Recurso Eleitoral nº Procedência:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recurso Eleitoral nº Procedência:"

Transcrição

1 Recurso Eleitoral nº Procedência: 153ª Zona Eleitoral de Juiz de Fora - (Município de Juiz de Fora/MG) Recorrente: Geraldo de Souza Filho Recorrido: Ministério Público Eleitoral Relator: Juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz Recurso Eleitoral. Representação. Propaganda eleitoral extemporânea. Eleições Configurada. Extrai-se, da matéria veiculada, de forma subliminar, o enaltecimento da administração realizada pelo atual Prefeito, bem como pedido de votos e a exaltação de suas qualidades políticas. Propaganda eleitoral antecipada configurada. Precedentes. Recurso a que se nega provimento. RELATÓRIO Trata-se de recurso eleitoral interposto por Geraldo de Souza Filho, Diretor de imprensa e comunicação do Jornal Tribuna Comunitária, em face de sentença exarada pelo MM. Juiz da 153ª Zona Eleitoral de Juiz de Fora, que julgou procedente representação por propaganda eleitoral extemporânea, ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, nos termos do art. 36, 3º, da Lei nº 9.504/97. Conforme a inicial da Representação, foi veiculada, em março/2012, matéria jornalística, no periódico Tribuna Comunitária, ano 2, nº 6, sob o título Fui ver com meus próprios olhos e gostei do que vi, assinada pelo ora recorrente, na qual esse enaltecia a administração realizada pelo atual Prefeito de Juiz de Fora, Custódio de Mattos, e pedia votos no pleito de O exemplar do jornal foi juntado às fls. 34. Após regular procedimento, o MM. Juiz julgou procedente a

2 representação, nos termos da sentença de fls , por entender que a mensagem veiculada promovia a atuação do atual Prefeito no Município. A sentença condenou o representado, ora recorrente, ao pagamento de multa, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Em face de tal decisão, foi interposto o recurso de fls , no qual Geraldo de Souza Filho sustenta que a matéria veiculada não possui qualquer significado eleitoral. Pede, ao fim, a reforma da decisão, de modo a ser julgada improcedente a representação. Em sede de contrarrazões, às fls , o Ministério Público Eleitoral, ora recorrido, alega que a matéria impugnada constitui-se como propaganda eleitoral, porquanto promove o atual Prefeito, no imaginário do eleitorado local, como candidato no próximo pleito. Pede, ao fim, o não provimento do recurso. O Procurador Regional Eleitoral, em manifestação de fls , opinou pelo desprovimento do recurso, por entender que restou caracterizada a hipótese de propaganda eleitoral extemporânea. É o relatório. VOTO Como relatado, trata-se de recurso interposto contra decisão do MM. Juiz da 153ª Zona Eleitoral de Juiz de Fora, que julgou procedente representação por propaganda eleitoral extemporânea, ajuizada nos termos do art. 36, 3º, da Lei nº 9.504/97. A controvérsia reside em se analisar se a mensagem veiculada, na matéria jornalística publicada, no periódico Tribuna Comunitária, ano 2, nº 6, sob o título Fui ver com meus próprios olhos e gostei do que vi, assinada pelo ora recorrente, configurar-se-ia ou não como propaganda eleitoral extemporânea.

3 O e. Tribunal Superior Eleitoral define a propaganda eleitoral nos seguintes termos: [...] ato de propaganda eleitoral é aquele que leva ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, a candidatura, mesmo que apenas postulada, a ação política que se pretende desenvolver ou razões que induzam a concluir que o beneficiário é o mais apto ao exercício de função pública [...]" (Ac. nº /MA, DJ de , rel. Min. Eduardo Alckmin). O art. 36 da Lei nº 9.504/97, por sua vez, com o objetivo de manter o equilíbrio do pleito eleitoral entre os futuros candidatos a cargos eletivos, e preservar-lhes a isonomia de tratamento, veda a veiculação de propaganda eleitoral antecipada. Entende o TSE, ainda, que a configuração da propaganda eleitoral extemporânea exige a presença, mesmo que dissimulada, de menção a pleito futuro, pedido de votos ou exaltação das qualidades de futuro candidato: PROPAGANDA PARTIDÁRIA. ALEGAÇÃO DE DESVIO DE FINALIDADE. PUBLICIDADE NEGATIVA. AGREMIAÇÕES PARTIDÁRIAS DIVERSAS. PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA. ADMISSIBILIDADE. CRÍTICA A ADMINISTRAÇÕES. DISCUSSÃO. TEMAS. INTERESSE POLÍTICO-COMUNITÁRIO. IMPROCEDÊNCIA. 1. É admissível a realização de críticas, ainda que desabonadoras, a administrações de agremiações antagônicas desde que não desborde da discussão de temas de interesse político-comunitário, com a exaltação das qualidades do responsável pela propaganda e a divulgação de publicidade negativa de outros partidos políticos. 2. Configura-se a propaganda eleitoral extemporânea em espaço de propaganda partidária quando há o anúncio, ainda que de forma indireta e disfarçada, de determinada candidatura, dos propósitos para obter apoio por intermédio do voto e de exclusiva promoção pessoal com finalidade eleitoral, o que não se verifica na hipótese dos autos. 3. Representação que se julga improcedente. Decisão: O Tribunal, por unanimidade, julgou improcedente a representação, nos termos do voto do Relator.

4 (TSE. Representação nº Brasília/DF. Acórdão de 07/04/2011. Relator(a) Min. ALDIR GUIMARÃES PASSARINHO JUNIOR. DJE - Diário da Justiça Eletrônico, Tomo 89, Data 12/5/2011, Página Grifo nosso) AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL. ELEIÇÕES PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA. CRITÉRIOS OBJETIVOS DE AFERIÇÃO. MENÇÃO A PLEITO FUTURO, PEDIDO DE VOTOS OU EXALTAÇÃO DAS QUALIDADES DO CANDIDATO. INEXISTÊNCIA. AUSÊNCIA DE APELO AO ELEITOR. DESPROVIMENTO. 1. A configuração de propaganda eleitoral extemporânea exige a presença, ainda que de forma dissimulada, de menção a pleito futuro, pedido de votos ou exaltação das qualidades de futuro candidato, o que deve ser averiguado segundo critérios objetivos. Precedentes. 2. A propaganda impugnada nesta representação consiste em engenho publicitário que continha apenas o nome do futuro candidato e a sua foto associados aos dizeres "este ano mais próximo de você", na qual não se verifica apelo, ainda que implícito, ao eleitor, capaz de lançar antecipadamente uma eventual candidatura. Agravo regimental desprovido. Decisão: O Tribunal, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Relator. (TSE. Agravo Regimental em Recurso Especial Eleitoral nº Boa Vista/RR. Acórdão de 01/03/2011. Relator: Min. ALDIR GUIMARÃES PASSARINHO JUNIOR. DJE - Diário da Justiça Eletrônico, Tomo 55, Data 22/03/2011, Página Grifo nosso) A partir da análise da matéria jornalística impugnada, acostada às fls. 34, percebe-se, claramente, a intenção de promoção da administração realizada pelo atual Prefeito, bem como a sugestão de que a continuidade da atual administração seria necessária à manutenção das melhorias efetuadas: (...) Esperamos, eu e todos os habitantes de Juiz de Fora, que continuemos com essa política e com esses políticos, para que possamos passar uma borracha no que aconteceu num passado recente e que muito nos envergonhou.

5 (...) BOM, ENTÃO VAMOS REPETIR, PARA O BEM DE NOSSA CIDADE, DE TODOS NÓS. (fls. 34, grifos nossos. Matéria: Fui ver com meus próprios olhos e gostei do que vi, página 8 do Jornal) O pedido de votos é expresso: (...) Como tenho certeza do que digo, não tenho dúvidas sobre a escolha que farei e que pedirei para que todos façam. (fls. 34, grifo nosso. Matéria: Fui ver com meus próprios olhos e gostei do que vi, página 8 do Jornal) O enaltecimento às qualidades pessoais e à administração realizada pelo atual Prefeito, bem como a difusão de informações relativas à pessoa desse, capazes de influenciar antecipadamente a vontade do eleitor, restam, igualmente, explícitos: O que mais nos chamou a atenção, sabendo que Juiz de Fora não tem recursos financeiros para a concretização de todas essas obras, é a credibilidade da Administração Municipal para conseguir verbas junto ao governo estadual e federal. A capacidade do prefeito Custódio Mattos em atrair investimentos faz de nossa cidade, além de muito boa para se morar, estudar e criar uma família, agora também, uma cidade geradora de empregos, com muitas indústrias aqui se instalando (...). (fls. 34, grifo nosso. Matéria: Fui ver com meus próprios olhos e gostei do que vi, página 8 do Jornal) Citam-se, na reportagem, várias medidas tomadas pelo Prefeito, na Administração municipal, bem como é feita uma valoração excessivamente positiva acerca de suas qualidades pessoais: Tudo isso devido às grandes obras já realizadas, as que serão inauguradas e as que estão para serem iniciadas, beneficiando a população em todos os seguimentos. Isso sem falar da transparência da administração municipal (...). Honestidade, capacidade, competência e credibilidade são as credenciais necessárias para uma gestão perfeita. Isso essa administração tem.

6 (fls. 34, grifo nosso. Matéria: Fui ver com meus próprios olhos e gostei do que vi, página 8 do Jornal) O prefeito Custódio Mattos mostrou um conhecimento profundo de nosso município e uma simpatia capaz de contagiar até os opositores, se lá estivessem. (fls. 34, grifo nosso. Matéria: De primeira, página 9 do Jornal) A matéria procura dar a entender, ainda, que tais valorações positivas são corroboradas até mesmo pelos opositores: Isso sem falar da transparência da administração municipal, que não dá nenhuma oportunidade a opositores, de duvidar da capacidade administrativa do governo de Custódio Mattos (...). (fls. 34, grifos nossos. Matéria: Fui ver com meus próprios olhos e gostei do que vi, página 8 do Jornal) A matéria tece, ainda, críticas profundas à Administração anterior, sem, porém, mencionar fatos concretos específicos: Realmente, depois de passar pelos momentos difíceis, devido aos problemas ocorridos na administração anterior, é quase impossível acreditar que nossa cidade, hoje, desfrute de uma posição privilegiada no cenário nacional. (...) para que possamos passar uma borracha no que aconteceu num passado recente e que muito nos envergonhou. (fls. 34, grifos nossos. Matéria: Fui ver com meus próprios olhos e gostei do que vi, página 8 do Jornal) Constata-se, assim, a clara intencionalidade, expressa na referida matéria, de influenciar antecipadamente a vontade do eleitorado. No caso em apreço, a finalidade eleitoral da matéria é, portanto, incontestavelmente explícita. Importante sublinhar, por fim, que não incidem, ao caso, as hipóteses previstas no art. 36-A da Lei nº 9.504/1997 e no art. 26, parágrafo quarto,

7 da Resolução TSE nº /2011. O caso não se enquadra em nenhuma das hipóteses descritas no inciso I do art. 36-A da lei das Eleições, porquanto não se trata de entrevista, nem debate, mas sim de reportagem. O caso também não se enquadra na hipótese do art. 26 da Resolução TSE nº /2011. Não obstante o art. 26, parágrafo quarto, da referida Resolução mencione que a opinião favorável a candidato, veiculada pela imprensa escrita, não caracteriza propaganda eleitoral, deve-se recordar que tal dispositivo não trata da propaganda antecipada, mas apenas da propaganda eleitoral a ser realizada após A própria Resolução, ao tratar especificamente da propaganda antecipada, o faz em outro dispositivo, e determina, nos moldes postos pela Lei das Eleições, as hipóteses excepcionadas, nas quais não se enquadra o presente caso: Art. 2º Não será considerada propaganda eleitoral antecipada (Lei nº 9.504/97, art. 36-A, incisos I a IV): I - a participação de filiados a partidos políticos ou de précandidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico; II - a realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, planos de governos ou alianças partidárias visando às eleições; III - a realização de prévias partidárias e sua divulgação pelos instrumentos de comunicação intrapartidária; ou IV - a divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos, desde que não se mencione a possível candidatura, ou se faça pedido de votos ou de apoio eleitoral. Nesse sentido, considero plenamente configurada a propaganda eleitoral extemporânea. Diante do exposto, NEGO PROVIMENTO AO RECURSO, para manter a condenação do ora recorrente ao pagamento de multa, no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), pela realização de propaganda

8 eleitoral antecipada. É como voto. Juiz Carlos Alberto Simões de Tomáz Relator

Vistos, relatados e discutidos os autos do processo acima identificado, ACORDAM os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em

Vistos, relatados e discutidos os autos do processo acima identificado, ACORDAM os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS Recurso Eleitoral nº 46-03.2016.6.13.0278 Procedência: Uberlândia. MG (278ª Zona Eleitoral de Uberlândia) Recorrente: Alcides Ribeiro da Silva Júnior Recorrido:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Propaganda Propaganda Partidária Propaganda Eleitoral Era regulamentada pela Lei 9.096/95 Lei 9.504/97

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0600220-52.2017.6.07.0000 em 21/11/2017

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 4ª REGIÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 4ª REGIÃO EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Recurso Eleitoral n.º 47-92.2015.6.21.0118 Procedência: IVOTI-RS (118ª ZONA ELEITORAL

Leia mais

Relatora: Juíza Alice de Souza Birchal

Relatora: Juíza Alice de Souza Birchal Recurso Eleitoral nº 314-80.2012.6.13.0348 Procedência: 348ª ZE de Ipatinga Recorrente: Coligação Pra Consertar de Novo Recorrido: Partido Verde - PV Relatora: Juíza Alice de Souza Birchal Recurso Eleitoral.

Leia mais

PRÉ - C A M P A N H A. Período que antecede a data limite de apresentação dos pedidos de registro de candidatura no ano das eleições

PRÉ - C A M P A N H A. Período que antecede a data limite de apresentação dos pedidos de registro de candidatura no ano das eleições PRÉ - C A M P A N H A Período que antecede a data limite de apresentação dos pedidos de registro de candidatura no ano das eleições ANTES DAS ELEIÇÕES DE 2016 (Antes da Lei 13.165/2015) 1º semestre 2º

Leia mais

Jlcj/ ;;.- TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO ACÓRDÃO N 26213

Jlcj/ ;;.- TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO ACÓRDÃO N 26213 Jlcj/ ;;.- TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO ACÓRDÃO N 26213 PROCESSO NO 56-05.2016.6.11.0019- CLASSE- RE RECURSO ELEITORAL - REPRESENTAÇÃO - PROPAGANDA POLÍTICA - PROPAGANDA ELEITORAL - EXTEMPORÂNEA/ANTECIPADA

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DECISÃO MONOCRÁTICA Nº 20. JUIZ AUXILIAR: MÁRIO DEVIENNE FERRAZ. REPRESENTAÇÃO Nº 1999-10.2010.6.26.0000. REPRESENTANTE: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL REPRESENTADO: FLORIANO PESARO ou. PROCEDÊNCIA: SÃO

Leia mais

SEJUR/SJD TRE/SE Atualização em 15/12/2016

SEJUR/SJD TRE/SE Atualização em 15/12/2016 JURISPRUDÊNCIA TEMAS SELECIONADOS SEJUR/SJD TRE/SE Atualização em 15/12/2016 REPRESENTAÇÃO - PROPAGANDA ELEITORAL PRAZO RECURSAL 24 HORAS POSSIBILIDADE CONVERSÃO EM DIA RECURSO. REPRESENTAÇÃO POR PROPAGANDA

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PARECER

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PARECER EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Recurso Eleitoral n. 211-97.2016.6.21.0061 Procedência: Farroupilha RS (61ª Zona Eleitoral

Leia mais

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. Ocorrerá a veiculação apenas nos Municípios em que houver

Leia mais

Direito Eleitoral. Informativos

Direito Eleitoral. Informativos Direito Eleitoral Informativos Informativo 11 - TSE A conduta vedada de veicular propaganda ou publicidade institucional, nos três meses anteriores ao pleito, a teor do art. 73, VI, b, da Lei nº 9.504/97,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL EM SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL EM SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO Ref.: Protocolado PRE/SP 2006.000092 PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL, por seu órgão infra assinado, vem,

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0602127-60.2018.6.13.0000 em 15/08/2018 18:18:47

Leia mais

2012/ Ao presidente do partido e ao juiz eleitoral

2012/ Ao presidente do partido e ao juiz eleitoral 2012/2014 2016 20/07 a 05/08 Data das Convenções Partidárias 10/06 a 30/06 (Art. 8º da Lei nº. 9.504/97 e 93, 2º da Lei 4.737/65) Prazo de filiação partidária Comunicação de desfiliação partidária Janela

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO RIO GRANDE DO SUL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO RIO GRANDE DO SUL EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL TRE/RS Recurso Eleitoral n.º 57-85.2012.6.21.0169 Procedência: Caxias do Sul-RS (169ª Zona Eleitoral

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 77-76.2012.6.21.0169 PROCEDÊNCIA: CAXIAS DO SUL RECORRENTES: ARLINDO BANDEIRA, PARTIDO PROGRESSISTA - PP DE CAXIAS DO SUL E MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL RECORRIDOS: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL,

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 51-07.2012.6.21.0031 PROCEDÊNCIA: MONTENEGRO RECORRENTE(S): MARCELO PETRY CARDONA E PARTIDO PROGRESSISTA - PP DE MONTENEGRO RECORRIDO(S): MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA ACÓRDÃO N 551/2012 (31.5.2012) RECURSO ELEITORAL N 25-49.2012.6.05.0000 - CLASSE 30 RECORRENTE: RECORRIDO: PROCEDÊNCIA: RELATOR: Salvador Memorial Empreendimentos Médicos

Leia mais

ª

ª Recurso Eleitoral nº 349-93.2012.6.13.0298 298ª Zona Eleitoral de Nova Serrana, Município de Araújos Recorrentes: Milton José Nunes; Abel Braga Recorrido: José Roberto Batista Relator: Juiz Maurício Pinto

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 1159-05. 2012.6.16.0001 - CLASSE 32 CURITIBA - PARANÁ Relator: Ministro João Otávio de Noronha Agravante: Jair Cezar

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS RECUR- SO ELEI- TORAL Nº 4604-47.2014.6.13.0000 Procedência: Belo Horizonte Recorrente: 1ª) Coligação Todos por Minas; 2ª) Coligação Minas pra Você Recorrida:

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores J.L. MÔNACO DA SILVA (Presidente), MOREIRA VIEGAS E EDSON LUIZ DE QUEIROZ.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores J.L. MÔNACO DA SILVA (Presidente), MOREIRA VIEGAS E EDSON LUIZ DE QUEIROZ. Registro: 2014.0000607615 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2142702-47.2014.8.26.0000, da Comarca de Osasco, em que é agravante TV SBT CANAL 4 DE SÃO PAULO

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS Representação nº 5006-31.2014.6.13.0000 Procedência: Belo Horizonte Representante: Coligação Todos Por Minas Representado: Coligação Minas Pra Você Relator: Juiz Paulo Abrantes ACÓRDÃO Representação. Eleições

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO N CLASSE 6 MARÍLIA - SÃO PAULO

AGRAVO DE INSTRUMENTO N CLASSE 6 MARÍLIA - SÃO PAULO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL AGRAVO DE INSTRUMENTO N 349-96.2016.6.26.0070 - CLASSE 6 MARÍLIA - SÃO PAULO Relator: Ministro Admar Gonzaga Agravante: Vinícius Almeida Camarinha Advogados: Cristiano de Souza

Leia mais

SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01

SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01 SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01 Proposta a ação para desconstituir a decisão que rejeitou as contas, anteriormente à impugnação, fica suspensa a inelegibilidade (Lei Complementar nº

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS 11ª ZONA ELEITORAL DE FORMOSA GOIÁS

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS 11ª ZONA ELEITORAL DE FORMOSA GOIÁS REPRESENTAÇÃO N 718-47.2016.6.09.0011 Protocolo: 112.448/2016 Representante: Coligação Prefeitura Para Todos (PMDB, PROS, DEM, Pc do B, PDT, PHS, PEN, PMDB, PPL, PRP, PRTB, PSC, PSDC, PSL, PTB, PT do B,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Recursos do Fundo Partidário e Propaganda Gratuita no Rádio e na TV. Cláusula de Barreira. Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Propaganda gratuita no rádio e TV

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 789.608 DISTRITO FEDERAL RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :MARKMIDIA PUBLICIDADE E EMPREENDIMENTOS LTDA : LUCIANO CORREIA MATIAS

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão PJe - Processo Judicial Eletrônico 03/08/2018 Número: 0600120-79.2018.6.10.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 203 Registro: 2015.0000499221 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1040068-78.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante JOSÉ ABELARDO GUIMARÃES CAMARINHA,

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 500-33. 2012.6.26.0125 - CLASSE 32 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO Relator: Ministro João Otávio de Noronha Agravante:

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 697.740 SÃO PAULO RELATORA RECTE.(S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :LUIZ FABIANO THOMAZ DE AQUINO ADV.(A/S) :NELSON ESTEFAN JÚNIOR E OUTRO(S) E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :ORA COMERCIAL

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ AUXILIAR DA PROPAGANDA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO - TRE/MT.

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ AUXILIAR DA PROPAGANDA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO - TRE/MT. EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ AUXILIAR DA PROPAGANDA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO - TRE/MT. Notícia de Fato nº 1.20.000.001036/2014-76 O MINISTÉRIO PÚBLICO, pelo procurador eleitoral auxiliar

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 926.830 - MT (2007/0148675-1) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO ALDIR PASSARINHO JUNIOR : COOPERATIVA DOS PRODUTORES DO CENTRO OESTE LTDA - COOPROCENTRO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 157ª ZONA ELEITORAL DE LONDRINA/PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 157ª ZONA ELEITORAL DE LONDRINA/PR EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 157ª ZONA ELEITORAL DE LONDRINA/PR O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 36, caput e 3º da Lei nº

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 554-28.2012.6.21.0031 PROCEDÊNCIA: SALVADOR DO SUL RECORRENTES: COLIGAÇÃO SOMANDO PARA O AMANHÃ, CARLA MARIA SPECHT, RICARDO JOSÉ GRAFF, MARCIEL VENDELINO RHODEN, JUNIOR CRISTIANO MOSSMANN,

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: REC 1360-88.2014.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: PORTO ALEGRE RECORRENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL (PRE) RECORRIDOS: FABIO ALVES DA SILVEIRA, MATHEUS JUNGES GOMES E PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL - PC

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 10a Turma EMBARGOS DE DECLARAÇÃO VICIO DE INTIMAÇÃO. ERRO NA GRAFIA DO NOME DO ADVOGADO. NÃO CONFIGURAÇÃO. Não há vício na intimação da parte por ter ocorrido troca de uma letra na grafia do nome

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS 1 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 692-44.2010.6.00.0000 - CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS Relator: Ministro Marcelo Ribeiro Agravantes: Adalberto

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ACÓRDÃO N

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ACÓRDÃO N ACÓRDÃO N. 26752 Relator: Juiz Marcelo Ramos Peregrino Ferreira Recorrente: Maicon Manoel Corrêa RECURSO - REGISTRO DE CANDIDATURA - FALTA DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA - DOCUMENTOS PRODUZIDOS UNILATERALMENTE

Leia mais

Gabinete do Desembargador Carlos Escher

Gabinete do Desembargador Carlos Escher APELAÇÃO CÍVEL Nº 330792-12.2011.8.09.0078 (201193307929) DE ISRAELÂNDIA APELANTE APELADO RELATOR CÂMARA FERNANDO LUIZ DA COSTA MUNICÍPIO DE ISRAELÂNDIA DESEMBARGADOR CARLOS ESCHER 4ª CÍVEL EMENTA: APELAÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 3 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000863706 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n.º 0004003-86.2014.8.26.0396, da Comarca de Novo Horizonte, em que é apelante JOSÉ RIOLANDO TEODORO FONSECA,

Leia mais

Apelante: Otacília Lourenço Rodrigues da Silva

Apelante: Otacília Lourenço Rodrigues da Silva Julgamento: 20/01/2009 Órgao Julgador: 2ª Câmara Cível Classe: Apelação Cível Apelação Cível n 2008.010053-1 - Natal/16ª Vara Cível Apelante: Otacília Lourenço Rodrigues da Silva 1 / 86 Advogada: Maxelli

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0014704-31.2011.4.03.6105/SP RELATOR APELANTE ADVOGADO APELADO(A) ADVOGADO No. ORIG. 2011.61.05.014704-2/SP : Desembargador Federal

Leia mais

19/05/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

19/05/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. GILMAR MENDES :LAURI NICODEMUS RAUBER :CARLOS EDUARDO SILVA E SOUZA :BAYER S.A. :CELSO UMBERTO LUCHESI Agravo

Leia mais

30/06/2017 SEGUNDA TURMA

30/06/2017 SEGUNDA TURMA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 30/06/2017 SEGUNDA TURMA SANTA CATARINA RELATOR : MIN. GILMAR MENDES AGTE.(S) : DE MOURA FREITAG TRANSPORTE DE PASSAGEIRO LTDA ME ADV.(A/S) AGDO.(A/S)

Leia mais

o reclamante alega, em síntese, que a reclamada realizou propaganda eleitoral externporânea das seguintes formas (fls. 02/06):

o reclamante alega, em síntese, que a reclamada realizou propaganda eleitoral externporânea das seguintes formas (fls. 02/06): JC a PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO 21 a ZONA ELEITORAL - MINEIROS-GO Autos n 13-19.2016.6.09.0021 - Protocolo n 57.453/2016 - Representação por propaganda eleitoral extemporânea Reclamante: PSDB - Diretório

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO RECURSO ELEITORAL NQ 404-68.2016.6.26.0063 RECORRENTE(S): COLIGAÇÃO "JUNTOS POR JAÚ" RECORRIDO(S): COLIGAÇÃO "JAHU MELHOR" ADVOGADO(S): GUILHERME MOLAN; LUIS VICENTE

Leia mais

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO Apelação Cível - Turma Especialidade I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0101807-06.2014.4.02.5101 (2014.51.01.101807-8) RELATOR JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 71-78.2016.6.21.0056 PROCEDÊNCIA: TABAÍ RECORRENTE: AIRTON LOPES DE SOUZA RECORRIDA: JUSTIÇA ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROCESSO: RTOrd

PROCESSO: RTOrd ACÓRDÃO 9ª Turma PROCESSO: 0022300-36.2009.5.01.0341 - RTOrd ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO. O STF há muito, repudia a adoção do salário mínimo como base de cálculo para qualquer outra relação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000252672 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1004873-06.2017.8.26.0010, da Comarca de São Paulo, em que é apelante DANIELA KELLY GUIMARÃES PEIXOTO, é apelado

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DESEMBARGADOR(A) RELATOR(A) EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DESEMBARGADOR(A) RELATOR(A) EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DESEMBARGADOR(A) RELATOR(A) EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Recurso Eleitoral: 2663-40.2014.6.21.0000 Procedência: PORTO ALEGRE RS Protocolo: 86.987/2014

Leia mais

fâl Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

fâl Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina fâl FL. TRESC ACÓRDÃO N. 31110 Relator: Juiz Davidson Jahn Mello Recorrente: Abel Hack Recorrido: Ministério Público Eleitoral - ELEIÇÕES 2014 - RECURSO - REPRESENTAÇÃO - DOAÇÃO ACIMA DO LIMITE LEGAL -

Leia mais

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356 Nº CNJ : 00433-3.205.4.02.50 (205.5.0.0433-8) ADVOGADO : RJ24996 - ANDERSON DA SILVA MOREIRA ORIGEM : 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro (00433320540250) EMENTA RESPONSABILIDADE CIVIL. DESVALORIZAÇÃO DO

Leia mais

PROPAGANDA ELEITORAL. ARTHUR ROLLO

PROPAGANDA ELEITORAL. ARTHUR ROLLO PROPAGANDA ELEITORAL ARTHUR ROLLO arthur@albertorollo.com.br NA PRÉ-CAMPANHA PODE Dizer que é précandidato; Pedir apoio político; Divulgar ações políticas passadas e futuras. NA PRÉ-CAMPANHA panfletos;

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da 305ª Zona Eleitoral da Comarca de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo.

Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da 305ª Zona Eleitoral da Comarca de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da 305ª Zona Eleitoral da Comarca de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. O Ministério Público Eleitoral de 1º Grau, por meio de seu Promotor de Justiça, com atribuição

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.421.883 - PR (2013/0357975-4) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : APARECIDO PORCINELLI ADVOGADO : MARCUS VINICÍUS DE ANDRADE E OUTRO(S) RECORRIDO : BANCO DO BRASIL S/A

Leia mais

MPE. Ministério Público Eleitoral EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DA BAHIA

MPE. Ministério Público Eleitoral EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DA BAHIA MPE Ministério Público Eleitoral Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DA BAHIA O MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 331-31.2016.6.21.0162 PROCEDÊNCIA: SANTA CRUZ DO SUL RECORRENTE: COLIGAÇÃO COLIGADOS COM O POVO (PTB - PTDOB - DEM - PSD - PR) RECORRIDO: COLIGAÇÃO SANTA CRUZ NÃO PODE PARAR (PP - SD - PMDB

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura AIRC. Ação de Investigação Judicial Eleitoral AIJE. Ação de Impugnação De Mandato Eletivo AIME. Parte

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 5ª Turma RECURSO ADMINISTRATIVO DA EMPRESA JUNTO AO INSS NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO O efeito suspensivo dado ao recurso administrativo contra a aplicação do nexo técnico epidemiológico, de que

Leia mais

PROCESSO: RTOrd

PROCESSO: RTOrd ACÓRDÃO 9ª Turma PROCESSO: 0001049-15.2011.5.01.0042 - RTOrd COISA JULGADA. Inexiste o fenômeno da coisa julgada, uma vez que, nada obstante os pedidos e a causa de pedir sejam idênticos, as partes são

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CORREGEDOR DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CORREGEDOR DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CORREGEDOR DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL PETIÇÃO ND Nº 6.024/2016 Nº 115.350 PGE O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, pelo Vice-Procurador-Geral Eleitoral signatário, com apoio

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: Ag/Rg 117-46.2013.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: DEZESSEIS DE NOVEMBRO AGRAVANTES: ADEMIR JOSÉ ANDRIOLI GONZATTO, ADÃO ALMEIDA DE BARROS E OILSON DE MATOS ALBRING AGRAVADA: JUSTIÇA ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017. Registro: 2017.0000280390 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1017735-45.2015.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ORNELAS SETTI EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES

Leia mais

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Da soberania popular... 23 1.2. Direitos políticos... 23 1.2.1. Do voto... 26 1.2.1.1. Características do voto... 26 1.3. Direito Eleitoral...

Leia mais

Direito Eleitoral Bruno Gaspar

Direito Eleitoral Bruno Gaspar Direito Eleitoral Bruno Gaspar Supremo Tribunal Federal INFORMATIVO 895 PLENÁRIO TEMA: PRESTAÇÃO DE CONTAS PROCESSO: ADI 5394, rel. Min. Alexandre de Moraes, julgamento em 22.3.2018. (ADI-5394) DESTAQUE:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA. Janeiro. Professor de Direito Eleitoral

DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA. Janeiro. Professor de Direito Eleitoral DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA Promotor de Justiça Janeiro - Ministério Público do Estado do Rio de Professor de Direito Eleitoral Ao responder positivamente a Consulta 1398/2007, formulada

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.183.496 - DF (2010/0040755-1) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO : MINISTRO SIDNEI BENETI : ANA DIVA TELES RAMOS EHRICH ENEIDA DE VARGAS E BERNARDES MAGDA MONTENEGRO SUELI

Leia mais

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL.

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N 4.216 CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL. Relator: Ministro Félix Fischer. Agravante: Elson Osmar Sturmer. Advogado:

Leia mais

I RELATÓRIO Trata-se de recurso ordinário interposto pela Ré, às fls , em face da respeitável sentença da MM. 50ª Vara do

I RELATÓRIO Trata-se de recurso ordinário interposto pela Ré, às fls , em face da respeitável sentença da MM. 50ª Vara do Acórdão 1a Turma PODER JUDICIÁRIO FEDERAL RECURSO ORDINÁRIO. DANO MORAL. ACIDENTE DE TRÂNSITO. DESVIO DE FUNÇÃO. Considerando que a ré transferiu o autor da função de motociclista, para motorista de carro

Leia mais

09/09/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI

09/09/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 09/09/2016 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 961.319 MATO GROSSO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. RESPONSABILIDADE CIVIL. DANOS MORAIS. REDUÇÃO DO QUANTUM. VALOR RAZOÁVEL (R$ 17.500,00). REEXAME DO CONJUNTO FÁTICO-PROBATÓRIO. SÚMULA

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº RECUSA DE LIGAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. FUNDADA NA ALEGAÇÃO DE LOTEAMENTO IRREGULAR. IMPOSSIBILIDADE.

APELAÇÃO CÍVEL Nº RECUSA DE LIGAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. FUNDADA NA ALEGAÇÃO DE LOTEAMENTO IRREGULAR. IMPOSSIBILIDADE. APELAÇÃO CÍVEL Nº 202665-96.2013.8.09.0139 (201392026652) COMARCA DE RUBIATABA APELANTE : CELG DISTRIBUIÇÃO S/A CELG D APELADA : ALZIRA INÁCIA DOS SANTOS E OUTRO (S) RELATOR : DES. LUIZ EDUARDO DE SOUSA

Leia mais

DÉCIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AGRAVO

DÉCIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AGRAVO DÉCIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0030830-56.2014.8.19.0000 RELATOR: DES. CELSO FERREIRA FILHO AGRAVANTE: CAIXA DE PREVIDÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE MATO GROSSO

EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE MATO GROSSO EXCELENTÍSSIMO JUIZ AUXILIAR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE MATO GROSSO NF n. 1.20.000.001536/2014-16 O MINISTÉRIO PÚBLICO, pela procuradora eleitoral auxiliar signatária, vem à presença de

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 266-59.2012.6.21.0038 PROCEDÊNCIA: PANTANO GRANDE RECORRENTE: COLIGAÇÃO NOVAS IDÉIAS NOVOS RUMOS RECORRIDOS: PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - PTB DE PANTANO GRANDE, ALCIDES EMILIO PAGANOTTO

Leia mais

R E L A T Ó R I O O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL LÁZARO

R E L A T Ó R I O O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL LÁZARO R E L A T Ó R I O GUIMARÃES (RELATOR): O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL LÁZARO Trata-se de agravo inominado interposto ante decisão que negou seguimento ao recurso, impugnando decisum proferido pelo MM.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ ELEITORAL, EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PARECER

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ ELEITORAL, EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PARECER EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ ELEITORAL, EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Recurso Eleitoral n.º 194-65.2012.6.21.0105 Procedência: Campo Bom 105ª Zona Eleitoral Relator: DR. HAMILTON

Leia mais

ACÓRDÃO , da Comarca de Barueri, em que é apelante PROXIMO GAMES

ACÓRDÃO , da Comarca de Barueri, em que é apelante PROXIMO GAMES fls. 720 PODER JUDICIÁRIO Registro: 2017.0000077313 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1001507-47.2015.8.26.0068, da Comarca de Barueri, em que é apelante PROXIMO GAMES DISTRIBUIDORA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000145628 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0023402-05.2010.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado AKA PUBLICIDADE DE PARTICIPAÇÕES

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Fls. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ACÓRDÃO N. 28147 Relator: Juiz Luiz Henrique Martins Portelinha Recorrente: Luiz Roberto de Oliveira Recorrido: Odilon Ferreira de Oliveira - RECURSO

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL

IV - APELACAO CIVEL RELATOR APELANTE ADVOGADO APELADO ORIGEM : DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO BARATA : COMPANHIA DE MARCAS : DEBORAH BARRETO MENDES E OUTROS : UNIAO FEDERAL / FAZENDA NACIONAL : DÉCIMA PRIMEIRA VARA FEDERAL DO

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Fls. Órgão : 4ª TURMA CÍVEL Classe : APELAÇÃO N. Processo : 20150110776460APC (0023324-25.2015.8.07.0001) Apelante(s)

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI. Registro: 2015.0000888375 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012533-62.2014.8.26.0008, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GISLAINE MURILO, é apelada CVC BRASIL OPERADORA

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.401.899-0, DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELANTE: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SCHOENSTATT. APELADO: LUIZ ADRIANO DE VEIGA BOABAID. RELATOR:

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL Parecer nº 9687/2010 - SC Nº 67471/PGE Recurso Ordinário nº 645-80.2010.6.14.0000 Classe: 37 Procedência : Belém-PA Recorrente : Ministério Público Eleitoral Recorrido : Jader

Leia mais

Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO FLS. *** TURMA SUPLEMENTAR DA SEGUNDA SEÇÃO *** 94.03.090001-6 214195 AC-SP PAUTA: 25/10/2007 JULGADO: 25/10/2007 NUM. PAUTA: 00118 RELATOR: JUIZ CONV. SILVA

Leia mais

GERALDINE PINTO VITAL DE CASTRO Juíza Federal Convocada VOTO. Juíza Federal Convocada GERALDINE PINTO VITAL DE CASTRO (Relatora):

GERALDINE PINTO VITAL DE CASTRO Juíza Federal Convocada VOTO. Juíza Federal Convocada GERALDINE PINTO VITAL DE CASTRO (Relatora): Nº CNJ : 0012063 58.2004.4.02.5001 RELATOR : DESEMBARGADORA FEDERAL LANA REGUEIRA APELANTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS PROCURADOR : AFONSO CEZAR CORADINE APELADO : MIRIAM RODRIGUES DALVI

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EMENTA AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL. EMBARGOS DE DEVEDOR. CUSTAS. COMPLEMENTAÇÃO. INTIMAÇÃO DA PARTE. INTIMAÇÃO DO. DESNECESSIDADE. ARTIGO 257 DO CPC. AGRAVO NÃO CONHECIDO. 1. Não recolhidas as

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.491.040 - RJ (2012/0218032-4) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO : VALE S/A : ANA TEREZA PALHARES BASÍLIO E OUTRO(S) ANTÔNIO CARLOS

Leia mais

Trabalhista REGRAS ELEITORAIS. Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha

Trabalhista REGRAS ELEITORAIS. Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha Trabalhista REGRAS ELEITORAIS Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha ELEIÇÕES 2018 ELEIÇÕES 2018 Caros Companheiros e Companheiras, No dia 7 de outubro deste ano teremos a realização das eleições

Leia mais

AIJE ABUSO DO PODER ECONÔMICO- MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ÚNICA ENTREVISTA - POTENCIALIDADE LESIVA. AUSÊNCIA.

AIJE ABUSO DO PODER ECONÔMICO- MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ÚNICA ENTREVISTA - POTENCIALIDADE LESIVA. AUSÊNCIA. JURISPRUDÊNCIA TSE TEMAS SELECIONADOS AIJE ABUSO DO PODER ECONÔMICO- MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ÚNICA ENTREVISTA - POTENCIALIDADE LESIVA. AUSÊNCIA. Consoante o art. 22 da Lei Complementar nº 64/90, a

Leia mais

Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014. Data das Convenções Partidárias. 10/06 a 30/06.

Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014. Data das Convenções Partidárias. 10/06 a 30/06. Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014 2016 Data das Convenções Partidárias 10/06 a 30/06 20/07 a 05/08 (Art. 8º da Lei nº. 9.504/97 e 93, 2º da Lei 4.737/65) 1

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL JUSTIÇA ELEITORAL PROCESSO: RE 341-45.2012.6.21.0088 PROCEDÊNCIA: VERANÓPOLIS RECORRENTES: COLIGAÇÃO UNIDOS PELO BEM, PARA FAZER MAIS E MELHOR, ÉLCIO SIVJERO E MARCOS SALTON BOFF, COLIGAÇÃO MUDANÇA E CHEGOU

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARANÁ Recurso Eleitoral nº

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARANÁ Recurso Eleitoral nº 1 ACÓRDÃO N.º 52.437 RECURSO ELEITORAL Nº 347-98.2016.6.16.0137. PUBLICADO EM SESSÃO Procedência : Maringá-PR (137ª Zona Eleitoral Maringá). Recorrente : Google Brasil Internet Ltda. Advogados : Solano

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (e-stj Fl.209) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PARECER Nº 10.982/2014-C-JFMA/STJ-e (2013/0381196-8) RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 44.318/SP RECORRENTE : JOÃO GILBERTO ALONSO JÚNIOR RECORRIDO : ESTADO DE

Leia mais