MANTENHA SEU COMPUTADOR SEMPRE OTIMIZADO DE MANEIRA PRÁTICA COM ESSE ÚTIL PACOTE DE FERRAMENTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANTENHA SEU COMPUTADOR SEMPRE OTIMIZADO DE MANEIRA PRÁTICA COM ESSE ÚTIL PACOTE DE FERRAMENTAS"

Transcrição

1 MANTENHA SEU COMPUTADOR SEMPRE OTIMIZADO DE MANEIRA PRÁTICA COM ESSE ÚTIL PACOTE DE FERRAMENTAS O RTools é um pacote de ferramentas portáteis e gratuitas para otimizar o funcionamento do seu computador. Com a imensa gama de aplicativos e serviços que instalamos no Windows, é comum o sistema operacional se tornar pesado com o passar do tempo. Para evitar isso, existem diversas ferramentas que podem o auxiliar. E para diminuir ainda mais o trabalho de ter que procurar uma por uma, o RTools juntou todas as principais em um mesmo pacote. Embora o RTools não desenvolva nenhum dos aplicativos utilizados, mas sim apenas os concentre em um mesmo instalador, sua existência torna a boa manutenção de um computador um trabalho muito mais prático. Além disso, o fato de os aplicativos reunidos serem portáteis evita que o registro do Windows fique abarrotado de informações sobre novos programas. O RTools compreende os seguintes aplicativos: CCLEANER 3.10 O CCleaner é uma das soluções mais conhecidas, poderosas e eficazes para efetuar a limpeza completa no PC, apagando arquivos desnecessários do disco de armazenamento. Nosso computador possui uma série de arquivos que são registrados diariamente para armazenar informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados e desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos, entre outros. Portanto, como a movimentação de dados em qualquer computador acontece diariamente, é bastante provável que uma hora ou outra o computador fique lento e demore para iniciar ou carregar seus softwares prediletos. E é aí que o CCleaner precisa entra em ação! Desempenho fantástico Este limpador pode ajudar a melhorar o desempenho da sua máquina removendo arquivos inúteis e organizando (ou até mesmo recuperando) aqueles dados que ainda podem ser aproveitados pelo sistema operacional instalado em seu PC.

2 Além disso, ele elimina os pacotes que armazenam as atividades realizadas durante a navegação pela web, o que dá a você maior privacidade ao explorar a internet. E então? Está esperando o que para deixar o seu computador nos trinques com este software gratuito, em português e completamente compatível com o Windows 8? Atenção na instalação Durante a instalação do CCleaner, você precisa ficar atento. Isso porque o programa oferece e instala por padrão uma barra de ferramentas adicional para o Internet Explorer. Embora esse recurso possa facilitar o acesso a algumas das ferramentas oferecidas pelo aplicativo, ele não possui qualquer relação com o seu funcionamento básico. Por isso, caso você não queira que tal barra complementar seja instalada, lembre-se de desmarcar a caixa de seleção referente a ela. Faxina completa O CCleaner tem como função principal a eliminação de conteúdos desnecessários que são mantidos pelo próprio sistema operacional. No tocante à limpeza do PC, o programa possui duas vertentes: uma voltada para faxinar os recursos do Windows e outra para a remoção da sujeira mantida por outros softwares.

3 Ele varre o disco de armazenamento em busca de diversos tipos de arquivos inúteis, incluindo o lixo existente no Internet Explorer (principalmente quando mantido o histórico de navegação), no Windows Explorer, na Lixeira e na Área de transferência. Além disso, o aplicativo é capaz de restaurar algumas das configurações-padrão do sistema, como a posição de ícones e atalhos do Menu Iniciar e a dimensão das janelas. Sem dúvida, a melhora proporcionada pelo CCleaner é perceptível, principalmente em máquinas que nunca sofreram uma faxina dessa magnitude. Manutenção dos demais programas O programa também possui ferramentas para a manutenção dos demais softwares instalados no computador. O seu algoritmo inteligente identifica a maioria dos softwares implementados e consegue eliminar os restos de arquivos de todas as aplicações encontradas. A compatibilidade do CCleaner é enorme, incluindo aplicativos de todos os gêneros como editores de imagem ou vídeo, mensageiros instantâneos, processadores de texto, compactadores de arquivos, gerenciadores de downloads e navegadores. No tocante aos browsers, a manutenção dos cookies é feita de forma inteligente, evitando que você perca as preferências relacionadas a perfis de sites, senhas, logins e muitas outras informações importantes armazenadas desta forma. Mais do que isso, você é capaz de gerenciar os plugins instalados no seu navegador. Colocando ordem nos registros O Registro do Windows é um dos principais fatores que ditam o desempenho do computador. Por isso, é indispensável a realização de manutenções periódicas, visando manter o sistema estável e rápido.

4 Porém, por ser uma parte delicada do computador, muitos usuários temem efetuar modificações nele, pois a simples alteração de um valor poderia até mesmo inutilizar o PC. O CCleaner é também um dos softwares mais seguros para a remoção de entradas inválidas nessa funcionalidade do SO sempre preservando a funcionalidade dos programas e do sistema como um todo. Caixa de ferramentas E isso não é tudo. O CCleaner traz, de quebra, quatro ferramentas para você aprimorar ainda mais o desempenho da sua máquina. Elas permitem que você elimine por completo qualquer programa instalado no PC, escolha quais softwares podem ser iniciados com o sistema, restaure o Windows para uma configuração válida e funcional e exclua qualquer traço de utilização de um disco. Dica: para uma melhor eficácia desse último recurso mencionado, execute todos os métodos de limpeza disponíveis no programa e desinstale os softwares que você não deseja mais em sua máquina antes de efetuar a eliminação de rastros com o Limpador de Dispositivos. Dessa forma, os dados recémapagados também serão sobrescritos pela ferramenta. As novidades Leves retoques no visual A cara do CCleaner continua a mesma. Em sua última atualização, o programa não teve modificações relevantes em sua interface. A estrutura e a organização dos seus menus e funcionalidades foram mantidas, bem como todo o seu tradicional esquema de cores.

5 No tocante à sua parte visual, apenas os ícones tiveram reformulações simples, as quais consistem basicamente na troca das texturas das imagens utilizadas para ilustrar os recursos oferecidos. Localizar e destruir A principal novidade da mais recente versão do CCleaner é a ferramenta para localização e eliminação de arquivos duplicados. Ela está localizada na seção Ferramentas e pode ser acionada com um simples clique com o botão esquerdo do mouse. Você pode filtrar a pesquisa por nome, tamanho e data de modificação dos arquivos. Além disso, é possível ignorar determinados tipos de conteúdo como documentos de somente leitura, ocultos, com zero byte ou que estejam relacionados com o funcionamento do sistema operacional. Por fim, você pode escolher quais discos de armazenamento devem ser verificados por completo ou adicionar pastas específicas para serem escaneadas. Tudo isso facilita a filtragem das buscas. Aprimoramentos diversos Como de praxe na atualização de qualquer programa, o CCleaner teve uma série de pequenos bugs corrigidos. Fora isso, o limpador ainda recebeu melhorias no algoritmo de detecção de softwares iniciados com o Windows, na arquitetura da função de limpeza do SO e no seu desempenho tanto de varredura como de exclusão de conteúdos. O programa também passou a ter suporte para analisar e eliminar arquivos desnecessários gerados pelo Avast! Antivirus, Adobe Photoshop, Samsung Kies e RealPlayer. Alertas de monitoramento Com a atualização do CCleaner , é possível realizar o monitoramento permanente de dados do seu computador, de modo que ele o avise quando é preciso fazer as limpezas gerais ou você pode configurá-lo para tais ações acontecerem de modo automático também. Anteriormente, esse recuro só estava permitido para o CCleaner Professional, sendo que hoje ele pode ser acessado gratuitamente com o update do software.

6 Apesar disso, existem alguns recursos que permanecem restritos ao uso do CCleaner Professional, como o monitoramento dos browsers e o controle sobre o que o software faz quando é ativado. Mesmo assim, a adição da funcionalidade é bastante interessante. Além do recurso de monitoramento, outras melhorias foram realizadas no funcionamento do CCleaner, o que deve garantir um limpador mais completo. DEFRAGGLER 2.06 O Defraggler é um desfragmentador de discos que serve como uma opção auxiliar ao sistemapadrão disponibilizado pelo Windows. O software faz uma análise do disco rígido e reorganiza arquivos de forma a aumentar o desempenho do sistema operacional, resultando em um ambiente mais rápido e prazeroso de usar. O programa, totalmente traduzido para o português brasileiro, oferece a opção de fazer uma varredura completa na máquina ou realizar um processo menos eficiente, mas que se mostra muito mais veloz, a chamada Desfragmentação Rápida. É possível configurar a execução automática do aplicativo durante a inicialização do computador, forma de garantir que nenhum outro processo vai interferir na limpeza. O Defraggler também conta com um sistema de agendamento que permite configurar um momento para que o software comece a operar de forma totalmente automática. Isso pode ser feito tanto baseado em um horário pré-determinado quanto a partir do estado do computador é possível configurar a desfragmentação de disco sempre que o sistema entre em repouso, por exemplo. Limpe somente o que é necessário Um diferencial do aplicativo em relação à função semelhante do próprio Windows é a possibilidade de lidar somente com arquivos fragmentados. Após realizar a análise da máquina, o programa mostra a lista dos documentos que estão com algum tipo de problemas, que podem ser selecionados de forma individual para passar pelo processo de limpeza.

7 Além disso, o Defraggler conta com uma série de filtros que possibilitam ignorar arquivos que não estão fragmentados ou que possuem tamanho em disco inferior ou superior a um limite determinado por você. Para completar, o software também oferece a opção de fazer uma análise da performance do disco rígido instalado no computador. Descubra o estado de saúde do seu HD Um dos recursos incorporados a partir da versão 2.0 do programa é a aba Saúde, através da qual é possível conferir se já não é hora de investir na compra de um HD novo. Além de mostrar detalhes técnicos e o tempo de uso do equipamento utilizado, essa função permite conferir informações sobre a contagem dos ciclos de uso do aparelho e sua taxa de erro de leitura, entre outros quesitos. RECUVA 1.40 Músicas e arquivos em geral que você achou que tinha salvado antes de fazer a formatação e só depois deu por falta, ainda não estão perdidos. Basta efetuar a varredura do HD com o Recuva antes de armazenar qualquer coisa, para procurar qualquer tipo de arquivo que foi perdido ultimamente. O funcionamento desse tipo de programa é muito simples: ao deletar um arquivo, você envia a seguinte informação para o seu computador: Este espaço do disco rígido poderá ser usado se necessário. Portanto o arquivo continua ali até que algum outro ocupe seu espaço. O Recuva recupera apenas os arquivos que ainda não foram sobrescritos por outros dados quaisquer. Então salva tudo o que eu perdi? Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efetuar sua recuperação ele virá com defeito. O próprio software indica as chances de que o arquivo seja recuperado, através do marcador State. Arquivos em plenas condições de recuperação são marcados como Excellent ; Poor significa que partes deles poderão ser perdidas na recuperação; e Very Poor equivale a dizer dados irrecuperáveis.

8 Aumentando as Chances de Salvar seus Arquivos Uma boa dica é sempre procurar fazer a recuperação do arquivo em outro disco, como um CD, partição ou mesmo disco rígido externo, pois pode ocorrer de, no momento da recuperação de um arquivo, este sobrescrever outro que está prestes a ser recuperado, o que coloca toda a operação em risco. Com as precauções básicas e o mínimo de atenção na hora da recuperação, Recuva é com certeza um software excelente para quem necessita recuperar arquivos, mas não dispõe de conhecimentos técnicos suficientes nem de mão de obra especializada. Na nova versão do programa, o usuário conta com mais detalhes sobre o arquivo que deseja restaurar e poder julgar qual é o melhor modo de restaurá-lo. Ao trocar o modo da interface para o Avançado têm-se ainda mais informações sobre os arquivos e o estado em que eles se encontram. Dessa maneira, basta navegar nas abas do quadro lateral do modo avançado dessa interface do Recuva. Porém, se você prefere apenas ter o mínimo de informação a respeito dos arquivos, mantenha sua interface no modo normal e observe os marcadores coloridos antes do nome dos arquivos. Se o marcador estiver vermelho, o arquivo está irrecuperável. O amarelo indica que existe algum tipo de risco na recuperação deste arquivo e por fim, o marcador verde significa que o arquivo está completamente apto a ser recuperado. O Recuva também possui dois modos de verificar seu computador: a Verificação Normal e a Verificação Profunda. Com o segundo tipo de checagem é possível ter acesso a mais possibilidades de restauração dos seus arquivos, afinal, o programa fará uma varredura completa daquilo que pode ser recuperado.

9 AUTORUNS Autoruns exibe os programas configurados para serem executados durante a inicialização do sistema ou no login, mostrando a ordem em que os processos são rodados pelo Windows. Esses programas incluem entradas de registro como Run, RunOnce e outras. Configure o Autoruns para exibir outros locais, incluindo extensões shell do Internet Explorer, barras de ferramentas, objetos de ajuda do navegador, notificações Winlogon, serviços auto-executáveis e muito mais. Autoruns vai muito além do MSConfig... Autoruns conta com uma opção muito interessante chamada Autoruns Hide Signed Microsoft Entries que ajuda a identificar as imagens que foram adicionadas ao seu sistema e fornece opções para procurar por elas em outras contas. Também inclui um pacote equivalente a linha de comando para saídas no formato CSV. Você irá se surpeender com a quantidade de executáveis lançados automaticamente! PROCESS EXPLORER Você já se perguntou como um aplicativo possui um arquivo particular ou diretório para rodar? Agora pode descobrir. O Process Explorer exibe informações sobre o que é manuseado e como os processos de DLL são abertos ou carregados. O software consiste em duas subjanelas. A de cima sempre exibe uma lista de processos ativos, incluindo os nomes das suas contas. Por sua vez, a de baixo mostra informações que dependem do modo de funcionamento do programa. Caso ele esteja no modo handle você verá o manejo dos processos selecionados sobre a janela aberta; se ele estiver no modo DLL, você verá as DLLs e os arquivos mapeados na memória que são processados no carregamento. Conhecendo sua máquina O Process Explorer também possui uma busca poderosa com recursos para mostrar quais processos em particular são manipulados quando DLLs são abertas. As capacidades exclusivas deste aplicativo tornam-no útil para rastrear problemas com versões de DLL, problemas do sistema em geral e, é claro, um excelente guia para os curiosos sobre como funciona efetivamente o sistema operacional. Visualize processos A nova versão do Process Explorer inclui alguns novos recursos bastante interessantes, como a apresentação de processos independentes realizados pelo Internet Explorer 8, a criação de uma categoria para processos SVCHOST e o mapeamento de tarefas e serviços, abas de processos e propriedades de conexão.

10 A empresa responsável pelo desenvolvimento do software informou que, nesta atualização do Process Explorer, a maioria dos bugs foi corrigida. Outras melhorias relacionadas aos mecanismos de análise de memória física alocada no computador também foram implementadas. Gráficos de monitoramento Com o Process Explorer você pode monitorar todo o consumo de memória dos programas em execução. Com isso é possível identificar os processos que usufruem da capacidade de processamento de dados do computador. Assim o usuário pode administrar melhor o desempenho dos componentes do PC. O fantasma do PC Geralmente os softwares que monitoram os processos DLL são limitados para a personalização do seu visual. Nesse sentido o Process Explorer tem um diferencial: o usuário define o percentual de transparência da janela do aplicativo. Deixando-o com apenas 10% de opacidade, sua presença é quase imperceptível. Dessa forma é possível deixá-lo em exibição na Área de trabalho sem atrapalhar a visualização de outros programas. Esta funcionalidade é útil para aqueles que pretendem monitorar os processos executados pelo computador com maior frequência.

11 HWINFO Você já passou pelo inconveniente de ter que recorrer a manuais ou abrir o computador para descobrir as configurações de um componente? HWiNFO32 é um programa com objetivo de fornecer informações de hardware e diagnóstico suportando os últimos componentes, tecnologias e padrões industriais. Este aplicativo reconhece e extrai a maior quantidade de informação sobre o hardware do computador. Ao abrir o programa, ele oferece duas opções: executar (Run) ou configurar (Configure). A tela de configurações oferece a possibilidade de habilitar ou desabilitar opções referentes à segurança, à interface de usuário e, para o caso de problemas, executar o programa no modo de depuração (debug mode). Obtendo informações Se você optar pelo botão Run, o programa automaticamente faz uma análise de seu computador e constrói um perfil detalhado dos componentes instalados, agrupados conforme o tipo de cada um. Estão incluídas informações sobre o processador, como modelo, marca, nome, número de núcleos, cache, plataforma, TDP (Thermal Design Power, um indicador da dissipação de calor efetuada pelo processador que determina a quantidade mínima de calor que o cooler deverá ser capaz de dissipar), número de série, clock e barramento. O HWiNFO32 também mostra os drives instalados no computador com interface e modelo. Referente ao vídeo, ele exibe dados sobre modelo, marca, nome, barramento, memória dedicada e frequência de clock. Logo abaixo você pode observar informações sobre placa-mãe, como chipset, memória, tipo, data e versão da BIOS. O programa ainda apresenta uma parte para os módulos de memória com informações de tipo, tamanho e frequência e, por último, o sistema operacional que está instalado na máquina. Se a janela com esses dados for fechada, ela pode ser aberta a partir da interface do programa a qualquer momento, pelo botão Summary. Interface e outras funções A interface do programa conta com um gerenciador de dispositivos (de certa forma semelhante ao tradicional presente no Windows), com dados detalhados sobre cada componente instalado, divididos por categorias para facilitar a visualização. Clicando sobre cada um deles, os dados serão exibidos na parte direita da janela do programa. Além disso, ele conta com um teste de benchmark (desempenho) que abrange o processador, memória e disco rígido. Para efetuá-lo, basta clicar no botão Benchmark e em Start!. O processo é automaticamente iniciado e os resultados são exibidos ao final. Ainda na interface do programa, o botão Sensors traz informações sobre temperatura e voltagem de determinados componentes.

12 Por último, clicando em Reports é possível gerar relatórios com as informações apresentadas pelo programa. Você pode escolher entre os formatos de texto, arquivo separado por vírgulas, XML, HTML, MHTML e texto curto. REVO UNINSTALLER 1.93 Nem todos os programas instalados no computador são úteis o tempo todo. Muitas vezes, um aplicativo é utilizado pelo usuário para uma necessidade específica e, após isso, transforma-se em peso morto, ocupando espaço no HD e deixando entradas desnecessárias no registro do Windows. O próprio sistema operacional possui uma ferramenta para desinstalar aplicativos, que pode ser acessada por meio do Painel de Controle. Esta função, porém, funciona apenas como um atalho ao desinstalador de cada um dos programas. Caso o software não possua um ou não seja capaz de remover os arquivos completamente, sua máquina ficará cheia de rastros indesejáveis, sinônimo de problemas e desperdício de espaço. LIMPEZA COMPLETA Antes de mais nada, não confunda. O ícone-padrão do Revo Uninstaller realmente se parece com a imagem de um desinstalador, mas clicar sobre ele não vai iniciar esse tipo de processo, e sim ativar o programa. Sem enrolação, o Revo Uninstaller exibe, logo na primeira tela, a lista de todos os aplicativos instalados no computador em forma de ícones. Para iniciar o processo de remoção, basta clicar duas vezes sobre qualquer um deles para exibir as opções de desinstalação, todas em português e com uma descrição precisa dos passos que serão realizados.

13 No modo Moderado, o processo ocorre em etapas. Na primeira, o desinstalador-padrão do aplicativo selecionado é executado. A seguir, o Revo Uninstaller faz uma varredura no sistema, buscando por arquivos e entradas deixadas no registro, e apresenta os resultados para o usuário, que decide por excluir ou não os dados encontrados. Desta forma, além de evitar problemas com arquivos importantes sendo apagados automaticamente, o aplicativo permite que alguns dados sejam armazenados caso o usuário deseje. A opção é útil, por exemplo, no caso de saves de jogos, que podem ser armazenados mesmo após a desinstalação do game. O ideal, caso o usuário não saiba se deve apagar as entradas do registro localizadas pelo aplicativo, é deixá-las lá. Se ainda assim decidir por apagá-las, o Revo Uninstaller cria um ponto de restauração do sistema, de forma que o computador pode ser retornado ao estado anterior caso o processo cause danos à máquina. Cace seus programas Para auxiliar os usuários leigos, o Revo Uninstaller possui uma opção de Caça, que habilita uma espécie de alvo que, quando colocado sobre qualquer aplicativo, dá acesso a uma série de opções além da desinstalação. O atalho também pode impedir que certos programas sejam iniciados com o Windows ou forçar o encerramento deles caso estejam causando problemas ao sistema.

14 CANIVETE SUÍÇO Apesar de ser basicamente um desinstalador, como o nome já diz, o Revo Uninstaller possui também uma série de opções adicionais para limpeza e manutenção preventiva do PC. Na função Limpador de Rastros, é possível: Apagar os históricos e arquivos temporários dos browsers de internet, aplicativos do Microsoft Office ou do próprio Windows; Deletar permanentemente os arquivos que não foram sobrescritos no disco rígido; Apagar de forma completa os arquivos que ainda estão presentes no HD, sem necessidade de colocá-los na lixeira. UNIVERSAL EXTRACTOR A criação de programas para compactação de arquivos foi uma revolução quando surgiu. Hoje este recurso é praticamente indispensável, uma vez que a comunicação entre as pessoas passou a acontecer principalmente por meio de s. Utilizando compactadores é possível enviar mais de um documento de uma só vez, sem falar que o arquivo resultante é mais leve do que o original. Universal Extractor é um ótimo aplicativo para extrair arquivos de qualquer formato, desde os conhecidos ZIP, RAR, 7z, até instaladores de programas ou pacotes de instalação do Windows (.msi). Mesmo com uma interface simples, o programa pode ser muito útil para criar CDs de instalação de qualquer aplicativo que você possui. Compatibilidade e idioma Este descompactador de arquivos não possui uma lista de extensões com as quais é compatível. Durante os testes, foram utilizados os formatos ZIP, RAR, 7z, TAR, MSI, EXE e ISO, todos extraídos com sucesso e rapidez. Usuários que não dominam outro idioma além do português não têm com o que se preocupar, pois o programa possui tradução para diversas línguas, sendo o português (Portugal e Brasil) uma delas. Você escolhe o idioma padrão durante a instalação do aplicativo, por isso fique atento! A instalação Muitas configurações do Universal Extractor são feitas durante a instalação do aplicativo. Além de criar atalhos na Área de Trabalho e na barra de inicialização rápido do Windows, você pode decidir para quais tipos de arquivo o programa terá suporte (ACE, KGB, PEA, etc.), além de já decidir o idioma de exibição. Apesar de possuir várias opções, a instalação não é complicada. Se você ler todas as instruções com cuidado, não há perigo de erras. Além do mais, caso algo seja configurado errado, basta editar as configurações ou, quando for o caso, reinstalar o Universal Extractor. Interface e utilização

15 Pode-se dizer que toda a interface do aplicativo se resume em uma pequena janela com dois campos para preenchimento. No primeiro destes campos você deverá colocar o caminho completo até o arquivo que deseja extrair. Já no segundo campo ficará o caminho completo da pasta de destino dos arquivos descompactados. Enquanto Universal Extractor está trabalhando, uma pequena janela mostra quais atividades estão sendo executadas. A velocidade de extração dos arquivos é diretamente influenciada pelo tamanho e conteúdo destes. Assim, arquivos grandes com imagens podem descompactar mais rápido do que arquivos menores de vídeo, por exemplo. Por que extrair executáveis? Você deve estar se perguntando qual a utilidade de extrair arquivos executáveis. Com certeza você já instalou programas utilizando um CD de instalação. Pois bem, se você possuir todos os arquivos presentes em um executável, pode montar seu próprio disco de instalação, para qualquer programa que desejar! É só gravar todos os arquivos extraídos em um CD e, caso você tenha um pouco mais de conhecimentos em informática. De forma bem simples, seu disco de instalação foi criado e está pronto para ser usado. WINDIRSTAT Você sabe qual é o espaço que cada arquivo ou tipo de programa está ocupando no seu PC? Saberia dizer quanto isso representa em percentual? Se você respondeu não a qualquer uma das duas perguntas, é porque provavelmente não tem instalado no computador o WinDirStats. Este pequeno programa é capaz de responder, de maneira rápida e didática, a essas e outras questões relativas ao armazenamento de informações no seu HD e, ainda por cima, possibilita o gerenciamento e a exclusão de arquivos. Análise diferente A função do WinDirStats é apresentar as estatísticas referentes aos arquivos salvos no seu PC. Assim, além de verificar qual o tamanho total do arquivo, é possível visualizar o quanto cada pasta ou aplicativo ocupa em percentual no seu HD. A instalação do programa é simples, bastando apenas executar o arquivo baixado após o download. Seu visual e funcionamento são similares aos do Windows Explorer e, por isso, o usuário não terá maiores problemas em se adaptar ao novo programa.

16 Você pode verificar as estatísticas no geral ou em drives e diretórios específicos. Ao final da varredura, além dos tamanhos e dos percentuais relativos, o programa apresenta de maneira gráfica todos os tipos de arquivo que estão no seu HD. Cada cor representa uma extensão. Faça faxina no HD Além de ser uma maneira curiosa e interessante de visualizar as pastas e arquivos do seu computador, o programa se mostra uma ferramenta útil. Com ele você percebe, por exemplo, que metade do seu HD está sendo ocupado por músicas ou vídeos. Por que não removê-los dali e copiá-los para outro lugar? Muitas vezes, na hora da faxina no PC, os arquivos deletados são tão pequenos que acabam não fazendo diferença no final das contas. Sabendo quanto cada um representa, fica muito mais fácil entender em que lugar está o problema.

Auslogics BoostSpeed 5 Manual

Auslogics BoostSpeed 5 Manual Página 1 Auslogics BoostSpeed 5 Manual [ Instalando e usando o Auslogics BoostSpeed 5 ] Página 2 Sumário O que é o Auslogics BoostSpeed?... 3 Recursos... 3 Comparando edições... 4 Instalação do programa...

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Como resolver 9 problemas comuns em PCs Por Redação Olhar Digital - em 01/06/2015 às 18h06

Como resolver 9 problemas comuns em PCs Por Redação Olhar Digital - em 01/06/2015 às 18h06 Como resolver 9 problemas comuns em PCs Por Redação Olhar Digital - em 01/06/2015 às 18h06 Tela azul Se você utiliza computadores Windows com frequência, provavelmente você já se deparou com problemas

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 O hardware não consegue executar qualquer ação sem receber instrução. Essas instruções são chamadas de software ou programas de computador. O software

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES II

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES II MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES II Introdução Muitos itens de hardware possuem ferramentas de manutenção que podem ser acionadas via software Ações comuns que um software pode executar para melhorar o desempenho

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo 1 Introdução... 3 2. Instalação... 5 3. Descrição da interface do cliente... 6 4. Conexão... 10 5.SMS... 11 6.Contatos... 14 7.Estatística... 18

Leia mais

Índice de ilustrações

Índice de ilustrações Sumário 1Dez novos recursos do windows 8...2 1.1Interface Metro...2 1.2Internet Explorer 10...4 1.3Gerenciador de Tarefas...5 1.4Painel de Controle...5 1.5Interface Ribbon...6 1.6Menu Iniciar...7 1.7Windows

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Linux. Interface Gráfica

Linux. Interface Gráfica Linux Interface Gráfica Interface Gráfica fgdfgdf Desktop 1. Ubuntu Desktop: A tela inicial do sistema. 2. Lançador: Agrega os principais programas aplicativos do sistema ou de escolha do usuário, além

Leia mais

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 1 1- O Windows Explorer é o navegador de arquivos do Windows. (Verdadeiro)2- O Windows é o navegador de arquivos do Windows Explorer. (Falso)3- O Windows Explorer

Leia mais

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA 2.1 Desfragmentador de Disco (DFRG.MSC): Examina unidades de disco para efetuar a desfragmentação. Quando uma unidade está fragmentada, arquivos grandes

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para XEROX 6279. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a XEROX 6279 no manual

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Saiba como livrar-se do lixo em seu PC

Saiba como livrar-se do lixo em seu PC Saiba como livrar-se do lixo em seu PC Fato: Seu PC com Windows está ficando mais lento. Talvez ele esteja demorando mais para inicializar ou desligar, ou o HD esteja sendo acessado constantemente. Talvez

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Avira System Speedup. Como

Avira System Speedup. Como Avira System Speedup Como Sumário 1. Introdução... 4 1.1 O que é a Avira System Speedup?...4 2. Instalação... 5 2.1 Requisitos do sistema...5 2.2 Instalação...5 3. Utilizando o programa... 8 3.1 INÍCIO...8

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300 WinRAR: Conheça este excelente compactador de arquivos Introdução: É fato que a Internet está mais rápida com a popularização da banda larga, mas os compactadores de arquivos ainda apresentam muita utilidade

Leia mais

Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma maquina virtual

Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma maquina virtual Maria Augusta Sakis Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma Máquina Virtual Máquinas virtuais são muito úteis no dia-a-dia, permitindo ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma

Leia mais

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem 1 de 20 Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem Resolvi documentar uma solução que encontrei para fazer minhas cópias de segurança. Utilizo um software gratuito chamado Cobian Backup

Leia mais

GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9

GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9 GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9 Pela grande necessidade de controlar a internet de diversos clientes, a NSC Soluções em Informática desenvolveu um novo produto capaz de gerenciar todos os recursos

Leia mais

DIGISAT ERRO MIDAS.DLL

DIGISAT ERRO MIDAS.DLL DIGISAT ERRO MIDAS.DLL Para resolver esta questão, faça o download do "Registra Midas" e "midas.dll" que estão disponíveis nos links abaixo e salve-os dentro da pasta de instalação do sistema. Em seguida,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04

Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04 Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04 Olá Aluno Os objetivos específicos desta lição são: - reconhecer o Ubuntu como mais uma alternativa de sistema operacional; - conhecer os elementos da área

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para utilização

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Windows 7 1. Área de Trabalho ou Desktop 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Noções de Informática Henrique Sodré

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows. Guia do Usuário

Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows. Guia do Usuário Laplink PCmover Express A Maneira Mais Fácil de Migrar para um Novo PC Windows Guia do Usuário Serviço de Atendimento ao Cliente/ Suporte Técnico Site: http://www.laplink.com/index.php/por/contact E-mail:

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/manutencao-de-varios-itens-do-pc_a41647_z410.

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/manutencao-de-varios-itens-do-pc_a41647_z410. Todos os meses mais de 5,1 milhões de internautas visitam o Fórum do BABOO. Lá todas as suas dúvidas e problemas de informática são solucionados gratuitamente pela nossa comunidade. Participe você também:

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Client

Manual do usuário. Mobile Client Manual do usuário Mobile Client Mobile Client Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e operação e traz

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Principais Característic

Principais Característic Principais Característic Características as Software para agendamento e controle de consultas e cadastros de pacientes. Oferece ainda, geração de etiquetas, modelos de correspondência e de cartões. Quando

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA

RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA Para ter acesso as Ferramentas do Sistema no Windows XP clique em

Leia mais

Configurações do Windows para Leitores de Tela

Configurações do Windows para Leitores de Tela MÓDULO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL - CEFET BG SIEP (SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) Configurações do Windows para Leitores de Tela Desenvolvido por Celio Marcos Dal Pizzol e

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

SUMÁRIO 1. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 3. GERENCIAMENTO DE CONTA... 4 4. CONFIGURAÇÕES GERAIS DO RAZER GAME BOOSTER...

SUMÁRIO 1. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 3. GERENCIAMENTO DE CONTA... 4 4. CONFIGURAÇÕES GERAIS DO RAZER GAME BOOSTER... Obter o melhor desempenho absoluto de seu sistema e jogos não é nenhum mistério, mas pode certamente ser difícil saber como. Em parceria com a IObit, o Razer Game Booster é a solução mais simples e ponderosa

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Tutorial CCleaner. Instalar o CCleaner. Outubro 2015

Tutorial CCleaner. Instalar o CCleaner. Outubro 2015 Tutorial CCleaner Outubro 2015 O CCleaner (Crap Cleaner) é um programa completo que apaga seus rastros, limpa e otimiza o Windows. Gratuito, em português, atualizado regularmente, ele funciona no Windows

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Um sistema operacional é um software de gerenciamento formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface

Leia mais

3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE

3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE 3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE PASSWORD INTERATIVA SISTEMAS LTDA. - www.pwi.com.br - pwi@pwi.com.br R. Prof. Carlos Reis, 39 - São Paulo SP 05424-020 Tel: - 2127-7676 - Fax: 11-3097-0042 1 Índice

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Guia de atualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53

Guia de atualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Guia de passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Índice 1. 1. Processo de configuração do Windows 8 2. Requisitos do sistema 3. Preparações 2. 3. usando 4. usando o DVD de 5. usando o DVD de 6. 1.

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

O NEGÓCIO DA CERTO O NEGÓCIO DA CERTO APRENDA COMO AUMENTAR O DESEMPENHO DO SEU COMPUTADOR COM DICAS SIMPLES E FÁCEIS

O NEGÓCIO DA CERTO O NEGÓCIO DA CERTO APRENDA COMO AUMENTAR O DESEMPENHO DO SEU COMPUTADOR COM DICAS SIMPLES E FÁCEIS O APRENDA COMO AUMENTAR O DESEMPENHO DO SEU COMPUTADOR COM DICAS SIMPLES E FÁCEIS Índice Introdução...3 O Autor...4 Ícones (Atalhos)...5 Organizando Barra De Tarefas...6 Anti Vírus...8 Limpeza De Disco...9

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^ 1 PRIMEIRA PARTE: Conceitos de organização de arquivos (pastas/diretórios), utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios. Tipos de arquivos. 01. Aplicações de multimídia em

Leia mais

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz 2 Conteúdo 1 Cookies 4 1.1 Política............................................ 4 1.2 Gerenciamento....................................... 5 3 1

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

Como Usar o DriverMax

Como Usar o DriverMax Como Usar o DriverMax Este programa é uma mão na roda para proteger os drivers dos componentes de um computador. Veja porquê. O DriverMax é uma ferramenta que faz cópias de segurança de todos os drivers

Leia mais

Manual do KWallet. George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do KWallet. George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 Criar uma carteira...................................... 5

Leia mais

Aula 2 Introdução ao Software Livre

Aula 2 Introdução ao Software Livre Aula 2 Introdução ao Software Livre Aprender a manipular o Painel de Controle no Linux e mostrar alguns softwares aplicativos. Ligando e desligando o computador através do sistema operacional Não é aconselhável

Leia mais

CONFORTO COM SEGURANÇA CONFORTO COM SEGURANÇA. 0 P27070 - Rev

CONFORTO COM SEGURANÇA CONFORTO COM SEGURANÇA. 0 P27070 - Rev P27070 - Rev. 0 1. RESTRIÇÕES DE FUNCIONAMENTO RECEPTOR IP ÍNDICE 1. Restrições de Funcionamento... 03 2. Receptor IP... 03 3. Inicialização do Software... 03 4. Aba Eventos... 04 4.1. Botão Contas...

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP

CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais são programas que como o próprio nome diz tem a função de colocar o computador em operação. O sistema Operacional

Leia mais

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY Redo Backup é um programa para a recuperação de arquivos e discos rígidos danificados. Com ele você dispõe de um sistema completo para resolver diversos problemas

Leia mais

Seu manual do usuário KASPERSKY ANTI-VIRUS MOBILE 6.0 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3931618

Seu manual do usuário KASPERSKY ANTI-VIRUS MOBILE 6.0 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3931618 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para KASPERSKY ANTI- VIRUS MOBILE 6.0. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre

Leia mais

1. StickerCenter... 3. 2. Menu Broadcast Stickers... 4. 3. Menu MyStickers... 9

1. StickerCenter... 3. 2. Menu Broadcast Stickers... 4. 3. Menu MyStickers... 9 1. StickerCenter... 3 1.1. O que é?... 3 1.2. O que são Stickers?... 3 1.3. Como acessar o StickerCenter?... 3 1.4. Como atualizar o StickerCenter?... 3 2. Menu Broadcast Stickers... 4 2.1. O que é?...

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Capítulo 1: Introdução...3

Capítulo 1: Introdução...3 F-Secure Anti-Virus for Mac 2014 Conteúdo 2 Conteúdo Capítulo 1: Introdução...3 1.1 O que fazer após a instalação...4 1.1.1 Gerenciar assinatura...4 1.1.2 Abrir o produto...4 1.2 Como me certificar de

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Manual de Uso AcessaLivre 3.0

Manual de Uso AcessaLivre 3.0 Manual de Uso AcessaLivre 3.0 ÍNDICE 03 04 05 06 08 13 17 20 25 30 Carta de Apresentação Novidades do Acessa Livre 3.0 Atualizações de versão Área de Trabalho usuário e monitor Aplicativos Menu Escritório

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Aspectos Avançados. Conteúdo

Aspectos Avançados. Conteúdo Aspectos Avançados Conteúdo Vendo o que existe em seu computador Ambiente de Rede Lixeira Organizando arquivos e pastas Usando o Windows de maneira eficaz Trabalhando com documentos 34 Vendo o que existe

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 -

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 - 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

para Mac Guia de Inicialização Rápida

para Mac Guia de Inicialização Rápida para Mac Guia de Inicialização Rápida O ESET Cybersecurity fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no ThreatSense, o primeiro mecanismo de verificação

Leia mais

ANDRÉ ALENCAR 1 INFORMÁTICA INTERNET EXPLORER 9

ANDRÉ ALENCAR 1 INFORMÁTICA INTERNET EXPLORER 9 ANDRÉ ALENCAR 1 INFORMÁTICA INTERNET EXPLORER 9 1. JANELA PADRÃO Importante: O Internet Explorer não pode ser instalado no Windows XP. 2. INTERFACE MINIMALISTA Seguindo uma tendência já adotada por outros

Leia mais

MODEM USB LTE. Manual do Usuário

MODEM USB LTE. Manual do Usuário MODEM USB LTE Manual do Usuário 2 Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 4 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações...

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais