Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 118

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 118"

Transcrição

1 PROGRAMA Nº Manutenção e Operacionalização da SMSP FUNÇÃO: 04 ADMINISTRAÇÃO SUB-FUNÇÃO: 122 ADMINISTRAÇÃO GERAL Prover a Secretaria Municipal de Serviços Públicos dos recursos necessários ao bom desenvolvimento das suas funções. - Aquisição de materiais de consumo e permanente; - Instalação de computadores e impressoras nos setores que ainda não estão informatizados; - Modernização dos equipamentos de informática, com a substituição dos existentes (obsoletos); - Organização e controle das atividades relativas a pessoal, material, documentação, expediente, patrimônio, controle orçamentário no âmbito da secretaria, etc , , , ,00 - Aquisição de materiais de consumo e permanente. - Setores 100% informatizados - Aquisição de materiais de consumo e permanente. - Setores 100% informatizados - Aquisição de materiais de consumo e permanente. - Setores 100% informatizados - Aquisição de materiais de consumo e permanente. - Setores 100% informatizados

2 PROGRAMA Nº Gerenciamento da Limpeza Urbana - DSP FUNÇÃO: 04 ADMINISTRAÇÃO SUB-FUNÇÃO: 452 SERVIÇOS URBANOS - Gerenciar os contratos de serviços de limpeza urbana, e dar fim aos resíduos sólidos coletados no município; - Promover a limpeza geral da cidade, atender as reivindicações da comunidade, associações, etc.; - Modernização dos serviços de limpeza urbana. - Coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos; varrição, capina, roçada, remoção de entulhos, caiação, limpeza manual de rios e cainais, recolhimento de animais mortos em vias públicas, instalação de papeleriras e placas de identidicação de rua, etc... - locação e aquisição de equipamentos (ex. de varrição, lavagem de logradouros, etc...), veículos e máquinas; - extensão da área de atuação da empresa contratada no tocante a varrição. População , , , ,00 - Garantir 100% de recursos para melhoria da qualidade no atendimento aos serviços de limpeza da cidade. - Manutenção de melhor qualidade do atendimento. - Manutenção de melhor qualidade do atendimento. - Manutenção de melhor qualidade do atendimento.

3 Cidade Iluminada - DEIP FUNÇÃO: 25 ENERGIA SUB-FUNÇÃO: 452 SERVIÇOS URBANOS PROGRAMA Nº Dar condições de funcionabilidade ao Departamento de Energia e Iluminação Pública Garantir melhorias no setor com as implantações de novas redes quando necessário Cumprir metas estabelecidas. - Cumprir programas de manutenção com gerenciamento e controle de equipamento, pessoal e material. A população , , , ,00 - Cumprir 100% dos programas de manutenção com gerenciamento e controle de equipamento, pessoal e material. - Cumprir 100% dos programas de manutenção com gerenciamento e controle de equipamento, pessoal e material. - Cumprir 100% dos programas de manutenção com gerenciamento e controle de equipamento, pessoal e material. - Cumprir 100% dos programas de manutenção com gerenciamento e controle de equipamento, pessoal e material.com gerenciamento e controle de equipamento, pessoal e material.

4 Ótima Energia FUNÇÃO: 25 ENERGIA SUB-FUNÇÃO: 751 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA PROGRAMA Nº Racionalizar o consumo de energia elétrica em toda a Administração Municipal. Contratação de consultoria para desenvolvimento de projetos; Elaboração de projetos e execução de obras; Isenção de ICMS nas contas de energia elétrica; Campanhas educativas; Cobrança pelo uso do solo de torres e Linhas de transmissão. Administração pública municipal , , , ,00 Contratação de consultoria; Elaboração de projetos; Execução de obras; Discussão e encaminhamento da isenção do ICMS; Revisão da lei de cobrança pelo uso do solo. Elaboração de projetos; Execução de obras. Execução de obras Execução de obras

5 PROGRAMA Nº Programa de Melhoria Continuada da Iluminação Pública FUNÇÃO: 15 URBANISMO SUB-FUNÇÃO: 452 SERVIÇOS URBANOS - Melhoria da iluminação com utilização de luminárias de alto rendimento e lâmpadas eficientes. Implantação da iluminação pública em logradouros desprovidos da mesma e a serem construídos; Modernização da iluminação existentes; Disponibilização de recursos para melhoria dos serviços de manutenção; Novas instalações do departamento de energia e iluminação pública. - Implantação, substituição da iluminação pública nos logradouros do Município. - Substituição dos postes de madeira existentes na rua 1017 no Bairro Volta Grande II, por postes de concreto. A população , , , ,00 - Elaboração de projetos. - Melhoria do sistema de iluminação do Bairro Aero Clube. - Manutenção da iluminação dos escadões do Bairro Eucaliptal. - Manutenção da iluminação no escadão do Bairro São Geraldo ao Bairro Colina. - Melhoria do sistema de iluminação do Bairro Conforto. - Melhoria do sistema de iluminação do Bairro Colina. - Melhoria do sistema de iluminação do Bairro Casa de Pedra. - Melhoria do sistema de iluminação do Bairro Eucaliptal. - Substituição dos postes de madeira existentes na rua 1017 no Bairro Volta Grande II, por postes de concreto. - Elaboração de projetos.

6 - Elaboração de projetos para utilização de lâmpadas de 4ª geração.

7 Central de Controle dos Semáforos FUNÇÃO: 15 URBANISMO SUB-FUNÇÃO: 452 SERVIÇOS URBANOS - Melhoria na fluidez do trânsito. - Redução de gases na atmosfera. - Aumento do fator de segurança para os condutores de veículos. PROGRAMA Nº Desenvolvimento de projeto para controle automático dos semáforos. - Execução dos serviços de instalação de acordo com projeto. A população , , , ,00 - Contratação de projetos. - Contratação de projetos. - Contratação de projetos. - Contratação de projetos.

8 Energização dos Próprios Municipais FUNÇÃO: 25 ENERGIA SUB-FUNÇÃO: 752 ENERGIA ELÉTRICA - Redução no consumo de energia elétrica. PROGRAMA Nº Implantação nos Próprios a serem construídos, de iluminação com lâmpadas de 4ª geração. - Desenvolvimento de projetos com utilização de energia solar. A população , , , ,00 - Desenvolvimento de projetos com utilização de lâmpadas de 4ª geração e energia solar. - Desenvolvimento de projetos com utilização de lâmpadas de 4ª geração e energia solar. - Desenvolvimento de projetos com utilização de lâmpadas de 4ª geração e energia solar. - Desenvolvimento de projetos com utilização de lâmpadas de 4ª geração e energia solar.

9 Manutenção da Funerária Municipal FUNÇÃO: 08 ASSISTÊNCIA SOCIAL SUB-FUNÇÃO: 244 ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA PROGRAMA Nº Dar garantias de funcionabilidade à Funerária Municipal e cumprir metas estabelecidas. - Implantação de nova sede da Funerária Municipal. - Maior oferta de capelas mortuárias. - Melhoria no atendimento a população. - Projeto e construção da sede nova (própria) da funerária municipal. - Ampliação do número de capelas mortuárias. - Disponibilização de recursos humanos e viaturas para pronto atendimento da demanda, e manutenção da frota existente. - Treinamento dos funcionários para atendimento aos contribuintes. - Construção de estacionamento específico para as capelas mortuárias do Aterrado , , , ,36 - Elaboração de projeto e construção da nova sede da funerária: 100% - Término da construção das novas capelas: 100% - Serviço de atendimento: atendimento pleno da demanda. - Construção de estacionamento específico para as capelas mortuárias do Aterrado. - Atendimento pleno da demanda. - Atendimento pleno da demanda. - Atendimento pleno da demanda.

10 PROGRAMA Nº Remediação e Encerramento do Lixão Municipal FUNÇÃO: 18 GESTÃO AMBIENTAL SUB-FUNÇÃO: 541 PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL - Transformar o atual lixão municipal em massa inerte. - Implantar na totalidade o projeto de remediação e encerramento. Os usuários da bacia do Rio Paraíba do Sul e a população das margens do Rio Brandão. 18,18% 63,63% 86,36% 100% , , , ,00 - Encerrar sua utilização. - Contenção do chorume para tratamento. - Tratamento do chorume. - Destinação correta dos gases. - Destinação correta dos gases. - Recolhimento total do lixão. - Continuidade do tratamento do chorume. - Continuidade do tratamento do chorume.

11 PROGRAMA Nº Projeto e Construção do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) FUNÇÃO: 18 GESTÃO AMBIENTAL SUB-FUNÇÃO: 541 PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL - Dar destinação correta dos resíduos sólidos produzidos no município, maximizando o processo de reciclagem. - Consecução do projeto básico. - Elaboração e aprovação dos Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). - Elaboração do projeto detalhado. - Execução das obras e implantação dos equipamentos. - Iniciar operação no CTR. A população em geral. 60% 100% 100% 100% , , , ,00 - Término do projeto básico e aprovação do EIA/RIMA. - Início das obras do CTR. - Término das obras do CTR. - Implantação dos equipamentos. - Início de operação do CTR. - Operação do CTR. - Operação do CTR.

12 PROGRAMA Nº Ampliação do Sistema de Coleta Seletiva FUNÇÃO: 04 ADMINISTRAÇÃO SUB-FUNÇÃO: 452 SERVIÇOS URBANOS - Alcançar 50% de coleta seletiva em relação ao total de lixo recolhido no município. - Oportunizar a 100% da população a coleta seletiva porta a porta. - Permanente processo de educação ambiental. A população em geral. 20% 30% 40% 50% , , , ,00 - Coletar aproximadamente 13 t de material a reciclar por dia. - Coletar aproximadamente 19 t de material a reciclar por dia. - Coletar aproximadamente 26 t de material a reciclar por dia. - Coletar aproximadamente 32 t de material a reciclar por dia.

13 PROGRAMA Nº Programa de Melhoria Continuada dos Serviços de Manutenção de Parques e Jardins FUNÇÃO: 15 URBANISMO SUB-FUNÇÃO: 452 SERVIÇOS URBANOS - Garantir com eficiência os serviços de paisagismo e manutenção das áreas verdes urbanas e dos próprios municipais. - Implantação do plano de arborização municipal. - Equipes permanentes de manutenção e implantação. - Adensamento com plantio ao longo dos logradouros públicos. - Substituição das espécies inadequadas A população em geral , , , ,00 - Manutenção com melhor qualidade e tratamento paisagístico de novas áreas. - Substituição de 500 árvores em logradouros públicos. - Plantio de árvores em logradouros públicos. - Manutenção com melhor qualidade e tratamento paisagístico de novas áreas. - Substituição de 500 árvores em logradouros públicos. - Plantio de árvores em logradouros públicos. - Manutenção com melhor qualidade e tratamento paisagístico de novas áreas. - Plantio de árvores em logradouros públicos. - Manutenção com melhor qualidade e tratamento paisagístico de novas áreas. - Plantio de árvores em logradouros públicos.

14 PROGRAMA Nº Manutenção, Construção e Conservação do Cemitério Municipal Bom Jardim FUNÇÃO: 04 ADMINISTRAÇÃO SUB-FUNÇÃO: 452 SERVIÇOS URBANOS Dar garantias de funcionabilidade ao Cemitério Municipal; cumprir metas estabelecidas pela Lei Municipal n 3737, com a realização de obras de construções diversas e necessárias, e ainda, cuidar da ampliação do território do cemitério. Implantação do Crematório Municipal. Executar o muro em toda a poligonal do Cemitério Bom Jardim; pavimentar os espaços existentes entre as sepulturas; fazer a captação das águas pluviais por manilhamento; construir templo para celebrações ecumênicas; reformar a Capela Mortuária e a portaria de acesso ao cemitério e ainda, a construção de sanitários públicos na parte alta do cemitério A população em geral. 45% 55% 85% 100% , , , ,00 - Execução do muro divisório. - Reforma das instalações administrativas. - Reforma e ampliação das capelas mortuárias. - Iluminação de todas as vias do cemitério. - Construir templo de celebrações. - Implantação do crematório municipal. - Pavimentação dos espaços entre sepulturas. - Complementação do sistema de drenagem.

15 Programa Florestal Municipal FUNÇÃO: 18 GESTÃO AMBIENTAL PROGRAMA Nº SUB-FUNÇÃO: 541 PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL Preservar os fragmentos de mata atlântica; Implantação dos corredores ecológicos; Conservar e proteger os solos; Proteger nascentes e corpos d água; Conhecer os recursos florestais do município; conservar o patrimônio florestal; Promover a reflexão ecológica; Melhorar a qualidade de vida; Atrair e preservar a fauna nativa. - Implantação de matas urbanas em áreas públicas, com participação da população. - Manutenção das matas urbanas, com participação da população. - Implantação da Semana Municipal do Meio Ambiente com ações de conscientização, preservação e atividades que fomentem a importância das questões sócio-ambientais junto á população. A população em geral , , , ,00 - Implantação de matas urbanas. - Manutenção e acompanhamento do desenvolvimento das espécies de cada mata implantada no projeto. - Implantação de matas urbanas. - Manutenção e acompanhamento do desenvolvimento das espécies de cada mata implantada no projeto. - Implantação de matas urbanas. - Manutenção e acompanhamento do desenvolvimento das espécies de cada mata implantada no projeto. - Implantação de matas urbanas. - Manutenção e acompanhamento do desenvolvimento das espécies de cada mata implantada no projeto.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 067

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 067 PROGRAMA Nº- 067 MANUTENÇÃO DA FUNERÁRIA MUNICIPAL FUNÇÃO: 08 ASSISSTÊNCIA SOCIAL SUB-FUNÇÃO: 244 ASSISSTÊNCIA COMUNITÁRIA AMPLIAÇÃO DA NOVA SEDE ADMINISTRATIVA DA FUNERÁRIA MUNICIPAL, MELHORIA DAS CAPELAS

Leia mais

CURRÍCULO DE ENGENHEIRO. Serviços com CAT e atestados de responsabilidade registrados no CREA, que atendem à Lei de Licitações: (1) ACERVO TÉCNICO COM

CURRÍCULO DE ENGENHEIRO. Serviços com CAT e atestados de responsabilidade registrados no CREA, que atendem à Lei de Licitações: (1) ACERVO TÉCNICO COM CURRÍCULO DE ENGENHEIRO. Serviços com CAT e atestados de responsabilidade registrados no CREA, que atendem à Lei de Licitações: (1) ACERVO TÉCNICO COM CAT NA ÁREA DE MANUTENÇÃO PREDIAL: a)- Manutenção

Leia mais

ANEXO I. Estado do Tocantins Prefeitura Municipal de Cariri do Tocantins PROGRAMA DE PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS

ANEXO I. Estado do Tocantins Prefeitura Municipal de Cariri do Tocantins PROGRAMA DE PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS DAS METAS E PRIORIDADES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 01 LEGISLATIVA PROGRAMA DE PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS * Manter os serviços de suas atividades internas em conformidade com a legislação em vigor Órgão

Leia mais

page 1 of 98

page 1 of 98 page 1 of 98 page 2 of 98 page 3 of 98 page 4 of 98 page 5 of 98 page 6 of 98 page 7 of 98 page 8 of 98 page 9 of 98 page 10 of 98 page 11 of 98 page 12 of 98 page 13 of 98 page 14 of 98 page 15 of 98

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Curitiba Tem 317 anos Possui cerca de 1.851.215 hab. Área - 432,17 km2 VISTA AÉREA DE CURITIBA ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Leia mais

Escritório de Sustentabilidade Ambiental COMLURB José Henrique Penido Monteiro

Escritório de Sustentabilidade Ambiental COMLURB José Henrique Penido Monteiro Gestão de Resíduos em Grandes Cidades Propostas para uma Agenda Sustentável OBJETIVOS DA XXXXXX Escritório de Sustentabilidade Ambiental COMLURB José Henrique Penido Monteiro jpenido@web-resol.org Gestão

Leia mais

Divisão Técnica de Gestão Socioambiental

Divisão Técnica de Gestão Socioambiental Divisão Técnica de Gestão Socioambiental Processo Objeto Modalidade 2014 2015 2016 2017 13.1.455.49.5 Remoção por corte de árvores Registro de Preços: 64/2012 15.050,00 Remediação de área contaminada envolvendo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS CEMITÉRIOS E SERVIÇOS FUNERÁRIOS DE LONDRINA - ACESF

ADMINISTRAÇÃO DOS CEMITÉRIOS E SERVIÇOS FUNERÁRIOS DE LONDRINA - ACESF ADMINISTRAÇÃO DOS CEMITÉRIOS E SERVIÇOS FUNERÁRIOS DE LONDRINA - ACESF ANEXO I DEMONSTRATIVO DA ESTIMATIVA DA RECEITA ANEXO I - DEMONSTRATIVO DA ESTIMATIVA DA RECEITA Receita 2010 2011 2012 2013 TOTAL

Leia mais

Profissional: Eng. Civil e Segurança do Trabalho Carlos Alberto Denti (51)

Profissional: Eng. Civil e Segurança do Trabalho Carlos Alberto Denti (51) Atestados de capacidade e responsabilidade técnico profissional com CAT de Engenheiro limpeza urbana, Atestados de capacidade e responsabilidade técnico profissional com CAT de Engenheiro coleta resíduos

Leia mais

DRENAGEM URBANA E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS. Medidas estruturais e não estruturais. Prazo Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos)

DRENAGEM URBANA E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS. Medidas estruturais e não estruturais. Prazo Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos) 4.1 Elaborar implementar Plano Diretor de Drenagem Pluvial a fim de nortear as ações referentes ao serviço de manejo de águas pluviais, além de angariar recursos em fundos externos ao município que garantam

Leia mais

Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES

Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES PERGUNTAS NORTEADORAS: 1) O que significa ambientalizar a universidade e o que se espera com isso? Ambientalização da universidade é a inserção

Leia mais

Anexo 7 - Despesa por Projeto e Atividade - Detalhado

Anexo 7 - Despesa por Projeto e Atividade - Detalhado Folha N. 1 01 LEGISLATIVA 120.000,00 4.543.000,00 4.848.000,00 01.031 AÇÃO LEGISLATIVA 120.000,00 4.543.000,00 4.848.000,00 01.031.0001 PROCESSO LEGISLATIVO 4.543.000,00 4.728.000,00 01.031.0001.0125 INATIVOS

Leia mais

D/P 03 D/P D/PEO - Educação/ D/P 05 /Formação/ /Treinamento D/P 06. (continua) (continua) D/P 07

D/P 03 D/P D/PEO - Educação/ D/P 05 /Formação/ /Treinamento D/P 06. (continua) (continua) D/P 07 Quadro/Tabela Q/T PMA.3 Estância de Atibaia POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE DIRETRIZES/PROPOSIÇÕES Campo Diretrizes/ P Cód. Título Cód. - D/PIN - Institucional D/P 01 - D/PPL - Planejamento D/P 02 D/P 03 D/P

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Anual IFAM Campus COARI - CCO EXERCÍCIO 2016

Plano de Desenvolvimento Anual IFAM Campus COARI - CCO EXERCÍCIO 2016 Plano de Desenvolvimento Anual IFAM Campus COARI - CCO EXERCÍCIO 2016 PDA2016 CCO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas PDA 2016 - Total de Demandas por objetivos Estratégicos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA - ORÇAMENTO PROGRAMA 2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA - ORÇAMENTO PROGRAMA 2015 Adendo III - Portaria SOF nº 08 de 04 de fevereiro de 1985 Anexo 2 - DESPESA, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964 ÓRGÃO: 1200 - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO NATUREZA DA

Leia mais

Otávio Marcelo Matos de Oliveira

Otávio Marcelo Matos de Oliveira TERMO DE APOSTILAMENTO Nº. 23/2017 expedir a presente APOSTILA ao Contrato nº66/2016 (Tomada de Preço nº46/2015) firmado em 09 de março de 2016 com a empresa Paralela Engenharia e Empreendimentos Eireli

Leia mais

MODIFICAÇÕES AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

MODIFICAÇÕES AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS MODIFICAÇÕES AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS Página : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 1.1. SERVIÇOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1.1.1. ADMINISTRAÇÃO GERAL 1.1.1.1. EDIFÍCIOS 1.1.1.1. 04 2007 LOCAÇÃO FINANCEIRA

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Anual 2016

Plano de Desenvolvimento Anual 2016 PDA2016 CCO Custeio R$ 2.242.111,93 Capital R$ 114.268,07 Total R$ 2.356.380,00 CCO_DAP_CAM Total do Plano Saldo R$ 2.356.380,00 R$ 0,00 19263 Aquisição de Material de Consumo para o Campus (Expediente,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA ESTADO DO PARANÁ FUNÇÃO: JUDICIÁRIA Defesa do interesse público APOIO ADMINISTRATIVO Manutenção da Procuradoria Jurídica no processo judiciário ENCARGOS ESPECIAIS Encargos com precatórios e requisitórios FUNÇÃO: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MODIFICAÇÕES AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

MODIFICAÇÕES AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS MODIFICAÇÕES AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS Página : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 1.1. SERVIÇOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1.1.1. ADMINISTRAÇÃO GERAL 1.1.1.1. EDIFÍCIOS 1.1.1.1. 04 2007 LOCAÇÃO FINANCEIRA

Leia mais

DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS

DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS DESAFIOS ATUAIS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS Diógenes Del Bel Diretor Presidente Funasa Simpósio de Tecnologias em Engenharia de Saúde Pública 10 / set / 2012 Desafios atuais da gestão de resíduos urbanos

Leia mais

Município de Visconde do Rio Branco 1. Aspectos Gerais

Município de Visconde do Rio Branco 1. Aspectos Gerais Projeto Preparatório para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Paraíba do Sul Município de Visconde do Rio Branco 1. Aspectos Gerais O município de Visconde do Rio Branco tem uma população total de

Leia mais

Eco Universidade Plano Ambiental para uma Universidade Socioambientalmente correta

Eco Universidade Plano Ambiental para uma Universidade Socioambientalmente correta Eco Universidade Plano Ambiental para uma Universidade Socioambientalmente correta Profa. Zuy Maria Magriotis Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos Nossa localização Lavras A que distância estamos?

Leia mais

MUDANÇAS. Transformando a realidade dos resíduos sólidos no Distrito Federal Relatório Atividades Kátia Campos Presidente do SLU

MUDANÇAS. Transformando a realidade dos resíduos sólidos no Distrito Federal Relatório Atividades Kátia Campos Presidente do SLU MUDANÇAS Transformando a realidade dos resíduos sólidos no Distrito Federal Relatório Atividades 2017 Kátia Campos Presidente do SLU Dados históricos 1961 Primeira usina de tratamento de lixo e compostagem

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos do Plano Plurianual de Investimentos 1 Funções Gerais 1 111 Administração Geral de Ano Anos seguintes Anos Anteriores Ano 1 111 /1 Património Municipal - Construção, Aquisição, Conservação e Beneficiação

Leia mais

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos)

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos) 3.1 Instituir programa de coleta seletiva no município. 3.2 Realizar campanhas de sensibilização e educação socioambiental da população acerca da temática dos resíduos sólidos, quanto a importância da

Leia mais

Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE

Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE Página 1 01 Legislativa 01.031 Ação Legislativa 01.031.0001 Processo Legislativo 01.031.0001.1.001 Reforma e Ampliação da Sede da Câmara 01.031.0001.2.001 Gestão da Câmara Municipal de Vereadores 04 Administração

Leia mais

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados Incorporadora e Construtora 38 anos no mercado 121 empreendimentos lançados 3,5 milhões de metros quadrados de área construída e em construção (24.475 unidades) EZ TOWERS certificação e diferenciais ambientais

Leia mais

Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP.

Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP. Plano Plurianual 2.002 2.005 Transformações Urbanas Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP. Melhorar a qualidade

Leia mais

O PACTO PELO SANEAMENTO LIXÃO ZERO + RECICLA-RIO REGIONALIZAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA A RECICLAGEM

O PACTO PELO SANEAMENTO LIXÃO ZERO + RECICLA-RIO REGIONALIZAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA A RECICLAGEM O PACTO PELO SANEAMENTO LIXÃO ZERO + RECICLA-RIO REGIONALIZAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA A RECICLAGEM CENÁRIO/TENDÊNCIAS Erradicação de Lixões Implantação de Aterros Sanitários / Centrais de Tratamento de Resíduos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL CAJURU 24/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia 24

Leia mais

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura.

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES Conceitos básicos Paisagem A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. Refere-se ao espaço ou extensão territorial que é possível

Leia mais

ATESTADO DE RESPONSABILIDADE E CAPACIDADE TECNICA MANUTENCAO PREDIAL

ATESTADO DE RESPONSABILIDADE E CAPACIDADE TECNICA MANUTENCAO PREDIAL Curriculo, possuo Acervo técnico de engenheiro de manutenção predial com atestados responsabilidade técnico profissional e de capacidade e CAT manutenção predial para licitações. Curriculo, possuo Acervo

Leia mais

Maranhão LDO Anexo de Metas e Prioridades Governo Municipal de Lima Campos Página : 001 =======================================================

Maranhão LDO Anexo de Metas e Prioridades Governo Municipal de Lima Campos Página : 001 ======================================================= Governo Municipal de Lima Campos Página : 001 Órgão: 01 - Câmara Municipal Função: 01 - Legislativa Subfunção: 031 - Ação Legislativa Programa: 0001 - Processo Legislativo Ação...: 1001 - Modernização

Leia mais

Complexo Cantinho do Céu

Complexo Cantinho do Céu Complexo Cantinho do Céu Diretrizes Para Urbanização e Recuperação Ambiental Características Gerais Complexo Cantinho do Céu Características Gerais Localização Represa Billings; Subprefeitura: Capela do

Leia mais

ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais

ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais PROTOCOLO DE AUDITORIA AMBIENTAL PARTE 1 IDENTIFICAÇÃO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: DATA: PERÍODO: Início:

Leia mais

Meio ambiente e sustentabilidade. Projetos ambientais, eficiência em tecnologia de energia, programas de compensação

Meio ambiente e sustentabilidade. Projetos ambientais, eficiência em tecnologia de energia, programas de compensação : overview O maior exemplo do engajamento do Grupo AB Concessões sobre questões ambientais é, sem dúvida, receber o merecido Prêmio Ambiental Chico Mendes 2014, na categoria Gestão Ambiental, com aproveitamento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PRO REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PRO REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO suporte para alimentação, hospedagem e similares Permitir a participação em capacitação fora da sede com a aquisição de passagens para Aumentar a Capacitação Profissional de movimentação do servidor Servidores

Leia mais

PROGRAMA IFNMG SUSTENTÁVEL Metas a serem alcançadas

PROGRAMA IFNMG SUSTENTÁVEL Metas a serem alcançadas Ações/Programas e Detalhamento PROGRAMA Unidades e áreas envolvidas e respectivos responsáveis Projeto de Boas práticas de gestão do serviço público: Redução dos gastos públicos e racionalização dos recursos

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa PEGADA ECOLÓGICA Pegada Ecológica (também denominada de pegada carbônica ) é definida, portanto, como área de território ecologicamente produtivo (cultivos, pastos, florestas ou ecossistemas aquáticos)

Leia mais

DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - EXERCÍCIO 2010

DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - EXERCÍCIO 2010 03.01.00. Superintendência 2.115.000,00 03.01.01. Superintendência 646.000,00 646.000,00 124 2060 Realizar a Supervisão e Coordenação Superior realizadas (percentual): 100 512 Básico Urbano 646.000,00

Leia mais

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção ATIVIDADES DE INFRA E APOIO AO NEGÓCIO Identificação de todas as atividades de infraestrutura e apoio ao negócio central presentes no edifício e/ou necessárias Gestão das áreas de estacionamento Gestão

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: INOVAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE. Paulo Celso dos Reis Gomes

GESTÃO PÚBLICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: INOVAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE. Paulo Celso dos Reis Gomes GESTÃO PÚBLICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: INOVAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE Paulo Celso dos Reis Gomes Desafios do Governo Rollemberg em relação aos resíduos sólidos urbanos (2015/18) 1 Encerrar as atividades irregulares

Leia mais

Indicadores Físico / Financeiro Produto Unidade de Medida Meta Física Meta Financeira P GERAL UNIDADE 1, ,00

Indicadores Físico / Financeiro Produto Unidade de Medida Meta Física Meta Financeira P GERAL UNIDADE 1, ,00 Programa: 0001 - PROCESSO LEGISLATIVO 01 - CAMARA MUNICIPAL DE NOBRES 001 - CAMARA MUNICIPAL DE NOBRES 01 - CAMARA MUNICIPAL DE NOBRES 001 - CAMARA MUNICIPAL DE NOBRES 01 - CAMARA MUNICIPAL DE NOBRES 001

Leia mais

Aquisição de combustíveis automotivos. PP005/ Serviço de fornecimento de refeição. PP011/2015-SRP - Aquisição de Veículos

Aquisição de combustíveis automotivos. PP005/ Serviço de fornecimento de refeição. PP011/2015-SRP - Aquisição de Veículos Licitações - Tabela ID Número Processo: Tipo: Modalidade: Status: 103 0115007- Aquisição de combustíveis automotivos 104 0115009- PP005/ - Serviço de fornecimento de refeição 105 0203017- PP011/-SRP -

Leia mais

Sumário. Apresentação dos Autores... Introdução...

Sumário. Apresentação dos Autores... Introdução... Sumário Apresentação dos Autores......................................... Introdução..................................................... VII XI Capítulo 1 Gestão de Recursos Hídricos.........................

Leia mais

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 1. Recursos SEF 1.1. Custeio - Dotação Básica - Manutenção e Reposição de Equipamentos de Informática - Treinamento de Recursos Humanos

Leia mais

Avanços e desafios da gestão de resíduos sólidos em Porto Alegre. André Carús Diretor-Geral Departamento Municipal de Limpeza Urbana

Avanços e desafios da gestão de resíduos sólidos em Porto Alegre. André Carús Diretor-Geral Departamento Municipal de Limpeza Urbana Avanços e desafios da gestão de resíduos sólidos em Porto Alegre André Carús Diretor-Geral Departamento Municipal de Limpeza Urbana Serviços Executados pelo DMLU (contratos e execução própria) Coleta regular

Leia mais

PROGRAMA COLATINA CIDADE SUSTENTÁVEL

PROGRAMA COLATINA CIDADE SUSTENTÁVEL PROGRAMA COLATINA CIDADE SUSTENTÁVEL 1 Varrição; 2 Coleta Seletiva; 3 Recolhimento do Óleo de Cozinha Usado; 4 Renovatech; 5 Instalação de Containers para Lixo Seco e Úmido no Centro da Cidade; 6 Instalação

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ENGENHARIA

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ENGENHARIA POLÍTICAS PÚBLICAS NA ENGENHARIA POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO AÇÕES INTEGRADAS DAS TRÊS ESFERAS DE PODER: GOVERNOS: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL EM CONJUNTO COM A SOCIEDADE CIVIL GERANDO ESFORÇOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante. Daniel Cavalcanti de Albuquerque

Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante. Daniel Cavalcanti de Albuquerque Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante Daniel Cavalcanti de Albuquerque Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante Daniel Cavalcanti de Albuquerque

Leia mais

Plano de Governo da Coligação PR/PSD/PP/DEMOCRATAS

Plano de Governo da Coligação PR/PSD/PP/DEMOCRATAS Plano de Governo da Coligação PR/PSD/PP/DEMOCRATAS Este plano de Governo é o resultado das sugestões de pessoas ligadas aos partidos da coligação ACREDITE NA RENOVAÇÃO, bem como, das sugestões colhidas

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TRÂNSITO

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TRÂNSITO ATRIBUIÇÕES DA 1. DA I. O planejamento, a coordenação, a promoção, a execução e fiscalização de obras e serviços públicos; II. A coordenação do licenciamento dos projetos de urbanização de obras e dos

Leia mais

Lei Orçamentária Anual Exercício 2011

Lei Orçamentária Anual Exercício 2011 Prefeitura Municipal de Erechim Clique AUDIÊNCIA para editar o estilo do subtítulo PÚBLICA mestre Lei Orçamentária Anual Exercício 2011 EVOLUÇÃO DA RECEITA Receita % Crescimento Exercício Arrecadada/Estimada

Leia mais

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS]

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] ATERROS SANITÁRIOS [DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] 2013 O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? É O LIXO QUE PRODUZIMOS. NOSSO LIXO DE TODOS OS DIAS. E ESSES RESÍDUOS OU LIXO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Leia mais

Ações Justificativa Tarefas Setor Valor Unitário Natureza Valor Total. Treinamento para tecnicos Administrativos E Docentes (inscrição)

Ações Justificativa Tarefas Setor Valor Unitário Natureza Valor Total. Treinamento para tecnicos Administrativos E Docentes (inscrição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO 1. Objetivo: Desenvolvimento de Pessoas

Leia mais

BALANCETE DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

BALANCETE DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS Object. Descrição Dotação Pagamento Tx. Ex. 1 EDUCAÇÃO 1.450.930,00 205.541,04 14,17% 1.1 Educação Pré-Escolar 1.1.1 Reparação de Edifícios Escolares 2.900,00 304,92 10,51% 1.1.2 Aquisição Maquinaria e

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB Maria Victória de Sousa; Joevelly Vitória Alves da Silva; Cinthia Saska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental Abril/2017 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

Propostas de projetos de Compensação Ambiental

Propostas de projetos de Compensação Ambiental Propostas de projetos de Compensação Ambiental Bairro Estância Aleluia Miguel Pereira Março de 2015 Prezado morador, Como foi apresentado na reunião com moradores no dia 16 de março, está em negociação

Leia mais

FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL - MUNICÍPIO

FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL - MUNICÍPIO PLANO DIRETOR E SANEAMENTO AMBIENTAL FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL - MUNICÍPIO PLANO DIRETOR O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento

Leia mais

MUNICÍPIO DE Artur Nogueira

MUNICÍPIO DE Artur Nogueira Resp.: 0001 MODERNIZAÇÃO DO LEGISLATIVO 51 CAMARA 1 CAMARA MUNICIPAL Dar melhores condições de atuação aos vereadores A atual estrutura é inadequada para as necessidades do Edis 1001 CONTRUÇÃO/AMPLICAÇÃO/REFORMA

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COMUNICATTION ON PROGRESS - COP São Paulo 2016 1.Apresentação Situada em posição estratégica na Vila Guilherme - Zona Norte de São Paulo a A.S. Transportes Ltda. é uma empresa

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO

Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO 15 Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO FRANCISCO COELHO FILHO PREFEITO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO ELEIÇÕES 2012 Educação Reforma e ampliação das escolas municipais.

Leia mais

Dois temas, muitas pautas. Saneamento e meio ambiente

Dois temas, muitas pautas. Saneamento e meio ambiente Dois temas, muitas pautas Saneamento e meio ambiente Saneamento básico, os temas Lei 11.445/07 conceitos, princípios e diretrizes 4 serviços básicos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos

Leia mais

Contratação de Serviços Públicos

Contratação de Serviços Públicos Contratação de Serviços Públicos MODELOS DE CONTRATAÇÃO I. MODELO CONVENCIONAL DE CONTRATO DE EMPREITADA (LEI 8.666/93) II. MODELO DE CONCESSÃO PÚBLICA (Tradiconal) (LEI 8.987/95) III. MODELO DE PPP (Concessão

Leia mais

Íntegra da Apresentação de 11/05/2016

Íntegra da Apresentação de 11/05/2016 Íntegra da Apresentação de 11/05/2016 Fontes de Financiamento RECEITAS CORRENTES 117.661.300,00 Receita Tributária 17.867.000,00 Receita Patrimonial 778.900,00 Receita de Serviços 74.538.600,00 Outras

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis OBJETIVO ESTRATÉGICO DO SGAC Alcançar o Nível de Maturidade de uma Empresa de Classe Mundial Evento com Fornecedores dos Correios AÇÃO ESTRATÉGICA Implantar o modelo de gestão ambiental da empresa de acordo

Leia mais

Proposta Orçamentária para o Exercício de 2011

Proposta Orçamentária para o Exercício de 2011 Proposta Orçamentária para o Exercício de 2011 Elaborada segundo a lei federal nº 4320/64 e suas alterações Modelo 400 Sumário Geral da Receita por Fontes e da Despesa por Função do Governo Especificação

Leia mais

Questionário - Levantamento de Dados Municípios do Estado do Tocantins 1. Requisitos Legais / Estudos Específicos

Questionário - Levantamento de Dados Municípios do Estado do Tocantins 1. Requisitos Legais / Estudos Específicos MUNICÍPIO RESPONSÁVEL CONTATO (tel. e e-mail) Questionário - Levantamento de Dados Municípios do Estado do Tocantins 1. Requisitos Legais / Estudos Específicos Existem Planos Setoriais / Planos de Integração

Leia mais

CIEP 305 HEITOR DOS PRAZERES PROJETO: CONHECENDO NOSSA TERRA

CIEP 305 HEITOR DOS PRAZERES PROJETO: CONHECENDO NOSSA TERRA CIEP 305 HEITOR DOS PRAZERES PROJETO: CONHECENDO NOSSA TERRA Projeto realizado pelas professoras Rita Enseki e Clarice com as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio do ano letivo de 2007. Outubro de 2008

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL 01 001 Edifícios próprios de Ano Anos seguintes Anos Anteriores Ano 01 001 2009/2 Obras de reabilitação em edifícios próprios 02 07010301 E 100 01/2009 12/2018 336.00 150.00 486.00

Leia mais

Ciclus A Empresa. Ciclus. Haztec (gestão de resíduos) Júlio Simões (Logística) A Ciclus já nasce herdando grande know how em sua área de atuação.

Ciclus A Empresa. Ciclus. Haztec (gestão de resíduos) Júlio Simões (Logística) A Ciclus já nasce herdando grande know how em sua área de atuação. CICLUS Ciclus A Empresa Haztec (gestão de resíduos) Júlio Simões (Logística) Ciclus A Ciclus já nasce herdando grande know how em sua área de atuação. SERB CONTRATO 318/2003 - COMLURB Escopo Concessão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Olindina publica:

Prefeitura Municipal de Olindina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1805 Prefeitura Municipal de publica: Decreto 15/2016 - Abre Crédito Suplementar no valor de 1.038.583,20 (um milhão e trinta e oito mil e quinhentos e oitenta e três

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dias d`ávila publica:

Prefeitura Municipal de Dias d`ávila publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1228 Prefeitura Municipal de publica: Decreto 11/2019 - Alteração do QDD no valor de 1.000,00 (um mil reais ) e dá outras providências. Decreto 12/2019 - Abre crédito

Leia mais

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Mauricio Cruz Lopes Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Impacto da Construção Civil 20 a 30% de produção de gases de Efeito Estufa 12 a 16% de consumo de água 30% a 40%

Leia mais

DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 96, de 07 de dezembro de 2017

DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 96, de 07 de dezembro de 2017 DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 96, de 07 de dezembro de 2017 Atualiza o Plano de Aplicação Plurianual - PAP a ser executado com recursos financeiros oriundos da cobrança pelo uso de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ipora - PR Plano Plurianual Ações Validadas Dados Enviados ao Legislativo

Prefeitura Municipal de Ipora - PR Plano Plurianual Ações Validadas Dados Enviados ao Legislativo PÁGINA: 1 DE 41 Programa: 0000 - Operações Especiais 0.001 - Efetuar o pagamento de amortização, juros e outros encargos, dos serviços da Dívida Pública Interna ADMINISTRAÇÃO GERAL O Diversos Diversos

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Anual 2016

Plano de Desenvolvimento Anual 2016 PDA2016 CLB Custeio R$ 2.239.692,96 Capital R$ 514.071,04 Total R$ 2.753.764,00 LAB_DAP Total do Plano Saldo R$ 2.704.018,91 R$ 49.745,09 339037-LOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA 16679 Manutenção do contrato para

Leia mais

Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito.

Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito. 1. Definição Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito. Para se adaptar à Coleta Seletiva, é essencial que o material

Leia mais

Estado de São Paulo PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO

Estado de São Paulo PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL 008 Página: / Data: /0/007 Entidade: -.30 3 7 7 8 8 8 Órgão: 03.00 - GABINETE MUNICIPAL.9,00 Unidade: 03.0 - GABINETE DO PREFEITO 7.9,00 Proj./Ativ.:.00 - Manutenção do Gabinete

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU Prefeitura Municipal Consórcio: de Uruguaiana PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DE URUGUAIANA PGIRSU A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI Nº 12.305/2010 Marco histórico

Leia mais

LICITAÇÕES REALIZADAS EM 2013 MODALIDADE COLETA DE PREÇOS

LICITAÇÕES REALIZADAS EM 2013 MODALIDADE COLETA DE PREÇOS LICITAÇÕES REALIZADAS EM 2013 MODALIDADE COLETA DE PREÇOS NÚMERO DO PROCESSO 01/2013 Rua Alfredo Guedes, 1949 CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, COORDENAÇÃO, APOIO, GERENCIAMENTO

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental O Plano de Gestão Ambiental (PGA) visa efetivar a gestão ambiental integrada aos pilares econômico, social e ambiental,

Leia mais

Localizada a 90 km de São Paulo Região Sudeste

Localizada a 90 km de São Paulo Região Sudeste População 586.625 hab. (IBGE 2010) Área 449,12 km² Densidade Demográfica 1.306,16 hab./km² PIB R$ 13.072.889,43 (SEADE 2008) PIB per capita R$ 22.284,90 (SEADE 2010) Crescimento Populacional 1,75%/ano

Leia mais

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO DO RESIDENCIAL SANTA MONICA A INFRAESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL SANTA MONICA OBEDECERÁ ÀS SEGUINTES ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL D I A S 2 6 E 2 7 D E M A R Ç O D E 2 0 0 4 P E N Á P O L I S S P CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL Edson Bilche Girotto Engenheiro Civil Diretor Presidente do

Leia mais

Ação-Subação/Função-Subfunção Unid. Responsável Tipo Produto (Bem ou Serviço) Unid.Medida Ano. Físicas (R$ 1) Página: 1 de 27 01/08/ :19

Ação-Subação/Função-Subfunção Unid. Responsável Tipo Produto (Bem ou Serviço) Unid.Medida Ano. Físicas (R$ 1) Página: 1 de 27 01/08/ :19 Página: 1 de 27 Programa: 2000 - Desenvolvimento do Turismo e Cultura 2.200 - Promoção da Festa de General Câmara SECRETARIA TURISMO CULTURA ESPORTE LAZER 2018 1,00 110.000,00 2019 1,00 110.000,00 2020

Leia mais

RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO

RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO 3 4 Figuras 161 a 162: Evolução da remoção de um canal onde não há limitação com expansão da margem vegetada etapas 3 e 4 Fonte: COSTA (2001, p. 143) apud CARDOSO (2003) 211 O plano do rio Don parece ser

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS CONFEA / CREA E O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS William Alvarenga Portela Engenheiro Agrônomo Tel.: (12) 9 7408-5000 william@portelaambiental.com.br São José dos Campos - SP Arborização

Leia mais

ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA

ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA FREG. DE AMARANTE (S. GONÇALO), MADALENA, CEPELOS E GATÃO MUNICÍPIO DE AMARANTE ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA PARA O ANO FINANCEIRO DE 2018 POCAL Datas das Deliberações Junta de Freguesia Assembleia de Freguesia

Leia mais

ANEXO DE METAS E PRIORIDADES PROGRAMA FINALÍSTICO

ANEXO DE METAS E PRIORIDADES PROGRAMA FINALÍSTICO Página 1 PROGRAMA: ATENÇÃO A SAÚDE DA POPULAÇÃO OBJETIVO: Promover o acesso universal da população aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares nos postos de saúde e hospitais localizados no

Leia mais

Prefeitura de. Gestão para Resultados

Prefeitura de. Gestão para Resultados Prefeitura de Gestão para Resultados ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PROPÓSITO: Administração qualificada para o desenvolvimento. MISSÃO: Administrar de forma planejada e participativa, liderando o desenvolvimento,

Leia mais

HSA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

HSA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HSA 0109 - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Sistema de Limpeza Urbana Engo. Francisco Luiz Rodrigues Profa. Dra. Wanda Risso Günther FSP/USP Fatores que influenciam a geração de resíduos nos centros urbanos

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saneamento Básico PNSB /09/2009

Pesquisa Nacional de Saneamento Básico PNSB /09/2009 Pesquisa Nacional de Saneamento Básico PNSB 2008 09/09/2009 HISTÓRICO 1974: o primeiro levantamento estatístico sobre saneamento básico foi realizado, num convênio firmado com o Ministério da Saúde, no

Leia mais

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO : Araçuaí DISTÂNCIA DA CAPITAL : 678km MESOREGIÃO: Jequitinhonha

Leia mais