EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG"

Transcrição

1 EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 15/4/2010 Produção Ascom

2 Agência Minas 14/4/ Epamig abre inscrições para 2º curso de redação científica Já estão abertas as inscrições para o 2º Curso de Redação Científica que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Regional Zona da Mata, vai realizar durante os meses de maio e junho, em Viçosa. São oferecidas 50 vagas, com abordagem do tema em oito módulos e aulas semanais, no período de 3 de maio a 14 de junho, de 16h30 as 18h30. Os interessados devem procurar a Unidade, à Vila Gianetti, nº 47 ou pelos telefones (31) e (31) Este é o segundo curso que a Epamig realiza sobre o assunto e, segundo a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia, Madelaine Venzon, a atividade é bastante solicitada para atualização de profissionais e estudantes, em função de vícios de linguagem cometidos durante a redação de artigos científicos e redundâncias que costumam ocorrer nas publicações, às quais o autor, na maioria das vezes, não se dá conta. O Curso de Redação Científica vai abordar os temas: bases teóricas da redação científica (instrutor: José Alberto Gomide, professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa - UFV); preparo das seções de um artigo científico, clareza na redação científica e concisão na redação científica (instrutor: Rogério Faria Vieira, pesquisador da Epamig/Embrapa); aspectos importantes da estatística na pesquisa e experimentação (instrutor: Carlos Sediyama, professor da UFV); preparo e interpretação de tabelas e figuras (instrutores: Francisco Ribeiro do Vale, professor da UFV, e Madelaine Venzon, pesquisadora Epamig); apresentação de dados climáticos (instrutor: Gilberto Sediyama, professor da UFV) e escolha de periódico para publicação (instrutor: Luiz Antônio Santos Dias, professor da UFV). Também no Portal UFV -

3 Portal Dia de Campo 15/4/ Bovinos Leiteiros Epamig estuda melhorias no cruzamento de holandês com zebuínos Filhos de holandês com zebuínos têm produtividade três vezes maior do que a média das vacas brasileiras A raça holandesa é a maior produtora de leite de mundo, chega a dar mais de 30 litros de leite por dia. No entanto, ela não se adapta muito bem às condições brasileiras, reduzindo a produtividade em território nacional, além de ser uma vaca cara. Já o gado zebuíno está presente nos trópicos e no Brasil há quase 400 anos, sendo muito bem adaptado ao território brasileiro. Por isso, o cruzamento do holandês com o zebuíno já é utilizado há anos e resulta em uma vaca de boa produtividade leiteira e que se adequa bem aos pastos do Brasil. O pesquisador José Reinaldo Mendes Ruas, da Empresa Agropecuária de Minas Gerais, trabalha com quatro tipos diferentes de zebuínos neste melhoramento genético (raças gir, guzerá, nelore e um zebu sem raça definida) e vai falar sobre os dados de seus trabalhos no VI Encontro de Zootecnistas do Norte de Minas, que começou ontem na cidade de Montes Claros. Este cruzamento já é feito há mais de 30 anos. Realizamos o trabalho com quatro tipos de raças de Zebu diferentes com o objetivo de atingir grande produtividade de leite nas condições brasileiras. O objetivo é tentar agregar gene de produção de leite com gene de rusticidade. Isto levará a uma maior adaptação de animais produtores de leite à condição de Brasil, vai reduzir custos de produção e tornar o leite uma atividade mais rentável diz o pesquisador José Reinaldo Mendes Ruas, da Empresa Agropecuária de Minas Gerais. O pesquisador explica que a média de produção do cruzamento entre as duas raças não é tão alto quanto a do gado holandês puro, mas é bem superior à média das raças brasileiras, chegando a ter uma produtividade três vezes maior do que a média das vacas adaptadas ao Brasil. Ele diz que a produção brasileira de leite é muito baixa, em torno de quilos de leite por lactação de vaca, o que representa uma produção em torno de quatro a cinco litros de leite por dia. Já a média da raça holandesa pura chega a produzir dez mil quilos de leite por lactação por vaca, o que dá uma média de 30 litros por dia. No cruzamento Holandês-Zebu a média é de três mil quilos por lactação, que dá 12 litros de leite por dia. Como são dois animais de subespécies diferentes, ou seja, animais que não são parentes, tem mais um fator importante neste cruzamento, que é a chamada heterose. Há um choque de sangue e todas as características de baixa transmissão são mais bem manifestadas, em função da heterose. E a produção de leite é uma destas características de baixa transmissão explica Ruas.

4 Prefeitura de Juiz de Fora 14/4/ Prefeitura participa do Terceiro Salão Mineiro do Turismo Representantes do Núcleo de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participam, entre esta sexta-feira, 16, e o domingo, 18, do Terceiro Salão Mineiro do Turismo que acontece no Minascentro, em Belo Horizonte. Segundo a turismóloga da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE), Daniele Feyo, o salão foi dividido por regiões e os representantes de Juiz de Fora estarão no Salão Zona da Mata divulgando o Circuito Caminho Novo, além dos atrativos do Município na área de turismo de Negócios e Eventos. Durante o evento, a Prefeitura também divulgará o seu novo portal de Turismo - Duas agências de Juiz de Fora, selecionadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), através do programa Minas Recebe, participam do Salão com o objetivo de vender pacotes turísticos com os atrativos do Circuito Caminho Novo. City tour passando pela Usina de Marmelos, Cine-Theatro Central, Museu Cabangu, em Santos Dumont, rafting pelo Rio Paraibuna, em Simão Pereira e Cachoeira da Saudade, em Santana do Deserto, são alguns dos destinos incluídos. Além disso, as agências vão divulgar os produtos típicos da região como biscoitos caseiros, produtos orgânicos, cachaça e o artesanato. O turismo de eventos também está incluído com destaque para o Miss Brasil Gay, Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, Congresso Nacional de Laticínios e JF Folia. Regionalização do Turismo em Minas Segundo os organizadores do Salão, Minas Gerais tem uma infinidade de destinos e roteiros turísticos para serem descobertos. Com esse objetivo, o Terceiro Salão Mineiro do Turismo promove e incentiva a comercialização e a divulgação dos roteiros turísticos do Estado aos profissionais do setor, à imprensa e ao público em geral. O evento irá estruturar e qualificar cada um desses destinos para o mercado e divulgar o processo de regionalização do turismo no Estado. Nesta edição, o Salão será uma grande oportunidade para a comercialização de produtos locais, troca de conhecimentos, capacitação e, principalmente, promoção dos roteiros turísticos de todas as regiões de Minas Gerais. Além disso, o evento também irá apresentar os setores de destaque em Minas como artesanato, gemas e joias, gastronomia, turismo de negócios e a realização de palestras com foco no fortalecimento regional. *Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones / 7245.

5 Tribuna de Minas 15/4/2010 Juiz de Fora EM BH JF no Salão Mineiro de Turismo O Núcleo de Turismo da Prefeitura participa, este final de semana, do Terceiro Salão Mineiro do Turismo. Representantes da cidade estarão em Belo Horizonte, de amanhã a domingo, para divulgar o Circuito Caminho Novo e os atrativos do Juiz de Fora nas áreas de turismo de negócios e eventos, com destaque para Miss Brasil Gay, Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, Congresso Nacional de Laticínios e JF Folia. Duas agências de viagens juizforanas, selecionadas pela Secretaria de Estado de Turismo, também estarão presentes, vendendo pacotes que incluem visitas à Usina de Marmelos e ao Cine-Theatro Central, entre outras atrações.

6 Portal UFV 8/4/ SUL DE MINAS COLHE SAFRA DE AZEITONAS Há três anos, os produtores de Baependi, no Sul de Minas, investiram no plantio de azeitonas e agora estão colhendo a segunda safra. A colheita iniciou em fevereiro e vai terminar em abril. A produção deve chegar a 50 quilos de azeitonas, resultado considerado surpreendente pelos técnicos. O agricultor Vinícius Varela, um dos participantes do projeto, acredita que a azeitona vai propiciar um bom retorno financeiro aos produtores locais. Resolvi investir na azeitona para conseguir uma renda maior que a do gado leiteiro da região e a partir dessa renda poder viver aqui, que é um lugar maravilhoso. Parece que a oliveira vai conseguir dar esse sustento para a gente permanecer aqui, argumenta. Azeitona orgânica - De acordo com o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), André Henriques, que presta assistência aos produtores, a experiência de cultivo de oliveiras em Maria da Fé (distante 75 km de Baependi), o clima frio de Baependi (1,2 mil metros de altitude) e a perspectiva de um futuro promissor foram fatores que levaram o grupo de agricultores a investir na cultura. Mas por ser uma área de proteção ambiental, os produtores optaram por um cultivo orgânico e utilizam sub-produtos da pecuária (esterco curtido e a urina de vaca) como fertilizante e defensivo agrícola. Estamos numa área próxima do Parque Estadual Serra do Papagaio (unidade de conservação estadual mantida sob a responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas) e esse projeto integra um trabalho de preservação que temos na região. Além disso, o mercado de produtos agroecológicos é interessante por ter um acréscimo no valor de venda dos alimentos, explica o extensionista. As primeiras mudas do projeto vieram de Maria da Fé. A gente buscou mudas de qualidade na Epamig para avaliar como era a performance delas nas condições de Baependi, conta André. Atualmente, os produtores do município estão montando um viveiro para cultivar suas próprias mudas e assim reduzir os custos de produção. A idéia é aumentar os olivais e futuramente poder produzir em larga escala para comercializar também as mudas, pois tem muita gente no Sul de Minas procurando oliveiras para plantar, mas a quantidade produzida em Maria da Fé ainda é pequena, comenta Vinícius Varela. O grupo de produtores estima que em cinco anos eles já estarão produzindo uma quantidade de azeitonas suficiente para fabricar azeite e comercializar o produto no mercado nacional. (Fonte e foto: Emater)

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 13/1/2011 Produção Ascom Diário do Comércio 12/1/2011 Agência Minas 12/1/2011 www.agenciaminas.mg.gov.br Programa Minas Leite terá

Leia mais

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO?

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? DESEMPENHO PRODU TIVI DADE A ABS está lançando um novo conceito no mercado de genética bovina: o

Leia mais

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A Embrapa Pecuária Sudeste foi estabelecida em 1975, em São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil, sucedendo a Fazenda de Criação de

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 21 de junho de 2016.

Clipping de notícias. Recife, 21 de junho de 2016. Clipping de notícias Recife, 21 de junho de 2016. Recife, 21 de junho de 2016. 21/06/2016 Sem chuva, produção de milho cai em torno de 90% em Cedro, diz IPA A produção de milho para o período junino

Leia mais

Organização e gestão da pecuária bovina da Epamig

Organização e gestão da pecuária bovina da Epamig Organização e gestão da pecuária bovina da Epamig José Reinaldo Mendes Ruas 1 Alberto Marcatti Neto 1 José Joaquim Ferreira 1 HISTÓRICO Conforme diz o Prof. Fernando Madalena, da Escola de Veterinária

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina AGF473 Produção de Ruminantes

Programa Analítico de Disciplina AGF473 Produção de Ruminantes Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina AGF7 Produção de Ruminantes Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promoverá diversos eventos que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre

Leia mais

Cruzamentos. Noções de melhoramento parte 3. Cruzamentos. Cruzamento X Seleção. Como decidir o cruzamento? EXEMPLOS

Cruzamentos. Noções de melhoramento parte 3. Cruzamentos. Cruzamento X Seleção. Como decidir o cruzamento? EXEMPLOS Noções de melhoramento parte 3 Cruzamentos Profa. Renata de Freitas F. Mohallem Cruzamentos Acasalamento: Troca de Gametas que resulta em concepção, gestação e nascimento de filhos. Explora as diferenças

Leia mais

PROJETO UNILEITE Desde 2002

PROJETO UNILEITE Desde 2002 PROJETO UNILEITE Desde 2002 Em que consiste o Projeto UNILEITE? Validar em condições tipicamente brasileiras condutas técnicas simples, aplicáveis em condições de fazenda e de grande impacto sobre a saúde

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 13/7/2010 Produção Ascom Mega Minas 13/7/2010 www.megaminas.com Começa 27 Congresso Nacional de Laticínios em Juiz de Fora Começou

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 10/03/2009. Produção ASCOM

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 10/03/2009. Produção ASCOM EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 10/03/2009 Produção ASCOM Jornal da Band 07/03/2009 Rede Bandeirantes Nacional No último sábado (07 de março), o Jornal da Band

Leia mais

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Carlos Frederico Martins Pesquisador Embrapa Cerrados-CTZL Colaboração: Isabel Ferreira-Embrapa-Cerrados-CTZL

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 29/6/2010 Produção Ascom Jornal ADJFR Abril/Maio de 2010 Juiz de Fora Portal Milknet 28/6/2010 www.milknet.com.br Epamig lança

Leia mais

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa PROCI-FD1999.00006 CPPSE 1999 FD-1999.00006 '.~ Embrapa Pecuária Sudeste Empresa Brasileira de Pesquisa 1999 FD-1999.00006 E~a EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA A Embrapa foi criada

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 06/09/2007 Produção: ASCOM Portal do Agronegócio 06/09/2007 www.portaldoagronegocio.com.br EPAMIG realiza Encontro Tecnológico

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE GENÉTICA DO REBANHO BOVINO DE MINAS GERAIS REGULAMENTO TÍTULO I

PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE GENÉTICA DO REBANHO BOVINO DE MINAS GERAIS REGULAMENTO TÍTULO I PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE GENÉTICA DO REBANHO BOVINO DE MINAS GERAIS REGULAMENTO TÍTULO I DO OBJETIVO E FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO. Art.1º. O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho

Leia mais

PORTFÓLIO DE PRODUTOS

PORTFÓLIO DE PRODUTOS PORTFÓLIO DE PRODUTOS SAFRA 2018 / 2019 EDITORIAL Para um resultado especial, você precisa de uma semente especialíssima. A safra 18/19 está chegando e vem repleta de dificuldades, desafios e oportunidades.

Leia mais

Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro

Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro Gabriel Borges Pacheco¹; Laís Cristine Costa¹; Gian Carlos Nascimento¹; Camila Alves Romualdo¹; Marco Antônio Faria¹;

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 15 a 17/5/2010 Produção Ascom Estado de Minas 17/5/2010 Agropecuário Estado de Minas 17/5/2010 Agropecuário Estado de Minas 17/5/2010

Leia mais

A PRODUTIVIDADE DA PECUÁRIA DE LEITE NO BRASIL: MITOS E VERDADES

A PRODUTIVIDADE DA PECUÁRIA DE LEITE NO BRASIL: MITOS E VERDADES A PRODUTIVIDADE DA PECUÁRIA DE LEITE NO BRASIL: MITOS E VERDADES Sebastião Teixeira Gomes 1 1. REFERENCIAL TEÓRICO A produtividade média ou produto físico médio de um fator é a produção total dividida

Leia mais

13 A 16 DE AGOSTO DE 2019 UBERABA/MG TECNOLOGIAS QUE ALIMENTAM O MUNDO 29º CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA

13 A 16 DE AGOSTO DE 2019 UBERABA/MG TECNOLOGIAS QUE ALIMENTAM O MUNDO 29º CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA 13 A 16 DE AGOSTO DE 2019 UBERABA/MG TECNOLOGIAS QUE ALIMENTAM O MUNDO 29º CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA » Encontro de maior expressão da Zootecnia Brasileira como ciência e profissão;» Tecnicista,

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 24/11/2009. Produção ASCOM

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 24/11/2009. Produção ASCOM EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 24/11/2009 Produção ASCOM Estado de Minas 24/11/2009 Cultura Informativo Faemg Senar 06/11/2009 Minas On-line 24/11/2009 www.mg.gov.br

Leia mais

ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão

ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão 94 ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão Grupo Despertar Fonte: Folder do Roteiro Nostra Colônia Agroindústria Dalla Valle Parreiral de uvas - Dalla Valle Queijos da Granja Santa Tereza Pesqueiro Chapadão

Leia mais

PARATY para Cachaça. Palestrante : Eduardo Calegario Mello (APACAP)

PARATY para Cachaça. Palestrante : Eduardo Calegario Mello (APACAP) Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça Palestrante : Eduardo Calegario Mello (APACAP) Histórico : 29/09/1999 fundação das APPAP. 22/07/2004 alteração para APACAP. 10/10/2006 modificação

Leia mais

PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO:

PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO: PROGRAMAS DA ESCOLA SOCIAL DE TURISMO: 1 PORTO ALEGRE TURÍSTICA Público-alvo: Trabalhadores que servem direta ou indiretamente ao mercado turístico, nos seguintes ramos de atividade: meios de hospedagem;

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

Curso sobre boas práticas agrícolas na produção do abacaxi com sustentabilidade 24 a 28 de setembro de 2018

Curso sobre boas práticas agrícolas na produção do abacaxi com sustentabilidade 24 a 28 de setembro de 2018 Curso sobre boas práticas agrícolas na produção do abacaxi com sustentabilidade 24 a 28 de setembro de 2018 Embrapa Mandioca e Fruticultura Cruz das Almas, Bahia Brasil Curso sobre boas práticas agrícolas

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 24/07/2008 Produção ASCOM Minas On Line 23/07/2008 www.mg.gov.br Epamig marca provas para curso sobre leite e derivados No próximo

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 26/05/2009. Produção ASCOM

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 26/05/2009. Produção ASCOM EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 26/05/2009 Produção ASCOM Minas on-line 25/05/2009 www.mg.gov.br Seapa leva artesanato e pesquisa agropecuária à Superagro Alimentos

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: Turismo Ecológico Piedade Se você está procurando por turismo ecológico e rural, um clima friozinho, que lembre o de Campos do Jordão, mas em uma cidade mais pacata, com montanha, ar puro, fauna e flora

Leia mais

Utilização de cruzamentos e resultados em rebanhos de Girolando. José Reinaldo Mendes Ruas Pesquisador Epamig Norte de Minas

Utilização de cruzamentos e resultados em rebanhos de Girolando. José Reinaldo Mendes Ruas Pesquisador Epamig Norte de Minas Utilização de cruzamentos e resultados em rebanhos de Girolando José Reinaldo Mendes Ruas Pesquisador Epamig Norte de Minas Belo Horizonte 20 de novembro de 2015 Produtividade Mundial Local Produção vaca

Leia mais

CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA RESUMO

CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA RESUMO CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA Rafaela Ap. MORAES¹; Jusieli P. ANDRADE²; Silas da S. de PAULA³ RESUMO O leite está entre os seis principais produtos mais importantes da agropecuária

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 26/02/2008 Ascom Produção ASCOM Diário do Comércio 26/02/2008 Agronegócios Portal Seapa 25/02/2008 www.agricultura.mg.gov.br Núcleos

Leia mais

RAÇAS ZEBUINAS DE APTIDÃO LEITEIRA desenvolvimento, oportunidades e expectativas

RAÇAS ZEBUINAS DE APTIDÃO LEITEIRA desenvolvimento, oportunidades e expectativas RAÇAS ZEBUINAS DE APTIDÃO LEITEIRA desenvolvimento, oportunidades e expectativas Carlos Henrique Cavallari Machado Superintendente Melhoramento Genético 1ª ENTRADA DE ZEBU NO BRASIL 1813 casal de zebu,

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 29 e 30/09 e 01/10/2007 Produção: ASCOM Estado de Minas 01/10/2007 Agropecuário Diário do Comércio 27/10/2007 Agronegócios Hoje

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 18/05/2007 Produção: ASCOM Milknet 18/05/07 www.milknet.com.br Página Rural 17/05/07 www.paginarural.com.br Minas Gerais: Superagro

Leia mais

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Fabio Luiz Buranelo Toral Departamento de Zootecnia Pompéu MG, 20 de julho de 2016. Linha do tempo Prenhez aos 2 anos Prenhez

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 14/03/2013 DREX Produção Ascom Cooperando 15/03/2013 Página 6 Epamig Informa Cooperando 15/03/2013 Página 12 - Registros Agência

Leia mais

Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça. 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas. São Luis - MA

Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça. 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas. São Luis - MA Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas São Luis - MA Palestrante : Eduardo Calegario Mello APACAP Histórico : 29/09/1999 fundação das

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 21/01/2008 Produção ASCOM Estado de Minas 21/01/2008 Caderno Agropecuário Portal Zoonews 21/01/2008 www.zoonews.com.br Azeite 100%

Leia mais

GUZERÁ A RAÇA DO CRUZAMENTO LUCRATIVO

GUZERÁ A RAÇA DO CRUZAMENTO LUCRATIVO A RAÇA DO CRUZAMENTO LUCRATIVO TOURO PO AUMENTA RENTABILIDADE DA PECUÁRIA DE CORTE E DE LEITE As margens de lucro das propriedades que utilizam animais Puro de Origem (PO) são maiores do que das fazendas

Leia mais

IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil

IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil Experiências Minas Gerais / EMATER - MG Curitiba Junho de 2015 PRESENÇA NO ESTADO DE MINAS GERAIS 93% dos municípios mineiros Escritório Central em Belo Horizonte

Leia mais

ESTRUTURA DA POPULAÇÃO DE BOVINOS INDUBRASIL E SINDI: RESULTADOS PRELIMINARES

ESTRUTURA DA POPULAÇÃO DE BOVINOS INDUBRASIL E SINDI: RESULTADOS PRELIMINARES ESTRUTURA DA POPULAÇÃO DE BOVINOS INDUBRASIL E SINDI: RESULTADOS PRELIMINARES F.J.C. Faria 1, A.E. Vercesi Filho 1, F.E. Madalena 1, L.A. Josahkian 2 1 Depto. de Zootecnia - Escola de Veterinária da UFMG

Leia mais

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB)

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) TURISMO RURAL Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) Plano de Curso Conceitos Caracterização do Turismo Rural Agroturismo Turismo Rural na

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 25/06/2007 Produção: ASCOM SEAPA 22/06/07 www.agricultura.gov.br 24º CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS/EPAMIG DEBATE DESAFIOS E

Leia mais

PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ

PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ INTRODUÇÃO A cafeicultura do Paraná tem um histórico de sucesso com participação efetiva no desenvolvimento sócio-econômico do Estado. O café

Leia mais

Método Bayesiano no ajuste do modelo de Wood para curva de lactação do gado Gir

Método Bayesiano no ajuste do modelo de Wood para curva de lactação do gado Gir Método Bayesiano no ajuste do modelo de Wood para curva de lactação do gado Gir Rafaela Maia Moreira 1 Carla Regina Guimarães Brighenti 2 João Cláudio do Carmo Panetto 3 João Cesar de Resende 4 1 Introdução

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pecuária Sul Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ovinos

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pecuária Sul Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ovinos Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pecuária Sul Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ovinos O produtor pergunta, a Embrapa responde Clara Marineli Silveira Luiz Vaz Embrapa

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA,

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, 2011-2012 Christopher Junior Tavares Cardoso 1 ; André Rozemberg Peixoto Simões 2 ; Mário Sérgio Malheiros 2 1 Estudante do Curso de Zootecnia da UEMS, Unidade

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS CRUZAMENTOS F 1 PARA PRODUÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS DOS CRUZAMENTOS F 1 PARA PRODUÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS Cad. Téc. Esc. Vet. UFMG, n.18, p.41-52, 1996. 41 CARACTERÍSTICAS DOS CRUZAMENTOS F 1 PARA PRODUÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS SUMÁRIO 1. Introdução, 41 2. Resultados, 42 3. Resumo e conclusões, 51 4. Referências

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIT466 Olericultura II

Programa Analítico de Disciplina FIT466 Olericultura II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Fitotecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 1 4 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Quem Somos A MINEIRARIA

Quem Somos A MINEIRARIA BOOK DE PATROCÍNIO 2 Quem Somos A MINEIRARIA A Mineiraria celebra a gastronomia mineira, sua diversidade, produtos e modos de fazer, instrumentos e utensílios, bem como profissionais, produtores, pesquisadores

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 26/1/2011. Produção Ascom

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 26/1/2011. Produção Ascom EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 26/1/2011 Produção Ascom Minas Gerais 26/1/2011 Minas Gerais 25/1/2011 Diário do Comércio 25/1/2011 Agronegócio Estado de Minas

Leia mais

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental Síglia Regina Souza / Embrapa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental 1 Síglia Regina Souza / Embrapa O que é Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Leia mais

Fonte: USDA. *Previsão para 2014 Fonte: FAO

Fonte: USDA. *Previsão para 2014 Fonte: FAO 1 Fonte: USDA 2 *Previsão para 2014 Fonte: FAO PRODUTIVIDADE DE LEITE PAÍSES SELECIONADOS Litros/vaca/dia Produtividade em 2011 (litros/vaca/dia) 27,7 25,9 24,1 Aumento de Produtividade 2011-2014 17,1

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (FIC)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (FIC) PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (FIC) Agricultor Orgânico Florestal 2013 1 Dados da Instituição CNPJ 25944455000196 Razão Social UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA - UFV Endereço Rodovia LMG Cidade/UF/CEP Florestal/MG/35690-000

Leia mais

Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09

Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09 Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09 Alberto Francisco Boldt; Engenheiro agrônomo, pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão IMAmt; Caixa Postal: 149, CEP 78.850-000;

Leia mais

Epagri. Conhecimento para a produção de alimentos. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Epagri. Conhecimento para a produção de alimentos. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina Epagri Conhecimento para a produção de alimentos Segurança no Alimento & Saúde Pública Paulo R. L. Arruda Diretoria Extensão Rural e Pesqueira 21 de Junho de 2017 Missão Conhecimento, tecnologia e extensão

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 29/08/2007 Produção: ASCOM Portal Agrosoft 28/08/2007 www.agrosoft.org.br Cana-de-açúcar: do plantio à industrialização é tema

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 28/05/2008 Produção ASCOM Página Rural 27/05/2008 www.paginarural.com.br MG: minifazenda vai mostrar mundo rural para a garotada

Leia mais

Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos. Bacias PCJ

Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos. Bacias PCJ Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos Bacias PCJ - CONCEPÇÃO: O Projeto Espaços Eco Hídricos Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos

Leia mais

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo A Escola Social de Turismo de Porto Alegre atua desde 2011 para a qualificação profissional e a sensibilização turística de residentes. As atividades são desenvolvidas por meio de palestras, encontros

Leia mais

Cruzamento em gado de corte. Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes Zootecnista, DSc Pesquisador Embrapa Gado de Corte

Cruzamento em gado de corte. Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes Zootecnista, DSc Pesquisador Embrapa Gado de Corte Cruzamento em gado de corte Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes Zootecnista, DSc Pesquisador Embrapa Gado de Corte Resumo Introdução: Cruzamento o que é? Por que? Aspectos/conceitos importantes Sistemas

Leia mais

A Embrapa Pecuária Sudeste oferece dezenas de tecnologias aos pecuaristas e demais segmentos das cadeias produtivas do leite e da carne, nos mais

A Embrapa Pecuária Sudeste oferece dezenas de tecnologias aos pecuaristas e demais segmentos das cadeias produtivas do leite e da carne, nos mais Pecuária Sudeste A Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, SP, é um dos centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO326 Manejo de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO326 Manejo de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: Carga horária semanal 0 5 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Avaliação da eficiência alimentar de novilhas Gir Leiteiro em lactação

Avaliação da eficiência alimentar de novilhas Gir Leiteiro em lactação Avaliação da eficiência alimentar de novilhas Gir Leiteiro em lactação 1. OBJETIVOS 1.1. Avaliar a variabilidade fenotípica da eficiência alimentar via consumo alimentar residual em sistema de produção

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 29/12/2009 Produção ASCOM Minas faz Ciência Junho a agosto de 2009 Fapemig Neponews http://neponews.com.br Nepomuceno Projeto

Leia mais

I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA. Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural. (Emater-PR)

I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA. Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural. (Emater-PR) I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR) Eng. Agr. Hernani Alves da Silva Gerente de Produção Agropecuária e Negocios hernanialves@emater.pr.gov.br

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 08 de setembro de 2016.

Clipping de notícias. Recife, 08 de setembro de 2016. Clipping de notícias Recife, 08 de setembro de 2016. Recife,08 de setembro de 2016. Recife,07 de setembro de 2016. Recife,07 de setembro de 2016. 08/09/2016 Habitação e reforma agrária podem ter corte

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 1/7/2011 Produção Ascom Minas Gerais 1/7/11 Agropecuária FIEMG 1/7/11 www.fiemg.org.br Soja marrom é a novidade da Embrapa para

Leia mais

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010 ISSN 0100-9915 Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010 59 Introdução A pecuária leiteira é de grande importância econômica para o Estado do

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 04/12/2008 Produção ASCOM Página Rural 03/12/2008 www.paginarural.com.br Jundiaí terá seminário sobre inovações na vitivinicultura

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PORTAL PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS E INFORMAÇÕS SOBRE A CULTURA DO MARACUJAZEIRO-AMARELO

UTILIZAÇÃO DE PORTAL PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS E INFORMAÇÕS SOBRE A CULTURA DO MARACUJAZEIRO-AMARELO UTILIZAÇÃO DE PORTAL PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS E INFORMAÇÕS SOBRE A CULTURA DO MARACUJAZEIRO-AMARELO Danielly Koch CASTILHO 1 ; Eloisa GOMES 1 ; Fernando MARIANO 1 ; Fernando José BRAZ 2 ; Rodrigo Martins

Leia mais

Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro

Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro O EVENTO: Criado e realizado pela ACARPA - Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio, o Seminário é considerado um dos principais eventos da cafeicultura,

Leia mais

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online?

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Reforço da marca no mercado; Relacionamento estreito com o público alvo; Destaque da expertise da organização ao contribuir com conhecimentos e tecnologias

Leia mais

Em Exponha sua marca na maior vitrine do agro capixaba. e prepare-se para a melhor safra de todos os tempos!

Em Exponha sua marca na maior vitrine do agro capixaba. e prepare-se para a melhor safra de todos os tempos! Em 2018 Exponha sua marca na maior vitrine do agro capixaba e prepare-se para a melhor safra de todos os tempos! DE 22 A 25 DE AGOSTO DE 2018 Pavilhão de Carapina, Serra - ES feiragricola.com.br /feiragricolabrasil

Leia mais

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando GIROLANDO. Marcello Cembranelli Superintendente Técnico Substituto Coordenador Operacional PMGG

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando GIROLANDO. Marcello Cembranelli Superintendente Técnico Substituto Coordenador Operacional PMGG Associação Brasileira dos Criadores de Girolando GIROLANDO Marcello Cembranelli Superintendente Técnico Substituto Coordenador Operacional PMGG A Associação Estrutura Física Sede em Uberaba-MG; 3 Escritórios

Leia mais

INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS.

INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. INTENSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NA REGIÃO CENTRO OESTE: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. Esta comunicação trata dos impactos sociais e ambientais resultantes da intensificação da produção agropecuária

Leia mais

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve 761 1. INTRODUÇÃO A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve preocupada com a questão ambiental, atualmente tão em voga no âmbito da sociedade,

Leia mais

DIAGNÓSTICO RURAL DO MUNICÍPIO DE CAMANDUCAIA 1

DIAGNÓSTICO RURAL DO MUNICÍPIO DE CAMANDUCAIA 1 DIAGNÓSTICO RURAL DO MUNICÍPIO DE CAMANDUCAIA 1 Djalma Ferreira Pelegrini 2 Camanducaia é um município pertencente à microrregião de Pouso Alegre (mesorregião do Sul / Sudoeste de Minas Gerais) com área

Leia mais

Introdução. Neste livro o tema abordado será a economia de Mato Grosso do Sul, o qual, com dedicação dos autores, será explicado.

Introdução. Neste livro o tema abordado será a economia de Mato Grosso do Sul, o qual, com dedicação dos autores, será explicado. Economia- MS Introdução Neste livro o tema abordado será a economia de Mato Grosso do Sul, o qual, com dedicação dos autores, será explicado. Sumário Introdução...01 Quais são as elas?...03 Quais são elas?

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 31 a 2/1/2012 Produção Ascom Agrosoft 02/01/12 www.agrosoft.com.br Epamig abre inscrições para Curso Técnico em Agropecuária As

Leia mais

Sistema Mineiro de Inovação Simi

Sistema Mineiro de Inovação Simi Sistema Mineiro de Inovação Simi Centro de Referência de Inovação Minas CRI Minas - FDC Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Belo Horizonte Março 2011 Parques Tecnológicos Viçosa

Leia mais

Tel.:

Tel.: 2016 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013 InFover InfoVer Informativo sobre o Mercado de Leite de Vaca do Campo Uma publicação do DCECO- UFSJ Ano IX Nº 88 JUNHO de 2016 Universidade Federal de São

Leia mais

Associação quer aumentar produção de leite no Piauí

Associação quer aumentar produção de leite no Piauí Associação quer aumentar produção de leite no Piauí À frente da Associação das Indústrias de Laticínios do Piauí, o empresário Delmar Rodrigues se juntou a outros produtores de leite da região de Oeiras

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2016 RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2016 ATIVIDADE: PROGRAMA DESTINOS: ITÁLIA Exposição Fotográfica e exibição de documentários Trazer aos alunos do Curso de Turismo conhecimento sobre destinos internacionais

Leia mais

Genética, manejo e sanidade garantam liderança do Rio Grande do Sul na produtividade de leite

Genética, manejo e sanidade garantam liderança do Rio Grande do Sul na produtividade de leite Genética, manejo e sanidade garantam liderança do Rio Grande do Sul na produtividade de leite Rendimento médio por cabeça é de 3,034 mil litros ao ano. Índice é quase o dobro do nacional, que fica em 1,525

Leia mais

Resgate de Tradições. Hortaliças não convencionais. Banco de Hortaliças Não Convencionais da EPAMIG Centro-Oeste

Resgate de Tradições. Hortaliças não convencionais. Banco de Hortaliças Não Convencionais da EPAMIG Centro-Oeste Resgate de Tradições Hortaliças não convencionais Banco de Hortaliças Não Convencionais da EPAMIG Centro-Oeste Conhecendo um pouco sobre as hortaliças não convencionais No decorrer dos milênios, os seres

Leia mais

Histórico dos programas de melhoramento de raças leiteiras no Brasil. João Cláudio do Carmo Panetto

Histórico dos programas de melhoramento de raças leiteiras no Brasil. João Cláudio do Carmo Panetto Histórico dos programas de melhoramento de raças leiteiras no Brasil João Cláudio do Carmo Panetto joao.panetto@embrapa.br MLB 1976: com a criação do CNPGL, e a coordenação técnica do Dr. Fernando Madalena

Leia mais

Com que trabalho? Viva Caatinga! Pesquisadora

Com que trabalho? Viva Caatinga! Pesquisadora Profissão Tipo de atividade: fechada Tipo de inteligência: visual e verbal Com que trabalho? Vamos conhecer o trabalho de uma pesquisadora que escolheu o Semiárido para realizar seu estudo? Assista ao

Leia mais

Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI

Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI Raças Leiteiras, Cruzamentos e Melhoramento Genético 1. Raças Leiteiras 2. Cruzamentos 3. Melhoramento Genético Raças Leiteiras A escolha da raça de vaca leiteira com

Leia mais

Círculo de Inovação. Visitas de estudo a explorações caprinas

Círculo de Inovação. Visitas de estudo a explorações caprinas Círculo de Inovação Visitas de estudo a explorações caprinas A divulgação de conhecimentos técnicos especializados e de boas práticas produtivas e de gestão empresarial integra o conjunto das atribuições

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 22 a 24/03/14 Produção Ascom Estado de Minas 24/03/2014 Agropecuário Hoje Em Dia 22/03/2014 1º Caderno Notícia também publicada

Leia mais

PLANO DE ENSINO Ficha N o 1 (permanente)

PLANO DE ENSINO Ficha N o 1 (permanente) PLANO DE ENSINO Ficha N o 1 (permanente) Departamento: Zootecnia Setor: Ciências Agrárias Disciplina: Zootecnia Geral Semestral: x Normal Especial (seguindo o calendário agrícola) Código: AZ062 Natureza:

Leia mais

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA. Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA. Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo MISSÃO DO SENAR: 27 Administrações Regionais 5.000 Instrutores 2.500 Técnicos Atende a 2.000.000

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Sumário Prefácio, xi 1 Agronegócios: Conceitos e Dimensões, 1 1.1 Agricultura e agronegócios, 1 1.2 Conceito de agronegócio, 3 1.3 Sistemas agroindustriais, 7 1.3.1 Especificidades da produção agropecuária,

Leia mais

Estudo genético de diferentes populações de bovinos utilizando dados simulados 1

Estudo genético de diferentes populações de bovinos utilizando dados simulados 1 VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - Campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Estudo genético de diferentes populações de bovinos utilizando dados simulados 1 Rúbia Francielle

Leia mais

O MAIOR EVENTO DO AGRONEGÓCIO DO CENTRO-OESTE MINEIRO. 9ª edição 06 A 09 DE JUNHO PARQUE DE EXPOSIÇÕES POMPÉU, MG

O MAIOR EVENTO DO AGRONEGÓCIO DO CENTRO-OESTE MINEIRO. 9ª edição 06 A 09 DE JUNHO PARQUE DE EXPOSIÇÕES POMPÉU, MG O MAIOR EVENTO DO AGRONEGÓCIO DO CENTRO-OESTE MINEIRO 2018 9ª edição PARQUE DE EXPOSIÇÕES POMPÉU, MG O sucesso alcançado com a SUPERLEITE colocou Pompéu no circuito dos mais importantes eventos do agronegócio

Leia mais

PALESTRAS SCOT CONSULTORIA

PALESTRAS SCOT CONSULTORIA PALESTRAS SCOT CONSULTORIA ÍNDICE 03 04 06 07 08 15 PECUÁRIA DE CORTE E SEUS DERIVADOS PECUÁRIA DE LEITE E SEUS DERIVADOS MERCADO DE GRÃOS (ALGODÃO, MILHO, SOJA E SORGO) MERCADO DE FERTILIZANTES PALESTRANTES

Leia mais