O continente apresenta uma área total de aproximadamente 9 milhões Km², que corresponde a 6% da s terras emersas do globo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O continente apresenta uma área total de aproximadamente 9 milhões Km², que corresponde a 6% da s terras emersas do globo"

Transcrição

1 O C E A N I A

2 O continente apresenta uma área total de aproximadamente 9 milhões Km², que corresponde a 6% da s terras emersas do globo

3 Estreito de Bass Localização A Oceania está localizada entre o Oceano Índico e o Pacífico. Limita-se ao Norte:com os Mar de Timor, o Mar de Arafura e o Estreito de Torres. A Leste: com o Mar de Coral e o Mar da Tasmânia Ao Sul: com o Estreito de Bass e o Oceano Índico E a Oeste com o Oceano Índico.

4 A maior parte da Oceania está situada sobre a placa tectônica Indoaustraliana, que se estende na direção noroeste-sudeste, da Índia à Nova Zelândia. A outra parte se espalha sobre a placa tectônica do Pacífico onde um incessante vulcanismo.

5

6 ARQUIPÉLAGOS E ILHAS A Oceania pode ser dividida em: 1. Melanésia: ilha dos negros 2. Micronésia: ilhas pequenas 3. Polinésia: muitas ilhas 4. Austrália,Nova Zelândia, Tasmânia e Nova Guiné As 4 maiores- Australásia Austrália, Nova Zelândia, Tasmânia e Nova Guiné, que se divide em Papua Nova Guiné e Irian Ocidental

7

8 Ilhas Santa Cruz é um grupo de ilhas pertencentes ao arquipélago das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico, localizada 400 km a sudeste do centro da cadeia de arquipélagos que formam as Salomão. Novas Hébridas

9 Marianas, Carolinas, Gilbert e Ellice

10 Havaí,Taiti, Samoa, Tonga, Marquesa, Cook, Fenix, Esporadas, ilhas de Páscoa.

11

12 Havaí:é um estado dos Estados Unidos Samoa: existem dois arquipélagos com esse nome: Samoa Ocidental independente da Nova Zelândia desde 1962, é formado por nove ilhas, sendo quatro habitadas; o outro é uma possessão formada por cinco ilhas (EUA) Irian Ocidental faz parte da Indonésia.

13 Atravessada pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, a Oceania localiza-se nas zonas climáticas intertropical e temperada do sul. Devido à sua grande extensão de leste para oeste, abrange oito fuso horários, inclusive a linha que determina a mudança de data (Linha internacional de mudança de data)

14 Além de inúmeras possessões não independentes, administradas por países europeus, pelos Estados Unidos ou por nações desenvolvidas do continente, a Oceania inclui 14 Estados soberanos, entre os quais se destacam a Austrália e a Nova Zelândia, pelo grande desenvolvimento econômico, e a Papua-Nova Guiné, o segundo país do continente em população e área territorial.

15 Dinâmicas Naturais

16

17 Os recifes de coral são formados com o acúmulo de esqueletos calcários de corais e de certas algas.

18 FORMAÇÃO DOS ATÓIS Ao longo de muitos milhares de anos, a ilha vulcânica alta, muito pesada, vai sedimentando lentamente sob seu próprio peso e sofre erosão dos ventos e das chuvas, ao passo que o recife de coral que o rodeia cresce devido à formação contínua de novo coral. Quanto mais a ilha abaixa, maior se torna a lagoa. Quando já não há qualquer vestígio do vulcão submerso, a ilha continua a existir sob a forma de um atol, um anel de coral ao redor de uma lagoa, com várias ilhotas de areia, as motu. Os atóis, o último estágio desse desenvolvimento que emergiu, têm cerca de 10 milhões de anos de idade e são as ilhas mais antigas.

19 Os recifes de corais são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas outros organismos, como algas calcárias e moluscos, também contribuem para a formação de substratos recifais. Os corais são animais da classe Anthozoa pequenos e muito frágeis que utilizam carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro. Podem ser solitários, mas são principalmente coloniais e cada indivíduo em uma colônia de coral é chamado de pólipo. Um recife de corais é coberto por milhares de pólipos de coral.

20

21 Os Importância dos corais Recifes de corais tem muita importância no ambiente marinho, pois dão abrigo e alimento para a maioria dos peixes e, além disso funcionam como um filtro de água do mar já que se alimentam pela filtração da água. Os recifes de corais são um ecossistema marinho com uma grande biodiversidade.

22

23

24

25 Savanas

26 Responder 1) Comente sobre a configuração geográfica da Oceania? 2) Como é dividida a Ilha de Nova Guiné, separando dois continentes? 3) Uma paisagem natural da Oceania muito bonita é o Atol de Marakei, ao norte das Ilhas Gilbert, no país Kiribati. O que é um atol? 4) Podemos afirmar que a Oceania se situa totalmente no hemisfério norte? 5) É correto afirmar que a Oceania se localiza totalmente no hemisfério oriental? Justifique 6) Que condições favorecem a ocorrência de terremotos na Oceania?

27

28 Respostas 1) A Oceania tem km², dos quais 85% correspondem à Austrália, que por isso é chamada de ilha-continente. Além da Austrália, o continente possui duas outras massas territoriais significativas : Papua Nova Guiné e Nova Zelândia. Também reúne inúmeras pequenas ilhas e atóis dispersos pelo Oceano Pacífico, que se dividem em três grupos: Melanésia (ou Ilhas Negras); Micronésia (ou Pequenas Ilhas); Polinésia (que abrange o maior número de ilhas). 2) Ilha de Nova Guiné é um caso curioso : ela se divide em duas partes, cada uma pertencente a um continente. A metade oriental é formada pelo território de Papua Nova Guiné, na Oceania; já a metade ocidental da ilha constitui o território da Indonésia, pertencente ao continente asiático.

29 3) Um atol é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura coralínea e de outros invertebrados, constituindo no seu interior uma lagoa, sem nenhuma aparente conexão com as rochas da Crosta. Um atol começa pela formação de um recife costeiro de corais ao redor de uma ilha vulcânica. À medida que esta ilha vulcânica vai afundando o recife vai se acumulando e crescendo para fora em busca de águas mais ricas em nutrientes e transformando-se num recife de barreira. A parte central, com menor circulação de água fica preservada como uma laguna interior. 4) Não. A maior parte do continente situa-se no hemisfério sul, mas algumas ilhas estão localizadas acima da latitude zero, pertencente, portanto, ao hemisfério norte 5)Não. A maior parte do continente se localiza no hemisfério Oriental, mas algumas ilhas situam-se no hemisfério Ocidental, como por exemplo, o Havaí. 6)Está localizada no Círculo do Fogo do Pacífico, área de intensa atividade geológica.

30 Colonização

31 Lenta e pouco homogênea Causas: grande distâncias e o isolamento do continente em relação à Europa

32

33 Em 1521 Fernão de Magalhães navegou o oceano Pacífico Sul, passando pelas ilhas Marianas (micronésia).

34 Entre 1568 e 1606 exploradores atingiram a costa da Austrália, mas não se importaram com a descoberta

35 Fim do século XVII, com a perda dos seus domínios na América do Norte, o Reino Unido voltou suas atenções para essa parte do mundo

36 1770 -James Cook proporcionou ao Reino Unido a posse da Austrália com objetivo de construir uma colônia penal na baía de Sydney, o governo Britânico enviou outra expedição à Austrália. Em seguida tomou posse da Nova Zelândia

37 Durante o período como colônia penal, mais de 168 mil prisioneiros foram transportados para a Austrália, o que terminou em 1852 (na costa leste) e 1868 (na costa oeste). Os prisioneiros, muitos condenados por pequenos crimes, tinham suas penas transformadas em prisão perpétua, uma vez que o retorno para Inglaterra era praticamente impossível. Os prisioneiros que pagavam suas penas (em média 7 anos) eram libertados e recebiam terra para plantio, dando início à expansão do continente.

38 No século XIX, Reino Unido, França e Alemanha ampliara a colonização da Oceania. Fim do século XIX e início do século XX, os Estados Unidos, ao observarem a posição estratégica das ilhas, decidiram se apossar de algumas ilhas Samoa Americana, Guam, Marianas do Norte)

39 No período da colonização da Austrália e Nova Zelândia, grande número de habitantes nativos foram massacrados.

40 Aborígenes Austrália Na década de 1930, o governo australiano criou reservas, nas regiões norte e central da Austrália, com o objetivo de preservar os povos aborígenes e sua cultura. São nestas áreas que estes povos vivem atualmente. Foram também criadas, nos últimos cinquenta anos, várias leis federais, visando à proteção e integração dos aborígenes à comunidade australiana, garantindo a eles vários direitos sociais.

41 - Falavam, aproximadamente, 250 dialetos diferentes. - Possuíam um sistema de organização social avançado para a época. - Tinham uma religião baseada em rituais sagrados e crenças em seres mitológicos. - Viviam da agricultura, da caça e pesca. - Faziam arte como espécie de sistema de comunicação. Suas pinturas serviam para contar a história do grupo, além de retratar cenas do cotidiano e suas relações com as divindades. Curiosidade: - De acordo com pesquisas arqueológicas, os aborígenes vivem na Austrália a, pelo menos, 40 mil anos.

42 MAORIS Nova Zelândia Os Maoris mais velhos possuem tatuagens em todo o corpo. Essas tatuagens revelam traços históricos e feitos de sua família. Em algumas tribos, metade do corpo é tatuado com a história da família da mãe e a outra com a do pai. Em algumas raras situações, quando nasce um filho mestiço, os descendentes possuem tatuagens em apenas metade do corpo.

43 Descolonização Ocorreu de forma e em datas muito diferentes Alguns arquipélagos ainda são ligados politicamente à França, aos Estados Unidos, à Austrália e à Nova Zelândia Austrália: 1901 Nova Zelândia: 1931

44 Países da Oceania e suas capitais: - Tuvalu - Funafuti - Austrália - Camberra - Fiji - Suva - Ilhas Marshall - Majuro - Ilhas Salomão - Honiara - Kiribati - Taraua Federação dos Estados da Micronésia - Paliquir - Nauru - Yaren - Nova Zelândia - Wellington - Palau - Melequeoque - Papua Nova Guiné - Porto Moresby - Samoa - Apia - Tonga - Nucualofa

45 Oceania Ilhas Cook: em associação livre com a Nova Zelândia (as Ilhas Cook são totalmente responsáveis pelos seus assuntos internos; a Nova Zelândia mantém as responsabilidade nos assuntos externos e defesa, após consulta com o Governo das ilhas). Guam: território não-incorporado dos EUA sob a jurisdição do Gabinete dos Assuntos Insulares, Departamento do Interior dos EUA Ilhas Marianas Setentrionais: comunidade em união política com os EUA (fundos federais da comunidade administrados pelo Gabinete dos Assuntos Insulares, Departamento do Interior dos EUA). Niue: em associação com a Nova Zelândia desde 1974 (Niue é totalmente responsável pelos assuntos internos; a Nova Zelândia mantém a responsabilidade pelos assuntos externos e defesa; contudo, essas responsabilidades não conferem direitos de controlo e são apenas exercidas a pedido do Governo de Niue). Ilha Norfolk: território da Austrália (Canberra administra as responsabilidades da Commonwealth na Ilha de Norfolk através do Departamento do Ambiente, Desporto e Territórios). Nova Caledónia Nova Caledônia: território ultramarino de França (desde 1956). Ilhas Pitcairn: território ultramarino do Reino Unido. Polinésia Francesa: território ultramarino de França (desde 1946). Samoa Americana: território não-incorporado dos Estados Unidos (administrado pelo Gabinete de Assuntos Insulares, Departamento do Interior dos EUA). Tokelau: território auto-administrado da Nova Zelândia (os habitantes de Toquelau estão a preparar uma constituição e a desenvolver instituições e padrões para a autogovernação enquanto Toquelau avança para uma associação livre com a Nova Zelândia). Wallis e Futuna: território ultramarino de França.

46 Como se formaram os vulcões do Havaí Os geólogos sabem que há uma certa verdade nessa lenda: o ponto em que é provável que surja uma ilha, movimenta-se de lugar a lugar. Os cientistas explicam essa movimentação por meio de uma teoria de pontos quentes ( hotspot) e placas tectônicas. Por algum motivo desconhecido, existem mais de 100 pontos quentes por sob a superfície da Terra. Esses pontos produzem mais rocha derretida, ou magma, do que outros lugares podem produzir. O ponto quente sob o Havaí é um dos maiores do planeta. Os pontos quentes são estacionários, mas as cerca de 12 grandes placas que formam a crosta da Terra não o são. A placa do Pacífico está em movimento constante, à razão de cerca de 10 cm anuais. À medida que ela se mexe sobre o ponto quente havaiano, magma suficiente ascende para formar uma nova ilha. Essa jovem ilha é afastada do ponto quente pelo movimento da placa e, com o tempo, uma nova ilha se forma no ponto quente.

47

O continente apresenta uma área total de aproximadamente 9 milhões Km², que corresponde a 6% da s terras emersas do globo

O continente apresenta uma área total de aproximadamente 9 milhões Km², que corresponde a 6% da s terras emersas do globo O C E A N I A O continente apresenta uma área total de aproximadamente 9 milhões Km², que corresponde a 6% da s terras emersas do globo A maior parte da Oceania está situada sobre a placa tectônica Indoaustraliana,

Leia mais

1- SEU TERRITÓRIO POSSUI APROXIMADAMENTE 8,5 MILHÕES DE KM² SENDO QUE SÓ A AUSTRÁLIA OCUPA CERCA DE 96% DO TOTAL.

1- SEU TERRITÓRIO POSSUI APROXIMADAMENTE 8,5 MILHÕES DE KM² SENDO QUE SÓ A AUSTRÁLIA OCUPA CERCA DE 96% DO TOTAL. OCEANIA Região geográfica e geopolítica composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico O termo "Oceania" foi criado em 1831 pelo explorador francês Dumont d Urville e é usado hoje em vários idiomas

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Moeda: Dólar Australiano População: 23.330.000 habitantes Área Total: 7.692.024./ km² Densidade: 2,96 hab./km² Renda per capta: US$ 40.234 IDH: 0,92 (2º IDH mais elevado do mundo).

Leia mais

Oceania: apresentando o continente

Oceania: apresentando o continente Oceania Capítulo 7 Oceania: apresentando o continente Novíssimo Mundo; Localizada no Hemisfério Sul; Área aproximada: 8,5 milhões de km²; Banhada pelos oceanos Índico e Pacífico; Formado por pequeninas

Leia mais

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome;

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; A OCEANIA A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; é um grande ARQUIPÉLAGO formado por ilhas de origem vulcânica ( Ilhas Altas ) e coralígenas (

Leia mais

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura.

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. OCEANIA Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. [5] Aspectos naturais Ígnea Metamórfica Sedimentar Cordilheira Australiana Atóis

Leia mais

LOCALIZA-SE: OCEANIA - PAÍSES. 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio)

LOCALIZA-SE: OCEANIA - PAÍSES. 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio) LOCALIZA-SE: 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio) 2 -No leste de Greenwich (cortada pela Linha Internacional de Mudança de Datas) A Oceania é o menor dos continentes habitados. É

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

Prova de Geografia - Ambientes da Terra e Continentes. 1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a terra. Ela é composta de

Prova de Geografia - Ambientes da Terra e Continentes. 1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a terra. Ela é composta de ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA "GOVERNADOR CELSO RAMOS" 0401557 Rua da Glória, 888 - Fone/Fax (047) 33788-229 - Blumenau Santa Catarina Instruções para

Leia mais

I. Considerações sobre as Estratégias da OMS para a Medicina Tradicional para

I. Considerações sobre as Estratégias da OMS para a Medicina Tradicional para I. Considerações sobre as Estratégias da OMS para a Medicina Tradicional para 2002 2005 Em Setembro de 2001, o Comitê Regional para o Pacífico Ocidental/ Organização Mundial de Saúde, endossou uma ESTRATÉGIA

Leia mais

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSOR: CARLOS FERREIRA. SÉRIE: 9º ANO ASSUNTO: OCEANIA

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSOR: CARLOS FERREIRA. SÉRIE: 9º ANO ASSUNTO: OCEANIA COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSOR: CARLOS FERREIRA. SÉRIE: 9º ANO ASSUNTO: OCEANIA A Oceania é o menor continente do mundo. Localizado no hemisfério sul, é composto pela Austrália e pelas Ilhas do Pacífico

Leia mais

CONTINENTES: MEDIR E AVALIAR 1

CONTINENTES: MEDIR E AVALIAR 1 CONTINENTES: MEDIR E AVALIAR 1 Eduarda R. Vezaro 2, Maria Antônia W.M.Oliveira 3, Raul S. Oliveira 4, Guilherme Froner 5, Maria Elisa Lucchese Moraes 6 1 Relato de Experiência 2,3,4,5 Estudantes do Centro

Leia mais

Aluno(a): 8º Atividade / Disciplina: Revisão de Geografia / IV Unidade Data: / / 2016

Aluno(a): 8º Atividade / Disciplina: Revisão de Geografia / IV Unidade Data: / / 2016 COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS Rua: Dom José Thomaz, 194 - São José Fone:(79) 2105-5300 www.colegioarquidiocesano.com Aluno(a): 8º Atividade / Disciplina: Revisão de Geografia / IV Unidade

Leia mais

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A AÇÃO HUMANA É o espaço onde os homens vivem e fazem modificações, sendo o resultado do trabalho do homem sobre a natureza.

Leia mais

GEOGRAFIA DOS MARES E OCEANOS

GEOGRAFIA DOS MARES E OCEANOS GEOGRAFIA DOS MARES E OCEANOS Os oceanos e mares cobrem quase ¾ da superfície terrestre, mais especificamente 70.8% da superfície. Porém, a água não se distribui de modo homogêneo: No hemisfério sul a

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO Unidade 8 1. 2. (F) a colonização da Oceania promoveu o domínio da civilização estadunidense sobre os povos locais. (V) o maior país da Oceania é

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 4 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Leia com atenção as palavras do quadro a seguir e utilize-as para escrever um parágrafo sobre o planeta Terra. sistema solar

Leia mais

O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida.

O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida. * O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida. É o segundo maior oceano do mundo em extensão, possuindo

Leia mais

Austrália História Austrália, oficialmente Comunidade da Austrália (em inglês: Commonwealth of Australia) é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA Terra A Terra é um dos oito planetas do Sistema Solar. Ela

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades recuperação especial No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA GEOGRAFIA

Leia mais

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA VEST Marco @vestmapamental G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA A Terra se originou há cerca de 4,6 bilhões de anos, muito depois da formação do Universo, que se supõe tenha surgido

Leia mais

Lista de exercícios de Geografia - 3º Bimestre. Lista de exercícios

Lista de exercícios de Geografia - 3º Bimestre. Lista de exercícios Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Geografia - 3º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C 1) Assinale a alternativa correta. Prof. Lista de exercícios N.: / /17 As condições naturais favoráveis,

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA Como pode cair no enem (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre a Austrália. I) A Austrália não recebe fluxos migratórios significativos, apesar de ser considerado

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO

A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO CONCEPÇÃO DO INÍCIO DA FORMAÇÃO DA LITOSFERA PANGEIA O INÍCIO DA SEPARAÇÃO DA PANGEA FÓSSEIS ENCONTRADOS POR WEGENER MODELO DO MOVIMENTO PROPOSTO POR WEGENER OS

Leia mais

O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL. Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA

O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL. Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA O ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL Profª. Naiane Rocha GEOGRAFIA DIVISÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Quando observamos o mapa-múndi, vemos que quase toda a superfície da Terra está dividida em Estados-Nações, existem no

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

5. As regiões Polares

5. As regiões Polares 5. As regiões Polares São áreas localizadas nas mais altas latitudes do planeta. Condições naturais adversas e inóspitas. Frio intenso. Insolação reduzida. Ar seco. Precipitações nivais (nevascas intensas).

Leia mais

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.:

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== == 01-

Leia mais

DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS

DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS Entende-se como deriva continental os deslocamentos que as placas apresentam. A tectônica de placas consiste na teoria que explica a causa desses deslocamentos.

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 24/11/17 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 20

Leia mais

OCEANIA: O NOVÍSSIMO MUNDO

OCEANIA: O NOVÍSSIMO MUNDO OCEANIA: O NOVÍSSIMO MUNDO Oceania: O Novíssimo Mundo Adaptado de: ATLAS geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. OCEANIA: O NOVÍSSIMO MUNDO Apresenta uma área total de aproximadamente 9 milhões

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 6º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - a) Como percebemos que a Terra Gira? b) Qual o tempo Real e aproximado

Leia mais

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Quarta 14 às 18h museu IC II Aula 2 Deriva continental e Tectônica de placas Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Dinâmica da Terra Deriva continental

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA 1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO PROFÃO 2º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação:

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS IMPORTÂNCIA O homem não existe sem a geografia O princípio

Leia mais

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre CONTINENTE EUROPEU Prof.º Sueli Onofre TAMANHO E LOCALIZAÇÃO América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania TAMANHO

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

LISTA DE CARTOGRAFIA 01

LISTA DE CARTOGRAFIA 01 LISTA DE CARTOGRAFIA 01 Questão 01) Sobre a orientação, pode-se afirmar corretamente: a) O espaço entre o sudeste e o noroeste tem dois pontos cardeais, dois pontos colaterais e cinco subcolaterais, partindo

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 01 2017 / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno(a): 6º Ano 1-1-De acordo com desenho acima, Escreva qual é o Paralelo? e qual é o Meridiano? 2- Com base

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA Prof. Luiz Gustavo Silveira DERIVA CONTINENTAL PANGÉIA GRANDE MASSA CONTINENTAL PANTALASSA OCEANO CONTÍNUO PROCESSO

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

A Economia Azul face às alterações climáticas. Manuela Bocayuva Carvalho

A Economia Azul face às alterações climáticas. Manuela Bocayuva Carvalho A Economia Azul face às alterações climáticas Manuela Bocayuva Carvalho Economia Azul * Conceito: promoção atividades econômicas por meio do uso e manejo inteligente e sustentável dos espaço marinho e

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Planaltos Planícies Depressões Altitude é uma distância

Leia mais

A DANÇA DOS CONTINENTES

A DANÇA DOS CONTINENTES A DANÇA DOS CONTINENTES O nosso planeta dinâmico não cansa de impressionar intriga cientistas, velhos e crianças e a todos que nele habitar o muito que conhecemos ainda é pouco para explicar De uma ideia

Leia mais

Oceania. *Melanésia constituem ilhas localizadas mais próximas da Austrália onde predominam povos de pele escura, de grupos negróides.

Oceania. *Melanésia constituem ilhas localizadas mais próximas da Austrália onde predominam povos de pele escura, de grupos negróides. Oceania Vamos estudar nessa aula um continente formado por uma grande quantidade de ilhas: a Oceania. Esse continente possui uma área de 8.480.354 Km_ com uma população total de pouco mais de 30 milhões

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Placa do Pacífico Planaltos Planícies

Leia mais

Lista Extra. Resumo dos objetivos: Astronomia Livro 3 - Intensivo

Lista Extra. Resumo dos objetivos: Astronomia Livro 3 - Intensivo Lista Extra Resumo dos objetivos: Astronomia Livro 3 - Intensivo 1. (Ufrgs) O Sol nasce exatamente no ponto do horizonte local que corresponde ao leste geográfico a) em 21 de março e 23 de setembro b)

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS CONTINENTES: TEORIAS DE MOVIMENTAÇÃO DE CROSTA E TECTÔNICA DE PLACAS

A EVOLUÇÃO DOS CONTINENTES: TEORIAS DE MOVIMENTAÇÃO DE CROSTA E TECTÔNICA DE PLACAS CURSO PRÉ-VESTIBULAR TRIU A EVOLUÇÃO DOS CONTINENTES: TEORIAS DE MOVIMENTAÇÃO DE CROSTA E TECTÔNICA DE PLACAS Geografia IU Professor: Thiago Manhães Tiago Pires DERIVA CONTINENTAL O conceito de deriva

Leia mais

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Planaltos Planícies Depressões

Leia mais

1. Brasil: formação e organização do território P Á G I NAS 0 2 À 19.

1. Brasil: formação e organização do território P Á G I NAS 0 2 À 19. 1. Brasil: formação e organização do território P Á G I NAS 0 2 À 19. Brasil - 1534 Brasil Século XXI A configuração territorial atual de nosso país é resultado de um processo histórico com mais de 500

Leia mais

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 9º INSTRUÇÔES Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO Com a maior parte das terras localizadas no Hemisfério Norte, parte no Hemisfério Sul e totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich, esse continente é cortado pela Linha do Equador, na altura

Leia mais

6º Ano Professor Yuri. Conhecendo o planeta Terra

6º Ano Professor Yuri. Conhecendo o planeta Terra 6º Ano Professor Yuri Conhecendo o planeta Terra A superfície da Terra é o espaço que ocupamos no Universo condições adequadas ao desenvolvimento da vida no planeta espaço que a humanidade ocupa e modifica

Leia mais

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo.

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. Rios São cursos d água com leito ou canal bem definidos. São formados pelo encontro das águas do escoamento superficial

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre - Geografia África: questões socioambientais e econômicas; Oceania: terras distantes; Regiões Polares. 1) Assinale a alternativa

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Durante o processo de resfriamento da Terra, ocorreu uma liberação de gases e vapores que formou: A) A crosta terrestre. B)

Leia mais

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco.

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18/12/2017 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL Capítulo 10 BRASIL ocupação entre 15 a 40 mil anos Número de habitantes quando os portugueses aqui chegaram 4 a 5 milhões de nativos Sítios

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Salvar os oceanos. Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas.

Salvar os oceanos. Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas. Componente física dominante no nosso planeta (10) Uma das bacias do Oceano (7) Tipo de planícies que o relevo das bacias oceânicas contém

Leia mais

Os Movimentos da Terra

Os Movimentos da Terra Os Movimentos da Terra Terra Diâmetro Não é uma esfera perfeita erra 12.756 km Na linha do Equador Achatada nos polos que são atravessados pelo eixo imaginário da Terra. Nas imagens de satélite, mal se

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Tri. 1º/2018 Docente: Ens.Fund. Turma: 1º ano Disciplina: Geografia Nº Apostila de dependência 1 - Considerando a idéia de que os mapas são concebidos como instrumentos

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

O Território Português

O Território Português Atualmente, o país é composto por três unidades territoriais distintas: Portugal continental; Arquipélagos dos Açores e da Madeira (regiões autónomas, dotadas de estatutos político-administrativos próprios).

Leia mais

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos;

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; EVOLUÇÃO DA TERRA Evolução da Terra A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; A teoria do Big Bang é elaborada por Edwin Hubble, quando este observou

Leia mais

Geologia para Ciências Biológicas

Geologia para Ciências Biológicas UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Geologia para Ciências Biológicas

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Como você acha

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo.

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. Cartografia 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. A análise do mapa permite concluir que a área representada localiza-se: A. No Hemisfério Ocidental, entre o Equador e

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia

Leia mais

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS O RELEVO DOS OCEANOS # Estima-se que a área da crosta terrestre recoberta pelos oceanos represente cerca de 70% da superfície total. 1. Oceano pacífico

Leia mais

Com extensão territorial de quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano.

Com extensão territorial de quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano. QUESTÕES Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no :

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Éon Fanerozóico Era Mesozóica Um Período compreendido entre 245 e 208 milhões de anos atrás

Leia mais

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma:

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: REVISANDO CONHECIMENTOS PARA O EXAME FINAL SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL: (caderno + capítulo 12) 1. Explique o que devemos entender

Leia mais

UNIDADE: DATA: 27 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 27 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 27 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Lista Extra - 3. Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários

Lista Extra - 3. Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários Lista Extra - 3 Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários 1. (Uel) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir. Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) mapa

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Os efeitos deste magma quando alcançam a superfície são catastróficos. O Brasil já

Os efeitos deste magma quando alcançam a superfície são catastróficos. O Brasil já 10 vulcões que podem acabar com a humanidade a qualquer momento No passado, as pessoas pensavam que explosões vulcânicas eram castigo de Deus. Hoje, no entanto, entendemos que estas erupções são formadas

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA

Leia mais

Seminário Ano Internacional da Biodiversidade Quais os desafios para o Brasil? Painel 11: Os Oceanos e a Biodiversidade Marinha

Seminário Ano Internacional da Biodiversidade Quais os desafios para o Brasil? Painel 11: Os Oceanos e a Biodiversidade Marinha Seminário Ano Internacional da Biodiversidade Quais os desafios para o Brasil? Painel 11: Os Oceanos e a Biodiversidade Marinha June Ferraz Dias junedias@usp.br Alguns fatos sobre os oceanos... Talassociclo

Leia mais

Litosfera e Hidrosfera

Litosfera e Hidrosfera PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Litosfera e Hidrosfera

Leia mais

O sul distante. Nesta aula nós vamos estudar a Oceania.

O sul distante. Nesta aula nós vamos estudar a Oceania. A U A UL LA O sul distante Nesta aula nós vamos estudar a Oceania. Situada em sua maior parte no Pacífico Sul, as ilhas que formam o continente deram origem a microestados que têm pequena importância econômica.

Leia mais

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas.

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Felipe Marçal DATA: 17/12/2016 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 6º ANO TURMA: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Fábio DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Considerando que o pôr do Sol se dá ao Oeste, responda as seguintes questões:

Considerando que o pôr do Sol se dá ao Oeste, responda as seguintes questões: ATIVIDADE INDICADOR 34 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Centro Educacional Colúmbia 2000 1º Tri/2016 Docente: Data: / / Ens. Médio Dependência Turma:1 ano Disciplina: Geografia Nº Dependência Trimestral de disciplina Apostila de dependência do primeiro

Leia mais