MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS"

Transcrição

1 Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

2 TEMA 1 ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊTICOS TENDO EM CONSIDERAÇÃO A EXPOSIÇÃO DO OPERADOR E CONSUMIDOR

3 Produtos fitofarmacêuticos são substâncias activas ou preparações cuja utilização deve ser efectuada com segurança, evitando eventuais riscos para o aplicador, ambiente e consumidor.

4 Produtos fitofarmacêuticos são substâncias activas ou preparações que se destinam a Proteger os vegetais ou os produtos vegetais de todos os organismos prejudiciais ou impedir a sua acção; Exercer uma acção sobre os processos vitais dos vegetais, (como, por exemplo, os reguladores de crescimento) com excepção de substâncias nutritivas; Assegurar a conservação dos produtos vegetais, desde que tais substâncias ou preparações não sejam objecto de disposições comunitárias especiais relativas a conservantes; Destruir os vegetais indesejáveis; Destruir partes de vegetais e reduzir ou impedir o crescimento indesejável dos vegetais. Serem utilizadas como adjuvante;

5 O Rótulo dos O Rótulo Inclui informação sobre: Marca Comercial; Tipo de formulação e teor em Substância Activa (s.a); Tipo de produto; Identificação da empresa detentora de AV / APV; Capacidade da embalagem; Indicações de uso; Modo de preparação da calda; Recomendações complementares ; Precauções toxicológicas, ecotoxicológicas e ambientais; Nº de AV / APV; Símbolos de perigo.

6 O Rótulo dos Indicações de uso Modo de Preparação da calda Recomendações complementares Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais

7 O Rótulo dos (Cont...) Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais Nº de APV/AV Nº de lote Símbolos Toxicológicos

8 Classificação toxicológica A classificação dos produtos é efectuada mediante o sistema europeu de classificação de perigosidade; Símbolos de informação toxicológica dos produtos.

9 Classificação toxicológica O sistema europeu para a classificação da perigosidade baseia-se exclusivamente nas propriedades do produto químico sem ter em conta a exposição durante a sua utilização, que dependerá do modo de aplicação e das medidas de protecção adoptadas. Como tal não se pode avaliar o risco recorrendo exclusivamente ao sistema de classificação dos produtos.

10 Risco = Toxicidade x Exposição Toxicidade Depende das características toxicológicas dos produtos; é expressa nos rótulos (símbolos e precauções toxicológicas). NÃO é influenciada pelo aplicador. Exposição Forma de contacto com os produtos: Dermal, Inalação e Oral. É influenciada pelo aplicador.

11 Toxicidade Símbolos Toxicológicos É expressa nos rótulos (símbolos e precauções toxicológicas). NÃO é influenciada pelo aplicador.

12 Exposição É influenciada pelo aplicador e depende: Da cultura a tratar (densidade, altura,...); Das técnicas de aplicação; Do material de aplicação; Das condições de aplicação (meteorológicas, orográficas,...); Da utilização do equipamento de protecção (EPI s), adequado; Da manutenção e limpeza dos EPI s.

13 É importante agir com segurança em todas as fases de potencial risco de exposição aos produtos fitofarmacêuticos. Armazenamento e transporte na, de e para a exploração agrícola; Preparação da calda; Aplicação; Após a aplicação; Reentrada nas parcelas tratadas.

14 Preparação da calda Segurança na Utilização de Não esquecer que nesta fase se manuseia produto concentrado Manter pessoas e animais afastados do local onde se prepara a calda; Ler com atenção o rótulo e seguir as suas indicações.

15 Preparação da calda Segurança na Utilização de Utilizar os EPI s - equipamentos de protecção individual adequados: Para além das referências específicas feitas (na etiqueta) no rótulo do produto, deve utilizar-se no mínimo: Botas de borracha; Luvas de nitrilo; Fato de protecção homologado; Viseira facial. Máscara para pós (sempre que manusear pós).

16 Preparação da calda Segurança na Utilização de Sempre que seja possível preparar a calda directamente no pulverizador e não fazer diluições prévias em recipiente à parte.

17 Preparação da calda Segurança na Utilização de Depois de medir a quantidade de produto necessária, fechar as embalagens para prevenir derrames; Ao verter uma embalagem de grandes dimensões, tomar cuidado para evitar o gorgolejo; Colocar as embalagens e utensílios de medição sobre superfícies planas para evitar derrames; Preparar a quantidade de calda exacta evitando sobras.

18 Aplicação da calda Segurança na Utilização de Proceder à tripla lavagem das embalagens em que se recomenda esta prática; A água da lavagem deverá ser adicionada à calda.

19 Aplicação da calda Manter afastadas pessoas e animais; Para além das indicações expressas no rótulo do produto referente à utilização de EPI, deve utilizar-se no mínimo: Chapéu Luvas de nitrilo Fato de protecção homologado Botas de borracha

20 Aplicação da calda Verificar as condições de funcionamento do equipamento de aplicação; Ter atenção às condições meteorológicas, não tratar com: Vento forte; Calor excessivo.

21 Após a aplicação Limpar e fazer a manutenção do material de aplicação, deixando-o pronto para futura utilização;

22 Após a aplicação Limpar o equipamento de protecção individual: Fato reutilizável seguir as instruções do fabricante; Lavar sempre o fato de protecção separado da roupa de uso diário; A roupa muito contaminada deve ser lavada duas vezes.

23 Após a aplicação Limpar o equipamento de protecção individual: Lavar as luvas com água corrente antes de as retirar; A lavagem das luvas prolonga a sua duração e evita a penetração dos produtos no seu interior.

24 Após a aplicação Limpar o equipamento de protecção individual: Lavar as botas após cada dia de trabalho; A lavagem das botas deve fazer-se com água corrente.

25 Após a aplicação Limpar o equipamento de protecção individual: Lavar a viseira e os óculos em água corrente; As máscaras de filtros devem limpar-se com pano húmido; nunca debaixo de água.

26 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor O consumidor exige: Alimentos de qualidade: Seguros para ele e família; Alimentos saudáveis. Boa apresentação; Alimentos de custo acessível.

27 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor Um produto só é autorizado se os resíduos nos alimentos tratados se encontrarem a um nível considerado seguro para o Homem; A legislação protege o consumidor ao definir os LMR (Limites Máximos de Resíduos): LMR é a quantidade máxima de resíduo de uma substância activa permitida por lei, em determinado produto agrícola.

28 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor O Limite Máximo de Resíduos é estabelecido com base em ensaios nos quais: Se efectua o tratamento com a dose máxima proposta para a cultura; Se efectua o número máximo de tratamentos propostos; Se efectuam colheitas de x em x dias e se medem os resíduos aí encontrados, considerando sempre: A Dose Diária Aceitável; A Dieta alimentar de cada país.

29 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor Os LMR cumprem-se respeitando: Doses de utilização recomendadas; Intervalo de segurança (IS) Período de tempo que decorre entre a última aplicação e a colheita do produto agrícola; Quando existentes, o nº de aplicações e o intervalo entre aplicações.

30 A utilização de produtos fitofarmacêuticos e o consumidor Os LMR cumprem-se: Aplicando os produtos fitofarmacêuticos de acordo com as indicações do rótulo! A utilização de um produto fitofarmacêutico de acordo com a boa prática agrícola garante que o resíduo, à data da colheita, apresenta um valor de que não coloca em risco a saúde do consumidor do produto agrícola.

31 TEMA 2 CARACTERIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL EPI S

32 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Segurança na Utilização de Ler sempre o rótulo do produto! Tomar especial atenção ao capítulo das precauções toxicológicas, onde são efectuadas referências específicas aos EPI s a utilizar no manuseamento desse produto.

33 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) No caso do rótulo não indicar nenhum equipamento de protecção individual específico, preconiza-se a utilização de EPI s básico de acordo com o risco de exposição para cada uma das fases: Preparação da calda; Aplicação; Limpeza do material de aplicação

34 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Preparação da calda Equipamento mínimo recomendado: Fato de protecção; Luvas; Botas de borracha O fato de protecção deve ser colocado sobre as botas; Viseira; Máscara para pós - no caso de mistura de pós. Segurança na Utilização de

35 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Aplicação da calda Equipamento mínimo recomendado Fato de protecção; Luvas; Botas de borracha O fato de protecção deve ser colocado sobre as botas; Chapéu; Máscara para partículas sólidas e aerossóis líquidos (não se justifica em algumas circunstâncias).

36 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Limpeza do material de aplicação Equipamento mínimo recomendado Fato de protecção; Luvas; Segurança na Utilização de Botas de borracha O fato de protecção deve ser colocado sobre as botas;

37 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Todo o equipamento de protecção deverá estar marcado com o símbolo;

38 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) A directiva 89/686/EEC divide os EPI s em 3 categorias de acordo com o grau de risco em que são utilizados: Categoria I; Categoria II; Categoria III

39 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) EPI de Categoria I Risco mínimo Exemplos: Luvas de jardinagem ou de lavar a loiça; Óculos de sol; Roupa e calçado para usar em condições meteorológicas adversas.

40 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) EPI de Categoria II Risco moderado Exemplos: Capacetes de protecção; Viseiras e óculos de protecção; Segurança na Utilização de Roupa, calçado e luvas de protecção para situações de algum risco; Auriculares de protecção.

41 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) EPI de Categoria III Equipamentos que protegem em situações de risco que podem afectar séria e irreversivelmente a saúde. Exemplos: Equipamento de protecção contra calor extremo >100ºC; Equipamento de protecção contra frio extremo <-50ºC; Equipamento de protecção contra risco eléctrico; Equipamento de protecção contra risco químico e radiação; Equipamento de protecção contra quedas de alturas.

42 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Fatos de Protecção Individual: Tipo 1 : Impermeável a gases; Tipo 2 : Não impermeável a gases; Tipo 3 : Impermeável a líquidos; Tipo 4 : Impermeável à pulverização; Tipo 5 : Protecção contra partículas; Tipo 6 : Protecção limitada contra salpicos; Tipo 7 : Protecção contra partes do corpo.

43 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Fatos de Protecção a utilizar no manuseamento de produtos fitofarmacêuticos Tipo 4 : Impermeável à pulverização; Tipo 6 : Protecção limitada contra salpicos. Outros destinados exclusivamente à utilização em produtos fitofarmacêuticos e que estejam homologados para esse fim.

44 Luvas de Protecção Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) As luvas de protecção na aplicação de produtos fitofarmacêuticos devem satisfazer a norma EN 374 Luvas de Protecção contra Químicos e Microorganismos. Os símbolos nas luvas são

45 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Luvas de Protecção Sempre que há risco de contaminação com produto concentrado, como acontece quando se prepara a calda, recomenda-se a utilização de luvas de nitrilo forte.

46 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Máscaras de Protecção Existem basicamente 2 tipos de máscaras: Descartáveis Possuem uma vida útil relativamente curta e têm a sigla FF (filtro facial) seguida das especificações de protecção do filtro; De baixa manutenção Possuem filtros especiais para reposição, normalmente de maior duração.

47 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Máscaras de Protecção Tipos de Filtros: Filtros Mecânicos P1, P2, P3 Retêm partículas sólidas e aerossóis líquidos; O nível de protecção aumenta com o algarismo junto à letra P; Filtros Químicos A, B, E, K Cada letra corresponde à protecção para determinado tipo de vapor ou gás; Junto ás letras surgem algarismos e a protecção aumenta à medida que aumentam os algarismos

48 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Máscaras de Protecção Como reconhecer a máscara que protege adequadamente? A máscara deve ter as seguintes indicações: seguida de 4 algarismos; Contra pós e nuvens de pulverização: máscaras autofiltrantes P2 (utilizada na maioria dos caso, em aplicações ao ar livre) ou P3; Contra vapores orgânicos: filtro A2;

49 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Máscaras de Protecção A máscara a utilizar depende sempre das indicações expressas no rótulo. Na maioria dos casos em aplicações ao ar livre uma máscara FFP2 oferece protecção suficiente;

50 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Máscaras de Protecção As máscaras com filtros combinados A2P2 ou A2P3 oferecem protecção para a maioria das situações em agricultura, em que se preconiza a utilização de máscara.

51 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Botas de Protecção As Botas devem ser de borracha para evitar o risco de contaminação

52 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Chapéu de protecção O chapéu deve ser: Impermeável aos salpicos; Abas largas de forma a proteger uma maior superfície.

53 Caracterização do Equipamento de Protecção Individual (EPI s) Viseira de Protecção: A Viseira deve ser: Transparente; Que não embacie

54 TEMA 3 TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE PEQUENAS QUANTIDADES DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

55 Transporte na, de e para a exploração agrícola Para o transporte de pequenas quantidades de produtos fitofarmacêuticos não se aplica legislação de transporte RPE Regulamento de Transporte de Mercadorias Perigosas por Estrada.

56 Transporte na, de e para a exploração agrícola Os produtos fitofarmacêuticos são transportados à parte das pessoas; Os produtos fitofarmacêuticos são transportados separados de alimentos; Transportar os produtos fitofarmacêuticos de forma a que não se desloquem durante o transporte

57 Transporte na, de e para a exploração agrícola Assegurar que o meio de transporte se encontra em condições, de forma a não danificar as embalagens; Assegurar que as embalagens se encontram convenientemente fechadas evitando o risco de derrame.

58 Produtos armazenados Armazenagem na exploração Segurança na Utilização de Manter os produtos nas embalagens originais e devidamente fechados; Armazenar o mínimo e pelo menor tempo possível; Organizar o armazém de acordo com o sistema Primeiro que entra - primeiro que sai, que significa utilizar sempre primeiro o produto mais antigo.

59 Armazém Armazenagem na exploração Segurança na Utilização de O armazém deve ter estrutura sólida, não inflamável; Estar separado da área habitacional e a mais de 10 m de pontos de água; Estar devidamente fechado e identificado. Utilizar o armazém para guardar as embalagens vazias para posterior entrega num Centro Recepção Valorfito.

60 Armazém Armazenagem na exploração O solo deve ser seco e impermeabilizado com capacidade para reter no interior do armazém qualquer líquido derramado; Deve ser coberto, bem ventilado, seguro, fechado à chave, separado de alimentos ou rações.

61 Interior do Armazém Armazenagem na exploração Proibição de, comer/beber, fumar ou fazer lume; Extintor; Fora do alcance das crianças; Segurança na Utilização de Ter no seu interior material absorvente (serradura, areia fina,...); Ter no seu interior material de limpeza (vassoura, pá, balde).

62 Limpeza do armazém Armazenagem na exploração O armazém deve estar limpo e ordenado; Em caso de derrame de líquido, não limpar com água. Recolher o líquido com serradura ou areia; Manter o armazém bem ventilado, antes e durante a limpeza.

63 TEMA 4 DEPOSIÇÃO E ELIMINAÇÃO DE EMBALAGENS DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

64 Eliminação de Embalagens Vazias De que embalagens estamos a falar? Embalagens primárias dos produtos fitofarmacêuticos (as embalagens que estão em contacto directo com o produto), com capacidade inferior a 250l/kg.

65 Eliminação de Embalagens Vazias No local de compra de produtos fitofarmacêuticos o agricultor receberá um saco, mediante a entrega de uma caução, para colocar as embalagens vazias.

66 Eliminação de Embalagens Vazias Durante a fase de preparação da calda, e após o total esgotamento do produto, proceder à tripla lavagem das embalagens rígidas de capacidade até 25 l/ Kg. As embalagens não rígidas de qualquer capacidade devem ser esgotadas do seu conteúdo, mas não deverão ser lavadas.

67 Eliminação de Embalagens Vazias Após a limpeza/lavagem das inutilizar as embalagens sem danificar o rótulo

68 Eliminação de Embalagens Vazias Colocar as embalagens vazias e inutilizadas no saco destinado para o efeito e guardá-lo na exploração agrícola, no armazém onde guarda os produtos fitofarmacêuticos

69 Eliminação de Embalagens Vazias Nas datas definidas para a recolha, deverá entregar o saco com as embalagens vazias nos Centros de Recepção identificados com o símbolo VALORFITO.

Controlo das obrigações nas explorações vitícolas

Controlo das obrigações nas explorações vitícolas Controlo das obrigações nas explorações vitícolas Workshop Peso da Régua, 26 de Novembro 2013 Teotónio Manuel Castro teotoniocastro@drapn.mamaot.pt 1 Sumário: Controlo das obrigações nas explorações vitícolas;

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA SIPFOL MAX

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA SIPFOL MAX FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA SIPFOL MAX 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Nome do produto: Identificação: Tipo de formulação: Utilização: SIPFOL MAX Aminoácidos, magnésio e oligoelementos Concentrado

Leia mais

Como funciona O sistema Valorfito?

Como funciona O sistema Valorfito? Como funciona O sistema Valorfito? Em campo por amor à terra. www.valorfito.com Como funciona O sistema Valorfito? O VALORFITO é responsável pela gestão de: Resíduos de Embalagens de Produtos Fitofarmacêuticos

Leia mais

Utilização Segura de Produtos Fitofarmacêuticos

Utilização Segura de Produtos Fitofarmacêuticos AGENDA 9:00 Boas Vindas 9:05 9:30 Módulo I A importância da utilização segura dos produtos fitofarmacêuticos (LS) 9:30 10:00 Módulo II Enquadramento Legal (AT) 10:00 10:15 Debate 10:15 10:30 Intervalo

Leia mais

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Os são seguros se forem utilizados com cuidado, de acordo com todas as indicações

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Ficha de dados de segurança página: 1/6 1. Designação de substância/preparação e empresa KUMULUS S Uso: Fitossanitário, fungicida Empresa: BASF Portuguesa, Lda. Rua 25 de Abril, nº 1 P - 2689-538 PRIOR

Leia mais

Designação do Produto

Designação do Produto PÁGINA: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Ref.ª HSEL120 Designação do Produto Fresh LV Aplicação O FRESH LV é um limpa vidros multiusos recomendado, para limpeza de vidros, ceramica, fórmica, melamina,

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos RATOKILL PÓ DE CONTATO

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos RATOKILL PÓ DE CONTATO RATOKILL PÓ DE CONTATO CÓDIGOS : 313, 314, 325 e 326. Páginas 1 de 5 01 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: Nome do produto... : RATICIDA RATOKILL PÓ DE CONTATO Fabricante... : INSETIMAX INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA

Leia mais

CALDA BORDALESA QUIMAGRO

CALDA BORDALESA QUIMAGRO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 CALDA BORDALESA QUIMAGRO IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Nome do produto: Identificação: Tipo de formulação: Tipo de produto: CALDA

Leia mais

1. Identificação do Produto e da Empresa. 2. Composição e informações sobre os ingredientes. 3. Identificação de Perigos

1. Identificação do Produto e da Empresa. 2. Composição e informações sobre os ingredientes. 3. Identificação de Perigos 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Nome da Empresa: Bayer Health Care - Área AH Endereço: Rua Domingos Jorge, 1000 - Socorro, CEP 04779-900, São Paulo - SP. Telefone: (11) 5694-5166 Telefone

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010)

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO CE N.o 1907/2006 - REACH) Versão 5.1 (19/12/2012) - Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Manual Técnico. Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos

Manual Técnico. Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos Manual Técnico Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos Manual Técnico Segurança na utilização de produtos fitofarmacêuticos Índice Nota introdutória 05 1. Introdução 07 2. Transporte de pequenas

Leia mais

METAME SÓDIO QUIMAGRO

METAME SÓDIO QUIMAGRO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 METAME SÓDIO QUIMAGRO IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Nome do produto: Identificação: Tipo de formulação: Tipo de produto: METAME

Leia mais

de Segurança de Produtos Químicos

de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Impermeabilizante acrílico a base d água. Fornecedor:. Av Eng Juarez de Siqueira Britto Wanderley, 380 Jd Vale do Sol CEP: 12.238-565 São José

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 MILAGRO

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 MILAGRO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 MILAGRO 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Nome do produto: Identificação: Tipo de formulação: Tipo de produto: MILAGRO fosetil-alumínio

Leia mais

Manual Técnico. Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos

Manual Técnico. Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos Manual Técnico Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos Manual Técnico Segurança na utilização de produtos fitofarmacêuticos Índice Nota introdutória 05 1. Introdução 07 2. Transporte de

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ PRODUTO: BATERIA MOURA 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa: Endereço: Bateria Moura Acumuladores Moura

Leia mais

SPANTA POMBO PASTILHA

SPANTA POMBO PASTILHA SPANTA POMBO PASTILHA CÓDIGO : 702 Páginas 1 de 5 01 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: Nome do produto... : SPANTA POMBO PASTILHA Fabricante... : INSETIMAX INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA Endereço... : Rua Adelaide Zangrande

Leia mais

Designação do Produto

Designação do Produto PÁGINA: 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Ref.ª HSEL106_107 Designação do Produto Cook Desengordurante Aplicação O COOK DESENGORDURANTE é um desengordurante e desincrustante enérgico de gorduras de difícil

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA. : Irritante para os olhos. Possibilidade de efeitos cancerígenos. Pode causar sensibilização em contacto com a pele.

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA. : Irritante para os olhos. Possibilidade de efeitos cancerígenos. Pode causar sensibilização em contacto com a pele. Página : 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE / EMPRESA Nome do produto : Utilização do produto Substância(s) activa(s) Identificação da empresa : Agricultura Fungicida para Uso Profissional

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DODIVAL

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DODIVAL FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DODIVAL 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Nome do produto: Identificação: Tipo de formulação: Tipo de utilização: DODIVAL dodina

Leia mais

Ibo hydro-stop 1/5 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data 28-11-06. Data da edição: 23-01-2008 Edição nº: 00

Ibo hydro-stop 1/5 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data 28-11-06. Data da edição: 23-01-2008 Edição nº: 00 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Aditivo impermeabilizante para argamassas de cimento. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain WEBER

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Edição nº 4 Pag: 1 de 5 Produto: MICROTHIOL SPECIAL DISPERSS 1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL DO PRODUTO UTILIZAÇÃO DA SUBSTÂNCIA / PREPARAÇÃO EMPRESA FABRICANTE MICROTHIOL SPECIAL

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1. Identificação da substância/preparação e da sociedade / empresa Identificação da substância / preparação Nome comercial: LUSO EXTRUDER Código do produto: TPVE 301 Utilização da substância / da preparação:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMI FERTIL Especial Hortícolas 18-8-6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Promi-Fertil Especial Hortícolas 18-8-6 Uso do

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Ficha de dados de segurança página: 1/6 1. Designação de substância/preparação e empresa GOLIATH GEL Empresa: BASF Portuguesa, Lda. - P - 2689-538 PRIOR VELHO Portugal Endereço útil: BASF Española S. A.

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Produto CHOICE

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Produto CHOICE 1. Identificação do Produto Nome do Produto: CHOICE Código do Produto: - Nome da Empresa: De Sangosse Agroquímica Ltda. Endereço: Rua Raimundo Ramos Ferreira, 136 - CURITIBA/PR CEP: 81.350-040 Telefone

Leia mais

HIPEX FRIGOLAT 200 Detergente Alcalino Desincrustante

HIPEX FRIGOLAT 200 Detergente Alcalino Desincrustante Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS HIPEX FRIGOLAT 200 Detergente Alcalino Desincrustante 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Detergente Alcalino Desincrustante

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010)

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO CE N.o 1907/2006 - REACH) Versão 4.1 (26/04/2011) - Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Econômico no uso Supersol LG é composto com alto teor de tensoativos, que permite sua utilização em altas diluições para uma limpeza perfeita.

Econômico no uso Supersol LG é composto com alto teor de tensoativos, que permite sua utilização em altas diluições para uma limpeza perfeita. JohnsonDiversey Suma Supersol LG Detergente em pó para limpeza geral. Versátil A formulação balanceada permite que o detergente Supersol LG seja utilizado tanto para limpeza geral, quanto para lavagem

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTOS (FISPQ)

INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTOS (FISPQ) Página 1 de 5 TECNOCELL AGROFLORESTAL LTDA Rua dos Tucanos, 535 - Parque Industrial 06330-281 Carapicuíba SP FONE: (11) 4186-1433 4186-1278 4186-2857 comercial@tecnocellagro.com.br NOME: VECTOCELL 40 PM

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMINOL P 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMINOL P Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PRODUTO QUIMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PRODUTO QUIMICO SEÇÃO I Identificação do Produto Químico e da Empresa Nome do Produto: Nome da Empresa: IMPERCOTEPRIMER CITIMAT MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA. RUA COMENDADOR SOUZA 72/82 AGUA BRANCA SÃO PAULO SP CEP: 05037-090

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 TOLFIN

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 TOLFIN FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 TOLFIN 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Nome do produto: Identificação: Tipo de formulação: Tipo de produto: TOLFIN Óleo de verão

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Produto: Data da impressão: 15/6/2015 Página 1 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: SYNGENTA Proteção de Cultivos Ltda Rodovia SP 332, km 130. 13140-000 - Paulínia São Paulo

Leia mais

INDUFIX FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

INDUFIX FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Indufix Código interno: 2000 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 22/11/2011 Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto LW Impercit Nome da empresa Lwart Química Ltda. Endereço Rodovia Marechal Rondon, Km 303,5, Lençóis Paulista-SP

Leia mais

Grill. Detergente desincrustante alcalino para remoção de gordura carbonizada.

Grill. Detergente desincrustante alcalino para remoção de gordura carbonizada. Grill Detergente desincrustante alcalino para remoção de gordura carbonizada. Alto poder de limpeza A composição de Suma Grill confere-lhe a propriedade de remover com eficiência sujidades provenientes

Leia mais

Produtos químicos PERIGOSOS

Produtos químicos PERIGOSOS Produtos químicos PERIGOSOS Como podemos identificar os produtos químicos perigosos? Os produtos químicos estão presentes em todo o lado, quer em nossas casas, quer nos locais de trabalho. Mesmo em nossas

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012 Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Metrofix Fabricado por: Lwart Química Endereço Rodovia Marechal Rondon, Km 303,5, Lençóis Paulista-SP

Leia mais

weber.col classic plus

weber.col classic plus 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Cimento-Cola. Este produto destina-se à colagem de cerâmica. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

2.1 Natureza química: Substrato: Preparação X:

2.1 Natureza química: Substrato: Preparação X: 1. Identificação do substrato/ preparação e empresa 1.1 Nome do produto: Massa de corte no. 897, artigo 931A 1.2 Nome, endereço e número de telefone do fabricante: Fabricante: Endereço: Schumacher Precision

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA BIOESTIM K 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: BIOESTIM K Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

Designação do Produto

Designação do Produto Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Ref.ª HSEL114_115 Designação do Produto Food Plus Aplicação O FOOD PLUS é adequado para ser empregue na Indústria Alimentar (indústria de catering, cozinhas, padarias,

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Ficha de dados de segurança página: 1/6 1. Designação de substância/preparação e empresa NOMOLT 150 SC Empresa: BASF Portuguesa, Lda. - P - 2689-538 PRIOR VELHO Portugal Endereço útil: BASF Española S.

Leia mais

1. Identificação do Produto e da Empresa. 2. Composição e informações sobre os ingredientes. Página 1 de 6

1. Identificação do Produto e da Empresa. 2. Composição e informações sobre os ingredientes. Página 1 de 6 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Nome da Empresa: Bayer Health Care - Área AH Endereço: Rua Domingos Jorge, 1000 - Socorro, CEP 04779-900, São Paulo - SP. Telefone: (11) 5694-5166 Telefone

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura. António Lopes Dias Director-Geral Sigeru, Lda.

Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura. António Lopes Dias Director-Geral Sigeru, Lda. Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura António Lopes Dias Director-Geral Sigeru, Lda. Sumário O que é o VALORFITO Como funciona Situação actual Evolução e desafios para o futuro

Leia mais

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º página: 1/5 * 1 Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1 Identificador do produto 1.2 Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas Utilização

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012 Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Fabricado por Endereço Vedapac Laje Preto Lwart Química Telefone (14) 3269-5060 Fax (14) 3269-5003 email

Leia mais

EXTRUTOP FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

EXTRUTOP FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Extrutop Código interno: AGM215 e AGM216 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA 2001/58/CE Data de revisão: 08/04/2014 Pág. 1 de 6

FICHA DE SEGURANÇA 2001/58/CE Data de revisão: 08/04/2014 Pág. 1 de 6 FICHA DE SEGURANÇA 2001/58/CE Data de revisão: 08/04/2014 Pág. 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Descrição do artigo: Limpa Churrasqueiras HUJE 1.2 Utilizações previstas: Limpeza de Gorduras

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 06.03.06

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 06.03.06 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Rotosafe Bro 700 001 OR 0050 nº Material: 110319 Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Argamassa com fibras para reparação estrutural de betão. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain Weber

Leia mais

Pode causar irritação na mucosa e dores abdominais. Não são conhecidos casos de irritação nas vias respiratórias.

Pode causar irritação na mucosa e dores abdominais. Não são conhecidos casos de irritação nas vias respiratórias. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 032 Página 1 / 5 Data da última revisão 08/05/2008 1 Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Tinta P.V.A.para Artesanato

Leia mais

Dupla ação Além de limpador é um excelente renovador de brilho, em especial de ceras lustráveis.

Dupla ação Além de limpador é um excelente renovador de brilho, em especial de ceras lustráveis. Optimum Floral Detergente Limpa Pisos Eficiente e prático Possui em sua formulação detergentes e ceras que possibilitam realizar em uma só operação a limpeza e conservação de pisos / acabamentos. Versatilidade

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE EUCALIPTO GEL 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE EUCALIPTO GEL 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente Eucalipto Gel Maranso 1.2 Código de Venda:004 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FIS 00001 1/6 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Empresa: Endereço: Água sanitária Super Cândida Indústrias Anhembi S/A Matriz: Rua André Rovai, 481 Centro Osasco SP Telefone: Matriz:

Leia mais

Produto: Denvercril RA701 Nº FISPQ: 079 Revisão: 00. Denver Indústria e Comércio Ltda. denver.resinas@denverresinas.com.br

Produto: Denvercril RA701 Nº FISPQ: 079 Revisão: 00. Denver Indústria e Comércio Ltda. denver.resinas@denverresinas.com.br 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Denvercril RA701. Denver Indústria e Comércio Ltda. Rua Geny Gusmão dos Santos, 48 Rio Abaixo Suzano-SP. Telefone da

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Limpa ar condicionado Código interno de identificação 00.00.000.000 Nome da empresa Endereço Aeroflex Indústria de Aerosol Ltda. Rod. BR 116 km

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 1/7 FISPQ NRº. 004 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome da Empresa: Hidroazul Indústria e Comércio Ltda Endereço: Rua João Dias Neto, 18 D Cataguases MG CEP: 36770-902. Telefone da Empresa: (32)

Leia mais

PÁGINA 1 DE 6 FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO 28/1/08 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA

PÁGINA 1 DE 6 FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO 28/1/08 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA PÁGINA 1 DE 6 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA DOW EUROPE GmbH CH-8810 HORGEN, SUIÇA Tel: 41 1728 2111 CONTACTO EM PORTUGAL: DOW PORTUGAL - PRODUTOS QUIMICOS, SOCIEDADE

Leia mais

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Os Defensivos Agrícolas e a Comercialização. Autor: Equipe do Decen e Senar.

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Os Defensivos Agrícolas e a Comercialização. Autor: Equipe do Decen e Senar. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Companhia Nacional de Abastecimento Conab Diretoria de Gestões de Estoques Diges Superintendência de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento

Leia mais

CAS Nome Químico Concentração (%) Solvente de Petróleo < 50,00 Gás Propelente < 50,00

CAS Nome Químico Concentração (%) Solvente de Petróleo < 50,00 Gás Propelente < 50,00 Nome do Produto: Limpa Contato GT2000 Gold Inflamável 306ml/200g Página 1 de 7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Nome Comercial: Limpa Contato GT2000 Gold Inflamável 306ml / 200g 1.2 Código de

Leia mais

Revisão 15 Abril/13 FISPQ N o 0002-13 Página 1 de 5

Revisão 15 Abril/13 FISPQ N o 0002-13 Página 1 de 5 FISPQ N o 0002-13 Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL Thinner 2750 NOME DO FABRICANTE ANJO QUIMICA DO BRASIL LTDA Rodovia SC, 447 Km 02 Criciúma Santa Catarina CEP: 88.817-440

Leia mais

Dia Nacional da Prevenção

Dia Nacional da Prevenção Relatório da Organização Internacional do Trabalho A proteção dos trabalhadores e do meio ambiente Este relatório da celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2014 analisa a situação atual

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FORTEX Ficha de Segurança Nome do Produto: MASSA PVA FORTEX Data de Revisão: 15/08/2013 Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ PRODUTO: FLASH CLEAN POP REVISÃO Nº: 002 05/2013

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ PRODUTO: FLASH CLEAN POP REVISÃO Nº: 002 05/2013 1 INDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Desinfetante para uso geral. Nome comercial: Flash Clean Pop. Empresa: Quimifel Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda. Autorização de

Leia mais

Nome do produto: CASA LUSSO STUCCO FUNDO FISPQ N.: 084/2008 Data da última revisão: Outubro/2013

Nome do produto: CASA LUSSO STUCCO FUNDO FISPQ N.: 084/2008 Data da última revisão: Outubro/2013 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1 Identificação do produto e da empresa CASA LUSSO STUCCO FUNDO Empresa: IBRATIN IND. & COM. LTDA Av. Sinato, 105 Chácara Maristela - Franco da Rocha

Leia mais

ROBERT BOSCH LIMITADA

ROBERT BOSCH LIMITADA F0LHA...: 1 de 5 1 _ Identificação do Produto e Fabricante Nome do Produto: Acumulador elétrico de energia Nome do Fabricante sob licença da Robert Bosch Ltda.: Enertec do Brasil Ltda. Endereço: Av. Independência,

Leia mais

DECAP AP Desincrustante Ácido

DECAP AP Desincrustante Ácido Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DECAP AP Desincrustante Ácido 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial: Empresa: Desincrustante Ácido DECAP

Leia mais

1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES NOME DO PRODUTO: BRANCOL 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome da Empresa: Petra Química Matriz: Estrada do Barreiro, 136 Gleba Nova Ukrânia - CEP: 86.800-970 - Apucarana/PR Fone: (43) 4104-0224

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Clássico, Laranja, Lavanda, Limão e Pinho)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Clássico, Laranja, Lavanda, Limão e Pinho) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Cremoso Códigos Internos: Bouquet 14015 (24/300ml) Clássico 14007 (24/300ml) Laranja 14025 (12/300ml) Lavanda 14014 (24/300ml)

Leia mais

NORPACIFIC DO BRASIL LTDA. FUMISPORE

NORPACIFIC DO BRASIL LTDA. FUMISPORE NORPACIFIC DO BRASIL LTDA Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Página 1 de 6 1. Identificação do Produto e da Empresa FUMISPORE Fabricante / Registrante: L.C.B. S.A. Laboratoire de Chimie

Leia mais

Isento de odores desagradáveis Sua formulação à base de ácido orgânico permite menor liberação de odores, se comparado a outros neutralizantes.

Isento de odores desagradáveis Sua formulação à base de ácido orgânico permite menor liberação de odores, se comparado a outros neutralizantes. JohnsonDiversey Clax TIRA FERRUGEM Removedor de manchas de ferrugem. Contém sequestrante de ferro Seu uso contínuo evita amarelamento dos tecidos causados por traços de ferro na água. Evita amarelamento

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA ANTICALCÁRIO MÁQUINA LINHA PROFISSIONAL

FICHA DE SEGURANÇA ANTICALCÁRIO MÁQUINA LINHA PROFISSIONAL Ficha de Segurança de acordo com Regulamento (CE) nº 1907/2006 (REACH). Classificação e Rotulagem de acordo com Regulamento para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Preparações perigosas. 1. Identificação

Leia mais

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança:

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança: Seguir as Regras de Segurança: 1. Seguir sempre as recomendações e instruções de aplicação dos produtos de limpeza e de desinfecção. 2. Observar os pictogramas de perigo, as advertências de perigo e as

Leia mais

Sob condições normais de uso não deve apresentar riscos significativos à saúde. Não se espera nenhum efeito sobre o meio ambiente

Sob condições normais de uso não deve apresentar riscos significativos à saúde. Não se espera nenhum efeito sobre o meio ambiente 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Lubrificante para corrente Código interno de identificação 00.00.000.000 Nome da empresa Endereço Aeroflex Indústria de Aerosol Ltda. Rod. BR 116

Leia mais

MULTI USO TRADICIONAL

MULTI USO TRADICIONAL Pag. 1 de 6 SEÇÃO 1.0 INFORMAÇÕES DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto : Identificação da Empresa: VALÊNCIA IND. E COMÉRCIO DE MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA. ENDEREÇO: Rua Soldado Arlindo Sardanha,11.Parque

Leia mais

TELEFONE PARA EMERGÊNCIAS: 0800-7077022 (SUATRANS)

TELEFONE PARA EMERGÊNCIAS: 0800-7077022 (SUATRANS) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Código do Produto: 3076 Data da FISPQ: 01/11/2005 Comercializado por: BRENNTAG QUÍMICA BRASIL LTDA Guarulhos - SP Rua Hum, 1.333 Bonsucesso Guarulhos CEP

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ NBR 14725

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ NBR 14725 Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado AGIFACIL LUSTRA MÓVEIS 19/06/2007 03/09/2012 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/10 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial: ITA Anti Espumante. Nome químico do principal componente: Cola Coqueiro Granulada. Código interno de identificação do produto: ITA1228.

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Ficha de dados de segurança Data de emissão: 10-04-2015 Versão: 02.00/PRT SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Designação comercial: LGGB 2

Leia mais

Decreto-Lei 173/2005, de 21 de Outubro

Decreto-Lei 173/2005, de 21 de Outubro Decreto-Lei 173/2005, de 21 de Outubro Artigo 1º - Âmbito de aplicação 1 O presente diploma regula as actividades de distribuição, venda, prestação de serviços de aplicação de produtos fitofarmacêuticos

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Produto Papillon

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Produto Papillon 1. Identificação do Produto Nome do Produto: Papillon Código do Produto: - Nome da Empresa: De Sangosse Agroquímica Ltda. Endereço: Rua Raimundo Ramos Ferreira, 136 - CURITIBA/PR CEP: 81.350-040 Telefone

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água.

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água. RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁCIDO MURIÁTICO Composição: Água e Ácido Clorídrico Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger

Leia mais

DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos

DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial:

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA DESENTUPIDOR DE TUBAGEM LINHA PROFISSIONAL

FICHA DE SEGURANÇA DESENTUPIDOR DE TUBAGEM LINHA PROFISSIONAL Ficha de Segurança de acordo com Regulamento (CE) nº 1907/2006 (REACH). Classificação e Rotulagem de acordo com Regulamento para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Preparações perigosas. 1. Identificação

Leia mais

Designação do Produto Food Universal (Deterg./Desinf.) - Multiusos. Aplicação

Designação do Produto Food Universal (Deterg./Desinf.) - Multiusos. Aplicação PÁGINA: 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Ref.ª HSEL126 Designação do Produto Food Universal (Deterg./Desinf.) - Multiusos Aplicação Detergente neutro de aplicação geral 2. COMPOSIÇÃO Informação relevante

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Limpador de Uso Geral Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : 3.2599.0103.001-4 Aceita

Leia mais

Entupimento em Bicos Queimadores O produto SAFE 405 mantém os bicos queimadores sempre limpos, evitando entupimentos indesejados.

Entupimento em Bicos Queimadores O produto SAFE 405 mantém os bicos queimadores sempre limpos, evitando entupimentos indesejados. JohnsonDiversey SAFE 405 Aditivo para óleos combustíveis. Anti-corrosivo Evita o processo corrosivo em tanques de armazenagem de óleo tipo BPF. Com a melhora da queima do combustível, reduz a quantidade

Leia mais