RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva"

Transcrição

1 RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva São Luís MA 2016

2 São Luís, 06 de setembro de O VERSUS iniciou no dia seis de setembro, às 8 horas, na Universidade CEUMA (UNICEUMA), com o acolhimento dos viventes e facilitadores por meio de apresentação, discussão de experiências e expectativas sobre o programa, além de serem explicadas as regras para a vivência e divididos os grupos de vivência (GVs) e núcleos de base (NBs). A primeira atividade realizada foi a dinâmica da teia, onde uma pessoa deveria se apresentar quando recebesse um rolo de barbante, falando seu nome, instituição, curso, experiências e expectativas, após a apresentação, ela deveria segurar a ponta do barbante e mandar o rolo para outra pessoa, formando uma teia complexa no fim de todas as apresentações. Foi explicado por meio da dinâmica que o SUS é uma rede complexa, e que se uma das pontas soltar, perde a comunicação e fica difícil de manter a rede funcional. A segunda atividade foi a confecção dos envelopes dos viventes e facilitadores, que posteriormente seriam utilizados para deixar cartas e recados no último dia de vivência. Foi realizada uma pausa para o almoço, que foi realizado na praça de alimentação do UNICEUMA. Após o almoço, fomos ao hotel Premier realizar o check-in assim como foram revelados os companheiros de quarto, sendo dada uma hora para organizar as malas e tomar banho. Retornamos ao UNICEUMA às 14 horas, onde foram divididos os NBs, que seriam os grupos onde a maioria das atividades seriam realizadas, e os GVs, que seriam os grupos que iriam para as vivências. Foi pedido que os NBs se reunissem e criassem um nome, uma bandeira e uma apresentação sobre esse processo, assim como foi pedido para que todos fizessem uma bandeira para o VERSUS São Luís Imagem 1: Apresentação do NB EsperanSUS.

3 Foi realizado o jantar no próprio UNICEUMA enquanto a bandeira secava. Imagem 2: Confecção da bandeira. Voltamos ao hotel premier as 20 horas, onde foi realizada a entrega das bolsas e camisas do programa. Logo após foi realizado um momento de descontração com o De quem para quem, uma dinâmica onde as participantes mandam recadinhos anônimos ou não para outros participantes. O dia de vivência encerrou por volta das 22 horas, quando então fomos dormir ou socializar com os outros viventes.

4 São Luís, 07 de setembro de As atividades do dia iniciaram às 7 horas da manhã, sendo que o NB Epoché ficou responsável de acordar a todos, foi dado até as 8 horas para os viventes se prepararem e até as 9 horas para tomar café, quando então foi realizada a mística da manhã, organizada pelo NB EsperanSUS, o qual faço parte, a dinâmica selecionada foi a dinâmica da rede que passa uma mensagem de que todos devem trabalhar juntos e que com perseverança conseguimos vencer as dificuldades. Iniciou-se então a primeira discussão do programa, com a temática das leis regulamentadoras do SUS (lei E 4.182), princípios doutrinários (universalidade, equidade e integralidade) e as tentativas de desmonte do SUS. Cada NB ficou responsável por discutir entre si uma temática, buscando fontes e fatos e posteriormente tudo foi discutido entre todos os viventes e facilitadores. Foi um momento interessante para entender as leis que regem o SUS e seus princípios, assim como foi observado como não há uma aplicação na prática daquilo que está escrito, deixando muitos usuários do sistema desamparados, mesmo existindo mecanismos para que isso não ocorra. Imagem 3: Discussão.

5 Com o prolongamento da discussão às 12 horas, foi feita uma pausa para o almoço, que foi realizado no restaurante Petiscaldos, que fica próximo ao hotel que estávamos hospedados. Retornamos para a discussão anterior, nesse momento focado nas tentativas de desmonte do SUS, onde o NB responsável mostrou como o sistema único de saúde surgiu e as tentativas de desmonte sofridas, como a atual pec 241/2016 que pretende limitar os gastos em saúde nos próximos vinte anos. Com o fim da discussão, foi realizado um passeio ao centro histórico de São Luís, onde foi realizada uma dinâmica sobre integração e uma discussão sobre agressão sexual, focando no fluxo que os agredidos e agressores devem ter no SUS, principalmente quando as vítimas forem menor de idade. Foi permitido passeio pelo centro histórico após o fim da discussão, com o retorno marcado para as 18 horas. Imagem 4: Passeio realizado ao centro histórico. Às 18h todos foram ao ponto de encontro, de onde partimos para o jantar, novamente no Petiscaldos, onde foram servidas massas. Às 20 horas retornamos para discutir sobre a vivência no reviver, focando o grande número de moradores de rua da região e sua situação de vulnerabilidade social. Foi realizada a mística da noite, onde foi pedido que cada um de nós pensássemos em um problema do SUS que eles mostrariam a solução, quando mostraram a solução, era um espelho, dando a entender que nós somos a solução para um sistema de saúde melhor. Findadas as atividades do dia, foi realizado o de quem para quem e fomos liberados para dormir.

6 São Luís, 08 de setembro de As atividades do dia iniciaram às 7 horas da manhã, sendo que o NB EsperanSUS, o qual faço parte, ficou responsável de acordar a todos, foi dado até as 8 horas para os viventes se prepararem e até as 9 horas para tomar café, quando então foi realizada a mística da manhã. Na dinâmica, foi pedido que pegássemos em nossos quartos algo que pensássemos que representava cada um de nós, e após explicássemos o porquê. A primeira discussão do dia foi sobre algumas redes de atenção do SUS (rede cegonha, rede de urgência e emergência, rede de atenção psicossocial, atenção primária em saúde, rede de atenção de pessoas com deficiência, rede de atenção de pessoas com doenças crônicas) onde novamente cada NB ficou responsável por discutir uma individualmente e após com todos. Deu para se ter um deslumbre de toda abrangência do sistema único de saúde, que apesar de eu já conhecer algumas, como aluno de medicina, a rede de atenção psicossocial e aspectos não relacionados ao profissional médico em outras redes tinham passado despercebidos até esse momento. Com o prolongamento da discussão às 12 horas, foi feita uma pausa para o almoço, que foi realizado no restaurante Petiscaldos, que fica próximo ao hotel que estávamos hospedados. Retornamos para a discussão, pois ainda faltava a rede de atenção psicossocial e de atenção de pessoas com doenças crônicas. Foi iniciada uma nova discussão, com a temática de políticas de saúde para minorias (indígenas, idoso, LGBT, negros, doenças raras e populações do campo, águas e florestas). Foi incentivado que a discussão iniciasse com algo lúdico, assim quase todos os grupos realizaram alguma peça, paródia ou música relacionados ao tema do NB, logo após foram discutidas as políticas públicas destinadas às minorias e a nossa visão de como elas são aplicadas na prática, vendo os pontos que funcionam e os que não. Foi interessante discutir temáticas, que apesar de serem bastante frisadas pela mídia, como o nome social, não vemos ser aplicadas em grande parte do serviço, assim como observar o quão preconceituosos e despreparados são os profissionais de saúde.

7 Imagem 5: Discussão. Foi ratificado o pacto de convivência, principalmente pela grande quantidade de atrasos e alguns comportamentos inadequados nos primeiros dias de vivência, logo após fomos jantar no Petiscaldos. De lá fomos direto para a praia litorânea, onde foram realizadas a mística da noite e cultural. Cada um deveria escrever algo sobre si em um pedaço de papel, que foram embaralhados e redistribuídos, assim, cada um deveria tentar descobrir quem tinha escrito no papel que pegou. Foi um momento importante para conhecer um pouco de cada um e despertar um espirito de união. Imagem 6: Passeio na praia Litorânea, onde foi realizado a cultural e mística da noite. Findadas as atividades do dia, foi realizado o de quem para quem e fomos liberados para dormir.

8 São Luís, 09 de setembro de As atividades do dia iniciaram às 6 horas da manhã, sendo que o NB diversus ficou responsável de acordar a todos, foi dado até as 7 horas para os viventes se prepararem e até as 8 horas para tomar café. As 8 horas, fomos para os locais de visita (UPA do Vinhais, Socorrão II e Unidade Mista do Bacanga), sendo dois GVs para cada local. Meu GV foi para a UPA do Vinhais, onde observamos uma realidade de uma UPA que tem uma demanda menor que a maioria, principalmente por estar localizada em um bairro classe média alta, assim como também pudemos conversar com a gestora do centro de especialidades, que fica localizado junto à UPA. Achei muito interessante o trabalho dessa gestora, que nos explicou como ele conseguiu diminuir o problema das filas e evitou que pessoas chegassem no dia anterior para dormir esperando a vez, ela fez isso marcando consultas apenas dentro do mês, evitando que se formem grandes filas, além de deixar os horários de marcação apenas a tarde, assim não precisaria que ninguém chegasse no dia anterior. Imagem 7: Visita à UPA do Vinhais. Fomos da UPA direto para o Petiscaldos para realizarmos o almoço, e de lá fomos direto ao HEMOMAR, onde foi realizada uma palestra de como funciona o hemocentro, e da importância das doações de sangue para o seu

9 funcionamento. Foi dada a oportunidade para aqueles que quisessem doar sangue e/ou se registrar como doador de medula óssea. Retornamos do HEMOMAR direto para o Petiscaldos para realizarmos o jantar, após voltamos para o hotel para tomar banho e descansar um pouco. Imagem 8: Palestra no HEMOMAR. Às 20 horas e 30 minutos fomos ao UNICEUMA, onde foi realizada uma palestra pelo Dr. João Arnaud sobre a Rede de Atenção Psicossocial, desde sua fundação, seus fundamentos e funcionamento. Finalizada a palestra, voltamos ao hotel e foram finalizadas as tarefas do dia um pouco mais cedo, pois grande parte dos viventes e facilitadores tinham doado sangue. Imagem 9: Palestra do Dr. João Arnaud.

10 São Luís, 10 de setembro de As atividades do dia iniciaram às 6 horas da manhã, sendo que o NB SUSperação ficou responsável de acordar a todos, foi dado até as 7 horas para os viventes se prepararem e até as 8 horas para tomar café. As 8 horas, fomos para o UNICEUMA, onde assistimos a uma palestra sobre doação de órgãos, focando na importância Imagem 10: Palestra sobre doação de órgãos. conscientizar a população quanto a doação de órgãos, assim como o funcionamento do serviço e dificuldades encontradas. Tiveram também alguns depoimentos muito cativantes de como a doação de órgão, no caso um rim, pode mudar totalmente a vida de uma pessoa. Após a palestra, foi realizada a mística da manhã, foi pedido que cada um pegasse um nome sorteado e descrevesse a pessoa com apenas uma palavra. Assim que a dinâmica encerrou, um grupo foi direto para o restaurante Petiscaldos para realizar o almoço e outro grupo foi ao supermercado, indo para o restaurante um pouco mais tarde. Imagem 11: Palestra no FAMED.

11 A tarde fomos ao Prédio de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), lá a Dra. Maria do Carmo, a coordenadora do internato de medicina e a da residência de medicina da família e comunidade explicaram as mudanças curriculares do curso de medicina e a introdução do aluno na atenção básica, assim como o maior foco na interdisciplinaridade. Terminada a palestra, foi realizada a mística da noite, que teve como dinâmica o corredor do afeto, onde as pessoas recebiam carinho enquanto passavam por ele de olhos fechados. Logo em seguida foi terminada a bandeira, pois ainda faltavam alguns detalhes. Com a bandeira terminada, fomos à praça Gonçalves Dias, que fica em frente ao FAMED, para tirarmos fotos com a bandeira pronta. Imagem 12: Bandeira do VERSUS finalizada. Fomos ao restaurante Petiscaldos para realizarmos o jantar, e quando voltamos, nos reunimos com nossos NBs para assistirmos e discutirmos o documentário Ilha das flores, que mostra a triste realidade de famílias que vivem na miséria e necessitam procurar comida no meio do lixo para sobreviverem. Findadas as atividades do dia, foi realizado o de quem para quem e fomos liberados para dormir.

12 São Luís, 11 de setembro de As atividades do dia iniciaram às 7 horas da manhã, sendo que o NB InverSUS ficou responsável de acordar a todos, foi dado até as 8 horas para os viventes se prepararem e até as 9 horas para tomar café. Às 9 horas foi iniciada a discussão sobre o que foi observado nas visitas do dia 9 de setembro. Observou-se uma grande diferença nas realidades do locais visitados, onde a UPA do vinhais, uma unidade de pronto atendimento, e o centro de especialidades, tinham uma boa organização, apesar da falta de alguns profissionais, como por exemplo apenas um médico e um enfermeiro que eram divididos entre as alas amarela e vermelha, porém isso não causava grandes problemas pela menor demanda; do outro lado havia o Socorrão II e a Unidade mista do Bacanga, locais onde a demanda é muito alta e com falta de materiais básicos, como luvas e seringas. A partir da realidade observada, discutiu-se como uma boa gestão faz a diferença e de como podemos tentar mudar o cenário para algo melhor, também foi colada a dificuldade dos profissionais em saúde trabalharem em ambientes como esses e de como muitas vezes é contra o código de ética. Com a discussão excedendo 12 horas, foi feita uma pausa e fomos ao Petiscaldos para almoçar, retornando à discussão quando voltamos. À tarde, foram divididos 6 casos, um para cada NB, que deveriam ser apresentados de forma lúdica, gerando várias peças, paródias e músicas e que após isso foram discutidos com base nos conhecimentos já adquiridos nos dias anteriores do VERSUS. Imagem 13: Apresentação de peça. Foi realizado o jantar às 19 horas no restaurante Petiscaldos, logo em seguida foi feita uma discussão sobre cuidados paliativos, focando no conceito, profissional de saúde, paciente, família, cuidados que podem ser oferecidos, cuidados disponíveis pelo SUS. Finalizada a discussão, foi realizado o de quem para quem e fomos liberados para dormir.

13 São Luís, 12 de setembro de As atividades do dia iniciaram às 6 horas da manhã, sendo que o NB LaSUS ficou responsável de acordar a todos, foi dado até as 7 horas para os viventes se prepararem e até as 8 horas para tomar café. Às 8 horas fomos para a UNICEUMA, onde assistimos uma palestra sobre a participação popular no Sistema Único de saúde, principalmente dos conselheiros de saúde. A palestra foi bastante esclarecedora, pois não sabia que essas reuniões necessitavam de 25% de gestores, 25% de profissionais e 50% de participação de usuários, assim como deu para entender melhor como foi fundado o SUS e porque a participação popular é tão importante. Imagem 14: Viventes e facilitadores após palestra sobre conselhos de saúde. Encerrada a palestra, fomos para o restaurante Petiscaldos para realizarmos o almoço. À tarde fomos ao conselho de saúde, no qual estava ocorrendo a posse dos novos conselheiros. Pudemos observar como ocorre na prática as reuniões do conselho que tínhamos visto pela manhã, foi possível observar uma grande ruptura, pois parte dos conselheiros e gestores nem ao menos conheciam as leis que regem o SUS, grande parte dos usuários estavam sendo representados por conselhos, sindicatos e organizações, assim como foram apresentados vários projetos que não possuíam grande relevância para população. A visita foi

14 bastante esclarecedora, pois deu para notar que grande parte dos problemas enfrentados pelo sistema de saúde é causado por mau gestão e falta de compromisso de todos envolvidos. Em seguida, fomos ao Espigão, ponto turístico da cidade, para que fossem feitas as fotos oficiais da vivência e de lá fomos ao shopping Tropical para que pudessem ser comprados os presentes para os protegidos que seriam entregues no dia seguinte como um amigo invisível Voltamos às 19h para o jantar, que foi realizado no restaurante Petiscaldos. Retornamos ao hotel, onde foi discutido a vivência do dia, frisando nas diferenças entre a teoria e a prática do funcionamento dos conselhos de saúde, assim como foram apontados problemas e soluções para o que foi observado. Findada a discussão, foi realizado o de quem para quem e fomos liberados para dormir. Imagem 15: Foto oficial do versus São Luís

15 São Luís, 13 de setembro de O último dia de vivência iniciou às 6 horas da manhã, sendo que o NB Epoché ficou responsável de acordar a todos, foi dado até as 7 horas para os viventes se prepararem e até as 8:30 horas para tomar café e arrumarmos as malas. Às 8:30 horas fomos à UNICEUMA, onde foi dado um tempo para a confecção das mensagens para quem quiséssemos e coloca-las nos envelopes produzidos no primeiro dia, por volta das 10 horas foi iniciada a devolutiva geral da vivência, onde foram colocados os pontos positivos e negativos por cada vivente e facilitador para os membros da organização presentes. Imagem 16: Viventes e facilitadores colocando os recados nos envelopes. Às 11 horas, voltamos ao hotel, para terminarmos de organizar as malas e fazermos o check-out, deixamos as malas nas vans e de lá fomos direto para o Petiscaldos para realizarmos o almoço. Voltamos à UNICEUMA com nossas bagagens, onde foi dado mais um tempo para a confecção dos recados e foi continuada a devolutiva, pois nem todos tinha falado ainda. Com o fim da devolutiva, iniciou a entrega de presentes para os protegidos, como se fosse um amigo invisível, onde cada anjo devia descrever seu protegido, falar algo que quisesse e entregasse um presente, assim quam recebeu o presente continuava o ciclo.

16 Ao final da vivência, houve uma pequena confraternização, com bolos, salgadinhos, refrigerante e suco, que os viventes organizaram em agradecimento à comissão e facilitadores pelo trabalho e pela atenção que eles tiveram com a gente. Imagem 17: Bolo da confraternização. Imagem 18: Finalização do VERSUS São Luís

17 O que foi o VERSUS para mim. Entrei no programa sem saber bem do que se tratava e sem grandes expectativas, no entanto fui surpreendido o quão bom foi a experiência para mim, achei todas as discussões edificantes, principalmente porque não conhecia a visão de outros profissionais de saúde quanto a vários problemas que enfrentamos no Sistema Único de Saúde e o que podemos fazer para sermos agentes ativos de mudança. Gostaria de agradecer à comissão organizadora, facilitadores e viventes pela experiência maravilhosa, pelo carinho, acolhimento e atenção de todos. Imagem 19: Dinâmica realizada no centro histórico.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI PARNAÍBA-PI 2016.2 2 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS MA 2016.2

Leia mais

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS 2016.2 Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA VER-SUS SÃO LUÍS 2016 Dia 01: 06/09/2016 Terça-feira O acolhimento dos viventes foi

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO 2018.1 VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO QUINTO DIA (05.02.2018) TEMA: CENÁRIO DO SUS E REALIDADES INSTITUCIONAIS MANHÃ Inicialmente

Leia mais

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição 2016.2 / Cidade: Moreno Portfólio: Experiência Do Projeto Versus 2016 Vivente: Amanda Rodrigues Lima dos Santos Discente do 7 período

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO VER-SUS IMPERATRIZ 2016.1 1. Visão Geral do Evento Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem tanto aos

Leia mais

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d 7 o DIA Acordei cedo com o barulho do Catuiara dançando sobre o Amazonas. Organizei minhas bolsas e bagagens, já que esse era o último dia a bordo. Retornaríamos a Manaus no final da tarde. Aproveitei

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO

FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO 2016.2 PINHEIRO 2016 DIA 01 (30/11/2016) - MANHÃ O versus Pinheiro iniciou em uma quarta-feira pela manhã. Nós, facilitadores,

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

VER SUS ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16

VER SUS ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16 VER SUS 2016.1 ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16 Vivente: Luiza Maria Parise Morales RG: 2002006016612 SEDS/AL Curso: Ciências Biomédicas Instituição: USP Universidade de São Paulo

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia:

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia: RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 1º dia: Iniciamos o primeiro dia de nossa vivência com o acolhimento na Universidade Ceuma, onde os Facilitadores e Comissão Organizadora se apresentaram e depois cada vivente fez

Leia mais

Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador

Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS 2015.2 Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador Dentro da proposta do projeto VER-SUS, estudantes são apresentados ao SUS de uma maneira

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

Relatório 04. Dia: 11/10/2016

Relatório 04. Dia: 11/10/2016 Relatório 04 Dia: 11/10/2016 Hoje fomos acordados pelo grupo alvorada as 6:30hs e o café foi servido as 7:30hs. Depois do café tivemos um momento de interação, meu grupo ficou responsável pela faxina e

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA MINISTÉRIO DA SAÚDE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS PROJETO: VER- SUS/NATAL-RN PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA Carol Rebouças da Silva NATAL/RN Janeiro de 2016 08/01/2016 Primeiro dia de vivência Meu dia

Leia mais

VERSUS MARANHÃO

VERSUS MARANHÃO VERSUS MARANHÃO 2014.2 JÉSSICA COSTA MOURÃO 15/07 O acolhimento dos viventes foi realizado nas dependências Universidade Ceuma. Momento de entrosamento e reconhecimento de viventes/facilitadores e comissão

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

Relatório de vivência do VER-SUS. Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA. Daianny Cristiny Brenha Saldanha

Relatório de vivência do VER-SUS. Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA. Daianny Cristiny Brenha Saldanha Relatório de vivência do VER-SUS Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA Daianny Cristiny Brenha Saldanha Faculdade Pitágoras, 6º período de Psicologia. 1º dia (16/07) manhã: Expectativa, muita expectativas.

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA 2016.2 RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA Bacabal MA 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA CAMPUS BACABAL CURSO

Leia mais

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS 2016.1 IMPERATRIZ- MARANHÃO VERÃO 2016 Logo no primeiro momento, ainda no aeroporto, vindo de Santa Catarina, três pessoas da comissão organizadora me receberam

Leia mais

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho

A conta-gotas. Ana Carolina Carvalho A conta-gotas Ana Carolina Carvalho Agradeço a Regina Gulla pela leitura atenta e pelas sugestões. Para minha mãe, pela presença. Para Marina, minha afilhada, que quis ler o livro desde o começo. 1 A

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Paço do Lumiar, Brasil Agosto, 2016 O VER-SUS Paço do Lumiar 1ª edição começou dia 22 de agosto e encerrou dia 28 do mesmo mês.

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais Ana Júlia Rodrigues Letícia Orofino Coordenadora

Leia mais

Relatório Situacional

Relatório Situacional Relatório Situacional VER-SUS PINHEIRO, UM RELATO DE VIVÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE MEDICINA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NO COTIDIANO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO VIVENTE: BÁRBARA

Leia mais

Rotina de Sucesso em Mary Kay!

Rotina de Sucesso em Mary Kay! Rotina de Sucesso em Mary Kay! Flexibilidade de horário Ser autonôma, ter flexibilidade de horário e ser bem sucedida no seu negócio, requer MUITA disciplina. Quando trabalhamos para alguém temos horários

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO LUÍS JAIME SOUSA DA SILVA JUNIOR FACILITADOR ESTUDANTE DE PSICOLOGIA DA UFMA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO LUÍS JAIME SOUSA DA SILVA JUNIOR FACILITADOR ESTUDANTE DE PSICOLOGIA DA UFMA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO LUÍS 2016.2 JAIME SOUSA DA SILVA JUNIOR FACILITADOR ESTUDANTE DE PSICOLOGIA DA UFMA E-MAIL: jaimesilvajunior@hotmail.com Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4508247005839487

Leia mais

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

INFORMATIVO PROJETO BEIRA DA LINHA. Exposição conta história dos 25 anos do Projeto Beira da Linha NESTA EDIÇÃO. Chá das Cinco - 25 Anos do PBL

INFORMATIVO PROJETO BEIRA DA LINHA. Exposição conta história dos 25 anos do Projeto Beira da Linha NESTA EDIÇÃO. Chá das Cinco - 25 Anos do PBL João Pessoa - PB Ano I - Ed. 05 Dezembro de 2016 INFORMATIVO PROJETO BEIRA DA LINHA NESTA EDIÇÃO Chá das Cinco - 25 Anos do PBL Almoço de fim de ano com aprendizes Celebração dos 25 anos do projeto Exposição

Leia mais

QUEM SOMOS, EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE

QUEM SOMOS, EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE 1 QUEM SOMOS, EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE Maristela Danetti 1 Cláudia Silva Brentano 2 Morgana Luz 3 Jordana Ayres 4 Rafael Junior Pires 5 Simone Verona (coordenadora ) 6 Palavras-chave:

Leia mais

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação Como dizer que foi só um curso? No dia oito de Janeiro de 2015 embarquei em uma viagem, uma viagem que não imaginava que aprenderia tanto, que conheceria belíssimos lugares e pessoas maravilhosas. Fomos

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

Relatório VER-SUS São Luís - MA Vivente: Anne Gabriela Menezes Maia

Relatório VER-SUS São Luís - MA Vivente: Anne Gabriela Menezes Maia Relatório VER-SUS São Luís - MA 2015.02 Vivente: Anne Gabriela Menezes Maia Este relatório contém descrições sobre a Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS São Luís em sua segunda

Leia mais

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Dia 08/08/16 O primeiro dia de vivência foi um momento um tanto quanto explicativo nos dando uma noção do que compunha a rede de saúde em Caxias do Sul.

Leia mais

ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO.

ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre CAMPUS CARREIROS E SAÚDE ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO. ATIVIDADES PERMANENTES 06/8 A 17/8 UNIVERSITÁRIO

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Gardenia Aragão Pereira VER SUS JOÃO PESSOA, 2015 O VER-SUS João Pessoa aconteceu entre os dias 1 a 10 de março de 2015, com sede na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e contou

Leia mais

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo Texto sobre pretérito perfeito Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Esse tempo

Leia mais

1. Você já havia feito um passeio como esse? sim não 9 35

1. Você já havia feito um passeio como esse? sim não 9 35 1. Você já havia feito um passeio como esse? sim não 9 35 sim 20% não 80% 2. Você já conhecia esses lugares? Sim Não Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados 2 42 Capela dos Aflitos 2 42 Museu da Imigração

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

Aula na Amazônia Férias de Janeiro 09 a 17 de Janeiro 9 dias

Aula na Amazônia Férias de Janeiro 09 a 17 de Janeiro 9 dias Escola Vivamazônia: um projeto de educação no meio da floresta. Imagine uma sala de aula na beira de um rio e rodeada pela floresta amazônica... Pois este lugar existe! E está em um cantinho muito especial

Leia mais

BOLETIM 1 INFORMAÇÕES GERAIS

BOLETIM 1 INFORMAÇÕES GERAIS 16.6.15 Versão 1 BOLETIM 1 INFORMAÇÕES GERAIS 11º ENCONTRO NORDESTE DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES A Diretoria Regional dos Escoteiros do Brasil Região do Maranhão tem a satisfação de divulgar o 1º Boletim

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA 2016.2 VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA 2016 DIA 01 (30/11/2016) Relatório de Vivência Pinheiro, MA 30/11 à 06/12 A primeira edição do Ver-SUS

Leia mais

Plano de/ Intervenção Doação de órgãos

Plano de/ Intervenção Doação de órgãos Plano de/ Intervenção Doação de órgãos Jessica Queretti Pereira CONTEXTUALIZAÇÃO Segundo o portal da saúde, A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde

PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO CONHECIMENTO. ATIVIDADES PERMANENTES 06/8 A 17/8 UNIVERSITÁRIO SANGUE BOM CADASTRAMENTO

Leia mais

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 Relatório final VER SUS 2015.1 Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de 2015 Vivente:Deyse dos Santos Oliveira Enfermagem Centro Universitário Tiradentes - Unit 1º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 O VER SUS

Leia mais

Os Primeiros passos para estudar na Argentina. Guia prático e objetivo!

Os Primeiros passos para estudar na Argentina. Guia prático e objetivo! Os Primeiros passos para estudar na Argentina Guia prático e objetivo! QUEM SOMOS A Todo Baires Assessoria Estudantil, foi fundada em 2013 por uma estudante de medicina que mora na Argentina. Desde essa

Leia mais

Data: N.º de inquiridos: O Dia do Candidato correspondeu às expectativas? (%) 6,5 93,5. Não. Sim. Página 1 de 6

Data: N.º de inquiridos: O Dia do Candidato correspondeu às expectativas? (%) 6,5 93,5. Não. Sim. Página 1 de 6 Data: 03.04.2014 N.º de inquiridos: 107 1. O Dia do Candidato correspondeu às expectativas? (%) 6,5 Não 93,5 Sim Página 1 de 6 2. Nível de satisfação com o conteúdo programático (%) A FMUL e o MIM 31,8

Leia mais

Aprendizados, emoções, reencontros e muita vontade de trabalhar em conjunto!

Aprendizados, emoções, reencontros e muita vontade de trabalhar em conjunto! Aprendizados, emoções, reencontros e muita vontade de trabalhar em conjunto! O 1º Encontro Nacional de Desenvolvimento de Associações de Fibrose Cística buscou, acima de tudo, demonstrar à todas as associações

Leia mais

SUPER CALOURO 2019/1 PROGRAMAÇÃO. 24ª Edição

SUPER CALOURO 2019/1 PROGRAMAÇÃO. 24ª Edição 24ª Edição O Super Calouro é um projeto organizado pelo UNITPAC e DCE(Diretório Central de Estudantes) e conta com o apoio do Hemocentro e Rádio Araguaia FM. O projeto tem como principal objetivo acabar

Leia mais

Viva a Vida Viagens - (41) Parintins AM

Viva a Vida Viagens -  (41) Parintins AM Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 Parintins AM Saída: 28/06/2018 - Quinta-feira Retorno: 03/07/2018 - Terça-feira Duração da Viagem: 6 dias Preço à vista:

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE RIO FORTUNA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 003/2017 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE RIO FORTUNA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 003/2017 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO NOME: INSCRIÇÃO: CARGO: INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Confira se o caderno de prova contém 20 (vinte) questões, assim numeradas: Língua Portuguesa de 1 a 6 questões; Matemática de 7 a 12 questões e Conhecimentos

Leia mais

RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA

RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA Rafael Cotta Carvalho Vivente São José de Ribamar, 2016 Primeiro dia de vivência - 13/02/2016 (Sábado) Saí de Minas Gerais e vim para um

Leia mais

Boletim 1 BAMBUCRAFT 01 e 02 de Setembro 2018

Boletim 1 BAMBUCRAFT 01 e 02 de Setembro 2018 Boletim 1 BAMBUCRAFT 01 e 02 de Setembro 2018 1. A Atividade: TEMA: Técnicas Escoteiras de Construção DATA: 01 e 02 de Setembro de 2018. LOCAL: Campo Escoteiro Paulo dos Reis, Rio Vermelho. Taxa de Inscrição:

Leia mais

Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz

Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz Relatório da Vivência VER-SUS Imperatriz MA Edição 2016.1 Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz Período: 06/01/2016 à 17/01/2016 Vivente: Henry Alonso Nery Vaz, 25 anos, acadêmico

Leia mais

PRIMEIRO TRATAMENTO DA ENTREVISTA

PRIMEIRO TRATAMENTO DA ENTREVISTA PRIMEIRO TRATAMENTO DA ENTREVISTA (Educadora Maria) [Características pessoais] ( ) sou uma pessoa muito honesta ( ) uma pessoa muito franca nas minhas funções ( ). ( ) sou uma pessoa muito sincera ( )

Leia mais

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica. Profra Dra Rejane Queiroz

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica. Profra Dra Rejane Queiroz Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Profra Dra Rejane Queiroz Atenção Primária à Saúde: marco histórico Conferência Internacional de Cuidados Primários em Saúde,

Leia mais

THALLYSON JARYELSON SOARES DE SOUSA ENFERMAGEM BACHARELADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA CAMPUS BACABAL MODALIDADE DO PARTICIPANTE: VIVENTE

THALLYSON JARYELSON SOARES DE SOUSA ENFERMAGEM BACHARELADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA CAMPUS BACABAL MODALIDADE DO PARTICIPANTE: VIVENTE THALLYSON JARYELSON SOARES DE SOUSA ENFERMAGEM BACHARELADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA CAMPUS BACABAL MODALIDADE DO PARTICIPANTE: VIVENTE RELATÓRIO DA VIVÊNCIA (13/02 A 20/02 DE 2016) FEVEREIRO

Leia mais

N2. Na última vez que a sra esteve grávida a sra recebeu o cartão de pré-natal? 1. Sim 2. Não

N2. Na última vez que a sra esteve grávida a sra recebeu o cartão de pré-natal? 1. Sim 2. Não Módulo N - Atendimento Pré-natal Agora vou lhe fazer perguntas sobre o atendimento pré-natal [Entrevistador: As questões deste módulo são dirigidas às mulheres que tiveram o último parto posteriores a

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CAPÍTULO I - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS I - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será

Leia mais

Amazônia: Natureza & Ópera Rio Negro, Amazonas - 01 a 04 de Junho

Amazônia: Natureza & Ópera Rio Negro, Amazonas - 01 a 04 de Junho Além do rico ecossistema, a Amazônia guarda ainda outros segredos. Neste itinerário especial, te convidamos a desfrutar da exuberante natureza da região aliada a uma experiência cultural em um dos principais

Leia mais

O criador de ilusões

O criador de ilusões O criador de ilusões De repente do escuro ficou claro, deu para ver as roupas brancas entre aventais e máscaras e foi preciso chorar, logo uma voz familiar misturada com um cheiro doce e agradável de

Leia mais

BRIEFFING TOPICOS EM PROJETO DE INTERIORES

BRIEFFING TOPICOS EM PROJETO DE INTERIORES Olá, eu sei que pode parecer chato, mas essa é uma parte importante do projeto, então seja sincero e responda as perguntas com carinho. Vamos lá! O Básico Seu nome Thalita (Tata) e Maria Eduarda (Duda)

Leia mais

Edital 01/ 2019 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF)

Edital 01/ 2019 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF) Edital 01/ 2019 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF) O Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Grande Dourados (ADUF-Dourados), torna

Leia mais

Prezado participante,

Prezado participante, [Digite texto] ÍNDICE: 1. Local do evento 2. Horário de Funcionamento 3. Secretaria 4. Estacionamento do WH Rio Poty Hotel 5. Táxi no WH Rio Poty Hotel 6. Alimentação 7. Agências bancárias 8. Sanitários

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Os usos dos parques dos bairros,

Os usos dos parques dos bairros, Os usos dos parques dos bairros, Morte e vida das grandes cidades, Jane Jacobs Lazer e Urbanismo Gestão Desportiva e do Lazer IFRN - Campus Natal Cidade Alta 1. INTRODUÇÃO: principais ideias 1. INTRODUÇÃO:

Leia mais

VER-SUS MARABÁ. Seja a mudança que você quer ver no mundo. Mahatma Gandhi

VER-SUS MARABÁ. Seja a mudança que você quer ver no mundo. Mahatma Gandhi RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DISCENTE: MARIA ANDRESSA VIANA CALAÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA CAMPUS: MINISTRO REIS VELLOSO VER-SUS MARABÁ Seja a mudança que você quer ver

Leia mais

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 Tatiéle Dos Santos Camargo 2, Luciana Meller 3, Flávia Michelle Pereira Albuquerque

Leia mais

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA.

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA. A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA. SUZANNA GALVÃO SOARES MUNIZ ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALISTA EM SAÚDE

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL

RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL 08932243409 Eixo temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação Matemática. RESUMO: Este trabalho visa

Leia mais

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS Coordenador: Renato Carlos Vieira Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160 Bairro: Ilha de Santa Maria CEP: 29051-100 Horários de atendimento: 7 às 19h (Atendimento

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

Atividades durante o Treinamento O desenvolvimento filosófico das pessoas também me chamaram muito minha atenção,

Atividades durante o Treinamento O desenvolvimento filosófico das pessoas também me chamaram muito minha atenção, Depoimento de Bolsista JICA Nome completo: Glauco Fernandes Lopes Nome curso: Programa de Capacitação para Gestão de Empresas de Metrô no Brasil Período do curso: 20/11/2016 a 01/12/2016 Agradecimento

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA JULIANA SAMBUGARO 1. SOBRE A VIVENTE Juliana Sambugaro, 22 anos. Natural de Imbituba-SC e residente no município de Curitiba-PR. Técnica em Química pela Sociedade Educacional de Santa

Leia mais

Jovens na luta pela igualdade de Género. na Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Jovens na luta pela igualdade de Género. na Assembleia Legislativa Regional dos Açores Jovens na luta pela igualdade de Género na Assembleia Legislativa Regional dos Açores Depois do debate a nível Escola, partimos para o debate com todas as escolas dos Açores, desta vez na Assembleia Regional

Leia mais

JARDIM DE INFÂNCIA. Normas Escolares de Convivência

JARDIM DE INFÂNCIA. Normas Escolares de Convivência JARDIM DE INFÂNCIA Normas Escolares de Convivência Í n d i c e DIREITOS... 3 DEVERES... 5 ACESSO. HORÁRIO DE ENTRADA E DE SAÍDA... 5 TRABALHO EM SALA... 6 COMUNICAÇÃO COLÉGIO/FAMÍLIA... 7 REGIME DE FALTAS...

Leia mais

RELAÇÃO DOS HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES MODALIDADE ENSINO. Local da apresentação: Corredores de acesso aos Colegiados da UPE.

RELAÇÃO DOS HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES MODALIDADE ENSINO. Local da apresentação: Corredores de acesso aos Colegiados da UPE. RELAÇÃO DOS HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES MODALIDADE ENSINO Data do evento: 09/11/2017. Horário: Tarde e Noite. Local da apresentação: Corredores de acesso aos Colegiados da UPE. HORÁRIO (15H -17H30)

Leia mais

III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem. Pompilio Guimarães Reis Filho

III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem. Pompilio Guimarães Reis Filho III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem Pompilio Guimarães Reis Filho 28/04/2011 1 Introdução O presente relatório apresenta dados da viagem realizada pelo grupo PET-

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS)

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) JÉSSICA BIANCA MACHADO DO NASCIMENTO RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO DIA 16 AO 23 DE JULHO DE 2015 (SÃO LUÍS - MA) SÃO LUÍS - MA 2015 1º

Leia mais

Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula

Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula Relatório VER-SUS Palmas/TO Agosto/2016 Vivente: Fernanda Cotrim Stefanelli Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula 2011039902 DIA 1: 01/08/16 Manhã O primeiro dia de vivência foi iniciado

Leia mais

- Produtividade Diária -

- Produtividade Diária - AULA 3 - Produtividade Diária - Reprodução e distribuição proibidas Empreender com Afeto pg. 1 de 6 DETERMINANDO LIMITES O princípio básico da boa relação Para que seus dias sejam mais calmos e sua produtividade

Leia mais