Décio Terror (32)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Décio Terror (32)"

Transcrição

1 (32)

2 A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de setembro de 2016 O julgamento de cada item da prova objetiva será CERTO ou ERRADO, sendo atribuído o valor de 1 (um) ponto para cada marcação em acordo com o gabarito oficial. Será atribuído 0 (zero) ponto para cada item em branco ou com duas marcações. Será descontado o valor de 1 (um) ponto para cada 2 (dois) itens marcados em desacordo com o gabarito oficial, dentro de cada caderno.

3 Conteúdo programático: Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Divisão silábica. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Colocação pronominal. Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Uso da crase.

4 Valor do que : Conjunção integrante: Ela disse que me ama. Pronome relativo: Isso acontece com as pessoas que trabalham muito. Preposição: Tenho que estudar (Tenho de estudar). Expressão expletiva (é que): É nas dificuldades que sabemos quem são realmente são nossos amigos. Coordenativas: Conjunção adversativa: Peça isso a outra pessoa, que não a mim. Conjunção explicativa: Estudem, que o concurso está próximo. Subordinativas adverbiais: Conjunção causal: Imbuído que estava no estudo, não perdeu a oportunidade e passou no concurso. Conjunção concessiva: Doente que estivesse, não deixaria de participar da reunião. Conjunção comparativa: Sou mais alto que você. Conjunção consecutiva: Falou tão alto que o patrão escutou.

5 Pronome interrogativo: De que você gosta? Pronome indefinido: Que encantos tu revelas em teu olhar! (Quantos) Interjeição: Quê! Vocês ainda acreditam nesses planos econômicos? Advérbio: Que maravilhoso é encontrar vocês! (muito) Que longe vocês moram! (muito) Substantivo: Este jovem tem um quê de filósofo.

6 Valor do se : Índice de indeterminação do sujeito: É-se feliz aqui. Precisa-se de profissional qualificado. Trabalha-se muito aqui. Pronome apassivador: Alugam-se casas. Pronome reflexivo: O marceneiro feriu-se no trabalho. Pronome recíproco: Os deputados cumprimentaram-se antes da sessão plenária. Parte integrante do verbo: (abster-se, arrepender-se, indignar-se, queixar-se, regozijar-se, suicidar-se, zangar-se, esquecer-se, lembrar-se, recordar-se, tornar-se): Ele se lembrou daquela pessoa. Partícula expletiva: A amiga partiu-se chorando. Ela foi-se embora. Conjunção integrante: Não sei se todos estão preparados. Conjunção condicional: Se estudar bastante, passará no concurso. Conjunção causal: Se não pretendes estudar, por que trouxeste tantos livros?

7 Questão 1: Prefeitura de Valença 2016 Fiscal de Tributos (banca AOCP) No excerto Porque, de repente, decidimos que o bom rendimento escolar da criança é prérequisito fundamental para um futuro profissional promissor, é correto afirmar que o termo destacado (A) é uma preposição e introduz um complemento nominal. (B) é uma conjunção e introduz um adjunto adverbial de modo. (C) é uma preposição e introduz um objeto indireto. (D) é um pronome relativo e introduz um sujeito. (E) é uma conjunção e introduz um objeto direto.

8 Questão 2: CASAN 2016 Administrador (banca AOCP) No excerto [...] O secretário de Recursos Hídricos garante, no entanto, que todas as medidas necessárias para essa situação já foram tomadas [...], a expressão em destaque é (A) uma conjunção integrante que retoma o termo que lhe é anterior. (B) um pronome relativo que retoma o termo que lhe é anterior. (C) uma conjunção integrante que introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta. (D) um pronome indefinido equivalendo a que coisa. (E) uma conjunção integrante que introduz uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

9 Questão 3: EBSERH HU - UFMS 2014 Assistente Administrativo (banca AOCP)... ressaltou que perder peso oferece benefícios a longo prazo à saúde cardiovascular... No excerto acima, o termo destacado trata-se de (A) partícula expletiva. (B) pronome interrogativo. (C) pronome relativo. (D) conjunção integrante. (E) advérbio de modo.

10 Questão 4: Prefeitura Valença-BA 2016 Técnico Ambiental (banca AOCP) Considerando o período as pessoas que perseguem a felicidade ficam sempre particularmente decepcionadas, em qual das sentenças a seguir identifica-se sublinhado um termo que apresenta a mesma função do termo destacado? (A) Alguns suspeitam que a depressão contemporânea seja uma invenção. (B) [...] as mulheres que tinham lido o artigo ficaram bem menos felizes [...] (C) [...] duas pesquisas foram muito além e mostraram que a valorização da felicidade pode ser causa de verdadeiros transtornos. (D) A pesquisa conclui que o valor cultural atribuído à felicidade leva a consequências sérias em saúde mental. (E) [...] em 2015, uma pesquisa de Ford, Mauss e Gruber, em Emotion, mostra que a valorização da felicidade é relacionada ao risco e ao diagnóstico de transtorno bipolar..

11 Questão 5: CASAN 2016 Secretária (banca AOCP) Observe o excerto: Não obriguemos a babá a ter um repertório mágico, que nem mesmo palhaços profissionais têm, para manter a criança entretida o tempo todo. A oração destacada é classificada como (A) uma oração subordinada substantiva subjetiva. (B) uma oração subordinada substantiva objetiva direta. (C) uma oração subordinada substantiva objetiva indireta. (D) uma oração subordinada adjetiva restritiva. (E) uma oração subordinada adjetiva explicativa.

12 Questão 6: Prefeitura de Juazeiro - BA 2016 Advogado (banca AOCP) Assinale a alternativa cujo que em destaque tem a função de retomar algo anteriormente expresso. (A) Também é muito provável que já em 20 anos sejamos capazes de criar órgãos humanos em laboratório. (B) Isso para não falar nos nanorrobôs, que prometem, por exemplo, desobstruir artérias. (C) O mundo consumirá o dobro de energia que hoje, mas ela será muito mais limpa. (D) Já os restaurantes-laboratórios vão criar não apenas pratos mas também seus próprios vegetais geneticamente modificados (que tal um híbrido de alface com brócolis?). (E) [...] não será o suficiente para evitar que o mundo alcance 9 bilhões de habitantes.

13 Fonemas: Vogal Semivogal Consoante Dígrafo Encontros vocálicos Encontros consonantais

14 Questão 7: Prefeitura de Valença-RJ 2016 Técnico (banca AOCP) Na palavra charme, presente no texto, há um Dígrafo. Em qual das palavras a seguir encontramos o mesmo recurso? a) Próprias. b) Drogas. c) Sorriso d) Marca. e) Tristeza.

15 Questão 8: EBSERH HE - UFSCAR 2015 Técnico (banca AOCP) Qual das palavras a seguir NÃO apresenta dígrafo? (A) Lembrar. (B) Pessoas. (C) Problema. (D) Desequilibrada. (E) Profissional.

16 Questão 9: EBSERH HE-UFPEL 2015 Enfermeiro (banca AOCP) Qual das palavras a seguir NÃO apresenta dígrafo? (A) Lembrança. (B) Descer. (C) Professor. (D) Trabalho. (E) Pobreza.

17 Questão 10: Pref Camaçari BA 2014 Assistente Administrativo (banca AOCP) Assinale a alternativa em que há dígrafo. (A) Apenas. (B) Problemas. (C) Adolescente. (D) Papelão. (E) Descobrir.

18 Questão 11: EBSERH/HU-UFS 2014 Assistente Administrativo (banca AOCP) A palavra que apresenta mais de um dígrafo é (A) ideia. (B) risco. (C) nutriente. (D) excesso. (E) pessoas.

19 Questão 12: Prefeitura de Valença 2016 Fiscal de Tributos (banca AOCP) No excerto [...] decidimos que o bom rendimento escolar da criança é pré-requisito fundamental para um futuro profissional promissor, é correto afirmar que a palavra destacada (A) apresenta um encontro consonantal e um dígrafo. (B) apresenta dois encontros consonantais. (C) apresenta dois dígrafos. (D) apresenta a seguinte separação silábica, pro/ mi/ssor. (E) pertence a uma classe de palavras invariáveis.

20 Colocação pronominal

21 sujeito verbo complemento Joaquim acidentou-se. ênclise

22 sujeito verbo complemento próclise Joaquim se acidentou.

23 sujeito verbo complemento mesóclise Joaquim acidentar-se-ia, se não estivesse com o equipamento adequado.

24 Questão 13: EBSERH/HU-UFMA 2015 Analista Administrativo (banca AOCP) Em... se a crise hídrica cresce, se intensificam outras desigualdades..., há uma inadequação gramatical quanto à (A) colocação pronominal. (B) acentuação. (C) pontuação. (D) concordância verbal. (E) ortografia.

25 Questão 14: EBSERH/HU-UFMS 2014 Assistente Administrativo (banca AOCP) Em O estudo, publicado na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology, se baseou nos dados..., há uma inadequação gramatical quanto à (A) concordância verbal. (B) concordância nominal. (C) ortografia. (D) colocação pronominal. (E) regência verbal.

26 Questão 15: EBSERH/MEAC-UFC E HUWC-UFC 2014 Advogado (banca AOCP) Em Ao ouvir isso, me lembrei de outra historinha., há uma inadequação gramatical quanto à (A) pontuação. (B) concordância. (C) regência. (D) colocação pronominal. (E) ortografia.

27 Questão 16: EBSERH UFMG 2014 Assistente Administrativo (banca AOCP) Considere as regras formais a respeito de colocação de pronomes e assinale a alternativa correta com relação ao que se pede. Em Trata-se de uma síndrome que causa dores por todo o corpo por longos períodos... (A) Há um caso de próclise. (B) Há um caso de mesóclise. (C) O pronome destacado encontra-se posposto porque o verbo está no imperativo afirmativo. (D) O pronome destacado poderia estar anteposto ao verbo. (E) O pronome destacado encontra-se posposto ao verbo porque é início de frase.

28 Questão 17: EBSERH/HUJM-UFMT 2014 Advogado (banca AOCP) Em...quem não se comunica se trumbica., a colocação pronominal do elemento destacado ocorre por atração (A) do pronome indefinido quem. (B) da forma verbal comunica. (C) da forma verbal trumbicar. (D) do advérbio de negação não. (E) do pronome se após comunica.

29 Questão 18: Prefeitura de Angra dos Reis-RJ 2015 Agente Administrativo (banca AOCP) Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Considere as regras gramaticais da língua padrão culta e assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito da colocação pronominal e do verbo que se encontra em destaque. a) O pronome está em posição de mesóclise. b) O pronome está em posição de ênclise. c) Por estar após a vírgula e iniciando a oração, o pronome deveria estar após o verbo. d) O verbo, por estar no gerúndio, jamais poderia iniciar a oração. e) Esse uso é facultativo na língua escrita.

30 Questão 19: EBSERH/HUSM-UFSM 2014 Advogado (banca AOCP) Assinale a alternativa correta, considerando as regras formais de colocação pronominal, quanto ao que se afirma. (A) Em São armas capazes de retardar o envelhecimento, nunca detê-lo., a expressão em destaque deve ser substituída por nunca o deter. (B) Em Dê-se ao luxo de sentar no chão..., a expressão em destaque deve ser substituída por Se dê. (C) Em Sentiam-se jovens., a expressão em destaque deve ser substituída por Se sentiam. (D) Em...você não se torna imortal..., a expressão em destaque deve ser substituída por torna-se. (E) Em Dêem-se o benefício da dúvida., a expressão em destaque deve ser substituída por Se dêem.

31 Questão 20: Sercomtel S.A Telecomunicações 2016 Analista (banca AOCP) No que se refere às regras de colocação pronominal, assinale a alternativa em que NÃO é permitida a mudança do posicionamento do pronome oblíquo em destaque para depois do verbo. a) um deles me veio aos lábios. b) mas me parece discutível. c) Nossa carência nos empurra na direção dos outros. d) a gente se sente em relação. e) Isso nos solta das garras do rancor.

32 Concordância

33 Questão 21: CASAN 2016 Administrador (banca AOCP) Assinale a alternativa correta em relação ao excerto [...] Caberá à Sabesp, à Secretaria de Recursos Hídricos e às prefeituras a operação de abastecimento em pontos prioritários e a requisição, se necessário, de poços outorgados para a distribuição de água à população em pontos de apoio [...]. (A) O sujeito da oração é somente operação. (B) O sujeito da oração possui dois núcleos: operação e requisição. (C) O sujeito da oração é Sabesp, Secretaria de Recursos Hídricos e Prefeituras. (D) O sujeito da oração possui um núcleo: abastecimento. (E) O sujeito da oração é somente requisição.

34 Questão 22: EBSERH/ HUFGD 2015 Engenheiro de Segurança (banca AOCP) Em Nos países ricos, foi o declínio por diferentes tipos de câncer e doenças cardiovasculares o que permitiu este aumento da expectativa de vida, afirmaram os pesquisadores., o termo em destaque (A) é um verbo que está anteposto ao sujeito os pesquisadores. (B) é um verbo que tem como complemento os pesquisadores. (C) está inadequadamente separado do sujeito por uma vírgula. (D) está no plural por concordar com o sujeito diferentes tipos de câncer e doenças cardiovasculares. (E) deveria estar no singular para concordar com o sujeito aumento da expectativa de vida.

35 Questão 23: Prefeitura de Jaboatão 2015 Analista (banca AOCP) Em relação à concordância verbal, assinale a alternativa correta. (A) Fazem três meses que não a vejo. (B) Havia muitas manifestações favoráveis ao movimento. (C) Fazem quatro anos que entrei na faculdade. (D) Haviam milhares de pessoas no comício. (E) É quarenta minutos de viagem de Jaboatão a Recife.

36 Questão 24: Prefeitura Seropédica 2013 Inspetor (banca AOCP) A alternativa em que o elemento SE tem a função de indeterminar o sujeito é (A) Ao mesmo tempo em que a Polícia Militar se responsabiliza pela segurança, deixa claro que, com a ajuda da comunidade, seu papel se torna muito mais efetivo. (B) Trata-se de um investimento na metodologia que se baseia na polícia comunitária. (C) Trata-se de um investimento na metodologia que se baseia na polícia comunitária. (D) A terceira, qual seja, a sub-rede de identificação, já por si só se autointitula, é o processo de identificação das residências, prédios e ruas que fazem parte do programa o instrumento de identificação é uma placa afixada na frente da residência ou estabelecimento. (E) Perdeu-se muito da capacidade de contar com o próximo; as pessoas se relacionam com os outros por meio da proteção contra esses outros.

37 Questão 25: EBSERH/HU-UFMA 2015 Enfermeiro (banca AOCP) Em Inovações como essas fazem parecer que, finalmente, o entendimento de como funciona nosso pensamento está a apenas um passo ou dois de ser compreendida., há uma inadequação gramatical em relação à (A) acentuação. (B) concordância. (C) regência. (D) pontuação. (E) ortografia.

38 Regência

39 Questão 26: CASAN 2016 Secretária (banca AOCP) Observe a oração Não corramos para cima da criança com um ipad na mão (...). O verbo correr, nesse contexto, é (A) um verbo intransitivo. (B) um verbo transitivo direto. (C) um verbo transitivo indireto. (D) um verbo de ligação. (E) um verbo bitransitivo.

40 Questão 27: EBSERH/MEAC-UFC E HUWC-UFC 2014 Assistente Administrativo (banca AOCP) Entre as pesquisas que apontam para efeitos positivos do consumo do chocolate, as mais numerosas são, de longe, aquelas que associam o alimento a benefícios ao coração.. Assinale a alternativa em que o verbo destacado apresenta, na oração a que pertence, a mesma regência do verbo associar no período acima. (A) Foi ao cinema quando entardeceu. (B) Crianças carentes precisam de atenção redobrada. (C) Lavou o carro logo de manhã. (D) Abandonou o emprego, pois estava insatisfeito. (E) Entregamos os vasilhames ao repositor.

41 Regência verbal: Obedeço à lei. Vou à Bahia. Regência nominal: Sou obediente à lei. Crase Locução adverbal de base feminina: À noite, estarei aqui. Locução prepositiva de base feminina: Ele vive às custas do pai. Locução conjuntiva de base feminina: À proporção que estudo, entendo a matéria.

42 Questão 28: EBSERH/MEAC-UFC E HUWC-UFC 2014 Advogado (banca AOCP) Em Trabalhamos em horários irregulares, frequentemente à noite e de madrugada., o sinal indicativo de crase foi empregado (A) para atender à regência do nome irregulares. (B) para atender à regência do verbo trabalhar. (C) por tratar-se de uma locução adverbial de base feminina. (D) para concordar com o advérbio frequentemente. (E) para atender à regência do nome madrugada.

43 Questão 29: EBSERH 2015 Enfermeiro (banca AOCP) Em O gostar que nos define está ligado às entranhas de alguém...", a crase ocorreu a) porque está inserida em uma locução prepositiva de base feminina. b) para atender à regência do verbo define". c) para atender à regência do verbo estar" que, na oração, está presente na locução verbal está ligado". d) para atender à regência do verbo ligar" que, na oração, está presente na locução verbal está ligado". e) para atender à regência do verbo gostar" que, na oração, está no infinitivo.

44 Questão 30: EBSERH/HU-UFMA 2015 Analista Administrativo (banca AOCP) Em À medida que diminui o acesso à água..., a crase, no termo em destaque, (A) ocorre por acesso à água tratar-se de uma locução prepositiva de base feminina. (B) é resultado da necessidade de concordância entre o verbo diminuir e a palavra feminina água. (C) é resultado da junção da preposição a, exigida pela regência do nome acesso, com o artigo feminino que antecede água. (D) ocorre por acesso à água tratar-se de uma locução conjuntiva de base feminina. (E) é resultado da junção da preposição a, exigida pela regência do verbo diminuir, com o artigo feminino que antecede água.

45 Questão 31: EBSERH/HUSM-UFSM 2015 Advogado (banca AOCP) A essência do comportamento jovem é ter curiosidade em relação à vida... No período acima, a crase foi utilizada (A) para atender à regência do verbo é. (B) para atender à regência do nome relação. (C) para atender à regência do verbo ter. (D) por tratar-se de locução adverbial de base feminina. (E) por tratar-se de locução conjuntiva de base feminina.

46 (32)

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

@profdecioterror Décio Terror Filho (32) Décio Terror

@profdecioterror Décio Terror Filho (32) Décio Terror @profdecioterror Filho (32) 98447 5981 A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de setembro de 2016 O julgamento de cada item da prova objetiva será CERTO ou ERRADO, sendo atribuído o valor

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA

ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CARGO DE AGENTE PENITENCIÁRIO SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA SEJUS Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

@profdecioterror Décio Terror Filho (32)

@profdecioterror Décio Terror Filho (32) @profdecioterror Décio Terror Filho (32) 98447 5981 Compreensão de texto contemporâneo. Reconhecimento de modos de organização de diferentes gêneros de texto. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL LINGUA PORTUGUESA Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão;

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

PRÉ-EDITAL EBSERH

PRÉ-EDITAL EBSERH PRÉ-EDITAL EBSERH 208 Sobre os Concursos EBSERH - 208 CARGO: ENFERMEIRO REMUNERAÇÃO: R$ 6.26,79 + adicionais e gratificações = R$ 8 mil. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:. Conhecimentos específicos de enfermagem;

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES Edição comemorativa de 20 anos. Revista, ampliada, novos exercícios e questões. 20ª edição Brasília 2014 2014 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Português. Funções do Que e do Se. Professor Carlos Zambeli.

Português. Funções do Que e do Se. Professor Carlos Zambeli. Português Funções do Que e do Se Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português FUNÇÕES DO QUE E DO SE A palavra QUE Pronome Relativo refere-se a um nome (substantivo, pronome pessoal,

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Em Sempre escondida, que a patroa não gostava de criança, o vocábulo em destaque é A)Pronome relativo. B) conjunção causal. C) conjunção integrante. D)

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo 1 - Fonética e fonologia. Capítulo 11 - A frase

ÍNDICE. Capítulo 1 - Fonética e fonologia. Capítulo 11 - A frase ÍNDICE Capítulo 1 - Fonética e fonologia Fonética e fonologia; fonema e som; fonema e letra... 13 Representa9ao gráfica dos fonemas, nome das letras do alfabeto portugues, vogal e semivogal, consoante...............................................................

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS CAPÍTULO 1 EDITAIS Introdução... 37

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS CAPÍTULO 1 EDITAIS Introdução... 37 SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 23 1. Introdução... 23 2. Plano de estudos... 23 3. Editais... 24 3.1. TRT 20 CONSULPLAN (2017).. 24 3.2 TRE PR - FCC (2017)... 25 3.3 TRT SC FGV (2017)...

Leia mais

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44 sumário APRESENTAÇÃO...13 1. O que se entende por língua Estudando a língua portuguesa...17 1.1 O Vocabulário: nascimento e morte das palavras. Consultando um dicionário...20 1.2 A Semântica: o sentido

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 15 Palavras QUE e SE

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 15 Palavras QUE e SE LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 15 Palavras QUE e SE AS PALAVRAS QUE E SE É acentuado e substituível por alguma coisa, qualquer coisa etc.; vem precedido de artigo ou numeral. Este professor

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS

SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 23 1. Introdução... 23 2. Plano de estudos... 23 3. Editais... 24 3.1. TRT 2 São Paulo FCC (prova aplicada em 2014)... 24 3.2. TRF 1 FCC (prova aplicada

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL! Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos e pronomes Classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação e inferências de textos... 3 Tipologia e Gêneros Textuais... 6/9 Variação Linguística... 7/114 O processo de comunicação e as funções da linguagem... 8 Relações

Leia mais

Complexo de Ensino Renato Saraiva (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS

Complexo de Ensino Renato Saraiva  (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS MPU técnicos e analistas JÚNIA ANDRADE Exemplos Cespe - Abin Mudado seu modo de pensar, o pesquisador já não concebe aquele tema da mesma forma e, assim, já não é capaz de estabelecer um relação exatamente

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 25 1. Introdução... 25 2. Plano De Estudos... 25 3. Editais... 26 3.1. MPU CESPE/Cebraspe (2018). 26 3.2. TRT 1 AOCP (2018)... 27 3.3. TRT 2 e TRT

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal Colocação Pronominal Definição: conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: 1ª pessoa 2ª

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático 2º ano do Ensino Fundamental Componente Curricular Conteúdo Leitura e interpretação textual; Ordem alfabética; Bilhete; Carta; Convenções gráficas.

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos...34

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos...34 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de texto... 3 Tipologia e gêneros textuais... 6 Figuras de linguagem... 13 Significação de palavras e expressões... 9 Relações de sinonímia e de antonímia...

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018 Livro Eletrônico Aula 00 1000 Questões de Português - Banca Cespe 2018 Professor: Décio Terror Aula 00: Apresentação Olá! É com muito prazer que convido vocês a participarem do nosso curso em PDF: 1000

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Força Máxima para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está recebendo o programa das provas. BOLSÃO 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba

Leia mais

Prefácio Nota sobre o livro. Capítulo 1 Fundamentos da Comunicação 1. 1 Componentes 1

Prefácio Nota sobre o livro. Capítulo 1 Fundamentos da Comunicação 1. 1 Componentes 1 Nota sobre o livro Esta gramática passou por uma gestação de mais de trinta anos. Ainda quando eu estava na graduação, na UFRJ, no início dos anos 80, comecei a escrevê-la, antes de tudo para eu mesmo

Leia mais

Curso: 3.º Ciclo do Ensino Básico Disciplina: Português Ano: 7º, 8.º e 9.º

Curso: 3.º Ciclo do Ensino Básico Disciplina: Português Ano: 7º, 8.º e 9.º DOMÍNIOS A AVALIAR INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Tipo 1 Leitura, Educação Literária, Gramática e Escrita. Testes de avaliação (leitura, educação literária, gramática e escrita) DOMÍNIO COGNITIVO (COMPETÊNCIAS

Leia mais

Funções do que e do se

Funções do que e do se Funções do que e do se Há muitas dúvidas quanto ao emprego do que e do se, pois podem ser empregados em várias funções morfossintáticas. Portanto, iremos analisar cada termo individualmente, a fim de que

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

STJ Iraélcio Ferreira Macedo Néli Luiza Cavalieri Fetzner Nelson Carlos Tavares Junior. LiÇÕES DE GRAMÁTICA APLICADAS AO TEXTO JURíDICO

STJ Iraélcio Ferreira Macedo Néli Luiza Cavalieri Fetzner Nelson Carlos Tavares Junior. LiÇÕES DE GRAMÁTICA APLICADAS AO TEXTO JURíDICO STJ00100136 Iraélcio Ferreira Macedo Néli Luiza Cavalieri Fetzner Nelson Carlos Tavares Junior LiÇÕES DE GRAMÁTICA APLICADAS AO TEXTO JURíDICO Coordenadora Néli Luiza Cavalieri Fetzner 4 a edição revista.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões 08 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA: RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO:

LÍNGUA PORTUGUESA: RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão, interpretação e inferências de textos. Tipologia e Gêneros Textuais. Variação Linguística. O processo de comunicação e as funções da linguagem. Relações semântico-lexicais,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação e inferências de textos... 3 Tipologia e Gêneros Textuais... 6/9 Variação Linguística... 7/114 O processo de comunicação e as funções da linguagem... 8 Relações

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO

CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO DIREITO CONSTITUCIONAL 1 Constituição: conceito, objeto, elementos e classificações. Supremacia da Constituição. Aplicabilidade das normas constitucionais. Interpretação

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

Comentário da prova do MPU 2010

Comentário da prova do MPU 2010 Comentário da prova do MPU 2010 Na interpretação deste professor, não há questões de Língua Portuguesa passíveis de recurso. Observe o cargo de referência abaixo. Perceba que foi feito o comentário de

Leia mais

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA Com base no Edital n º 007 SEGPLAN/SSPAP/PCGO, de 4/11/2016 Revisão ponto a ponto POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS COORDENAÇÃO Leandro Bortoleto Paulo Lépore Rogério Sanches

Leia mais

Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. Se, no excerto [...] não havia possibilidade de pagar pelo valor exigido., o substantivo possibilidade estivesse no plural,

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de texto Aulas Cursos VIP (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos, Tipologia textual, Gêneros textuais Significação das palavras:

Leia mais

Analise as afirmativas feitas sobre o texto.

Analise as afirmativas feitas sobre o texto. Caros alunos A FEPESE não surpreendeu e elaborou uma prova relativamente fácil, repetindo seu estilo tradicional (e muito conservador) de explorar os conteúdos da língua portuguesa. Abordou os básicos

Leia mais

DIOGO ALVES GRAMÁTICA

DIOGO ALVES GRAMÁTICA DIOGO ALVES GRAMÁTICA (AOCP 2017 ANALISTA) 1) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) No trecho O resultado: os jovens da

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG

FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG O DIRETOR ACADÊMICO ADMINISTRATIVO DA FACULDADE GUANAMBI, no uso de suas atribuições legais, e entendendo

Leia mais

Colocação pronominal

Colocação pronominal Sumário Visão geral... 3 Visão geral Próclise... 4 Visão geral Mesóclise... 5 CAPQN - Próclise - Visão geral... 6 CAPQN - acrônimo próclise - Palavras que atraem o pronome... 7 CAPQN - acrônimo próclise

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

Resoluções de Atividades

Resoluções de Atividades Resoluções de Atividades Sumário Aula 24 Período composto por subordinação I...1 Aula 25 Período composto por subordinação II Período composto misto e reduzido...2 Aula 26 Regência verbal e nominal...

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

O pulo do gato MORFOLOGIA GRAMÁTICA

O pulo do gato MORFOLOGIA GRAMÁTICA MORFOLOGIA É o estudo da norma-padrão da Língua Portuguesa (também chamada de variação culta). Ela possui três grandes áreas de estudo: Fonologia: estudo dos fonemas (acentuação gráfica); : estudo das

Leia mais