SÍNTESE DO NOVO TESTAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÍNTESE DO NOVO TESTAMENTO"

Transcrição

1 SÍNTESE DO NOVO TESTAMENTO Conselho de Ministros das Igrejas de Nova Vida do Brasil

2 Prof: Pr. Marco Aurélio Correa, ThM. SÍNTESE DO NOVO TESTAMENTO O Novo Testamento é composto de 27(vinte e sete) livros, ordenados na seguinte disposição: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos Apóstolos, Romanos, 1 e 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2Tessalonicenses, 1 e 2Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, 1 e 2Pedro, 1, 2 e 3João, Judas e Apocalipse. Demonstraremos inicialmente uma sequência, em ordem cronológico da elaboração dos livros neo-testamentários e seus respectivos autores, segundo a Bíblia de Estudo de Genebra, 2ª. Edição Revisada e Ampliada Editora Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil d.c. Epístola de Tiago autor: Tiago, o irmão de Jesus d.c. Epístola aos Gálatas autor: apóstolo Paulo d.c. 1 Epístola aos Tessalonicenses autor: apóstolo Paulo d.c. 2 Epístola aos Tessalonicenses autor: apóstolo Paulo 55 d.c. Epistola de 1Coríntios autor: apóstolo Paulo 55 d.c. Epístola de 2Coríntios autor: apóstolo Paulo d.c.- Epístola aos Romanos autor: apóstolo Paulo d.c. Evangelho de Lucas autor: Lucas d.c. Epístola aos Efésios autor: apóstolo Paulo 60 d.c. Epístola aos Colossenses autor: apóstolo Paulo 60 d.c. Epístola a Filemon autor: apóstolo Paulo d.c. Atos dos Apóstolos autor: Lucas d.c. 1Epístola de Pedro autor: apóstolo Pedro 61 d.c. Epístola aos Filipenses autor: apóstolo Paulo d.c. 1 Epístola a Timóteo autor: apóstolo Paulo d.c. Epístola a Tito autor: apóstolo Paulo d.c. 2 Epístola à Timóteo autor: apóstolo Paulo d.c. Epístola de Judas autor: Judas(irmão de Jesus) d.c. 2Epístola de Pedro autor: apóstolo Pedro d.c. Evangelho de Marcos autor: João Marcos 66 a 96 d.c. Apocalipse autor: apóstolo João 70 d.c. Epístola aos Hebreus autor: desconhecido d.c. 3Epístola de João autor: apóstolo João d.c. Evangelho de João autor: apóstolo João d.c 1Epístola de João autor: apóstolo João

3 85-95 d.c. 2Epístola de João autor: apóstolo João d.c. Evangelho de Mateus autor: Mateus ESBOÇO E RESUMO DE CADA LIVRO DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE MATEUS AUTOR: Mateus, também conhecido como Levi. DATA: d.c. (aproximadamente) PÚBLICO ALVO: Especialmente para os judeus PROPÓSITO: Provar que Jesus é o Messias, o Rei Eterno e inspirar os cristãos ao serviço grato e fiel de promover o reino de Deus ao apresentar Jesus como o tão esperado rei e apresentar o reino que ele trouxe como o cumprimento do plano da redenção de Deus. VERDADES FUNDAMENTAIS: Jesus cumpriu as Escrituras do A.T.; Jesus é o Rei prometido (o Messias); Enquanto esteve aqui na terra, Jesus inaugurou o reino de Deus; Os seguidores de Jesus devem espalhar o reino a todas as nações; Os seguidores de Jesus sofrerão, mas Jesus está sempre com eles; Quando retornar, Jesus completará o reino de Deus. Um dos temas centrais de Mateus é o reino de dos céus. Observe os ensinamentos de Jesus sobre o que significa ser cidadão desse reino. PANORÂMA: Mateus era um judeu, coletor de impostos, que se tornou um dos discípulos de Jesus. O evangelho de Mateus estabelece um relação entre o Antigo e o Novo Testamento, por causa da ênfase que dá ao cumprimento das profecias messiânicas.

4 CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: O livro de Mateus é repleto de expressões messiânicas (por exemplo, Filho de Davi é usado diversas vezes) e de textos do A.T.(são 53 citações e outras 76 referências). Esse evangelho não contém um relato cronológico, seu propósito é apresentar a evidência de que Jesus é o Messias, o Salvador. PESSOAS-CHAVE: Jesus, Maria, José, João Batista, os discípulos, os líderes religiosos, Caifás, Pilatos, Maria Madalena. LUGARES-CHAVE: Belém, Jerusalém, Cafarnaum, Galiléia, Judéia. VERSÍCULO-CHAVE: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir (5.17) A. O NASCIMENTO E A PREPARAÇÃO DE JESUS, O REI ( ) B. A MENSAGEM E O MINISTÉRIO DE JESUS, O REI ( ) 1. Jesus inicia seu ministério 2. Jesus profere o Sermão do Monte 3. Jesus realiza muitos milagres 4. Jesus ensina sobre o Reino 5. Jesus encontra diferentes reações a seu ministério 6. Jesus enfrenta conflitos com os líderes religiosos 7. Jesus ensina no monte das Oliveiras C. A MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS, O REI ( ) EVANGELHO DE MARCOS AUTOR: João Marcos, filho de uma viúva de Jerusalém, cuja casa era local de reuniões dos primeiros crentes (At ). Ele não foi um dos doze apóstolos, mas acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária (At 13.13). Marcos talvez tenha registrado os acontecimentos enquanto os ouvia em primeira mão do discípulo Pedro. DATA: Entre 55 e 65 d.c. PÚBLICO ALVO: Aos cristãos em Roma, local onde escreveu o Evangelho.

5 PROPÓSITO: Apresentar as boas-novas de Jesus a um público essencialmente gentio por meio da narração do testemunho dos discípulos a respeito dos fatos notáveis sobre a vida, a morte e a ressurreição de Cristo. O império Romano, a principal potência mundial da época, havia começado a perseguir os cristãos, e Marcos queria encorajar os crentes sofredores. Ele mostrou Jesus como o servo sofredor que veio para morrer. Também o apresentou como Salvador de todo o mundo, incluindo tanto romanos quanto judeus. VERDADES FUNDAMENTAIS: Jesus era o aguardado Messias de Israel, Jesus se revelou de modo especial aos seus doze discípulos; Jesus demonstrou que era o Filho divino de Deus; Jesus resistiu ao reconhecimento público para sofrer e morrer em favor do seu povo; Jesus mostrou-se muito interessado em estender a salvação aos gentios; a expansão das boas-novas acerca de Jesus exerce poder sobre o mal. PANORÂMA: O Império Romano durante o reinado de Tibério César, um vez que, nessa época, havia uma única língua e excelentes sistemas de transporte e comunicação; havia boas condições para as pessoas receberem a mensagem de Jesus, que foi rapidamente divulgada de uma nação a outra. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: O Evangelho de Marcos foi provavelmente, o primeiro a ser escrito. Nele há 31 versículos a mais, relativos a outros milagres que não foram relatados nos demais evangelhos. PESSOAS-CHAVE: Jesus, os doze discípulos, Pilatos e os líderes religiosos judeus. LUGARES-CHAVE: Cafarnaum, Nazaré, Cesaréia de Filipe, Jericó, Betânia, monte das Oliveiras, Jerusalém, Gólgota. VERSÍCULO CHAVE: Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (10.45) A. O NASCIMENTO E A PREPARAÇÃO DE JESUS, O SERVO. (1.1-13) B. A MENSAGEM E O MINISTÉRIO DE JESUS, O SERVO. ( ) 1. O ministério de Jesus na Galiléia 2. O ministério de Jesus fora da Galiléia 3. O ministério de Jesus em Jerusalém C. A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE JESUS, O SERVO. ( )

6 EVANGELHO DE LUCAS AUTOR: Lucas, um médico grego, um cristão gentio (Cl 4.14). Ele é o único autor gentio conhecido no Novo Testamento. Lucas era um companheiro e amigo íntimo de Paulo. Ele também escreveu Atos; os dois livros estão em harmonia. DATA: Por volta de 60 d.c. PÚBLICO ALVO: Teófilo ( aquele que ama a Deus ), os gentios, as pessoas em toda parte. PROPÓSITO: Apresentar um relato fiel e organizado visando estabelecer os fatos a respeito do ministério de Jesus e sua importância para a história da salvação, além de fornecer parâmetros para a igreja em sua pregação de arrependimento e perdão em nome de Jesus para todas as nações. Lucas amplia a história de Jesus. Encontramos novas informações em Lucas e vemos Jesus de um novo ângulo. De todos os evangelistas, Lucas apresenta a maior variedade de ensinos, parábolas e acontecimentos da vida de Jesus. Também vemos a perspectiva do próprio Lucas nos episódios que registrou por exemplo, nas histórias que demonstram o interesse de Jesus pelo mundo não-judeu e pelos pobres. VERDADES FUNDAMENTAIS: Jesus era o Messias de Israel; Jesus trouxe o reino de Deus; Jesus controlou conscientemente os acontecimentos de sua vida com o objetivo de cumprir o seu ministério e entregar a si mesmo como oferta pelo pecado, por meio da crucificação; os fatos do evangelho são verificáveis historicamente; Jesus Cristo nasceu, foi crucificado e sepultado, ressuscitou da morte e ascendeu aos céus; a salvação está disponível a todas as pessoas, fez inclusive aos menos privilegiados socialmente. Portanto, os cristãos devem receber e honrar todos aqueles que se entregam a Cristo; a oração é uma parte muito importante na vida de todos os cristãos. PANORÂMA: Roma ou Cesaréia. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Este é o mais completo dos Evangelhos. O vocabulário e o estilo demonstram que o autor era letrado. Ele fez muitas referências e enfermidades e diagnósticos. Lucas enfatizou o relacionamento de Jesus com as pessoas, a oração, os milagres; registrou a participação dos anjos no episódio do nascimento do Messias e inspirados hinos de louvor; deu um lugar proeminente às mulheres. A maior parte do texto em Lucas ( ) não é encontrada nos outros Evangelhos.

7 PESSOAS-CHAVE: Jesus, Isabel, Zacarias, João Batista, Maria, os discípulos, Herodes o Grande, Pilatos e Maria Madalena. LUGARES-CHAVE: Belém, Galiléia, Judéia e Jerusalém. VERSÍCULO-CHAVE: E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido ( ). A. O NASCIMENTO E A PREPARAÇÃO DE JESUS, O SALVADOR ( ) B. A MENSAGEM E O MINISTÉRIO DE JESUS, O SALVADOR ( ) 1. O ministério de Jesus na Galiléia 2. O ministério de Jesus a caminho de Jerusalém 3. O ministério de Jesus em Jerusalém C. A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE JESUS, O SALVADOR ( ) EVANGELHO DE JOÃO AUTOR: João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, o apóstolo apelidado de filho do trovão. Um dos doze discípulos originais de Cristo. DATA: d.c. PÚBLICO ALVO: Novos cristãos e não cristãos. PROPÓSITO: Apresentar a vida de Jesus de tal modo que os incrédulos possam ir a Ele pela fé e os cristãos possam desenvolver sua fé em Cristo como o Messias e o Filho de Deus que desceu do céu e comprovar que Jesus é o Filho de Deus e que todo aquele que nele crê tem a vida eterna. VERDADES FUNDAMENTAIS: Jesus é o Verbo divino que veio do céu e se tornou carne; Jesus veio para os judeus, mas apenas uns poucos o receberam; Jesus realizou muitos milagres públicos, demonstrando que era o Messias, o Filho de Deus; Jesus ensinou que a salvação está exclusivamente nele. PANORÂMA: Escrito depois da destruição de Jerusalém, em 70 d.c., antes do exílio de João na ilha de Patmos. João estava em Éfeso, cidade correspondente à atual Turquia. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Dos oito milagres registrados, seis são singulares (em relação aos outros Evangelhos) para João, como, por exemplo, o Sermão no Cenáculo (14-17). Mais de noventa por cento do livro de João é singular; não contém uma genealogia ou qualquer

8 registro do nascimento de Jesus, sua infância, tentação, transfiguração, escolha dos discípulos ou qualquer relato sobre as parábolas de Jesus, a ascensão ou a Grande Comissão. João registra sete milagres, culminando na ressurreição de Jesus, que ele considera a prova de que Jesus é o Filho de Deus. João também registra vários sermões de Cristo não encontrados nos outros evangelhos (caps. 6, 10, 13-16), os quais explicam o propósito da vida de Jesus. PESSOAS-CHAVE: Jesus, João Batista, os demais discípulos, Maria, Mart, Lázaro, a mãe de Jesus, Pilatos e Maria Madalena. LOCAIS-CHAVE: Interior da Judéia, Samaria, Galiléia, Betânia e Jerusalém. VERSÍCULO-CHAVE: Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (20.30,31). A. O NASCIMENTO E A PREPARAÇÃO DE JESUS, O FILHO DE DEUS ( ) B. A MENSAGEM E O MINISTÉRIO DE JESUS, O FILHO DE DEUS ( ) 1. Jesus encontra fé e incredulidade entre o povo 2. Jesus enfrenta conflito com os líderes religiosos 3. Jesus enfrenta acontecimentos cruciais em Jerusalém C. A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE JESUS, O FILHO DE DEUS ( ) 1. Jesus ensina seus discípulos 2. Jesus completa sua missão ATOS DOS APÓSTOLOS AUTOR: Lucas, um médico gentio e companheiro de Paulo. DATA: d.c. PÚBLICO ALVO: Teófilo e todos os que amam a Deus. PROPÓSITO: Fornecer um relato preciso do nascimento e crescimento da igreja cristã e orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo gentio. A Igreja de hoje, às vezes

9 perseguida, ridicularizada ou até mesmo desprezada, com frequência necessita de incentivo. O livro de Atos lembra-nos de que, apesar dos desafios atuais, a igreja pode permanecer viva e saudável. Atos mostra como o avivamento e o crescimento da igreja resultam não do esforço humano, mas do poder do Espírito Santo. VERDADES FUNDAMENTAIS: As testemunhas de Cristo são capacitadas pelo Espírito Santo; as testemunhas de Cristo devem ir até aos confins da Terra; as testemunhas de Cristo sofrem perseguições e as testemunhas de Cristo estabelecem igrejas para que a missão possa ter continuidade. PANORÂMA: Atos é o elo entre a vida de Cristo e o da Igreja, entre os Evangelhos e as epístolas. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: O livro de Atos é uma continuação do Evangelho de Lucas. É possível que Atos termine abruptamente por Lucas ter planejado escrever um terceiro livro, em que daria continuidade à história. Lucas escreveu como historiador, para narrar o que aconteceu após a ressurreição. Atos é o segundo volume das Boas Novas a continuação dos evangelhos. PESSOAS-CHAVE: Pedro, João, Tiago, Estevão, Filipe, Paulo, Barnabé, Cornélio, Tiago (irmão de Jesus), Timóteo, Lídia, Silas, Tito, Apolo, Ágape, Ananias, Félix, Festo, Agripa e Lucas. LUGARES-CHAVE: Jerusalém, Samaria, Lida, Jope, Antioquia, Chipre, Antioquia da Pídia, Icônia, Listra, Derbe, Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas, Corinto, Éfeso, Cesaréia, Malta e Roma. VERSÍCULO-CHAVE: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós: e serme-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (1.8). A. O MINISTÉRIO DE PEDRO ( ) 1. O estabelecimento da Igreja 2. A expansão da Igreja B. O MINISTÉRIO DE PAULO ( ) 1. A primeira viagem missionária 2. O concílio de Jerusalém 3. A segunda viagem missionária 4. A terceira viagem missionária 5. O julgamento de Paulo

10 EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: Provavelmente em 57 d.c., em Corínto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém. PÚBLICO ALVO: Os cristãos em Roma e em todo o mundo. PROPÓSITO: Apresentar a mensagem do evangelho de Paulo aos crentes em Roma, e explicar como esse evangelho corrige as divisões entre os crentes judeus e os crentes gentios. Essa epístola oferece uma das expressões mais claras da fé cristã, tratando de grandes questões como fé e obras ou lei e graça de forma vívida e prática. A leitura desse livro tem sido um ponto de transição para muitos. Ela ajudou Martinho Lutero a descobrir que somente a fé justifica, produzindo assim a Reforma. Mais tarde os comentários de Lutero acerca de Romanos fizeram com que o coração de João Wesley ficasse estranhamente aquecido, desencadeando outro reavivamento. VERDADES FUNDAMENTAIS: Judeus e gentios são pecadores sob o juízo divino; Judeus e gentios recebem a justificação somente mediante a fé, à parte das obras; a santificação, que conduz à glorificação, ocorre mediante a dependência do Espírito Santo; Judeus e gentios exercem papéis interconectados na História; os cristãos judeus e gentios devem aprender a aplicar o evangelho à vida prática. Grandes temas como fé, graça, justiça e justificação. Fundamentos e ensinos vitais sobre a fé- nos primeiros onze capítulos. Depois, nos cinco últimos capítulos, implicações práticas da fé como os ensinos se aplicam à vida diária. PANORÂMA: Aparentemente Paulo havia terminado seu trabalho no Oriente e planejava visitar Roma, antes de seguir para a Espanha, depois de ter levado uma oferta aos irmãos em Cristo que passavam necessidades em Jerusalém (At ). A igreja cristã romana era formada principalmente por judeus, mas também tinha um grande número de gentios. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: A carta de Paulo aos Romanos foi apresentada como um tratado organizado bem fundamentado de sua fé; não tem o formato típico de uma epístola, exceto pela forma como o apóstolo se despediu, saudando vários irmãos romanos. PESSOAS-CHAVE: Paulo e Febe. LUGARES-CHAVE: Roma.

11 VERSÍCULO-CHAVE: Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (5.1) A. EM QUE ACREDITAR ( ) 1. A pecaminosidade do homem 2. O perdão dos pecados por intermédio de Cristo 3. A libertação dos grilhões do pecado 4. O passado, o presente e o futuro de Israel B. COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR ( ) 1. Responsabilidade pessoal 2. Observações pessoais 1ª EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: 55 d.c. próximo ao fim do ministério de três anos de Paulo em Éfeso, durante sua terceira viagem missionária. PÚBLICO ALVO: A igreja de Corínto, importante cidade comercial da Grécia e aos cristãos de todo o mundo. PROPÓSITO: Identificar problemas na igreja de Corinto, oferecer soluções e ensinar aos crentes como viver para Cristo em uma sociedade corrupta. Combater a rebeldia, as divisões e a falta de amor que tinham sido causadas pelo orgulho e pela presunção na igreja de Corínto. Poucas partes da Escritura revelam a humanidade dos cristãos de maneira tão vívida como esse livro. Alguns outros temas são: como se deve lidar com uma sociedade obcecada pelo sexo, quando o divórcio é justificado e quando os cristãos podem e não podem ir à justiça. Nesse processo, verá como a igreja pode causar impacto no mundo de hoje. VERDADES FUNDAMENTAIS: A igreja deve estar unida, não dividida; Como o seu modelo de sabedoria, os cristãos devem olhar para Deus, não para o mundo; Tanto a disciplina como o julgamento eclesiásticos apropriados asseguram a paz e a pureza da igreja; A liberdade cristã deve ser exercida de tal maneira que proteja aqueles que são fracos na fé; A adoração e o exercício dos dons espirituais devem respeitar e honrar a Deus e aos irmãos em Cristo; A realidade da ressurreição corpórea futura dos crentes é uma parte essencial do evangelho.

12 PANORÂMA: Corínto era uma grande cidade cosmopolita, possuía um porto e era o principal centro de comércio a cidade mais importante da Acaia. Havia muita idolatria e imoralidade. A igreja era, em sua maioria, composta de gentios. Paulo estabeleceu esta igreja em sua segunda viagem missionária. Dois ou três anos depois de deixar a igreja que havia iniciado em Corínto, Paulo ouvir notícias inquietantes: conflitos e divisões estavam ameaçando seriamente a jovem igreja. Alguns crentes haviam se tornado espiritualmente arrogantes, causando outros problemas como conduta imprópria na área sexual, ofensas contra outros irmãos, abusos dos dons espirituais e equívocos acerca de ensinamentos cristãos básicos. Paulo escreveu buscando recuperar o equilíbrio da igreja. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Esta é uma carta direta e marcante. Paulo ofereceu aos coríntios algo de que precisavam: conselhos honestos. Observe as informações diretas e práticas, relevantes para a vida cristã e os relacionamentos na igreja. Aqui se encontra grande parte do que a Bíblia tem para dizer sobre os dons espirituais. A carta também traz palavras edificantes sobre o amor (cap. 13) e sobre a ressurreição (cap. 15). PESSOAS-CHAVE: Paulo, Timóteo e membros da casa de Cloe. LUGARES-CHAVE: Corínto. VERSÍCULO-CHAVE: Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissenssões; antes, sejais inteiramente unidos, em um mesmo sentido e um mesmo parecer (1.10) A. PAULO TRATA DOS PROBLEMAS DA IGREJA ( ) 1. Divisões na igreja 2. Desordem na igreja B. PAULO RESPONDE ÀS PERGUNTAS DA IGREJA ( ) 1. Instruções acerca do casamento cristão 2. Instruções acerca da liberdade cristã 3. Instruções acerca da adoração pública 4. Instruções acerca da ressurreição

13 2ª EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: d.c., da Macedônia PÚBLICO ALVO: À Igreja em Corínto e aos cristãos de todo o mundo.

14 PROPÓSITO: Lutas internas haviam assolado a igreja de Corínto. Paulo escreveu para acalmar os ânimos, restaurar a unidade da congregação e reafirmar o seu papel de líder. Expressar carinho e gratidão pelo arrependimento que houve em Corínto e encorajar uma maior lealdade a Paulo como um apóstolo de Cristo e refutar os falsos mestres. VERDADES FUNDAMENTAIS: Os cristãos deveriam se sentir consolados e encorajados com o cuidado de Deus em meio ao sofrimento; O poder de Deus é manifestado por meio da fraqueza humana; A nova aliança em Cristo cumpre gloriosamente as expectativas da antiga aliança; Os cristãos devem ajudar a suprir as necessidades materiais uns dos outros. PANORÂMA: Paulo escreveu quatro cartas aos Coríntios (duas estão atualmente perdidas). Em 1 Coríntios (a segunda destas cartas), ele usou palavras fortes para corrigir e ensinar. A maior parte da igreja respondeu do modo esperado, porém existiam aqueles que estavam negando a autoridade de Paulo e questionando seus propósitos. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Esta é uma carta autobiográfica e extremamente pessoal. Entre as principais questões estão: como tratar de dissensões na igreja, os falsos ensinos, a liderança eclesiásticas e os dilemas singulares dos cristãos no mundo. Outras questões são as que tratam do sustento financeiro da igreja e dos pobres. PESSOAS-CHAVE: Paulo, Timóteo, Tito e os falsos mestres. LUGARES-CHAVE: Corinto e Jerusalém. VERSÍCULO-CHAVE: De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (5.20) A. Paulo explica suas ações ( ) B. Paulo defende seu ministério ( ) C. Paulo defende a oferta ( ) D. Paulo defende sua autoridade ( )

15 EPÍSTOLA DE PAULO AOS GÁLATAS AUTOR: Apóstolo Paulo DATA: 49 d.c. em Antioquia, e antes do Concílio de Jerusalém (no ano 50 d.c.) PÚBLICO ALVO: As igrejas do Sul da Galácia fundadas na primeira viagem missionária de Paulo (Incluindo Icônio, Listra e Derbe) e os cristãos de toda parte. PROPÓSITO: Refutar os judaizantes (que ensinavam que os crentes gentios deveriam obedecer à lei judaica a fim de se salvarem) e conclamar os cristãos à fé e à liberdade em Cristo. Gálatas adverte quanto a misturar o legalismo e as obras humanas com o puro evangelho. Essa carta apresenta aditivos espirituais artificiais e seus efeitos nocivos. Oferece um exame de saúde espiritual uma clara exposição do que significa ser salvo pela fé. VERDADES FUNDAMENTAIS: A justificação diante de Deus ocorre exclusivamente pela fé; A santificação na vida diária é operada pela fé, por meio do poder do Espírito; Podemos confiar na mensagem de Paulo, de que a salvação é pela fé e não depende das obras; O evangelho da salvação pela fé é ensinado ao longo de toda a Escritura; O legalismo nos faz desviar de Cristo e nos leva ao fracasso e ao julgamento; Libertar-se do legalismo é a liberdade de viver para Cristo por meio do Espírito; e a Salvação eterna é exclusiva daqueles que creem no verdadeiro evangelho e vive de acordo com ele. PANORÂMA: A controvércia mais urgente na Igreja Primitiva era o relacionamento entre os novos crentes, particularmente os gentios, e as leis judaicas. Esse era especialmente um problema para os controvertidos e para as jovens igrejas que Paulo havia fundado em sua primeira viagem missionária. Paulo escreveu para corrigi-lo. Mais tarde, no Concílio de Jerusalém, esse conflito foi oficialmente esclarecido pelos líderes da igreja. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Esta carta não foi dirigida a nenhum grupo restrito de crentes, ela provavelmente circulou por diversas igrejas da Galácia. Para denunciar e corrigir os falsos ensinos que se tinham infiltrado nas igrejas que Paulo e Barnabé haviam fundado. Os falsos mestres insistiam em que os cristãos gentios observassem as leis cerimoniais dos judeus. Paulo, sentindo ele mesmo os ataques desses mestres, também escreveu para defender a integridade como apóstolo e para reafirmar o seu amor aos gálatas.

16 PESSOAS-CHAVE: Paulo, Pedro, Barnabé, Tito, Abraão e os falsos mestres. LUGARES-CHAVE: Galáica e Jerusalém. VERSÍCULOS-CHAVE: Estais, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jogo da servidão. (5.1) A. A autenticidade do evangelho ( ) B. A superioridade do evangelho ( ) C. A liberdade do evangelho ( ) EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS AUTOR: Apóstolo Paulo DATA: 60 d.c., durante o período em que Paulo esteve preso em Roma. PÚBLICO ALVO: A igreja de Éfeso e aos crentes de toda parte. PROPÓSITO: Fortalecer a fé cristã dos crentes de Éfeso e explicar a natureza e o propósito da igreja, o corpo de Cristo. Para incentivar os crentes em Éfeso (cidade da atual Turquia) a pensar sobre si mesmos de modo inteiramente novo. Em vez de pessoas anteriormente envolvidas com o culto aos ídolos, com sexo ilícito e com filosofias insensatas, Paulo queria que pensassem em sí mesmas como pessoas em Cristo pessoas com identidade radicalmente nova (2.12,13). VERDADES FUNDAMENTAIS: A igreja havia recebido bênçãos maravilhosas pela sua união com Cristo; A igreja foi levada da morte para a vida em Cristo; A igreja se estenderá mundialmente com judeus e gentios unidos em Cristo; A igreja deve baralhar pela unidade em Cristo; A igreja deve viver nos caminhos de Cristo, não retornar aos caminhos do mundo pecador; e A igreja deve buscar em Cristo forças ara o combate espiritual. PANORÂMA: Esta carta não foi escrita para enfrentar qualquer heresia ou problema nas igrejas. Foi enviada por Tíquico para fortalecer e encorajar as igrejas daquela região. Paulo havia passado

17 três anos na igreja em Éfeso; portanto, era muito amigo de seus membros. Paulo encontrou-se com os anciãos da Igreja em Éfeso, em Mileto (At ) um encontro permeado de grande tristeza. É que Paulo acreditava estar visitando seus companheiros talvez pela última vez. Como não, existem referências específicas a pessoas ou problemas nessa igreja e pelo fato de as palavras em Éfeso (1.1) não estarem presentes nos manuscritos mais antigos, é possível que Paulo tivesse a intenção de enviar uma carta circular para ser lida em todas as igrejas daquela região. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Essa carta responde à pergunta que homens e mulheres formulam em todas as épocas: Por que estou aqui?. A resposta pode surpreendê-lo, considerando as ideias mais comuns que se ouvem nos programas de entrevistas da TV. Essa resposta relaciona-se à eternidade, a fazer as pazes com Deus e a identificar-se com Cristo. Várias imagens da igreja são apresentadas: corpo, templo, mistério, novo homem, noiva e sodado. Provavelmente esta carta foi distribuída a várias congregações da Igreja Primitiva. PESSOAS-CHAVE: Paulo e Tíquico. LUGARES-CHAVE: Éfeso e Roma VERSÍCULO-CHAVE: Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos (4-4-6) A Unidade em Cristo ( ) B Unidade no corpo de Cristo ( ) EPÍSTOLA DE PAULO AOS FILIPENSES AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: 61 d.c, durante o período em que Paulo esteve preso em Roma PÚBLICO ALVO: Aos cristãos de Filipos e de todo mundo.

18 PROPÓSITO: Agradecer aos filipenses pela solidariedade enquanto esteve na prisão e animá-los a se unirem e a se ajudarem mutuamente em Cristo. VERDADES FUNDAMENTAIS: O evangelho de Cristo continuará a ser pregado mesmo em face de perseguições; Sofrer por Cristo é uma alegria e traz glória para os crentes; O crentes devem demonstrar o evangelho na própria vida ao servir uns aos outros à semelhança de Cristo; Os crentes devem permanecer na verdade e evitar os extremos do legalismo e do antinomianismo (a crença de que o cristão não está sujeito à lei moral de Deus); e a Apoiar os outros nos ministério é uma importante prática cristã. PANORÂMA: Paulo e seus companheiros fundaram a igreja de Filipos em sua segunda viagem missionária (At ), e essa foi a primeira igreja a ser estabelecida no continente europeu. Os fiéis da igreja filipense haviam enviado a Paulo uma oferta que deveria ser entregue (4.18) por Epafrodito (um de seus membros). Nessa ocasião, Paulo estava encarcerado em uma prisão romana e escreveu esta carta com a finalidade de expressar sua gratidão pela oferta e encorajálos na fé. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Filipos, colônia romana, foi o lugar em que Paulo fundou a primeira igreja em solo europeu (AT ), talvez por volta de 50 d.c. Quando Paulo seguiu adiante, essa igreja algumas vezes lhe enviou auxílio, uma das poucas igrejas a fazê-lo naqueles anos (4.15). É um dos principais salmos da bíblia em louvor a Deus(2.5-11), verá também a inutilidade da atividade religiosa comparada ao relacionamento com Cristo (3.4-11) e obterra ferramentas práticas que moldarão o seu pensamento de acordo com os caminhos de Deus (4.4-9). PESSOAS-CHAVE: Paulo, Timóteo, Epafrodito, Evádia e Síntique. LUGARES-CHAVE: Filipos. VERSÍCULO-CHAVE: Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos! (4.4) A A alegria no sofrimento (1.1-30) B Alegria no servir (2.1-30) C Alegria em crer ( ) D Alegria em dar (4.2-23)

19 EPÍSTOLA DE PAULO AOS COLOSSENSES AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: 60 d.c., durante a prisão de Paulo em Roma PÚBLICO ALVO: A igreja em Colossos, uma cidade na Ásia Menor, e todos os crentes, em todos os lugares. PROPÓSITO: A epístola aos Colossenses foi dirigida aos cristãos que estavam sob a influência de um falso ensino que misturava elementos da filosofia grega com os judaísmo. Em parte, esse movimento ensinava que os cristãos de Colossos estavam sujeitos a uma diversidade de forças espirituais que precisavam ser apaziguadas por meio da veneração, do asceticismo e da observância de dias santos especiais. Paulo escreveu para ajudar aos membros da igreja a permanecer firmes na verdade que Deus já os havia aceitado em virtude da união deles com Cristo. VERDADES FUNDAMENTAIS: Cristo é supremo sobre toda a criação e sobre toda a Igreja; Os cristãos não devem ser confundidos pelos falsos credos que misturam fé verdadeira com falsas religiões e filosofias; Cristo é totalmente suficiente para trazer a plenitude e a novidade de vida para os cristãos; Os cristãos devem viver na dependência de Cristo e não de outros poderes. PANORÂMA: Paulo nunca tinha visitado Colossos. Evidentemente, a igreja havia sido fundada por Epafras e outros crentes que se converteram durante as viagens missionárias de Paulo. A igreja, porém, havia sofrido a infiltração de um relativismo religioso, gnosticismo, religião e filosofia híbrida que misturava crenças cristãs, judaicas e possivelmente pagãs. Alguns cristãos tentavam combinar elementos do paganismo e da filosofia secular com a doutrina cristã. Paula confronta estes falsos ensinos e afirma a suficiência de Cristo. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Cristo é apresentado como tendo absoluta supremacia e exclusiva suficiência. A carta aos Colossenses tem semelhanças com Efésios, provavelmente por ter sido escrita aproximadamente na mesma época, mas possui uma ênfase distinta. PESSOAS-CHAVE: Paulo, Timóteo, Tíquico, Onésimo, Aristarco, Marcos e Epafras. LUGARES-CHAVE: Colossos e Laodicéia ( )

20 VERSÍCULO-CHAVE: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade. (2.9,10). A O que Cristo fez ( ) B O que os cristãos devem fazer ( )] 1ª EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: d.c, redigida em Corínto; uma das primeiras cartas de Paulo. PÚBLICO ALVO: A igreja em Tessalônica, fundada em sua segunda viagem missionária e os cristãos em todo o mundo. PROPÓSITO: Assegurar aos cristãos tessalonicenses do amor que Paulo tinha por eles e instruílos a respeito da importância de viver para Cristo e entender corretamente as etapas do seu retorno. VERDADES FUNDAMENTAIS: Devemos agradecer a Deus pela fidelidade do seu povo; Os cristãos devem ser elogiados pela sua fidelidade; Os cristãos devem viver de maneira a agradar a Deus; Os cristãos que morreram ressuscitarão quando Cristo voltar; Os cristãos devem estar sempre prontos para o retorno de Cristo. PANORÂMA: A igreja em Tessalônica era muito jovem, tendo sido estabelecida apenas dois ou três anos antes de esta carta ser escrita. Os cristãos tessalonicenses precisavam amadurecer em sua fé. Também havia um mal-entendido com relação à segunda vinda de Cristo pois alguns pensavam que Ele retornaria imediatamente, e deste modo ficaram confusos quando seus entes queridos morreram. Os cristãos dessa igreja esperavam que Cristo retornasse antes de eles morrerem. Além dessa confusão toda, eles também estavam sendo perseguidos.

21 CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Paulo recebeu de Timóteo um relatório favorável sobre os tessalonicenses. Porém, escreveu esta carta para corrigir as concepções erradas dessa igreja sobre a ressurreição e a segunda vinda de Cristo. PESSOAS-CHAVE: Paulo, Timóteo e Silas. LUGARES-CHAVE: Tessalônica. VERSÍCULO-CHAVE: Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele. (4.14) A A fidelidade ao Senhor ( ) B - A vigilância pelo Senhor ( ) 2ª EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: 51 ou 52 d.c., alguns meses depois de primeira Tessalonicenses. Foi escrita em Corínto. PÚBLICO ALVO: Aos crentes em Tessalônica, que em sua opinião necessitavam de uma dose mais forte dos conselhos que ele havia oferecido na primeira carta. PROPÓSITO: Complementar a sua carta anterior, quanto o volta de Jesus e a importância de um viver diário responsável, já que os crentes em Tessalônica estavam vivendo desordenadamente. VERDADES FUNDAMENTAIS: Os crentes devem perseverar em meio aos sofrimentos até a vinda de Cristo; Os seguidores de Cristo não devem se deixar enganar por especulações a respeito da

22 sua segunda vinda; O retorno de Cristo trará grande juízo e recompensa; Enquanto aguardam a volta de Cristo, os crentes devem viver de maneira responsável em suas atividades diárias neste mundo. PANORÂMA: Muitos da igreja estavam confusos sobre quando ocorreria a volta de Cristo. Devido ao aumento da perseguição, estes crentes pensavam que o Dia do Senhor devia ser iminente, e interpretaram a primeira carta de Paulo como uma afirmação de que a segunda vinda de Cristo aconteceria a qualquer momento. Levando em conta este engano, muitos persistiram em permanecer ociosos, vivendo desordenadamente, alegando estarem à espera da volta de Cristo. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Paulo indica vários acontecimentos que devem preceder a segunda vinda de Cristo. PESSOAS-CHAVE: Paulo, Silas e Timóteo. LUGARES-CHAVE: Tessalônica. VERSÍCULO-CHAVE: Ora, o Senhor encaminhe o vosso coração na caridade de Deus e na paciência de Cristo. (3.5) A A gloriosa esperança da volta de Cristo ( ) B Vivendo sob a expectativa da volta de Cristo (3.1-18) 1ª EPÍSTOLA DE PAULO A TIMÓTEO AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: d.c., pouco depois que Paulo foi liberto da prisão em Roma.

23 PÚBLICO ALVO: Timóteo, dando conselhos sobre como conduzir melhor a igreja de Éfeso. PROPÓSITO: Aconselhar Timóteo sobre as qualificações para os líderes da igreja, adoração pública, confronto ao falso ensino e como tratar vários grupos dentro da igreja. VERDADES FUNDAMENTAIS: Devemos resistir à falsa doutrina na igreja; As doutrinas legalistas afastam as pessoas do verdadeiro evangelho; O culto e a autoridade da igreja devem ser cuidadosamente ordenados; Diversos grupos dentro da igreja têm necessidades especiais e o Amor pelo dinheiro não tem lugar no ministério do evangelho. PANORÂMA: Timóteo era um dos companheiros mais íntimos de Paulo. Paulo enviou Timóteo à igreja em Éfeso para deter o falso ensino, que alí havia surgido (1.3-4). Timóteo provavelmente serviu por algum tempo como líder na igreja de Éfeso. Paulo esperava visita-lo (3.14,15; 4.13), mas enquanto isso, escreveu esta carta para dar a Timóteo instruções práticas sobre o ministério. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: A primeira carta de Paulo a Timóteo é tanto um documento pessoal como um manual de administração e disciplina da igreja. PESSOAS-CHAVE: Paulo e Timóteo. LUGARES-CHAVE: Éfeso VERSÍCULO-CHAVE: Ninguém despreza a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza (4.12) A Instruções sobre a crença correta (1.1-20) B Instruções para a Igreja ( ) C - Instruções para os presbíteros ( )

24 2ª EPÍSTOLA DE PAULO A TIMÓTEO AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: 66 a 67 d.c., durante a prisão em Roma. de um ano ou dois de liberdade, Paulo foi novamente preso e executado durante o governo do imperador Nero. PÚBLICO ALVO: Timóteo e os cristãos de todo o mundo. PROPÓSITO: Convidar Timóteo para visitar Paulo em seus últimos dias e animar Timóteo em seu ministério contra os falsos mestres em Éfeso. VERDADES FUNDAMENTAIS: Falsos mestres sempre a Igreja; Os líderes da igreja precisam ser corajosos em sua luta contra os falsos mestres; A liderança da igreja precisa estar baseada nas Escrituras; Deus manterá os crentes verdadeiros em segurança, mas outros da igreja serão julgados. PANORÂMA: Paulo estava praticamente só na prisão; apenas Lucas estava com ele. Paulo escreveu esta carta com a finalidade de passar o bastão para a nova geração de líderes da Igreja. O apóstolo também pediu a visita de seus amigos e seus rolos de papel, especialmente os pergaminhos possivelmente partes do Antigo Testamento, os Evangelhos e outros manuscritos bíblicos. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Por esta ser a última carta de Paulo, o apóstolo revela os sentimentos de seu coração e suas prioridades a sã doutrina, a fé resoluta, a confiante perseverança e o amor duradouro. PESSOAS-CHAVE: Paulo, Timóteo, Lucas, Marcos e outros. LUGARES-CHAVE: Roma e Éfeso. VERSÍCULO-CHAVE: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2.15) A Fundamentos do serviço cristão ( )

25 B Tempos difíceis para o serviço cristão ( ) EPÍSTOLA DE PAULO A TITO AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: d.c., na mesma época em que a primeira carta a Timóteo foi escrita; provavelmente foi escrita na Macedônia, durante as viagens que Paulo fez entre os períodos que esteve preso pelo romanos. PÚBLICO ALVO: Tito, um grego, provavelmente convertido a Cristo através do ministério de Paulo (tornou-se o representante oficial do apóstolo na ilha de Creta), e todos os crentes, em todos os lugares. PROPÓSITO: Incentivar Tito a completar a organização das igrejas em Creta, confrontar as ações de falsos mestres nessa região e instruir os crentes a terem uma conduta cristã apropriada. VERDADES FUNDAMENTAIS: A igreja deve ser organizada com líderes qualificados; Deve-se resistir aos falsos mestres; Há responsabilidades especiais para grupos específicos da igreja; Algumas responsabilidades gerais devem ser compartilhadas por todos os crentes; e Toda conduta cristã deve apoiar-se no trabalho salvador de Deus em Cristo. PANORÂMA: Paulo enviou Tito para organizar e supervisionar as igrejas em Creta. Nesta carta apóstolo diz a Tito como fazer este trabalho. Paulo exige ordem na igreja e um viver correto em uma ilha conhecida pela preguiça, glutonaria, mentira e maldade. Os cristãos devem ser autodisciplinados como indivíduos e devem ser ordeiros como pessoas que formam um corpo, a Igreja. Precisamos obedecer a esta mensagem em nossos dias, quando a disciplina não é respeitada ou recompensada pela nossa sociedade. Embora outros possam não apreciar nossos esforços,

26 devemos viver uma vida íntegra, obedecer ao governo e falar com prudência Devemos viver unidos e pacificamente na igreja e sermos exemplos vivos de nossa fé para a sociedade contemporânea. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Com suas instruções aos líderes da igreja, a carta a Tito é bem parecida com 1 Timóteo. PESSOAS-CHAVE: Paulo e Tito. LUGARES-CHAVE: Creta e Nicópolis. VERSÍCULO-CHAVE: Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei (instruí) (1.5) A Liderança na Igreja (1.1-16) B O viver íntegro na igreja (2.1-15) C - O viver íntegro na sociedade (3.1-15) EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMON AUTOR: O apóstolo Paulo DATA: 60 d.c., durante a primeira prisão de Paulo em Roma, quase na mesma época em que as cartas aos Efésios e aos Colossenses foram escritas. PÚBLICO ALVO: Filemon, o qual era provavelmente um membro rico da igreja de Colossos e dono de muitos escravos e a todos os cristãos do mundo. PROPÓSITO: Convence Filemon a perdoar Onésimo, seu escravo fugitivo, e aceita-lo como um irmão na fé.

27 VERDADES FUNDAMENTAIS: Os cristãos devem demonstrar amor uns pelos outros e perdoarse mutuamente; A obediência cristã deve ser feita de modo espontâneo e não forçado. PANORÂMA: A escravidão era muito comum no Império Romano e, evidentemente, alguns cristãos tinham escravos. Paulo não condena a instituição da escravidão em seus escritos, porem faz uma declaração radical ao chamar este escravo de irmão de Filemon em Cristo. A maior parte dos escravos fugitivos, se apanhados, ficavam sujeitos a graves punições e por vezes até mesmo à morte. Paulo esperava que Filemon se tornasse exemplo vivo da graça que Onésimo já havia recebido por meio de Cristo. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Está é uma carta particular e pessoal para um amigo. Filemon é uma carta que nos dá uma ilustração sobre o preço de pedir e de oferecer perdão. PESSOAS-CHAVE: Paulo, Filemon e Onésimo. LUGARES-CHAVE: Colossos e Roma. VERSÍCULO-CHAVE: Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, não já como servo; antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor. ( ) A A estima de Paulo por Filemon (1.1-7) B - O apelo de Paulo a favor de Onésimo (1.8-25) EPÍSTOLA AOS HEBREUS

28 AUTOR: Pelo fato do nome do autor não ser mencionado no texto bíblico, Paulo, Lucas, Barnabé, Apolo, Silas, Filipe, Priscila, e outros têm sido sugeridos. Qualquer que seja o autor, refere-se a Timóteo como um irmão (13.23). DATA: Provavelmente antes da destruição do Templo em Jerusalém em 70 d.c., porque os sacrifícios e as cerimônias religiosas são mencionados no livro, mas não é feita nenhuma menção da destruição do Templo. PÚBLICO ALVO: Aos cristãos hebreus (talvez cristãos da segunda geração, veja 2.3) que podem ter pensado em retornar ao judaísmo, talvez por uma imaturidade originada de uma falta de entendimento das verdades bíblicas; e a todos os crentes em Cristo. PROPÓSITO: Incentivar a fidelidade de Cristo e à sua nova aliança mostrando que ele é o novo, último e superior sumo sacerdote. VERDADES FUNDAMENTAIS: Cristo é superior aos anjos, a Moisés, a Arão e ao ministério sacerdotal do Antigo Testamento; O Antigo Testamento admitiu o caráter temporário dessas estruturas, de modo que a nova aliança não é de maneira alguma contrária à antiga; Deixar Cristo e voltar-se para tipos obsoletos de fé levará ao julgamento divino; As pessoas da igreja devem perseverar até o fim em fidelidade a Cristo ou irão sofrer o castigo divino. PANORÂMA: Estes cristãos judeus estavam provavelmente sofrendo uma violenta perseguição social e física, tanto de judeus como de romanos. Cristo não havia retornado para estabelecer seu Reino, e as pessoas precisavam ser asseguradas de que o cristianismo era verdadeiro e de que Jesus era realmente o Messias. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Embora o livro de Hebreus seja chamado de carta (13.22), tem a forma e o conteúdo de um sermão. PESSOAS-CHAVE: Homens e mulheres de fé do Antigo Testamento (cap. 11). LUGARES-CHAVE: Roma VERSÍCULO-CHAVE: O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por sí mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas (1.3) A A SUPERIORIDDE DE CRISTO ( )

29 1 Cristo é maior que os anjos 2- Cristo é maior que Moisés 3- Cristo é maior que o sacerdócio do Antigo Testamento 4 A nova aliança é maior que a antiga B - A SUPERIORIDDE DA FÉ ( ) EPÍSTOLA DE TIAGO AUTOR: Tiago, irmão de Jesus, um líder da Igreja em Jerusalém. DATA: 49 d.c., antes do Concílio de Jerusalém, ocorrido em 50 d.c. PÚBLICO ALVO: Os cristãos judeus do primeiro século que residiam em comunidades de gentios fora da Palestina, e todos os cristãos, em todos os lugares. PROPÓSITO: Expor as práticas hipócritas e ensinar o correto comportamento cristão. VERDADES FUNDAMENTAIS: Os cristãos devem receber sabedoria de Deus para permanecerem fiéis em meio aos sofrimentos e conflitos; O fato de ouvir a Palavra de Deus deve levar a praticar a Palavra de Deus; A fé salvadora revela-se na boa obra de cuidar das pessoas necessitadas; A sabedoria divina ensina os cristãos a amarem-se e a servirem-se mutuamente; A harmonia na comunidade cristã é de grande importância. PANORÂMA: Esta carta expressa a preocupação de Tiago pelos cristãos perseguidos que haviam sido membros da igreja de Jerusalém. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Adverte aos crentes sobre alguns hábitos adquirido e que corroíam a essência da sua fé, coisas como favoritismo, calúnias, orgulho, mau uso das riquezas e fata de paciência. PESSOAS-CHAVE: Tiago e as doze tribos de crentes judeus e gentios. VERSÍCULO-CHAVE: Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras, mostra-me a tua fé sem as tua obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.(2.18)

30 A A religião genuína (1.1-27) B A fé genuína ( ) C A sabedoria genuína ( ) 1ª EPÍSTOLA DE PEDRO AUTOR: Pedro DATA: d.c.. PÚBLICO ALVO: Os cristãos judeus expulsos de Jerusalém e espalhados ao longo da Ásia Menor, e todos o crentes em todos os lugares. PROPÓSITO: Encorajar os cristãos perseguidos e confusos a permanecerem unidos e firmes na fé. VERDADES FUNDAMENTAIS: Os cristãos têm o maravilhoso privilégio de ver a grande salvação de Deus em Cristo; O privilégio da salvação traz consigo diversas responsabilidades importantes; Os cristãos devem ser santos, amar profundamente uns aos outros e consagrarem-se à glória de Deus; Os relacionamentos dentro e fora da igreja devem ser mantidos de acordo com os padrões de Cristo, e não de acordo com os padrões do mundo; Os cristãos devem encarar o sofrimento como seguidores de Cristo da perspectiva correta.

31 PANORÂMA: Pedro provavelmente estava em Roma quando a grande perseguição sob o comando do imperador Nero teve início (Pedro foi executado durante essa perseguição). Ao longo do Império Romano, os cristãos estavam sendo torturados e mortos por causa de sua fé, e a igreja de Jerusalém estava sendo dispersada. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: Pedro usou várias imagens que lhe eram muito especiais, porque Jesus as usou quando revelou certas verdades a Pedro. O nome Pedro (que significa pedra ) lhe foi dado por Jesus. A concepção da Igreja como uma casa espiritual composta por pedras vivas edificadas sobre a Rocha, que é Cristo veio do próprio Senhor. Jesus encorajou Pedro a cuidar de seu rebanho. Deste modo, não é de se estranhar ver Pedro usando palavras como: pedras vivas (2.5-9) e pastores e rebanho (2.25; 5.2,4) para descrever a Igreja. PESSOAS-CHAVE: Pedro, Silas e Marcos. LUGARES-CHAVE: Jerusalém, Roma e as regiões de Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia Menor e Bitínia. VERSÍCULO-CHAVE: Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo. (1.7) A As grandes bênçãos de Deus para o seu povo ( ) B A conduta do povo de Deus em meio ao sofrimento ( ) C Apascentar o povo de Des em meio ao sofrimento (5.1-14) 2ª EPÍSTOLA DE PEDRO AUTOR: Pedro DATA: 67 d.c., três anos após a primeira carta de Pero ter sido escrita. Foi possivelmente escrita de Roma. PÚBLICO ALVO: Alguns autores dizem que foi dirigida as mesmas pessoas da primeira carta, mas não há provas refutáveis.

32 PROPÓSITO: Encorajar os cristãos perseguidos e confusos a permanecerem unidos em sua fé. VERDADES FUNDAMENTAIS: Os cristão devem crescer espiritualmente em virtude das grandes bênçãos em Cristo; A certeza do retorno de Cristo vem do testemunho de pessoas que viram Cristo pessoalmente e das Escrituras; Deus irá julgar com rigor os falsos mestres que negam a volta de Cristo; Jesus ainda não voltou porque Deus é paciente com o seu povo; Os cristãos devem ser pacientes; contudo, devem procurar acelerar o dia do retorno de Cristo pela oração, pela obediência e pelo evangelho. PANORÂMA: Pedro sabia que seu tempo na terá era limitado (1.13,14). Por esta razão, escreveu sobre o que estava em seu coração, advertindo os crentes sobre o que aconteceria após a sua partida especialmente sobre a presença dos falsos mestres. Lembrou seus leitores da verdade imutável do evangelho. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: A data e o destino são incertos, e a autoria chegou a ser questionada. Por esta razão, 2 Pedro foi o último escrito admitido no Cânone do Novo Testamento. Há também semelhanças entre 2 Pedro e Judas. PESSOAS-CHAVE: Pedro e Paulo. LUGARES-CHAVE: Roma VERSÍCULO-CHAVE: Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude (1.3) A Orientações para os cristãos que estão crescendo (1.1-21) B Perigos para os cristãos que estão crescendo (2.1-22) C Esperança para os cristãos que estão crescendo (3.1-18)

NOVO TESTAMENTO! Nome: Mateus! O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas.!

NOVO TESTAMENTO! Nome: Mateus! O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas.! NOVO TESTAMENTO Nome: Mateus Autor: Mateus, cobrador de impostos antes de ser discípulo Audiência: Judeus O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas. Esboço:

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch nome: número de estudante: Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC 103-05) Dr. Dortch 1. Qual dos evangelhos a seguir não é considerado como um dos três evangelhos sinópticos? b. Marcos c. Lucas 2. Quais

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais O livro de Atos 54º Estudo 26/05/2017 Homens Fundamentais O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do terceiro Evangelho. Ele não foi um apóstolo e não conheceu a Jesus. Era

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. COLOSSENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

LIÇÃO 1 A CARTA AOS HEBREUS E A EXCELÊNCIA DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 A CARTA AOS HEBREUS E A EXCELÊNCIA DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 A CARTA AOS HEBREUS E A EXCELÊNCIA DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EPÍSTOLA AOS HEBREUS Jesus Cristo é a perfeita revelação de Deus, nosso Sumo Sacerdote eterno que pelo

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO A HISTORICIDADE DE

Leia mais

DESCRIÇÃO DO CURSO. SBC Panorama do Novo Testamento. Palestrante: Dr. Chris Dortch

DESCRIÇÃO DO CURSO. SBC Panorama do Novo Testamento. Palestrante: Dr. Chris Dortch DESCRIÇÃO DO CURSO SBC 103-05 Panorama do Novo Testamento Palestrante: I. Descrição do Curso: Este curso é projetado para fornecer uma introdução básica para cada livro do Novo Testamento. Enquanto temas

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5 A igreja perseguida Quero contar para vocês a história do cristianismo. Creio que esta é uma prática do povo de Deus: ao longo dos anos, rememorar os grandes feitos de Deus. Alguém já disse apropriadamente

Leia mais

Lição 1 para 7 de outubro de 2017

Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Para empreender o estudo da epístola aos romanos, é bom conhecer a relação entre Paulo seu autor e os crentes que viviam na capital do mundo daquela época. Através de

Leia mais

LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento

LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento Quando o Novo Testamento começou a ser escrito, o panorama do Velho Testamento tinha mudado bastante. Os dias dos profetas tinham passado e grande parte do povo mostrava-se

Leia mais

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES A MISSÃO NO SÉCULO XXI A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES Dr. ERICO T. XAVIER Os cinco textos da Grande Comissão. Mateus 28:18-20 Marcos 16:14-20 Lucas 24:44-53 João 20:19-23 Atos 1:8 Repetiu

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

A fé que uma vez nos foi dada

A fé que uma vez nos foi dada A fé que uma vez nos foi dada Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus, e o amor de Deus é que obedeçamos

Leia mais

Introdução a Carta de Tiago

Introdução a Carta de Tiago Introdução a Carta de Tiago Tiago é uma carta prática É conhecida com literatura de Sabedoria Manual prático da religião Guia prático para a vida e a conduta cristã Objetivo da Aula A- O autor da Carta

Leia mais

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito!

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos Sepere um momento no início da aula para ouvir atentamente

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

Introdução: as incertezas e os fatos

Introdução: as incertezas e os fatos capítulo 1 Introdução: as incertezas e os fatos Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do

Leia mais

Lições do 3º Trimestre 2015

Lições do 3º Trimestre 2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 1 Lições do 3º Trimestre 2015 205/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 3 405/07/2015 505/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 6 Objetivo Geral 705/07/2015

Leia mais

Lição 13. HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO

Lição 13. HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO Lição 13 HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO Introdução Até aqui, já vimos os Evangelhos, o Livro de Atos e as Cartas Paulinas. Aproximamosnos do final do Novo Testamento, onde ainda veremos as Cartas Gerais, a partir

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA É A VOZ DE DEUS A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

LIÇÃO 1 A ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 A ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 A ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IGREJA UNIVERSAL DO SENHOR JESUS A invisível e universal igreja do Senhor Jesus composta pelos verdadeiros

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)?

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Lição 11 para 16 de dezembro de 2017 Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Cristo é a meta ou o propósito da lei. Cristo é o cumprimento da lei. Cristo é a terminação da lei

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Santa Marta - João 11, 19-27 - EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração João 11, 19-27- SANTA MARTA Ó Deus, sede generoso

Leia mais

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus.

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OA Carta aos Hebreus foi escrita para mostrar que Jesus Cristo é melhor, daí o título do trimestre: A supremacia de Cristo. www.portalebd.org.br

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 14 Sobre a FORMA DE GOVERNO CAPÍTULO 14 Introdução Organização O Ministério Da Igreja Pastores e Evangelistas Os Presbíteros Os Diáconos Os

Leia mais

As epístolas de Paulo (3)

As epístolas de Paulo (3) As epístolas de Paulo (3) Roteiro 16 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivo Analisar os principais ensinos

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

A epístola de Tiago. Tiago, o Justo, possivelmente um dos irmãos de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3), é o autor dessa epístola.

A epístola de Tiago. Tiago, o Justo, possivelmente um dos irmãos de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3), é o autor dessa epístola. A epístola de Tiago A obra exigida na epístola de Tiago de quem diz que tem fé (crença) é a obra que a perseverança termina (Tg 1:4), ou seja, é permanecer crendo na lei perfeita, a lei da liberdade (Tg

Leia mais

Lucas: Marcos: o salvador do mundo. o servo sofredor. Mateus: João. o rei prometido. segunda-feira, 10 de setembro de 12

Lucas: Marcos: o salvador do mundo. o servo sofredor. Mateus: João. o rei prometido. segunda-feira, 10 de setembro de 12 Lucas: o salvador do mundo Marcos: o servo sofredor João Mateus: o rei prometido Mateus Marcos Lucas Evangelhos Sinóticos João 90% de material exclusivo O que João omite e que aparece nos evangelhos sinóticos

Leia mais

LIÇÃO 5 - QUEM É JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 - QUEM É JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 - QUEM É JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS CRISTO - HOMEM E DEUS O Evangelho de Jesus Cristo escrito pelos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João nos apresenta

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático NOVO TESTAMENTO Planejamento 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático Introdução Fatores que favoreceram ao Ministério de Jesus Língua e cultura globalizadas

Leia mais

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro:

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro: Lição 1 para 05 de janeiro de 2019 O livro de Apocalipse é um compêndio de visões que João recebeu enquanto estava preso na ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao largo da costa da Turquia moderna. A estrutura

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século Mandato de PAULO E ESTEVÃO Ano 5 a.c. - João disse-lhe o Mestre -, lembras-te do meu aparecimento na Terra? Recordo-me, Senhor. Foi no ano 749 da era romana, apesar da arbitrariedade de Frei Dionísio,

Leia mais

Breve o Site da Igreja.

Breve o Site da Igreja. Breve o Site da Igreja www.ieadbras.com.br Ev. Jacson Austragésilo 1 Ev. Jacson Austragésilo 2 Ev. Jacson Austragésilo 3 Ev. Jacson Austragésilo 4 Ev. Jacson Austragésilo 5 Ev. Jacson Austragésilo 6 Ev.

Leia mais

ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES Elaborada por Zuleica Silvano Remetente, destinatário e saudação (1,1) I. A missão de Paulo em Tessalônica (A) As circunstâncias da Fundação (1,2-2,16) 1,2-4:

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

Pr. Jaziel Rodrigues,

Pr. Jaziel Rodrigues, www.ierueti.ch Pr. Jaziel Rodrigues, 13.03.2016 Introdução 1: A palavra «Apocalipse» quer dizer Revelação. Por isso este livro é conhecido também como: «A Revelação de Deus ao apóstolo João» (1.1) Foi

Leia mais

Rua Rômulo Zoppi, 434 Colégio Integral Domingo às 18hs

Rua Rômulo Zoppi, 434 Colégio Integral Domingo às 18hs Rua Rômulo Zoppi, 434 Colégio Integral Domingo às 18hs 10/04 - Crer Plenamente 17/04 - Render-se Totalmente 24/04 Confiar Constantemente SIGNIFICA? O QUE REALMENTE SER CRISTÃO? CRER PLENAMENTE EM QUEM

Leia mais

A Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo A Segunda Epístola a Timóteo Um Guia de Estudo com Comentários Introdutórios, Resumos, Esboços e Perguntas de Revisão Estudo Preparado por Mark A. Copeland Distribuição Gratuita Venda Proibida A Segunda

Leia mais

Os evangelhos. Sinóticos. Mateus, Marcos e Lucas

Os evangelhos. Sinóticos. Mateus, Marcos e Lucas Os evangelhos Sinóticos Mateus, Marcos e Lucas INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS SINÓTICOS Evangelho euangellion = boas novas, boa notícia Sinótico Sin = Mesma Óptico = Visão Mesma visão sobre a história de Jesus

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

Carta a uma igreja ameaçada

Carta a uma igreja ameaçada Carta a uma igreja ameaçada Texto básico: Colossenses 1.1-2 Versículo-chave: Colossenses 2:6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados

Leia mais

A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO

A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO Lição 2 para 8 de julho de 2017 Embora as cartas de Paulo fossem tidas como inspiradas por Deus, nem todos estavam de acordo com isto. Alguns irmãos na região de Galácia

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

A história de Jesus Vida e Ministério

A história de Jesus Vida e Ministério Tema A história de Jesus Vida e Ministério Introdução ao NOVO TESTAMENTO Nova Aliança > Veja Jesus em Lc.22:20 Introdução ao NOVO TESTAMENTO Nova Aliança > Veja Jesus em Lc.22:20 Aliança = Pode-se aceitar

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância. Gabarito e sugestões de respostas da EAE

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância. Gabarito e sugestões de respostas da EAE Estes arquivos pertencem ao dirigente. São adquiridos na realização do curso especifico para dirigentes de Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância A equipe organizadora agradece a compreensão INDICE

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

C. DEUS PERMITE O FALSO PROFETA PARA PROVAR SEU POVO. 1. Deu. 13:1-3.

C. DEUS PERMITE O FALSO PROFETA PARA PROVAR SEU POVO. 1. Deu. 13:1-3. PROVAI OS ESPÍRITOS Steve H. Montgomery Ourinhos, São Paulo, Brasil I João 4:1-6; Mateus 24:4-5; Marcos 13:4-5; Atos 17:11 I. NÃO SEJAIS ENGANADOS A. A OBRA DE SATANÁS É DE ENGANAR. II Tes. 2:9-10. 1.

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse A Bíblia é Pois é, após um longo percurso de descoberta do Antigo Testamento, chegou a vez de descobrir um pouco mais acerca

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

SUMÁRIO 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017

SUMÁRIO 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017 CURSO DE RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO 1ª AULA

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? Promessas A igreja movida pelo Espírito Desafios da igreja Vejo o céu aberto 28

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? Promessas A igreja movida pelo Espírito Desafios da igreja Vejo o céu aberto 28 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? 9 1. Promessas 11 Atos 1.1-26 2. A igreja movida pelo Espírito 17 Atos 2.1 4.4 3. Desafios da igreja 23 Atos 4.5 5.42 4. Vejo o céu aberto 28 Atos 6.1 7.60

Leia mais

LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos

LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos 15.1-33 Seu grupo terá 15 minutos para responder as seguintes questões. 1. Qual era o conflito que ameaçava a paz e a unidade da igreja

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

Carta de Paulo à Igreja em Éfeso. IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 10/3/2013

Carta de Paulo à Igreja em Éfeso. IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 10/3/2013 Carta de Paulo à Igreja em Éfeso IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 0/3/203 Efésios Introdução No final de sua segunda viagem missionária, Paulo passou por Éfeso, onde deixou Priscila e Áquila (At 8.8-2).

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? 1 Primeira Deus ama você e tem

Leia mais