavaliação: consiste na verificação a pedido da Secretaria de origem, Chefe Imediato ou pela DEST (quando na alteração ou mudança de função ou local de trabalho do servidor) das atuais condições de trabalho objetivando regularizar eventuais distorções no enquadramento legal, mantendo ou cancelando a percepção do adicional. 3) Elaboração e emissão do laudo Técnico Pericial Conclusivo feito pela DEST, após análise técnica criteriosa, e encaminhado à DAC/DRH/SMA para procedimentos cabíveis. 4) Irregularidades constitui ato fraldatório, omissivo ou comissivo, passível das penalidades administrativas, a serem aplicadas pela Secretaria Municipal de Administração SMA e Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos SMNJ, a conduta irregular nas etapas descritas acima.

11 6. Justificativa ou Exposição de motivos para elaboração dos Decretos Municipais que criaram as Normas Municipais de Segurança do Trabalho (NSM-2 e NSM-3): No desenvolvimento das atividades da Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho DEST/DASS/SMA, faz-se necessário, freqüentemente, observar e aplicar as Normas Regulamentadoras NR, do Ministério do Trabalho (MTA), afim de adotar medidas e recomendações dentro dos procedimentos técnicos e preceitos legais sobre Segurança do Trabalho. Perfazendo um total de vinte e nove Normas Regulamentadoras, citaremos apenas as mais comumente utilizadas: NR-1 Disposições Gerais; NR-2 Inspeção Prévia; NR-3 Embargo ou Interdição; NR-4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; NR-5 Aplicada pela Norma de Segurança Municipal n.º 1 (NSM-1), que regulamentou o Art. 73 da Lei Municipal n.º de 31/07/95 através do Decreto n.º de 24/07/97, que dispõe sobre a criação das Comissões Técnicas de Controle das Condições de Trabalho CTCCT; NR-6 Equipamento de Proteção Individual - EPI; NR-8 Edificações; NR-9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA; NR-10 Instalações e serviços em eletricidade; NR-11 Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais; NR-12 Máquinas e equipamentos; NR-15 Atividades e operações insalubres; NR-16 Atividades e operações perigosas; NR-17 Ergonomia; NR-21 Trabalho a céu aberto; NR-23 Proteção contra incêndios; NR-24 Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho; NR-25 Resíduos Industriais; NR-26 Sinalização de segurança;

12 Com a mudança do Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta do Município de Juiz de Fora, suas autarquias e fundações públicas através da Lei n.º sancionada em 31 de Julho de 1995, que estabeleceu o regime Jurídico Único para os respectivos servidores, os assuntos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho ficaram sem uma referência legal, uma vez que as leis e procedimentos normativos regimentares à Segurança e Medicina do Trabalho eram celetistas, ou seja, objeto contido nas Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) do Ministério do Trabalho (MTA). Como não foram criadas normas municipais em substituição a legislação pertinente à Segurança e Medicina do Trabalho até então observada e aplicada, ficando a DEST/DASS/ SMA sem os parâmetros técnicos legais, obrigando-nos a manter a aplicação dos procedimentos supracitados. Apenas fazendo pequenas citações dos poucos artigos específicos ao assunto contidos na Lei n.º de 31 de Julho de 1995, a DEST/DASS/SMA utiliza-se das Normas Regulamentadoras do MTA para consulta e aplicação legal no desenvolvimento de suas atividades competentes, de caráter eminentemente técnico, quais sejam: Avaliações/Inspeções Técnicas das condições ambientais de trabalho sobre as atividades insalubres e/ou perigosas existentes, seus riscos específicos, bem como as medidas e alternativas de eliminação ou neutralização dos mesmos, emitindo Laudos Técnicos Periciais conclusivos; elaboração e emissão de Laudos Técnicos para fins de instrução à concessão de Aposentadorias Especiais e seus respectivos DSS-8030, para o INSS; Parecer técnico através da emissão de relatórios específicos a fim de instruir à Divisão de Medicina do Trabalho e Perícia Médica, Divisão de Serviço Social, Divisão de Atenção à Saúde, todas integrantes do DASS, e aos demais órgãos da PJF quanto às condições de trabalho; análise de métodos e processos de trabalho, identificação dos fatores de risco de acidentes e doenças ocupacionais ou do trabalho, nexo-causal e a presença de agentes ambientais e suas fontes geradoras nocivos à saúde dos servidores; avaliações ambientais quantitativas com mensuração dos níveis de agentes nocivos (ruído, temperatura, iluminação e produtos químicos) e qualitativa (agentes biológicos), propondo a eliminação, neutralização e/ou monitoramento/controle desses agentes; avaliação dos resultados alcançados através da execução dos procedimentos de segurança e higiene do trabalho, de maneira a integrar o processo prevencionistas, beneficiando assim, a integridade física e a saúde do servidor; executar normas de segurança referentes a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, dentre uma série de outras atividades afins.

13 Outrossim, tendo em vista as distorções e situações inusitadas que nos deparamos no decorrer de nossas atividades, ressaltamos a imprescindível necessidade de um maior rigor da Secretaria Municipal de Administração enquanto à cobrança, organização e controle das Secretarias da Administração Direta em todo o processamento para avaliação, reavaliação técnica dos adicionais de insalubridade e de periculosidade que vão desde a sua petição até o pagamento ou cancelamento dos referidos adicionais. Face ao exposto, a DEST/DASS/SMA com base nos Artigos 66, 67 e 68 do Cap. VIII Seção IV do Decreto n.º de 05/12/1998 que aprova o Regulamento da Secretaria de Administração, elaborou as minutas dos Decretos, que determinaram a criação das Normas Municipais de Segurança do Trabalho NSM-2 e NSM-3 que em nosso entendimento significa passos importantes no que se refere ao pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade, ações trabalhistas e cíveis, aposentadorias especiais, taxas de seguro de acidente do trabalho, além de benefícios indiretos como a qualidade de vida no ambiente de trabalho aumento do rendimento e principalmente satisfação da necessidade básica de Segurança no Trabalho. 7. Normas Municipais de Segurança do Trabalho (NSM-2 e NSM-3): Decreto N.º de 15 de maio de Aprova a Norma de Segurança Municipal n.º 2 (NSM- 2) que determina a observância e aplicação legal, no âmbito da Administração Direta do Município de Juiz de Fora, Autarquias e Fundações Públicas, dos dispositivos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho. O Prefeito de Juiz de Fora, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 86, VI, da Lei Orgânica Municipal, e considerando o disposto na Lei Municipal n.º 8.710, de 31 de julho de 1995, que institui o regime jurídico único ao qual se refere o caput do art. 37 da Constituição Federal de 1988, na Lei Federal n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1997, que alterou o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho e o disposto na

14 Portaria n.º 3.214, baixada pelo Ministério do Trabalho em 8 de junho de 1978, que aprovou as Normas Regulamentadoras NR do Capítulo V do Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho e legislação complementar, DECRETA: Art. 1º - Fica aprovada a Norma de Segurança Municipal n.º 2 (NSM-2), pela qual devem ser observados e aplicados, no âmbito da Administração Direta do Município de Juiz de Fora, Autarquias e suas Fundações Públicas, os dispositivos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho, em conformidade com a Lei Federal n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1997, que alterou o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho e com a Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho, que aprovou as Normas Regulamentadoras NR do Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho e legislação complementar. Art. 2º - O presente Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Prefeitura de Juiz de Fora, 15 de maio de TARCÍSIO DELGADO GERALDO MAGELA GUEDES Prefeito de Juiz de Fora Secretário Municipal de Administração Decreto N.º de maio de 2000.

15 Aprova a Norma de Segurança Municipal n.º 3 (NSM- 3) que cria os procedimentos para a concessão e a revisão dos adicionais de insalubridade e de periculosidade, no âmbito da Administração Direta do Município de Juiz de Fora. O Prefeito de Juiz de Fora, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 86, VI, da Lei Orgânica Municipal, considerando o disposto no Decreto n.º 6.712, de 15 de maio de 2000, que aprova a Norma de Segurança Municipal n.º 2 (NSM-2); na Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades e Operações Insalubres) da Portaria MTb n.º 3.214, de 8 de junho de 1978; na Norma Regulamentadora n.º 16 (Atividades Perigosas), seus anexos e legislação complementar, DECRETA: Art. 1º - Fica aprovada a Norma de Segurança Municipal n.º (NSM-3), que cria procedimentos para a concessão e a revisão dos adicionais de insalubridade e de periculosidade, no âmbito da Administração Direta do Município de Juiz de Fora, que com este baixa. Art. 2º - O presente Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Prefeitura de Juiz de Fora, 15 de maio de TARCÍSIO DELGADO GERALDO MAGELA GUEDES Prefeito de Juiz de Fora Secretário Municipal de Administração NORMA DE SEGURANÇA MUNICIPAL Nº 3 (NSM-3)

16 Procedimentos para a Concessão e a Revisão dos Adicionais de Insalubridade e de Periculosidade Título I Da Competência Art. 1º - À Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho - DEST/DASS/SMA, cumpre observar as prescrições da Seção IV do Capítulo VIII do Título II do Decreto n.º de 05/12/1996, que aprovou o Regulamento da Secretaria Municipal de Administração - SMA. Título II Da Solicitação de Vistoria de Avaliação Técnica Art. 2º - A solicitação de Vistoria de Avaliação Técnica, em formulário específico e padronizado da DEST/DASS/SMA para caracterização de insalubridade ou de periculosidade, deverá ser feita pelo servidor interessado à Seção de Expediente ou órgão equivalente da sua Unidade Administrativa de lotação, tendo todos os seus campos preenchidos corretamente em letra de forma ou datilografia, sem emendas, rasuras ou ressalvas, objetivando a melhor identificação e localização do solicitante (setor de trabalho, cargo, função, resumo das atividades realizadas, etc.), a fim de proporcionar facilidade e agilidade ao seu processamento, sendo devolvidos à Secretaria de origem aqueles que não atendam ao mínimo estabelecido. Art. 3º - Após o preenchimento do formulário específico, a Seção de Expediente ou órgão equivalente da Unidade Administrativa de lotação do solicitante deverá enviá-lo protocolado, e sem intermediação, à DEST/DASS/SMA, para o processamento e a execução da Vistoria de Avaliação Técnica necessários à elaboração e à emissão do Laudo Técnico Pericial conclusivo, fundamentado na NR-15 (Atividades e Operações Insalubres) ou na NR-16 (Atividades e Operações Perigosas), seus respectivos anexos e legislação complementar, ambos da Portaria n.º 3.214/78, do Ministério do Trabalho. Título III

17 Da Vistoria de Avaliação Técnica para Instrução de Laudos/Relatórios Técnicos Periciais Art. 4º - Compete à Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho - DEST/ DASS/SMA efetuar, In loco: I - a Vistoria de Avaliação Técnica das atividades, métodos e processos de trabalho, para fins de caracterização de insalubridade ou de periculosidade, efetuando a elaboração e a emissão de Laudos Técnicos Periciais conclusivos acerca das solicitações para concessão de adicionais ou de seu cancelamento; II - a Vistoria de Avaliação Técnica das atividades, métodos e processos de trabalho, para fins de elaboração e emissão de Laudos Técnicos de Aposentadorias Especiais e seu respectivo DSS-8030; III - a Vistoria de Avaliação Técnica das atividades, métodos e processos de trabalho, para fins de instrução de diagnósticos médicos de nexo causal e/ou reabilitação funcional, em conjunto com a Divisão de Medicina do Trabalho e Perícia Médica, Divisão de Atenção à Saúde e Divisão de Serviço Social, todas integrantes do DASS/SMA; IV - a Vistoria de Avaliação Técnica quantitativa e qualitativa de riscos ambientais, com elaboração e emissão de relatórios técnicos, propondo medidas de eliminação, neutralização e/ou monitoramento/controle dos mesmos; V - a Vistoria de Avaliação Técnica das atividades funcionais e dos locais de trabalho, atendendo a solicitação escrita do responsável pelo órgão interessado. Parágrafo Único - As vistorias mencionadas nos incisos do caput deste artigo deverão ser realizadas em consonância rigorosa com as prescrições estabelecidas pela Portaria n.º 3.214/78 do MTb e suas Normas Regulamentadoras NR. Art. 5º - A Vistoria de Avaliação Técnica dos agentes insalubres ou perigosos será, obrigatoriamente, realizada "In loco", e dela constará: verificação das atividades funcionais realizadas e das condições gerais do local de trabalho; II - entrevistas com o servidor interessado e seus chefes superiores; III - avaliações ambientais qualitativas e quantitativas, quando necessário, para mensuração dos níveis dos agentes nocivos presentes. 1º - As informações obtidas serão relacionadas em formulário específico e padronizado da DEST/DASS/SMA (Formulário de Vistoria de Avaliação ou de Reavaliação Técnica), que deverá ser assinado pelo servidor avaliado e obrigatoriamente visadas por

18 seu superior hierárquico imediato e pelo chefe da Seção de Expediente ou órgão equivalente da sua Unidade Administrativa de lotação, todos declarando a confirmação das informações vistoriadas. 2º - O formulário mencionado no parágrafo anterior ficará arquivado na DEST/DASS/SMA, para processamento e execução de revisões periódicas, para o fim de evitar a percepção indevida ou em desacordo com a legislação vigente. Título IV Da Análise Técnica Legal para Elaboração e Emissão de Laudos Técnicos Periciais Conclusivos Art. 6º - Compete exclusivamente à Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho - DEST/DASS/SMA a análise técnica legal sobre as informações obtidas na Vistoria de Avaliação Técnica, bem como a elaboração e a emissão de Laudos Técnicos Periciais conclusivos. Art. 7º - Caberá a uma Comissão de Avaliação composta por um Engenheiro de Segurança do Trabalho e três Técnicos em Segurança do Trabalho, todos devidamente habilitados e qualificados, proceder à análise técnica, à elaboração e à emissão do Laudo Técnico Pericial conclusivo concedendo ou não o Adicional requerido, em conformidade com as Normas Regulamentadoras pertinentes, seus Anexos e respectiva legislação complementar. Parágrafo único - Quando necessário, e por solicitação do Presidente da Comissão de Avaliação, um Médico do Trabalho indicado pela DMTPM/DASS/SMA comporá a referida Comissão. Art. 8º - O Laudo Técnico Pericial conclusivo será enviado à Divisão de Administração e Controle de Recursos Humanos - DAC/DRH/SMA, que o remeterá ao Departamento de Planejamento, Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos - DRH/SMA para conhecimento e autorização de pagamento, em seguida devolvendo-o a DAC/DHR/SMA para os procedimentos complementares cabíveis. 1º - Autorizado o pagamento do adicional, a DAC/DHR/SMA, encaminhará o Laudo conclusivo à Divisão de Remuneração de Recursos Humanos - DIR/DRH/SMA para que

19 seja efetuada sua programação e o lançamento do valor correspondente na planilha de pagamentos, como vantagem temporária da remuneração do servidor interessado. 2º - O adicional cessará com a eliminação das condições ou dos riscos que deram origem à sua concessão, não se incorporando, portanto, à remuneração do servidor. 3º - Tanto nos casos de deferimento quanto de indeferimento do adicional requerido, a DAC/DRH/SMA deverá dar conhecimento da conclusão do Laudo Técnico Pericial ao servidor interessado, ao chefe imediato e ao chefe da Seção de Expediente ou órgão equivalente da Unidade Administrativa de lotação. Título V Da Vistoria de Reavaliação Técnica para Manutenção ou Cancelamento dos Adicionais de Insalubridade ou de Periculosidade Art. 9º - A Vistoria de Reavaliação Técnica consiste na verificação "In loco" das atividades, métodos, processos de trabalho e demais informações funcionais que caracterizaram e geraram para o servidor o direito à percepção de Adicionais de Insalubridade ou de Periculosidade. Parágrafo único A Vistoria a que se refere o caput deste artigo será realizada tanto para confirmação das características anteriores quanto para a coleta de novas informações, na forma descrita no art. 5º desta Norma, objetivando a regularizar eventuais distorções no enquadramento legal, a manter ou a cancelar da percepção do adicional. Art Havendo qualquer alteração funcional que implique em mudança de cargo, função, local de trabalho (transferências, remanejamentos, redistribuição, cessão) ou licenças, o chefe imediato ou o próprio servidor deverá, no ato da alteração funcional, comunicá-la obrigatoriamente à Seção de Expediente ou órgão equivalente da sua unidade administrativa de lotação.

20 Art. 11 No caso do artigo anterior, a Seção de Expediente ou órgão equivalente verificará, junto à DAC/DRH/SMA, se o servidor percebe ou não algum adicional. 1º - Caso o servidor perceba adicional, o valor correspondente será automaticamente cancelado pela DIR/DRH/SMA. 2º - A Seção de Expediente ou órgão equivalente encaminhará imediatamente à DEST/DASS/SMA um requerimento de Vistoria de Reavaliação Técnica do atual cargo, função ou local de trabalho, observando os requisitos de preenchimento constantes do art. 2º e observando o procedimento descrito no art. 3º desta Norma. Art As Vistorias de Reavaliação Técnica serão realizadas periodicamente, a critério da DEST/DASS/SMA, ou quando comprovadamente forem constatadas quaisquer alterações ou distorções que não forem comunicadas, sendo, neste caso, realizada vistoria de caráter emergencial e corretivo. Título VI Das Irregularidades Art Constitui ato fraudatório, omissivo ou comissivo, passível das penalidades administrativas a serem aplicadas pela Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos através da legislação vigente, a conduta irregular que se caracterize em qualquer dos seguintes casos: I - constatação, pela DEST/DASS/SMA, e por quaisquer meios, que apesar da não exposição a condição insalubre ou perigosa, o servidor ainda esteja percebendo os Adicionais de Insalubridade ou de Periculosidade; II - constatação, pela DEST/DASS/SMA, da percepção indevida e irregular dos Adicionais de Insalubridade ou de Periculosidade por qualquer servidor sem a respectiva comprovação através do Laudo Técnico Pericial conclusivo;

PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978

PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978 Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do

Leia mais

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE 1 - DEFINIÇÃO Adicional salarial a que fazem jus os servidores que trabalham em contato permanente sob condições de risco acentuado em determinadas atividades ou operações classificadas como perigosas

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Segundo a OMS, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste num estado de bem-estar estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidades.

Leia mais

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes.

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes. SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS O campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho urbano, bem como os direitos e obrigações do

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1985

LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1985 LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1985 Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão Técnico de Segurança do Trabalho e dá outras providências.

Leia mais

NR-15 (Texto para Consulta Pública)

NR-15 (Texto para Consulta Pública) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para alteração da Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades

Leia mais

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) 9.1. Do objeto e campo de aplicação. 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS As Normas Regulamentadoras estabelecem critérios e procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho, que devem ser seguidos por empresas de acordo com

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e, DECRETO N.º 2297 R, DE 15 DE JULHO DE 2009. (Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial de 16/07/2009) Dispõe sobre procedimentos para concessão de licenças médicas para os servidores públicos

Leia mais

SOLICTAÇÃO DE CONCESSÃO / CESSAÇÃO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE

SOLICTAÇÃO DE CONCESSÃO / CESSAÇÃO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE SOLICTAÇÃO DE CONCESSÃO / CESSAÇÃO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE OBJETIVO: 1 - Este formulário tem o objetivo de uniformizar os encaminhamentos de solicitações de Laudo de Insalubridade

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 002/2010 ESTABELECE NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Diretor Presidente

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Introdução a Segurança do Trabalho Módulo Único

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Introdução a Segurança do Trabalho Módulo Único Curso Técnico Segurança do Trabalho Introdução a Segurança do Trabalho Módulo Único SeÄÅo IX Das InstalaÄÉes ElÑtricas Art. 179 - O Ministério do Trabalho disporá sobre as condições de segurança e as medidas

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO E USO DO EPI

NORMA PROCEDIMENTAL SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO E USO DO EPI NORMA PROCEDIMENTAL SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO E USO DO EPI 1. FINALIDADE: Regulamentar a utilização do Equipamento de Proteção Individual EPI, no âmbito do DEMLURB, a fim de proporcionar melhores

Leia mais

Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho Segurança do Trabalho CEUNES / UFES Prof. Manuel Jarufe Introdução à Segurança do Trabalho O que é a função Segurança do Trabalho? Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas

Leia mais

Vigilância e saúde do trabalhador

Vigilância e saúde do trabalhador Vigilância e saúde do trabalhador Vigilância em Saúde do Servidor é o conjunto de ações contínuas e sistemáticas, que possibilita detectar, conhecer, pesquisar, analisar e monitorar os fatores determinantes

Leia mais

LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009.

LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009. Pág. 1 de 6 LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009. CRIA COMISSÃO DE HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CIPA E A COMISSÃO GERAL DE HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CIPAG, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS Elaborado em: 05/01/2011 Autor: Borges 1.Introdução É comum entre empregadores e colaboradores que exerçam cargos de confiança a preocupação em gerir

Leia mais

O Adicional de Periculosidade

O Adicional de Periculosidade 1 O Adicional de Periculosidade 1 - O Adicional de Periculosidade 1.1 Introdução 1.2 Conceito 1.3 Legislação 1.3.1 - A questão das substancias radioativas e radiação ionizante 1.4 - Da caracterização 1.5

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa nº 467, de 24 de abril de 2015. Dispõe sobre as atribuições e competências relativas ao profissional fonoaudiólogo Especialista em Fonoaudiologia do Trabalho, e dá outras providências. O

Leia mais

Noções de Segurança e Higiene do Trabalho

Noções de Segurança e Higiene do Trabalho Noções de Segurança e Higiene do Trabalho Sinópse Generalidades. Antecedentes Históricos. Conceitos Básicos: - Acidente do Trabalho; - Atividades e Operações Insalúbres; - Riscos Ocupacionais; - Equipamentos

Leia mais

1 O servidor somente poderá receber um adicional ou gratificação de que trata esta Orientação Normativa.

1 O servidor somente poderá receber um adicional ou gratificação de que trata esta Orientação Normativa. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010. Estabelece orientação sobre a concessão dos adicionais de insalubridade,

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2015-2016 UNIDADE AUDITADA: PRÓ-REITORIA ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 1) ESCOPO DOS EXAMES Os trabalhos de auditoria acerca da regularidade

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09 Prof. Me. Vítor Hugo Magalhães Vono Engenheiro de Segurança do Trabalho Lei 6514 de 12/77 Capítulo V da CLT da Segurança e Medicina do Trabalho (art.

Leia mais

PORTARIA RIOPREVIDÊNCIA Nº. 148 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2009.

PORTARIA RIOPREVIDÊNCIA Nº. 148 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2009. PORTARIA RIOPREVIDÊNCIA Nº. 148 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2009. ALTERA O MODELO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - CTC, DISCIPLINA PROCEDIMENTOS QUANTO À SUA EXPEDIÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PRESIDENTE

Leia mais

5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL

5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL 5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL Instituto Algodão Social Missão Promover aos associados do setor algodoeiro a responsabilidade social empresarial, a cidadania,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 01, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2004.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 01, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2004. INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 01, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2004. Institui o Regimento Interno do Programa Saúde no Serviço Público. O COORDENADOR DO PROGRAMA SAÚDE NO SERVIÇO PÚBLICO, usando das prerrogativas conferidas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008, DE 10 DE JULHO DE 2007 (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 11 de julho de 2007)

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008, DE 10 DE JULHO DE 2007 (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 11 de julho de 2007) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008, DE 10 DE JULHO DE 2007 (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 11 de julho de 2007) Estabelece procedimentos administrativos e critérios técnicos referentes à Declaração

Leia mais

NR4- SESMT. Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Alunos:

NR4- SESMT. Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Alunos: NR4- SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho UFMS Faculdade de Engenharia Civil Prof. MSc. Elizabeth Spengler Cox e M. Leite Alunos: Jeverson Vasconcelos de Souza

Leia mais

Procedimento Institucional Gestão de EPI

Procedimento Institucional Gestão de EPI Tipo de Documento Procedimento Institucional Título do Documento Equipamento de Proteção Individual Elaborado por Paulo Sérgio Bigoni Área Relacionada Saúde e Segurança do Trabalhador Processo ESTRUTURAÇÃO

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - NORMA REGULAMENTADORA Nº 9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 9.1 - Do Objeto e Campo de Aplicação Item 9.1 da NR 9 alterado pelo art. 1º da Portaria SSST nº 25 - DOU 30/12/1994 - Republicada

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 NR 4 SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 4, cujo título é Serviços Especializados em Engenharia

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA A DO TRABALHO. Raymundo José A. Portelada Engº Op. Civil / Seg. do Trabalho e Meio Ambiente

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA A DO TRABALHO. Raymundo José A. Portelada Engº Op. Civil / Seg. do Trabalho e Meio Ambiente RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO DE Raymundo José A. Portelada e Meio Ambiente PROFISSIONAIS DE A legislação que estabelece a obrigatoriedade de serviços especializados de Segurança a e Medicina

Leia mais

Sistema de Gestão de SMS

Sistema de Gestão de SMS DESCRIÇÃO DA EMPRESA Nome SMART EXPRESS TRANSPORTES LTDA EPP CNPJ 12.103.225/0001-52 Insc.Est. 79.477.680 Atividade: transporte rodoviário de carga em geral Código: 206-2 Nº de funcionários (inclusive

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 Dispõe sobre os cargos em comissão do Ministério Público do Estado da Bahia, e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições

Leia mais

Segurança do Trabalho Introdução

Segurança do Trabalho Introdução Segurança do Trabalho Introdução Joinville, fevereiro de 2015 Introdução A Segurança no Trabalho é a ciência que estuda as possíveis causas dos acidentes e incidentes originados durante a atividade laboral

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios PORTARIA Nº 019/2010 O Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios AMM, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo Estatuto Social e Resolução 002/2010, RESOLVE: Art. 1º -

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO 1 Proc. nº 27.401/2008 LEI COMPLEMENTAR Nº 674 de 25 de novembro de 2013 Altera a Lei Complementar nº 582, de 19 de dezembro de 2008, alterada pela Lei Complementar nº 644, de 05 de abril de 2012, no que

Leia mais

Prezado colega, você sabia:

Prezado colega, você sabia: Prezado colega, você sabia: 1) Que, de maneira geral, as Normas Regulamentadoras (NRs), do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, estabelecem requisitos mínimos legais e condições com objetivo de implementar

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC

Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC Trav. Olindina Alves Pereira, 35 - Caixa Postal 472-88020-095 Fone/Fax (48) 222-4702 - Florianópolis - SC. url:

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO 1/9 1 - DOS OBJETIVOS 1.1 Regulamentar os procedimentos para a concessão de incentivos à empresas industriais, comerciais e de serviços no Município com base na Legislação Municipal e no artigo 174 da

Leia mais

Secretaria de Estado da Saúde - SES/GO SESMT

Secretaria de Estado da Saúde - SES/GO SESMT Secretaria de Estado da Saúde - SES/GO SESMT Juliana A. Nepomuceno Eng. de Seg. do Trabalho Cood. SESMT/SES SESMT O que é? Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho EQUIPES

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 8.267 Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Porto Alegre, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a

Leia mais

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO 1. CLÁUSULA PRIMEIRA - CONDIÇÕES GERAIS 1.1. A PARTE proprietária dos itens de infra-estrutura cedidos e a PARTE a qual será feita

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno PARECER de CONTROLE Nº 026/12 ENTIDADE SOLICITANTE: Secretaria Municipal

Leia mais

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal 1. Onde localizar os procedimentos para inscrição

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cerejeiras CNPJ/MF: 04.914.925/0001-07 Avenida das Nações, 1919 Centro CEP: 76.997-000 Cerejeiras Rondônia L E I

Prefeitura Municipal de Cerejeiras CNPJ/MF: 04.914.925/0001-07 Avenida das Nações, 1919 Centro CEP: 76.997-000 Cerejeiras Rondônia L E I LEI MUNICIPAL Nº.1.834/2010 Cerejeiras - RO, 23 de Novembro de 2010. Dispõe sobre a Criação do Arquivo Público Municipal, na estrutura Administrativa do Município de Cerejeiras dá outras providências.

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 Competências a serem trabalhadas nesta aula Estabelecer os parâmetros e diretrizes necessários para garantir um padrão

Leia mais

INSTITUI O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES ESTATUTÁRIOS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES ESTATUTÁRIOS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI N INSTITUI O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES ESTATUTÁRIOS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOÃO PAULO TAVARES PAPA, Prefeito Municipal de Santos, faço saber

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 20 DE 9 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a certificação digital no Superior Tribunal de Justiça e dá outras providências. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da atribuição

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MPA N 06, DE 19 DE MAIO DE 2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA MPA N 06, DE 19 DE MAIO DE 2011 ALTERADA PELA IN MPA Nº 16/2013 INSTRUÇÃO NORMATIVA MPA N 06, DE 19 DE MAIO DE 2011 Dispõe sobre o Registro e a Licença de Aquicultor, para o Registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP. A MINISTRA DE

Leia mais

Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Estado de São Paulo - de.:il/q±j0=1 O\ LEI COMPLEMENTAR N 256/03 de 1Ode Julho de 2003

Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Estado de São Paulo - de.:il/q±j0=1 O\ LEI COMPLEMENTAR N 256/03 de 1Ode Julho de 2003 Prefeitura Municipal de São José dos Campos Ver LC n 314/06 ~BLIC~DO (~) NO JOR~ AL BOLETIM DO MUNIClPKJ MID o o w.... Nlt) li),(-s

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS - NR ABAIXO ESTÃO AS NORMAS REGULAMENTADORAS VIGENTES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

NORMAS REGULAMENTADORAS - NR ABAIXO ESTÃO AS NORMAS REGULAMENTADORAS VIGENTES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO NORMAS REGULAMENTADORAS - NR ABAIXO ESTÃO AS NORMAS REGULAMENTADORAS VIGENTES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO NR 1 - Disposições Gerais As Normas Regulamentadoras são de observância obrigatória por

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O 0 0 1 / 2 0 1 5

R E S O L U Ç Ã O 0 0 1 / 2 0 1 5 R E S O L U Ç Ã O 0 0 1 / 2 0 1 5 Estabelece instruções para o reconhecimento do tempo de serviço público exercido sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física pelo Instituto

Leia mais

LEI Nº 12.997/14 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE EMPREGADOS QUE UTILIZAM MOTOCICLETA PARA TRABALHAR PASSAM A TER DIREITO AO ADICIONAL.

LEI Nº 12.997/14 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE EMPREGADOS QUE UTILIZAM MOTOCICLETA PARA TRABALHAR PASSAM A TER DIREITO AO ADICIONAL. LEI Nº 12.997/14 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE EMPREGADOS QUE UTILIZAM MOTOCICLETA PARA TRABALHAR PASSAM A TER DIREITO AO ADICIONAL. Orlando José de Almeida Sócio do Homero Costa Advogados Natália Cristina

Leia mais

Adicional de Insalubridade e Periculosidade

Adicional de Insalubridade e Periculosidade DIVISÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE Manual de Procedimentos Adicional de Insalubridade e Periculosidade PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - PMSP Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão - SEMPLA

Leia mais

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS Dispõe sobre empréstimo de valores mobiliários por entidades de compensação e liquidação de operações com valores mobiliários, altera as Instruções CVM nºs 40, de 7 de novembro de 1984 e 310, de 9 de julho

Leia mais

CURSO: PERÍCIAS JUDICIAIS - AMES. PROFESSOR: CLÁUDIO LUIZ REIS ROCHA. PERÍODO: MARÇO/2013. 1 de 21

CURSO: PERÍCIAS JUDICIAIS - AMES. PROFESSOR: CLÁUDIO LUIZ REIS ROCHA. PERÍODO: MARÇO/2013. 1 de 21 CURSO: PERÍCIAS JUDICIAIS - AMES. PROFESSOR: CLÁUDIO LUIZ REIS ROCHA. PERÍODO: MARÇO/2013. 1 de 21 ORIGEM DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 05/10/88 CAPÍTULO II -

Leia mais

Instrução Normativa nº 008, de 08 de agosto de 2014.

Instrução Normativa nº 008, de 08 de agosto de 2014. Instrução Normativa nº 008, de 08 de agosto de 2014. O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF, usando das atribuições que lhe confere o artigo 48 do

Leia mais

RESOLUÇÃO CONCEA NORMATIVA Nº 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO CONCEA NORMATIVA Nº 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015 RESOLUÇÃO CONCEA NORMATIVA Nº 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015 Altera os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e cancelamento do Credenciamento Institucional para

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.032500/10-21, de acordo com o Parecer nº 022/2011 da

Leia mais

Luiz Oscar Dornelles Schneider Especialista em Medicina do Trabalho AMB / ANAMT

Luiz Oscar Dornelles Schneider Especialista em Medicina do Trabalho AMB / ANAMT FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DA EXIGIBILIDADE DO LTCAT LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO Seguem-se abaixo os trechos dos documentos legais que versam sobre a matéria, de acordo com sua ordem hierárquica

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 2 DE SETEMBRO DE 2009

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 2 DE SETEMBRO DE 2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 2 DE SETEMBRO DE 2009 O PRESIDENTE DO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - INSTITUTO CHICO MENDES, nomeado pela Portaria nº 532, de 30 de julho de 2008,

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS De que trata cada Norma Regulamentadora (NR), urbanas e rurais. Nos links (sublinhados), você pode conferir o texto original das Normas, direto no site do Ministério do Trabalho

Leia mais

CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004.

CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004. CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004. Disciplina os procedimentos relativos à adoção, pelas sociedades seguradoras, das condições contratuais e das respectivas disposições tarifárias e notas

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

NORMA DE FISCALIZAÇÃO DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA Nº 002, DE 26 DE AGOSTO DE 2011.

NORMA DE FISCALIZAÇÃO DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA Nº 002, DE 26 DE AGOSTO DE 2011. Fl. 1 de 5 CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA ARQUITETURA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL NORMA DE FISCALIZAÇÃO DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA Nº 002, DE 26 DE AGOSTO DE 2011. Dispõe sobre

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL

APOSENTADORIA ESPECIAL FUNDAMENTO LEGAL Artigo 201, 1º, CF/88 Artigo 57 e 58 da Lei 8213/91 Artigo 64 a 70, do Decreto 3048/99 Artigo 246 a 299 da IN 77/2015 CONCEITO É o benefício previdenciário devido ao segurado que tenha

Leia mais

Regimento Interno da Comissão Permanente de Perícia Médica, Segurança e Higiene do Trabalho CPMSHT

Regimento Interno da Comissão Permanente de Perícia Médica, Segurança e Higiene do Trabalho CPMSHT Título I Da Comissão Capítulo I Disposições Gerais Art. 1º - A Comissão Permanente de Perícia Médica, Segurança e Higiene do Trabalho CPMSHT, instituída pelo Decreto nº 9.321, de 1 de março de 2011, integrante

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

Dispõe sobre a redução do valor global das gratificações de encargos especiais nos casos em que menciona e dá outras providências.

Dispõe sobre a redução do valor global das gratificações de encargos especiais nos casos em que menciona e dá outras providências. DECRETO Nº 25.826, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1999. Publicado no D.O. nº 237, de 15 Dez 99, Pág, 04 e 05 e 06 e Transcrito no Boletim da SEDEC nº 179, de 15 Dez 99. Dispõe sobre a redução do valor global das

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 45

PROVA ESPECÍFICA Cargo 45 11 PROVA ESPECÍFICA Cargo 45 QUESTÃO 26 Sobre os Limites de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente, com períodos de descanso no próprio local de prestação de serviço, de

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

Regulamento de Estágio

Regulamento de Estágio Regulamento de Estágio Capitulo I - Do Estágio e suas Finalidades Capitulo II - Da Forma de Realização Capitulo III - Da Inscrição, Duração e Encerramento do Estágio Capitulo IV - Do Acompanhamento e Avaliação

Leia mais

PROGRAMAS (41) 35620280. medicinaocupacional@saudemais.med.br. http://www.saudemais.med.br

PROGRAMAS (41) 35620280. medicinaocupacional@saudemais.med.br. http://www.saudemais.med.br (41) 35620280 medicinaocupacional@saudemais.med.br http://www.saudemais.med.br Temos a satisfação de apresentar nossos serviços de Saúde Ocupacional. Oferecemos assessoria completa em segurança e medicina

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - SST No Brasil a Segurança e Medicina no Trabalho é regulamentada pela portaria 3214/78, atualmente com 36 Normas Regulamentadoras do Ministério

Leia mais

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009.

DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. DECRETO Nº 30.090, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009. Regulamenta o Capítulo VII da Lei nº 4.257, de 02 de dezembro de 2008 e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que

Leia mais

LEI Nº 8.234, DE 17 DE SETEMBRO DE 1991

LEI Nº 8.234, DE 17 DE SETEMBRO DE 1991 LEI Nº 8.234, DE 17 DE SETEMBRO DE 1991 Regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002

POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO Norma N-134.0002 Estabelece as diretrizes da política de segurança e saúde do trabalho na Celesc, definindo

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA - PGA

REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA - PGA INSTITUTO GEIPREV DE SEGURIDADE SOCIAL REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA - PGA Regulamento aprovado pelo Conselho Deliberativo do GEIPREV na 123ª reunião realizada em 27/11/2009. 1 SUMÁRIO

Leia mais

Prezados(as); A portaria está disponível na seguinte página: http://portal.mte.gov.br/legislacao/2014-1.htm. Atenciosamente CNI

Prezados(as); A portaria está disponível na seguinte página: http://portal.mte.gov.br/legislacao/2014-1.htm. Atenciosamente CNI Prezados(as); Informamos que foi publicada no DOU de hoje, seção 1, páginas 110 e 111 a Portaria MTE n.º 1.297, de 13 de agosto de 2014, que aprova o Anexo 1 - Vibração - da Norma Regulamentadora n.º 9

Leia mais

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado;

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado; Estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações em bolsas de valores e dá outras providências. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que o Colegiado, em sessão

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e DECRETO Nº 063/2013-GP. Regulamenta e implementa a Lei Complementar Federal n 123 de 14 de Dezembro de 2006 e a Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte n 216, de 18 de dezembro

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 49.377, DE 16 DE JULHO DE 2012. (publicado no DOE n.º 137, de 17 de julho de 2012) Institui o Programa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

Faço saber que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Faço saber que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI MUNICIPAL Nº 1833/2015. AUMENTA O NÚMERO DE CARGOS EM COMISSÃO, CRIA PADRÃO DE VENCIMENTO E FUNÇÕES GRATIFICADAS NO QUADRO DE CARGOS E FUNÇÕES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO, E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007

PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007 Aprova normas para padronização, instalação e controle de programas de computador no âmbito da Câmara dos Deputados.

Leia mais

ANEXO VI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 53/PRES/INSS, DE 22 DE MARÇO DE 2011 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP

ANEXO VI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 53/PRES/INSS, DE 22 DE MARÇO DE 2011 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP ANEXO VI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 53/PRES/INSS, DE 22 DE MARÇO DE 2011 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP I - SEÇÃO DE DADOS ADMINISTRATIVOS 1 - CNPJ do Órgão 2 - Nome do Órgão 3 - Nome do Servidor

Leia mais

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. ESTABELECE NORMAS SOBRE OS RELATÓRIOS DOS ÓRGÃOS LOCAIS E SETORIAIS DO SISTEMA JURÍDICO E REVOGA A RESOLUÇÃO PGE Nº 2.928, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2011. A PROCURADORA-GERAL

Leia mais

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil. Avaliação e Mensuração de Bens Patrimoniais em Entidades do Setor Público 1. DEFINIÇÕES Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE - (FITEJ)

REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE - (FITEJ) REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE - (FITEJ) CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADES Art 1º. A Fundação Instituto Tecnológico de Joinville, doravante denominada FITEJ, entidade

Leia mais

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Aprova a Instrução Normativa nº 06, de 31 de agosto de 2015, que regulamenta os trâmites administrativos dos Contratos no âmbito do Conselho de Arquitetura

Leia mais

Lei N. 391/2007 Wanderlândia 14 de Março de 2007.

Lei N. 391/2007 Wanderlândia 14 de Março de 2007. Lei N. 391/2007 Wanderlândia 14 de Março de 2007. Altera na integra o texto da Lei nº. 334/2002, de 20 de Dezembro de 2002, que cria o Conselho Municipal de Educação e da outras providencias. Faço saber

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 1, DE 8 DE JULHO DE 2002 (*)

RESOLUÇÃO N o 1, DE 8 DE JULHO DE 2002 (*) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO RESOLUÇÃO N o 1, DE 8 DE JULHO DE 2002 (*) Estabelece procedimentos para a remessa, temporária ou definitiva, de amostra de componente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA INSTRUÇÃO NORMATIVA SJU Nº 02/2014 Versão: 01 Data da Aprovação: 31/03/2014 Ato de Aprovação: Decreto Municipal Nº 075/2014 Unidade Responsável: Procuradoria Geral. I - FINALIDADE: A presente Instrução

Leia mais