MANTENHA SEU COMPUTADOR SEMPRE OTIMIZADO DE MANEIRA PRÁTICA COM ESSE ÚTIL PACOTE DE FERRAMENTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANTENHA SEU COMPUTADOR SEMPRE OTIMIZADO DE MANEIRA PRÁTICA COM ESSE ÚTIL PACOTE DE FERRAMENTAS"

Transcrição

1 MANTENHA SEU COMPUTADOR SEMPRE OTIMIZADO DE MANEIRA PRÁTICA COM ESSE ÚTIL PACOTE DE FERRAMENTAS O RTools é um pacote de ferramentas portáteis e gratuitas para otimizar o funcionamento do seu computador. Com a imensa gama de aplicativos e serviços que instalamos no Windows, é comum o sistema operacional se tornar pesado com o passar do tempo. Para evitar isso, existem diversas ferramentas que podem o auxiliar. E para diminuir ainda mais o trabalho de ter que procurar uma por uma, o RTools juntou todas as principais em um mesmo pacote. Embora o RTools não desenvolva nenhum dos aplicativos utilizados, mas sim apenas os concentre em um mesmo instalador, sua existência torna a boa manutenção de um computador um trabalho muito mais prático. Além disso, o fato de os aplicativos reunidos serem portáteis evita que o registro do Windows fique abarrotado de informações sobre novos programas. O RTools compreende os seguintes aplicativos: CCLEANER 3.10 O CCleaner é uma das soluções mais conhecidas, poderosas e eficazes para efetuar a limpeza completa no PC, apagando arquivos desnecessários do disco de armazenamento. Nosso computador possui uma série de arquivos que são registrados diariamente para armazenar informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados e desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos, entre outros. Portanto, como a movimentação de dados em qualquer computador acontece diariamente, é bastante provável que uma hora ou outra o computador fique lento e demore para iniciar ou carregar seus softwares prediletos. E é aí que o CCleaner precisa entra em ação! Desempenho fantástico Este limpador pode ajudar a melhorar o desempenho da sua máquina removendo arquivos inúteis e organizando (ou até mesmo recuperando) aqueles dados que ainda podem ser aproveitados pelo sistema operacional instalado em seu PC.

2 Além disso, ele elimina os pacotes que armazenam as atividades realizadas durante a navegação pela web, o que dá a você maior privacidade ao explorar a internet. E então? Está esperando o que para deixar o seu computador nos trinques com este software gratuito, em português e completamente compatível com o Windows 8? Atenção na instalação Durante a instalação do CCleaner, você precisa ficar atento. Isso porque o programa oferece e instala por padrão uma barra de ferramentas adicional para o Internet Explorer. Embora esse recurso possa facilitar o acesso a algumas das ferramentas oferecidas pelo aplicativo, ele não possui qualquer relação com o seu funcionamento básico. Por isso, caso você não queira que tal barra complementar seja instalada, lembre-se de desmarcar a caixa de seleção referente a ela. Faxina completa O CCleaner tem como função principal a eliminação de conteúdos desnecessários que são mantidos pelo próprio sistema operacional. No tocante à limpeza do PC, o programa possui duas vertentes: uma voltada para faxinar os recursos do Windows e outra para a remoção da sujeira mantida por outros softwares.

3 Ele varre o disco de armazenamento em busca de diversos tipos de arquivos inúteis, incluindo o lixo existente no Internet Explorer (principalmente quando mantido o histórico de navegação), no Windows Explorer, na Lixeira e na Área de transferência. Além disso, o aplicativo é capaz de restaurar algumas das configurações-padrão do sistema, como a posição de ícones e atalhos do Menu Iniciar e a dimensão das janelas. Sem dúvida, a melhora proporcionada pelo CCleaner é perceptível, principalmente em máquinas que nunca sofreram uma faxina dessa magnitude. Manutenção dos demais programas O programa também possui ferramentas para a manutenção dos demais softwares instalados no computador. O seu algoritmo inteligente identifica a maioria dos softwares implementados e consegue eliminar os restos de arquivos de todas as aplicações encontradas. A compatibilidade do CCleaner é enorme, incluindo aplicativos de todos os gêneros como editores de imagem ou vídeo, mensageiros instantâneos, processadores de texto, compactadores de arquivos, gerenciadores de downloads e navegadores. No tocante aos browsers, a manutenção dos cookies é feita de forma inteligente, evitando que você perca as preferências relacionadas a perfis de sites, senhas, logins e muitas outras informações importantes armazenadas desta forma. Mais do que isso, você é capaz de gerenciar os plugins instalados no seu navegador. Colocando ordem nos registros O Registro do Windows é um dos principais fatores que ditam o desempenho do computador. Por isso, é indispensável a realização de manutenções periódicas, visando manter o sistema estável e rápido.

4 Porém, por ser uma parte delicada do computador, muitos usuários temem efetuar modificações nele, pois a simples alteração de um valor poderia até mesmo inutilizar o PC. O CCleaner é também um dos softwares mais seguros para a remoção de entradas inválidas nessa funcionalidade do SO sempre preservando a funcionalidade dos programas e do sistema como um todo. Caixa de ferramentas E isso não é tudo. O CCleaner traz, de quebra, quatro ferramentas para você aprimorar ainda mais o desempenho da sua máquina. Elas permitem que você elimine por completo qualquer programa instalado no PC, escolha quais softwares podem ser iniciados com o sistema, restaure o Windows para uma configuração válida e funcional e exclua qualquer traço de utilização de um disco. Dica: para uma melhor eficácia desse último recurso mencionado, execute todos os métodos de limpeza disponíveis no programa e desinstale os softwares que você não deseja mais em sua máquina antes de efetuar a eliminação de rastros com o Limpador de Dispositivos. Dessa forma, os dados recémapagados também serão sobrescritos pela ferramenta. As novidades Leves retoques no visual A cara do CCleaner continua a mesma. Em sua última atualização, o programa não teve modificações relevantes em sua interface. A estrutura e a organização dos seus menus e funcionalidades foram mantidas, bem como todo o seu tradicional esquema de cores.

5 No tocante à sua parte visual, apenas os ícones tiveram reformulações simples, as quais consistem basicamente na troca das texturas das imagens utilizadas para ilustrar os recursos oferecidos. Localizar e destruir A principal novidade da mais recente versão do CCleaner é a ferramenta para localização e eliminação de arquivos duplicados. Ela está localizada na seção Ferramentas e pode ser acionada com um simples clique com o botão esquerdo do mouse. Você pode filtrar a pesquisa por nome, tamanho e data de modificação dos arquivos. Além disso, é possível ignorar determinados tipos de conteúdo como documentos de somente leitura, ocultos, com zero byte ou que estejam relacionados com o funcionamento do sistema operacional. Por fim, você pode escolher quais discos de armazenamento devem ser verificados por completo ou adicionar pastas específicas para serem escaneadas. Tudo isso facilita a filtragem das buscas. Aprimoramentos diversos Como de praxe na atualização de qualquer programa, o CCleaner teve uma série de pequenos bugs corrigidos. Fora isso, o limpador ainda recebeu melhorias no algoritmo de detecção de softwares iniciados com o Windows, na arquitetura da função de limpeza do SO e no seu desempenho tanto de varredura como de exclusão de conteúdos. O programa também passou a ter suporte para analisar e eliminar arquivos desnecessários gerados pelo Avast! Antivirus, Adobe Photoshop, Samsung Kies e RealPlayer. Alertas de monitoramento Com a atualização do CCleaner , é possível realizar o monitoramento permanente de dados do seu computador, de modo que ele o avise quando é preciso fazer as limpezas gerais ou você pode configurá-lo para tais ações acontecerem de modo automático também. Anteriormente, esse recuro só estava permitido para o CCleaner Professional, sendo que hoje ele pode ser acessado gratuitamente com o update do software.

6 Apesar disso, existem alguns recursos que permanecem restritos ao uso do CCleaner Professional, como o monitoramento dos browsers e o controle sobre o que o software faz quando é ativado. Mesmo assim, a adição da funcionalidade é bastante interessante. Além do recurso de monitoramento, outras melhorias foram realizadas no funcionamento do CCleaner, o que deve garantir um limpador mais completo. DEFRAGGLER 2.06 O Defraggler é um desfragmentador de discos que serve como uma opção auxiliar ao sistemapadrão disponibilizado pelo Windows. O software faz uma análise do disco rígido e reorganiza arquivos de forma a aumentar o desempenho do sistema operacional, resultando em um ambiente mais rápido e prazeroso de usar. O programa, totalmente traduzido para o português brasileiro, oferece a opção de fazer uma varredura completa na máquina ou realizar um processo menos eficiente, mas que se mostra muito mais veloz, a chamada Desfragmentação Rápida. É possível configurar a execução automática do aplicativo durante a inicialização do computador, forma de garantir que nenhum outro processo vai interferir na limpeza. O Defraggler também conta com um sistema de agendamento que permite configurar um momento para que o software comece a operar de forma totalmente automática. Isso pode ser feito tanto baseado em um horário pré-determinado quanto a partir do estado do computador é possível configurar a desfragmentação de disco sempre que o sistema entre em repouso, por exemplo. Limpe somente o que é necessário Um diferencial do aplicativo em relação à função semelhante do próprio Windows é a possibilidade de lidar somente com arquivos fragmentados. Após realizar a análise da máquina, o programa mostra a lista dos documentos que estão com algum tipo de problemas, que podem ser selecionados de forma individual para passar pelo processo de limpeza.

7 Além disso, o Defraggler conta com uma série de filtros que possibilitam ignorar arquivos que não estão fragmentados ou que possuem tamanho em disco inferior ou superior a um limite determinado por você. Para completar, o software também oferece a opção de fazer uma análise da performance do disco rígido instalado no computador. Descubra o estado de saúde do seu HD Um dos recursos incorporados a partir da versão 2.0 do programa é a aba Saúde, através da qual é possível conferir se já não é hora de investir na compra de um HD novo. Além de mostrar detalhes técnicos e o tempo de uso do equipamento utilizado, essa função permite conferir informações sobre a contagem dos ciclos de uso do aparelho e sua taxa de erro de leitura, entre outros quesitos. RECUVA 1.40 Músicas e arquivos em geral que você achou que tinha salvado antes de fazer a formatação e só depois deu por falta, ainda não estão perdidos. Basta efetuar a varredura do HD com o Recuva antes de armazenar qualquer coisa, para procurar qualquer tipo de arquivo que foi perdido ultimamente. O funcionamento desse tipo de programa é muito simples: ao deletar um arquivo, você envia a seguinte informação para o seu computador: Este espaço do disco rígido poderá ser usado se necessário. Portanto o arquivo continua ali até que algum outro ocupe seu espaço. O Recuva recupera apenas os arquivos que ainda não foram sobrescritos por outros dados quaisquer. Então salva tudo o que eu perdi? Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efetuar sua recuperação ele virá com defeito. O próprio software indica as chances de que o arquivo seja recuperado, através do marcador State. Arquivos em plenas condições de recuperação são marcados como Excellent ; Poor significa que partes deles poderão ser perdidas na recuperação; e Very Poor equivale a dizer dados irrecuperáveis.

8 Aumentando as Chances de Salvar seus Arquivos Uma boa dica é sempre procurar fazer a recuperação do arquivo em outro disco, como um CD, partição ou mesmo disco rígido externo, pois pode ocorrer de, no momento da recuperação de um arquivo, este sobrescrever outro que está prestes a ser recuperado, o que coloca toda a operação em risco. Com as precauções básicas e o mínimo de atenção na hora da recuperação, Recuva é com certeza um software excelente para quem necessita recuperar arquivos, mas não dispõe de conhecimentos técnicos suficientes nem de mão de obra especializada. Na nova versão do programa, o usuário conta com mais detalhes sobre o arquivo que deseja restaurar e poder julgar qual é o melhor modo de restaurá-lo. Ao trocar o modo da interface para o Avançado têm-se ainda mais informações sobre os arquivos e o estado em que eles se encontram. Dessa maneira, basta navegar nas abas do quadro lateral do modo avançado dessa interface do Recuva. Porém, se você prefere apenas ter o mínimo de informação a respeito dos arquivos, mantenha sua interface no modo normal e observe os marcadores coloridos antes do nome dos arquivos. Se o marcador estiver vermelho, o arquivo está irrecuperável. O amarelo indica que existe algum tipo de risco na recuperação deste arquivo e por fim, o marcador verde significa que o arquivo está completamente apto a ser recuperado. O Recuva também possui dois modos de verificar seu computador: a Verificação Normal e a Verificação Profunda. Com o segundo tipo de checagem é possível ter acesso a mais possibilidades de restauração dos seus arquivos, afinal, o programa fará uma varredura completa daquilo que pode ser recuperado.

9 AUTORUNS Autoruns exibe os programas configurados para serem executados durante a inicialização do sistema ou no login, mostrando a ordem em que os processos são rodados pelo Windows. Esses programas incluem entradas de registro como Run, RunOnce e outras. Configure o Autoruns para exibir outros locais, incluindo extensões shell do Internet Explorer, barras de ferramentas, objetos de ajuda do navegador, notificações Winlogon, serviços auto-executáveis e muito mais. Autoruns vai muito além do MSConfig... Autoruns conta com uma opção muito interessante chamada Autoruns Hide Signed Microsoft Entries que ajuda a identificar as imagens que foram adicionadas ao seu sistema e fornece opções para procurar por elas em outras contas. Também inclui um pacote equivalente a linha de comando para saídas no formato CSV. Você irá se surpeender com a quantidade de executáveis lançados automaticamente! PROCESS EXPLORER Você já se perguntou como um aplicativo possui um arquivo particular ou diretório para rodar? Agora pode descobrir. O Process Explorer exibe informações sobre o que é manuseado e como os processos de DLL são abertos ou carregados. O software consiste em duas subjanelas. A de cima sempre exibe uma lista de processos ativos, incluindo os nomes das suas contas. Por sua vez, a de baixo mostra informações que dependem do modo de funcionamento do programa. Caso ele esteja no modo handle você verá o manejo dos processos selecionados sobre a janela aberta; se ele estiver no modo DLL, você verá as DLLs e os arquivos mapeados na memória que são processados no carregamento. Conhecendo sua máquina O Process Explorer também possui uma busca poderosa com recursos para mostrar quais processos em particular são manipulados quando DLLs são abertas. As capacidades exclusivas deste aplicativo tornam-no útil para rastrear problemas com versões de DLL, problemas do sistema em geral e, é claro, um excelente guia para os curiosos sobre como funciona efetivamente o sistema operacional. Visualize processos A nova versão do Process Explorer inclui alguns novos recursos bastante interessantes, como a apresentação de processos independentes realizados pelo Internet Explorer 8, a criação de uma categoria para processos SVCHOST e o mapeamento de tarefas e serviços, abas de processos e propriedades de conexão.

10 A empresa responsável pelo desenvolvimento do software informou que, nesta atualização do Process Explorer, a maioria dos bugs foi corrigida. Outras melhorias relacionadas aos mecanismos de análise de memória física alocada no computador também foram implementadas. Gráficos de monitoramento Com o Process Explorer você pode monitorar todo o consumo de memória dos programas em execução. Com isso é possível identificar os processos que usufruem da capacidade de processamento de dados do computador. Assim o usuário pode administrar melhor o desempenho dos componentes do PC. O fantasma do PC Geralmente os softwares que monitoram os processos DLL são limitados para a personalização do seu visual. Nesse sentido o Process Explorer tem um diferencial: o usuário define o percentual de transparência da janela do aplicativo. Deixando-o com apenas 10% de opacidade, sua presença é quase imperceptível. Dessa forma é possível deixá-lo em exibição na Área de trabalho sem atrapalhar a visualização de outros programas. Esta funcionalidade é útil para aqueles que pretendem monitorar os processos executados pelo computador com maior frequência.

11 HWINFO Você já passou pelo inconveniente de ter que recorrer a manuais ou abrir o computador para descobrir as configurações de um componente? HWiNFO32 é um programa com objetivo de fornecer informações de hardware e diagnóstico suportando os últimos componentes, tecnologias e padrões industriais. Este aplicativo reconhece e extrai a maior quantidade de informação sobre o hardware do computador. Ao abrir o programa, ele oferece duas opções: executar (Run) ou configurar (Configure). A tela de configurações oferece a possibilidade de habilitar ou desabilitar opções referentes à segurança, à interface de usuário e, para o caso de problemas, executar o programa no modo de depuração (debug mode). Obtendo informações Se você optar pelo botão Run, o programa automaticamente faz uma análise de seu computador e constrói um perfil detalhado dos componentes instalados, agrupados conforme o tipo de cada um. Estão incluídas informações sobre o processador, como modelo, marca, nome, número de núcleos, cache, plataforma, TDP (Thermal Design Power, um indicador da dissipação de calor efetuada pelo processador que determina a quantidade mínima de calor que o cooler deverá ser capaz de dissipar), número de série, clock e barramento. O HWiNFO32 também mostra os drives instalados no computador com interface e modelo. Referente ao vídeo, ele exibe dados sobre modelo, marca, nome, barramento, memória dedicada e frequência de clock. Logo abaixo você pode observar informações sobre placa-mãe, como chipset, memória, tipo, data e versão da BIOS. O programa ainda apresenta uma parte para os módulos de memória com informações de tipo, tamanho e frequência e, por último, o sistema operacional que está instalado na máquina. Se a janela com esses dados for fechada, ela pode ser aberta a partir da interface do programa a qualquer momento, pelo botão Summary. Interface e outras funções A interface do programa conta com um gerenciador de dispositivos (de certa forma semelhante ao tradicional presente no Windows), com dados detalhados sobre cada componente instalado, divididos por categorias para facilitar a visualização. Clicando sobre cada um deles, os dados serão exibidos na parte direita da janela do programa. Além disso, ele conta com um teste de benchmark (desempenho) que abrange o processador, memória e disco rígido. Para efetuá-lo, basta clicar no botão Benchmark e em Start!. O processo é automaticamente iniciado e os resultados são exibidos ao final. Ainda na interface do programa, o botão Sensors traz informações sobre temperatura e voltagem de determinados componentes.

12 Por último, clicando em Reports é possível gerar relatórios com as informações apresentadas pelo programa. Você pode escolher entre os formatos de texto, arquivo separado por vírgulas, XML, HTML, MHTML e texto curto. REVO UNINSTALLER 1.93 Nem todos os programas instalados no computador são úteis o tempo todo. Muitas vezes, um aplicativo é utilizado pelo usuário para uma necessidade específica e, após isso, transforma-se em peso morto, ocupando espaço no HD e deixando entradas desnecessárias no registro do Windows. O próprio sistema operacional possui uma ferramenta para desinstalar aplicativos, que pode ser acessada por meio do Painel de Controle. Esta função, porém, funciona apenas como um atalho ao desinstalador de cada um dos programas. Caso o software não possua um ou não seja capaz de remover os arquivos completamente, sua máquina ficará cheia de rastros indesejáveis, sinônimo de problemas e desperdício de espaço. LIMPEZA COMPLETA Antes de mais nada, não confunda. O ícone-padrão do Revo Uninstaller realmente se parece com a imagem de um desinstalador, mas clicar sobre ele não vai iniciar esse tipo de processo, e sim ativar o programa. Sem enrolação, o Revo Uninstaller exibe, logo na primeira tela, a lista de todos os aplicativos instalados no computador em forma de ícones. Para iniciar o processo de remoção, basta clicar duas vezes sobre qualquer um deles para exibir as opções de desinstalação, todas em português e com uma descrição precisa dos passos que serão realizados.

13 No modo Moderado, o processo ocorre em etapas. Na primeira, o desinstalador-padrão do aplicativo selecionado é executado. A seguir, o Revo Uninstaller faz uma varredura no sistema, buscando por arquivos e entradas deixadas no registro, e apresenta os resultados para o usuário, que decide por excluir ou não os dados encontrados. Desta forma, além de evitar problemas com arquivos importantes sendo apagados automaticamente, o aplicativo permite que alguns dados sejam armazenados caso o usuário deseje. A opção é útil, por exemplo, no caso de saves de jogos, que podem ser armazenados mesmo após a desinstalação do game. O ideal, caso o usuário não saiba se deve apagar as entradas do registro localizadas pelo aplicativo, é deixá-las lá. Se ainda assim decidir por apagá-las, o Revo Uninstaller cria um ponto de restauração do sistema, de forma que o computador pode ser retornado ao estado anterior caso o processo cause danos à máquina. Cace seus programas Para auxiliar os usuários leigos, o Revo Uninstaller possui uma opção de Caça, que habilita uma espécie de alvo que, quando colocado sobre qualquer aplicativo, dá acesso a uma série de opções além da desinstalação. O atalho também pode impedir que certos programas sejam iniciados com o Windows ou forçar o encerramento deles caso estejam causando problemas ao sistema.

14 CANIVETE SUÍÇO Apesar de ser basicamente um desinstalador, como o nome já diz, o Revo Uninstaller possui também uma série de opções adicionais para limpeza e manutenção preventiva do PC. Na função Limpador de Rastros, é possível: Apagar os históricos e arquivos temporários dos browsers de internet, aplicativos do Microsoft Office ou do próprio Windows; Deletar permanentemente os arquivos que não foram sobrescritos no disco rígido; Apagar de forma completa os arquivos que ainda estão presentes no HD, sem necessidade de colocá-los na lixeira. UNIVERSAL EXTRACTOR A criação de programas para compactação de arquivos foi uma revolução quando surgiu. Hoje este recurso é praticamente indispensável, uma vez que a comunicação entre as pessoas passou a acontecer principalmente por meio de s. Utilizando compactadores é possível enviar mais de um documento de uma só vez, sem falar que o arquivo resultante é mais leve do que o original. Universal Extractor é um ótimo aplicativo para extrair arquivos de qualquer formato, desde os conhecidos ZIP, RAR, 7z, até instaladores de programas ou pacotes de instalação do Windows (.msi). Mesmo com uma interface simples, o programa pode ser muito útil para criar CDs de instalação de qualquer aplicativo que você possui. Compatibilidade e idioma Este descompactador de arquivos não possui uma lista de extensões com as quais é compatível. Durante os testes, foram utilizados os formatos ZIP, RAR, 7z, TAR, MSI, EXE e ISO, todos extraídos com sucesso e rapidez. Usuários que não dominam outro idioma além do português não têm com o que se preocupar, pois o programa possui tradução para diversas línguas, sendo o português (Portugal e Brasil) uma delas. Você escolhe o idioma padrão durante a instalação do aplicativo, por isso fique atento! A instalação Muitas configurações do Universal Extractor são feitas durante a instalação do aplicativo. Além de criar atalhos na Área de Trabalho e na barra de inicialização rápido do Windows, você pode decidir para quais tipos de arquivo o programa terá suporte (ACE, KGB, PEA, etc.), além de já decidir o idioma de exibição. Apesar de possuir várias opções, a instalação não é complicada. Se você ler todas as instruções com cuidado, não há perigo de erras. Além do mais, caso algo seja configurado errado, basta editar as configurações ou, quando for o caso, reinstalar o Universal Extractor. Interface e utilização

15 Pode-se dizer que toda a interface do aplicativo se resume em uma pequena janela com dois campos para preenchimento. No primeiro destes campos você deverá colocar o caminho completo até o arquivo que deseja extrair. Já no segundo campo ficará o caminho completo da pasta de destino dos arquivos descompactados. Enquanto Universal Extractor está trabalhando, uma pequena janela mostra quais atividades estão sendo executadas. A velocidade de extração dos arquivos é diretamente influenciada pelo tamanho e conteúdo destes. Assim, arquivos grandes com imagens podem descompactar mais rápido do que arquivos menores de vídeo, por exemplo. Por que extrair executáveis? Você deve estar se perguntando qual a utilidade de extrair arquivos executáveis. Com certeza você já instalou programas utilizando um CD de instalação. Pois bem, se você possuir todos os arquivos presentes em um executável, pode montar seu próprio disco de instalação, para qualquer programa que desejar! É só gravar todos os arquivos extraídos em um CD e, caso você tenha um pouco mais de conhecimentos em informática. De forma bem simples, seu disco de instalação foi criado e está pronto para ser usado. WINDIRSTAT Você sabe qual é o espaço que cada arquivo ou tipo de programa está ocupando no seu PC? Saberia dizer quanto isso representa em percentual? Se você respondeu não a qualquer uma das duas perguntas, é porque provavelmente não tem instalado no computador o WinDirStats. Este pequeno programa é capaz de responder, de maneira rápida e didática, a essas e outras questões relativas ao armazenamento de informações no seu HD e, ainda por cima, possibilita o gerenciamento e a exclusão de arquivos. Análise diferente A função do WinDirStats é apresentar as estatísticas referentes aos arquivos salvos no seu PC. Assim, além de verificar qual o tamanho total do arquivo, é possível visualizar o quanto cada pasta ou aplicativo ocupa em percentual no seu HD. A instalação do programa é simples, bastando apenas executar o arquivo baixado após o download. Seu visual e funcionamento são similares aos do Windows Explorer e, por isso, o usuário não terá maiores problemas em se adaptar ao novo programa.

16 Você pode verificar as estatísticas no geral ou em drives e diretórios específicos. Ao final da varredura, além dos tamanhos e dos percentuais relativos, o programa apresenta de maneira gráfica todos os tipos de arquivo que estão no seu HD. Cada cor representa uma extensão. Faça faxina no HD Além de ser uma maneira curiosa e interessante de visualizar as pastas e arquivos do seu computador, o programa se mostra uma ferramenta útil. Com ele você percebe, por exemplo, que metade do seu HD está sendo ocupado por músicas ou vídeos. Por que não removê-los dali e copiá-los para outro lugar? Muitas vezes, na hora da faxina no PC, os arquivos deletados são tão pequenos que acabam não fazendo diferença no final das contas. Sabendo quanto cada um representa, fica muito mais fácil entender em que lugar está o problema.

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos Publicado em 22/08/2010 por claudioboaventura Na primeira parte do artigo instalação sobre o excelente

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Introdução. O que é o Registro do Windows

Introdução. O que é o Registro do Windows Introdução O objetivo deste tutorial é mostrar alguns conceitos básicos para a manipulação do Registro do Windows. Desde já o InfoWester deixa claro que é necessário cautela. Qualquer precipitação pode

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300 WinRAR: Conheça este excelente compactador de arquivos Introdução: É fato que a Internet está mais rápida com a popularização da banda larga, mas os compactadores de arquivos ainda apresentam muita utilidade

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Guia de boas práticas para realização de Backup

Guia de boas práticas para realização de Backup Objetivo Quando o assunto é backup de dados, uma proposição de atividades e procedimentos como sendo a melhor prática pode ser bastante controversa. O que permanece verdadeiro, porém, é que seguir algumas

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

TRANSMISSOR ECF. Sistema de transmissão de arquivos Nota Fiscal Paulista. Manual de Utilização

TRANSMISSOR ECF. Sistema de transmissão de arquivos Nota Fiscal Paulista. Manual de Utilização TRANSMISSOR ECF Sistema de transmissão de arquivos Nota Fiscal Paulista Manual de Utilização 1. Histórico de alterações Data Versão Alteração 04/12/2012 1 Criação do documento 28/02/2013 2 Revisão 2. Proposta

Leia mais

Backup dos Trabalhos e Configurações

Backup dos Trabalhos e Configurações Backup dos Trabalhos e Configurações Quando se deseja trocar o SOS Backup de máquina, trocar de versão, ou simplesmente se precaver de problemas como perda das configurações é necessário fazer o backup

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Como Usar o DriverMax

Como Usar o DriverMax Como Usar o DriverMax Este programa é uma mão na roda para proteger os drivers dos componentes de um computador. Veja porquê. O DriverMax é uma ferramenta que faz cópias de segurança de todos os drivers

Leia mais

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Configurações do Windows para Leitores de Tela

Configurações do Windows para Leitores de Tela MÓDULO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL - CEFET BG SIEP (SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) Configurações do Windows para Leitores de Tela Desenvolvido por Celio Marcos Dal Pizzol e

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz 2 Conteúdo 1 Cookies 4 1.1 Política............................................ 4 1.2 Gerenciamento....................................... 5 3 1

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Instalação P: Meu Disco Rígido Externo Samsung está conectado, mas nada está acontecendo. R: Verifique a conexão a cabo USB. Se seu Disco Rígido Externo Samsung

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais