RECURSOS DIDÁTICOS. Parte introdutória da lição:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSOS DIDÁTICOS. Parte introdutória da lição:"

Transcrição

1 LIÇÃO 8 PARCEIROS DE DEUS Texto Bíblico: Atos 9:32 a 11:30 Objetivo para a lição: Reconhecer a ação de Deus ao longo da História e que somente por ele a igreja cresceu e as pessoas foram alcançadas. Identificar através do texto bíblico, pessoas que foram parceiras de Deus para que outros povos fossem alcançados. Recursos Materiais: Bíblia Revista Texto em anexo Pirulitos Multimídia Apresentação Inicial: Recepcionar os alunos, dando-lhes as boas-vindas e preparando-os para o estudo de hoje. Fazer uma pequena recapitulação do assunto tratado na semana anterior para que todos os alunos sejam incluídos no processo de aprendizagem. Oração 1 - Ler o texto Bíblico a ser estudado hoje. Parte introdutória da lição: 2 Dinâmica sobre a importância da parceria Dinâmica do Pirulito Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida Tempo Estimado: 5 minutos Material: Um Pirulito para cada participante. Procedimento: O professor pede para que todos fiquem em círculo eem pé. Então ele dá um pirulito para cada aluno, e relata os seguintes comandos: 1º todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. 2º Não pode dobrar o braço, só movimentá-lo para a direita ou esquerda (O professor mostra como). 3º A mão esquerda fica livre.

2 4º O professor pede que retirem o envoltório (embalagem ou embrulho) do pirulito, já com o braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo. 5º Pode-se utilizar a mão esquerda. O Professor recolhe os embrulhos e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão todos devem chupar o pirulito e sem tirá-lo da mão direita! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa oferecendo o pirulito para a pessoa ao lado com o braço estendido!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Desenvolvimento da lição: 3 Fazer as seguintes perguntas: ONDE DEUS ESTÁ AGINDO HOJE? SERÁ QUE ELE PRECISA A AJUDA DE ALGUÉM NO SEU AGIR? DE QUE FORMA A IGREJA PODE SER UMA PARCEIRA DE DEUS? 4 Apresentar o vídeo da Analzira Nascimento da JMN onde ela fala sobre a missão de Deus no mundo. Após o vídeo perguntar: E VOCÊ? QUAL É A SUA MISSÃO AQUI NESTE MUNDO? 5 Fazer a exposição das formas, lugares e pessoas que Deus agiu no livro de Atos. CASA DE ENÉIAS (9:32-35) CASA DE TABITA ( ) CASA DE SIMÃO (9:43; 10:9-23) CASA DE CORNÉIO (10:24-46) NA IGREJA DE JERUSALÉM (11:1-18) EM ANTIOQUIA (11:19-26) MOBILIZANDO A IGREJA (11:27-30) Para encerrar a aula: 6) Fazer uma discussão a respeito do texto Fundamentos da Missão do povo de Deus (em anexo), a partir da seguinte colocação inicial do texto: Imagine a seguinte situação. Em uma reunião de membros de uma de sua igreja, o dirigente pede para quem for missionário que se coloque de pé. Quantos membros da sua comunidade se levantariam?

3 ANEXO Fundamentos da missão do povo de Deus Não é difícil prever a sua resposta. Atualmente, ser missionário passou a significar apenas aqueles homens e mulheres que deixam suas casas e se dedicam à pregação do evangelho em lugares distantes. Esta definição errada de missões que atrela a ação missionária apenas ao contexto transcultural produziu uma verdadeira crise na tarefa da evangelização urbana e, consequentemente, nas ações missionárias da igreja moderna. Vamos avaliar um caso real. Alguns anos atrás fui procurado por uma jovem de uma igreja evangélica histórica, dizendo que desejava ser missionária na África. Durante a conversa ela disse não contar com o apoio da sua igreja local, o que me levou a lhe perguntar: Por que você não procurou o seu pastor? Ela respondeu: Eu procurei, mas ele me disse que quem faz missões nas cidades do interior e em outros países na nossa denominação é a própria denominação, a igreja local apenas ajuda financeiramente o órgão executor nacional. É certo que nem todas as igrejas pensam desta forma, e algumas já possuem um conselho missionário que realmente se envolve com a tarefa de incentivar a tarefa de viver e anunciar o evangelho. Contudo, se fomos honestos na avaliação, chegaremos a uma dura verdade: a igreja da cidade gasta mais de 85% dos seus esforços e recursos em atividades internas à própria igreja local. O que é missão? Mas espere um pouco. Missões é apenas a tarefa de anunciar o evangelho em outros países ou nas cidades do interior? A igreja local quando evangeliza, ensina, doutrina, pastoreia ou age com boas obras em favor dos necessitados, não está fazendo missões? Afinal, o que é missões? O que é realmente ser um missionário? Esta preocupação em entender a tarefa missionária como responsabilidade da toda a igreja começou com o teólogo alemão Gustav Werneck. Ele defendeu que o termo correto deveria ser Missiolere, ou seja, missiologia, um estudo da missão de Deus incluso na revelação especial da salvação em Cristo. As ideias do duplo fundamento de missões de Werneck e Martinho Kähler ganharam grande divulgação no meado do século 19. Eles apresentaram: (1) A igreja como o povo de Deus ativo no mundo e; (2) Missão como a cristianização dos povos. Posteriormente, Kähler adicionou um terceiro conceito: 3) A necessidade do testemunho nas missões. O fator testemunhal foi tão forte para Kähler que ele chegou a afirmar que o testemunho cristão no mundo ou sua missão, é gerador da necessidade de teologia (nas palavras de Kähler a missiologia é a mãe da teologia )*. Missiologia e teologia

4 Entendendo que não é a teologia que gera o desejo missionário no coração dos cristãos, descobrimos a verdade de que é o próprio Deus, o Senhor da Igreja e autor das missões, o qual concede a ela dons, vocações, visão da obra, perseverança e destemor para cumprir a missão que é primeiramente divina****. Reforço que para se fazer missões não podemos dispensar a teologia. Alguns têm se aventurado a evangelizar ou implantar projetos sociais afirmando que não importa a doutrina. Puro equívoco! Não existe nenhuma prática missionária que não tenha uma teologia, boa ou ruim, que a fundamente. Assim, o ardor missionário jamais pode servir de degrau para apoiar aqueles que defendem a dispensa da reflexão teológica para se planejar a estratégia de missões na igreja urbana. Cremos que teologia não são apenas credos e tratados doutrinários, mas também diz respeito, principalmente, a conhecer, sob a orientação do Espírito Santo, a vontade e o agir de Deus (Rm 8.14; 1 Co ). Este fundamento nos permite lançar mão de pressupostos teológicos básicos e princípios bíblicos orientadores, os quais dão direção às atividades missionárias pelas Sagradas Escrituras. A teologia sempre estará presente na elaboração de qualquer estratégia de evangelização, seja ela transcultural, rural ou urbana. Esta é a razão pela qual David Bosch afirmou que nenhuma missiologia é possível sem teologia.***** Missio Dei Cabe agora fazermos uma abordagem sobre a Missio Dei. Esta é uma expressão latina que significa Missão de Deus. Por meio da Bíblia, Deus é conhecido como o Deus cujos planos jamais podem ser frustrados. Deus é sempre autor de obras acabadas, tudo o que Ele determinou, aconteceu ou acontecerá, e isto é uma verdade que está em toda a Bíblia. Quando percebemos que a missão tem sua origem em Deus, descobrimos que o chamado, a capacitação e a motivação missionários têm suas fontes no próprio Deus (Jo 17.18). Assim, biblicamente, podemos tirar cinco conclusões basilares acerca da Missão de Deus: 1. A missão tem sua origem no coração de Deus Trata-se de identificar a fonte da autoridade suprema de tudo que foi divinamente planejado. Isto implica em reconhecer que desde os tempos eternos a tarefa da igreja já estava para ela reservada e definida. 2. Deus Pai enviou Jesus, o seu Filho missionário Os evangelhos evidenciam com muita abundância que Jesus veio para fazer a vontade do Pai, para cumprir a missão que o Pai lhe confiara, restaurando consigo mesmo todas as coisas. 3. O Filho rogou ao Pai que enviasse o Espírito Santo A missão é tarefa da Trindade. A ação do Espírito de Deus na tarefa missionária tanto age no cristão capacitando-o para testemunhar, quanto no não cristão, convencendo-o do pecado e regenerando aqueles a quem chamar. O Espírito Santo chama, regenera, santifica e capacita a igreja para enviá-la ao mundo com uma missão******.

5 4. A igreja é a agência missionária de Deus Jesus afirmou que nos mesmos termos que o Pai lhe confiou a missão, Ele comissionou a igreja (Jo 20.21). Inquestionavelmente, a igreja é o povo escolhido para missão, e mais, Deus não tem, nem nunca teve, um plano B. 5. O mundo ouve, recebe ou rejeita O alvo missionário de Deus é anunciar o evangelho da salvação em Cristo a toda a criatura através da igreja, pelo poder do Espírito, e isto não tira do ser humano a sua responsabilidade por suas escolhas. Que imenso privilégio foi dado à Igreja de Cristo! O povo missionário de Deus tem, nas palavras de John Piper, a mensagem mais importante de todo universo. Acredito que uma das melhores explicitações que fundamentam a nossa tarefa missionária foi dada por David Bosch: Missões é o povo de Deus intencionalmente cruzando barreiras da igreja para a não-igreja, da fé para a não-fé, proclamando pela palavra e com atos a vinda do Reino de Cristo. Essa tarefa é atingida através da participação da igreja na missão de Deus de reconciliar as pessoas com Ele, consigo mesmas, umas com as outras e com o mundo. Onde o povo comissionado por Deus pregar as boas novas do evangelho, viver e implantar os valores do reino divino, fazer discípulos, ensinando-os a guardar o que Jesus ensinou, a missão que Deus ordenou estará sendo obedecida. Se você é povo de Deus, então você é missionário na cidade, no interior ou em outros países, pois o que somos e fazemos é que caracteriza anossa vocação, onde quer que estejamos. Toda a glória seja dada somente a Deus Sérgio Paulo Ribeiro Lyra é pastor e coordenador do Consórcio Presbiteriano para Ações Missionárias no Interior. Autor do livro Cidades para a Glória de Deus (Visão Mundial). É missiólogo e professor do Seminário Presbiteriano em Recife (PE). Por Patrícia C. Grion Soares Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras/ Itaboraí Psicopedagoga Clínica e Institucional patriciacgrion@gmail.com

PALAVRA & VIDA 4º TRIMESTRE/2016

PALAVRA & VIDA 4º TRIMESTRE/2016 LIÇÃO 11 A SEGUNDA VIAGEM DE PAULO ENCONTROS DIVINOS Textos Bíblicos: Atos 15:36 a 18:22 Objetivos: - Apresentar cinco encontros divinos que marcaram a segunda viagem missionaria. - Aprender que a desavença

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

- A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios.

- A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios. INTRODUÇÃO LIÇÃO 3 IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA - A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios. - A igreja existe para dizer ao mundo que Jesus

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Compromissos IPBVIT 1- Compromisso com as Escrituras e os Símbolos de Fé; 2- Compromisso com a

Leia mais

PLANTAR IGREJAS: A ESTRATÉGIA DAS PARCERIAS

PLANTAR IGREJAS: A ESTRATÉGIA DAS PARCERIAS PLANTAR IGREJAS: A ESTRATÉGIA DAS PARCERIAS Leonardo Sahium Este artigo parte do pressuposto que plantar igrejas é parte integrante e importante do projeto de Deus para Sua igreja. A Missio Dei só é possível

Leia mais

1.! Quem'somos?' 2.! Visão'

1.! Quem'somos?' 2.! Visão' 1. Quem'somos?' Perspectivas é um movimento internacional que une cristãos no propósito de pensarepotencializarseuenvolvimentonatarefadeglorificaradeusentretodosos povos. Oferecemos12temposdereflexãosobreaMissioDei,nasperspectivasBíblica,

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao

Leia mais

CONECTAR MISSIONAL. Os 5 módulos são esses:

CONECTAR MISSIONAL. Os 5 módulos são esses: CONECTAR MISSIONAL O Conectar Missional é um curso de introdução à missões transculturais para Igrejas locais, explorando tanto os aspectos bíblicos, como a realidade do campo hoje, a apresentação de estratégias

Leia mais

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua vida à da Sua igreja. Reavivamento Estudo da Bíblia Oração

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13). 1. Que venhamos a conhecer a história e as

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

TEMA: PLANTANDO IGREJAS QUE CUMPREM A GRANDE COMISSÃO 1

TEMA: PLANTANDO IGREJAS QUE CUMPREM A GRANDE COMISSÃO 1 1 TEMA: PLANTANDO IGREJAS QUE CUMPREM A GRANDE COMISSÃO 1 INTRODUÇÃO Jonathan Edwards descreve o primeiro avivamento acontecido nos Estados Unidos no século 18 com as seguintes palavras: em lágrimas enquanto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

Conclusão LIÇÃO 3 - A FORMAÇÃO DE OBREIROS Introdução I - A função principal dos ministérios de Efesios 4:11 II. O Discipulado Intensivo III - A

Conclusão LIÇÃO 3 - A FORMAÇÃO DE OBREIROS Introdução I - A função principal dos ministérios de Efesios 4:11 II. O Discipulado Intensivo III - A ESCOLA DE PROFETA APRENDENDO A ARTE DA PREGAÇÃO GILDEMAR DOS SANTOS Vitoria da Conquista-BA, 2016 SUMÁRIO LIÇÃO N 1 - TEOLOGIA DA MISSÃO DA IGREJA 1 - INTRODUÇÃO 2 - AS MISSÕES MODERNAS E A FORMAÇÃO DO

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA O incentivo que a sua Escola Dominical precisa para crescer! O reconhecimento merecido pelos alunos. O PECC O Programa de Educação Cristã Continuada foi criado para

Leia mais

Lição 3 O testemunho apostólico

Lição 3 O testemunho apostólico Lição 3 O testemunho apostólico Texto bíblico: Gálatas 1.11-24 Texto áureo: 2Timóteo 1.8 Neste estudo, abordaremos um depoimento pessoal de Paulo, o apóstolo dos gentios (Ef 3.8; 1Tm 2.7). Interessa-nos,

Leia mais

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Assessoria de Educação Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Agenda O que é a EBD? Considerações sobre o Ensino Algumas recomendações para os professores

Leia mais

campanha eleitoral saúde programas de governo educação segurança emprego moradia

campanha eleitoral saúde programas de governo educação segurança emprego moradia campanha eleitoral saúde programas de governo educação segurança emprego moradia capitalismo socialismo esquerda e a igreja? direita liberal conservador Os cristãos devem ser cuidadosos em não batizar

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. Maximinizar as potencialidades do nosso aluno.

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. Maximinizar as potencialidades do nosso aluno. ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013 Maximinizar as potencialidades do nosso aluno. LIÇÃO 4 JOSUÉ CONDUZINDO O POVO A SANTIFICAÇÃO Base

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS Considerando que: A Igreja Metodista define que o participar da sinalização do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos Princípios de Testemunho Pessoal Princípios de Testemunho Pessoal CRESCIMENTO DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO - Atos 1:15 -

Leia mais

CONVENÇÕES REGIONAIS

CONVENÇÕES REGIONAIS CONVENÇÕES REGIONAIS Regional / Estado CIBIAR (AM/RR) CIBISBA (Sul e Sudoeste da BA) CRIBIBC (DF) CIBIMINAS (MG) CIBIMAT (MT/RO) CIBIERJ (RJ) CIBIES (ES) CIBIESP (SP) CIBILA (RS/SC/PR/MT) CIBIESC (SC)

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar que proclamar Cristo é a tarefa prioritária da Igreja. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES A MISSÃO NO SÉCULO XXI A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES Dr. ERICO T. XAVIER Os cinco textos da Grande Comissão. Mateus 28:18-20 Marcos 16:14-20 Lucas 24:44-53 João 20:19-23 Atos 1:8 Repetiu

Leia mais

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM ORGANISMO VIVO A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

Evangelização. Aula 02. Prof. Adriano Lima

Evangelização. Aula 02. Prof. Adriano Lima Evangelização Aula 02 Prof. Adriano Lima CONVERSA INICIAL Olá, seja bem-vindo à aula 2 de Evangelização. Nosso objetivo, neste encontro, é apresentar as principais características da evangelização, uma

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir de uma visão e de uma ação missionária.

Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir de uma visão e de uma ação missionária. Características de uma vida cristã impactante Atos 10.9-23 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 11/09/2011 Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

a) Muitos pastores que reconhecem a importância da plantação de novas igrejas nunca incentivaram significativamente suas comunidades nesta direção?

a) Muitos pastores que reconhecem a importância da plantação de novas igrejas nunca incentivaram significativamente suas comunidades nesta direção? Renato Camargo a) Muitos pastores que reconhecem a importância da plantação de novas igrejas nunca incentivaram significativamente suas comunidades nesta direção? b) Muitas igrejas consolidadas não se

Leia mais

Paracletologia SEFO 2013

Paracletologia SEFO 2013 Paracletologia SEFO 2013 1 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17 1 TUDO NOVO 2 Co 5: 11-6:-2 INTRODUÇÃO 1. Quando lemos o trecho de 2 Co 5:11-6:2 podemos quase escutar os ecos da história de conversão de Paulo. 2. Parece que ele reflete os fatos da sua história de uma

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 patriciacgrion@gmail.com Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras e Psicopedagoga Clínica O estilo de aprendizagem

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

O significado do Evangelho

O significado do Evangelho de O significado do Evangelho Boas Novas Anunciar o nascimento de uma criança Maldito seja o homem que levou a notícia a meu pai, e o deixou muito alegre, quando disse: "Você é pai de um menino! Jr 20.15

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

RCC Arquidiocese de Sorocaba

RCC Arquidiocese de Sorocaba RCC Arquidiocese de Sorocaba 2019 O GRUPO DE ORAÇÃO DIMENSÃO DO SERVIÇO CRISTÃO Jo 12,26 - Envio dado por Jesus aqueles que o amam e seguem (discipulado); Meio da continuidade da missão salvífica de

Leia mais

TEMA: DESCENDO DAS ARQUIBANCADAS

TEMA: DESCENDO DAS ARQUIBANCADAS ] Primeira Igreja Batista em Andrade Araújo TEMA: DESCENDO DAS ARQUIBANCADAS 4º ESTUDO DA SÉRIE: DESCENDO DAS ARQUIBANCADAS PARA DISCIPULAR OS NOVOS DA FAMÍLIA DE DEUS. BASE BÍBLICA Portanto, vocês já

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

1º Técnicas e Regras para Entender a Palavra de Deus. 2º Lendo a Palavra Tirando Entendimento Dela Geografia Bíblica da Interpretação.

1º Técnicas e Regras para Entender a Palavra de Deus. 2º Lendo a Palavra Tirando Entendimento Dela Geografia Bíblica da Interpretação. Introdução 1º Técnicas e Regras para Entender a Palavra de Deus. 2º Lendo a Palavra Tirando Entendimento Dela Geografia Bíblica da Interpretação. 4º A Regra Espiritual da Interpretação 5º O que disse Jesus

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5)

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Escola Bíblica Dominical Lição 02 Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 12/04/2015 Roteiro da Aula Introdução; A Sua preexistência A Sua humanidade A Sua

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA[1] PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA SISTEMA EAD DE NATUREZA JURÍDICA LIVRE ALUNO (A): MAT: 000/2014 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Tema: Pedras e Perdas

Tema: Pedras e Perdas Tema: Pedras e Perdas Para essa aula você vai precisar: Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Uma figura da porta de Jerusalém para montar um painel com sugestões Texto Bíblico: Atos 7. 54-60 Versículo

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura.

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Franklin Ferreira No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Necessariamente isso inclui tudo o que é revelado

Leia mais

EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO:

EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO: EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO: Entender que a tarefa de evangelizar exige tanto esforços pessoais como de grupos organizados, no sentido de ganhar convertidos para Cristo; Desenvolver uma cooperação mais de

Leia mais

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL ÇÃ MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL MUNDO MISSIONÁRIO 1. Aspectos bíblicos: tópicos da Teologia Bíblica de Missões 2. Realidade

Leia mais

GRADE CURRICULAR. Nós somos parceiros do Centro de Treinamento Bíblico para Pastores e Líderes EUA (Bible Training Centre for Pastors USA).

GRADE CURRICULAR. Nós somos parceiros do Centro de Treinamento Bíblico para Pastores e Líderes EUA (Bible Training Centre for Pastors USA). GRADE CURRICULAR Nós somos parceiros do Centro de Treinamento Bíblico para Pastores e Líderes EUA (Bible Training Centre for Pastors USA). O currículo todo é composto por dez livros e possui uma carga

Leia mais

O Plano de Salvação Encontro

O Plano de Salvação Encontro O Plano de Salvação Encontro 17 1. Competência a ser construída: Evangelizar usando a Bíblia. Já vimos que o testemunho é a primeira e mais fácil ferramenta de evangelização que podemos usar. Agora queremos

Leia mais

Conhecendo as Verdades da Fé Cristã. Sérgio Paulo R. Lyra

Conhecendo as Verdades da Fé Cristã. Sérgio Paulo R. Lyra Conhecendo as Verdades da Fé Cristã Sérgio Paulo R. Lyra 1ª Edição Material Produzido pela 1ª Ig. Presbiteriana de Casa Caiada Olinda- Pe Cópias impressas disponíveis a preço de custo. Rua Alcina Coelho,

Leia mais

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança do

Leia mais

INTRODUÇÃO A MISSÕES. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global

INTRODUÇÃO A MISSÕES. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global INTRODUÇÃO A MISSÕES Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com SETEB Global 2 Apresentação da Disciplina Informações

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA O sínodo: Sua teologia e mística -Deus habita esta cidade (Dimensão teológica e teologal) Pe. Donizeti José Xavier - LG 4 A Igreja é o povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (S.

Leia mais

Esboço n 013 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

Esboço n 013 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO Escola Bíblica Dominical Igreja Apostólica Verdade e Vida Esboço n 013 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA Na lição passada foi encerrado o 3 e penúltimo bloco desse trimestre que tratou

Leia mais

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja.

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja. POR QUE EVANGELIZAR? Existem oito razões para incomodar as pessoas com a pregação do evangelho: 1. O amor de Deus. Evangelismo é um ato de amor (João 3:16, Mt. 5:45-44). 2. A ordem de Jesus. Evangelizar

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA CURSO: BÁSICO EM TEOLOGIA PASTORAL ALUNO (A): MAT: 002/2015 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

Leia mais

MISSÕES AO SEU ALCANCE MÁRIO FREITAS ESTUDOS PARA ESCOLAS BÍBLICAS E PEQUENOS GRUPOS

MISSÕES AO SEU ALCANCE MÁRIO FREITAS ESTUDOS PARA ESCOLAS BÍBLICAS E PEQUENOS GRUPOS MISSÕES AO SEU ALCANCE F ESTUDOS PARA ESCOLAS BÍBLICAS E PEQUENOS GRUPOS MÁRIO FREITAS ÍNDICE PREFÁCIO APRESENTAÇÃO LIÇÃO 1 - MISSÕES: POR QUE A TAREFA É DE TODOS? LIÇÃO 2 - OS 3 DESAFIOS DO MUNDO LIÇÃO

Leia mais

A suficiência da Bíblia

A suficiência da Bíblia A suficiência da Bíblia Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente

Leia mais

Distrito de Tailândia Pr. Paulo Ramos

Distrito de Tailândia Pr. Paulo Ramos Distrito de Tailândia 2012 2015 Pr. Paulo Ramos Nossa Logotipo Nosso Site Nosso E-mail Nossa Visão Todos os lares alcançado, cinco novas igrejas e mais um Distrito em Tailândia, até 2015 Nossa Missão:

Leia mais

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7)

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Curso Liderança Bíblica Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Recado do Rev. Misael 02/07 O que é liderança? Quais são os requisitos para liderar? O que Deus concede e exige dos líderes da igreja? Como liderar

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco GRUPO DE ORAÇÃO Formação Missionária Diocese de Osasco Conceito Comunidade carismática presente em um lugar (...) que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a

Leia mais

Ouvido e compreendido

Ouvido e compreendido Ouvido e compreendido pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização

Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização Prof. Denilson A. Rossi O que se entende por Nova Evangelização? Quais são as luzes dos documentos conciliares para a Nova Evangelização? Em que

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, o teu nome é sagrado.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, o teu nome é sagrado. TEXTOS-BASE Talmid(á).................................. Desde que o homem pecou, Elohim tem buscado restaurar a sua Criação. Todo o esforço de YHVH tem um objetivo: Que o Seu Reino, o Reino dos Céus, seja

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

Tema: O Vento Poderoso

Tema: O Vento Poderoso Tema: O Vento Poderoso Para essa aula você vai precisar: Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Tachinha fina para o cata-vento Texto Bíblico: Atos 2.1-13 Versículo para memorizar: Mas receberão poder

Leia mais

Qual o DNA da igreja na cidade? Tim Keller O significado da igreja a) Perspectiva tradicional: uma fortaleza. b) Perspectiva liberal: um espelho.

Qual o DNA da igreja na cidade? Tim Keller O significado da igreja a) Perspectiva tradicional: uma fortaleza. b) Perspectiva liberal: um espelho. Qual o DNA da igreja na cidade? Tim Keller O significado da igreja a) Perspectiva tradicional: uma fortaleza. b) Perspectiva liberal: um espelho. c) Perspectiva pragmática: um parasita. d) Perspectiva

Leia mais

CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e

CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e MÓDULO V ITINERÁRIO do Acto CATEQUÉTICO = COMO Fazer Catequese Recordar: CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual

Leia mais

TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS

TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS FERREIRA, Franklin. Teologia cristã: uma introdução à sistematização das doutrinas. São Paulo: Edições Vida Nova, 2011. Natan da Costa Fernandes

Leia mais

INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização.

INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização. INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização. - O trabalho de ganhar almas é de iniciativa divina e somente quem tem comunhão com o Senhor

Leia mais

Lição 7 ESPÍRITO SANTO: Pessoa ou Influência? Textos Básicos: João ; 15.26;

Lição 7 ESPÍRITO SANTO: Pessoa ou Influência? Textos Básicos: João ; 15.26; Lição 7 ESPÍRITO SANTO: Pessoa ou Influência? Textos Básicos: João 14.16-26; 15.26; 16.7-14 Três jovens, a fim de entenderem melhor uma passagem bíblica, chegaram para o seu pastor e perguntaram: Pastor,

Leia mais

DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL

DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL VOCAÇÃO E MISSÃO O chamado universal de Deus para nós não é tanto para fazer alguma coisa (um trabalho), mas para ser alguma coisa (uma pessoa). Embora

Leia mais

O ensino que transforma

O ensino que transforma O ensino que transforma Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

EVANGELISMO. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global

EVANGELISMO. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global EVANGELISMO Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais Pré-Tarefas Antes

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais