O que é desenvolvimento?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é desenvolvimento?"

Transcrição

1

2 O que é desenvolvimento? O termo foi criado para retratar a situação de crescimento e de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: Países do Primeiro Mundo; Países do Norte; Países Centrais;

3 Fatores do Desenvolvimento Crescimento econômico (PIB; PNB; Renda Nacional; Renda Per Capita). Crescimento social (IDH; Coeficiente de Gini; mortalidade infantil; expectativa de vida; etc.). Industrialização (Clássica, Planificada, Tardia). Desenvolvimento tecnológico (investimento em pesquisas; criação de novas patentes, etc.)

4 Produto Interno Bruto Os 10 maiores PIBs em 2012: 1. Estados Unidos 15,09 2. China 7,29 3. Japão 5,86 4. Alemanha 3,57 5. França 2,77 6. Brasil 2,49 7. Reino Unido 2,41 8. Itália 2,19 9. Rússia 1,85 10.Canadá 1,73

5 Produto Interno Bruto As 10 maiores economias em 2013: 1. Estados Unidos 15,68 2. China 8,22 3. Japão 5,96 4. Alemanha 3,40 5. França 2,60 6. Reino Unido 2,44 8. Rússia 2,02 9. Itália 2,01 10.Índia 1,82

6 Produto Interno Bruto Os 10 maiores PIBs em 2014: 1. Estados Unidos 17,52 2. China 10,02 3. Japão 4,84* 4. Alemanha 3,87 5. França 2,88 6. Reino Unido 2,82 8. Itália 2,17 9. Rússia 2,09* 10.Índia 1,99

7 O Poder econômico Mundial As 10 maiores economias em 2015: 1. Estados Unidos China 11,4 3. Japão 4,1 4. Alemanha 3,4 5. Reino Unido 2,9 6. França 2,4 7. Índia 2,2 8. Itália 1,8 10.Canadá 1,6

8 O que é IDH? Originalmente o IDH é um usado para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países em: Países desenvolvidos (elevado desenvolvimento humano); Em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio); Subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

9 O que é IDH? A estatística a partir de 2010 é composta a partir de dados de: Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer; O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo (idade adequada com a série); Um padrão de vida decente: Rendimento Nacional Bruto Per Capita (PPC Paridade do Poder de Compra);

10 Mudanças no IDH No cálculo do IDH, os países são classificados no intervalo de 0 a 1. Com a nova metodologia, a classificação dos países é baseada nas categorias "muito alto", "alto", "médio" e "baixo". Agora, dividiu-se o ranking de 169 países previamente aprovados em quatro partes (25%).

11 Coeficiente de Gini É uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano, em É comumente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda mas pode ser usada para qualquer distribuição. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde e

12 Economias Avançadas Esse termo passou a ser utilizado pelo para se descrever os países outrora conhecidos como desenvolvidos. O próprio FMI não estabelece números, entretanto, as economias assim consideradas possuem certos pontos em comum, tais como: um alto nível de ; um grau bastante significativo de.

13 Economias Avançadas A partir de 2010 o Fundo Monetário Internacional passou a classificar 34 países como sendo economias avançadas. Torna-se necessário observar que entre os mesmos se encontrem nações atualmente em crise e até mesmo com liberdade política contestável.

14 A partir de 2010 o FMI passou a classificar 34 países como sendo economias avançadas, ainda que entre os mesmos se encontrem nações atualmente em crise e até mesmo com liberdade política contestável.

15

16

17 Alemanha É a maior economia da UE e atualmente a quarta maior economia mundial e desempenhou um. O território alemão dispõe de poucos recursos, o que o leva a importá-los ( ). A indústria alemã é muito desenvolvida e diversificada possuindo grandes transnacionais:, etc.

18 Alemanha Seu parque industrial se concentra no devido a fatores como: a proximidade das minas de carvão, dos rios Reno e Ruhr e do Porto de Roterdã. Industrias de destaque: automobilística e a químico-farmacêutica. Parque industrial da Alemanha

19 Frankfurt é o mais importante centro financeiro da Europa Continental.

20 Bremerhaven, é uma cidade portuária que faz parte da Cidade Hanseática Livre de Bremen.

21 França Atualmente é a da Europa, sendo ainda o primeiro país produtor de energia nuclear do mundo (cerca de 78%). Integrante do G7, possui uma das. Destacam-se as indústrias: de eletromecânica, de telecomunicações, de eletrônica militar, automobilística e de alimentos.

22 Distribuição industrial na França.

23 O programa de modernização do soldado francês, ou Felin (Fantassin a Equipaments et Liaisons Integres), acrônimo para Infantaria integrada com equipamentos de data-link, está pronto para a produção em massa.

24 Bordeaux é uma cidade francesa famosa por suas vinhas, que produzem alguns dos vinhos mais caros do mundo.

25 A década de 1980, uma garrafa de Lafitte (Château Lafite Rothschild), dita de 1787 e pertencente à coleção de Thomas Jefferson, foi arrematada pela quantia de US$ 160 mil (atualmente cerca de mais de 300 mil dólares) em 1985 pelo milionário Malcolm Forbes. Normalmente, um Lafite de uma boa safra já passa facilmente dos 2 mil dólares.

26 A França recebe cerca de 80 milhões de turistas por ano (6,5% do PIB), muitos dos quais visitam o Louvre em Paris.

27 Reino Unido É atualmente a segunda economia da Europa. Inicialmente o fato de não aceitar a adoção do Euro ameaçou a posição do país como líder da UE e levou muitos empresários a fecharem suas fábricas na Grã-Bretanha. Destacam-se no país os setores: têxtil, químico, aeronáutico, automobilístico e também a crescente indústria de tecnologia de ponta.

28 Reino Unido O Reino Unido se destaca por possuir grandes reservas de recursos energéticos na UE, que vão desde o. ainda é um dos centros econômicos de maior destaque no planeta.

29 Como é formado o Reino Unido? Oficialmente Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, é um país insular soberano localizado na costa noroeste da Europa continental. O Reino Unido é uma União Política de quatro nações constituintes:,, e.

30 A bandeira nacional do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, também conhecida por Union Jack ou Union Flag.

31 Escócia

32 País de Gales

33 Irlanda do Norte

34 Londres, na Inglaterra, o principal centro financeiro da Europa.

35 Itália Situada na Península Itálica, e em duas ilhas no mar Mediterrâneo (Sicília e Sardenha), a Itália é hoje a da Europa. Seu território alongado no sentido norte-sul, dividese em diferentes áreas econômicas: Norte (Milão, Turim e Gênova); Centro destaca-se a (Roma, Florença e Veneza); Sul apresenta.

36

37

38 Estados Unidos da América A maior economia do planeta divide-se em 50 estados. Grande defensor do capitalismo, adotando baixas taxas tributárias, gerou a maior sociedade de consumo do planeta. Desenvolvido em todos os pontos, ainda possui enormes recursos minerais e grande produção agrícola e industrial.

39 Estados Unidos da América É também a maior potência militar do planeta. A crise financeira que atingiu o país em 2008 espalhou-se pelo mundo, o que atingiu inicialmente a posição de suas empresas. Por países, os Estados Unidos ainda é o líder em número de empresas, com 564 (a partir da lista de 2000 empresas em 2014 da Forbes). Em seguida aparece o.

40

41 As maiores Companhias em 2016, segundo a Forbes.

42

43 Canadá Um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos. Possui problemas como a dependência econômica em relação aos Estados Unidos; e o movimento de ordem separatista na província de.

44

45

46

47

48 Japão A terceira economia mundial vive atualmente uma grande crise econômica. Mais de 70% do território japonês apresenta relevo montanhoso e ao contrário de outras potências econômicas,, o que o leva a importar grande parte do petróleo, ferro, manganês e outros minerais por ele consumidos.

49 Japão É comum a ocorrência de terremotos, maremotos e vulcões no território japonês. Sua população possui elevado padrão de vida, ainda que em pequenos espaços. O Japão é também um dos maiores produtores de: navios, produtos eletrônicos de alta precisão, de telecomunicações, além do grande destaque para as.

50 Produção robotizada no Japão.

51 Akihabara é bairro de Tóquio, onde se concentra um dos maiores complexos de lojas de tecnologia do mundo. Além de tecnologia de ponta, Akihabara também é um paraíso de souvenirs otaku. Todas as manhãs, pontualmente às 8 horas, mais de 150 mil pessoas visitam as suas lojas em busca das últimas novidades em games, eletrônicos, animes, filmes.

52 China Com a morte de Mao em 1976 Deng Xiaoping pediu oficialmente sua reintegração, e passou a dominar a política chinesa nos anos seguintes. Chamou-se de o conjunto de medidas que propiciaram a abertura e a modernização da economia, por meio de uma política estatal deliberada, controlada pelos líderes do Partido Comunista.

53 Política de portas abertas Introdução controlada de lucro nas empresas; Salário diferenciado entre os trabalhadores; Abertura para a entrada de capital e tecnologia estrangeiros; Ampliação das trocas comerciais; Autonomia às empresas estatais que passaram a pagar impostos; Aquisição de modernas tecnologias de produção; Elevação dos níveis de consumo da população; Criação (ou reabertura) da Bolsa de Valores;

54 Potência do século XXI No decorrer da década de 1990 e nos anos 2000 o PIB chinês apresentou um crescimento em torno de 10% ao ano. Estimava-se que em 2030 a China deveria ultrapassar o Japão, tornando-se a segunda maior economia do planeta, entretanto esse fato ocorreu já em Apesar de seu enorme crescimento, o país possui problemas sociais diversos, além da falta de liberdade de expressão e política da população.

55

O que é desenvolvimento?

O que é desenvolvimento? O que é desenvolvimento? O termo foi criado para retratar a situação de crescimento e de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: Países do Primeiro Mundo;

Leia mais

Desenvolvimento definição

Desenvolvimento definição Desenvolvimento definição O termo situação de foi criado para retratar a de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: ; ; ; Fatores do Desenvolvimento Crescimento

Leia mais

Desenvolvimento definição

Desenvolvimento definição Desenvolvimento definição O termo situação de foi criado para retratar a de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: ; ; ; Fatores do Desenvolvimento Crescimento

Leia mais

Módulos 79 e 80. Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM

Módulos 79 e 80. Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM Módulos 79 e 80 Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM Tipos de industrialização http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-industrializacao.htm Industrialização Tipos Clássica

Leia mais

Estatística e Probabilidades

Estatística e Probabilidades Estatística e Probabilidades Nesse resumo vamos mostrar como a análise crítica de séries estatísticas podem contribuir para uma compreensão mais precisa da realidade. Todos os dias ouvimos falar sobre

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr.

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. EUROPA o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/04/30/1124394/profissionais-iberoamericanos-preferem-trabalhareuropa-aponta-pesquisa.html Ocupação

Leia mais

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL Módulo 13. ATIVIDADES INDUSTRIAIS NOS ESTADOS Objetivos: UNIDOS - Conhecer por que os EUA é a maior potência mundial. - Quais fatores fazem

Leia mais

CHINA: A potência do século XXI

CHINA: A potência do século XXI CHINA: A potência do século XXI Características Gerais da China Mao Tsé-tung liderou a Revolução Comunista de 1949, que implantou o comunismo na China; Revolução Cultural Placa (1966-1976) do Pacífico

Leia mais

A evolução das indústrias

A evolução das indústrias A evolução das indústrias Artesanato o artesão realizava todas as etapas da produção que era independente; possuía os meios de produção; vendia o produto final. Manufatura relativa divisão das etapas de

Leia mais

IDH e Globalização. Uma longa viagem começa com um único passo (Lao Tsé).

IDH e Globalização. Uma longa viagem começa com um único passo (Lao Tsé). IDH e Globalização. Uma longa viagem começa com um único passo (Lao Tsé). O termo está vinculado à situação econômica e social das nações ricas ; Para atingir este estado, um país precisa de: 1. Controle

Leia mais

Balanço Social de Empresas Britânicas 2013 e Perspectivas para Francisco Carlos B dos Santos

Balanço Social de Empresas Britânicas 2013 e Perspectivas para Francisco Carlos B dos Santos Balanço Social de Empresas Britânicas 2013 e Perspectivas para 2014 Francisco Carlos B dos Santos País PIB Real per capita (PPC) Expectativa de Vida ao Nascer Taxa de mortalidade de crianças < 5 anos Alfabetização

Leia mais

REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL

REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL MÓDULO 1. DESENHANDO O MUNDO FORMAS CARTOGRÁFICAS DE REPRESENTAÇÃO Mapa de Mercator Mapa de Peters Módulo 2. FORMAS DE DIVISÃO DO MUNDO

Leia mais

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Módulo 9. A ECONOMIA INDUSTRIAL DA EUROPA Origens e Evolução da Industrialização Revolução Industrial Inglaterra, final do

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

Novas áreas de influência do século XXI. Prof. Gonzaga

Novas áreas de influência do século XXI. Prof. Gonzaga Novas áreas de influência do século XXI Prof. Gonzaga BRICS - Criado em 2009 pelos principais países emergentes - BRIC - 40% da população mundial - O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O Neill -

Leia mais

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III Referências ( Livros): BibliEx e PNLD DIFERENTES MODOS DE VER O MUNDO Regionalização do Mundo (outro critério) Critério utilizado Econômico A regionalização

Leia mais

09/02/2014. Prévia. Quem comercializa com quem? O tamanho importa: o modelo de gravidade

09/02/2014. Prévia. Quem comercializa com quem? O tamanho importa: o modelo de gravidade Capítulo 2 Comércio mundial: uma visão geral Prévia Os maiores parceiros comerciais do Brasil e dos Estados Unidos Modelo de gravidade: a influência do tamanho de uma economia no comércio a distância e

Leia mais

O que é produção do espaço?

O que é produção do espaço? O que é produção do espaço? É o espaço onde há a interação entre as sociedades humanas e seu meio ambiente. Evoluiu principalmente após o século XVIII, com a Revolução Industrial, do qual o aumento da

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

Com a Guerra Fria o mundo dividiu-se em países e. Com o fim da Ordem bipolar muitos desses países se encontram no que veio a ser caracterizado como.

Com a Guerra Fria o mundo dividiu-se em países e. Com o fim da Ordem bipolar muitos desses países se encontram no que veio a ser caracterizado como. Com a Guerra Fria o mundo dividiu-se em países e. Com o fim da Ordem bipolar muitos desses países se encontram no que veio a ser caracterizado como. Alguns saíram dessa transição econômica para o desenvolvimento

Leia mais

PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA

PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA CAPITALISMO Substituiu a propriedade feudal, Trabalho assalariado, que substituiu o trabalho

Leia mais

JAPÃO O Gigante do Oriente

JAPÃO O Gigante do Oriente JAPÃO O Gigante do Oriente LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico Área de contato de placas tectônicas explica a existência

Leia mais

Terceira Revolução Industrial. Início no final da Segunda Guerra mundial Integrou conhecimento científico com produção industrial

Terceira Revolução Industrial. Início no final da Segunda Guerra mundial Integrou conhecimento científico com produção industrial Terceira Revolução Industrial Início no final da Segunda Guerra mundial Integrou conhecimento científico com produção industrial Todos os conhecimentos gerados em pesquisas são repassados quase que simultaneamente

Leia mais

Cenário Macroeconômico Brasileiro

Cenário Macroeconômico Brasileiro SWISSCAM Cenário Macroeconômico Brasileiro Antonio Delfim Netto 31 de Outubro de 2011 São Paulo, SP 1 I. Mundo: Passado e Presente 2,9% 1,6% 30% 23% 31% 24% 37% 22% 8% 2,4% 1,4% 7% 4,2 % 4% 3,3 % 3,7 %

Leia mais

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Otawa - Canadá Washington D.C Cidade do México - México Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA URBANIZAÇÃO E POPULAÇÃO - formação das metrópoles

Leia mais

O potencial do futuro! BRICS

O potencial do futuro! BRICS O potencial do futuro! BRICS CONCEITOS E FUNDAMENTOS Em economia, BRICS é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento. O acrônimo

Leia mais

É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução

É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução Industrial, que se iniciou em Inglaterra no século XVIII. Indústria

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

A atividade industrial

A atividade industrial A atividade industrial Estágios da produção 1 - artesanato Trabalho manual; O artesão também era o dono do meio de produção; O artesão realizava todo o processo produtivo. Estágios da produção 2 - manufatura

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O LIBERALISMO A teoria do LIBERALISMO ECONÔMICO ficou consagrada a partir de Adam Smith (1723-1790), e tem os seguintes pressupostos

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

Perspectivas para 2012

Perspectivas para 2012 Abiplast Perspectivas para 2012 Antonio Delfim Netto 2 de Dezembro de 2011 São Paulo, SP 1 I.Mundo: Década de 80 e 2010 (% do PIB) 30% 23% 31% 24% 37% 22% 3,7% 3,3% 8% 7% 4,2% 4,0% 1,5% 1,2% Fonte: FMI,

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES 1 A GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES 2 A NOVA ORDEM MUNDIAL EM PRIMEIRO LUGAR, ALGUNS PROCESSOS SÃO

Leia mais

Comparações Internacionais em Finanças Públicas e Desempenhos em áreas de atuação Governamental

Comparações Internacionais em Finanças Públicas e Desempenhos em áreas de atuação Governamental PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DO RS Convênio FACE/PUCRS e SESCON-RS Relatório 4 Comparações Internacionais

Leia mais

Estratégia nacional Inserção internacional Mudanças sócio-demográficas Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP

Estratégia nacional Inserção internacional Mudanças sócio-demográficas Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP Estratégia nacional Inserção internacional Mudanças sócio-demográficas Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP Inserção Internacional Islândia Inglaterra Oceano Atlântico França Espanha Itália

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Brasil em Crise

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Brasil em Crise Brasil em Crise Brasil em Crise 1. Com base na análise do gráfico, verifica-se que, em 1995 e em 2000, a balança comercial do Brasil apresentou saldo negativo. De acordo com os dados apresentados, indique

Leia mais

O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE

O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE Em 11 de março de 1985, assume o governo soviético MIKHAIL GORBACHEV; Anuncia então os projetos da GLASNOST (liberdade de expressão) e da PERESTROIKA (reforma

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Discussão: CASO 1 - Empresa BMW Motors. Empresa Alemã de 1916. - Parque industrial especializado em produção de motocicletas. - Investimento inicial

Leia mais

Professor Matheus Lemos

Professor Matheus Lemos Professor Matheus Lemos A China Imperial Por muito tempo a China foi importante fornecedora de especiarias para as potências europeias. Durante o século XIX a China se envolveu em diversos conflitos: Guerra

Leia mais

IDH ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - GABARITO

IDH ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - GABARITO IDH ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - GABARITO 2º EM GEOGRAFIA PROF. LUIZ GUSTAVO 3º Bimestre Resposta da questão 1:[D] A elevação do IDH-M no país decorreu de fatores como a redução da mortalidade infantil

Leia mais

SETORES DA ECONOMIA DE UM PAÍS - SETOR PRIMÁRIO...

SETORES DA ECONOMIA DE UM PAÍS - SETOR PRIMÁRIO... Economia do Brasil INTRODUÇÃO A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes

Leia mais

Regionalização 8º ano PROF. FRANCO AUGUSTO

Regionalização 8º ano PROF. FRANCO AUGUSTO Regionalização 8º ano PROF. FRANCO AUGUSTO Regionalização As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e

Leia mais

BRICS: área (em milhões de km 2 ) Total BRICS: 38 milhões km 2 (30%) 16,4 (12,6%) 9,3 (7,2%) 3,0 (2,3%) 1,2 (0,9%) 8,5 (6,5%) Fonte: WDI Banco Mundial

BRICS: área (em milhões de km 2 ) Total BRICS: 38 milhões km 2 (30%) 16,4 (12,6%) 9,3 (7,2%) 3,0 (2,3%) 1,2 (0,9%) 8,5 (6,5%) Fonte: WDI Banco Mundial BRICS: área (em milhões de km 2 ) 16,4 (12,6%) 9,3 (7,2%) 3,0 (2,3%) 8,5 (6,5%) 1,2 (0,9%) Total BRICS: 38 milhões km 2 (30%) BRICS: população, 2013 200 milhões (3%) 143 milhões (2%) 1.252 milhões (18%)

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida INDUSTRIALIZAÇÃO O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO Agricultura Pecuária extrativismo Indústria Comércio Serviços

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO 2018 - GEOGRAFIA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DEMOGRAFIA Conceitos inerentes ao estudo demográfico e palavras que os alunos ainda não estão familiarizados; Distribuição

Leia mais

Controle de natalidade e estrutura etária

Controle de natalidade e estrutura etária Controle de natalidade e estrutura etária GG.10 PAG.06 Teorias o Malthus o Neomathusiana o Reformista As ideias de Malthus 1798, Thomas Malthus alertou que as populações tenderiam a crescer em progressão

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 29 CONHECENDO O TERRITÓRIO CHINÊS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 29 CONHECENDO O TERRITÓRIO CHINÊS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 29 CONHECENDO O TERRITÓRIO CHINÊS Como pode cair no enem (UERJ) O gasto militar é um dos indicadores do poder dos países no cenário internacional em um dado contexto histórico.

Leia mais

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A Nova Ordem Geopolítica Mundial A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR Propriedade privada; Lucros destinados aos proprietários das empresas; Salários definidos pelos proprietários das empresas e pelo mercado;

Leia mais

Países pioneiros no processo de industrialização. IFMG Campus Betim 2015

Países pioneiros no processo de industrialização. IFMG Campus Betim 2015 Países pioneiros no processo de industrialização IFMG Campus Betim 2015 São o Reino Unido, a França, a Bélgica e os Estados Unidos. Vamos estudar: Reino Unido: primeiro a se industrializar, mas seu PIB

Leia mais

Demografia

Demografia Demografia POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de habitantes 2000-6,4 bilhões de habitantes 2011-7

Leia mais

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Regionalização durante a Guerra Fria: Primeiro Mundo: os países capitalistas desenvolvidos; Industrialização, alta tecnologia, investimento científico, consumismo,

Leia mais

Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial

Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Globalização Informação Biotecnologia

Leia mais

1 CHINA habitantes em 2015

1 CHINA habitantes em 2015 ÍNDIA POPULAÇÃO MUNDIAL Dados sobre a população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas ONU : 1950 2.525.778.669 habitantes 1970 3.691.172.616 habitantes 1990 5.320.816.667 habitantes 2010 6.916.183.482

Leia mais

Brasil em 40 anos: Mudanças e semelhanças

Brasil em 40 anos: Mudanças e semelhanças Seminário APIMEC 40 anos O Mercado de capitais em novos patamares Brasil em 40 anos: Mudanças e semelhanças 1970-2010 Eduardo Pereira Nunes - Presidente do IBGE epnunes@ibge.gov.br Brasilia, 17 de maio

Leia mais

Níveis de desenvolvimento. Países. Professora: Rilvania Flôr.

Níveis de desenvolvimento. Países. Professora: Rilvania Flôr. Níveis de desenvolvimento. Países. Professora: Rilvania Flôr. O Nível de desenvolvimento dos países em sua maioria é medido pelo seu IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações

Leia mais

GABARITO A B C D E

GABARITO A B C D E ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 2º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Após a 2ª Guerra Mundial, os países foram divididos em 3 grandes blocos, segundo suas características socioeconômicas.

Leia mais

A China e o Brasil na Nova Ordem Internacional

A China e o Brasil na Nova Ordem Internacional PET-Economia UnB 15 de junho de 2015 André Moreira Cunha André Moreira Cunha Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) Mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade

Leia mais

TRIBUTAÇÃO SOBRE DIVIDENDOS

TRIBUTAÇÃO SOBRE DIVIDENDOS TRIBUTAÇÃO SOBRE DIVIDENDOS Comparativo do Brasil no Contexto Mundial (Tributação da Renda) Tributação sobre o Lucro das Empresas Tributação sobre Dividendos Tributação sobre Ganho de Capital TRIBUTAÇÃO

Leia mais

Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano).

Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano). Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano). Índia aspectos humanos. Segundo país mais populoso do planeta (formigueiro humano) 1,2 bilhões de habitantes; População:

Leia mais

PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY)

PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY) PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY) É um índice de ajuste dos salários e da renda per capita. O PPC leva em consideração o poder de compra de um determinado salário frente ao custo de vida do país que

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 9 Educador: Franco Augusto Alguns significados: fonte: http://www.significados.com.br Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a

Leia mais

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 )

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) INDÚSTRIA GERAL País/Local 1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) Inglaterra (Europa Ocidental) Mudanças ao longo da I Rev. Industrial (transição para a II Rev. Industrial) Momento XVIII/XIX Ao longo

Leia mais

MÓDULO 1 GEOGRAFIA II

MÓDULO 1 GEOGRAFIA II MÓDULO 1 GEOGRAFIA II Artesanato: o trabalho não é dividido, ou seja, um mesmo trabalhador realiza todas as etapas de um trabalho. Considerada uma produção independente, pois o artesão realiza o trabalho

Leia mais

nº 2 Outubro 2009 COMÉRCIO EXTERNO MERCADOS DE EXPORTAÇÃO E.U.A. CANADÁ BRASIL ANGOLA

nº 2 Outubro 2009 COMÉRCIO EXTERNO MERCADOS DE EXPORTAÇÃO E.U.A. CANADÁ BRASIL ANGOLA nº 2 Outubro 29 COMÉRCIO EXTERNO MERCADOS DE EXPORTAÇÃO E.U.A. CANADÁ BRASIL ANGOLA MERCADOS DE EXPORTAÇÃO: EUA Canadá Brasil - Angola COMÉRCIO EXTERNO INDICE Balança do Vinho Português.. 3 Exportações

Leia mais

Europa espaço econômico

Europa espaço econômico Europa espaço econômico União Europeia O continente europeu é historicamente conhecido como Velho Continente, por ter sido responsável pela colonização da América e da África. No ano de 1500, a Europa

Leia mais

O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL

O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL BRASIL: PAÍS RICO OU POBRE??? Ao estudarmos a economia brasileira nos deparamos com uma série de incoerências: é atualmente a 6ª economia mundial; significativo parque industrial;

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALI- ZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES 1

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALI- ZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES 1 A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL: ENTENDENDO A GLOBALI- ZAÇÃO ATRAVÉS DOS FLUXOS E REDES 1 Desde o início dos anos 1990 vivemos na chamada "nova ordem mundial". Qual o significado disso? Uma

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 8º 1º bim Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente as questões

Leia mais

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Capitalismo Comercial Contexto: Do fim do século XV até o século XVIII. Características: A riqueza vinha do comércio (circulação). Período das Grandes Navegações.

Leia mais

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA 1. OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA GRÁFICO B.1: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR FONTE GRÁFICO B.2: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR REGIÃO (*) (*) Excluindo bunkers marítimos internacionais

Leia mais

ECO Economia Brasileira

ECO Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/124/

Leia mais

Responsabilidade Macroeconômica para o Crescimento. Henrique de Campos Meirelles

Responsabilidade Macroeconômica para o Crescimento. Henrique de Campos Meirelles Responsabilidade Macroeconômica para o Crescimento Henrique de Campos Meirelles Federação das Indústrias do Estado do Paraná Setembro de 20 Brasil em 2003: de onde partimos Baixo nível de reservas: US$

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

Entretanto, todas essas dimensões se materializam no espaço geográfico em suas diversas escalas: mundial, nacional, regional e local.

Entretanto, todas essas dimensões se materializam no espaço geográfico em suas diversas escalas: mundial, nacional, regional e local. GLOBALIZAÇÃO Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra e na Revolução Técnico-científica ou Informacional, a globalização é a continuidade do longo processo

Leia mais

FIESP - 8º Encontro de Logística e Transportes A Hora do Investimento Privado

FIESP - 8º Encontro de Logística e Transportes A Hora do Investimento Privado FIESP - 8º Encontro de Logística e Transportes A Hora do Investimento Privado Painel: Logística e Competitividade Mineração e Agronegócio: Superando Obstáculos para o Escoamento da Produção (São Paulo-SP,

Leia mais

Relatório de Pesquisa Indicadores Mundiais do Setor Elétrico: Março Julho 2008

Relatório de Pesquisa Indicadores Mundiais do Setor Elétrico: Março Julho 2008 Projeto Provedor de Informações Econômico-Financeiro do Setor de Energia Elétrica Relatório de Pesquisa Indicadores Mundiais do Setor Elétrico: Março Julho 2008 Rio de Janeiro Relatório de Pesquisa Indicadores

Leia mais

JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE

JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE Localização Geográfica O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico Área de contato de placas tectônicas Placa Eurasiática

Leia mais

Clima e vegetação européia (pag.124)

Clima e vegetação européia (pag.124) Aula 6 8ª série Clima e vegetação européia (pag.124) Atividade Em trios, relacione o mapa da página 121 com os mapas de clima e vegetação apresentados. Relação entre Clima e produção agrícola na Europa

Leia mais

Prof. Rodolfo Visentin 1

Prof. Rodolfo Visentin 1 ATUALIDADES, CONHECIMENTOS GERAIS E MUNDO CONTEMPORÂNEO. AULA: ECONOMIA. PROFESSOR RODOLFO VISENTIN. www.pontodosconcursos.com.br Prof. Rodolfo Visentin 1 SOCIEDADE E EDUCAÇÃO Aula Conteúdo Programático

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

Cenários Conselho Temático de Economia e Finanç

Cenários Conselho Temático de Economia e Finanç Conselho Temático de Economia e Finanç Panorama Municipal 300 250 Desempenho Economia Caxias do Sul 21,8 ÍNDICE (100 = Jan 2005) VARIAÇÃO % 12 MESES 30,0 20,0 200 150 7,2 6,0 1,7 1,1 10,0 0,0-5,1-2,4-7,4

Leia mais

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA INTRODUÇÃO Palco da Segunda Revolução Industrial EUA; Petróleo como a principal fonte de energia; Fordismo; EUA: ocupam o segundo lugar no

Leia mais

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira 1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira Expansão capitalista e nacionalismo As transições tardias: Alemanha e Itália

Leia mais

Q U E S T Ã O 1 8 INCORRETA

Q U E S T Ã O 1 8 INCORRETA 12 Q U E S T Ã O 1 8 Segundo os estudiosos, há várias décadas existem dois modelos rivais, ou seja, duas alternativas de desenvolvimento na América Latina: um deles é liberal e o outro, estatizante. O

Leia mais

CHINA Política e Economia

CHINA Política e Economia China séculos XIX e XX Exportadora de produtos primários para países capitalistas mais desenvolvidos Canela, seda, chá (produtos de exportação chineses) Guerra do Ópio contra a Inglaterra (1839 1842, 1856

Leia mais

Definição Compreende-se por o processo de integração e interdependência entre países em seus aspectos comerciais, financeiros, culturais e sociais. A

Definição Compreende-se por o processo de integração e interdependência entre países em seus aspectos comerciais, financeiros, culturais e sociais. A Definição Compreende-se por o processo de integração e interdependência entre países em seus aspectos comerciais, financeiros, culturais e sociais. A globalização surgiu por necessidade primária do e na

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação de História A. 24.fevereiro.2012 NOME: Nº

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação de História A. 24.fevereiro.2012 NOME: Nº ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação de História A 10º Ano Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 24.fevereiro.2012 NOME: Nº

Leia mais

Contas Nacionais Trimestrais

Contas Nacionais Trimestrais Contas Nacionais Trimestrais Indicadores de Volume e Valores Correntes 2º Trimestre de 2013 Coordenação de Contas Nacionais 30 de agosto de 2013 Tabela Resumo Principais resultados do PIB a preços de mercado

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa INTRODUÇÃO (p. 161) Países do Norte Canadá, EUA, a maior parte da Europa Ocidental, Japão e Austrália. Concentra 15% da população. Países do Sul Mundo subdesenvolvido. Concentra 85% da população ORIGENS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2018/2 DIREITO

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2018/2 DIREITO CIÊNCIAS HUMANAS DISCURSIVA º DIA Questão 0 Aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em de setembro de e promulgada em de outubro de, a Constituição da República Federativa do Brasil de é a lei fundamental

Leia mais

BÉLGICA Comércio Exterior

BÉLGICA Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC BÉLGICA Comércio Exterior FEVEREIRO 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Aula 2 Países desenvolvidos e países em desenvolvimento Atividades para sala 01 B A ironia da charge está na manutenção das desigualdades sociais, mesmo com a Declaração Universal

Leia mais

Segunda Revolução Industrial. Um mundo cheio de mudanças

Segunda Revolução Industrial. Um mundo cheio de mudanças Segunda Revolução Industrial Um mundo cheio de mudanças Nas relações humanas da contemporaneidade, a informação circula com muita rapidez. A globalização envolve diferentes esferas sociais tais como a

Leia mais

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de

Leia mais

Ambiente econômico nacional e internacional

Ambiente econômico nacional e internacional Ambiente econômico nacional e internacional Apresentação para elaboração do documento referencial 2015-19 no Ministério do Turismo Manoel Pires - MF Cenário internacional O mundo se recupera da crise,

Leia mais