REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS"

Transcrição

1 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS Entenda a importância da utilização das Redes Sociais para a sua pequena empresa e conheça os fundamentos necessários para obter resultados positivos com a sociabilidade. Por Prof. Bruno Marinho Revisado por Bruna Furlan Uma publicação

2 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 1 INTRODUÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS As Redes Sociais são constituintes de um fenômeno social que cada vez mais se encontra em ascensão junto à vida pessoal de milhões de brasileiros. Porém, como essas redes sociais são de importância para empresas de pequeno porte? Muitos empresários questionam a relação do uso dessas novas redes para o desenvolvimento empresarial e a sua visibilidade junto ao seu público-alvo; mas a resposta, antes de tudo, é uma nova pergunta: como trabalhar o meu modelo de negócios em aliança a essas redes? Segundo um estudo divulgado em julho de 2012 pela Burson- Marsteller, 87% das 100 maiores companhias globais usam pelo menos uma plataforma de rede social para se comunicar com os seus consumidores. Além disso, um estudo realizado neste mesmo ano pela Gartner demonstrou que o mercado mundial de redes sociais vai movimentar US$ 16,9 bilhões - valor que representa um aumento de 43,1% em relação a Por fim, outra pesquisa feita pela KPMG

3 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 2 Internacional mostra que os brasileiros estão até 30% mais aptos a incluírem em suas empresas o uso de redes sociais do que em relação a empresas de outros lugares do mundo, como Inglaterra, Austrália, Alemanha e Canadá. Porém, qual é a devida importância dessas redes para os pequenos empresários? Qual o esforço em comunicação, gestão e tecnologia para que o retorno seja visível? Essas são perguntas chaves que empresários devem se questionar antes de medir todos os seus esforços para a inclusão de sua empresa nas redes sociais. A falta de conhecimento e de utilização dessas redes faz com que pequenas empresas desistam da sua utilização, principalmente por não trabalharem o seu contexto aliado à sua prática de negócios. Abaixo são relacionadas cinco dicas para pequenas empresas trabalharem com redes sociais, além de relacionarem quais dessas redes são importantes para aumentar a sua visibilidade na rede - seja em nível de atendimento (SAC) ou comercial.

4 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 3 COMO ESCOLHER AS REDES SOCIAIS? Antes de escolher qualquer tipo de rede social, devemos analisar a importância do seu modelo de negócio estar presente na rede; quais são seus objetivos básicos - seja para venda, relacionamento com clientes, prospecção e SAC -, quais são as dificuldades e se existem investimentos nessas redes. E, como chave nesse processo, qual vai ser o modelo de gestão aplicada.

5 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 4 A escolha da rede social deve ser feita juntamente com a elaboração de um briefing ou de um planejamento básico, contendo os objetivos da empresa junto às redes escolhidas; qual é o conteúdo que a empresa quer desenvolver com seu público e quais são suas intenções e interações com o mesmo; qual o esforço e investimento e qual é o prazo de retorno. É importante que exista este pequeno briefing básico ou questionamentos para que ao longo do uso das redes o objetivo não seja perdido, e também para que não existam frustrações para a empresa e também muitas vezes para o público final. Qual é a escolha das redes sociais? Seria o Twitter a melhor opção para o seu negócio? Ou você deve criar um perfil no Facebook e ir adicionando as pessoas? Ainda é viável criar uma comunidade no Orkut? Se você não possui um smartphone, não vai poder colocar a sua empresa nas redes sociais?

6 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 5 Essas são as principais perguntas e dúvidas de qualquer empresa, independentemente do seu segmento de atuação. Como escolher a rede social perfeita para o seu modelo de negócios de modo que o esforço realmente dê resultados sobre o seu investimento? Quando pensamos em redes sociais para pequenas empresas, logo a razão nos demonstra que tais empresas, na maioria das vezes, não têm tempo para se incluir nas redes sociais ou, ainda, uma pessoa específica não tem investimento para isso - ou simplesmente não acredita no seu uso e poder aliado ao seu modelo de negócios e, assim, acaba investindo todo o seu esforço em redes tradicionais como o rádio, revista e jornal. Com isso, na maioria das vezes, tais pequenas empresas não obtêm um retorno proveitoso sobre o investimento em anúncios convencionais. Independentemente do modelo de negócio, seja para o dono de uma sapataria ou um sorveteiro, padeiro, médico, dentista, advogado, design gráfico ou pequenos varejos, a importância de estar presente nas redes sociais é mais do que luxo ou inovação: a tecnologia é, no mais simples conceito, a volta do número da empresa às velhas listas amarelas. Não estar presente onde o seu público está é deixar seu modelo de negócio sem o relacionamento e, além disso, estacionar em velhos preceitos antigos. Você deve expor sua empresa, sua vontade de trabalhar, seu modelo de negócios ao mundo e, para isso, além de estar presente nas redes sociais, é preciso fazer com que a mesma trabalhe de forma orgânica para o seu modelo de negócios e seja mais do que um canal de comunicação, entretenimento e lazer.

7 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 6 É preciso que ela estimule o seu público a vestir a sua camisa, comentar sobre seus produtos ou serviços e, acima de tudo, divulgar e compartilhar mais do que qualquer mídia estática e tradicional: assim, será possível obter o retorno da velha propaganda boca-a-boca, porém de maneira digital. INVESTIMENTO ÀS VEZES É NECESSÁRIO Antes de escolher as redes sociais, devemos pensar em alguns quesitos como o investimento, se a empresa ou você empresário(a) tem um celular ou smartphone? Possui alguma câmera fotográfica ou digital? Possui um computador? Possui três minutos por dia ou alguém para colocar como responsável pelas redes sociais? Esses são questionamentos básicos, porém influenciam na escolha da rede social, para planejar de fato as ações e o tempo para as mesmas gerarem resultado.

8 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 7 Um estudo realizado pela Orbium sobre "CRM e Redes Sociais", realizado com 156 companhias no país, teve o objetivo de identificar as metas em relação à gestão de marca ou produtos nas redes sociais. Nessa pesquisa, 47,9% das empresas disseram que realizam ou já realizaram campanhas nas redes sociais e 48,6% disseram que consideram importantes para o seu negócio, enquanto apenas 2,8% responderam ser irrelevante essa interação. A interação e integração com redes sociais deve ser de total importância: não devemos incluir qualquer modelo de negócio em uma rede social para que ele exista de forma abandonada, pois é sua vitrine e seu negócio. Para evitar que isso aconteça, deve ser realizado um pequeno planejamento de tempo e, caso exista, um planejamento financeiro para que o seu produto, marca ou serviço seja realmente um sucesso na rede.

9 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 8 REDES SOCIAIS COMO APOIO AO SEU MODELO DE NEGÓCIOS Abaixo, seguem exemplos de três principais redes com força no Brasil e com um baixo investimento em recursos, financeiros ou de gestão, para que o empresário inclua o seu modelo de negócios nas redes sociais e de fato consiga um retorno sobre este investimento. FACEBOOK Quantas vezes hoje você acessou, leu ou ouviu falar sobre o Facebook? A grande pergunta que não quer se calar desde o primeiro momento é: Por que uma empresa tem que estar nessa rede?

10 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 9 O Facebook é uma ferramenta gratuita que qualquer empresa pode utilizar, criando uma fan page e começando a se interagir com o seu público-alvo, além de ter como principais vantagens: Fortalecimento de Marca, Produto ou Serviço; Criação e desenvolvimento de um canal de comunicação com o público-alvo; Trabalho de pesquisas de mercado, satisfação e expectativas; Gestão de Conteúdo aliado ao seu modelo de negócios; Ações Promocionais; Análises de Mercado; Relacionamento diferenciado com o público-alvo.

11 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 10 Imagine o potencial do seu modelo de negócios com a visibilidade de milhões de pessoas e sua empresa, produto, marca ou serviço se interagindo com o seu público, criando e espalhando conteúdo e, acima de tudo, falando sobre o seu modelo de negócios. O Facebook é a nossa praça e, através dele, podemos transmitir a melhor imagem possível do modelo de negócios e cativar e fidelizar clientes que acima de tudo falam bem, indicam aos amigos e compartilham a empresa com o mundo. Através da fan page, um pequeno negócio tem a possibilidade de entender seu público-alvo e a opinião do mesmo, tendo em mãos um canal de comunicação direto e eficiente. POR QUE UMA FAN PAGE E NÃO UM PERFIL? Criar um perfil empresarial é o principal erro de um pequeno negócio ao se iniciar no Facebook. Muitas empresas ingressam na rede social criando um perfil como uma pessoa física (usuário comum),

12 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 11 adicionando amigos muitas vezes freneticamente. O próprio Facebook, em seus termos de serviços, deixa claro que qualquer pessoa pode ter um único perfil e deve ser de extremo caráter pessoal: nos perfis, existe o grande problema da limitação de no máximo amigos e, portanto, criar um perfil empresarial além de ser proibido pelo Facebook é desvantagem para as mesmas a começar pelo número de amigos. Imagine, então, em uma cidade de habitantes, o seu negócio poder ser visto e interagido por apenas habitantes? Isso fora a falta das ferramentas que o próprio Facebook disponibiliza para mensuração de dados e gerenciamento da fan page. Entender, acima de tudo, a diferenciação entre fan page e perfil é o primeiro passo para a entrada de um modelo de negócios na rede social.

13 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 12 BENEFÍCIOS DE UMA FAN PAGE: Integração com variados aplicativos; Recursos para mensuração e métricas de dados e resultados; Aplicativos para Mobile; Promoção via Anúncio; Estilização da Timeline; Destaques de postagens, marcos e eventos. O objetivo de se ter uma fan page é fazer com que o público-alvo curta e compartilhe o seu modelo de negócios, compartilhando-o com seus amigos utilizando formas de conteúdos em imagens, links, vídeos e áudio; fazendo com que essa interação entre público final e produto, marca, serviço ou empresa seja de maiores resultados a nível comercial e financeiro; e também para fins de conquista do interesse coletivo e asseguração da fidelização desse público.

14 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 13 PENSANDO EM ESTATÍSTICAS O Brasil, segundo o medidor Social Bakers, está apenas atrás dos Estados Unidos no número de usuários do Facebook e a penetração do mesmo na população brasileira é de 26,68%. A utilização do Facebook por qualquer empresa deve ser sempre realizada de forma ética e clara antes de qualquer início de atividades: primeiramente o empresário(a) deve entender que, acima de utilizar o Facebook como um tática de mercado ou de marketing, deve-se utilizá-lo ao seu contexto de modelo de negócios; sempre aliado às suas políticas, missão, visão e valores.

15 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 14 PENSE: QUANTOS AMIGOS OU CONHECIDOS JÁ COMENTARAM COM VOCÊ SOBRE O FACEBOOK? Independentemente da popularidade do seu negócio no mundo offline, o Facebook deve ser de extrema importância, principalmente quando relacionado aos detalhes de conteúdo, promoção e atendimento na Internet. Após o desenvolvimento do objetivo geral da empresa nas redes sociais (aquele pequeno briefing), é já criada e desenvolvida a fan page. Seguem algumas dicas com o foco em popularizar sua fan page e criar um canal de atendimento com seu público-alvo.

16 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 15 POPULARIZAÇÃO DE UMA FAN PAGE (PRONTO, CRIEI MINHA FAN PAGE, PERSONALIZEI E AGORA? COMO VOU DIVULGÁ-LA PARA O MEU PÚBLICO-ALVO?) A primeira coisa a se fazer após a criação e desenvolvimento de uma fan page é planejar a construção e fidelização do público-alvo, estipulando quais são as suas primeiras estratégias para divulgar a sua fan page. A construção do público-alvo deve ser gradual e realmente natural: evite fazer spam e divulgar sua fan page de maneira abusiva com o seu público. Tudo deve ser mais que orgânico: priorize realmente o público que teve o interesse de curtir sua fan page e seguir seu conteúdo, pois é ele que verdadeiramente compartilha e divulga para seus amigos, além de ser ele que gera lucro financeiro e oportunidades comerciais para o seu modelo de negócios.

17 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 16 Não adianta uma grande fan page repleta de usuários se os mesmos não compartilham ou não têm interesse por nada do seu conteúdo, tendo apenas curtido por impulso ou por uma promoção e nem reconhece ou está presente no campo regional do seu modelo de negócios. Toda construção deve ser sólida e, para isso, priorize o seu público, desenvolva um conteúdo exclusivo, dinâmico e inovador e permita que as pessoas sigam diariamente o seu modelo de negócio optando por compartilhá-lo com o mundo.

18 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 17 CONTEÚDO BOM É CONTEÚDO EXCLUSIVO O conteúdo que você deve trabalhar na rede social deve ter um propósito e um objetivo em comum com o seu público final, que crie de forma natural e orgânica o compartilhamento e interesse coletivo. Pense por alguns minutos em como aliar o seu modelo de negócios a milhões de pessoas. Como você quer que as pessoas pensem sobre o seu modelo de negócios? É muito interessante trabalhar com algumas linhas comunicacionais, como ações promocionais de seus produtos ou serviços para incentivar o conhecimento do seu modelo de negócios por meio de interesse e de indicações. Existem, também, diversas formas de se fazer uma promoção com objetivo de alavancar o interesse do público. Outra opção é trabalhar com o conteúdo institucional e demonstrar o melhor dos produtos, serviços ou marca ao seu público, de maneira que além

19 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 18 de despertar curiosidade e interesse do mesmo, ele sinta uma paixão sobre os valores da empresa como sua missão e visão. Boas postagens institucionais levam a muitos compartilhamentos, então tente, por exemplo, transmitir a ética de trabalho da sua empresa ou quais são os valores entre seus colaboradores ou fotos de eventos importantes. Tente também, de maneira clara e objetiva, chegar ao seu público-alvo: pense que cada pessoa dentro do Facebook, ao entrar em sua fan page, estará automaticamente entrando em seu estabelecimento; ou seja, o cuidado deve ser o mesmo e a atenção deve ser reforçada.

20 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 19 Evite a repetição de conteúdo e tente não enviá-lo p or apenas enviar; dê uma atenção a todo o conteúdo criado e desenvolvido; evite transmitir conteúdo de terceiros; deixe claro para cada pessoa que curtiu seu modelo de negócios e que vai receber seu conteúdo em seu feed de notícias que seu conteúdo é único, valendo a pena observá-lo e, quem sabe, indicá-lo para amigos. Preste atenção nos detalhes, pois eles fazem toda a diferença; principalmente para o sucesso da marca e a imagem transmitida por meio da rede.

21 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 20 YOUTUBE: COMPARTILHE EM VÍDEOS O MELHOR DA SUA EMPRESA O YouTube atualmente é o maior canal de compartilhamento de vídeos on-line do mundo, com mais de 100 milhões de vídeos visualizados diariamente. Essa rede tem suma importância para pequenas empresas, servindo como fins de divulgação de determinados produtos, serviços ou marcas e também como um canal informação para clientes.

22 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 21 Uma das principais estratégias para a utilização do YouTube para pequenas empresas é ter um canal de comunicação para o seu público final, utilizando abordagens informativas e promocionais. SEJA UMA TELEVISÃO PARA O SEU PÚBLICO FINAL Crie um canal e fidelize seu público com vídeos interativos e informativos sobre seus produtos, marcas ou serviços, demonstrando a sua qualidade e seus princípios. Muitas empresas desenvolvem vídeoaulas sobre seus produtos ou pequenos teasers sobre serviços prestados. Organize um conteúdo de qualidade e com muita inovação, tendo em mente as necessidades e comportamento do seu público final e mantendo sempre com o foco. Pense e repense: quais são os objetivos do vídeo a ser criado? Por que é necessário o seu desenvolvimento e

23 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 22 qual impacto este vídeo vai ter sobre o seu público? Seja prático em seus vídeos e os torne agradáveis para formar opiniões do seu público, gerando compartilhamentos e resultados a níveis comerciais e financeiros. SPAM POR VÍDEO NÃO É ACEITÁVEL! Evite fazer spam com tags: utilize as mesmas para facilitar a busca do seu vídeo pelo seu público-alvo e o promova sempre em suas outras

24 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 23 redes sociais e até mesmo de maneira off-line -, para que o mesmo tenha relação e interação com o seu público. GOOGLE PLUS O Google Plus é uma nova rede social do Google, lançada em junho de 2011, construída para agregar serviços Google com várias funcionalidades cuja principal delas é denominada Círculos ou Circles, a qual permite a criação de grupos segmentados com o objetivo de ser uma categoria de informação produzida por cada usuário. O objetivo do seu modelo de negócios ter um perfil ou página no Google Plus é ter os serviços Google integrados com a utilização e

25 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 24 benefícios para a sua empresa e seu público-alvo, como mapas, , bate-papo, entre outros. Com a mesma gestão de conteúdo do Facebook e com uma plataforma semelhante ao mesmo, o empresário(a) pode avaliar o desempenho da página ou perfil no Google Plus e criar um diagnóstico sobre o seu público-alvo através de um sistema de avaliação de métricas. A melhor utilização do perfil ou página para a sua empresa deve ser integrada com todos os serviços Google, para que os mesmos facilitem a integração e interação com o seu público-alvo; trabalhando o seu modelo de negócios mais do que a gestão de conteúdo como no caso do Facebook -, aproveitando o melhor da sociabilidade do maior navegador do mundo.

26 REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS 25 PRÓXIMOS PASSOS... Você já conhece os cursos de Redes Sociais do Instituto Desenvolve T.I? Acesse o nosso site e conheça o nosso calendário de cursos! Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada.

Introdução. Pra quem é esse ebook?

Introdução. Pra quem é esse ebook? Introdução Se você está lendo esse ebook é porque já conhece o potencial de resultados que o marketing digital e o delivery online podem trazer para a sua pizzaria. Bem como também deve saber que em pouco

Leia mais

Guia Prático. Volume I. Comportamento

Guia Prático. Volume I. Comportamento Guia Prático Volume I Comportamento On-line Manter-se bem informado para gerenciar seu consultório ou clínica da melhor maneira possível é fundamental para o sucesso. Dessa forma, além de obter um resultado

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

MOBILE APPS. Principais características. Permitir que o cliente compre produtos e serviços diretamente via app

MOBILE APPS. Principais características. Permitir que o cliente compre produtos e serviços diretamente via app MOBILE APPS Aplicativo para relacionamento e marketing digital, pronto para todos os dispositivos móveis, nas plataformas ios, Android (aplicativos nativos) e mobile web, para plataformas como BlackBerry

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND Mídias Sociais nos Negócios GorillaBrand BRAND Marketing de Relacionamento Estratégias Empresa Marca Faturamento Clientes Uso de estratégias Relacionamento Empresa x Cliente Gera Valorização da Marca Aumento

Leia mais

COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE

COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE GUIA Inbound Marketing COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE E-BOOK GRÁTIS WWW.FABIODONASCIMENTO.ME Tabela de Conteúdos Introdução... 3 Capítulo 1: Formas de obter Tráfego... 4 Capítulo 2: Como aumentar

Leia mais

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS O QUE FAZEMOS Provemos consultoria nas áreas de comunicação online, especializados em sites focados na gestão de conteúdo, sincronização de documentos, planilhas e contatos online, sempre integrados com

Leia mais

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda.

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo Copyright 2015 Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Todos os direitos reservados. Pode ser compartilhado com conteúdo,

Leia mais

Uso estratégico do Facebook Como sua empresa pode explorar a rede social ao máximo

Uso estratégico do Facebook Como sua empresa pode explorar a rede social ao máximo Uso estratégico do Facebook Como sua empresa pode explorar a rede social ao máximo www.talk2.com.br 03 Introdução 3 05 06 07 10 10 12 20 CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS 2.1Facebook e a predileção pelas marcas

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

A importância de personalizar a sua loja virtual

A importância de personalizar a sua loja virtual A importância de personalizar a sua loja virtual Ter uma loja virtual de sucesso é o sonho de muitos empresários que avançam por esse nicho econômico. Porém, como as lojas virtuais são mais baratas e mais

Leia mais

Criando presença com as páginas do Facebook

Criando presença com as páginas do Facebook Páginas do 1 Criando presença com as páginas do Sua Página Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o para se conectar com amigos e compartilhar coisas que gostam. Este guia foi desenvolvido

Leia mais

criar colaborar comunicar Tecnologia para Crescer

criar colaborar comunicar Tecnologia para Crescer Tecnologia para Crescer Com o crescimento da banda larga e smartphones/ tablets, conteúdos têm sido criados e consumidos em uma taxa alarmante. Atualmente, a definição de conteúdo mudou e não se trata

Leia mais

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO As empresas sabem que o planejamento digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas

Leia mais

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Marketing no Facebook Marketing de conteúdo e engajamento na rede Marketing de conteúdo no Facebook Tipos de conteúdo Edge Rank e os fatores de engajamento Facebook Ads

Leia mais

Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD!

Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD! Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD! SocialSuite Rua Claudio Soares, 72-16 andar +55 11 3032 1982 São Paulo - SP Brasil Introdução Esse material foi desenvolvido pela equipe

Leia mais

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO!

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! Como deixar seu negócio on-line Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! A palavra de ordem das redes sociais é interação. Comparando a internet com outros meios de comunicação em massa como

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail...

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... FACEBOOK Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... 8 Características do Facebook... 10 Postagens... 11

Leia mais

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Cláudio Coelho Café da Manhã 22.05.2012 Agenda Evolução da Comunicação Serviços de Comunicação Digital Importância do Planejamento Estratégico

Leia mais

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec Google Marketing O Guia Definitivo de Marketing Digital Conrado Adolpho Vaz Novatec Sumário Prefácio à 1ª edição... 21 Prefácio à 2ª. edição... 23 Prefácio à 3ª edição... 25 Introdução... 27 Parte I O

Leia mais

BLOG: GRUPO DE DISCUSSÃO: PODCAST:

BLOG: GRUPO DE DISCUSSÃO: PODCAST: O MUNDO ONLINE Uma das marcas dessa nova era são as redes sociais. Comunidades online como o Facebook, Twitter, Fousquare, Youtube e outras, possibilitam a comunicação entre as pessoas, ao mesmo tempo,

Leia mais

Integração com a Mídia Social

Integração com a Mídia Social Guia rápido sobre... Integração com a Mídia Social Neste guia... Vamos mostrar como integrar seu marketing com as mídias sociais para você tirar o maior proveito de todo esse burburinho online! Nós ajudamos

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

Marketing digital NARCISO SANTAELLA

Marketing digital NARCISO SANTAELLA Marketing digital 1 Introdução As agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos

Leia mais

TIRE SEU PROJETO- DAGAVETA. kinghost.com.br 2

TIRE SEU PROJETO- DAGAVETA. kinghost.com.br 2 TIRE SEU PROJETO- DAGAVETA 2 #2 Como minha empresa pode explorar as redes sociais Muitas empresas identificam nas redes sociais um caminho mais curto e rápido para divulgar uma promoção de produtos e serviços,

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Bom dia. Mídias Sociais. É um grande prazer poder levar para vocês um pouco do meu conhecimento sobre o fenômeno Facebook

Bom dia. Mídias Sociais. É um grande prazer poder levar para vocês um pouco do meu conhecimento sobre o fenômeno Facebook Bom dia É um grande prazer poder levar para vocês um pouco do meu conhecimento sobre o fenômeno Facebook Eu sou Andrea Rufino. Gerente de Marketing e Comunicação da Amadeus. Gostaria de dividir com vocês

Leia mais

KIT ONLINE PARA SEU SALÃO DE BELEZA Como criar um blog de sucesso para seu salão de beleza e triunfar nas redes sociais

KIT ONLINE PARA SEU SALÃO DE BELEZA Como criar um blog de sucesso para seu salão de beleza e triunfar nas redes sociais KIT ONLINE PARA SEU SALÃO DE BELEZA Como criar um blog de sucesso para seu salão de beleza e triunfar nas redes sociais INTRODUÇÃO Em plena era 2.0 é imprescindível que as empresas estejam presentes na

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

FACEBOOK NA CAMPANHA PELO PLEBISCITO

FACEBOOK NA CAMPANHA PELO PLEBISCITO FACEBOOK NA CAMPANHA PELO PLEBISCITO 1 Sumário Importância das mídias...03 Linguagem nas mídias...04 Facebook...04 Compartilhe conteúdo...04 Comentários...04 Programação de postagens...05 Marcar pessoas...06

Leia mais

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz.

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. Seu porta-voz na sociedade digital. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. A é uma agência de Comunicação Integrada, com uma equipe especialista

Leia mais

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes Estudo Hábitos 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes O estudo O Estudo Hábitos é realizado anualmente pela E.life

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS

Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA 50 milhões de usuários IDADE MÍDIA 90 milhões de brasileiros na WEB, 70 milhões na rede social Facebook e mais de 30 milhões no Twitter ADEUS

Leia mais

A mídia não está organizada em pequenos retângulos chamados jornais, revistas e aparelhos de televisão. As pessoas se conectam com outras pessoas e

A mídia não está organizada em pequenos retângulos chamados jornais, revistas e aparelhos de televisão. As pessoas se conectam com outras pessoas e agenda planejamento: POST Pessoas, Objetivos, Estratégia e Tecnologia Determinação de objetivos Estratégia: o que você espera do relacionamento com seus clientes? Tecnologia: qual delas escolher? Deu ruim

Leia mais

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com. SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL Expositor Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.br (61) 9613-6635 5 PILARES DO MARKETING DIGITAL 1 2 3 4 5 Presença digital: Ações

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE Por que mostrar sua identidade Atualmente, são 52,5 milhões* de usuários de internet ativos no Brasil. A previsão de investimentos em anúncios online no Brasil

Leia mais

Richard Portela Site:fullweb.com.br. Facebook para Empresa

Richard Portela Site:fullweb.com.br. Facebook para Empresa Richard Portela Site:fullweb.com.br Facebook para Empresa Índice 1º Introdução 2º Construir uma página 3º Conquistar e engajar fãs 4º Amplificar sua comunicação 5º Case 6º Mensurar Porque o Facebook -

Leia mais

20 dicas de Marketing Digital

20 dicas de Marketing Digital 20 dicas de Marketing Digital Facebook.com/promovaweb 1 Promovaweb Cloud Marketing A Promovaweb é uma plataforma de Marketing Digital que vai ajudar sua empresa a: Conhecer melhor seu público, algo fundamental

Leia mais

produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital

produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital QUEM SOMOS A Intermobile é uma empresa especializada em marketing digital. Produzimos sites, realizamos a gestão de mídia sociais e desenvolvemos

Leia mais

E-Mail Marketing: Primeiros Passos

E-Mail Marketing: Primeiros Passos E-Mail Marketing: Primeiros Passos E-Mail Marketing: Primeiros Passos Aprenda a utilizar o email marketing para alavancar o seu negócio O Marketing Digital vem ganhando cada vez mais força entre as empresas

Leia mais

E-books. Guia completo de como criar uma Página no Facebook. Sebrae

E-books. Guia completo de como criar uma Página no Facebook. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia completo de como criar uma Página no Facebook Como começar Criando uma Página Conhecendo a Página Configurações iniciais Estabelecendo conversas Autor Felipe Orsoli

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR josuevitor16@gmail.com @josuevitor Marketing Digital Como usar a internet

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

Guia de Mídias Sociais. para JORNALISTAS

Guia de Mídias Sociais. para JORNALISTAS Guia de Mídias Sociais para JORNALISTAS sumário >> Introdução... 3 >> Planeje o posicionamento de sua marca nas Mídias Sociais... 6 >> Defina o seu público-alvo... 8 >> Decida em qual mídia social entrar...

Leia mais

10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook

10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook Livro branco 10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook 07/ 2014 www.kontestapp.com Introdução Facebook se tornou incontestavelmente a rede social mais popular do mundo. Com 1 bilhão de usuários

Leia mais

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Marketing Digital Trabalho científico apresentado ao Professor Edvaldo Jr., docente da matéria Marketing Digital, da turma de Produção

Leia mais

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais.

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais. The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action A Nova Conversação: Levando a Mídia Social da Conversa para a Ação By: Harvard Business Review A sabedoria convencional do marketing por muito

Leia mais

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec Google Marketing O Guia Definitivo de Marketing Digital Conrado Adolpho Vaz Novatec sumário Prefácio à 1ª. edição... 19 Prefácio à 2ª. edição... 21 Parte I O Novo Consumidor e o Mundo Digital... 23 Capítulo

Leia mais

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA DESENVOLVER GRANDES NEGÓCIOS. MERCADO DE MARKETING DIGITAL:

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Claudio Torres. Novatec

Claudio Torres. Novatec Claudio Torres Novatec Sumário Sobre o autor... 11 Prefácio... 12 Introdução... 15 A Internet como mídia...15 O que você vai ler... 17 Capítulo 1 A Internet do consumidor... 19 Novos concorrentes... 21

Leia mais

Marketing Digital. Prof. Rodrigo Mocellin. AV. Presidente Getúlio Vargas, 902 Rebouças - Curitiba, Paraná - 80230-030

Marketing Digital. Prof. Rodrigo Mocellin. AV. Presidente Getúlio Vargas, 902 Rebouças - Curitiba, Paraná - 80230-030 Marketing Digital Prof. Rodrigo Mocellin Pesquisa O objetivo maior do marketing é a identificação e satisfação das necessidades e desejos do cliente (KOTLER, 2000). Para identificar essas necessidades

Leia mais

Combinamos a nossa experiência em todas as vertentes do marketing digital

Combinamos a nossa experiência em todas as vertentes do marketing digital Combinamos a nossa experiência em todas as vertentes do marketing digital Com o crescimento exponencial da utilização da Internet, nomeadamente na procura de bens e serviços, as empresas encontraram neste

Leia mais

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital Apresentação Presença Digital 2012 ÍNDICE 1. GESTÃO MÍDIAS SOCIAIS... 03 2. ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES... 04 3. PERSONALIZAÇÃO... 05 4. CASES... 06 5. SOBRE A INTERMIDIA BRASIL... 13 6. CLIENTES... 14

Leia mais

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce...

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce... Sumário Bleez Agência Digital... 3 Quem sou eu... 4 Introdução... 5 Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7 Quem está comprando no ecommerce... 10 Por que os brasileiros estão comprando mais... 12 O

Leia mais

O novo desafio das marcas: uma visão global dos hábitos dos clientes em dispositivos móveis e redes sociais

O novo desafio das marcas: uma visão global dos hábitos dos clientes em dispositivos móveis e redes sociais O novo desafio das marcas: uma visão global dos hábitos dos clientes em dispositivos móveis e redes sociais SDL Campaign Management & Analytics Introdução Prezado profissional de marketing, A ideia de

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Facebook para pequenas empresas

Facebook para pequenas empresas Facebook para pequenas empresas e para pessoas que querem fazer um bom uso! Pâmella Machado Você precisa: Conhecer as pessoas e atendê-las muito bem no mundo offline; Ser curioso e perguntar a quem sabe

Leia mais

Thursday, October 18, 12

Thursday, October 18, 12 O Site Legado do IFP é uma comunidade online e global dos ex-bolsistas do programa. É um recurso e um lugar para você publicar notícias profissionais, recursos e teses para a comunidade global do IFP,

Leia mais

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO DESIGN CRIAÇÃO AGÊNCIA USABILIDA ARKETING INTERNET SEO DIGIT CRIATIVIDADE DESDE 1999 NO MERCADO, A M2BRNET É UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS. SI ARQ Desde 1999

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução: A importância do marketing de conteúdo...5. Erro 1: Não definir os objetivos de sua estratégia...8

SUMÁRIO. Introdução: A importância do marketing de conteúdo...5. Erro 1: Não definir os objetivos de sua estratégia...8 SUMÁRIO Introdução: A importância do marketing de conteúdo...5 Erro 1: Não definir os objetivos de sua estratégia...8 Erro 2: Não mensurar os resultados de seus esforços... 11 Erro 3: Não investir em marketing

Leia mais

22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento no Facebook. Como explodir seu engajamento com dicas incrivelmente simples!

22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento no Facebook. Como explodir seu engajamento com dicas incrivelmente simples! Facebook Marketing 22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento no Facebook Como explodir seu engajamento com dicas incrivelmente simples Introdução 22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento

Leia mais

As 6 Práticas Essenciais de Marketing para Clínicas de Exames

As 6 Práticas Essenciais de Marketing para Clínicas de Exames As 6 Práticas Essenciais de Marketing para Clínicas de Exames Introdução Fique atento aos padrões do CFM ÍNDICE As 6 práticas essenciais de marketing para clínicas de exames Aposte em uma consultoria de

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

REDES SOCIAIS. Profº Thiago Arantes

REDES SOCIAIS. Profº Thiago Arantes REDES SOCIAIS Profº Thiago Arantes Todos os direitos reservados - IAB 2014 - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING AS PRINCIPAIS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS PRÁTICAS DE PUBLICIDADE NA INTERNET Autor: Ian Peter Figueiredo Medeiros Orientador:

Leia mais

E-books. E-mail marketing. Sebrae. E-mail 1.0 vs E-mail 2.0. Formatos de conteúdo 2.0. Crescimento da base de contato. Ser mobile é ser 2.0.

E-books. E-mail marketing. Sebrae. E-mail 1.0 vs E-mail 2.0. Formatos de conteúdo 2.0. Crescimento da base de contato. Ser mobile é ser 2.0. E-books Sebrae Marketing e Vendas E-mail marketing E-mail 1.0 vs E-mail 2.0 Formatos de conteúdo 2.0 Crescimento da base de contato Ser mobile é ser 2.0 Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1 - Introdução...

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

MediaKit Rede Jornal Contábil 2015. Todas as informações sobre a maior rede de comunicação contábil do Brasil

MediaKit Rede Jornal Contábil 2015. Todas as informações sobre a maior rede de comunicação contábil do Brasil MediaKit Rede Jornal Contábil 2015 Todas as informações sobre a maior rede de comunicação contábil do Brasil Conheça a Rede Informações importantes: atualização do Midia Kit. A Rede Jornal Contábil está

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO INTRODUÇÃO: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, oferecendo soluções e transformando as relações pessoais e comerciais.

Leia mais

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo Mídias Sociais Fatos e Dicas para 2013 Esteja preparado para um ano digital, social e interativo NESTE E-BOOK VOCÊ VAI ENCONTRAR: 1 - Porque as mídias sociais crescem em tamanho e em importância para o

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

10 Evoluções. Impactantes para o seu Video Marketing. em 2015

10 Evoluções. Impactantes para o seu Video Marketing. em 2015 10 Evoluções Impactantes para o seu Video Marketing em 2015 INTRODUÇÃO O vídeo online teve um crescimento explosivo em 2014. Para os empresários e profissionais de marketing, o ano de 2015 oferece oportunidades

Leia mais

Este documento provê informação atualizada, e simples de entender, para o empreendedor que precisa iniciar ou avaliar suas operações online.

Este documento provê informação atualizada, e simples de entender, para o empreendedor que precisa iniciar ou avaliar suas operações online. Os segredos dos negócios online A Internet comercial está no Brasil há menos de 14 anos. É muito pouco tempo. Nesses poucos anos ela já mudou nossas vidas de muitas maneiras. Do programa de televisão que

Leia mais

E-Book MKT DE PERFORMANCE

E-Book MKT DE PERFORMANCE E-Book MKT DE PERFORMANCE MKT de Performance O Marketing de Performance é um conjunto de técnicas que permitem mensurar e otimizar o desempenho de um site/ecommerce/landing page e os resultados de ações

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

SEU RESTAURANTE. Promoção. Cardápio. Agenda. Galeria de Fotos. Enviar Foto. Newsletter. Ligar. Apps for Business

SEU RESTAURANTE. Promoção. Cardápio. Agenda. Galeria de Fotos. Enviar Foto. Newsletter. Ligar. Apps for Business SEU RESTAURANTE Promoção Cardápio Agenda Galeria de Fotos Enviar Foto Newsletter Ligar Apps for Business Marketing Eficaz para Restaurantes O tema deste guia resume-se a um objetivo: Trazer lucros ao seu

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

Marketing Digital. Político. Gabinete 2015. NorteServer. Digital. Marketing Digital de Resultado

Marketing Digital. Político. Gabinete 2015. NorteServer. Digital. Marketing Digital de Resultado Marketing Digital Político Gabinete 2015 NorteServer Digital Marketing Digital de Resultado FUNIL TUDO COMEÇA COM UM BOM FUNIL DE CONTEUDO PARA SEU MANDATO. ENGAJE TODA A SUA BASE. INSTAGRAM A REDE SOCIAL

Leia mais

Marketing Digital de resultado para PMEs. Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas

Marketing Digital de resultado para PMEs. Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas 1 Sumário I II V Porque monitorar? O que monitorar? Onde monitorar? Como engajar? 2 Por que Monitorar? 3 I II V Nas mídias sociais

Leia mais

tudo o que você precisa saber

tudo o que você precisa saber tudo o que você precisa saber Introdução 03 Qual a diferença do marketing tradicional para o digital 07 Por que sua clínica precisa de Marketing Digital 10 O que pode ou não ser feito no Marketing Médico

Leia mais

Atendimento. Item 4- Publicidade e Propaganda

Atendimento. Item 4- Publicidade e Propaganda Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda PUBLICIDADE X PROPAGANDA PUBLICIDADE Deriva de público (latim: publicus) Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda

Leia mais

JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ www.diariodaconstrucao.com.br

JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ www.diariodaconstrucao.com.br PROPOSTA DE PROPAGANDA - ANUNCIE NO JDC Apresentação de Plano de Publicidade Online no Site O JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ atende com o nome de JDC, porque é uma empresa que tem como sua atividade

Leia mais

PROFISSIONAL. Por que o Comércio Eletrônico em Multicanais é Fundamental para o Sucesso do seu Negócio On-line

PROFISSIONAL. Por que o Comércio Eletrônico em Multicanais é Fundamental para o Sucesso do seu Negócio On-line EDIÇÃO Nº 05 GRÁTIS FOTOGRAFIA PROFISSIONAL SOLUÇÕES PARA IMAGENS DE PRODUTO QUE CONQUISTARAM OS LÍDERES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO Por que o Comércio Eletrônico em Multicanais é Fundamental para o Sucesso

Leia mais