O Miguel e o Gaspar já se conheciam desde o segundo ano de escolaridade e conheceram o Tiago na escola Gualdim Pais, no quinto ano.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Miguel e o Gaspar já se conheciam desde o segundo ano de escolaridade e conheceram o Tiago na escola Gualdim Pais, no quinto ano."

Transcrição

1

2 Era uma vez três rapazes muito amigos chamados Miguel, Gaspar e Tiago. Eram companheiros inseparáveis e andavam sempre juntos. O Miguel era um rapaz tímido, completamente fascinado por futebol e jogos de computador. O Gaspar era muito distraído e sonhador, adorava futebol e gostava pouco de estudar. Por fim, o Tiago era muito brincalhão e falador e também gostava pouco de estudar, mas era o ás da música. Estudavam na escola Gualdim Pais, uma escola muito grande com algumas árvores e espaço de sobra para brincar. Os três amigos tinham muitos colegas e todos se davam bem com eles. Nos intervalos, jogavam à apanhada, às escondidas, à bola mas também conversavam muito sobre as aulas e os testes de avaliação. Falavam das disciplinas mais difíceis, dos professores mais exigentes e das dificuldades de cada um.

3 O Miguel e o Gaspar já se conheciam desde o segundo ano de escolaridade e conheceram o Tiago na escola Gualdim Pais, no quinto ano. Começaram a ter apoio, juntos, porque afinal tinham uma coisa em comum: davam muitos erros ortográficos.

4

5 Para eles, ler e escrever era uma tortura autêntica, devido às dificuldades que sentiam. As letras e as palavras faziam uma grande confusão nas suas cabeças. Liam devagarinho, trocavam sílabas e detestavam ler em voz alta. Um dia souberam que o problema deles tinha um nome muito esquisito dislexia. Eles nunca tinham ouvido tal coisa na vida. Parecia um nome extraterrestre, vindo do espaço!

6

7 Os três encontravam-se normalmente para passear, andar de bicicleta ou jogar à bola num parque radical, que havia na vila, onde todos se encontravam. Estava uma tarde de sol mesmo agradável para passear e os três amigos tinham combinado encontrar-se para andarem de bicicleta. Foram passear para um pinhal perto da pista de aeromodelismo. Enquanto pedalavam, falavam das notas do primeiro período: - Malta, tive umas notas espetaculares! Uma maravilha autêntica! - disse o Tiago com ar brincalhão. - É mentira Não acredito Estás a brincar - respondeu o Gaspar desconfiado. O Miguel, como já tinha visto as pautas, explicou: - Vocês não tiveram nada boas notas! Foram péssimas! E eu também não posso falar muito, pois tive algumas negativas.

8 - Pois Continuo a dar tantos erros ortográficos! - confessou o Gaspar desesperado. - Também nós!!! - disseram o Tiago e o Miguel com ar desiludido. - Não falem em coisas péssimas. Vamos continuar o nosso passeio de bike! - exclamou o Tiago com entusiasmo. Depois de pedalarem algum tempo, chegaram ao rio. Gostavam de passear junto ao rio. Era um rio misterioso, cheio de coisas divertidas para ver. Havia muitas plantas e muitos animais. De repente avistaram uma pequena cascata, muito bonita. Foram até lá e, para espanto dos três amigos, repararam que perto da cascata estava uma bruxa a fazer um guisado num enorme caldeirão. Era feia, malcheirosa, rugosa e tinha a cara cheia de borbulhas. O seu aspecto era assustador mas os três rapazes aproximaram-se devagarinho, cheios de medo.

9

10 - O que é que três meninos tão lindos andam a fazer por aqui? - perguntou a bruxa curiosa. - Viemos dar um passeio por aqui! - respondeu o Tiago com coragem. - Quem és tu? - perguntou o Miguel. - Sou a bruxa das letras e das palavras - respondeu a bruxa com ar horroroso. - Das letras e das palavras?! - disseram os três cheios de medo. - Sim - explicou a bruxa - eu resolvo os problemas dos meninos que dão erros ortográficos. - Espetacular! Finalmente vamos resolver o nosso problema! - exclamaram os três fascinados. - Tens algum truque na manga para nos ajudar? - perguntaram os três amigos.

11

12 - Eu tenho uma arca cheia de palavras mas ainda ninguém a conseguiu abrir. Vou mostrar-vos a arca. Veremos se vocês são capazes de a abrir - explicou a bruxa com ar misterioso. Lá foram os três amigos atrás da bruxa malcheirosa até ao fundo de uma gruta muito húmida e assustadora, cheia de morcegos, aranhas, insetos venenosos e assustadores. Os rapazes ficaram um bocado preocupados porque a bruxa podia enfeitiçá-los ou fazer-lhes mal mas avançaram com coragem. No fundo da gruta estava uma arca ferrugenta, cheia de pó e coberta de teias de aranha. Quando se aproximaram puderam ver que a arca tinha três mãos desenhadas.

13 - Que estranho! - disseram os três amigos muito baixinho. - Coloquem as vossas mãos direitas em cima destes desenhos. A arca guarda todas as palavras do dicionário. Só quem tiver muitas dificuldades na ortografia é que consegue abrir esta arca - disse a bruxa esfarrapada. Os três amigos estavam muito nervosos mas ansiosos por abrir a arca. Nem queriam acreditar no que lhes estava a acontecer! - Será que vamos conseguir? - exclamaram os três assustadíssimos. Colocaram as mãos a medo, muito devagarinho, e para espanto dos três, a arca abriu rangendo muito pois estava fechada há muitos anos. Os rapazes espreitaram curiosos e dentro da arca estavam milhares de palavras de chocolate e outras guloseimas.

14

15 - Eram vocês a chave desta arca velha e ferrugenta. Esta arca está amaldiçoada e nunca ninguém a tinha conseguido abrir - gritou a bruxa admirada. Os três amigos não queriam acreditar no que os seus olhos viam. Seria verdade ou estariam a sonhar? - Agora vocês têm que comer as palavras e nunca mais vão ter problemas na ortografia - ordenou a bruxa com ar terrível. Os três amigos começaram a comer rapidamente pois já anoitecera. Comeram comeram comeram até ficarem a transbordar de palavras. Quando estavam quase a terminar de comer, a bruxa saltou para dentro da arca e disse com uma voz assustadora: _ Hi! Hi! Hi! Também vou comer palavras. Pensaram que eram todas vossas? Enganaram-se. Mas os três amigos estavam atentos. Agarraram as últimas palavras e comeram-nas rapidamente antes que a bruxa tivesse tempo de as agarrar. Fecharam a arca depressa e a bruxa ficou fechada na arca enfeitiçada.

16

17 Os três amigos, com medo que a bruxa conseguisse sair, correram para as bicicletas e pedalaram com toda a força. Pelo caminho falaram sobre o que lhes tinha acontecido. _ Espero que resulte. Era maravilhoso! - disse o Tiago. _ Eu acredito! Nunca mais vamos dar erros ortográficos! - disse o Miguel O Gaspar estava calado e pensativo pois tinham sido demasiadas emoções. Estava um pouco desconfiado, não sabia se a magia da bruxa iria dar resultado. Os três amigos despediram - se pois estavam cheios de pressa. Os pais já deviam estar preocupados. Miguel, Tiago e Gaspar estavam muito felizes e cheios de esperança. Esta tinha sido a melhor tarde das suas vidas. FIM

18 Os Três Amigos conto inédito, escrito pelos alunos João Miguel Alves, João Paulo Caetano e Jorge Gaspar, da Escola Básica Integrada Gualdim Pais, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, Pombal. Orientação a cargo da Professora de Educação Especial Filomena Marcelino, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais. Ilustração a cargo do Professor Paulo Silva, 1º CEB do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais. Arranjos CRTIC de Pombal

Que Nevão! Teresa Dangerfield

Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Que Nevão! Teresa Dangerfield Mamã, Mamã, está tudo branquinho lá fora! gritou o Tomás muito contente assim que se levantou e espreitou pela janela. Mariana, vem ver depressa!

Leia mais

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004 Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004  Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira O Ribeiro que queria Sorrir Ana Cristina Luz Ilustração: Margarida Oliveira Versão COMPLETA PLIP004 www.plip.ipleiria.pt Este trabalho foi desenvolvido no espírito do art.º 75 e 80 do Código do Direito

Leia mais

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula.

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula. UM CONTO DE ESCOLA Por Isaque Correia Rocha 1 Começou mais um ano e desta vez aproveitei bastante porque a folga de comer, brincar e dormir havia acabado. Era o ano em que eu e minha irmã Rose, iríamos

Leia mais

2014 Paula Susana Rocha e Editorial Novembro

2014 Paula Susana Rocha e Editorial Novembro 2014 Paula Susana Rocha e Editorial Novembro Autora: Paula Susana Rocha Coordenação editorial: Ana Monteiro Revisão: Ana Monteiro Paginação: Alice Pereira Ilustração: Alice Pereira Impressão e acabamento:

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Era uma vez uma menina que se chamava Alice. uma tarde de Verão, depois do almoço, Alice adormeceu e teve um sonho muito estranho.

Era uma vez uma menina que se chamava Alice. uma tarde de Verão, depois do almoço, Alice adormeceu e teve um sonho muito estranho. Era uma vez uma menina que se chamava Alice. uma tarde de Verão, depois do almoço, Alice adormeceu e teve um sonho muito estranho. Viu um Coelho Branco, que corria e repetia sem arar: - Vou chegar tarde,

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Espalhando Alegria no Natal

Espalhando Alegria no Natal Espalhando Alegria no Natal --Eu tenho que ir no Bingo de Natal da Vovó amanhã? perguntou Érica, enquanto ajudava a mãe a fazer saquinhos de guloseimas. Minha amiga Amanda perguntou se podia vir aqui brincar.

Leia mais

Uma Aventura Fantástica

Uma Aventura Fantástica Uma Aventura Fantástica Koziołek Matołek Salta-Pocinhas Platero Polónia, Portugal e Espanha Era uma vez um burro chamado Platero que vivia no sul de Espanha. Platero tinha um amigo chamado Salta-Pocinhas.

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Constrói a tua história!

Constrói a tua história! VAMOS COLORIR 1º Ciclo ensino básico Constrói a tua história! Imprime esta história e lê-a com a atenção. Já reparaste que não tem imagens? Desenha e pinta uma imagem para cada página para completares

Leia mais

João Pedro Pinto Moreira 4º Ano EB1 Azenha Nova. A Pequena Diferença

João Pedro Pinto Moreira 4º Ano EB1 Azenha Nova. A Pequena Diferença João Pedro Pinto Moreira 4º Ano EB1 Azenha Nova A Pequena Diferença Era uma vez um menino chamado Afonso que nasceu no primeiro dia do ano de 2000. Era uma criança muito desejada por toda a família, era

Leia mais

Essa história aconteceu há

Essa história aconteceu há O HOMEM DO SACO Essa história aconteceu há mais de vinte anos, num dia nublado. Perfeito para Josué, Mateus, Antonia e Frederico começarem o dia colocando o plano combinado em ação. Estavam de férias,

Leia mais

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola.

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessy Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessi era uma garota linda, tinha a pele escura como o chocolate, seus olhos eram pretos e brilhantes que pareciam duas lindas amoras, seu

Leia mais

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS APOSTILA CRIANÇAS GUIA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo

Leia mais

A alga que queria ser flor

A alga que queria ser flor A alga que queria ser flor Ana Cristina Tavares Ilustração Joana Barata IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS Inquire is funded by the European Union within the 7th Framework Programme

Leia mais

O ELEFANTE E O ANJO JOANA MORAIS E CASTRO. ilustrações MARTA HORTA BELO. Título: O Elefante e o Anjo 2018 Joana Morais e Castro e Editorial Novembro

O ELEFANTE E O ANJO JOANA MORAIS E CASTRO. ilustrações MARTA HORTA BELO. Título: O Elefante e o Anjo 2018 Joana Morais e Castro e Editorial Novembro Título: O Elefante e o Anjo 2018 Joana Morais e Castro e Editorial Novembro Autora: Joana Morais e Castro Ilustrações: Marta Horta Belo O ELEFANTE E O ANJO JOANA MORAIS E CASTRO Coordenação Editorial:

Leia mais

O mundo doce de Maria

O mundo doce de Maria O mundo doce de Maria Olga Maria Barbosa Meu nome é Maria e eu amo imaginar. Um dia imaginei que a minha casa e meus brinquedos falavam comigo, e eles falavam assim: Oi Maria! Quer brincar? Oi Maria quer

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2009/ JUIN 2009 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6 ème- IDENTIFICAÇÃO (A preencher pelo aluno) Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome

Leia mais

O Gavião e a Coruja. Espaço TERRA NOVA - BAHIA

O Gavião e a Coruja. Espaço TERRA NOVA - BAHIA O Gavião e a Coruja Espaço TERRA NOVA - BAHIA.p65 1 Apresentação O Bangüê, uma entidade cultural beneficente, instalada no município de Terra Nova, Região do Recôncavo da Bahia, vem elaborando o projeto

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro?

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? 10-11 Onde é que vou viver? 12-13 Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? 14-15 Vocês ainda gostam um do outro? 16-17

Leia mais

A Ressurreição de Jesus

A Ressurreição de Jesus A Ressurreição de Jesus Fonte: Lc 24,13-32 ; 24, 50-53; Jo 20,24-29; 21,1-15 Introdução: Antes de morrer, Jesus disse que iria ressuscitar, mas nem todos entenderam! Domingo, de manhã cedo, Maria Madalena

Leia mais

Uma aventura na Amareleja

Uma aventura na Amareleja Uma aventura na Amareleja 1º Capítulo Era uma vez uma rapariga chamada Teresa que adorava ir ao facebook, adorava falar com os amigos e ver as fotos e os comentários sobre eles. A Teresa morava no Montijo,

Leia mais

O Rapaz e a Guitarra Mágica

O Rapaz e a Guitarra Mágica O Rapaz e a Guitarra Mágica Conto linha-a-linha Autoria: todas as turmas da Escola E.B. 2,3 de Palmeira Data: 21 a 25 de Março de 2011 Local de realização: Biblioteca Escolar Era uma vez um menino chamado

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste Toda a semana tinha andado como que a sonhar. Que é que teria? Então encontrou o Porquinho. -

Leia mais

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla 2ºs anos 1 SERÁ UMA DELÍCIA CURTIR ESSA HISTÓRIA COM VOCÊ! FAÇA TODAS AS ATIVIDADES COM LETRA CURSIVA! Fique atento nestas dicas da sua educadora:

Leia mais

OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE

OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE 1 OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE TRABALHAVA FICAVA NO ALTO DE UM MORRO, DE ONDE SE AVISTAVA

Leia mais

Uma história dos alunos do 2º B CAA. Ilustrada por Cristina Esteves e meninos. Agrupamento Dr. Ferreira da silva

Uma história dos alunos do 2º B CAA. Ilustrada por Cristina Esteves e meninos. Agrupamento Dr. Ferreira da silva Uma história dos alunos do 2º B CAA Ilustrada por Cristina Esteves e meninos Agrupamento Dr. Ferreira da silva Raquel Xará 2º BCAA 2 Aescola estava mesmo a terminar. A Catarina e o seu irmão André já andavam

Leia mais

Cristóbal nasceu num aquário. O mundo dele resumia-se a um pouco de água entre as quatro paredes de vidro. Isso, alguma areia, algas, pedras de divers

Cristóbal nasceu num aquário. O mundo dele resumia-se a um pouco de água entre as quatro paredes de vidro. Isso, alguma areia, algas, pedras de divers Cristóbal nasceu num aquário. O mundo dele resumia-se a um pouco de água entre as quatro paredes de vidro. Isso, alguma areia, algas, pedras de diversos tamanhos e a miniatura em madeira de uma caravela

Leia mais

Teo, Lena, Ben, Nina e Guga Púrpura receberam um convite para visitar a Fortaleza NESTUM.

Teo, Lena, Ben, Nina e Guga Púrpura receberam um convite para visitar a Fortaleza NESTUM. 1 Teo, Lena, Ben, Nina e Guga Púrpura receberam um convite para visitar a Fortaleza NESTUM. 2 À chegada foram recebidos por um dos Magos NESTUM, os responsáveis por criar novas ideias e receitas saudáveis,

Leia mais

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA Coleção FLORESTA MÁGICA Actividades Propostas Leitura em voz alta de cada um dos capítulos, feita pelo professor Leitura silenciosa e preenchimento de ficha, feita pelos

Leia mais

É verdade! Podemos. E IREMOOOOOOOOS!

É verdade! Podemos. E IREMOOOOOOOOS! Ei, o que estão a fazer com o meu trabalho? O meu nome é Chloe Park. Sou estudante na Universidade da Califórnia. As pessoas acham me demasiado nova para andar na faculdade. É verdade que sou a mais nova

Leia mais

Língua Portuguesa. O pequeno e grande Miles. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior

Língua Portuguesa. O pequeno e grande Miles. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior O pequeno e grande Miles Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Era uma vez um menino que se chamava Miles Upshur.

Leia mais

A MENINA QUASE PERFEITA

A MENINA QUASE PERFEITA A MENINA QUASE PERFEITA EM UMA CIDADE MORAVA UMA MENINA CHAMADA ISABELA ELA ERA MUITO QUERIDA POR TODOS DE SUA RUA E ELA CONHECIA QUASE TODOS DE SUA RUA. ELA CONHECIA O SENHOR DANIEL(QUE ERA O MAIS RANZINZA)

Leia mais

Este livro pertence a

Este livro pertence a Cristais em meus olhos Este livro pertence a Em seu consultório, a médica está explicando tudo sobre cistinose para Bruno. Seu corpo é feito de milhares e milhares de células pequeninas, ela disse. Imagine

Leia mais

MEU ANIVERSÁRIO 01 Um dia, na escola, as meninas falaram para mim: - Samara, sabia que você vai ganhar um presente dos meninos no final da O SUSTO!

MEU ANIVERSÁRIO 01 Um dia, na escola, as meninas falaram para mim: - Samara, sabia que você vai ganhar um presente dos meninos no final da O SUSTO! aula? MEU ANIVERSÁRIO 01 Um dia, na escola, as meninas falaram para mim: - Samara, sabia que você vai ganhar um presente dos meninos no final da Passou uns minutos, aí tive uma ideia: vou perguntar para

Leia mais

- Vanessa Maia - NINA E A MAQUINA DO TEMPO. em: O EXAME DE SANGUE. Ilustrações de Tiburcio

- Vanessa Maia - NINA E A MAQUINA DO TEMPO. em: O EXAME DE SANGUE. Ilustrações de Tiburcio - Vanessa Maia - NINA E A MAQUINA DO TEMPO em: O EXAME DE SANGUE Ilustrações de Tiburcio - Vanessa Maia - NINA E A MAQUINA DO TEMPO em: O EXAME DE SANGUE Ilustrações de Tiburcio Assessoria técnica: Anete

Leia mais

*CRIE UMA CAPA PARA O LIVRO

*CRIE UMA CAPA PARA O LIVRO *CRIE UMA CAPA PARA O LIVRO LL PRODUÇÕES O fantástico mundo de L.L A visita a um misterioso mundo 2 Luan Patrick Nascimento da Costa, paraense, nascido em 21/01/2012 em Belém Pará. 3 A visita a um misterioso

Leia mais

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo grande andava muito cansado 6 é um herói! 12 A letra é um número? 18 perdeu a cabeça 23 conquista o universo 28 Então, Senhor A, de que se queixa? perguntou-lhe o médico. grande andava muito cansado A

Leia mais

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE 4º ano F AUTORES: Enzo Lucas Maria Luiza Prates Mariana Rafaella Spera Vinicíus 4º ano F ILUSTRAÇÕES DA INTERNET EDITORA: CJSP Um dia como outro qualquer

Leia mais

Garoto extraordinário

Garoto extraordinário Garoto extraordinário (adequada para crianças de 6 a 8 anos) Texto: Lucas 2:40-52 Princípio: ser como Jesus Você vai precisar de um fantoche de cara engraçada, um adulto para manipular o fantoche atrás

Leia mais

Álvaro Magalhães. Ilustrações de Carlos J. Campos

Álvaro Magalhães. Ilustrações de Carlos J. Campos Álvaro Magalhães Ilustrações de Carlos J. Campos Título: A Ilha dos Gatossauros 2 ạ parte Texto: 2012, Álvaro Magalhães Ilustrações: 2012, Carlos J. Campos 2012, Edições ASA II, S.A. Portugal ISBN 9789892321387

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Quando Luiz Mauricio e Gê estavam passando pela recepção, ouviram um choro estranho: Você ouviu, Luiz? Nossa, um bebê e uma

Leia mais

Quereis oferecer-vos a Deus? Despertar da Fé com os Pastorinhos

Quereis oferecer-vos a Deus? Despertar da Fé com os Pastorinhos Quereis oferecer-vos a Deus? Despertar da Fé com os Pastorinhos Estudos www.fatima.pt/documentacao Em COSTA, Bernardino, coord. Quereis oferecer-vos a Deus?: itinerário temático do Centenário das Aparições

Leia mais

J.I. Faria de Baixo 2017/ Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva. Cucujães

J.I. Faria de Baixo 2017/ Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva. Cucujães J.I. Faria de Baixo 2017/ 2018 Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva Cucujães Era uma vez uma cenourinha baby que era mesmo pequenina. Era gordinha e tinha um belo cabelo verde. Mas infelizmente era

Leia mais

Dia de Passeio 1º ano segunda-feira 2º e 3º anos - terça-feira 4º ano quinta-feira

Dia de Passeio 1º ano segunda-feira 2º e 3º anos - terça-feira 4º ano quinta-feira Dia de Passeio 1º ano segunda-feira 2º e 3º anos - terça-feira 4º ano quinta-feira Guia: Bom dia! Hoje é um dia especial. Estará cheio de diversão e muita brincadeira. É um dia que tem como sinónimo a

Leia mais

...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num

...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num ...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num breu em plena luz do dia, preocupadas apenas com suas

Leia mais

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam:

O Menino NÃO. Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: O Menino NÃO Era uma vez um menino, NÃO, eram muitas vezes um menino que dizia NÃO. NÃO acreditam, então vejam: Pela manhã a mãe ia ao seu quarto acordá-lo para ele se levantar e tomar o pequeno-almoço.

Leia mais

NÃO TEMAS! VÊM AÍ AS FÉRIAS! 1º CICLO 2ª FEIRA 18 DE JUNHO

NÃO TEMAS! VÊM AÍ AS FÉRIAS! 1º CICLO 2ª FEIRA 18 DE JUNHO 2ª FEIRA 18 DE JUNHO Bom dia. Esta é a nossa última semana de aulas. Aproximam-se as férias e precisamos saber como aproveitar bem o tempo. Um dia, D. Bosco escreveu aos seus jovens dando-lhes alguns conselhos

Leia mais

Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança

Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança Tempo para ser criança e ser feliz Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança Ser criança e ser feliz Ser criança é uma das virtudes do homem Podem fazer-se coisas que

Leia mais

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo seguem algumas sugestões. As atividades

Leia mais

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

NOVAS PALAVRAS DESENHADAS

NOVAS PALAVRAS DESENHADAS NOVAS PALAVRAS DESENHADAS ESCRITO E ILUSTRADO PELOS ALUNOS DO COLÉGIO NOVO DA MAIA Depois de uma noite de sono, Como é bom acordar! Sentir a luz nos meus olhos, Levantar-me e andar. O ACORDAR SIMÃO SILVA

Leia mais

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Arte em movimento - 3.º classificado Mariana Teixeira

Arte em movimento - 3.º classificado Mariana Teixeira Arte em movimento - 3.º classificado Mariana Teixeira Arte em movimento - 2.º classificado Daniel Merten Arte em movimento - 1.º classificado Leonor Dantas Pereira O Mundo da Fantasia - 3.º classificado:

Leia mais

Nome: Dariane 4ª Série 2ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. O cachorro e o gato

Nome: Dariane 4ª Série 2ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. O cachorro e o gato Nome: Dariane 4ª Série 2ª O cachorro e o gato Era uma vez um gato e um cão. Um dia, o cachorro comentou com o gato que estava em apuros. O gato falou: O que houve? E o cachorro disse: Nada. Ha! ha! Porém,

Leia mais

1ª Edição. Ana Gonçalves. Cândida Santos. Ilustração de. Vítor Silva

1ª Edição. Ana Gonçalves. Cândida Santos. Ilustração de. Vítor Silva 1ª Edição Ana Gonçalves Cândida Santos Ilustração de Vítor Silva Era uma vez uma casa velha no meio de um prado verde. O seu telhado era velho, as paredes eram brancas e à volta da porta e de todas as

Leia mais

O Pequeno Trevo e os Amigos da Rua

O Pequeno Trevo e os Amigos da Rua O Pequeno Trevo e os Amigos da Rua De Pedro Santos de Oliveira Versão COMPLETA Por Pedro Santos de Oliveira Ilustrações de Luis de Lacerda Estrela PLIP009 www.plip.ipleiria.pt 2013 O Pequeno Trevo e os

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Tudo no hospital ia na mais perfeita calma. E o movimento era o de sempre pelos corredores: crianças fazendo exames, mães

Leia mais

Ilustrações de L. Bandeira

Ilustrações de L. Bandeira Ilustrações de L. Bandeira maior brejo do mundo - MIOLO.indd 3 20/11/2012 14:22:17 Ofereço este trabalho aos amigos Valter e Rosangela, pois se fazem criança e brincam comigo nos momentos mais difíceis

Leia mais

(Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte

(Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte João e Maria (Rodolfo Bracali,adaptado da obra dos Irmãos Grimm) Belo Horizonte 2016 As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas. João havia marcado o caminho

Leia mais

A. C. Ilustrações de Jordana Germano

A. C. Ilustrações de Jordana Germano A. C. Ilustrações de Jordana Germano 2011, O autor 2011, Instituto Elo C736 O segredo do labirinto encantado/ Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto Elo, 2011 28 p. (Série Cidadania para crianças).

Leia mais

Sim, somos nós. Como é que sabes? respondeu a Maria. O meu pai falou-me que iria arranjar uns amigos brevemente e que eram portugueses.

Sim, somos nós. Como é que sabes? respondeu a Maria. O meu pai falou-me que iria arranjar uns amigos brevemente e que eram portugueses. Enigmas brasileiros Finalmente chegavam as prometidas férias de Natal para os gémeos Jorge e Maria. Andavam no 6. ano do 2. ciclo e tinham conseguido concluir o 1. período escolar com excelentes resultados.

Leia mais

Sara Borges. Ilustrado por: João Horta

Sara Borges. Ilustrado por: João Horta Sara Borges Ilustrado por: João Horta Título: Dislexia Autor: Sara Borges Ilustração: João Horta 1º Edição: Novembro 2012 ISNB: 978-3-16-148410-0 Porto Editora Rua da Restauração, 365 4099-023 Porto Eu

Leia mais

OndJakI. a menina das cinco tranças. Ilustrações de Joana Lira

OndJakI. a menina das cinco tranças. Ilustrações de Joana Lira OndJakI a menina das cinco tranças Ilustrações de Joana Lira Copyright do texto 2004 by Ondjaki e Editorial Caminho S.a., Lisboa Copyright das ilustrações 2010 by Joana Lira Edição apoiada pela direcção-geral

Leia mais

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos.

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos. Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T Data: 11/8/2009 Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 24 de setembro de 2018 A FOLHA EM BRANCO Bom dia. Todos os inícios de etapas da nossa vida são oportunidade de um novo recomeço, de traçar um objetivo a alcançar e

Leia mais

Leão e Facoquero. Translators without Borders and Isabel Ferreira. Wiehan de Jager. Portuguese

Leão e Facoquero. Translators without Borders and Isabel Ferreira. Wiehan de Jager. Portuguese Leão e Facoquero Translators without Borders and Isabel Ferreira Wiehan de Jager Portuguese Era uma vez um Leão, que era o animal mais forte e temido. Caçava os outros animais e comia-os. Mas uma manhã

Leia mais

Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação.

Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação. Nome: Nº: Disciplina: PORTUGUÊS Prova: MENSAL - TARDE Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação. As bruxinhas Data: / /2007

Leia mais

Tudo no hospital ia na mais perfeita

Tudo no hospital ia na mais perfeita Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Tudo no hospital ia na mais perfeita calma. E o movimento era o de sempre pelos corredores: crianças fazendo exames, mães aguardando

Leia mais

É bom estar com Jesus Jesus, quando os amigos me abandonarem e não tiver ninguém com quem desabafar, eu sei que estás comigo. Jesus, quando me faltar

É bom estar com Jesus Jesus, quando os amigos me abandonarem e não tiver ninguém com quem desabafar, eu sei que estás comigo. Jesus, quando me faltar É bom estar com Jesus Jesus, quando os amigos me abandonarem e não tiver ninguém com quem desabafar, Jesus, quando me faltar a coragem para iniciar um novo dia de trabalho a exigir esforço, Jesus, quando

Leia mais

CAPÍTULO UM. Isto é um contentor do lixo. Este é o meu amigo Assis, a saltar lá para dentro.

CAPÍTULO UM. Isto é um contentor do lixo. Este é o meu amigo Assis, a saltar lá para dentro. CAPÍTULO UM Isto é um contentor do lixo. Este é o meu amigo Assis, a saltar lá para dentro. 5 E este sou eu, a saltar logo a seguir a ele. Porque é que estamos a saltar para dentro de um contentor? Porque,

Leia mais

O elefante que sonhava viver em África (adaptação da história de Jorge Bucay; Diogo Raminhos - Queres ser escritor II)

O elefante que sonhava viver em África (adaptação da história de Jorge Bucay; Diogo Raminhos - Queres ser escritor II) O elefante que sonhava viver em África (adaptação da história de Jorge Bucay; Diogo Raminhos - Queres ser escritor II) Peça Anotações (Entra o cenário do circo) (Entra o elefante Bondi) música de circo

Leia mais

Era uma vez. Relatório 2012

Era uma vez. Relatório 2012 Era uma vez Apesar do sol, o dia estava frio. Estava até mesmo muito frio, e não é para admirar, afinal era Fevereiro. Nesta altura, por causa do frio e da falta de alimentos, muitos animais preferem hibernar,

Leia mais

O segredo do rio. Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Trabalho realizado no âmbito do PNL. (Plano Nacional de Leitura)

O segredo do rio. Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Trabalho realizado no âmbito do PNL. (Plano Nacional de Leitura) Turma 4 3º/4º anos EB1/JI da Póvoa de Lanhoso Ano Lectivo 2009/2010 O segredo do rio Trabalho realizado no âmbito do PNL (Plano Nacional de Leitura) Era uma vez um rapaz que morava numa casa no campo.

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

CRESCER COM HISTÓRIAS MARIA JOÃO TORRES

CRESCER COM HISTÓRIAS MARIA JOÃO TORRES CRESCER COM HISTÓRIAS MARIA JOÃO TORRES TÍTULO Crescer com Histórias AUTORA Maria João Torres ILUSTRADOR Paulo Silva EDIÇÃO AJUDARIS - IPSS 06/09 Praça da Alegria nº 10, 4000 027 Porto Tel: 222 013 159

Leia mais

Guerra Junqueiro. Três Contos de Guerra Junqueiro

Guerra Junqueiro. Três Contos de Guerra Junqueiro Guerra Junqueiro Três Contos de Guerra Junqueiro Era uma vez um sultão, que despendia em vestuário todo o seu rendimento. Quando passava revista ao exército, quando ia aos passeios ou ao teatro, não tinha

Leia mais

A DESCOBERTA DE BELINHA TEXTO: SABRINA SARAIVA ILUSTRAÇÕES: ISABELA SARAIVA

A DESCOBERTA DE BELINHA TEXTO: SABRINA SARAIVA ILUSTRAÇÕES: ISABELA SARAIVA A DESCOBERTA DE BELINHA TEXTO: SABRINA SARAIVA ILUSTRAÇÕES: ISABELA SARAIVA Belinha tinha quase 2 anos e alguma coisa não ia bem. Nossa família estava sofrendo muito, cada um à seu modo. Persistentemente

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais

As cenouras que salvaram o Natal

As cenouras que salvaram o Natal 1 As cenouras que salvaram o Natal Conto de Natal para crianças Era véspera de Natal, e na Lapónia já se ultimava tudo para a viagem do ano do Pai Natal. O trenó estava parado à porta da fábrica dos brinquedos

Leia mais

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique.

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique. Nome: Data: Unidade 1 Leia o texto a seguir e depois responda às questões de 1 a 9. A sopa de pedras Um rapaz pobre e faminto andava pelo campo em busca de alimento. Teve uma ideia e resolveu colocá-la

Leia mais

Concurso de escrita criativa

Concurso de escrita criativa Concurso de escrita criativa Tema do concurso: Uma aventura Público alvo: alunos de 6º ano. Objetivos: promover e consolidar hábitos de leitura e escrita criativa através de uma atividade que estimule

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bem-vindos à 4ª semana da Quaresma. 2ª FEIRA 27 DE MARÇO TER JESUS POR AMIGO Esta é a nova imagem que podem ver no pórtico do bar. Retrata o evangelho do próximo domingo que relata a Ressurreição de Lázaro.

Leia mais

A vida nos oceanos e a poluição

A vida nos oceanos e a poluição A vida nos oceanos e a poluição História [a partir do livro A menina do mar de Sophia de Mello Breyner Andresen] Capítulo 1 E foram os cinco através de florestas, areais e grutas. O fundo do mar era tão

Leia mais

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / ALUNO(A): A5

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / ALUNO(A): A5 Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: 16.242.620/0001-77 ALUNO(A): A5 Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: 16.242.620/0001-77

Leia mais

Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma

Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma Nº 16 C 2º Domingo da Quaresma-21.2.2016 É bom estar com Jesus Jesus, quando os amigos me abandonarem e não tiver ninguém com quem desabafar, Jesus, quando me faltar a coragem para iniciar um novo dia

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais

Capitulo 1 A história de Richard. Setembro 2012

Capitulo 1 A história de Richard. Setembro 2012 O amor, como ele é? Capitulo 1 A história de Richard. Setembro 2012 A história relatada neste livro, é sobre seu primeiro amor, seu primeiro encontro com a felicidade. Pode parecer um pouco poético e engraçado,

Leia mais

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS APOSTILA CRIANÇAS GUIA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo

Leia mais

- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha

- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha 2.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / 1. Lê o texto todo com muita atenção. Avaliação da minha

Leia mais

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal Etiqueta de Identificação TIMSS e PIRLS 2011 Questionário ao Aluno 4.º ano GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal IEA, 2011 Instruções Neste caderno, vais encontrar perguntas sobre ti

Leia mais

Portuguese. Os Animais Cavam Um Poço João Carlos Brito

Portuguese. Os Animais Cavam Um Poço João Carlos Brito Portuguese Os Animais Cavam Um Poço João Carlos Brito 1 Aconteceu um ano a chuva deixar de cair. As árvores secaram e morreram. Os rios desapareceram e a água evaporou. As pessoas e os animais começaram

Leia mais

João Carlos Brito. Portuguese. Os Animais Cavam Um Poço. Author - Um conto tradicional dos Manyungwes de Moçambique

João Carlos Brito. Portuguese. Os Animais Cavam Um Poço. Author - Um conto tradicional dos Manyungwes de Moçambique You are free to download, copy, translate or adapt this story and use the illustrations as long as you attribute in the following way: Os Animais Cavam Um Poço Author - Um conto tradicional dos Manyungwes

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

A Galinha que criava um ratinho

A Galinha que criava um ratinho SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / / 0 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas,

manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas, 5 6 manhã a minha irmã Inês vai ter o seu primeiro dia de escola. Há mais de uma semana que anda muito irrequieta e não para de me fazer perguntas, sempre a incomodar-me. Por vezes, eu divirto-me a responder.

Leia mais