Caderno de Problemas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caderno de Problemas"

Transcrição

1 Treinamento de Programação para Competição de Maio de 2016 Caderno de Problemas Informações Gerais Este caderno contém 5 problemas; as páginas estão numeradas de 2 a 4, não contando esta página de rosto. Verifique se o caderno está completo. A) Sobre os nomes dos programas 1) Sua solução deve ser chamada codigo_de_problema.c, onde codigo_de_problema é a primeira palavra do nome que identifica o problema. B) Sobre a entrada 1) A entrada de seu programa deve ser lida da entrada padrão. 2) A entrada é composta de um único caso de teste, descrito em um número de linhas que depende do problema. 3) Quando uma linha da entrada contém vários valores, estes são separados por um único espaço em branco; a entrada não contém nenhum outro espaço em branco. 4) Cada linha, incluindo a última, contém exatamente um caractere final de linha. 5) O final da entrada coincide com o final do arquivo. C) Sobre a saída 1) A saída de seu programa deve ser escrita na saída padrão. 2) Quando uma linha da saída contém vários valores, estes devem ser separados por um único espaço em branco; a saída não deve conter nenhum outro espaço em branco. 3) Cada linha, incluindo a última, deve conter exatamente um caractere final de linha.

2 Treinamento de programação para competição 2 Problema A Garçom Nome do arquivo fonte: garcom.c, garcom.cpp ou garcom.java. Parte do treinamento de um novo garçom é carregar uma grande bandeja com várias latas de bebidas e copos e entregá-las todas numa mesa do restaurante. Durante o treinamento é comum que os garçons deixem cair as bandejas, quebrando todos os copos. A SBC - Sociedade Brasileira de Copos - analisou estatísticas do treinamento de diversos garçons e descobriu que os garçons em treinamento deixam cair apenas bandejas que têm mais latas de bebidas que copos. Por exemplo, se uma bandeja tiver 10 latas e 4 copos, certamente o garçom em treinamento a deixará cair, quebrando os 4 copos. Já se a bandeja tiver 5 latas e 6 copos, ele conseguirá entregá-la sem deixar cair. A primeira linha da entrada contém um inteiro N (1 N 100) representando o número de bandejas que o garçom tentou entregar. As N linhas seguintes representam as N bandejas. Cada linha contém dois inteiros L e C, indicando o número de latas e o número de copos naquela bandeja, respectivamente (0 L, C 100). Seu programa deve imprimir uma única linha, contendo um único inteiro, indicando o número total de copos que o garçom quebrou Conhecimentos necessários: Estrutura de repetição; Estrutura condicional.

3 Treinamento de programação para competição 3 Problema B Pneu Nome do arquivo fonte: pneu.c, pneu.cpp ou pneu.java. Calibrar os pneus do carro deve ser uma tarefa cotidiana de todos os motoristas. Para isto, os postos de gasolina possuem uma bomba de ar. A maioria das bombas atuais são eletrônicas, permitindo que o motorista indique a pressão desejada num teclado. Ao ser ligada ao pneu, a bomba primeiro lê a pressão atual e calcula a diferença de pressão entre a desejada e a lida. Com esta diferença ela esvazia ou enche o pneu para chegar na pressão correta. Sua ajuda foi requisitada para desenvolver o programa da próxima bomba da SBC - Sistemas de Bombas Computadorizadas A primeira linha da entrada contém um inteiro N que indica a pressão desejada pelo motorista (1 N 40). A segunda linha contém um inteiro M que indica a pressão lida pela bomba (1 M 40). Seu programa deve imprimir uma única linha, contendo a diferença entre a pressão desejada e a pressão lida Conhecimentos necessários: Variáveis.

4 Treinamento de programação para competição 4 Problema C Fliperama Nome do arquivo fonte: fliperama.c, fliperama.cpp ou fliperama.java. Bebe-bebe é um jogo muito popular de fliperama. E, como a maioria dos jogos de fliperama, ele deve mostrar as maiores pontuações. Para esse fim, a companhia Otori te contratou. Escreva um programa que, dada a lista de todas as pontuações dos jogos de Bebe-bebe, mostra os melhores placares em ordem decrescente. A entrada é composta de um único caso de teste. A primeira linha consiste de dois inteiros N e M, dizendo quantas partidas foram jogadas de Bebe-bebe e quantas linhas cabem no mostrador de melhores rankings. As N linhas seguintes contêm cada uma um inteiro indicando a pontuação obtida em cada jogo. Seu programa deve imprimir M linhas, contendo as M maiores pontuações em ordem decrescente Conhecimentos necessários: Estrutura de repetição; Estrutura condicional; Vetores.

5 Treinamento de programação para competição 5 Problema D Sedex Nome do arquivo fonte: sedex.c, sedex.cpp ou sedex.java. A Copa do Mundo de 2010 será realizada na áfrica do Sul. Bolas de futebol são muito fáceis de transportar, já que elas saem das fábricas vazias e só são enchidas somente pelas lojas ou pelos consumidores finais. Infelizmente o mesmo não pode ser dito das bolas de boliche. Como elas são completamente sólidas, elas só podem ser transportadas embaladas uma a uma, em caixas separadas. A SBC - Só Boliche Cascavel - é uma fábrica de bolas de boliche que trabalha somente através de encomendas e envia todas as bolas por SEDEX. Como as bolas têm tamanhos diferentes, a SBC tem vários tamanhos de caixas diferentes para transportá-las A primeira linha da entrada contém um inteiro N (1 N ) que indica o diâmetro da bola de boliche. A segunda linha da entrada contém 3 números inteiros separados por um espaço cada: a altura A (1 A ), seguida da largura L (1 L ) e da profundidade P (1 P ). Seu programa deve imprimir uma única linha, contendo a letra 'S' caso a bola de boliche caiba dentro da caixa ou 'N' caso contrário N S S Conhecimentos necessários: Estrutura condicional.

6 Treinamento de programação para competição 6 Problema E Quermesse Nome do arquivo fonte: quermesse.c, quermesse.cpp ou quermesse.java. Os alunos do último ano resolveram organizar uma quermesse para arrecadar fundos para a festa de formatura. A festa prometia ser um sucesso, pois o pai de um dos formandos, Teófilo, dono de uma loja de informática, decidiu doar um computador para ser sorteado entre os que comparecessem. Os alunos prepararam barracas de quentão, pipoca, doces, ensaiaram a quadrilha e colocaram à venda ingressos numerados sequencialmente a partir de 1. O número do ingresso serviria para o sorteio do computador. Ficou acertado que Teófilo decidiria o método de sorteio; em princípio o sorteio seria, claro, computadorizado. O local escolhido para a festa foi o ginásio da escola. A entrada dos participantes foi pela porta principal, que possui uma roleta, onde passa uma pessoa por vez. Na entrada, um funcionário inseriu, em uma lista no computador da escola, o número do ingresso, na ordem de chegada dos participantes. Depois da entrada de todos os participantes, Teófilo começou a trabalhar no computador para preparar o sorteio. Verificando a lista de presentes, notou uma característica notável: havia apenas um caso, em toda a lista, em que o participante que possuia o ingresso numerado com i, havia sido a i-ésima pessoa a entrar no ginásio. Teófilo ficou tão encantado com a coincidência que decidiu que o sorteio não seria necessário: esta pessoa seria o ganhador do computador. A entrada é composta de vários conjuntos de teste. A primeira linha de um conjunto de teste contém um número inteiro positivo N que indica o número de participantes da festa. A linha seguinte contém a sequência, em ordem de entrada, dos N ingressos das pessoas que participaram da festa. O final da entrada é indicado quando N = 0. Para cada conjunto de teste da entrada haverá um único ganhador. Para cada conjunto de teste da entrada seu programa deve produzir três linhas. A primeira linha identifica o conjunto de teste, no formato"teste n", onde n é numerado a partir de 1. A segunda linha deve conter o número do ingresso do ganhador, conforme determinado pelo seu programa. A terceira linha deve ser deixada em branco. A grafia mostrada no Exemplo de, abaixo, deve ser seguida rigorosamente Teste 1 3 Teste 2 10 Conhecimentos necessários: Estrutura condicional.

7 Treinamento de programação para competição 7 Problema F Apagando e Ganhando Nome do arquivo fonte: apagando.c, apagando.cpp ou apagando.java. Juliano é fã do programa de auditório Apagando e Ganhando, um programa no qual os participantes são selecionados através de um sorteio e recebem prêmios em dinheiro por participarem. No programa, o apresentador escreve um número de N dígitos em uma lousa. O participante então deve apagar exatamente D dígitos do número que está na lousa; o número formado pelos dígitos que restaram é então o prêmio do participante. Juliano finalmente foi selecionado para participar do programa, e pediu que você escrevesse um programa que, dados o número que o apresentador escreveu na lousa, e quantos dígitos Juliano tem que apagar, determina o valor do maior prêmio que Juliano pode ganhar. A entrada contém vários casos de teste. A primeira linha de cada caso de teste contém dois inteiros N e D (1 D < N 10 5 ), indicando a quantidade de dígitos do número que o apresentador escreveu na lousa e quantos dígitos devem ser apagados. A linha seguinte contém o número escrito pelo apresentador, que não contém zeros à esquerda. O final da entrada é indicado por uma linha que contém apenas um zero. Os dados devem ser lidos da entrada padrão. Para cada caso de teste da entrada seu programa deve imprimir uma única linha na saída, contendo o maior prêmio que Juliano pode ganhar. O resultado de seu programa deve ser escrito na saída padrão Conhecimentos necessários: Estrutura de repetição; Estrutura condicional; Vetores.

OBI2012 Caderno de Tarefas

OBI2012 Caderno de Tarefas OBI2012 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Júnior, Fase 1 14 de abril de 2012 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 3 HORAS Promoção: Patrocínio: v1.0 Olimpíada Brasileira de Informática OBI2012 1 Instruções

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM Informática Fernando Públio Rec. Paralela 27/08/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos.

Leia mais

Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Quarta Aula Prática - 17 de abril de 2013

Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Quarta Aula Prática - 17 de abril de 2013 Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Quarta Aula Prática - 17 de abril de 2013 O objetivo desta aula prática exercitar o comando de teste if e o comando de repetição while.

Leia mais

Caderno de Problemas. 09 de Abril de 2011 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 3 HORAS

Caderno de Problemas. 09 de Abril de 2011 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 3 HORAS Caderno de Problemas 09 de Abril de 2011 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 3 HORAS Instruções LEIA ATENTAMENTE ESTAS INSTRUCÕES ANTES DE INICIAR A PROVA Este caderno de tarefas é composto por 9 páginas (não contando

Leia mais

Copa do mundo. Problema: A

Copa do mundo. Problema: A Copa do mundo Problema: A Código Fonte: copa.{c,cpp,java,pas} Uma Copa do Mundo de futebol de botões está sendo realizada com times de todo o mundo. A classificação é baseada no número de pontos ganhos

Leia mais

OBI2010 Caderno de Tarefas

OBI2010 Caderno de Tarefas OBI2010 Caderno de s Modalidade Programação Nível Júnior, Fase 1 de março de 2010 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 3 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2010 1 Instruções LEIA ATENTAMENTE

Leia mais

CPU Campeonato de Programação Universitário

CPU Campeonato de Programação Universitário QUESTÃO 01: A VIAGEM DE TEOBALDO( http://br.spoj.pl/problems/teobaldo/) Teobaldo trabalha para o governo brasileiro. No seu trabalho, ele costuma viajar muito. Quando Teobaldo viaja de uma cidade S para

Leia mais

Caderno de Problemas

Caderno de Problemas Treinamento de Programação para Competição 2016 02 de Julho de 2016 Caderno de Problemas Informações Gerais Este caderno contém 5 problemas; as páginas estão numeradas de 2 a 4, não contando esta página

Leia mais

Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Segunda Prova - 14 de junho de 2017

Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Segunda Prova - 14 de junho de 2017 Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Segunda Prova - 14 de junho de 2017 1. (30 Pontos) Bolas de futebol são muito fáceis de transportar, já que elas saem das fábricas vazias

Leia mais

Seleção de Problemas:

Seleção de Problemas: 3º Contest Noturno 25 de Julho 213 Servidor CD MOJ: https://www.brunoribas.com.br/~moj/ Seleção de Problemas: Bruno Ribas 1 Par ou ímpar Problema: A Código Fonte: par.{c,cpp,pas,java} Muitas crianças gostam

Leia mais

Maratona de Programação da SBC 2017

Maratona de Programação da SBC 2017 International Collegiate acm Programming Contest 2017 event sponsor Maratona de Programação da SBC 2017 Sub-Regional Brasil do ACM ICPC 9 de Setembro de 2017 Aquecimento Informações Gerais Este caderno

Leia mais

Maratona de Programação da SBC 2013

Maratona de Programação da SBC 2013 International Collegiate acm Programming Contest 2013 event sponsor Maratona de Programação da SBC 2013 Sub-Regional Brasil do ACM ICPC 14 de Setembro de 2013 Aquecimento Informações Gerais Este caderno

Leia mais

Maratona de Programação da SBC 2015

Maratona de Programação da SBC 2015 International Collegiate acm Programming Contest 0 event sponsor Maratona de Programação da SBC 0 Sub-Regional Brasil do ACM ICPC de Setembro de 0 Aquecimento Informações Gerais Este caderno contém problemas;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC Aula Prática 15

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC Aula Prática 15 Exercício 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC701 2017-1 Aula Prática 15 No jogo Inventei, cada posição do tabuleiro é representada por suas coordenadas x e y e contém um número. O tabuleiro pode ser representado

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Informática OBI2008 Programação Nível Júnior Fase 2 1. Auto Estrada. Nome do arquivo fonte: auto.c, auto.cpp ou auto.

Olimpíada Brasileira de Informática OBI2008 Programação Nível Júnior Fase 2 1. Auto Estrada. Nome do arquivo fonte: auto.c, auto.cpp ou auto. Olimpíada Brasileira de Informática OBI2008 Programação Nível Júnior Fase 2 1 Auto Estrada Nome do arquivo fonte: auto.c, auto.cpp ou auto.pas Certas regiões resolveram o problema de tráfego intenso com

Leia mais

OBI2016 Caderno de Tarefas

OBI2016 Caderno de Tarefas OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO OBI26 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Fase 3 de junho de 26 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 4 HORAS Promoção: Apoio: v. Olimpíada

Leia mais

Como as temperaturas estão variando?

Como as temperaturas estão variando? Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Quinta aula prática - 14 de dezembro de 2012 1 a Questão: Como as temperaturas estão variando? A sua tarefa é escrever um programa que

Leia mais

Maratona de Programação da SBC 2014

Maratona de Programação da SBC 2014 International Collegiate acm Programming Contest 04 event sponsor Maratona de Programação da SBC 04 Sub-Regional Brasil do ACM ICPC 3 de Setembro de 04 Aquecimento Informações Gerais Este caderno contém

Leia mais

PROBLEMA A TROCA DE CARTAS

PROBLEMA A TROCA DE CARTAS PROBLEMA A TROCA DE CARTAS Nome do arquivo fonte: troccard.c, troccard.cpp ou troccard.java Alice e Beatriz colecionam cartas de Pokémon. As cartas são produzidas para um jogo que reproduz a batalha introduzida

Leia mais

Problema A. Volta. Entrada

Problema A. Volta. Entrada Arquivo: Problema A Volta volta.[c cpp java] No automobilismo é bastante comum que o líder de uma prova, em determinado momento, ultrapasse o último colocado. O líder, neste momento, está uma volta à frente

Leia mais

Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Sexta Aula Prática - 28 de abril de 2011

Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Sexta Aula Prática - 28 de abril de 2011 Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Sexta Aula Prática - 8 de abril de 11 O objetivo desta aula prática é exercitar vetores e matrizes de caracteres. Exercício 1: Escreva

Leia mais

Maratona de Programação da SBC 2008

Maratona de Programação da SBC 2008 Maratona de Programação da SBC 2008 Sub-Regional Brasil do ACM ICPC 20 de Setembro de 2008 Caderno de Problemas (Este caderno contém 10 problemas; as páginas estão numeradas de 1 a 17, não contando esta

Leia mais

Aula 3 PROFESSOR TUTA

Aula 3 PROFESSOR TUTA Aula 3 PROFESSOR TUTA WHILE Formato: while(condição) Loop infinito: while(1) Exemplo: int x = 0; while(x

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2014-01 Vetores e matrizes Exercício 1 Implemente uma função chama MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente

Leia mais

Prova 3. CI208 - Programação de Computadores. Nome: 1 o semestre Instruções para a prova

Prova 3. CI208 - Programação de Computadores. Nome: 1 o semestre Instruções para a prova Considere um programa que gerencia uma prateleira de locadora de filmes. A prateleira é representada no programa por um vetor, onde cada posição equivale a um filme e à quantidade de exemplares disponíveis

Leia mais

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I. Trabalho 1 (T1)

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I. Trabalho 1 (T1) ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Trabalho 1 (T1) Grupo de até três acadêmicos; Entregar os algoritmos escritos; Entregar as implementações dos algoritmos em arquivo organizados em uma pasta,

Leia mais

Exercícios Obrigatórios

Exercícios Obrigatórios Exercícios Obrigatórios ) (UFRGS/20) Observe a figura abaixo. Na figura, um triângulo equilátero está inscrito em um círculo, e um hexágono regular está circunscrito ao mesmo círculo. Quando se lança um

Leia mais

Backtracking. Pequenos Bispos

Backtracking. Pequenos Bispos Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC202 - Estruturas de Dados I Professores: Túlio A. Machado Toffolo

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES. A competição terá uma duração de 4 horas (13hs às 17hs) e é composta de uma série de problemas listados neste caderno.

CADERNO DE QUESTÕES. A competição terá uma duração de 4 horas (13hs às 17hs) e é composta de uma série de problemas listados neste caderno. CADERNO DE QUESTÕES A competição terá uma duração de horas (13hs às 17hs) e é composta de uma série de problemas listados neste caderno. - É permitido que as equipes utilizem material impresso para consulta

Leia mais

Simulado OBI2018 Caderno de Tarefas

Simulado OBI2018 Caderno de Tarefas Simulado OBI2018 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Júnior Fase 2 19 de junho de 2018 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORAS Simulado da Olimpíada Brasileira de Informática - OBI2018 1 Instruções

Leia mais

OBI2016 Caderno de Tarefas

OBI2016 Caderno de Tarefas OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO OBI26 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Júnior Fase de junho de 26 A PROVA TEM DURAÇÃO DE HORAS Promoção: Apoio: v.

Leia mais

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória.

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 2. Amplie o exercício anterior emitindo um relatório

Leia mais

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores).

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). DCC-UFMG 1 semestre de 2007 DCC001 - Programação de Computadores Prof. Martín Gómez Ravetti Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). Valor: 5 pontos 1. Escreva um algoritmo em

Leia mais

Estruturas de Dados 2

Estruturas de Dados 2 Estruturas de Dados 2 IF64C Estruturas de Dados 2 Engenharia da Computação Prof. João Alberto Fabro - Slide 1/34 Introdução Técnica de Projeto de Algoritmos utilizada para Problemas de Otimização; Idéia:

Leia mais

OBI2015 Caderno de Tarefas

OBI2015 Caderno de Tarefas OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO OBI05 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Fase 9 de agosto de 05 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 5 HORAS Promoção: Apoio: v. Olimpíada

Leia mais

OPI Modalidade Programação. Fase 1

OPI Modalidade Programação. Fase 1 OPI 2014 Modalidade Programação Fase 1 23 de Agosto de 2014 Este caderno contém 5 problemas A PROVA TERÁ DURAÇÃO DE DUAS HORAS E TRINTA MINUTOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO ANTES DE INICIAR A

Leia mais

Aula 1 - Revisão de Modularização

Aula 1 - Revisão de Modularização Computação II Aula 1 - Revisão de Modularização Carla Delgado - João Carlos 1. Na Copa do Mundo da Rússia, o prêmio Chuteira de Ouro é dado ao jogador que possui a melhor média de gols na competição. (a)

Leia mais

OBI2017 Caderno de Tarefas

OBI2017 Caderno de Tarefas OLIMPÍADA BRAILEIRA DE INFORMÁTICA OCIEDADE BRAILEIRA DE COMPUTAÇÃO OBI17 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Júnior Fase 1 12 de maio de 17 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORA Promoção: Apoio: v1.1

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

OBI2016 Caderno de Tarefas

OBI2016 Caderno de Tarefas OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO OBI06 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Júnior Fase 7 de agosto de 06 A PROVA TEM DURAÇÃO DE HORAS Promoção: Apoio:

Leia mais

MODALIDADE PROGRAMAÇÃO 1ª FASE

MODALIDADE PROGRAMAÇÃO 1ª FASE MODALIDADE PROGRAMAÇÃO 1ª FASE A PROVA TERÁ DURAÇÃO DE DUAS HORAS E TRINTA MINUTOS Este Caderno contém 6 problemas 24 de Maio de 2019 Olimpíada Regional de Informática 2019 - Modalidade Programação - Fase

Leia mais

Realização: Apoio: Patrocínio:

Realização: Apoio: Patrocínio: Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática Programa de Educação Tutorial PET EngComp E-mail: petengcomp@inf.ufes.br Home-Page: www.inf.ufes.br/~pet Tel. (27) 3335-2161 Realização:

Leia mais

Problema A Bolhas e baldes Nome do arquivo fonte: bolhas.c, bolhas.cpp ou bolhas.java

Problema A Bolhas e baldes Nome do arquivo fonte: bolhas.c, bolhas.cpp ou bolhas.java Problema A Bolhas e baldes Nome do arquivo fonte: bolhas.c, bolhas.cpp ou bolhas.java Andrea, e Marcelo são muito amigos e passam todos os finais de semana à beira da piscina. Enquanto Andrea se bronzeia

Leia mais

II MARATONA DE PROGRAMAÇÃO IFSP SÃO CARLOS. Caderno de Tarefas. 25 de outubro de 2012

II MARATONA DE PROGRAMAÇÃO IFSP SÃO CARLOS. Caderno de Tarefas. 25 de outubro de 2012 II MARATONA DE PROGRAMAÇÃO IFSP SÃO CARLOS Caderno de Tarefas 25 de outubro de 2012 Patrocínio: Realização: 1 INSTRUÇÕES: Este caderno de tarefas é composto por 5 tarefas divididas em 12 páginas. Verifique

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. TIPOS COMPOSTOS DE DADOS LISTA DE EXERCÍCIOS 2 1. Considerando as declarações abaixo, responda dizendo

Leia mais

Lista de Exercícios 09

Lista de Exercícios 09 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: Algoritmos e Programação Avançada Professores: Marco Antonio M. Carvalho

Leia mais

A) são da mesma cor. B) são vermelhas. C) uma é vermelha e duas são brancas. D) uma é branca e duas são vermelhas. E) pelo menos uma é vermelha.

A) são da mesma cor. B) são vermelhas. C) uma é vermelha e duas são brancas. D) uma é branca e duas são vermelhas. E) pelo menos uma é vermelha. XXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTIA Primeira Fase Nível 1 - A duração da prova é de 3 horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem consultas a notas ou livros. - Você pode solicitar papel para

Leia mais

GABARITO PROVA A GABARITO PROVA B. Colégio Providência Avaliação por Área. Colégio Providência Avaliação por Área 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

GABARITO PROVA A GABARITO PROVA B. Colégio Providência Avaliação por Área. Colégio Providência Avaliação por Área 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO Colégio Providência Avaliação por Área Matemática e suas tecnologias 3ª ETAPA Data: 26/11/2015 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO Colégio Providência Avaliação por Área Matemática e suas tecnologias 3ª ETAPA Data:

Leia mais

Saída Média dos valores digitados: 3.40

Saída Média dos valores digitados: 3.40 Exercício 1 Implemente uma função chamada MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente um programa que solicite que o usuário digite valores positivos

Leia mais

Curiosidade faz diferença

Curiosidade faz diferença Reforço escolar M ate mática Curiosidade faz diferença Dinâmica 2 3ª Série 2º Bimestre Matemática Ensino Médio 3ª Numérico Aritmético Probabilidade PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS ATIVIDADE JOGO DOS

Leia mais

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP Programação de Computadores 1 Lista 2 Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP 0.1 Vetores e Cadeias de Caracteres 1. Codifique um programa que leia e armazene duas notas de 10 alunos e calcule

Leia mais

OBI2016 Caderno de Tarefas

OBI2016 Caderno de Tarefas OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO OBI6 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Fase de junho de 6 A PROVA TEM DURAÇÃO DE HORAS Promoção: Apoio: v. Olimpíada

Leia mais

Maratona UFMA de Iniciantes de Dezembro de 2006

Maratona UFMA de Iniciantes de Dezembro de 2006 Problema A Estão roubando no Bingo? Arquivo fonte: roubo.pas, roubo.c, roubo.cpp ou roubo.java Desconfia-se que há alguma coisa errada no bingo da cidade! Para começo de conversa, parece que estão sorteando

Leia mais

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 Parte A - Exercícios de Fixação de Aprendizagem 1. Faça um programa em C++ que leia do teclado uma sequência de 10 números

Leia mais

Simulado OBI2018 Caderno de Tarefas

Simulado OBI2018 Caderno de Tarefas Simulado OBI2018 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Júnior Fase 1 16 de maio de 2018 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORAS Simulado da Olimpíada Brasileira de Informática - OBI2018 1 Instruções LEIA

Leia mais

OBI2017 Caderno de Tarefas

OBI2017 Caderno de Tarefas Competidor(a): Número de inscrição: (opcional) OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO OBI201 Caderno de Tarefas Modalidade Iniciação Nível 2, Fase 2 de junho de 201 A PROVA

Leia mais

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Ciências Eatas - ICE Disciplina: Programação de Computadores Professor: David Menoti (menoti@dcc.ufmg.br) Monitor: João Felipe Kudo (joao.felipe.kudo@terra.com.br)

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Informática OBI2008 Programação Nível Júnior Fase 2 1. Auto Estrada. Nome do arquivo fonte: auto.c, auto.cpp ou auto.

Olimpíada Brasileira de Informática OBI2008 Programação Nível Júnior Fase 2 1. Auto Estrada. Nome do arquivo fonte: auto.c, auto.cpp ou auto. Olimpíada Brasileira de Informática OBI2008 Programação Nível Júnior Fase 2 1 Auto Estrada Nome do arquivo fonte: auto.c, auto.cpp ou auto.pas Certas regiões resolveram o problema de tráfego intenso com

Leia mais

MARATONA DE PROGRAMAÇÃO INTERNA UERJ 28/11/2009. Este caderno contém 9 páginas com a descrição de 8 problemas definidos a seguir:

MARATONA DE PROGRAMAÇÃO INTERNA UERJ 28/11/2009. Este caderno contém 9 páginas com a descrição de 8 problemas definidos a seguir: MARATONA DE PROGRAMAÇÃO INTERNA UERJ 28/11/2009 Este caderno contém 9 páginas com a descrição de 8 problemas definidos a seguir: A Decoração B - Apagão C - Cartão Amarelo D Complexo! Muito complexo! E

Leia mais

2005. Departamento de Informática, UFMA. Seletiva para o Brasileiro Problema A

2005. Departamento de Informática, UFMA. Seletiva para o Brasileiro Problema A Problema A A terceira maior nota Arquivo fonte: third.pas, third.c, third.cc ou third.java As notas escolares de um colégio variam de (zero) a 1 (nota máxima). Um professor desse colégio idealizou um estranho

Leia mais

PROBLEMA A: BUSCA NA INTERNET (Fonte: SPOJ-OBI)

PROBLEMA A: BUSCA NA INTERNET (Fonte: SPOJ-OBI) Arquivo: busca.js PROBLEMA A: BUSCA NA INTERNET (Fonte: SPOJ-OBI) João fez uma pesquisa em seu site de busca predileto, e encontrou a resposta que estava procurando no terceiro link listado. Além disso,

Leia mais

Não utilize caracteres acentuados ou especiais para nomes de pastas e arquivos.

Não utilize caracteres acentuados ou especiais para nomes de pastas e arquivos. BCC201 Introdução à Programação (2016-01) Departamento de Computação - Universidade Federal de Ouro Preto - MG Professor: Reinaldo Fortes (www.decom.ufop.br/reinaldo) Estagiário docente: Washington Silva

Leia mais

Disciplina: Algoritmos e Programação Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD

Disciplina: Algoritmos e Programação Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD 1. Faça um algoritmo que: leia 20 números inteiros; escreva os números que são negativos; escreva a média dos números positivos. 2. Faça um algoritmo que leia 15 números inteiros e escreva, para cada número

Leia mais

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For.

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Curso Básico de Programação Aula 11 Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Introdução à Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while () { } do {

Leia mais

Dafaction e 6 de Maio

Dafaction e 6 de Maio Regulamento Específico dos Jogos Tradicionais 1- GENERALIDADES A execução das atividades, elaboração do repetivo calendário competitivo, organização e administração dos jogos, é da responsabilidade da

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Informática OBI Nome do arquivo fonte: tacografo.c, tacografo.cpp, ou tacografo.pas

Olimpíada Brasileira de Informática OBI Nome do arquivo fonte: tacografo.c, tacografo.cpp, ou tacografo.pas Olimpíada Brasileira de Informática OBI 4 Tacógrafo Nome do arquivo fonte: tacografo.c, tacografo.cpp, ou tacografo.pas Tacógrafos são dispositivos instalados em determinados tipos de veículos, que registram

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Até o momento da disciplina vimos comandos de entrada, processamento e saída

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11. Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11. Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11 Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres Introdução a Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while() { } do { }while();

Leia mais

Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia Bacharelado em Sistemas de Informação Estruturas de Dados I Lista II

Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia Bacharelado em Sistemas de Informação Estruturas de Dados I Lista II Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia Bacharelado em Sistemas de Informação Estruturas de Dados I Lista II Professor: MSc. Rodrigo Porfírio da Silva Sacchi 30

Leia mais

III Maratona de Programação DEINF/UFMA 24 de Março de 2006

III Maratona de Programação DEINF/UFMA 24 de Março de 2006 Problema A Quantidade de múltiplos em um intervalo Arquivo fonte: multiplos.pas, multiplos.c, multiplos.cpp ou multiplos.java Dado um número inteiro n e um intervalo fechado inteiro [a,b] com a b, você

Leia mais

Instruções para a Prova de RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO:

Instruções para a Prova de RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Instruções para a Prova de : Confira se seu nome e RG estão corretos. Não se esqueça de assinar a capa deste caderno, no local indicado, com caneta azul ou preta. Você terá 4 horas para realizar as provas.

Leia mais

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 04 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 04 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores Professor David Menotti (menottid@gmail.com) BCC0 Introdução à Programação (0-0) Prof. Reinaldo Silva Fortes Prática 0 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores ) Escreva um programa que armazene em um vetor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Segunda Lista de Exercícios Questão 1. Descreva o espaço amostral para cada um dos seguintes

Leia mais

Universidade Federal do ABC MCTA Programação Estruturada 2018.Q3

Universidade Federal do ABC MCTA Programação Estruturada 2018.Q3 Universidade Federal do ABC MCTA028-15 - Programação Estruturada 2018.Q3 Lista de Exercícios 4 Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 16 de outubro de 2018 1. Crie uma função que recebe

Leia mais

Variáveis Compostas Homogêneas Vetores

Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Os vetores são variáveis estruturadas homogêneas capazes de armazenar uma série de informações de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE.

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Santos Dias PROFESSOR: André de carvalho Rapozo MATRÍCULA: 0870081-7 SÉRIE: 3 ano do Ensino Médio

Leia mais

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI.

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. ATUALIZADO EM: 29/10/2007 1. Faça um programa que inverta uma string: leia a string com gets e armazene-a invertida em outra

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Condicionais

Lista de Exercícios 2 Condicionais Introdução à Ciência da Computação - 113913 Lista de Exercícios 2 Condicionais Observações: As listas de exercícios serão corrigidas por um corretor automático, portanto é necessário que as entradas e

Leia mais

MATEMÁTICA. Tipo 1 Tipo 2 Tipo 3 Total de pontos Seleção Alfa Seleção Beta Seleção Gama

MATEMÁTICA. Tipo 1 Tipo 2 Tipo 3 Total de pontos Seleção Alfa Seleção Beta Seleção Gama MATEMÁTICA 13. Josué está enchendo o silo de sua fazenda à razão de 160 sacas de soja por hora e sabe que terminará o trabalho às 11h 45min. Ele calculou que, se a vazão fosse de 150 sacas por hora, somente

Leia mais

Informática Aplicada I Lista: Fluxograma

Informática Aplicada I Lista: Fluxograma UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE GUARATINGUETÁ Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Informática Aplicada I Lista: Fluxograma 1) Escreva um fluxograma que armazene

Leia mais

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010 XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte Prova do Nível I Em 25/09/2010 Problema 1 Um professor de Matemática definiu a seguinte operação entre dois números naturais: Ele exemplificou

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS 0) Faça um algoritmo

Leia mais

247 Círculos de Ligação

247 Círculos de Ligação 247 Círculos de Ligação Se você já viu comerciais de companhias telefônicas, você deve ter notado que muitas companhias gastam muito dinheiro tentando convencer as pessoas que elas proveem o melhor serviço

Leia mais

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a probabilidade se sair bola: a. azul; b. vermelha; c. amarela. 2.

Leia mais

TC DE MATEMÁTICA CLICK-PROFESSOR 6ª SÉRIE OLÍMPICA ENSINO FUNDAMENTAL. Professor: Júnior ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO:

TC DE MATEMÁTICA CLICK-PROFESSOR 6ª SÉRIE OLÍMPICA ENSINO FUNDAMENTAL. Professor: Júnior ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: TC DE MATEMÁTICA CLICK-PROFESSOR 6ª SÉRIE OLÍMPICA ENSINO FUNDAMENTAL Professor: Júnior ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: 1. Faça o que se pede: I. Qual é o menor número natural, diferente

Leia mais

Questão 1 Exemplo de execução 1 (com N=6): Exemplo de execução 2 (com N=4):

Questão 1 Exemplo de execução 1 (com N=6): Exemplo de execução 2 (com N=4): CI240 Fundamentos de Programação Nome: Instruções para a prova A prova é sem consulta; A prova dura 1 hora e 40 minutos; Esta folha de enunciados deverá ser entregue ao professor junto com a folha de respostas;

Leia mais

Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9}?

Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9}? Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0,, 3, 5,, 7, 8, 9}? ) Quantos pares ordenados com elementos distintos podemos formar com os

Leia mais

OBI2014 Caderno de Tarefas

OBI2014 Caderno de Tarefas OBI2014 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível 1, Fase 2 30 de agosto de 2014 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 4 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2014 1 Instruções LEIA

Leia mais

Prof. Tiago Alves de Oliveira. Tiago Alves de Oliveira - 1

Prof. Tiago Alves de Oliveira. Tiago Alves de Oliveira - 1 Prof. Tiago Alves de Oliveira tiagofga@gmail.com 1 Operadores Aritméticos; Operadores Relacionais; Operadores Lógicos; Operador MOD Calcula o resto da divisão Estrutura X MOD 2 = 0 verifica se o resto

Leia mais

Integrantes do subgrupo

Integrantes do subgrupo Nome do Objetivo do Jogo 1: GANHA CEM PRIMEIRO Ganha quem formar o grupão primeiro: que é o amarrado de dez grupos de dez palitos. Quem primeiro formar o grupão levanta a mão com ele e declara em voz alta:

Leia mais

PROVA DE RACIOCÍNIO QUANTITATIVO EDIÇÃO JUNHO 2009

PROVA DE RACIOCÍNIO QUANTITATIVO EDIÇÃO JUNHO 2009 PROVA DE RACIOCÍNIO QUANTITATIVO EDIÇÃO JUNHO 2009 0. O gerente de uma loja, para incentivar seus vendedores, decidiu dividir um bônus de R$ 3.000,00 entre os três funcionários que mais venderam no mês

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Campus de Cascavel Colegiado de Ciência da Computação. Algoritmos Trabalho 3º Bimestre

Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Campus de Cascavel Colegiado de Ciência da Computação. Algoritmos Trabalho 3º Bimestre Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Campus de Cascavel Colegiado de Ciência da Computação Algoritmos Trabalho 3º Bimestre 1) A utilização de jogos de baralho tem sido um entretenimento muito

Leia mais

Caderno de Tarefas Nível 2. Regras de Funcionamento Nível 2

Caderno de Tarefas Nível 2. Regras de Funcionamento Nível 2 1 Caderno de Tarefas Nível 2 Regras de Funcionamento Nível 2 1. As questões serão anunciadas no início da Olimpíada, às 09h00min. Os participantes terão 2 horas para apresentar soluções, na forma de implementação

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16. Manipulação de arquivos.

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16. Manipulação de arquivos. CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16 Manipulação de arquivos. Retrospectiva Estrutura: Coleção de campos que podem ser referenciados pelo mesmo nome. A estrutura permite que informações relacionadas mantenham-se

Leia mais

Lista de Exercícios. Programação de Computadores I Engenharia Ambiental

Lista de Exercícios. Programação de Computadores I Engenharia Ambiental Lista de Exercícios Programação de Computadores I Engenharia Ambiental 1. Suponha Que a Tabela 1 represente a memória do computador no momento da execução de um algoritmo. teste [4] 4 teste [3] 6 teste

Leia mais

Na reta numérica da figura abaixo, o ponto E corresponde ao número inteiro -9 e o ponto F, ao inteiro

Na reta numérica da figura abaixo, o ponto E corresponde ao número inteiro -9 e o ponto F, ao inteiro 000 IT_005267 Na reta numérica da figura abaixo, o ponto E corresponde ao número inteiro -9 e o ponto F, ao inteiro -7. A B C D E F G H I J K L M -9-7 Nessa reta, o ponto correspondente ao inteiro zero

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS DISCIPLINA: Lab. de Programação PROF: MSc. Flávio Barros PERÍODO: 2 DATA: Aluno (s): 01 ATIVIDADE / / Revisão de Conteúdo

Leia mais