1. Características da tutela cautelar:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Características da tutela cautelar:"

Transcrição

1 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Características da tutela cautelar PONTO 2: Distinções entre tutela cautelar e tutela antecipada PONTO 3: Fungibilidade entre provimentos urgentes PONTO 4: Tutela antecipada genérica prevista no art. 273 PONTO 5: Tutela antecipa contra Fazenda Pública PONTO 6: Tutela antecipada da parcela incontroversa 1. Características da tutela cautelar: Segundo Calamandrei o processo cautelar tem por função proteger o processo principal. Em razão de proteger o processo principal a doutrina coloca como característica a instrumentalidade, ou seja, o processo cautelar seria um mero instrumento de outro instrumento. Em razão de proteger o processo principal esta doutrina coloca outra característica que seria a da provisoriedade. O processo cautelar é provisório, porque ele dura enquanto durar o processo principal, ou seja, quando houver o julgamento do processo principal, o provimento cautelar vai ser substituído por outro provimento definitivo. Essas ideias estão no livro três: Art CPC, o processo cautelar é dotado de autonomia e dependência. A autonomia diz respeito a autonomia de procedimento, já a dependência significa que o processo cautelar depende do processo principal porque o protege. Art , CPC, trata da competência para processar e julgar uma cautelar. Pelo art. 800 a competência se dá em razão da ação principal, ou seja, toma-se como parâmetro a ação principal. Art. 808, III 3, CPC, refere que cessa a eficácia da medida cautelar tão logo o processo principal seja extinto com ou sem resolução de mérito, ou seja, terminou o processo principal cessa a eficácia do processo cautelar. 1 Art O procedimento cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal e deste é sempre dependente. 2 Art As medidas cautelares serão requeridas ao juiz da causa; e, quando preparatórias, ao juiz competente para conhecer da ação principal. 3 Art Cessa a eficácia da medida cautelar: III - se o juiz declarar extinto o processo principal, com ou sem julgamento do mérito.

2 2 Concepção de Ovídio a respeito da tutela cautelar: Ele não concorda com o livro III do CPC, ele segue Pontes de Miranda. Segundo Ovídio o processo cautelar não tem por função proteger o processo principal, mas sim assegurar preservar o direito da parte sem jamais satisfazer, com essa afirmação Ovídio sempre disse que cautelar satisfativa não existe, se houver satisfação não estamos diante de tutela cautelar, mas sim de tutela antecipada. Exemplo: Fulano ajuíza ação de reintegração de posse, sendo que o que mais vale na terra, não é a própria terra, mas as árvores que estão lá plantadas. Ocorre que Fulano começa a cortar as árvores. A outra parte pode ajuizar ação incidental à reintegração pedindo para que o juiz nomeie um terceiro para ficar na posse desta terra para preservar as árvores, esta ação é cautelar, porque a finalidade é preservar as árvores. Ovídio entende que o processo cautelar não pode ser considerado como provisório, como diz Calamandrei, porque segundo ele sempre que se afirma que uma coisa é provisória imagina-se que o definitivo um dia aconteça, ou seja, se espero que o definitivo um dia aconteça é porque o provisório antecipa, satisfaz. A tutela cautelar é temporária, porque a ideia de temporariedade para ele não pressupõe a substituição por algo definitivo. Exemplos de andaimes e barracas de Lopes da Costa (Português): Andaimes em uma construção são temporários, porque duram enquanto durar a construção, ou seja, quando a construção terminar não haverão andaimes definitivos, o processo cautelar seria como os andaimes, e a construção o direito da parte, o processo cautelar dura enquanto o direito da parte corre perigo. Já as barracas são provisórias, porque quando a minha casa ficar pronta a minha moradia em barracas que era provisória será substituída pela definitiva, para o Ovídio o que é provisório é a tutela antecipada. É provisório porque quando houver o julgamento do processo a tutela antecipada é substituída por um julgamento definitivo. Ou seja, para Ovídio o que é provisório é a tutela antecipada. Quando houver o julgamento do processo a tutela antecipada é substituída por um provimento definitivo.

3 3 Calamandrei afirma que o processo cautelar é provisório, ele tem a mesma concepção de provisório do Ovídio, para ele provisório antecipa/satisfaz. Calamadrei, mesmo entendendo que o provisório antecipa e satisfaz, ele diz que processo cauletar é provisório. Com isso Calamandrei acaba incluindo dentro do processo cautelar os provimentos satisfativos, e consequentemente, refere a existência de cautelares satisfativas. EM SUMA, Calamandrei para explicar o processo cautelar parte da provisoriedade e com isso acaba incluindo provimentos satisfativos no processo cautelar e conclui dizendo que cautelar satisfativa existe. Já Ovídio, ao explicar o processo cautelar parte da temporariedade e exclui os provimentos satisfativos e diz que cautelar satisfativa não existe. Mas Ovídio cria a categoria da antecipação de tutela, que parte da provisoriedade, e que satisfaz e antecipa. A tutela antecipada de Ovídio é a mesma cautelar satisfativa de Calamandrei. Calamandrei proc cautelar provisoriedade incluindo provisoriedade satisfativa no proc. Cautelar cautelar satisfativa existe Ovídio proc cautelar temporariedade exclui prov. Satif. cautelar satisfativa não existe. - antecipação de tutela (2ª categoria) provisoriedade satisfaz e antecipa. 2. Distinções entre tutela cautelar e tutela antecipada: 1ª) a tutela cautelar tem autonomia procedimental, diversamente a tutela antecipada, a qual é requerida incidentalmente no curso de outros procedimentos, não tem autonomia de procedimento; 2ª) na tutela cautelar há preservação de direito sem satisfação, já na tutela antecipada nós vamos ter antecipação de efeitos da sentença final com satisfação; 3ª) a tutela cautelar é temporária, já a tutela antecipada é provisória; 4ª) na tutela cautelar busca-se a segurança de uma execução, e na tutela antecipada o que se busca é a execução para a segurança.

4 4 3. Fungibilidade entre provimentos urgentes: O Ovídio nunca aceitou a fungibilidade entre provimentos urgentes (posição minoritária) porque para ele tutela cautelar e tutela antecipada são coisas muito distintas não tendo como aproveitar uma para outra. Caso seja pleiteado um determinado tipo de tutela equivocado a inicial deve ser indeferida. Em que pese o Ovídio tenha sido o grande mentor da tutela antecipada no CPC, no ano de 2002, a lei acrescentou o 7º 4 no art Este parágrafo positivou a fungibilidade entre tutela antecipada e tutela cautelar. Todavia, não houve a positivação da fungibilidade na via inversa, ou seja, não houve a positivação entre tutela cautelar e tutela antecipada. Duas posições: 1) Primeira posição que não admite. Segue os pressupostos teóricos do Ovídio. 2) Segunda posição (dominante, sustentada por grande parte da doutrina - Cândido Dinamarco, Athos Gusmão, Marinoni, Teori Zavaski). É possível a fungibilidade da via inversa, porque o processo não é o fim em si mesmo. É certo que há incompatibilidades procedimentais, todavia, essas podem ser sanadas através da determinação da emenda da inicial. 4. Tutela antecipada genérica prevista no art : O art. 273 tem três tutelas antecipadas dentro dele. Uma tutela antecipada preventiva que é aquela concedida com base no perigo de dano irreparável. Tem a tutela antecipada repressiva que é uma tutela concedida com base no propósito manifestamente procrastinatório do réu. 4 Art. 273, 7º. Se o autor, a título de antecipação de tutela, requerer providência de natureza cautelar, poderá o juiz, quando presentes os respectivos pressupostos, deferir a medida cautelar em caráter incidental do processo ajuizado. 5 Art O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação e: I - haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação; ou II - fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu.

5 5 E uma tutela antecipada da parcela da parcela incontroversa (art. 273, 6º 6, CPC). Chamada de uma das tutelas de evidência também. - Requisitos da preventiva e regressiva: São três que devem estar cumulados alternativamente com outros dois requisitos. 1) verossimilhança; 2) prova inequívoca; 3) reversibilidade do provimento; (Esses três requisitos são cumulados). 4) perigo de dano irreparável; 5) propósito procrastinatório do réu. 1) Verossimilhança: É a probabilidade do direito estar ao lado daquele que pretende um provimento antecipatório (juízo de probabilidade). Há verossimilhança também na tutela cautelar. Todavia, na tutela antecipada a verossimilhança se dá num grau mais forte. Porque está vinculada a prova inequívoca. 2) Prova Inequívoca: Segundo o entendimento dominante, trata-se da prova inequívoca da verossimilhança e não do direito da parte. Os meios de prova são todos que se prestam para prova inequívoca, inclusive testemunhal. A maioria sugere que se utilize analogicamente o art do CPC. Na doutrina, todavia, há quem entende que só pode prova documental, porque o art. 273 não tem audiência prevista (minoritário Joel Dias Figueira Jr.). 6 Art. 273, 6º. A tutela antecipada também poderá ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. 7 Art É lícito ao juiz conceder liminarmente ou após justificação prévia a medida cautelar, sem ouvir o réu, quando verificar que este, sendo citado, poderá torná-la ineficaz; caso em que poderá determinar que o requerente preste caução real ou fidejussória de ressarcir os danos que o requerido possa vir a sofrer.

6 6 3) Reversibilidade do Provimento: Há uma crítica Geral da doutrina a esse requisito. Todos os provimentos antecipatórios são reversíveis (porque pode se interpor recurso de agravo contra todos eles). Se todos os provimentos antecipatórios são reversíveis, o que é irreversível? Há duas posições: - a posição dominante a reversibilidade contemplada neste artigo é a reversibilidade dos efeitos fáticos do provimento. Esta reversibilidade consiste na possibilidade de retornar as coisas ao status quo anterior se for revogado o provimento que estiver sendo antecipado. Mesmo aqueles que entendem que a reversibilidade exigida é dos efeitos fáticos, em alguns casos eles admitem a concessão de um provimento antecipatório mesmo que ele seja irreversível faticamente. Isso ocorre dependendo da natureza do interesse posto em causa. Se por ex: no caso concreto estiverem em jogo direitos fundamentais, mesmo sendo irreversível faticamente o provimento será posição a concessão da tutela antecipada. No tocante a este aspecto a doutrina e a jurisprudência se valem do princípio da proporcionalidade. Ex: medicamentos, alimentos. - Segunda tese (minoritária): no sentido de que o artigo contempla a reversibilidade dos efeitos jurídicos do provimento. É a possibilidade de repara-se com perdas e danos a parte contrária em sendo revogado o provimento. Ou seja, não tem como restituir as coisas como eram antes, mas há como reparar pecuniariamente. Requisitos alternados: 4) Perigo de Dano Irreparável: Tem relação com o perigo da demora na tramitação do processo. Antecipa-se a tutela porque se o processo demorar demais a parte pode vir a sofrer um dano irreparável. Ou seja, a tutela antecipada é concedida de modo a reduzir os prejuízos que o tempo causa as partes. Diversamente a tutela cautelar que não é concedida pelo perigo na demora e sim pelo risco de dano iminente.

7 7 5) Propósito Manifestamente Procrastinatório do réu: Trata-se de artifícios que o réu se utiliza para que o processo demore demais tramitando. O processo demorado mantém status quo, sua manutenção só interessa para o réu. Exs: advogado que fica com autos em carga por um ano. Interposição de recursos procrastinatórios. - Requerimento e concessão de um provimento antecipatório. Nos termos do caput do art. 273, CPC, a tutela antecipada sempre deve ser requerida. Não pode ser concedida de oficio. A legitimação para requerer é tanto do autor quanto do réu. Todavia, o réu poderá requerer um provimento antecipatório sempre que deduzir uma pretensão contra o autor. Ou seja, sempre que reconvir, fizer contra-pedido. Possibilidades de concessão de um provimento antecipatório: 1) inaudita altera parte ou pars: Seria sem a ouvida da parte contrária. Nesta primeira hipótese, a tutela antecipada será concedida em duas situações específicas: 1.1) não der tempo de ouvir o réu. De acordo com o entendimento não há que se falar em violação ao principio do contraditório, porque há contraditório, mas é diferido ou postergado. O réu não é ouvido antes, mas ouvido após a concessão da medida. 1.2) se ouvido o réu, o mesmo puder frustrar a execução da medida. 2) mediante a ouvida da parte contrária: Há contraditório prévio. 3) mediante audiência de justificação prévia. A audiência de justificação previa é designada sempre houver a necessidade de se ouvir testemunhas para a concessão da medida.

8 8 A expressa liminar vem da expressão latina in limine que significa no linear do processo, no seu inicio, ou seja, decisões prolatadas no inicio do processo são decisões liminares. Não sendo só no âmbito da tutela de urgência. - Momentos para o Magistrado se pronunciar dos provimentos antecipatórios: 1) No curso do processo: Segundo entendimento dominante, o provimento vai ter natureza de decisão interlocutória, logo, o recurso cabível é o AI. 2) Pode se pronunciar no próprio corpo da sentença. Neste caso, há dois posicionamentos sobre o recurso cabível: Posição dominante: cabe recurso de apelação, sendo que a apelação vai ter apenas o efeito devolutivo em razão da aplicação por analogia do art. 520, VII 8, CPC. Efeito devolutivo da apelação, neste caso, atinge apenas aquela parte da sentença que tiver antecipado a tutela. Posição minoritária (sustentada pelo Marinoni ainda): caberiam contra essa sentença dois recursos: contra aquela parte que antecipou a tutela caberia o AI. E quanto ao que tem natureza de sentença cabe o recurso de apelação. 3) No âmbito recursal: tratado no efeito ativo dos recursos. - Efeitos passíveis de serem antecipados: Há uma corrente restritiva e uma corrente ampliativa: Corrente restritiva: sustentada pelo Ovídio e é minoritária. De acordo com essa corrente podem ser antecipados apenas os efeitos executivo lato sensu e mandamental. 8 Art A apelação será recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo. Será, no entanto, recebida só no efeito devolutivo, quando interposta de sentença que: VII - confirmar a antecipação dos efeitos da tutela.

9 9 Corrente ampliativa (Nelson Néri Jr, Marinoni, Teori, Araken) De acordo com esses autores também outros efeitos podem ser antecipados além do efeito executivo lato sensu e mandamental. Os outros efeitos: - Efeito condenatório: Todos esses autores entendem que é possível a antecipação do efeito condenatório. Parece que o legislador admite. O art. 273, no 3º 9, remete a aplicação subsidiária da execução provisória. A execução provisória tem por objeto provimentos condenatórios e se o art. 273 aplica ela subsidiariamente, parece evidente que é possível a antecipação do efeito condenatório. Por isso, a maioria menciona que pode. Ex: liminares na ação de alimentos. A natureza da execução de um provimento antecipatório condenatório é provisório, porque ele pode ser revogado. O Ovídio não aceita porque diz que tutela de urgência deve-se conseguir a realização de direitos imediatos, não podendo esperar a execução da condenação. - Efeitos declaratórios e constitutivo: O Ovídio não aceita a antecipação dos mesmos, porque segundo ele, a antecipação de declaração e do efeito constitutivo vão implicar no julgamento definitivo da matéria. Ou seja, antecipar-se esse dois efeitos implica em julgamento definitivo. Em sede de tutela antecipada, o provimento não pode exaurir o conhecimento da matéria. No tocante ao efeito constitutivo a maioria admite com exceção ao divórcio. Já o efeito declaratório a maioria concorda com Ovídio, inclinando-se no sentido de que não é possível a antecipação do efeito declaratório. 9 Art. 273, 3º. A efetivação da tutela antecipada observará, no que couber e conforme sua natureza, as normas previstas nos arts. 588, 461, 4o e 5o, e 461-A.

10 10 Todavia, o Min. Teori diz que é possível. Dá como exemplo as liminares concedidas nas ADI. O STF declara liminarmente a inconstitucionalidade. - Responsabilidade Civil pela concessão de provimentos antecipatórios: De acordo com o entendimento dominante a responsabilidade civil pela concessão de provimentos antecipatórios é de natureza objetiva, em razão da aplicação subsidiária da execução provisória. Porque na execução provisória a responsabilidade civil é objetiva. Ovídio discorda (posição minoritária), mas na verdade a sua discordância é com a remissão ao artigo da execução provisória. Segundo Ovídio a responsabilidade civil objetiva dificulta a concessão de um provimento antecipatório na exata medida em que quando é objetiva a responsabilidade é muito fácil a reparação em perdas e danos (a tendência dos magistrados é exigir caução). O problema é que exigir caução para concessão de provimento antecipatório pode significar a não concessão, porque a maioria das pessoas não tem condições de prestar a caução. Conseqüentemente, afirma Ovídio que, a responsabilidade civil deve ser de natureza subjetiva e não objetiva. - Fundamentação dos provimentos antecipatórios: O art. 273, CPC, exige que os provimentos antecipatórios sejam fundamentados. Nem precisaria ter mencionado que necessita de fundamentação porque, de acordo com o art. 93, IX 10, CF, trata de requisito constitucional. 10 Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios: IX todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação.

11 11 5. Tutela antecipa contra Fazenda Pública: Via de regra, é possível a tutela antecipada contra Fazenda. Ex: ação de medicamentos com tutela. Todavia, via de regra, a Fazenda Pública tem que ser ouvida primeiro. Mas há casos em que a jurisprudência, se valendo princípio da proporcionalidade, autoriza a concessão de tutela antecipada contra a fazenda Pública mesmo inaudita altera parte, quando estão em jogo direitos fundamentais. Em uma hipótese é vedada a concessão de liminares contra a Fazenda Pública e, conseqüentemente, de tutela antecipada também. Esta hipótese está contemplada na art 2º-B 11 da Lei 9494/97 (utiliza a expressa trânsito em julgado). Se a tutela antecipada tiver como objeto benefício ou vantagem do servidor público não é possível. Esse artigo foi objeto da ADC nº 4, sendo considerado constitucional. Essa vedação foi invocada para ações envolvendo direito previdenciário Súmula , STF. De acordo com essa Súmula, essa restrição a concessão da tutela antecipada contra a fazenda pública não se aplica nas ações previdenciárias, sendo possível a concessão da tutela antecipada. 6. Tutela antecipada da parcela incontroversa ( 6º): (Não se aplica a Fazenda Pública, apenas aos particulares). - Natureza: faz distinção. Há dois posicionamentos: uma posição (Teori) diz que o 6º é tutela antecipada, não Outra posição (Marinoni) entende que o 6º não se trata de tutela antecipada, mas sim julgamento parcial da lide antecipada. Ou seja, o magistrado estaria julgando parte da lide antes. Admite julgamento fracionado do processo. 11 Art. 2º-B. A sentença que tenha por objeto a liberação de recurso, inclusão em folha de pagamento, reclassificação, equiparação, concessão de aumento ou extensão de vantagens a servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive de suas autarquias e fundações, somente poderá ser executada após seu trânsito em julgado. 12 Súmula 729, STF: A decisão na ADC-4 não se aplica à antecipação de tutela em causa de Natureza previdenciária.

12 12 Fux determina como tutela de evidência - haveria mais que verossimilhança, pois haveria certeza. - Parcela incontroversa: Temos parcela incontroversa quando houver um reconhecimento de parte do pedido ou quando o réu deixar de contestar alguns fatos. Se for parcela incontroversa, pode ser concedida de ofício? Para essa segunda posição ela pode ser de oficio, porque não se trata de tutela antecipada, mas sim julgamento parcial da lide antecipado que pode ser de ofício. Natureza do provimento que antecipa uma tutela antecipada da parcela incontroversa: Dois posicionamentos: 1º) posicionamento é no sentido de que é uma interlocutória. 2º) posicionamento minoritário se trata de sentença parcial. - Questão relativa a coisa julgada: Aqueles que entendem que se trata de uma sentença parcial, fazem a seguinte indagação: exauridos os recursos contra o provimento que antecipa uma parcela incontroversa será que esse provimento transita em julgado materialmente? Será que haveria uma coisa julgada no processo Civil que se forma em momentos distintos? Será que havia coisa julgada progressiva no processo civil? Há duas posições sobre o tema: 1) Posição doutrinária - existe coisa julgada progressiva. Seria possível que o capítulo de uma sentença transite em julgado antes do que outros. 2) A tese dominante é de que não existe coisa julgada progressiva, inclusive STJ tem vários acórdãos dizendo isso. O motivo dessa tese não ser acolhida é que a tutela antecipação da parcela em controverso, mesmo que sejam exauridos todos os recursos contra ela, pode ser revogada. Em razão das questões de ordem pública, por serem pronunciáveis de oficio, pode acabar havendo a revogação da tutela antecipada da parcela incontroversa.

13 13 Ex: ajuizada ação com pedido de dano moral e material. Ninguém recorre, e Juiz declara ação extinta. Revoga-se a tutela antecipada também. Não há coisa julgada. A execução da tutela antecipada da parcela em controversa também é provisória, porque ela pode ser modificada. Prazo para propor a rescisória: O STJ entende que, para efeito de propositura de ação rescisória, data do trânsito em julgado é quando todos os capítulos tiverem transitado em julgado. Ou seja, no processo civil a rescisória é única. Obs: - Na esfera trabalhista é justamente ao contrário. Súmula 100, TST, reconhece a coisa julgada progressiva.

PONTO 1: Continuação Coisa Julgada PONTO 2: Tutela Antecipada PONTO 3: Tutela Cautelar PONTO 4: Tutela Antecipada Genérica

PONTO 1: Continuação Coisa Julgada PONTO 2: Tutela Antecipada PONTO 3: Tutela Cautelar PONTO 4: Tutela Antecipada Genérica 1 PROCESSO CIVIL PROCESSO CIVIL PONTO 1: Continuação Coisa Julgada PONTO 2: Tutela Antecipada PONTO 3: Tutela Cautelar PONTO 4: Tutela Antecipada Genérica 1. CONTINUAÇÃO COISA JULGADA Nos termos do artigo

Leia mais

PONTO 1: TUTELA DE URGÊNCIA i. PONTO 3: b) MODALIDADES CLASSIFICAÇÕES NO ÂMBITO DA TUTELA DE URGÊNCIA:

PONTO 1: TUTELA DE URGÊNCIA i. PONTO 3: b) MODALIDADES CLASSIFICAÇÕES NO ÂMBITO DA TUTELA DE URGÊNCIA: 1 PROC. CIVIL PONTO 1: TUTELA DE URGÊNCIA i PONTO 2: a) CLASSIFICAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA PONTO 3: b) MODALIDADES CLASSIFICAÇÕES NO ÂMBITO DA TUTELA DE URGÊNCIA: _ TUTELA DE URGÊNCIA CAUTELAR: _ TUTELA

Leia mais

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas.

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Efetividade, Momento do Requerimento; Revogação e Modificação; Fungibilidade;

Leia mais

Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela em Pedido Incontroverso.

Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela em Pedido Incontroverso. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela

Leia mais

1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA. Responsabilidade civil pela concessão de efeitos antecipatórios:

1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA. Responsabilidade civil pela concessão de efeitos antecipatórios: 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Continuação Tutela Antecipada PONTO 2: Tutela Antecipada da Parcela Incontroversa PONTO 3: Tutela Antecipada Específica PONTO 4: Medidas Coercitivas 1. CONTINUAÇÃO TUTELA ANTECIPADA

Leia mais

Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de

Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de drogas. Um em cada três jovens negros americanos serão presos

Leia mais

TIPOS DE PROCESSO. Os processos são classificados de acordo. com o tipo de provimento jurisdicional. pretendido / depende do tipo de

TIPOS DE PROCESSO. Os processos são classificados de acordo. com o tipo de provimento jurisdicional. pretendido / depende do tipo de TIPOS DE PROCESSO Os processos são classificados de acordo com o tipo de provimento jurisdicional pretendido / depende do tipo de resultado esperado pela parte Processo de Conhecimento é aquele em que

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Concessão de Liminar e Tutela Antecipada. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Concessão de Liminar e Tutela Antecipada. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Marcello Leal 1 CPC, Art. 273. O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO

A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO PARTE 1 A TUTELA PROVISÓRIA PREVISTA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA... 19 CAPÍTULO I TEORIA

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

LIMINARES DE NATUREZA CAUTELAR Cautelar e Tutela Antecipada

LIMINARES DE NATUREZA CAUTELAR Cautelar e Tutela Antecipada LIMINARES DE NATUREZA CAUTELAR Cautelar e Tutela Antecipada o Semelhança advinda da sumariedade, medida cautelar e antecipação da tutela não se confundem. Distinguem as figuras no objetivo; a medida cautelar

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA 1 Artigo 294 do Código de Processo Civil A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada,

Leia mais

ROTEIRO TUTELAS PROVISÓRIAS DE URGÊNCIA E DE EVIDÊNCIA

ROTEIRO TUTELAS PROVISÓRIAS DE URGÊNCIA E DE EVIDÊNCIA PROFESSORA: DRA. JULIANA JUSTO ROTEIRO TUTELAS PROVISÓRIAS DE URGÊNCIA E DE EVIDÊNCIA 07.05.2015 1. HISTÓRICO 1.1 1973 PRIMEIRO MOMENTO 1.2 1994 SEGUNDO MOMENTO Art. 273. O juiz poderá, a requerimento

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Tutelas Provisórias: Tutelas Provisórias é denominação de gênero, que pode se subdividir em espécies,

Leia mais

TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC

TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC Prof. Advogado. Mestre em Processo Civil pela PUC/SP. LL.M pela University of California Berkeley School of Law. DA TUTELA PROVISÓRIA Disposições gerais Art. 294 A tutela

Leia mais

Direito Processual. Civil. Da Tutela Provisória

Direito Processual. Civil. Da Tutela Provisória Direito Processual Civil Da Tutela Provisória Das Disposições Gerais - Duas Espécies: Urgência e Evidência. - Urgência: Cautelar e Antecipada Antecedente ou Incidental. - Incidental: Independe de custas.

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Faculdade de Direito Teoria Geral do Processo 2 Professor Vallisney Grupo: Daniel Rezende (13/0106607), Leonardo Maia (13/0120171), Vitor Salazar (13/0137227), Diogo Eira (13/0107701).

Leia mais

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII):

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: ação autônoma do art. 304, CPC. Procedimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente. Tutela de evidência / 117 Professor:

Leia mais

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : tutela

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias. Tutela Antecipada tem o objetivo de antecipar os efeitos da sentença,

Leia mais

Analista Judiciário Área Judiciária

Analista Judiciário Área Judiciária Analista Judiciário Área Judiciária Direito Processual Civil Tutela Provisória Prof. Giuliano Tamagno Direito Processual Civil TUTELA PROVISÓRIA Noções gerais: Tutela provisória é o gênero, que contempla

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde O Artigo 659, IX e X, da CLT contemplar, expressamente, as hipóteses de cabimento de medida liminar na seara

Leia mais

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) -

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) - Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Momento do requerimento da antecipação de tutela; Decisão na antecipação de

Leia mais

LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 Código de Processo Civil. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PARTE GERAL LIVRO V DA TUTELA PROVISÓRIA

Leia mais

Tutelas no novo CPC: Liminares?

Tutelas no novo CPC: Liminares? Tutelas no novo CPC: Liminares? Valter Nilton Felix Quando os efeitos da tutela definitiva são antecipados pelo juízo, tem-se a tutela provisória, satisfativa (fornecimento de certidão negativa é ordenada

Leia mais

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida PROCESSO CIVIL V AULA 2 I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças Denis Domingues Hermida 1 INTRODUÇÃO CF. Art. 5º, XXXV, da Constituição

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Tutela de Urgência Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA TUTELA DE URGÊNCIA Inicialmente, cabe salientar que o novo Código de

Leia mais

A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO

A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO AUTORA: Gimene Vieira da Cunha Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas Advogada inscrita na OAB/RS sob o nº 80.830 Pós-Graduada

Leia mais

TUTELA PROVISÓRIA.

TUTELA PROVISÓRIA. TUTELA PROVISÓRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A TUTELA PROVISÓRIA (ART. 294 A 299 DO CPC)... 4 O que é tutela provisória?...4 Quais são os fundamentos para que exista a tutela

Leia mais

A TUTELA ANTECIPADA NO DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO

A TUTELA ANTECIPADA NO DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO LUCIANA NINI MANENTE Advogada em São Paulo Mestre e Doutoranda na PUC-SP Professora da pós-graduação "lato sensu" de Direito Processual Civil - COGEAE/PUC-SP A TUTELA ANTECIPADA NO DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO

Leia mais

13/02/2019 AULA 3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS TUTELAS PROVISÓRIAS. Denis Domingues Hermida. a) Possibilidade de concessão liminar

13/02/2019 AULA 3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS TUTELAS PROVISÓRIAS. Denis Domingues Hermida. a) Possibilidade de concessão liminar PROCESSO CIVIL V AULA 3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS TUTELAS PROVISÓRIAS Denis Domingues Hermida I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS TUTELAS PROVISÓRIAS a) Possibilidade de concessão liminar b) Sumariedade da cognição

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/04/2018). Comunicação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/04/2018). Comunicação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/04/2018). Comunicação. A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de

Leia mais

Aula 113. Tutela provisória (Parte IV):

Aula 113. Tutela provisória (Parte IV): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Tutela provisória. Concessão por sentença, acórdão, decisão monocrática. Recursos cabíveis. Tutela de urgência. Noções gerais / 113 Professor:

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Processo Civil PROFESSOR Ival Heckert MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 05 Contatos: Facebook: Professor Ival Heckert @prof_ival (twitter e instagram)

Leia mais

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : AULA 23 12.7) Competência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tutela provisória II Prof. Luiz Dellore Gênero Espécies Subespécies Tutela Provisória Tutela de urgência - Tutela cautelar - Tutela antecipada Tutela de evidência -- Art. 294.

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 ACP Hoje Tutelas provisórias em ações coletivas

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE 2 Na nova dinâmica do CPC, deixou de existir a ação cautelar que agora faz parte do processo de conhecimento como tutela. A liminar foi mantida principalmente nos procedimentos especiais

Leia mais

PONTO 1: Sentença 1. SENTENÇA

PONTO 1: Sentença 1. SENTENÇA 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Sentença 1. SENTENÇA 1.1 CONCEITO DE SENTENÇA Na sistemática anterior a Lei n. 11.232/05, que introduziu o chamado cumprimento de sentença, a sentença era o ato que sempre terminava

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Aula 17. Competência Internacional Parte II

Aula 17. Competência Internacional Parte II Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte II) / 17 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 17 Competência Internacional Parte

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

TUTELA PROVISÓRIA. CPC 294 a 299

TUTELA PROVISÓRIA. CPC 294 a 299 TUTELA PROVISÓRIA CPC 294 a 299 OBJETIVO Repassar o ônus pelo tempo do processo ao réu Atender aos princípios da efetividade do processo celeridade processual CLASSIFICAÇÃO Quanto ao fundamento URGÊNCIA

Leia mais

TUTELA ANTECIPADA NAS AÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

TUTELA ANTECIPADA NAS AÇÕES PREVIDENCIÁRIAS TUTELA ANTECIPADA NAS AÇÕES PREVIDENCIÁRIAS Professor: Rodrigo Sodero Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero TUTELAS PROVISÓRIAS NO CPC Novo CPC: tutelas

Leia mais

Antecipada. Urgência. Tutelas Provisórias. Cautelar. Evidência

Antecipada. Urgência. Tutelas Provisórias. Cautelar. Evidência TUTELAS PROVISÓRIAS Tutela provisória é o mecanismo processual que pode ser requerido pelas partes e, se preenchidos os requisitos legais, o juiz poderá antecipar um provimento judicial de mérito ou acautelatório

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça

PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça guilherme.koenig@hotmail.com Instagram: @Guilherme Koenig

Leia mais

TÍTULO: TUTELA ANTECIPADA

TÍTULO: TUTELA ANTECIPADA 1 TÍTULO: TUTELA ANTECIPADA Adriana Jesus Guilhen 1 Sumário: I Histórico; II Constitucionalidade da Tutela Antecipada; III Objetivo; IV Diferenças e semelhanças entre a tutela antecipada e a medida cautelar;

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

TUTELA PROVISÓRIA. Comentários aos artigos 294 a 299

TUTELA PROVISÓRIA. Comentários aos artigos 294 a 299 Para acesso ao vídeo explicativo clique AQUI. TUTELA PROVISÓRIA Comentários aos artigos 294 a 299 Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tutela provisória I Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos Processo de conhecimento: crise de incerteza Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Tutela provisória

Leia mais

Prof. Anselmo Prieto Alvarez

Prof. Anselmo Prieto Alvarez Prof. Anselmo Prieto Alvarez apalvarez@pucsp.br Histórico 1-65 leis foram editadas reformando o CPC- Lei Federal de 11 de janeiro de 1973 2- Até 1994 foram 24 alterações. Histórico 3- A partir de 1994

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

11/03/2019 AULA 4. TUTELA DE URGÊNCIA: requerimento, requisitos para concessão, caução, responsabilidade civil do requerente. Denis Domingues Hermida

11/03/2019 AULA 4. TUTELA DE URGÊNCIA: requerimento, requisitos para concessão, caução, responsabilidade civil do requerente. Denis Domingues Hermida PROCESSO CIVIL V AULA 4 TUTELA DE URGÊNCIA: requerimento, requisitos para concessão, caução, responsabilidade civil do requerente Denis Domingues Hermida I INTRODUÇÃO Espécie de tutela provisória cuja

Leia mais

Juiz não lê a petição inicial e comete sucessão de erros em ação de desaposentação

Juiz não lê a petição inicial e comete sucessão de erros em ação de desaposentação É de Giuseppe Chiovenda a afirmação de que a jurisdição tem a função de atuar a vontade concreta da lei. Assim, segundo essa teoria, podemos concluir que o juiz deve aplicar a lei ao caso concreto, independentemente

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. Ação Civil Pública. Tutelas de Urgência. Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Hugo Nigro Mazzilli

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. Ação Civil Pública. Tutelas de Urgência. Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Hugo Nigro Mazzilli Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Ação Civil Pública. Tutelas de Urgência. Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Hugo Nigro Mazzilli 2013 1 www.mazzilli.com.br 2 Distinguiremos inicialmente:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Sentença SENTENÇA, COISA JULGADA A aula terá o seguinte enfoque: - Definição de sentença - Modificação da sentença - Efeitos da sentença - Tutela

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

3. PROCESSO 3.1. Processo: a) processo e procedimento;

3. PROCESSO 3.1. Processo: a) processo e procedimento; 1 FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL PROGRAMA PARA O CONCURSO PÚBLICO PROFESSOR CLASSE A DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2017 1. JURISDIÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VIGÉSIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº: 0050632-74.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: EUZENI FARIA GONÇALVES AGRAVADO: LEANDRO DE TAL Relator: Desembargador MARCELO LIMA BUHATEM Vistos, etc... D

Leia mais

2. No juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos.

2. No juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos. TURMA e ANO: TURMÃO ESTADUAL FLEX B 2014 Matéria / Aula: Processo Civil / Aula: 3 (Ministrada em 21/07/2014) Professor Edward Carlyle Conteúdo: Resolução Imediata do Mérito (Requisitos 2 Parte). Coisa

Leia mais

MEDIDAS CAUTELARES EM ARBITRAGEM MARÍTIMA. Iwam Jaeger RIO DE JANEIRO

MEDIDAS CAUTELARES EM ARBITRAGEM MARÍTIMA. Iwam Jaeger RIO DE JANEIRO Iwam Jaeger iwam@kincaid.com.br RIO DE JANEIRO FONE: (55 21) 2276 6200 FAX: (55 21) 2253 4259 AV. RIO BRANCO, 25-1º andar 20090-003 - RIO DE JANEIRO RJ MEDIDAS CAUTELARES NO DIREITO MARÍTIMO O PODER GERAL

Leia mais

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II):

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte II) / 101 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 101 Julgamento conforme

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE NOVO CPC COMUNICAÇÃO A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de informar aos envolvidos da movimentação do processo, em especial quando revestir-se

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO 1. Qual é a ação judicial cabível? Se o medicamento estiver aprovado

Leia mais

PRIMEIRAS PERCEPÇÕES

PRIMEIRAS PERCEPÇÕES PRIMEIRAS PERCEPÇÕES Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter

Leia mais

ARRESTO DE EMBARCAÇÕES

ARRESTO DE EMBARCAÇÕES ARRESTO DE EMBARCAÇÕES VII CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO IV SIMPÓSIO DE DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO Alessander Lopes Pinto alessander@lplaw.com.br O ARRESTO DE EMBARCAÇÕES

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2016 NOVO CPC E PROCESSO DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia havendo retratação,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Reinaldo Branco de Moraes (Juiz do Trabalho do TRT12) -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Tutela Provisória Professor Guilherme Koenig www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA TUTELA PROVISÓRIA PARTE GERAL LIVRO V DA TUTELA PROVISÓRIA TUTELA PROVISÓRIA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Tutela Provisória Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Aula Civil XX TUTELA PROVISÓRIA Noções gerais: Tutela provisória é o gênero, que

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial da Fazenda Pública Parte 4 Prof(a). Bethania Senra - A prova documental em poder do ente público deve ser apresentada ao Juizado até a instalação da audiência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. Marcelo Barbi NCPC, Art. 1.059. À tutela provisória requerida contra a Fazenda Pública aplica-se o disposto nos arts. 1 o a 4 o da Lei n o 8.437, de 30 de junho de 1992,

Leia mais

8) Gratuidade da Justiça e Honorários Advocatícios

8) Gratuidade da Justiça e Honorários Advocatícios PETIÇÃO INICIAL 8) Gratuidade da Justiça e Honorários Advocatícios Nas bancas anteriores à FGV, o item gratuidade da justiça somente veio pontuado em gabarito quando era necessário requerer o pagamento

Leia mais

Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC.

Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC. Ação Cautelar Tutela Cautelar Aula 02 Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC. De acordo com o novo CPC, não temos mais

Leia mais

18/03/2019 AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA ANTECEDENTE. Denis Domingues Hermida. Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO

18/03/2019 AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA ANTECEDENTE. Denis Domingues Hermida. Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO PROCESSO CIVIL V AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA Denis Domingues Hermida I INTRODUÇÃO Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO INCIDENTE Na mesma peça processual Em que se formula

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

Walter Maria Moreira Junior

Walter Maria Moreira Junior Walter Maria Moreira Junior CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ANTECIPAÇÃO DE TUTELA Introduzida no Código de Processo Civil brasileiro em 1994 pela Lei n 8.952, a tutela antecipada passou a ser tratada de forma

Leia mais

c) o regulamento do curso de direito não traz o conceito insuficiente, o que já demonstra a má-fé da instituição de ensino;

c) o regulamento do curso de direito não traz o conceito insuficiente, o que já demonstra a má-fé da instituição de ensino; AGRAVO DE INSTRUMENTO (202) Nº 5000754-02.2018.4.03.0000 RELATOR: Gab. 11 - DES. FED. ANDRÉ NABARRETE AGRAVANTE: A. C. X. d. S. Advogado do(a) AGRAVANTE: IVYE RIBEIRO DA SILVA - SP217757 AGRAVADO: ASSOCIACAO

Leia mais

Novo CPC e as Tutelas nas ações tributárias. Priscila Faricelli

Novo CPC e as Tutelas nas ações tributárias. Priscila Faricelli Novo CPC e as Tutelas nas ações tributárias Priscila Faricelli priscila.faricelli@trenchrossi.com Principais Características do Novo CPC Segurança jurídica; Celeridade; Simplificação e flexibilização do

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA NOVO CPC CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Palestrante e Professor Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos Professor de

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). (Nome do autor), brasileiro, casado, engenheiro de minas, carteira de identidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque DIREITO PROCESSUAL CIVIL Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração Prof. Andre Roque 1. Agravo de instrumento: cabimento Somente cabe AI das decisões interlocutórias do CPC, 1015 I -

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A Agravo de instrumento. Propriedade industrial e intelectual. Pedido de antecipação de tutela para suspender ou interromper comunicação ao público de obras musicais. Ausência de prova inequívoca da verossimilhança

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018). Tutela provisória de urgência. Conceito. É uma tutela jurisdicional sumária e não

Leia mais

TUTELAS PROVISÓRIAS NA PRÁTICA

TUTELAS PROVISÓRIAS NA PRÁTICA TUTELAS PROVISÓRIAS NA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES INICIAIS SOBRE A TUTELA PROVISÓRIA...5 Tutela x Liminar... 5 Tutela Definitiva x Tutela Provisória...6 Eficácia... 8 Precisa de confirmação

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC)

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC) PROCESSO DE CONHECIMENTO Petição Inicial (282 do CPC) Juiz; Qualificações; Fatos e Fundamentos; DEVERÁ INDICAR Pedido; Valor da Causa; Provas; Requerimento. PEDIDO (ART. 282, CPC) O pedido é o último elemento

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna

11/12/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 1 o CPC/2015 O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

Nº /001 <CABBCAADDABACCBACDBABCAADBCABCDDAAAAADDADAAAD>

Nº /001 <CABBCAADDABACCBACDBABCAADBCABCDDAAAAADDADAAAD> 2016000396889 PROCESSO N.º : 1.0000.16.021283-3/001 ESPÉCIE : Agravo de Instrumento COMARCA : Belo Horizonte 12.ª Vara

Leia mais

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br)

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) JUIZADOS ESPECIAIS 19.11.15. PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) 1. PRINCÍPIOS INFORMADORES DO SISTEMA DOS JUIZADOS ESPECIAIS A) Oralidade. - prevalência da palavra falada sobre a

Leia mais