CURSOS INICIAIS. Abordagem Fisioterapêutica Avaliação e Tratamento do Equilíbrio Corporal. Abordagem Fisioterapêutica na Cicatrização de Feridas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSOS INICIAIS. Abordagem Fisioterapêutica Avaliação e Tratamento do Equilíbrio Corporal. Abordagem Fisioterapêutica na Cicatrização de Feridas"

Transcrição

1 CURSOS INICIAIS Abordagem Fisioterapêutica Avaliação e Tratamento do Equilíbrio Corporal Abordagem Fisioterapêutica na Cicatrização de Feridas Eletrotermofototerapia Baseado em Evidências Hidroterapia Aplicada Prevenção e Reabilitação nas Lesões dos Corredores Tratamento Fisioterapêutico em Reumatologia

2 Abordagem Fisioterapêutica Avaliação e Tratamento do Equilíbrio Corporal Objetivos Treinamento de profissionais para avaliação e tratamento do equilíbrio corporal. Utilização de equipamento de Posturografia Dinâmica Computadorizada - Balance. Epidemiologia Pacientes neurológicos e ortopédicos com queixa de instabilidade postural, risco detectado ou histórico de queda. Proposta Capacitar os profissionais a escolher a escala/método de avaliação mais adequado na avaliação e tratamento do paciente com histórico de instabilidade corporal Diferenciais Prática clínica Evidências científicas Discussão sobre possibilidades de avaliação e treinamento utilizando plataformas de força como a posturografia dinâmica computadorizada Programa Aula téorica Aulas práticas para utilização das escalas funcionais Avaliação do equilíbrio corporal Conteúdo Aula téorica com discussão baseada na prática clínica; Prática equipamento de Posturografia Dinâmica Computadorizada- Balance; Prática em avaliações e tratamentos.

3 Abordagem Fisioterapêutica Avaliação e Tratamento do Equilíbrio Corporal Corpo Docente Ftª Sabrina Chiogna Lopes Leme Fisioterapeuta Sênior Especialização: Fisioterapia Neurológica no Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein Fisioterapeuta do ambulatório de Doenças Desmielinizantes e Esclerose Múltipla da UNIFESP EPM ; Mestrado: Ciências pela UNIFESP EPM Professora da Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar e da Fisioterapia Neurológica do Hospital Israelita Albert Einstein. Ftª Vanessa Costa Monteiro Fisioterapeuta do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein Graduação: PUC de Campinas. Pós-graduação: Fisioterapia Neurológica Adulto e Infantil pela UNIFESP EPM. Formação com cursos em Conceito Bobath ; Neurologia adulto e infantil ; Pilates Adaptado ; Terapia de Contensão Induzida TCI.

4 Abordagem Fisioterapêutica na Cicatrização de Feridas Objetivos Treinamento e cuidados em pacientes com feridas por equipe multiprofissional, utilizando técnicas de eletro-foto-termoterapia Abordagem em Enfermagem e Fisioterapia. Epidemiologia Diabéticos Pós-cirúrgicos Insuficiência vascular Déficit de mobilidade Pacientes longamente acamados Proposta Capacitar os profissionais para utilização dos recursos eletro-foto-termoterapêuticos, já adotados na prática clínica, para acelerar a cicatrização de feridas. Ao fim do curso, o aluno estará apto a: Reconhecer as fases de cicatrização de feridas e suas coberturas; Identificar a abordagem da enfermagem nas feridas; Utilizar o recurso eletro-foto-termoterapêutico apropriado para acelerar o tratamento. Diferenciais Atuação da equipe multiprofissional (enfermeiro e fisioterapeuta) no tratamento e prevenção de feridas; Recursos eletro-foto-termoterapêuticos utilizados pelo fisioterapeuta. Evidências científicas. Possibilidade de tratamento em ambiente hospitalar, doméstico, consultório ou clínica. Programa Abordagem da enfermagem - conceitos de cicatrização de feridas, coberturas e noções nutricionais. Tratamento de feridas com recursos de eletro-foto-termoterapia. Aulas práticas para utilização dos recursos utilizados na reparação tecidual, com discussão dos parâmetros técnicos para TENS, Ultrassom e Laser.

5 Conteúdo Coberturas casuística; Noções teciduais em feridas; Casos clínicos; TENS Laserterapia Ultrassom; Aula Prática. Abordagem Fisioterapêutica na Público Alvo Estudantes e profissionais Fisioterapeutas Carga Horária 16 horas Corpo Docente Cicatrização de Feridas Ftª Alexandre Sass de Carvalho Fisioterapeuta do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein ; Graduação: Universidade Paulista UNIP ; Pós-graduação: Fisiologia do Exercício pelo Hospital das Clínicas de São Paulo HC-USP ; Especialização: Ortopedia Neuromusculoesquelético e Ortopedia e traumatologia, drenagem linfática e dinamômetro isocinético pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Enfª Ligia Maria Silva Koga Enfermeira Graduação: Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein ; Membro do Grupo de Avaliação de Enfermagem em Feridas e Estomas GAEFE HIAE, Enfermeira do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein.

6 Eletrotermofototertapia Baseada em Evidências Objetivos Os recursos eletro-foto-termoterapêuticos têm o seu papel na reabilitação do aparelho locomotor e em outras áreas da medicina. Sua utilização pode trazer benefícios como analgesia e recuperação acelerada de lesões. Há muita controvérsia quanto a utilização destes recursos, necessitando de uma revisão periódica e atualização prática e teórica. A proposta do curso é colocar os profissionais frente ao que há de mais atual no tratamento de lesões osteomusculares na área da fisioterapia. Epidemiologia Ampla população de pacientes com variadas necessidades terapêuticas. Proposta Capacitar os profissionais com proposta de abordagem terapêutica baseada em evidências atualizadas, possibilitando a escolha mais positiva do recurso a ser utilizado, entendendo os efeitos, as indicações e contraindicações. Ao fim do curso, o aluno estará apto a: Optar pelos recursos eletro-termo-fototerápicos melhor indicados; Elaborar planos de tratamento adequados às patologias; Reconhecer as indicações e contraindicações das técnicas; Utilizar o recurso eletro-foto-termoterapêutico apropriado para acelerar o tratamento. Diferenciais Recursos eletro-foto-termoterapêuticos utilizados pelo fisioterapeuta com aula prática expositiva. Evidências científicas atuais sobre o tema; Possibilidade de tratamento em ambiente hospitalar, doméstico, consultório ou clínica. Programa Aulas teórica e prática para utilização dos recursos de tratamentos das lesões e patologias, com discussão dos parâmetros técnicos para TENS, ultrassom, laser, ondas curtas e terapias combinadas, Interferencial e corrente russa. Conteúdo Eletroanalgesia (TENS) Eletroanalgesia (Corrente Interferencial) Eletroestimulação Neuromuscular (Baixa Frequência) Eletroestimulação Neuromuscular (Corrente Russa) Eletroterapia Avançada

7 Eletrotermofototertapia Baseada em Evidências Disfunção diafragmática Bexiga hiperativa neurogênica Xerostomia Enxaqueca Incontinência urinária Paralisia fascial Paciente crítico Paciente em quimioterapia TENS (além da analgesia) Público Alvo Estudantes e profissionais de Fisioterapia Carga Horária 20 horas Corpo Docente Ftª Alexandre Sass de Carvalho Fisioterapeuta do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein ; Graduação: Universidade Paulista UNIP ; Pós-graduação: Fisiologia do Exercício pelo Hospital das Clínicas de São Paulo HC-USP ; Especialização: Ortopedia Neuromusculoesquelético e Ortopedia e traumatologia, drenagem linfática e dinamômetro isocinético pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

8 Hidroterapia Aplicada Objetivos Treinamento para profissionais no tratamento de pacientes com necessidades de acompanhamento com baixo impacto, demonstrando a aplicabilidade das técnicas associadas a hidroterapia. Implantação e gestão de clínica de hidroterapia, incluindo gestão de equipe, materiais, equipamentos e piscina. Epidemiologia Gestantes Idosos Neurologia Oncologia Ortopedia Pediatria Pneumologia Reabilitação Esportiva Reumatismo Proposta Capacitar os participantes para desenvolver os tratamentos com hidroterapia oferecendo ferramentas estratégicas de gestão e operacionalização do serviço. Demonstrar o uso de materiais e equipamentos especializados e apresentar as melhores técnicas de assistência, cuidados, exercícios, adaptações e indicações. Diferenciais Equipe especializada com larga experiência prática; Utilização de recursos e materiais de última geração; Evidências científicas; Demonstração das características ideais de ambientação e técnicas aplicadas. Programa Entrada e saída da piscina. Demonstração dos equipamentos aquáticos (uso, tipos, indicações e objetividade). Uso da água como assistência, resistência ou apoio e adaptação do meio aquático. Conteúdo Princípios Físicos da Água (aplicações) Indicações e contraindicações de tratamentos Cuidados com o profissional fisioterapeuta Exercícios básicos Tratamentos da piscina (físico e químico)

9 Hidroterapia Aplicada Público Alvo Estudantes e profissionais de Fisioterapia Carga Horária - 15 horas Corpo Docente Ftª Juliana Monteiro Candeloro Fisioterapeuta pós-graduada em Hidroterapia pela UNIBAN ; Formação Internacional em Terapia Aquática ; Curso do Hospital Santa Joana em Hidroginástica para Gestantes; Mestre em Hidroterapia pela USP.

10 Prevenção e Reabilitação nas Lesões dos Corredores Objetivos Conceitos sobre biomecânica, anatomia da corrida, lesões mais comuns, incidência e prevalência. Avaliação através da baropodometria e da isocinética e suas relevâncias. Avaliar o praticante ou paciente, propondo abordagem preventiva e terapêutica. Epidemiologia Indivíduos praticantes de corrida Pacientes com lesões advindas da prática do esporte Atletas de alto rendimento em esportes que envolvem a corrida Proposta Conceitos atualizados e baseados em evidências sobre corrida, lesões mais comuns, medidas preventivas e de tratamento; Protocolos de exercícios utilizados no centro de reabilitação (Albert Einstein) para as lesões relacionadas à corrida; Discussão de casos clínicos; Docentes com expertise na área e envolvidos com assistência e pesquisa Programa Abordagem do fisioterapeuta. Aula expositiva e discussão de casos clínicos. Conteúdo Introdução a corrida Lesões ortopédicas mais comuns Reabilitação Público Alvo Estudantes e profissionais de Fisioterapia Carga Horária 10 horas

11 Prevenção e Reabilitação nas Lesões dos Corredores Corpo Docente Ft César Augusto da Silva Fisioterapeuta Pleno do Centro de Reabilitação, Setor de Ortopedia, Hospital Israelita Albert Einstein ; Graduação: Universidade Metodista de São Paulo ; Especialista em Fisioterapia Motora e Ambulatorial Aplicada à Ortopedia pela UNIFESP/EPM. Ft. Ivan Ferrari Fisioterapeuta Pleno do Centro de Reabilitação, Setor de Ortopedia, Hospital Israelita Albert Einstein ; Pós-Graduação: Universidade Metodista de São Paulo UMESP Fisioterapia Esportiva, Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica 2002; Graduação: Universidade Metodista de São Paulo UMESP Ft. Milena Bernal Fisioterapeuta do Laboratório de Estudos do Movimento do Hospital Israelita Albert Einstein (Centro de Reabilitação); Graduação: Universidade Cidade de São Paulo UNICID ; Especialista em Fisioterapia Aplicada à Neurologia pela UNIFESP EPM.

12 Tratamento Fisioterapêutico em Reumatologia Objetivos Atualização dos tratamentos de fisioterapia na área de reutomatologia, baseada em evidências atualizadas. Diagnósticos de lesões e sequelas. Reabilitação de pacientes com as principais doenças reumáticas. Epidemiologia Artrite reumatoide Artrose Lupus Eritematoso Sistêmico Síndrome Dolorosa Miofascial Fibromialgia Espondilite anquilosante Osteoporose Cervicalgias e Lombalgias Proposta Familiarizar o participante com os novos conceitos dos diagnósticos e tratamentos, em especial a reabilitação em reumatologia. Ao fim do curso, o aluno estará apto a: Realizar e treinar o paciente para alongamentos e exercícios terapêuticos resistidos e aeróbios; Educação do paciente para as melhores práticas e atividades; Utilizar o recurso eletro-foto-termoterapêutico apropriado para acelerar o tratamento. Diferenciais Atuação da fisioterapia no tratamento e prevenção de doenças reutomatológicas; Recursos eletro-foto-termoterapêutico. Evidências científicas. Possibilidade de tratamento em ambiente hospitalar, doméstico, consultório ou clínica. Programa Aulas expositivas sobre os aspectos gerais das principais doenças reumáticas, a educação do paciente, exercício aeróbio, exercício resistido, alongamento e os recursos eletro-fototermoterapêuticos. Conteúdo TENS Laserterapia Ultrassom; Aula Prática.

13 Público Alvo Estudantes e profissionais Fisioterapeutas Carga Horária 16 horas Corpo Docente Tratamento Fisioterapêutico em Reumatologia Ftª Alexandre Sass de Carvalho Fisioterapeuta do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein ; Graduação: Universidade Paulista UNIP ; Pós-graduação: Fisiologia do Exercício pelo Hospital das Clínicas de São Paulo HC-USP ; Especialização: Ortopedia Neuromusculoesquelético e Ortopedia e traumatologia, drenagem linfática e dinamômetro isocinético pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ftª Ana Paula Ramos da Silva Fisioterapeuta Pleno do Centro de Reabilitação, Setor de Ortopedia, Hospital Israelita Albert Einstein ; Pós-Graduação: Ortopedia e Traumatologia do Esporte pela UNIFESP EPM ; Aparelho Locomotor no Esporte pelo CETE UNIFESP EPM ; Fisioterapia em Cardiologia Prescrição do exercício da UTI a Reabilitação pela UNIFESP EPM ; Aprimoramento Profissional em RPG pelo Centro Cultural Cientifico Brasileiro de Fisioterapia ; Treinamento Funcional e Mestranda em Ortopedia pela USP DEPTO de Ortopedia.

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

Disciplina. 1 ano - 2 Semestre. Disciplina

Disciplina. 1 ano - 2 Semestre. Disciplina 1 ano - 1 Semestre Anatomia Humana I 60 4 Estudo da Genética e da Evolução 60 4 Necessidades Educacionais Especiais 60 4 História e Fundamentos da Fisioterapia 45 3 Antropologia 30 2 Fisiologia 60 4 Saúde

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM REABILITAÇÃO AQUÁTICA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: FISIOTERAPIA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO =

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2010 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 5401-1 Anatomia I

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM)

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia 1 PERÍODO e Anatomia Humana I 2 2 04 80 Citologia, Histologia 2 02 40 Embriologia 2 02 40 Metodologia da Pesquisa Científica 2-02 40 Fisioterapia em Saúde Publica

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I 34 Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de fisioterapia

Leia mais

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas (Semestre/Ano/Período/Termo/Módulo) Carga horária ATIVIDADES COMPLEMENTARES 204 INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I (405576) 34 Abordagem histórica,

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Semiologia Geral ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Generalidades sobre diagnóstico e avaliação AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA EM II - Avaliação da coluna (postura) -

Leia mais

EXIN FISIOTERAPIA

EXIN FISIOTERAPIA EXIN FISIOTERAPIA 2016.2 SÉRIE 4MA e 4MB Assuntos Avaliação do Tônus e Força Muscular. Avaliação da Marcha. Noções de Avaliação em Fisioterapia Neurológica. ADF 3 Avaliação da Coordenação e Equilíbrio.

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR Unidade

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Reumatologia

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Reumatologia CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Reumatologia Código: Fisio 221 Pré-Requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

DA SAÚDE FISIOTERAPIA

DA SAÚDE FISIOTERAPIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais diversos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I Abordagem histórica, generalista, ética e científica sobre aspectos fundamentais da profissão de fisioterapia

Leia mais

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva.

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. Ementas MÓDULO AVALIAÇÃO - 40 horas -Introdução à fisioterapia esportiva (1 hora) Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. -Avaliação cinético-funcional dos membros superiores

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA Unidade

Leia mais

DA SAÚDE FISIOTERAPIA

DA SAÚDE FISIOTERAPIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais diversos

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 2 por ano III - Objetivo Geral: Capacitar médicos especialistas no atendimento

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: FISIOTERAPIA Campus: JOÃO UCHÔA Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionados na sociedade como agentes

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Fisioterapia Campus: Nova Iguaçu Missão Formar profissionais Fisioterapeutas generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, posicionado na sociedade como agente

Leia mais

Análise eletroterapêutica. acomodação e curva I/T - por segmento ou membro) Dinamometria (analógica ou 300 CHF R$ 141,00

Análise eletroterapêutica. acomodação e curva I/T - por segmento ou membro) Dinamometria (analógica ou 300 CHF R$ 141,00 CAPÍTULO I Consulta Fisioterapêutica 13106901 50000349 Consulta Hospitalar 13106902 50000144 Consulta Ambulatorial 13106903 50000241 Consulta Domiciliar CAPÍTULO II Exames e Testes Funcionais 13106904

Leia mais

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL EMENTA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL DISCIPLINA: Bases Anatômicas e Biomecânicas I ( Membros Superiores) EMENTA: Estudo da anatomobiomecânica das articulações dos membros superiores

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 27/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA

Leia mais

FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre 2018 PERÍODO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA. Desenvolvimento Humano I

FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre 2018 PERÍODO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA. Desenvolvimento Humano I FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre 2018 Citologia e Embriologia Edson Luis Maistro Anatomia Geral Vitor Engrácia Desenvolvimento Humano I Rossana Sade Fundamentos de Genética e Biologia Molecular Simone

Leia mais

Fisioterapia Aplicada à Reumatologia e Imunologia - RCG-3011

Fisioterapia Aplicada à Reumatologia e Imunologia - RCG-3011 Fisioterapia Aplicada à Reumatologia e Imunologia - RCG-3011 Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu DIA HORÁRIO SUB TURMA 22/03 14:00 às 28/03 16:15 às 29/03 14:00 às 04/04 8h ás 12h ou 13h às

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. GERAL: Compreender o mecanismo das doenças reumáticas, desenvolver a avaliação ESPECÍFICOS: Introdução à Reumatologia

PROGRAMA DE CURSO. GERAL: Compreender o mecanismo das doenças reumáticas, desenvolver a avaliação ESPECÍFICOS: Introdução à Reumatologia Curso: Fisioterapia Professor: Hosana Meireles Disciplina: Reumatologia Carga Horária: 72h. Ano: 2009 Semestre: 6º PROGRAMA DE CURSO EMENTA: Semiologia, propedêutica, terapêutica fisioterápica das doenças

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2015

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 1. INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS Gestão jun/2014 a jun/2017 Ronaldo Buscarino Provedor Mário Sérgio Franciscon Tesoureiro DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO A IRMANDADE DA SANTA CASA

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS Unidades de Convalescença, Reabilitação e Manutenção O Hospital SOERAD dispõe de programas de Cuidados Continuados adaptados especificamente às necessidades de cada paciente,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ORTOPEDIA MULTIDISCIPLINAR Unidade Dias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO AN001- ANATOMIA 1 OBRIGATÓRIO 1 30 60 90 4 ESTUDO DA MORFOLOGIA DOS DIVERSOS ÓRGÃOS QUE CONSTITUEM OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO. BQ001- BIOQUIMICA 1 OBRIGATÓRIO 1 30 30 60 3

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 28 DE JANEIRO DE 2013. REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 12/2015-CEPE/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, modalidade modular,

Leia mais

FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre SALA 02 - PN PERÍODO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre SALA 02 - PN PERÍODO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA FISIOTERAPIA - 1 o ano - 1 o semestre 2018 - SALA 02 - PN Citologia e Embriologia Edson Luis Maistro Anatomia Geral Vitor Engrácia Desenvolvimento Humano I Rossana Sade Fundamentos de Genética e Biologia

Leia mais

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES INTRODUÇÃO Um número cada vez maior de pessoas apresenta, em seu cotidiano, atividades repetitivas e restritivas, que conduzem a uma perda do sinergismo

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 4 de março de Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 4 de março de Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc-BP 4/2005 ALTERA AS EMENTAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus, do câmpus de Bragança

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ENFES A 10 DE NOVEMBRO

PROGRAMAÇÃO ENFES A 10 DE NOVEMBRO PROGRAMAÇÃO ENFES 2018 08 A 10 DE NOVEMBRO EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO) 20:00 22:00 Mecanismo bioquímicos da hipertrofia muscular (Prof. Paulo Muzy) 09:00 12:00 Treinamento de força e personal para crianças

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Fisioterapia Campus: Macaé Missão O curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, através de uma estrutura embasada em princípios contemporâneos, tem por missão

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA Unidade

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração Mercadológica I / Marketing/ Marketing na / Gestão e Marketing na Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/ Farmácia / Fisioterapia / Nutrição / Psicologia/

Leia mais

03,04, 24 e 25 de Outubro 2015

03,04, 24 e 25 de Outubro 2015 03,04, 24 e 25 de Outubro 2015 Resumo sobre o Curso Nosso curso será divido em 2 Módulos complementares com 4 palestrantes experientes, atualizados, com graduações internacionais e atuantes na área de

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2015/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2015/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Sistemas de Adm. em Serviços de Enfermagem Hospitalar Enfermagem Administração Mercadológica I / Marketing Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR Unidade Dias e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Dispõe sobre a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Cirurgia da Mão no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das

Leia mais

01 02 e 03 de agosto de 2014

01 02 e 03 de agosto de 2014 01 02 e 03 de agosto de 2014 Resumo sobre o Curso Nosso curso será divido em 2 Módulos complementares com 5 palestrantes experientes, atualizados, com graduações internacionais e atuantes na área de Ortopedia

Leia mais

Cristiano Saldanha de Oliveira

Cristiano Saldanha de Oliveira Cristiano Saldanha de Oliveira PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES Vivência no atendimento a pacientes em diversas modalidades; Disponibilidade para atendimento domiciliar, mediante prévia agenda; Discrição e conduta

Leia mais

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p.

PLANO DE AULA. Guirro, R.; Guirro, E. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p. PLANO DE AULA Disciplina: Eletrotermofototerapia Professor(a): Prof. Msd. Marcus Vinicius Gonçalves Torres Azevedo Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 3 / 2010 Turma: Atividades temáticas Estratégias/bibliografia

Leia mais

TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA

TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA FISIOTERAPIA NO OMBRO: AVALIAçãO E TRATAMENTO (DEZ 2017) - LISBOA Um dos complexos articulares com maior incidência de patologia músculo-esquelética é sem dúvida o ombro. Neste curso bastante prático abordará

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PER. COD. DISCIPLINAS TEÓRICA PRÁTICA TOTAL Biofísica Biologia Humana

MATRIZ CURRICULAR PER. COD. DISCIPLINAS TEÓRICA PRÁTICA TOTAL Biofísica Biologia Humana MATRIZ CURRICULAR O Curso de Bacharelado em Fisioterapia - Campus Nova Iguaçu é oferecido com carga horária total de 4.200 horas a serem integralizadas em, no mínimo, 5 (cinco) anos, em conformidade com

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Pneumologia Código: Fisio 219 Pré-requisito: Fisioterapia em Neurologia

Leia mais

1º PERÍODO. Ciências Biofuncionais I( Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia. 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia)

1º PERÍODO. Ciências Biofuncionais I( Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia. 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia) 1º PERÍODO Ciências Biofuncionais I( Citologia, Biologia, Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia) Saúde Pública e Epidemiologia 4h/a 80 h/a Comunicação e

Leia mais

Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS

Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS 1 Obteve alteração das nomenclaturas referentes a alguns procedimentos. Onde se lê: sessão Leia se: atendimento. Conforme

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

Fisioterapia. BIO S-20 - Fisiologia Humana II ,67

Fisioterapia. BIO S-20 - Fisiologia Humana II ,67 Página 0001 de 0004 12:01:44 Não 1º Período ODT 0475-04S-20 - Anatomia Humana I 80 - - 066,67 BIO 0262-03S-20 - Citologia, Histologia e Embriologia 60 - - 050,00 8545-04S-20 - Educação Ambiental e Cidadania

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA MULTIPROFISSIONAL

Leia mais

APRESENTAÇÃO PÔSTER UNIDADE VIA CORPVS. DIA 18 DE MAIO - Educação e Pesquisa em Fisioterapia

APRESENTAÇÃO PÔSTER UNIDADE VIA CORPVS. DIA 18 DE MAIO - Educação e Pesquisa em Fisioterapia EO1 EO2 EO3 EO4 EO5 E06 E07 E08 E09 E10 E11 E12 E13 E14 E15 DIA 18 DE MAIO - Educação e Pesquisa em Fisioterapia 12:00 às 13:00hs PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCOS CARDIOVASCULAR EM OPERADORES DE TELEMARKETING

Leia mais

1. MATRIZ CURRICULAR. C/H SEMESTRAL Pré-Requisito. C/H Sem. Nº DISCIPLINA - 1 SEMESTRE

1. MATRIZ CURRICULAR. C/H SEMESTRAL Pré-Requisito. C/H Sem. Nº DISCIPLINA - 1 SEMESTRE INÍCIO DO CURSO: 01/02/2011 AUTORIZAÇÃO: N 1.562 de 24 de setembro de 2010. DURAÇÃO DO CURSO: 5 anos TURNOS: Diurno TÍTULO DE GRADUAÇÃO: Fisioterapeuta O perfil do profissional a ser formado é de um fisioterapeuta

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc BP 2/2004 APROVA O REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE FISIOTERAPIA SUPERVISIONADA, DO CURSO DE FISIOTERAPIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

09, 10, 23 e 24 de Novembro de 2013

09, 10, 23 e 24 de Novembro de 2013 09, 10, 23 e 24 de Novembro de 2013 Resumo sobre o Curso Nosso curso será divido em 2 Módulos complemetentares com 4 palestrantes experientes, atualizados, com graduações internacionais e atuantes na área

Leia mais

DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: EDUCAÇÃO ESPECIAL IDENTIFICAÇÃO. Estágio Supervisionado II

DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: EDUCAÇÃO ESPECIAL IDENTIFICAÇÃO. Estágio Supervisionado II CAMPUS DE MARÍLIA!"#$$% UNIDADE UNIVERSITÁRIA: CURSO: HABILITAÇÃO: - OPÇÃO: - DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: EDUCAÇÃO ESPECIAL IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL - Estágio Supervisionado

Leia mais

Curso Intensivo de Geriatria volume 2

Curso Intensivo de Geriatria volume 2 Curso Intensivo de Geriatria volume 2 35 horas de formação, com avaliação final O que fazer na consulta? E no domicílio? E em doentes institucionalizados? Local: ESPINHO FACE Fórum de Arte e Cultura de

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO A reumatologia pediátrica foi reconhecida como área da

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA À NEUROLOGIA

Leia mais

Desenvolvimento Humano I. Rossana DEE. 4 créditos. Biofísica. Larissa Berti DFONO. 2 créditos

Desenvolvimento Humano I. Rossana DEE. 4 créditos. Biofísica. Larissa Berti DFONO. 2 créditos FISIOTERAPIA - 1 o ANO - 1 o SEMESTRE 2014 Sala 46 Citologia e Embriologia Edson Luis Maistro Bioquímica Patricia Desenvolvimento Humano I Rossana Fundamentos de Genética e Biologia Molecular Simone Guedini

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí Conheça nossa Rede Própria Jundiaí rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos - RNPF 2019 CAPÍTULO I - CONSULTAS FISIOTERAPÊUTICAS EXAMES FUNCIONAIS

Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos - RNPF 2019 CAPÍTULO I - CONSULTAS FISIOTERAPÊUTICAS EXAMES FUNCIONAIS Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos - 2019 O que é o? Os valores do referencial de remuneração dos procedimentos fisioterapêuticos estão expressos em reais, através da interpretação

Leia mais

Referenciação à Consulta de Reumatologia

Referenciação à Consulta de Reumatologia Referenciação à Consulta de Reumatologia O Serviço de Reumatologia do HSM é responsável pela assistência em ambulatório de doentes com patologia da sua especialidade. Contudo dada a enorme prevalência

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - RIO

Leia mais

PLANO DE ENSINO: ESTÁGIO OPCIONAL EM REUMATOLOGIA (ALO 009)

PLANO DE ENSINO: ESTÁGIO OPCIONAL EM REUMATOLOGIA (ALO 009) PLANO DE ENSINO: ESTÁGIO OPCIONAL EM REUMATOLOGIA (ALO 009) COORDENADORA: CRISTINA DURARTE COSTA LANNA 1. EMENTA Capacidade de realizar a anamnese e exame físico, diagnóstico e diagnóstico diferencial,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER

ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER INSTITUTO CENTRAL Hospital das Clínicas da Faculdade da Medicina da Universidade de São Paulo Av. Enéas de Carvalho Aguiar n.º 255 CEP 05403-900 São Paulo Brasil ANEXO 1 ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA

Leia mais

TÍTULO: PERFIL DOS PACIENTES SUBMETIDOS A TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA CLINICA DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE UNILAGO

TÍTULO: PERFIL DOS PACIENTES SUBMETIDOS A TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA CLINICA DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE UNILAGO TÍTULO: PERFIL DOS PACIENTES SUBMETIDOS A TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA CLINICA DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE UNILAGO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

PODOPOSTUROLOGIA (SET 2017) - PORTO

PODOPOSTUROLOGIA (SET 2017) - PORTO PODOPOSTUROLOGIA (SET 2017) - PORTO A Podoposturologia é um método que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo com base na prescrição de palmilhas, proprioceptivas e termomoldáveis,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA 2007-2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL SAÚDE COLETIVA/ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Políticas de Saúde: Constituição Federal

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Carga Horária Semanal. C.H. Teórica

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Carga Horária Semanal. C.H. Teórica BACHARELADO EM FISIOTERAPIA 1 Semestre Prática Anatomia Humana I 4 60 20 80 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 40 20 60 Histologia 3 40 20 60 Matemática Aplicada 2 40 40 História e Fundamentos da

Leia mais

* 2º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Epidemiologia, Saúde Pública e o Sistema Único de Saúde

* 2º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Epidemiologia, Saúde Pública e o Sistema Único de Saúde * 1º PERÍODO* Leitura e conhecimento -------- 30 Citologia e Genética -------- Anatomia Humana I -------- Histologia e Embriologia -------- Psicologia na Avaliação, Prevenção e Reabilitação -------- 30

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO Setor de Ciências da Saúde Unidade Universitária de Guarapuava CURRICULO PLENO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO Setor de Ciências da Saúde Unidade Universitária de Guarapuava CURRICULO PLENO 1838 DEFISIO/G Anatomia Humana 4 136 2382 DEFAR/G Bioquímica 2 68 2383 DEBIO/G Citologia e Histologia 2 68 2384 DEFISIO/G Fisiologia Humana 4 136 2386 DEFIS/G Fundamentos de Biofísica para Recursos Fisioterapêuticos

Leia mais

29, 30 e 31 de Julho. Site do Curso

29, 30 e 31 de Julho. Site do Curso Resumo sobre o Curso Nosso curso será em 3 Módulos complementares com 3 palestrantes experientes, atualizados, com graduações internacionais e atuantes na área de Reabilitação Animal. SOMENTE 40 VAGAS!

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA PROGRAMA DA DISCIPLINA DE CLÍNICA CIRÚRGICA IV CÓDIGO: CIR 2427 CARGA HORÁRIA SEMANAL: Teoria(02h.), Exercício(04 h.) CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 120 horas CRÉDITOS: 05 POPULAÇÃO ALVO: O curso se destina

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE:

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 2075-4500 PROCESSO 1094698/2018 (Processo CEE 583/2001) INTERESSADAS ASSUNTO RELATOR USP / Faculdade de Medicina de

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Unidade

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Recursos Terapêuticos I CÓDIGO: Fisio 210 CH TOTAL: 60h PRÉ-REQUISITO: Semiologia

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira Página: 1/5 0 GFIS086 LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - OPTATIVA Optativa 0 GFIS089 Elaboração de Textos (Optativa) Optativa Total Disciplinas: 2 1 GFIS001/1 Anatomia Humana I 1 GFIS003/1 Citologia,

Leia mais

CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL

CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL CONTROLE MOTOR E TREINAMENTO FUNCIONAL MANUAL DO CURSO SUMÁRIO DESCRIÇÃO... 3 FICHA TÉCNICA.... 4 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 4 COORDENADOR... 5 ESTRUTURA DETALHADA... 5 METODOLOGIA... 6 CERTIFICAÇÃO...

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Fisioterapia Silvia Helena Morais 10 períodos Bacharel Manhã 90 vagas GRADE CURRICULAR

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Fisioterapia Silvia Helena Morais 10 períodos Bacharel Manhã 90 vagas GRADE CURRICULAR FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

Sistemas e Serviços de Saúde Plano Nacional de Saúde, Dados Isabel de Souza 2. Isabel de Souza 09 às 13

Sistemas e Serviços de Saúde Plano Nacional de Saúde, Dados Isabel de Souza 2. Isabel de Souza 09 às 13 Posgraduação em Fisioterapia na Saúde da mulher_015 Ano 015 Inicio 16 de janeiro Fim 8 de novembro Mês Dias Introdução e Temas Complementar es à Saúde da Mulher : Sistemas de saúde, Gestão e marketing

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Angiologia Código: Fisio 228 Pré-Requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

DESCRIÇÃO. Consulta Hospitalar Consulta Ambulatorial Consulta Domiciliar. - tria, reobase, acomodação e curva I/T - por segmento ou membro)

DESCRIÇÃO. Consulta Hospitalar Consulta Ambulatorial Consulta Domiciliar. - tria, reobase, acomodação e curva I/T - por segmento ou membro) = COEFICIENTE DE HONORÁRIOS FISIOTERAPÊUTICOS VALOR: 1 = R$0,56 CAPÍTULO I CONSULTAS FISIOTERAPÊUTICAS CÓDIGOS TUSS 13106901 50000349 13106902 50000144 13106903 50000241 EXAMES FUNCIONAIS Consulta Hospitalar

Leia mais

C.H. Teórica. Carga Horária Semanal. C.H. Prática

C.H. Teórica. Carga Horária Semanal. C.H. Prática BAARELADO EM FISIOTERAPIA 1 Semestre Extensão 1 e A/C Anatomia Humana I 4 60 20 80 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 40 20 60 Histologia 3 40 20 60 Matemática Aplicada 2 40 40 História e Fundamentos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

HORÁRIO DA DATA ATIVIDADE TÍTULO ATIVIDADE

HORÁRIO DA DATA ATIVIDADE TÍTULO ATIVIDADE DATA HORÁRIO DA ATIVIDADE ATIVIDADE TÍTULO 23/08/2018 14:00-18:30 Curso Pré- Mindfulness em Dor e Cuidados Paliativos Mindfulness - Conceitos Gerais Aplicação de Mindfulness em Dor, Sintomas Físicos, Somatização,

Leia mais

E FISIOTERAPIA EM UROPEDIATRIA CURSO TEÓRICO-PRÁTICO MINISTRANTE

E FISIOTERAPIA EM UROPEDIATRIA CURSO TEÓRICO-PRÁTICO MINISTRANTE RADIOFREQUÊNCIA NAS DISFUNÇÕES UROGENITAIS E FISIOTERAPIA EM UROPEDIATRIA CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DATA 01 A 04 DE NOVEMBRO DE 2014 BELO HORIZONTE- MG MINISTRANTE Dra. Patrícia Lordêlo Especialista em Metodologia

Leia mais

Curso: FISIOTERAPIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de MAT

Curso: FISIOTERAPIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de MAT 1º Semestre de 2018 - MAT GR01906 GR01905 GR01961 GR02002 GR01843 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Bioestatística Aplicada à Saúde 72.00 Renata Cristofani Martins Epidemiologia 72.00 Luis Eduardo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA NEUROLÓGICA PEDIÁTRICA DIFERENCIAIS DO CURSO

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA NEUROLÓGICA PEDIÁTRICA DIFERENCIAIS DO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA NEUROLÓGICA PEDIÁTRICA O curso de Pós-graduação em Fisioterapia na Assistência Neurológica Pediátrica tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional

Leia mais

PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO SÉTIMO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG

PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO SÉTIMO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO SÉTIMO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG VERSÃO CURRICULAR : D-2017/1 NOME DA DISCIPLINA: FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA III CÓDIGO DA DISCIPLINA: FIT059 Versão Curricular

Leia mais