Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e"

Transcrição

1 Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante. O aprofundamento do conteúdo e sua dinâmica, ficará sempre sob a responsabilidade de quem usar o material. Muito obrigada e bom trabalho.

2

3 Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e Pérgamo. Nesta última cidade, atendeu e curou São Paulo, que depois disso tornou-se seu grande amigo. Conforme S.Euzébio e S. Jerônimo, Lucas era um sírio de Antioquia. De fato, nos Atos dos Apóstolos, Lucas mostrase bom conhecedor da situação da comunidade cristã em Antioquia.

4 Lucas era de família pagã. Recebeu uma educação grega, possuindo assim, o domínio da língua e uma boa cultura, como se pode ver pelos seus escritos. Era ainda pintor, músico e escritor. Escreveu seu Evangelho e os Atos na língua grega

5 Juntou-se a Paulo na 2ª viagem missionária(ano51) e acompanhou-o para Trôade e Filipos, onde ficou depois da partida de Paulo. Provavelmente permaneceu em Filipos uns 6 anos, depois viajou, novamente com Paulo, a Jerusalém.

6 Quando Paulo foi preso, e foram várias vezes, Lucas sempre acompanhou o mestre, tanto no cárcere como nas audiências. Essa presença confortou muito Paulo nas prisões e deu-lhe ânimo no enfrentamento do tribunal do Imperador. Na segunda e última vez, Paulo escreveu a Timóteo que todos o haviam abandonado, menos um:- Só Lucas está comigo" E essa foi a última notícia certa do evangelista. São Paulo

7 Uma tradição recolhida do séc. VI - diz-nos que São Lucas pintou uma imagem de Nossa Senhora, que foi muito admirada pela beleza com que retratou os traços de Maria. Seu Evangelho era também conhecido como o Evangelho de Nossa Senhora, pois é o que mais contém dados sobre a Mãe. Boa parte dos textos das Missas de Nossa Senhora é tomado de São Lucas, porque foi ele quem mais longamente nos contou a sua vida e nos descobriu o seu Coração.

8 A tradição cristã diz-nos que depois do martírio de São Paulo o discípulo, médico e amigo Lucas, continuou a pregação. Ele teria seguido pela Itália, Gálias, Dalmácia e Macedônia. E um documento, traduzido por são Jerônimo, informa que o evangelista teria vivido até os 84 anos de idade. A sua morte pelo martírio em Patras, na Grécia, foi apenas um legado dessa antiga tradição.

9 Lucas é representado pelo Touro, porque começou seu Evangelho falando do Templo, onde eram imolados os bois.

10 como

11 Lucas escreveu a um cristão particular chamado Teófilo (Lc 1.1-4), que deve ter sido um homem de uma certa proeminência, porém, é desconhecido de outra forma. Não há dúvida nenhuma de que o relato era dirigido a um grande círculo de leitores e o fato de Teófilo ser um nome grego, indicaria que Lucas tinha em mente os gregos do mundo romano.

12 Lucas Escreve como um historiador. Inicia com Herodes, rei da Judéia (Lc 1.5). Menciona o decreto imperial do recenseamento que levou José e Maria da Galiléia para Belém (Lc 2.1). Durante a narrativa, Lucas presta atenção, cuida das datas e sinais do tempo (por ex. Lc 1.26; Lc 2.21,42). Quando dá início à descrição da vida pública do Senhor, ele anota os anos do César reinante e a idade de Jesus. Faz um levantamento dos fatos relacionados aos civis e religiosos da Palestina (Lc 3.1-2,23).

13 Este Evangelho apresenta a Jesus como o Homem ideal e como o Salvador de todos os tipos de povos. Lucas mostra Jesus passando por todos os estágios de uma vida humana normal, da infância, por meio da meninice, até adulto amadurecido. Aqui Ele é visto atingindo a vida humana em todos os seus lados, entrando na vida doméstica do povo e movendo-se entre todas as classes da sociedade.

14 Lucas torna claro que Jesus era simpático especialmente para com os pobres, os quais compõem a grande maioria da humanidade, e para com as mulheres, as quais eram desprezadas tanto pelos judeus como pelos gentios naquele mundo antigo.

15 Como fiel companheiro de Paulo, Lucas conviveu e apreendeu muito com ele. Foi de Paulo que ouviu muito sobre Jesus, Maria e acontecimentos da época de Jesus. Escreveu seu Evangelho depois da queda de Jerusalém, provavelmente pelos anos 80 d.c.

16

17 Lucas começa a contar a história, de outra maneira, a partir dos pobres, daí surge para todos, o caminho da Salvação.

18 Destaque especial É no Evangelho de Lucas que encontramos as Parábolas mais bonitas, humanas e cheias de emoções: - A ovelha perdida, - A moeda perdida - Os dois filhos de um pai misericordioso Lc 15,1-32 É o Evangelho dos pobres: - Felizes os pobres...lc 6, O Reino é dos pobres Lc 14,1-6 - Zaqueu Lc 19,1-9 - História de Lázaro Lc 16,19-31 É o Evangelho das mulheres: - Infância de Jesus (Izabel, Maria...) Lc 1 e 2 - Mulheres que acompanhavam Jesus Lc 8,1-3 e At 1,14 - Mulher pecadora Lc 7, Mulher doente Lc 13,10-11

19 Atos Atos dos dos Apóstolos No livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma narrativa de como foi o início da igreja de Jesus Cristo aqui na terra, o exemplo deixado pelos apóstolos e um padrão permanente para a igreja.

20 É continuação do Evangelho de Lucas. Ambos, formam o caminho da salvação: o caminho de Jesus como o caminho da Igreja, prolongam o caminho de Jesus até os extremos da terra. O tema e o programa do livro dos Atos dos Apóstolos aparecem em At 1, 8: O Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da Terra. O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito provavelmente entre 80 ou 90 depois de Cristo. Portanto, Atos é o livro do Espírito, o mesmo que estava em Jesus e o levou a missão. Essa boa nova da salvação, deve ser transmitida para todos os povos da Terra, de todos os modos e meios, em todos os tempos e lugares. A partir de agora, citaremos algumas características dos primeiros anunciadores de Cristo.

21 As principais características da igreja primitiva, narrada no livro de Atos dos Apóstolos são: As últimas instruções de Jesus e o envio para evangelizar as nações; A igreja estava constantemente em oração; A igreja servia os necessitados; Curas e maravilhas eram realizadas pelos apóstolos, continuando o que Jesus tinha feito; Grandes pregações e muitas conversões; Grandes conflitos e lutas e prisões; Os primeiros mártires: Estevão apedrejado; Tiago teve a cabeça cortada; Grande expansão missionária da igreja; A ação do Espírito Santo em favor da igreja.

22 A missão dos Apóstolos é a nossa missão! A missão dos Apóstolos se revela a partir da experiência do Cristo ressuscitado. O espelho da comunidade é a comunhão fraterna... Todos os fiéis, unidos, tinham tudo em comum At 2, 44.

23 No Calendário Litúrgico o dia de São Lucas é 18 de outubro

24 Texto:- - Bíblia Pastoral, - Bíblia do Peregrino - Apontamentos - Caderno da ACO (História do Povo de Deus) Formatação:- Ir. M.Eunice Wolff S. Lucas, rogai por nós!

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade.

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade. Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;

Leia mais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais O livro de Atos 54º Estudo 26/05/2017 Homens Fundamentais O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do terceiro Evangelho. Ele não foi um apóstolo e não conheceu a Jesus. Era

Leia mais

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão O livro dos Atos dos Apóstolos é a 2ªparte do Evangelho de São Lucas. Neste livro o autor apresenta a atividade dos apóstolos como uma grande viagem que vai de Jerusalém até Roma, o centro do mundo daquela

Leia mais

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante.

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante. O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

O Autor. Os evangelhos não contêm as assinaturas de seus autores. Também não oferecem dados sobre eles.

O Autor. Os evangelhos não contêm as assinaturas de seus autores. Também não oferecem dados sobre eles. O Autor Os evangelhos não contêm as assinaturas de seus autores. Também não oferecem dados sobre eles. Tudo o que sabemos sobre os evangelistas provém da Tradição da Igreja. O testemunho mais antigo sobre

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição Evangelho de São Lucas Ano litúrgico C O Terceiro Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este evangelho põe em relevo as etapas da obra de Deus na História. Mais do que Mateus e Marcos, ao falar

Leia mais

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade.

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade. Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO A HISTORICIDADE DE

Leia mais

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5 A igreja perseguida Quero contar para vocês a história do cristianismo. Creio que esta é uma prática do povo de Deus: ao longo dos anos, rememorar os grandes feitos de Deus. Alguém já disse apropriadamente

Leia mais

LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37):

LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37): LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37): Quem é o meu próximo? perguntou o Doutor da Lei a Jesus, que em seguida lhe contou a Parábola do

Leia mais

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO Mateus - Levi > Uma testemunha ocular - Escrito para os judeus, usa referências do A.T para demonstrar que Jesus é o cumprimento das

Leia mais

Breve o Site da Igreja.

Breve o Site da Igreja. Breve o Site da Igreja www.ieadbras.com.br Ev. Jacson Austragésilo 1 Ev. Jacson Austragésilo 2 Ev. Jacson Austragésilo 3 Ev. Jacson Austragésilo 4 Ev. Jacson Austragésilo 5 Ev. Jacson Austragésilo 6 Ev.

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? Promessas A igreja movida pelo Espírito Desafios da igreja Vejo o céu aberto 28

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? Promessas A igreja movida pelo Espírito Desafios da igreja Vejo o céu aberto 28 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? 9 1. Promessas 11 Atos 1.1-26 2. A igreja movida pelo Espírito 17 Atos 2.1 4.4 3. Desafios da igreja 23 Atos 4.5 5.42 4. Vejo o céu aberto 28 Atos 6.1 7.60

Leia mais

A MISSÃO DE JESUS NA GALILÉIA

A MISSÃO DE JESUS NA GALILÉIA A MISSÃO DE JESUS NA GALILÉIA A Bíblia é um conjunto de livros Que nascem da realidade 1 A MISSÃO DE JESUS NA GALILÉIA A Missão de Jesus na Galiléia Segundo Lucas Jesus supera as tentações: Lc 4, 1 13

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade.

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade. Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;

Leia mais

"Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, dizendo: Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome" (Lc 10,17)

Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, dizendo: Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome (Lc 10,17) "Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, dizendo: Senhor, até os demônios nos obedecem por causa Outubro 2014 Editorial Neste mês de setembro foi realizado o 57º Retiro Básico, no Morro das Pedras

Leia mais

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES A MISSÃO NO SÉCULO XXI A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES Dr. ERICO T. XAVIER Os cinco textos da Grande Comissão. Mateus 28:18-20 Marcos 16:14-20 Lucas 24:44-53 João 20:19-23 Atos 1:8 Repetiu

Leia mais

Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz.

Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz. Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz. Sois grãos de sal que irá dar novo sabor à vida do mundo.

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Mateus Marcos Lucas João Mt

Leia mais

S. José, Esposo da Virgem Maria! Pai adotivo do Salvador! Padroeiro da boa morte! Patrono da Igreja Católica! Patrono dos pais e dos carpinteiros!

S. José, Esposo da Virgem Maria! Pai adotivo do Salvador! Padroeiro da boa morte! Patrono da Igreja Católica! Patrono dos pais e dos carpinteiros! S. José, Esposo da Virgem Maria! Pai adotivo do Salvador! Padroeiro da boa morte! Patrono da Igreja Católica! Patrono dos pais e dos carpinteiros! Patrono do trabalho e da justiça social! Pai da Divina

Leia mais

Os evangelhos. Sinóticos. Mateus, Marcos e Lucas

Os evangelhos. Sinóticos. Mateus, Marcos e Lucas Os evangelhos Sinóticos Mateus, Marcos e Lucas INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS SINÓTICOS Evangelho euangellion = boas novas, boa notícia Sinótico Sin = Mesma Óptico = Visão Mesma visão sobre a história de Jesus

Leia mais

SUMÁRIO. Revisão 7. Apêndices 229 Provas das lições 239 Histórias ilustradas 269

SUMÁRIO. Revisão 7. Apêndices 229 Provas das lições 239 Histórias ilustradas 269 SUMÁRIO Revisão 7 126. A ressurreição: As dez aparições 9 127. Evidências da ressurreição (1) 19 128. Evidências da ressurreição (2) 29 129. Ressurreição, ascensão e exaltação 37 130. Os acontecimentos

Leia mais

Introdução a Carta de Tiago

Introdução a Carta de Tiago Introdução a Carta de Tiago Tiago é uma carta prática É conhecida com literatura de Sabedoria Manual prático da religião Guia prático para a vida e a conduta cristã Objetivo da Aula A- O autor da Carta

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: Se vocês

Leia mais

Atos dos apóstolos (1)

Atos dos apóstolos (1) Atos dos apóstolos (1) Roteiro 19 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivo Identificar os principais ensinamentos

Leia mais

Qual é o Evangelho Completo?

Qual é o Evangelho Completo? Qual é o Evangelho Completo? "Evangelho" significa boa notícia! Cristo é a Boa Nova de Deus para o homem. Assim, Cristo é o Evangelho. O anúncio de Cristo plenamente com todas as Suas bênçãos é mensagem

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM ORGANISMO VIVO A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a

Leia mais

A história de Jesus Vida e Ministério

A história de Jesus Vida e Ministério Tema A história de Jesus Vida e Ministério Introdução ao NOVO TESTAMENTO Nova Aliança > Veja Jesus em Lc.22:20 Introdução ao NOVO TESTAMENTO Nova Aliança > Veja Jesus em Lc.22:20 Aliança = Pode-se aceitar

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B 1 Evangelho de São Marcos Ano litúrgico B 2 O mais antigo O Evangelho de São Marcos é o segundo dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinópticos, junto com o Evangelho de São

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O REINO DE DEUS É TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 86 VERSÍCULOS REGISTRADOS SOBRE REINO DE DEUS LUCAS (32) MATEUS

Leia mais

O TERCEIRO EVANGELHO

O TERCEIRO EVANGELHO O TERCEIRO EVANGELHO Características gerais I Autor O terceiro Evangelho e o livro dos Atos dos Apóstolos formam uma obra única, como primeira e segunda partes. Ninguém assinou o livro. O provável autor

Leia mais

Panorama Histórico do Novo Testamento CTB IBRVN

Panorama Histórico do Novo Testamento CTB IBRVN Panorama Histórico do Novo Testamento CTB IBRVN Fig. 1. Potências mundiais que dominaram a Palestina. A: Império Assírio (930-612 a. C.). B: Império Babilônico (612-539 a. C.). C: Império Medo-Persa (539-332a.

Leia mais

Lição 1 para 7 de outubro de 2017

Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Para empreender o estudo da epístola aos romanos, é bom conhecer a relação entre Paulo seu autor e os crentes que viviam na capital do mundo daquela época. Através de

Leia mais

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13). 1. Que venhamos a conhecer a história e as

Leia mais

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária... Sumário O propósito de Atos...17 Primeiro princípio A obra missionária é a prioridade da igreja...31 Segundo princípio O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...39 Terceiro princípio A oração

Leia mais

- A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios.

- A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios. INTRODUÇÃO LIÇÃO 3 IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA - A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios. - A igreja existe para dizer ao mundo que Jesus

Leia mais

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século Mandato de PAULO E ESTEVÃO Ano 5 a.c. - João disse-lhe o Mestre -, lembras-te do meu aparecimento na Terra? Recordo-me, Senhor. Foi no ano 749 da era romana, apesar da arbitrariedade de Frei Dionísio,

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e É impossível dizer quão longe alguém pode ir com o apoio e encorajamento de sua mãe A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo William Ross Wallace,

Leia mais

Acesso ao Jesus da História

Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

São Lucas Evangelista de Nossa Senhora

São Lucas Evangelista de Nossa Senhora 1 de 5 02/05/2011 14:33 São Lucas Evangelista de Nossa Senhora Médico e literato, este apóstolo virgem é o mais acessível e rico dos evangelistas. Segundo a Tradição, São Lucas pintou quadros da Santíssima

Leia mais

Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.

Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Lc 19, 1-10 Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu desejava ver quem era Jesus, mas não

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito.

Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: "Ó

Leia mais

Coleção A Bíblia e o Povo

Coleção A Bíblia e o Povo CRESCER EM AMIZADE Coleção A Bíblia e o Povo Aprendendo com o Evangelho de Marcos: quem é o mestre? Quem é o discípulo?, Paulo César Nodari; Everaldo Cescon Conhecer e rezar os Salmos: comentário popular

Leia mais

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM Quarta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança do

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos

Encontros com pais e padrinhos ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 2º Momento Igreja, Comunidade de Salvação Já conversamos sobre a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Temos consciência que Ele é nosso Salvador, Deus e Homem

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância. Gabarito e sugestões de respostas da EAE

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância. Gabarito e sugestões de respostas da EAE Estes arquivos pertencem ao dirigente. São adquiridos na realização do curso especifico para dirigentes de Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância A equipe organizadora agradece a compreensão INDICE

Leia mais

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus Uma ordem, uma promessa Antes de subir aos céus, Jesus deu uma ordem e reiterou uma antiga promessa "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa

Leia mais

Você sabe o que é uma Parábola?

Você sabe o que é uma Parábola? Nos nossos quatro Evangelhos encontramos 44 Parábolas. Você sabe o que é uma Parábola? Saberia contar uma que Jesus narrou? Inteirinha? Vamos conversar um pouco... As Parábolas são narrativas breves, dotadas

Leia mais

Acesso ao Jesus da História ROSSI & KLINGBEIL

Acesso ao Jesus da História ROSSI & KLINGBEIL Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar que proclamar Cristo é a tarefa prioritária da Igreja. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s O Reino de Deus Mateus 3:1,2 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Mateus 4:17 Daí

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha.

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. A comunidade cristã de Roma era composta de conversos

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO. Jörg Garbers Ms. De Teologia

O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO. Jörg Garbers Ms. De Teologia O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Jörg Garbers Ms. De Teologia O autor Não encontramos o nome do autor no evangelho. Jo 21.20-24 O autor conforme esses versículos é: Um discípulo de Jesus. O discípulo que Jesus

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019

O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019 O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019 Apesar de serem fundamentais para o cristianismo, quando falamos de aula para o departamento infantil, as cartas são difíceis de elaborar uma lição, pois são conceitos

Leia mais

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos.

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos. POR QUE IR À IGREJA? Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros."dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu e o outro, publicano.

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

EBD Evangelho de Marcos Aula 01

EBD Evangelho de Marcos Aula 01 EBD 2015 Aula 01 Introdução O que é Evangelho A palavra evangelho deriva do grego, é formada pela união de dois termos: ευ (eu) αγγέλιοv (aggelion) Evangelho é a mensagem de salvação do ungido de Deus,

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

LIÇÃO de junho a 01 de julho

LIÇÃO de junho a 01 de julho Paulo: apóstolo dos gentios 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: 'Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios!'"

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala

SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala MEDITAÇÃO SALA AMARELA SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) 1- Tudo posso naquele que

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

Ascensão do Senhor. «Foi elevado ao Céu e sentou-se à direita de Deus»

Ascensão do Senhor. «Foi elevado ao Céu e sentou-se à direita de Deus» Ascensão do Senhor «Foi elevado ao Céu e sentou-se à direita de Deus» Perdão, Senhor. Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20 O poder de Deus em Nós Atos 3:1-20 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir de uma visão e de uma ação missionária.

Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir de uma visão e de uma ação missionária. Características de uma vida cristã impactante Atos 10.9-23 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 11/09/2011 Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir

Leia mais

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa dom de Deus (Matatias, no hebraico) é um dos Doze EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi ildo@sercomtel.com.br Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze Apóstolos. Foi chamado enquanto estava sentado na sua banca,

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

LIÇÃO 10 A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA PROF. Lucas Neto A missão social da igreja se reveste de uma das mais belas ações da igreja não

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

João Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.

João Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. João 20.19-22 19 Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja com vocês!

Leia mais

20 Pontos. 10 Pontos. Lição 01 Chamados por Deus. Lição 02 Paulo e Barnabé em Listra. Missão: Missão Cumprida: Missão: Missão Cumprida:

20 Pontos. 10 Pontos. Lição 01 Chamados por Deus. Lição 02 Paulo e Barnabé em Listra. Missão: Missão Cumprida: Missão: Missão Cumprida: Lição 01 Chamados por Deus C) C H A) A M B) A D D) O S A) Nome do lugar dos líderes da igreja. B) Feiticeiro que queria atrapalhar a missão de Paulo. C) Nome da cidade da primeira viagem missionária de

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

A dependência do Espírito Santo. Lucas 11:9-13

A dependência do Espírito Santo. Lucas 11:9-13 A dependência do Espírito Santo Lucas 11:9-13 Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra;

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

Lição 1 Venha à nossa casa

Lição 1 Venha à nossa casa Lição 1 Venha à nossa casa Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Romanos 12:13 M A T U T I Á K D U T E I I R P U Q S E H A E E S L L R U L Y D W A

Leia mais

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 -

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 - Caro(a) Amigo(a), apresento-lhe um pedacinho da Primeira Apologia em favor dos cristãos, de São Justino, mártir do início do século II Ele foi cristão da geração seguinte à geração apostólica Escreveu

Leia mais