3 TIPOS DE FIREWALL E SUAS ESPECIFICAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 TIPOS DE FIREWALL E SUAS ESPECIFICAÇÕES"

Transcrição

1 3 TIPOS DE FIREWALL E SUAS ESPECIFICAÇÕES

2 Introdução... 3 Entendendo o funcionamento de um Firewall Filtragem de pacotes Proxy services Stateful inspection Como escolher o firewall ideal para minha empresa? Conclusão Sobre a Alerta Security... 20

3 INTRODUÇÃO

4 4 INTRODUÇÃO Provavelmente você já conhece um pouco sobre o firewall e até mesmo deve ter algum no seu computador pessoal, mesmo que seja o nativo do sistema. No Windows, por exemplo, é aquela clássica paredinha de tijolos que de vez em quando aparece pedindo permissão para o acesso de alguns aplicativos web. No entanto, ela é muito mais, mas alguns profissionais não sabem disso e muitos até mesmo o deixam de lado por acreditar que é apenas algo que pode acrescentar. Se você é uma dessas pessoas, saiba que está enganado, afinal, só o anti vírus não é uma garantia de proteção contra ataques hackers.

5 ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DE UM FIREWALL

6 6 ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DE UM FIREWALL Para começar, o básico: você sabe o que é um firewall? Resumidamente, é uma barreira, uma parede de fogo, como o próprio nome traduzido diz. Sendo assim, ele analisa todo o tráfego da rede, através de um conjunto de regras e padrões predefinidos, para determinar quais ações podem ser executadas. Ou seja, a sua função é a de bloquear algo que seja indesejado, deixando o espaço livre para a empresa trabalhar normalmente. E esse conceito de indesejado não se aplica apenas a malwares, mas também à própria divisão empresarial! Por exemplo, o firewall pode servir para proteger individualmente a rede de recursos humanos e a rede do setor financeiro.

7 7 ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DE UM FIREWALL Para ilustrá-lo melhor, imagine a porta giratória de um banco. Precisamos passar por ela para entrar no local, mas antes disso devemos cumprir algumas regras como não portar materiais metálicos que sejam uma ameaça à segurança. Caso você tenha, por exemplo, uma arma de fogo, a sua entrada será bloqueada. É assim que o firewall age. COMO O FIREWALL FUNCIONA? tráfego, exceto o que for autorizado; ou permissão total do tráfego, exceto o que for bloqueado. Um exemplo do primeiro caso é quando o acesso a qualquer informação da rede é negado, mas é criada uma regra onde o aplicativo pode pedir uma autorização do usuário para funcionar normalmente. Exemplificando a segunda hipótese, toda a transferência de dados HTTP pode ser liberada, mas bloqueando outras como o . Falamos que ele precisa de alguns parâmetros predefinidos, mas o mais legal disso é que você pode decidir quais são! Mais uma vez, explicando basicamente, o conceito do firewall é baseado em duas máximas: bloqueio total do Serviços mais avançados também pode ser oferecidos em alguns tipos específicos de firewalls. Uma segurança a mais na autenticação de usuários por meio de uma arquitetura diferenciada ou um direcionamento do tráfego para outros sistemas de segurança internos são alguns deles.

8 1. FILTRAGEM DE PACOTES

9 9 1. FILTRAGEM DE PACOTES Os estudos sobre os firewalls começaram na década de 80 - mais precisamente em 1988, por Jeff Mogul - e esse era o tipo de abordagem utilizada. Porém, não se engane, apesar dessa metodologia ser mais simples e um pouco mais limitada, ainda assim muitas empresas a utilizam por fornecer um nível de segurança adequado às necessidades. Ela funciona basicamente da maneira exemplificada acima, onde tudo que não está terminantemente negado, é aceito, e tudo que não está terminantemente autorizado, é negado. Nesse cenário, a filtragem trabalha encima do protocolo TCP/IP para definir qual informação poderá passar ou não. Para ilustrar melhor, é preciso entender que cada pacote tem dados que definem quem ele é - algo similar ao RG e o CPF de uma pessoa - como o endereço IP e o número da porta.

10 10 1. FILTRAGEM DE PACOTES A partir do primeiro, o firewall saberá para qual rede e host aquele pacote irá e a partir do segundo, ele verificará o software que utilizará aquelas informações (um site, um aplicativo bancário, Skype, etc). Feito isso, existem duas formas de atuação: a filtragem estática e a dinâmica. Na primeira, a proteção irá barrar qualquer tipo de tráfego que esteja fora das regras, como por exemplo, caso tente o acesso pela porta TCP 20 numa política que a bloqueie. O problema dela, é que alguns aplicativos precisam de respostas de outros softwares para iniciar a transmissão. No entanto, podem haver regras que bloqueiem o tráfego através desse segundo programa, o que logicamente afetaria o primeiro. Por outro lado, a filtragem dinâmica trabalha encima do contexto. Ela verifica o cenário de cada pacote e adéqua as regras de acordo com o trabalho, mas apenas quando necessário, para quem for necessário e durante o período que for necessário! VANTAGENS E DESVANTAGENS Muitos utilizam esse tipo de firewall por ser bastante barato e um tanto eficiente, logo o custo x benefício é alto. Porém, ele tem três grandes desvantagens que podem ser um tiro no pé da sua empresa. A primeira delas é o simples fato de não analisar o conteúdo. Afinal, se tudo estiver de acordo com as regras, porque não deixá-lo entrar? Bem, a grande falha nessa visão é que o hacker pode mascarar o seu vírus fazendo com que as informações expostas sejam amigáveis ao firewall, mas que o conteúdo não seja nada bom... Além disso, o controle de acesso a protocolos e aplicações que não usem um endereço fixo é um pouco complicado e o último ponto é relativo ao perigo das configurações. Aceitar ou negar a transferência de dados com base nas portas é algo muito delicado porque qualquer errinho pode gerar um problema de segurança enorme!

11 2. PROXY SERVICES

12 12 2. PROXY SERVICES Lembra de quando você via em novelas ou desenhos aquele típico caso cômico onde alguém servia de pombo correio entre duas pessoas? Por exemplo, imagine uma cena numa família onde o filho brigou com o pai. Um dia depois, a criança precisa falar com o ele e decide passar o recado para a mãe pedindo para que ela o repassa para o seu marido. Feito isso, o pai também passa um recado para a sua esposa que termina a comunicação dando a resposta ao filho. Conseguiu perceber como a mãe funcionou como uma intermediária de comunicação? É exatamente isso que um proxy faz. Ele é um intermediário entre clientes (o filho) e servidores (o pai) fazendo as requisições no lugar dos clientes e dando as respostas no lugar do servidor.

13 13 2. PROXY SERVICES O serviço de firewall baseado num proxy age da mesma maneira, mas além disso também faz o monitoramento do tráfego de informações entre ambos os canais. O que é importante analisar, é que nesse mecanismo, toda a informação passa pelo proxy, o que causa vantagens e desvantagens. Mas, dessa maneira, é possível criar regras que impossibilitem a conversa entre determinadas redes ou o acesso de alguns endereços externos. VANTAGENS E DESVANTAGENS A principal vantagem é relativa à segurança. Como não existe uma comunicação direta entre as redes, nenhum malware vai conseguir entrar sem passar por uma triagem prévia. Além disso, diferentemente de outros firewalls, não existe apenas o controle de estado, mas também inspeções em camadas como a HTTP e FTP e, por fim, o proxy também pode ser utilizado para algo complementar como registrar o tráfego num arquivo de log. No entanto, talvez essa não seja a melhor opção se a sua empresa não for muito grande e não possuir um servidor robusto. Afinal, o proxy firewall precisará criar mais conexões à medida que um pacote for enviado ou recebido. Além disso, ele também necessitará de uma grande configuração devido à grande quantidade de protocolos e serviços existentes na internet. Isso tudo resultará em maiores gastos, lentidão entre os processos etc.

14 3. STATEFUL INSPECTION

15 15 3. STATEFUL INSPECTION A inspeção é considerada por muitos a evolução dos filtros, pois ela trabalha de uma maneira semelhante, mas corrigindo algumas pequenas falhas do seu predecessor. Ela funciona fazendo uma análise entre aquilo que é esperado e o que está acontecendo para definir se o tráfego vai continuar ou não. VANTAGENS E DESVANTAGENS Esse é o tipo de firewall mais eficiente e que menos precisa de intervenções para funcionar corretamente. Outra grande vantagem é a correção de falhas dita anteriormente. No filtro de pacotes, tudo funcionaria por meio de exceções às regras, mas a inspeção deixa o processo muito mais maleável. No seu funcionamento, o firewall inicia a comunicação após uma solicitação feita pelo host interno. Feito isso, ele aguarda a resposta do host externo e espera uma resposta que esteja de acordo com o aquele que iniciou o processo e com uma porta predeterminada. Caso as informações combinem, é autorizada a entrada do pacote, mesmo que exista uma regra que bloqueie aquele endereço IP. No entanto, caso as informações não batam, o tráfego de dados termina mesmo que o endereço IP esteja previamente autorizado! Além disso, o mais legal é que o firewall aprende com essas análises e acaba guardando as experiências para comunicações futuras. Ou seja, todos esses dados, autorizados ou não, ficam armazenados e podem fornecer informações sobre possíveis quebras das políticas de segurança ou sobre ameaças. Sua principal desvantagem é relativa ao preço, mas pode valer muito a pena para muitas organizações que precisem de um alto nível de segurança. Outro prejuízo é relativo à lentidão e à grande exigência de recursos da rede, pois toda a análise é muito mais detalhada precisando passar por vários caminhos.

16 COMO ESCOLHER O FIREWALL IDEAL PARA MINHA EMPRESA?

17 17 COMO ESCOLHER O FIREWALL IDEAL PARA MINHA EMPRESA? Primeiramente você precisa identificar quais são as necessidades do seu negócio. Para isso, avalie a sua infraestrutura e saiba o número de usuários com acesso simultâneo; quais dados serão disponíveis ou privados; se será preciso de uma proteção por perímetro ou por alguma parte da rede em especial; se a instituição deve se preocupar com os dispositivos mobile ou não; etc. Com essas informações em mãos, já será possível delimitar o tipo de cobertura e, a partir daí, buscar fornecedores que ofereçam o firewall corporativo ideal para você. Aliás, não se iluda pensando que um serviço caseiro será o suficiente. Procure por aqueles que trabalham especificamente com a segurança no ambiente empresarial! Para afunilar ainda mais, assegure-se de que o firewall escolhido tem uma linguagem fácil de ser entendida e que seja compatível com os softwares que a sua organização já utiliza. Se esse passo fundamental não for feito, é possível que a configuração seja dificultada e que a empresa não consiga ter uma cobertura completa. Por fim, após escolher a fornecedora perfeita para que o trabalho da firma funcione sem nenhum risco, delimite contratos que abranjam todas as necessidades da corporação. Mas não se assuste! Depois de ter feito toda essa pesquisa prévia, você saberá exatamente o que é imprescindível e conseguirá dialogar com a prestadora do serviço.

18 CONCLUSÃO

19 19 CONCLUSÃO Se você julgava que não, agora já sabe que o mundo dos firewalls não é menos importante que o dos antivírus! Pense na filtragem dos dados como uma triagem. Com uma boa checagem prévia, nenhum malware irá passar pela sua barreira e o antivírus não terá trabalho. Logo, você não terá dores de cabeça, pois os hackers não passarão nem pela primeira porta de acesso à sua companhia!

20 Fundada em 2004, a Alerta Security presta soluções e serviços relativos à segurança da informação, sendo especializada em Controle de Acesso Lógico e Monitoramento Remoto. O principal modelo de negócios da instituição é baseado no MSP (Managed Service Provider), o provedor de segurança gerenciado para empresas de alto valor agregado. Oferecemos o nosso trabalho para mais de 100 grandes grandes clientes através de uma terceirização remota da segurança de internet e firewall gerenciado. Tudo alinhado com o conceito UTM (Unified Threat Management) da Dell que, atuando junto do monitoramento remoto da plataforma Zabbix, oferece uma ótima gestão para toda a infraestrutura da rede! Para oferecer esse tipo de serviço, temos um SOC (Security Operation Center) que funciona 24h por dia e está instalado em um dos maiores Data Center do mundo. Além disso, a Alerta Security tem uma metodologia que está de acordo com o treinamento recebido por meio de parcerias com líderes mundiais como a Dell e a Zabbix. Por fim, nosso trabalho principal é B2B, mas também atuamos com o ensino de algumas práticas para profissionais que queiram se especializar. Oferecemos aulas sobre direito eletrônico e certificações relativas ao Centro de Formação Dell SonicWall e Zabbix. Também oferecemos treinamentos customizados para a sua empresa, caso ela precise de algo especializado para algum setor.

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche.

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche. sem que para tanto, o usuário necessite ter muito conhecimento no assunto. Vale citar que o Windows XP já vem com um firewall, que apesar de não ser tão eficiente, é um bom aliado na segurança. Para ativá-lo,

Leia mais

Firewall. Andrei Jean Fabio Garzarella William Passig

Firewall. Andrei Jean Fabio Garzarella William Passig Firewall Andrei Jean Fabio Garzarella William Passig O que é? Firewall por Hardware Firewall por Software Camadas OSI Como funciona? Regras e Ações Tipo de Firewall Agenda O que é? Firewall é uma solução

Leia mais

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas eram feitas de madeira o fogo era um grande problema, pois se alastrava facilmente

Leia mais

MANUAL SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS

MANUAL SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS MANUAL SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS Introdução 3 Por que proteger a sua empresa? 6 Como reconhecer ameaças ao sistema? 10 O que é política de segurança da informação? 13 Por

Leia mais

Firewalls. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR

Firewalls. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Um Firewall cria uma barreira através da qual todo o tráfego que deixa ou chega a uma rede deve passar Suas regras ditam quais tráfegos estão autorizados a passar

Leia mais

Firewalls Reginaldo Campos 1

Firewalls Reginaldo Campos 1 Firewalls Reginaldo Campos 1 Roteiro Introdução Características do Firewall Tipo de Firewall Filtro de Pacotes Servidores Proxy Tipos avançados de Firewall Bastion Host Firewalls híbridos 2 Roteiro (cont)

Leia mais

GARGALOS DE PRODUÇÃO: COMO A TI AFETA E É AFETADA POR ELES?

GARGALOS DE PRODUÇÃO: COMO A TI AFETA E É AFETADA POR ELES? GARGALOS DE PRODUÇÃO: COMO A TI AFETA E É AFETADA POR ELES? Introdução...3 O que são gargalos de produção?...6 Quais são os gargalos de produção no setor de TI?...9 Como a TI auxilia na eliminação de gargalos?...13

Leia mais

GUIA DAS CERTIFICAÇÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

GUIA DAS CERTIFICAÇÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO GUIA DAS CERTIFICAÇÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Introdução...3 O que é uma Certificação de Segurança de Informação?...6 Por que são tão valorizadas pelo mercado brasileiro?...8 Principais certificações...

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEG Aula N : 11 Tema: Servidores Proxies

Leia mais

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo Tipos de Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo 1 / 12 Organização Tipos de 1 Tipos de 2 3 2 / 12 É um servidor que atua como um intermediador entre requisições provenientes

Leia mais

Os três principais tipos de firewall são o filtro de pacotes, o filtro de pacotes com estado e o proxy.

Os três principais tipos de firewall são o filtro de pacotes, o filtro de pacotes com estado e o proxy. Tipos de Firewall Os três principais tipos de firewall são o filtro de pacotes, o filtro de pacotes com estado e o proxy. Entretanto os firewalls também exercem as funções adicionais como NAT (Network

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Redes de Computadores II. Firewall

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Redes de Computadores II. Firewall Firewall Um firewall é um dispositivo de controle de acesso que olha para o pacote IP, compara com regras de política e dispositivos para permitir. Negar ou toma alguma outra ação no pacote. Um firewall

Leia mais

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Arquitetura de Rede Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Tipos de arquiteturas Cliente-Servidor Peer-to-Peer Arquitetura Híbrida Cliente-Servidor

Leia mais

Configurações de firewall gerais no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN

Configurações de firewall gerais no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN Configurações de firewall gerais no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN Objetivo Um Firewall protege uma rede interna de uma rede externa tal como o Internet. Os Firewall são vitais à segurança

Leia mais

Operations Research Serviços de Redes

Operations Research Serviços de Redes Serviços de Redes 3º Ano / 1º Semestre 2017 lvilanculos@up.ac.mz Curso de Informática Docente: Luís Vilanculos 1 Virtualização Para entender perfeitamente o conceito da tecnologia, deve-se traçar um paralelo

Leia mais

GUIA DA GESTÃO DA SEGURANÇA EM CLOUD COMPUTING

GUIA DA GESTÃO DA SEGURANÇA EM CLOUD COMPUTING GUIA DA GESTÃO DA SEGURANÇA EM CLOUD COMPUTING Introdução... 3 Entenda como o Cloud Computing funciona... 5 Os seus 4 maiores benefícios... 8 Quais são os riscos reais dessa tecnologia... 12 Saiba como

Leia mais

Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series

Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series Objetivo O objetivo principal de um Firewall é controlar o tráfego de rede entrante e que parte analisando os pacotes de dados e

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

Tutorial IPv6 Avançado Técnicas de Transição

Tutorial IPv6 Avançado Técnicas de Transição Tutorial IPv6 Avançado Técnicas de Transição Agenda Introdução Qual a melhor técnica de transição? Existem alternativas ao Dual Stack? Como fazer caso meu provedor de trânsito não ofereça link IPv6? Quero

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEG Aula N : 12 Tema: Aprimorando a segurança

Leia mais

Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection)

Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection) Proxy e FIREWALL Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection) As primeiras gerações de firewall eram ditos "stateless". Cada pacote é analisado individualmente, sem levar em conta pacotes anteriores

Leia mais

FORCEPOINT DLP ENDPOINT

FORCEPOINT DLP ENDPOINT FORCEPOINT DLP ENDPOINT BLOQUEIE AMEAÇAS AVANÇADAS E PROTEJA DADOS CONFIDENCIAIS PARA USUÁRIOS EM ROAMING FORCEPOINT DLP ENDPOINT BLOQUEIE AMEAÇAS AVANÇADAS E PROTEJA DADOS CONFIDENCIAIS PARA USUÁRIOS

Leia mais

Sumário ARQUITETURA Arquitetura Gerenciamento Arquitetura - API Arquitetura - Interface

Sumário ARQUITETURA Arquitetura Gerenciamento Arquitetura - API Arquitetura - Interface Sumário... 1 1 ARQUITETURA... 3 1.1 Arquitetura Gerenciamento... 3 1.1.1 Arquitetura - API... 4 1.1.2 Arquitetura - Interface... 4 1.1.3 Arquitetura Dados... 5 1.1.4 Arquitetura Serviços... 5 1.1.5 Arquitetura

Leia mais

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO)

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) Wanderléa Teixeira Gnoato Lodi gnoatow@yahoo.com.br 10 de Outubro de 2011 Roteiro de

Leia mais

Técnicas de Transição

Técnicas de Transição Técnicas de Transição Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

BANCO DE DADOS: UM MANUAL PARA VOCÊ ESCOLHER O SEU

BANCO DE DADOS: UM MANUAL PARA VOCÊ ESCOLHER O SEU BANCO DE DADOS: UM MANUAL PARA VOCÊ ESCOLHER O SEU Introdução 3 Por que ter um banco de dados 5 Como manter a segurança de um banco de dados 14 O que não fazer em caso de violação? 19 Tipos de banco de

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Proxy, NAT Filtros de Pacotes Exercício 1 Configure as regras do filtro de pacotes "E" para permitir que os computadores da rede interna tenham

Leia mais

KASPERSKY ENDPOINT SECURITY FOR BUSINESS Select Ferramentas para capacitar uma equipe de trabalho móvel, garantir a conformidade com políticas de segurança de TI e bloquear malware. O nível Select da Kaspersky

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Locaweb

Proposta Comercial. Produto:  Locaweb Proposta Comercial Produto: Email Locaweb Sumário Sobre a Locaweb... Locaweb em Números... Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Principais Benefícios... 5 Condições Comerciais... 6 Prazos

Leia mais

Uso de ferramentas de Segurança

Uso de ferramentas de Segurança FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Tecnologia em Segurança da Informação Aldo Filho Jordan Hugs Liniker Lettierre Rony Carneiro Uso de ferramentas de Segurança Francisco Xavier Calaça GOIÂNIA, 2016 Aldo

Leia mais

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade.

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade. OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: um caminho para a transformação digital em sua empresa 1 www.simpress.com.br SUMÁRIO Introdução 3 O panorama atual do outsourcing 4 Vantagens para gestão 6 Confiabilidade e parceria

Leia mais

Gerência de Redes Visão Geral

Gerência de Redes Visão Geral Gerência de Redes Visão Geral Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Sumário Gerenciamento de Redes Evolução do Gerenciamento Áreas Funcionais Elementos do Gerenciamento Plataformas

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Análise de descarga de QuickVPN TCP

Análise de descarga de QuickVPN TCP Análise de descarga de QuickVPN TCP Objetivos Este artigo explica como a como capturar os pacotes com wireshark para monitorar o tráfego do cliente quando um VPN rápido existe. O VPN rápido é uma maneira

Leia mais

Redes de Computadores Aula 23

Redes de Computadores Aula 23 Redes de Computadores Aula 23 Aula passada Segurança em redes Criptografia Confidencialidade Autenticação Aula de hoje Assinatura digital Message digest Integridade Firewalls O que é Segurança em Redes?

Leia mais

CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS

CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS Universidade Federal de Ouro Preto Profa. Msc. Helen de DECEA Cássia / S. João da Monlevade Costa Lima Universidade Federal de Ouro Preto Definição

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DE TI Versão 2.0 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DE TI Versão 2.0 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CATÁLOGO DE SERVIÇOS DE Versão 2.0 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. SERVIÇOS... 4 2.1. CADASTROS E ACESSOS... 4 2.2. SERVIÇOS DE IMPRESSÃO... 5 2.3. SERVIÇOS DE REDE

Leia mais

Principais características:

Principais características: Sumário Firewall: Linux 19 de agosto de 2014 19 de agosto de 2014 1 / 1 19 de agosto de 2014 2 / 1 O iptables é um firewall que funciona a nível de pacotes. Para visualizar as regras do firewall acesse

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.:UNIDADE 5 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:. PARTE 2 - AMEAÇAS A SEGURANÇA

Leia mais

Solução em AntiSpam em Nuvem. Filtre mais de 99,98% dos s indesejados!

Solução em AntiSpam em Nuvem. Filtre mais de 99,98% dos  s indesejados! BluePex Security Mail - ANTISPAM Especificações Técnicas Mínimas Solução para antispam Fabricante A BluePex, empresa brasileira de controle e segurança da informação é a fabricante da solução em Antispam.

Leia mais

Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware

Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware Diferenças entre antivírus, antispyware e firewall Antivírus Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS INFORMÁTICA. Prof. Márcio Hunecke

Simulado Aula 01 INSS INFORMÁTICA. Prof. Márcio Hunecke Simulado Aula 01 INSS INFORMÁTICA Prof. Márcio Hunecke Informática 1. Um dos procedimentos de segurança da informação a ser adotado pelas empresas é a assinatura de um termo de compromisso pelos seus

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Exchange

Proposta Comercial. Produto: Exchange Proposta Comercial Produto: Exchange Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 3 Principais Características... 4 Benefícios... 5 Condições Comerciais... 7 Prazos e Condições

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto:

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto: Aluno: MAT: Curso: Administração Data: 11/06/2019 Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto: Instruções: Esta é uma prova individual composta por 10 (dez) questões distribuídas entre dissertativas,

Leia mais

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Serviços Integrados: Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Segmentos de mercado Desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados de acordo com o modelo de negócios de cada

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

FIREWALL. Adão de Melo Neto

FIREWALL. Adão de Melo Neto FIREWALL Adão de Melo Neto Sumário 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO Firewall 3. CONCLUSÃO Prática de Firewall Prática do SSH Firewall Firewall é hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto

Leia mais

Filtragem de entrada interrompe ameaças da Internet antes que eles cheguem ao seu servidor de

Filtragem de entrada interrompe ameaças da Internet antes que eles cheguem ao seu servidor de ------------- Elimine as ameaças e e-mails indesejados! Simples e eficiente, experimente o que é viver sem Spam Filtragem de entrada interrompe ameaças da Internet antes que eles cheguem ao seu servidor

Leia mais

Uma solução. Imagine... u m Novo Mundo de Autenticação.

Uma solução. Imagine... u m Novo Mundo de Autenticação. Uma solução Imagine... u m Novo Mundo de Autenticação. Imagine u m mundo Onde Senhas não serão hackeadas Pessoas não compartilharão credenciais Usuários não se passem por outros Onde autenticação é mais

Leia mais

SOLUÇÃO COMPLETA PARA SEGURANÇA DE PERÍMETRO

SOLUÇÃO COMPLETA PARA SEGURANÇA DE PERÍMETRO SOLUÇÃO COMPLETA PARA SEGURANÇA DE PERÍMETRO Proteção multinível para negócios conectados. NEXT GENERATION FIREWALL HIGHLIGHTS Firewall Proxy web Categorização de conteúdo IDS/IPS Controle de aplicação

Leia mais

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelo OSI / ISO Nomenclaturas OSI - Open Systems Interconnect ISO International Organization for Standardization Conceitos

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS E SOLUÇÕES. Departamento Comercial DOCUMENTO PÚBLICO RESTRIÇÃO: SEM RESTRIÇÃO

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS E SOLUÇÕES. Departamento Comercial DOCUMENTO PÚBLICO RESTRIÇÃO: SEM RESTRIÇÃO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS E SOLUÇÕES Departamento Comercial Quem é a ABCTec Atuando no mercado de TI desde 1996, a ABCTec está hoje focada em oferecer soluções voltadas à Segurança da Informação. Com uma equipe

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas de Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Março de 2011 1 / 15 Redes II - Conteúdo programático (Ementa) Aulas

Leia mais

Vigilância Implacável. Aker IPS. A resistência que a sua empresa precisa contra intrusões.

Vigilância Implacável. Aker IPS. A resistência que a sua empresa precisa contra intrusões. Aker IPS Vigilância Implacável A resistência que a sua empresa precisa contra intrusões. Identifique as ameaças cibernéticas presentes em sua rede e execute ações preventivas, antes que elas prejudiquem

Leia mais

Manual Técnico para Parceiros

Manual Técnico para Parceiros Manual Técnico para Parceiros Apresentação O serviço VPN SW GSURFNET está em produção no mercado desde 2006, conduzindo o tráfego das operações TEF sobre IP através de qualquer meio de acesso à Internet

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Conte conosco para cuidar do seu TI. Temos a solução perfeita para sua empresa. Índice Serviços Contato Suporte Técnico Infraestrutura de Redes Monitoramento Ativo Firewall Virtualização

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon SQUID O Squid permite compartilhar a conexão entre vários micros, servindo como um intermediário entre eles e a internet. Usar um proxy é diferente

Leia mais

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Proxy, NAT Filtros de Pacotes Exercício 1 Configure as regras do filtro de pacotes "E" para permitir que os computadores da rede interna tenham

Leia mais

Declaração de Segurança

Declaração de Segurança Declaração de Segurança Benchmarking Online de RH 15 5 2017 Benchmarking Online de Indicadores de RH - BenchOnline Declaração de Segurança Sumário Autenticação do usuário... 3 Senhas... 3 Criptografia

Leia mais

Sistemas de Detecção de Intrusão

Sistemas de Detecção de Intrusão Sistemas de Detecção de Intrusão Gabriel Antonio Fontes Rebello Matheus Lemos dos Reis Rafael Gonçalves Damasceno Raphael Oliveira Sathler de Souza Rodrigo Carvalho Ribeiro de Jesus Contexto para Sistemas

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação Segurança da Informação NAC Eduardo Martins Pereira Fernando Bracalente Marcelo Dinofre Mario Luiz Bernardinelli Apresentacao NAC v4.2 Agenda Introdução Segurança de Acesso O que é NAC Histórico Empresas

Leia mais

SEGURANÇA APLICADA MATERIAL 19

SEGURANÇA APLICADA MATERIAL 19 Graduação Tecnologia em Redes Computadores SEGURANÇA APLICADA MATERIAL 19 Prof. Luís Mateus da Silva Matos TRIPLE CCIE # 17528 (R&S, SP, SECURITY) CCNA, CCDA, CCNP, DCNIS CCDP, MCP, MCP+Internet, MCSE

Leia mais

Segurança em camadas

Segurança em camadas FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FUCAPI CPGE Segurança em camadas Fundamentos de Segurança da Informação Conceito Segurança em camadas (defense-in-depth)

Leia mais

Correção da prova AV1 de Segurança da Informação Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Correção da prova AV1 de Segurança da Informação Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Correção da prova AV1 de Segurança da Informação 2018-2 Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com 1ª questão (0,8 ponto) Um dos maiores desafios atuais é a integração da segurança

Leia mais

Firewall e tradução de endereço de rede

Firewall e tradução de endereço de rede Firewall e tradução de endereço de rede TIP60808 Curso Integrado Telecomunicações Prof. Emerson Ribeiro de Mello http://docente.ifsc.edu.br/mello Firewall Definição convencional: Parede corta fogo Dispositivo

Leia mais

Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização e controle da internet e da empresa Coco do Vale.

Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização e controle da internet e  da empresa Coco do Vale. Objetivo Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização e controle da internet e e-mail da empresa Coco do Vale. Responsabilidades As informações neste tópico são as responsabilidades,

Leia mais

Protótipo de um software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Protótipo de um software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Protótipo de um software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Acadêmico: Paulo Fernando da Silva Orientador: Sérgio Stringari Roteiro Introdução Fundamentos Segurança

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

BT Assure DDoS Mitigation

BT Assure DDoS Mitigation Serviços on-premise e em nuvem O que é DDoS? Os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) são ataques cibernéticos bastante comuns que têm o propósito de sobrecarregar um dispositivo ou aplicação com

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores HTTP Prof. Thiago Dutra Agenda Definição de HTTP Hipertexto Características do HTTP O HTTP e a Web Conexões HTTP Mensagens HTTP Cookies Caches Web GET Condicional

Leia mais

Guia de instalação. McAfee Web Gateway Cloud Service

Guia de instalação. McAfee Web Gateway Cloud Service Guia de instalação McAfee Web Gateway Cloud Service COPYRIGHT Copyright 2017 McAfee LLC ATRIBUIÇÕES DE MARCA McAfee e o logotipo da McAfee, McAfee Active Protection, epolicy Orchestrator, McAfee epo, Foundstone,

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Camada de aplicação Um protocolo da camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes,

Leia mais

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015 Internet Informática para Secretariado 23/06/2015 Objetivos Apresentar o surgimento da Internet no mundo e no Brasil Apresentar os conceitos de Internet Conhecer os serviços de Internet Histórico A Internet

Leia mais

Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008.

Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008. Gerenciando o Windows Server 2008 Bem vindo(a), Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008. Após essa aula você será capaz de: Definir quais são as formas

Leia mais

DESCONTOS DE ATÉ 50%

DESCONTOS DE ATÉ 50% Quer participar das promoções do Ponto dos Concursos e ganhar descontos imperdíveis em tempo real durante este evento? DESCONTOS DE ATÉ 50% Neste exato momento o professor Marco Antonio Macarrão (32 98475-5021)

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud.

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud. Vivo Cloud Conheça o Vivo Cloud Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud Recursos de computação, armazenamento, redes, segurança,

Leia mais

Funções da. Os principais serviços oferecidos pela camada de transporte são: Controle de conexão, Fragmentação, Endereçamento e Confiabilidade.

Funções da. Os principais serviços oferecidos pela camada de transporte são: Controle de conexão, Fragmentação, Endereçamento e Confiabilidade. Funções da Os serviços oferecidos pelo protocolo IP não oferecem confiabilidade. Problemas comuns como congestionamento, perda ou ordenação de pacotes não são tratados. Entretanto as aplicações (HTTP,

Leia mais

Mantendo sua VPN protegida

Mantendo sua VPN protegida Mantendo sua VPN protegida Visão Geral O aumento no uso do acesso remoto está levando as empresas a procurar por uma solução segura e fácil de gerenciar ao prover acesso aos bens sensíveis da empresa.

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Segurança da Informação

Leia mais

Sabe o que é port forwarding e qual a sua utilização?

Sabe o que é port forwarding e qual a sua utilização? Sabe o que é port forwarding e qual a sua utilização? Date : 14 de Julho de 2017 Alguma vez ouviu falar sobre port forwarding ou encaminhamento baseado em portos lógicos, aplicado em configurações para

Leia mais

GATEPLUS SISTEMA HOTSPOT DE GESTÃO E CONTROLE DE INTERNET

GATEPLUS SISTEMA HOTSPOT DE GESTÃO E CONTROLE DE INTERNET GATEPLUS 2.2 - SISTEMA HOTSPOT DE GESTÃO E CONTROLE DE INTERNET O GATEPLUS 1.5 POSSUI SISTEMA DE CONTROLE DE USUÁRIOS, PODE SER INTEGRADO AOS PRINCIPAIS PMS S ASSOCIANDO TARIFAS PAGAS OU GRÁTIS DE INTERNET

Leia mais

Antispam corporativo e Gateway

Antispam corporativo e  Gateway Antispam corporativo e Email Gateway Sua empresa livre de ataques dirigidos, ransomware, vírus, phishing e e-mails indesejados. O e-mail é a principal ferramenta de comunicação entre empresas no mundo

Leia mais

Como configurar a rede da ferramenta de segurança da Web de Cisco e DLP RSA para

Como configurar a rede da ferramenta de segurança da Web de Cisco e DLP RSA para Como configurar a rede da ferramenta de segurança da Web de Cisco e DLP RSA para interoperar? Índice Pergunta: Como configurar a rede da ferramenta de segurança da Web de Cisco e DLP RSA para interoperar?

Leia mais

Processos ca 3 pítulo

Processos ca 3 pítulo Processos capítulo 3 Introdução: Threads Para executar um programa, o sistema operacional cria um determinado números de processos virtuais. O sistema operacional mantém uma tabela de processos que contém

Leia mais

Como o software Reflection facilita a conformidade com o PCI DSS

Como o software Reflection facilita a conformidade com o PCI DSS Reflection Como o software Reflection facilita a conformidade com o PCI DSS Como o software Reflection facilita a conformidade com o PCI DSS Como o software Reflection facilita a conformidade com o PCI

Leia mais

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.

Leia mais

Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082

Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082 Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082 Objetivo O firewall embutida para o RV016, o RV042, o RV042G, e o RV082 obstrui à revelia determinados tipos do tráfego.

Leia mais

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet.

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. Unidade III Unidade III 3 GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DA TI Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. 1 As organizações estão sofrendo, a cada

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 4 - INTERFACES E SERVIÇOS Definições: Serviços: Cada camada fornece serviços para camada superior. O modelo especifica o que cada camada faz, não como o serviço é implementado ou acessado. Interfaces:

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO http:// www.cefetrn.br/datinf ARQUITETURA TCP/IP Nome: Curso: Turma: LISTA DE EXERCÍCIO

Leia mais

Testes de Penetração: Explorador de Portas

Testes de Penetração: Explorador de Portas Testes de Penetração: Explorador de Portas Segurança da Informação Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/sega6 charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais