Rede fuso altera a rotina dos telejornalistas em busca. da factualidade - um estudo do Jornal Hoje

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rede fuso altera a rotina dos telejornalistas em busca. da factualidade - um estudo do Jornal Hoje"

Transcrição

1 Rede fuso altera a rotina dos telejornalistas em busca da factualidade - um estudo do Jornal Hoje Valquíria Aparecida Passos Kneipp 1 Resumo: Este artigo realiza uma análise a respeito da emissão dos telejornais nacionais, durante o período do horário de verão, que em parte da região nordeste são exibidos com uma hora de atraso denominada aqui como rede fuso. Optou-se por recortar o Jornal Hoje, por ser o primeiro telejornal a sofrer alterações na prática social do telejornalista. Os questionamentos que se buscou responder foram: como e porque a internet antecipa as notícias que vão ser mostradas no telejornal e muda a rotina do telejornalista? A fundamentação teórica contou com Jenkins, Sodré, Martín-Barbero e Castells aproximando conceitos como convergência midiática, bios midiático e fluxo comunicacional. Foi possível constatar que, mesmo com uma hora de atraso, para parte da região nordeste e norte, a informação televisiva e da internet combinadas, mantém a relação hegemônica com o telespectador. Ficou evidenciado que, a alteração da rotina do telejornalista, com duas emissões televisivas do mesmo conteúdo em momentos distintos. Palavras-chave: telejornalismo; Jornal Hoje; convergência; rede fuso; internet. 1. A Rede Fuso impõe uma reconfiguração da rotina de telejornal No Brasil, o último horário de verão 2, período que os relógios são adiantados em uma hora, aconteceu de 16 de outubro de 2011 até 26 de fevereiro de 2012, nas regiões 1 Graduada em Comunicação Social Jornalismo pela Unesp de Bauru. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Eca/USP, professora de graduação e pós-graduação da UFRN. 2 O horário de verão foi criado oficialmente através do decreto 6558/2008, que foi alterado pelo decreto 7.584/2011, que incluiu o Estado da Bahia no rol de estados abrangidos pela mudança de horário.

2 sul, sudeste e centro-oeste 3. O horário de verão brasileiro, neste biênio, foi o mais longo desde a sua implantação, com 133 dias de duração. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), o objetivo foi economizar de R$ 75 a R$100 milhões e, ainda, diminuir a demanda de energia elétrica em 4,6%, o equivalente a megawatts. Os telejornais nacionais, durante o período do horário de verão de 2011, em parte da região nordeste, foram exibidos com uma hora de atraso. Este fato levou a redação do Jornal Hoje a alterar a sua rotina de produção do telejornal exibido na região conhecida como Rede Fuso. Esta pesquisa visa observar esta mudança na rotina de produção do telejornal e suas implicações. Partiu-se do conjunto de telejornais em rede nacional da TV Globo, que conta com o Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional, onde optou-se por recortar para uma análise mais detalhada, com o acompanhamento do Jornal Hoje porque o mesmo foi o único telejornal a alterar a rotina produtiva. O telejornal foi gravado no período de 7 a 11 de novembro de O objetivo deste trabalho foi verificar a mudança na rotina dos telejornalistas e também a interferência e superposição da internet sobre a televisão, na disponibilização de telejornais online, antes mesmo da exibição na zona de Rede Fuso. Esta pesquisa torna-se válida devido à sua atualidade e diversidade, pois trata de um tema emergente na pesquisa em jornalismo, e por abordar um fenômeno contemporâneo da mídia nacional. Os fundamentos teóricos basearam-se em autores como Jenkins, Sodré, Martín- Barbero e Castells, por meio da aproximação da temática deste artigo a conceitos como convergência midiática, bios midiático e fluxo comunicacional. Devido ao horário de verão, a grade das emissoras de televisão teve que ser alterada para respeitar a indicação estabelecida pelo Ministério da Justiça 4. A maior parte das emissoras resolveu atrasar o horário de sua programação nas regiões onde não vigorou o horário de verão. A Rede Globo optou pela criação de um segundo sinal e uma 3 Ao todo 11 estados e o Distrito Federal tem horário de verão no Brasil: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Bahia (UOL, 2011). 4 A Portaria de 11 de junho de 2007 o Ministério da Justiça prevê faixas de classificação indicativa para a televisão brasileira, de acordo com o horário da programação.

3 segunda grade de programação para as regiões com fuso e sem fuso. Em anos anteriores, apenas os telejornais nacionais (Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional) eram exibidos ao vivo, mas neste ano a emissora optou por exibir apenas o JN ao vivo. O Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje foram gravados e exibidos com quase uma hora de atraso. Esta reconfiguração criada pela emissora para a segunda grade e o segundo sinal foi denominada de Rede Fuso. Esta denominação será utilizada neste trabalho por definir melhor a temática abordada e identificar parte da região nordeste que não tem horário de verão. Os aspectos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e entrevista individual em profundidade, que, segundo Jorge Duarte, é uma técnica qualitativa que explora um assunto a partir da busca de informações, percepções e experiências de informantes para analisá-las e apresentá-las de forma estruturada (2005;; 62). Caracterizouse desta forma, um estudo de caso, pois buscou-se responder as seguintes questões: como e porque a internet antecipa as notícias que vão ser mostradas no telejornal e, ainda, muda a rotina do telejornalista? O estudo de caso torna-se um indicativo, de acordo com Duarte 5, por ser um método qualitativo e poder focar em um fenômeno contemporâneo. A autora enumera algumas definições para essa metodologia. Segundo, ela a mais citada é a seguinte: o estudo de caso é uma inquirição empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, quando a fronteira entre o fenômeno e o contexto não é claramente evidente e onde múltiplas fontes de evidência são utilizadas (DUARTE apud YIN, 2001, p.32). Esta definição foi também a que melhor se adequou ao objeto deste artigo, porque dispõe de características que dão maior flexibilidade ao pesquisador. Algumas destas características peculiares ao estudo de caso também corroboram para que o mesmo seja indicado, como particularismo 6, descrição 7, explicação 8 e indução 9 (DUARTE, 2005; 217). Para o desenvolvimento deste 5 (2005,214) 6 O estudo se centra em uma situação, acontecimento, programa ou fenômeno particular, proporcionando assim uma excelente via de análise prática de problemas da vida real (DUARTE, 2005; 217). 7 O resultado final consiste na descrição detalhada de um assunto submetido à indagação (DUART, 2005, 217). 8 O estudo de caso ajuda a compreender aquilo que submete à análise, formando parte de seus objetivos a obtenção de novos significados e visões antes despercebidas (DUARTE, 2005; 217). 9 A maioria dos estudo de caso utiliza o raciocínio indutivo, segundo o qual os princípios e generalizações emergem a partir da análise dos dados particulares. (DUARTE, 2005; 217).

4 estudo de caso, tendo como base a proposta de Duarte, três etapas foram selecionadas e adaptadas à pesquisa. Na primeira etapa foi realizado um planejamento, elaborando as questões a serem respondidas e delimitando o corpus do trabalho com as edições dos dias 7 a 11 de novembro de 2011 do Jornal Hoje, concomitante com o acompanhamento da internet. Na segunda, houve coleta e armazenamento de todo o material do corpus, e na terceira foi feita a análise, comparação e interpretação dos dados e também realizada entrevista com o diretor de jornalismo da TV Verdes Mares de Fortaleza (afiliada da Rede Globo), Marcos Gomide. 2. Convergência ou superação entre a TV e a Internet? Desde o advento da expansão massificada da internet na década de 1990, a mídia de uma forma geral vem passando por constantes alterações e reconfigurações, em nome da convergência midiática. Henry Jenkins apresenta um panorama atual deste processo, que ainda está em curso e alterando a realidade das mídias. Para ele convergência pode ser: palavra de define mudanças tecnológicas, industriais, culturais e sociais no modo como as mídias circulam em nossa cultura. Algumas das ideias comuns expressas por este termo incluem o fluxo de conteúdos através de várias plataformas de mídia, a cooperação entre as múltiplas indústrias midiáticas, a busca de novas estruturas de financiamento das mídias que recaiam sobre os interstícios entre antigas e novas mídias, e o comportamento migratório da audiência, que vai a quase qualquer lugar em busca das experiências de entretenimento que deseja. Talvez, num conceito mais amplo, a convergência se refira a uma situação em que múltiplos sistemas de mídia coexistem em que o conteúdo passa por eles fluidamente. Convergência é entendida aqui como um processo contínuo ou uma série contínua de interstícios entre diferentes sistemas de mídia, não uma relação fixa (JENKINS, 2009; 377). Esse processo de convergência da mídia que autor se refere, diz respeito, neste estudo, à coexistência em parceria da televisão com a internet, tendo como foco o telejornal e suas duas versões. Além dessa definição mais genérica, Jenkins também se refere a ou-

5 tras possibilidades de convergência como a alternativa 10, corporativa 11, cultural 12 e tecnológica 13. Podemos, também aproximar ao estudo das relações entre a televisão e a internet, a convergência corporativa, a convergência tecnológica e a convergência cultural. A convergência corporativa se estabelece porque o duplo fluxo estabelecido com a audiência através da TV e da Internet é direcionado pela própria empresa geradora do conteúdo, que para não perder a audiência, passou a disponibilizar o telejornal também na internet. A convergência cultural pode ser observada justamente devido à essa mudança da lógica do fluxo dos conteúdos, que com essa nova configuração pode subverter a ordem de publicação dos mesmos, dando a possibilidade da internet disponibilizar primeiro o conteúdo do telejornal, por causa da Rede Fuso. E a convergência tecnológica aponta a empresa como um aparelho tecnológico, que mistura as funções da TV e da Internet, e leva a equipe de produção a repetir duas vezes a emissão do mesmo conteúdo do telejornal, no caso específico da Rede Fuso. Martín-Barbero (2009) afirma que os meios estão sendo reinventados à luz da interface da televisão com a internet, numa interação e contaminação que desestabilizam os discursos próprios de cada meio e criam o que ele tem nomeado de as formas mestiças de comunicação. Essa desestabilização, no caso deste estudo, proporciona a antecipação do conteúdo da televisão, via internet. Muniz Sodré aponta o espelhamento de parte de mídia tradicional, que neste caso pode se identificar através da televisão e da internet, o espelho midiático não é simples reprodução ou reflexo, porque implica uma forma nova de vida, com um novo espaço e modo de interpelação coletiva dos indivíduos, portanto, outros parâmetros para a constituição de identidades pessoais (SODRÉ, 2010; 23). Essa reprodução ou reflexo a que o autor se refere também introduz, no caso da Rede Fuso, o fenômeno da repetição da apresentação do telejornal. Além dessa aproximação, Sodré refere-se também a uma terceira revolução tecnocientífica, onde surge o bios midiático (grifo do autor), que 10 Fluxo informal e às vezes não autorizado de conteúdos de mídia quando se torna fácil aos consumidores arquivar, comentar os conteúdos, apropriar-se deles e colocá-los de volta em circulação (JENKINS, 2009; 377). 11 Fluxo comercialmente direcionado de conteúdo de mídia (JENKINS, 2009; 377). 12 Mudança na lógica pela qual a cultura opera, com ênfase no fluxo de conteúdos pelos canais de mídia (JENKINS, 2009; 377). 13 Combinação de funções dentro do mesmo aparelho tecnológico (JENKINS, 2009; 377).

6 vem a ser uma evolução dos meios e de sua progressiva interseção com formas de vida tradicionais. Uma forma de vida em estreita simbiose com a forma simples e abstrata do mercado, tecnologicamente organizada para a neutralização do conflito social, para a imunização individual e coletiva contra tudo o que possa representar tensão e ambivalência comunitárias (SODRE, 2010; 219). Outra questão pertinente nesta pesquisa é relativa ao fluxo de informação proposto por Castells (2000), pois no estudo da emissão via internet e via radiodifusão temos dois diferentes canais de comunicação oriundos de uma mesma emissora. De acordo com o autor, este fluxo informacional envolve uma nova configuração da mídia na sociedade, pois tanto o tempo quanto o espaço estão sendo transformados sobre o efeito combinado do paradigma da informação e das formas e processos sociais induzidos pelo processo atual de transformação histórica (CASTELLS, 2000;; 467). Esta dupla exposição de um mesmo conteúdo (através da TV e da internet), para Castells, contribui para a transformação do tempo de duas formas diferentes: simultaneidade e intemporalidade (2000, 553), onde a televisão representa a simultaneidade e a internet a intemporalidade. Por um lado a informação instantânea, em todo globo, mesclada a reportagens ao vivo de lugares vizinhos, oferece instantaneidade temporal sem precedentes aos acontecimentos sociais e expressões culturais (...) a intemporalidade do hipertexto de multimídia é uma característica decisiva de nossa cultura, modelando as mentes e as memórias das crianças educadas no novo contexto cultural (CASTELLS, 1999; 553 e 554) A partir desta reflexão é possível um cruzamento com as cinco edições do telejornal da TV Globo Jornal Hoje, concomitante com a página do telejornal postada na internet, levando em consideração o tempo em que cada emissão é disponibilizada para a parte da região nordeste que não tem horário de verão. É possível, também, verificar a mudança na rotina de produção do telejornal, que optou por exibir o último bloco ao vivo para a região que faz parte da Rede Fuso e não participa do horário de verão.

7 3. Rede Fuso na rotina de produção do Jornal Hoje e a busca da factualidade O Jornal Hoje é exibido de segunda a sábado, pela Rede Globo de televisão, das 13h20 às 13h50 da tarde. Está no ar desde 21 de abril de De acordo com o site da emissora, nasceu como uma revista diária, com matérias sobre arte, espetáculos e entrevistas. Ao longo de 31 anos de existência foi sofrendo alterações e se adequando às necessidades dos telespectadores. Inicialmente, sua exibição era restrita ao Rio de Janeiro, de onde herdou o horário do extinto Show da Cidade. Em 1974, passou a ser exibido em todo o território nacional. Neste período, contava com a delicadeza das crônicas de Rubem Braga, com as peculiaridades do cotidiano brasileiro. Trazia a versatilidade de Nelson Motta (foto), que mostrava as novidades de vários ritmos musicais. E dava espaço ao olhar de Rubens Ewald às produções do cinema 14. Na década de 1980, o Jornal Hoje se modernizou visualmente, com um cenário novo e moderno. Um espaço reservado para matérias de turismo levava o telespectador a lugares pouco conhecidos e a paraísos ecológicos. Pessoas famosas no país expunham seu lado engraçado e descontraído na coluna Gente. As entrevistas ganharam as ruas e Pedro Bial deixou os estúdios para ir ao encontro dos entrevistados 15. Na década de 1990 outra mudança no cenário e, desta vez, também no formato, com mais informações e serviços. A partir de 1991 Cristina Franco passou a apresentar o quadro Você, com especialistas que falavam sobre beleza. Foi criado um bloco de cultura, com Maurício Kubrusly e Beth Lima, em Londres, fazia entrevistas com personalidades 16. No final desta década, o telejornal é transferido do Rio de Janeiro para os novos estúdios da emissora, em São Paulo. Em 2003 o Jornal Hoje muda a linguagem e o conteúdo, com entrevistas especiais, com temas como comportamento humano, social e ético, e também reportagens sobre cultura. De acordo com o site da emissora, essa mudança visou resgatar sua vocação, que é de um telejornal-revista. Atualmente, o telejornal é apresentado por Sandra Annenberg Idem. 16

8 e Evaristo Costa e continua na busca por uma forma criativa de fazer telejornalismo com uma linguagem coloquial, sem perder a seriedade 17. O Jornal Hoje tem uma página na internet ( No início era disponibilizado nesta página os textos das matérias exibidas. Atualmente é possível o conteúdo na íntegra logo após a sua exibição na TV. Em 2011, durante o período de horário de verão, em parte do nordeste e na região norte (Rede Fuso), que não têm alteração de uma hora nos relógios, ocorreu uma nova configuração na recepção dos telejornais da Rede Globo. O único exibido totalmente ao vivo foi o Jornal Nacional, no horário de Brasília, era exibido às 20h30, mas na região da Rede Fuso, às 19h30. Desta forma, o JN era exibido antes da novela das 19 horas. Já o Bom Dia Brasil era exibido ao vivo para a região com o horário de verão às 7h30 da manhã (na região de Rede Fuso correspondia à 6h30) pelo horário de Brasília, e na região da Rede Fuso também às 7h30 (na região onde tem horário de verão correspondia à 8h30), mas gravado. É melhor exibir o Bom Dia Brasil às 7h30 da manhã, no seu horário tradicional, do que às 6h30 da manhã, o que obrigaria, o Bom Dia Ceará a entrar às 5h30 da manhã, porque pouquíssimos estariam acordados para assistir, declara o diretor de jornalismo da TV Verdes Mares, Marcos Gomide, no dia 18 de janeiro de Já o Jornal Hoje foi destacado neste trabalho devido à característica diferenciada de sua exibição para a região da Rede Fuso. A exibição do telejornal para a região coberta pelo horário de verão ocorria das 13h20 às 13h50 (que corresponde de 12h20 às 12h50 na região da Rede Fuso). Já para a região da Rede Fuso ocorria das 13h20 às 13h50 (que corresponde das 14h20 às 14h50 na região com horário de verão). O diferencial entre o Jornal Hoje e o Bom Dia Brasil é que o primeiro exibia os três primeiros blocos gravados para a região da Rede Fuso e o último bloco ao vivo. Diante disso é possível observar que o processo de produção do Jornal Hoje foi alterado, pois toda a equipe teve que ampliar o seu horário de trabalho para reapresentar o último bloco ao vivo para a região da Rede Fuso. De acordo com o diretor de jornalismo da TV Verdes Mares, de Fortaleza, existe uma necessidade do Jornal Hoje atualizar as notícias, porque neste horário se corre um risco maior de fatos estarem aconte- 17 Idem.

9 cendo, por isso, as notícias tem que ser atualizadas para entrar no último bloco ao vivo de São Paulo. Desta forma, foi alterada a rotina produtiva de toda a equipe do telejornal, no período do horário de verão. Uma característica marcante da alteração do processo de produção do telejornal pode ser observada no texto final exibido na região da Rede Fuso, que é personalizado, quando um dos apresentadores se despede dos telespectadores dizendo: uma boa tarde a você do norte e do nordeste e parte do centro oeste, que está assistindo o Jornal Hoje. A exibição de parte do telejornal gravado é explicita, pois mesmo nas entradas de link, que em tese são ao vivo, aparece uma tarja informando que é gravado. Gravado é no sentido de avisar às pessoas que já foi, mas as pessoas ainda vão ter a mesma emoção, pois é a primeira vez que elas estão assistindo, relata Gomide. Essa tarja deixa claro ao telespectador a condição daquela transmissão, porque no momento de exibição do telejornal gravado na região da Rede Fuso, o mesmo já está disponível na internet também. O Brasil é o quinto país mais conectado entre os 20 países com maior número de internautas, ficando atrás apenas do Japão, da Índia, dos Estados Unidos e da China 18. Esse dado comprova que não acontece uma superação da TV pela internet, pois se calcularmos que dos habitantes do país (dados do IBGE Censo 2010), cerca de 79,9 19 milhões têm acesso à internet no país, teremos apenas 42% da população conectada. Outro fator importante é que a televisão no Brasil é uma mídia hegemônica. Neste trabalho, o conceito de hegemonia utilizado é o de Gramsci, porque a televisão também elabora e difunde cultura no seu conteúdo. Esta hegemonia proposta pelo autor também tem uma função na sociedade, não visa apenas à formação de uma vontade 18 coletiva capaz de criar um novo aparelho estatal e de transformar a sociedade, mas também à elaboração e, portanto à difusão e a à realização de uma nova concepção de mundo (Bobbio, 1982, 46). Gomide admite que a internet exerça influência no telespecta- Fonte: shl 19 Fonte: ome=home_materia&db=caldb&docid=c2a2cae41b62e75e ec04f

10 dor. As pessoas estão indo para a internet, sem deixar a televisão, tanto que os assuntos mais comentados nas redes sociais são oriundos da televisão. Uma característica interessante neste processo é que os links oriundos da região da Rede Fuso são exibidos, primeiro para a região coberta pelo horário de verão, ao vivo, e, depois de uma hora, gravado para a própria região de origem. Isso deixa clara a questão proposta por Castells relativa à intemporalidade da internet, como auxiliar no processo de comunicação, e, ao mesmo tempo questiona a simultaneidade da televisão, que continua a ser assistida mesmo com um atraso de uma hora pela região da Rede Fuso. O último bloco busca efetivar a factualidade do telejornal, com a apresentação ao vivo, pelos âncoras Sandra Annenberg e Evaristo Costa, de São Paulo, apenas para a região da Rede Fuso. Para Gomide, a exibição de um telejornal gravado, na maioria das vezes, não faz tanta diferença no período da manhã, como ocorreu com o Bom Dia Brasil, no horário de verão de Segundo ele: Então teve essa necessidade do JH se atualizar, porque você de fato nesse horário corre um riso maior de fatos estarem acontecendo e você não poder atualizar. As 7h30 da manhã você tem um risco menor, porque as coisas ainda não estão num ritmo de acontecimento mais intenso, como entre meio dia, uma hora, duas horas da tarde, que ai sim os fatos estão acontecendo em ritmo maior (Gomide, 2012). Diante disso, é possível constatar que a mudança da rotina de produção do telejornal foi alterada e, também, o seu próprio conteúdo (apenas para a região da Rede Fuso), em função da factualidade que o telejornal busca para manter a sua hegemonia e também o seu telespectador. Considerações Finais A análise a respeito da emissão dos telejornais nacionais, durante o período do horário de verão, que em parte da região nordeste foram exibidos com uma hora de atraso denominada aqui neste trabalho como rede fuso, com o recorte específico do Jornal Hoje, identificou que, mesmo com a possibilidade da internet antecipar as notícias que vão ser mostradas no telejornal, boa parte dos telespectadores, também assiste o telejor-

11 nal, mesmo sendo este gravado. Este fato reforça a proposta de Jenkins sobre a convergência incluir o fluxo de conteúdos de várias plataformas, em colaboração (TV e internet), sempre na busca da audiência. Esta convergência entre TV e internet também pode ser identificada com o que Muniz Sodré chama de espelhamento da mídia, como um novo espaço, com mais possibilidades para o telespectador TV e/ou internet, neste caso específico. Essa reação do público considera também a existência do que Sodré chama de bios midiático (grifo do autor), que nada mais é do que uma evolução dos meios e de sua progressiva interseção com formas de vida tradicionais. O fluxo de informação (Castells) identificou a dupla emissão via internet e via radiodifusão, oriundos de uma mesma emissora. Isso promove uma nova configuração do tempo e do espaço, envolvendo a simultaneidade da televisão e a intemporalidade da internet. Ou, ainda, conforme Martín-Barbero esta reinvenção dos meios, seriam as formas mestiças de comunicação, onde há uma interação e contaminação entre a televisão e internet. Ao final, foi possível constatar que, mesmo com uma hora de atraso, para parte da região nordeste e norte, a informação televisiva e da internet combinadas, mantém a relação hegemônica com o telespectador. Ficou evidenciado também, a alteração da rotina do telejornalista, com duas emissões televisivas do mesmo conteúdo em momentos distintos. Referências BOBBIO, Norberto. O conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro, Ed.Graa1, CASTELLS, M., A sociedade em rede A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade. In: DUARTE, Jorge, BARROS, Antônio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, DUARTE, Marcia Yukiko Matsuuchi. Estudo de Caso. In: DUARTE, Jorge, BARROS, Antônio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, GOMIDE, Marcos. Diretor de jornalismo da TV Verdes Mares de Fortaleza. Entrevista realizada em 18 de janeiro de 2012 pela autora.

12 JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, MARTÍN-BARBERO, Jesús. As formas mestiças da mídia. Data de acesso12; Data de acesso 13 de novembro de Horário de verão começa neste fim de semana Data de acesso 11 de novembro de Horário de verão começa amanhã em 11 Estados e no Distrito Federal estados-e-no-distrito-federal.jhtm. Data de acesso 11 de novembro de Data de acesso: 18 de julho de pub=t&nome=home_materia&db=caldb&docid=c2a2cae41b62e75e ec04f, Data de acesso 19 de julho de shl. Data de acesso 19 de julho de 2012.

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

CARACTERÍSTICAS OBJETIVOS PRODUTOS

CARACTERÍSTICAS OBJETIVOS PRODUTOS INTRODUÇÃO Niterói - cidade considerada digital já em 1999 é uma das mais conectadas em banda larga do país. Na cidade conhecida por seus belos casarões, museus e centros culturais, foi criada em agosto

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Mídia e Região na Era Digital: Diversidade Cultural & Convergência Midiática. (org. Anamaria Fadul e Maria Cristina Gobbi)

Mídia e Região na Era Digital: Diversidade Cultural & Convergência Midiática. (org. Anamaria Fadul e Maria Cristina Gobbi) Mídia e Região na Era Digital: Diversidade Cultural & Convergência Midiática (org. Anamaria Fadul e Maria Cristina Gobbi) XI Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (9,10,11

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

#11 RECORDNEWS NOV - GMT.xls. Start Time. Data. Programme Title EPG Synopsis

#11 RECORDNEWS NOV - GMT.xls. Start Time. Data. Programme Title EPG Synopsis Data 01/11/2011 00:15 RECORD NEWS BRASIL 01/11/2011 01:00 JORNAL DA RECORD NEWS Heródoto Barbeiro, e sua colega de bancada, Thalita Oliveira comandam um notíciário dinâmico e moderno 01/11/2011 02:15 ENTREVISTA

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 1) Leia esta tirinha de Mauricio de Sousa e divirta-se com ela. Em seguida, resolva a questão proposta. NÃO, CHICO! VOCÊ NÃO

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Conectando sonhos e negócios.

Conectando sonhos e negócios. Conectando sonhos e negócios. Quem somos Somos uma agência com sede em Porto Alegre, que tem como objetivo abraçar todos os desafios de planejamento, criação e execução de ideias daqueles que transformam

Leia mais

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra Dia Nacional da Consciência Negra Sobre a EBC Criada em 007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil,

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (ANEXO I ao Edital de Pregão Amplo nº 10/2008)

TERMOS DE REFERÊNCIA (ANEXO I ao Edital de Pregão Amplo nº 10/2008) TERMOS DE REFERÊNCIA (ANEXO I ao Edital de Pregão Amplo nº 10/2008) 1 INTRODUÇÃO 1.1Compete à Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel atuar com publicidade na adoção das medidas necessárias para

Leia mais

Organização da Aula. Política de Desenvolvimento Econômico. Aula 2. Contextualização

Organização da Aula. Política de Desenvolvimento Econômico. Aula 2. Contextualização Política de Desenvolvimento Econômico Aula 2 Prof. Nivaldo Vieira Lourenço Organização da Aula Aspectos conceituais do desenvolvimento regional Mudanças no conceito de região Regionalização brasileira

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Quanto. custa. não. fazer?

Quanto. custa. não. fazer? Quanto custa não fazer? Recrie o ambiente de trabalho através de ferramentas de colaboração Você conhece todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para o ambiente de trabalho na sua empresa?

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br 03 a 05 Agosto 2015 São Paulo Brasil connectedsmartcities.com.br Por que Connected Smart Cities? As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem, por serem responsáveis,

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

O PROGRAMA. Colunistas fixos irão falar sobre moda, gastronomia, tecnologia, cinema e estilo.

O PROGRAMA. Colunistas fixos irão falar sobre moda, gastronomia, tecnologia, cinema e estilo. O PROGRAMA Claquete, sua revista eletrônica de entretenimento. Claquete: Sua revista eletrônica de entretenimento. Com seu bom humor e curiosidade característicos, Otávio Mesquita apresenta os bastidores

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL Thiago Silva Pereira José Aparecido Sorratini PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Elaboração de pauta para telejornal

Elaboração de pauta para telejornal Elaboração de pauta para telejornal Pauta é a orientação transmitida aos repórteres pelo pauteiro, profissional responsável por pensar de que forma a matéria será abordada no telejornal. No telejornalismo,

Leia mais

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 1 Marina Kataoka Barros 2 Resumo Por meio desta comunicação, desejamos refletir sobre

Leia mais

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com: 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 4: Tipos de pesquisa Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade

Leia mais

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET ATAS - Seminário Ensinar com Pesquisa (Ensinar, Pesquisar e Aprender) - ANO V 1 TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET Ana C. B. da Silva 1, Natália F. da Silva², Maria R. D. Kawamura 3 1 Instituto de Física/Ensino/USP,

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Proposta de publicidade

Proposta de publicidade Proposta de publicidade Olá, prezado (a) Vimos por meio deste apresentar nosso Jornal e a nossa proposta de publicidade para seu negocio ou serviço, que segue-se adiante. Informação é fundamental nos dias

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA Maria de Fátima Soares Ribeiro Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Gestão Empresarial para a Indústria Química GETIQ pela Escola de Química da

Leia mais

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional 08/09/2010-10h00 Pesquisa visitou mais de 150 mil domicílios em 2009 Do UOL Notícias A edição 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

GOOGLE FOTÓGRAFOS. Sites e sistemas para fotógrafos www.epics.com.br. Por Evandro Rocha

GOOGLE FOTÓGRAFOS. Sites e sistemas para fotógrafos www.epics.com.br. Por Evandro Rocha GOOGLE PARA FOTÓGRAFOS Por Evandro Rocha Sites e sistemas para fotógrafos www.epics.com.br SEO Search Engine Optimization Otimização para motores de busca Como o Google funciona? Através de um robô de

Leia mais

Quem Somos. Nossa meta é o resultado do cliente!

Quem Somos. Nossa meta é o resultado do cliente! 2 0 1 5 Quem Somos Somos a equipe que você deseja para resolver um pequeno impasse, ou um grande dilema, quando o assunto e a MÍDIA certa, no lugar certo e no momento adequado. Regional, personalizada

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

A contribuição da comunicação interna na construção e

A contribuição da comunicação interna na construção e A contribuição da comunicação interna na construção e fortalecimento da imagem corporativa O QUE É IMAGEM CORPORATIVA? Para fazer uma comunicação interna que fortaleça a Imagem Corporativa é preciso entender

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marciameloprofa@hotmail.com Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) (X) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

Feira de Música de Fortaleza

Feira de Música de Fortaleza Feira de Música de Fortaleza Sobre a EBC Criada em 2007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil,

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

O maior portal de finanças e investimentos independente do país.

O maior portal de finanças e investimentos independente do país. O maior portal de finanças e investimentos independente do país. O Portal InfoMoney Com mais de 11 anos no ar e pioneiro nesse mercado, InfoMoney é o maior portal de finanças e investimentos independente

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

multi media soluções em comunicação

multi media soluções em comunicação multi media soluções em comunicação PARANÁ multi media multi media 1 MI DE HABITANTES NA REGIÃO R$18 BI POTENCIAL DE CONSUMO R$ 12 BI EM INVESTIMENTOS NA REGIÃO 1º NO RANKING INDUSTRIAS R$ 18 BI PIB DA

Leia mais

O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE 20 a 24 de outubro de 2008 O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE Jaqueline Reinert Godoy 1, Gláucia Valéria Pinheiro de Brida 2 RESUMO: O consumo virtual

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MÍDIA AUDIOVISUAL ANDRÉIA SOARES F. DE SOUZA

EVOLUÇÃO DA MÍDIA AUDIOVISUAL ANDRÉIA SOARES F. DE SOUZA EVOLUÇÃO DA MÍDIA AUDIOVISUAL ANDRÉIA SOARES F. DE SOUZA Cronograma de Evolução da Mídia Audiovisual no Brasil Gráfico representativo do desenvolvimento de mídia audiovisual no Brasil década a década A

Leia mais

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE.

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. Introdução Carlos Roberto das Virgens Sirlene de Souza Benedito das Virgens Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Não faz muito

Leia mais

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania.

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Robson Paulo dos Santos 1. Resumo: O software livre (SL) possui dentre as suas diversas características a de poder ser usado, copiado, estudado,

Leia mais

5 Conclusão e Considerações Finais

5 Conclusão e Considerações Finais 5 Conclusão e Considerações Finais Neste capítulo são apresentadas a conclusão e as considerações finais do estudo, bem como, um breve resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores,

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

O PAPEL DA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG NO FOMENTO À PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS NA WEB

O PAPEL DA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG NO FOMENTO À PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS NA WEB 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA O PAPEL DA

Leia mais

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul QUESTÃO: 14 Não concordar com o gabarito da questão 14 - (b). Fundamentado por: A alternativa (d) "Moral dos empregados" não está clara. Trata-se da moral dos empregados? ou do moral dos empregados? FUNDAMENTAÇÃO:

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

O PROJETO PORQUE PATROCINAR

O PROJETO PORQUE PATROCINAR PAIXÃO NACIONAL O gosto pelo futebol parece ser uma das poucas unanimidades nacionais do Brasil. As diferenças sociais, políticas e econômicas, tão marcantes no dia a dia do país diluem-se quando a equipe

Leia mais

11.1. INFORMAÇÕES GERAIS

11.1. INFORMAÇÕES GERAIS ASPECTOS 11 SOCIOECONÔMICOS 11.1. INFORMAÇÕES GERAIS O suprimento de energia elétrica tem-se tornado fator indispensável ao bem-estar social e ao crescimento econômico do Brasil. Contudo, é ainda muito

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE Anexo I Professor PDE FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

AVM Faculdade Integrada MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais Aluno Max Diniz Cruzeiro O PODER DAS REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA

AVM Faculdade Integrada MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais Aluno Max Diniz Cruzeiro O PODER DAS REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA AVM Faculdade Integrada MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais Aluno Max Diniz Cruzeiro O PODER DAS REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA BRASÍLIA - DF 2014 AVM Faculdade Integrada MBA Executivo em Marketing

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR Alexsandro de Melo Silva 1, Leon Cavalcante Lima², Arlyson Alves do Nascimento 3. ¹Instituto Federal de

Leia mais

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas Julie Caroline de Alcântara Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: juliealcantara.31@gmail.com

Leia mais

Shusterman insere cultura pop na academia

Shusterman insere cultura pop na academia São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998 Shusterman insere cultura pop na academia PATRICIA DECIA da Reportagem Local O filósofo americano leva a cultura pop à academia. Em "Vivendo a Arte - O Pensamento

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais

Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais A informação faz parte de um estudo realizado pela Social@Ogilvy e SurveyMonkey. E destaca ainda:

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CLIPPING FSM 2009 AMAZÔNIA Jornal: BRASIL DE FATO Data: 26/01/09 http://www3.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/na-amazonia-forum-socialmundial-devera-ter-a-sua-maioredicao/?searchterm=forum%20social%20mundial

Leia mais

CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA

CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA Maria de Fátima Lima, Coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Patos, Gilberto Nunes de Sousa, Central das Associações do

Leia mais

A informação que você precisa!

A informação que você precisa! A informação que você precisa! Relatório atualizado em: Junho/13. Mídiakit O que é o PiraNOT.com O Portal de notícias de Piracicaba, PiraNOT, surgiu em Novembro de 2011 com o objetivo de ser o primeiro

Leia mais

Revista Lilica & Tigor

Revista Lilica & Tigor filhos família moda Revista Lilica & Tigor Lilica & Tigor é a revista produzida para o Grupo Marisol S.A., uma das maiores indústrias nacionais no segmento de vestuário, que hoje detém como marcas Lilica

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Andréa Willa Rodrigues Villarim (Voluntário) Marcelo Pereira Rufino (Bolsista) Larissa Aguiar (Bolsista) Nady Rocha

Leia mais