Help Contabilização Rápida E&L Produções de Software

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Help Contabilização Rápida E&L Produções de Software"

Transcrição

1 Help Contabilização Rápida Note: To change the product logo for your ow n print manual or PDF, click "Tools > Manual Designer" and modify the print manual template.

2 Contents 5 Table of Contents Foreword 7 Part I Informações 10 Part II Contabilização Rápida 12 1 Sintese... dos Procedimentos 12 2 Procedimento Atualização do Sistema 13 3 Procedimento Backup dos Dados 15 4 Procedimento Conferência dos Saldos Iniciais 17 5 Procedimento Verificação de Inconsistências 19 6 Procedimento Início da Configuração 23 Procedimento Configuração Histórico de Lançamentos 23 Procedimento Configuração Arquivo Pré-Definido 28 7 Procedimento Conferência da Listagem de Configuração 34 Procedimento Configuração Manual de Vinculação do PCASP 37 8 Procedimento Geração dos Lançamentos de Abertura 39 9 Procedimento Gera dos Lançamentos Procedimento Verificação de Inconsistências Procedimento 10 - Conferência Final e Validação do Responsável Index 0 5

3 10 Help Contabilização Rápida 1 Informações Help (Manual de Ajuda) Contabilização Rápida Avenida Koehler, 238, Centro CEP: Domingos Martins - ES Telefax: (27)

4 12 Help Contabilização Rápida 2 Contabilização Rápida Para melhor atender as necessidades de configuração dos lançamentos contábeis, foi desenvolvido no sistema E&L Contabilidade Pública Eletrônica os procedimentos destados neste Help, possibilitando a configuração rápida e automática de contabilização. A Contabilização Rápida tem o intuito de realizar a configuração das contas do PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público) com a finalidade de gerar os lançamentos automáticos na execução das receitas e despesas registradas no Sistema e, consequentemente, evitando que ocorram mais inconsistências nos lançamentos e ocorrências. 2.1 Sintese dos Procedimentos 1- Atualizar o Sistema (Normalmente realizado no Servidor); 2- Fazer o backup dos dados (Utilitário/ Backup/Transmissão do Banco de Dados); 3- Conferência dos Saldos Iniciais (Arquivos/ Cadastros do Sistema/ Saldo Inicial/ Saldo Inicial das Contas Contábeis), que se dá através do encerramento dos anos anteriores, estando estes saldos disponíveis no Anexo XIV - Balanço Patrimonial (Relatórios/ Balanço) ou no PCA (Clientes Minas Gerais a partir de 2014); 4- Realizar a verificação das inconsistências (Utilitário/ Verificação de Inconsistências), identificando os erros antes das configurações da Contabilização; 5- A partir da Análise das Inconsistências será possível decidir qual será o método de configuração: 5.1- Se a base de dados vem realizando a Contabilização sem problemas de análises, ou seja, sem inconsistências de lançamentos e/ou ocorrências, poderá utilizar a rotina de Importação da Configuração do PCASP Automática, disponíveis no Cadastro do Detalhamento do Plano de Contas da Receita e da Despesa (Arquivos/ Cadastros do Sistema/ Tabelas/ Plano de Contas/ Detalhamento do Plano da Despesa (e Receita) - Opções: Importar Conf. PCASP Automático), configurando os lançamentos já utilizados em sua própria rotina de contabilização (histórico dos lançamentos realizados na base de dados); 5.2- Se a base de dados contém muitas inconsistências de lançamentos e/ou ocorrências, poderá utilizar a rotina de Importação através do Arquivo *.DB3 com as configurações pré-definidas (Utilitário/ Exportação/Importação de Arquivos/ Importação e Exportação dos Lançamentos Automáticos), gerado a partir de uma base modelo (sem problemas de lançamentos e/ou ocorrências). Observação: Caso ocorra inconsistência na importação, informando que não encontrou alguma conta, este deverá ser analisado e caso necessário incluir as contas descritas na base destino; 6- Após a configuração realizada no item 5.1 ou 5.2 será necessário visualizar o Listagem de Configuração Orçamento x PCASP (Relatórios/ Listagens/ Tabelas/ Configuração Orçamento x PCASP), com a finalidade de identificar se todas as Contas estão como CONFIGURADAS ou NÃO CONFIGURADAS. Caso ainda haja contas que não foram configuradas, poderá utilizar a Vinculação

5 Contabilização Rápida 13 PCASP para configuração "manual" (Arquivos/ Cadastros do Sistema/ Plano de Contas/ Detalhamento do Plano da Despesa (e Receita) - Aba: Vinculação PCASP - Cadastrar), devendo selecionar a conta e na aba informar a Conta Débito e a Conta Crédito que será realizado o lançamento de contabilização; 7- Após as configurações acima citadas, será necessário gerar os lançamentos dos registros já cadastrados até o período que iniciou-se a rotina através desta configuração, iniciando pelo orçamento ( Utilitário/ Lançamentos de Abertura do Orçamento); 8- Realizar a geração dos lançamentos de todas as tabelas no Período Anual (Utilitário/ Gera Lançamentos). Observação: Ao realizar a geração da Tabela "Talão", o sistema irá questionar quanto a receita orçamentária. Neste, deixe em branco para que sejam gerados os laçamentos de todas as receitas. 9- Após a geração de todos os lançamentos, atualizando a contabilização conforme configuração realizada, faz-se necessário realizar novamente a verificação de inconsistência (Procedimento 4), a fim de visualizar a correção dos problemas de lançamentos e/ou ocorrências e identificando os problemas que ainda podem constar, como saldos negativos, entre outros, que precisarão de análise e correção na base de dados. 10- Após todos os procedimentos, o responsável pelos dados (CONTADOR / ASSESSORES) deverá analisar todos os lançamentos configurados, através do Listagem de Configuração Orçamento x PCASP (Procedimento 6) e validar. Caso este não esteja de acordo, deve-se restaurar os dados com o backup feito no Procedimento 2, voltando as configurações anteriores. OBSERVAÇÃO: Em caso de maiores dúvidas, verificar os Procedimentos individualizados. 2.2 Procedimento 1 - Atualização do Sistema Para dar início as Configurações da Contabilização Rápida, faz-se necessário a Atualização do Sistema E&L Contabilidade Pública Eletrônica realizada através do Atualizador.

6 14 Help Contabilização Rápida

7 Contabilização Rápida 15 Após a Atualização do Sistema poderemos passar para o Procedimento Procedimento 2 - Backup dos Dados DEVE-SE realizar o Backup dos dados antes das configurações necessárias.

8 16 Help Contabilização Rápida

9 Contabilização Rápida 17 Após realização do backup podemos passar para o Procedimento Procedimento 3 - Conferência dos Saldos Iniciais Para dar início ao processo de configuração da Contabilização Rápida, faz-se necessário confirmar os saldos iniciais do exercício, a fim de corrigir lançamentos errados, saldos não informados, entre outras situações que afetam a veracidade dos lançamentos.

10 18 Help Contabilização Rápida Os saldos iniciais são obtidos a partir do Anexo XIV - Balanço Patrimonial do Exercício Anterior e devem ser cadastrados na implantação do sistema e/ou no ano de convergência da contabilidade, ou seja, ano de mudança do Plano de Contas. Após a conferência dos saldos iniciais, podemos passar para o Procedimento 4.

11 Contabilização Rápida Procedimento 4 - Verificação de Inconsistências Neste procedimento faz-se necessário realizar a Verificação de Inconsistências Anual, a fim de identificar eventuais problemas que comprometam o fechamento contábil mensal e, consequentemente, anual. A rotina de análise está disponível no Menu: Utilitário/ Verificação de Inconsistências:

12 20 Help Contabilização Rápida

13 Contabilização Rápida 21 Abrirá a tela "Verificação de Inconsistências", onde serão informados os campos: Ano: Ano para realização da Análise das Inconsistências; Tipo de Verificação: Será efetuado a verificação geral das informações contidas no sistema para análise de possíveis erros que afetam a consistência e fechamento dos dados; Tipo de Período: Será efetuado a verificação "Anual" dos dados; Período, Data Inicial e Data Final: Será informado automático, de acordo com o tipo de período selecionado, neste caso Período Anual.

14 22 Help Contabilização Rápida Após informar os campos citados acima, você deverá clicar no botão "Verificar" e o sistema iniciará a análise anual das inconsistências, a fim de demonstrar possíveis erros de lançamentos, movimentações, cadastros etc. Ao terminar a verificação e o sistema encontrar inconsistências nos dados, o mesmo demonstrará a tela com a descrição de cada uma para que sejam analisadas. Observação: Para melhor agilidade a relação de inconsistências pode ser impressa, através do botão "Imprimir". Caso não ocorra inconsistências o sistema demonstrará a tela, ilustrada abaixo.

15 Contabilização Rápida 23 Após a conferência das possíveis inconsistências, seguiremos para o Procedimento Procedimento 5 - Início da Configuração Após a Verificação das Inconsistências será possível definir qual será a origem da Configuração de Contabilização dos Lançamentos. A Configuração poderá ser realizada a partir do histórico de lançamentos da própria base de dados ou a partir do arquivo de importação com configurações pré-definidas. Essas rotinas irão configurar a maior parte dos lançamentos de forma que, ao realizar os cadastros, como por exemplo Cadastro de Liquidação, a contabilização seja automática, ou seja, sem abrir a tela de Lançamentos Contábeis, a não ser que haja mais de uma ocorrência ou lançamento que necessitem de decisão do usuário, mas que ainda assim poderão ser configuradas manualmente através da Opção "Vinculação PCASP", disponível no Cadastro de Detalhamento dos Planos da Receita e Despesa, passando a gerar todos os lançamentos automaticamente. Passaremos para o Procedimento Procedimento Configuração Histórico de Lançamentos Se a base de dados vem realizando a Contabilização sem problemas de análises, sem inconsistências de lançamentos e/ou ocorrências, poderá utilizar a rotina de Importação da Configuração do PCASP Automática, disponíveis no Cadastro do Detalhamento do Plano de Contas da Receita e da Despesa, configurando os lançamentos já utilizados em sua própria rotina de contabilização.

16 24 Help Contabilização Rápida A rotina de Contabilização é importada do histórico de lançamentos já realizados na base de dados através da Opção "Importar Conf.PCASP Automático", disponível no Cadastro do Detalhamento do Plano de Contas, como segue:

17 Contabilização Rápida 25 Observação: Como exemplo utilizaremos o Cadastro do Detalhamento da Despesa, sendo que para configuração da Receita segue os mesmos procedimentos, porém no Cadastro do Detalhamento da Receita, disponível no Menu: Arquivos/ Cadastros do Sistema/ Plano de Contas/ Detalhamento do Plano da Receita.

18 26 Help Contabilização Rápida No Cadastro do Detalhamento do Plano da Despesa (ou Receita) deve-se selecionar a Opção "Importar Conf. PCASP Automático, conforme imagem acima.

19 Contabilização Rápida 27 Na imagem acima: Se clicar em Não, o sistema irá cancelar o procedimento de importação; Se clicar em Sim, o sistema irá importar as configurações a partir da experiência do sistema, ou seja, através do histórico de lançamentos realizados na base de dados e passará para a próxima etapa, como segue abaixo: Na imagem acima: Se clicar em Não, o sistema irá importará as Despesas (e Receitas) configuradas e não configuradas, sobrepondo qualquer configuração de lançamento que possa conter na base de dados: Botão Sim - apagará configurações existentes;

20 28 Help Contabilização Rápida Botão Não - ao abrir a tela de data de corte não informar a data e clicar em cancelar para suspender a importação, conforme imagem abaixo. Porém, se clicar em Sim, o sistema irá importar as configurações provenientes da experiência do sistema, ou seja, através do histórico de lançamentos realizados na base de dados e buscará as informações a partir da data de corte informada na tela acima sendo que: Ao Cancelar, o sistema não realizará a importação; Ao Confirmar, será importada as informações, como demonstra a imagem abaixo; Uma vez definido este método de configuração da Contabilização, ao finalizar passaremos para o Procedimento Procedimento Configuração Arquivo Pré-Definido Se a base de dados contém muitos problemas de lançamentos e ocorrências, ocasionando inconsistências como por exemplo as citadas na tela abaixo, poderá utilizar a rotina de Importação através do Arquivo com as configurações pré-definidas.

21 Contabilização Rápida 29 A rotina de Contabilização é importada do arquivo com as configurações pré-definidas através da Opção Importação e Exportação dos Lançamentos Automáticos, disponível no Menu: Utilitário, como segue:

22 30 Help Contabilização Rápida

23 Contabilização Rápida 31 Dados de Destino: será demonstrada o banco de dados conectado para exportação ou importação da configuração da contabilização; Ano: informar o ano de configuração dos lançamentos. Observação Importante: informar o arquivo com as configurações respectivas ao ano que deseja realizar a configuração, ou seja, o ano de importação deve ser igual ao ano de exportação (arquivo *.DB3). Aba Exportar: será informado o diretório para salvar o arquivo *.DB3 de importação

24 32 Help Contabilização Rápida com as configurações dos lançamentos na base de origem. Este será utilizado em base de origem, utilizada como parâmetro para configuração de outras bases. Aba Importar: será informado o diretório do arquivo *.DB3 que consta as configurações dos lançamentos para importação na base destino. Este será utilizado em base de destino, utilizada para importação das configurações pré-definidas.

25 Contabilização Rápida 33 Botão "(1) Importar Plano conta Lançamento": ao clicar em importar o sistema irá questionar se realmente deseja proceder com a importação, como segue: Se clicar em Sim, será importado as configurações; Se clicar em Não, o sistema irá cancelar o processo de importação. Ao realizar a importação o sistema poderá acusar erros, como mostra o arquivo abaixo que é salvo no mesmo diretório onde está localizado o arquivo *.DB3 utilizado para importação das configurações:

26 34 Help Contabilização Rápida Os erros mencionados referem-se a Contas que existem no arquivo de Configuração, mas que não existem na base de dados destino, sendo necessário análise do responsável, para decidir se será necessário a inclusão das contas relacionadas ou não. Observando que as demais configurações foram importadas com sucesso, podendo passar para o próximo Procedimento. Caso a importação seja realizada sem erros, o sistema demonstrará a mensagem acima. Uma vez definido este método de configuração da Contabilização, ao finalizar passaremos para o Procedimento Procedimento 6 - Conferência da Listagem de Configuração Neste procedimento será emitido o Listagem de Configuração Orçamento x PCASP para conferência das configurações realizadas no Procedimento 5, permitindo identificar através da Coluna "Configurado?" as contas de receitas e despesas que ainda ficaram pendentes, ou seja, aquelas que não foram utilizadas na base de dados (sem histórico) ou que não estavam previstas no Arquivo de Importação (*.db3).

27 Contabilização Rápida 35

28 36 Help Contabilização Rápida Para emissão do Listagem deve-se marcar os Parâmetros "Utilizado no Orçamento?" e "Utilizado na Execução?", podendo filtrar o Orçamento da Receita e Despesa ou por partes (Receita e/ou Despesa), bem como com o Tipo de Configuração, Todos ou por partes (Configurado e/ou Não Configurado). Ao visualizar os dados do Listagem deverá ser observado a Coluna "Configurado?", identificando as contas do Plano que ainda não possuem configuração, sendo assim

29 Contabilização Rápida 37 necessário realizar a configuração manual, conforme Procedimento Procedimento Configuração Manual de Vinculação do PCASP Para configuração das contas que foram demonstradas no Listagem "Configuração Orçamento x PCASP" como "NÃO CONFIGURADO", conforme Procedimento 6, poderá ser realizada a configuração de Vinculação do PCASP, como segue:

30 38 Help Contabilização Rápida Nos Cadastro de Detalhamento do Plano de Despesa (e Receita), lembrando que estamos utilizando a tela da despesa como exemplo, deverá filtrar a conta que deseja configurar. Após selecionar a conta a ser configurada, deve-se clicar na Aba: Vinculação PCASP -> Botão: Cadastrar, onde irá informar o lançamento a ser realizado automaticamente para a Conta selecionada, como segue:

31 Contabilização Rápida 39 Passaremos para o Procedimento Procedimento 7 - Geração dos Lançamentos de Abertura Neste procedimento realiza-se a geração dos lançamentos de abertura do orçamento.

32 40 Help Contabilização Rápida

33 Contabilização Rápida 41 UG: informar a Unidade Gestora onde será feita a geração dos lançamentos e clicar sobre botão Gerar. Após a geração dos lançamentos do Orçamento, daremos andamento ao Procedimento Procedimento 8 - Gera dos Lançamentos Nesta etapa DEVE-SE gerar os lançamentos de TODAS as tabelas no período ANUAL, revisando e corrigindo prováveis erros de lançamentos.

34 42 Help Contabilização Rápida Para realizar a geração dos lançamentos deve-se selecionar o período ANUAL, selecionar TODAS as tabelas e clicar sobre o botão "Gerar".

35 Contabilização Rápida 43 Ao realizar a geração da Tabela de Arrecadação o sistema demonstrará a seguinte mensagem para que seja informada a Receita Orçamentária (caso deixe em branco serão consideradas todas as receitas):

36 44 Help Contabilização Rápida Se não informar a Receita e clicar em Ok: serão gerados os lançamentos de todas as receitas; Se informar a Receita e clicar em Ok: serão gerados os lançamentos apenas da receita informada. Após finalizar o processo de geração dos lançamentos o sistema demonstrará a mensagem abaixo: Após a geração dos lançamentos do Orçamento, daremos andamento ao Procedimento Procedimento 9 - Verificação de Inconsistências Neste procedimento deve-se realizar novamente o Procedimento 4, verifcando a correção das inconsistências listadas após a configuração realizada. Observação: Ainda poderão ocorrer inconsistências não referem-se aos problemas de Lançamentos e Ocorrências, como por exemplo saldo negativo em contas bancárias, devendo estas serem analisadas pelos responsáveis (Contadores e Assessores) para correção.

37 Contabilização Rápida 45

38 46 Help Contabilização Rápida Passaremos para o Procedimento Procedimento 10 - Conferência Final e Validação do Responsável Neste último procedimento será realizada a conferência final dos lançamentos configurados e DEVE ser validado pelo Responsável dos dados, como Contador e Assessores. A conferência deverá ser realizada emitindo novamente o Listagem "Configuração Orçamento x PCASP", conforme Procedimento 6. Caso as configurações realizadas não estejam de acordo com as espectativas do Responsável, poderá ser restaurado o backup dos dados feito no Procedimento 2, caso haja necessidade de voltar os dados conforme lançamentos antes da configuração orientada neste Help.

Help Encerramento do Exercício E&L Produções de Software

Help Encerramento do Exercício E&L Produções de Software Help Encerramento do Exercício Note: To change the product logo for your ow n print manual or PDF, click "Tools > Manual Designer" and modify the print manual template. Contents 5 Table of Contents Foreword

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO Atualização: Novembro de 2012 Página: 1 SIA 7.5 - Sistema Integrado de Arrecadação ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO FIORILLI SOC CIVIL LTDA.-SOFTWARE SIA 7.5 - Sistema Integrado de Arrecadação Atualização:

Leia mais

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática:

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática: SCPI 8.0 Novas funcionalidades A partir de agora o SCPI conta com algumas novas funcionalidades que valem a pena serem comentadas, e dar uma breve introdução de seu funcionamento. Entre elas podemos destacar:

Leia mais

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu

Leia mais

Corrigir detalhamento das Contas Correntes.

Corrigir detalhamento das Contas Correntes. Corrigir detalhamento das Contas Correntes. A seguir, tem-se o Informativo AUDESP-SP, publicado no dia 24/09/2014, no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo 1 : VARIAÇÃO NA NATUREZA DO SALDO

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

Objetivos. Página - 2

Objetivos. Página - 2 Índice Índice... 1 Objetivos... 2 Configurações... 3 Cadastro de Bancos... 3 Plano de Contas... 3 Conta Corrente... 4 Instruções Bancárias... 6 Portadores Bancários... 7 Cadastro de Clientes... 8 Boletos...

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

E&L Contabilidade Pública Eletrônica

E&L Contabilidade Pública Eletrônica E&L Contabilidade Pública Eletrônica Instruções para envio da prestação mensal do CIDADESWEB. Está disponível no menu Utilitários, uma opção de Implantação do CIDADESWEB. Neste utilitário estão os 9 passos

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO APRESENTAÇÃO O CPS FINANÇAS PESSOAIS é um software desenvolvido para gerenciar a movimentação financeira de forma pessoal, rápida e simplificada fornecendo relatórios e demonstrativos. Este manual é parte

Leia mais

Manual de Instrução Emissor de Nota Fiscal Eletrônica OSEDE

Manual de Instrução Emissor de Nota Fiscal Eletrônica OSEDE Manual de Instrução Emissor de Nota Fiscal Eletrônica OSEDE Fernandópolis SP Emissão de NFe Na aba NF-e clique no botão Gerar XML. Na tela de geração do XML, terá 2 tipos de emissão: Normal e Rápida, onde

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização

Manual de Instalação e Utilização Manual de Instalação e Utilização DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS Supervisão de Licitações Índice 1. Instalação do Programa 2. Utilização do Digitação de Propostas 2.1. Importar um arquivo 2.2. Realizar

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS As mudanças ocorridas com a publicação da lei 11.638/07 e alterações da lei 11.941/09 exigiram das empresas uma adequação em sua estrutura de balanços e demonstrações

Leia mais

MANUAL PARA IMPLANTAÇÃO DO SALDO DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

MANUAL PARA IMPLANTAÇÃO DO SALDO DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA MANUAL PARA IMPLANTAÇÃO DO SALDO DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA Para controlar o novo grupo da disponibilidade financeira do PCASP (grupo 8), temos que primeiramente apurar a disponibilidade do Órgão e

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007.

ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007. ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007. ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO Passando o mouse sobre a opção (+) Rotina Mensal/Anual, aparecerão três opções: 1 Boletim RP 2 Conciliação Bancária 3 TCE Deliberação 233/2006 1 3

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS

ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS Guia da Farmácia Para versões anteriores ao release 137 A SoftPharma orienta que, ao efetuar atualização de preços, a farmácia sempre efetue um backup de segurança dos produtos, pois

Leia mais

Importação de Lançamentos Contábeis Arquivo CSV

Importação de Lançamentos Contábeis Arquivo CSV Importação de Lançamentos Contábeis Arquivo CSV Na versão 11.0.4.289, de 11 de Março de 2014, foi disponibilizado no sistema de Contabilidade Gerencial o recurso de importação de lançamentos contábeis

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Novidades Versão 11.08a

Novidades Versão 11.08a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Doc-e, Produção, CRM, no Sistema de Gestão Administrativa e no Módulo de Vendas que permitem melhorias

Leia mais

Gerenciador de Psicotropicos

Gerenciador de Psicotropicos Gerenciador de Psicotropicos Gerenciador de Psicotrópicos Introdução Este manual orientará na utilização da ferramenta disponibilizada pelo sistema VSM na geração e envio dos arquivos e controle dos livros

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Razão.

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Razão. Impairment Produto : TOTVS Gestão Contábil 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Razão Data publicação da : 12/11/2014 O relatório razão tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das

Leia mais

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010.

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010. GUIA PARA GERAÇÃO DO SINTEGRA VIA MÓDULO LBCGAS Versão 1.00 15 de Abril de 2010. 1 a ETAPA CADASTRANDO IMPRESSORAS FISCAIS (ECFs) Antes de iniciarmos o lançamento das reduções Z que farão a consolidação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 2014 Manual do AP_Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 0 Sumário 1. Sobre esse manual... 3 2. Habilitando e Configurando o AP_Conta... 4 3. Habilitação e Licenciamento...

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium Integração WinLivros X ContabMilenium Para configurar a integração entre os sistemas WinLivros e ContabMilenium devemos primeiramente verificar se a base de dados é integrada (se está no mesmo local) ou

Leia mais

Controle de Almoxarifado

Controle de Almoxarifado Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

SuperStore Sistema para Gestão de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço)

SuperStore Sistema para Gestão de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço) SuperStore Sistema para Gestão de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço) REQUISITOS Requisitos são tópicos anteriores a serem observados antes de iniciar a utilização do módulo de Ordem de Serviço.

Leia mais

PRONIM ED - EDUCAÇÃO Financeiro

PRONIM ED - EDUCAÇÃO Financeiro PRONIM ED - EDUCAÇÃO Financeiro SUMÁRIO 1. FINANCEIRO... 5 1.1. ED - SECRETARIA... 5 1.2. ED - ESCOLA... 5 1.3. USUÁRIOS POR ENTIDADE NO ED SECRETARIA E ESCOLA... 6 2. FINANCEIRO - SECRETARIA... 7 2.1.

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

1. Controle de exercício

1. Controle de exercício 1 1. Controle de exercício Para realizar lançamentos e emitir relatório o módulo Contabil obriga a criação de exercícios, que na verdade representam os anos de atividade da empresa. Confira algumas dicas

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS APRESENTAÇÃO O sistema abordado neste manual foi confeccionado pela IplanRio em parceria com a SMA de forma a atender o disposto no Art. 5º do Decreto Nº 30.539, que trata

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

Parâmetros LOG2240 - CONTABILIZAÇÃO

Parâmetros LOG2240 - CONTABILIZAÇÃO Parâmetros LOG2240 - CONTABILIZAÇÃO Consistir duplicação de lançamentos contábeis? Indica se deverá ser consistido ou não a duplicação de lançamentos contábeis pelo RHU5280 (Geração de Lotes para a Contabilidade/CMI

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

3. Procedimento para emissão de Guia de Retenção Previdenciária

3. Procedimento para emissão de Guia de Retenção Previdenciária 1. Objetivo Este documento tem por objetivo orientar na realização da Folha de Pagamento de Autônomos do Ministério Público e do Fundo de Modernização e Aprimoramento Funcional do Ministério Público do

Leia mais

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA O que é? É um comparativo entre as movimentações existentes em uma conta bancária e as existentes no controle financeiro. Todos sabem, por exemplo, que existe

Leia mais

FINANCEIRO Manual OPERACIONAL

FINANCEIRO Manual OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br FINANCEIRO Manual OPERACIONAL Pagina 2 de 14 ÍNDICE Receitas e Despesas... 3 Como Acessar... 3 Como

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 2. Tela Inicial... 2 3. Abrindo uma nova Solicitação... 3 4. Acompanhando as solicitações abertas... 4 5. Exibindo Detalhes da Solicitação... 6 6.

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição SCPI 8.0 Guia Rápido Parametrizando o Módulo CONTAS Introdução Nesta Edição 1 Informações da Entidade 2 Cadastro das Entidades 3 Cargos e Nomes 4 Parâmetros Gerais Antes de iniciar os trabalhos diários

Leia mais

Integração ADMRH com AGROSYS

Integração ADMRH com AGROSYS Treinamentos no produto AdmRH CGI - Consultoria Gaúcha de Informática Ltda - Divisão de treinamentos Guia do Aluno Versão 1.0 Integração ADMRH com AGROSYS Empresa: Participante: Data: Os produtos da CGI

Leia mais

Boletim Informativo Técnico BIT 004 08/2014

Boletim Informativo Técnico BIT 004 08/2014 PROCESSO DE CONTAGEM DE INVENTÁRIO FÍSICO Para um resultado satisfatório na execução da contagem do inventário físico é importante que os preparativos tenham início 30 dias antes da data programada para

Leia mais

Módulos Extras/ Protocolos

Módulos Extras/ Protocolos Módulos Extras/ Protocolos Inclusão de Documentos de Entrada para Protocolar Nesta rotina podem ser digitados todos os documentos que entram no escritório, permitindo um maior controle de recebimentos/devoluções,

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO FINANCE Finance V10 New 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pela Caixa Econômica... 3 Como efetuar a Conciliação por Extrato

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO

MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO Apresentação A manifestação do destinatário da NF-e permite que ele se manifeste sobre sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

Orçamento 2013 e Sicom

Orçamento 2013 e Sicom Orçamento 2013 e Sicom Abertura do Orçamento 2013 Lançamento das Receitas e suas fontes Lançamento das fichas e suas fontes Relatórios de conferência IN 15 de 2011 Sicom Nesta tela selecionaremos os

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB MÓDULO COMERCIAL 2 ÍNDICE REGISTRO DE EXPORTAÇÃO RE 04 REGISTRO DE VENDA RV 16 REGISTRO DE CRÉDITO RC 24 3 REGISTRO DE EXPORTAÇÃO - RE 4 INCLUSÃO DE RE Na tela de inclusão de Registro

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Solução em Gestão Municipal. Versão 1.1

Solução em Gestão Municipal. Versão 1.1 Solução em Gestão Municipal Versão 1.1 Principais Rotinas a serem realizadas no sistema antes de iniciar o De Para Solução em Gestão Municipal Foi criado uma tela que correlaciona todas as contas do plano

Leia mais

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado da Casa Civil Subsecretaria de Gestão Superintendência de Gestão do Processo Digital Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Histórico

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

O que é um inventário?

O que é um inventário? Com a chegada do fim de ano e os encerramentos fiscais e contábeis, as empresas fazem o processo de inventário do seu estoque. O que é um inventário? Inventário basicamente é uma lista de bens e materiais

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

MANUAL DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA...4 2.1 CONCILIAÇÃO MOVIMENTOS COM LANÇAMENTOS...6 3 PASSO A PASSO: CONCILIAÇÃO

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Plano de Contas... 3 3.1.1 Transitória - Renegociação...

Leia mais

ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas

ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas 1 2 ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota 04 2 - Cadastros da Frota 07 3 - Abastecimento de Bens 11 4 - Cadastro de Bombas 14 5 - Abastecimento de Bombas 15 6 - Abertura de Chamados

Leia mais

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1 MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB 1 Índice 1. Acesso ao Portal WEB... 2. Digitação de Contas Médicas... 2.1. Criação de Protocolo... 2.1.1. Digitação Contas... 2.1.1.1. Guia Consulta...

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Sistema do Prouni - SISPROUNI

Sistema do Prouni - SISPROUNI Sistema do Prouni - SISPROUNI Manual do Usuário Módulo Supervisão de Bolsistas Sumário I ACESSO AO SISPROUNI... 1 1. Endereço de Acesso na Internet... 1 2. Uso Obrigatório de Certificado Digital... 1 3.

Leia mais

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo ajudar a realizar as configurações

Leia mais

Importação de Dados para o Educacenso 2013

Importação de Dados para o Educacenso 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Importação de Dados para o Educacenso 2013 Objetivo Apresentar a forma

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA ENTREGA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAIS DE 2009 DA 2ª FASE SISTEMA AUDESP

PROGRAMAÇÃO DA ENTREGA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAIS DE 2009 DA 2ª FASE SISTEMA AUDESP PROGRAMAÇÃO DA ENTREGA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAIS DE 2009 DA 2ª FASE SISTEMA AUDESP Índice Introdução... 03 Contas Anuais: Exercício 2009... 03 1.1 Relação de Contratos de Concessão e Permissão... 04

Leia mais

Complemento da Versão 2.3 Categorização Pagina 1 Fone: (17) 3426-5560 www.megaonline.com.br/hoken. Agenda Hoken Versão 2.

Complemento da Versão 2.3 Categorização Pagina 1 Fone: (17) 3426-5560 www.megaonline.com.br/hoken. Agenda Hoken Versão 2. Pagina 1 Fone: (17) 3426-5560 www.megaonline.com.br/hoken Agenda Hoken Versão 2.3 Categorização Pagina 2 Fone: (17) 3426-5560 www.megaonline.com.br/hoken Abaixo iremos mostrar através de explicações e

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais