Transtorno depressivo e tentativa de suicídio na infância e adolescência. Dr. Alexandre de Aquino Coordenador do NAIA Especialista em TCC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transtorno depressivo e tentativa de suicídio na infância e adolescência. Dr. Alexandre de Aquino Coordenador do NAIA Especialista em TCC"

Transcrição

1 + Transtorno depressivo e tentativa de suicídio na infância e adolescência Dr. Alexandre de Aquino Coordenador do NAIA Especialista em TCC

2 + Caso clínico R., 9 anos Chamaram da escola para buscá-lo, que ele não estava bem, não quis fazer o dever e agiu com revolta contra a professora. A professora nos diz que ele tem uma raiva dentro dele que o impede de progredir e se socializar bem. De um menino de QI elevado ele regride a cada dia para um estudante negligente e sem animo para os estudos. [...] ele diz que se acha feio, que ninguém gosta dele, que odeia a escola e que a professora é injusta com ele. [...] Ele então mostrou revolta até pela religião e disse que a gente o obrigava a ser TJ. [...] ele não dorme e chora muito, diz que não consegue dormir sozinho. [...] Ele chora e anda pela casa. Eu estou já sem energia. Ele diz que quer morrer...

3 + Introdução Os transtornos de humor em crianças e adolescentes têm sido cada vez mais diagnosticados e tratados com uma variedade de formas. O NIMH nos EUA oficialmente reconheceu a existência de depressão nessa idade a partir de Apesar dos critérios para transtornos de humor pelo DSM IV serem idênticos em todas faixas etárias, a expressão da perturbação do humor varia na criança de acordo com sua idade.

4 + Introdução A maioria das crianças e adolescentes com depressão não exibem comportamento suicida. Não está claro se o tratamento para depressão, nesta faixa etária, diminui drasticamente os riscos de suicídio. 25% dos adultos com depressão relataram seu primeiro episódios de doença antes dos 18 anos. Os transtornos psiquiátricos são doenças crônicas da infância.

5 + Epidemiologia Prevalência: Pré-escolares: 0,3% na comunidade e 0,9% em clínicas. Escolares: 1% a 3% na comunidade. Adolescentes: 3,3 a 12,4%. Igual entre os sexos até a adolescência, quando as meninas passam a ter o dobro das taxas de depressão em relação aos meninos. Prevalência cumulativa na adolescência: 14 a 25%. Entre crianças e adolescentes hospitalizados: 20% e 40% respectivamente.

6 + Epidemiologia

7 + Epidemiologia

8 + Epidemiologia

9 + Epidemiologia

10 + Epidemiologia

11 + Etiologia Fatores genéticos : tendem a agrupar nas mesmas famílias; ter um dos pais com depressão dobra o risco; os dois afetados, quadruplica. Gene da MAO-A e do 5-HTT parecem estar relacionados. Fatores biológicos: alterações na secreção de GH e cortisol; polissonografia não mostra alteração característica; níveis menores de T4 livre com TSH normal em adolescente deprimidos; RNM mostrando redução de volume do lobo pré-frontal e aumento do volume ventricular. Neurotransmissores envolvidos: serotonina, norepinefrina, dopamina. Fatores sociais: condição socioeconômica, separação, divórcio, estresse ambiental, abuso físico ou sexual, perda de entes próximos, negligência e conflitos familiares.

12 + Diagnóstico( DSM-IV-TR): episódio depressivo maior

13 + Depressão em lactentes 1. Inquietação. 2. Maior retraimento. 3. Choro mais frequente. 4. Recusa alimentação. 5. Problemas para dormir. 6. Apatia. 7. Passam a não responder aos estímulos visuais, verbais e táteis.

14 + Sintomas de depressão em préescolares

15

16

17

18 + Sintomas de depressão em escolares

19 + Sintomas de depressão em adolescentes

20 + Características clínicas Transtorno Depressivo Maior Com freqüência, o início é insidioso e o transtorno manifesta-se em uma criança que tem vários anos de dificuldades com hiperatividade, transtorno de ansiedade de separação ou sintomas depressivos intermitentes. O transtorno depressivo maior em criança pré-púbere comumente se manifesta por queixas somáticas, agitação psicomotora e alucinações congruentes com humor. Anedonia, desesperança, lentificação psicomotora e delírios são mais freqüentes em adolescentes e adultos. Inquietude, mau humor, agressividade, teimosia, relutância em cooperar com projetos da família, isolamento de atividades sociais e desejo de sair de casa.

21 + Características clínicas Transtorno Depressivo Maior Os adolescentes podem descuidar da aparência pessoal e apresentar maior emotividade, com aumento da sensibilidade a rejeições amorosas. As dificuldades escolares são prováveis. Adultos têm mais alterações do sono e de apetite do que crianças e adolescentes deprimidos. 17% dos jovens com transtorno de humor recebem primeira atenção médica por causa do abuso de drogas.

22 + Características clínicas Transtorno Depressivo Maior Os clínicos devem avaliar a duração e a periodicidade do humor depressivo para diferenciar depressão real e persistente de períodos normais de tristeza que ocorrem após situações de frustrações. Início na infância é mais grave e tende a aparecer em famílias com alta incidência do transtorno e abuso de álcool. As crianças têm probabilidade de manifestar complicações secundárias, como transtorno de conduta, abuso de álcool e outras substâncias e comportamento antissocial.

23 + Características clínicas Transtorno depressivo Maior A depressão em criança pode ser diagnosticada como transtorno de aprendizagem, pois costuma ter dificuldade de concentração e baixo rendimento escolar. Crianças e adolescentes podem ter delírios (culpa, doença, morte, perseguição, punição, inadequação) e alucinações (vozes com conteúdo depreciativo e suicida). OBS: os sintomas psicóticos ocorrem juntamente com episódio depressivo.

24 + Características clínicas Transtorno Distímico Para crianças e adolescentes, humor irritável pode substituir o critério de humor deprimido para adultos e a duração se estende por um ano. Podem ter apresentado um episódio depressivo maior antes do início do transtorno distímico, mas é muito mais comum que alguém com distimia por mais de 1 ano desenvolva também episódio depressivo maior (Depressão dupla). O transtorno distímico tem idade média de início menor que o depressivo maior. Episódios mais mais longos, recorrentes e freqüentes talvez indiquem um transtorno mais grave no futuro.

25 + Depressão bipolar Labilidade afetiva, mesmo em eutimia Agitação psicomotora ou hipomania Retardo psicomotor alternado com inquietação Reações atípicas após uso de antidepressivos História familiar Fatores de Risco Hipersonia Hiperfagia Suicidabilidade Sintomas psicóticos Depressão arrastada Sintomas ansiosos

26 + LUTO No DSM, o luto não é considerado transtorno mental. Trata-se de um estado de pesar, relacionado à morte de um ente querido, que pode ocorrer com sintomas característicos de transtorno depressivo maior: tristeza, insônia, redução do apetite, perda de peso. Crianças que passam por um período de luto típico podem satisfazer os critérios para TDM quando os sintomas persistem por mais de 2 meses após perda. Às vezes, os sintomas depressivos são graves mesmo dentro dos dois meses (também TDM). Culpa relacionada a questões além das que envolvem a morte do ente querido, preocupações com morte que vão além de pensamentos de morrer para estar junto da pessoa querida, preocupação mórbida com desvalia, lentificação psicomotora acentuada, comprometimento grave e prolongado no funcionamento e alucinações são indicativos de depressão, ao invés de luto.

27 + Exames laboratoriais Não há nenhum teste útil para se fazer diagnóstico. Teste de triagem: hormônios tireoidianos, teste de supressão da dexametasona.

28 + Diagnóstico diferencial Esquizofrenia Transtornos de aprendizagem Transtornos ansiosos Transtorno de comportamento disruptivo Transtornos do humor induzido por uso de substâncias Transtornos do humor de causa orgânica Retardo mental Transtorno Bipolar (TAB) TDAH

29 + Curso e prognóstico Depende da idade de início, da gravidade dos episódios e da presença de comorbidades. A duração média de um episódio depressivo maior em crianças e adolescentes é de cerca de 9 meses. A recorrência é de 40% em 2 anos e 70% em 5 anos após o primeiro episódio. 30 a 40% dos adolescentes com depressão maior desenvolvem TAB I em 5 anos. O transtorno distímico apresenta duração média de 4 anos.

30 + Curso e prognóstico O início precoce do transtorno distímico está associado a risco significativo de comorbidades: depressão maior (70%); TAB (13%); abuso de drogas (15 %). Fatores preditores de recorrência: início precoce, vários episódios anteriores, gravidade do episódio, presença de sintomas psicóticos, presença de estressores ambientais, comorbidades e falta de adesão ao tratamento.

31 + Tratamento Hospitalização Risco de suicídio: para promover a máxima proteção contra impulsos e comportamentos autodestrutivos. Abuso e dependência de drogas.

32 + Tratamento Psicoterapia Terapia cognitivo-comportamental. Terapia interpessoal. Psicoterapia de apoio. Psicoterapia familiar comportamental sistêmica. Psicoeducação familiar. THS.

33 + Tratamento Farmacoterapia ISRS (1ª escolha): são eficazes, menos efeitos colaterais nas superdosagens. Todos os inibidores disponíveis são escolhas favoráveis no tratamento. As doses iniciais para crianças pré-púberes são mais baixas do que as recomendadas para adultos.

34 + Tratamento Farmacoterapia A bupropiona tem propriedades estimulantes, eficácia antidepressiva e tem sido utilizada no TDAH e depressão. Venlafaxina pode ser usada em adolescentes e podem ter efeitos colaterais leves: nervosismo, náuseas, agitação. Os tricíclicos não tem sido recomendados desde que os ISRS entraram no mercado. Risco de intoxicação.

35 + Eletroconvulsoterapia Usado em adultos para: episódios depressivos e maníacos graves e catatonia. Quase NUNCA é uma opção para adolescentes, embora existam relatos de que pode ser seguro e útil nos casos resistentes com psicose, sintomas catatônicos, tendência suicida persistente.

36 +

37 +

38 + SUICÍDIO Introdução 60% das crianças e adolescentes deprimidos apresentam ideação suicida e 30% apresentarão ao menos uma tentativa de suicídio. Presença de depressão em 40 a 80% dos casos. Responsável por 12 % das mortes em adolescentes. A prevalência de tentativa de suicídio aumentou para 3 a 7,1% durante a vida. O suicídio completo ocorre com frequência 5x maior em adolescentes do sexo masculino do que feminino. A taxa de tentativa é maior nas meninas (3x).

39 + SUICÍDIO Introdução Mais de 12 mil crianças e adolescentes são hospitalizados nos EUA a cada ano por comportamento ou ameaça de suicídio. O método mais comum de suicídio são: armas de fogo (H,M), enforcamento (H), ingestão de substância tóxicas (M), intoxicação por CO. Os riscos adicionais de suicídio incluem história familiar de comportamento suicida, exposição a violência intrafamiliar, impulsividade, abuso de drogas e disponibilidade de métodos letais.

40 + Epidemiologia Em 2000, as taxas de suicídio foram: 10 a 14 anos: 2,3 (H) e 0,6 (M) por Final da adolescência: 13,2 (H) e 2,8 (M) por Na Inglaterra e País de Gales: aumento nas taxas de suicídio de 78% entre os anos de 1980 e 1990 (14 a 24 anos). Acredita-se que este aumento decorra de mudanças no ambiente social, mudanças de atitude quanto ao suicídio e uma crescente disponibilidade de meios para cometê-los. Nos EUA, 60% são cometidos por armas de fogo em meninos. 80% das tentativas ocorrem por intoxicação e cortes nos pulsos. Está entre as três principais causas de morte nos Estados Unidos para pessoas entre 15 e 24 anos.

41 + Epidemiologia <14 anos as tentativas de suicídio são 50x mais comum que os suicídios consumados. Entre anos a taxa de tentativa suicídio é 15x mais alta que o suicídio consumado. 11% dos adolescentes que tentam suicídio por intoxicação irão se suicidar nos próximos anos, sendo que o risco é maior nos 3 primeiros meses. Sentimento de desesperança prediz futuras tentativas. 50% dos adolescentes que cometem suicídio fizeram ameaças ou tentaram suicídio no passado.

42 + Etiologia Fatores genéticos: risco familiar de suicídio (concordância mais alta com gêmeos homozigotos); risco aumentado nos transtornos mentais e com parentes de 1º grau com comportamento semelhante. Fatores biológicos: níveis baixos de serotonina e 5-HIAA; redução na densidade dos receptores de transportador de serotonina no córtex pré-frontal.

43 + Etiologia Fatores psicossociais: Tentativas de suicídio anteriores. Ausência de apoio familiar. Presença de arma de fogo em casa. Doença física grave e/ou cr6onica. Comorbidade com t. de conduta e TUS. Fatores precipitantes: Perdas. Crises interpessoais. Estressores psicossociais. Abuso físico e sexual. Problemas legais ou disciplinares. Exposição a suicídio de conhecidos ou mídia.

44 + Diagnóstico e características clínicas Pais, com frequência, não estão a par dos pensamentos suicidas dos filhos. Deve-se questionar as crianças e adolescentes sobre pensamentos (falando em querer ferir-se) e ameaças (dizer que quer se atirar na frente de um carro) de suicídio. Os transtornos mentais que tentam ou completam suicídio: depressão maior, episódio maníaco, transtorno psicótico, uso abusivo de drogas. A depressão isolada é fator de risco mais grave para suicídio em meninas do que em meninos.

45 + Diagnóstico e características clínicas Crianças que perdem um de seus pais antes dos 13 anos têm risco elevado para transtorno do humor e suicídio. O adolescente que comete suicídio costuma apresentar um perfil para grandes conquistas e traços de personalidade perfeccionista; este pode ter sido humilhado há pouco por um fracasso. O uso de álcool e outras drogas substâncias pode predispor o adolescente já vulnerável ao comportamento suicida. Cerca de 40% dos jovens que cometem suicídio tiveram tratamento psiquiátrico anterior e outros 40% haviam feito uma tentativa prévia de suicídio. Síndrome de Werther.

46 + Tratamento Alto risco: tentativas de suicídio prévias, > 12 anos com história de comportamento agressivo ou abuso de drogas, uso de arma de fogo, substância tóxicas, ideação suicida persistente (devem ser hospitalizados). Quando se tiver dúvida quanto a capacidade da família de supervisionar ou de cooperar com o tratamento na condição de paciente externo (devem ser hospitalizados). Quando o adolescente relata que não está mais suicida, a alta só será considerada após um plano de acompanhamento que deve incluir psicoterapia, farmacoterapia e terapia familiar. Marcar consulta de retorno. Fornecer tefefone de emergência ao adolescente e família em caso de reaparecimento da ideação suicida.

47 + Tratamento Terapia cognitivocomporta mental Terapia comporta mental dialética Farmacot erapia

48 Antidepressivos aumentam ou diminuem risco de suicídio em adolescentes?

49 +

50 + OBRIGADO!

Raphael Frota Aguiar Gadelha

Raphael Frota Aguiar Gadelha Raphael Frota Aguiar Gadelha Transtornos de humor correspondem ao grupo de transtornos em que o humor patológico e perturbações associadas dominam o quadro clínico Suicídio( do latim sui próprio e caedere

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Desafio 1: Epidemiologia

Leia mais

Transtornos relacionados a alterações do HUMOR. Prof. Dr. Ana Karkow

Transtornos relacionados a alterações do HUMOR. Prof. Dr. Ana Karkow Transtornos relacionados a alterações do HUMOR Prof. Dr. Ana Karkow Humor Humor: estado basal, padrão afetivo do indivíduo, mais constante - A lente com a qual enxergamos a vida - Ex. humor hipertímico,

Leia mais

GRAVE. DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? A depressão grave é uma condição médica comum e afeta 121 MILHÕES de pessoas em todo o mundo.

GRAVE. DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? A depressão grave é uma condição médica comum e afeta 121 MILHÕES de pessoas em todo o mundo. APRESENTA GRAVE DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? Indivíduos com depressão grave geralmente apresentam pelo menos 4 destes sintomas por pelo menos 2 semanas: Estado de ânimo depressivo; * Movimento,

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS UMA VISÃO GERAL Feinstein, 1970 DEFINIÇÃO Presença

Leia mais

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos os problemas de saúde (Murray e Lopez, 1996) e a quarta

Leia mais

Farmacoterapia na Depressão

Farmacoterapia na Depressão Farmacoterapia na Depressão TRANSTORNOS MENTAIS Entendem-se como transtornos mentais e comportamentais condições clinicamente significativas caracterizadas por alterações do modo de pensar e do humor (emoções)

Leia mais

Depressão, vamos virar este jogo?

Depressão, vamos virar este jogo? 1 2 Olhar diferenciado para a possibilidade do diagnóstico de depressão em idosos: sintomas depressivos e o processo do envelhecimento Idade: maior prevalência em jovens Sexo: Mulheres liberdade para

Leia mais

Depressão e Exercício

Depressão e Exercício Depressão e Exercício Claudia Forjaz baseada na aula de Carolina Kimie A depressão é uma condição comum, crônica e recorrente. Está frequentemente associada a incapacitação funcional e comprometimento

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

Perturbações Afectivas

Perturbações Afectivas Perturbações Afectivas 1 Grupo das Grupo das Depressão endógena Mania endógena Equivalentes afectivos Personalidades afectivas (hipertímica, depressiva, ciclotímica mica) 2 Incidência 1,5% da população

Leia mais

Depressão em mulheres

Depressão em mulheres Depressão em mulheres Por que a depressão é maior em mulheres? O que é depressão? A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero,

Leia mais

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo Characterization of the demands of child psychodiagnosis in a school clinic in São Paulo Tabela 1. Distribuição

Leia mais

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos,

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos, Diretrizes Gerais de Abordagem das Somatizações, Síndromes ansiosas e depressivas Alexandre de Araújo Pereira Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Somatizações Transtornos Depressivos

Leia mais

Residência Médica 2019

Residência Médica 2019 CASO 1 Questão 1. Valor máximo = 3 pontos Possíveis: Mudança clara do funcionamento e estado mental. / Intensidade significativa dos sintomas. / Pervasividade dos sintomas. / Falta de controle sobre os

Leia mais

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento Dr. George E. da Silva Há o desejo de interromper o uso da droga Tempo de retirada da droga Início dos sinais Pico dos sintomas Duração

Leia mais

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR Até recentemente o Transtorno Bipolar era conhecido como psicose ou doença maníaco-depressiva. É um transtorno no qual ocorrem alternâncias do humor, caracterizando-se por períodos

Leia mais

Transtorno Afetivo Bipolar. Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO

Transtorno Afetivo Bipolar. Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO Transtorno Afetivo Bipolar Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO Transtorno Afetivo Bipolar- TAB É uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor, que envolvem períodos de humor

Leia mais

Transtorno de estresse pós-traumático! e Transtornos de Adaptação. Prof. Eduardo Henrique Teixeira PUC - Campinas!

Transtorno de estresse pós-traumático! e Transtornos de Adaptação. Prof. Eduardo Henrique Teixeira PUC - Campinas! Transtorno de estresse pós-traumático e Transtornos de Adaptação Prof. Eduardo Henrique Teixeira PUC - Campinas Transtorno de estresse pós-traumático TEPT É uma condição que se desenvolve quando a pessoa

Leia mais

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA INTRODUÇÃO O Transtorno depressivo é uma doença que acomete várias pessoas em todo o mundo. Estima-se que só nos EUA, 7% da população em um período de 12 meses apresentou um

Leia mais

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017 13/11/2017 Ingredientes: Affron (Extrato seco de Açafrão com 3,5% de Lepticrosalides) Vitamina B6 Cobre Affron 100% Açafrão (Crocus sativus L.) geneticamente certificado Extrato com elevado teor de componentes

Leia mais

Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Alimentares

Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Alimentares Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Alimentares Bruno Nazar Psiquiatra do IPUB - UFRJ Membro colaborador do Grupo de Estudos do Déficit de Atenção GEDA- UFRJ Membro colaborador do Grupo de Obesidade

Leia mais

Transtornos Mentais no Trabalho. Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR Psiquiatra.

Transtornos Mentais no Trabalho. Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR Psiquiatra. Transtornos Mentais no Trabalho Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR 20879. Psiquiatra. carlosamloyola@icloud.com No período Medieval - caráter de Possuído. O tratamento: pregações, exorcismo, santificação

Leia mais

CASO 1. Qual é a melhor terapia? Quais são os efeitos colaterais da terapia proposta?

CASO 1. Qual é a melhor terapia? Quais são os efeitos colaterais da terapia proposta? CASO 1 Um homem de 42 anos chega ao consultório de seu psiquiatra com queixa de humor deprimido, que afirma ser idêntico às depressões que teve anteriormente. Foi diagnosticado com depressão maior pela

Leia mais

Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores

Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores Profa. Norma Moreira Salgado Franco Auxiliar: André Mendonça CLASSIFICAÇÃO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE Ataque de Pânico Início súbito de intensa

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS Felix Kessler Transtornos Psicóticos Esquizofrenia: pelo

Leia mais

Uso de antidepressivos na clínica ginecológica

Uso de antidepressivos na clínica ginecológica Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Uso de antidepressivos na clínica ginecológica 22ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia

Leia mais

CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Esta cartilha foi produzida pela equipe de saúde mental do município de Encantado, com recursos oriundos do Ministério da Saúde através do Projeto Percursos

Leia mais

Maria Carmen Viana. Departamento de Medicina Social PPG em Saúde Coletiva Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica UFES

Maria Carmen Viana. Departamento de Medicina Social PPG em Saúde Coletiva Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica UFES Maria Carmen Viana Departamento de Medicina Social PPG em Saúde Coletiva Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica UFES renda OMS 21012 Suicídio: um problema de saúde pública Fenômeno

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE)

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) O QUE É TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE TDAH é a condição crônica de saúde

Leia mais

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016)

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016) Compartilhe conhecimento: Além de cuidar das crianças, precisamos estar atentos à saúde psicológica das mães. Entenda os sintomas e os tratamentos da depressão pós-parto. Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez

Leia mais

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Introdução Os sentimentos de tristeza, desapontamento, desvalorização e culpa, surgem pontualmente

Leia mais

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR?

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR? COMO IDENTIFICAR? Ludmila Palhano 1 O detalhamento do conhecimento dos fatores de risco auxilia na delimitação da populações nas quais os eventos poderão ocorrer com maior frequência. ABP, 2014 Dois principais

Leia mais

Drogas do Sistema Nervoso Central

Drogas do Sistema Nervoso Central Drogas do Sistema Nervoso Central Depressão Conceito: Transtorno do humor(abaixamento persistente de humor) que influencia profundamente o comportamento e o pensamento, uma síndrome com sintomas e sinais

Leia mais

Como Prevenir o Suicídio?

Como Prevenir o Suicídio? Como Prevenir o Suicídio? Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br

Leia mais

TRANSTORNOS DO HUMOR DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SILVIA MARIAMA

TRANSTORNOS DO HUMOR DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SILVIA MARIAMA TRANSTORNOS DO HUMOR DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SILVIA MARIAMA INFÂNCIA:A BRINCADEIRA COMO APRENDIZAGEM SOCIAL Na sociedade antiga o trabalho não tinha tanta importância como nos dias de hoje, crianças

Leia mais

PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO

PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO As síndromes depressivas têm como elementos mais salientes o humor triste e o desânimo; Entretanto, elas caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos

Leia mais

COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA. Dr Milton Commazzetto - Médico Psiquiatra

COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA. Dr Milton Commazzetto - Médico Psiquiatra COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA O Homem conhece o átomo, a velocidade da luz, a distância dos planetas, domina cada vez mais o conhecimento técnico: o

Leia mais

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Capítulo 1 Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Do ponto de vista comportamental, dependência pode ser conceitualizada como um prejuízo na capacidade de inibir a busca por determinada droga em

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira AGITAÇÃO PSICOMOTORA Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira CONCEITO Estado de excitação mental e de atividade motora aumentada, associada a uma experiência subjetiva

Leia mais

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de idade, surgiram queixas de dispersão na atenção em sala

Leia mais

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado;

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; Afeta homens e mulheres na mesma proporção; Eugen Bleuler, importante

Leia mais

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO PARA TRANSTORNOS MENTAIS E DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Objetivo do Planejamento do Sistema de Assistência para a Saúde (WHO,

Leia mais

Terapia Cognitiva dos Transtornos Bipolares

Terapia Cognitiva dos Transtornos Bipolares Terapia Cognitiva dos Transtornos Bipolares Rafaela Petroli Frizzo Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental Mestre em Psicologia Clínica PPG Unisinos 1 EPISÓDIO MANÍACO A. Um período distinto de

Leia mais

Transtorno Bipolar 05/10/2016. Distúrbio bipolar. Tipos de distúrbios bipolares. Tipos de distúrbios bipolares. Tipos de distúrbios bipolares

Transtorno Bipolar 05/10/2016. Distúrbio bipolar. Tipos de distúrbios bipolares. Tipos de distúrbios bipolares. Tipos de distúrbios bipolares Transtorno Bipolar Distúrbio bipolar O QUE É? É uma doença mental em que o paciente alterna estados de euforia e depressão, além de fases de "normalidade" intercaladas. Prof: Carlos Almeida Também conhecido

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Informações gerais sobre a depressão 1

Informações gerais sobre a depressão 1 Informações gerais sobre a depressão 1 Este capítulo responde às seguintes questões: Qual a frequência da depressão maior? Esta seção descreve o número de pessoas com o transtorno, assim como mostra o

Leia mais

Aspectos práticos da psicofarmacoterapia em crianças e adolescentes

Aspectos práticos da psicofarmacoterapia em crianças e adolescentes Aspectos práticos da psicofarmacoterapia em crianças e adolescentes Heloisa Helena Alves Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psiquiatria. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade

Leia mais

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1)

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1) P Paralisia Cerebral / Personalidade Borderline / Pesquisa / Prevenção / Psicanálise/ / Psicofarmacoterapia / Psicose / Psicoterapia / Psiquiatria Infantil PARALISIA CEREBRAL Aspectos neurológicos da deficiência

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Ano DeMolay 2016/2017 Depressão não é frescura O QUE É DEPRESSÃO? De acordo com o doutor em psicobiologia

Leia mais

Bipolar? O que é Transtorno ABRATA. Conheça a ABRATA CONVERSANDO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR ABRATA. Tel: (11)

Bipolar? O que é Transtorno ABRATA. Conheça a ABRATA CONVERSANDO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR ABRATA. Tel: (11) Conheça a ABRATA CONVERSANDO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR 1 1624011 Produzido em Fevereiro de 2014 O que é Transtorno ABRATA Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos

Leia mais

DICAS DE SAÚDE. Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão?

DICAS DE SAÚDE. Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão? DICAS DE SAÚDE Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão? André Gordilho, Pisiquiatria, Depressão O tratamento principal é feito à base de medicações, através do uso isolado ou combinado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO RESIDÊNCIA MÉDICA 2013 Áreas de Atuação em Psiquiatria Psicoterapia. Gabarito da Prova realizada em 2/nov/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO RESIDÊNCIA MÉDICA 2013 Áreas de Atuação em Psiquiatria Psicoterapia. Gabarito da Prova realizada em 2/nov/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO RESIDÊNCIA MÉDICA 2013 Áreas de Atuação em Psiquiatria Psicoterapia Gabarito da Prova realizada em 2/nov/2012 QUESTÃO 1 A psicoterapia e um método de tratamento mediante

Leia mais

INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA

INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA MARINA DALLA BARBA LONDERO MÉDICA FORMADA PELA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PSIQUIATRA PELO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE DOUTORANDA PELA UNIVERSIDADE

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação à classificação diagnóstica em psiquiatria e considerando o DSM-IV-TR e a CID-10, julgue os itens a seguir. 63 O uso da L-tri-iodotironina (T3) com vistas a potencializar

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 2017

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 2017 Informações Informações Gerais: O curso consiste em 12 módulos que podem ser cursados de maneira independente, porém a capacitação em Psiquiatria da Infância e da Adolescência é concedida somente àqueles

Leia mais

Depressão: o que você precisa saber

Depressão: o que você precisa saber Depressão: o que você precisa saber Se você acredita que tem depressão, ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, leia este material. O que é a depressão? A depressão é um transtorno mental

Leia mais

Monitoria de Psiquiatria /03/15

Monitoria de Psiquiatria /03/15 TRANSTORNO BIPOLARaspectos importantes Monitoria de Psiquiatria 2015 05/03/15 Caso clínico Demi Lovato, 23 anos, natural do Novo México, procedente de NY, cantora. Veio trazida ao setor de emergência pelo

Leia mais

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES * Denomina-se COMORBIDADE a situação onde

Leia mais

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES * Denomina-se COMORBIDADE a situação onde

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS NA DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ABEAD 2002

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS NA DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ABEAD 2002 DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS NA DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ABEAD 2002 TDAH - DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE Hospital

Leia mais

Emergências no Uso de Drogas

Emergências no Uso de Drogas Emergências no Uso de Drogas Palavras eu preciso Preciso com urgência Palavras que se usem Em casos de emergência Titãs Alessandro Alves Quando se pensa em uma situação de emergência relacionada ao uso

Leia mais

DEPRESSÃO, O QUE É? A

DEPRESSÃO, O QUE É? A DEPRESSÃO, O QUE É? A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é diferente de tristeza e surge devido a fatores biológicos e emocionais (perdas, traumas, estresse, etc.).

Leia mais

Transtornos de humor nas fases da vida

Transtornos de humor nas fases da vida Transtornos de humor nas fases da vida Adelina Rennó Dra. em Psicologia Psicóloga clínica CRP 15957 adelina@adelinarenno.com.br www.abpapsi.com.br Bibliografia Forlenza, O.V. et al. Clínica Psiquiátrica.

Leia mais

Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência

Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência Juliana Joni Parada Psiquiatra clínica e forense pela ABP Especialista em Dependência Química pela UNIFESP Coordenadora do Ambulatório

Leia mais

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)?

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)? Entrevista inicial para terapia cognitivo-comportamental Nome: Data: 1. Data de nascimento e idade. 2. Estado civil, filhos (nome e idade). 3. Situação de vida atual. Com quem você vive? Como é o local?

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa,

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, para toda a vida Luci Pfeifferer DECLARO NÃO TER CONFLITO

Leia mais

SISTEMA NERVOSO PSIQUIATRIA

SISTEMA NERVOSO PSIQUIATRIA SISTEMA NERVOSO PSIQUIATRIA A) CONCEITOS Tipo de transtorno de humor. O transtorno bipolar (TB) se caracteriza por alterações do humor, com recorrência de episódios depressivos e maníacos ao longo da vida.

Leia mais

FREUD, S. (1915). Luto e melancolia. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

FREUD, S. (1915). Luto e melancolia. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. FREUD, S. (1915). Luto e melancolia. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 14. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia

Leia mais

Depressao e Disfuncao Eretiva uma Investigacao da Comorbidade

Depressao e Disfuncao Eretiva uma Investigacao da Comorbidade Depressão e disfunção eretiva são patologias muito comuns. A primeira tem cerca de 15% de prevalência durante toda a vida. Já a prevalência de disfunção eretiva chega a 5% em homens de 40 anos, aumentando

Leia mais

CRISE SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA

CRISE SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA CRISE SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA Neury J. Botega Universidade Estadual de Campinas SAÚDE MENTAL E MEDICINA Problema de saúde pública Efeito Werther Crise suicida Avaliação de risco COEFICIENTES DE SUICÍDIO

Leia mais

TRANSTORNO BIPOLAR: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS

TRANSTORNO BIPOLAR: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS TRANSTORNO BIPOLAR: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS O que é Transtorno bipolar? Sinônimos: depressão maníaca, transtorno afetivo bipolar O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre

Leia mais

TRATANDO A BAIXA AUTO-ESTIMA

TRATANDO A BAIXA AUTO-ESTIMA TRATANDO A BAIXA AUTO-ESTIMA Marilia Pereira Instituto de Neurociências e Comportamento de SP Coordenação do curso de psicologia da Mauricio de Nassau Sinais e sintomas Humor deprimido Anedonia (perda

Leia mais

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

ANSIEDADE E DEPRESSÃO ANSIEDADE E DEPRESSÃO PSICOPATOLOGIA E ASPECTOS DIAGNÓSTICOS Definição de Dor (IASP, 1979) Dor segundo a definição de Meskley, aceita pela IASP é: Experiência sensorial e emocional desprazerosa associada

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara Faculdades Integradas de Taquara DEPRESSÃO Disciplina: Fisiologia Humana Semestre: 1/2016 Docente: Debora Morsch Acadêmicas: Haiesha Wolff Katieli Córdova Vanessa A. Brocker Vanessa S. Ferreira Priscila

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE: Tratamentos Psiquiátricos e Psicossociais nos Transtornos de Humor

CONVERSANDO SOBRE: Tratamentos Psiquiátricos e Psicossociais nos Transtornos de Humor CONVERSANDO SOBRE: Tratamentos Psiquiátricos e Psicossociais nos Transtornos de Humor TRATAMENTOS: DEPRESSÃO E TRANSTORNO BIPOLAR Marcia Britto de Macedo Soares DEPRESSÃO: SINTOMAS Humor depressivo/ irritável

Leia mais

DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS ALIMENTARES

DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS ALIMENTARES DIRETRIZES SOBRE CO-MORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (ABEAD 2002) DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS ALIMENTARES Introdução Quadros sugestivos de transtornos

Leia mais

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Situação-Problema 1 A) Síndrome de Cushing exógena (iatrogêncica) secundária ao uso de corticoides.

Leia mais

28/04/2011. Profa. Dra. Marilene Zimmer Psicologia - FURG

28/04/2011. Profa. Dra. Marilene Zimmer Psicologia - FURG Diagnóstico Multiaxial DSM-IV-TR PSICOPATOLOGIA Diagnóstico Multiaxial DSM-IV-TR Profa. Dra. Marilene Zimmer Psicologia - FURG Envolve uma avaliação em diversos eixos Cada qual relativo a um diferente

Leia mais

Informação para os pacientes e seus familiares

Informação para os pacientes e seus familiares Psicose Psychosis - Portuguese UHN Informação para os pacientes e seus familiares Leia esta brochura para aprender: o que é a psicose o que a causa os sinais ou sintomas de psicose que tratamentos podem

Leia mais

CONCEITO DOMÍNIO DA PSICOPATOLOGIA 8/13/2013

CONCEITO DOMÍNIO DA PSICOPATOLOGIA 8/13/2013 Prof. José Reinaldo do Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia PSICOPATOLOGIA CLÍNICA 2013 / 2 CONCEITO Disposição, inata, pela qual a maneira de reagir do indivíduo

Leia mais

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto.

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto. Compartilhe conhecimento: A saúde de um adulto começa a ser cuidada por seu pediatra. Veja as principais ações para garantir a futura qualidade de vida dos pequenos. O ensino da Pediatria teve, em seu

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

Tratamento Combinado: TCC e Psicofarmacologia

Tratamento Combinado: TCC e Psicofarmacologia Tratamento Combinado: TCC e Psicofarmacologia Guilherme Fracasso Médico Psiquiatra - Especialista em Dependência Química Psicoterapeuta Individual e Família Gratidão Conflitos de Interesse Não recebo qualquer

Leia mais

O Papel das Emoções Expressas nos Transtornos Mentais

O Papel das Emoções Expressas nos Transtornos Mentais O Papel das Emoções Expressas nos Transtornos Mentais DR. CLÁUDIO MENEGHELLO MARTINS MÉDICO PSIQUIATRA MPHIL (UNIVERSITY OF LONDON) DIRETOR SECRETÁRIO DA ABP PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA CYRO

Leia mais

Paciente: Hélio Barbosa Soares Idade: 43 anos Procedência: Itatinga Profissão: Tratorista Naturalidade: Avaré Diagnostico: Depressão Crônica Grave

Paciente: Hélio Barbosa Soares Idade: 43 anos Procedência: Itatinga Profissão: Tratorista Naturalidade: Avaré Diagnostico: Depressão Crônica Grave Paciente: Hélio Barbosa Soares Idade: 43 anos Procedência: Itatinga Profissão: Tratorista Naturalidade: Avaré Diagnostico: Depressão Crônica Grave F32 EPISÓDIOS DEPRESSIVOS: DEPRESSÃO CID 10 F32-F33 3

Leia mais

ETEC CARAPICUÍBA São Paulo - Brasil

ETEC CARAPICUÍBA São Paulo - Brasil 07 de novembro de 2015 ETEC CARAPICUÍBA São Paulo - Brasil RETOMANDO APRESENTAÇÃO DE 20/07/2015 Suely Laitano Nassif, Psy, Md, PhD Suely Laitano Nassif, Psy, MD, PhD São Paulo SP Brasil Site: Contato:

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

Transtornos Alimentares e Alcoolismo

Transtornos Alimentares e Alcoolismo Transtornos Alimentares e Alcoolismo Fatima Vasconcellos Chefe de Clínica Serviço de Psiquiatria Chefe do CETTAO/SCMRJ Coordenadora Depto Psicoterapia da ABP Transtornos Alimentares Conjunto de síndromes

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 105 /2013

RESPOSTA RÁPIDA 105 /2013 RESPOSTA RÁPIDA 105 /2013 SOLICITANTE Juíza de Direito: Dr(a). Juizado Especial 0512 Pirapora NÚMERO DO PROCESSO nº0512.13 003595-3 DATA 17/05/2013 1- O medicamento solicitados Venlafaxina (Venlift),é

Leia mais

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem)

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Nervoso Agitado Desligado Desatento Muito infantil Diferente Agressivo Desajeitado Não vai bem na escola Transtornos do desenvolvimento Conseqüências

Leia mais

A ATIVIDADE FÍSICA COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MENTAL E DO BEM ESTAR DE IDOSOS DEPRESSIVOS

A ATIVIDADE FÍSICA COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MENTAL E DO BEM ESTAR DE IDOSOS DEPRESSIVOS A ATIVIDADE FÍSICA COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MENTAL E DO BEM ESTAR DE IDOSOS DEPRESSIVOS Elisa Thereza Lopes de Aguiar; Lorena de Lima; Albert Lucas Olinto Tertuliano; Gustavo Igor Menezes Mentes;

Leia mais

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de

Leia mais

Médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (postos e unidades básicas de saúde) de todo o Brasil

Médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (postos e unidades básicas de saúde) de todo o Brasil TeleCondutas tem por objetivo serem materiais de apoio de fácil utilização e busca rápida, passíveis de serem consultados durante o atendimento aos pacientes. Foram elaboradas pela equipe de teleconsultores

Leia mais

GCD_19_Doenças_e_Perturbações_Mentais

GCD_19_Doenças_e_Perturbações_Mentais All Patient Diagnosis Related Groups (AP-DRG) v21.0 GCD 19 Doenças e Perturbações Mentais Diagnósticos que podem dar origem a esta GCD: GCD_19_Doenças_e_Perturbações_Mentais 290.0 Demência senil, não complicada

Leia mais