Substâncias simples e compostas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Substâncias simples e compostas"

Transcrição

1 1. Alotropia 1.1 Introdução 1 Capítulo 1 Substâncias simples e compostas A alotropia é a propriedade que alguns elementos químicos têm de formar diferentes substâncias, de estruturas e propriedades químicas diversas. A alotropia ocorre apenas com substâncias simples, ou seja, formadas por um único elemento. As diferentes substâncias alotrópicas de um dado elemento podem diferir em relação ao número de átomos ou à estrutura. Uma das formas alotrópicas é sempre mais estável que as demais. Seguem abaixo os elementos mais conhecidos por sua alotropia. 1.2 Oxigênio O oxigênio possui duas formas alotrópicas: Gás oxigênio O gás oxigênio, O2, é incolor, inodoro, e indispensável à vida animal e às combustões. É a forma alotrópica mais estável do elemento. Gás ozônio O gás ozônio, O3, é ligeiramente azulado e tem cheiro desagradável. É responsável por reação química que absorve grande parte da radiação ultravioleta vinda do Sol. 1.3 Carbono O carbono possui três formas alotrópicas: Grafite O grafite ou grafita, Cn, mole, condutor elétrico, está presente em diversos materiais, como a fuligem e o carbono ativado. Na grafite, o carbono apresenta hibridização do tipo sp 2, com geometria triangular plana. É a forma alotrópica mais estável do carbono. Diamante O diamante, Cn, é uma forma alotrópica que está entre os mais duros materiais conhecidos. Bom isolante elétrico, apresenta hibridização do tipo sp 3 e, portanto, geometria tetraédrica, responsáveis por sua rigidez. Fulerenos Os fulerenos, sendo C60 o mais conhecido, são formas alotrópicas descobertas na década de A estrutura dos fulerenos guarda semelhança com bolas de futebol, onde os vértices dos gomos correspondem aos átomos, e as costuras correspondem às ligações químicas. Os fulerenos são substâncias moleculares, ao contrário da grafite e do diamante, e, portanto, são solúveis em solventes apolares. Possuem hibridização do tipo sp 2. Derivados dos fulerenos parecem ter bastantes aplicações em áreas distintas como física da supercondutividade, medicina e nanotecnologia.

2 2 2. Metais 2.1 Alumínio O alumínio (símbolo: Al) é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre. No entanto, é um metal presente em baixas quantidades nos minerais. A fonte comercial do alumínio é a bauxita, um óxido hidratado de fórmula Al2O3 x H2O, onde x varia até 3. No processo de obtenção do alumínio, a bauxita é purificada e desidratada, obtendo-se alumina, Al2O3. A alumina é fundida com outros minerais, o que possibilita a eletrólise. Este processo demanda muita energia, sendo extremamente vantajosa a reciclagem do alumínio. O alumínio tem como propriedades mais interessantes a baixa densidade, a grande disponibilidade e a alta resistência à corrosão. Assim, o alumínio é bastante utilizado na construção civil e, em alguns casos, em fiações aéreas de energia elétrica. Em aviões, por exemplo, o alumínio encontra-se misturado a outros elementos, como cobre e silício. 2.2 Cobre O cobre (símbolo: Cu) é um elemento estável o suficiente para ser encontrado na natureza em seu estado metálico. No entanto, sua obtenção comercial é feita a partir de seus sulfetos; em especial, da calcopirita, CuFeS2. A calcopirita é purificada, e depois oxidada, resultando no sulfeto de cobre, CuS. O CuS sofre, então, nova reação com oxigênio, chamada ustulação, para a obtenção do cobre metálico. Em ambas as oxidações, é gerado como subproduto o SO2, um óxido ácido gasoso poluente, responsável pela chuva ácida. O cobre é um excelente condutor elétrico, mas, para isso, precisa estar bastante puro. O cobre também é encontrado em diversas ligas metálicas de aplicação frequente, como veremos no último tópico desta seção. 2.3 Ferro O ferro (símbolo: Fe) é o elemento mais abundante da Terra como um todo, e o segundo elemento metálico mais encontrado na crosta. Comercialmente, é obtido a partir de seus óxidos hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4, ou Fe2O3 FeO). A pirita ou ouro de tolo (FeS2) também é abundante, mas o processo de obtenção do ferro a partir da pirita é bem mais caro. Essencialmente, o ferro é obtido pela reação do minério de ferro com monóxido de carbono (CO), gerando ferro metálico e dióxido de carbono (CO2). A cal virgem (CaO) também é usada no processo, essencialmente na eliminação de impurezas do minério, como óxidos de fósforo, silício e alumínio. O ferro obtido desse processo é chamado ferro fundido ou ferro-gusa, bastante duro e quebradiço, com 3 a 5% de carbono, que é usado em materiais que não necessitam de grande resistência, como gradis, caixas de transmissão ou blocos de motor. O ferro é o principal componente do aço, a mais importante liga metálica.

3 3 2.4 Ligas metálicas A maioria dos objetos metálicos que utilizamos no cotidiano não é feita de metais puros, mas de misturas de metais com outros materiais, chamadas ligas metálicas. Isto ocorre porque as propriedades das ligas metálicas podem ser bastante diferentes das propriedades dos metais. A estrutura das ligas metálicas é mais complexa que a estrutura dos metais puros, pois os raios atômicos de seus diversos componentes são diferentes. 2.5 Principais ligas Algumas das principais ligas metálicas são: Latão Liga de cobre que possui até 40% de zinco. Utilizado em tubulações e outras peças da construção civil, armas, instrumentos musicais, entre outros. Bronze Liga de cobre que possui pequena porcentagem de outros metais. O bronze de fundição, por exemplo, tem 10% de estanho e 5% de chumbo. Utilizado em peças de decoração, como estátuas e placas. Cuproníquel Liga de cobre que possui 25% de níquel. Utilizada na cunhagem de moedas. Aço Liga de ferro. Existem vários tipos de aço, cada um deles com um elemento misturado ao ferro. O tungstênio, por exemplo, dá ao aço maior dureza e resistência a altas temperaturas. Os aços mais comuns são o inoxidável (12 a 15% de crômio) e os aços com carbono (de 0,1 a 1,5% de carbono), nos quais o acréscimo do percentual de carbono aumenta a resistência do material; exemplos: o aço com 0,1% de carbono é usado na fabricação de fios; o aço com 1% de carbono é usado na fabricação de facas. Solda Liga de chumbo e estanho, de baixo ponto de fusão. 3. Outras substâncias simples 3.1 Hidrogênio O hidrogênio é o elemento mais abundante do Universo. Apesar disso, o hidrogênio é um elemento bem mais raro na Terra. Isto ocorre porque o gás hidrogênio (H2), substância simples em que ocorre, é a substância poliatômica de menor massa molecular, escapando com facilidade do campo gravitacional terrestre. O gás hidrogênio é incolor, inodoro e atóxico. Apolares e de massa reduzida, as moléculas de H2 têm baixíssima atração intermolecular: sua temperatura de fusão é de 259 C (ou 14 K) e a de ebulição, 253 C (ou 20 K). Embora seja bem menos denso que o ar, o hidrogênio é extremamente inflamável. Por este motivo, não pode ser utilizado para encher balões. Produto secundário do refino de petróleo e da indústria cloro-álcali (que efetua a eletrólise da salmoura), o gás hidrogênio pode ser obtido pela eletrólise da água onde a energia elétrica é barata.

4 4 As aplicações mais comuns do gás hidrogênio são: reações orgânicas, em especial as de hidrogenação catalítica de óleos vegetais; combustível de foguetes; matéria-prima na síntese de compostos como a amônia (NH3) e o metanol (CH3OH). 3.2 Oxigênio O oxigênio é o principal elemento da crosta terrestre. A substância simples mais comum que o oxigênio forma é o gás oxigênio (O2). Este gás é o segundo mais abundante da atmosfera. Acredita-se que grande parte dele tenha sido produzida pela fotossíntese de vegetais e algas, e outra parte, produzida pela ação fotoquímica da luz solar na água. Incolor e inodoro, o gás oxigênio é vital para a maior parte dos organismos vivos da Terra. Apolar, tem forças intermoleculares de baixa intensidade. Sua TF é de 218 C e sua TE é de 183 C. O gás oxigênio está presente em toda combustão como o comburente, ou seja, como a substância que alimenta a combustão. O gás oxigênio é obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar atmosférico liquefeito. Utilizado na indústria do aço na remoção do excesso de carbono, em procedimentos médicos e na síntese de alguns compostos. 3.3 Nitrogênio O nitrogênio, embora seja um elemento relativamente raro na crosta terrestre, é o mais abundante da atmosfera. O gás nitrogênio (N2), substância simples que forma, é uma substância quase tão inerte quanto os gases nobres, devido à fortíssima tripla ligação que une os dois átomos da molécula. O gás nitrogênio só está disponível à maioria dos organismos quando está fixado, ou seja, presente em outros tipos de moléculas em que possa ser útil. Algumas bactérias são capazes de converter o N2 em nitratos, que, por sua vez, podem ser utilizados na síntese de proteínas. Relâmpagos também convertem parte do N2 em óxidos de nitrogênio, que são mais fáceis de fixar. Incolor e inodoro, o gás nitrogênio é apolar, tendo TF igual a 210 C e TE igual a 196 C. Industrialmente, o gás é obtido pela destilação fracionada do ar liquefeito. A fixação industrial do nitrogênio, para a fabricação de fertilizantes, é efetuada pela reação com o gás hidrogênio, produzindo amônia (NH3). Além da amônia, o nitrogênio é usado na síntese do ácido nítrico, e na criação de uma atmosfera inerte, como, por exemplo, no interior de embalagens de alimentos. O nitrogênio líquido é útil na conservação de material biológico em laboratórios. 3.4 Cloro O cloro é o terceiro elemento mais encontrado na hidrosfera, ou seja, na parte líquida da crosta terrestre, sendo apenas mais raro que o hidrogênio e o oxigênio. Forma o gás cloro (Cl2), um gás levemente amarelo-esverdeado, apolar, de TF igual a 101 C e TE igual a 34 C. Produzido diretamente pela eletrólise da salmoura, o gás cloro é tóxico e é um reagente extremamente forte, sendo capaz de reagir com praticamente todos os elementos, às exceções do carbono, do nitrogênio, do oxigênio e dos gases nobres.

5 5 O cloro é um dos reagentes industriais de mais vasta aplicação. É usado nas indústrias têxteis, de plásticos, de solventes, de papel e celulose, de pesticidas, e no tratamento de água para consumo. 4. Principais compostos inorgânicos 4.1 Ácido clorídrico O cloreto de hidrogênio, HCl, é um composto gasoso à temperatura ambiente. Sua temperatura de fusão é de 115 C e sua TE é de 85 C. Em solução aquosa, é chamado ácido clorídrico; comercialmente, é conhecido como ácido muriático. O ácido clorídrico é um líquido ligeiramente amarelado, de odor irritante e tóxico. Por ser um ácido forte, em altas concentrações, é bastante corrosivo. É obtido industrialmente por síntese direta: H2 + Cl2 2 HCl. Entre as principais aplicações do ácido clorídrico estão a limpeza de metais e mármores e a oxidação do ouro. É matéria-prima na produção de outros compostos, e o principal componente do suco gástrico. 4.2 Ácido sulfúrico O ácido sulfúrico, H2SO4, é um líquido viscoso e denso à temperatura ambiente. Tem TF igual a 10 C e TE igual a 338 C. Bom agente oxidante, é desidratante e muito corrosivo. Sua dissolução em água é altamente exotérmica, isto é, libera muito calor. Industrialmente, o ácido sulfúrico é obtido por meio de um processo dividido essencialmente em três etapas, denominado processo de contato: 1) oxidação do enxofre a 1000 C: S + O2 SO2. 2) oxidação do gás SO2 a 500 C: 2 SO2 + O2 2 SO3. 3) hidratação do gás SO3: SO3 + H2O H2SO4. O ácido sulfúrico é a substância química produzida em maior quantidade pela indústria. Utilizado em indústrias de papel, de fertilizantes, de tintas, em baterias automotivas, entre muitas outras aplicações. 4.3 Ácido nítrico Líquido volátil e incolor, o ácido nítrico, HNO3, tem TF de 42 C e TE de 86 C. Excelente agente oxidante, é capaz, na proporção de 1 : 3 em volume com ácido clorídrico, oxidar o ouro, em uma mistura chamada água régia. O ácido nítrico é produzido industrialmente a partir da amônia, pelo processo Ostwald. As reações são as seguintes: 1) 4 NH3 + 5 O2 4 NO + 6 H2O 2) 2 NO + O2 2 NO2 3) 3 NO2 + H2O 2 HNO3 + NO O NO gerado na reação 3 também é oxidado a HNO3 pelas reações 2 e 3. Por conter o grupo nitrato, o ácido nítrico é largamente utilizado na indústria de fertilizantes, de explosivos, de corantes e de medicamentos.

6 6 4.4 Amônia e hidróxido de amônio A amônia, NH3, é gasosa e incolor à temperatura ambiente. Tem temperatura de fusão igual a 78 C e TE igual a 34 C. Quando em solução aquosa, forma o hidróxido de amônio, NH4OH, conhecido como amoníaco. A amônia é produzida industrialmente pelo processo Haber-Bosch, a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio. É utilizada nas indústrias de fertilizantes, fios e fibras sintéticas, pilhas e baterias, corantes, entre outras. O hidróxido de amônio é utilizado na limpeza doméstica. 4.5 Hidróxido de sódio O hidróxido de sódio, NaOH, é um sólido branco, cristalino, deliquescente (absorve água da atmosfera até se dissolver completamente) e extremamente corrosivo. Tem ponto de fusão igual a 318 C e ponto de ebulição de 1390 C. Gerado pela eletrólise da salmoura (solução aquosa de cloreto de sódio, NaCl), o hidróxido de sódio é usado na fabricação de sabão, extração de celulose, refino de petróleo e no desentupimento de tubulações. O hidróxido de sódio, por ser uma base forte, reage com o óxido ácido (SiO2) que compõe o vidro. Por este motivo, o NaOH costuma ser guardado em frascos plásticos. 4.6 Outros ácidos Outros ácidos de importância são: Ácido fluorídrico Fórmula: HF. Corrói até vidros, sendo usado para fazer gravações. Ácido sulfídrico Fórmula: H2S. Produto da decomposição de substâncias orgânicas com átomos de enxofre. É venenoso. Ácido carbônico Fórmula: H2CO3. Ácido instável, presente na água natural e nos refrigerantes, formado pela adição de CO2 em água. Ácido fosfórico Fórmula: H3PO4. Sólido. Usado na indústria de tintas e de fertilizantes. 4.7 Outras bases Outras substâncias inorgânicas básicas têm especial interesse em Química: Hidróxido de cálcio Fórmula: Ca(OH)2. Conhecida como cal hidratada. Usada na construção civil (preparação de argamassa), em branqueamento de tecidos e como desinfetante. Hidróxido de magnésio Fórmula: Mg(OH)2. Pouco solúvel. Em suspensão (mistura heterogênea de pequenas partículas) é conhecido como leite de magnésia.

7 7 4.8 Sais notáveis Alguns dos principais sais são: Cloreto de sódio Fórmula: NaCl. Principal sal da água do mar. Usado na indústria cloro-álcali (de produção de NaOH e compostos clorados). Nitratos Usados em fertilizantes e explosivos. O nitrato mais usado é o de sódio, NaNO3, conhecido como salitre do Chile. Por sua alta solubilidade em água, reservas de nitratos são raras. O nitrato de sódio, por exemplo, só é encontrado em quantidades significativas no deserto de Atacama, no Chile. Sulfato de cálcio Fórmula: CaSO4. O sulfato de cálcio se apresenta de duas formas diferentes: anidra, constituindo o giz escolar, e diidratada (CaSO4 2H2O), formando o gesso. Bicarbonato de sódio Fórmula: NaHCO3. Usado largamente na indústria de alimentos. É um sal básico e libera CO2 com facilidade, estando presente em extintores. Carbonato de cálcio Fórmula: CaCO3. Sal dos mármores (calcário). Usado na produção do cimento. Carbonato de sódio Fórmula: Na2CO3. Conhecido também como barrilha. Usado na fabricação de vidros. Fosfato de cálcio Fórmula: Ca3(PO4)2. Um dos componentes dos ossos. 4.9 Óxidos notáveis Alguns dos óxidos mais importantes são: Monóxido de hidrogênio Fórmula: H2O. Água. Essencial para a vida na Terra. Muitas das propriedades da água serão vistas ao longo do curso, pois esta está presente na maior parte dos processos químicos. Dióxido de carbono Fórmula: CO2. Gás carbônico. Um dos responsáveis pelo efeito estufa, junto com a água. Importante para a vida, pois é fundamental na fotossíntese. Óxido de cálcio Fórmula: CaO. Cal virgem. Utilizada na preparação de solos (correção da acidez) e na argamassa. Óxidos de nitrogênio e enxofre Fórmulas: NxOy, SxOy. Gerados como subproduto industrial ou na queima de combustíveis fósseis. Por serem óxidos ácidos, causam a chuva ácida. Peróxido de hidrogênio Fórmula: H2O2. Utilizado como antisséptico, além da indústria têxtil e madeireira.

A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, a palavra de e o nome do cátion: (nome do ânion) de (nome do cátion)

A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, a palavra de e o nome do cátion: (nome do ânion) de (nome do cátion) QUÍMICA GERAL - AULA 6 - SAIS E ÓXIDOS DATA: 18/09/2015 PROF. ANA - SAIS NEUTRALIZAÇÃO TOTAL Quando misturamos uma solução aquosa de HCl e uma solução aquosa de NaOH ocorre uma reação entre os íons H +

Leia mais

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias Atividade complementar de Química Substância pura e mistura de substâncias Educação de Jovens e Adultos Sobre as substâncias químicas, é importante que esteja claro, que todas as substâncias são constituídas

Leia mais

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei Ácidos (teoria de Arrhenius) Ácidos são substâncias moleculares que, ao serem dissolvidas em água se dissociam, originando o íon hidrônio (H 3 O + ). Exemplos:

Leia mais

Em meio aquoso sofrem dissociação liberando íons na água, o que torna o meio condutor de corrente elétrica.

Em meio aquoso sofrem dissociação liberando íons na água, o que torna o meio condutor de corrente elétrica. Aula 7 Funções Inorgânicas (sais e óxidos) Sal Os sais são compostos que possuem um cátion qualquer (só não pode ser exclusivamente o H +, senão será um ácido) e um ânion qualquer(só não pode ser exclusivamente

Leia mais

A Água e Suas Relações. Funções Inorgânicas Ácidos, Bases e Sais

A Água e Suas Relações. Funções Inorgânicas Ácidos, Bases e Sais A Água e Suas Relações Funções Inorgânicas Ácidos, Bases e Sais Introdução: É constituída por 2 gases: Hidrogênio Oxigênio Água Na proporção 2:1, ou seja 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio Sua

Leia mais

Funções inorgânicas : Sais e Óxidos

Funções inorgânicas : Sais e Óxidos Funções inorgânicas : Sais e Óxidos Sais Bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ) Utilizado em antiácidos Carbonato de cálcio (CaCO 3 ) Encontrado no mármore, no calcário, nas cascas de ovos etc Sulfato de cálcio

Leia mais

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria Professor Marcus Ennes -Estequiometria - RELAÇÕES FUNDAMENTAIS RAZÃO E PROPORÇÃO 1) Um formigueiro é composto por 2.000 formigas. Cada formiga consome por dia, 1.500 moléculas de glicose (C 6 H 12 O 6

Leia mais

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X:

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: 1ª Série Ensino Médio 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: O gás X, liberado neste sistema, é o: (A) O 2 ; (B) Cl 2 ; (C) O 3

Leia mais

Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais

Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais Funções Inorgânicas - Ácidos e Sais Material de Apoio para Monitoria 1. (ITA) A respeito das espécies químicas HNO3, HCN, CH3COOH, HCO3 -, HClO4, HPO4 2-, cada uma em solução aquosa e à temperatura ambiente,

Leia mais

c) NH4OH. d) H2SO4. 4) Qual a classificação correta das moléculas NaOH, NaCl e HCl? a) Ácido, base e sal b) Sal, base e ácido

c) NH4OH. d) H2SO4. 4) Qual a classificação correta das moléculas NaOH, NaCl e HCl? a) Ácido, base e sal b) Sal, base e ácido Funções e reações inorgânicas - Exercícios 1) (UFPA) Considerando a equação química: Cl2O7 + 2 NaOH 2 NaClO4 + H2O os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções: a) óxido, base, sal e

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos químicos uma base lógica para explicar a formação

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 13 INTRODUÇÃO A ESTEQUIOMETRIA

Leia mais

1ª Série do Ensino Médio

1ª Série do Ensino Médio 1ª Série do Ensino Médio 16. Considere as equações abaixo: I. H 2 + Cl 2 2 HCl II. Zn + H 2 SO 4 ZnSO 4 + H 2 III. HNO 3 + KOH KNO 3 + H 2 O IV. KClO 3 KCl + O 2 As quatro equações representam, nesta ordem,

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B

Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B 1ª série Ensino Médio 3 Trimestre/2018 SETOR A: Conteúdo para estudos: Livro-texto 2:. Capítulo 12: Determinação de fórmulas químicas Compreender os conceitos

Leia mais

29/03/ TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A

29/03/ TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A 29/03/2016 - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A Texto para as questões 1 a 10: O permanganato de potássio (KMnO 4 ) é um forte agente oxidante. Em laboratório, pode ser empregado para

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NOS LOCAIS INDICADOS E ENTREGUES NESTA FOLHA.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NOS LOCAIS INDICADOS E ENTREGUES NESTA FOLHA. Instruções ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 3º/4º Bimestre 2018 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Natália Data: / /2018 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Química Resultado

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre - 2018 Disciplina: Química Série: 2ª série do Ensino Médio Professor(a): Paola Araújo Objetivo: Recuperar o conteúdo referente ao 1º trimestre, mesclando conteúdos

Leia mais

GOIÂNIA, / / SÉRIE: 1 Ano. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / SÉRIE: 1 Ano. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR:Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO(a): Data entrega: / /2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Substâncias Químicas Com Características Ácido e Base. Bolsistas: Enio Lucia Altair Fernanda Rafael Jhefferson

Substâncias Químicas Com Características Ácido e Base. Bolsistas: Enio Lucia Altair Fernanda Rafael Jhefferson Substâncias Químicas Com Características Ácido e Base Bolsistas: Enio Lucia Altair Fernanda Rafael Jhefferson Introdução Água Como Solvente Dissociação Iônica e Soluções Eletrolíticas Teorias de Ácidos

Leia mais

Parte 2. Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida

Parte 2. Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida Tópicos especiais Corrosão na construção civil Parte 2 Propriedades de alguns elementos metálicos Química Aplicada 1 Professor Willyan Machado Giufrida Propriedades Físicas dos Metais São, geralmente,

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 30 ESTEQUIOMETRIA: REAÇÕES CONSECUTIVAS

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 30 ESTEQUIOMETRIA: REAÇÕES CONSECUTIVAS QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 30 ESTEQUIOMETRIA: REAÇÕES CONSECUTIVAS Como pode cair no enem Um dos efeitos da chamada chuva ácida causada pelo SO 2(g) lançado na atmosfera, é a transformação do mármore, CaCO

Leia mais

FUNÇÕES E REAÇÕES INORGÂNICAS

FUNÇÕES E REAÇÕES INORGÂNICAS FUNÇÕES E REAÇÕES INORGÂNICAS 1-A Chuva ácida: SO 3 + H 2 O H 2 SO 4 2-B Neutralização: 2 H 3 PO 4 + 3 Ba(OH) 2 Ba 3 (PO 4 ) 2 + 6 H 2 O 3-E O NOX do enxofre no Na 2 SO 3 é +4, sendo o sulfito de sódio.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GAB LISTA - 11 a) Elemento: Carbono; número de massa do isótopo do carbono com 8 nêutrons:14 b) Moléculas com ligações polares: (figura 01) Moléculas com ligações apolares: (figura 02) a) Observe a figura

Leia mais

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO/CMDPII COORDENAÇÃO DE CFB

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO/CMDPII COORDENAÇÃO DE CFB CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO/CMDPII COORDENAÇÃO DE CFB Professor(a): Manoel Everton Aluno (a) : 1º ano Turma: Lista de Exercício

Leia mais

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,

Leia mais

Gabarito de Química Frente 2

Gabarito de Química Frente 2 Gabarito de Química Frente 2 Módulo 05 01. E Calculo do nox: 1) HNO 3 1 + X + 3 x (- 2) = 0 X= + 5 +1 2 X 2) HNO 2 1 + Y + 2 x (- 2) = 0 Y= + 3 +1 Y 2 3) NH 3 Z + 3 x (+1) = 0 Z = - 3 Z 02.A +1 Para calcular

Leia mais

Ácidos Mais Comuns no Cotidiano

Ácidos Mais Comuns no Cotidiano Ácidos Mais Comuns no Cotidiano adsense1 Ácido clorídrico (HCl) O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático. É encontrado no suco gástrico. É um reagente muito usado na

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente. Os compostos covalentes ocorrem com:

1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente. Os compostos covalentes ocorrem com: Sem limite para crescer Colégio: Nome: nº Professor(a): Data: / /2013 EXERCÍCIOS QUÍMICA 1ª SÉRIE E.M. Turma: 1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente.

Leia mais

QUÍMICA GERAL. Substâncias e Funções Inorgânicas. Óxidos

QUÍMICA GERAL. Substâncias e Funções Inorgânicas. Óxidos QUÍMICA GERAL Substâncias e Funções Inorgânicas Óxidos Índice Introdução Os óxidos são substâncias presentes no nosso dia-adia. Um bom exemplo de óxido é o gás carbônico, expelido na respiração, principal

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 15 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 23

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

FUNÇÕES INORGÂNICAS. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat FUNÇÕES INORGÂNICAS Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br O que são funções inorgânicas? Funções inorgânicas são agrupamentos de compostos

Leia mais

CHUVA ÁCIDA. - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns. materiais.

CHUVA ÁCIDA. - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns. materiais. CHUVA ÁCIDA - Causas e consequências; - Controlar e corrigir as chuvas ácidas; - Impacto da chuva ácida em alguns materiais. FORMAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA A chuva torna-se ácida porque dissolve o dióxido de

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 1º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Misturas e substâncias - Tabela e propriedades

Leia mais

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI 1. A água da chuva é naturalmente ácida devido à presença do gás carbônico encontrado na atmosfera. Esse efeito pode ser agravado com a emissão de gases contendo enxofre, sendo

Leia mais

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos

Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas: Ácidos, bases, sais e óxidos Funções Químicas Grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes; As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica

Leia mais

VII Olimpíada Catarinense de Química Etapa I - Colégios

VII Olimpíada Catarinense de Química Etapa I - Colégios VII Olimpíada Catarinense de Química 2011 Etapa I - Colégios Fonte: Chemistryland Segunda Série 1 01 200 ml de uma solução de hidróxido de alumínio são diluídos em água destilada até a sua concentração

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS INTRODUÇÃO INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS: Na 2 CO 3 SODA CÁUSTICA NaOH CLORO Essas substâncias estão entre as mais importantes das indústrias

Leia mais

Fosgênio, COCl2, é um gás venenoso. Quando inalado, reage com a água nos pulmões para produzir ácido clorídrico (HCl), que causa graves danos pulmonares, levando, finalmente, à morte: por causa disso,

Leia mais

Estequiometria. Priscila Milani

Estequiometria. Priscila Milani Estequiometria Priscila Milani Cálculo de massa para amostras impuras: Reagentes impuros, principalmente em reações industriais, ou porque eles são mais baratos ou porque eles já são encontrados na Natureza

Leia mais

VIII EXAME Questões Objetivas. RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE.

VIII EXAME Questões Objetivas. RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questões Objetivas RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questão 01 (Peso 1) Use seus conhecimentos de estequiometria para dizer qual alternativa está

Leia mais

Cálculos envolvendo reações

Cálculos envolvendo reações Cálculos envolvendo reações Cálculo Estequiométrico Estuda as relações que ocorrem entre as quantidades de substâncias que participam de uma transformação química No cálculo estequiométrico são comparados

Leia mais

Cálculos envolvendo reações

Cálculos envolvendo reações Cálculos envolvendo reações Cálculo Estequiométrico Estuda as relações que ocorrem entre as quantidades de substâncias que participam de uma transformação química No cálculo estequiométrico são comparados

Leia mais

2º trimestre Sala de Estudo Data: 15/08/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

2º trimestre Sala de Estudo Data: 15/08/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 2º trimestre Sala de Estudo Data: 15/08/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Ácidos (Definição, nomenclatura e fórmulas) Caso seja necessário, utilize a tabela periódica.

Leia mais

Exercícios de Revisão - 2

Exercícios de Revisão - 2 Exercícios de Revisão - 2 1. Na tentativa de explicar a origem dos seres vivos, Müller reproduziu, em seu experimento, as condições atmosféricas primitivas, que continham os gases metano (CH4); amônia

Leia mais

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C PROVA DE QUÍMICA 2ª ETAPA do VESTIBULAR 2006 (cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 Foram encontrados, em um laboratório, três frascos A, B e C, contendo soluções incolores e sem rótulos.

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO FUNÇÕES INORGÂNICAS As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO ÁCIDOS e BASES de ARRHENIUS Acidos são substâncias que em solução aquosa liberam H +. Ex. HCl +

Leia mais

Tratamento de Água: Desinfecção

Tratamento de Água: Desinfecção UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Desinfecção DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito É o processo

Leia mais

Química. Questão 17 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

Química. Questão 17 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Questão 16 Uma molécula de água, isolada, não apresenta certas propriedades físicas - como ponto de fusão e de ebulição - que dependem de interações entre moléculas. Em 1998, um grupo de pesquisadores

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 07/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 07/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 1º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 07/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Compostos inorgânicos Questão 01 - (FUVEST SP/2018) A mandioca, uma das principais fontes

Leia mais

Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO

Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 1 Turma: TA Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO 2ª Etapa Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Flávia Alves

Leia mais

Reações inorgânicas Atividades 2

Reações inorgânicas Atividades 2 Reações inorgânicas Atividades 2 Introdução Os exercícios propostos abaixo abordam o conteúdo de reações inorgânicas, com os principais tipos dessas reações, dessa vez com os nomes das substâncias, para

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

Ocorrência de reações

Ocorrência de reações Ocorrência de reações Dados: Força de ácidos e bases Classificação dos hidrácidos mais conhecidos: Regra prática para a classificação dos oxiácidos Determine a diferença (D) entre a quantidade de átomos

Leia mais

Exercícios Sobre Ocorrência de ReaÇões

Exercícios Sobre Ocorrência de ReaÇões Exercícios Sobre Ocorrência de ReaÇões Dados: Força de ácidos e bases Ácidos fortes α 50 % Ácidos semifortes ou moderados 5 % α 50% Ácidos fracos α 5% Classificação dos hidrácidos mais conhecidos: Hidrácidos

Leia mais

Em nosso planeta o hidrogênio é encontrado na forma combinada, na água, nos oceanos, nos rios, nos minerais e até nos seres vivos.

Em nosso planeta o hidrogênio é encontrado na forma combinada, na água, nos oceanos, nos rios, nos minerais e até nos seres vivos. Aula: 02 Temática: Hidrogênio Na última aula você aprendeu sobre os gases nobres. Nessa aula continuaremos nos gases, mas não nos nobres, falaremos então sobre o gás de grande abundância no universo: o

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS LCALIS INTRODUÇÃO INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS: LCALIS: Na 2 CO 3 SODA CÁUSTICA C NaOH CLORO Essas substâncias estão entre as mais importantes

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO 2 o CONCURSO VESTIBULAR DE Questões de Química

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO 2 o CONCURSO VESTIBULAR DE Questões de Química UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO 2 o CONCURSO VESTIBULAR DE 2011 Questões de Química 01 Sobre o modelo de Rutherford, assinale o que for correto. 01) O átomo não é maciço,

Leia mais

Existem mais de uma centena de átomos conhecidos e a combinação entre esses, formam as milhões e milhões de substâncias.

Existem mais de uma centena de átomos conhecidos e a combinação entre esses, formam as milhões e milhões de substâncias. Símbolos e fórmulas químicas Figura 1 Representação de moléculas de água Fonte: Fundação Bradesco CONTEÚDOS Representação de elementos químicos símbolos Representação de substâncias químicas fórmulas Substâncias

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA QUÍMICA. Unidade III. Ligações químicas e funções inorgânicas.

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA QUÍMICA. Unidade III. Ligações químicas e funções inorgânicas. Unidade III Ligações químicas e funções inorgânicas. 2 Aula 11.2 Conteúdo: Função Inorgânica: sais e óxidos. 3 Habilidades: Compreender os códigos e símbolos próprios da Química atual. 4 REVISÃO 5 Xampu

Leia mais

1.1. A partir de 10 mol de ácido nítrico qual é a massa de nitrato de amónio que se obtém?

1.1. A partir de 10 mol de ácido nítrico qual é a massa de nitrato de amónio que se obtém? Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 5 Cálculos estequiométricos 1. O ácido nítrico é uma das mais importantes substâncias inorgânicas industriais.

Leia mais

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 12 GAB. 1 1 o DIA PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO 2004-2006 QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 21. Os solos brasileiros são na sua maioria ácidos, de modo que para cultiválos muitas vezes é necessária a aplicação de

Leia mais

Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa

Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa Aspectos Higiênicos da Água Prof. Jean Berg Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa na natureza

Leia mais

FUVEST 1985 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1985 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1985 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 85. Qual o método de separação utilizado quanto se usa um coador de pano na preparação do café? a) destilação b) filtração c) decantação d)

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO MÉDIO - FASE 2

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO MÉDIO - FASE 2 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO MÉDIO - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada), cada uma com

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar 17 PROVA DE QUÍMICA Q U E S T Ã O 2 6 Z e X são elementos químicos que apresentam respectivamente 2 e 6 elétrons no nível de valência. A fórmula química resultante da combinação entre átomos dos elementos

Leia mais

FUNÇÕES E REAÇÕES INORGÂNICAS

FUNÇÕES E REAÇÕES INORGÂNICAS 1. (G1 - cftmg 2016) Sobre as características do dióxido de enxofre (SO 2 ), afirma-se que: I. apresenta geometria angular. II. apresenta ligações covalentes. III. corresponde a um óxido básico. IV. corresponde

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química 26. Alternativa (B) Somente os fenômenos químicos constituem uma Reação Química, portanto: I fenômeno físico. II fenômeno químico III fenômeno físico

Leia mais

Química B Intensivo V. 1

Química B Intensivo V. 1 1 Química B Intensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) B a) Falsa. O leite in natura é uma mistura heterogênea e não apresenta as mesmas propriedades em toda a extensão da amostra. b) Verdadeira. A gelatina é

Leia mais

As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com suas PROPRIEDADES COMUNS. Estas propriedades comuns são chamadas de PROPRIEDADES FUNCIONAIS

As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com suas PROPRIEDADES COMUNS. Estas propriedades comuns são chamadas de PROPRIEDADES FUNCIONAIS As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com suas PROPRIEDADES COMUNS Estas propriedades comuns são chamadas de PROPRIEDADES FUNCIONAIS Em função dessas propriedades podemos agrupar as substâncias

Leia mais

OLIMPIADA BRASILEIRA DE QUÍMICA 2004 FASE III MODALIDADE A PARTE I QUESTÕES MÚLTIPLA ESCOLHA

OLIMPIADA BRASILEIRA DE QUÍMICA 2004 FASE III MODALIDADE A PARTE I QUESTÕES MÚLTIPLA ESCOLHA OLIMPIADA BRASILEIRA DE QUÍMICA 2004 FASE III MODALIDADE A PARTE I QUESTÕES MÚLTIPLA ESCOLHA Se três cubas eletrolíticas contendo, respectivamente, soluções aquosas de ácido acético, ácido sulfúrico e

Leia mais

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase Professora Sonia 9. A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é: CONHECIMENTOS GERAIS 5. O peso atômico

Leia mais

Química A Semi-Extensivo V. 4

Química A Semi-Extensivo V. 4 Semi-Extensivo V. Exercícios 0) D 7 6 0 6 7 6 l( ) + ( ) l( ) + 0 6 A S CaH A H CaS ( g) + (7 g) (78 g) + (6 g) 7 toneladas x g (7 g) 7 t x x = toneladas 06)E 0) A 0) D 6Si 8 6 0 6 6 +CaC +Na C * 07) C

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÔMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa

Leia mais

Balanceamento de equações

Balanceamento de equações Balanceamento de equações Química Geral Prof. Edson Nossol Uberlândia, 26/08/2016 Equações químicas Lavoisier: a massa é conservada em uma reação química. Equações químicas: descrições de reações químicas.

Leia mais

Atividades de Estequiometria, Rendimento e Pureza

Atividades de Estequiometria, Rendimento e Pureza DISCIPLINA: Química DATA: 12/04/2017 Atividades de Estequiometria, Rendimento e Pureza 01 A combustão da gasolina e do óleo diesel libera quantidades elevadas de poluentes para a atmosfera. Para minimizar

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 3º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 3º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 3º BIMESTRE TEORIA 1 FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS Definição

Leia mais

Resumão do Hondinha. Reações químicas. Reações químicas

Resumão do Hondinha. Reações químicas. Reações químicas Resumão do Hondinha Reações químicas Em uma reação química ocorre a transformação de substâncias com determinadas propriedades iniciais (reagentes) em outras com propriedades diferentes (produtos). As

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção Ácidos e Bases Mayra Carvalho Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Na química inorgânica foram descobertos milhares de compostos que se combinam entre si por suas propriedades. Essa junção foi denominada

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 16 RELAÇÕES QUÍMICAS: INTRODUÇÃO

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 16 RELAÇÕES QUÍMICAS: INTRODUÇÃO QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 16 RELAÇÕES QUÍMICAS: INTRODUÇÃO REAGENTES PRODUTOS Como pode cair no enem (UNIRIO) I) Zn + 2AgNO 3 2Ag + Zn(NO 3 ) 2 II) (NH 4 ) 2 Cr 2 O 7 N 2 + Cr 2 O 3 + 4H 2 O III) 2Mg +

Leia mais

Condutividade de Soluções Aquosas, Funções e Reações Inorgânicas

Condutividade de Soluções Aquosas, Funções e Reações Inorgânicas Ensino Médio QUÍMICA Data: / /01 Atividade : Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula Nome : n o Classe: 1MB Condutividade de Soluções Aquosas, Funções e Reações Inorgânicas 1. (Espcex (Aman)) Considere

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Victor Pontes)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Victor Pontes) Semana 7 Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Formulação e Nomenclatura de Compostos Inorgânicos

Formulação e Nomenclatura de Compostos Inorgânicos Formulação e Nomenclatura de Compostos Inorgânicos Compostos iônicos Regra geral Nomenclatura (nome do ânion) de (nome do cátion) Exemplos Brometo de sódio, sulfato de potássio, cianeto de lítio, cloreto

Leia mais

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA 1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA 01. Complete a tabela com as partículas fundamentais abaixo: Z A p e n Fe 3+ 26 30 Sr 88 38 N 3-14 7 P 15 31 02. Com o auxilio do diagrama,

Leia mais

Todos os elementos desse grupo são sólidos com exceção do nitrogênio que é um gás nas condições ambientais (25 C e 1 atm)

Todos os elementos desse grupo são sólidos com exceção do nitrogênio que é um gás nas condições ambientais (25 C e 1 atm) O GRUPO DO NITROGÊNIO GRUPO 15 OU V Todos os elementos desse grupo são sólidos com exceção do nitrogênio que é um gás nas condições ambientais (25 C e 1 atm) Todos os elementos desse grupo apresentam

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA (Conceitos básicos) QUÍMICA A 1415 ESTEQUIOMETRIA

ESTEQUIOMETRIA (Conceitos básicos) QUÍMICA A 1415 ESTEQUIOMETRIA ESTEQUIOMETRIA Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÓMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa atómica (u). A

Leia mais

FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A FEVEREIRO 2012

FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A FEVEREIRO 2012 FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A FEVEREIRO 2012 APSA Nº14 11º Ano de Escolaridade 1. Qual a massa de hidróxido de sódio necessária para reagir completamente com 49,05 g de ácido sulfúrico de acordo

Leia mais

3. À molécula de água, H2O, pode-se adicionar o próton H +, produzindo o íon hidrônio

3. À molécula de água, H2O, pode-se adicionar o próton H +, produzindo o íon hidrônio 1. O elemento A possui número atômico igual a 6, enquanto o elemento B possui número atômico igual a 8. A molécula que representa corretamente o composto formado por esses dois elementos é: a) AB b) BA

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

1) (Faap SP) A combustão completa do metanol pode ser representada pela equação não-balanceada:

1) (Faap SP) A combustão completa do metanol pode ser representada pela equação não-balanceada: 1) (Faap SP) A combustão completa do metanol pode ser representada pela equação não-balanceada: CH 3 OH (l) + O 2(g) CO 2(g) + H 2 O (l) Quando se utilizam 5,0 mols de metanol nessa reação, quantos mols

Leia mais

UNIT º semestre - 2º dia (16/06/2008).

UNIT º semestre - 2º dia (16/06/2008). UNIT 2008-2º semestre - 2º dia (16/06/2008). Atenção: O texto abaixo se refere às questões de números 61 a 65. Uma estação de tratamento de água pode realizar os seguintes processos: Pré-cloração (adição

Leia mais

GASES INDUSTRIAIS. QUÍMICA APLICADA QAP 0001 Prof.: Sivaldo Leite Correia, Dr. Doutorando: Samoel Schwaab

GASES INDUSTRIAIS. QUÍMICA APLICADA QAP 0001 Prof.: Sivaldo Leite Correia, Dr. Doutorando: Samoel Schwaab GASES INDUSTRIAIS QUÍMICA APLICADA QAP 0001 Prof.: Sivaldo Leite Correia, Dr. Doutorando: Samoel Schwaab Introdução Gases Industriais; Grupo de gases comercialmente fabricados e vendidos; Contribuições

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA MANHÃ

PROVA DE QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA MANHÃ PROVA DE QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1997 - MANHÃ QUESTÃO 01 Durante a preparação do popular cafezinho brasileiro, são utilizados alguns procedimentos de separação de misturas. A alternativa que apresenta

Leia mais

Funções inorgânicas : Sais

Funções inorgânicas : Sais Funções inorgânicas : Sais Sais Bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ) Utilizado em antiácidos Carbonato de cálcio (CaCO 3 ) Encontrado no mármore, no calcário, nas cascas de ovos etc Sulfato de cálcio hidratado

Leia mais

Funções inorgânicas : óxidos

Funções inorgânicas : óxidos Funções inorgânicas : óxidos Óxidos Água (H 2 O) é o óxido mais importante do planeta. Dióxido de carbono(co 2 ) é utilizado como agente extintor de incêndios Peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ) conhecido

Leia mais

1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol e dióxido de carbono:

1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol e dióxido de carbono: EB: QUÍMICA GERAL/ EQB: QUÍMICA GERAL I Capítulo 4. Reacções químicas II Ficha de exercícios 1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol

Leia mais

Trabalho de Recuperação Final 2017

Trabalho de Recuperação Final 2017 Nome Nº Turma 1A3AC Nome do Professor Claudia Figueiredo /12/17 Nome da Disciplina: QUÍMICA Trabalho de Recuperação Final 2017 Valor do trabalho: de zero a dois pontos. Conteúdo: Estrutura da matéria,

Leia mais