RECONHECIMENTO DE FALANTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECONHECIMENTO DE FALANTE"

Transcrição

1 MARCOS PAULO RIKI YANASE RECONHECIMENTO DE FALANTE Trabalho da disciplina de Processamento Digital de Sinais do curso de Engenharia Elétrica, Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. Prof. Marcelo de Oliveira Rosa CURITIBA 2007

2 Introdução Este trabalho apresenta uma introdução sobre a teoria de reconhecimento de falante, processamento de voz, o processo de produção da voz, cita os métodos utilizados para o reconhecimento e algumas aplicações. Um foco maior se dá na verificação de falante dependente de texto, por ser o sistema mais simples a ser citado como exemplo.

3 Reconhecimento de Falante O reconhecimento de falante é uma subdivisão do processamento da voz. A figura 1 mostra a relação entre os diversos tipos de processamento de voz. Figura 1 Processamento de voz Vemos que na subdivisão de reconhecimento, temos o reconhecimento de fala, que identifica as palavras que estão sendo ditas (barco, voz, serra); a identificação da linguagem, que identifica o idioma que está sendo usado (português, inglês, alemão); e o reconhecimento de falante, que identifica quem está falando (João, Maria, Pedro). Classificando o reconhecimento de falante quanto à função, temos: Identificação do falante (speaker identification - SI) : determinação de quem está falando, dentro de um conjunto de vozes previamente cadastradas. O usuário não informa de maneira alguma sua identificação ao sistema, sendo toda a identificação determinada baseada na voz. Neste modo geralmente

4 assume-se que o usuário faz parte do conjunto de vozes conhecidas, não sendo externo a este grupo. Verificação do falante (speaker verification SV): determinação de se a pessoa é quem ela diz ser. A informação da identidade da pessoa ao sistema pode ser feita tanto por palavras faladas como por meio de senha ou cartão. O reconhecimento de falante, quanto ao método, pode ser classificado em: Reconhecimento dependente de texto: o sistema de reconhecimento conhece previamente o texto a ser falado pela pessoa. Este texto pode ser tanto uma frase pré-estabelecida como uma fornecida pelo sistema, sendo ou visualmente através de uma tela ou oralmente através de um alto falante. Este modalidade de reconhecimento garante um melhor desempenho do sistema. Reconhecimento independente de texto: o sistema não conhece previamente o texto, sendo uma frase aleatória a ser dita pelo usuário. Este é um sistema mais flexível mas que traz problemas mais complexos a serem resolvidos. Na figura 2, temos uma ilustração de uma configuração típica de verificação de falante. O usuário, já cadastrado no sistema, apresenta um cartão criptografado contendo informações de sua identidade. O sistema então solicita a leitura no microfone da frase apresentada no monitor, no caso uma seqüência de algarismos. A figura também mostra alguns sons indesejáveis que serão registrados no microfone, como ruído do ambiente e reflexões acústicas diversas. É importante observar que estes sons espúrios não estão presentes durante a fase de cadastramento do usuário no sistema, já que este procedimento geralmente é feito em um ambiente controlado.

5 Figura 2 Configuração típica em um sistema de verificação de falante Verificação genérica do falante Geralmente a verificação automática de falante pode ser dividida em cinco etapas principais: Aquisição dos dados de voz; Extração das características; Confronto com modelos cadastrados; Decisão de aceitação ou rejeição; Cadastro do usuário no sistema. Um diagrama de blocos deste procedimento básico é mostrado na figura 3. Figura 3 Sistema genérico de verificação de falante

6 A voz é registrada em um microfone, e este sinal analógico é passado em um filtro passa-baixas, com freqüência de corte na metade da freqüência de amostragem (para estar em conformidade com a teoria de Nyquist e evitar o aliasing). O sinal analógico passa então por um conversor analógico-digital, que faz a amostragem do sinal. Então é feita uma extração de determinadas características, onde intervalos de voz de alguns milisegundos são mapeados em um espaço multidimensional. Estes vetores são então comparados com os modelos cadastrados da pessoa que o usuário diz ser. Deste confronto resulta um valor que informa similaridades entre a amostra e o modelo. Então é feita uma decisão sobre estes valores, de aceitação ou não do usuário pelo sistema. Características para reconhecimento de falante Nós humanos usamos diferentes níveis de percepção dos sinais de voz para o reconhecimento de quem está falando, e há inúmeras pequenas diferenças subjetivas que nos permitem reconhecer o dono da voz. Na figura 4 temos uma pequena tabela mostrando características que dependem fisicamente e socialmente da pessoa, e o nível de dificuldade de se extrair algumas destas características por um sistema automático. Figura 4 Níveis de percepção da voz Na figura vemos que as características de nível físico do falante são as mais facilmente extraídas do sinal de voz.

7 Produção da voz Há duas características principais na voz de uma pessoa: a física (tamanho e forma do aparelho fonador) e a adquirida (pronúncia, sotaque). A forma do trato vocal é uma importante característica física para a distinção da voz, já que possui características que variam de pessoa para pessoa. O trato vocal é normalmente considerado como sendo os órgãos de produção da voz que estão acima das cordas vocais. Conforme as ondas sonoras passam pelo trato vocal, seu conteúdo espectral é alterado por ressonâncias criadas em seu interior. Então, pode-se estimar a forma do trato vocal através das características espectrais do sinal de voz. Figura 5 Produção da voz Técnicas e procedimentos utilizados As maiores dificuldades para a criação de um sistema de reconhecimento de falante estão na extração e comparação das diversas características de um sinal de voz que variam conforme a pessoa. Existem diversos modelos matemáticos e estatísticos para estas funções, onde listamos abaixo alguns destes.

8 Técnicas para extração de características específicas do falante: Linear Predictive Coding (LPC); Linear Predictive Cepstral Coefficients (LPCC); Filterbank-based Cepstral Coefficients, Por exemplo, Mel-Frequency Cepstral Coefficients (MFCC); Perceptual Linear Prediction (PLP); Neural Predictive Coding (NPC). Técnicas de confronto das características: Template Models: - Vector Quantization (VQ); - Dynamic Time Warping (DTW). Modelos estocásticos: - Gaussian Mixture Models (GMM); - Hidden Markov Models (HMM). Neural Networks (NN); Support Vector Machines (SVM). É perceptível a utilização do processamento digital de sinais nas técnicas listadas acima. Veja por exemplo o Mel Warped Cepstral, que é um domínio de características que pode ser obtido basicamente pelo seguinte procedimento: Extrair o sinal através de uma janela; Calcular a transformada rápida de Fourier (FFT); Calcular a magnitude; Calcular o logarítmo; Ajustar as freqüências de acordo com o modelo; Calcular a FFT inversa. Maiores detalhes sobre as técnicas utilizadas fogem do escopo deste trabalho, contudo podem ser encontradas com algum nível de detalhamento em diversos artigos.

9 Desempenho Entre as principais características desejadas para um sistema de reconhecimento de falante estão uma alta variação das características de voz entre os usuários e uma baixa variação em um mesmo usuário. Há uma notável diferença entre a dificuldade de se produzir um sistema dependente e outro independente do texto falado pelo usuário. De qualquer forma, é importante entender os erros produzidos pelo sistema de verificação de falante. Há dois tipos básicos de erro: Erro tipo I falsa aceitação (false acceptance FA) -. Quando um usuário inválido é aceito pelo sistema como sendo o usuário legítimo. Erro tipo II falsa rejeição (false rejection FR). Quando um usuário legítimo é rejeitado pelo sistema. O erro tipo I é o mais grave, principalmente em um sistema de alta segurança. Já o erro do tipo II já não possui tanta gravidade, pois o usuário não se importaria tanto em repetir o procedimento de verificação de voz se isto significa uma maior segurança no sistema. Diversos fatores influem no desempenho de um sistema de reconhecimento de falante, entre os quais: Características do microfone e do canal; Tipo e nível de ruídos; Diferenças entre o ambiente onde é cadastrada a voz do usuário e o ambiente onde o sistema faz a verificação; Modo de reconhecimento, se é dependente ou independente do texto; Duração e número de sessões realizadas no cadastro da voz e na verificação; Tamanho e composição do grupo de usuários cadastrados.

10 Aplicações Entre as aplicações de reconhecimento de falante, podemos citar a biometria para acesso em sistemas de segurança. Um sistema de alta segurança deve se basear em diversas características do usuário, como: Saber: uma combinação de caracteres, uma senha; Ter: uma chave, um cartão, um chip. Ser: a impressão digital, reconhecimento de íris ou de voz. Figura 6 Características de um sistema de segurança Destas formas de biometria, o reconhecimento de voz é aparentemente o mais prático e o mais barato, pois depende basicamente de um microfone e de um software. O reconhecimento de falante pode ser usado também em autenticações para operações realizadas por telefone, como algumas operações bancárias e financeiras.

11 Conclusões A área de reconhecimento de falante é uma das poucas áreas de reconhecimento biométrico onde o desempenho de um sistema automático ainda é inferior ao de um ser humano. Apesar disto, a tecnologia de reconhecimento já está disponível para algumas aplicações. Vimos que a técnica de reconhecimento de falante pode ser combinada com outras técnicas de autenticação para criar um sistema de segurança mais confiável. Pesquisas buscam a melhora do sistema para uso em ambientes menos controlados, incorporando melhores níveis de decisão e robustez quanto a ruídos espúrios e ao canal utilizado. Percebe-se que a tecnologia de reconhecimento de voz e de falante virá a ser bastante utilizada em dispositivos e serviços que possuam alguma interface de voz.

12 Referências Bibliográficas J. Campbell, Speaker Recognition: A Tutorial, Proc. IEEE, vol. 85, pp , Set D. A. Reynolds, L. P. Heck, "Automatic Speaker Recognition - Recent Progress, Current Application, and Future Trends. Apresentado na AAAS 2000 Meeting Humans, Computer and Speech Symposium, Fev

Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz

Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz INF2608 FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA Professor: Marcelo

Leia mais

detecção de voz cantada em sinais de áudio polifônicos

detecção de voz cantada em sinais de áudio polifônicos detecção de voz cantada em sinais de áudio polifônicos Aplicações, Abordagens e Desafios Shayenne Moura 23. April 2018 Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo o problema Detecção

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO MÓDULO DE PRÉ-ENFASE PARA SISTEMAS DE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE VOZ EM FPGA

DESENVOLVIMENTO DO MÓDULO DE PRÉ-ENFASE PARA SISTEMAS DE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE VOZ EM FPGA DESENVOLVIMENTO DO MÓDULO DE PRÉ-ENFASE PARA SISTEMAS DE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE VOZ EM FPGA Autor 1 Autor 2 Autor 3 Abstract. O reconhecimento automático de voz tem sido o foco de muitos trabalhos

Leia mais

3 Reconhecimento de Voz Distribuído

3 Reconhecimento de Voz Distribuído 3 Reconhecimento de Voz Distribuído O conceito de reconhecimento de voz distribuído (DSR Distributed Speech Recognition) foi desenvolvido como uma forma eficiente de transladar a tecnologia de reconhecimento

Leia mais

Brilliant Solutions for a Safe World

Brilliant Solutions for a Safe World TESTES DE CONFIABILIDADE A confiabilidade da identificação é importante para sistemas de grande escala. O SDK MegaMatcher inclui um algoritmo mesclado para identificação rápida e confiável usando vários

Leia mais

LSF na Verificação de Orador

LSF na Verificação de Orador LSF na Verificação de Orador Hugo Cordeiro Carlos Meneses M2A/ISEL Grupo de Multimédia e Aprendizagem Automática Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Rua Conselheiro Emídio Navarro nº1, 1950-062

Leia mais

Sistema Adaptativo de Reconhecimento Biométrico por Impressão Digital

Sistema Adaptativo de Reconhecimento Biométrico por Impressão Digital Sistema Adaptativo de Reconhecimento Biométrico por Impressão Digital Fernanda Baumgarten Ribeiro do Val e Priscila Ribeiro Marcelino Orientador: João José Neto Introdução Identificação biométrica, em

Leia mais

Tecnologias Computacionais Aplicadas À Análise De Sinais De Voz

Tecnologias Computacionais Aplicadas À Análise De Sinais De Voz Tecnologias Computacionais Aplicadas À Análise De Sinais De Voz Charles Alexandre Blumm, José Luis Gómez Cipriano Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) Centro Universitário Feevale Campus

Leia mais

APLICAÇÃO DA REDE NEURAL DE KOHONEN NA IDENTIFICAÇÃO DE LOCUTOR. Gustavo Oliani David ¹; Thiago Antonio Grandi de Tolosa ²

APLICAÇÃO DA REDE NEURAL DE KOHONEN NA IDENTIFICAÇÃO DE LOCUTOR. Gustavo Oliani David ¹; Thiago Antonio Grandi de Tolosa ² APLICAÇÃO DA REDE NEURAL DE KOHONEN NA IDENTIFICAÇÃO DE LOCUTOR Gustavo Oliani David ¹; Thiago Antonio Grandi de Tolosa ² 1 Aluno de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT); 2

Leia mais

3 Identificação de Locutor Usando Técnicas de Múltiplos Classificadores em Sub-bandas Com Pesos Não-Uniformes

3 Identificação de Locutor Usando Técnicas de Múltiplos Classificadores em Sub-bandas Com Pesos Não-Uniformes 3 Identificação de Locutor Usando Técnicas de Múltiplos Classificadores em Sub-bandas Com Pesos Não-Uniformes Neste capítulo, é apresentada uma nova proposta de combinação de múltiplos classificadores

Leia mais

RECONHECIMENTO FACIAL 2D

RECONHECIMENTO FACIAL 2D RECONHECIMENTO FACIAL 2D PARA SISTEMAS DE AUTENTICAÇÃO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Luciano Pamplona Sobrinho Orientador: Paulo César Rodacki Gomes ROTEIRO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Conceitos

Leia mais

Cepstrum. Walter Roberto Godefroid Steiger

Cepstrum. Walter Roberto Godefroid Steiger Walter Roberto Godefroid Steiger Cepstrum Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Processamento Digital de Sinais, do Departamento de Engenharia elétrica da Universidade Federal do Paraná.

Leia mais

Reconhecimento de Locutor Usando Misturas de Gaussianas

Reconhecimento de Locutor Usando Misturas de Gaussianas Reconhecimento de Locutor Usando Misturas de Gaussianas Alessandra Adami Pinto Instituto Nacional de Telecomunicações alessandra@gec.inatel.br Carlos Alberto Ynoguti Instituto Nacional de Telecomunicações

Leia mais

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução.

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução. Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade Resolução Distorção Faixa dinâmica Faixa de frequência: Determina as frequências

Leia mais

Brilliant Solutions for a Safe World

Brilliant Solutions for a Safe World AFIS PARA GRANDE ESCALA E IDENTIFICAÇÃO MULTI-BIOMÉTRICA O MegaMatcher foi projetado para desenvolvedores de sistemas AFIS e multi-biométricos para verificação em grande escala. A tecnologia garante alta

Leia mais

I. B. de Paula CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS

I. B. de Paula CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS 1 Revisão da aula passada Ruído e interferência: podem ocorrer em quase todas as aplicações de engenharia onde existe transmissão de informações 2 Revisão

Leia mais

II WPPC Workshop de Pesquisas do Grupo PET Computação

II WPPC Workshop de Pesquisas do Grupo PET Computação II WPPC Workshop de Pesquisas do Grupo PET Computação Processamento digital de sinais de voz no desenvolvimento de aplicações de comunicação vocal homem-máquina para sistemas embarcados Joseana M. Fechine,

Leia mais

Osciloscópio Digital. Diagrama em blocos:

Osciloscópio Digital. Diagrama em blocos: Osciloscópio Digital Neste tipo de osciloscópio, o sinal analógico de entrada é inicialmente convertido para o domínio digital através de um conversor A/D rápido, sendo em seguida armazenado em uma memória

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MAYARA FERREIRA DA SILVA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE FUSÃO PARA VERIFICAÇÃO DE

Leia mais

3 Os Atributos MFCC e PNCC do Sinal de Voz

3 Os Atributos MFCC e PNCC do Sinal de Voz 3 Os Atributos MFCC e PNCC do Sinal de Voz No sinal de voz incorporam-se informações importantes do falante, que são altamente perceptíveis, tais como, dialeto, contexto, estilo de falar, estado emocional,

Leia mais

Métodos Matemáticos e Computacionais em Música

Métodos Matemáticos e Computacionais em Música Métodos Matemáticos e Computacionais em Música Luiz Velho, Paulo Cesar Carvalho, Sergio Krakowski, Marcelo Cicconet IMPA Processamento de Sinais Sonoros Luiz Velho Som - Sinal 1 D Música e Som Musica

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

Introdução a filtros digitais. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS

Introdução a filtros digitais. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Introdução a filtros digitais Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Filtro anti-aliasing Com um sinal já digitalizado não é possível distinguir entre uma frequência alias e uma frequência que realmente esteja

Leia mais

HARDWARE DOS RELÉS NUMÉRICOS

HARDWARE DOS RELÉS NUMÉRICOS HARDWARE DOS RELÉS NUMÉRICOS 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Objetivos idênticos ao hardware dos relés convencionais, ou seja, recebem sinais analógicos de tensão, corrente e outros, sinais digitais de contatos

Leia mais

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria Aquisição de Dados Profa. Tania Regina Tronco Conceito É a coleta de informações para fins de análise dos dados e consequente controle e monitoramento de um processo;

Leia mais

Vladimir Fabregas Surigué de Alencar. Atributos edomínios de Reconhecimento de Voz Distribuído. Engenharia Elétrica

Vladimir Fabregas Surigué de Alencar. Atributos edomínios de Reconhecimento de Voz Distribuído. Engenharia Elétrica Vladimir Fabregas Surigué de Alencar Atributos edomínios de Interpolação Eficientes em Reconhecimento de Voz Distribuído DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Programa de Pós graduação

Leia mais

Aluno: Tiago Andrade Togores Orientador: Professor Flávio Soares Côrrea da Silva

Aluno: Tiago Andrade Togores Orientador: Professor Flávio Soares Côrrea da Silva Aluno: Tiago Andrade Togores Orientador: Professor Flávio Soares Côrrea da Silva Interação humano-computador Interação humano-computador Interfaces naturais Interação humano-computador Interfaces naturais

Leia mais

2 Reconhecimento Automático De Locutor

2 Reconhecimento Automático De Locutor 2 Reconhecimento Automático De Locutor A voz é o produto resultante de uma sequência complexa de transformações que ocorrem em diferentes níveis, quais sejam: semântico, linguístico, articulatório e acústico.

Leia mais

Estimação da Resposta em Frequência

Estimação da Resposta em Frequência 27 Estimação da Resposta em Frequência ω = ω ω Objectivo: Calcular a magnitude e fase da função de transferência do sistema, para um conjunto grande de frequências. A representação gráfica deste conjunto

Leia mais

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 1 Princípios de Telecomunicações PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 Bloco de Comunicação Genérico Emissor sinais analógicos x sinais digitais Sinais

Leia mais

Reconhecimento de Tipos de Movimento Humano baseados no método GMM.

Reconhecimento de Tipos de Movimento Humano baseados no método GMM. Reconhecimento de Tipos de Movimento Humano baseados no método GMM. C.Gonçalves 1 ; L.A.Pereira; J.C.Pizolato, Jr.; A.Gonzaga. Escola de Engenharia de São Carlos-EESC-USP Av. Trab. São-Carlense, 400 CP

Leia mais

ESTUDO DE ALGORITMO DE SEGMENTAÇÃO DE FALA

ESTUDO DE ALGORITMO DE SEGMENTAÇÃO DE FALA ESTUDO DE ALGORITMO DE SEGMENTAÇÃO DE FALA Vinicius de Souza 1, Marcelo de Oliveira Rosa 2 1,2 Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Campus Curitiba Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Leia mais

Algoritmo Competitivo Aplicado ao Reconhecimento Automático da Identidade Vocal de Locutores

Algoritmo Competitivo Aplicado ao Reconhecimento Automático da Identidade Vocal de Locutores Proceedings of V Brazilian Conference on Neural Networks - V Congresso Brasileiro de Redes Neurais April 02-05, 2001, Rio de Janeiro - RJ - Brazil Algoritmo Competitivo Aplicado ao Reconhecimento Automático

Leia mais

Determinação de vícios refrativos oculares utilizando Support Vector Machines

Determinação de vícios refrativos oculares utilizando Support Vector Machines Determinação de vícios refrativos oculares utilizando Support Vector Machines Giampaolo Luiz Libralão, André Ponce de Leon F. de Carvalho, Antonio Valerio Netto, Maria Cristina Ferreira de Oliveira Instituto

Leia mais

Controlo Remoto de Presenças recorrendo à tecnologia de Speaker Verification

Controlo Remoto de Presenças recorrendo à tecnologia de Speaker Verification Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Controlo Remoto de Presenças recorrendo à tecnologia de Speaker Verification Paulo André Alves Moura VERSÃO PROVISÓRIA Dissertação realizada no âmbito do

Leia mais

2 Reconhecimento Facial

2 Reconhecimento Facial 2 Reconhecimento Facial Em termos gerais, o reconhecimento facial é o processo pelo qual se mede o grau de similaridade entre duas imagens faciais com o proposito de identificar a um indivíduo ou de verificar

Leia mais

RECONHECIMENTO DE VOZ PARA PALAVRAS ISOLADAS

RECONHECIMENTO DE VOZ PARA PALAVRAS ISOLADAS UN IVERS ID ADE FEDER A L DE PERNAM B UCO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA RECONHECIMENTO DE VOZ PARA PALAVRAS ISOLADAS TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno: Anderson Gomes da Silva {ags@cin.ufpe.br}

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica ENG04037 Sistemas de Controle Digitais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica ENG04037 Sistemas de Controle Digitais Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica ENG04037 Sistemas de Controle Digitais Introdução ao Controle Digital 1 Sistema de Controle 1. malha aberta

Leia mais

Data Link Desenvolvimento e Comércio de Software

Data Link Desenvolvimento e Comércio de Software Data Link Desenvolvimento e Comércio de Software http://www.datalink.inf.br QualityChecking (QCK) Software Para Registro E Controle De Inspeções De Produto E Recebimento MENU: 1 Recursos Gerais 1.1 Passos

Leia mais

A codificação primária é a representação digital de um canal de voz, sem a inclusão de bits de sincronismo e de verificação de paridade.

A codificação primária é a representação digital de um canal de voz, sem a inclusão de bits de sincronismo e de verificação de paridade. A codificação primária é a representação digital de um canal de voz, sem a inclusão de bits de sincronismo e de verificação de paridade. 50 8.1. Formas de representação digital do sinal de voz Há várias

Leia mais

Identificação de Locutor Robusta e Independente do Texto Usando Múltiplos Classificadores em Sub-bandas

Identificação de Locutor Robusta e Independente do Texto Usando Múltiplos Classificadores em Sub-bandas Eduardo Esteves Vale Identificação de Locutor Robusta e Independente do Texto Usando Múltiplos Classificadores em Sub-bandas Tese de Doutorado Documento apresentado ao Programa de Pós- Graduação em Engenharia

Leia mais

Impressão Digital, Biometria e Eletrônica

Impressão Digital, Biometria e Eletrônica Impressão Digital, Biometria e Eletrônica Professor: Marcelino Andrade Engenharia Eletrônica - EEL Campus UnB-Gama FGA Universidade de Brasília - UnB Engenharia Eletrônica A Eletrônica? Permite representar,

Leia mais

Características dos sons das vogais do português falado no Brasil

Características dos sons das vogais do português falado no Brasil Características dos sons das vogais do português falado no Brasil Benjamin Pereira dos Santos Siqueira benjamin_bps@hotmail.com Joyce Alvarenga de Faria joyce_alvar@hotmail.com Priscila Lemos Kallás Prof.

Leia mais

Analisador de espectros por FFT

Analisador de espectros por FFT Analisador de espectros por FFT A transformada de Fourier (FT) é uma ferramenta matemática utilizada essencialmente para decompor ou separar uma função ou forma de onda em senóides de diferentes frequências

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015

Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015 Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015 1) Projete um filtro FIR passa baixas de 3 etapas com frequência de corte

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 01 e 02 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 1.1 Informações,

Leia mais

Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal

Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal JPT 1 Aparelho Fonador Humano Modelo de Produção da Fala Frequência Fundamental F0 Formantes Sinal de Fala recolha (filtro anti-aliasing,

Leia mais

Tópicos Especiais em Reconhecimento de Padrões [2COP329] Mestrado em Ciência da. Sylvio Barbon Jr

Tópicos Especiais em Reconhecimento de Padrões [2COP329] Mestrado em Ciência da. Sylvio Barbon Jr Tópicos Especiais em Reconhecimento de Padrões [2COP329] Mestrado em Ciência da Computação Sylvio Barbon Jr barbon@uel.br (2/20) Tema Aula 1 Introdução ao Reconhecimento de Padrões 1 Introdução 2 Referências

Leia mais

Processamento Digital de Sinais:

Processamento Digital de Sinais: Processamento Digital de Sinais: Conceitos e Aplicações Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo IC-DSC-UFCG 1 Por que estudar PDS? 2 PDS Conceitos Básicos Sinais Padrões de variações que representam uma

Leia mais

Resumo. Filtragem Adaptativa. Filtros adaptativos. Tarefas desempenhadas pelos filtros

Resumo. Filtragem Adaptativa. Filtros adaptativos. Tarefas desempenhadas pelos filtros Resumo Filtragem Adaptativa Luís Caldas de Oliveira lco@istutlpt Instituto Superior Técnico Sistemas de filtragem adaptativa Conceitos de filtragem adaptativa Filtro de Wiener Algoritmo steepest descent

Leia mais

Transformada de Fourier: fundamentos matemáticos, implementação e aplicações musicais

Transformada de Fourier: fundamentos matemáticos, implementação e aplicações musicais Transformada de Fourier: fundamentos matemáticos, implementação e aplicações musicais MAC 0337 Computação Musical Jorge H. Neyra-Araoz IME USP 22/11/2007 Resumo Série de Fourier para funções periódicas

Leia mais

2 Modelos de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva

2 Modelos de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva 2 Modelos de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva Alguns modelos estocásticos de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva são baseados no modelo proposto por Maseng &

Leia mais

CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS

CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Apontamentos sobre Conversores A/D e D/A CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS APONTAMENTOS SOBRE CONVERSORES ANALÓGICO-DIGITAL E DIGITAL-ANALÓGICO Índice

Leia mais

Identificação e Verificação Biométrica Digital

Identificação e Verificação Biométrica Digital Ciclo de Seminários 2012.1 Identificação e Verificação Biométrica Digital Igor Gomes de Meneses Cruz igor.gomes@ccc.ufcg.edu.br 1 Agenda Considerações Iniciais Tipos de biometria Biometria Digital Técnicas

Leia mais

Analisador de Espectros

Analisador de Espectros Analisador de Espectros O analisador de espectros é um instrumento utilizado para a análise de sinais alternados no domínio da freqüência. Possui certa semelhança com um osciloscópio, uma vez que o resultado

Leia mais

Análise de Sinais e Sistemas

Análise de Sinais e Sistemas Universidade Federal da Paraíba Departamento de Engenharia Elétrica Análise de Sinais e Sistemas Luciana Ribeiro Veloso luciana.veloso@dee.ufcg.edu.br ANÁLISE DE SINAIS E SISTEMAS Ementa: Sinais contínuos

Leia mais

Introdução aos sinais discretos e conversão de sinais analógicos para digitais

Introdução aos sinais discretos e conversão de sinais analógicos para digitais Introdução aos sinais discretos e conversão de sinais analógicos para digitais Dispositivos de Medição Elétrica Usualmente, dois tipos de equipamentos são utilizados na medição de sinais elétricos: Medidores

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ CURITIBA 2013 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Leia mais

MÁSCARAS DE ÁUDIO PARA EMULAÇÃO DE VOZ

MÁSCARAS DE ÁUDIO PARA EMULAÇÃO DE VOZ MÁSCARAS DE ÁUDIO PARA EMULAÇÃO DE VOZ Acadêmico: Marcos Rodrigo da Silva Orientador: Paulo César Rodacki Gomes Sumário 2 Introdução Objetivo Fundamentação teórica Conceitos básicos Contexto atual do tema

Leia mais

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Percepção Auditiva PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi 10 / 2015 EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Som e Percepção Auditiva Fisiologia do Ouvido Humano Acústica Física Mascaramento Voz Humana

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Informática Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Horários Aulas Sala 3 CCET [quinta-feira, 8:20 12:00] Atendimento

Leia mais

Sobre o Livro. Todo o conteúdo foi preparado com muito carinho e com um desejo enorme de poder contribuir na melhora de seus trabalhos de gravação.

Sobre o Livro. Todo o conteúdo foi preparado com muito carinho e com um desejo enorme de poder contribuir na melhora de seus trabalhos de gravação. Sobre o Livro Este livro foi escrito com o objetivo de mostrar, de forma clara e objetiva, as etapas da produção de áudio. É destinado àqueles que querem executar trabalhos neste ramo ou àqueles que até

Leia mais

RECONHECIMENTO DE LOCUTORES UTILIZANDO MODELOS DE MARKOV ESCONDIDOS CONTÍNUOS

RECONHECIMENTO DE LOCUTORES UTILIZANDO MODELOS DE MARKOV ESCONDIDOS CONTÍNUOS TESE DE MESTRADO RECONHECIMENTO DE LOCUTORES UTILIZANDO MODELOS DE MARKOV ESCONDIDOS CONTÍNUOS EVANDRO DAVID SILVA PARANAGUÁ INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA RECONHECIMENTO DE LOCUTOR UTILIZANDO MODELOS

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 01 e 02 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 1.1 Informações,

Leia mais

Soluções PerCon - PicoTech

Soluções PerCon - PicoTech Soluções PerCon - PicoTech Catalogo completo disponível em nosso WebSite!!! Conectividade : Considerações Técnicas Se sinais elétricos são analógicos por que usamos osciloscópios digitais? A conectividade

Leia mais

Segurança de Sistemas

Segurança de Sistemas Faculdade de Tecnologia Senac Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Segurança de Sistemas Edécio Fernando Iepsen (edeciofernando@gmail.com) Biometria: Conceitos Literalmente:

Leia mais

NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V

NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SEMANA DOS 40 ANOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V PROGRAMA

Leia mais

O áudio. O áudio. O áudio Wilson de Pádua Paula Filho 1. Propriedades físicas do som Representação digital do som Processamento digital de som

O áudio. O áudio. O áudio Wilson de Pádua Paula Filho 1. Propriedades físicas do som Representação digital do som Processamento digital de som O áudio O áudio Representação digital do som Processamento digital de som As vibrações sonoras: propagam-se como ondas de pressão atmosférica; convertidas em sinais elétricos por transdutores; transdutores

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Comunicações

Introdução aos Sistemas de Comunicações aos Sistemas de Comunicações Edmar José do Nascimento () http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Roteiro 1 Sistemas de

Leia mais

Reconhecimento de Orador em Dois Segundos

Reconhecimento de Orador em Dois Segundos FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Reconhecimento de Orador em Dois Segundos Diana Rocha Mendes Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Orientador: Aníbal Ferreira

Leia mais

Palavras-chave: Processamento Digital de Sinais. Reconhecimento de Vogais. Frequências Formantes.

Palavras-chave: Processamento Digital de Sinais. Reconhecimento de Vogais. Frequências Formantes. RECONHECIMENTO DE VOGAIS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS E APRENDIZAGEM DE MÁQUINA Leonardo Dalla Porta Paim 1 ; Leonardo Gomes Tavares 2 RESUMO Este projeto busca desenvolver um

Leia mais

Estimação da Resposta em Frequência

Estimação da Resposta em Frequência 27 Estimação da Resposta em Frequência jω Ge ( ) = jω Ye ( ) jω Ue ( ) Objectivo: Calcular a magnitude e fase da função de transferência do sistema, para um conjunto grande de frequências. A representação

Leia mais

Apresentação... 1 Introdução... 1

Apresentação... 1 Introdução... 1 Apresentação O objetivo principal deste texto é servir como material básico para uma disciplina introdutória sobre sistemas de comunicações em um curso de Engenharia Elétrica. Ele tem abrangência limitada,

Leia mais

API para obtenção da Frequência de um Sinal de Som por meio da FFT em Java ME

API para obtenção da Frequência de um Sinal de Som por meio da FFT em Java ME API para obtenção da Frequência de um Sinal de Som por meio da FFT em Java ME Marcelo Ruaro Departamento de Engenharias e Ciência da Computação Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Leia mais

RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ

RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ Marcela Ribeiro Carvalho marcela@enecar.com.br IFG/Câmpus Goiânia Hipólito Barbosa Machado Filho hipolito.barbosa@ifg.edu.br IFG/Câmpus Goiânia Programa Institucional

Leia mais

Reconhecimento de palavras faladas isoladas em dispositivos móveis

Reconhecimento de palavras faladas isoladas em dispositivos móveis Reconhecimento de palavras faladas isoladas em dispositivos móveis Raphael F. Ramos, Luis A. Rivera, Fermín A. Tang, Ausberto S. Castro raphaelframos@gmail.com, {rivera, ascv, tang}@uenf.br Laboratório

Leia mais

Implementação de um protópito de uma interface para um controlador de cadeira. de rodas guiado pela direção do olhar.

Implementação de um protópito de uma interface para um controlador de cadeira. de rodas guiado pela direção do olhar. Implementação de um protópito de uma interface para um controlador de cadeiras de rodas guiado pela direção do olhar. Vinícius Assis Saueia da Silva 18 de abril de 2005 1 Título Implementação de um protópito

Leia mais

ANÁLISE DE SISTEMAS DE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DO LOCUTOR USANDO MFCC E QUANTIZAÇÃO VETORIAL

ANÁLISE DE SISTEMAS DE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DO LOCUTOR USANDO MFCC E QUANTIZAÇÃO VETORIAL POSMEC 2015 Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Faculdade de Engenharia Mecânica Universidade Federal de Uberlândia 18 e 19 de Novembro de 2015, Uberlândia - MG ANÁLISE DE SISTEMAS

Leia mais

O reconhecimento facial é dividido em três etapas: i) detecção da face, ii) extração de características e iii) reconhecimento da face.

O reconhecimento facial é dividido em três etapas: i) detecção da face, ii) extração de características e iii) reconhecimento da face. ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE RECONHECIMENTO FACIAL EM FOTOGRAFIAS DIGITAIS Ana Elisa SCHMIDT¹, Elvis Cordeiro NOGUEIRA² ¹ Orientadora e docente do IFC-Campus Camboriú; ² Aluno do curso de Bacharelado em Sistemas

Leia mais

RECONHECIMENTO DE COMANDOS DE VOZ PARA O ACIONAMENTO DE CADEIRA DE RODAS

RECONHECIMENTO DE COMANDOS DE VOZ PARA O ACIONAMENTO DE CADEIRA DE RODAS RECONHECIMENTO DE COMANDOS DE VOZ PARA O ACIONAMENTO DE CADEIRA DE RODAS JÉSUS A. O. NETO, MARCO A. A. CASTRO, LEONARDO. B. FELIX Núcleo Interdisciplinar de Análises de Sinais - NIAS Departamento de Engenharia

Leia mais

Sistema de Gestão de Inventário Patrimonial SGP

Sistema de Gestão de Inventário Patrimonial SGP Sistema de Gestão de Inventário Patrimonial SGP COMPLETO (Bicicletário e Item Rastreável) Especificação de Requisitos Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA... 3 1.2 ESCOPO DO SOFTWARE... 3

Leia mais

O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir:

O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir: Sistemas e Sinais O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir: 1 Sistemas e Sinais O bloco conversor A/D converte o sinal

Leia mais

6 Modelo Gamma-Cetuc (GC)

6 Modelo Gamma-Cetuc (GC) 6 Modelo Gamma-Cetuc (GC) Um modelo de sintetização de séries temporais de atenuação por chuva envolve a geração de dados aleatórios que satisfaçam especificações de estatísticas de primeira e de segunda

Leia mais

4 Robustez do Reconhecimento de Voz

4 Robustez do Reconhecimento de Voz 4 Robustez do Reconhecimento de Voz Nos capítulos anteriores foram apresentados a teoria e o funcionamento das etapas que conformam o sistema de reconhecimento de voz contínua. No entanto, se o que se

Leia mais

Aula 23. DDS Digital Direct Synthesis

Aula 23. DDS Digital Direct Synthesis Aula 23 DDS Digital Direct Synthesis Introdução Síntese direta digital, DDS (do inglês, Direct digital synthesis) é uma técnica para uso com sistemas de processamento de dados digitais para gerar um sinal

Leia mais

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação)

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação) Aula 22 Conversão Sigma-Delta (continuação) A estrutura mostrada na figura A.22.1 é chamado modulador Sigma-Delta (Σ- ). Esta estrutura, além de ser mais simples, pode ser considerada como uma versão suavizada

Leia mais

Técnicas de Gravação e Mixagem de Audio. Apostila 5. Audio Digital. 1. PCM Pulse Code Modulation

Técnicas de Gravação e Mixagem de Audio. Apostila 5. Audio Digital. 1. PCM Pulse Code Modulation Técnicas de Gravação e Mixagem de Audio Apostila 5 Audio Digital AC 1. PCM Pulse Code Modulation PCM é uma sigla para Pulse-Code Modulation, que é uma representação digital de um sinal analógico onde a

Leia mais

Analógico vs Digital

Analógico vs Digital Arquitectura de Computadores I Engenharia Informática (11537) Tecnologias e Sistemas de Informação (6616) Analógico vs Digital Nuno Pombo / Miguel Neto Arquitectura Computadores I 2014/2015 1 Os circuitos

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Aplicações da DFT Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Aplicações da DFT Nesta seção iremos apresentar três aplicações bastante comuns da DFT: 1) Análise espectral de sinais

Leia mais

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros Digitais Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros são usados basicamente para dois propósitos: Separação de sinais combinados; Restauração

Leia mais

Aula inaugural do curso Análise de Regressão

Aula inaugural do curso Análise de Regressão Aula inaugural do curso Prof a Silvia Nagib Elian Sala 215 - Bloco A Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Agenda 1. Exemplo 2. Introdução 3. Modelo de regressão linear simples

Leia mais

Comparação entre as técnicas de MFCC e ZCPA para reconhecimento robusto de locutor em ambientes ruidosos

Comparação entre as técnicas de MFCC e ZCPA para reconhecimento robusto de locutor em ambientes ruidosos Comparação entre as técnicas de MFCC e ZCPA para reconhecimento robusto de locutor em ambientes ruidosos Carlos D. R. Cuadros, Edson Cataldo UFF - Departamento de Matemática Aplicada Programa de Pós-graduação

Leia mais

Introdução aos Processos Estocásticos em Engenharia Elétrica 1

Introdução aos Processos Estocásticos em Engenharia Elétrica 1 Introdução aos Processos Estocásticos em Engenharia Elétrica 10 de março de 2014 Introdução aos Processos Estocásticos em Engenharia Elétrica 1 Conteúdo 1 Modelos Matemáticos - Determinísticos e Probabiĺısticos

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Aplicações da DFT Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Aplicações da DFT Nesta seção iremos apresentar três aplicações bastante comuns da DFT: 1) Análise espectral de sinais

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS 1 O SISTEMA TELEFÓNICO 1.1 Introdução 1.2 Terminais telefónicos 1.3 Rede telefónica 1.4 Princípios de comutação telefónica 1.4.1 Introdução

Leia mais

Lip Recognition. Victor Mocelin

Lip Recognition. Victor Mocelin Lip Recognition Victor Mocelin Sumário 1. Introdução do problema 2. Por que usar os lábios? 3. Dificuldades 4. Artigos relacionados 5. Referências 2 Introdução do problema Entradas Credencial Imagem dos

Leia mais

ALEXANDER ROBERT KUTZKE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE LOCUTOR EM TEMPO REAL E INDEPENDENTE DE TEXTO

ALEXANDER ROBERT KUTZKE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE LOCUTOR EM TEMPO REAL E INDEPENDENTE DE TEXTO ALEXANDER ROBERT KUTZKE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE LOCUTOR EM TEMPO REAL E INDEPENDENTE DE TEXTO Monografia apresentada ao Curso de Ciência da Computação, Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal

Leia mais