CONCURSO PÚBLICO RESULTADO DOS RECURSOS DAS NOTAS PRELIMINARES DA PROVA DE REDAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCURSO PÚBLICO RESULTADO DOS RECURSOS DAS NOTAS PRELIMINARES DA PROVA DE REDAÇÃO"

Transcrição

1 CONCURSO PÚBLICO RESULTADO DOS RECURSOS DAS NOTAS PRELIMINARES DA PROVA DE REDAÇÃO Protocolo: Inscrição: No enunciado da prova de redação também continha as mesmas informações do edital, fazendo referência específica ao nº de linhas, alertando que Textos que não abordassem o tema proposto e não tivessem o número mínimo de linhas delimitado não seriam considerados. Portanto, considerando que um dos critérios para análise da prova de redação era exatamente o número de linhas, todo e qualquer texto que não contivesse o número mínimo previsto pelo edital não seria corrigido. Assim, se o candidato está ciente de que o número de linhas é fator de exclusão, não pode ser avaliado por ter produzido 24 linhas, aquém do previsto no edital. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 22 (vinte e dois), considerando que: - Inicialmente, não atendeu ao aspecto forma do modelo textual previsto, visto não se preocupou com a distribuição adequada do texto nas suas três partes constitutivas. - Não apresentou domínio sobre o uso dos nexos coesivos, utilizando o advérbio onde em lugar de em que; os pronomes de retomada foram equivocadamente utilizados, por exemplo,

2 - Apresentou falta de domínio quando ao uso de acentos Gráficos. - Abordou o tema de maneira superficial, tendendo ao tangenciamento, pois fez menção à questão profissional unicamente na última linha do texto. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 13 (treze), considerando que: - Inicialmente, atendeu tangencialmente ao tema proposto, uma vez que não orientou sua argumentação no sentido de atender ao questionamento proposto, limitando-se a descrever as facilidades (malefícios e benefícios) que a tecnologia tem no ambiente empresarial; apresentando ainda suas percepções sobre a necessidade de educar as crianças, desde pequenas, no que se refere ao uso da tecnologia. Esse tangenciamento já provocou corte em sua nota inicial, visto que o tema não foi desenvolvido. - Não apresentou domínio sobre as estratégias de pontuação de textos, equivocando-se em algumas situações em relação ao uso de vírgulas. - Utilizou termos imprecisos (por exemplo:...tarefa que deveria ser realizada de uma forma...), que demonstraram certa dificuldade em relação a vocabulário. - Relacionou o fato de que (último parágrafo) saber lidar com ferramentas da internet e ser organizado torna as pessoa menos burras, sem justificar seu posicionamento. Protocolo: Inscrição:

3 O candidato obteve a nota 18 (dezoito), considerando que: - Inicialmente, não atendeu ao aspecto forma do modelo textual previsto, visto não se preocupou com a distribuição adequada do texto nas suas três partes constitutivas, bem como não demonstrou domínio sobre a construção de parágrafos e encadeamento de frases. Tal característica demonstra que as estratégias de coesão não foram utilizadas, prejudicando a coerência do texto. - Não apresentou domínio sobre as estratégias de pontuação de textos, equivocando-se em algumas situações em relação ao uso de vírgulas. - Inúmeros termos não receberam a atenção necessária quanto ao uso de acentuação gráfica. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 15 (quinze), considerando que: - Elaborou uma abordagem rasa a respeito do questionamento que orientava a produção textual, conduzindo seu texto na defesa de que as empresas precisam de profissionais capazes de realizar reflexões aprofundadas, sem, no entanto, relacioná-las ao fato de que nosso cérebro estaria se desacostumando a isso face ao tipo de texto a que estamos expostos. Nesse sentido, faltaram-lhe argumentos consistentes. Além disso, não há conexão entre os três primeiro parágrafos, que apresentam informações estanques e semelhantes a partes do texto da prova de português, especialmente o primeiro. - Há equívocos quanto ao uso de nexos coesivos, inclusive fazendo uso de uma conjunção para iniciar um parágrafo. - Há falta de pontuação.

4 Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 17 (dezessete), considerando que: - Atendeu tangencialmente ao tema proposto, uma vez que não orientou sua argumentação no sentido de atender ao questionamento proposto, limitando-se a descrever as facilidades que a internet possui, fazendo inclusive um histórico sobre o tema. Esse tangenciamento provocou corte em sua nota inicial, visto que o tema não foi desenvolvido. - Equivocou-se no uso de pronome demonstrativo em situação de retomada, não atendeu à situação de regência verbal, incorreu em erro de redundância. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 13 (treze), considerando que: - Inicialmente, atendeu tangencialmente ao tema proposto, uma vez que não orientou sua argumentação no sentido de defender o uso da internet como parceiro profissional, apresentando. Esse tangenciamento já provocou corte em sua nota inicial, visto que o tema proposto não foi desenvolvido.

5 - Não atendeu ao aspecto forma do modelo textual previsto, visto não se preocupou com a distribuição adequada do texto nas suas três partes constitutivas. - Incorreu em diversos erros ortográficos: acentuação, uso de letras, acentuação gráfica. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 18 (dezoito), considerando que: - Inicialmente, atendeu de forma rasa ao tema proposto, uma vez que sua argumentação não se fundamentou em argumentos consistentes e criativos. Esboçou-se no texto apenas a tentativa de responder ao questionamento proposto, sem trazer situações novas e inusitadas, limitando-se a informações contidas nos textos da prova de português. - Incorreu em diversos erros ortográficos: acentuação, uso de letras, acentuação gráfica. - Incorreu em erro ortográfico como o uso de letras maiúsculas no título - Denotou-se a falta de pontuações em algumas situações do texto. - Equivocou-se quanto ao uso de próclise. - Demonstrou uso equivocado da proposição regência verbal. Protocolo: Inscrição:

6 O candidato obteve a nota 20 (vinte), considerando que: - Inicialmente, atendeu de forma rasa ao tema proposto, uma vez que sua argumentação não se fundamentou em argumentos consistentes e criativos. Esboçou-se no texto apenas a tentativa de responder ao questionamento proposto, porém limitando-se a descrever as facilidades da internet (linha 01 até l. 21). Na parte final do texto, limitou-se a apresentar ideias simples, sem que se pudesse identificar empenho em qualificar seu ponto de vista. - No primeiro parágrafo esboçou uma idéia (...na hora de parar para ler ou escrever algo...) mas não a desenvolveu - Demonstrou uso equivocado da proposição regência verbal em diversas situações do texto. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 21 (vinte e um), considerando que: - Inicialmente, atendeu ao tema proposto, entretanto sua argumentação não se fundamentou em argumentos consistentes e criativos. Esboçaram-se no texto suas ideias, sem desenvolvê-las de maneira criativa e consistente, apresentando, apenas as duas maneiras que o profissional pode ser visto. Além disso, pecou quanto à forma da estrutura textual, priorizando em número de linhas, a introdução. - Demonstrou uso equivocado de elementos de coesão; faltou-lhe o domínio sobre o uso da crase; não atendeu situações obrigatórias de regência verbal; promoveu situações de paralelismo de regência; equivocou-se quanto ao uso de letras maiúsculas e minúsculas.

7 Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 20 (vinte), considerando que: - Inicialmente, atendeu ao tema proposto, entretanto sua argumentação não se fundamentou em argumentos consistentes e criativos. Esboçaram-se no texto suas ideias, sem desenvolvê-las de maneira criativa e consistente, apresentando, desenvolvendo um texto previsível. - Promoveu situações de paralelismo de regência, não utilizando a preposição necessária; equivocouse quanto ao uso de tempo verbal; ocorreram situações de falta de pontuação; faltou-se vocabulário no segundo parágrafo, em que houve a repetição do termo consequência, o que, promoveu também a repetição da ideia. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 17(dezessete), considerando que:

8 - Inicialmente, atendeu tangencialmente ao tema proposto, visto que seu texto direcionou-se para demonstrar a necessidade de se conhecer os limites quanto ao uso da internet e na necessidade de se perceber a veracidade ou não das informações. Não apresentou relação entre o uso da internet e a capacidade de produção textual do homem, apresentando apenas um pequeno comentário sobre o uso dessa ferramenta no mercado de trabalho, sem, no entanto, relacionar os três tópicos da proposta. - Ocorreram situações de falta de pontuação; erros quanto à falta ou uso de acentos gráficos. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 11(onze), considerando que: - Inicialmente, atendeu tangencialmente ao tema proposto, uma vez que não orientou sua argumentação no sentido de atender ao questionamento proposto, limitando-se apresentar de modo genérico e circular a ideia de que deve-se desenvolver a capacidade de selecionar informações e de refletir sobre elas. No primeiro parágrafo, em desatenção ao modelo textual, o tento não informa sob que foco o texto será desenvolvido, limitando-se a relacionar internet com capacidade de concentração e reflexão. Desenvolve os dois outros parágrafos também de forma genérica e circular. Nos dois últimos pequenos parágrafos, cita o fato de que sem essas capacidades seremos profissionais alienados. Finaliza, afirmando que internet e livros devem ter seu tempo administrado. Dessa maneira, o candidato discorreu sobre um assunto que se desviou da proposta. Além disso, constataram-se equívocos em nível de pontuação, repetições, uso de letãs maiúsculas, acentuação gráfica. Protocolo: Inscrição:

9 O candidato obteve a nota 18(dezoito), considerando que: -Inicialmente, atendeu parcialmente ao tema proposto; sua argumentação não se fundamentou em argumentos consistentes e criativos. Esboçou nos parágrafos iniciais do texto suas ideias sobre o processo de comunicação, apresentando um histórico, até chegar à internet. Entretanto, não aprofundou a discussão proposta pelo tema, limitando-se a citar o profissional moderno como aquele que deve compreender as situações de trabalho. Além disso, desmembrou excessivamente o texto em parágrafos, descaracterizando o modelo textual solicitado, quanto à introdução, desenvolvimento de conclusão, o que denota problemas em relação ao domínio de estratégias coesivas. - Ocorreram situações de falta de pontuação; erros quanto à falta ou uso de acentos gráficos. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 21(vinte e um), considerando que: -Inicialmente, atendeu parcialmente o tema proposto; sua argumentação, no entanto, não se fundamentou em argumentos consistentes e criativos. Esboçou nos parágrafos iniciais do texto suas ideias sobre o a necessidade de se buscar a plenitude das informações, Entretanto, não aprofundou a discussão proposta pelo tema, que solicitava a discussão a cerca da capacidade de produzir textos em razão da vivência com textos curtos. Assim, o texto afastou-se da proposta. Além disso, ocorreram situações de falta de pontuação; erros quanto à falta ou uso de acentos gráficos; falta de domínio sobre a colocação pronominal; referenciação inadequada.

10 Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 17(dezessete), considerando que: - Inicialmente, atendeu tangencialmente ao tema proposto, uma vez que não orientou sua argumentação no sentido de atender ao questionamento proposto, limitando-se apresentar suas ideias a respeito da internet, de suas facilidades e também sobre o fato de que, com ela, deixam-se outras atividades de lado. Em nenhum momento do texto, o candidato relacionou a questão da produção textual, ou da minimização da produção textual através da internet, com a capacidade de produção de textos mais longos, e, ainda, que consequências adviriam para o mercado profissional. Dessa maneira, o candidato discorreu sobre um assunto que se desviou da proposta. Além disso, percebe-se equívocos quanto à forma dissertativa, em que não distribuição adequada das ideias em parágrafos. Protocolo: Inscrição:

11 O candidato obteve a nota 18(dezoito), considerando que: - Inicialmente, atendeu ao tema proposto, discorrendo sobre o fato de as formas diminutas da internet estarem interferindo na nossa capacidade de produzir textos mais longos. Entretanto, sua argumentação não se fundamentou em ideias consistentes e nem criativas, tornando seu texto previsível. Além disso, identificaram-se inúmeros problemas de coesão textual, no que se refere ao uso dos pronomes demonstrativos e pessoais retos, que prejudicaram a clareza do texto, visto que promoveram ambigüidades. Como consequência disso, houve problemas de concordância quanto às retomadas. Dessa maneira, o candidato, apesar de atender à proposta, o fez de forma pouco criativa, e os equívocos coesivos, permeados de problemas de concordância, tornaram o texto gramaticalmente prejudicado. Protocolo: Inscrição: O candidato obteve a nota 13(treze), considerando que: - Atendeu tangencialmente ao tema proposto, uma vez que não orientou sua argumentação no sentido de atender ao questionamento proposto, limitando-se a descrever a internet como uma vilã ou aliada no mundo moderno. Além disso discorreu sobre o fato de que a internet pode afetar a capacidade de leitura e escrita, direcionando esse aspecto para as crianças, o que a afastou mais ainda da proposta. Esse tangenciamento provocou corte em sua nota inicial, visto que o tema não foi desenvolvido. Além disso, constataram-se problemas em relação à regência verbal, com a falta de preposições. Também verificou-se a inexatidão de termos, como mesma, no primeiro parágrafo, que desqualificam o texto. Porto Alegre, 12 de novembro de Comissão de Concursos da Fundatec.

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE NOTAS OFICIAIS DA PROVA DE TÍTULOS

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL CREF2/RS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2014

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL CREF2/RS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2014 CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL CREF2/RS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2014 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/ ALTERAÇÃO DE NOTAS PRELIMINARES DA PROVA DE REDAÇÃO RECURSOS INDEFERIDOS

Leia mais

Processo Seletivo FAETEC RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO

Processo Seletivo FAETEC RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO Inscrição 1633900 O requerente perdeu 3,5 pontos na redação pelos seguintes motivos: Os parágrafos foram longos, a leitura ficou cansativa, poderia ter fracionado mais

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA Língua Portuguesa Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto:

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos disponibilizados,

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO:

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: 22924028436-3 PROTOCOLO: 22924028436-3 MANTIDA A NOTA DIVULGADA. A prova de redação do concurso público do Os textos foram

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO DATAS PREVISTAS EDITAL 01/11 ANEXO II CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 05/08/11 Publicação do Extrato do Edital n. 01 para abertura do Concurso Público no Diário Oficial do Estado e Jornal

Leia mais

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização:

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização: ANEXO I-A ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PSF CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO VAGA ABERTA AGENTE ÁREA URBANA PSF 1 05 (cinco) LOCALIZAÇÃO - Todos os setores da zona ou perímetro urbano de Nova

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia.

REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia. REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia. O QUE É REDAÇÃO Logo de imediato pensamos em qualquer coisa que se redige. Sim, isso

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Sumário. Apresentação da coleção Prefácio Nota da autora Capítulo II

Sumário. Apresentação da coleção Prefácio Nota da autora Capítulo II Sumário Sumário Apresentação da coleção... 17 Prefácio... 19 Nota da autora... 21 Capítulo I Fatores importantes para produzir um texto... 23 1. A importância da leitura para produção textual... 23 2.

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Redação Profa. Raquel

Redação Profa. Raquel Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua

Leia mais

Scanned by CamScanner

Scanned by CamScanner Scanned by CamScanner Scanned by CamScanner FICHA DE ACOMPANHAMENTO TUTORIAL PEDRO RIBEIRO Na correção, são adotadas cores diferentes para cada categoria de avaliação. São elas: VERMELHO: erros relativos

Leia mais

CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL

CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL... 23 1. A definição de tipo textual... 23 1.1. Texto narrativo... 23 1.2. Texto descritivo... 24 1.3. Texto injuntivo... 25 1.4. Texto dialogal... 26 1.5.

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA ESTADO DE MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS (INFRA RELACIONADOS) I DOS RECURSOS

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA ESTADO DE MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS (INFRA RELACIONADOS) I DOS RECURSOS CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA ESTADO DE MINAS GERAIS 1 DECISÃO DOS RECURSOS (INFRA RELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados concorrentes aos cargos/funções

Leia mais

PORTUGUÊS com DUDA NOGUEIRA ANATEL / julho 2014

PORTUGUÊS com DUDA NOGUEIRA ANATEL / julho 2014 1 Edital SISTEMATIZADO ANATEL - Língua Portuguesa Edital: http://www.cespe.unb.br/concursos/anatel_14/arquivos/ed_1_abertura.pdf Olá, guerreiros! Em primeiro lugar, vamos aos tópicos exigidos nas últimas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO Estado do Espírito Santo PROCESSO SELETIVO 001/2017 EDITAL Nº 012/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO Estado do Espírito Santo PROCESSO SELETIVO 001/2017 EDITAL Nº 012/2018 PROCESSO SELETIVO 001/2017 EDITAL Nº 012/2018 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DOS RECURSOS DA PROVA DE REDAÇÃO A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco (ES) e a G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços

Leia mais

2.8. Alusão histórica 3. A afirmação da tese e a impessoalização do discurso 4. Exercícios 5. Atividade de produção textual

2.8. Alusão histórica 3. A afirmação da tese e a impessoalização do discurso 4. Exercícios 5. Atividade de produção textual SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL 1. A definição de tipo textual 1.1. Texto narrativo 1.2. Texto descritivo 1.3. Texto injuntivo 1.4. Texto dialogal 1.5. Texto dissertativo 2. Elaborando

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA TOTAL 20

DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA TOTAL 20 DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA - 2014 UNIDADES DIDÁTICAS HORAS PÁGINA I. A SELEÇÃO VOCABULAR: CRITÉRIOS E APLICAÇÕES II. GRAMÁTICA DE TEXTO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 10 10-03 05 06 TOTAL 20 Plano de Disciplinas

Leia mais

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Coesão e coerência textuais Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Coesão e coerência textuais Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de textos Aulas Cursos VIP (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos, Tipologia textual, Gêneros textuais Gêneros

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO CÂMARA MUNICIPAL DE DORES DO RIO PRETO/ES C A D E R N O D E P R O V A S LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

CONCURSO PÚBLICO CÂMARA MUNICIPAL DE DORES DO RIO PRETO/ES C A D E R N O D E P R O V A S LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 CONCURSO PÚBLICO CÂMARA MUNICIPAL DE DORES DO RIO PRETO/ES C A D E R N O D E P R O V A S CADERNO 5 CARGO: TÉCNICO LEGISLATIVO PROVAS: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1. Este caderno de provas

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO 8.3.1 DAS HABILIDADES 8.3.1.1 As questões da prova objetiva e a prova discursiva poderão avaliar habilidades relacionadas

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Nos termos do subitem do Edital, as instruções constantes nos Cadernos de Questões das Provas Objetiva e Dissertativa, na

ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Nos termos do subitem do Edital, as instruções constantes nos Cadernos de Questões das Provas Objetiva e Dissertativa, na CONCURSO PÚBLICO Edital n. 01/2009 ANALISTA DE GESTÃO E ASSISTÊNCIA À SAÚDE-AGAS NÍVEL III GRAU A ARQUITETURA / ARQUITETURA HOSPITALAR Código 501 CADERNO 1 PROVA DISSERTATIVA ATENÇÃO Leia as instruções

Leia mais

Formal 1 INDEFERIDO. Formal 1 INDEFERIDO. Formal 1 INDEFERIDO

Formal 1 INDEFERIDO. Formal 1 INDEFERIDO. Formal 1 INDEFERIDO S01 - OFICIAL DO QOPM- MASCULINO Inscrição Candidato Nt. Recebida Justificativa Aspecto Questão Resultado 4538420 ALEXANDRE CHOW DE MARTINO TOSTES 5,8 Em resposta ao recurso interposto, temos a 0,2 para

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras... 15 Emprego da acentuação

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS

REDAÇÃO PARA CONCURSOS REDAÇÃO PARA CONCURSOS Sumário Primeira Parte Primeira Lição Poesia matemática Gramática acentuação gráfica Tipos de palavras Regras gerais Dupla prosódia Pronúncia duvidosa Orientação Ortográfica emprego

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS - CFN DECISÃO DOS RECURSOS

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS - CFN DECISÃO DOS RECURSOS CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS - CFN DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I - DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos disponibilizados,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 01/2011 RESPOSTA AOS RECURSOS DA PROVA DE REDAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO 01/2011 RESPOSTA AOS RECURSOS DA PROVA DE REDAÇÃO CONCURSO PÚBLICO 01/2011 RESPOSTA AOS RECURSOS DA PROVA DE REDAÇÃO Inscrição: 15602625057-3 (Liminar) - MANTIDA de dissertação, cujos critérios de análise estavam descritos no edital de abertura que rege

Leia mais

Dicas para Provas. TRE-SP e TRE-PE Professora Soraia Alves. Author or Company YOUR LOGO

Dicas para Provas. TRE-SP e TRE-PE Professora Soraia Alves. Author or Company YOUR LOGO Dicas para Provas Discursivas TRE-SP e TRE-PE Professora Soraia Alves Author or Company YOUR LOGO Conteúdo Uma breve apresentação Interpretando os editais 3 4 14 Agora vamos produzir Espelho de correção

Leia mais

ENEM PROVA DE REDAÇÃO

ENEM PROVA DE REDAÇÃO ENEM PROVA DE REDAÇÃO EVOLUÇÃO DE TEMAS 1998 VIVER E APRENDER 1999 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 2000 DIRETIOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIIO NACIONAL? 2001 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS

COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS By Prof. Ms. Deborah Costa - 2014 INTRODUÇÃO 1 Este e-book discutirá sobre as questões dissertativas propostas em diferentes avaliações : universidade,

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 LEITURA & INTERPRETAÇÃO...

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 LEITURA & INTERPRETAÇÃO... SUMÁRIO CAPÍTULO 1 LEITURA & INTERPRETAÇÃO... 1 Lição 1 LER é instrumento essencial... 1 1.1. A Leitura Crítica... 3 1.2. Contextualização... 5 1.3. Questão Comentada... 6 1.4. Sugestão de Redação... 7

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 3 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

As qualidades de um texto. Produção textual

As qualidades de um texto. Produção textual As qualidades de um texto O bom texto, antes de mais nada, deve ser adequado em função dos seus objetivos e das circunstâncias comunicativas. O autor deve habilmente administrar as outras qualidades de

Leia mais

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 19 REDAÇÃO NA BANCA DO EXÉRCITO

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 19 REDAÇÃO NA BANCA DO EXÉRCITO REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 19 REDAÇÃO NA BANCA DO EXÉRCITO 1. A PROVA DE REDAÇÃO NA EsPCEX Leia com atenção ao conteúdo de Redação que a banca examinadora divulga para estudos antecedentes.

Leia mais

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL LINGUA PORTUGUESA Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão;

Leia mais

Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação

Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação Olá, estudantes! Está preocupado com a redação do Enem? Pois o site QG do Enem lançou um projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação.

Leia mais

RESPOSTAS DOS RECURSOS EM RELAÇÃO À NOTA DA PROVA DISCURSIVA BELO HORI- ZONTE ÀREA DE TRIBUTAÇÃO EDITAL 04/2011

RESPOSTAS DOS RECURSOS EM RELAÇÃO À NOTA DA PROVA DISCURSIVA BELO HORI- ZONTE ÀREA DE TRIBUTAÇÃO EDITAL 04/2011 RESPOSTAS DOS RECURSOS EM RELAÇÃO À NOTA DA PROVA DISCURSIVA BELO HORI- ZONTE ÀREA DE TRIBUTAÇÃO EDITAL 04/2011 CARGO: AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS INSCRIÇÃO 4202418 DEFERIDO PARCIALMENTE Somente

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE

TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE CONCURSO PÚBLICO Edital n. 01/2007 SES-MG TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE Código 101 PROVA DE REDAÇÃO CADERNO 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Para a elaboração da Prova de Redação, você está recebendo dois cadernos.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PORTUGUÊS 1 Leitura, compreensão e análise de textos. Inferência (informações explícitas e implícitas). Tipologia textual:

Leia mais

ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino

ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino ARTIGO DE OPINIÃO Profª Kellen Ramos Mandarino CARACTERÍSTICAS FINALIDADE: expressar o ponto de vista do autor sobre determinado tema; FOCO NARRATIVO: 1ª ou 3ª pessoa ESTRUTURA: introdução + desenvolvimento

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. O CORPO HUMANO 1.1 Células procariotas e eucariotas.

Leia mais

CONCURSO DE PM-SP CARGO: SOLDADO INFORMAÇÕES GERAIS DATA DE REALIZAÇÃO DE CERTAME: 28/07/2019 (tarde). BANCA: VUNESP. DURAÇÃO: 4 horas. ETAPAS DO CONCURSO: I. Exames de Conhecimentos i. Prova Objetiva

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018 Livro Eletrônico Aula 00 1000 Questões de Português - Banca Cespe 2018 Professor: Décio Terror Aula 00: Apresentação Olá! É com muito prazer que convido vocês a participarem do nosso curso em PDF: 1000

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental MATEMÀTICA 1) NÚMEROS NATURAIS, SISTEMAS DE NÚMERAÇÃO DECIMAL E NÚMEROS RACIONAIS 1.1) Números Naturais Reconhecimento de números naturais

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO CIÊNCIAS 1. CINEMÁTICA 1.1. Estudo dos movimentos e referenciais. 1.2. Movimentos uniformes. 2. PROPRIEDADES

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Final de Português Língua Segunda. Prova 95 1.ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico º Ano de Escolaridade

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Final de Português Língua Segunda. Prova 95 1.ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico º Ano de Escolaridade Prova Final de Português Língua Segunda (Alunos com surdez severa a profunda) Prova 95.ª Fase.º Ciclo do Ensino Básico 08 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de 5 de julho Critérios de Classificação

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

CURSOS DE FÉRIAS SISTEMA DE ENSINO COM EXCELÊNCIA

CURSOS DE FÉRIAS SISTEMA DE ENSINO COM EXCELÊNCIA CURSOS DE FÉRIAS SISTEMA DE ENSINO COM EXCELÊNCIA ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS E REDAÇÃO INSTRUMENTAIS) 1. ORTOGRAFIA - uso de s, ss, sc, ç, ch, lh etc 2. REDAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIAS ELETRÔNICAS

Leia mais

TERMINAIS AÉREOS DE MARINGÁ SBMG S.A.

TERMINAIS AÉREOS DE MARINGÁ SBMG S.A. TERMINAIS AÉREOS DE MARINGÁ SBMG S/A CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2019 EDITAL Nº 010/2019 GABARITO PRELIMINAR Divulga o gabarito preliminar das provas objetivas e padrão preliminar de resposta das provas discursivas

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: No domínio da Oralidade: -Exprimir-se oralmente com progressiva autonomia e clareza em função de objetivos diversos. - Comunicar oralmente tendo em

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 SAG/PROT SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA A SEÇÃO DE ARQUIVO GERAL SAG/PROT

EDITAL Nº 02/2016 SAG/PROT SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA A SEÇÃO DE ARQUIVO GERAL SAG/PROT EDITAL Nº 02/2016 SAG/PROT SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA A SAG/PROT A Seção de Arquivo Geral (SAG/PROT), no uso de suas atribuições administrativas e com base na Lei 11.788/2008 que dispõe sobre o estágio,

Leia mais

Aulão TJ-SP. Português Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão) 1

Aulão TJ-SP. Português Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão)  1 Aulão TJ-SP Português - 2017 Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão) www.pontodosconcursos.com.br 1 Português para o TJ-SP 1. Programa oficial 1. Análise, compreensão e interpretação de diversos

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Cronograma - 4º Bimestre / 2016

Cronograma - 4º Bimestre / 2016 COLÉGIO ADVENTISTA JARDIM DOS ESTADOS Prof.: Juliano Disciplina: Língua Portuguesa Série: 6º Ano 3 a 7/10 10 a 14/10 Recesso de 10 a 12 17 a 21/10 24 a 28/10 31/10 a 4/11 Feriado dia 2 7 a 11/11 14 a 18/11

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CURSO: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS (IFCE) - ASSISTENTE EM ADM. - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica do curso quaisquer alterações. PORTUGUÊS

Leia mais

Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas

Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Critérios para correção de textos ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Como podemos avaliar produções de texto? Avaliar textos é privilégio do professor de Língua Portuguesa? Ou deve

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 03/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Código da Disciplina: NDC 136 Curso: Pedagogia Semestre de Oferta da Disciplina: 1º p Faculdade Responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns Programa em

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que

Leia mais

Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO

Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO Processo de Admissão de Novos Estudantes 2018 Conteúdo programático Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO 1º LETRAMENTO - Reconhecimento de diferentes portadores textuais - Identificação

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

11/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. Atributos básicos de dissertativas

11/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. Atributos básicos de dissertativas Administração Geral / Estratégia e Planejamento Prof. Renato Fenili Maio de 2016 Atributo Impessoalidade Atributos básicos de dissertativas Descrição A redação deve ser elaborada de forma estritamente

Leia mais

Não elabora proposta de intervenção.

Não elabora proposta de intervenção. Matriz de Referência PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO DO SADEAM 2011 NÍVEL 0 (0 zero) I Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e

Leia mais

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver O QUE É O DESENVOLVIMENTO? Os parágrafos de desenvolvimento são os que vão dar sustentação à tese que você apresentou na introdução. Essa é a hora de justificar, demonstrar e provar o seu ponto de vista.

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Núcleo Temático: Formação profissional Disciplina: Gramática, interpretação e redação jornalística Código da Disciplina:

Leia mais

tudo que você precisa saber

tudo que você precisa saber tudo que você precisa saber sobre língua portuguesa PARA CONCURSOS PÚBLICOS Olá! A disciplina mais cobrada em concursos públicos merece atenção especial. Afinal, saber desenvolver uma boa redação e interpretar

Leia mais

Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina

Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina EDITAL Nº 001/2014 DPE/CURITIBANOS PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO A, no uso de suas atribuições, COMUNICA a abertura do processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas de estágio aos alunos matriculados

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Pontuação Soluções Grupo I 4 pontos

Leia mais