Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015)"

Transcrição

1 Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de 2014 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015) Com base na Resolução 35/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que estabelece as Normas para o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, a Pró-Reitoria de Graduação torna público o presente edital de chamada para Projetos de Iniciação à Docência que pleiteiam bolsistas para o ano de DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1 O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência tem como objetivos proporcionar a realização de atividades ligadas a Projetos que estimulem o desenvolvimento de metodologias inovadoras que contribuam com a melhoria do ensino na graduação através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas. 2 DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 2.1 A solicitação de vagas deverá ser acompanhada dos Projetos que pleiteiam as bolsas. 2.2 Cada projeto obrigatoriamente deverá conter: a) Título: relacionado aos objetivos do programa; b) Indicação do professor orientador responsável pelo projeto com seu respectivo institucional; c) Indicação do(s) professor(es) orientador(es) do projeto com seu(s) respectivo(s) (s) (máximo de dois por projeto); d) Indicação da(s) disciplina(s) vinculada(s) ao projeto; e) Resumo do projeto (500 caracteres com espaços); f) Introdução e Fundamentação Teórica; g) Objetivos; h) Estratégias a serem utilizadas para atingir os objetivos; i) Conteúdo a ser exigido no processo seletivo; j) Perfil desejado do aluno bolsista a ser selecionado para o projeto (máximo de um por orientador); k) Plano de Trabalho do bolsista solicitado, para 10 horas semanais; l) Data, hora e local da prova de seleção (que deverá ser realizada no período previsto no item 9 deste edital) Em caso de renovação com recondução, deverá ser informado o nome do aluno reconduzido. 2.3 Cada plano de trabalho deverá conter: a) As atribuições do bolsista, de acordo com o art. 10 da Resolução 35/2011 do CONSEPE; b) A definição dos objetivos do trabalho do bolsista; c) A relevância da participação do bolsista no projeto; d) A capacitação almejada para o bolsista.

2 3 DOS PROCESSOS DE ENCAMINHAMENTO E RECEBIMENTO DE PROJETOS 3.1 Os projetos deverão ser encaminhados à Coordenação do Programa de Iniciação à Docência, via Protocolo, entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro de 2014, no horário de funcionamento do Protocolo. 3.2 Na documentação protocolada PARA PROJETOS NOVOS deverão constar: a) Uma cópia impressa do projeto, conforme os itens 2.2 e 2.3. b) Carta de apresentação do projeto, conforme modelo disponível na página Institucional do PID (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/bolsasacademicas/pid), assinada pelo Chefe do Departamento ao qual o professor responsável do projeto está vinculado, com ciência do professor responsável pela disciplina na qual o projeto será desenvolvido (caso este não seja o professor responsável pelo projeto) e do(s) Coordenador(es) do(s) Curso(s) no(s) qual(is) o projeto será desenvolvido. 3.3 Na documentação protocolada PARA RENOVAÇÃO DE PROJETOS EM ANDAMENTO deverão constar: a) Uma cópia impressa do projeto, conforme os itens 2.2.a.b.c.d.e.i.j.k.l e 2.3. b) Carta de renovação do projeto, conforme modelo disponível na página Institucional do PID (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/bolsasacademicas/pid), assinada pelo chefe do seu departamento com ciência do(s) Coordenador(es) do(s) Curso(s) no(s) qual(is) o projeto está sendo desenvolvido, sendo a avaliação da continuidade do projeto efetuada pela análise do relatório parcial entregue até o dia 31 de agosto de 2014, data prevista no Edital PID nº 29, de 29 de julho de Projetos em andamento que não tiverem o relatório parcial protocolado até a data descrita serão automaticamente desclassificados para concorrer à renovação. 4 DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS 4.1 Cada projeto será analisado por uma Comissão de Seleção dos Projetos do Programa de Iniciação à Docência, designada pela Pró-Reitoria de Graduação, composta pela Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência, por um representante indicado por cada uma das COMGRADs e por uma pedagoga da Instituição. 4.2 A hierarquização dos projetos aprovados pela Comissão de Avaliação, a homologação do resultado final e a sua divulgação serão de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação. 4.3 Os projetos com solicitação de continuidade terão os relatórios avaliados pela mesma Comissão de Seleção que avaliou os projetos no processo seletivo em que foram aprovados. 4.4 O resultado da avaliação dessa Comissão será divulgado no site institucional até o dia 6 de outubro.

3 4.5 Do resultado final da avaliação dessa Comissão não caberá recurso. 5 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS 5.1 Os projetos serão avaliados priorizando os seguintes indicadores: a) Objetivos; b) Relevância; c) Fundamentação teórica; d) Apresentação de propostas para o desenvolvimento de metodologias inovadoras que contribuam com a melhoria do ensino na graduação através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas; e) Viabilidade de execução; f) Adequação e viabilidade de execução dos planos de trabalho do bolsista solicitado. 5.2 Na avaliação dos projetos serão levados em conta, além da qualidade do projeto, prioritariamente, os seguintes critérios: a) Vinculação às experiências de ensino; b) Consonância com os objetivos e diretrizes do Programa de Iniciação à Docência da UFCSPA. 5.3 Projetos caracterizados como pesquisa e extensão serão desclassificados. 5.4 Projetos novos que não atenderem aos itens do Edital quanto à elaboração do projeto, assinaturas e demais critérios serão automaticamente desclassificados. 5.5 Projetos com pedido de renovação que não tiverem o relatório parcial protocolado até a data descrita no Edital PID nº 29, de 29 de julho de 2013, ou não atenderem aos itens do edital serão automaticamente desclassificados para concorrer à renovação. 6 DO CADASTRAMENTO DO PROJETO E DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS 6.1 No programa de Inscrições on line (http://sistema.ufcspa.edu.br/pid_2015), o professor orientador contemplado com bolsa deverá, conforme cronograma disponível no item 9 deste edital: a) cadastrar seu projeto para visualização e inscrição dos alunos interessados com login e senha da UFCSPA; b) verificar a lista de candidatos inscritos em seu projeto; c) divulgar a ordem de classificação dos candidatos após a conclusão de seu processo seletivo. 6.2 A seleção de bolsistas de Iniciação à Docência ocorrerá obedecendo ao disposto na Resolução 35/2011 do CONSEPE.

4 6.3 Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade, desde que não se sobreponham às normas restritivas de cada curso. 6.4 A admissão dos bolsistas será feita através de processo seletivo conduzido pelos professores responsáveis e orientador(es) do projeto. 6.5 O número de bolsas a serem concedidas por projeto estará limitado a uma bolsa por projeto. 6.6 O processo de seleção dos bolsistas será conduzido com a utilização do Programa de Inscrições on line (http://sistema.ufcspa.edu.br/pid_2015) disponível na página Institucional do PID Os alunos poderão candidatar-se a, no máximo, 3 (três) projetos O período de inscrições on line dos candidatos nos projetos contemplados com bolsa será entre os dias 16 e 24 de outubro de 2014, e o processo seletivo ocorrerá entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro de Ao final do processo seletivo, o professor orientador deverá encaminhar à Coordenação do Programa de Iniciação à Docência a Ata de Seleção, conforme modelo disponível na página Institucional do PID (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/bolsas-academicas/pid). 7 - DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS 7.1 As 50 (cinquenta) vagas de bolsa para o Programa de Iniciação à Docência serão distribuídas pela Pró-Reitoria de Graduação, com vigência de dez meses (um período letivo), a vigorar de março a dezembro de 2015, ao valor individual de R$400,00 (quatrocentos reais). 7.2 Os projetos enviados serão avaliados pela Comissão de Seleção designada pela Pró-Reitoria de Graduação. 7.3 Aos projetos aprovados por essa Comissão serão concedidas bolsas, dentro das vagas disponibilizadas para o Programa. 7.4 O projeto aprovado que não tiver inscrição de alunos no período estabelecido no edital terá prazo de, no máximo, 30 dias para preenchimento da vaga, mediante abertura de novo processo seletivo. 7.5 Nos projetos com solicitação de renovação, cuja continuidade tenha sido recomendada pela Comissão de Seleção, o professor responsável deverá indicar, na documentação encaminhada, a opção de recondução do atual Bolsista, se assim o desejar; caso contrário, deverá informar que será realizada nova seleção, indicando sua data e local. 8 CRITÉRIOS DE ACOMPANHAMENTO 8.1 Os professores com projetos contemplados deverão apresentar um Relatório Parcial, conforme modelo disponível na página institucional do PID

5 (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/bolsas-academicas/pid), protocolado à Coordenação do Programa de Iniciação à Docência até o dia 31 de agosto de 2015, nos termos do Capítulo IX da Resolução 35/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. 8.2 Ao final do período da bolsa, o professor orientador responsável pelo Projeto, em conjunto com os demais orientadores e bolsista, farão o Relatório Final, conforme modelo disponível na página institucional do PID (http://www.ufcspa.edu.br/index.php/bolsas-academicas/pid). 8.3 O Relatório Final deverá ser encaminhado à Coordenação do Programa de Iniciação à Docência até o dia 29 de janeiro de 2016, via protocolo. 9 CALENDÁRIO Recebimento dos Projetos no Protocolo 26/8/14 a 8/9/14 Seleção dos Projetos 15/9/14 a 30/9/14 Divulgação final, pela PROGRAD, dos resultados da seleção 6/10/14 dos projetos Cadastramento dos projetos para inscrição on line pelos 8/10/14 a 15/10/14 orientadores (http://sistema.ufcspa.edu.br/pid_2015) Período de inscrição on line de candidatos nos projetos 16/10/14 a 24/10/14 (http://sistema.ufcspa.edu.br/pid_2015) Período de seleção de candidatos 27/10/14 a 7/11/14 Divulgação no sistema on line, pelos orientadores, da ordem 10/11/14 a 12/11/14 de classificação dos candidatos aprovados nos processos seletivos (http://sistema.ufcspa.edu.br/pid_2015) e envio, via protocolo, das atas de seleção para a Coordenação do Programa de Iniciação à Docência Divulgação final dos candidatos aprovados na página 17/11/14 Institucional, pela PROGRAD Período para assinatura do termo de compromisso pelos 2/2/15 a 27/2/15 bolsistas selecionados e orientadores dos projetos no DERCA. Neste momento o bolsista deve informar o número da conta corrente do Banco do Brasil e CPF Porto Alegre, 14 de julho de Maria Terezinha Antunes Pró-Reitora de Graduação

ORDEM DE SERVIÇO. ASSUNTO: Regulamenta o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência 1 FINALIDADE

ORDEM DE SERVIÇO. ASSUNTO: Regulamenta o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência 1 FINALIDADE OS-04/SR-1/04 01/06 1 FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem por finalidade modificar a OS-02/SR-1/95 e regulamentar a operacionalização do Programa de Bolsa de Iniciação à. 2 OBJETIVO DO PROGRAMA

Leia mais

Edital PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2015. Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2016)

Edital PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2015. Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2016) Edital PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2015 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2016) Com base na Resolução 35/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que estabelece as Normas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

EDITAL PROGRAD nº 35 de 09 de novembro de 2012 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL PROGRAD nº 35 de 09 de novembro de 2012 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA EDITAL PROGRAD nº 35 de 09 de novembro de 2012 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ESTÁGIOS DES

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ESTÁGIOS DES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ESTÁGIOS DES PROGRAMA DE ESTÁGIOS INTERNOS DA UFF PROGRAD - 2014 Edital de seleção de Estágios n 03 de 18 de novembro de 2013 1. DOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL RESOLUÇÃO Nº 55/2008-CONSUNI/UFAL, de 10 de novembro de 2008. APROVA NORMAS QUE DISCIPLINAM O PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Comissão de Produção Científica (CPC)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Comissão de Produção Científica (CPC) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Comissão de Produção Científica (CPC) Edital n 4 /2016 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO PARA OBTENÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ANO LETIVO

Leia mais

Edital n 43 /2016 TORNAR PÚBLICA

Edital n 43 /2016 TORNAR PÚBLICA Edital n 43 /2016 O presidente da (CPC), no uso de suas atribuições legais e com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe), resolve: TORNAR PÚBLICA A abertura das

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna público

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa de Extensão Educação para a Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS para o

Leia mais

EDITAL PROGRAD nº 19, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS

EDITAL PROGRAD nº 19, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS EDITAL PROGRAD nº 19, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no uso de suas

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

Edital PRG/CEM Nº 03/2017

Edital PRG/CEM Nº 03/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA PRG/CEM Edital PRG/CEM Nº 03/2017 (Monitoria 2016.2/2017.1) A Pró-Reitora de Graduação, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

O valor atual da bolsa PMG é de R$ 400,00. A carga horária são 12 horas semanais, totalizando 48 horas mensais.

O valor atual da bolsa PMG é de R$ 400,00. A carga horária são 12 horas semanais, totalizando 48 horas mensais. INFORMES PMG - 2017 PROCEDIMENTOS SOBRE AS BOLSAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA GRADUAÇÃO O Programa de Monitoria da Graduação será regido pelas Diretrizes Gerais do Programa de Monitoria da Graduação e

Leia mais

EDITAL PROGRAD nº 45, de 27 de novembro de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS

EDITAL PROGRAD nº 45, de 27 de novembro de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS EDITAL PROGRAD nº 45, de 27 de novembro de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no uso de

Leia mais

2.1 A chamada terá as suas inscrições recebidas entre o dia 1/02/2016 até às 23:59hs do dia 23/02/2016.

2.1 A chamada terá as suas inscrições recebidas entre o dia 1/02/2016 até às 23:59hs do dia 23/02/2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro Conselho de Ensino para Graduados e Conselho de Ensino de Graduação EDITAL nº 24 CEG/CEPG 2016, de 29 de Janeiro de 2016 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS

EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JUNIOR BIC/JR EDITAL N. 09/2010 FAPEMA O

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Centro Universitário Estácio Juiz de Fora Pró-reitoria de Graduação Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Edital de Concurso para Seleção de Projetos de Extensão Acadêmica PEA Período agosto

Leia mais

EDITAL nº 04/2017. Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura 2017/PBA Extensão -Eventos e Cursos de Curta Duração

EDITAL nº 04/2017. Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura 2017/PBA Extensão -Eventos e Cursos de Curta Duração EDITAL nº 04/2017 Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura 2017/PBA Extensão -Eventos e Cursos de Curta Duração PBA /Extensão Eventos e Cursos de Curta Duração- 2017 A Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

EDITAL/Nº PIBIAC

EDITAL/Nº PIBIAC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ARTÍSTICO- CULTURAL (PIBIAC) Vigência 2006/2007 EDITAL/Nº 003 - PIBIAC A

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 6 de agosto de 010) EDITAL PPPG Nº. 33/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV

Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º - O Programa de Iniciação Científica da UNIFEV

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DA UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 - APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas da Vitória

Leia mais

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 O Curso de Fisioterapia comunica que estão abertas as inscrições para Seleção de Monitores, para o ano de 2017 do módulo de Saúde, Processo e Assistência (SPA); Indivíduo,

Leia mais

EDITAL PIBID/UFCG/CFP Nº 18/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNO BOLSISTA

EDITAL PIBID/UFCG/CFP Nº 18/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNO BOLSISTA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS A Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no uso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS,

Leia mais

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

EDITAL Nº 05/2017/PROCULT

EDITAL Nº 05/2017/PROCULT EDITAL Nº 05/2017/PROCULT SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA BOLSAS DE CULTURA DA DIVISÃO DE LÍNGUAS E CULTURAS ESTRANGEIRAS (DLC) NO ÂMBITO DA PRÓ- REITORIA DE CULTURA 2017 A Universidade Federal do Cariri UFCA,

Leia mais

EDITAL PIBID Nº 01/2016 RETIFICAÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS

EDITAL PIBID Nº 01/2016 RETIFICAÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID Nº 01/2016 RETIFICAÇÃO

Leia mais

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA Edital nª 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA Edital do processo seletivo simplificado para ingresso junto à Pós-Graduação: em Nutrição Clínica (especialização teórica e prática), na cidade de Porto

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO OS-05/SR-1/04 01/05 1 - FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade modificar a OS-01- /SR-1/95 e regulamentar a operacionalização do Programa de Estágio Interno Complementar. 2 - OBJETIVO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 No período de 02 a 16 de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições para bolsas de Extensão e Cultura, cujos resultados

Leia mais

EDlT AL N OS/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO

EDlT AL N OS/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO l MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDlT AL N OS/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO o Campus São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), fundamentado

Leia mais

Secretaria de Cultura Gestão (48)

Secretaria de Cultura Gestão (48) Secretaria de Cultura Gestão 2012 2016 secult@contato.ufsc.br (48) 3721-2376 BOLSA CULTURA 2016 EDITAL 003/2015 BOLSA DE EXTENSÃO VINCULADA ÀS AÇÕES DE ARTE E CULTURA Em consonância com a Resolução Normativa

Leia mais

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UFPB/UFRN

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UFPB/UFRN RESOLUÇÃO Nº 02/2017 PPGFON, 16 de fevereiro de 2017 Dispõe sobre a distribuição de bolsas de estudo no Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia O COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA ASSOCIADO DE

Leia mais

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES A Pró-Reitoria de Ensino

Leia mais

3º - O PPGC não assegura a concessão de bolsa acadêmica aos aprovados neste Edital

3º - O PPGC não assegura a concessão de bolsa acadêmica aos aprovados neste Edital Ingresso em março de 2018 EDITAL PARA SELEÇÃO AO MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Este Edital estabelece as condições, prazos e procedimentos para a seleção de candidatos ao ingresso no curso de Mestrado

Leia mais

EDITAL PIBID/UFCG/CFP Nº 36/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNO BOLSISTA

EDITAL PIBID/UFCG/CFP Nº 36/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNO BOLSISTA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE E AMBIENTE. (Aprovado pela Resolução CONSEPE N. 13/95)

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE E AMBIENTE. (Aprovado pela Resolução CONSEPE N. 13/95) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

Edital PIBID n. 002/2016 Alunos de iniciação à docência subprojeto Ciências Biológicas CADASTRO DE RESERVA

Edital PIBID n. 002/2016 Alunos de iniciação à docência subprojeto Ciências Biológicas CADASTRO DE RESERVA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

EDITAL PIBID Nº 04/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS

EDITAL PIBID Nº 04/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID Nº 04/2017 SELEÇÃO PÚBLICA

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. EDITAL Nº 004/2015 DTA FCL/Assis

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. EDITAL Nº 004/2015 DTA FCL/Assis PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL Nº 004/2015 DTA FCL/Assis Publicado no DOE, 1. PREÂMBULO 1.1. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Câmpus de

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM Edital nº 02 de 2012 Convocação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PROBEX Edital 2016 A Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da Estácio- Fap no Curso de Direito- n.001/2013

Edital do Programa de Iniciação Científica da Estácio- Fap no Curso de Direito- n.001/2013 Edital do Programa de Iniciação Científica da Estácio- Fap no Curso de Direito- n.001/2013 PROIC/Estácio-Fap 2013/II A Faculdade Estácio-Fap, por intermédio da Direção geral e da Coordenação do Curso de

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE DA AMAZONIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE DA AMAZONIA 29/02/26 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AMAZONIA Belém 26 29/02/26 Dispõe sobre normas de Monitoria da Universidade da Amazônia. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º Adotar e estimular a Monitoria Acadêmica, que

Leia mais

EDITAL 03/ DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA -

EDITAL 03/ DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - EDITAL 03/2017 - DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - Artigo 1º - Estarão abertas, no período de 03/02/2017 a 15/02/2017, as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO DA CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA

EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA 2017.1 A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, torna público o presente Edital e convida o seu corpo discente a participar da seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO SOCIOLOGIA EDITAL 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TUTORIA ESPECIAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TUTORIA ESPECIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TUTORIA ESPECIAL A Universidade Estadual da Paraíba, por meio da Pró-Reitoria Estudantil, no uso de

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES 1. QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA?

DÚVIDAS FREQUENTES 1. QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA? DÚVIDAS FREQUENTES 1. QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA? Os documentos necessários estão listados nos Editais, disponíveis em: www.propp.ufop.br. Para acessar

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS Nº 01/ DO PPGE/FAE/UFMG. Inscrição para formação de lista de prioridade para concessão de Bolsas 2017:

EDITAL DE BOLSAS Nº 01/ DO PPGE/FAE/UFMG. Inscrição para formação de lista de prioridade para concessão de Bolsas 2017: EDITAL DE BOLSAS Nº 01/2017 - DO PPGE/FAE/UFMG Inscrição para formação de lista de prioridade para concessão de Bolsas 2017: A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão

Leia mais

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ FUNEMAC SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ FUNEMAC SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA EDITAL N 08/2015 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA A Fundação Educacional de Macaé FUNEMAC vem por meio da Superintendência Acadêmica, tornar público que estarão abertas, no período de 15 de junho a 03

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EDITAL Nº 11/2016 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I E INGLÊS BÁSICO I E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I E INGLÊS BASICO II A Direção

Leia mais

Reitoria Diretoria de Relações Internacionais. O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

Reitoria Diretoria de Relações Internacionais. O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS A Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, em conjunto com Coordenadoria

Leia mais

EDITAL N 001/2017 PROF-FILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ALUNOS - TURMA

EDITAL N 001/2017 PROF-FILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ALUNOS - TURMA EDITAL N 001/2017 PROF-FILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ALUNOS - TURMA 2017-2019 O Colegiado Geral do Mestrado Profissional em Filosofia torna público o Edital que rege

Leia mais

Para atingir estes objetivos, o candidato deve ter atuação e propor projeto em uma das seguintes das linhas de pesquisa do PPGTXM:

Para atingir estes objetivos, o candidato deve ter atuação e propor projeto em uma das seguintes das linhas de pesquisa do PPGTXM: ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL EACH/CPG 19/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TÊXTIL E MODA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 1. INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Edital PROGRAD nº 34 de 26 de setembro de Seleção de candidaturas de alunos da UFCSPA para intercâmbio na Universidad del Tolima (Colômbia)

Edital PROGRAD nº 34 de 26 de setembro de Seleção de candidaturas de alunos da UFCSPA para intercâmbio na Universidad del Tolima (Colômbia) Edital PROGRAD nº 34 de 26 de setembro de 2014 Seleção de candidaturas de alunos da UFCSPA para intercâmbio na Universidad del Tolima (Colômbia) A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências

Leia mais

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO

EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO 2015.1 1. O INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS ISEPRO, torna pública a abertura de inscrições para o preenchimento

Leia mais

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EDITAL N 14/2017 0 DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS JUÍNA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria IFMT N 864, de 19/04/2017,

Leia mais

COMPLEXO EDUCACIONAL FMU/FIAM-FAAM. Edital de convocação aos alunos interessados em desenvolver Projeto de Iniciação Científica no ano de 2017.

COMPLEXO EDUCACIONAL FMU/FIAM-FAAM. Edital de convocação aos alunos interessados em desenvolver Projeto de Iniciação Científica no ano de 2017. COMPLEXO EDUCACIONAL FMU/FIAM-FAAM Edital de convocação aos alunos interessados em desenvolver Projeto de Iniciação Científica no ano de 2017. I. Do Programa de Iniciação Científica: A Reitoria do Complexo

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 01/2016 PIBID UFPB Retificado PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Mestrado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE NACIONAL DE DIREITO. Edital Interno. Programa de Monitoria 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE NACIONAL DE DIREITO. Edital Interno. Programa de Monitoria 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE NACIONAL DE DIREITO Edital Interno Programa de Monitoria 2012 A Coordenação de Graduação da Faculdade Nacional de Direito torna público que a Pró- Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública Abertura de Inscrições para Seleção de bolsistas de Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/2012-2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual

Leia mais

SUBPROJETO CAMPUS BOLSAS 1 Biologia Patos 01 Total de Bolsas 01

SUBPROJETO CAMPUS BOLSAS 1 Biologia Patos 01 Total de Bolsas 01 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID Nº 10/2016 SELEÇÃO PÚBLICA

Leia mais

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 1. Quais são os requisitos para obtenção de bolsa monitoria? a) o discente deve estar regularmente matriculado no período letivo em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO NORMAS COMPLEMENTARES DO PROCESSO SELETIVO MESTRADO ANO LETIVO 2017 A Coordenação do Programa

Leia mais

Secretaria de Cultura e Arte Gestão (48)

Secretaria de Cultura e Arte Gestão (48) Secretaria de Cultura e Arte Gestão 2016 2020 secarte@contato.ufsc.br (48) 3721-2376 BOLSA CULTURA 2017 EDITAL 006/2016 BOLSA DE EXTENSÃO VINCULADA ÀS AÇÕES DE ARTE E CULTURA Em consonância com a Resolução

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / PEDAGOGIA - PROGRAD Nº.83/2013

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / PEDAGOGIA - PROGRAD Nº.83/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD EDITAL PET / PEDAGOGIA - PROGRAD Nº.83/2013 A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD, torna público

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 25 de maio de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 25 de maio de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 5 de maio de 010) EDITAL PPPG Nº. 30/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA (PROPESQ)

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA (PROPESQ) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA (PROPESQ) EDITAL PROPESQ 2017 (Vigência 2018-2019) A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPEP, da UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO UNIGRANRIO

Leia mais

Edital PROGRAD nº 29 de 29 de abril de 2016 SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA PARA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UFCSPA

Edital PROGRAD nº 29 de 29 de abril de 2016 SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA PARA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UFCSPA Edital PROGRAD nº 29 de 29 de abril de 2016 SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA PARA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UFCSPA A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Assessoria

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 06, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017.

EDITAL PROEXT Nº 06, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017. EDITAL PROEXT Nº 06, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017. Seleção de Projetos ou Programas para concessão de bolsas do Programa de Bolsa de Extensão da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PROBEXT

Leia mais

Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem

Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem GRUPO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM - GPEn PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ENFERMAGEM PIC-ENF ICV MODALIDADE: INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA EDITAL 001/2017 O Instituto Educacional Santo Agostinho

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 ALUNOS ESPECIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS

EDITAL Nº 001/2016 ALUNOS ESPECIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS EDITAL Nº 001/2016 ALUNOS ESPECIAIS E MATEMÁTICA (PPGECM) EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO 2016/1 Normas para ingresso de alunos especiais no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ESTÁGIOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ESTÁGIOS INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PROGRAD/DES, Nº. 01 de 15 de dezembro de 2015 EMENTA: Estabelece os procedimentos

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST - 2017/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTIC/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA A Coordenação de Educação a Distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL DE INCENTIVO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROJETO

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

EDITAL Nº 13/2017-DIRGRAD-CT

EDITAL Nº 13/2017-DIRGRAD-CT EDITAL Nº 13/2017-DIRGRAD-CT SELEÇÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID- SUBPROJETOS PIBID LICENCIATURA EM QUÍMICA A do faz saber aos interessados que estarão

Leia mais

EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011

EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011 EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESTRANGEIRAS CONVENIADAS COM A UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA A Reitora da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA SELEÇÃO PARA CADASTRO DE ALUNOS PARA O PROJETO Fomento à Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia: interação das experiências na AAGRA

Leia mais

UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE MONITORIA PROGRAMA DE TUTORIA EDITAL

UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE MONITORIA PROGRAMA DE TUTORIA EDITAL UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE MONITORIA PROGRAMA DE TUTORIA EDITAL O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal Fluminense, no uso de suas atribuições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE MONITORIA 2017 EDITAL Nº

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE MONITORIA 2017 EDITAL Nº MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE MONITORIA Programa de Monitoria 2017 EDITAL Nº 01 /2016 SELEÇÃO INTERNA DE PROJETOS

Leia mais