transmitir a NF-e ou obter resposta à solicitação de Autorização de Uso da NF-e, o

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "transmitir a NF-e ou obter resposta à solicitação de Autorização de Uso da NF-e, o"

Transcrição

1 contribuinte poderá operar em contingência, gerando arquivos com indicação deste tipo de emissão, conforme definições constantes do Manual de Integração-Contribuinte, mediante a adoção de uma das seguintes alternativas (Ajuste Sinief 08/10): Redação anterior dada ao caput do art. 543-L pelo Decreto n.º R, de efeitos de até : contribuinte deverá gerar novo arquivo, conforme definições constantes do Manual de Integração-Contribuinte, informando que a respectiva NF-e foi emitida em contingência e adotar uma das seguintes alternativas (Ajuste Sinief 12/09): Redação anterior dada ao caput do art. 543-L pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : contribuinte deverá gerar novo arquivo, conforme definido no Ato Cotepe 14/09, informando que a respectiva NF-e foi emitida em contingência e adotar uma das seguintes alternativas (Ajuste Sinief 07/05): Redação anterior dada ao caput art. 543-L pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : contribuinte deverá gerar novo arquivo, conforme definido em Ato Cotepe, informando que a respectiva NF-e foi emitida em contingência e adotar uma das seguintes alternativas (Ajuste Sinief 11/08): Nova redação dada ao art. 543-L pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : I - transmitir a NF-e para o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional SCAN, da Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, nos termos dos arts. 543-F a 543-H; II - transmitir Declaração Prévia de Emissão em Contingência DPEC (NF-e) para a RFB, nos termos do art. 543-U-A; III - imprimir o Danfe em Formulário de Segurança FS, observado o disposto no art. 543-S; ou IV - imprimir o Danfe em FS-DA, observado o disposto neste Regulamento. 1.º Na hipótese do inciso I, a Sefaz poderá autorizar a NF-e, utilizando-se da infra-estrutura tecnológica da RFB ou de outra unidade da Federação. 2.º Após a concessão da Autorização de Uso da NF-e, conforme disposto no 1.º, a RFB deverá transmitir a NF-e à Sefaz. 3.º Na hipótese do inciso II, o Danfe deverá ser impresso em, no mínimo, duas vias, constando, no corpo, a expressão Danfe impresso em contingência DPEC regularmente recebido pela Receita Federal do Brasil, com a seguinte destinação:

2 I - uma das vias permitirá o trânsito das mercadorias e deverá ser mantida em arquivo, pelo destinatário, pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda de documentos fiscais; e II - outra via deverá ser mantida em arquivo, pelo emitente, pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais. 4.º Presume-se inábil o Danfe impresso nos termos do 3.º, quando não houver a regular recepção da DPEC pela RFB, nos termos do art. 543-U-A. 5.º Na hipótese dos incisos III e IV: Nova redação dada ao caput do inciso I pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : I - o FS ou o FS-DA deverão ser utilizados para impressão de, no mínimo, duas vias do Danfe, constando, no corpo, a expressão Danfe em Contingência - impresso em decorrência de problemas técnicos, com a seguinte destinação: Redação anterior dada ao caput do inciso I pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : I - o FS-DA deverá ser utilizado para impressão de, no mínimo, duas vias do Danfe, constando, no corpo, a expressão Danfe em Contingência - impresso em decorrência de problemas técnicos, com a seguinte destinação: a) uma das vias permitirá o trânsito das mercadorias e deverá ser mantida em arquivo, pelo destinatário, pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda de documentos fiscais; e b) outra via deverá ser mantida em arquivo, pelo emitente, pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais; ou Nova redação dada ao inciso II pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : II - existindo a necessidade de impressão de vias adicionais do Danfe, previstas no art. 543-J, 3.º, dispensa-se a exigência do uso do FS ou do FS-DA. Redação anterior dada ao inciso II pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : II - existindo a necessidade de impressão de vias adicionais do Danfe, previstas no art. 543-J, 3.º, dispensa-se a exigência do uso do FS-DA. Nova redação dada ao. 6.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : 6.º Na hipótese dos incisos II a IV do caput, o emitente deverá transmitir à Sefaz as NF-es geradas em contingência, imediatamente após a cessação dos problemas técnicos que impediram a transmissão ou recepção do retorno da autorização da NF-e e até o prazo-limite definido no Manual de Integração Contribuinte e no Ato Cotepe 33/08, contado a partir da emissão da NF-e de que trata o 11 (Ajuste Sinief 12/09).

3 Redação anterior dada.ao 6.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 6.º Na hipótese dos incisos II a IV do caput, o emitente deverá transmitir à Sefaz as NF-es geradas em contingência, imediatamente após a cessação dos problemas técnicos que impediram a transmissão ou recepção do retorno da autorização da NF-e, e até o prazo-limite definido no Ato Cotepe 33/08, contado a partir da emissão da NF-e de que trata o 11. Redação anterior dada ao 6.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de até : º Na hipótese dos incisos II a IV do caput, o emitente deverá transmitir à Sefaz as NF-es geradas em contingência, imediatamente após a cessação dos problemas técnicos que impediram a transmissão ou recepção do retorno da autorização da NF-e, e até o prazo-limite definido no Ato Cotepe 33/08, contado a partir da emissão da NF-e de que trata o 12. Redação anterior dada ao 6.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 6.º Na hipótese dos incisos II a IV do caput, o emitente deverá transmitir à Sefaz as NF-es geradas em contingência, imediatamente após a cessação dos problemas técnicos que impediram a transmissão ou recepção do retorno da autorização da NF-e, e até o prazo-limite definido em Ato Cotepe, contado a partir da emissão da NF-e de que trata o º Se a NF-e transmitida nos termos do 6.º vier a ser rejeitada pela Sefaz, o contribuinte deverá: I - gerar, novamente, o arquivo com a mesma numeração e série, sanando a irregularidade, desde que não se alterem: a) as variáveis que determinam o valor do imposto, como a base de cálculo, a alíquota, a diferença de preço, a quantidade ou o valor da operação ou da prestação; b) a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário; e c) a data de emissão ou de saída; II - solicitar Autorização de Uso da NF-e; III - imprimir o Danfe correspondente à NF-e autorizada, no mesmo tipo de papel utilizado para imprimir o Danfe original; e IV - providenciar, junto ao destinatário, a entrega da NF-e autorizada e do novo Danfe impresso nos termos do inciso III, caso a geração saneadora da irregularidade da NF-e tenha promovido alguma alteração no Danfe. Nova redação dada. 8.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : 8.º O destinatário deverá manter em arquivo, pelo prazo decadencial, estabelecido pela legislação tributária, junto à via mencionada no 3.º, I ou no 5.º, I, a, a via do Danfe recebida nos termos do 7.º, IV.

4 Redação anterior dada ao 8.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 8.º Na hipótese de emissão de NF-e em contingência, excetuada a utilização do Sistema de Contingência do Ambiente Nacional SCAN, o emitente deverá transmiti-la imediatamente após a cessação dos problemas técnicos e até o prazo limite de cento e sessenta e oito horas da emissão (Ato Cotepe n.º 33/08); e 8.º incluído pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 8.º O destinatário deverá manter em arquivo, pelo prazo decadencial, estabelecido pela legislação tributária, junto à via mencionada no 3.º, I ou no 5.º, I, a, a via do Danfe recebida nos termos do 7.º, IV. Nova redação dada ao 9.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : 9.º Se, após decorrido o prazo-limite previsto no 6.º, o destinatário não puder confirmar a existência da autorização de uso da NF-e correspondente, deverá comunicar o fato à Sefaz, por intermédio da Agência da Receita Estadual a que estiver circunscrito, em até três dias, contados da data em que houver expirado o referido prazo-limite, mediante preenchimento de formulário conforme modelo constante do Anexo LXXXII. Redação anterior dada. 9.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 9.º Se, após decorrido o prazo limite previsto no 6.º, o destinatário não puder confirmar a existência da Autorização de Uso da NF-e correspondente, deverá comunicar imediatamente o fato à Sefaz. Redação anterior dada ao 9.º pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 9.º O Manual de Contingência Eletrônica, que estabelece as especificações técnicas da Declaração Prévia de Emissão em Contingência DPEC, modalidade de contingência baseada no registro prévio do resumo da NF-e no SCAN da Secretaria da Receita Federal do Brasil, estará disponível na internet, no endereço (Ato Cotepe n.º 34/08). 9.º incluído dada ao 9.º pelo Decreto n.º R, de , sem efeitos: 9.º Se, após decorrido o prazo limite previsto no 6.º, o destinatário não puder confirmar a existência da Autorização de Uso da NF-e correspondente, deverá comunicar imediatamente o fato à Sefaz. Nova redação dada ao caput do. 10 pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : 10. Na hipótese dos incisos II a IV do caput, farão parte do arquivo da NF-e, devendo ser impressas no Danfe, as seguintes informações (Ajuste Sinief 18/10): Redação anterior dada ao 10 pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 10. Farão parte do arquivo da NF-e, devendo ser impressas no DANFE (Ajuste Sinief 12/09): I - o motivo da entrada em contingência; e

5 II - a data e a hora, com minutos e segundos, do início da entrada em contingência. 10 incluído pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 10. O contribuinte deverá lavrar termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência, modelo 6: I - informando: a) o motivo da entrada em contingência; b) a data e a hora, com minutos e segundos, do seu início e do seu término; e c) a numeração e a série da primeira e da última NF-e geradas neste período; e II - identificando, dentre as alternativas do inciso anterior, qual foi a utilizada. 11. Considera-se emitida a NF-e: I - na hipótese do inciso II do caput, no momento da regular recepção da DPEC pela RFB, conforme previsto no art. 543-U-A; ou II - na hipótese dos incisos III e IV do caput, no momento da impressão do respectivo Danfe em contingência. 12. Na hipótese do art. 543-J, 5.º-A, havendo problemas técnicos de que trata o caput, o contribuinte deverá emitir, em no mínimo duas vias, o Danfe Simplificado em contingência, com a expressão Danfe Simplificado em Contingência, sendo dispensada a utilização de formulário de segurança, observadas as destinações da cada via conforme o disposto no 5.º I, a e b. Nova redação dada ao 13 pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : 13. O Manual de Contingência Eletrônica, que estabelece as especificações técnicas da DPEC, modalidade de contingência baseada no registro prévio do resumo da NF-e no SCAN da RFB, estará disponível na internet, no endereço (Ato Cotepe n.º 14/09). 13 incluído pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 13. O Manual de Contingência Eletrônica, que estabelece as especificações técnicas da Declaração Prévia de Emissão em Contingência DPEC, modalidade de contingência baseada no registro prévio do resumo da NF-e no SCAN da Secretaria da Receita Federal do Brasil, estará disponível na internet, no endereço (Ato Cotepe n.º 34/08). Nova redação dada ao 14 pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : 14. O destinatário de mercadoria acobertada por NF-e emitida em contingência, cuja autorização não foi confirmada no prazo estabelecido no Ato Cotepe n.º 33/08, deverá lavrar termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência, modelo 6, informando que a entrada da mercadoria no estabelecimento fora acobertada por meio de Danfe impresso em formulário de segurança ou DPEC, observado o disposto no art. 102, IV, e 6.º e 7.º.

6 Redação anterior dada ao 14 pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : 14. O destinatário de mercadoria acobertada por NF-e emitida em contingência, cuja autorização não foi confirmada no prazo estabelecido no Ato Cotepe n.º 33/08, deverá lavrar termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência, modelo 6, informando que a entrada da mercadoria no estabelecimento fora acobertada por meio de Danfe impresso em formulário de segurança, observado o disposto no art. 102, IV e 6.º e 7.º. 14 incluído pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até O destinatário de mercadoria acobertada por NF-e emitida em contingência, deverá lavrar termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência, modelo 6, informando que a entrada da mercadoria no estabelecimento fora acobertada por meio de Danfe impresso em formulário de segurança, observado o disposto no art. 102, IV e 6.º e 7.º. 15 incluído pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de : 15. É vedada a reutilização, em contingência, de número de NF-e transmitida com tipo de emissão normal (Ajuste Sinief 08/10). Redação anterior dada ao caput do Art. 543-L pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : transmitir a NF-e, ou obter resposta à solicitação de autorização de uso da NF-e, o contribuinte deverá gerar novo arquivo, conforme estabelecido em Ato Cotepe, informando que a respectiva NF-e foi emitida em contingência, e imprimir o DANFE em formulário de segurança, observado o disposto no art. 543-S. Redação anterior dada ao Art. 543-L pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : transmitir a NF-e, ou obter resposta à solicitação de autorização de uso da NF-e, o contribuinte deverá gerar novo arquivo, conforme estabelecido em Ato Cotepe, informando que a respectiva NF-e foi emitida em contingência, e imprimir o DANFE em formulário de segurança, observado o disposto no art. 543-R. 1.º Na hipótese do caput, o DANFE deverá ser impresso em, no mínimo, duas vias, constando no corpo a expressão DANFE em contingência. Impresso em decorrência de problemas técnicos, com a seguinte destinação: I - uma das vias permitirá o trânsito das mercadorias e deverá ser mantida em arquivo, pelo destinatário, pelo prazo estabelecido para a guarda de documentos fiscais; II - outra via deverá ser mantida em arquivo, pelo emitente, pelo prazo estabelecido para a guarda dos documentos fiscais. 2.º Fica dispensada a exigência de formulário de segurança para a impressão das vias adicionais previstas no art. 543-J, 3.º. 3.º Imediatamente após a cessação dos problemas técnicos que impediram a transmissão ou recepção do retorno da autorização da NF-e, o emitente deverá transmitir à SEFAZ as NF-es geradas em contingência. 4.º Se a NF-e, transmitida nos termos do 3.º, vier a ser rejeitada pela SEFAZ, o contribuinte deverá: I - gerar novamente o arquivo com a mesma numeração e série, sanando a irregularidade; II - solicitar nova autorização de uso da NF-e;

7 III - imprimir, em formulário de segurança, o DANFE correspondente à NF-e autorizada; e IV - providenciar, junto ao destinatário, a entrega da NF-e autorizada, bem como do novo DANFE impresso nos termos do inciso III, caso a geração saneadora da irregularidade da NF-e tenha promovido alguma alteração no DANFE. 5.º O destinatário deverá manter em arquivo pelo prazo decadencial, junto à via mencionada no 1.º, I, a via do DANFE recebida nos termos do 4.º, IV. 6.º Se, após decorrido o prazo de trinta dias do recebimento de mercadoria acompanhada de DANFE impresso nos termos do caput, o destinatário não puder confirmar a existência da autorização de uso da NF-e, deverá comunicar o fato à Agência da Receita Estadual da região a que estiver circunscrito. 7.º O contribuinte deverá lavrar termo no livro Registro de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência, modelo 6, informando o motivo da entrada em contingência, o número dos formulários de segurança utilizados, a data e hora do seu início e seu término, bem como a numeração e série das NF-es geradas neste período. Art. 543-L incluído pelo Decreto n.º R, de , efeitos de até : Art. 543-L. Quando em decorrência de problemas técnicos não for possível gerar o arquivo da NF-e, transmitir ou obter a resposta da autorização de uso da NF-e, o interessado deverá emitir o DANFE, nos termos do 1.º. 1.º Ocorrendo a emissão do DANFE, nos termos do caput, deverá ser utilizado formulário de segurança que atenda às disposições do Convênio ICMS 58/95, consignando, no campo Observações, a expressão "DANFE emitido em decorrência de problemas técnicos", em, no mínimo, duas vias, com a seguinte destinação: I - uma das vias permitirá o trânsito das mercadorias até que sejam sanados os problemas técnicos, e deverá ser mantida em arquivo pelo destinatário, pelo prazo estabelecido para a guarda de documentos fiscais; e II - a outra via deverá ser mantida em arquivo pelo emitente pelo prazo estabelecido para a guarda dos documentos fiscais. 2.º No caso do 1.º: I - o emitente deverá efetuar a transmissão da NF-e imediatamente após a cessação dos problemas técnicos que impediram a sua transmissão; e II - o destinatário deverá comunicar o fato à Agência da Receita Estadual a que estiver circunscrito se, no prazo de trinta dias do recebimento da mercadoria, não puder confirmar a existência da autorização de uso da NF-e. Art. 543-L-A incluído pelo Decreto n.º R, de , efeitos a partir de.1.º.11.07: Art. 543-L-A. Em relação às NF-es que foram transmitidas antes da contingência e ficaram pendentes de retorno, o emitente deverá, após a cessação das falhas: I - solicitar o cancelamento, conforme o disposto no art. 543-M, das NF-es que retornaram com autorização de uso e cujas operações não se efetivaram ou foram acobertadas por NF-es emitidas em contingência; II - solicitar a inutilização, conforme o disposto no art. 543-O, da numeração das NF-es que não foram autorizadas nem denegadas

Anexos 5.0 ANEXO 5.37

Anexos 5.0 ANEXO 5.37 Anexos 5.0 ANEXO 5.37 REVOGADO pela RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA 05/12 de 03.02.12. DA INSTITUIÇÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNIA E DO DOCUMENTO AUXILIAR DA NOTA FISCAL Acrescentado pelo DECRETO nº 23.821 de 10.03.08

Leia mais

Página 2 de 27 II - a partir de 1º de dezembro de Redação anterior dada ao 2º da cláusula primeira pelo Ajuste SINIEF 08/07, efeitos de

Página 2 de 27 II - a partir de 1º de dezembro de Redação anterior dada ao 2º da cláusula primeira pelo Ajuste SINIEF 08/07, efeitos de Página 1 de 27 AJUSTE SINIEF 07/05 Publicado no DOU de 05.10.05. Republicado no DOU de 07.12.05. Alterado pelos Ajustes SINIEF 11/05, 02/06, 04/06, 05/07, 08/07, 11/08, 01/09, 08/09, 09/09, 10/09, 12/09,

Leia mais

AJUSTE SINIEF 17, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016

AJUSTE SINIEF 17, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016 AJUSTE SINIEF 17, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016 DOU de 15.12.16, pelo Despacho 214/16. Altera o Ajuste SINIEF 07/05, que institui a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. O

Leia mais

https://www1.fazenda.gov.br/confaz/confaz/ajustes/2005/aj_00...

https://www1.fazenda.gov.br/confaz/confaz/ajustes/2005/aj_00... 1 de 46 31/10/2013 11:58 AJUSTE SINIEF 07/05 Publicado no DOU de 05.10.05. Republicado no DOU de 07.12.05. Alterado pelos Ajustes SINIEF 11/05, 02/06, 04/06, 05/07, 08/07, 11/08, 01/09, 08/09, 09/09, 10/09,

Leia mais

AJUSTE SINIEF 07/05 A J U S T E

AJUSTE SINIEF 07/05 A J U S T E Page 1 of 21 Publicado no DOU de 05.10.05. Republicado no DOU de 07.12.05. Alterado pelos Ajustes SINIEF 11/05, 02/06, 04/06, 05/07, 08/07, 11/08, 01/09, 08/09, 09/09, 10/09, 12/09, 15/09, 03/10, 08/10,

Leia mais

CURSO EAD ENSINO A DISTÂNCIA. Anexo 11 - Obrigações Fiscais Acessórias em meio Eletrônico

CURSO EAD ENSINO A DISTÂNCIA. Anexo 11 - Obrigações Fiscais Acessórias em meio Eletrônico CURSO EAD ENSINO A DISTÂNCIA Anexo 11 - Obrigações Fiscais Acessórias em meio Eletrônico Art. 1º - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES (CAPÍTULO I) 005 Art. 2º - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES (CAPÍTULO I) 005

Leia mais

DECRETO Nº DE 28 DE JANEIRO DE 2014

DECRETO Nº DE 28 DE JANEIRO DE 2014 ANO 122 Nº 19 104 PÁG. - BELO HORIZONTE, QUARTA -FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2014 DECRETO Nº 46.426 DE 28 DE JANEIRO DE 2014 Altera o Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro

Leia mais

NFC-e e SAT Como tratar a contingência?

NFC-e e SAT Como tratar a contingência? NFC-e e SAT Como tratar a contingência? História do Projeto ACBr Criado e mantido pela DJSystem; Registrado no Source Forge em 11/05/2004; Componente para NF-e criado em 2008; Fórum com mais de 53 mil

Leia mais

GOVERNO DE SERGIPE DECRETO Nº DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 PUBLICADO NO SUPLEMENTO DO D.O.E DE Nº DE

GOVERNO DE SERGIPE DECRETO Nº DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 PUBLICADO NO SUPLEMENTO DO D.O.E DE Nº DE GOVERNO DE SERGIPE DECRETO Nº 30.935 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 PUBLICADO NO SUPLEMENTO DO D.O.E DE Nº 27.850 DE 26.12.2017 Altera Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 21.400, de 10 de dezembro

Leia mais

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012 Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro Agenda Anterior: Guia operacional de emissão de uma NF-e Programa

Leia mais

Versão de dezembro de 2016

Versão de dezembro de 2016 00 Versão 2.0 16 de dezembro de 2016 2 1. Conceito e Modelo Operacional da Contingência Off-line para NFC-e O modelo operacional atual da NFC-e prevêa utilização de Contingência Off-line NFC-e. Nesta modalidade,

Leia mais

Pergunte à CPA Decreto /2015

Pergunte à CPA Decreto /2015 Pergunte à CPA Decreto 61.084/2015 Alterações no artigo 132-A: Artigo 132-A - Ressalvado o disposto no artigo 132, nas demais hipóteses previstas na legislação, tais como não-obrigatoriedade de uso de

Leia mais

DECRETO Nº 1.803, DE 23 DE OUTUBRO DE 2013

DECRETO Nº 1.803, DE 23 DE OUTUBRO DE 2013 Publicado no D.O.E.(SC) de 29/10/2013 DECRETO Nº 1.803, DE 23 DE OUTUBRO DE 2013 Introduz as Alterações 3.249 e 3.250 no RICMS/SC-01. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições privativas

Leia mais

Portaria CAT- 162, de

Portaria CAT- 162, de Portaria CAT- 162, de 29-12-2008 (DOE 30-12-2008) Dispõe sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e e do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica - DANFE, o credenciamento de contribuintes e

Leia mais

DECRETO Nº , DE 14 DE DEZEMBRO DE Altera o Regulamento do ICMS RICMS, aprovado pelo Decreto nº , de 13 de dezembro de 2002.

DECRETO Nº , DE 14 DE DEZEMBRO DE Altera o Regulamento do ICMS RICMS, aprovado pelo Decreto nº , de 13 de dezembro de 2002. DECRETO Nº 47.562, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018. Altera o Regulamento do ICMS RICMS, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro de 2002. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição

Leia mais

ANO CXVII - BELO HORIZONTE, QUINTA- FERIA 18 DE MARÇO DE Nº 50 PODER EXCUTIVO LEIS, DECRETOS E ATOS

ANO CXVII - BELO HORIZONTE, QUINTA- FERIA 18 DE MARÇO DE Nº 50 PODER EXCUTIVO LEIS, DECRETOS E ATOS ANO CXVII - BELO HORIZONTE, QUINTA- FERIA 18 DE MARÇO DE 2009 - Nº 50 PODER EXCUTIVO LEIS, DECRETOS E ATOS DECRETO Nº 45.328 DE 17 DE MARÇO DE 2010 Altera o Regulamento do ICMS (RICMS), aprovado pelo Decreto

Leia mais

TRIBUTÁRIO Nº 2/ /07/2019. Obrigatoriedade do uso do MDF-e para os produtores rurais: Prazo será a partir de 1º de outubro de 2019

TRIBUTÁRIO Nº 2/ /07/2019. Obrigatoriedade do uso do MDF-e para os produtores rurais: Prazo será a partir de 1º de outubro de 2019 Obrigatoriedade do uso do MDF-e para os produtores rurais: Prazo será a partir de 1º de outubro de 2019 Exceção: operações e prestações ocorridas entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre os

Leia mais

AJUSTE SINIEF 10, DE 26 DE SETEMBRO DE

AJUSTE SINIEF 10, DE 26 DE SETEMBRO DE AJUSTE SINIEF 10, DE 26 DE SETEMBRO DE 2008: Altera o Ajuste SINIEF 09/07, que institui o Conhecimento de Transporte Eletrônico e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. O Conselho

Leia mais

DECRETO N.º , DE 08 DE MARÇO DE 2018.

DECRETO N.º , DE 08 DE MARÇO DE 2018. DECRETO N.º 32.543, DE 08 DE MARÇO DE 2018. *Publicado no DOE em 12/03/2018. INSTITUI E DISCIPLINA A EMISSÃO DO MANIFESTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS FISCAIS (MDF-E). O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso

Leia mais

PORTARIA CAT N 078, DE 30 DE AGOSTO DE (DOE de )

PORTARIA CAT N 078, DE 30 DE AGOSTO DE (DOE de ) PORTARIA CAT N 078, DE 30 DE AGOSTO DE 2017 (DOE de 31.08.2017) Altera a Portaria CAT-55, de 19-03-2009, que dispõe sobre a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e e do Documento Auxiliar

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO. NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica PRINCIPAIS PONTOS FORTES

BOLETIM INFORMATIVO. NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica PRINCIPAIS PONTOS FORTES RTR 030/2017 BOLETIM INFORMATIVO NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica PRINCIPAIS PONTOS FORTES A NFC-e foi instituída pelo Ajuste Sinief nº 01/2013, que alterou o Ajuste Sinief nº 07/2005 (Nota Fiscal

Leia mais

TÍTULO 04 NOTA FISCAL ELETRÔNICA PRÓPRIA E NOTA FISCAL DE TERCEIROS

TÍTULO 04 NOTA FISCAL ELETRÔNICA PRÓPRIA E NOTA FISCAL DE TERCEIROS 1) FINALIDADE: orientar os fornecedores de bens e serviços e os produtores rurais que transacionam com a Conab sobre os procedimentos que serão adotados na recepção de notas fiscais de bens e serviços

Leia mais

PORTARIA N 129/2014-SEFAZ

PORTARIA N 129/2014-SEFAZ PORTARIA N 129/2014-SEFAZ - Altera a Portaria n 077/2013-SEFAZ, publicada em 18/03/2013, que dispõe sobre as condições, regras e procedimentos relativos à utilização da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Leia mais

Art. 2º O art. 82 do RICMS, aprovado pelo Decreto nº , de 13 de novembro de 1997, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 2º O art. 82 do RICMS, aprovado pelo Decreto nº , de 13 de novembro de 1997, passa a vigorar com a seguinte redação: Decreto nº 21.584, de 23.03.2010 - DOE RN de 24.03.2010 Altera o Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 13.640, de 13 de novembro de 1997, para instituir o Conhecimento de Transporte Eletrônico

Leia mais

DECRETO Nº , DE 26 DE ABRIL DE 2016.

DECRETO Nº , DE 26 DE ABRIL DE 2016. DOE Nº 13.668 Data: 27/04/2016 DECRETO Nº 26.002, DE 26 DE ABRIL DE 2016. Altera o Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto Estadual nº 13.640, de 13 de novembro de 1997, para dispor sobre a emissão

Leia mais

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade 23/08/2010 SPED SUBSISTEMAS Escrituração Contábil Digital EFD ECD Escrituração Fiscal Digital Nota Fiscal Eletrônica CTe Conhecimento Transporte Eletrônico

Leia mais

Decreto nº 11.336 (DOE de 26/11/08)

Decreto nº 11.336 (DOE de 26/11/08) Decreto nº 11.336 (DOE de 26/11/08) Procede à Alteração nº 110 ao Regulamento do ICMS e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, considerando o disposto no Ajuste

Leia mais

Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e. Luiz Campos

Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e. Luiz Campos Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e Luiz Campos 1 Exemplo Prático Montagem do Livro de Apuração do IPI 1.101 Compra para industrialização

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Pará. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Pará. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 19/2014 Pará // Federal IPI Consignação industrial... 01 // Estadual ICMS NF-e e Danfe... 09 Veja nos Próximos Fascículos a IPI Embalagem de apresentação

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Alagoas. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Alagoas. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 19/2014 Alagoas // Federal IPI Consignação industrial... 01 // Estadual ICMS Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica

Leia mais

TUTORIAL AUDITORIA NFC-E

TUTORIAL AUDITORIA NFC-E Apresentação A NFC-e ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é o projeto que está substituindo o tradicional Cupom Fiscal emitido por ECF e a Nota Fiscal de venda a consumidor modelo 2 emitida manualmente

Leia mais

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD. * NF-e

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD. * NF-e SFI Treinamentos Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD * * Escrituração Fiscal Digital EFD - PIS/COFINS Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro

Leia mais

A Receita Federal a Serviço do Contribuinte. Reunião. Reunião Players de Tecnologia

A Receita Federal a Serviço do Contribuinte. Reunião. Reunião Players de Tecnologia NF-e Reunião Players de Tecnologia 29/10/2009 Objetivo da Reunião Abertura de um canal de comunicação entre a equipe técnica do Projeto NF-e e as empresas provedoras de soluções voltadas para o processo

Leia mais

ANO XXVI ª SEMANA DE JULHO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2015

ANO XXVI ª SEMANA DE JULHO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2015 ANO XXVI - 2015 5ª SEMANA DE JULHO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2015 IPI ARTESANATO, OFICINA E TRABALHO PREPONDERANTE... Pág. 218 ICMS - ES CARTA DE CORREÇÃO ELETRÔNICA - CC-E... Pág. 218 LEGISLAÇÃO

Leia mais

Palestra. SPED Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) Outubro Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar

Palestra. SPED Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) Outubro Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Pergunte à CPA. Nota Fiscal Erros na emissão. Apresentação: José A. Fogaça Neto

Pergunte à CPA. Nota Fiscal Erros na emissão. Apresentação: José A. Fogaça Neto Pergunte à CPA Nota Fiscal Erros na emissão Apresentação: José A. Fogaça Neto 12/01/2015 Portaria CAT 162/2008 Artigo 40 - Aplica-se à NF-e e ao DANFE subsidiariamente a disciplina relativa à Nota Fiscal,

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Série CT-e

Orientações Consultoria de Segmentos Série CT-e Série CT-e 05/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6. Referências...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem 25/05/2016 Sumário Título do documento Sumário... 1 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.2 RICMS-RS... 3 3. Análise da Legislação...

Leia mais

ANEXO CII (Art. 377, 4º, III, do RICMS)

ANEXO CII (Art. 377, 4º, III, do RICMS) ANEXO CII (Art. 377, 4º, III, do RICMS) Leiaute dos Pedidos de Concessão de Autorização de Uso, Cancelamento, Consulta e Inutilização da Nota Fiscal Eletrônica NF-e 1. Transmissão de NF-e 1.1 Mensagem

Leia mais

1 de 22 12-04-2013 11:25

1 de 22 12-04-2013 11:25 (*) ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO. Subanexo 12 ao Anexo 015 (Versão Atual) DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) E O DOCUMENTO AUXILIAR DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Leia mais

CAPÍTULO I DA EMISSÃO DA NOTA

CAPÍTULO I DA EMISSÃO DA NOTA DECRETO Nº 177/2015. Regulamenta a obrigatoriedade para emissão de nota fiscal de serviços eletrônica, instituída pela lei complementar nº. 107, de 08 de junho de 2015, para o Município de Nova Erechim

Leia mais

Sistema PúblicoP. de Escrituraçã. Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009

Sistema PúblicoP. de Escrituraçã. Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009 Sistema PúblicoP de Escrituraçã ção Digital Sped NF-e e / CT-e Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009 SPED - Subsistemas Escrituração Contábil Digital Nota Fiscal Eletrônica ECD EFD CTe NFe Escrituração Fiscal

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica GSS

Nota Fiscal Eletrônica GSS GSS Setembro, 2013 O que é uma nota fiscal? A nota fiscal é um documento que possui como objetivo o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma

Leia mais

ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05)

ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05) ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05) Art. 1 As pessoas jurídicas, contribuintes ou não do ICMS, inscritas no CAD-ICMS ficam obrigadas ao uso

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal de Correção para o Estado de Pernambuco

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal de Correção para o Estado de Pernambuco Nota 07/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. RICMS PE Decretro nº14.873 de 12 de março de 1991... 3 3.2. Decreto

Leia mais

SUBSEÇÃO IV Da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e e do Documento Auxiliar da NF-e - DANFE

SUBSEÇÃO IV Da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e e do Documento Auxiliar da NF-e - DANFE SUBSEÇÃO IV Da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e e do Documento Auxiliar da NF-e - DANFE Art. 182-A. A Nota Fiscal Eletrônica - NF-e que poderá ser utilizada em substituição a Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A,

Leia mais

Altera o Ajuste SINIEF 09/07, que institui o Conhecimento de Transporte Eletrônico e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico.

Altera o Ajuste SINIEF 09/07, que institui o Conhecimento de Transporte Eletrônico e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Circular nº 63 Alteração no CT-e AJUSTE SINIEF 10, DE 8 DE JULHO DE 2016 Altera o Ajuste SINIEF 09/07, que institui o Conhecimento de Transporte Eletrônico e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte

Leia mais

ANEXO V. DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS AOS DOCUMENTOS E LIVROS FISCAIS (a que se referem os artigos 130, 131 e 160 deste Regulamento) SUMÁRIO

ANEXO V. DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS AOS DOCUMENTOS E LIVROS FISCAIS (a que se referem os artigos 130, 131 e 160 deste Regulamento) SUMÁRIO ANEXO V DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS AOS DOCUMENTOS E LIVROS FISCAIS (a que se referem os artigos 130, 131 e 160 deste Regulamento) SUMÁRIO ARTIGOS PARTE 1 DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS AOS DOCUMENTOS E PARTE

Leia mais

O que é uma Nota Fiscal Complementar?

O que é uma Nota Fiscal Complementar? O que é uma Nota Fiscal Complementar? A NFe Complementar será emitida nos casos de: Reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor

Leia mais

AJUSTE SINIEF Nº 09, 25 DE OUTUBRO DE 2007 Publicado no DOU de 30.10.07, pelo Despacho 91/07. Manual de Integração do Contribuinte do Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e: Atos COTEPE/ICMS 08/08

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Reentrega de Carga

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Reentrega de Carga Reentrega de Carga 20/05/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. RICMS SP... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2011 * Publicada no DOE em 08/11/2011 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2011 Uniformiza os procedimentos a serem adotados por ocasião da fiscalização e controle das operações com mercadorias ou bens e das prestações

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Pará. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Pará. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 20/2014 Pará // Federal IPI Embalagem de apresentação e de transporte.... 01 // Estadual ICMS CT-e e Dacte.... 04 // IOB Setorial Estadual Comércio exterior

Leia mais

DECRETO Nº 2.581, DE 30 DE OUTUBRO DE 2014.

DECRETO Nº 2.581, DE 30 DE OUTUBRO DE 2014. DECRETO Nº 2.581, DE 30 DE OUTUBRO DE 2014. Introduz alterações no Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n 2.212, de 20 de março de 2014, altera o Decreto n 2.475, de 31 de julho de 2014, e dá outras

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e Informações do ICMS retido de transporte na NF-e 15/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Regulamento

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Receita Federal do Brasil Ricardo Rezende Barbosa nfe@sefaz.pi.gov.br 06 de dezembro de 2007 Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Luiz Antonio Baptista

Leia mais

ANEXO II-A DA NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFC-e) (Ajuste SINIEF 7/05) CAPÍTULO I DA IMPLANTAÇÃO

ANEXO II-A DA NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFC-e) (Ajuste SINIEF 7/05) CAPÍTULO I DA IMPLANTAÇÃO ANEXO II-A DA NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFC-e) (Ajuste SINIEF 7/05) Acrescentado pela Resolução SEFAZ n 759/2014 (DOE de 08.07.2014) efeitos a partir de 08.07.2014. CAPÍTULO I DA IMPLANTAÇÃO

Leia mais

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS SFI Treinamentos Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD * * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS * FCONT Controle Fiscal e Contábil de Transição

Leia mais

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Mini Guia Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Miniguia SAGE: Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Muitos empreendedores podem se beneficiar da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Neste

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Destaque e Ajuste de Base de Cálculo de ICMS (próprio e retido) em NF-e Complementar

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Destaque e Ajuste de Base de Cálculo de ICMS (próprio e retido) em NF-e Complementar Destaque e Ajuste de Base de Cálculo de ICMS 18/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Análise da Legislação... 3 2.1 RICMS SP Regulamento de ICMS de São Paulo... 4 2.2 Consultas no posto

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Rondônia. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Rondônia. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 20/2014 Rondônia // Federal IPI Embalagem de apresentação e de transporte.... 01 // Estadual ICMS Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)... 04 // IOB

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Tocantins. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Tocantins. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 19/2014 Tocantins // Federal IPI Consignação industrial... 01 // Estadual ICMS Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) - Documento Auxiliar da NF-e (Danfe) - Aspectos

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota fiscal de entrada sem valor fiscal nos registros C020 e C300 no SEF II 13/05/14

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota fiscal de entrada sem valor fiscal nos registros C020 e C300 no SEF II 13/05/14 e C300 no SEF II 13/05/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1 RICMS PE Decreto 14.876/91... 4 4. Conclusão... 7 5. Informações

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Rondônia. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Rondônia. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 19/2014 Rondônia // Federal IPI Consignação industrial... 01 // Estadual ICMS NF-e e Danfe... 09 // IOB Setorial Federal Automotivo - IPI - Incentivos fiscais

Leia mais

RESOLUÇÃO CGSN Nº 60, DE 22 DE JUNHO DE 2009

RESOLUÇÃO CGSN Nº 60, DE 22 DE JUNHO DE 2009 DOU 24.06.2009 RESOLUÇÃO CGSN Nº 60, DE 22 DE JUNHO DE 2009 Altera as Resoluções CGSN n 4, de 30 de maio de 2007, n 10, de 28 de junho de 2007, n 18, de 10 de agosto de 2007, n 51, de 22 de dezembro de

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Declaração das NFC-e Conjugadas no LFE

Orientações Consultoria de Segmentos Declaração das NFC-e Conjugadas no LFE Declaração das NFC-e Conjugadas no LFE 19/07/2018 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Portaria 234/2014... 3 3.2 Decreto 25.508/2005... 4 3.3

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Rio Grande do Norte. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Rio Grande do Norte. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 20/2014 Rio Grande do Norte // Federal IPI Embalagem de apresentação e de transporte.... 01 // Estadual ICMS Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)...

Leia mais

DECRETO Nº 5.067 DE 2 DE JANEIRO DE 2013

DECRETO Nº 5.067 DE 2 DE JANEIRO DE 2013 DECRETO Nº 5.067 DE 2 DE JANEIRO DE 2013. Publicado no DOE nº 10.969, de 16-01-2013.. Republicado por Incorreção no DOE nº 10.973 de 22-01-2013 Altera e acrescenta dispositivos ao Regulamento do ICMS,

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST 13/06/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 4 3.1 RICMS-MG... 4 3.2 Orientação

Leia mais

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações.

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2014. Of. Circ. Nº 334/14 Referência: Decreto Estadual-RJ nº 44.989/14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Senhor(a) Presidente, Fazendo referência

Leia mais

TÍTULO III DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CAPÍTULO I DOS DOCUMENTOS FISCAIS. Seção II-A Da Nota Fiscal Eletrônica

TÍTULO III DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CAPÍTULO I DOS DOCUMENTOS FISCAIS. Seção II-A Da Nota Fiscal Eletrônica TÍTULO III DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CAPÍTULO I DOS DOCUMENTOS FISCAIS Seção II-A Da Nota Fiscal Eletrônica Art. 543-C. O contribuinte do imposto poderá utilizar, em substituição a Nota Fiscal, modelo

Leia mais

1 de 28 12-04-2013 11:26

1 de 28 12-04-2013 11:26 (*) ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO. Subanexo 13 ao Anexo 015 (Versão Atual) DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO (CT-e) E DO DOCUMENTO AUXILIAR DO CONHECIMENTO

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Goiás. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Goiás. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 20/2014 Goiás // Federal IPI Embalagem de apresentação e de transporte.... 01 // Estadual ICMS Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)... 04 // IOB Setorial

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.878, DE 29 DE MARÇO DE 2016 (MG de 30/03/2016)

RESOLUÇÃO Nº 4.878, DE 29 DE MARÇO DE 2016 (MG de 30/03/2016) Altera a Resolução nº 4.855, de 29 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a apuração do estoque e do respectivo imposto, em decorrência da inclusão ou exclusão de mercadorias no regime de substituição tributária

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Bp-e Bilhete de Passagem Eletrônico

Orientações Consultoria de Segmentos Bp-e Bilhete de Passagem Eletrônico Bp-e Bilhete de Passagem Eletrônico 22/02/2018 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da consultoria... 3 3.1 Conceito... 4 3.1.1 AJUSTE SINIEF 1, DE 7 DE ABRIL DE 2017...

Leia mais

NFePACK GUIA DO USUÁRIO WEB MONITOR

NFePACK GUIA DO USUÁRIO WEB MONITOR NFePACK GUIA DO USUÁRIO WEB MONITOR Conteúdo 1 Apresentação... 3 2 Login... 3 3 Tela principal... 4 4 Gerenciamento do envio de NFe... 5 4.1 Status NFe... 6 4.2 Filtros e Ordenação... 7 4.3 Eventos...

Leia mais

DECRETO , DE (DO-RN DE )

DECRETO , DE (DO-RN DE ) DECRETO 26.982, DE 2-6-2017 (DO-RN DE 3-6-2017) O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V, da Constituição Estadual, Considerando o disposto nos

Leia mais

119ª CONFAZ Manaus, AM, 30.09.05 P. AJ. 07/05

119ª CONFAZ Manaus, AM, 30.09.05 P. AJ. 07/05 119ª CONFAZ Manaus, AM, 30.09.05 P. AJ. 07/05 AJUSTE SINIEF /05 Institui a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. O Conselho Nacional de Política Fazendária CONFAZ e o

Leia mais

Portaria CAT-46, de

Portaria CAT-46, de Portaria CAT-46, de 31-3- 2010 (DOE 01-04-2010) Altera a Portaria CAT-14/2010, de 10-2-2010, que disciplina o prévio reconhecimento da não incidência do imposto sobre as operações com papel destinado à

Leia mais

Altera o Livro VI do Regulamento do ICMS (RICMS/00), aprovado pelo Decreto n.º 27.427, de 17 de novembro de 2000, e dá outras providências.

Altera o Livro VI do Regulamento do ICMS (RICMS/00), aprovado pelo Decreto n.º 27.427, de 17 de novembro de 2000, e dá outras providências. Decreto Publicado no D.O.E. de 13.05.2014, pág. 01 Este texto não substitui o publicado no D.O.E Índice Remissivo: Letra R - RICMS DECRETO N.º 44.785 DE 12 DE MAIO DE 2014 Altera o Livro VI do Regulamento

Leia mais

Evento Especial da Área Fiscal NF-e versão 3.10 e José Alves Fogaça Neto

Evento Especial da Área Fiscal NF-e versão 3.10 e José Alves Fogaça Neto Evento Especial da Área Fiscal NF-e versão 3.10 e 4.00 28.04.2017 Apresentadores: Fábio Martins Lopes José Alves Fogaça Neto Fazenda irá descontinuar emissores gratuitos da Nota Fiscal Eletrônica e Conhecimento

Leia mais

DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA

DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA É comum que no dia-a-dia das empresas comerciais ocorram problemas, principalmente na operação de aquisição de mercadorias, dentre eles destacamos: Desacordo

Leia mais

VENDAS FORA DO ESTABELECIMENTO

VENDAS FORA DO ESTABELECIMENTO atualizado em 01/03/2016 alterados os itens 2, 3, 4.1.1, 4.1.2, 4.2, 4.3 e Legislação Consultada 2 ÍNDICE 1. CONCEITO...5 2. FASES...5 3. CONTRIBUINTE DE OUTRO ESTADO...5 4. CONTRIBUINTE DESTE ESTADO...6

Leia mais

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Presidente: Gildo Freire de Araújo Gestão:

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Presidente: Gildo Freire de Araújo Gestão: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Presidente: Gildo Freire de Araújo Gestão: 2016-2017 SÍNTESE DA SEMANA Nº. 49/2017 Veículos pesquisados no período de: 08/02/2017 a 14/02/2017

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA TRIBUTAÇÃO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS PROCESSO N.º : 0082/2011 CRF PAT N.º : 0060/2009 6 a. U.R.T RECORRENTE : METALMECANICA MAIA LTDA RECORRIDO : SECRETARIA DE ESTADO

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal de Ajuste nas Aquisições de Produtor Rural

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal de Ajuste nas Aquisições de Produtor Rural Segmentos Nota 20/02/2014 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6. Referências...

Leia mais

ABIHPEC. Secretaria da Fazenda - SP ICMS - RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL Nº 13/ /12/2012. Coordenadoria da Administração Tributária DEAT -COMEX

ABIHPEC. Secretaria da Fazenda - SP ICMS - RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL Nº 13/ /12/2012. Coordenadoria da Administração Tributária DEAT -COMEX ICMS - RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL Nº 13/2012 ABIHPEC 05/12/2012 Secretaria da Fazenda - SP Coordenadoria da Administração Tributária DEAT -COMEX RODAPÉ RESOLUÇÃO DO SENADO 13/2012 ABRANGÊNCIA Será de 4%

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO 13/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente...

Leia mais

Após informar a nota, clique duas vezes para ela ser selecionada na tela.

Após informar a nota, clique duas vezes para ela ser selecionada na tela. COMO CANCELAR, INUTILIZAR e FAZER UMA CARTA DE CORREÇÃO DE UMA NOTA FISCAL PELO LINCE 1. 1. Efetuando CANCELAMENTO de uma NF-e já autorizada. Acesse menu Fiscal >Nota fiscal > Nota fiscal Somente poderá

Leia mais

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e é um documento emitido e armazenado eletronicamente por contribuinte credenciado

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e é um documento emitido e armazenado eletronicamente por contribuinte credenciado I. INFORMAÇÕES INICIAIS 1. O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica -NFC-e? A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e é um documento emitido e armazenado eletronicamente por contribuinte credenciado

Leia mais

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador.

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador. ABA: ADMINISTRAÇÃO BOTÃO: CTRL. NFs OPÇÃO: NF-e BOTÃO: CONFIGURAÇÕES O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar a numeração da NF-e Criar e/ou alterar cabeçalho Configurar NF-e e NFC-e Configurar

Leia mais

DECRETO Nº , de 11 de abril de 2016.

DECRETO Nº , de 11 de abril de 2016. ESTADO DO CEARÁ DECRETO Nº 31.922, de 11 de abril de 2016. *Disponibilizado no DOE em 14/04/2016. INSTITUI O CUPOM FISCAL ELETRÔNICO (CF-E), NOS TERMOS DO AJUSTE SINIEF Nº 11, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010,

Leia mais

Evento Especial da Área Fiscal Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) versão 4.00 e atualizações. Helen Mattenhauer

Evento Especial da Área Fiscal Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) versão 4.00 e atualizações. Helen Mattenhauer Evento Especial da Área Fiscal Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) versão 4.00 e atualizações Apresentadores: Fábio Lopes Helen Mattenhauer 1 NF-e Legislação Ajuste SINIEF nº 07/2005 Institui a NF-e e o Documento

Leia mais

Evento Especial da Área Fiscal NF-e versão José Alves Fogaça Neto

Evento Especial da Área Fiscal NF-e versão José Alves Fogaça Neto Evento Especial da Área Fiscal NF-e versão 3.10 20.04.2016 Apresentadores: Fábio Martins Lopes José Alves Fogaça Neto Fazenda irá descontinuar emissores gratuitos da Nota Fiscal Eletrônica e Conhecimento

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais,

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, Decreto N 1041 de 14 de maio de 2014 EMENTA: REGULAMENTA A DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS - DEISS, INSTITUÍDA PELO ART. 01 DA LEI MUNICIPAL N 812 de 12 de maio de 2014. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases..

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. A Emenda Constitucional nº 42/2003 introduziu o inciso XXII ao artigo 37 da Constituição Federal, que determina que as administrações tributárias

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Distrito Federal. Federal. Distrito Federal. IOB Setorial. IOB Comenta

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Distrito Federal. Federal. Distrito Federal. IOB Setorial. IOB Comenta Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 19/2014 Distrito Federal // Federal IPI Consignação industrial... 01 // Distrito Federal ICMS Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).... 09 // IOB Setorial Federal

Leia mais

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) O Ato COTEPE nº 38/2012 estabelece as especificações técnicas do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), instituído pelo Ajuste SINIEF 21/2010.

Leia mais

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012 Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro Agenda Anterior: Arquitetura Cliente Servidor Comunicação via

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_5

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_5 VERSÃO 2.18_5 ÍNDICE Introdução... 1 Novas Funcionalidades / Melhorias... 1 Nota Técnica 005/2012... 1 Geração de retorno para o Integrador Recebimento quando ocorrer uma Manifestação do Destinatário...

Leia mais