HABILIDADES. Identificar o que diferencia o ser humano dos outros animais. Compreender o que significa ter saúde.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HABILIDADES. Identificar o que diferencia o ser humano dos outros animais. Compreender o que significa ter saúde."

Transcrição

1 ssociação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL Disciplina: Ciências Trimestre: 1º CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Os seres humanos. Desenvolvimento dos seres humanos. Cuidados com a saúde. Higiene bucal. O corpo humano. Partes do corpo humano. Cuidados com o corpo humano. Os animais. Tipos de animais. Habitat dos animais. Alimentação dos animais. Compreender que o ser humano também é animal, porém tem capacidade que nenhum outro animal tem. Identificar o que diferencia o ser humano dos outros animais. Compreender que todas as pessoas devem ser tratadas com igualdade. Compreender que os seres humanos crescem e se desenvolvem ao longo da vida. Identificar as características de cada fase da vida desde o nascimento: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Compreender o que significa ter saúde. Conhecer e adquirir hábitos e atitudes importantes para ter boa saúde. Conhecer o nome de algumas partes do corpo e localizá-las. Identificar os sentidos e reconhecer que percebemos o mundo por meio deles. Debates. Trabalhos em grupo. Trabalhos individuais. Atividade Pontuada. Pesquisas. testes. Provas.

2 Disciplina: Ciências Trimestre: 1º Reprodução dos animais. Entender que os alimentos são a fonte de energia dos seres humanos. Reconhecer a importância de ter uma alimentação adequada. Conhecer o trajeto do alimento no corpo humano. Compreender que respirar é fundamental para a vida. Entender que a respiração é um ato involuntário e o seu processo. Entender que o sangue é o responsável pela distribuição dos nutrientes e do gás oxigênio para todo o corpo. Compreender que os animais são seres vivos. Reconhecer uma das principais características dos animais. -.

3 Disciplina: Ciências Trimestre: 1º Distinguir os diferentes ambientes onde vivem os animais. Compreender a classificação dos animais terrestres e aquáticos. Conhecer a forma de locomoção dos animais. Classificá-los em carnívoros, onívoros e herbívoros.

4 Disciplina: Ciências Trimestre: 2º Os vegetais. Ambiente de vida dos vegetais: ambiente aquático, seco e úmido. Partes das plantas. Ciclo de vida dos seres vivos (plantas e animais). Recursos naturais (solo, água, ar). Modificações do meio ambiente. Compreender que as plantas são seres vivos. Reconhecer as necessidades das plantas. Entender que muitas plantas são usadas pelo ser humano, principalmente como alimento. Compreender que as plantas vivem em diferentes ambientes. Compreender que os vegetais têm períodos de vida diferentes. Identificar as partes de uma planta. Compreender que todos os seres vivos têm um ciclo de vida. Conhecer o ciclo de vida de um animal. Compreender que as plantas são seres vivos e também têm um ciclo de vida. Compreender que os animais nascem de diferentes formas. Compreender que alguns animais passam por metamorfose. Debates. Trabalhos em grupo. Trabalhos individuais. atividade Pontuada. Pesquisas. testes. Provas.

5 Disciplina: Ciências Trimestre: 2º Conhecer como nascem as plantas. Compreender o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Compreender o que são recursos naturais. Conhecer a importância dos recursos naturais para os seres vivos Compreender que há diferentes tipos de solo. Identificar algumas características da água. Distinguir os estados físicos da água. Compreender que o ar é o vento em movimento e é uma mistura de gases. Compreender que os seres humanos modificam o ambiente. Conhecer algumas das modificações feitas pelo ser humano.

6 Disciplina: Ciências Trimestre: 3º Os materiais. Mudança de estado físico dos materiais. O lixo. O Céu e a Terra. Terra, Sol e Lua. Os dias e as noites. Animais de hábitos noturno e diurno. Tecnologia dos materiais. Criações das pessoas. Tecnologia. Tecnologia dos materiais. Compreender que os objetos podem ser feitos de materiais diversos. Entender que cada material têm suas características. Conhecer as propriedades de alguns materiais. Compreender que para fazer um objeto é importante a escolha do material adequado. Reconhecer que os materiais podem se apresentar em três diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Entender que os materiais podem mudar de um estado físico para outro. Situar nosso planeta, a Terra como pertencente a um conjunto maior, juntamente com outros corpos celestes. Conhecer alguns astros, como as estrelas, os satélites, os cometas e os asteróides. Conhecer algumas maneiras de estudar o céu. Conhecer as características do nosso planeta. Identificar o Sol e algumas de suas características. Debates. Trabalhos em grupo. Trabalhos individuais. Atividade Pontuada. Pesquisas. testes. Provas.

7 Disciplina: Ciências Trimestre: 3º Professor(a) : Flávia, Geisa e Stela. Identificar a Lua e algumas de suas características. Entender que a Terra gira ao redor do seu próprio eixo (movimento de rotação). Associar a existência dos dias e das noites e o movimento aparente do sol. Escrever um texto expositivo a partir de um modelo. Reconhecer e valorizar a importância das invenções para o desenvolvimento da humanidade. Identificar tecnologias que modificam a nossa vida. Entender o que é tecnologia. Conhecer alguns dos problemas do emprego de tecnologias mal planejadas. Associar o desenvolvimento tecnológico ao desenvolvimento de novos materiais. Entender que um material pode dar origem a novos materiais, com propriedades diferentes.

8 Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL Série: 2º ano Turmas: 21, 22 e 23. Leitura e interpretação de texto. Parlendas e trava-língua. Poemas e adivinhas. Textos instrucionais. Letra de canção. Carta enigmática. Leitura de gibis e revistas. Gramática Letras maiúsculas e minúsculas. Ordem alfabética. Letra, sílaba e palavra. Vogais e consoantes. Divisão silábica. Formação de frases. Localizar informações explícitas em um texto. Inferir uma informação implícita em um texto. Interpretar texto com auxílio de material gráfico. Recitar trava-línguas. Usar conhecimento de texto instrucional para montar um tabuleiro de jogo da velha. Explicar como o ritmo, a rima ou forma contribui para o significado do poema. Aprender uma brincadeira. Ouvir um conto da literatura de Cordel. Fazer comentários sobre o conto. Expressar-se articulando a imaginação, a emoção e a sensibilidade à reflexão. Leitura e interpretação de texto. Ditados. Produção de texto. Trabalhos em grupo. Trabalhos individuais. Atividade Pontuada. Testes. Provas.

9 Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º ano Turma: 21, 22 e 23. Ortografia Letras t/d, f/v, b/p, m antes de p/b, c/g, c/qu. Expressar-se articulando a imaginação, a emoção e a sensibilidade à reflexão. Observar, experiências e conhecer uma nova modalidade de artes visuais. Apreciar arte de modo sensível, observando como interesse às relações entre o homem e a realidade compreendendo o percurso do artista.

10 Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 2º Leitura e interpretação de texto. Cantigas e contos. Texto expositivo. Histórias em quadrinhos. Texto instrucional. Gramática Sílaba tônica. Acento circunflexo e acento agudo. Frase. Ponto final e reticências. Ponto de exclamação, interrogação e o uso da vírgula. Ortografia Letras g/gu, r/rr, s/ss, c/ç.. Interpretar texto com auxílio de material gráfico. Identificar a finalidade características dos textos de diferentes gêneros. Identificar o efeito de sentido decorrentes de aspectos lingüísticos. Recontar um conto. Ler um conto identificando personagem principal e suas características. Conhecer texto expositivo localizando informações. Produzir texto descritivo. Escrever corretamente palavras com g/gu, r/rr. Reconhecer frases declarativas, exclamativas e interrogativas. Identificar o uso do ponto final e das reticências. Reconhecer legendas e suas finalidades. Produzir legendas por meio de informações apresentadas. Leitura e interpretação de texto. Ditados. Produção de texto. Trabalhos em grupo. Trabalhos individuais. Atividade Pontuada. Testes. Provas.

11 Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 2º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º ano Turma: 21, 22 e 23. Ler histórias em quadrinhos reconhecendo suas características. Reconhecer textos instrucionais e suas características. Produzir texto instrucional utilizando conceitos estudados. Escrever corretamente palavras com s/ss, c/ç conhecendo as regras de orientação de uso. Saber utilizar os sinais de pontuação. Fazer o uso da vírgula em situações de enumeração.

12 Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 3º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º ano Turma: 21, 22 e 23. Interpretação de texto (artigos jornalísticos) Fábulas. Contos de fadas. Textos expositivos. Gramática Substantivo comum e próprio. Gênero do substantivo (masculino e feminino). Número do substantivo (singular e plural). Adjetivo. Concordância: adjetivo e substantivo. Ler artigo jornalístico identificando suas características. Ler fábulas reconhecendo as diferenças com relação a outras narrativas. Produzir artigo jornalístico fazendo uso dos conceitos estudados. Atribuir título ao artigo jornalístico. Reconhecer substantivos classificando-os em próprios e comuns. Escreve corretamente palavras com c/ç, s/ss. Conhecer e aplicar as regras de uso das letras s/z. Ampliar o conhecimento sobre o conto reconhecendo suas características. Ler texto expositivo com informações expostas por meio da comparação. Produzir narrativa a partir do uso dos substantivos. Identificar gênero e número do substantivo. Identificar e fazer uso dos diferentes sons da letra z. Leitura e interpretação de texto. Ditados. Produção de texto. Trabalhos em grupo. Trabalhos individuais. Atividade Pontuada. Testes. Provas.

13 Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 3º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º ano Turma: 21, 22 e 23. Ortografia Letras s/z. Sons da letra z. Escrever corretamente substantivos terminados em M no plural. Ler contos de fadas identificando suas características. Plural em ns. Letra H no início da palavra. Ch/lh/nh. Produzir a continuação de um conto de fadas utilizando conceitos estudados. Elaborar uma entrevista com personagens de contos de fadas. Reconhecer e utilizar adjetivos para caracterizar personagens. Fazer concordância do adjetivo com o substantivo. Escrever corretamente palavras com h (inicial), nh, lh e ch.

14 Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º ano Turma: 21, 22 e 23. Números naturais de 0 a 99. Adição simples e subtração simples. Formas geométricas planas e espaciais. Números ordinais. Situações- problema envolvendo adição e subtração. Ordem crescente e decrescente. Dezena. Adição com reserva e subtração com recurso. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano. Reconhecer a existência de símbolos e nomes para representar quantidades. Identificar informações em tabelas e gráficos. Construir gráficos de barras com base em informações de tabela. Associar a adição às situações de juntar e de acrescentar, traduzindo-as por meio de uma sentença matemática. Realizar adições com dois ou três números. Associar a subtração às situações de tirar, de comparar ou de completar quantidades, traduzindo-as por meio de uma sentença matemática. Resolver problemas envolvendo situações de adição ou subtração e construir, a partir delas, os significados dessas operações. Reconhecer formas geométricas espaciais e formas geométricas planas. A avaliação será realizada por meio da participação e do interesse do aluno. Exercícios orais e escritos. Atividade Pontuada. Testes e provas trimestrais. Supermercado. Desempenho em jogos.

15 Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º ano Turma: 21, 22 e 23. Nomear alguns sólidos geométricos e figuras geométricas planas. Nomear sólidos geométricos e figuras geométricas planas. Reconhecer os vértices, faces e arestas dos sólidos geométricos. Quantificar os vértices e lados das figuras geométricas planas. Desenvolver habilidades de percepção visual. Realizar agrupamentos de base 10 por meio de uma representação escrita, usando algarismos. Identificar a ordem dos números na unidade e na dezena.

16 Disciplina: Matemática Trimestre: 2º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º ano Turma: 21, 22 e 23. Medidas de tempo (horas, dias, semanas, meses e ano). Sistema de numeração decimal. Escrita por extenso. Centena. Multiplicação. Dobro e triplo. Tabuada de 0 a 5. Decompor um número em dezenas e unidades. Identificar o antecessor e o sucessor de um número. Reconhecer e interpretar informações em tabelas e gráficos. Adicionar e subtrair dezenas exatas. Conhecer os diferentes instrumentos de medida de tempo. Identificar os dias da semana, os meses do ano e as horas como medidas de tempo. Realizar leitura das horas utilizando relógio analógico. Identificar os dias da semana e sua ordem. Reconhecer os meses do ano e sua ordem. Associar a adição a situações de juntar e acrescentar, traduzindo-as por meio de uma sentença matemática. A avaliação será realizada por meio da participação e do interesse do aluno. Exercícios orais e escritos. Atividade Pontuada. Testes e provas trimestrais. Supermercado. - Desempenho em jogos. Realizar a soma até 99 com reserva de dois ou mais números naturais por meio de uma técnica operatória.

17 Disciplina: Matemática Trimestre: 2º Associar a subtração a situações de tirar, de completar e de comparar, traduzindo-as por meio de uma sentença matemática. Realizar operações de subtração entre dois números naturais até 99 sem recurso. Associar a multiplicação a situações que representam adições de parcelas iguais traduzindo-as por meio de uma sentença matemática.

18 Disciplina: Matemática Trimestre: 3º Idéias de divisão. Metade. Dúzia e meia dúzia. Linhas e retas. Medidas de comprimento, massa e capacidade. Adição com reagrupamento na ordem das unidades, dezenas e centenas. Subtração com recurso na ordem das unidades e dezenas. Associar a operação divisão a situações de repartir uma quantidade em partes iguais ou determinar quantas vezes uma quantidade cabe em outra quantidade. Associar situações práticas à adição, à subtração, à multiplicação e à divisão de números naturais. Ler e reconhecer informações em tabelas e gráficos. Construir gráficos de barras a partir de informações fornecidas em tabelas. Diferenciar linhas retas e linhas curvas. Classificar linhas curvas em abertas e fechadas. Reconhecer figuras geométricas planas fechadas. Realizar medidas com unidades padronizadas. A avaliação será realizada por meio da participação e do interesse do aluno. Exercícios orais e escritos. Atividade Pontuada. Testes e provas trimestrais. Supermercado. Desempenho em jogos. Identificar os instrumentos e as unidades de medida.

19 Disciplina: Ensino Religioso Trimestre: 1º 1- Ser humano (único e especial). 2- A identidade do ser humano. 3- Qualidades próprias do ser humano. 4- Caracterização do ser humano (sentimentos, vontades, liberdade e capacidade transformadora). 5- As virtudes como construção de nossa humanidade. Reconhecer-se como ser único e especial. Reconhecer e valorizar o outro como semelhante e aprender a respeitá-lo. Identificar em si e nos outras qualidades pessoais. Expressar e compartilhar idéias e descobertas. Reconhecer a importância da prática das virtudes para o seu desenvolvimento pessoal e social. Observação da participação e interesses dos alunos. Exercícios orais e escritos. Trabalhos individuais e em grupos. Participação em rodas.

20 Disciplina: Ensino Religioso Trimestre: 2º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º Turmas: 21, 22 e A importância de Deus em nossas vidas. 7- Deus criador, amigo, protetor e companheiro. 8- A importância da oração. 9- comunicação para a construção de um mundo fraterno. Perceber a existência de um Deus criador. Reconhecer o poder da oração em nossas vidas. Interpretar fábulas e parábolas. Vivenciar atitudes de respeito, responsabilidade e comprometimento com toda a criação. Constatar que o ser humano tem necessidade de vivenciar momentos importantes. Perceber a oração como possibilidade de comunicação com Deus. Observação da participação e interesses dos alunos. Exercícios orais e escritos. Trabalhos individuais e em grupos. Participação em rodas.

21 Disciplina: Ensino Religioso Trimestre: 3º PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Série: 2º Turmas: 21, 22 e A natureza como criação que revela a presença de Deus. 11- Preservação da natureza. 12- A natureza como responsabilidade do ser humano. 13- Religião e religiosidade. Identificar a presença de Deus em toda a natureza. Vivenciar atitudes de respeito com a natureza. Reconhecer a interdependência entre todos os seres da natureza. Definir e reconhecer diferentes símbolos. Desenvolver a capacidade de silêncio, admiração e contemplação. Identificar as diferentes maneiras de rezar. Reconhecer-se como parte da grande família humana. Observação da participação e interesses dos alunos. Exercícios orais e escritos. Trabalhos individuais e em grupos. Participação em rodas.

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º Ano-EF Sílabas (páginas 49 a 51) M antes de P e B, e N no final (páginas 52 e 53) Acento agudo e circunflexo (páginas 62 e 63) R inicial, RR, R entre vogais (páginas 64 e 65) Sinais de pontuação (páginas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO 3 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto. Sequência e coerência de ideias. Criatividade. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Masculino e feminino. Singular

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 2ª etapa: 16/05 a 31/08 2º Ano A/B Ensino Fundamental Educadoras: Flávia/Márcia 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Leitura e interpretação

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Problemas de adição com dezena Dezenas exatas Dezena e unidade Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Gêneros textuais: Poema, conto, cartaz, canção, texto informativo, quadrinhas. Gramática: Paragrafação, Noções de substantivo e adjetivo.

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO LEITURA Identificar a finalidade de um texto. LEITURA 1º ANO Identificar, em palavras, a representação de unidades sonoras como letras com mais de uma correspondência sonora. Identificar, em palavras,

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior, E 1º TRIMESTRE DE 2016. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA ROSEMEIRE ANTONIA DOS SANTOS Ler com

Leia mais

CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / º Ano do Ensino Fundamental

CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / º Ano do Ensino Fundamental CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / 2017 Leitura e interpretação de Textos Produção Textual Margem e Parágrafo Letra Maiúscula e Minúscula Separação Silábica Pontuação: ponto final, ponto de

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A):Adriana Marques Daloy TURMA: 2º Ano Fund. PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2016 a 09/12/2016 DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: Gêneros textuais: Poema, conto, cartaz,canção,

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares e ímpares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Números ordinais Problemas de adição com dezena Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto Fonemas

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2017

UNIDADES DE ESTUDO 2017 UNIDADES DE ESTUDO 2017 1ª etapa: 02/02 a 12/05 2º Ano A Ensino Fundamental Educadora: Pollyanna 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Unidade 1 Livro didático -Poesia

Leia mais

Ensino Fundamental 1º ano

Ensino Fundamental 1º ano Ensino Fundamental 1º ano Prezado (a) Aluno (a), É com muita alegria, neste início de ano letivo, que damos as boas vindas a todos vocês, pois entendemos que iniciar cada ano é para todos nós um momento

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano Numeração até 59 Adição e subtração Vizinhos Ditado de números Escrita dos números por extenso Problemas de adição e subtração Figuras geométricas Ordem crescente

Leia mais

Admissão de alunos MAIO/2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI Todo teste/diagnóstico terá como foco:

Admissão de alunos MAIO/2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI Todo teste/diagnóstico terá como foco: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI de textos multimodais (poesias, músicas, leituras de imagens, mapas, gráficos e tabelas) Resolução de situações problemas Interpretação Localizar informações explícitas

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 PROFESSOR (A):Adriana Daloy e Eliene TURMA: 2º Ano Fund. I PERÍODO DA ETAPA: 03/09/2017 a 14/12/2017 (3ª ) DISCIPLINA: Português Gêneros textuais: Poema,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 1. Leitura Gêneros textuais conto, fábula, entrevista, diário, biografia, carta, receita, uso do dicionário (verbete). 2. Aspectos gramaticais alfabeto, ordem alfabética, vogais e consoantes, encontro

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 1º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 1º BIMESTRE 1º ano CIÊNCIAS CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 1º BIMESTRE 1º ano Unidades I e II Como você é. As partes do corpo. Sentindo o ambiente. Cuidados com o corpo. (Livro páginas: 18, 19, 20, 21, 26, 27, 28, 34 e 35) Unidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º PERÍODO PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º PERÍODO PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO: 2015-2016 1º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO Articulação, entoação Princípio de cortesia Fonemas Fronteira de palavra Letra, sílaba, palavra, frase Enriquecimento vocabular

Leia mais

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES:

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES: Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

Rio, 07/12/11 Circular n 189/12. Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101)

Rio, 07/12/11 Circular n 189/12. Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101) Rio, 07/12/11 Circular n 189/12 Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101) 1º 07h30/08h20 Matemática Est. Soc. Português 2º 08h20/09h10 Inglês Alemão Ciências 3º 09h10/10h00

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Reconhecer os usos sociais e as funções da escrita 2. Compreender diferenças entre

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018 LEITURA LEITURA 1.º ANO bd4 bd5 bd6 bd7 bd8 bd31 bd32 bd33 Ler palavras. Ler frases. Localizar informações explícitas em um texto. Reconhecer o assunto de um texto. Identificar a finalidade de um texto.

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018 Componente Língua Portuguesa Professor: Ludmila, Thaisa, divina, Ana Paula, Gabriella e Meire. Curricular: Segmento: Ensino Fundamental I Ano/Série: 2º ano Apresentação da disciplina A disciplina de Língua

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 2º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 2º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 2º BIMESTRE 1º ano Numeração até 39 Adição Vizinhos Ditado de números Dezena Problemas simples Números na forma ordinal A dezena Fonemas até S Leitura e Interpretação Uso do

Leia mais

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA Legenda Números e operações Grandezas e medidas Espaço e forma Tratamento da informação - ao longo dos capítulos UNIDADE 1 1º ANO 1. Noções e conceitos Noções de

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º BIMESTRE 1º ANO

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º BIMESTRE 1º ANO 1º ANO Numeração até 9 Vizinhos Contagem de elementos Mais perto ou mais longe Na frente, atrás ou entre Em cima ou embaixo Dentro ou fora Mesmo sentido ou sentido contrário Vogais (maiúsculas e minúsculas)

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2018

UNIDADES DE ESTUDO 2018 UNIDADES DE ESTUDO 2018 2ª etapa: 14/05 a 31/08 2º Ano A Ensino Fundamental Educadora: Ester Lilian 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Leitura e interpretação de texto

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 9 Vizinhos Contagem de elementos Mais perto ou mais longe Na frente, atrás ou entre Em cima ou embaixo Dentro ou fora Direito e esquerdo Vogais (maiúsculas e minúsculas) Letras de

Leia mais

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral Conteúdos Programáticos 2º ano de escolaridade Português COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral EXPRESSÃO ORAL Intencionalidade comunicativa Regras e papéis

Leia mais

COLÉGIO VERITAS.

COLÉGIO VERITAS. 1ºANO 15/06 Português 16/06 Matemática 17/06 História / Inglês 18/06 Geografia 19/06 Ciências Leitura / Completando o texto / Escrever frases / Vogais e consoantes / Quantas letras tem a palavra / Separação

Leia mais

CONTEÚDO EXAME FINAL 2016

CONTEÚDO EXAME FINAL 2016 5º ANO THERE IS A TOWN. PLACES UNIDADE 2 (PÁG.13,82 E 83) SCHOOL SUBJECTS AND DAILY- UNIDADE 3 (PÁG. 24 E 90) I M BETTER TODAY. SICKNESS- UNIDADE 4 (PÁG. 30 E 97) MESES, ADJETIVOS E COMPARATIVOS- UNIDADE

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano EM DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Leitura Gêneros textuais e-mail, cartão postal, poema, conto, entrevista, biografia, diário, carta, imagem,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Unidade VIII (A rua) Tema 1: Os tipos de rua Ruas arborizadas CIÊNCIAS Unidade IX (Observando ao seu redor) Tema 1: Observando a natureza As plantas Os animais O céu Unidade VIII (A rua) Tema 1:

Leia mais

Avaliações Mensais - 1º bimestre Conteúdo Mensal do 1 Bimestre

Avaliações Mensais - 1º bimestre Conteúdo Mensal do 1 Bimestre CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL 2 ANO - VESPERTINO Mensais - 1º bimestre 2014 Leitura e interpretação de texto Alfabeto págs. 16 a 21 Escrevendo certo p ou b págs. 22 e 23 Ordem alfabética págs.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano Fund 1 DISCIPLINA: Português 1. Leitura: Gêneros Textuais diário, biografia, carta, e-mail, notícia, reportagem, receita. 2. Aspectos gramaticais substantivo e adjetivo, frase e tipos de

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 06/02 a 28/04/16 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, resumo de livro (oralmente), receita, história em quadrinhos,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 153000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2016/ 2017 1ºano Plano Curricular 1ºciclo Área: MATEMÁTICA UNIDADE 1 geometria e medida Localização e orientação no espaço

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE - 2013 2º ANO A Leitura de textos instrucionais; Percepção de que o gênero é organizado em duas partes: lista de materiais e modo de fazer; Reconhecimento da importância

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

Conteúdos das avaliações do 2º Bimestre. Vamos estudar?

Conteúdos das avaliações do 2º Bimestre. Vamos estudar? 1º Ano Ensino Fundamental Vamos estudar? 24/06 (segunda-feira) Geografia: Na escola (pág:58). Observando uma paisagem (pág:62). A convivência na escola (pág:63). 25/06(terça-feira) Ciências: A Alimentação

Leia mais

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 2º ano Língua Portuguesa Identificar letras quando misturadas a desenhos, números e/ou a outros símbolos

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!!

1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!! Em: 16/04/2013. 1º Ano do Ensino Fundamental Vamos estudar para as Avaliações!! Artes _ 18/04 (5ª feira). _ Noção Corporal _ As mãos (pág. 8) _ Frente e Costas (pág. 9) Ciências _ 19/04 (6ª feira). _ O

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Leitura Gêneros textuais e-mail, cartão postal, poema, conto, entrevista, biografia, diário, carta, imagem, resumo de livro,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 3º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 3º BIMESTRE 1º ano CIÊNCIAS CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 3º BIMESTRE 1º ano Unidade VI A casa Tema 3: Cuidado com a casa. Usando a água em casa. Unidade VII A escola Tema 3: Os objetos escolares. Os objetos escolares podem

Leia mais

Língua Portuguesa 1º ano GUE GUI til til Observação

Língua Portuguesa 1º ano GUE GUI til til Observação Língua Portuguesa 1º ano Categorização gráfica das letras. Nome das letras. Traçado das letras de forma maiúsculas. A ordem alfabética. Identificação das vogais e das consoantes. Análise do sistema ortográfico:

Leia mais

COLÉGIO VERITAS SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 1º BIMESTRE 1º ANO

COLÉGIO VERITAS SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 1º BIMESTRE 1º ANO 1º ANO 29/04 - Português Leitura e interpretação / Famílias silábicas do b, c, d, f, g / Ditado / Separação de sílabas / Alfabeto minúsculo e maiúsculo / Vogais e consoantes / Número de sílabas. Estudar

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Reconhecimento das letras do alfabeto Reconhecimento dos numerais de 1 a 20; Escrita do nome; Representação simbólica gráfica. Conteúdos

Leia mais

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas 2º ANO números até 99 composição e decomposição de números até 99 números vizinhos até 99 escrita por extenso do nome dos números até 99 dúzia e meia dúzia dezena e meia dezena números pares e ímpares

Leia mais

COLÉGIO VERITAS SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 4º BIMESTRE 1º ANO

COLÉGIO VERITAS SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 4º BIMESTRE 1º ANO 1º ANO 27/11 - Português Leitura e interpretação de texto / Famílias silábicas nh, lh, qu, gu / Encontros consonantais / Sons do x / Ordem alfabética / Separação e quantidade de sílabas / Acento agudo

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental

Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental Leitura; Contagem, leitura e escrita dos números de 1 a 10; Alfabeto; Ordens crescente e decrescente; Formação de palavras; Correspondência

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 2ª etapa: 13/05 a 30/08 2º Ano A e B Ensino Fundamental Educadoras: Rose e Jéssica 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Leitura e interpretação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MARIA MONTESSORI

CENTRO EDUCACIONAL MARIA MONTESSORI CENTRO EDUCACIONAL MARIA MONTESSORI GRUPO DE TRABALHO: 3º ANO EDUCADORA: SILVANA RAMOS 2017 TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental

Leia mais

Coordenação Pedagógica / PROFESSORAS BEATRIZ e IVONE Em 21/11/2017 Favor assinar o canhoto e devolver no dia seguinte.

Coordenação Pedagógica / PROFESSORAS BEATRIZ e IVONE Em 21/11/2017 Favor assinar o canhoto e devolver no dia seguinte. SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUPERVISÃO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMAS A/B PROFESSORAS: BEATRIZ E IVONE Dia 06/12/2017 (4ª feira): Língua Portuguesa Dia 11/12/2017 (2ª feira): Matemática Dia

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

Colégio Saber Construindo o conhecimento QSC 12 Lotes 1 e 3, Taguatinga, Brasília - DF Fone:(61)

Colégio Saber Construindo o conhecimento QSC 12 Lotes 1 e 3, Taguatinga, Brasília - DF Fone:(61) Ensino Fundamental I 3º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática PROFESSOR Priscila Monteiro Carvalho / Neisa CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL A/B EMENTA Construir o significado de números

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO LETIVO 2014/2015 GRUPO DO 2º ANO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSÃO E EXPRESSÃO ORAL: campo lexical e semântico; o Texto oral e escrito; o Sons e fonemas; o Texto

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3 º BIMESTRE/2016

HORÁRIO DE PROVAS 3 º BIMESTRE/2016 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMAS A/B/C/D PROFESSORAS MARIA BEATRIZ, IVONE, ELAINE E MARIANA Dia 20/09/2016 (3ª feira ): Inglês Dia 21/09/2016 (4ª feira): Língua Portuguesa Dia 22/09/2016 (5ª feira):

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO RECUPERAÇÃO / 2013

CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO RECUPERAÇÃO / 2013 CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO Leitura e Interpretação de texto / Gramática: sílabas, número e separação de sílabas / Ortografia: formação de palavras e frases, palavras com R, RR, S, SS, Z, X,

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P1 DO 3º BIMESTRE 1ºANO 31/08 Português 01/09 Matemática 02/09 História / Inglês 03/09 Geografia 04/09 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P1 DO 3º BIMESTRE 1ºANO 31/08 Português 01/09 Matemática 02/09 História / Inglês 03/09 Geografia 04/09 Ciências 1ºANO 31/08 Português 01/09 Matemática 02/09 História / Inglês 03/09 Geografia 04/09 Ciências Leitura / Cons h / as, es, is, os, us / ar, er, ir, or, ur / Os dígrafos: rr, ss, ch, lh / s com som de z /

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1: No mundo da imaginaão Capitulo 1: O sonho é possível Hora

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Unidade 2 -outubro Unidade 1 - setembro PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores Conteúdos Organização e Tratamento de Dados Organização e

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA

1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números. As letras Poema Alfabeto Os nomes Convite de aniversário Letras maiúsculas

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2015

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2015 PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2015 3ª etapa: 02/09 a 11/12 2º Ano A/B Ensino Fundamental Educadoras: Simone / Thaiana 1 LÍNGUA PORTUGUESA -Leitura e interpretação de texto Alfabetização e Letramento Ortografia

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO

Leia mais

QUADRO CURRICULAR GERAL ENSINO fundamental 2 o ANO

QUADRO CURRICULAR GERAL ENSINO fundamental 2 o ANO 3 QUADRO CURRICULAR GERAL ENSINO fundamental 2 o ANO 22 LÍNGUA PORTUGUESA ALFABETIZAÇÃO INICIAL Projeto: Todos nós, cada um de nós Legendas Projeto: Entrou por uma porta, saiu pela outra Legendas Projeto:

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 2015 PROFESSORA FABIANE DISCIPLINA(S): PORTUGUÊS / GEOGRAFIA / CIÊNCIAS / HISTÓRIA / MATEMÁTICA / RELIGIÃO PORTUGUÊS Bilhete. Bilhete ou carta?

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais poema, conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, imagem, resumo de livro, receita, história em quadrinhos. 2. Aspectos gramaticais o uso

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 2º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 2º BIMESTRE 1º ano 1º ano Unidade 3- O corpo muda Páginas: 40 até 51 Unidade 5- O lugar de morar Páginas: 70 até 80 O tempo passa Páginas: 56 até 65 Unidade 5 - Colors Unidade 6 - Parts of the body Unidade 7 - School objects

Leia mais

DISCIPLINA DATA CONTEÚDO

DISCIPLINA DATA CONTEÚDO CRONOGRAMA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2ª AVALIAÇÃO GLOBAL 1º ANO DO ENS. FUND. I / 2ª UNIDADE / 2018 DISCIPLINA DATA CONTEÚDO LÍNGUA PORTUGUESA CIÊNCIAS MATEMÁTICA 14/08 (Terça-feira) 16/08 (Quinta-feira)

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

GABARITO 3º ANO. Item Habilidades Descrição Categoria Pontos 1. Nome e sobrenome A 2. Somente o nome B 1 Não reconhecível C 0 Ausência de resposta D 0

GABARITO 3º ANO. Item Habilidades Descrição Categoria Pontos 1. Nome e sobrenome A 2. Somente o nome B 1 Não reconhecível C 0 Ausência de resposta D 0 GABARITO 3º ANO PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Item Habilidades Descrição Categoria Pontos 1 Nome e sobrenome A 2 Escrever o próprio nome Somente o nome B 1 Não reconhecível Ausência de resposta 2 3.1 3.2

Leia mais