Medição do Retorno sobre o Investimento nas redes sociais da empresa: MITOS e REALIDADES. Março de 2014 #SocROI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medição do Retorno sobre o Investimento nas redes sociais da empresa: MITOS e REALIDADES. Março de 2014 #SocROI"

Transcrição

1 Medição do Retorno sobre o Investimento nas redes sociais da empresa: MITOS e REALIDADES Março de 2014 #SocROI

2 INTRODUÇÃO Quando se trata de marketing nas redes sociais, talvez não haja nenhum outro tema que se discuta mais do que a determinação e apresentação de relatórios de retorno sobre o investimento, o ROI. O pessoal de marketing entende intuitivamente que a construção do conhecimento sobre o mercado é essencial. Obviamente, seus clientes precisam conhecer sua marca, seu produto ou serviço para poder comprá-lo. Porém, o conhecimento e a construção da marca não são suficientes. Empresas como os varejistas, que normalmente estão presentes tanto off-line como on-line, têm inúmeras variáveis para poder entender o ROI, como as informações do ponto de venda e as compras on-line. Captura e interpretação de dados de múltiplas fontes, que nem sempre estão integrados, podem representar uma complicação adicional. O estudo recente da Oracle Socially Enabled Enterprise mostra que oito de cada dez líderes de marketing e TI acreditam que suas organizações aumentarão o investimento em aplicativos de negócios sociais no próximo ano. Um aumento no financiamento deve dar aos profissionais de marketing ideias sobre como demonstrar que o ROI estratégico dos negócios é uma prioridade para continuar trabalhando em iniciativas sociais. Este documento explica por que essa definição do ROI pode ser trabalhada de forma unificada, estruturada e simples. Também proporciona um marco para ampliar a definição de ROI e aumentar a maturidade organizacional para a medição e monetização. Finalmente, desmente alguns dos mitos sobre o ROI e pretende mostrar a relação entre os indicadores chave de desempenho (KPIs) social que as organizações já podem obter e como alinhá-los aos objetivos e metas comerciais e organizacionais mais amplas.

3 ADAPTAÇÃO PARA O CLIENTE SOCIAL Já foi amplamente divulgado que a situação está mudando em Marketing e TI. A Gartner, uma empresa de análise setorial, previu que o orçamento de tecnologia para marketing será maior do que o de TI em O número de pessoas que participa das redes sociais não apresenta sinais de diminuição: No entanto, apenas um terço dos CMOs afirmam que são capazes de demonstrar quantitativamente o impacto de seus gastos com marketing em geral. A medição das redes sociais é ainda pior apenas 15% dos CMOs conseguem relatar os impactos quantitativos que vêm de seus esforços em marketing social. Os consumidores estão interagindo com as organizações de diferentes formas, através de múltiplos canais (social, on-line, telefone, etc.) e têm expectativas altas. Quando se trata de resolver reclamações de clientes, por exemplo, 25% dos clientes que reclamam no Twitter ou Facebook esperam uma resposta dentro de uma hora. 7 Levando em consideração que o Facebook tem 727 milhões de usuários ativos diariamente em média, 8 é cada vez mais difícil atender as necessidades do cliente socialmente conectado e satisfazer suas expectativas. A jornada do cliente, no entanto, nem sempre é tão simples como um ato de ação-reação em uma rede social. É provável que um cliente que esteja considerando fazer uma compra peça opiniões em sua rede social antes de comprar. Uma pesquisa mostra que 90% de todas as compras estão sujeitas à influência social. A mesma pesquisa mostrou que 68% dos +73% dos adultos nos Estados Unidos usam algum tipo de rede social e 42% utilizam duas ou mais 2 +A nível mundial, mais de 1,8 bilhão de pessoas acessam as redes sociais. Número que deve chegar a 2,55 bilhões em Os usuários das redes sociais também estão cada vez mais móveis. +76% dos usuários ativos do Twitter usam dispositivos móveis milhões de usuários do Facebook participam usando produtos móveis o Facebook 5 usuários do Facebook ficam só espiando, ou seja, que raramente publicam algo, mas verificam suas atualizações para obter informações. A influência social nem sempre é visível para o pessoal de marketing a partir da analítica social básica, o que leva ao argumento de que as organizações precisam de uma solução integral de Experiência do Cliente (CX) para obter uma visão mais clara do cliente e entender a atribuição a diferentes canais durante a jornada que começa com a sensibilização, vai até a consideração e a possível escolha e afirmação.

4 BIG DATA A ARCA DO TESOURO OU A CAIXA DE PANDORA? Em resumo, a quantidade de dados criados e recopilados é enorme. A empresa de análises setoriais IDC prevê que, em geral, os dados crescerão 50 vezes mais até MITO: Não vale a pena o tempo e o esforço para estudar tantos dados e tratar de associá-los ao ROI social. O famoso estatístico e escritor Nate Silver, que utiliza dados e estatísticas para analisar eleições e esportes, tenta colocar essa enorme quantidade de dados em perspectiva: Todo dia, três vezes por segundo, produzimos o equivalente à quantidade de dados que a biblioteca do Congresso tem em sua coleção impressa completa. A maioria desses dados é... irrelevante. Se você não tem boas técnicas para filtrar e processar as informações, terá problemas. 11 Para se ter uma ideia do que ocorre nas redes sociais, considere que: + Em média, são enviados 500 milhões de tweets por dia 12 + É feito o upload de 100 horas de vídeo no YouTube a cada minuto milhões de pessoas usam o Google+ todos os meses para enviar mensagens, fazer chamadas de vídeo e endossar as empresas com o botão IDEIAS QUE DERIVAM DOS DADOS Mais importantes do que o volume de dados são a qualidade da captura e a análise dos dados e isso é especialmente certo quando se trata de analisar a eficácia das iniciativas nas redes sociais. Com acesso oportuno aos dados do Twitter e uma análise precisa, por exemplo, é possível inferir o contexto sobre o que está ocorrendo em um determinado momento e ajustar os programas de marketing de acordo com isso. Os dados analisados também podem ser utilizados para tomar decisões mais ágeis. Uma área onde a agilidade na tomada de decisões entra em jogo é a gestão de crises e problemas. O tempo é fundamental quando uma empresa enfrenta uma crise ou tem um problema de disponibilidade de serviço de alto perfil, por exemplo, já que a reputação da marca e as vendas futuras podem estar em jogo. Soluções de escuta devem analisar rapidamente o sentido das milhões de conversas do Twitter, mensagens do Facebook, notícias on-line e discussões dentro das comunidades. Como um administrador de comunidade ou um executivo de marketing garante que os dados são exatos e podem ser usados?

5 MITO: Não há nenhuma maneira de medir o valor da escuta social. A solução de escuta da Oracle, por exemplo, utiliza uma série de tecnologias avançadas para isolar o conteúdo irrelevante, descartá-lo e apresentar as informações com clareza e em contexto. Dados limpos associados a fortes capacidades de análise economizam tempo e dinheiro para ajudar a organização a tomar decisões melhores e a calcular o ROI. Uma solução de escuta eficaz deve incluir vários idiomas e fontes de dados. O suporte a vários idiomas é essencial para as marcas de âmbito global já que 80% dos usuários ativos do Facebook 15 e 77% dos usuários do Twitter 16 moram fora dos Estados Unidos e Canadá. Na seção seguinte, propõe-se um marco conceitual para ajudar a guiar os profissionais de marketing conforme categorizam os tipos de medidas disponíveis e fontes de informação e dados de toda a organização o que pode traduzirse como uma compreensão confiável do ROI. MARCO DO ROI DO MARKETING SOCIAL MODERNO Quando as redes sociais começaram a ser usadas para marketing, não existiam as melhores práticas de negócio e determinar o ROI era algo ilusório. Embora as organizações fossem capazes de rastrear o progresso linear dos indicadores básicos - fãs, pessoas clicando em curtir, cliques e número de respostas era um desafio associar qualquer destas métricas ao ROI. Com o passar do tempo e com melhores abordagens na coleta de dados e gerenciamento das redes sociais, a taxa com base na qual as organizações atualizam a eficácia do marketing social e a divulgação do ROI varia muito. Muitos estão presos à etapa de usar apenas KPIs básicos e divulgá-los como se fossem o ROI. MITO: A medição social ainda está em fase experimental, portanto não há formas padrão para relatar o ROI.

6 ROI E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Aumentar a maturidade social de uma organização pode ter um impacto direto nos resultados. As empresas digitalmente mais maduras têm vantagens de desempenho mensuráveis: + 9% mais receita em média + 26% mais rentáveis que a concorrência no setor + 12% mais valorização no mercado 17 MITO: O ROI social não interessa à liderança. Compreender melhor onde a organização está hoje com os relatórios sobre o ROI revela o caminho para avançar, usando o modelo de transformação operacional da Oracle para o marketing social. O modelo proporciona uma visão geral de toda a empresa, incluindo as áreas que tradicionalmente não são consideradas aplicáveis aos negócios sociais, pois podem beneficiar-se com a estratégia social da empresa. HÁ QUATRO PASSOS PARA A TRANSFORMAÇÃO: 1. Determinar os KPIs utilizados para rastrear o desempenho em relação aos objetivos do negócio 2. Correlacionar os indicadores sociais com os KPIs do negócio 3. Avaliar a condição atual e determinar a condição desejada 4. Identificar os recursos e construir um plano de trabalho

7 1. CONVERTER OS KPIs SOCIAIS EM KPIs DE NEGÓCIO Os objetivos do negócio, as metas e os KPIs de cada organização variam de acordo com a natureza dos negócios e o setor. Exemplos de KPIs de negócio: + Número de clientes + Retenção de clientes 2. CORRELACIONAR OS KPIs SOCIAIS COM OS KPIs DO NEGÓCIO Os KPIs do negócio normalmente podem ser correlacionados com os KPIs sociais e os dados que a organização já consegue coletar. Exemplos: + Participação no mercado + Compras + Tamanho médio dos pedidos + Satisfação do cliente + Suporte ao cliente KPI social Conversas Curtir/seguidores Solicitações de serviço ao cliente Alcance Demografia e localização KPI do negócio Número de clientes ou clientes potenciais Retenção de clientes ou suporte Serviço de atendimento ao cliente, satisfação do cliente custo e/ou tempo de solução de problemas Valor da marca ou participação Expansão do mercado MITO: Não há uma forma de correlacionar os indicadores sociais com as métricas e objetivos mais amplos do negócio No estudo da Oracle sobre colaboração na empresa, dois benefícios chave que estão vinculados ao ROI menor tempo de comercialização de produtos e serviços (47% marketing; 43% TI) e redução dos custos do projeto (23% marketing; 36% TI) apresentaram melhores resultados em termos de como as organizações utilizam estas métricas hoje.

8 3. AVALIAR A CONDIÇÃO ATUAL Dentro do modelo de transformação, existem cinco áreas para avaliar: } 1. PESSOAS 2. MÉTRICAS E KPI 3. FERRAMENTAS E APLICATIVOS 4. PROCESSOS HABILITADOS 5. DADOS + Pessoas - funções, formação e áreas de especialização + Métricas e KPIs - informações e medidas coletadas hoje + Ferramentas e aplicativos - tecnologia e serviços para a gestão dos relacionamentos sociais e de integração com outras áreas da empresa + Dados - Tipo e volume de dados coletados - tanto estruturados como não estruturados, onde estão e quem os controla + Processos ativados - fluxos de trabalho para a participação da comunidade, solução de problemas, gestão de crises, conteúdo compartilhado etc. Dentro de cada uma dessas áreas, há quatro níveis mediante os quais se pode classificar uma organização: ADOTAR + Começar a adotar atividades nas redes sociais + Ter interações básicas com clientes através das redes sociais APROVEITAR CONDUZIR + Aproximando-se da monetização e determinando as métricas operacionais do ROI + Os departamentos operacionais ainda estão em silos, mas começam a aproveitar alguns dados sociais + Começando a aproveitar canais múltiplos e a usar ferramentas integradas para marketing social + Calcular um maior nível de ROI que aproveite informações como dados de compra ou a queda no volume de chamadas ao call center INOVAR + Utilizando ferramentas e processos plenamente integrados através de múltiplas funções e departamentos + Tornando os dados acessíveis para toda a organização

9 Área ADOTAR APROVEITAR CONDUZIR INOVAR PESSOAS Ter conhecimentos básicos de Facebook, Twitter etc. Dominar as múltiplas redes sociais Aproveitar vários sites sociais e entender as mídias complementares Trabalhar com canais integrados através dos departamentos MÉTRICAS & KPI Interações, cliques, fãs, seguidores Respostas, receita, seguidores, fãs Medidas básicas da receita KPIs de Negócio FERRAMEN- TAS E APLI- CATIVOS Soluções de ponto social pagas ou gratuitas ou ferramentas oferecidas pelas próprias redes sociais Ferramentas básicas de escuta e participação Ferramentas integradas de edição, conteúdo, fluxo de trabalho, análise, escuta e participação Gestão de campanhas em diferentes canais; business intelligence; painéis de gestão DADOS Dispersos, incompletos Em silos (diferentes departamentos ou grupos) Visão de 360 de clientes, dados sociais integrados Dados sociais integrados, selecionados e acessíveis PROCESOS HABILITA- DOS Responder às mensagens; programas específicos Capturar mensagens e publicar ofertas/ anúncios Integrar conversas sociais com outros canais Interagir internamente com programas de diferentes canais; definir o público de forma previsível levando em conta o ROI A maioria das organizações encontra-se mais adiantada em determinadas áreas do que outras. 4. IDENTIFICAR OS RECURSOS SOCIAIS E CONSTRUIR UM PLANO DE TRANSFORMAÇÃO Neste passo, combinam-se os objetivos empresariais, a avaliação organizacional e os KPIs sociais para determinar os recursos necessários para passar da condição atual à condição desejada. Dependendo do objetivo da organização, é possível que seja necessário contratar pessoas com diferentes conjuntos de habilidades, treinar o pessoal atual, identificar novas ferramentas ou desenvolver um conjunto de estratégias. No estudo recente da Oracle, Socially Driven Collaboration, 36% dos profissionais de marketing e profissionais de TI acreditam que necessitam adquirir novas habilidades baseadas na evolução de seu papel em relação aos negócios sociais e 18% indicaram que teriam que contratar pessoas com diferentes conjuntos de habilidades.

10 EXEMPLO: MELHORANDO A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE Se uma organização deseja fazer um levantamento nas redes sociais para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas, pode seguir este caminho: Condição atual - adotar Marco 1 - aproveitar Marco 2 - liderar Condição desejada - inovar Participação básica na comunidade + mensagens chave específicas + participando em conversas Melhorar a eficácia do programa + Soluções de escuta, publicação e participação Melhorar o foco e trabalhar através de silos + dados demográficos e geográficos e segmentação de clientes + cooperação entre marketing e TI Provocar um impacto mensurável nas vendas e no atendimento ao cliente (KPI do negócio) + automação totalmente integrada de marketing, Soluções comerciais, de CRM e SRM + gestão de campanhas em diferentes canais MEDIR O DESEMPENHO SOCIAL EM OUTRAS PARTES DA ORGANIZAÇÃO O poder social pode e deve ser tecido junto com a trama da organização. Também será necessária a cooperação entre grupos que talvez não estejam acostumados a trabalhar juntos. Embora o trabalho entre os departamentos possa ser um desafio, isso trará benefícios ao aumentar a cooperação entre marketing e TI em especial. Quando TI e marketing colaboram, 74% dos líderes de marketing e 71% dos de TI indicam que são mais eficazes. Outros benefícios apontados pelos líderes de marketing e de TI, que colaboram mais entre si, incluem mensagens de marketing mais fortes e mais convincentes, menor tempo de comercialização, maior aceitação dos produtos/serviços e menor taxa de rejeição. 18 MITO: Os meios de comunicação social somente se aplicam ao marketing.

11 Aproveitando as práticas sociais empresariais e compartilhando os conhecimentos em toda a organização, a empresa toda pode beneficiar-se. À medida que há maior integração do social ao negócio, os impactos positivos podem sentir-se em muitas áreas, como no desenvolvimento de produtos, vendas, call center entre outras. Também há um aumento no perfil e no alcance dos executivos de marketing. O estudo da Oracle chamado Socially Driven Collaboration demonstra que quando o marketing colabora com TI, os benefícios atingem o coração do ROI: mensagens mais fortes/convincentes, menor tempo de comercialização, maior aceitação dos produtos/serviços e menor taxa de rejeição. Aqui estão algumas medidas adicionais que os grupos podem empregar: Função do negócio Recopilação de dados ROI Marketing e comunicações + Fãs + Seguidores + Curtir + Impressões + Sentimento + Peso dos fãs (por exemplo: resultado da influência) + Fidelização de clientes + Menor tempo de comercialização + Mensagens mais fortes e mais relevantes + Consideração e eleição Comércio e vendas + Conversões + Tamanho médio de venda + Cliques + Aumentar share of wallet + Aumentar a participação no mercado Atendimento ao cliente + Número de publicações sociais + Solução de problemas do cliente + Economia no call center + Melhorar a satisfação do cliente Recursos Humanos + Visualizações de anúncios de emprego + Solicitações recebidas + Prospectos identificados + Base de talentos + Novas contratações Colaboração interna + Compartilhar as melhores práticas com os departamentos + Aproveitar o amplo conjunto de conhecimentos e recursos a nível mundial + Melhorar a satisfação do cliente + Menor tempo de comercialização de novos produtos e serviços

12 CONCLUSÃO Converter-se em um negócio social não acontece de um dia para o outro, algumas áreas das empresas se transformam em sociais com mais facilidade do que outras. No entanto, uma coisa está clara: quando uma empresa começa a seguir o caminho demonstrando um ROI tangível, isso pode ajudar a justificar futuros investimentos em programas sociais e atrair outros grupos dentro da organização. O âmbito social pode ajudar muitas áreas da empresa: impulsionar o conhecimento da marca, aumentar a receita, promover a fidelização da marca, transmitir liderança, cultivar futuros clientes, atrair novos talentos e melhorar o relacionamento com clientes no mundo todo. Usando um processo estruturado, é possível chegar a ser uma organização socialmente mais madura com capacidade de identificar métricas de atribuição em diferentes canais para compreender melhor os clientes e demonstrar o ROI. Quando as capacidades sociais vão mais além do marketing, a cooperação entre diferentes grupos é essencial. Marketing e TI têm vantagens claras quando se trata de por onde começar com a estratégia social empresarial. O Marketing pode ter experiência com o social desde uma perspectiva de participação, enquanto a área de TI tem o conhecimento dos sistemas que causam impacto em cada parte da organização. As soluções de tecnologia e patrimônio da Oracle são soluções integradas onde se capturam dados de sistemas sociais e de outras fontes e que podem ser correlacionados com as métricas do negócio. Relações diretas podem ser traçadas entre as métricas do negócio e os indicadores sociais. Quando se trata da captura de dados, análise e integração, a Oracle está em uma posição única. Milhares de empresas confiam seus dados à Oracle. Somente a Oracle é capaz de proporcionar uma solução completa, integrada e global de marketing, serviço, vendas, comércio e gestão de capital e talento humano, que pode unificar e conectar os canais. Para obter mais informações sobre as soluções Oracle Social Cloud, acesse: com/social Envie um Twitter #SocROI com perguntas ou comentários sobre como sua organização está medindo o ROI.

13 REFERÊNCIAS 1 Gartner: En el 2017 el CMO gastará más en TI que el CIO ( pt?open=512&objid=202&- mode=2&pageid=5553&resid= ) 2 Pew Internet and American Life Project Social Media Update ( org/reports/2013/social-media-update/ Main-Findings.aspx) 3 emarketer ( Reaches-Nearly-One-Four- Around-World/ ) 4 Twitter Fact Sheet ( 5 Facebook Key Facts ( 6 MarketingProfs ( cmos-struggle-to-valuateimpact-of-marketing-spend-optimis-tic-about-economy) 7 Lightspeed Research: El cliente Social (2011) 8 Facebook Key Facts ( 9 Social Annex 10 World s data will grow by 50X in next decade, IDC study predicts. Computerworld. June 28, ( 11 Advertising Analytics 2.0. Harvard Business Review. Marzo de Wes Nichols. ( org/2013/03/advertising-analytics-20/) 12 Twitter Fact Sheet ( 13 YouTube Statistics Webpage ( 14 Google is far from losing the war over social. Time. Oct. 3, ( com/2013/10/03/google-is-far-from-losing-the-warover-social/) 15 Facebook Key Facts 16 Twitter Fact Sheet 17 CapGemini The Digital Advantage: How digital leaders outperform their peers in every industry ( 18 Socially Driven Collaboration. Oracle-sponsored study conducted by Leader Networks and Social Media Today ( com/socially-driven-collaboration-whitepapersocbizresearch-pt2)

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

Módulo 2. As Empresas e as Redes Sociais

Módulo 2. As Empresas e as Redes Sociais Módulo 2 As Empresas e as Redes Sociais Introdução Eco sistemas de negócio Aplicações de negócio Construir uma empresa Tácticas/ Estratégias Segmentação Gestão - Profissionais Custo Gestão de tempo ROI

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais

Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais Interatividade em várias interfaces e formatos Compartilhamento ilimitado Mobilidade: tuitamos e até blogamos em qualquer lugar Conteúdo

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND Mídias Sociais nos Negócios GorillaBrand BRAND Marketing de Relacionamento Estratégias Empresa Marca Faturamento Clientes Uso de estratégias Relacionamento Empresa x Cliente Gera Valorização da Marca Aumento

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1 LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 Visão Brasil As cinco principais tendências em atração de talentos que você precisa saber 2013 LinkedIn Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa?

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? Guia de Métricas Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? QUAIS MÉTRICAS ACRESCENTAM PARA A DIRETORIA DA EMPRESA? Quem trabalha com marketing digital sabe que nem sempre é tão fácil provar

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA

CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA A forma tradicional de governar, em geral, tem se distanciado da população. Há poucos canais de diálogo e participação popular. Parte disso se deve à burocracia

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Os modelos atuais para governança partem de processos empresariais serviços prestados, modelos

Leia mais

A compra de TI e as redes sociais

A compra de TI e as redes sociais Solicitada por A compra de TI e as redes sociais Como as redes sociais transformaram o processo de compras B2B e as melhores práticas para adaptar as suas estratégias de marketing à nova realidade BRASIL

Leia mais

António Amaro Marketing Digital Junho 2014 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

António Amaro Marketing Digital Junho 2014 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS FACTOS A Internet mudou profundamente a forma como as pessoas encontram, descobrem, compartilham, compram e se conectam. INTRODUÇÃO Os meios digitais, fazendo hoje parte do quotidiano

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

13 Passos para Implementar Marketing Digital do Zero

13 Passos para Implementar Marketing Digital do Zero 13 Passos para Implementar Marketing Digital do Zero Autor Kleber Fígaro Administrador de Empresas Pós-Graduado em Marketing Digital Sócio-Fundador da Training Tecnologia Plano de Marketing Digital Disponibilizamos

Leia mais

Azul cada vez mais perto de seus clientes com SAP Social Media Analytics e SAP Social OnDemand

Azul cada vez mais perto de seus clientes com SAP Social Media Analytics e SAP Social OnDemand Azul cada vez mais perto de seus clientes com SAP Social Media Analytics e SAP Social OnDemand Geral Executiva Nome da Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA Indústria Aviação comercial Produtos e Serviços

Leia mais

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS Business-to-Business À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não

Leia mais

SEO Search Engine Optimization. Thiago Bacchin Fevereiro, 2013

SEO Search Engine Optimization. Thiago Bacchin Fevereiro, 2013 SEO Search Engine Optimization Thiago Bacchin Fevereiro, 2013 Introdução ao SEO Conceito teórico de SEO...refere se a um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

Criando presença com as páginas do Facebook

Criando presença com as páginas do Facebook Páginas do 1 Criando presença com as páginas do Sua Página Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o para se conectar com amigos e compartilhar coisas que gostam. Este guia foi desenvolvido

Leia mais

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015.

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. Redes Sociais Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. REDES SOCIAIS Criar uma presença online é um passo obrigatório para qualquer negócio

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

E-Book! O que é Inbound Marketing?

E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book O que é Inbound Marketing? Estamos em um período de transição de modelos mentais e operacionais entre o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing. Este e-book

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet.

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet. Algumas pesquisa realizada recentemente, revelaram resultados surpreendentes sobre o uso da Internet nas empresas no Brasil. Neste artigo interpreta alguns dados e lhe revela as soluções que podem ajudar

Leia mais

Vídeo In-Stream É isso que os consumidores querem

Vídeo In-Stream É isso que os consumidores querem 1 Introdução Um vídeo qualquer tela. A MediaMind está trabalhando para transformar essa ideia em realidade. Uma plataforma e um único fluxo de trabalho que gerencia, serve e rastreia os recursos de vídeo

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Mídias Sociais em Negócios B2B Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Seu setor está atento as oportunidades das mídias sociais? Alguns estão! Existem muitas oportunidades para setores atentos as mídias sociais

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

RECONHECIMENTO DE ALGUNS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

RECONHECIMENTO DE ALGUNS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO WESLLEYMOURA@GMAIL.COM RECONHECIMENTO DE ALGUNS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANÁLISE DE SISTEMAS ERP (Enterprise Resource Planning) Em sua essência, ERP é um sistema de gestão empresarial. Imagine que você tenha

Leia mais

Balanced Scorecard. by Edmilson J. Rosa

Balanced Scorecard. by Edmilson J. Rosa Balanced Scorecard Balanced Scorecard O Balanced Scorecard, sistema de medição de desempenho das empresas, foi criado por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School. Tendo como

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA MAIS VENDAS E MENOR CUSTO DE MARKETING! UMA FERRAMENTA COMPLETA PARA IMPACTAR O CLIENTE CERTO, NA HORA CERTA, COM A MENSAGEM CERTA E NO CANAL CERTO. A Jeenga é uma plataforma

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados

Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados 26 de Agosto de 2015 Belo Horizonte - MG Joe Jackson Sangalli Vidor Joe Jackson Sangalli Vidor Diretor da 2ck Marke.ng

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Como monitorar o que estão falando da minha empresa

Como monitorar o que estão falando da minha empresa http://www.tecnocratadigital.com.br/wp-content/uploads/2010/11/social-media-optimization.jpg Como monitorar o que estão falando da minha empresa nas Mídias Sociais de forma simples e direta. Paulo Milreu

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Como cultivar leads do Comitê de TI

Como cultivar leads do Comitê de TI BRASIL Como cultivar leads do Comitê de TI O marketing está ajudando ou atrapalhando? Confiança + Credibilidade devem ser CONQUISTADAS O profissional de marketing moderno conhece a importância de cultivar

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Google AdWords Fundamentals

Google AdWords Fundamentals Google AdWords Fundamentals Introdução O Google AdWords é a principal ferramenta publicitária do Google a qual integra os principais mídias publicitárias disponíveis na Internet, atualmente é usada por

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

Como posso encontrar

Como posso encontrar Como posso encontrar o CRM certo para a minha empresa? guia preparado por Por que administrar o seu negócio com planilhas e e-mails não dá certo A maioria das pequenas empresas acompanha os clientes, inicialmente,

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda.

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda. COMÉRCIO ELETRÔNICO Introdução O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de

Leia mais

Para multiplar os visitantes do seu site

Para multiplar os visitantes do seu site 7Fontes de Tráfego Para multiplar os visitantes do seu site apresentação youtube Link Building Midias Socias SEO Email Marketing Blog Remarketing /raphael.ciciriello @rciciriello @rciciriello email marketing

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais RESUMO EXECUTIVO Muito tem se falado em era da informação, informação é poder, etc. Mas o que realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais que

Leia mais

Especialização como exigência do anúncio:

Especialização como exigência do anúncio: Marketing e Igreja. Especialização como exigência do anúncio: Formar profissionais globais; Competitividade do mercado; Nível de conhecimento diferenciado; Imagem, atendimento e valorização do elemento

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Para competir com eficácia, as empresas da atualidade precisam se adaptar a um ambiente tecnológico que sofre rápidas mudanças.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04)

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04) Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04) 1 CRM Sistema de Relacionamento com clientes, também

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas edição 04 Guia do inbound marketing Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Há um tempo atrás o departamento de marketing era conhecido

Leia mais

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz.

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. Seu porta-voz na sociedade digital. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. A é uma agência de Comunicação Integrada, com uma equipe especialista

Leia mais

MARKETING l COMUNICAÇÃO

MARKETING l COMUNICAÇÃO MARKETING l COMUNICAÇÃO A MMNIETO A MM NIETO é uma empresa especializada no desenvolvimento projetos voltados para a área de marketing e comunicação. Cada projeto é realizado conforme a oportunidade do

Leia mais

Preparando--se para o desafio do cliente individual e digital Preparando Mauro Segura Marketing e Comunicação IBM Brasil Estudo Global 2013/2014 + 4.000 entrevistas 70 países +20 segmentos de mercado CEOs,

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Ganhe Dinheiro na Internet

Ganhe Dinheiro na Internet Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br Bem-vindoà versão de demonstração do curso! Vocêpoderá conferir alguns vídeos do curso antes de efetuar sua compra Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing Planejamento de Marketing Histórico da Empresa Segmento: Coaching Conceito: Ajudar o cliente a utilizar da melhor maneira todas as suas habilidades para alcançar os seus objetivos. Coaching Integrativo

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção MARKETING EMPRESARIAL Especialização em Gestão da Produção Aula 1 Introdução à disciplina Conceitos e histórico Importância do marketing para a organização Ambiente de marketing Informações básicas Responsável:

Leia mais

INTERNET NA MEDIDA. Carga Horária A palestra tem uma carga horária de 2 horas.

INTERNET NA MEDIDA. Carga Horária A palestra tem uma carga horária de 2 horas. INTERNET NA MEDIDA O SEBRAE acredita na força da internet e por isso desenvolveu um conjunto de produtos para os empresários de microempresas ampliarem sua rede de contatos, estruturarem o relacionamento

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais