Sete formas como as análises ajudam equipes esportivas a vencer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sete formas como as análises ajudam equipes esportivas a vencer"

Transcrição

1 Sete formas como as análises ajudam equipes esportivas a vencer

2 O primeiro passo para a vitória é analisar os dados

3 Para vencer, não basta treinar duro e marcar pontos Contratos de mídia, acordos de licenciamento, venda de ingressos para jogos, venda de produtos da equipe e até mesmo a frequência cardíaca de um jogador no dia da partida os dados possuem informações essenciais para a tomada de decisão estratégica. Estas são as sete principais formas como o setor esportivo global tem maximizado o valor dos dados Descoberta de talentos Preparo físico do atleta Desenvolvimento do atleta Estratégia para o dia do jogo Avaliação do atleta Venda de ingressos Produtos do time

4 FPO DESCOBERTA DE TALENTOS Qualquer equipe esportiva profissional de sucesso sabe que a competição começa com a descoberta de novos talentos. É essencial que os olheiros consigam encontrar rapidamente potenciais atletas no meio da multidão. Elimine o tempo gasto com a análise de desempenho, transformando grandes volumes de dados em visualizações interativas.

5 Usando as principais métricas para avaliar atletas em potencial para a NFL A comparação entre os jogadores pode ser vista imediatamente neste painel, que mostra os atletas das equipes universitárias que mais se destacaram durante o NFL Combine. Os olheiros podem comparar a potência e a velocidade dos atletas escolhidos agora e anteriormente. Os treinadores podem: Classificar por posição e ano para ver outras estatísticas. Explorar as classificações de todos os participantes em relação a uma determinada métrica. Tomar decisões 10 a 100 vezes mais rápidas do que com os recursos tradicionais de business intelligence.

6 PREPARO FÍSICO DO ATLETA Precisa saber quem joga e quem fica no banco? O quanto cada jogador é valioso em um determinado momento? Quem se sai melhor em situações de estresse ou nos últimos minutos da partida? É possível usar dados para avaliar um atleta, acompanhar seu estado, saber o que melhorou em seu treinamento e o seu desempenho em campo. FPO

7 O Seattle Sounders melhora o preparo físico de sua equipe com tecnologia de vestir Com a tecnologia de vestir, o Seattle Sounders acompanha todos os movimentos de cada jogador. De padrões de sono até o posicionamento por GPS no campo, os dados são usados para minimizar as lesões e otimizar o desempenho do atleta durante os extenuantes 90 minutos, ou mais, da partida. Com esses dados, os treinadores podem: Personalizar agendas de treino e os exercícios físicos de acordo com os índices de resistência e velocidade de cada jogador. Identificar quais atividades são exaustivas para os jogadores e evitá-las para que eles estejam descansados para a partida. Entender comportamentos habituais, que podem ser usados para prever o tempo de reação.

8 FPO DESENVOLVIMENTO DO ATLETA As vitórias em campo sempre colaboram para a saúde financeira de uma equipe, portanto, desenvolver talentos e contratar novos jogadores é crucial para valorizar um clube. As equipes geram volumes enormes de dados sobre os jogadores para acompanhar diversas métricas, como a intensidade do treinamento, o desempenho no jogo, o tempo de recuperação e as lesões. A inteligência da equipe como um todo também é importante. Como está o entrosamento dos jogadores? Existem padrões de jogada? As várias ações em campo afetam o placar final? Visualizar esses dados permite que treinadores avessos ao uso de tecnologia identifiquem imediatamente o que é necessário.

9 O Liverpool analisa dados das ações durante os jogos O Liverpool Football Club usa dados para melhorar seu desempenho em campo. Este painel mostra uma métrica importante: a diferença entre ganhar e perder. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o gráfico de dispersão, os treinadores podem ver como diferentes ações durante o jogo podem afetar os resultados.

10 FPO ESTRATÉGIA PARA O DIA DO JOGO As visualizações de dados não mostram apenas o que aconteceu nos jogos da última semana, elas podem fornecer informações até mesmo enquanto a bola está rolando. Os painéis ajudam treinadores a prever resultados com cenários hipotéticos, combinando dados em tempo real com dados históricos. A equipe deve tentar marcar um touchdown no quarto down? O que geralmente acontece em cada cenário? Os painéis com dados históricos permitem que os treinadores tomem decisões para ganhar o jogo com base nos resultados anteriores.

11 Tomada de decisão no quarto down Este painel usa dados históricos para ajudar treinadores a tomar decisões importantes. Os treinadores podem: Alterar o parâmetro para especificar o quarto, as jardas a percorrer ou o posicionamento em campo. Detalhar ainda mais os dados, escolhendo a equipe a ser controlada e a situação a ser avaliada.

12 FPO AVALIAÇÃO DO ATLETA Painéis visuais são ferramentas poderosas para avaliar com precisão os atletas individualmente. Como está o desempenho de um jogador em relação ao último ano? À última semana? Ao último jogo? Há tendências no jogo de um atleta que precisam ser corrigidas? Essa avaliação baseada em dados ajuda os treinadores a saber quem provavelmente jogará bem e quem corre o risco de ter um desempenho ruim. Os treinadores podem ajustar a escalação para o dia do jogo com base nesses dados.

13 O New York Mets avalia o desempenho dos jogadores Este painel é uma avaliação de desempenho individual do jogador da primeira base do New York Mets, Ike Davis. Focalizando o ponteiro do mouse sobre os pontos de dados, você poderá ver o sucesso relativo de Davis entre 2010 e 2011.

14 FPO VENDA DE INGRESSOS As equipes esportivas profissionais dependem da venda de ingressos para manter sua saúde financeira. O número de cadeiras ocupadas nem sempre é o mais importante. Os tomadores de decisão precisam ter uma visão global do comportamento dos torcedores desde o início da venda dos ingressos até o último ponto marcado no placar.

15 A equipe do Texas Rangers toma decisões em tempo real Nada atrapalha mais uma partida do que a chuva, tanto para os torcedores, quanto para a equipe. Ela é um balde de água fria na receita. Como a equipe administrativa do Texas Rangers monitora os dados da venda de ingressos em tempo real, ela sabe exatamente quando a chuva atrapalha as vendas dos ingressos. De posse dessa informação importantíssima, os gerentes puderam decidir fechar 75% das bilheterias para cortar gastos: um raio de sol em um dia chuvoso para a equipe.

16 FPO PRODUTOS DA EQUIPE O boné e a camisa do time, a cerveja, os bonecos o que as pessoas compram quando chegam ao estádio? Com os dados dos produtos da equipe e as visualizações de dados do varejo, os lojistas podem ajustar o estoque imediatamente quando um determinado produto começa a gerar menos receita. A vendas de produtos da equipe também informam onde os torcedores moram. Os dados podem ajudar a identificar novas áreas do país, ou do mundo, nas quais concentrar novos esforços de vendas.

17 O Dallas Cowboys encontra torcedores distantes Quem imaginaria que Nova Iorque tem a maior concentração de torcedores do Dallas Cowboys? Este painel mostra onde o time vende seus produtos nos EUA. Conhecendo a localização dos torcedores do Dallas Cowboys, os varejistas podem investir em publicidade e marketing nessas áreas.

18 Sobre o Tableau O software Tableau oferece uma nova abordagem revolucionária de business intelligence para análises esportivas. Com ela, você pode se conectar rapidamente a painéis de dados, visualizá-los e compartilhá-los. Tudo isso com uma experiência integrada, do PC ao ipad. Os produtos Tableau geram painéis de dados intuitivos, rápidos e fáceis de usar, e não exigem conhecimentos de programação. Baixe a versão de avaliação gratuita em e veja como o Tableau pode ajudar sua organização esportiva.

APOSTILA METODOLOGIA

APOSTILA METODOLOGIA APOSTILA METODOLOGIA APOSTILA PÁGINA 1 NOSSO OBJETIVO Ensinar jovens a aprimorar seus talentos, a entender a parte tática do jogo e aprimorar tanto o lado físico quanto mental. Semear os valores nobres

Leia mais

A Constante mutação do papel de guarda-redes tanto no aspetos técnico, como no tático, fez com que se tornasse necessária a especialização da

A Constante mutação do papel de guarda-redes tanto no aspetos técnico, como no tático, fez com que se tornasse necessária a especialização da Esforço e Dedicação A Constante mutação do papel de guarda-redes tanto no aspetos técnico, como no tático, fez com que se tornasse necessária a especialização da posição. A verdade é que ser defensor

Leia mais

BUSINESS INTELLIGENCE: UM CAMINHO MAIS RÁPIDO PARA O SUCESSO.

BUSINESS INTELLIGENCE: UM CAMINHO MAIS RÁPIDO PARA O SUCESSO. BUSINESS INTELLIGENCE: UM CAMINHO MAIS RÁPIDO PARA O SUCESSO. Especialista em inteligência de negócio, com foco em Business Intelligence e com atuações em diversos segmentos de mercado. Costumamos perder

Leia mais

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE DEPARTAMENTOS ESPORTIVOS

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE DEPARTAMENTOS ESPORTIVOS SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE DEPARTAMENTOS ESPORTIVOS Qual a sua ferramenta de gestão de informações? Ela lhe fornece com segurança e precisão, informações necessárias, rápidas e eficientes? Essas informações

Leia mais

Cinco etapas para a análise de autoatendimento escalonável

Cinco etapas para a análise de autoatendimento escalonável Cinco etapas para a análise de autoatendimento escalonável Acesso de autoatendimento aos dados mais do que apenas uma tendência, essa é a nova regra. A revolução dos dados chegou e trouxe com ela a análise

Leia mais

Como analisar. dados de Marketing de VÁRIAS FONTES. Combine dados de diferentes fontes com apenas um clique

Como analisar. dados de Marketing de VÁRIAS FONTES. Combine dados de diferentes fontes com apenas um clique Como analisar dados de Marketing de VÁRIAS FONTES Combine dados de diferentes fontes com apenas um clique O problema: GRANDE VOLUME DE DADOS DE VÁRIAS FONTES A lista de FONTES DE DADOS das quais o departamento

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO Custo/valor e qualidade da informação Tipos de Sistemas de Informação INFORMAÇÃO, DECISÕES

Leia mais

Análise do Valor de Mercado de Bernard, Atlético Mineiro

Análise do Valor de Mercado de Bernard, Atlético Mineiro nálise do Valor de Mercado de Bernard, tlético Mineiro lerta de lta: Elevamos nossa avaliação de valor de mercado de Bernard, de 8,7 milhões para 14,5 milhões. PLURI Consultoria O Esporte levado a Sério

Leia mais

Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham.

Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham. decision ready. Por que as iniciativas de análises de próxima geração falham. Os obstáculos para desenvolver uma cultura orientada por dados. Neste ponto, não há dúvida: as análises mudaram a maneira como

Leia mais

Análise de dados de contagem para jogadores de futebol americano

Análise de dados de contagem para jogadores de futebol americano Análise de dados de contagem para jogadores de futebol americano Alexandre Morales Diaz Eduardo Pereira Lima Pedro Guilherme Guimaraes Vinicius Larangeiras Trabalho de Modelos Lineares Generalizados (CE-225),

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 19 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 19-28/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES

ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES ORACLE VALUE CHAIN PLANNING SOLUÇÕES COMPLETAS E INTEGRADAS PARA CADEIAS DE VALORES APRESENTAÇÃO DO ORACLE VALUE CHAIN PLANNING 2 Descubra o que o Oracle Value Chain Planning pode fazer por você Inovar

Leia mais

LAVANDERIAS COMERCIAIS. Controles Quantum

LAVANDERIAS COMERCIAIS. Controles Quantum LAVANDERIAS COMERCIAIS Controles Quantum RELATÓRIOS DE LOJA E DE RECEITAS O Quantum Gold monitora o seu equipamento para fornecer relatórios detalhados. Ao fornecer uma visão abrangente das especificações

Leia mais

Iluminação Esportiva. A torcida agradece. Da Redação. Pré-avaliação A CADA ANO EM QUE ASSISTIMOS AOS JOGOS

Iluminação Esportiva. A torcida agradece. Da Redação. Pré-avaliação A CADA ANO EM QUE ASSISTIMOS AOS JOGOS a u l a r á p i d a Foto: Divulgação Philips Iluminação Esportiva Da Redação A torcida agradece A CADA ANO EM QUE ASSISTIMOS AOS JOGOS Olímpicos ou a uma Copa do Mundo pela TV, ficamos impressionados com

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Eletrónica no Desporto

Eletrónica no Desporto Eletrónica no Desporto Introdução à Eletrónica Médica Bioengenharia Luís Guzman nº36467 Eletrónica no Desporto A eletrónica no desporto tornou-se mais complexa e mais eficiente ao longo das últimas décadas.

Leia mais

Painéis: o que fazer e o que não fazer

Painéis: o que fazer e o que não fazer Painéis: o que fazer e o que não fazer Você já tem os dados e as informações. Agora chegou o momento de compartilhar suas descobertas com o mundo. Chegou o momento de criar um painel. Um painel é uma excelente

Leia mais

PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE

PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE Faz sentido, certo?... Para vender um produto ou serviço, a primeira coisa que você deve fazer é ter clareza sobre QUEM é seu cliente ideal, onde ele está e quais são seus

Leia mais

O guia do gerente de categoria para varejo centrado no cliente

O guia do gerente de categoria para varejo centrado no cliente PROFISSIONAIS DE GERENCIAMENTO DA CATEGORIA O guia do gerente de categoria para varejo centrado no cliente Melhor execução com insights do cliente no centro Sua categoria teve uma baixa de 2% na semana

Leia mais

Bloqueando Chutes e Punts Chuck Amato e Jim Gladden

Bloqueando Chutes e Punts Chuck Amato e Jim Gladden Bloqueando Chutes e Punts Chuck Amato e Jim Gladden O kicking game tem se tornado a diferença em mais e mais jogos. Nós queremos que nossos jogadores tenham uma atitude e fé que a execução correta no kicking

Leia mais

THIBAUT JUNQUEIRA CICLO JÚNIOR. Júnior

THIBAUT JUNQUEIRA CICLO JÚNIOR. Júnior THIBAUT JUNQUEIRA CICLO JÚNIOR Projecto do Ciclo Júnior 2009 2011 CICLO JÚNIOR Nesta Apresentação 1. Perfil do Atleta 2. Finalidades e Objectivos 3. Estratégias 4. Planeamento 5. Conteúdos 6. Considerações

Leia mais

Analíticos de varejo para uma nova era

Analíticos de varejo para uma nova era Analíticos de varejo para uma nova era Todo dia, seu sistema de segurança captura informações valiosas que poderão transformar sua empresa. O Genetec Retail Sense transformará seu sistema de segurança

Leia mais

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio IDEALIZA DIGITAL Marketing Digital Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio AGÊNCIA IDEALIZA DIGITAL Consultoria em marketing digital e vendas online agenciaidealizadigital.com MARKETING DIGITAL E S T

Leia mais

JORNAIS. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da Unisul

JORNAIS. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da Unisul Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 20 de julho de 2011 JORNAIS Unisul prepara-se para maratona Notisul Online

Leia mais

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Módulo 1 Liderança e Gestão de Lojas de Varejo Tema 3 - Liderança Liderança Liderança: Como liderar uma equipe de vendas? Quais as habilidades

Leia mais

Company. D Bug. Contactos. / D Bug / Supervisor Luís Teixeira

Company. D Bug. Contactos. / D Bug / Supervisor Luís Teixeira Media Press Kit Contactos / D Bug http://lgpdbug.github.io/ d.bug.lgp@gmail.com +351 917350209 / Supervisor Luís Teixeira luisft@fe.up.pt Projects D Bug / Simcraft André Duarte ei11044@fe.up.pt / Qtran

Leia mais

5/3/2009. Antonio Carlos Gomes, PhD

5/3/2009. Antonio Carlos Gomes, PhD Antonio Carlos Gomes, PhD Estratégias voltadas para a Formação integral do atleta 1 ? QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS Ações na preparação a longo prazo 2 Fábrica? Usina? Indústria? MEDALHA OLÍMPICA? VOU SER CAMPEÃO?

Leia mais

O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo. por SEMrush

O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo. por SEMrush O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo por SEMrush Tabela de conteúdo Introdução Para quem é esse guia? 1 2 3 4 5 Análise de conteúdo Auditoria de Conteúdo Otimização do Conteúdo

Leia mais

O TREINO DOS GUARDA- REDES

O TREINO DOS GUARDA- REDES O TREINO DOS GUARDA- REDES Antes de mais deve ter-se em conta que os guarda-redes (GR) têm uma influência decisiva no jogo. No entanto, a maioria dos treinadores acaba por dedicar uma pequena percentagem

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Mercado brasileiro de clubes Dez anos da era dos pontos corridos

Mercado brasileiro de clubes Dez anos da era dos pontos corridos Mercado brasileiro de clubes Dez anos da era dos pontos corridos Agosto de 2013 Evolução financeira do futebol brasileiro na era dos pontos corridos. Marketing e Gestão Esportiva 1 Receitas na era dos

Leia mais

Dando uma volta na Área de trabalho

Dando uma volta na Área de trabalho Dando uma volta na Área de trabalho Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho.

Leia mais

PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO ADVOGADO

PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO ADVOGADO PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO ADVOGADO Historicamente, advogados não têm a tendência de rastrear seus gastos jurídicos ou utilizar métricas para medir seu desempenho e realizar seu

Leia mais

Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas

Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas Ótimos resultados dependem de uma ótima gestão. Saiba como gerenciar melhor sua equipe de vendas com o Agendor. 2 Todo gerente comercial, ou empreendedor,

Leia mais

Dezembro, MLS X Série A. Eles estão chegando...

Dezembro, MLS X Série A. Eles estão chegando... Dezembro, 2018 MLS X Série A Eles estão chegando... Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades esportivas

Leia mais

Clubes brasileiros com maiores receitas com estádios em De estádios para arenas, como mudaremos de patamar?

Clubes brasileiros com maiores receitas com estádios em De estádios para arenas, como mudaremos de patamar? Clubes brasileiros com maiores receitas com estádios em 2012 Junho de 2013 De estádios para arenas, como mudaremos de patamar? Marketing e Gestão Esportiva 1 Metodologia da análise Análise dos dados extraídos

Leia mais

Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta?

Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta? Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta? FLUXO DE CAIXA: DE ONDE VEM, ONDE VIVE E DO QUE SE ALIMENTA? No mundo empreendedor é muito comum o questionamento: por que eu trabalho tanto

Leia mais

TODOS OS PARTICIPANTES DA COPAFLA 2019 PODERÃO COMPETIR INDEPENDENTE DE CONDIÇÃO TÉCNICA.

TODOS OS PARTICIPANTES DA COPAFLA 2019 PODERÃO COMPETIR INDEPENDENTE DE CONDIÇÃO TÉCNICA. Realização Introdução INOVADORA E DEMOCRÁTICA, A COMPETIÇÃO OFICIAL DAS ESCOLAS FLAMENGO SERÁ REALIZADA VISANDO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTIVO DOS PARTICIPANTES, TANTO MENINOS QUANTO MENINAS, COM

Leia mais

PLURI Especial Taxa de Ocupação dos Estádios Brasileiros é de 21,8%

PLURI Especial Taxa de Ocupação dos Estádios Brasileiros é de 21,8% PLURI Especial Taxa de Ocupação dos Estádios Brasileiros é de 21,8% Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria e da

Leia mais

gráficos Indispensáveis para qualquer gerente de mídias sociais Andy Cotgreave Gerente de Conteúdo Social

gráficos Indispensáveis para qualquer gerente de mídias sociais Andy Cotgreave Gerente de Conteúdo Social 4 gráficos Indispensáveis para qualquer gerente de mídias sociais Andy Cotgreave Gerente de Conteúdo Social 1. Gráfico de inclinação do crescimento de seguidores/alcance Este gráfico exibe o desempenho

Leia mais

O que é controle de contas a pagar

O que é controle de contas a pagar O que é controle de contas a pagar Um controle de contas a pagar serve para anotar e projetar todas as despesas de uma empresa, desde pagamentos futuros, contas parceladas e valores que apesar de não estarem

Leia mais

carlosmartinho7@gmail.com LINCENCIATURA EDUCAÇÃO FISICA E DESPORTO ESCOLAR FMH PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINO ALTO RENDIMENTO FMH TREINADOR PRINCIPAL E ADJUNTO SUB-10 E SUB12 CAC 2004/2007 TREINADOR ESTAGIÁRIO

Leia mais

Manual do Tenente Skat. Martin Heni Eugene Trounev Revisor: Mike McBride Tradução: Marcus Gama Revisão: Stephen Killing

Manual do Tenente Skat. Martin Heni Eugene Trounev Revisor: Mike McBride Tradução: Marcus Gama Revisão: Stephen Killing Martin Heni Eugene Trounev Revisor: Mike McBride Tradução: Marcus Gama Revisão: Stephen Killing 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 7 3.1 A tela do jogo........................................

Leia mais

Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo.

Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo. Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo. Pra quem não sabe para onde vai. Qualquer caminho serve Ao acompanhar as equipes da série A do Campeonato Brasileiro de 2018,

Leia mais

Rascunho. Vamos começar? Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo!

Rascunho. Vamos começar? Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo! Rascunho Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo! No ano em que a Oficina do texto comemora 10 anos, é também o ano da Copa do Mundo na África do Sul. Nessa oficina, VOCÊ

Leia mais

3 Modelo de publicação de conteúdo jornalístico na web

3 Modelo de publicação de conteúdo jornalístico na web 39 3 Modelo de publicação de conteúdo jornalístico na web Este capítulo tem como objetivo mostrar quais as diferenças entre o modelo de publicação de conteúdo para web proposto neste trabalho e o modelo

Leia mais

PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5

PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 Brasil, País do ingresso mais caro do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE ARBITRAGEM 213 EQUIPE A COMPETIÇÃO: 1 Campeonato Brasileiro Série ( ) EQUIPE B 2 C do Brasil MASC ( ) FEM ( ) LOCAL DA PARTIDA UF: ESTÁDIO:

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.8

Manual do Usuário. Versão 1.8 Manual do Usuário Versão 1.8 Sumário Introdução... 2 Capítulo 1 Login... 2 Capítulo 2 Dashboard... 3 Visão Geral... 3 Menu de Funcionalidades... 4 Alteração de Idioma... 5 Download do Agente Desktop...

Leia mais

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa DRE Gerencial Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa Introdução INTRODUÇÃO O DRE Gerencial é um tipo de relatório indispensável para os

Leia mais

JOGOS UC. Regulamentos Desportivos

JOGOS UC. Regulamentos Desportivos Regulamentos Desportivos Regulamento Futsal Artigo 1º - Participação A participação assume a aceitação dos regulamentos divulgados e é realizada através da inscrição de uma equipa ou atleta; Artigo 2º

Leia mais

COMO USAR A TECNOLOGIA PARA TREINAR XADREZ

COMO USAR A TECNOLOGIA PARA TREINAR XADREZ COMO USAR A TECNOLOGIA PARA TREINAR XADREZ Introdução...3 Xadrez e tecnologia...5 O uso do computador no xadrez...7 Engines e programas...10 Comunidades online...14 Treinando com a máquina...17 Outras

Leia mais

Uma avaliação sobre o futuro do mercado do futebol no Brasil e a gestão dos clubes brasileiros

Uma avaliação sobre o futuro do mercado do futebol no Brasil e a gestão dos clubes brasileiros Uma avaliação sobre o futuro do mercado do futebol no Brasil e a gestão dos clubes brasileiros Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa São Paulo (28 de julho de 2011) Aod Cunha Um panorama geral

Leia mais

Competição Imperfeita

Competição Imperfeita Oligopólio Competição Imperfeita Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui indústrias que possuem competidores mas que a competição

Leia mais

Planejamento Logístico. Anhanguera 2011 Prof. André Jun

Planejamento Logístico. Anhanguera 2011 Prof. André Jun Planejamento Logístico Anhanguera 2011 Prof. André Jun CAP. 05 MODELANDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS Modelos: introdução Definição é uma representação simplificada de um sistema funcionando na prática Tipos

Leia mais

Competição Imperfeita. 16. Oligopólio. Estruturas de Mercado. Competição Imperfeita. Mercado com Apenas Alguns Vendedores

Competição Imperfeita. 16. Oligopólio. Estruturas de Mercado. Competição Imperfeita. Mercado com Apenas Alguns Vendedores Competição Imperfeita 16. Oligopólio Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui indústrias que possuem competidores mas que

Leia mais

REGRAS DO CAMPEONATO

REGRAS DO CAMPEONATO REGRAS DO CAMPEONATO 1) O campeonato será constituído de fase eliminatória e fase final. Apenas quatro times da fase eliminatória passarão para as finais. 2) Serão dois tempos de 5 minutos cada, com intervalo

Leia mais

Viva Laduma! 2 Continuando... September 16, 2009

Viva Laduma! 2 Continuando... September 16, 2009 Viva Laduma! September 16, 2009 1 Introdução Laduma? O que é isso? Ah... se você não sabe o que Laduma significa, você não está preparado para o próximo ano. Mas, antes disso, vamos por partes [afinal,

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Conheça dez aplicativos que ajudam você a entrar em forma

Conheça dez aplicativos que ajudam você a entrar em forma Terra - SP 13/08/2014-07:45 Conheça dez aplicativos que ajudam você a entrar em forma Veja como o celular pode ser um aliado para quem quer perder alguns quilinhos ou simplesmente manter a saúde e o corpo

Leia mais

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA Agilidade: executar movimentos dinâmicos com precisão, utilizando velocidade e destreza de movimentos, demonstrando facilidade em se deslocar. Resultados

Leia mais

O valor de mercado dos Clubes que disputam o Campeonato Brasileiro Série B

O valor de mercado dos Clubes que disputam o Campeonato Brasileiro Série B PLURI Valuation O valor de mercado dos Clubes que disputam o Campeonato Brasileiro Série B - 2013 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida:

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: Você já ouviu falar que a corrida é um dos esportes mais democráticos

Leia mais

CALDENSE X ESPÍRITO SANTO CALDENSE TENTA MANTER REAÇÃO NO CAMPEONATO, HOJE, DIANTE DO ESPÍRITO SANTO. CONFIRA TUDO SOBRE O JOGO NESTE ESPECIAL

CALDENSE X ESPÍRITO SANTO CALDENSE TENTA MANTER REAÇÃO NO CAMPEONATO, HOJE, DIANTE DO ESPÍRITO SANTO. CONFIRA TUDO SOBRE O JOGO NESTE ESPECIAL POÇOS DE CALDAS, SÁBADO, 10 DE JUNHO DE 2017 www.jornalmantiqueira.com.br FOTO: LUCIANO SANTOS CALDENSE X ESPÍRITO SANTO CALDENSE TENTA MANTER REAÇÃO NO CAMPEONATO, HOJE, DIANTE DO ESPÍRITO SANTO. CONFIRA

Leia mais

Os Times mais VALIOSOS da Libertadores da América

Os Times mais VALIOSOS da Libertadores da América PLURI ESPECIAL Os Times mais VALIOSOS da Libertadores da América Autor Fernando Pinto Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte, e Pesquisa de Mercado. fernando@pluriconsultoria.com.br

Leia mais

do OTB na gestão de compras

do OTB na gestão de compras E-book Desvendando os mistérios do OTB na gestão de compras 1 índice Introdução.. 3 Você vende o que compra, ou compra o que vende?.... 4 Mas, como fazer um bom planejamento?.... 6 Pessoas.. 9 Processos.

Leia mais

Marketing esportivo. I Seminário DESCOR de Pesquisa. Agenda 14/11/2016. Prof. Dr. André F. A. Fagundes. FAGEN/UFU

Marketing esportivo. I Seminário DESCOR de Pesquisa. Agenda 14/11/2016. Prof. Dr. André F. A. Fagundes. FAGEN/UFU I Seminário DESCOR de Pesquisa Marketing esportivo Prof. Dr. André F. A. Fagundes FAGEN/UFU andre.fagundes@ufu.br Prof. Dr. André F. A. Fagundes 1 Agenda A indústria do esporte. Consumidor esportivo. Marketing

Leia mais

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Pressionar a bola torna o drible e o passe mais difíceis, e aumenta as chances de ocorrer um erro do ataque. O objectivo principal é impedir

Leia mais

COMO FUNCIONA CADASTRO. 1º Passo 2º PASSO. Faça um cadastro clicando em cadastre-se, no canto direito superior.

COMO FUNCIONA CADASTRO. 1º Passo 2º PASSO. Faça um cadastro clicando em cadastre-se, no canto direito superior. COMO FUNCIONA CADASTRO 1º Passo Faça um cadastro clicando em cadastre-se, no canto direito superior. 2º PASSO Preencha os dados solicitados e aperte em continuar 3º PASSO Preencha os dados dos responsáveis

Leia mais

Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva

Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva AMM Paraná 1 Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva, PMP AMM Paraná 2 A população mundial está crescendo e a produção de alimentos

Leia mais

TIM ativa apoio a clubes com ingresso pelo telefone

TIM ativa apoio a clubes com ingresso pelo telefone B O L E T I M OFERECIMENTO NÚMERO DO DIA 09/02/2015 60 milhões de euros é a oferta feita pela Qatar Airways para renovar o contrato com o Barcelona TIM ativa apoio a clubes com ingresso pelo telefone 193

Leia mais

Jogos em Teoria dos Jogos e em

Jogos em Teoria dos Jogos e em 3 Jogos em Teoria dos Jogos e em Computação A Teoria dos Jogos pode ser entendida como a análise matemática de qualquer situação que envolva um conflito de interesses com o intuito de indicar as melhores

Leia mais

Fevereiro, Maiores receitas com matchday do esporte global

Fevereiro, Maiores receitas com matchday do esporte global Fevereiro, 2019 Maiores receitas com matchday do esporte global Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades

Leia mais

Os 25 Jogadores mais VALIOSOS da Libertadores da América

Os 25 Jogadores mais VALIOSOS da Libertadores da América PLURI ESPECIAL Os 25 Jogadores mais VALIOSOS da Libertadores da América Autor Fernando Pinto Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte, e Pesquisa de Mercado. fernando@pluriconsultoria.com.br

Leia mais

Análise Madden NFL 17 (Playstation 4)

Análise Madden NFL 17 (Playstation 4) Análise Madden NFL 17 (Playstation 4) Date : 18 de Setembro de 2016 Embora menos divulgado do que nos E. U. A., o futebol americano começa a ser cada vez mais conhecido no velho continente. Os últimos

Leia mais

VISÃO PLURI Elitização dos Estádios, um tiro no pé.

VISÃO PLURI Elitização dos Estádios, um tiro no pé. VISÃO PLURI Elitização dos Estádios, um tiro no pé. PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira Economista,

Leia mais

José Bombardelli Da Silva 2. Projeto de pesquisa realizado no 6 semestre do curso de Bacharelado em Administração da SETREM 2

José Bombardelli Da Silva 2. Projeto de pesquisa realizado no 6 semestre do curso de Bacharelado em Administração da SETREM 2 ANÁLISE DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DE UM CLUBE DE FUTEBOL POR MEIO DE INDICADORES FINANCEIROS 1 ANALYSIS OF THE FINANCIAL SITUATION OF A FOOTBALL CLUB BY FINANCIAL INDICATORS José Bombardelli Da Silva 2 1

Leia mais

Algoritmos de retrocesso

Algoritmos de retrocesso Algoritmos de retrocesso Algoritmos em que se geram escolhas que vão sendo testadas e eventualmente refeitas Problemas para os quais não existem algoritmos eficientes: retrocesso é melhor que pesquisa

Leia mais

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente.

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Índice Introdução Custo, despesa, perda, desperdício ou investimento? - Classificando os caminhos

Leia mais

Os Campeonatos Nacionais mais valiosos do Mundo

Os Campeonatos Nacionais mais valiosos do Mundo PLURI Valuation Os Campeonatos Nacionais mais valiosos do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira

Leia mais

Maio, Consumo dos torcedores de futebol no Brasil

Maio, Consumo dos torcedores de futebol no Brasil Maio, 2018 Consumo dos torcedores de futebol no Brasil Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades esportivas

Leia mais

SUGESTÕES PARA REALIZAR AS TROCAS DE JOGADORAS DURANTE O JOGO

SUGESTÕES PARA REALIZAR AS TROCAS DE JOGADORAS DURANTE O JOGO SUGESTÕES PARA REALIZAR AS TROCAS DE JOGADORAS DURANTE O JOGO ORNIDES CINTRA KINDELÁN Resumo: o constante aperfeiçoamento das formas, das vias e dos métodos para o desenvolvimento do jogo de basquetebol

Leia mais

REGULAMENTO 4ª COPA TIM DE FUTEBOL MORRO GRANDE

REGULAMENTO 4ª COPA TIM DE FUTEBOL MORRO GRANDE REGULAMENTO 4ª COPA TIM DE FUTEBOL MORRO GRANDE A 4ª COPA TIM de Futebol de Campo é uma iniciativa do ESPORTE CLUBE CACHOEIRA DA GRAÇA, tendo total apoio da LIGA de Futebol de Cotia, visando promover o

Leia mais

Algoritmos de retrocesso

Algoritmos de retrocesso Algoritmos de retrocesso Algoritmos em que se geram escolhas que vão sendo testadas e eventualmente refeitas Problemas para os quais não existem algoritmos eficientes: retrocesso é melhor que pesquisa

Leia mais

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES Artigo 17 FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES A chave para a Fidelização de clientes está em expandir valor para o cliente com base na sua definição particular de valor. Essa definição pode variar muito de um cliente

Leia mais

Bem vindo à semana 17! Tema central: Internet

Bem vindo à semana 17! Tema central: Internet Bem vindo à semana 17! Tema central: Internet Falar de Internet para a geração atual é o mesmo que falar de relógio para a geração passada ambos são instrumentos de uso constante. Porém, precisamos analisar

Leia mais

Associação Nacional de Juízes de Basquetebol

Associação Nacional de Juízes de Basquetebol A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL O treino desportivo não é apenas um problema de escolha de exercícios (o que fazer), é também e principalmente um problema de doseamento (quando e quanto treinar)

Leia mais

PORTFOLIO CASES.

PORTFOLIO CASES. PORTFOLIO CASES http://www.tap4mobile.com.br/ Principais Clientes Canal Off GLOBOSAT ITE Sport TV Superliga POSITRON PMI Brasil Larica Total GLOBOSAT + Espaço Piramide SAMSUNG COQUETEL + Internet SAMSUNG

Leia mais

Capítulo 9 Metas e planos de ação

Capítulo 9 Metas e planos de ação Capítulo 9 Metas e planos de ação Objetivos de aprendizagem 1. Definir um objetivo de como você quer viver 2. Estabelecer metas para alcançar esse objetivo 3. Criar planos de ação para alcançar suas metas

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Por que usar Funil de Vendas

Por que usar Funil de Vendas Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série Por que usar Funil de Vendas Ao contrário do que muitos vendedores ou gestores possam falar, vender não é fazer mágica ou ter uma

Leia mais

No domingo, vou ao futebol

No domingo, vou ao futebol Reforço escolar M ate mática No domingo, vou ao futebol Dinâmica 1 3ª Série 1º Bimestre Aluno Matemática 3ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Análise Combinatória PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS ATIVIDADE

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Correia Rocha

Prof. Me. Alexandre Correia Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

Relatório de Atividades 2017

Relatório de Atividades 2017 Equipa Técnica Nacional Relatório de Atividades 2017 Programa Nacional de Deteção de Talentos Participações Internacionais Nelson Ribeiro Hugo Pinto Luís Barroso ÍNDICE 1. Mensagem do Presidente da Federação

Leia mais

Os dados que você tem são fragmentados em várias ferramentas?

Os dados que você tem são fragmentados em várias ferramentas? Os dados que você tem são fragmentados em várias ferramentas? A realidade do seu ecossistema de marketing é que você usa muitas ferramentas e os dados são armazenados em vários lugares? Você acha muito

Leia mais

FAQ's do Qstream Como vejo o desempenho da minha equipa? O Qstream realmente me ajuda a aprender e memorizar? Como o jogo de ranking funciona?

FAQ's do Qstream Como vejo o desempenho da minha equipa? O Qstream realmente me ajuda a aprender e memorizar? Como o jogo de ranking funciona? FAQ's do Qstream Como vejo o desempenho da minha equipa? Todas as sextas-feiras, os gerentes receberão um e-mail que inclui uma foto do seu painel de administrador. Os painéis de administrador em tempo

Leia mais