A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA 7ºANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA 7ºANO"

Transcrição

1 A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA 7ºANO

2 Estudaremos a Revolução Científica que teve início no Renascimento. Nessa revolução, a matemática teve um importante papel, pois passou a ser considerada o melhor instrumento para entender a realidade e explicar o mundo.

3 Nunca saberemos ao certo, mas quando o ser humano desenvolveu plenamente e sua mente adquiriu capacidade de raciocínio lógico, ele continuou admirando as estrelas. Continuou encantado com os mistérios da natureza. Seu olhar jánão era tão ingênuo e solitário. Ele estava acompanhado de instrumentos astronômicos e da linguagem científica. Com a ciência moderna e os estudos de cientistas como Galileu e Newton, o ser humano pôde se desenvolver ainda mais.

4 Leonardo da Vinci: a caminho da ciência moderna O italiano Leonardo da Vinci tinha várias habilidades e atuou, por isso nas mais diferentes áreas. Foi engenheiro, arquiteto, mecânico, desenhista, pintor, filósofo, anatomista etc. Fazia tudo com perfeição. Sua obra Monalisaéum dos quadros mais famosos de toda a história da pintura.

5 Leonardo da Vinci era um típico pensador renascentista. Em sua maneira de pensar conviviam ideias da Idade Média e, de alguma maneira, o novo pensamento que se consolidaria com a Idade Moderna. Mas o que Leonardo antecipava? O que havia em seu modo de pensar que era próprio dos novos ares modernos que ainda estavam por vir?

6 Existem pelo menos duas características da ciência moderna que já estavam presentes no pensamento de Leonardo ainda de maneira tímida e pouco desenvolvida. O conhecimento da natureza deveria se basear: na experiência sensível observação direta dos fenômenos naturais no cálculo matemático tico - os fenômenos Observados deveriam ser traduzidos para relações numéricas. Exemplo: choveu 100mm. Temperatura 32 ºC

7 Para Leonardo da Vinci, a experiência sensível e o cálculo matemático explicam a natureza como ela verdadeiramente é. Ao investigar os fenômenos naturais, Da Vinci eliminava as explicações místicas, espirituais e metafísicas, que eram comuns na Idade Média. Resumindo, a ideia de Leonardo da Vinci, era: Deus fez a natureza, mas a fez com determinada ordem. essa ordem, segundo Leonardo, só poderia ser captada pela experiência sensível e pela matemática.

8 Do geocentrismo ao heliocentrismo Copérnico utilizou um recurso poético para afirmar que o Sol estáno centro do universo [...] o Sol estásentado sentado num trono real, governando a sua família de astros que giravam à volta dele, Sua teoria foi recebida com muita resistência, e o pensador morreu antes mesmo que ela fosse aceita. a maior parte da sociedade e dos cientistas defendia a teoria de Ptolomeu, baseado na física de Aristóteles, teles, a qual sustentava que a Terra estava no centro do universo.

9 A resistência ao sistema heliocêntrico durou muito tempo, principalmente devido à oposição da Igreja Católica, que defendia o sistema que estava de acordo com a história bíblica, isto é, ptolomaico. Outros pensadores contribuíram para comprovar o heliocentrismo, como o astrônomo e matemático alemão Kepler, que estudou o movimento dos planetas e demonstrou, por meio de cálculos matemáticos, que os planetas giravam em torno do Sol. Os estudos de vários cientistas confirmaram a teoria heliocêntrica. Dois foram decisivos: Galileu e Newton Galileu e Newton responsáveis por completar e consolidar a Revolução Científica iniciada por Copérnico.

10 As descobertas de Galileu O filósofo e matemático Galileu Galilei não foi o inventor da luneta, mas aperfeiçoou esse instrumento. Com o invento aprimorado Galileu começou a revelar a organização do mundo e a demonstrar os erros do sistema ptolomaico e da física aristotélica. Desde de Aristóteles dizia-se que o universo era dividido em duas partes: mundo sublunar-mundo que iria da terra atéa Lua; mundo celeste - iria da Lua até um conjunto de estrelas fixas que comporiam o limite do universo. A Terra, imóvel e rodeada de planetas, estaria no centro do universo, que seria finito.

11 No mundo sublunar não haveria perfeição, mas o mundo celeste, da Lua em diante, tudo seria perfeito. Contudo, com a ajuda da luneta, Galileu viu que a Lua não era perfeita, pois havia irregularidades e crateras em seu solo. Percebeu também que o Sol não era perfeito, pois apresentava manchas que se modificavam constantemente.

12 A luneta revelou ainda que existiam outras estrelas além das que podiam ser vistas a olho nu, e que, portanto, não era possível estabelecer o limite do universo. Galileu percebeu que Júpiter tinha duas luas girando ao eu redor e que Vênus girava em torno do Sol. Portanto, era possível que a Terra girasse em torno do Sol ao mesmo tempo que a Lua girasse em torno da Terra.

13 Galileu diante do tribunal O pensamento e as investigações de Galileu chocavam-se com a crença e os dogmas do cristianismo. Por isso, em 1633, ele foi condenado pelo tribunal da Inquisição ão, o que o forçou a negar todas as conclusões de seus estudos. Eu, Galileu Galilei, professor de matemática tica e física da Universidade de Florença, abjuro o que ensinei: que o Sol seja o centro do mundo, imóvel em seu lugar, e que a Terra não seja centro nem imóvel. De coração sincero e fénão f fingida, eu abjuro, detesto e maldigo todos esses enganos e essas heresias, assim como quaisquer outros enganos e pensamentos contrários rios à Santa Igreja.

14 É uma situação difícil, pois Galileu teve que discordar do que sabe ser a verdade. O tempo, no entanto, serviu para mostrar que as ideias de Galileu estavam corretas. Hoje sabemos que o Sol é um dos focos do universo e, portanto, adotamos o sistema heliocêntrico (o Sol está no centro do Sistema Solar).

15 O surgimento de uma nova ciência Ao contrário dos filósofos cristãos, Galileu não reconhecia a autoridade da Igreja ou da Bíblia em estudos da natureza. Segundo ele, existiam leis naturais certa e imutáveis, as quais não estavam nas Escrituras Sagradas nem nos livros de Aristóteles. Essas leis fariam parte da própria natureza, por isso o homem poderia descobri-las ao investigar os fenômenos naturais.

16 Galileu estudava a natureza observando-a e realizando experimentos para confirmar suas hipóteses. Além disso, seguindo Leonardo da Vinci e Kepler, para Galileu a matemática era uma ferramenta fundamental na construção do conhecimento. No pensamento de Galillei, a natureza tinha uma ordem, uma regularidade. Essa regularidade poderia ser apreendida pela matemática.

17 Por exemplo: A água colocada na chaleira evapora a 100ºC; A água écolocada em forminhas na geladeira congela a 0ºC. Esses fenômenos acontecem com regularidade e podem ser mensurados. o Para Galileu, a natureza estava escrita em linguagem matemática. o Observação, experimentação e o uso da linguagem matemática tica são três características marcantes da ciência que estava nascendo: a ciência moderna.

18 Newton e o universo A revolução copernicana só se completou com o matemático e físico inglês Isaac Newton. Apoiado nos estudos de Kepler e de Galileu, Newton elaborou uma teoria física que era simples de entender e ao mesmo tempo explicava todos os movimentos do universo. Sua originalidade foi perceber que as leis e as forças que agem na Terra são as mesmas que agem nos movimentos dos planetas. Tomemos como exemplo a força a gravitacional e o princípio pio ou lei da inércia rcia.

19 A força gravitacional é responsável pela queda dos coros. Se você pular o mais alto que pode, em algum momento seráatraído para o chão, por causa da força da gravidade. De acordo com o princípio da inércia, todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que forças externas atuem sobre ele. Quando você estáem um veículo em movimento retilíneo uniforme e ele freia bruscamente, seu corpo tende continuar em movimento, de acordo com o princípio da inércia.

20 Para você não se deslocar ou não bater a cabeça no para-brisa, uma força de sentido contrário ao do movimento deve ser aplicada em seu corpo (cinto de segurança). Como você pode perceber a força gravitacional e a lei d inércia estão no nosso dia a dia, atuando sobre o nosso corpo e sobre os movimentos da Terra. Mas elas estão presentes também nas órbitas dos planetas.

21 Por exemplo: A Lua, pela lei da inércia, se distanciaria da Terra, mas, por causa da força gravitacional, ela é atraída pelo nosso planeta. Assim há um equilíbrio entre as duas forças ( a inercia e a gravitacional) A atuação dessas duas forças explica o movimento da Lua e a harmonia do universo.

22 A descoberta de Newton foi extraordinária. Com poucas leis, ele unificou a explicação sobre os fenômenos terrestres e celestes. Qualquer pessoa a partir de Newton poderia compreender o funcionamento do universo. Não havia mais como sustentar a ideia de que o universo era dividido em duas partes, como defendeu Aristóteles. Também não era mais possível sustentar o sistema geocêntrico. A Revolução Científica feita por Copérnico, Kepler, Galileu, Newton e vários outros pensadores e cientistas modificou para sempre o nosso entendimento sobre o homem e o universo.

AULA 6 GALILEU E O MÉTODO CIENTÍFICO 3C13 FILOSOFIA

AULA 6 GALILEU E O MÉTODO CIENTÍFICO 3C13 FILOSOFIA AULA 6 GALILEU E O MÉTODO CIENTÍFICO 3C13 FILOSOFIA Prof. Gilmar Dantas I-INTRODUÇÃO Contexto histórico Para tentar explicar a natureza, Aristóteles (384-322 a.c.) criou uma filosofia cujos conteúdos,

Leia mais

GALILEU GALILEI ( )

GALILEU GALILEI ( ) GALILEU GALILEI (1564-1642) Um dos principais defensores do modelo heliocêntrico de Copérnico. Acreditava na perfeição geométrica. Por isso, não aceitava que as órbitas dos planetas eram elípticas, mesmo

Leia mais

Tarefa online 8º EF. Física - Prof. Orlando

Tarefa online 8º EF. Física - Prof. Orlando Tarefa online 8º EF Física - Prof. Orlando LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - ISSAC NEWTON A fim de entender o movimento planetário, Isaac Newton, renomado físico inglês, se fundamentou no modelo heliocêntrico

Leia mais

Física Básica RESUMO. Física dos corpos celestes. Física 1

Física Básica RESUMO. Física dos corpos celestes. Física 1 Física dos corpos celestes RESUMO Estudar gravitação é tentar entender um pouco mais sobre o Universo que nos cerca. Desde que o Homem começou a pensar e a filosofar sobre a vida, começou também a pensar

Leia mais

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico Sumário 2- Estudo do Universo - Modelos de organização do Universo: Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica. - Da Astronomia a olho nu às lunetas e telescópios. Explorando o espaço. - Teoria do Big Bang

Leia mais

Questão 01) TEXTO: 1 - Comum à questão: 2

Questão 01) TEXTO: 1 - Comum à questão: 2 Questão 0) "Eu medi os céus, agora estou medindo as sombras. A mente rumo ao céu, o corpo descansa na terra." Com esta inscrição, Johannes Kepler encerra sua passagem pela vida, escrevendo seu próprio

Leia mais

Capítulo 6. Gravitação Universal

Capítulo 6. Gravitação Universal Capítulo 6 Gravitação Universal Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem,

Leia mais

MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO

MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO MODELANDO O COSMO CSA 9ºANO - Característica e importância dos modelos e teorias científicas; - Disputas entre teorias científicas; - Modelos geocêntrico e heliocêntrico para o cosmo; - Introdução do conceito

Leia mais

O Universo e o Sistema Solar

O Universo e o Sistema Solar O Universo e o Sistema Solar 1 O cientista não estuda a natureza porque ela é útil; ele a estuda porque tem prazer nisso, e ele tem prazer nisso porque ela é linda. Se a natureza não fosse linda, não valeria

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Gravitação Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: As leis que descrevem os movimentos dos planetas, e como trabalhar com

Leia mais

As grandes navegações iniciadas. principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra.

As grandes navegações iniciadas. principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra. 01/06/2015 As grandes navegações iniciadas no século XV e principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra. 1 As teorias científicas de

Leia mais

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje O planeta Terra é, entre os planetas do Sistema Solar, o único em que há todas as condições para haver seres vivos. Um dos motivos é que o nosso planeta não possui temperaturas tão extremas, a média é

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º ano EM É o estudo das forças de atração entre massas (forças de campo gravitacional) e dos movimentos de corpos submetidos

Leia mais

O UNIVERSO PARA VOCÊ DESCOBRIR ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

O UNIVERSO PARA VOCÊ DESCOBRIR ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA O UNIVERSO PARA VOCÊ DESCOBRIR ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA UNESCO Celebração global da Astronomia e suas contribuições para a sociedade e cultura. Comemoração dos 400 anos das primeiras observações

Leia mais

Preconceito muito pra frente

Preconceito muito pra frente Coltec/UFMG 2017 Preconceito muito pra frente Millôr Fernandes, Jornal do Brasil, p. 11, 26 de janeiro de 1990 Toda hora eu vejo, em jornais, revistas, televisão, e na rua, pessoas cada vez mais livres

Leia mais

GRAVITAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

GRAVITAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA GRAVITAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA Francisco Mateus Alves Guimarães 1, Ismael da Graça Albuquerque 2, Joel Lopes de Castro 3, Karla Bianca Soares Xavier 4, Michel Lopes Granjeiro 5 Resumo: O GEPPAA (Grupo

Leia mais

Ensino de Astronomia

Ensino de Astronomia Ensino de Astronomia História Aula II O surgimento da Astronomia moderna Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes Isaac Newton

Leia mais

Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos 3 o EM

Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos   3 o EM Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos https://matematicaeafins.com.br/aulas/aliadojg/ 3 o EM Entrega dia 30/08/2018; A atividade deverá ser resolvida em papel almaço

Leia mais

A ciência galilaica lançou as bases para uma nova concepção da natureza que iria ser largamente aceita e desenvolvida: o mecanicismo.

A ciência galilaica lançou as bases para uma nova concepção da natureza que iria ser largamente aceita e desenvolvida: o mecanicismo. 12. IDADE MODERNA A ciência moderna foi preparada pelo Renascimento. Seriam Galileu, graças às observações com o seu telescópio, e o astrônomo alemão, Kepler, (1571-1630), ao descobrir as célebres leis

Leia mais

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no

Leia mais

A filosofia Moderna. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre

A filosofia Moderna. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre Uma nova forma de se pensar a realidade A era moderna é marcada por um

Leia mais

CONTEÚDO: GRAVITAÇÃO UNIVERSAL FÍSICA NO ENEM COM IVÃ

CONTEÚDO: GRAVITAÇÃO UNIVERSAL FÍSICA NO ENEM COM IVÃ O ENEM AO LONGO DOS ANOS CONTEÚDO: GRAVITAÇÃO UNIVERSAL 1) (1998) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5.10 9 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então,

Leia mais

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Gravitação Universal Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Modelos planetários; As leis de Kepler; Lei da gravitação universal. INTRODUÇÃO Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

Colégio Santa Cruz - Ensino Médio - Profª Beth

Colégio Santa Cruz - Ensino Médio - Profª Beth 1 Andreas Cellarius (1660) 2 3 Aristóteles (sec. IV ac): 4 Camille Flammarion L atmosphère: météorologie populaire (1888) Tratado Do Céu: Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água,

Leia mais

Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1

Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Leis de Kepler; Lei da gravitação universal; Peso. Leis de Kepler Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

Colégio Santa Cruz - Profª Beth

Colégio Santa Cruz - Profª Beth 1 Andreas Cellarius (1660) 2 3 Aristóteles (sec. IV ac): Tratado Do Céu: Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar) Não é descrito com a matemática Mundo celeste (supra-lunar):

Leia mais

Colégio Santa Cruz - Profª Beth

Colégio Santa Cruz - Profª Beth 1 2 Andreas Cellarius (1660) 3 Aristóteles (sec. IV ac): 4 Camille Flammarion L atmosphère: météorologie populaire (1888) Tratado Do Céu: Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água,

Leia mais

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Ensino de Astronomia Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Confronto com as instituições religiosas Ofensa às escrituras O questionamento é perigoso Surgem as primeiras evidências do heliocentrismo

Leia mais

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL. Professor Danilo. Folha 33

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL. Professor Danilo. Folha 33 GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor Danilo Folha 33 Q. 01 MODELOS ANTIGOS Q. 01 MODELOS ANTIGOS Os primeiros modelos de mundo Q. 01 MODELOS ANTIGOS Os primeiros modelos de mundo Movimento retrógrado dos planetas

Leia mais

a) identifique uma das leis do mundo natural proposta por ele;

a) identifique uma das leis do mundo natural proposta por ele; Prof.Silveira Jr GRAVIAÇÃO UNIVERSAL 1. (Fuvest 016) O grande mérito do sábio toscano estava exatamente na apresentação de suas conclusões na forma de leis matemáticas do mundo natural. Ele não apenas

Leia mais

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Trabalho realizado por : Rodrigo Sambento Miguel Ângelo O que é a Teoria do Big Bang? O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.

Leia mais

/augustofisicamelo. 16 Terceira Lei de Kepler (2)

/augustofisicamelo. 16 Terceira Lei de Kepler (2) 1 Introdução (Vídeo) 2 Modelo Geocêntrico 3 Modelo Heliocêntrico (1) 4 Modelo Heliocêntrico (2) 5 Sistema Solar 6 Primeira Lei de Kepler 7 Primeira Lei de Kepler (simulador) 8 Segunda Lei de Kepler 9 Segunda

Leia mais

DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA. Prof. Adriano R. 1º Anos

DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA. Prof. Adriano R. 1º Anos DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA Prof. Adriano R. 1º Anos CONTEXTO E CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA MEDIEVAL Séc. V ao Séc. XV d. C. Período da Idade Média (Mil anos de crescimento) - Reintroduzido o comércio

Leia mais

AULA 24 GRAVITAÇÃO LEIS DE KEPLER. Professora Michelle 21/09/2015

AULA 24 GRAVITAÇÃO LEIS DE KEPLER. Professora Michelle 21/09/2015 AULA 24 GRAVITAÇÃO LEIS DE KEPLER GRAVITAÇÃO A regularidade de certos acontecimentos e a presença constante dos mesmos objetos celestes fez com que diferentes pensadores, das mais diversas culturas e épocas,

Leia mais

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c. -Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles

Leia mais

INTRODUÇÃO. Um pouco de História...

INTRODUÇÃO. Um pouco de História... INTRODUÇÃO Um pouco de História... Mundo na Antigüidade Estrelas (6000) Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno S l Esfera das estrelas fixas Sistema Geocêntrico ( Ptolomeu, séc. II ) Neste sistema, tudo

Leia mais

Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP

Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384

Leia mais

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c. -Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles

Leia mais

AS LEIS DE KEPLER A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

AS LEIS DE KEPLER A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL AS LEIS DE KEPLER A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco de História Grécia antiga: Determinação da diferença entre as estrelas fixas e errantes (planetas) Primeiros modelos planetários explicando o movimento

Leia mais

CONCEITOS DE GRAVITAÇÃO E NOÇÕES DE BURACOS NEGROS

CONCEITOS DE GRAVITAÇÃO E NOÇÕES DE BURACOS NEGROS Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Metodologia do Ensino de Física Professor Maurício Pietrocola São Paulo 2008 André Quirino Pereira 4895646 Caio Correia Gomes 4897839 Clayton Alves Figueiredo

Leia mais

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.

-Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c. -Tales de Mileto (585 a.c.) geometria dos egípcios aplicada ao céu- previsão de um eclipse solar em 5 de Maio de 585 a.c. -Pitágoras (500 a.c.) círculo e esfera como símbolos da perfeição -Aristóteles

Leia mais

1. GRAVITAÇÃO PARTE I

1. GRAVITAÇÃO PARTE I 1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo

Leia mais

Galileu Galilei ( )

Galileu Galilei ( ) Galileu Galilei (1564 1642) Teve primeiro de derrubar toda a anterior astronomia E depois toda a astrologia Embaixador inglês em Veneza ao tornar conhecimento das teorias que Galileu publicou em Sidereus

Leia mais

Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra?

Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra? Se a maçã cai, por quê a Lua não cai na terra? Felipe, Henrique, Yasmin, Mina e Marina Vilela Segundo Trimestre-2017 Professor Henrique Picallo MECÂNICA CLÁSSICA Área da Física que estuda o movimento dos

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

Marcio José da Silva; Osvaldo de Souza

Marcio José da Silva; Osvaldo de Souza Marcio José da Silva; Osvaldo de Souza Introdução A escolha deste tema se deve à importância da revolução científica ocorrida nos séculos XVI e XVII, na nossa visão, fundamental para a compreensão da concepção

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogéri

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogéri Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel Geometria da Sombra nos eclipses: Revisão:

Leia mais

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês

O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês O que é a gravidade? Thiago R. P. Caramês Vitória, 11 de Novembro de 2018 As quatro forças fundamentais 1. Força Nuclear Forte: mantém a coesão do núcleo atômico (intensidade: 1) 2. Força Nuclear Fraca:

Leia mais

TC I e a LEIC. O que é um Engenheiro da LEIC FEUP? Objectivos da LEIC FEUP: Requisitos de Conhecimentos: Que desafios presentes e futuros?

TC I e a LEIC. O que é um Engenheiro da LEIC FEUP? Objectivos da LEIC FEUP: Requisitos de Conhecimentos: Que desafios presentes e futuros? TC I e a LEIC O que é um Engenheiro da LEIC FEUP? Que desafios presentes e futuros? Objectivos da LEIC FEUP: Conhecimentos, capacidades e atitudes para exercer a profissão? Componentes de "educação liberal

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO CONTEXTO Fim do Feudalismo Formação das Monarquias Europeias. Renascimento Urbano e Comercial Surgimento das Universidades (Reis + Igreja Católica). Afetaram o modo de

Leia mais

O que existe no Universo

O que existe no Universo Ciências Físico-Químicas - 7º ano O que existe no Universo M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza O que existe no Universo? Universo Planetas Sol Via láctea Galáxias Estrelas Como sabemos o que existe?

Leia mais

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V 1. Desde a antiguidade, existiram teorias sobre a concepção do universo. Por exemplo, a teoria Aristotélica propunha que a Terra seria o centro do universo e todos os astros descreveriam órbitas circulares

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler

Leia mais

1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar:

1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar: Exercitando Ciências Tema: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano. 1. Observe

Leia mais

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO 1 ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO A ESCOLÁSTICA E OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES ALBERTO MAGNO TOMÁS DE AQUINO Buscaram provar a existência de Deus utilizando argumentos racionais. 2 A UNIDADE ENTRE A FÉ

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogério Riffel e-mail: riffel@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~riffel Sala: N106 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler

Leia mais

POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU?

POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU? POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU? Não percebemos a Terra se movendo contraintuitivo Modelo heliocêntrico contrariava frontalmente o pensamento aristotélico. Aristóteles: Sol jamais poderia ocupar o centro

Leia mais

2ª OLIMPÍADA GOIANA DE ASTRONOMIA (OGA) PROVA NÍVEL 1 ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

2ª OLIMPÍADA GOIANA DE ASTRONOMIA (OGA) PROVA NÍVEL 1 ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 2ª OLIMPÍADA GOIANA DE ASTRONOMIA (OGA) PROVA NÍVEL 1 ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II www.sgdcgoias.org Informações aos alunos participantes: Somente será aceito realizar a prova, portanto lápis, borracha

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 7 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

telescópios, apenas utilizando intrumentos inspirados nos instrumentos gregos e das grandes navegações para medidas precisas das posições de

telescópios, apenas utilizando intrumentos inspirados nos instrumentos gregos e das grandes navegações para medidas precisas das posições de Introdução à Astronomia Semestre: 2014.1 1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Convite para Lual Astronômico Tycho Brahe e seu Observatório Tycho T h B h fez Brahe f observações b õ muito it acuradas d d do céu

Leia mais

0 mensageiro sideral: Galileu Galilei

0 mensageiro sideral: Galileu Galilei A C o n s t r u ç ã o d e u m a N o v a C iê n c ia 0 mensageiro sideral: Galileu Galilei A consolidação do sistema heliocêntrico deixava um problema sério a ser resolvido: como explicar os movimentos

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Introdução Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Revisão - Eclipses Os eclipses acontecem quando ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, de forma que a sombra da Lua atinge

Leia mais

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação 1. (Unicamp 015) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas

Leia mais

Idade Moderna. Revolução copernicana. Com diversos slides de Roberto Boczko

Idade Moderna. Revolução copernicana. Com diversos slides de Roberto Boczko Idade Moderna Revolução copernicana Com diversos slides de Roberto Boczko 1 Copérnico 1550 Não há deferente ou equante 2 Explicação das laçadas M3 T3 3 4 M4 T4 Sol T2 T1 M2 M1 1 2 Esfera das estrelas fixas

Leia mais

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu

PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos

Leia mais

Aula 4 DINÂMICA I - 1ª LEI DE NEWTON (PRINCÍPIO DE INÉRCIA) Menilton Menezes

Aula 4 DINÂMICA I - 1ª LEI DE NEWTON (PRINCÍPIO DE INÉRCIA) Menilton Menezes Aula 4 DINÂMICA I - 1ª LEI DE NEWTON (PRINCÍPIO DE INÉRCIA) META Realizar pequenos experimentos para introduzir conceito de força e a primeira lei de Newton OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA

MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA RAIO X DA PROVA TÓPICO 1 - MECÂNICA 1.1 CINEMÁTICA CINEMÁTICA ESCALAR VETORIAL MU MUV ANGULAR MCU MU v = CONSTANTE V = Δs Δt s = s 0 + v. t ESCALAR s

Leia mais

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - 2018 1. (FUNREI-97) Duas, entre as luas de Júpiter, Têm raios de órbitas que diferem por um fator de 2. Qual a razão entre os seus períodos

Leia mais

Leis de Kepler Miguel Migu Net N a, 2, j 0 a 0 n 8 eiro de 2019 [Imagem:

Leis de Kepler Miguel Migu Net N a, 2, j 0 a 0 n 8 eiro de 2019 [Imagem: Miguel Neta, 2008 janeiro de 2019 [Imagem: www.wonderwhizkids.com] Sistema Geocêntrico Grécia antiga A Terra como centro geométrico do Universo. Lua Mercúrio Vénus Sol Marte Júpiter Saturno estrelas numa

Leia mais

REFORMULAÇÃO DA LEI DOS PERÍODOS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS NEWTONIANOS

REFORMULAÇÃO DA LEI DOS PERÍODOS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS NEWTONIANOS REFORMULAÇÃO DA LEI DOS PERÍODOS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS NEWTONIANOS Lucas Lopes da Silva Santos; Manuella de Andrade Albuquerque; Allan Giuseppe de Araújo Caldas; Arthur Vinicius Ribeiro de Freitas Azevedo;

Leia mais

Fundamentos de Astronomia Turma (T)

Fundamentos de Astronomia Turma (T) Nelson Vani Leister IAG- Dep.Astronomia Os Babilônios Os Gregos Uma visão Geral AGA-0215 Fundamentos de Astronomia Turma 201704 (T) Aula #2 Thales Escola Pitagórica A noção detempo sempre Ordem dominava

Leia mais

Noções de Astronomia e Cosmologia

Noções de Astronomia e Cosmologia Noções de Astronomia e Cosmologia 2. O Universo Mecânico. O Nascimento da Astrofísica. Prof. Pieter Westera pieter.westera@ufabc.edu.br http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/astro.html As Observações

Leia mais

Tema 3 - Um panorama histórico da física III. Assunto: A ciência na Renascença. Parte 1

Tema 3 - Um panorama histórico da física III. Assunto: A ciência na Renascença. Parte 1 Universidade Federal de Ouro Preto ICEB - Departamento de Física Professor Armando Brizola FIS119 - A física no mundo moderno Tema 3 - Um panorama histórico da física III Assunto: A ciência na Renascença

Leia mais

HISTÓRIA DA ASTRONOMIA

HISTÓRIA DA ASTRONOMIA UNIFORTE PRÉ-VESTIBULAR HISTÓRIA DA ASTRONOMIA Prof. Giovane Irribarem de Mello ASTRONOMIA ANTIGA Registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.c. e se devem aos chineses, babilônios,

Leia mais

Forças e Movimento. Força e movimento ao longo da história

Forças e Movimento. Força e movimento ao longo da história Forças e Movimento Prof. lucasmarqui A força é uma das principais grandezas estudadas em Física, e sua definição geralmente está associada a ações como puxar, chutar, empurrar e arrastar, o que transmite

Leia mais

FÍSICA - ROGÉRIO PORTO Gravitação Universal

FÍSICA - ROGÉRIO PORTO Gravitação Universal FÍSICA - ROGÉRIO PORTO Gravitação Universal 1. Analise as proposições abaixo sobre as principais características dos modelos de sistemas astronômicos. I. Sistema dos gregos: a Terra, os planetas, o Sol

Leia mais

Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP

Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384

Leia mais

RENÉ DESCARTES ( )

RENÉ DESCARTES ( ) RENÉ DESCARTES (1596 1650) Mais importante como filósofo do que como cientista. Entretanto, foi um dos autores que mais influenciaram Newton. Autor do célebre Discurso do Método (1637), onde apresenta

Leia mais

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Currículo Estadual Rio de Janeiro Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Cosmologia - Movimento - Compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção

Leia mais

Curso dedicado à formação de astrólogo clássico.

Curso dedicado à formação de astrólogo clássico. M A T E R I A L C U R S O ASTROLOGIA CLÁSSICA Curso dedicado à formação de astrólogo clássico. A Astrologia tem o propósito de nos apresentar potencialidades em termos de eventos, que podem ser expressos

Leia mais

OS PRIMEIROS MODELOS COSMOLÓGICOS MODERNOS. Anderson Moraes

OS PRIMEIROS MODELOS COSMOLÓGICOS MODERNOS. Anderson Moraes OS PRIMEIROS MODELOS COSMOLÓGICOS MODERNOS Anderson Moraes Modelos Cosmológicos modernos. Einstein De Sitter Lemaitre Friedmam Eddington COSMOLOGIA Cosmologia é o estudo em larga escala do Universo, sua

Leia mais

Movimentos da Terra e da Lua e eclipses. Gastão B. Lima Neto IAG/USP

Movimentos da Terra e da Lua e eclipses. Gastão B. Lima Neto IAG/USP Movimentos da Terra e da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto IAG/USP AGA 210 2 semestre/2006 Nascer do Sol Movimento aparente do Sol Movimento aparente dos astros frequência quotidiana. Interpretação? (1)

Leia mais

FICHA DE TRABALHO Nº 1. UNIDADE I: TERRA NO ESPAÇO CAPÌTULO 2: CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEMA: Revisões dos conteúdos leccionados no capítulo

FICHA DE TRABALHO Nº 1. UNIDADE I: TERRA NO ESPAÇO CAPÌTULO 2: CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEMA: Revisões dos conteúdos leccionados no capítulo FICHA DE TRABALHO Nº 1 UNIDADE I: TERRA NO ESPAÇO CAPÌTULO 2: CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEMA: Revisões dos conteúdos leccionados no capítulo Modalidade: Explicações Nome do aluno: Ano de escolaridade: TERRA

Leia mais

Relação ciência e religião

Relação ciência e religião UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA LICENCIATURA EM FÍSICA GRAVITAÇÃO Relação ciência e religião Julgamento de Galileu Galilei Alunos Gabriel Almeida Bispo dos Santos nº USP: 9051293 Lucas Vieira

Leia mais

Lista de Gravitação Universal

Lista de Gravitação Universal Lista de Gravitação Universal Prof. Ric Dúvidas e Resolução energiaquantizada.com Questão 1: Um homem na Terra pesa 1,00 10 3 N. Qual o seu peso em Júpiter sabendo-se que, comparado com a Terra, esse planeta

Leia mais

EAC-082: Geodésia Física. Aula 2: Introdução à Teoria do Potencial

EAC-082: Geodésia Física. Aula 2: Introdução à Teoria do Potencial EAC-082: Geodésia Física Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges Aula 2: Introdução à Teoria do Potencial 1 https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1/18 Lei da Gravitação Universal Embora os

Leia mais

PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA

PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA MARATONA PISM I PROFESSOR ALEXANDRE SCHMITZ FÍSICA TÓPICO 1 - MECÂNICA 1.1 CINEMÁTICA CINEMÁTICA ESCALAR VETORIAL MU MUV ANGULAR MCU MU v = CONSTANTE V = Δs Δt s = s 0 + v. t ESCALAR s = s 0 + v 0 t +

Leia mais

Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido

Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão

Leia mais

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Um pouco de história da Astronomia A regularidade dos movimentos do Sol e das outras estrelas, da Lua, o aparecimento

Leia mais

Gravitação. Aron Maciel

Gravitação. Aron Maciel Gravitação Aron Maciel 1 Contexto Histórico Assim como a maior parte da física clássica, quase tudo que nós sabemos sobre Gravitação se baseia na observação do universo. Há registros dessas observações

Leia mais

Ondas & Mecânica MEEC/IST Aula # 14

Ondas & Mecânica MEEC/IST Aula # 14 Ondas & Mecânica MEEC/IST Aula # 14 Sumário Prof. Pedro T. Abreu abreu@lip.pt Atrito e Rolamento As Leis de Kepler e a sua dedução a partir do Movimento num campo de Forças central. O Universo está escrito

Leia mais

O texto e a imagem trazem representações da teoria do Big-Bang. Descreva, de maneira simplificada, como a teoria explica o surgimento do universo:

O texto e a imagem trazem representações da teoria do Big-Bang. Descreva, de maneira simplificada, como a teoria explica o surgimento do universo: 1 - Leia o trecho abaixo e observe a imagem: On line 6º ano / 2ºTrimestre Quanto à origem do Universo, são muitas as teorias que buscam explicar a sua criação, porém, a mais aceita pela classe científica

Leia mais

Aristóteles (sec. IV ac - Grécia) Física Aristotélica

Aristóteles (sec. IV ac - Grécia) Física Aristotélica Aristóteles (sec. IV ac - Grécia) Física Aristotélica O mundo era descrito qualitativamente. Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar) Cada elemento tem um lugar próprio

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com efabiopablo.wordpress.com Conteúdo O humanismo e o Renascimento Cultural Marco Polo. Multimídia A arte renascentista e o mecenato A Revolução Científica #Conceito O Renascimento foi um movimento artístico,

Leia mais

Exercícios Gravitação Universal

Exercícios Gravitação Universal Exercícios Gravitação Universal DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 9ª EF PROFESSOR: PATRICK DE ALMEIDA 01) Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas. ( ) 1. Os planetas ao descreverem

Leia mais

Ensino de Astronomia

Ensino de Astronomia Ensino de Astronomia História Aula I Astronomia antiga Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Em algum lugar, algo maravilhoso está esperando para ser descoberto Carl Sagan O que é Astronomia? Astronomia

Leia mais

Galileu e o telescópio

Galileu e o telescópio Galileu e o telescópio EIXO PRINCIPAL A descoberta e o uso do raciocínio científico por Galileu foi uma das mais importantes conquistas da história do pensamento humano e marca o começo real de Física.

Leia mais