Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial FATESG.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial FATESG."

Transcrição

1 Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial FATESG. Abril de 2010 Revisado em 02/06/2010

2 Goiânia, 09 de abril de De Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Síntese da Base Legal: Capítulo I Das Disposições Gerais: Art. 1o A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência compreende o conjunto de orientações normativas que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência. Art. 2o Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.art. 28 determina que o aluno portador de deficiência matriculado ou egresso do ensino fundamental ou médio, de instituições públicas ou privadas, terá acesso à educação profissional, a fim de obter habilitação profissional que lhe proporcione oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. 1o A educação profissional para a pessoa portadora de deficiência será oferecida nos níveis básico, técnico e tecnológico, em escola regular, em instituições especializadas e nos ambientes de trabalho. 2o As instituições públicas e privadas que ministram educação profissional deverão, obrigatoriamente, oferecer cursos profissionais de nível básico à pessoa portadora de deficiência, condicionando a matrícula à sua capacidade de aproveitamento e não a seu nível de escolaridade. 3o Entende-se por habilitação profissional o processo destinado a propiciar à pessoa portadora de deficiência, em nível formal e sistematizado, aquisição de conhecimentos e habilidades especificamente associados a determinada profissão ou ocupação. 4o Os diplomas e certificados de cursos de educação profissional expedidos por instituição credenciada pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente terão validade em todo o território nacional. Art. 29. As escolas e instituições de educação profissional oferecerão se necessário, serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades da pessoa portadora de deficiência, tais como: I - adaptação dos recursos instrucionais: material pedagógico, equipamento e currículo; II - capacitação dos recursos humanos: professores, instrutores e profissionais especializados; e III - adequação dos recursos físicos: eliminação de barreiras arquitetônicas, ambientais e de comunicação.

3 Art. 36. A empresa com cem ou mais empregados está obrigada a preencher de dois a cinco por cento de seus cargos com beneficiários da Previdência Social reabilitados ou com pessoa portadora de deficiência habilitada, na seguinte proporção: I- até duzentos empregados, dois por cento; II - de duzentos e um a quinhentos empregados, três por cento; III - de quinhentos e um a mil empregados, quatro por cento; ou IV - mais de mil empregados, cinco por cento. Capítulo VIII Da Política de Capacitação de Profissionais Especializados Art. 49. Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta, responsáveis pela formação de recursos humanos, devem dispensar aos assuntos objeto deste Decreto tratamento prioritário e adequado, viabilizando, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas: I - formação e qualificação de professores de nível médio e superior para a educação especial, de técnicos de nível médio e superior especializados na habilitação e reabilitação, e de instrutores e professores para a formação profissional; II - formação e qualificação profissional, nas diversas áreas de conhecimento e de recursos humanos que atendam às demandas da pessoa portadora de deficiência; e III - incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico em todas as áreas do conhecimento relacionadas com a pessoa portadora de deficiência.

4 Carga horária: 120h Nível: Básico Curso: Auxiliar de Administração - PNE Modalidade: Iniciação Profissional Área ocupacional: Gestão Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Clientela: Pessoa Portadora de Deficiência Número de alunos por turma: mínimo 15 e máximo 20. Idade igual ou superior a 16 anos; Requisitos para matrícula: Aberto para Empresas em geral, comunidade, Instituições governamentais, ONGs etc. Escolaridade mínima: Ensino Fundamental concluído ou últimas séries a concluir. Pode-se solicitar ao candidato Laudo Médico para comprovar deficiência, isto, facilita a metodologia do Ensino-Aprendizagem. Investimento: Isento para o aluno Observações: *Subsidiado pelo SESI DR/GO com 02 (duas) parcelas de R$ 125,00 (Cento e Vinte e Cinco Reais) que após turmas compostas será enviado boleto para ressarcimento à FATESG). ** Pessoas Portadora de Deficiência Visual farão curso de acordo com a Metodologia Específica Virtual Vison do parceiro Bradesco. *** Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva farão curso com auxílio um tradutor que será indicado pela GEP na pessoa da professora Margareth.

5 1. Descrição da Ocupação: Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes fornecendo informações sobre produtos e serviços; tratam documentos variados cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos, preparam relatórios e planilhas, executam serviços gerais de escritório. 2. Objetivo Geral: Preparar profissionais para prestar serviços de apoio e suporte às atividades administrativas e de gestão de acordo com o Lei nº de 24 de outubro de 1989 que regulamenta a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. 3. Objetivo específico: Despertar nos participantes reflexões, atitudes e comportamentos sobre os aspectos individuais que influenciam no desenvolvimento da competência interpessoal na prática profissional. Relacionamento Interpessoal no Trabalho - Carga Horária: 12 horas Conteúdo Programático: 1. A interação Humana e a Interdependência do Ser Humano nas Relações 2. Grupo de Trabalho 3. As diferenças Individuais, auto percepção 4. A importância das Relações Interpessoais na motivação do Ambiente de Trabalho 5. A Administração de Conflitos - como lidar com ele no ambiente de trabalho 6. A Comunicação Interpessoal 7. Fator Humano na Comunicação 8. Feedback e o Ambiente de Trabalho 9. Processo e Tipos de Comunicação 4. Objetivo Específico: Preparar os participantes quanto ao comportamento, estratégias de apresentação e abordagem, visando melhores resultados na sua vida pessoal e profissional. Marketing Pessoal - Carga Horária: 16 horas Conteúdo Programático: 1. O que é marketing? 2. Mix de marketing relacionado ao desenvolvimento profissional 3. Visando o sucesso (Projeção pessoal às realizações) 4. Planejando os objetivos para o sucesso pessoal 5. Network: rede de relações - empregabilidade e novo perfil profissional exigido 6. A imagem da marca diferenciada 7. Dicas para falar melhor e apresentar-se de forma positiva 8. Roteiros de marketing pessoal 9. Promovendo-se na empresa que trabalha

6 5. Objetivo Específico: Padronizar o atendimento ao cliente, atendendo aos princípios éticos das relações interpessoais. Qualidade no Atendimento ao Cliente - Carga Horária: 12 horas Conteúdo Programático: 1. O Cliente; 2. Pontos fundamentais no atendimento ao cliente; 3. Organização do ambiente de trabalho; 4. Habilidades de bom atendimento; 5. Comunicação; 6. Cortesia e eficiência ao telefone; 7. Percepção dos tipos humanos; 8. Atitudes diante do cliente; 9. Solução de problemas; 10. Mandamentos da recepção ao público; 11. Tratamento; 12. Postura positiva; 13. Aparência pessoal; 14. Boas maneiras; 15. Mensagens corporais.

7 6. Objetivo específico: Instrumentalizar os participantes com as ferramentas básicas relacionadas à informática Informática ( Windows, WORD, EXCEL e INTERNET ) - Carga Horária: 80 horas Conteúdo programático: 1. Introdução aos fundamentos da Informática; 2. A linha de equipamentos PC e suas partes; 3. Tipos de interligação de computadores; 4. Os aspectos dos softwares e principais aplicativos; 5. Noções básicas sobre sistemas operacionais; 6. Conceitos sobre arquivos, diretórios e programas; 7. Introdução ao Windows; 8. Funções básicas do Windows; 9. Utilização dos "Acessórios"; 10. Utilização do Explorer; 11. Grupo "Meu computador"; 12. Configurações e personalização do Windows; 13. Multitarefa e uso da área de transferência; 14. Exemplo de uso de aplicações Windows (Word e Excel); 15. Utilização de impressoras; 16. Usando o "Internet Explorer"; 17. Usando o " "; 18. Qualidade total na informática; 19. Elaboração, criação, edição e formatação de texto; 20. Exibindo barra de ferramentas (Personalizando o Word); 21. Criação de modelos de documentos; 22. Manuseio de blocos de textos (copiar/colar), (Recortar/Colar); 23. Criação de textos em Colunas; 24. Cabeçalhos e Rodapés; 25. Marcadores e Numeração; 26. Inserindo figuras no documento; 27. WordArt; 28. Uso da barra de ferramentas "desenho"; 29. Tabelas; 30. Conceitos, criação, edição e formatação de Planilhas; 31. Elaboração de gráficos; 32. Impressão de planilhas e gráficos; 33. Elaboração de fórmulas aplicadas a atividades de escritório; 34. Uso de funções matemáticas, estatísticas, temporais e lógicas; 35. Uso de filtros; 36. Personalizando o Excel. Atenciosamente, João Francisco da Silva Mendes Diretor Misclay Marjorie Correia da Silva Gerente de Educação e Tecnologia

8 This document was created with Win2PDF available at The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 DECRETO N. 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 Regulamenta a Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas

Leia mais

ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA

ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA Seção I: Receitas decorrentes da venda de mercadorias por elas industrializadas não sujeitas a substituição tributária, exceto as receitas decorrentes

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Decreto Federal nº 3.298/99 Política Nacional para a Integração da Prof. Caio Silva de Sousa - Artigo 1º. A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de

Leia mais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO CURSO: INFORMÁTICA BÁSICA 60 HORAS ÁREA:TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MODALIDADE: INICIAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Curso Simplificado FP.EP.04.08 Revisão 1 20/08/2014 Página 1 de

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1. Introdução A Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos,

Leia mais

CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO

CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO FATEC-SP CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO Prof. Me. Francisco Tadeu Degasperi Janeiro de 2005 Agradeço a colaboração do Tecnólogo Alexandre Cândido de Paulo Foi Auxiliar de Docente do LTV da Fatec-SP Atualmente

Leia mais

Concursos Públicos. Concursos em andamento:

Concursos Públicos. Concursos em andamento: Concursos Públicos Concursos em andamento: http://www.vunesp.com.br/candamento.html Oficial Administrativo Prova 09 de fevereiro de 2014 Ensino médio 5 Noções de Informática Conhecimentos sobre os princípios

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE PESQUISA

REGIMENTO INTERNO DE PESQUISA Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA REGIMENTO INTERNO DE PESQUISA CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º O objetivo deste Regimento é estabelecer

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL - FATESG

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL - FATESG FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL - FATESG CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS PEDAGÓGICAS 2014 MÊS DIA DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE RESPONSÁVEL JANEIRO 01 CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio.

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Operação de Software e Aplicativos Série: 1

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Este é um manual de procedimentos básicos padronizados para os Formulários on-line da Coleta Seletiva.

Este é um manual de procedimentos básicos padronizados para os Formulários on-line da Coleta Seletiva. MANUAL DE PROCEDIMENTOS Formulários on-line SISTEMAS INTEGRADOS MANUAL DE PROCEDI MENTOS PADRÃO Formulários on-line Este é um manual de procedimentos básicos padronizados para os Formulários on-line da

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR SÃO PAULO - SOLDADO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR SÃO PAULO - SOLDADO 1 Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2 Sinônimos e antônimos. 3 Sentido próprio e figurado das palavras. 4 Pontuação. CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168, aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

CHAMADA PARA SELEÇÃO Processo Seletivo 2012

CHAMADA PARA SELEÇÃO Processo Seletivo 2012 FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM DEPENDÊNCIA

Leia mais

CURSOS DE INFORMÁTICA.

CURSOS DE INFORMÁTICA. CURSOS DE INFORMÁTICA E S P A Ç O I N T E R N E T www.carregal-digital.pt W I N D O W S I N T E R N E T W O R D E X C E L P O W E R P O I N T A C C E S S D C B E C D L F I C H A D E I N S C R I Ç Ã O Dados

Leia mais

Departamento Regional de São Paulo. Vicente de Azevedo. Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Motores de Combustão Interna

Departamento Regional de São Paulo. Vicente de Azevedo. Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Motores de Combustão Interna [Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação

Leia mais

Podemos representar a relação existente entre as entidades de um relacionamento 1:1 através do conjunto abaixo:

Podemos representar a relação existente entre as entidades de um relacionamento 1:1 através do conjunto abaixo: MÓDULO 10 MODELAGEM DE DADOS II Os relacionamentos devem ser enquadrados em três grandes grupos para que possam cumprir a finalidade de expressar a semântica das associações entre as entidades. As três

Leia mais

William Braga. Rio de Janeiro.2007

William Braga. Rio de Janeiro.2007 I William Braga Rio de Janeiro.2007 IV Informática Elementar Windows Vista + Excel 2007 + Word 2007 MODOS DE VIZUALIZAÇÃO DE EXPLORER...24 FIXANDO O APRENDIZADO...26 4.ARQUIVOS E DIRETÓRIOS...27 REGRAS

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL OBRIG./OPT/EST. PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL OBRIG./OPT/EST. PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM. unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

Língua Portuguesa - 18 (dezoito); Matemática - 12 (doze); Conhecimentos Gerais - 10 (dez); Noções Básicas de Informática - 5 (cinco);

Língua Portuguesa - 18 (dezoito); Matemática - 12 (doze); Conhecimentos Gerais - 10 (dez); Noções Básicas de Informática - 5 (cinco); Prova Objetiva será composta por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático Língua Portuguesa

Leia mais

RESOLUÇÃO 006/06. Art. 2º. Art. Esta resolução entra em vigor a partir da desta data.

RESOLUÇÃO 006/06. Art. 2º. Art. Esta resolução entra em vigor a partir da desta data. RESOLUÇÃO 006/06 Aprova o Regulamento do Estágio Supervisionado para os cursos de Licenciatura do Instituto de Educação Superior da Faculdade Guairacá e da outras providências. A Direção da Faculdade Guairacá

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República Secretaria de Racionalização e Simplificação Departamento de Registro Empresarial e Integração Secretaria de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZ DE ATENDIMENTO E SERVIÇOS - CAPITAL

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZ DE ATENDIMENTO E SERVIÇOS - CAPITAL DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZ DE ATENDIMENTO E SERVIÇOS - CAPITAL O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para este processo

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA 20 QUESTÕES DE PROVAS DA VUNESP SOLDADO 2ª CLASSE PM-SP POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição março 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Administração Central Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 201 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP EE: ARLINDO BITTENCOURT Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República Secretaria de Racionalização e Simplificação Departamento de Registro Empresarial e Integração Secretaria de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários... Língua Portuguesa Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários...3 Informações literais e inferências possíveis... 5 Ponto de vista

Leia mais

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) CRONOGRAMA 17/09/2018 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições. 17/09 a 24/09/2018 (até

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - ITU-SP. Unidade do Sistema FIESP

CENTRO DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - ITU-SP. Unidade do Sistema FIESP CENTRO DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - ITU-SP Unidade do Sistema FIESP INTRODUÇÃO HISTÓRICA Tratamento das sociedades com as questões das pessoas com deficiências Exclusão

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários. Informações literais e inferências possíveis... 3 Ponto de vista do

Leia mais

P O R T A R I A CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS

P O R T A R I A CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho CCaamppuuss EExxppeer rimeennt taal l ddee RReeggi isst troo P O R T A R I A N o 09/2006-DTA. Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Profissionalizante

Leia mais

MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ

MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ SISTEMA DE QUALIDADE EAD MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ Nesse módulo iremos estudar o Modelo de Excelência Brasileiro, seus fundamentos, características e especificidades, abordando os critérios

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº de 07 /10 / 2010 Etec : TIQUATIRA Código: 208 Município: Eixo

Leia mais

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República Secretaria de Racionalização e Simplificação Departamento de Registro Empresarial e Integração Secretaria de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD).

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). CRONOGRAMA 14/10/16 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI

MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI CONSTRUÇÃO DA TABELA- VERDADE Dada a fórmula: {A [C (A C)]} Observamos três ocorrências de conectivos:,,. O último é a primeira

Leia mais

Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP]

Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP] Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP] ATUALIDADES D V.A. LEI Q R1 R2 R3 DIREITO ADMINISTRATIVO D V.A. LEI Q R1 R2 R3 Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais

Leia mais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO CURSO: Excel - 40 horas ÁREA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MODALIDADE: APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL Plano de Curso Simplificado FP.EP.04.08 Revisão 1 20/08/2014 Página 1 de 7 FIETO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO OPERADOR DE COMPUTADOR, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 04/ 2018.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO OPERADOR DE COMPUTADOR, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 04/ 2018. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO OPERADOR DE COMPUTADOR, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 04/ 2018. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Quebra Cabeça das Ligações Químicas Autora: Karine Nantes da Silva Veronez Introdução. O jogo

Quebra Cabeça das Ligações Químicas Autora: Karine Nantes da Silva Veronez Introdução. O jogo Quebra Cabeça das Ligações Químicas Autora: Karine Nantes da Silva Veronez Introdução A química estuda as substâncias e suas transformações químicas. Essas substâncias são formadas de átomos de elementos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO OPERADOR DE COMPUTADOR, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 09/ 2018.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO OPERADOR DE COMPUTADOR, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 09/ 2018. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO OPERADOR DE COMPUTADOR, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 09/ 2018. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DO OBJETIVO Art. 1.º Os cursos de pós-graduação lato sensu do SENAI de São Paulo, obedecem o que dispõe a Resolução CNE/CES

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL Nº 002/2018 DO PROCESSO SELETIVO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL Nº 002/2018 DO PROCESSO SELETIVO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL Nº 002/2018 DO PROCESSO SELETIVO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA - SENAI-RR, CNPJ: 03.783.408/0001-75,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO ORIENTAÇÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO ORIENTAÇÃO Amilton Giácomo Tomasi DECF 2007/2 EFETIVO Mestre 40 Estatutário Contabilidade Gerencial ADM/Empresarial (vespertino) 2º 4 ESTÁGIO 02 ADM/Empresarial 7º e 8º 02 Secretário de Comunicação Portaria Reitoria

Leia mais

TABELA 25/04/2007. DATA DIA HORÁRIO JOGO Nº PARTIDA 25/04/07 quarta-feira 21h 01 Santo Amaro 04 X 05 Santana

TABELA 25/04/2007. DATA DIA HORÁRIO JOGO Nº PARTIDA 25/04/07 quarta-feira 21h 01 Santo Amaro 04 X 05 Santana XXXI COPA APCD DE FUTSAL TABELA 25/04/2007 NÚMERO DE EQUIPES: 08 NÚMERO DE JOGOS: 60 INÍCIO: 25/04/2007 TÉRMINO: 24/08/2007 EQUIPES PARTICIPANTES 1. AMIGOS DA UNIB 2. CAMBUCI 3. GUARULHOS 4. IPIRANGA 5.

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI LIMITE O símbolo de limite para apresentarmos matematicamente a operação solicitada só foi utilizado pela primeira vez por Cauchy, no século

Leia mais

Cardans de Trat ores

Cardans de Trat ores Cardans de Trat ores Com o código da Montadora ou do Fabricante, montamos qualquer tipo de Cardans e fornecemos seus componentes avulsos. N DA MONTADORA TRATORES JONH DEERE PRODUTO OBS. SERIE DQ44685 CARDAN

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 12/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 12/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 12/2016 O Diretor Geral da Faculdade Padre Dourado, no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento dos interessados, a existência de 1300 vagas para

Leia mais

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE CURSOS

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE CURSOS Campus: REGISTRO Boa Vista Nº Título do Curso: INFORMÁTICA AVANÇADA PARA COMUNIDADE INDIGENA DO MALACACHETA Linhas de Extensão ( ) Acessibilidade ( ) Artes patrimônio histórico - Cultural ( ) Comunicação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3 Língua Portuguesa Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3 Efeitos de sentido produzidos nos textos... 9 Coesão e coerência textual... 12 Ortografia:

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR DE MANUTENÇÃO NAS UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR DE MANUTENÇÃO NAS UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR DE MANUTENÇÃO NAS UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec Paulino Botelho - EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091-01 Município: São Carlos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO

CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO 1 Acentuação. Ortografia oficial. PORTUGUÊS 2 Construção frasal. Emprego de conectores. Pontuação. 3 Período composto por subordinação. 4 Concordância

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Antonio Adolpho Lobbe

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Antonio Adolpho Lobbe Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Antonio Adolpho Lobbe REGULAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO 2016 Faculdade de Tecnologia SENAI Antonio Adolpho

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE ORIENTADOR DE PÚBLICO NAS UNIDADES DO SESC DA GRANDE SÃO PAULO

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE ORIENTADOR DE PÚBLICO NAS UNIDADES DO SESC DA GRANDE SÃO PAULO DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE ORIENTADOR DE PÚBLICO NAS UNIDADES DO SESC DA GRANDE SÃO PAULO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos

Leia mais

AVISO DE SELEÇÃO Nº 06/2009

AVISO DE SELEÇÃO Nº 06/2009 AVISO DE SELEÇÃO Nº 06/2009 1 CARGO: INSTRUTOR EDUCACIONAL E INSTRUTOR EDUCACIONAL SUPERIOR 2 LOTAÇÃO: CETAE 3 DESCRIÇÃO SINTÉTICA: 3.1 INSTRUTOR EDUCACIONAL: Executar atividades didáticas pedagógicas

Leia mais

Plano de Ensino EMENTA

Plano de Ensino EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

AVISO DE SELEÇÃO Nº 07/2015

AVISO DE SELEÇÃO Nº 07/2015 AVISO DE SELEÇÃO Nº 07/2015 1. CARGO: INSTRUTOR NM HORISTA 2. LOTAÇÃO: SENAI- (CENTRO INTEGRADO SESI SENAI DE SOBRAL). 3. DESCRIÇÃO DETALHADA: Executar atividades didáticas pedagógicas nas diversas ações

Leia mais

Instituto Federal do Maranhão PRÓ- REITORIA DE ENSINO

Instituto Federal do Maranhão PRÓ- REITORIA DE ENSINO Instituto Federal do Maranhão PRÓ- REITORIA DE ENSINO QUADRO DE VAGAS PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO Engenharia Elétrica Industrial Engenharia Civil Engenharia

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Leis Federais nº 9.394/96 e nº 11.741/08 Decreto Federal nº 5.154/04, e Resoluções CNE/CEB

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 213, aprovado pela Portaria Cetec 134, de 4-10-2012, publicada no Diário Oficial de 5-10-2012 Poder

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO AMAPÁ Autarquia Federal

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO AMAPÁ Autarquia Federal O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amapá - COREN/AP -, criada pela Lei n 5.905/73, com sede em Macapá, à Avenida Procópio Rola, n 944, Centro, Macapá AP, CEP: 68.900-081, por seu Presidente

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO ATENDENTE DE CAIXA EXCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU PROFISSIONAIS REABILITADOS

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO ATENDENTE DE CAIXA EXCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU PROFISSIONAIS REABILITADOS DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO ATENDENTE DE CAIXA EXCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU PROFISSIONAIS REABILITADOS O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 294, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 774, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 37.

Leia mais

PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO PLANO DE CURSO NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 1. EMENTA Conceitos Básicos de Informática. Ferramentas de Edição de Texto no Microsoft Word. Formatação, Seções, Colunas,

Leia mais

QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho

QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho Profª. Drª. Elessandra Santos Marques Válio Advogada, Mestre e doutora em Direito Princípio da Igualdade

Leia mais

Senai Valinhos tem vagas para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto

Senai Valinhos tem vagas para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto Senai Valinhos tem vagas para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto A unidade oferecerá os Cursos de Formação Continuada em dezenove frentes: Comandos Elétricos, Assistente de Controle

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues

Leia mais

INFORMÁTICA 9 ENCONTRO. PROF PAULO MAXIMO

INFORMÁTICA 9 ENCONTRO. PROF PAULO MAXIMO 9 ENCONTRO PROF PAULO MAXIMO pmaximo@gmail.com 1.Analise a planilha e o gráfico a seguir. Considerando a situação apresentada é correto afirmar que: (a) a média de João foi calculada utilizando a fórmula

Leia mais

Resposta da questão. ÐR(s) = -45R/77. Resposta da questão. Resposta da questão. Resposta da questão R = R³ (Ë2) / 2. Resposta da questão.

Resposta da questão. ÐR(s) = -45R/77. Resposta da questão. Resposta da questão. Resposta da questão R = R³ (Ë2) / 2. Resposta da questão. Título: Professor: Turma: Lista de exercícios de geradores José Alex 16,7% 1 2 O voltímetro indica a tensão no gerador e no farol. Dado que as leituras para o farol são 12V e 10A, concluí-se pela 1.a lei

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente PLANO DE CURSO NOME DO CURSO: Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas PROFESSOR: Tom Ribeiro

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03/2009 CONCENTRO. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE CENTRO DA ESAG, no uso de suas atribuições, no âmbito do Centro,

RESOLUÇÃO Nº 03/2009 CONCENTRO. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE CENTRO DA ESAG, no uso de suas atribuições, no âmbito do Centro, RESOLUÇÃO Nº 03/2009 CONCENTRO O PRESIDENTE DO CONSELHO DE CENTRO DA ESAG, no uso de suas atribuições, no âmbito do Centro, RESOLVE: Art. 1º - Regulamentar os tipos de documentação a serem apresentados

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Plano de Trabalho. Gestão 2012 2015. Rodrigo Leitão Diretor

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Plano de Trabalho. Gestão 2012 2015. Rodrigo Leitão Diretor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Plano de Trabalho Gestão 2012 2015 Diretor Candidato ao cargo de Diretor-Geral do Campus Uberaba do IFTM Professor Rodrigo Afonso

Leia mais

DESCRIÇÃO DE EMPREGO

DESCRIÇÃO DE EMPREGO FAMILIA OCUPACIONAL DE NÍVEL MÉDIO ANEXO II II-a: Técnico Contábil II-b: Técnico em Informática II-c: Auxiliar Administrativo II-d: Fiscal de Obras e Posturas ANEXO II-a: TÉCNICO CONTÁBIL Organizar os

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012

RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012 RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 ETEC: DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

Analise Financeira das Demonstrações Contábeis

Analise Financeira das Demonstrações Contábeis Gest ão em Cooper at i vi smo Analise Financeira das Demonstrações Contábeis Dirceu Granado de Souza Dinâmica Patrimonial Consult & Assess Empresarial www.dinamicapatrimonial.com.br 1 Serve para uma avaliação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança do trabalho Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Profº Marcos Uchôas dos Santos Penchel Classe Descentralizada: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Silveiras Eixo Tecnológico:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO N 005/2017/SEI/FAI

EDITAL DE SELEÇÃO N 005/2017/SEI/FAI EDITAL DE SELEÇÃO N 005/2017/SEI/FAI A SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na Rua Carlos Kummer, nº 100, Bairro Universitário, na cidade de Itapiranga,

Leia mais

FASC/CRB Junho de 2008

FASC/CRB Junho de 2008 PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL - PSE MÉDIA COMPLEXIDADE FASC/CRB Junho de 2008 Constitui-se se em unidade pública estatal, referência, pólo coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade,

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002.

RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002. RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002. Dispõe sobre a atividade dos corretores de seguros de ramos elementares e dos corretores de seguros de vida, capitalização e previdência, bem como seus prepostos. A SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro marianaeducamg@tlook.com ANEXO I exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. 1. Cargo:

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010. DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 23 DE SETEMBRO DE 2010. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO Comunicado 6, de 21-9-2010 Considerando a publicação a Lei Federal nº

Leia mais

Matematicando: o ensino da matemática no contexto inclusivo

Matematicando: o ensino da matemática no contexto inclusivo Matematicando: o ensino da matemática no contexto inclusivo Matematicando: o ensino da matemática no contexto inclusivo Por meio de discussões teóricas e atividades práticas de fácil transposição, a palestra

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO EDITAL PTB Nº.04/16 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE DO IFSP CÂMPUS PIRITUBA O Câmpus Pirituba do Instituto Federal

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO

1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO 1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO Informação e Comunicação Escolaridade mínima: ensino fundamental completo; Idade mínima: 16 anos completos; 3. REQUISITOS DE ACESSO Ter concluído o

Leia mais