Jardim, um mundo para os animais pequenos e observação de borboletas. E.E. Profª Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jardim, um mundo para os animais pequenos e observação de borboletas. E.E. Profª Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues"

Transcrição

1 Jardim, um mundo para os animais pequenos e observação de borboletas. E.E. Profª Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues Professor(es) Apresentador(es): Danielle Aparecida da Silva Bevilacqua Realização:

2 Foco do Projeto Como os alunos desta faixa etária entre 7 e 8 anos são curiosos acerca dos conhecimentos que dizem respeito a natureza e como a vida dos animais e plantas se constituem nas mais diversas localidades, o projeto alavanca os comportamentos de pesquisador /observador, como também viabiliza um trabalho produtivo e pontual acerca do desenvolvimento da competência leitora e escritora nos anos iniciais. Assim, o que nos motivou a trabalhar com esse Projeto foram as múltiplas possibilidades de atuação tanto do professor como dos alunos diante dos desafios de aprendizagem apresentados nas diferentes etapas do projeto.

3 Contexto de Aplicação A Escola Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues localiza-se no bairro Jardim Gualberto Moreira em Sorocaba e atende alunos do 1º ao 5º Ano do Ciclo I do Ensino Fundamental, em Período Integral, com alunos em idade predominante entre 06 a 11 anos. O Projeto animais jardim atendeu os alunos do terceiro ano da escola. O grupo era composto por 45 alunos, em que 4 deles ainda não compreenderam a base alfabética do sistema de escrita e estavam em processo dessa construção, já o restante (41 alunos) apresentavam escritas alfabéticas Nossos alunos em sua maioria não trabalham, apenas ajudam em casa, muitas vezes cuidam dos irmãos mais novos. Quanto à escolaridade dos pais, predomina o ensino fundamental-ciclo I. Apenas alguns concluíram o Ciclo II.

4 Contexto de Aplicação As profissões dos pais são predominantes de pedreiro e operário. As mães trabalham fora como faxineiras, domésticas ou em fábricas, uma grande maioria, permanece no lar. Em toda a pesquisa notou-se que os pais e alunos gostam e valorizam a escola. Esperam que através dela seus filhos tenham um futuro melhor. O projeto teve inicio no 1º semestre de 2016 e seu encerramento em junho de 2016.

5 Justificativa Em fevereiro de 2016, a partir do diagnóstico inicial, percebeuse que o número de alunos que realizam a leitura pouco compreensiva era grande em relação ao ano/série em que estavam, portanto o movimento metodológico contemplado nesse Projeto atendia as necessidades do grupo, já que traz em sua proposta o trabalho coletivo, no qual o professor assume o papel de um bom modelo no que diz respeito à prática de leitura de textos, uma vez que, a partir da leitura de textos de divulgação científica explicita os procedimentos que são necessários para a leitura de estudo.

6 Objetivo Tratar de conteúdos relacionados à leitura e à escrita, mais especificamente, ler para estudar, ler em contextos de estudo e produzir textos de autoria (verbetes de enciclopédia infantil) a partir de um texto de apoio (texto de divulgação científica). Elaborar estratégias para compreender e atribuir sentido ao texto; Desenvolver capacidades e procedimentos de leitura, implicados na ação de ler para estudar; Utilizar procedimentos de estudo, como localização de informações em um texto; Ter comportamento de observador e pesquisador em diversas áreas do conhecimento; Compreender o processo de metamorfose da borboleta; Expor, através de seminários, para as outras turmas, as aprendizagens construídas ao longo do projeto didático.

7 Desenvolvimento/ Metodologia Animais estudados: joaninha, borboleta, formiga, piolho de Cobra, Tatu Bola de Jardim, Caracol, Centopeia, Grilo, Minhoca, Maria Fedida, Louva Deus e Besouro. Apresentação do projeto; Roda de conversa e observação dos pequenos animais no jardim da escola; Leitura de um texto de divulgação científica e de um verbete e análise das características dos gêneros; Leitura de um verbete de uma enciclopédia; Produção de um verbete coletivo a partir de um texto de divulgação cientifica; Produção de um verbete, em duplas e quartetos, a partir de um texto de divulgação cientifica. (leitura, planejamento, revisão e digitação). Escrita de bilhete aos colegas do 1º e 2º anos para exposição dos verbetes;

8 Desenvolvimento/ Metodologia Organização do seminário e mural a ser exposto para toda escola. Estudo da metamorfose da borboleta: Observação das lagartas acomodadas em um aquário de vidro para observação; Observação coletiva dos casulos pelos alunos; Pesquisa sobre o ciclo de vida da borboleta, por meio de textos de divulgação científica, enciclopédias para a compreensão das nomenclaturas científicas de cada etapa da metamorfose; Soltura das borboletas na natureza; Construção de um texto informativo coletivo com ilustrações, a partir das observações e período de cada etapa da metamorfose.

9 Recursos Utilizados Ler e Escrever Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - 3º ano; Enciclopédias Infantis; Fala Brasil. Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa. Rita Espeschit e Márcia Fernandes. Dimensão. BH, Aurelinho. Mundo da criança. Positivo. Curitiba,2005. Saraiva Júnior. Saraiva. SP, Caldas Aulete. Dicionário Escolar de Língua Portuguesa. Globo. SP, Dicionário do Castelo Rá-Tim-Bum. Salamandra. Guarulhos, Meu primeiro livro de palavra. Maria Tereza Camargo Biderman. Ática. SP, Meu primeiro dicionário Houaiss. Objetiva. RJ, Descobrindo palavras. Dicionário Intantil. Gilio Gicomozzi. FTD. SP, Almanaque Ruth Rocha. Ruth Rocha. Salamandra. 2ª ed. SP, 2011 Passeio no jardim e na horta da escola. Informática: Sites de pesquisa:

10 Registros Foto 1 e 2 Foto 1- Alunos do 3º ano em pesquisa sobre os animais de jardim Foto 2- alunos em pesquisa no jardim da escola.

11 Registros Foto 3 e 4 Foto 3 Pesquisa de campo na horta da escola Foto 4- Pesquisa de campo

12 Registros Foto 5 e 6 Foto 5 - Leitura e utilização de procedimentos de leitura de estudos Foto 6- Procedimentos de Estudos.

13 Registros Foto 7 e 8 Foto7- alunos estudando a metamorfose das borboletas Foto 8- observação da metamorfose das borboletas

14 Registros Foto 9 e 10 Foto 9 - Leitura e marcação das informações necessárias para a construção de um verbete. Foto 10 - Quadros com as etapas do projeto e informações necessárias para a elaboração do verbete.

15 Registros Foto 11 e 12 Foto 11- alunos digitando seus verbetes na sala de informática Foto 12 - produção dos verbetes

16 Registros Foto 13 e 14 Foto 13- comunicação oral da pesquisa em outra sala de aula. Foto 14- seminário

17 Registros Foto 15 e 16 Foto 15- Observação da metamorfose da borboleta Foto 16- Alunos estudando a metamorfose das borboletas

18 Registros Foto 17,18 e 19 Foto 17- Alunos soltando borboletas na natureza. Foto 18- Alunos soltando borboletas na natureza. Foto 19- Alunos soltando borboletas na natureza.

19 Resultados Já percebemos o desenvolvimento do comportamento leitor nas situações de leitura de estudo, compreendendo as características do gênero texto de divulgação científico; Desenvolvimento das Habilidades para Aprendizagem e Empatia no trabalho em grupo e agrupamentos produtivos obervamos que todos os alunos ampliaram a fluência leitora, mesmo aquele que não lia convencionalmente, pois no inicio do projeto havia apenas um aluno que não estava alfabético. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos eram avaliados em cada etapa. Ficou evidente a ampliação do vocabulário científico, bem como o comportamento / procedimentos de observador / pesquisador. Conteúdos de natureza atitudinal, tais como: o trabalho em pequenos grupos, comportamento e atitudes em relação ao trabalho coletivo, situações como saber ouvir, saber sua vez de falar,bem como o seu momento de interagir com os demais alunos do grupo e o professor,

20 Resultados As crianças participaram do intercâmbio oral com mais propriedade devido ao processo que vivenciaram antes do produto final. Compreenderam a função do ler para estudar e o propósito da realização do seminário, estabelecendo uma necessidade real de busca de informação: Planificar o texto, textualizando com o que foi planejado e planificado com o conteúdo temático; Percebo que estão mais autônomos em relação aos procedimentos do ler para estudar. Conseguem ler com autonomia textos de divulgação científica sabendo que esse gênero demanda procedimentos específicos de compreensão. Foi desafiador selecionar bons textos para trabalhar com esse gênero na sala de aula. Trabalhar com a proposta de seminário no 3º ano devido a timidez ao falar em público. Fazer o aluno entender o pleno significado do trabalho coletivo. O trabalho com revisão de texto após a produção dos verbetes.

21 Conclusões As conquistas que esse projeto oportunizou foram que os alunos estão lendo com autonomia, trabalham e cooperam entre si com mais facilidade, buscam informações com mais independência, compreendendo o papel de estudante nos projetos escolares. Em relação a escrita os alunos não alfabético no grupo compreenderam o funcionamento da escrita e a sua função social, assim a maior conquista para mim, foi enxergar nesse projeto múltiplas possibilidades de aprendizagem significativa. O trabalho com observação direta de seres vivos oportunizou o desenvolvimento de atitudes de observador científico no qual desencadeou interesse e envolvimento no projeto. Outro fator importante foi a construção ao adotarem procedimentos investigativos de estudos em seus questionamentos e na realização das tarefas em sala de aula. Nesses momentos é nítida a empatia demonstrada por eles, pois o trabalho em grupo de natureza atitudinal colaborou na construção dessa competência emocional. Com o trabalho voltado ao gênero de texto de divulgação científica para crianças percebi que os alunos adotaram os procedimentos de estudo e na maioria das vezes utilizam os mesmos para resolver atividades ou realizar avaliações externas.

22

"Jardim um mundo para os animais pequenos." E.E. Profº Nidelse martins de almeida

Jardim um mundo para os animais pequenos. E.E. Profº Nidelse martins de almeida "Jardim um mundo para os animais pequenos." E.E. Profº Nidelse martins de almeida Professor(es) Apresentador(es): Viviane Cristina Dalfre Realização: Foco do Projeto A leitura para aprender mais, ou seja,

Leia mais

Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins

Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins Professor(es) Apresentador(es): Tatiane Cecilia da Silva Nardi Realização: Foco do Projeto

Leia mais

Uma proposta de projeto interdisciplinar para O CASO DA BORBOLETA ATÍRIA

Uma proposta de projeto interdisciplinar para O CASO DA BORBOLETA ATÍRIA Uma proposta de projeto interdisciplinar para O CASO DA BORBOLETA ATÍRIA 158 1. INTRODUÇÃO Solte sua imaginação! Faça de conta que você ficou pequenininho e venha para as matas do Príncipe acompanhar o

Leia mais

Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem

Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO Professor(es) Apresentador(es): CARLA BERRETTINI MANSUR Realização: Foco do Projeto Este

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Daiane Cristina da Silva Rosana Aparecida Rodrigues da Silva Realização: Foco

Leia mais

O caracol e a tartaruga são amigos

O caracol e a tartaruga são amigos O caracol e a tartaruga são amigos Texto e ilustrações de Stephen Michael King Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental I Elaborado por:

Leia mais

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão.

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão. O GÊNERO TEXTUAL BILHETE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NA APAE BELÉM Albéria Xavier de Souza Villaça 1 Bruna

Leia mais

SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA. E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari

SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA. E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari Professor(es) Apresentador(es): Ewelyn Lawrence da Silva Fernanda Ambrosio Machado Realização: Foco do Projeto Nosso

Leia mais

VIAJA, BRASIL! EE Professor Placídio Braga Nogueira

VIAJA, BRASIL! EE Professor Placídio Braga Nogueira VIAJA, BRASIL! EE Professor Placídio Braga Nogueira Professor(es) Apresentador(es): Simone Scatolon Menotti Viana Adriana Locatelli França Realização: Foco do Projeto O projeto teve como foco principal

Leia mais

META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores.

META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores. ATIVIDADES PERMANENTES COM GÊNEROS TEXTUAIS Aula 8 META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o

Leia mais

I Encontro dos profissionais. da Educação Infantil

I Encontro dos profissionais. da Educação Infantil I Encontro dos profissionais da Educação Infantil Projeto: Cada um do seu jeito Respeitando as diferenças Turma: 1 período Ano: 2015 Surgimento: Durante o projeto Vida de inseto, trabalhamos a história

Leia mais

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 1. Tarefa 3

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 1. Tarefa 3 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio: Desembargador José Augusto Coelho da Rocha junior Professor: Nívea Araujo Damasco Cardoso Série: 9º ANO ENSINO Fundamental

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino

Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): André Luis Gazeta de Souza Maria do Rosário Ordonis Realização: Foco do Projeto

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE TEMA: BICHOS DE JARDIM AUTORAS: MARIA DO CARMO SOUZAE IDALINA DE SOUZA PEIXOTO

Leia mais

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: DANIELLE ROCHA Realização: Justificativa Buscando uma atitude

Leia mais

Olívia e o mau humor

Olívia e o mau humor Olívia e o mau humor Texto e ilustrações de Tor Freeman Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental 1 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Temas:

Leia mais

O Encantado Mundo das Histórias

O Encantado Mundo das Histórias O Encantado Mundo das Histórias E.E. Professor Luiz Cintra do Prado Sala 10 - Sessão 2 Professora Apresentadora: Cristina Rossetto Realização: Foco Projeto de Contação de Histórias para auxílio da aprendizagem

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental

COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO 1 o PERÍODO LETIVO 1º ANO - 2016 Estudante : Turma : Prof(a) : A

Leia mais

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: DANIELLE ROCHA Realização: Justificativa Buscando uma atitude

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

Por que o dicionário é importante na escola?

Por que o dicionário é importante na escola? Introdução Por que o dicionário é importante na escola? O dicionário é uma obra didática e, como tal, serve para ensinar. Ensina o significado das palavras, sua origem, seu uso, sua grafia. É uma obra

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO: HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO ANDREZA RODRIGUES DOS SANTOS

PROJETO PEDAGÓGICO: HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO ANDREZA RODRIGUES DOS SANTOS PROJETO PEDAGÓGICO: HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO ANDREZA RODRIGUES DOS SANTOS Andreza Rodrigues Dos Santos Projeto Pedagógico História

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Cooperação. Avaliação Socioemocional. Patty e a Formiga Alegra. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter

Cooperação. Avaliação Socioemocional. Patty e a Formiga Alegra. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter Avaliação Socioemocional Cooperação Ensino Fundamental I Patty e a Formiga Alegra COOPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL I (DO 1º AO 5º

Leia mais

APOIO AO ESTUDO 1º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/ INTRODUÇÃO

APOIO AO ESTUDO 1º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/ INTRODUÇÃO APOIO AO ESTUDO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/20164 1º CICLO 1. INTRODUÇÃO O despacho normativo nº7/2013 tem como objetivo conceder maior flexibilidade na constituição das

Leia mais

O aprendizado é mais do que a aquisição da capacidade para pensar. É a aquisição de muitas capacidades para pensar sobre várias coisas.

O aprendizado é mais do que a aquisição da capacidade para pensar. É a aquisição de muitas capacidades para pensar sobre várias coisas. 5 o ano do Ensino Fundamental I Turma C Professora: Kelly Coordenadora: Débora Rocha/Jaciara Medrado Orientadora: Débora Rocha Vice-diretora: Virgínia Costa RELATÓRIO DE GRUPO I Trimestre/2017 O aprendizado

Leia mais

Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017

Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017 Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017 ACADÊMICA: Cleudia Mara Ribeiro Camargo ORIENTADORA: Prof.ª Dra. Flávia Charão Marques COORIENTADOR: Me Tutor Lucas Oliveira do Amorim 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina formação de professores alfabetizadores e ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número

Leia mais

Realiter, Rio de Janeiro 2006

Realiter, Rio de Janeiro 2006 Maria da Graça Krieger [1] Alexandra Feldekircher Muller [2] Este trabalho tem por objetivos: Propor diretrizes de constituição de corpus para seleção das entradas de dicionários para uso escolar (séries

Leia mais

Um presente incrível

Um presente incrível Um presente incrível Texto e ilustrações de Guido van Genechten Tradução: Camila Werner Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental I Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello

Leia mais

Direitos humanos no Max: Uma Leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Escola. E.E. CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS

Direitos humanos no Max: Uma Leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Escola. E.E. CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS Direitos humanos no Max: Uma Leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Escola. E.E. CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS Sala 6 / 2ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Alexsandro Pereira

Leia mais

"VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS"

VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS "VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS" CEI PROFª DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI Professor(es) Apresentador(es): STHEFANY SIGOLO MAIRA GESUALDO DE OLIVEIRA Realização: Foco do Projeto O

Leia mais

senhor texugo e dona raposa a confusão

senhor texugo e dona raposa a confusão projeto pedagógico senhor texugo e dona raposa a confusão Uma História em Quadrinhos Senhor Texugo e Dona Raposa 2. A CONFUSÃO Série Premiada Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO

ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO Sala 8 Gestão Pedagógica EF II E.E. PROFª ZENAIDE AVELINO MAIA Professora Apresentadora: MARIA IRANILDE ZAMBON SILVA Realização: Justificativa A partir das

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL

VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL Porto Alegre 2013 VITOR HUGO BITTENCOPURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA

Leia mais

E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo Sala 1/ Sessão 1

E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo Sala 1/ Sessão 1 Debate Regrado - desenvolvendo a argumentação e promovendo o protagonismo dos alunos E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo Sala 1/ Sessão 1 Professor Apresentador: Celina Aparecida Rodrigues Machado dos

Leia mais

8 A pesquisa O questionário

8 A pesquisa O questionário Cap. 8 A pesquisa 86 8 A pesquisa Esta pesquisa, que pode ser definida como exploratória quanto aos fins e participativa quanto aos meios, foi realizada em um período de dois meses e conduzida em uma das

Leia mais

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes

Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes Unidade educacional: Centro Educacional Araguaína - Sesc TO Professor (a): Cleidiane Guedes Professores de área que atuam na turma: Bruno Anderson, Claudinete Aquino e Francisco Cardoso. Orientadora pedagógica:

Leia mais

DIREITO HUMANOS NO MAX

DIREITO HUMANOS NO MAX DIREITO HUMANOS NO MAX Sala 11 Temas Diversos EF II Integral EE CARLOS MAXIMILIANO Professores Apresentadores: Alexsandro Pereira Alan Peitl Realização: Justificativa Desenvolver o melhor aproveitamento

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA PERFIL DO ALUNO NA ÁREA CURRICULAR DE PORTUGUÊS. 2º Ciclo.

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA PERFIL DO ALUNO NA ÁREA CURRICULAR DE PORTUGUÊS. 2º Ciclo. AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA PERFIL DO ALUNO NA ÁREA CURRICULAR DE PORTUGUÊS 2º Ciclo (5º e 6º anos) Ano letivo 2016-2017 PERFIL DO ALUNO NO FINAL DO 2º CICLO

Leia mais

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela.

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. Educadoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. O Pacto Nacional pela

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Estudo da Área de Preservação Ambiental do Banhado São José dos Campos E. E. Olímpio Catão Sala 11 sessão 2

Estudo da Área de Preservação Ambiental do Banhado São José dos Campos E. E. Olímpio Catão Sala 11 sessão 2 Estudo da Área de Preservação Ambiental do Banhado São José dos Campos E. E. Olímpio Catão Sala 11 sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Marisa Maria Nascimento Nóbrega Realização: Foco Projeto elaborado

Leia mais

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM O exemplo apresentado adota o conceito de Sequência Didática, aqui entendida com um conjunto de atividades pedagógicas

Leia mais

CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI

CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI Professor(es) Apresentador(es): MARA SILVIA PAES CAVALCANTE DA SILVA Realização: Foco do Projeto Trabalhando com as crianças de alfabetização,as

Leia mais

TRABALHANDO A LEITURA ORAL 4º INTRODUÇÃO

TRABALHANDO A LEITURA ORAL 4º INTRODUÇÃO TRABALHANDO A LEITURA ORAL INTRODUÇÃO A leitura tem sido considerada um importante e indispensável instrumento de desenvolvimento individual e social. O homem que sabe ler e escrever tem melhores condições

Leia mais

FOTONOVELA EMEFI PROFESSOR MANOEL IGNÁCIO DE MORAES

FOTONOVELA EMEFI PROFESSOR MANOEL IGNÁCIO DE MORAES FOTONOVELA EMEFI PROFESSOR MANOEL IGNÁCIO DE MORAES sala 5 1ª sessão Professor Apresentador: Danival Mascarini de Souza Realização: Foco O Projeto Fotonovela foi elaborado visando à melhoria do processo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA.

MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA. MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA. Ana Maria Gonçalves Machado, Angela Valéria Rosa Vianna Fava, Eliane Aparecida Marcatto da Silva e Márcia Maria de Oliveira Tessarin. SEEC -

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina professores e o ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código EDU-1095 Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número de créditos: 08

Leia mais

ATENA CURSOS GREICY AEE E O DEFICIENTE AUDITIVO. Passo Fundo

ATENA CURSOS GREICY AEE E O DEFICIENTE AUDITIVO. Passo Fundo ATENA CURSOS GREICY AEE E O DEFICIENTE AUDITIVO Passo Fundo 2015 1 1. TEMA Deficiência auditiva e o Atendimento Educacional Especializado. 2. PROBLEMA A escola deve ser ante de mais nada uma representação

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

O celular na sala de aula

O celular na sala de aula O celular na sala de aula ELABORANDO NOTÍCIAS Objetivo: Noticiar um fato - Entrevistar, utilizando o gravador do celular, pessoas que fazem parte do fato a ser noticiado, no bairro ou comunidade em que

Leia mais

ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO SISTEMA MÉTRICO

ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO SISTEMA MÉTRICO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO SISTEMA MÉTRICO SANDRO FERNANDES sandrorjbr@if.ufrj.br ÍNDICE (1) A PROPOSTA (2) A ESCOLHA DO TEMA (3) ALGUMAS REFERÊNCIAS (5) DESENVOLVENDO A ATIVIDADE (6) ALGUNS

Leia mais

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS Ivoneide Aires Alves do Rego Profª Supervisora PIBID/LETRAS ESPANHOL/CAMEAM/UERN ivoneiderego@hotmail.com IDENTIFICAÇÃO ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA ESCOLA ALEMÃ CORCOVADO DEUTSCHE SCHULE ASSOCIAÇÃO ESCOLAR E BENEFICENTE CORCOVADO PLANEJAMENTO CURRICULAR 2016 Área: Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Ciclo: 9º / 10º anos COMPETÊNCIAS

Leia mais

DEPOIMENTOS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DOCENTE REALIZADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PUCPR

DEPOIMENTOS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DOCENTE REALIZADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PUCPR DEPOIMENTOS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DOCENTE REALIZADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PUCPR Profª Ms. Sandra de Fátima Krüger Gusso Profª Ms. Maria Antonia M. Schuartz

Leia mais

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201225041

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA ESCOLA ALEMÃ CORCOVADO DEUTSCHE SCHULE ASSOCIAÇÃO ESCOLAR E BENEFICENTE CORCOVADO PLANEJAMENTO CURRICULAR 2016 Área: Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Ciclo: 9º / 10º anos COMPETÊNCIAS

Leia mais

Jogos Matemáticos: uma Proposta para a Construção do Conhecimento Tema: Matemática - Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Jogos Matemáticos: uma Proposta para a Construção do Conhecimento Tema: Matemática - Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) Jogos Matemáticos: uma Proposta para a Construção do Conhecimento Tema: Matemática - Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) E.M. Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta Apresentador:a Rita de Cássia de Souza

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ PLANO DE TRABALHO 2-1º BIMESTRE/2013 Probabilidade [Cláudia Márcia de Azevedo Pinto Rocha] [claudiamarcia.rocha@yahoo.com.br]

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Descobrindo animais na escola

Descobrindo animais na escola Descobrindo animais na escola Gretta Kerr Mandruzato (gkmdms@yahoo.com.br) RESUMO A escola é a instituição social responsável por promover situações de aprendizagens, nas quais os alunos possam desenvolver

Leia mais

PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Pollyanna Karollynne Barbosa da Silva; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, karollynne18@hotmail.com Resumo: O presente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

NYSITELL Folheto Informativo para os Pais

NYSITELL Folheto Informativo para os Pais NYSITELL Folheto Informativo para os Pais Bem-vindo à Rede Pública de ensino do Estado de Nova York! A missão do Departamento Estadual de Educação deste estado (NYSED) Escritório de Educação Bilíngüe e

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.5/2014 PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.5/2014 PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.5/2014 PROCEDIMENTOS

Leia mais

A NOSSA SALA FICOU COM CHEIRINHO DE MORANGO.

A NOSSA SALA FICOU COM CHEIRINHO DE MORANGO. NA NEWS Abril 2013 Grupo das Borboletas O informativo do NA- Morá Simone O NOME DO GRUPO É... Nosso primeiro projeto do ano CONHECENDO O NOSSO ESPAÇO teve como objetivo principal desenvolver a socialização

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Direção Regional de Educação do Centro 4º Ano Ano letivo 2013-2014 Nº de aulas previstas 1º Período 67 2º PERÍODO 62 3º PERÍODO 35 TOTAL 164 PORTUGUÊS Oralidade O4 1. Escutar

Leia mais

NA GAVETA DA MEMÓRIA...

NA GAVETA DA MEMÓRIA... NA GAVETA DA MEMÓRIA... Adâni Corrêa Daniela Bortolon Uma vida sem memória, não é uma vida. Luis Buñel. 1) Leituras escolhidas e justificativa da escolha: # Gaveta dos guardados, Iberê Camargo; # Obras

Leia mais

Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa

Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa LETRAS - RODA DE LEITURA Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa OBJETIVOS: Privilegiar o trabalho com a leitura, em que os alunos devem ser incentivados a ler. Refletir

Leia mais

Do Alicerce ao Telhado E.E. Prof. Gabriel Pozzi Sala 3 / Sessão 1

Do Alicerce ao Telhado E.E. Prof. Gabriel Pozzi Sala 3 / Sessão 1 Do Alicerce ao Telhado E.E. Prof. Gabriel Pozzi Sala 3 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Altair Aparecido Gonçalves Ângela de Moura Alves Dias Realização: Foco A disciplina Eletiva Do Alicerce

Leia mais

HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES¹

HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES¹ HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES¹ ¹ Material organizado por Rosa M.A. Barros e Ione Cardoso Oliveira a partir dos textos das Unidades 6 a 8 do Módulo 1 - PROFA HIPÓTESES DE LEITURA

Leia mais

4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental

4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental 4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental O objetivo deste capítulo é esclarecer, detalhadamente, o leitor, sobre as habilidades desenvolvidas pelos alunos do 2º e do 3º anos

Leia mais

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professor Gerenciador: Luzia Bento Soares. Turmas: Alunos do Ensino Fundamental.

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professor Gerenciador: Luzia Bento Soares. Turmas: Alunos do Ensino Fundamental. E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professor Gerenciador: Luzia Bento Soares. Turmas: Alunos do Ensino Fundamental. Inserir: Numero de alunos envolvidos (aproximado) Professores envolvidos Projeto:

Leia mais

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil.

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Confira a seguir o projeto natal para alunos da educação infantil. O que o aluno poderá aprender com esta aula Conhecer o significado e

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado.

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. METODOLOGIA As estratégias utilizadas no processo de formação, apoiadas fundamentalmente

Leia mais

AÇÕES COLABORATIVAS. Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias.

AÇÕES COLABORATIVAS. Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias. Andréa 4 ano D Uma iniciativa: AÇÕES COLABORATIVAS Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias. Língua Portuguesa O que os alunos aprendem

Leia mais

LeYa Leituras Projeto de Leitura

LeYa Leituras Projeto de Leitura LeYa Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O meu primeiro livro Autor: Pedro Reisinho Currículo do autor: Jovem escritor português, editor da Gailivro em Portugal. Editou os best Sellers da saga Twilight,

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA ROTINA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO UNIDADE 2 ANO 2.

A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA ROTINA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO UNIDADE 2 ANO 2. A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA ROTINA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO UNIDADE 2 ANO 2 Fevereiro de 2013 Iniciando a conversa Objetivos: A organização do planejamento e da rotina

Leia mais

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas!

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Sala 6 Língua Portuguesa EF I E. E. Professora Zenaide Avelino Maia Professora Apresentadora: Susan Regina Veshagem Quarenta

Leia mais

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A ESCOLA SANTI

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A ESCOLA SANTI R. Abílio Soares, 425 04005-001 São Paulo SP (11) 3884.0566 www.escolasanti.com.br santi@escolasanti.com.br PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A ESCOLA SANTI A escolha de uma nova escola é um momento muito especial

Leia mais

Teoria da Contabilidade - 8º período

Teoria da Contabilidade - 8º período PLANO DE ENSINO UNIDADE CONTABILIDADE DISCIPLINA Teoria da Contabilidade - 8º período PROFESSOR Prof. Mestranda. Glória Castro gloriacastro7@gmail.com DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA-1225

Leia mais

E. E.DOM JOÃO REZENDE COSTA

E. E.DOM JOÃO REZENDE COSTA E. E.DOM JOÃO REZENDE COSTA Diretora: Rosimere de F. Oliveira Carvalho Especialistas: Maria Aparecida de Souza Eliana Marta Putini Ferreira Professoras responsáveis pelo repasse : Maria Lucilia Dantas

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre Por_3º ano_1º bi_2013 1 SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre - 2013 Apresentação Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração

Leia mais

ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti

ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti Indicação: 4º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplina: Arte, História e Língua Portuguesa Temas: Biografia de Santos

Leia mais

Animais Peçonhentos. Rosangela Emi Yonemitsu.

Animais Peçonhentos. Rosangela Emi Yonemitsu. Animais Peçonhentos Rosangela Emi Yonemitsu rosangelaemiy@gmail.com Resumo Este projeto animais peçonhentos foi realizado com crianças de 2 a 3 anos, com objetivos de identificar os animais peçonhentos;

Leia mais

VIVENCIANDO UM CONCURSO PÚBLICO: UMA OUTRA VISÃO PARA AS PROVAS. E.M. Antônio Coelho Ramalho

VIVENCIANDO UM CONCURSO PÚBLICO: UMA OUTRA VISÃO PARA AS PROVAS. E.M. Antônio Coelho Ramalho VIVENCIANDO UM CONCURSO PÚBLICO: UMA OUTRA VISÃO PARA AS PROVAS. E.M. Antônio Coelho Ramalho Professor(es) Apresentador(es): Mila Zeiger Pedroso Marli Alves Dos Santos Realização: Foco do Projeto Utilização

Leia mais