Contribuição ao FUNRURAL Limites e Efeitos do Reconhecimento da Inconstitucionalidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contribuição ao FUNRURAL Limites e Efeitos do Reconhecimento da Inconstitucionalidade"

Transcrição

1 Contribuição ao FUNRURAL Limites e Efeitos do Reconhecimento da Inconstitucionalidade João Caetano Muzzi Filho Barroso, Muzzi, Barros, Guerra Mascarenhas e Associados

2 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FONTES DE CUSTEIO CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS Empregadores: folha de salário, faturamento, lucro e, após a EC 20/98, receita bruta artigo 195, I. Produtor rural e assemelhados, em regime de economia familiar não empregador permanente: receita da comercialização dos produtos artigo 195, 8º. Novas fontes de custeio: necessidade de lei complementar artigo 195, 4º.

3 FUNRURAL PRODUTOR SEGURADO ESPECIAL X PRODUTOR EMPREGADOR LEI N.º 8.212/91 REDAÇÃO ORIGINAL Produtor Rural Individual ou em Regime de Economia Familiar = Segurado Especial: sobre a receita proveniente da comercialização da produção (artigo 25) Produtor Rural Empregador = Segurado Autônomo Equiparado a Empresa: sobre a folha de salários (artigos 12, V, a e 22 )

4 FUNRURAL PRODUTOR SEGURADO ESPECIAL X PRODUTOR EMPREGADOR LEI Nº 8.212/91 REDAÇÃO DA LEI N.º 8.540/92 Produtor Rural Segurado Especial: manutenção da incidência sobre a receita bruta da produção. Inexistência de qualquer contrariedade à Constituição da República (artigo 195, 8º). Produtor Rural Empregador Segurado Autônomo: criação de nova fonte de custeio sobre a receita bruta da produção rural em substituição da incidência sobre a folha de salários. Afronta à Constituição da República Necessidade de lei complementar (artigo 195, 4º c/c 8º).

5 FUNRURAL PRODUTOR SEGURADO ESPECIAL X PRODUTOR EMPREGADOR Lei n.º 8.212/91 Redação Original Lei n.º 8.212/91 Redação da Lei n.º 8.540/92 Discussão Acerca da Inconstitucionalidade da Exigência Produtor Rural Individual ou em Regime de Economia sobre a receita bruta da produção sobre a receita bruta da produção Não se Aplica em nenhum período. Contribuição em sintonia com a Constituição Produtor Rural Empregador sobre a folha de salários sobre a receita bruta da produção Aplica-se apenas após a Lei n.º 8.540/92 Desacordo com a Constituição (ressalva precedente não trata da Lei n.º /01)

6 CARACTERIZAÇÃO PRODUTOR SEGURADO ESPECIAL X PRODUTOR EMPREGADOR Lei 8.212/91 Redação Original Produtor Rural Individual ou em Economia Familiar - Segurado Especial 1) Ser produtor, parceiro, meeiro ou arrendatário rurais; 2) Exercer a atividade individualmente ou em regime de economia familiar (no qual o trabalho dos membros da família é indispensável à própria subsistência e é exercido e condições de mútua dependência e colaboração); e 3) Possibilidade de contar com o auxílio eventual de terceiros mas sem a utilização de empregados (permanentes ou eventuais). Produtor Rural Empregador Autônomo/Cont. Individual 1) Exploração de atividade agropecuária; 2) Diretamente ou através de propostos; e 3) Contar com o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não contínua.

7 CARACTERIZAÇÃO PRODUTOR SEGURADO ESPECIAL X PRODUTOR EMPREGADOR Produtor Rural Individual ou em Economia Familiar - Segurado Especial Produtor Rural Empregador Autônomo/Cont. Individual Lei 8.212/91 Redação da Lei /08 1) Ser produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais; 2) Possuir residência no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele; 3) Exercer a atividade individualmente ou em regime de economia familiar (no qual o trabalho dos membros da família é indispensável à própria subsistência e é exercido em condições de mútua dependência e colaboração); 4) Explorar atividade agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais; 5) Não contar com o auxílio de empregados permanentes (permitidos empregados eventuais, em épocas de safra); 6) Não possuir outra fonte de rendimento salvo exceções do 10, do art. 12 da Lei n.º 8.212/91. 1) Exploração de atividade agropecuária; 2) Área de exploração: 2.1) superior a 4 (quatro) módulos fiscais; ou 2.2) igual ou inferior a 4 (quatro) módulos fiscais ou atividade pesqueira, devendo neste caso contar com o auxílio de empregados permanentes ou por intermédio de prepostos, não se enquadrando nas características dos segurados especiais.

8 ADQUIRENTES, COOPERATIVAS E CONSIGNATÁRIOS E O FUNRURAL FORMA DE RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DEVIDA PELO PRODUTOR Adquirentes (inclusive cooperativas) e consignatários subrogação na obrigação de recolhimento do FUNRURAL sobre a receita bruta da produção dos seguintes contribuintes: Lei n.º 8.212/91 Redação Original (artigo 30, V) - produtor rural segurado especial Lei n.º 8.212/91 Redação da Lei n.º 8.540/92 (artigo 30, IV) - produtor rural segurado especial e - produtor rural empregador

9 ADQUIRENTES, COOPERATIVAS E CONSIGNATÁRIOS E O FUNRURAL SUB-ROGAÇÃO Instituto de Direito Civil em que o sub-rogado, por pagar a dívida do devedor, assume os direitos do antigo credor, contra o devedor nos limites do valor efetivamente desembolsado pelo novo credor/sub-rogado (artigos 346 e seguintes do Código Civil) A é devedor de B credor. C (terceiro) paga a B, credor originário, a dívida do devedor A. C sub-roga-se nos direitos do credor originário B perante o devedor A. A devedor de B (antes da sub-rogação) e de A (após a sub-rogação) B credor originário C sob-rogado (novo credor)

10 ADQUIRENTES, COOPERATIVAS E CONSIGNATÁRIOS E O FUNRURAL Obrigação da legislação previdenciária sugere desconto da contribuição sobre o valor pago ao produtor Não há desembolso pelo adquirente (inclusive cooperativa) e consignante. Contribuinte do FUNRURAL: produtor rural (contribuinte de fato ônus financeiro sobre a produção). adquirente/cooperativa/consignante (contribuinte de direito ausência de ônus/desembolso financeiro)

11 ADQUIRENTES, COOPERATIVAS E CONSIGNATÁRIOS E O FUNRURAL Imprecisão do termo sub-rogação utilizado pela lei previdenciária Hipóteses de transferência legal a terceiro pela responsabilidade sobre o crédito tributário: Responsabilidade retenção na fonte pelo responsável, contribuinte de direito, mediante desconto sobre o valor pago ao contribuinte de fato; Substituição Tributária recolhimento (desembolso) do tributo devido por terceiro (substituído), pelo contribuinte de direito (substituto), seguido de recuperação do dispêndio financeiro, ônus do contribuinte de fato.

12 INTERESSE NA INCONSTITUCIONALIDADE DO FUNRURAL OBJETIVO INTERESSE Produtor Rural Segurado Especial (Individual ou em Regime de Economia Familiar) Produtor Rural Empregador Autônomo/Contribui nte Individual Não há Deixar de sofrer o desconto da contribuição sobre a produção. Não há Tributário e financeiro. Adquirente/Cooperat iva/ e Consignante Deixar de realizar o desconto da contribuição sobre a produção do produtor empregador. Apenas tributário. Inexiste interesse financeiro haja vista a inexistência de desembolso, mas mero recolhimento de tributo descontado do produtor empregador.

13 DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RECURSO EXTRAORDINÁRIO N.º FRIGORÍFICO MATABOI Decisão: O Tribunal, por unanimidade e nos termos do voto do Relator, conheceu e deu provimento ao recurso extraordinário para desobrigar os recorrentes da retenção e do recolhimento da contribuição social ou do seu recolhimento por subrrogação sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural de empregadores, pessoas naturais, fornecedores de bovinos para abate, declarando a inconstitucionalidade do artigo 1º da Lei nº 8.540/92, que deu nova redação aos artigos 12, incisos V e VII, 25, incisos I e II, e 30, inciso IV, da Lei nº 8.212/91, com a redação atualizada até a Lei nº 9.528/97, até que legislação nova, arrimada na Emenda Constitucional nº 20/98, venha a instituir a contribuição, tudo na forma do pedido inicial, invertidos os ônus da sucumbência. Em seguida, o Relator apresentou petição da União no sentido de modular os efeitos da decisão, que foi rejeitada por maioria, vencida a Senhora Ministra Ellen Gracie. Votou o Presidente, Ministro Gilmar Mendes. Ausentes, licenciado, o Senhor Ministro Celso de Mello e, neste julgamento, o Senhor Ministro Joaquim Barbosa, com voto proferido na assentada anterior. Plenário, (destacamos)

14 DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RE N.º FRIGORÍFICO MATABOI Reconhecimento da inconstitucionalidade da exigência do FUNRURAL sobre a produção de produtor empregador autônomo/contribuinte individual - dispensa de retenção por adquirente. Não se aplica ao produtor rural segurado especial (individual ou em economia familiar). Principais Fundamentos da decisão: Nova fonte de custeio não prevista pela Constituição reserva de lei complementar. Tratamento diferenciado entre empregadores urbanos e rurais ofensa ao princípio da isonomia. Base de cálculo prevista pela lei não delineia o fato gerador ofensa ao princípio da legalidade tributária.

15 EFEITOS E RISCOS DO RECONHECIMENTO DA DA INCONSTITUCIONALIDADE DO FUNRURAL 1) Desobrigação do responsável tributário da retenção/recolhimento da contribuição do produtor (exceto segurado especial) e, assim, deixando tais produtores de sofrerem o ônus tributário inconstitucional. 2) Dificuldade do adquirente/cooperativa/consignante em confirmar faticamente a categoria na qual se enquadra o produtor rural para fins de não aplicação da retenção (empregador autônomo contribuinte individual x produtor individual ou em regime de economia familiar ao qual a decisão não se aplica)

16 EFEITOS E RISCOS DO RECONHECIMENTO DA DA INCONSTITUCIONALIDADE DO FUNRURAL 3) Efeito repristinatório da exigência na hipótese de ajuizamento pelo produtor = aplicação da fonte de custeio anterior com base na folha de salários, exigível do produtor rural empregador nos últimos 5 anos Essencial a avaliação prévia do benefício econômico. Vide precedente Agroindústria sobre a repristinação e Ação Direita de Inconstitucionalidade da ABRAFRIGO em curso para alcance amplo a todos os contribuintes. 4) Eventual levantamento dos recursos (depósito/restituição) por quem não tenha sofrido o ônus financeiro impossibilidade. Dispêndio do produtor que sofreu o desconto, bem como ônus do recálculo.

FUNRURAL E STF. Há poucos dias o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional o artigo 1º da Lei de 1992 que obrigava

FUNRURAL E STF. Há poucos dias o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional o artigo 1º da Lei de 1992 que obrigava FUNRURAL E STF MOACYR PINTO JUNIOR * Há poucos dias o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional o artigo 1º da Lei 8.540 de 1992 que obrigava produtores rurais a pagar contribuição

Leia mais

FUNRURAL Impactos da decisão do STF sobre as Cooperativas Agropecuárias

FUNRURAL Impactos da decisão do STF sobre as Cooperativas Agropecuárias FUNRURAL Impactos da decisão do STF sobre as Cooperativas Agropecuárias João Caetano Muzzi Filho Barroso, Muzzi, Barros, Guerra e Associados Advocacia e Consultoria Empresarial Cenário legislativo CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Beneficiários do RGPS Segurados Obrigatórios Segurado especial Parte - 1 Prof. Bruno Valente Segurados obrigatórios: Art. 11 da Lei nº 8.213/91 Art. 12 da Lei nº 8.212/91 Art. 9º

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS DA APOSENTADORIA RURAL. Bernardo Monteiro Ferraz

ASPECTOS POLÊMICOS DA APOSENTADORIA RURAL. Bernardo Monteiro Ferraz ASPECTOS POLÊMICOS DA APOSENTADORIA RURAL Bernardo Monteiro Ferraz Aposentadoria rural o Por idade: o Idade: redução de cinco anos: 60 (homem) e 55 (mulher) o Carência: 180 meses o Exercício da atividade

Leia mais

e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro

e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro SEGURADO EMPREGADO e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e

Leia mais

Contribuição Previdenciária Área Rural e SENAR DRF ITABUNA

Contribuição Previdenciária Área Rural e SENAR DRF ITABUNA Contribuição Previdenciária Área Rural e SENAR DRF ITABUNA 1 HISTÓRICO IAPs - 1923 INPS - 1966 IAPAS 1977 INSS -1990 SRP - 2005 RFB - 2007 2 Receita Federal do Brasil - RFB DRF Itabuna 2 Inspetorias Ilhéus

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO G12 PROCESSO Nº : 13909-23.2014.4.01.3600 CLASSE 2200 : MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO IMPETRANTE : SINDICATO RURAL DE MARCELÂNDIA IMPETRADO : DELEGADO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CUIABÁ MT DECISÃO

Leia mais

Seção Judiciária do Distrito Federal 3ª Vara Federal Cível da SJDF

Seção Judiciária do Distrito Federal 3ª Vara Federal Cível da SJDF Seção Judiciária do Distrito Federal 3ª Vara Federal Cível da SJDF D E C I S Ã O Trata-se de ação de conhecimento, sob o rito comum ordinário, intentada pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS

Leia mais

Lor-rrençÇ & RocJrigues

Lor-rrençÇ & RocJrigues Lor-rrençÇ & RocJrigues :,::ji. i,.: r:-:,jtìit:ijlr r1:!ltr:li A D V O G A D O S AO CONSELHO DOS EXPORTADORES DE CAFE DO BRASIL - CECAFÉ Att. Sr. Diretor Geral Dr. Guilherme Braga Abreu Pires Filho Ref.:

Leia mais

Breves considerações sobre o conceito legal de segurado especial

Breves considerações sobre o conceito legal de segurado especial Breves considerações sobre o conceito legal de segurado especial Autor: Paulo Rui Kumagai de Aguiar Pupo Juiz Federal publicado em 19.12.2012 O conceito de segurado especial é dado pela Lei 8.213/91, cujo

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DAS COOPERATIVAS E CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

TRIBUTAÇÃO DAS COOPERATIVAS E CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL Docente: PROFESSOR PAULO AYRES BARRETO TRIBUTAÇÃO DAS COOPERATIVAS E CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA 17.09.2015 APRESENTAÇÃO DO CASO CONTEXTUALIZAÇÃO REDAÇÃO DO

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 RELAÇÃO JURÍDICA PREVIDENCIÁRIA: BENEFICIÁRIOS, SEGURADOS E DEPENDENTES Prof. Dr. Alexandre Triches BENEFICIÁRIOS

Leia mais

Contribuições. Professor Ramiru Louzada

Contribuições. Professor Ramiru Louzada Contribuições Professor Ramiru Louzada Competência Art. 149, CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais

Leia mais

Contribuições. Professor Ramiru Louzada

Contribuições. Professor Ramiru Louzada Contribuições Professor Ramiru Louzada Competência Art. 149, CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais

Leia mais

SEGURADO ESPECIAL. Como contribuir para Previdência Social e para o SENAR sobre a Receita da Comercialização Rural

SEGURADO ESPECIAL. Como contribuir para Previdência Social e para o SENAR sobre a Receita da Comercialização Rural CONTRIBUIÇÃO PREVIDÊNCIA SOCIAL/SENAR SEGURADO ESPECIAL? Como contribuir para Previdência Social e para o SENAR sobre a Receita da Comercialização Rural Previdência Rural Atualização Junho de 2015 ATUALIZAÇÃO

Leia mais

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal 22.09.2015 Belo Horizonte/ MG Prof.: Ronaldo Gaudio Art. 22, inc. IV, Lei 8.212/91 (incluído pela lei 9.876/99) A contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº /13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja

BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº /13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja BOLETIM INFORMATIVO Nº 45/2013 ANO X (24 de Outubro de 2013) 1. LEI Nº 12.865/13 Reflexos na Tributação da Cadeia Produtiva da Soja Por: Luciane Cristina Lagemann A Lei nº 12.865/13, publicada no último

Leia mais

20/10/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI

20/10/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. TEORI ZAVASCKI :MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO :PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO AGDO.(A/S) :OLIVIA

Leia mais

Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República

Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República 20371 - OBF - PGR Recurso Extraordinário 883.542 - SP Relator: Ministro Gilmar Mendes Recorrente: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 06/11/2006 10/10/2006 SEGUNDA TURMA RELATOR : MIN. EROS GRAU AGRAVANTE(S) : TRANSPORTES FÁTIMA LTDA ADVOGADO(A/S) : CELSO BOTELHO DE MORAES E OUTRO(A/S) AGRAVADO(A/S) : ESTADO DE MINAS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 02/06/2006 09/05/2006 SEGUNDA TURMA RELATOR AGRAVANTE(S) AGRAVADO(A/S) : MIN. CELSO DE MELLO : ESCOELETRIC LTDA : MAURO LEITNER GUIMARÃES FILHO : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.718, DE 20 DE JUNHO DE 2008. Mensagem de veto Conversão da MPv nº 410, de 2007 Acrescenta artigo à Lei n o 5.889, de 8 de

Leia mais

O STF, o FUNRURAL e seus desdobramentos na tributação das agroindústrias e das agropecuárias

O STF, o FUNRURAL e seus desdobramentos na tributação das agroindústrias e das agropecuárias O STF, o FUNRURAL e seus desdobramentos na tributação das agroindústrias e das agropecuárias Leonardo Furtado Loubet Mestre PUC/SP e autor do livro Tributação Federal no Agronegócio I. CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE MAIO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE MAIO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2018 ANO XXIX - 2018 5ª SEMANA DE MAIO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 22/2018 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS PRODUÇÃO RURAL/COMERCIALIZAÇÃO RURAL ATUALIZAÇÃO (Alíquotas Das Contribuições, Opção Pela Comercialização

Leia mais

LEI Nº , DE 20 DE JUNHO DE 2008

LEI Nº , DE 20 DE JUNHO DE 2008 LEI Nº- 11.718, DE 20 DE JUNHO DE 2008 Acrescenta artigo à Lei no 5.889, de 8 de junho de 1973, criando o contrato de trabalhador rural por pequeno prazo; estabelece normas transitórias sobre a aposentadoria

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Obrigações fiscais Parte 1 Prof. Bruno Valente Lei 8.212/91 Lei de custeio da seguridade social Aplicação subsidiária de outras normas tributárias. Primeiramente, antes de adentrarmos

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS FUNRURAL APÓS DECISÃO DO STF

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS FUNRURAL APÓS DECISÃO DO STF TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS Orientador Empresarial FUNRURAL APÓS DECISÃO DO STF I INTRODUÇÃO II A DECISÃO DO STF III INTERRUPÇÃO DOS DESCONTOS IV VALORES PAGOS INDEVIDAMENTE

Leia mais

Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte.

Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte. Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte. Por:João Felipe Pantaleão Carvalho Santos joao.felipe@carvalhosantos.com.br Sócio do escritório Carvalho

Leia mais

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Base de cálculo PIS/COFINS - CF/88 Redação original do art.

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 25/10/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 25/09/2012 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 596.429 RIO GRANDE DO SUL RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 1 - Data 15 de janeiro de 2013 Origem SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL NA 8ª REGIÃO FISCAL ASSUNTO: NORMAS GERAIS

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO PARANÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI

RECURSO EXTRAORDINÁRIO PARANÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.066.730 PARANÁ RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :UNIÃO :PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL :INSTITUTO GRPCOM :RADIO CONTINENTAL DE CURITIBA LTDA

Leia mais

Tabela de alíquotas por códigos FPAS

Tabela de alíquotas por códigos FPAS Tabela de alíquotas por códigos FPAS CÓDIGO DO FPAS Prev. Social GILRAT Salário- Educação ALÍQUOTAS (%) INCRA SENAI SESI SENAC SESC SEBRAE DPC Fundo Aeroviário SENAR SEST SENAT SESCOOP --- --- 0001 0002

Leia mais

22/09/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA

22/09/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 22/09/2015 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 567.276 SANTA CATARINA RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS

Leia mais

A POSSE DO IPTU E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICO-TRIBUTÁRIAS DIANTE DOS RECENTES ENTENDIMENTOS DO STJ E STF. EDUARDO SABBAG

A POSSE DO IPTU E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICO-TRIBUTÁRIAS DIANTE DOS RECENTES ENTENDIMENTOS DO STJ E STF. EDUARDO SABBAG A POSSE DO IPTU E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICO-TRIBUTÁRIAS DIANTE DOS RECENTES ENTENDIMENTOS DO STJ E STF. EDUARDO SABBAG EDUARDO SABBAG Doutor em Direito Tributário - PUC/SP. Doutor em Língua Portuguesa

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Receita de variação cambial de exportação. Cobrança do FUNRURAL de pessoas. Proposta que reduz multas

Legal Letter. Destaques. Receita de variação cambial de exportação. Cobrança do FUNRURAL de pessoas. Proposta que reduz multas Legal Letter Rio de Janeiro Destaques Receita de variação cambial de exportação é imune a PIS e Cofins, diz STF Cobrança do FUNRURAL de pessoas jurídicas será julgada definitivamente Proposta que reduz

Leia mais

Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário

Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário Monitora: Carla Arruda www.masterjuris.com.br CASO 01 QUESTÃO 4 - FCC - Analista Judiciário (TRF 3ª Região)/Judiciária/"Sem Especialidade"/2014 Empresa

Leia mais

Programa de Regularização Tributária Rural (PRR)

Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) Superintendência Regional da Receita Federal na 10ª RF Delegacia da Receita Federal em Santa Maria Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) Santa Maria 03 de abril de 2018 Contribuição previdenciária

Leia mais

As contribuições sociais devidas pelo produtor rural à Seguridade Social e a recente decisão do STF sobre a matéria

As contribuições sociais devidas pelo produtor rural à Seguridade Social e a recente decisão do STF sobre a matéria As contribuições sociais devidas pelo produtor rural à Seguridade Social e a recente decisão do STF sobre a matéria Autora: Maria Cristina Saraiva Ferreira e Silva Juíza Federal publicado em 30.6.2010

Leia mais

06/08/2013 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI

06/08/2013 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 06/08/2013 SEGUNDA TURMA SEGUNDO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 329.527 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN.

Leia mais

Legal Letter. Destaques. STF julga inconstitucional norma sobre PIS. Supremo dispensa apresentação de. Justiça definirá legitimidade para

Legal Letter. Destaques. STF julga inconstitucional norma sobre PIS. Supremo dispensa apresentação de. Justiça definirá legitimidade para Legal Letter Berlim Destaques STF julga inconstitucional norma sobre PIS e Cofins em importações Supremo dispensa apresentação de certidão trabalhista Justiça definirá legitimidade para exigência do ICMS

Leia mais

Adendo ao livro MANUAL DE DI REITO PREVI DENCI ÁRIO. Autor: Hugo Medeiros de Goes

Adendo ao livro MANUAL DE DI REITO PREVI DENCI ÁRIO. Autor: Hugo Medeiros de Goes Adendo ao livro MANUAL DE DI REITO PREVI DENCI ÁRIO Autor: Hugo Medeiros de Goes A Medida Provisória nº 351, de 22/01/2007, modificou a data de vencimento de algumas contribuições previdenciárias: todas

Leia mais

20/05/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. ROBERTO BARROSO

20/05/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. ROBERTO BARROSO Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 20/05/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 598.048 SANTA CATARINA RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. ROBERTO BARROSO :MÓVEIS RUDNICK

Leia mais

24/10/2013 PLENÁRIO : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA

24/10/2013 PLENÁRIO : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 14 24/10/2013 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 626.837 GOIÁS RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Seguridade Social André Studart 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Conceito de Seguridade Social Art. 194.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 02/06/2006 EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TRIBUTÁRIO. IPVA. VEÍCULO IMPORTADO. ALÍQUOTA DIFERENCIADA. 1. Não se admite a alíquota diferenciada de IPVA para veículos

Leia mais

Assunto: Inconstitucionalidade do FUNRURAL diante do Superior Tribunal Federal - STF.

Assunto: Inconstitucionalidade do FUNRURAL diante do Superior Tribunal Federal - STF. CC0022-14.DIREX Vitória - ES, 03 de Novembro de 2014. Aos (às) Srs. (as) Presidentes Cooperativas Registradas no Sistema OCB/ES SESCOOP/ES Assunto: Inconstitucionalidade do FUNRURAL diante do Superior

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL PÓS LEI /2018 POR PRODUTORES RURAIS. Porto Alegre, 25 de Abril de 2018

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL PÓS LEI /2018 POR PRODUTORES RURAIS. Porto Alegre, 25 de Abril de 2018 CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA RURAL PÓS LEI 13.606/2018 POR PRODUTORES RURAIS Porto Alegre, 25 de Abril de 2018 OS PILARES DA SEGURIDADE SOCIAL (Saúde, Previdência e Assistência Social) (Art. 194 Constituição

Leia mais

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 1 2 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 18 de junho de 2015 1. Introdução 3 Lei 10.637/02 e 10.833/03

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Recolhimento SENAR quando adquire produtos de produtores rurais pessoa física

Orientações Consultoria de Segmentos Recolhimento SENAR quando adquire produtos de produtores rurais pessoa física Recolhimento SENAR quando adquire produtos de produtores rurais pessoa 29/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1.

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA Contribuições para o SENAR Agronegócio Prof. Gilson Fernando SEGURADO ESPECIAL Contribuição Previdenciária e p/senar Conceito SEGURADO ESPECIAL O exercido ocasionalmente, em

Leia mais

Medida Provisória nº 793 institui o Programa de Regularização Rural

Medida Provisória nº 793 institui o Programa de Regularização Rural Medida Provisória nº 793 institui o Programa de Regularização Rural http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/mpv/mpv793.htm MAPA ETÉCNICO FISCAL 1 Até 29 de setembro de 2017, produtores

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S)

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 896.087 RIO GRANDE DO SUL RELATOR RECTE.(S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :BRADESCO

Leia mais

PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC

PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC Observação: As parcelas definidas como não-integrantes do salário-de-contribuição, quando pagas ou creditadas em desacordo com a legislação pertinente, passam a integrá-lo

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Titulo à pagar de Funrural na comercialização realizada por produtor rural

Orientações Consultoria de Segmentos. Titulo à pagar de Funrural na comercialização realizada por produtor rural Titulo à pagar de 24/08/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1 Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009... 5 4 Conclusão...

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 19/12/2011 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 29/11/2011 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 785.459 RIO GRANDE DO SUL RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

Aula 05 REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. * Art. 201, 9º, CRFB: Contagem recíproca do tempo de contribuição para efeito de aposentadoria

Aula 05 REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. * Art. 201, 9º, CRFB: Contagem recíproca do tempo de contribuição para efeito de aposentadoria Turma/Ano: Direito Previdenciário (2016) Matéria/Data: Regime Geral de Previdência Social: aspectos constitucionais e beneficiários (09/05/15) Professor: Marcelo Tavares Monitora: Márcia Beatriz Aula 05

Leia mais

Especialização em Direito Tributário. Tributação Ambiental e seus Aspectos Relevantes

Especialização em Direito Tributário. Tributação Ambiental e seus Aspectos Relevantes Especialização em Direito Tributário Tributação Ambiental e seus Aspectos Relevantes Prof. Rafael Antonietti Matthes Doutorando e Mestre em Direito Ambiental - Especialista em Direito Tributário - MBA

Leia mais

11/03/2014 PRIMEIRA TURMA

11/03/2014 PRIMEIRA TURMA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 11/03/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 642.222 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

SUMÁRIO. ADI Nº 4.481/PR: ICMS GUERRA FISCAL E MODULAÇÃO Renata da Silveira Bilhim

SUMÁRIO. ADI Nº 4.481/PR: ICMS GUERRA FISCAL E MODULAÇÃO Renata da Silveira Bilhim SUMÁRIO ADI Nº 4.481/PR: ICMS GUERRA FISCAL E MODULAÇÃO... 19 Renata da Silveira Bilhim 1. INTRODUÇÃO... 19 2. APRESENTAÇÃO DA CONTROVÉRSIA... 20 3. A GUERRA FISCAL NO ICMS E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DAS

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Obrigações fiscais Parte 2 Prof. Bruno Valente Contribuições das empresas, empregadores e entidades equiparadas: - + 2,5% sobre as duas anteriores em caso de enquadramento como instituição

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ANO XXIX - 2018-3ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE CESTAS BÁSICAS - ASPECTOS CONTÁBEIS... Pág. 577 FURTOS PRATICADOS POR EMPREGADOS - ASPECTOS CONTÁBEIS

Leia mais

CADASTRO DE ATIVIDADE ECONÔMICA DA PESSOA FÍSICA (CAEPF) Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº de 10 de setembro de 2018

CADASTRO DE ATIVIDADE ECONÔMICA DA PESSOA FÍSICA (CAEPF) Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº de 10 de setembro de 2018 CADASTRO DE ATIVIDADE ECONÔMICA DA PESSOA FÍSICA (CAEPF) Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 1.828 de 10 de setembro de 2018 Orientações gerais por perguntas e respostas O SISTEMA OCEPAR,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 03/05/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 17/04/2012 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 662.125 RIO DE JANEIRO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 19/08/2016 PLENÁRIO EMB.DECL. NO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 936.384 SÃO PAULO RELATOR EMBTE.(S) EMBDO.(A/S) : MINISTRO PRESIDENTE

Leia mais

ISS NA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

ISS NA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS ISS NA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS 1. A base de cálculo das contribuições sociais, das quais o PIS e a COFINS são espécies, é o faturamento ou a receita da pessoa jurídica, nos termos do art. 195,

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº / DF

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº / DF Procuradoria Geral da República Nº 6584 RJMB / pc RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 639.566 / DF RELATOR : Ministro LUIZ FUX RECORRENTE: Companhia Vale do Rio Santo Antônio de Minérios VALERISA RECORRIDA : União

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI TRABALHO MEDICO

: MIN. DIAS TOFFOLI TRABALHO MEDICO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 714.204 MINAS GERAIS RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :UNIMED BELO HORIZONTE COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO : SABRINA DINIZ REZENDE VIEIRA E

Leia mais

01/03/2019. Contribuintes Diretos para o SENAR

01/03/2019. Contribuintes Diretos para o SENAR Contribuintes Diretos para o SENAR Produtor Rural Pessoa Física (SE e CI) Agroindústria Consórcio Simplificado de Produtores Rurais Empresa Prestadora de Serviços Rurais Sindicato, Federação e Confederação

Leia mais

a) produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro

a) produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro SEGURADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURADOS OBRIGATÓRIOS: Domésticos, Empregados, Contribuinte Individual, Trabalhador Avulso, Segurando Especial, BENEFICIÁRIOS FACULTATIVOS DEPENDENTES Art. 11. São segurados

Leia mais

18/10/2011 Segunda Turma. : Min. Joaquim Barbosa

18/10/2011 Segunda Turma. : Min. Joaquim Barbosa 18/10/2011 Segunda Turma Ag.reg. no Recurso Extraordinário 399.667 Rio Grande do Norte Relator Agte.(s) : Min. Joaquim Barbosa : Chocolates Galáxia Indústria e Comércio LTDA Adv.(a/s) : Manuel de Freitas

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Disposições Gerais Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 769.059 SANTA CATARINA RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :SUPERMERCADOS XANDE LTDA : JULIANO GOMES GARCIA E OUTRO(A/S) :UNIÃO :PROCURADOR-GERAL

Leia mais

Em revisão RECURSO EXTRAORDINÁRIO GOIÁS VOTO

Em revisão RECURSO EXTRAORDINÁRIO GOIÁS VOTO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 626.837 GOIÁS VOTO O SENHOR MINISTRO DIAS TOFFOLI (RELATOR): O recurso extraordinário preenche os requisitos gerais de admissibilidade. Em síntese, o Tribunal de origem assentou

Leia mais

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA RURAL PRR (REFIS RURAL)

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA RURAL PRR (REFIS RURAL) PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA RURAL PRR (REFIS RURAL) LEGISLAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO Em 2018 foi editada a Lei n. 13.606/2018 que trouxe o programa de regularização tributária rural, visando ajudar

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Contribuições - Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Conforme norma constitucional constante do art. 195, 8º, este segurado deve contribuir com um percentual sobre o valor da comercialização

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Passo Fundo (RS), 12jul19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 10 06/02/2014 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 612.686 SANTA CATARINA RELATOR : MIN. LUIZ FUX RECTE.(S) :ASSOCIAÇÃO

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Art. 59 O processo legislativo compreende a elaboração de: I - Emendas à Constituição; II - leis complementares; III - leis

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 1 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 Dia 06-12-2010 (Segunda-feira): SALÁRIOS Todos os empregadores, assim definidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Fato

Leia mais

Observação: As parcelas definidas como não-integrantes do saláriode-contribuição,

Observação: As parcelas definidas como não-integrantes do saláriode-contribuição, PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC Observação: As parcelas definidas como não-integrantes do saláriode-contribuição, quando pagas ou creditadas em desacordo com a legislação pertinente, passam a integrá-lo

Leia mais

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18. A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.311 2. Elementos Essenciais da Contribuição Previdenciária sobre a Receita

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 05ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 05ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 05ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.226442/2014-30 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL CAÇAPAVA DO SUL

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 08/08/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 10 19/06/2012 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 436.024 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003.

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003. NOTA JURÍDICA N.º 001/2004 (Atualizada em 24.08.2005) Cuiabá/MT, 23 de janeiro de 2004. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ADI 4357 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE E.C. 62/09 PRECATÓRIOS PAUTA DE JULGAMENTO: 13/03/2013 MEMORIAL DOS REQUERENTES CONFEDERAÇÃO NACIONAL

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI SÃO PAULO

: MIN. DIAS TOFFOLI SÃO PAULO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 731.194 SÃO PAULO RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) INTDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS :PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Lei Nº 8.212/91 Lei Nº 8.315/91 Lei N 8.540/92 Lei Nº 8.870/94 - Lei Nº 9.528/97 e Lei /18

Lei Nº 8.212/91 Lei Nº 8.315/91 Lei N 8.540/92 Lei Nº 8.870/94 - Lei Nº 9.528/97 e Lei /18 Lei Nº 8.212/91 Lei Nº 8.315/91 Lei N 8.540/92 Lei Nº 8.870/94 - Lei Nº 9.528/97 e Lei 13.606/18 Contribuição do Produtor Rural Pessoa Física A partir de Janeiro de 2019 o produtor rural pode optar por

Leia mais

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA)

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) 02/09/2015 PERFIL CONSTITUCIONAL

Leia mais

PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei /2014 Instituições Financeiras e Seguradoras

PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei /2014 Instituições Financeiras e Seguradoras PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei 12.973/2014 Instituições Financeiras e Seguradoras Julia de Menezes Nogueira Mestre e Doutora - PUC/SP Instituições financeiras e seguradoras atividade

Leia mais

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ 1 PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ Mestre em Direito Previdenciário PUC/SP Especialista em Direito Previdenciário pela EPD Advogada e Consultora Jurídica Professora de Direito Previdenciário Ex Servidora

Leia mais

VERBAS EXPLICAÇÃO INCIDÊNCIA. Quando gozadas haverá incidência. Esta remuneração adicional é 1/3 constitucional sobre as férias gozadas

VERBAS EXPLICAÇÃO INCIDÊNCIA. Quando gozadas haverá incidência. Esta remuneração adicional é 1/3 constitucional sobre as férias gozadas 1. Salário É salário-decontribuição. 2. Férias Quando gozadas haverá incidência 3. Remuneração adicional de férias, Inciso XVII, Art 7º, CF Esta remuneração adicional é 1/3 constitucional sobre as férias

Leia mais

Direito Previdenciário. Prof. Gláucio Diniz de Souza

Direito Previdenciário. Prof. Gláucio Diniz de Souza Direito Previdenciário Prof. Gláucio Diniz de Souza Competência Legal Constitucional Cabe privativamente à união legislar sobre seguridade social (art 22, XXIII) ; A competência sobre previdência social,

Leia mais

RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO

RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO IPI REVENDA DE IMPORTADOS IPI REVENDA DE IMPORTADOS Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI Constituição Federal: Outorga à União a competência para

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade recíproca alcance subjetivo. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade recíproca alcance subjetivo. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar alcance subjetivo Prof. Marcello Leal Alcance subjetivo Administração indireta CRFB/88, Art. 150, 2º - A vedação do inciso VI, "a", é

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 01/02/2019 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.049.811 SERGIPE RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais