Tratado nos artigos a a do d o CP C. P

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tratado nos artigos a a do d o CP C. P"

Transcrição

1 AÇÃO PENAL

2 Tratado nos artigos 100 a 106 do CP.

3 Conceito: Direito de exigir do Estado a aplicação da norma penal ao infrator. É o ius puniendi do Estado.

4 CLASSIFICAÇÃO Conhecimento Cautelar Execução

5 Art. 100: A ação penal é pública, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido.

6 Condições Possibilidade jurídica do pedido Legitimidade ad causam Interesse processual Justa causa

7 Possibilidade jurídica do pedido Os fatos narrados na denúncia ou queixa devem encontrar equivalência num dos tipos penais, independente de prova de sua efetiva ocorrência.

8 Legitimidade ad causam Só pode estar no polo ativo aquele que tem titularidade para a ação penal e no polo passivo o responsável pelo crime.

9 Interesse Processual Trata-se da utilidade e necessidade da atuação do Poder Judiciário.

10 Se o juiz verificar, por exemplo, a existência de qualquer hipótese de extinção da punibilidade, a ação pena não terá nenhuma utilidade.

11 E para que se possa aplicar uma pena ao infrator é necessária a ação penal, conforme disposição constitucional. (art. 5º, LIV, CR/88)

12 Deve-se observar, ainda, a adequação entre o meio empregado pelo titular e o resultado pretendido, qual seja, a condenação.

13 JUSTA CAUSA Trata-se da existência de um mínimo de prova capaz de ensejar um processo. A sua ausência pode ser invocada, inclusive, para trancamento da ação em sede de Habeas corpus.

14 Condições de Procedibilidade São condições específicas determinadas pela lei para que se possa propor a ação.

15 Exemplos: Representação do ofendido Requisição do Ministro da Justiça A entrada do agente no Brasil quando o crime é praticado no exterior.

16 A ausência de uma das condições da ação conduz à rejeição da denúncia, conforme disposição do art.395 do CPP, com as alterações trazidas pela Lei /08.

17 AÇÃO PENAL PÚBLICA

18 Titular: Ministério Público (art. 129, I, da CR/88) Dominus litis Início: Denúncia

19 Art. 100, 1º: A ação pública é promovida pelo Ministério Público, dependendo, quando a lei o exige, de representação do ofendido ou de requisição do Ministro da Justiça.

20 Ação Penal Pública Incondicionada É proposta a denúncia pelo RMP, independente da manifestação do ofendido. Basta a prova da materialidade e indícios suficinetes de autoria.

21 Ação Penal Pública Condicionada Só pode ser oferecida a denúncia se o ofendido apresentar a representação ou houver requisição do Ministro da Justiça.

22 Exemplos: - Crime de ameaça somente se procede mediante representação. (art. 147, parágrafo único do CP)

23 - Crime contra a honra do Presidente ou chefe de governo estrangeiro se procede mediante requisição do Ministro da Justiça. (art. 145, parágrafo único do CP)

24 Dispõe o art. 102 do CP: A representação será irretratável depois de oferecida a denúncia. A requisição do Ministro da Justiça é sempre irretratável, mas a representação do ofendido pode ser retratada até a denúncia.

25 Crime complexo Art Quando a lei considera como elemento ou circunstâncias do tipo legal fatos que, por si mesmos, constituem crimes, cabe ação pública em relação àquele,

26 desde que, em relação a qualquer destes, se deva proceder por iniciativa do Ministério Público.

27 Princípios Oficialidade A ação penal é proposta por órgão público e oficial, pois o direito de punir é do Estado.

28 Obrigatoriedade Uma vez presentes os requisitos, o RMP não tem discricionariedade, pois deverá obrigatoriamente propor a ação penal pública.

29 Indivisibilidade Oferecida a denúncia contra um autor, esta deve englobar todos os coautores e partícipes.

30 Indisponibilidade Uma vez proposta a ação penal, o Ministério Público não poderá desistir, assim como de eventual recurso interposto. Mas há a possibilidade de sursis, conforme art. 89 da Lei 9099/95.

31 Intrascendência A ação não pode ser proposta contra os descendentes do autor da infração.

32 Oficiosidade Os órgão devem agir de ofício, exceto no caso de ação penal pública condicionada a representação ou requisição.

33 AÇÃO PENAL PRIVADA

34 Titular: Ofendido ou quem o represente Início: Queixa-crime

35 Prazo: 6 meses Contados da data que o ofendido toma conhecimento da autoria do delito

36 Art Salvo disposição expressa em contrário, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação se não o exerce dentro do prazo de 6 (seis) meses,

37 contado do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do 3º do art. 100 deste Código, do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da denúncia.

38 Princípios Oportunidade O ofendido não é obrigado a propor a ação penal. Uma vez proposta, pode renunciar tácita ou expressamente, mas aproveita a todos os réus.

39 Disponibilidade Pode o ofendido desistir da ação ou de eventual recurso interposto.

40 Indivisibilidade A queixa-crime contra um dos autores obriga processar todos. O Ministério Público atuará como fiscal da lei nestes casos, podendo, inclusive, aditar a inicial. (art. 46, 2º CPP)

41 Intranscendência A queixa-crime somente poderá ser proposta contra o autor do crime e não seus sucessores.

42 Espécies Ação Penal Exclusivamente Privada Ação Penal Privada personalíssima Ação Penal privada subsidiária da Pública

43 Ação Exclusivamente Privada Se o ofendido falecer, a titularidade será do CADI : cônjuge, ascendente, descendente ou irmão. (art. 31 do CPP)

44 Ação Privada Personalíssima Por ser personalíssima, os sucessores não terão titularidade para propor a ação penal em caso de falecimento do ofendido. (Art. 236 do CP Induzimento a erro essencial e ocultação de impedimento)

45 Art. 236 do CP: Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente ou ocultando-lhe impedimento que não seja casamento anterior

46 Parágrafo único A ação penal depende de queixa do contraente enganado e não pode ser intentada senão depois de transitar em julgado a sentença que, por motivo de erro ou impedimento, anule o casamento.

47 Ação Privada Subsidiária Art. 100, 3º: A ação de iniciativa privada pode intentar-se nos crimes de ação pública, se o Ministério Público não oferece denúncia no prazo legal.

48 Prazo: 6 meses contados do termo final do prazo para o oferecimento da denúncia.

49 Obs: só é admitida em caso de inércia e não de pedido de arquivamento ou diligências.

50 Art O direito de queixa não pode ser exercido quando renunciado expressa ou tacitamente.

51 Parágrafo único - Importa renúncia tácita ao direito de queixa a prática de ato incompatível com a vontade de exercê-lo; não a implica, todavia, o fato de receber o ofendido a indenização do dano causado pelo crime.

52 Art O perdão do ofendido, nos crimes em que somente se procede mediante queixa, obsta ao prosseguimento da ação.

53 Art O perdão, no processo ou fora dele, expresso ou tácito: I - se concedido a qualquer dos querelados, a todos aproveita; II - se concedido por um dos ofendidos, não prejudica o direito dos outros;

54 III - se o querelado o recusa, não produz efeito. 1º - Perdão tácito é o que resulta da prática de ato incompatível com a vontade de prosseguir na ação.

55 2º - Não é admissível o perdão depois que passa em julgado a sentença condenatória.

56 Crimes contra a Dignidade Sexual (Modificações da Lei /09)

57 Antigo art. 225 do CP Regra: Ação Penal Privada Vítima pobre: Ação Penal Condicionada a Representação Abuso de Pátrio Poder: Ação Penal Pública Incondicionada

58 Atual art. 225 do CP Regra: Ação Penal Pública Condicionada a Representação Menor de 18 anos ou vulnerável: Ação Penal Pública Incondicionada

59 Agora, nos crimes sexuais, só é possível ação privada de forma subsidiária, ou seja, em caso de inércia do Ministério Público.

60 Ação Penal no Crime de Lesão Corporal praticada contra mulher

61 O Código Penal trata da lesão corporal no art. 129 do CP. Regra: Ação Penal Pública Incondicionada.

62 Com o advento da Lei 9.099/95, a lesão leve passou a ser tratada de forma diferente. Menor potencial ofensivo: Ação Penal Pública Condicionada a Representação do Ofendido.

63 Art. 88 da Lei 9.099/95: Além das hipóteses do Código Penal e da legislação especial, dependerá de representação a ação penal relativa aos crimes de lesões corporais leves e lesões culposas.

64 A Lei /06, por sua vez, ao tratar da violência doméstica e familiar contra a mulher, prevê no art. 41, a inaplicabilidade da Lei dos Juizados Especiais.

65 No entanto, apesar de o STJ já ter se manifestado neste sentido (HC DF, Rel. Min. Jane Silva, j. 12/08/08), o entendimento foi modificado como se verifica no julgamento do HC /MS, em 03/02/09.

66 O entendimento novo advém da análise do art. 16 da Lei Maria da Penha que dispõe acerca da possibilidade de renúncia à representação em audiência designada especialmente para esta finalidade.

67 OBS: art. 147 do CP crime de ameaça, pena de detenção de 1 a 6 meses, com ação penal pública condicionada a representação.

ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL

ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL Ação Penal ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL 1) PÚBLICA a) Incondicionada b) Condicionada 2) PRIVADA a) Exclusivamente Privada; b) Subsidiária da Pública c) Personalíssima AÇÃO PENAL PÚBLICA Ação Penal Pública Incondicionada

Leia mais

AÇÃO PENAL. PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA

AÇÃO PENAL. PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA 1 Art. 129 da Constituição da República: São funções institucionais do Ministério Público: I promover, privativamente, a ação penal pública,

Leia mais

Direito Penal. Da Ação Processual Penal

Direito Penal. Da Ação Processual Penal Direito Penal Da Ação Processual Penal Ação Processual Penal Conceito: - Poder ou direito de apresentar em juízo uma pretensão acusatória. Fundamento: - Princípio da inafastabilidade do poder jurisdicional

Leia mais

AÇÃO PENAL. Noções preliminares e conceito. Características:

AÇÃO PENAL. Noções preliminares e conceito. Características: AÇÃO PENAL Noções preliminares e conceito Características: 1 Condições para o exercício da ação penal 1.1 Condições genéricas a) Possibilidade jurídica do pedido Art. 395. A denúncia ou queixa será rejeitada

Leia mais

Condições da Ação Penal -Possibilidade jurídica do pedido A pretensão do autor deve referir-se a providência admitida pelo direito objetivo. Para que

Condições da Ação Penal -Possibilidade jurídica do pedido A pretensão do autor deve referir-se a providência admitida pelo direito objetivo. Para que AÇÃO PENAL Ação é o direito subjetivo de se invocar do Estado- Juiz a aplicação do direito objetivo a um caso concreto. Tal direito é público, subjetivo, autônomo, específico, determinado e abstrato (TOURINHO

Leia mais

Professor Wisley Aula 07

Professor Wisley Aula 07 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA 1. INTRODUÇÃO Querelante: autor Querelado: réu Queixa-crime:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Princípios que Regem o Processo Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 007 III. Inquérito Policial... 009 IV. Processo e Procedimento... 015 V.

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

Professor Wisley Aula 06

Professor Wisley Aula 06 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PÚBLICA 1. PRINCÍPIOS a) PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE: presente

Leia mais

Material Didático de Direito Penal n.5:

Material Didático de Direito Penal n.5: [Digite o nome da empresa] Material Didático de Direito Penal n.5: AÇÃO PENAL Produzido por Gisele Alves e Ieda Botelho 14 AÇÃO PENAL De acordo com Cleber Masson (2012, p. 833) a ação penal é o direito

Leia mais

Aula 3: Ação Penal. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Aula 3: Ação Penal. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Aula 3: Ação Penal Incondicionada Ação Penal Pública Condicionada Exclusiva À representação À requisição do MJ Privada Personalíssima Subsidiária da pública 4.1 Ação Penal Pública 4.1.2 Ação Penal Pública

Leia mais

Professor Wisley Aula 05

Professor Wisley Aula 05 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL 1. CONCEITO É o direito público subjetivo de provocar o Estado-Juiz a

Leia mais

Prof. Luis Fernando Alves

Prof. Luis Fernando Alves 1 Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 PARTE I - TEORIA 1º PASSO - COMPREENDENDO O PROBLEMA 1. DICAS INICIAIS 3 Compreensão do problema: é a partir dos dados nele contidos que

Leia mais

Processo Penal. Ação Penal Pública. Ação Penal Privada. conveniência / oportunidade. obrigatoriedade. disponibilidade mitigada.

Processo Penal. Ação Penal Pública. Ação Penal Privada. conveniência / oportunidade. obrigatoriedade. disponibilidade mitigada. Processo Pública x Privada obrigatoriedade indisponibilidade conveniência / oportunidade disponibilidade mitigada mitigada Art. 76 da Lei 9.099/95 Transação Art. 89 da Lei 9.099/95 Sursis Pública x Privada

Leia mais

IUS RESUMOS. Ação Penal Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Ação Penal Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Ação Penal Parte II Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I. AÇÃO PENAL PARTE II... 3 1. Ação Privada... 3 1.1 Princípios... 4 1.2 Modalidades... 5 2. Casos Especiais... 6 2.1 Crime contra

Leia mais

INCONDICIONADA TITULARIDADE:

INCONDICIONADA TITULARIDADE: AÇÃO PENAL Conceito: AÇÃO PENAL PÚBLICA INCONDICIONADA TITULARIDADE: Art. 24. Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 Preparam-se os cavalos para o dia da batalha, porém só Deus lhe dará Vitória A AÇÃO PENAL Na ação penal temos a) Ações de conhecimento: Declaratórias:

Leia mais

INICIO DA AÇÃO PENAL

INICIO DA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL INICIO DA AÇÃO PENAL OFERECIMENTO DA DENÚNCIA OU QUEIXA ART.24CPPeART.129,I,CF/88 REJEIÇÃO DA DENÚNCIA OU QUEIXA- APLICA-SE AO DIREITO AO CASO CONCRETO, RESPONDENDO AO PLEITO DO INTERESSADO.

Leia mais

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase Período 2010-2016 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE/TO - 2012 Jair, dirigindo de maneira imprudente, causou a

Leia mais

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Processo Penal Professora: Elisa Pitarro AULA 08 Ação penal privada Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes

Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes Concurso de crimes Espécies: Concurso material artigo 69 do CP; Concurso formal artigo 70 do CP; Continuidade delitiva artigo 71 do CP Concurso de crimes Espécies:

Leia mais

Ação Penal continuação

Ação Penal continuação Ação Penal continuação 7. Peças acusatórias A. Requisitos (art. 41 do CPP): Essenciais: narração do fato delituoso e qualificação do acusado; Acidentais: classificação legal do delito e rol de testemunhas

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 06

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 06 CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 06 DATA 30/08/2016 DISCIPLINA Direito Processual Penal PROFESSOR Rodrigo Bello MONITORA Marcela Macedo AULA 06 Ação penal Ação Penal 1. Teoria Geral

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL TRF3º-TJ--TRE/SP ROBERTO FERNANDES

DIREITO PROCESSUAL PENAL TRF3º-TJ--TRE/SP ROBERTO FERNANDES 1. AÇÃO PENAL: Inicia-se a FASE PROCESSUAL da persecução penal. 1.1. FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL Art. 5º, XXXV da CF/88: a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito Dessa

Leia mais

Atos de Ofício Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN

Atos de Ofício Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN Atos de Ofício Processo Penal Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN Cargo Especialidade Escolaridade Vencimentos Oficial de apoio judicial Oficial Judiciário (Classe D) --- Conclusão de

Leia mais

]âü áw ûé x T ûé cxçtä MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL

]âü áw ûé x T ûé cxçtä MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL 1 - (CESPE/Agente Penitenciário/1998) Embora a função jurisdicional seja função precípua do Poder Judiciário, não pode o juiz,

Leia mais

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM 1ª QUESTÃO José Augusto foi preso em flagrante delito pela suposta prática do crime de receptação (Art. 180 do Código Penal pena: 01 a 04 anos de reclusão

Leia mais

Monitoria. 02. (DEFENSOR PÚBLICO) Com a morte do ofendido, o direito de oferecer queixa não passa para os ascendentes.

Monitoria. 02. (DEFENSOR PÚBLICO) Com a morte do ofendido, o direito de oferecer queixa não passa para os ascendentes. Monitoria 01. (DEFENSOR PÚBLICO) Em tema de ac ão penal privada, correto afirmar que: A) o perdão do ofendido independe de aceitac ão. B) o requerimento de instaurac ão de inquérito policial não interrompe

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I CAPÍTULO II

Sumário CAPÍTULO I CAPÍTULO II Sumário CAPÍTULO I Introdução ao processo penal... 17 1. Conceito e função do processo penal... 17 2. Ação. Processo. Procedimento... 18 3. Princípios do processo penal... 19 3.1. Devido processo legal...

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 CLASSIFICAÇÃO - Quanto ao titular; A ação penal pública é condicionada sempre que houver exigência de alguma observância formal à sua

Leia mais

Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais. Aula: Processo Penal para Tribunais 01. Professor (a): Leonardo Galardo Monitor (a): Amanda Ibiapina

Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais. Aula: Processo Penal para Tribunais 01. Professor (a): Leonardo Galardo Monitor (a): Amanda Ibiapina Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais. Aula: Processo Penal para Tribunais 01. Professor (a): Leonardo Galardo Monitor (a): Amanda Ibiapina Nº da aula 01 1. AÇÃO PENAL PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA

Leia mais

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO MARATONA EOAB XXVIII EXAME PROCESSO PENAL @vilaca_neto CITAÇÕES CITAÇÃO: É o ATO PROCESSUAL utilizado para cientificar o acusado dos termos da denúncia ou queixa e chamá-lo ao processo para responder as

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal 01- Analise as assertivas a seguir: I. A incomunicabilidade, que não excederá de dez dias, será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial,

Leia mais

Noções de Direito Processual Penal

Noções de Direito Processual Penal TRF 4ª REGIÃO Noções de Direito Processual Penal Direito Processual Penal Felipe Faoro Bertoni @felipefaorobertoni felipe@fbps.adv.br TRF 4ª REGIÃO NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL Ação Penal: Ação Penal

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA X DIREITO PENAL II TEMA: AÇÃO PENAL PROFª: PAOLA JULIEN O. SANTOS AÇÃO PENAL INTRODUÇÃO Ação Penal, faculdade que tem o Poder Público de, em nome da sociedade, apurar a responsabilidade dos agentes

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal: Ação Penal Pública: Princípios, Espécies. Ação Penal Privada: Princípios, Espécies.

Conteúdo: Ação Penal: Ação Penal Pública: Princípios, Espécies. Ação Penal Privada: Princípios, Espécies. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 07 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal: Ação Penal Pública: Princípios, Espécies. Ação Penal Privada: Princípios, Espécies. 3.1

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Ação Penal Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal AÇÃO PENAL PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS 1. CONCEITO : é o direito de o Ministério Púbico,

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE Acadêmico: Rafael Mota Reis EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

Leia mais

Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJSP - VUNESP

Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJSP - VUNESP Processo Penal Professor Luiz Lima CONCURSO TJSP - VUNESP BLOCO II: Conhecimentos em Direito (24) Questões de português; (16) Questões de informática; (4) atualidades; (6) matemática; (40) questões: 1.

Leia mais

CURSOS ON-LINE DIR. PENAL CURSO BÁSICO PROFESSOR JÚLIO MARQUETI

CURSOS ON-LINE DIR. PENAL CURSO BÁSICO PROFESSOR JÚLIO MARQUETI 5- DA AÇÃO PENAL CURSOS ON-LINE DIR. PENAL CURSO BÁSICO O direito de ação está previsto constitucionalmente. De acordo com a Carta Política de 1988, a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Ação Penal TRF CERT 1ª FASE. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Ação Penal TRF CERT 1ª FASE. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Ação Penal TRF CERT 1ª FASE Período: 2010 2016 1) CONSULPLAN - PJ (MPE MG)/MPE MG/2012 Assinale a alternativa CORRETA. Impede o ajuizamento da ação civil para reparação

Leia mais

a) só poderia ordenar o arquivamento se houvesse requerimento do Ministério Público nesse sentido.

a) só poderia ordenar o arquivamento se houvesse requerimento do Ministério Público nesse sentido. O concurso para o Tribunal Regional Federal da 1 região (TRF1) deverá acontecer ainda este ano. Embora não haja previsão para divulgação do edital, a preparação deve ser iniciada o quanto antes. Para auxiliar

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

AÇÃO PENAL.

AÇÃO PENAL. AÇÃO PENAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITO E CONDIÇÕES DA AÇÃO PENAL... 4 Conceito...4 Condições Genéricas Da Ação...4 Condições Específicas da Ação... 5 Falta Das Condições da Ação... 5 Classificações...

Leia mais

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação)

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A HONRA (continuação) Difamação Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação Atenção: difamar é imputar a prática de um fato Pena: detenção (de 3 meses a 1 ano, e multa)

Leia mais

16/09/2012 DIREITO PROCESSO PENAL I. Processo penal I

16/09/2012 DIREITO PROCESSO PENAL I. Processo penal I DIREITO I 9ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 AÇÃO PENAL É o direito público subjetivo do Estado Administração, de pedir ao Estado a aplicação do direito penal objetivando

Leia mais

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima O advogado criminalista na maioria das vezes atua em favor do réu... Atuando em favor da vítima Porém, há muitos casos

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios.

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 08 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da

Leia mais

Aula 15. Ação Penal Privada Subsidiária da Pública

Aula 15. Ação Penal Privada Subsidiária da Pública Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Aula: Direito Processual Penal - 15 Professor (a): Marcelo Machado Monitor (a): Caroline Gama Aula 15 Ação Penal Privada Subsidiária da Pública 1. Previsão

Leia mais

- INQUÉRITO POLICIAL -

- INQUÉRITO POLICIAL - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inquérito Policial - INQUÉRITO POLICIAL - 4. INSTAURAÇÃO DO IP: a) Ação Penal Pública Incondicionada:

Leia mais

Extinção da Punibilidade

Extinção da Punibilidade LEGALE Extinção da Punibilidade É a extinção da capacidade de punir pertencente ao Estado. Como se sabe, a ação pode ser pública ou privada, mas quem pune o agente é o Estado, único detentor do jus puniendi.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Ação Penal Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz Indisponibilidade O princípio da indisponibilidade, decorrência da obrigatoriedade, informa que uma vez instaurada a ação penal

Leia mais

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art.

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art. INQUÉRITO POLICIAL - Escrito (art. 9º do CPP) - Feito por órgãos oficiais - Conteúdo informativo, tendo valor probatório relativo - Inquisitivo - Sigiloso (art. 20 do CPP) Súmula Vinculante 14 STF: É direito

Leia mais

GABARITO EXTRAOFICIAL TJPE TÉCNICO JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA

GABARITO EXTRAOFICIAL TJPE TÉCNICO JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA ITEM RESPOSTA COMENTÁRIO E(OU) REMISSÃO LEGAL LÍNGUA PORTUGUESA 01 D 02 E 03 04 A 05 06 07 E 08 A 09 E 10 11 12 13 14 15 16 17 NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE 18 A 19 B 20 21 B 22 D 23 E 24 25 DIREITO CIVIL

Leia mais

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO 1)Cabe recurso de apelação das decisões em que a) julgarem procedentes as exceções, salvo a de suspeição b) decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimentos alternativos de investigação criminal Parte 3 Prof. Thiago Almeida . Hipóteses de abordagem em estado de flagrância: Art. 69, parágrafo único - Ao autor do fato que,

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal TEMA: Diversos 1. A prisão em flagrante deve: a) ser comunicada apenas à família do preso, sob pena de nulidade. b) ser comunicada ao juiz competente,

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

Legislação Curso TRF 1

Legislação Curso TRF 1 INQUÉRITO POLICIAL : arts. 4 a 23 dp CPP e art. 5º, CF 1) Inquérito policial NÃO é processo. É procedimento administrativo 2) Atribuições da PF e PC : art. 144, CF 3) Caráter inquisitorial : não aplica-se

Leia mais

SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL

SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1) Delegado de Polícia-PC/GO-CESPE-2017 O Código de Processo Penal prevê a requisição, às empresas prestadoras de serviço de telecomunicações, de disponibilização imediata

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DIREITO PENAL II - 4 semestre Profª Paola Santos

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DIREITO PENAL II - 4 semestre Profª Paola Santos AULA X DIREITO PENAL II TEMA: AÇÃO PENAL PROFª: PAOLA JULIEN O. SANTOS INTRODUÇÃO Ação Penal, faculdade que tem o Poder Público de, em nome da sociedade, apurar a responsabilidade dos agentes de delitos,

Leia mais

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL SUMÁRIO 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1. Princípio do Devido Processo Legal, 15 1.2. Princípio do Contraditório, 16 1.3. Princípio da Ampla Defesa, 16 1.4. Princípio da Presunção de Inocência,

Leia mais

ANA CRISTINA MENDONÇA GEOVANE MORAES PENAL PRÁTICA 2ª FASE

ANA CRISTINA MENDONÇA GEOVANE MORAES PENAL PRÁTICA 2ª FASE ANA CRISTINA MENDONÇA GEOVANE MORAES PENAL PRÁTICA 2ª FASE 2017 2 QUEIXA-CRIME 1. INTRODUÇÃO O presente assunto tem muita importância para a prática penal. Em virtude disso, inicialmente, será abordado

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5 Sumário Capítulo 1 Introdução... 1 Capítulo 2 Processo Penal... 3 Capítulo 3 Ação Penal... 5 3.1. Considerações Gerais...5 3.1.1. Ação penal pública incondicionada...5 3.1.2. Ação penal pública condicionada

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA

CRIMES CONTRA A PESSOA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA Honra (continuação) Honra Injúria Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro Atenção: Injuriar não é imputar a prática de um fato Honra Pena: detenção (de 1 a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal

DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumário Prof. Gisela Esposel - Do procedimento comum sumário: Procedimento comum sumário - Artigo 394, caput do CPP. O procedimento será comum

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita A lei nº 9.605/98 tutela o direito de todos os homens possuírem o direito fundamental

Leia mais

Resumos Gráficos de Direito Penal Parte Geral Vol. I

Resumos Gráficos de Direito Penal Parte Geral Vol. I Resumos Gráficos de Direito Penal Parte Geral Vol. I Arts. 1 o a 120 do Código Penal Atualização OBS: As páginas citadas neste arquivo são da 2 a edição. Pág. 148 Colocar novo item dentro dos destaques

Leia mais

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP:

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Noções de Direito Processual Penal Questão Gabarito por extenso Justificativa A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Conclusão

Leia mais

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal.

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal. Ação civil ex delicto Objetivo: Propiciar a reparação do dano causado pelo delito. Sentença penal condenatória e reparação do dano Art. 91, I, CP: Obrigação de indenizar o dano Art. 63, CPP e 475-N, II,

Leia mais

Crimes Contra a Família

Crimes Contra a Família LEGALE Crimes Contra a Família O Código Penal protege a família trazendo condutas incriminadoras dos artigos 236 a 249 Bigamia Contrair alguém, sendo casado, novo casamento Pena - reclusão, de dois a seis

Leia mais

31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes,

31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, 31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, (A) consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Processo penal eleitoral Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Competência Regra geral A competência da Justiça Eleitoral, inclusive a criminal, nos termos do caput do art. 121 da

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. sequência

Leia mais

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores LEGALE Rixa Rixa Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores Rixa Trata-se de uma briga generalizada, uma contenda entre três ou mais pessoas com vias de fato recíprocas Foi criada para

Leia mais

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP)

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP) Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 14 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito SUMÁRIO Introdução Capítulo 1 PRINCÍPIOS INFORMADORES DO PROCESSO PENAL 1.1 Devido processo legal (due process of law) ou justo processo 1.2 Publicidade dos atos processuais 1.3 Presunção de inocência,

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento Sumaríssimo. Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento Sumaríssimo. Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento Sumaríssimo Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Infrações penais de menor potencial ofensivo

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais

1. Sobre as medidas cautelares pessoais no processo penal, é correto afirmar que:

1. Sobre as medidas cautelares pessoais no processo penal, é correto afirmar que: P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. Sobre as medidas cautelares pessoais no processo penal, é correto afirmar que: I - De acordo com o Código de Processo Penal, as

Leia mais

PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Extinção da Punibilidade PONTO 2: Prescrição Penal 1. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE Com a prática da infração penal, surge para o Estado o direito de punir o agente, ou seja, a punibilidade,

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas...

SUMÁRIO. Abreviaturas... SUMÁRIO Abreviaturas.............................. II CAPÍTULO I - PARTE GERAL 1. Direito processual penal...... 14 2. Leis processuais brasileiras............... 14 3. Sistemas processuais......... 14

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 S u m á r i o Capítulo 1 Introdução...1 Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 2.1. Início do IP... 17 2.2. Indiciamento... 24 2.3. Identificação Criminal a Nova Lei nº 12.037/2009... 27 2.4. Demais Providências...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 13/04 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 1.2. Procedimento nos crimes contra a honra (arts. 519 a 523 do CPP) - Procedimento Especial que

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques As infrações eleitorais submetem-se a procedimento detalhado nos arts. 355 a 364 do Código Eleitoral. Embora sejam crimes com diferentes graus de periculosidade, apenados

Leia mais

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA Profa. Luanna Tomaz INTRODUÇÃO Origem: Surge na França em 1884. Medida judicial que determina o sobrestamento da pena, preenchidos determinados requisitos. Natureza Jurídica:

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

Súmula vinculante 35-STF

Súmula vinculante 35-STF Súmula vinculante 35-STF Márcio André Lopes Cavalcante DIREITO PROCESSUAL PENAL TRANSAÇÃO PENAL SÚMULA VINCULANTE 35-STF: A homologação da transação penal prevista no artigo 76 da Lei 9.099/1995 não faz

Leia mais

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Inquérito Policial Parte II Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I INQUÉRITO PÓLICIAL PARTE II... 3 1. Destino do Inquérito Policial... 3 2. Novas diligências requeridas pelo Ministério

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, LXIV, CF/88: o preso tem direito à identificação dos responsáveis

Leia mais

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno.

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno. CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA 1-BEM JURÍDICO TUTELADO - Honra objetiva e honra subjetiva. 2-ELEMENTO SUBJETIVO ESPECIAL- 3-CONSENTIMENTO DO OFENDIDO- 1 Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais

JUIZADOS ESPECIAIS (LEI 9099/95)

JUIZADOS ESPECIAIS (LEI 9099/95) JUIZADOS ESPECIAIS (LEI 9099/95) Previsão: Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados, ou togados e leigos, competentes

Leia mais