Medição do Retorno sobre o Investimento nas redes sociais da empresa: MITOS e REALIDADES. Março de 2014 #SocROI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medição do Retorno sobre o Investimento nas redes sociais da empresa: MITOS e REALIDADES. Março de 2014 #SocROI"

Transcrição

1 Medição do Retorno sobre o Investimento nas redes sociais da empresa: MITOS e REALIDADES Março de 2014 #SocROI

2 INTRODUÇÃO Quando se trata de marketing nas redes sociais, talvez não haja nenhum outro tema que se discuta mais do que a determinação e apresentação de relatórios de retorno sobre o investimento, o ROI. O pessoal de marketing entende intuitivamente que a construção do conhecimento sobre o mercado é essencial. Obviamente, seus clientes precisam conhecer sua marca, seu produto ou serviço para poder comprá-lo. Porém, o conhecimento e a construção da marca não são suficientes. Empresas como os varejistas, que normalmente estão presentes tanto off-line como on-line, têm inúmeras variáveis para poder entender o ROI, como as informações do ponto de venda e as compras on-line. Captura e interpretação de dados de múltiplas fontes, que nem sempre estão integrados, podem representar uma complicação adicional. O estudo recente da Oracle Socially Enabled Enterprise mostra que oito de cada dez líderes de marketing e TI acreditam que suas organizações aumentarão o investimento em aplicativos de negócios sociais no próximo ano. Um aumento no financiamento deve dar aos profissionais de marketing ideias sobre como demonstrar que o ROI estratégico dos negócios é uma prioridade para continuar trabalhando em iniciativas sociais. Este documento explica por que essa definição do ROI pode ser trabalhada de forma unificada, estruturada e simples. Também proporciona um marco para ampliar a definição de ROI e aumentar a maturidade organizacional para a medição e monetização. Finalmente, desmente alguns dos mitos sobre o ROI e pretende mostrar a relação entre os indicadores chave de desempenho (KPIs) social que as organizações já podem obter e como alinhá-los aos objetivos e metas comerciais e organizacionais mais amplas.

3 ADAPTAÇÃO PARA O CLIENTE SOCIAL Já foi amplamente divulgado que a situação está mudando em Marketing e TI. A Gartner, uma empresa de análise setorial, previu que o orçamento de tecnologia para marketing será maior do que o de TI em O número de pessoas que participa das redes sociais não apresenta sinais de diminuição: No entanto, apenas um terço dos CMOs afirmam que são capazes de demonstrar quantitativamente o impacto de seus gastos com marketing em geral. A medição das redes sociais é ainda pior apenas 15% dos CMOs conseguem relatar os impactos quantitativos que vêm de seus esforços em marketing social. Os consumidores estão interagindo com as organizações de diferentes formas, através de múltiplos canais (social, on-line, telefone, etc.) e têm expectativas altas. Quando se trata de resolver reclamações de clientes, por exemplo, 25% dos clientes que reclamam no Twitter ou Facebook esperam uma resposta dentro de uma hora. 7 Levando em consideração que o Facebook tem 727 milhões de usuários ativos diariamente em média, 8 é cada vez mais difícil atender as necessidades do cliente socialmente conectado e satisfazer suas expectativas. A jornada do cliente, no entanto, nem sempre é tão simples como um ato de ação-reação em uma rede social. É provável que um cliente que esteja considerando fazer uma compra peça opiniões em sua rede social antes de comprar. Uma pesquisa mostra que 90% de todas as compras estão sujeitas à influência social. A mesma pesquisa mostrou que 68% dos +73% dos adultos nos Estados Unidos usam algum tipo de rede social e 42% utilizam duas ou mais 2 +A nível mundial, mais de 1,8 bilhão de pessoas acessam as redes sociais. Número que deve chegar a 2,55 bilhões em Os usuários das redes sociais também estão cada vez mais móveis. +76% dos usuários ativos do Twitter usam dispositivos móveis milhões de usuários do Facebook participam usando produtos móveis o Facebook 5 usuários do Facebook ficam só espiando, ou seja, que raramente publicam algo, mas verificam suas atualizações para obter informações. A influência social nem sempre é visível para o pessoal de marketing a partir da analítica social básica, o que leva ao argumento de que as organizações precisam de uma solução integral de Experiência do Cliente (CX) para obter uma visão mais clara do cliente e entender a atribuição a diferentes canais durante a jornada que começa com a sensibilização, vai até a consideração e a possível escolha e afirmação.

4 BIG DATA A ARCA DO TESOURO OU A CAIXA DE PANDORA? Em resumo, a quantidade de dados criados e recopilados é enorme. A empresa de análises setoriais IDC prevê que, em geral, os dados crescerão 50 vezes mais até MITO: Não vale a pena o tempo e o esforço para estudar tantos dados e tratar de associá-los ao ROI social. O famoso estatístico e escritor Nate Silver, que utiliza dados e estatísticas para analisar eleições e esportes, tenta colocar essa enorme quantidade de dados em perspectiva: Todo dia, três vezes por segundo, produzimos o equivalente à quantidade de dados que a biblioteca do Congresso tem em sua coleção impressa completa. A maioria desses dados é... irrelevante. Se você não tem boas técnicas para filtrar e processar as informações, terá problemas. 11 Para se ter uma ideia do que ocorre nas redes sociais, considere que: + Em média, são enviados 500 milhões de tweets por dia 12 + É feito o upload de 100 horas de vídeo no YouTube a cada minuto milhões de pessoas usam o Google+ todos os meses para enviar mensagens, fazer chamadas de vídeo e endossar as empresas com o botão IDEIAS QUE DERIVAM DOS DADOS Mais importantes do que o volume de dados são a qualidade da captura e a análise dos dados e isso é especialmente certo quando se trata de analisar a eficácia das iniciativas nas redes sociais. Com acesso oportuno aos dados do Twitter e uma análise precisa, por exemplo, é possível inferir o contexto sobre o que está ocorrendo em um determinado momento e ajustar os programas de marketing de acordo com isso. Os dados analisados também podem ser utilizados para tomar decisões mais ágeis. Uma área onde a agilidade na tomada de decisões entra em jogo é a gestão de crises e problemas. O tempo é fundamental quando uma empresa enfrenta uma crise ou tem um problema de disponibilidade de serviço de alto perfil, por exemplo, já que a reputação da marca e as vendas futuras podem estar em jogo. Soluções de escuta devem analisar rapidamente o sentido das milhões de conversas do Twitter, mensagens do Facebook, notícias on-line e discussões dentro das comunidades. Como um administrador de comunidade ou um executivo de marketing garante que os dados são exatos e podem ser usados?

5 MITO: Não há nenhuma maneira de medir o valor da escuta social. A solução de escuta da Oracle, por exemplo, utiliza uma série de tecnologias avançadas para isolar o conteúdo irrelevante, descartá-lo e apresentar as informações com clareza e em contexto. Dados limpos associados a fortes capacidades de análise economizam tempo e dinheiro para ajudar a organização a tomar decisões melhores e a calcular o ROI. Uma solução de escuta eficaz deve incluir vários idiomas e fontes de dados. O suporte a vários idiomas é essencial para as marcas de âmbito global já que 80% dos usuários ativos do Facebook 15 e 77% dos usuários do Twitter 16 moram fora dos Estados Unidos e Canadá. Na seção seguinte, propõe-se um marco conceitual para ajudar a guiar os profissionais de marketing conforme categorizam os tipos de medidas disponíveis e fontes de informação e dados de toda a organização o que pode traduzirse como uma compreensão confiável do ROI. MARCO DO ROI DO MARKETING SOCIAL MODERNO Quando as redes sociais começaram a ser usadas para marketing, não existiam as melhores práticas de negócio e determinar o ROI era algo ilusório. Embora as organizações fossem capazes de rastrear o progresso linear dos indicadores básicos - fãs, pessoas clicando em curtir, cliques e número de respostas era um desafio associar qualquer destas métricas ao ROI. Com o passar do tempo e com melhores abordagens na coleta de dados e gerenciamento das redes sociais, a taxa com base na qual as organizações atualizam a eficácia do marketing social e a divulgação do ROI varia muito. Muitos estão presos à etapa de usar apenas KPIs básicos e divulgá-los como se fossem o ROI. MITO: A medição social ainda está em fase experimental, portanto não há formas padrão para relatar o ROI.

6 ROI E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Aumentar a maturidade social de uma organização pode ter um impacto direto nos resultados. As empresas digitalmente mais maduras têm vantagens de desempenho mensuráveis: + 9% mais receita em média + 26% mais rentáveis que a concorrência no setor + 12% mais valorização no mercado 17 MITO: O ROI social não interessa à liderança. Compreender melhor onde a organização está hoje com os relatórios sobre o ROI revela o caminho para avançar, usando o modelo de transformação operacional da Oracle para o marketing social. O modelo proporciona uma visão geral de toda a empresa, incluindo as áreas que tradicionalmente não são consideradas aplicáveis aos negócios sociais, pois podem beneficiar-se com a estratégia social da empresa. HÁ QUATRO PASSOS PARA A TRANSFORMAÇÃO: 1. Determinar os KPIs utilizados para rastrear o desempenho em relação aos objetivos do negócio 2. Correlacionar os indicadores sociais com os KPIs do negócio 3. Avaliar a condição atual e determinar a condição desejada 4. Identificar os recursos e construir um plano de trabalho

7 1. CONVERTER OS KPIs SOCIAIS EM KPIs DE NEGÓCIO Os objetivos do negócio, as metas e os KPIs de cada organização variam de acordo com a natureza dos negócios e o setor. Exemplos de KPIs de negócio: + Número de clientes + Retenção de clientes 2. CORRELACIONAR OS KPIs SOCIAIS COM OS KPIs DO NEGÓCIO Os KPIs do negócio normalmente podem ser correlacionados com os KPIs sociais e os dados que a organização já consegue coletar. Exemplos: + Participação no mercado + Compras + Tamanho médio dos pedidos + Satisfação do cliente + Suporte ao cliente KPI social Conversas Curtir/seguidores Solicitações de serviço ao cliente Alcance Demografia e localização KPI do negócio Número de clientes ou clientes potenciais Retenção de clientes ou suporte Serviço de atendimento ao cliente, satisfação do cliente custo e/ou tempo de solução de problemas Valor da marca ou participação Expansão do mercado MITO: Não há uma forma de correlacionar os indicadores sociais com as métricas e objetivos mais amplos do negócio No estudo da Oracle sobre colaboração na empresa, dois benefícios chave que estão vinculados ao ROI menor tempo de comercialização de produtos e serviços (47% marketing; 43% TI) e redução dos custos do projeto (23% marketing; 36% TI) apresentaram melhores resultados em termos de como as organizações utilizam estas métricas hoje.

8 3. AVALIAR A CONDIÇÃO ATUAL Dentro do modelo de transformação, existem cinco áreas para avaliar: } 1. PESSOAS 2. MÉTRICAS E KPI 3. FERRAMENTAS E APLICATIVOS 4. PROCESSOS HABILITADOS 5. DADOS + Pessoas - funções, formação e áreas de especialização + Métricas e KPIs - informações e medidas coletadas hoje + Ferramentas e aplicativos - tecnologia e serviços para a gestão dos relacionamentos sociais e de integração com outras áreas da empresa + Dados - Tipo e volume de dados coletados - tanto estruturados como não estruturados, onde estão e quem os controla + Processos ativados - fluxos de trabalho para a participação da comunidade, solução de problemas, gestão de crises, conteúdo compartilhado etc. Dentro de cada uma dessas áreas, há quatro níveis mediante os quais se pode classificar uma organização: ADOTAR + Começar a adotar atividades nas redes sociais + Ter interações básicas com clientes através das redes sociais APROVEITAR CONDUZIR + Aproximando-se da monetização e determinando as métricas operacionais do ROI + Os departamentos operacionais ainda estão em silos, mas começam a aproveitar alguns dados sociais + Começando a aproveitar canais múltiplos e a usar ferramentas integradas para marketing social + Calcular um maior nível de ROI que aproveite informações como dados de compra ou a queda no volume de chamadas ao call center INOVAR + Utilizando ferramentas e processos plenamente integrados através de múltiplas funções e departamentos + Tornando os dados acessíveis para toda a organização

9 Área ADOTAR APROVEITAR CONDUZIR INOVAR PESSOAS Ter conhecimentos básicos de Facebook, Twitter etc. Dominar as múltiplas redes sociais Aproveitar vários sites sociais e entender as mídias complementares Trabalhar com canais integrados através dos departamentos MÉTRICAS & KPI Interações, cliques, fãs, seguidores Respostas, receita, seguidores, fãs Medidas básicas da receita KPIs de Negócio FERRAMEN- TAS E APLI- CATIVOS Soluções de ponto social pagas ou gratuitas ou ferramentas oferecidas pelas próprias redes sociais Ferramentas básicas de escuta e participação Ferramentas integradas de edição, conteúdo, fluxo de trabalho, análise, escuta e participação Gestão de campanhas em diferentes canais; business intelligence; painéis de gestão DADOS Dispersos, incompletos Em silos (diferentes departamentos ou grupos) Visão de 360 de clientes, dados sociais integrados Dados sociais integrados, selecionados e acessíveis PROCESOS HABILITA- DOS Responder às mensagens; programas específicos Capturar mensagens e publicar ofertas/ anúncios Integrar conversas sociais com outros canais Interagir internamente com programas de diferentes canais; definir o público de forma previsível levando em conta o ROI A maioria das organizações encontra-se mais adiantada em determinadas áreas do que outras. 4. IDENTIFICAR OS RECURSOS SOCIAIS E CONSTRUIR UM PLANO DE TRANSFORMAÇÃO Neste passo, combinam-se os objetivos empresariais, a avaliação organizacional e os KPIs sociais para determinar os recursos necessários para passar da condição atual à condição desejada. Dependendo do objetivo da organização, é possível que seja necessário contratar pessoas com diferentes conjuntos de habilidades, treinar o pessoal atual, identificar novas ferramentas ou desenvolver um conjunto de estratégias. No estudo recente da Oracle, Socially Driven Collaboration, 36% dos profissionais de marketing e profissionais de TI acreditam que necessitam adquirir novas habilidades baseadas na evolução de seu papel em relação aos negócios sociais e 18% indicaram que teriam que contratar pessoas com diferentes conjuntos de habilidades.

10 EXEMPLO: MELHORANDO A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE Se uma organização deseja fazer um levantamento nas redes sociais para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas, pode seguir este caminho: Condição atual - adotar Marco 1 - aproveitar Marco 2 - liderar Condição desejada - inovar Participação básica na comunidade + mensagens chave específicas + participando em conversas Melhorar a eficácia do programa + Soluções de escuta, publicação e participação Melhorar o foco e trabalhar através de silos + dados demográficos e geográficos e segmentação de clientes + cooperação entre marketing e TI Provocar um impacto mensurável nas vendas e no atendimento ao cliente (KPI do negócio) + automação totalmente integrada de marketing, Soluções comerciais, de CRM e SRM + gestão de campanhas em diferentes canais MEDIR O DESEMPENHO SOCIAL EM OUTRAS PARTES DA ORGANIZAÇÃO O poder social pode e deve ser tecido junto com a trama da organização. Também será necessária a cooperação entre grupos que talvez não estejam acostumados a trabalhar juntos. Embora o trabalho entre os departamentos possa ser um desafio, isso trará benefícios ao aumentar a cooperação entre marketing e TI em especial. Quando TI e marketing colaboram, 74% dos líderes de marketing e 71% dos de TI indicam que são mais eficazes. Outros benefícios apontados pelos líderes de marketing e de TI, que colaboram mais entre si, incluem mensagens de marketing mais fortes e mais convincentes, menor tempo de comercialização, maior aceitação dos produtos/serviços e menor taxa de rejeição. 18 MITO: Os meios de comunicação social somente se aplicam ao marketing.

11 Aproveitando as práticas sociais empresariais e compartilhando os conhecimentos em toda a organização, a empresa toda pode beneficiar-se. À medida que há maior integração do social ao negócio, os impactos positivos podem sentir-se em muitas áreas, como no desenvolvimento de produtos, vendas, call center entre outras. Também há um aumento no perfil e no alcance dos executivos de marketing. O estudo da Oracle chamado Socially Driven Collaboration demonstra que quando o marketing colabora com TI, os benefícios atingem o coração do ROI: mensagens mais fortes/convincentes, menor tempo de comercialização, maior aceitação dos produtos/serviços e menor taxa de rejeição. Aqui estão algumas medidas adicionais que os grupos podem empregar: Função do negócio Recopilação de dados ROI Marketing e comunicações + Fãs + Seguidores + Curtir + Impressões + Sentimento + Peso dos fãs (por exemplo: resultado da influência) + Fidelização de clientes + Menor tempo de comercialização + Mensagens mais fortes e mais relevantes + Consideração e eleição Comércio e vendas + Conversões + Tamanho médio de venda + Cliques + Aumentar share of wallet + Aumentar a participação no mercado Atendimento ao cliente + Número de publicações sociais + Solução de problemas do cliente + Economia no call center + Melhorar a satisfação do cliente Recursos Humanos + Visualizações de anúncios de emprego + Solicitações recebidas + Prospectos identificados + Base de talentos + Novas contratações Colaboração interna + Compartilhar as melhores práticas com os departamentos + Aproveitar o amplo conjunto de conhecimentos e recursos a nível mundial + Melhorar a satisfação do cliente + Menor tempo de comercialização de novos produtos e serviços

12 CONCLUSÃO Converter-se em um negócio social não acontece de um dia para o outro, algumas áreas das empresas se transformam em sociais com mais facilidade do que outras. No entanto, uma coisa está clara: quando uma empresa começa a seguir o caminho demonstrando um ROI tangível, isso pode ajudar a justificar futuros investimentos em programas sociais e atrair outros grupos dentro da organização. O âmbito social pode ajudar muitas áreas da empresa: impulsionar o conhecimento da marca, aumentar a receita, promover a fidelização da marca, transmitir liderança, cultivar futuros clientes, atrair novos talentos e melhorar o relacionamento com clientes no mundo todo. Usando um processo estruturado, é possível chegar a ser uma organização socialmente mais madura com capacidade de identificar métricas de atribuição em diferentes canais para compreender melhor os clientes e demonstrar o ROI. Quando as capacidades sociais vão mais além do marketing, a cooperação entre diferentes grupos é essencial. Marketing e TI têm vantagens claras quando se trata de por onde começar com a estratégia social empresarial. O Marketing pode ter experiência com o social desde uma perspectiva de participação, enquanto a área de TI tem o conhecimento dos sistemas que causam impacto em cada parte da organização. As soluções de tecnologia e patrimônio da Oracle são soluções integradas onde se capturam dados de sistemas sociais e de outras fontes e que podem ser correlacionados com as métricas do negócio. Relações diretas podem ser traçadas entre as métricas do negócio e os indicadores sociais. Quando se trata da captura de dados, análise e integração, a Oracle está em uma posição única. Milhares de empresas confiam seus dados à Oracle. Somente a Oracle é capaz de proporcionar uma solução completa, integrada e global de marketing, serviço, vendas, comércio e gestão de capital e talento humano, que pode unificar e conectar os canais. Para obter mais informações sobre as soluções Oracle Social Cloud, acesse: com/social Envie um Twitter #SocROI com perguntas ou comentários sobre como sua organização está medindo o ROI.

13 REFERÊNCIAS 1 Gartner: En el 2017 el CMO gastará más en TI que el CIO (http://my.gartner.com/portal/server. pt?open=512&objid=202&- mode=2&pageid=5553&resid= ) 2 Pew Internet and American Life Project Social Media Update (http://www.pewinternet. org/reports/2013/social-media-update/ Main-Findings.aspx) 3 emarketer (http://www.emarketer.com/article/social-networking- Reaches-Nearly-One-Four- Around-World/ ) 4 Twitter Fact Sheet (https://about.twitter.com/company) 5 Facebook Key Facts (http://newsroom.fb.com/key-facts) 6 MarketingProfs (http://www.marketingprofs.com/charts/2013/11616/ cmos-struggle-to-valuateimpact-of-marketing-spend-optimis-tic-about-economy) 7 Lightspeed Research: El cliente Social (2011) 8 Facebook Key Facts (http://newsroom.fb.com/key-facts) 9 Social Annex 10 World s data will grow by 50X in next decade, IDC study predicts. Computerworld. June 28, (http://www.computerworld.com/s/article/ /world_s_data_will_grow_by_50x_in_next_decade_idc_study_predicts)) 11 Advertising Analytics 2.0. Harvard Business Review. Marzo de Wes Nichols. (http://hbr. org/2013/03/advertising-analytics-20/) 12 Twitter Fact Sheet (https://about.twitter.com/company) 13 YouTube Statistics Webpage (http://www.youtube.com/yt/press/statistics.html) 14 Google is far from losing the war over social. Time. Oct. 3, (http://business.time. com/2013/10/03/google-is-far-from-losing-the-warover-social/) 15 Facebook Key Facts 16 Twitter Fact Sheet 17 CapGemini The Digital Advantage: How digital leaders outperform their peers in every industry (http://www.capgemini.com/resources/the-digital-advantage-howdigital-leaders-outperformtheir-peers-in-every-industry/) 18 Socially Driven Collaboration. Oracle-sponsored study conducted by Leader Networks and Social Media Today (http://socialmediatoday. com/socially-driven-collaboration-whitepapersocbizresearch-pt2)

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND Mídias Sociais nos Negócios GorillaBrand BRAND Marketing de Relacionamento Estratégias Empresa Marca Faturamento Clientes Uso de estratégias Relacionamento Empresa x Cliente Gera Valorização da Marca Aumento

Leia mais

Como cultivar leads do Comitê de TI

Como cultivar leads do Comitê de TI BRASIL Como cultivar leads do Comitê de TI O marketing está ajudando ou atrapalhando? Confiança + Credibilidade devem ser CONQUISTADAS O profissional de marketing moderno conhece a importância de cultivar

Leia mais

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1 LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 Visão Brasil As cinco principais tendências em atração de talentos que você precisa saber 2013 LinkedIn Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

UNIMEP MBA em Gestão e Negócios

UNIMEP MBA em Gestão e Negócios UNIMEP MBA em Gestão e Negócios Módulo: Sistemas de Informações Gerenciais Aula 4 TI com foco nos Negócios: Áreas envolvidas (Parte II) Flávio I. Callegari www.flaviocallegari.pro.br O perfil do profissional

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente. Uma experiência mais sincronizada, automatizada e rentável em cada fase da jornada do cliente.

Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente. Uma experiência mais sincronizada, automatizada e rentável em cada fase da jornada do cliente. Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Uma experiência mais sincronizada, automatizada e rentável em cada fase da jornada do cliente. As interações com os clientes vão além de vários produtos, tecnologias

Leia mais

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet.

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet. Algumas pesquisa realizada recentemente, revelaram resultados surpreendentes sobre o uso da Internet nas empresas no Brasil. Neste artigo interpreta alguns dados e lhe revela as soluções que podem ajudar

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

Criando presença com as páginas do Facebook

Criando presença com as páginas do Facebook Páginas do 1 Criando presença com as páginas do Sua Página Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o para se conectar com amigos e compartilhar coisas que gostam. Este guia foi desenvolvido

Leia mais

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais.

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais. The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action A Nova Conversação: Levando a Mídia Social da Conversa para a Ação By: Harvard Business Review A sabedoria convencional do marketing por muito

Leia mais

I D C A N A L Y S T C O N N E C T I O N

I D C A N A L Y S T C O N N E C T I O N I D C A N A L Y S T C O N N E C T I O N Dan Vesset Vice-presidente de Programa, Business Analytics P r át i cas recomendadas para uma estr a t ég i a d e B u s i n e s s I n teligence e An a l yt i c s

Leia mais

PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO. ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br

PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO. ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br POR QUE ESCREVEMOS ESTE E-BOOK? Nosso objetivo com este e-book é mostrar como a Gestão de Processos

Leia mais

Resultados da Pesquisa

Resultados da Pesquisa Resultados da Pesquisa 1. Estratégia de Mensuração 01 As organizações devem ter uma estratégia de mensuração formal e garantir que a mesma esteja alinhada com os objetivos da empresa. Assim, as iniciativas

Leia mais

António Amaro Marketing Digital Junho 2014 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

António Amaro Marketing Digital Junho 2014 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS FACTOS A Internet mudou profundamente a forma como as pessoas encontram, descobrem, compartilham, compram e se conectam. INTRODUÇÃO Os meios digitais, fazendo hoje parte do quotidiano

Leia mais

Introdução. Pra quem é esse ebook?

Introdução. Pra quem é esse ebook? Introdução Se você está lendo esse ebook é porque já conhece o potencial de resultados que o marketing digital e o delivery online podem trazer para a sua pizzaria. Bem como também deve saber que em pouco

Leia mais

Módulo 2. As Empresas e as Redes Sociais

Módulo 2. As Empresas e as Redes Sociais Módulo 2 As Empresas e as Redes Sociais Introdução Eco sistemas de negócio Aplicações de negócio Construir uma empresa Tácticas/ Estratégias Segmentação Gestão - Profissionais Custo Gestão de tempo ROI

Leia mais

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas edição 04 Guia do inbound marketing Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Há um tempo atrás o departamento de marketing era conhecido

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

Preparando--se para o desafio do cliente individual e digital Preparando Mauro Segura Marketing e Comunicação IBM Brasil Estudo Global 2013/2014 + 4.000 entrevistas 70 países +20 segmentos de mercado CEOs,

Leia mais

Cases. Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto

Cases. Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto Cases Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto ContaAzul O ContaAzul é um sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas. O objetivo é ajudá-las a crescer de forma

Leia mais

Estratégia De Diferenciação Competitiva Através Do Marketing De Relacionamento. Profa. Dra. Maria Isabel Franco Barretto

Estratégia De Diferenciação Competitiva Através Do Marketing De Relacionamento. Profa. Dra. Maria Isabel Franco Barretto Estratégia De Diferenciação Competitiva Através Do Marketing De Relacionamento Profa. Dra. Maria Isabel Franco Barretto CURRÍCULO DO PROFESSOR Administradora com mestrado e doutorado em engenharia de produção

Leia mais

Quem é Ana Luiza Cunha?

Quem é Ana Luiza Cunha? Apresentação WSI Quem é a WSI? Fundada em 1995 Nascimento da Internet 1.100 Consultores de Marketing Digital 81 países 12 grandes Centros de Produção Receita estimada da rede: acima de US$160 milhões Parceiros:

Leia mais

E-Book! O que é Inbound Marketing?

E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book O que é Inbound Marketing? Estamos em um período de transição de modelos mentais e operacionais entre o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing. Este e-book

Leia mais

SEO Search Engine Optimization. Thiago Bacchin Fevereiro, 2013

SEO Search Engine Optimization. Thiago Bacchin Fevereiro, 2013 SEO Search Engine Optimization Thiago Bacchin Fevereiro, 2013 Introdução ao SEO Conceito teórico de SEO...refere se a um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA DESENVOLVER GRANDES NEGÓCIOS. MERCADO DE MARKETING DIGITAL:

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

2015 Manual de Parceiro de Educação. Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos.

2015 Manual de Parceiro de Educação. Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos. 2015 Manual de Parceiro de Educação Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos. Prêmios Reais, a Partir de Agora Bem-vindo ao Intel Technology Provider O Intel Technology Provider é um programa

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

Como sua empresa pode

Como sua empresa pode Como sua empresa pode [ O guia de segmentação por IP ] Tecnologia de Inteligência de IP e de geolocalização O método de encontrar a localização física e geográfica de um usuário com base unicamente em

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex...

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... (/artigos /carreira/comopermanecercalmosob-pressao /89522/) Carreira Como permanecer calmo sob pressão (/artigos/carreira/como-permanecer-calmosob-pressao/89522/)

Leia mais

Prezado Futuro Cliente

Prezado Futuro Cliente Prezado Futuro Cliente É com grade satisfação que encaminhamos nossa apresentação institucional e certos de estabelecermos uma parceria de sucesso e duradoura. Ela foi desenvolvida com objetivo de mostrar

Leia mais

5 Dicas para aproveitar mais o Google Analytics

5 Dicas para aproveitar mais o Google Analytics 5 Dicas para aproveitar mais o Google Analytics Autores: Ross Perez e Brett Sheppard Abril de 2013 p2 O Google Analytics tem oferecido vários excelentes recursos novos para rastrear os visitantes, as fontes

Leia mais

BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos

BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos Terceirização de Processos Empresariais da Capgemini Um componente da área de Serviços Públicos da Capgemini As concessionárias de serviços

Leia mais

Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente. para qualquer nível de profissional de marketing

Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente. para qualquer nível de profissional de marketing 3 Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente para qualquer nível de profissional de marketing Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente para qualquer nível de profissional de marketing

Leia mais

EXPERIAN FOOTFALL: ACTINg ON INSIgHT SERIES

EXPERIAN FOOTFALL: ACTINg ON INSIgHT SERIES www.footfall.com +34.916.404.490 EXPERIAN FOOTFALL: ACTINg ON INSIgHT SERIES Descobrir o incrível potencial cliente: Transformando um enorme fluxo de dados do consumidor em inteligência de negocio acionável

Leia mais

A compra de TI e as redes sociais

A compra de TI e as redes sociais Solicitada por A compra de TI e as redes sociais Como as redes sociais transformaram o processo de compras B2B e as melhores práticas para adaptar as suas estratégias de marketing à nova realidade BRASIL

Leia mais

Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicativos integrados. slide 1

Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicativos integrados. slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicativos integrados slide 1 Objetivos de estudo Como os sistemas integrados ajudam as empresas a conquistar a excelência operacional?

Leia mais

ESTRATÉGIA DIGITAL. Prof. Luli Radfahrer

ESTRATÉGIA DIGITAL. Prof. Luli Radfahrer ESTRATÉGIA DIGITAL Prof. Luli Radfahrer - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

Campanhas Multi-Canais. Encontrando a combinação perfeita de estratégias de publicidade

Campanhas Multi-Canais. Encontrando a combinação perfeita de estratégias de publicidade Campanhas Multi-Canais Encontrando a combinação perfeita de estratégias de publicidade Campanhas Multi-Canais: Encontrando a combinação perfeita de estratégias de publicidade..............................................................

Leia mais

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding Unindo a estratégia às operações com sucesso Visão Geral O Scorecarding oferece uma abordagem comprovada para comunicar a estratégia de negócios por toda a

Leia mais

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS Business-to-Business À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não

Leia mais

CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA

CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA A forma tradicional de governar, em geral, tem se distanciado da população. Há poucos canais de diálogo e participação popular. Parte disso se deve à burocracia

Leia mais

O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial

O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial O poder da presença O valor empresarial da colaboração presencial Sumário executivo À medida que as organizações competem e crescem em uma economia global dinâmica, um novo conjunto de pontos cruciais

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

10 Evoluções. Impactantes para o seu Video Marketing. em 2015

10 Evoluções. Impactantes para o seu Video Marketing. em 2015 10 Evoluções Impactantes para o seu Video Marketing em 2015 INTRODUÇÃO O vídeo online teve um crescimento explosivo em 2014. Para os empresários e profissionais de marketing, o ano de 2015 oferece oportunidades

Leia mais

Formas de Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa com o Big Data

Formas de Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa com o Big Data 9 Formas de Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa com o Big Data Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Sua empresa sabe interpretar os dados que coleta? Para aumentar

Leia mais

Gestão estratégica por KPIs 1

Gestão estratégica por KPIs 1 Gestão estratégica por KPIs 1 Sumário Introdução 03 Por que usar indicadores na gestão 05 Dado, informação ou indicadores? 07 KPI: Os indicadores chave de desempenho 09 KPIs do PMO Conclusão Sobre a Project

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

EMC Consulting. Estratégia visionária, resultados práticos. Quando a informação se reúne, seu mundo avança.

EMC Consulting. Estratégia visionária, resultados práticos. Quando a informação se reúne, seu mundo avança. EMC Consulting Estratégia visionária, resultados práticos Quando a informação se reúne, seu mundo avança. Alinhando TI aos objetivos de negócios. As decisões de TI de hoje devem basear-se em critérios

Leia mais

INVESTIR EM MARKETING

INVESTIR EM MARKETING » 62 RAZÕES PARA Fatos e estatísticas sobre marketing de conteúdo INVESTIR EM MARKETING Traduzido, DE adaptado CONTEÚDO e incrementado a partir «de: http://kapost.com/content-marketing-facts 1 Marketing

Leia mais

LIDERANÇA & GESTÃO DE PESSOAS 12 DESAFIOS, 3 FERRAMENTAS E UMA DECISÃO

LIDERANÇA & GESTÃO DE PESSOAS 12 DESAFIOS, 3 FERRAMENTAS E UMA DECISÃO LIDERANÇA & GESTÃO DE PESSOAS 12 DESAFIOS, 3 FERRAMENTAS E UMA DECISÃO INTRODUÇÃO O setor de RH deve ser extinto. Ram Charan em artigo na Harvard Business Review Você concorda? OBJETIVOS DESTE WORKSHOP

Leia mais

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma 1 IDC - Equipe Pietro Delai Reinaldo Sakis João Paulo Bruder Luciano Ramos Gerente de Pesquisa e Consultoria -Enterprise Gerente de Pesquisa

Leia mais

WebAnalytics. presença digital

WebAnalytics. presença digital WebAnalytics presença digital 1. WebAnalytics O que é WA Monitoramento e reporte sobre o uso das mídias digitais para que se possa ter melhor entendimento entre as interações dos visitantes e as ações

Leia mais

Venda com Tráfego Gratuito

Venda com Tráfego Gratuito Venda com Tráfego Gratuito Depois de vários anos no marketing digital, acabei por aprender como fazer divulgação online de forma gratuita. Estou falando de algo totalmente novo, diferente de tudo o que

Leia mais

13 Passos para Implementar Marketing Digital do Zero

13 Passos para Implementar Marketing Digital do Zero 13 Passos para Implementar Marketing Digital do Zero Autor Kleber Fígaro Administrador de Empresas Pós-Graduado em Marketing Digital Sócio-Fundador da Training Tecnologia Plano de Marketing Digital Disponibilizamos

Leia mais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital Julia Lopes - gerente de parcerias de canais Dados de e-commerce no Brasil dimensionando o mercado Faturamento do e-commerce

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO DESIGN CRIAÇÃO AGÊNCIA USABILIDA ARKETING INTERNET SEO DIGIT CRIATIVIDADE DESDE 1999 NO MERCADO, A M2BRNET É UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS. SI ARQ Desde 1999

Leia mais

Guia definitivo de ferramentas de Planejamento para Micro Empreendedores Individuais

Guia definitivo de ferramentas de Planejamento para Micro Empreendedores Individuais Guia definitivo de ferramentas de Planejamento para Micro Empreendedores Individuais Introdução O Brasil já tem 4,7 milhões de microempreendedores individuais, segundo dados de janeiro de 2015 da Receita

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Gerenciamento de Marketing Corporativo

Gerenciamento de Marketing Corporativo IBM Software White Paper de Liderança de Ideias Gerenciamento de Marketing Corporativo Gerenciamento de Marketing Corporativo (EMM) Os clientes de hoje, com cada vez mais poder, põem o marketing à prova

Leia mais

POR QUE UTILIZAR BUSINESS INTELLIGENCE NO CALL CENTER

POR QUE UTILIZAR BUSINESS INTELLIGENCE NO CALL CENTER POR QUE UTILIZAR BUSINESS INTELLIGENCE NO CALL CENTER ÍNDICE Por que utilizar Business Intelligence no call center? Introdução Business Intelligence na área de saúde Por que usar Business Intelligence

Leia mais

INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL

INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL Olá! Preparamos este material para explicar o que é a metodologia de Inbound Marketing, que também chamamos de Marketing

Leia mais

INTERNET NA MEDIDA. Carga Horária A palestra tem uma carga horária de 2 horas.

INTERNET NA MEDIDA. Carga Horária A palestra tem uma carga horária de 2 horas. INTERNET NA MEDIDA O SEBRAE acredita na força da internet e por isso desenvolveu um conjunto de produtos para os empresários de microempresas ampliarem sua rede de contatos, estruturarem o relacionamento

Leia mais

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Fundamentos da Vantagem Estratégica ou competitiva Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apoiam

Leia mais

MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL

MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL POR QUE ANUNCIAR NO EMPRESTIMO.ORG? Emprestimo.org é um guia de finanças cujo objetivo principal é

Leia mais

Resolvendo Problemas de Métricas de Email. Compartilhe!

Resolvendo Problemas de Métricas de Email. Compartilhe! Resolvendo problemas de Métricas de Email pag.: 1 Resolvendo problemas de Métricas de Email Escrito por Bonnie Malone Com mais de 14 anos de experiência em Marketing e Merchandising, Bonnie gerenciou empresas

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO INTRODUÇÃO: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, oferecendo soluções e transformando as relações pessoais e comerciais.

Leia mais

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Cláudio Coelho Café da Manhã 22.05.2012 Agenda Evolução da Comunicação Serviços de Comunicação Digital Importância do Planejamento Estratégico

Leia mais

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS O QUE FAZEMOS Provemos consultoria nas áreas de comunicação online, especializados em sites focados na gestão de conteúdo, sincronização de documentos, planilhas e contatos online, sempre integrados com

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais

Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais Interatividade em várias interfaces e formatos Compartilhamento ilimitado Mobilidade: tuitamos e até blogamos em qualquer lugar Conteúdo

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política No Brasil, há poucas experiências conhecidas de uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais em campanhas políticas. Uma delas

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO

3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO 3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO Fazer vídeos hoje em dia já não é o bicho de 7 cabeças que realmente foi a pouco tempo atrás. Nesse e-book você vai começar a aprender

Leia mais

Case Azul Linhas Aéreas Monitoramento e interação via mídias sociais

Case Azul Linhas Aéreas Monitoramento e interação via mídias sociais Case Azul Linhas Aéreas Monitoramento e interação via mídias sociais Fabio Marão Jacques Bretas Gerente de Marketing Interativo Azul Linhas Aéreas Gerente de Negócios Cloud Computing SAP As mídias sociais

Leia mais

IBM Social Business : a nova onda da colaboração. 2013 IBM Corporation

IBM Social Business : a nova onda da colaboração. 2013 IBM Corporation IBM Social Business : a nova onda da colaboração AGENDA IBM Plataform for Social Business Social Networking Social Analytics Social Analytics(Ei!) Connections em Ação Arquitetura Casos de Sucesso Referências

Leia mais

B2W DIGITAL Divulgação de Resultados 4T12/2012

B2W DIGITAL Divulgação de Resultados 4T12/2012 Estar Mais Próximo do Cliente B2W DIGITAL Divulgação de Resultados 4T12/2012 Considerações Gerais Considerações referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e financeiros,

Leia mais

práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social

práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social Não há dúvidas de que as tecnologias sociais têm um impacto substancial no modo como as empresas funcionam atualmente.

Leia mais

Autoatendimento Digital. Reduz custos e aprimora as relações com o cliente, criando experiências de autoatendimento personalizadas e significativas.

Autoatendimento Digital. Reduz custos e aprimora as relações com o cliente, criando experiências de autoatendimento personalizadas e significativas. Autoatendimento Digital Reduz custos e aprimora as relações com o cliente, criando experiências de autoatendimento personalizadas e significativas. Oferece aos clientes as repostas que buscam, e a você,

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA MARKETING DE CONTEÚDO. Um guia completo para gerentes e diretores calcularem o ROI de seus investimentos

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA MARKETING DE CONTEÚDO. Um guia completo para gerentes e diretores calcularem o ROI de seus investimentos PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA MARKETING DE CONTEÚDO Um guia completo para gerentes e diretores calcularem o ROI de seus investimentos 2 ÍNDICE >> Introdução 3 >> Por que investir em marketing de conteúdo?

Leia mais

5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud

5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud 5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud Aprimore a jornada de seus clientes com a plataforma de marketing digital 1:1 líder de mercado 5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS Entenda a importância da utilização das Redes Sociais para a sua pequena empresa e conheça os fundamentos necessários para obter resultados positivos com a sociabilidade.

Leia mais