CONTACTOS MAPA TABELA DE ACTIVIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTACTOS MAPA TABELA DE ACTIVIDADES"

Transcrição

1

2 FILME DE APRESENTAÇÃO FOTOS CONTACTOS MAPA TABELA DE ACTIVIDADES TABELA I TABELA II VISITAS A NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS NÚCLEO MUSEOLÓGICO DE STª MARIA GERAZ DO LIMA NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA CAPELA DAS ALMAS NÚCLEO MUSEOLÓGICO DE CASTELO DO NEIVA

3 CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO GABINETE DE ARQUEOLOGIA TEL CASA DOS NICHOS RUA DE VIANA TEL

4

5 Casa dos Nichos INÍCIO Tabela das Atividades Lúdico Pedagógicas para o ano letivo de DENOMINAÇÃO ATIVIDADE PÚBLICO- ALVO N.º MÁXIMO DE PARTICIPANTES DURAÇÃO APROX. (INCLUINDO VISITA) INSCRIÇÃO MATERIAIS CASA CASTREJA EXPRESSÃO PLÁSTICA 6-14 ANOS 26 2H00 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA CARTÃO, CARTOLINA VAMOS TRABALHAR O BARRO ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA 6-14 ANOS 26 2H00 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA TERRACOTA ROSTOS COM HISTÓRIA EXPRESSÃO PLÁSTICA 4-14 ANOS 26 1H30 1 DIA DE ANTECEDÊNCIA CARTOLINA, FIO ELÁSTICO VIANA MEDIEVAL AVENTURA NO INTERIOR DAS MURALHAS PEDESTRIANISMO ANOS 26 2H00 1 DIA DE ANTECEDÊNCIA MAPAS (FOTOCÓPIAS COR EM PAPEL A4) GUERREIROS E GUERREIRAS CASTREJAS EXPRESSÃO PLÁSTICA 6-14 ANOS 13 2H00 2 SEMANAS DE ANTECEDÊNCIA CARTÃO, COLA DUPLA-FACE, PAPEL DE ALUMINIO O TEU CARTAZ DA CASA DOS NICHOS EXPRESSÃO PLÁSTICA 6-16 ANOS 26 1H30 1 DIA DE ANTECEDÊNCIA VÁRIOS TIPOS DE PAPEL E DE CARTÃO MOAGEM DE CEREAIS ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL 6-14 ANOS 16 2H00 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA PEDRAS DE GRANITO ARTISTA DA PRÉ- HISTÓRIA ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA 6-14 ANOS 26 2H00 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA CARVÃO, ARGILA, GESSO, AREIA E AGLOMERADO DE MADEIRA. ARQUEOLOGO POR UM DIA ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL 6-14 ANOS 16 2H00 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA 4 CAIXAS TRANSPARENTES, 3 INERTES COM DIFERENTES DIMENSÕES, 12 RÉPLICAS DE PEQUENAS DIMENSÕES RESTAURO DE CERÂMICA ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL 6-14 ANOS 16 2H00 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA RÉPLICAS DE PEÇAS EM BARRO, FITA DE PAPEL OURIVESARIA CASTREJA ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA 6-12 ANOS 26 2H00 1 DIA DE ANTECEDÊNCIA PAPEL CARTONADO, PAPEL DE ALUMINIO

6 PESO DE FUSO* TEAR VERTICAL ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA 4-14 ANOS 6-14 ANOS 26 1H H00 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA BARRO, MADEIRA MADEIRA, FIO, LÃ A MINHA ESTÁTUA DO GUERREIRO CASTREJO VAMOS CONSTRUIR UMA PIROGA VAMOS CONSTRUIR UMA MAMOA VAMOS CONSTRUIR UM CASTELO ROQUEIRO O MEU JOGO DO MOINHO EXPRESSÃO PLÁSTICA 4-14 ANOS ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL E EXPRESSÃO PLÁSTICA 6-14 ANOS 6-14 ANOS 6-14 ANOS 8-14 ANOS 26 2h H H H H00 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA MASSA DE MODELAR ESPUMA DE POLIESTIRENO 4 TINAS, AREIA, PEDRAS E GRAVILHA PARALELIPIPEDOS DE MADEIRA CARTÃO, ROLHAS DE CORTIÇA ATIVIDADES QUE NÃO NECESSITAM DE MARCAÇÃO PRÉVIA: JOGOS E CONSULTA EM EQUIPAMENTO MULTIMÉDIA; DESCOBRE O PICO ASTURIENSE (CAIXA DE AREIA); DESENHOS PARA PINTAR. INÍCIO

7 TABELA I Atividade de expressão plástica: Vamos construir casas para a maqueta de um Castro. Resumo: Construção de Casas Castrejas para elaboração de maqueta. Época Histórica: Idade do Ferro. Objetivos: Conhecer a cultura castreja (cultura local da Idade do Ferro), estruturas necessárias à defesa (muralhas) e à habitação (casas), Habitat, actividades de subsistência e artesanais, tecnologia de construção. Utilização e construção de figuras geométricas como o cone e o cilindro. Criatividade, destreza e habilidade manual.

8 TABELA I Atividade de expressão plástica e de arqueologia experimental: Vamos trabalhar o barro. Resumo: Criação de pequenos objetos em barro baseados na tipologia e utilizando as mesmas técnicas de elaboração e decoração de alguns dos vasos que se encontram em exposição. (Vaso de aba larga, vaso de fundo esférico, vaso troncocónico). Época Histórica: Calcolítico/Idade do Bronze. Objetivos: Conhecimento do processo de sedentarização, atividades de subsistência e rituais funerários. Formas geométricas e terminologia das partes constituintes dos objectos. Utilização de tecnologias de elaboração e decoração. Criatividade, destreza e habilidade manual. Formas: Troncocónica, Hemisférica, Semi-Elipsóide. Terminologia das partes constituintes dos objectos: lábio, colo, ombro, bojo/pança, base.

9 TABELA I Atividade de Expressão Plástica: Rostos com história. Resumo: Elaboração de máscaras a partir de ilustrações da Casa dos Nichos, como por exemplo: guerreiro castrejo, romano, romana Época Histórica: Idade do Ferro. Objetivos: Conhecimento das diferentes épocas. Fortalecer a relação entre época, objeto e ilustração. Criatividade, destreza e habilidade manual.

10 TABELA I Atividade de pedestrianismo: Peddy-paper Viana Medieval Aventura no interior das Muralhas. Resumo: Encontrar respostas para um questionário, em vários edifícios do casco medieval. Época Histórica: Idade Média. Objetivos: Obter alguns conhecimentos sobre Viana Medieval, as muralhas, principais vias e edifícios, bem como algumas das atividades e práticas da época. Estimular a atividade física, sentido de orientação e capacidade de exploração.

11 TABELA I Atividade de Expressão Plástica: Guerreiros e Guerreiras Castrejas. Resumo: Construção de armas representadas na estátua do Guerreiro Castrejo, escudo (caetra) e punhal (plugio). Época Histórica: Idade do Ferro. Objetivos: Conhecimentos sobre a Idade do Ferro, em particular sobre a cultura castreja, sociedade e religião. Metalurgia, armas de defesa e ataque. Criatividade, destreza e habilidade manual.

12 TABELA I Atividade de Expressão Plástica: O teu Cartaz da Casa dos Nichos. Resumo: Elaboração de um Cartaz com a livre utilização de técnicas de artes plásticas (pintura, desenho, colagem, stencil, outras ) Época Histórica: Da Pré-História à Idade Média. Objetivos: Participação ativa na promoção e divulgação do património Concelhio. Estimular a criatividade, capacidade comunicacional, destreza e habilidade manual.

13 TABELA I Atividade de arqueologia experimental: Moagem de cereais. Resumo: Recriação de moagem de cereais através de dois tipos de moinhos manuais, moinho giratório e moinho de vai-e-vém. Época Histórica: Idade do Ferro. Objetivos: Obter conhecimentos sobre o modo de vida na Idade do Ferro, sobre os processos de farinação, tipo de alimentação, trocas comerciais e evolução tecnológica. Estimular a atividade física na realização de actividades domésticas.

14 TABELA I Atividade de arqueologia experimental: Arqueólogo por um dia. Resumo: Simulação de escavação arqueologia. Objetivos: Conhecimentos acerca da arqueologia e das suas atividades, noções de estratigrafia, localização de objectos, recolha de objectos, ficha de objecto. Estimular a concentração, o raciocínio e o gosto pela descoberta.

15 TABELA I Atividade de arqueologia experimental: Restauro de cerâmica. Resumo: Simulação de restauro de peça cerâmica fragmentada. Objetivos: Conhecimentos acerca da arqueologia e das suas actividades, noções da morfologia, funcionalidade e partes constituintes de um objecto cerâmico. Estimular a concentração, o raciocínio e o gosto pela descoberta.

16 TABELA I Atividade de expressão plástica: Ourivesaria Castreja. Resumo: Criação e produção de acessório ou objeto de adorno de inspiração Castreja, brincos, pulseiras e braceletes, recriados com materiais reciclados. Época Histórica: Idade do Ferro. Objetivos: Conhecimento de metais nobres como o ouro e a prata, conhecimentos sobre a arte castreja, forma de vida e atividades desta cultura da Idade do Ferro. Estimular a criatividade e a destreza manual.

17 TABELA II Atividade de arqueologia experimental e de expressão plástica: Peso de fuso. Resumo: Construção e decoração de pesos de fuso (cossoiros). Época Histórica: Idade do Ferro. Objetivos: Conhecimento sobre o processo de criar fio, produção de tecido e sobre as atividades nos Castros. Concentração, criatividade, destreza e habilidade manual.

18 TABELA II Arqueologia experimental e de expressão plástica: Tear vertical. Resumo: Criar tecido a partir da trama de tear vertical, idêntico ao utilizado na Idade do Ferro. Época Histórica: Idade do Ferro. Objetivos: Conhecimento do processo de produção de tecido e das atividades realizadas nos povoados fortificados. Utilização de métodos de elaboração e decoração. Criatividade, destreza e habilidade manual.

19 TABELA II Atividade de expressão plástica: A minha estátua do guerreiro castrejo. Resumo: Construção de miniatura da estátua do Guerreiro Castrejo da Idade do Ferro. Época Histórica: Idade Ferro. Objetivos: Identificação dos elementos que compõe a estátua do Guerreiro Castrejo.

20 TABELA II Atividade de arqueologia experimental e de expressão plástica: Vamos construir uma piroga. Resumo: Construção de réplica de uma canoa escavada num tronco de árvore. Época Histórica: Idade do Ferro/Idade Média Objetivos: Métodos básicos para a construção de uma piroga da Idade do Ferro. Conhecimento da utilização de pirogas em todo o mundo e em particular no Rio Lima. Estimular o raciocínio a criatividade a destreza e a habilidade manual.

21 TABELA II Atividade de expressão plástica: Vamos construir uma Mamoa. Resumo: Construção de maqueta de mamoa, com materiais originais. Época Histórica: Calcolítico. Objetivos: Conhecimento do processo de sedentarização, utilização do território crenças e rituais funerários. Estimular o raciocínio a concentração, a criatividade, a destreza e a habilidade manual.

22 TABELA II Atividade de expressão plástica: Vamos construir um Castelo Roqueiro. Resumo: Construção de maqueta de Castelo Roqueiro em madeira. Época Histórica: Baixa Idade Média Objetivos: Conhecimentos acerca da ocupação do território na Baixa Idade Média, estratégias de defesa e estruturas defensivas. Estimular o raciocínio, a concentração, a memória e destreza manual.

23 TABELA II Atividade de expressão plástica: O meu jogo do moinho. Resumo: Elaboração de jogo do moinho, tendo como base o jogo do moinho do Castelo de S. Miguel (Stª Leocádia). Época Histórica: Idade Média. Objetivos: Conhecimentos acerca das atividades lúdicas de época medieval e das suas origens. Estimular o raciocínio, a concentração e a destreza manual.

24 Núcleo Arqueológico de Stª Maria de Geraz do Lima INÍCIO TABELA II Durante as obras de ampliação e restauro da Igreja Paroquial de Stª Maria de Geraz do Lima, foram detectados vários vestígios arqueológicos, sendo de realçar duas epígrafes medievais, uma deles datada de 1173 e referente à (re)edificação da igreja, cuja anterioridade altemedieva está documentada por vários fragmentos de janelas geminadas, rematadas por arcos abatidos ou "em ferradura" bem ao gosto moçárabe, que deverão corresponder à primitiva igreja pré-românica. Na sequência destes achados, só possíveis graças aos cuidados dispensados pelo Rev.do Pároco desta freguesia, a Câmara Municipal de Viana, através do seu sector de Arqueologia, iniciou uma escavação de emergência, que permitiu a recolha de valiosos elementos e numeroso espólio. Foram exumadas cerca de centena e meia de sepulturas, correspondentes a diversas fases sucessivas, que se entendem desde o século VI até aos finais da Idade Média, entre as quais se destaca um imponente sarcófago em granito, com tampa decorada "em estola". Local: Igreja Paroquial de Sta. Maria de Geraz do Lima Visitas guiadas por marcação: Tel (Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal) arqueologia@cm-viana-castelo-pt GPS: N41º W8º

25 Núcleo Museológico de Arqueologia da Igreja das Almas TABELA II Como resultado da intervenção arqueológica realizada na Igreja das Almas, primeira igreja matriz de Viana do Castelo, foi decidido musealizar a área correspondente à capela-mor, de forma a permitir a visualização das estruturas arqueológicas que foram postas a descoberto, assim como, das paredes que definem a planta do templo românico nas quais ainda se preservam as frestas nas paredes Norte e Sul. Na sacristia do templo existe ainda um pequeno núcleo museológico onde é possível observar os achados arqueológicos exumados durante as escavações efectuadas durante o ano de Local: Largo das Almas Horário: Segunda a Sexta, das 09h30 às 12h.30 Visitas guiadas por marcação: Tel (Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal) arqueologia@cm-viana-castelo.pt GPS: N41º W8º49.534

26 Núcleo Museológico de Arqueologia - Castelo de Neiva INÍCIO TABELA II Os testemunhos provenientes da estação arqueológica do Castro do Monte da Guilheta, povoado fortificado da Idade do Ferro, localizado no Monte de Moldes, encontram-se expostos numa das salas do prédio da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva. O espólio conhecido é rico e variado e dele constam, além dos habituais fragmentos de cerâmica comum da época romana, castreja e medieval, muitos outros elementos dos quais se destacam pela raridade, os capacetes e copos de bronze aparecidos com as terraplanagens para a construção de uma casa no sopé do povoamento, bem como algumas moedas de época do imperador Augusto, que sugerem que terá sido por volta da mudança da Era, entre o séc, I a.c. e o séc. I d.c., que o povoado conheceu o seu apogeu, não se sabendo, contudo, a data precisa do fim da ocupação romana do local. Visitas guiadas por marcação: Local: Centro Cívico de Castelo do Neiva Horário: Segunda a Sexta, das 15h30 às19h00 Visitas guiadas por marcação: Tel (Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal) Site: arqueologia@cm-viana-castelo.pt / jf.castelodoneiva@mail.telepac.pt GPS: N41º W8º47.695

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

Casa dos Nichos Tabela das Atividades Lúdico Pedagógicas para o ano letivo de 2014-2015

Casa dos Nichos Tabela das Atividades Lúdico Pedagógicas para o ano letivo de 2014-2015 Casa dos Nichos Tabela das Atividades Lúdico Pedagógicas para o ano letivo de 2014-2015 DENOMINAÇÃO ATIVIDADE PÚBLICO- ALVO N.º MÁXIMO DE PARTICIPANTES DURAÇÃO APROX. (INCLUINDO VISITA) INSCRIÇÃO MATERIAIS

Leia mais

Plano de Atividades de Serviço Educativo do Município

Plano de Atividades de Serviço Educativo do Município Plano de Atividades de Serviço Educativo do Município CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014 CULTURA Gabinete de Arqueologia Responsável técnica: Felisbela M. S. Oliveira Leite

Leia mais

Museu dos Terceiros. Atividades do Serviço Educativo

Museu dos Terceiros. Atividades do Serviço Educativo Atividades do Serviço Público Escolar Ano letivo 2016/2017 O é um museu de arte sacra, reaberto ao público em 2008 após obras significativas de restauro. Está instalado no antigo convento de São Francisco

Leia mais

Museu dos Terceiros. Actividades do Serviço Educativo

Museu dos Terceiros. Actividades do Serviço Educativo Actividades do Serviço 2011/2012 1 O é um museu de arte sacra, reaberto ao público em 2008 após obras significativas de restauro. O Serviço e de Comunicação do Museu proporciona diversas actividades destinadas

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016

Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016 Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena dedica-se à preservação e divulgação o património natural e cultural do território ribeirapenense.

Leia mais

Festa da Arqueologia Objectivos:

Festa da Arqueologia Objectivos: 1 A Festa da Arqueologia é um evento vocacionado para a divulgação da Arqueologia, dirigindo-se ao público em geral. Através de uma série de actividades, procura reforçar a ligação desta ciência à sociedade,

Leia mais

GABINETE DE ARQUEOLOGIA

GABINETE DE ARQUEOLOGIA GABINETE DE ARQUEOLOGIA Inventariamos e estudamos os vestígio mais antigos da ocupação humana no concelho. Identificamos 51 sítios arqueológicos que se distribuem cronologicamente entre o IIIº milénio

Leia mais

ENSINO BÁSICO 3.º CICLO. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO BÁSICO 3.º CICLO. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO BÁSICO 3.º CICLO Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018

Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018 Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena tem por missão a preservação e divulgação o património cultural do território ribeirapenense. Os Serviços

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019

Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019 Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena tem por missão a preservação e divulgação do património cultural do território ribeirapenense. Os

Leia mais

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA Fig. 328 Localização e orientação da Igreja de Santo António de Ponte de Lima. Fig. 329 Desenho de Ponte de Lima pormenor do Convento de Santo António e muro

Leia mais

Junta Freguesia de Lavra

Junta Freguesia de Lavra Junta Freguesia de Lavra FICHA TÉCNICA TITULO: O povoado da Idade do Bronze de Lavra, Matosinhos. Contributos para o estudo do Bronze Médio no litoral Norte Autores: Ana Maria dos Santos BETTENCOURT Professora

Leia mais

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena Castelo de Leiria Castelo medieval, artística e arquitetonicamente representativo das diversas fases de construção e reconstrução desde a sua fundação até ao século XX. Estruturas que compõem o conjunto

Leia mais

Historial da Estação Arqueológica

Historial da Estação Arqueológica A Estação Arqueológica de S.Gens A estação arqueológica de S. Gens localiza-se numa encosta suave e planície que se lhe segue, próximo da confluência da Ribeira dos Tamanhos com o Rio Mondego. O seu posicionamento

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Eurico Nuno Malheiro Machado

CURRICULUM VITAE. Eurico Nuno Malheiro Machado CURRICULUM VITAE ª Ex.ª se digne autorizar a sua candidatura para admissão ao concurso interno de acesso geral para provimento na categoria de Técnico Profissional Principal da Carreira de Laboratório,

Leia mais

Kit educativo da Amazônia Central

Kit educativo da Amazônia Central Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE Livros e Capítulos de Livros - MAE 2014 Kit educativo da Amazônia Central http://www.producao.usp.br/handle/bdpi/47564

Leia mais

acta 6 Proto-história e romanização no monte de Sra. do Castelo, Urros, Torre de Moncorvo: Análise de materiais

acta 6 Proto-história e romanização no monte de Sra. do Castelo, Urros, Torre de Moncorvo: Análise de materiais proto-história e romanização guerreiros e colonizadores vol. 03 85 Resumo O povoado fortificado da Sra. do Castelo, localizado na freguesia de Urros, distrito de Bragança, remonta a uma época calcolítica,

Leia mais

Cultura oral e memória nas origens da cultura ocidental contextualizar Homero

Cultura oral e memória nas origens da cultura ocidental contextualizar Homero Cultura oral e memória nas origens da cultura ocidental contextualizar Homero O desvelar de uma realidade homérica : Tróia - 1871: Heinrich Schliemann empreende as primeiras escavações em Hisarlik, Turquia.

Leia mais

Macedo-mt-Imac2(4as):Layout 1 5/12/08 7:42 PM Page 161. Inventário do Património Cultural

Macedo-mt-Imac2(4as):Layout 1 5/12/08 7:42 PM Page 161. Inventário do Património Cultural Macedo-mt-Imac2(4as):Layout 1 5/12/08 7:42 PM Page 161 Inventário do Património Cultural 161 Macedo-mt-Imac2(4as):Layout 1 5/12/08 7:42 PM Page 162 PATRIVS HERANÇAS MACEDENSES 604 Pombal Travanca 4 Arquitectura

Leia mais

EDUCATIVA OFICINA MUSEU DE PORTIMÃO PROGRAMA. Pré-Escolar

EDUCATIVA OFICINA MUSEU DE PORTIMÃO PROGRAMA. Pré-Escolar OFICINA PROGRAMA EDUCATIVA MUSEU DE PORTIMÃO Pré-Escolar Através da Oficina Educativa, o Museu de Portimão oferece um conjunto de atividades e serviços destinados a descobrir, de forma criativa e pedagógica,

Leia mais

A representação da Idade do Bronze nas construções funerárias da região de Castelo Branco

A representação da Idade do Bronze nas construções funerárias da região de Castelo Branco Mesa Redonda A Idade do Bronze em Portugal: os dados e os problemas Instituto Politécnico de Tomar Abrantes, Biblioteca Municipal António Boto 28 e 29 de Abril de 2014 A representação da Idade do Bronze

Leia mais

À Descoberta da União Europeia

À Descoberta da União Europeia Versão Adobe Portable Document Format Serviço Educativo da Sociedade Martins Sarmento Rua Paio Galvão 4814 509 Guimarães Telefone 253 415969 Fax 253 519 413 E-mail sms@mail.telepac.pt Blog www.pedraformosa.blogspot.com

Leia mais

Reflexos da Vida e da Morte no Moinho do Castelinho

Reflexos da Vida e da Morte no Moinho do Castelinho Reflexos da Vida e da Morte no Moinho do Castelinho Exposição temporária 12.jan.2019 5.jan.2020 A equipa de 2018 durante a escavação. Fotografia geral das áreas da escavação Na exposição temporária REFLEXOS

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Coordenação: Gisela Encarnação. Investigação e Textos: Gisela Encarnação e Vanessa Dias

FICHA TÉCNICA. Coordenação: Gisela Encarnação. Investigação e Textos: Gisela Encarnação e Vanessa Dias FICHA TÉCNICA Organização: Câmara Municipal da Amadora DEDS Divisão de Intervenção Cultural Museu Municipal de Arqueologia / Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira Coordenação: Gisela Encarnação Investigação

Leia mais

Castelo de Lanhoso. Serviços Educativos

Castelo de Lanhoso. Serviços Educativos Castelo de Lanhoso Serviços Educativos Castelo de Lanhoso O Castelo de Lanhoso, um dos mais imponentes redutos portugueses no que diz respeito à sua implementação, apresentava, na Idade Média, um acesso

Leia mais

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA. Serviço Educativo

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA. Serviço Educativo MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA Serviço Educativo O serviço educativo do Núcleo de Alverca do Museu Municipal de Vila Franca de Xira tem sido constante desde a data da sua inauguração

Leia mais

Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015

Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Técnica responsável: Marina Rita O presente projeto visa desenvolver atividades de expressão plástica com um grupo de 31 clientes da resposta

Leia mais

13 de Abril Noite de Sexta-feira 13

13 de Abril Noite de Sexta-feira 13 13 de Abril Noite de Sexta-feira 13 Na noite do próximo dia 13 de Abril, sexta-feira, o Museu irá organizar uma surpreendente visita nocturna! Com esta visita articulada em torno de antigas superstições

Leia mais

Escavação arqueológica. Laboratório de Conservação e Restauro

Escavação arqueológica. Laboratório de Conservação e Restauro 2018 Escavação arqueológica Laboratório de Conservação e Restauro Promover o desenvolvimento de competências técnicas na área da Arqueologia através da participação numa escavação arqueológica. Museu Municipal

Leia mais

A Rota do Românico do Vale de Sousa 1 Igreja de S. Pedro de Abragão e Túmulos Abragão, Penafiel

A Rota do Românico do Vale de Sousa 1 Igreja de S. Pedro de Abragão e Túmulos Abragão, Penafiel Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 1 1 As fotografias das igrejas do Vale de Sousa foram registadas pela autora. 2 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 2 EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

ROTAS DE APRENDIZAGEM Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO

ROTAS DE APRENDIZAGEM Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO ROTAS DE APRENDIZAGEM 2016-2017 Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO Projeto 1 Executar uma capa individual - Decorar e identificar a capa Tema: desafia-te a fazer Maravilhas TEMPO PREVISTO - 3 quinzenas -

Leia mais

Encontros de Conservação Preventiva em Contexto Museológico

Encontros de Conservação Preventiva em Contexto Museológico Encontros de Conservação Preventiva em Contexto Museológico A Direção Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Norte promovem os Encontros de Conservação Preventiva em Contexto Museológico,

Leia mais

MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo Cabeceiras de Basto Novembro 2011

MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo Cabeceiras de Basto Novembro 2011 MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo 2012 Cabeceiras de Basto Novembro 2011 Nesta exposição estão patentes réplicas de máquinas como Super Chief, utilizado pela empresa Atchison, Topeka e Santa

Leia mais

LEONOR ROCHA, PEDRO ALVIM E MANUEL CALADO C A T Á L O G O

LEONOR ROCHA, PEDRO ALVIM E MANUEL CALADO C A T Á L O G O LEONOR ROCHA, PEDRO ALVIM E MANUEL CALADO 6 C A T Á L O G O 18 SECTOR 1 M= 200000 P= 230000 M= 192000 P= 225000 1. Cabeço de S. Martinho Achados avulsos Neolítico/Calcolítico M=199198; P= 227219 1/25000

Leia mais

Data de Nascimento: Nacionalidade: Portuguesa Bilhete de Identidade:

Data de Nascimento: Nacionalidade: Portuguesa Bilhete de Identidade: Mónica Marília Fernandes Parreira Gonçalves Rua do Sorraia Lote 12 Bloco 1 R/C Esq. 2750-777 Cascais Tlm. 910190424 monica.m.p.goncalves@gmail.com Data de Nascimento: 07.03.75 Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES

GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 28 SALA DE AULA E SALA DE ARTES QUANT. MATERIAL JUSTIFICATIVA 04 Anilinas Usadas para colorir as atividades de artes ao longo do ano letivo com o objetivo

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2019 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL NO AMBIENTE ESCOLAR PLANO DE EXECUÇÃO PEDAGÓGICO

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2019 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL NO AMBIENTE ESCOLAR PLANO DE EXECUÇÃO PEDAGÓGICO C O L É G I O RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2019 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL NO AMBIENTE ESCOLAR PLANO DE EXECUÇÃO PEDAGÓGICO MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE Classificadores

Leia mais

XIII XII. Índice de apêndices

XIII XII. Índice de apêndices Índice de anexos Anexo 1 Quadro-resumo com correspondência entre áreas de actuação e função museológica Anexo 2 Mapa da Cidade de Torres Vedras e localização do património Anexo 3 Mapa do concelho de Torres

Leia mais

Parque Arqueológico e Museu do Côa

Parque Arqueológico e Museu do Côa Parque Arqueológico e Museu do Côa Atividades Educativas oficinas, visitas temáticas e apresentações Julho, Agosto e Setembro 2012 Durante o Verão, o Museu do Côa é o ponto de partida ideal para conhecer

Leia mais

Serviços e Produtos. Palavras-Chave:

Serviços e Produtos. Palavras-Chave: Serviços e Produtos Recepção, Triagem e Valorização de RCD Reciclagem de RCD em obra Controlo de produção em obra de Agregados Reciclados (utilização em observância das normas técnicas aplicáveis) Acompanhamento

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014 CULTURA Museu Da Indústria Têxtil MUSEU DA INDÚSTRIA TÊXTIL 2013-2014 Responsável pelo serviço: Eng. Paulo Peixoto Contactos

Leia mais

Relatório do Plano de Atividades 2014

Relatório do Plano de Atividades 2014 Relatório do Plano de s 2014 Respostas Socais: Centro s Ocupacionais e Lar Residencial Data Objetivo Público-alvo Indicador de eficácia Janeiro Comemorar as datas anuais de maior importância no âmbito

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR

PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR MATERNAL III Avental para atividades artísticas aulas de Proteção para o uniforme escolar, durante as Imagem - Arte e Linguagem pintura. Resma de folha A3 branco Bloco

Leia mais

Museu Nacional de Arqueologia Serviço Educativo e de Extensão Cultural!" #!" $%$%$& %$ '!'! http://www.museuarqueologia.pt http://museunacionaldearqueologia-educativo.blogspot.com A Colecção de Antiguidades

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA)

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) C O L É G I O RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE Classificadores plásticos (capa plástica dura / com

Leia mais

RoteiRo ARqueológico de Viana do Castelo

RoteiRo ARqueológico de Viana do Castelo RoteiRo ARqueológico de Viana do Castelo espanha Valença espanha caminha caminha 1 2 3 4 locais A ViSitAR Mamoa de Afife Mamoa da Neivatex /dolmen da Pedreira gravuras de Montedor castro e castelo do Monte

Leia mais

GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011

GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011 GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011 DIA 5 (TERÇA-FEIRA) Moinhos de Atelier de Os Sonhos da Roberta + Lenda da Oliveira Entidade Promotora: Museu de Alberto Sampaio Local: Museu de Alberto Sampaio

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de Atividades Férias da Páscoa 2015

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de Atividades Férias da Páscoa 2015 Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano de s Férias da Páscoa 2015 Plástica alusiva à Primavera Os desenhos mágicos motricidade fina e a destreza manual Desenvolver o sentido cromático Assinalar

Leia mais

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida D E Z E M B R O

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida D E Z E M B R O NEWSLETTER CULTURAL Câmara Municipal de Almeida D E Z E M B R O 2 0 1 5 2 0 1 4 O Natal é um dos momentos que, por si só, vale pela importância que o reveste. É tempo de família, União, partilha e pelo

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2018 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 28 Tubos de cola de isopor 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção

Leia mais

Escavação arqueológica. Laboratório de Conservação e Restauro

Escavação arqueológica. Laboratório de Conservação e Restauro 2018 Escavação arqueológica Laboratório de Conservação e Restauro Promover o desenvolvimento de competências técnicas na área da Arqueologia através da participação numa escavação arqueológica. Museu Municipal

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE C O L É G I O RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE Classificadores plásticos (capa plástica dura

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 27 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com Rolo de fita dupla face. Construir (ou ajudar a construir) e descobrir

Leia mais

Desejamos a todos um excelente ano letivo!

Desejamos a todos um excelente ano letivo! Visita Brincando é o programa que o Museu Municipal de Loulé prepara anualmente para as escolas. Um programa que tem como ponto de partida o nosso Património Cultural, pretendendo despertar o interesse,

Leia mais

Quinta da Granja 1 (Maiorga, Alcobaça): Novos dados sobre o povoamento da Estremadura na Alta Idade Média

Quinta da Granja 1 (Maiorga, Alcobaça): Novos dados sobre o povoamento da Estremadura na Alta Idade Média Novos dados sobre o povoamento da Estremadura na Alta Idade Média I CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES 21 a 24 de Novembro de 2013 Localização Freguesia: Maiorga Concelho: Alcobaça Distrito:

Leia mais

CASTELO DOS MOUROS. Implantação. Sistema defensivo

CASTELO DOS MOUROS. Implantação. Sistema defensivo CASTELO DOS MOUROS Implantação O Castelo dos Mouros, também conhecido como Castelinho ou Castro de Vilarinho dos Galegos, localiza-se numa pequena elevação, a 600 metros de altitude, na confluência da

Leia mais

ANÁLISE DO MATERIAL CERÂMICO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BALOTARI I, II E III NO DISTRITO DE FLORESTA DO SUL / MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP

ANÁLISE DO MATERIAL CERÂMICO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BALOTARI I, II E III NO DISTRITO DE FLORESTA DO SUL / MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP ANÁLISE DO MATERIAL CERÂMICO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BALOTARI I, II E III NO DISTRITO DE FLORESTA DO SUL / MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP Jean Ítalo de Araújo Cabrera Universidade Estadual Paulista

Leia mais

ESPIGÃO DE CAPACETE DO CASTRO DA MOGUEIRA (S. MARTINHO DE MOUROS/RESENDE)

ESPIGÃO DE CAPACETE DO CASTRO DA MOGUEIRA (S. MARTINHO DE MOUROS/RESENDE) ESPIGÃO DE CAPACETE DO CASTRO DA MOGUEIRA (S. MARTINHO DE MOUROS/RESENDE) por José Augusto Maia Marques * I O LOCAL Em 1986, fomos contactados pelo nosso aluno e colaborador Luís Coutinho Amaral * no sentido

Leia mais

Conservação e restauro de uma urna em vidro do século I d.c., encontrada em Mértola (Portugal)

Conservação e restauro de uma urna em vidro do século I d.c., encontrada em Mértola (Portugal) Conservação e restauro de uma urna em vidro do século I d.c., encontrada em Mértola (Portugal) Lígia Rafael 1 Existe uma relação estreita e de complementaridade entre a arqueologia e a conservação. De

Leia mais

O Período Neolítico: a Revolução Agrícola. Profª Ms. Ariane Pereira

O Período Neolítico: a Revolução Agrícola. Profª Ms. Ariane Pereira O Período Neolítico: a Revolução Agrícola Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Período Neolítico: os homens ampliaram suas técnicas de sobrevivência, domesticação de animais e plantas; Polimento das pedras,

Leia mais

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA. Ações Educativas

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA. Ações Educativas MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA Ações Educativas Museu Municipal Núcleo de Alverca Praça João Mantas 2615 ALVERCA DO RIBATEJO TEL.: 219 570 305 museumunicipal.nucleoalverca@cm-vfxira.pt

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

Grupo 2 Educação Infantil

Grupo 2 Educação Infantil Grupo 2 Educação Infantil 01 - Rolinho para pintura. Utilizado em atividades artísticas, no coordenação motora visando à produção de marcas gráficas; 02 - Pincéis atômico 1100-P grosso nas preto e azul.

Leia mais

Museu Convento dos Lóios

Museu Convento dos Lóios Museu Convento dos Lóios Apresentação do Livro O Castro de Romariz Estudo Arqueológico 18 de Maio Dia Internacional dos Museus 18h00 - Apresentação do Livro O Castro de Romariz Estudo Arqueológico, da

Leia mais

FÉRIAS DE VERÃO NOS MUSEUS MUNICIPAIS

FÉRIAS DE VERÃO NOS MUSEUS MUNICIPAIS FÉRIAS DE VERÃO NOS MUSEUS MUNICIPAIS CASA DE LAVOURA E OFICINA DO LINHO Julho Agosto Setembro Cheirinho a alfazema Elaboração de um saquinho de linho com alfazema no interior (colhida no Jardim do Museu).

Leia mais

programas escolares

programas escolares programas escolares 2018-2019 O Serviço Educativo do Castelo de S. Jorge disponibiliza vários programas de atividades que têm por objetivo estimular a compreensão de diversos aspetos de continuidade espácio-temporal

Leia mais

Moita do Ourives: O Neolítico médio na Bacia do Tejo

Moita do Ourives: O Neolítico médio na Bacia do Tejo O Neolítico médio na Bacia do Tejo Filipa Rodrigues Sítio identificado no âmbito da construção da A 13 (Auto estrada Almeirim/ Marateca) Intervenção de emergência Delimitação e limpeza a colherim de um

Leia mais

leiria 26 MArco a 6 ABRIL 19.ª Edição 6 a 8 INFANTIL: JUVENIL 9 a 12 anos anos

leiria 26 MArco a 6 ABRIL 19.ª Edição 6 a 8 INFANTIL: JUVENIL 9 a 12 anos anos leiria 26 MArco a 6 ABRIL 2018 INFANTIL: 6 a 8 anos JUVENIL: 9 a 12 anos 19.ª Edição Infantil JUVENIL 1ª SEMANA // 26 a 29 de março // Oficinas e atividades lúdico-pedagógicas Local de acolhimento dos

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - 1º ano

LISTA DE MATERIAL - 1º ano LISTA DE MATERIAL - º ano Cadernos de matérias (uso individual) Todas Escrita Estojo (uso individual) Todas Escrita Tesoura de ponta redonda (uso individual) Todas Recorte e colagem Lápis preto Nº (uso

Leia mais

Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves. IPA Monumento Nº IPA PT

Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves. IPA Monumento Nº IPA PT Page 1 of 5 Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves IPA Monumento Nº IPA PT011305130002 Designação Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja

Leia mais

programa serviço educativo

programa serviço educativo programa serviço educativo CENTRO INTERPRETATIVO DE S. LOURENÇO CISL setembro Monte de S. Lourenço 4740-000 Vila Chã Esposende 253 960 179/ 100 @ arqueologia@cm-esposende.pt GPS: 41 33'22.09"N (latitude)

Leia mais

Recuperação de um Conjunto de Estruturas de Combustão de Xeres 12. Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia

Recuperação de um Conjunto de Estruturas de Combustão de Xeres 12. Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia Recuperação de um Conjunto de Estruturas de Combustão de Xeres 12 Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia 2008 1 O Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia, por solicitação da EDIA, efectuou

Leia mais

Escavação Arqueológica. Caracterização dos Ginásios de ar livre e Mobiliário Urbano. Laboratório de Conservação e Restauro.

Escavação Arqueológica. Caracterização dos Ginásios de ar livre e Mobiliário Urbano. Laboratório de Conservação e Restauro. 1 Escavação Arqueológica Promover o desenvolvimento de competências técnicas na área da Arqueologia através da participação numa escavação arqueológica. Museu Municipal de Arqueologia- Núcleo Museográfico

Leia mais

Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II

Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II cubos, paralelepípedos retângulos, cilindros, esferas, pirâmides, cones,prismas A cadeia de tarefas aqui apresentada tem por objetivo continuar a exploração

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - GRUPO 4

LISTA DE MATERIAL - GRUPO 4 LISTA DE MATERIAL - GRUPO 4 1 Bucha de espuma Todas Arte e textura 1 Caixa de fósforo cheia Todas Coord. Motora, colagem 1 Pacote de Palito de churrasco Todas Coord. Motora, projetos sazonais 1 Caixa de

Leia mais

Início da unidade de trabalho, pequena explicação aos alunos da mesma

Início da unidade de trabalho, pequena explicação aos alunos da mesma MASCARILHA DE CARNAVAL Ano Letivo: 2012/2013 DOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES ATIVIDADES MATERIAIS / RECURSOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Técnica Produzir objectos plásticos explorando temas, ideias e situações

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

3º ANO DE ESCOLARIDADE

3º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

[PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO]

[PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO] 2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Ser Criança é. [PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO] Plano Anual AEC de ALE: Atividade Lúdica e de Animação Ano Letivo 2016/2017 Introdução:

Leia mais

Grupo 1 Educação Infantil

Grupo 1 Educação Infantil Grupo 1 Educação Infantil 01 - Rolinho para pintura. Utilizado em atividades artísticas, no desenvolvimento da coordenação motora visando à produção de marcas gráficas; 02 - Folhas de papel micro ondulado

Leia mais

Câmara Municipal da Amadora. Férias. na Cidade

Câmara Municipal da Amadora. Férias. na Cidade Câmara Municipal da Amadora Férias 2017 na Cidade Escavação arqueológica Promover o desenvolvimento de competências técnicas na área da Arqueologia através da participação numa escavação arqueológica.

Leia mais

Câmara Municipal da Amadora. Férias. Julho na Cidade

Câmara Municipal da Amadora. Férias. Julho na Cidade Câmara Municipal da Amadora Férias Julho 2016 na Cidade Escavação arqueológica Promover o desenvolvimento de competências técnicas na área da Arqueologia através da participação numa escavação arqueológica.

Leia mais

Lista de Produtos CERANOR BRINDE 2017 ARTIGOS DE COZINHA E MESA ARTIGOS DE DESCANSO DECORAÇÃO. pág. 1 de 6 mod. 093a

Lista de Produtos CERANOR BRINDE 2017 ARTIGOS DE COZINHA E MESA ARTIGOS DE DESCANSO DECORAÇÃO. pág. 1 de 6 mod. 093a ARTIGOS DE COZINHA E MESA 10671 ARTIGOS DE CORTIÇA 10684 ARTIGOS DE MADEIRA 10695 ARTIGOS DE PLÁSTICO 10794 ARTIGOS EM AÇO INOX 10796 ARTIGOS EM ACRILICO 10800 ARTIGOS EM COBRE 10813 ARTIGOS ESTANHADOS

Leia mais

6º ANO 2018 MATERIAIS PARA FICAR COM O ALUNO NO ESTOJO OU MOCHILA

6º ANO 2018 MATERIAIS PARA FICAR COM O ALUNO NO ESTOJO OU MOCHILA 6º ANO 28 MATERIAIS PARA FICAR COM O ALUNO NO ESTOJO OU MOCHILA CADERNO DE 10 MATÉRIAS CADERNO QUADRICULADO 50 FLS CADERNO DE MÚSICA 50 FLS. FLAUTA GERMÂNICA BÍBLIA (NVI) CADERNO UNIVERSITÁRIO PARA PRODUÇAO

Leia mais

Noite Europeia dos Investigadores 23 de Setembro

Noite Europeia dos Investigadores 23 de Setembro Noite Europeia dos Investigadores 23 de Setembro Jardim Botânico Tropical 20h00-24h00 Não são necessárias inscrições entrada livre Ateliers de Ciência: a) O que é isto? Um conjunto de 20 fotografias de

Leia mais

Lista de Produtos INTERDECORAÇÃO 2016 ARTIGOS DE COZINHA E MESA ARTIGOS DE DESCANSO DECORAÇÃO. pág. 1 de 5 mod. 093a

Lista de Produtos INTERDECORAÇÃO 2016 ARTIGOS DE COZINHA E MESA ARTIGOS DE DESCANSO DECORAÇÃO. pág. 1 de 5 mod. 093a ARTIGOS DE COZINHA E MESA 10671 ARTIGOS DE CORTIÇA 10684 ARTIGOS DE MADEIRA 10695 ARTIGOS DE PLÁSTICO 10794 ARTIGOS EM AÇO INOX 10796 ARTIGOS EM ACRILICO 10800 ARTIGOS EM COBRE 10813 ARTIGOS ESTANHADOS

Leia mais

Nascimento de Cristo. Serviço de Património Histórico-Cultural

Nascimento de Cristo. Serviço de Património Histórico-Cultural III milénio a.c. II milénio a.c I milénio a.c. I milénio II milénio III milénio Nascimento de Cristo Serviço de Património Histórico-Cultural projecto educação patrimonial... à medida que a Arqueologia

Leia mais

Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo -

Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo - Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo - EXPRESSÃO PLÁSTICA BLOCO 1 DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES MODELAGEM E ESCULTURA Explorar e tirar partido da resistência

Leia mais

PORTA CARTÕES, marfim, decoração esculpida com reservas paisagens com figuras orientais, China, séc. XX Dim x 7 cm

PORTA CARTÕES, marfim, decoração esculpida com reservas paisagens com figuras orientais, China, séc. XX Dim x 7 cm 731 733 736 740 730 737 739 734 732 735 738 741 730 FACA ABRE-CARTAS/MARCADOR, marfim esculpido, Europa, séc. XIX Dim. - 23 cm 731 FACA ABRE-CARTAS/MARCADOR, prata símbolo da Justiça, contraste Águia do

Leia mais

KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30

KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30 1 Alfabeto móvel de EVA 2 Apontador JUMBO com depósito KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30 1 Brinquedo monta tudo (pote ou pacote com peças grandes para segurança do aluno) 1 Caderno grande de

Leia mais

Arqueologia e História Indígena em Museu de Território

Arqueologia e História Indígena em Museu de Território Arqueologia e História Indígena em Museu de Território 154 vaso de cerâmica reconstituído pelo MAC / (200 a 500 anos antes do presente) Sede do MAC em Pains, MG Na cidade de Pains, MG, encontra-se o Museu

Leia mais

Museu de Lamego e Rede de Monumentos Vale do Varosa: um território, um projeto

Museu de Lamego e Rede de Monumentos Vale do Varosa: um território, um projeto VILA DE REI 22.02.2017 Museu de Lamego e Rede de Monumentos Vale do Varosa: um território, um projeto Luís Sebastian Museu de Lamego Vale do Varosa DRCN mlamego.diretor@culturanorte.pt Os antecedentes

Leia mais