OBS:. NO INTERIOR DO FORNO GOMOS, OS GOMOS DEVERÃO SER REJUNTADOS SOMENTE NA PARTE EXTERNA DO FORNO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBS:. NO INTERIOR DO FORNO GOMOS, OS GOMOS DEVERÃO SER REJUNTADOS SOMENTE NA PARTE EXTERNA DO FORNO."

Transcrição

1 ,

2 OBS:. NO INTERIOR DO FORNO N Ã O R E J U N T E E N T R E O S GOMOS, OS GOMOS DEVERÃO SER REJUNTADOS SOMENTE NA PARTE EXTERNA DO FORNO.

3 6 5 Encaixe e rejunte o elemento travante elíptico, redondo ou losangular (con-forme o modelo) sobre o buraco restante na parte superior da abó-bada do forno. Encaixe o tubo de concreto equipado com dümper (fornecido), com a haste reguladora voltado para frente do forno. Esta haste deverá atravessar a alvenaria de acabamento. Pronto! Seu forno está montado. Basta instalar a chaminé desejada ou interligar ao duto de alvenaria existente. Você pode utilizar o aço, cobre, ferro fundido ou manilhas de cerâmica para a confecção ou interligação da chaminé 7 Aguarde 21 dias para fazer o primeiro fogo iniciando o processo de cura e sinterização que deverá levar 08 (oito) dias, conforme instruções constantes no MANUAL DE INSTRUÇÕES na página 01- DESUMIDIFICAÇÃO CURA E SINTERIZAÇÃO. Você pode iniciar o revestimento (acabamento do forno) 48 hs após sua montagem, mas lembre-se você deverá, aguardar obrigatoriamente o prazo mínimo de 21 dias após a conclusão de toda a alvenaria de acabamento para fazer o primeiro fogo. FIXAÇÃO DAS CINTAS METÁLICAS. Com seu equipamento, acompanha um conjunto composto por cinco cintas metálicas reforçadas e galvanizadas, para o travamento dos gomos e base do Forno. Utilize apenas uma chave de Boca nº10, para travar as cintas. Para a fixação dos gomos do equipamento são utilizados quatro cintas metálicas e para a base é utilizado apenas uma cinta metálica. Seguir passos abaixo: 1º - INSTALAÇÃO DAS CINTAS PARA FIXAÇÃO DOS GOMOS. A) Os chumbadores para fixação das cintas dos gomos são inseridos já na fábrica para facilitar a instalação. o B) Inicie a instalação das 4 cintas metálicas, duas cintas menores idênticas n 01 e duas cintas maiores identicas n 02. Instale as cintas posicionando as extremidades que possuem um furo, sem as cantoneiras, nos chumbadores localizados nas laterais da base do Forno, fixando-os com os parafusos que acompanham o equipamento, aperte o parafuso até sentir travá-lo contra a lateral da base. MUITO NÃO APERTAR DEMAIS O PARAFUSO, ISSO PODERÁ DANIFICAR A BASE, SUJEITO A PERDA DA GARANTIA. Detalhe Fig02 o ATENÇÃO Cuidado ao desembalar as cintas, elas estão tencionadas podendo sofrerão um efeito de mola, ricocheteando e vindo a causar ferimentos graves. OBS: As cintas 01, possuem comprimento menor que as cintas02. 1 PAEAFUSOS MENORES PARA OS GOMOS cantoneira 2 cinta parafuso Fig02 chumbadores C) Após a fixação das 4 cintas, cruzá-las, formando um X sobre os gomos do forno. Detalhe Fig Fig03 D) A outra extremidade da cinta possui uma cantoneira, que serve para ligar as cintas e regular a intensidade de suas conexões.

4 CANTONEIRA CANTONEIRA TRAVADAS COM OS PARAFUSOS E PORCAS 2 1 BOCA DO FORNO CANTONEIRA TRAVADAS 3 COM OS PARAFUSOS Fig04 Fig05 E PORCAS PAEAFUSOS MAIORES PARA A BASE REVESTIMENTO: REVESTIMENTO TIPO ABÓBADA Quando o revestimento for tipo abóboda acrescer 05 cm em todo o contorno da base ARGAMASSA 5 TELA (TIPO GALINEIRO) ISOLAMENTO DE LÃ DE ROCHA TIPO PESADO 10 REVESTIMENTO TIPO CAIXA Quando for revestimento de alvenaria executar uma alvenaria separado da base MATERIAL ISOLANTE Rua Rio São Luis, CEP Pinhais - Paraná Fone/fax: (41) ou atendimento@dometal.com.br R Copyright 2005, Dobignies & Cia Ltda. Conheça nossa politica de uso das imagens, textos, manuais catálogos e produtos Dometal no site 03 Para um melhor rendimento térmico, o forno Le Gourmet deverá receber uma camada de isolamento térmico conforme desenho abaixo. Após isolado, o forno Le Gourmet pode ser revestido com qualquer material de acabamento poroso e não esmaltado como pedras, cerâmicas e tijolos. Tais materiais deverão ser assentados e rejuntados com argamassa específica para assentamento e rejunte cada uma na sua aplicação correta. Entre o equipamento e o acabamento deverá existir isolamento térmico de 5 a 10 cm conforme o material, ancorados com tela metálica fina deployer. O isolamento térmico tem por função a maior eficiência do forno, garantindo uma perfeita cocção dos alimentos. Não garante eventuais fissuras nos revestimentos de acabamento que são consideradas normais devido às altas temperaturas de trabalho do equipamento. Tais fissuras ou dilatações do revestimento devem ser ajustadas, consertadas e acomodadas à medida que forem acontecendo. Tendem a se estabilizar com o tempo e não estão cobertas pela garantia. Código Manual: REV 09 DATA- 03/2012

5 FOGÃO R CAIPIRA Manual de Montagem ~ com forno CONSELHOS ANTES DA MONTAGEM: Seja num ambiente interno ou externo, uma vez escolhido o local adequado, (verifique vigas e vigotes no telhado e nunca ao lado de geladeiras ou botijões de gás), SE SUA OPÇÃO FOR SEM BLOCOS DE SUSTENTAÇÃO execute uma base de alvenaria conforme detalhe fornecido pelo revendedor. Se possível, faça uma laje em concreto armado para permitir a utilização da parte de baixo do sóculo para guardar lenha, acessórios, etc.. Tal sóculo e laje deverão ser reforçados o suficiente para suportar o fogão caipira com forno e o acabamento externo do mesmo. ( 900 Kg aprox). MATERIAL PARA MONTAGEM DO FOGÃO: Peça nr./ Descrição 01- Blocos de Sustentação (opcional) pçs 02- Base do Fogão pç 03- Lateral Direita do Fogão pç 04- Lateral Esquerda do Fogão pç 05- Tampa Complementar do Fogão pç 06- Chapa de Ferro Fundido pç 07- Base para forno pç 08- Fundo do Forno (esquerdo) pç CURVA LADO 09- Fundo do Forno (direito) pç ESQUERDO 10- Lateral c/ Abertura para exaustão pç 11- Lateral Lisa Forno pç 12- Frente do Forno (direito) pç 13- Frente do Forno (esquerdo) pç 14- Tampa superior do Forno pç 15- Coifa pç 16- Bloco..*** Quantos necessitarem em seu projeto. Máximo 04 pçs apoiadas sobre a coifa. 17- Forno de Ferro Fundido pç 18- Argamassa para assentamento: kg 19- Conjunto de barras para sustentação do Forno pçs 20- Travas U para fixação pçs Dümper pç ou 11 O rebaixo das peças 3 e 4 para o encaixe da peça 5, deve estar sempre posicionado no mesmo lado que o forno for instalado. 6 CURVA LADO DIREITO ou ,0 cm 122,0 cm 58,5 cm fogão Chaminé metálico Dometal 84,0 cm 124,0 cm Adaptador metálico Dometal 60,5 cm forno DIMENSÕES GERAIS / OPÇÕES DE CHAMINÉ: 54,0 cm Fundo para forno instalado no lado esquerdo do fogão. Fundo para forno instalado no lado direito do fogão. Blocos Máximo 1 metros aparados no Kit (04 peças)

6 MONTANDO O KIT PASSO A PASSO: FIGURA cm 42cm Parede 5.0 cm Ferramentas necessárias para montagem: - Colher de pedreiro. - Espátula para aplicação de argamassa colante. - Nível. - Prumo. - Marreta de Borracha para ajuste das peças. - Pano Úmido para retirar o excesso de argamassa. - Quatro pequenas cunhas de madeira para o nivelamento das peças. FIGURA 02 FIGURA 03 Alinhamento Frontal Nivelamento das peças 1 Parede 7 1ªETAPA 1- A montagem deste equipamento necessita no mínimo de duas pessoas. 2- Se o seu equipamento acompanha blocos para sustentação ( peça n 01 ), iniciar a montagem pelos blocos de Sustentação ( peça n 01) seguir figura 01 e Inicie a montagem do Fogão Caipira marcando o piso onde será executada a montagem, sempre respeitando as distâncias, determinadas na figura 01, após aplicar argamassa colante na marcação, utilizando uma colher de pedreiro. 4- Assente os dois primeiros blocos de sustentação ( peça n 01 ) utilize uma marreta de borracha e o nível para nivelar os blocos, conforme figura 02. Obs. Caso haja necessidade utilizar cunhas para nivelar os blocos de sustentação. 5-Aplique argamassa sobre os blocos de sustentação já montados, conforme figura 02, assentar o segundo conjunto de blocos ( peça n 01 ) sobre o primeiro conjunto de blocos conforme figura 03. FIGURA 04 Nivelamento das peças Nivelamento das peças 8 2 posição da peça furos para baixo É muito importante o nivelamento dos conjuntos de blocos para sustentação; essa é a etapa que irá definir a qualidade da montagem de todo o conjunto. Se necessário deixe secar a argamassa dos primeiros blocos nivelados, para depois seguir adiante. 6-Aplicar argamassa colante sobre os blocos de sustentação já montados e nivelados conforme figura Assentar a Base do Forno ( peça nº 07 ) e a Base do Fogão ( peça nº 02 ) respectivamente. Conferir o nivelamento das bases, ver figura 04. Obs: Existe um espaço entre a borda da base do forno e a extremidade dos blocos de sustentação. A base ficará 4cm a frente da extremidade do bloco.. 2ªETAPA 8-Após a montagem dos Blocos para sustentação das Bases do Kit, iniciar a montagem do corpo do equipamento, seguindo a seqüência abaixo: FIGURA travar Nesta etapa da montagem é de extrema importância a aplicação da argamassa colante que acompanha o produto, em todos os encaixes, nas áreas de contato entre peças, nos sulcos específicos para serem preenchidos e a utilização das travas para o travamento do corpo do equipamento. Se necessário deixe secar a argamassa dos primeiros blocos nivelados, para depois seguir adiante. 9- Iniciar a montagem do corpo do Forno pelo Fundo ( peça n 08 ), aplicar argamassa colante conforme figura 04. Aplicar argamassa colante nos encaixes conforme figura 05 e assentar a lateral com abertura ( peça n 10 ),.

7 FIGURA travar FIGURA 06 travar FIGURA 08 travar FIGURA 09 FIGURA para vedação. Ler Observação 10- Travar as peças n 08 e 10 com as Travas para fixação (peça n 20) que acompanham o equipamento, conforme figura Aplicar argamassa colante nos encaixes conforme figura 07 e assentar a Lateral lisa ( peça n 11 ), travar as peças n 08 e 11 com as travas para fixação (peça nº 20) que acompanham o equipamento, conforme figura Assentar a Frente do Forno (peça n 13), aplicar argamassa colante nos encaixes conforme figura 08. Travar as peça n 13 com as peças n 10 e 11 utilizar travas para fixação (peça n 20) que acompanham o equipamento, ver figura Conferir se todas as travas (detalhe figura 06) foram colocadas conforme as etapas. Ao todo serão 08 travas (04 em cada lateral). 14- Assentar a Tampa superior do Forno (peça n 14), aplicar argamassa colante em seus encaixes conforme figura Aplicar argamassa colante para a vedação dos vincos que se formaram nas juntas das laterais e na tampa durante a montagem, conforme figura10. Obs: A aplicação da argamassa colante é muito importante para prevenir eventual vazamento de fumaça. 17- Assentar a Coifa, Bloco e o Dümper (peças n 15, 16 e 21 respectivamente), aplicando argamassa colante para a fixação das mesmas, conforme figura 10. Obs: Com o equipamento, acompanha 1m de chaminé em blocos (máximo 04 blocos apoiados sobre a coifa.) 3ª ETAPA 18- Iniciar a montagem do Fogão aplicando argamassa colante na base do fogão e lateral do forno(peça n 2 e 10), conforme figura Assentar as Laterais direita e esquerda do fogão (peças n 03 e 04), conforme figura Aplicar argamassa nas laterais do fogão e lateral do forno (peças n 3, 4 e 10) conforme figura 12, e encaixar a tampa complementar do fogão (peça n 5). 21- Limpar o excesso de argamassa com um pano úmido. 4ª ETAPA 22- Inserir as barras para sustentação do Forno de Ferro Fundido encaixando-as nos orifícios existentes na peça do fundo do forno conforme mostra figura Aplicar Argamassa 5 FIGURA FIGURA 12 FIGURA 13

8 FIGURA ! ATENÇÃO Risco de dano ao equipamento: Devido ao peso das peças, antes de instalar o forno de ferro fundido ( peça 06) e a chapa de ferro fundido do fogão (peça 17), aguardar 48 horas para o processo de cura do equipamento; evitando o desnivelamento do conjunto. 23- Aplicar argamassa colante nas áreas indicadas conforme figura 14 para vedação do forno e da chapa de ferro fundido. Obs. 6: A aplicação desta argamassa é muito importante para prevenir eventual vazamento de fumaça. 24- Assentar a chapa de Ferro fundido ( peça n 6) nos encaixes conforme figura Instalar o Forno de Ferro Fundido ( peça n 17) conforme figura PRONTO! Seu kit já pode receber o acabamento. 5ª ETAPA MONTANDO A CHAMINÉ EXTERNA: 27- O chapéu terminal deverá ficar 30 cm acima de qualquer obstáculo que se encontre a menos de 6,00m de distância. (Exemplo: Cumeeira, caixa d água, árvores, parede,etc). conforme figura Caso haja necessidade da chaminé em bloco subir mais, circunde-a com alvenaria apoiada sobre a laje e nunca sobre o kit. 29- No caso de edificação com mais de um pavimento, apoiar os blocos sobre a primeira laje, para evitar recalque. A soma das áreas das aberturas dos 4 lados do chapéu deverá corresponder a pelo menos 3 vezes a área interna da Chaminé. F F Chapéu em laje armada com abas aberturas nos 04 lados FIGURA cm Alvenaria da chaminé com as mesmas dimensões internas do bloco. Reboco interno alvenaria a alvenaria da Chaminé Buraco na Laje Chaminé em Bloco Lateral menor 135mm Lateral maior 225mm Alvenaria da Edificação Aguarde 15 dias para todo o material secar naturalmente. Após a instalação e antes da utilização de seu kit, leia as instruções de cura, revestimento e garantia.

9 COBERTURA / REVESTIMENTO: O Fogão Caipira estando montado, poderá receber o revestimento de sua preferência (não combustível). Ambiente externo: O Fogão Caipira deve ser protegido das intempéries por uma cobertura suficientemente grande para impedir que ele tome chuva e/ou umidade, sob o risco de choque térmico e perda de garantia. Ambiente interno: O Fogão Caipira já vem equipado com um bloco de arranque confeccionado em concreto refratário. O tubo de arranque tem dimensões externas de 23 x 14 cm e deverá ser acoplado a uma chaminé existente ou a executar. Se for de alvenaria deverá ter dimensões internas mínimas de 15 x15 cm com desempenamento do emboço interno.se a chaminé for metálica o diametro mínimo deverá ser de 14 cm,(a Dometal fornece como opcional tubo metálico bem como adaptador para encaixe ao bloco de arranque se houver necessidade). Ele poderá receber uma chaminé com até DUAS curvas de no máximo 45 graus sem comprometimento da tiragem de gases. O ideal é que a chaminé suba reta. O Fogão Caipira pode funcionar normalmente sem nenhum revestimento, desde que protegido das intempéries; terá maior rendimento se for isolado termicamente. Copyright 2005, Dobignies & Cia Ltda. Conheça nossa politica de uso das imagens, textos, manuais catálogos e produtos Dometal no site Rua Rio São Luis, CEP Pinhais - Paraná Fone/fax: (41) ou dometal@dometal.com.br ~ R Código Rev.03 - Manual: SETEMBRO/2010

10 FOGÃO R CAIPIRA Manual de Montagem ~ sem forno CONSELHOS ANTES DA MONTAGEM: Seja num ambiente interno ou externo, uma vez escolhido o local adequado, (verifique vigas e vigotes no telhado e nunca ao lado de geladeiras ou botijões de gás), SE SUA OPÇÃO FOR SEM BLOCOS DE SUSTENTAÇÃO execute uma base de alvenaria conforme detalhe fornecido pelo revendedor. Se possível, faça uma laje em concreto armado para permitir a utilização da parte de baixo do sóculo para guardar lenha, acessórios, etc.. Tal sóculo e laje deverão ser reforçados o suficiente para suportar o fogão caipira com forno e o acabamento externo do mesmo. O equipamento completo pesa em torno de 580 Kg aprox. MATERIAL PARA MONTAGEM DO FOGÃO: Segue gravado em cada peça os respectivos números apresentados no esquema abaixa: Peça nr./ Descrição 01- Blocos de Sustentação (opcional) pçs 02- Base do Fogão pç 03- Lateral Direita do Fogão pç 04- Lateral Esquerda do Fogão pç 06- Chapa de Ferro Fundido pç 16- Bloco..*** Quantos necessitarem em seu projeto. Máximo 04 pçs apoiadas sobre a coifa. 17- Coifa pç 18- Fundo do Fogão pç 19- Argamassa para assentamento: kg 20- Dümper pç DIMENSÕES GERAIS / OPÇÕES DE CHAMINÉ: 122,0 cm Chaminé metálico Dometal fogão 84,0 cm 60,5 cm 59,0 cm Adaptador metálico Dometal Blocos Máximo 1 metros aparados no Kit (04 peças)

11 MONTANDO O KIT PASSO A PASSO: FIGURA cm 8,0cm Parede 5.0 cm Ferramentas necessárias para montagem: - Colher de pedreiro. - Espátula para aplicação de argamassa colante. - Nível. - Prumo. - Marreta de Borracha para ajuste das peças. - Pano Úmido para retirar o excesso de argamassa. - Quatro pequenas cunhas de madeira para o nivelamento das peças. FIGURA 02 FIGURA 03 Alinhamento Frontal Nivelamento das peças 1 Parede 1ªETAPA 1- A montagem deste equipamento necessita no mínimo de duas pessoas. 2- Se o seu equipamento acompanha blocos para sustentação ( peça n 01 ), iniciar a montagem pelos blocos de Sustentação ( peça n 01) seguir figura 01 e Inicie a montagem do Fogão Caipira marcando o piso onde será executada a montagem, sempre respeitando as distâncias, determinadas na figura 01, após aplicar argamassa colante na marcação, utilizando uma colher de pedreiro. 4- Assente os dois primeiros blocos de sustentação ( peça n 01 ) utilize uma marreta de borracha e o nível para nivelar os blocos, conforme figura 02. Obs. Caso haja necessidade, utilizar cunhas para nivelar os blocos de sustentação. 5-Aplique argamassa sobre os blocos de sustentação já montados, conforme figura 02, assentar o segundo conjunto de blocos ( peça n 01 ) sobre o primeiro conjunto de blocos conforme figura É muito importante o nivelamento dos conjuntos de blocos para sustentação; essa é a etapa que irá definir a qualidade da montagem de todo o conjunto. Se necessário deixe secar a argamassa dos primeiros blocos nivelados, para depois seguir adiante. FIGURA 04 Nivelamento das peças 4 6-Aplicar argamassa colante sobre os blocos de sustentação já montados e nivelados conforme figura Assentar a Base do Fogão ( peça nº 02 ). Conferir o nivelamento das bases, ver figura 03. Obs: Existe um espaço entre a borda da base do forno e a extremidade dos blocos de sustentação. A base ficará 4cm a frente da extremidade do bloco.. 2ªETAPA 3 2 Aplicar Argamassa 8-Após a montagem dos Blocos para sustentação da Base do Kit, iniciar a montagem do corpo do equipamento, seguindo a seqüência abaixo: Nesta etapa da montagem é de extrema importância a aplicação da argamassa colante que acompanha o produto, em todos os encaixes, nas áreas de contato entre peças, nos sulcos específicos para serem preenchidos e a utilização das travas para o corpo do equipamento. Se necessário deixe secar a argamassa dos primeiros blocos nivelados, para depois seguir adiante. 9- Iniciar a montagem do corpo do Fogão pelas laterais ( peças n 03 e 04 ) e assenta-las conforme figura 04 OBS: Utilize uma marreta de borracha para melhorar o assentamento das peças.

12 FIGURA Aplicar argamassa nas áreas indicadas conforme figura 05, em seguida assentar o fundo do fogão (peça 18). Obs: A aplicação desta argamassa colante é muito importante para prevenir eventual vazamento de fumaça. 11- Assentar a Coifa, Bloco e Dümper (peças n 17, 16 e 20 respectivamente), aplicando argamassa colante para a fixação das mesmas, conforme figura 06. FIGURA 06 Obs: Com o equipamento acompanha 1m de chaminé em blocos (máximo 04 blocos apoiados sobre a coifa.) 3ª ETAPA Limpar o excesso de argamassa com um pano úmido.! ATENÇÃO Risco de dano ao equipamento: Devido ao peso das peças, antes de instalar a chapa de ferro fundido do fogão, aguardar 48 horas para o processo de cura do equipamento; evitando o desnivelamento do conjunto e o rompimento da argamassa, que já está em processo de secagem. 13- Aplicar argamassa colante nas áreas indicadas conforme figura 07 para vedação do fogão e da chapa de ferro fundido. FIGURA 07 Obs. 6: A aplicação desta argamassa é muito importante para prevenir eventual vazamento de fumaça Assentar a chapa de Ferro fundido ( peça n 6) nos encaixes conforme figura 07- PRONTO! Seu kit já pode receber o acabamento. Aplicar argamassa colante nas áreas indicadas conforme figura 07 para vedação do forno e da chapa de ferro fundido.

13 MONTANDO O KIT PASSO A PASSO: A soma das áreas das aberturas dos 4 lados do chapéu deverá corresponder a pelo menos 3 vezes a área interna da Chaminé. F F Chapéu em laje armada com abas aberturas nos 04 lados FIGURA cm Alvenaria da chaminé com as mesmas dimensões internas do bloco. Reboco interno alvenaria a alvenaria da Chaminé Buraco na Laje Chaminé em Bloco Alvenaria da Edificação 4ª ETAPA MONTANDO A CHAMINÉ EXTERNA: 15- O chapéu terminal deverá ficar 30 cm acima de qualquer obstáculo que se encontre a menos de 6,00m de distância. (Exemplo: Cumeeira, caixa d água, árvores, parede,etc). conforme figura Caso haja necessidade da chaminé em bloco subir mais, circunde-a com alvenaria apoiada sobre a laje e nunca sobre o kit. 17- No caso de edificação com mais de um pavimento, apoiar os blocos sobre a primeira laje, para evitar recalque. Copyright 2005, Dobignies & Cia Ltda. Conheça nossa politica de uso das imagens, textos, manuais catálogos e produtos Dometal no site Aguarde 15 dias para todo o material secar naturalmente. Após a instalação e antes da utilização de seu kit, leia as instruções de cura, revestimento e garantia. COBERTURA / REVESTIMENTO: O Fogão Caipira estando montado, poderá receber o revestimento de sua preferência (não combustível). Ambiente externo: O Fogão Caipira deve ser protegido das intempéries por uma cobertura suficientemente grande para impedir que ele tome chuva e/ou umidade, sob o risco de choque térmico e perda de garantia. Ambiente interno: O Fogão Caipira já vem equipado com um bloco de arranque confeccionado em concreto refratário. O tubo de arranque tem dimensões externas de 23 x 14 cm e deverá ser acoplado a uma chaminé existente ou a executar. Se for de alvenaria deverá ter dimensões internas mínimas de 15 x15 cm com desempenamento do emboço interno.se a chaminé for metálica o diametro mínimo deverá ser de 14 cm,(a Dometal fornece como opcional tubo metálico bem como adaptador para encaixe ao tubo de arranque se houver necessidade). Ele poderá receber uma chaminé com até DUAS curvas de no máximo 45 graus sem comprometimento da tiragem de gases. O ideal é que a chaminé suba reta. O Fogão Caipira pode funcionar normalmente sem nenhum revestimento, desde que protegido das intempéries; terá maior rendimento se for isolado termicamente. ~ R Rua Rio São Luis, CEP Pinhais - Paraná Fone/fax: (41) ou dometal@dometal.com.br Código Rev.03 - Manual:SETEMBRO/2010

Manual de Montagem. Seja num ambiente interno ou externo, uma vez escolhido o local adequado, (verifique vigas e vigotes no telhado e nunca

Manual de Montagem. Seja num ambiente interno ou externo, uma vez escolhido o local adequado, (verifique vigas e vigotes no telhado e nunca ~ R Manual de Montagem FOGÃO CAIPIRA c o m f o r n o CONSELHOS ANTES DA MONTAGEM: Seja num ambiente interno ou externo, uma vez escolhido o local adequado, (verifique vigas e vigotes no telhado e nunca

Leia mais

Manual de Montagem MATERIAL PARA MONTAGEM: OPÇÕES DE CHAMINÉ: KIT S EM CONCRETO REFRATÁRIO PARA LAREIRA-LD 550/700 850/1000

Manual de Montagem MATERIAL PARA MONTAGEM: OPÇÕES DE CHAMINÉ: KIT S EM CONCRETO REFRATÁRIO PARA LAREIRA-LD 550/700 850/1000 R Manual de Montagem KIT S EM ONRETO REFRTÁRIO PR LREIR-L 550/00 50/1000 MTERIL PR MONTGEM: O kit é composto das seguintes peças: 1- locos 2- oifa 3- ümper (Regulador de Tiragem - metálico) 4- poio para

Leia mais

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo.

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação Ultrasolar Tel: (11) 3361 3328 Fax: (11) 3361 5810 www.ultrasolar.com.br Aquecedor Solar de Agua. Os aquecedores solares de água a vácuo Ultrasolar,

Leia mais

Manual de Montagem Casa 36m²

Manual de Montagem Casa 36m² Manual de Montagem Casa 36m² cga -gerência de desenvolvimento da aplicação do aço Usiminas - Construção Civil INTRODUÇÃO Solução para Habitação Popular - é uma alternativa econômica, simples e de rápida

Leia mais

Construção de Edícula

Construção de Edícula Guia para Construção de Edícula Guia do montador Mais resistência e conforto para sua vida. As paredes com Placas Cimentícias Impermeabilizadas e Perfis Estruturais de Aço Galvanizado para steel framing

Leia mais

Caixa de Inspeção e Interligação

Caixa de Inspeção e Interligação Caixa de Inspeção e Interligação Localização no website Tigre: Obra predial Esgoto CAIXA DE INSPEÇÃO e/ou Obra predial Águas Pluviais CAIXA DE INTERLIGAÇÃO Função/Aplicação: Caixa de Inspeção: destinada

Leia mais

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 IMPORTANTE... 3 SEGURANÇA... 3 CUIDADOS AO RECEBER O EQUIPAMENTO... 4 1) Instalação dos exaustores... 5 2) Instalação

Leia mais

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção.

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção. ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3 Manual de instalação, uso e manutenção. Parabéns, ao adquirir o Ecofogão, você tem em mãos uma das tecnologias mais simples, eficiente e limpa atualmente disponível, para o

Leia mais

Perfilados e acessórios

Perfilados e acessórios Perfilados e acessórios 936563 936511 frente e verso 936501 frente e verso 936551 Perfi l de aço perfi lado. Produzido em chapa de aço pré-galvanizado, por imersão a quente, ou galvanizado à fogo com excelente

Leia mais

Do Objeto: CARNEIRAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO e GAVETÁRIOS PARA CEMITÉRIOS

Do Objeto: CARNEIRAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO e GAVETÁRIOS PARA CEMITÉRIOS LAUDO TÉCNICO Objeto do laudo: Gavetário para Cemitérios Responsável técnico pelo laudo: Engº Civil e Engº de Segurança do Trabalho, Sergio Provesi CREA 023991-9 Anotação de Responsabilidade Técnico: nº

Leia mais

Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit. Leveza, resistência e rapidez para sua obra.

Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit. Leveza, resistência e rapidez para sua obra. Sistema para Tratamento de Juntas Brasilit Leveza, resistência e rapidez para sua obra. Tratamento de Juntas Brasilit Existem vários tipos de tratamento de junta para as Placas Cimentícias. O tipo de tratamento

Leia mais

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Índice Capítulo Título Página 1 Informações Gerais 3 2 Segurança 4 3 Especificações Técnicas 5 4 Ferramentas, Instrumentos e Materiais 6

Leia mais

Yep. Nicho para Fogão 80/90-57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Nicho para Fogão 80/90-57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Nicho para Fogão 80/90-57cm Tampo Vendido Separadamente - Lateral Direita/ Esquerda (x) - Fechamento Frontal (x) - Travessa Inferior (x) - Travessa Traseira (x) 5- Fechamento Lateral

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM E MED TECNOLOGIA MÉDICA PAINEL VERTICAL

MANUAL DE MONTAGEM E MED TECNOLOGIA MÉDICA PAINEL VERTICAL MANUAL DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO PAINEL VERTICAL ÍNDICE INTRODUÇÃO...01 APRESENTAÇÃO... 01 COMPONENTES... 02 INSTALAÇÃO... 03 POSICIONAMENTO... 04 FIXAÇÃO SUPORTE DAS BARRAS... 05 FIXAÇÃO DO PAINEL... 06

Leia mais

ESQUADRIAS MÉTODO EXECUTIVO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II

ESQUADRIAS MÉTODO EXECUTIVO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II E ESQUADRIAS MÉTODO EXECUTIVO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II MÉTODO EXECUTIVO Cuidados no Recebimento Formas de Instalação

Leia mais

Lareira a lenha Tipo Gota

Lareira a lenha Tipo Gota Lareira a lenha Tipo Gota Manual de instalação, uso e manutenção. ÍNDICE APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES INICIAIS EQUIPAMENTO - LAREIRA A LENHA GOTA CUIDADOS INSTALAÇÃO DA LAREIRA DESENHOS TÉCNICOS SISTEMA

Leia mais

1/6 1 2 "SUPORTE RETRÁTIL PARA INSTALAÇÃO DE TELA FACHADEIRA". Apresentação Refere-se a presente invenção ao campo técnico de suportes para telas fachadeiras de edifícios em construção ou em reformas,

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: AIRES, LUMIAR FÊNIX, FÊNIX CONTR PETIT Obrigado por adquirir o VENTISOL. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura guarde-o

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA A participação da Comunidade é fundamental Na preservação do Meio Ambiente COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA

Leia mais

Catálogo de Produtos Informações Técnicas

Catálogo de Produtos Informações Técnicas Catálogo de Produtos Informações Técnicas Telhas de concreto Vantagens: Impermeabilidade Devido ao moderno processo de fabricação das telhas de concreto, as telhas pouco absorvem água de chuva, com isso

Leia mais

VENTOKIT IN Line NM Eletronic

VENTOKIT IN Line NM Eletronic VENTOKIT IN Line NM Eletronic Modelos: 8 / 15 / 15 turbo b d b mm a b c d e 8 15 15 18 99 Mod. 15 15 turbo 15 15 18 119 15 15 18 119 a c e a DESCRIÇÃO OPÇÕES DE FORNECIMENTO OPCIONAIS Renovadores de ar

Leia mais

Sobreposição das telhas: Verifique se as sobreposições laterais e longitudinais estão seguindo as especificações do Manual de Instalação.

Sobreposição das telhas: Verifique se as sobreposições laterais e longitudinais estão seguindo as especificações do Manual de Instalação. RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

Manual Técnico e Certificado de Garantia

Manual Técnico e Certificado de Garantia Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. Com design diferenciado o Efyx Nauta é pré-montado. Siga todas

Leia mais

Crescendo com Você. Montagem de Sistemas

Crescendo com Você. Montagem de Sistemas Crescendo com Você Montagem de Sistemas Estocagem Armazene as chapas em local seco e abrigado. Transporte as chapas de duas em duas. Transporte as chapas na posição vertical. Os calços devem ter 5 cm de

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada:

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada: PROJETO Nº 051/2013 Solicitação: Memorial Descritivo Tipo da Obra: Reforma, ampliação e adequação acesso Posto de Saúde Santa Rita Área existente: 146,95 m² Área ampliar: 7,00 m² Área calçadas e passeio:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL

BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL Indice ALVENARIA ESTRUTURAL MANUAL DE EXECUÇÃO E TREINAMENTO...1 O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL?...1 Seu trabalho fica mais fácil...1 CUIDADOS QUE

Leia mais

MIMO KIT LATERAIS DO BERÇO 1,30 x 0,70cm

MIMO KIT LATERAIS DO BERÇO 1,30 x 0,70cm 10180070004-24/01/14-REV.01 Parabéns, você acaba de adquirir um produto de excelente qualidade! Saiba mais sobre seu móvel de madeira: Além de atender a todos os requisitos de qualidade e bom gosto, este

Leia mais

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS GUIA DO USUÁRIO Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS Medidas de segurança Leia com atenção este guia de instalação até o final antes de instalar o produto. Guarde o guia

Leia mais

Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas

Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas Belo Horizonte - MG Interface com Outros Subsistemas 10/11/2009 Carlos Chaves LOG Gestão de Obras Subsistemas Deus está nos detalhes Mies van der Rohe (1886-1969) Pavilhão alemão na Feira Mundial de Barcelona

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM SUPORTE AIRON WALL M 100 SUPORTE AIRON WALL M 100/80 INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Imagens ilustrativas / Imágenes Ilustrativas / Ilustrative Images hapa ase Suporte asculante Esquerdo Suporte asculante Direito

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: WIND MDF/PLAST. WIND LIGHT MDF/PLAST. COMERCIAL Obrigado por adquirir o VENTISOL. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Telhas e Tijolos www.telhado.com Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com

Leia mais

Shaping a lighter future. Manual de Montagem e Instalação

Shaping a lighter future. Manual de Montagem e Instalação Shaping a lighter future Manual de Montagem e Instalação Índice Geral Características Componentes Montagem 4 7 10 Características Perfis extrudados de alumínio Parafusos, porcas, arruelas e rebites Comprimento

Leia mais

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO SESC PANTANAL HOTEL SESC PORTO CERCADO POSTO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SÃO LUIZ BARÃO DE MELGAÇO/MT ESTRUTURAS METÁLICAS PARA COBERTURA DE BARRACÃO DEPÓSITO MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO VI 1. FINALIDADE DESTA

Leia mais

Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS

Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS Caixa Múltipla de Esgoto CAIXA DE GORDURA, CAIXA DE INSPEÇÃO E COMPLEMENTOS Localização no Website Tigre: Obra Predial Esgoto CAIXA MÚLTIPLA ESGOTO Função: A linha Caixa Múltipla Esgoto completa a solução

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP LAJE As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 MEMORIAL DESCRITIVO 3 I. DADOS FÍSICOS LEGAIS 3 II. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 III. SERVIÇOS

Leia mais

Índice. Caso 1 Estrutura para telhado duas águas... pag. 3. Caso 2 Estrutura para telhado três ou mais águas (espigão e água furtada)...pag.

Índice. Caso 1 Estrutura para telhado duas águas... pag. 3. Caso 2 Estrutura para telhado três ou mais águas (espigão e água furtada)...pag. Índice Caso 1 Estrutura para telhado duas águas... pag. 3 Caso 2 Estrutura para telhado três ou mais águas (espigão e água furtada)...pag. 11 Caso 3 Estrutura para telhas de fibrocimento e aço...pag. 15

Leia mais

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos Paredes internas Estrutura leve GESSO ACARTONADO Fixado em perfis de chapa de aço galvanizado (esqueleto de guias e montantes) Parede: chapas de gesso em uma ou mais camadas Superfície pronta para o acabamento

Leia mais

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Introdução Por: Elizabete Rocha Reedição Por: Luiz Ricardo Emanueli Revisão Técnica Por: Marcos Rogério do Nascimento,

Leia mais

CEMIG DISTRIBUIÇÃO S.A INSTRUÇÕES PARA ABERTURA DO CABO EN320

CEMIG DISTRIBUIÇÃO S.A INSTRUÇÕES PARA ABERTURA DO CABO EN320 a EMISSÃO INICIAL FTY MM LYT 18/12/14 REV. ALTERAÇÕES EXEC. VISTO APROV. DATA EXEC. VISTO APROV. FTY MM LYT DATA: CEMIG DISTRIBUIÇÃO S.A LD 1 ALMENARA - JEQUITINHONHA, 138kV (Op. 69 kv) 18/12/14 INSTRUÇÕES

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM DA TENDA DOME ECOS_6. O Material

MANUAL DE MONTAGEM DA TENDA DOME ECOS_6. O Material MANUAL DE MONTAGEM DA TENDA DOME ECOS_6 O Material O BAMBU utilizado adequadamente é sinônimo de sustentabilidade. Apresenta-se como o material mais versátil com caráter sustentável disponível na natureza.

Leia mais

RACK AUDIENCE TO GO K 3255 RACK AUDIENCE TO GO KR 3255

RACK AUDIENCE TO GO K 3255 RACK AUDIENCE TO GO KR 3255 RACK AUDIENCE TO GO K 3255 RACK AUDIENCE TO GO KR 3255 INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Imagens Ilustrativas AUDIENCE TO GO KR 3255 AUDIENCE TO GO K 3255 50 Kg Carga Máxima www.aironflex.com INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

Leia mais

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho.

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho. 0 IMPORTANTE LEIA E SIGA AS SEGUINTES INSTRUÇÕES Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho. ATENÇÃO Atenção indica uma situação potencialmente

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

Abrigo para bicicletas Bikeport

Abrigo para bicicletas Bikeport Abrigo para bicicletas Bikeport Proteção contra sol, vento e chuva. Abrigo para bicicletas Bikeport Está cansado guardar sua bicicleta no porão? Este Bikeport montagem própria po ajudá-lo e além disso,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXECUÇÃO: 1. Condições para o início dos serviços A alvenaria deve estar concluída e verificada. As superfícies

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00

MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00 MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00 B12-084 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 2.1. DIMENSÕES... 3 2.2. DADOS TÉCNICOS... 3 2.3. ACESSÓRIOS... 3 2.4. OPERAÇÃO... 4

Leia mais

PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA SC 584 SC. www.giragrill.com

PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA SC 584 SC. www.giragrill.com PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA 584 SC 584 SC www.giragrill.com ELEVGRILL Medidas: E A C B D QUADRO BASE Modelo Prime / SC Medidas em centímetros A B C D E Qtde. Espetos ELEVGRILL 584 49 38 59 49

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM (17958) AEROFÓLIO VW MAN TGX

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM (17958) AEROFÓLIO VW MAN TGX FOTO DO PRODUTO FOTO DO PRODUTO INSTALADO Importante: Apresentamos neste manual os passos que devem ser seguidos para a correta instalação de nosso produto. Antes de começar a instalação, confira se os

Leia mais

RESISTÊNCIA E BELEZA A TODA PROVA

RESISTÊNCIA E BELEZA A TODA PROVA RESISTÊNCIA E BELEZA A TODA PROVA Telhas de Concreto Características técnicas e dimensionais Especificações Comprimento...420mm Largura...330mm Telhas por m2...10,5pçs Peso nominal...4,7kg Peso por m2...49,35kg

Leia mais

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções.

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções. Manual de instruções. PORTA DE ABRIR A Atimaky utiliza, na fabricação das janelas, aço galvanizado adquirido diretamente da Usina com tratamento de superfície de ultima geração nanotecnologia (Oxsilan)

Leia mais

Suporte Universal para TV LCD/LED/Plasma de 32 até 60

Suporte Universal para TV LCD/LED/Plasma de 32 até 60 Suporte Universal para TV LCD/LED/Plasma de 32 até 60 Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura

Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura Índice 1. Obras de infra-estrutura... 2 2. Base de concreto do Pivô... 2 3. Base de concreto da motobomba... 3 4. Casa de bombas... 4 5. Valeta da adutora...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO FORNO ELÉTRICO PA R A SAUNA SECA

MANUAL DE INSTALAÇÃO FORNO ELÉTRICO PA R A SAUNA SECA MANUAL DE INSTALAÇÃO FORNO ELÉTRICO PA R A SAUNA SECA INTRODUÇÃO O forno para Sauna Seca SODRAMAR, foi senvolvido exclusivamente para você, que agora porá usufruir nosso autentico calor num ambiente totalmente

Leia mais

Manual De Instalação PURILED. Índice. 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica

Manual De Instalação PURILED. Índice. 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica Índice 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica Manual De Instalação 5- Instalação em piscinas de Vinil 6- Instalação em piscinas de Alvenaria 7- Instalação

Leia mais

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL:

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL: 1.0 - OBJETIVO: Estabelecer procedimentos seguros para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, em serviços de manutenção nas áreas da fábrica. 2.0 - APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica à montagem,

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

ANEXO 5 INSTALAÇÃO TELEFÔNICA

ANEXO 5 INSTALAÇÃO TELEFÔNICA ANEXO 5 INSTALAÇÃO TELEFÔNICA ESCOLAS Realização: fdte@fdte.org.br ÍNDICE 1. Objetivo..................................................................... 3 2. Elementos de uma Rede Telefônica:............................................

Leia mais

São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que levaria à derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível,

São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que levaria à derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível, TIJOLOS ECOLÓGICOS Casa construída com tijolos ecológicos Fonte: paoeecologia.wordpress.com TIJOLOS ECOLÓGICOS CARACTERÍSTICAS São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que

Leia mais

Kit de Montagem de Mastro

Kit de Montagem de Mastro Parabéns pela aquisição do seu novo kit de montagem de mastro! Kit de Montagem de Mastro Manual de Instalação Este kit de montagem de mastro foi concebido para postes com 48 milímetros de diâmetro externo

Leia mais

Modelo SOLO900 SOLO700 TOPO700. Carga máx. 3000 kg o par 3000 kg o par 3000 kg o par. 726 mm. 702 mm (linha superior) ( 702 mm)

Modelo SOLO900 SOLO700 TOPO700. Carga máx. 3000 kg o par 3000 kg o par 3000 kg o par. 726 mm. 702 mm (linha superior) ( 702 mm) Barras de Pesagem Beckhauser Manual do Usuário Conheça seu equipamento em detalhes e saiba como aproveitar todo seu potencial no manejo. Leia atentamente este Manual antes de utilizar o produto e antes

Leia mais

Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso.

Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. TERMOS UTILIZADOS VÃOS 1- VÃOS TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM 1.1 - TRANSPORTE 1 - TRANSPORTE,

Leia mais

CORTE C CO RTE A FIGURA A FIGURA B FIGURA C

CORTE C CO RTE A FIGURA A FIGURA B FIGURA C CORTE C CO RTE A FIGURA A FIGURA B FIGURA C 1 - Utilize a distribuição de tijolos conforme Figura A, intercalando-se as fiadas conforme a Figura B. Caso queira a churrasqueira com porta carvão (abertura

Leia mais

FORMATO DA REDE. Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Formato Fechado:

FORMATO DA REDE. Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Formato Fechado: FORMATO DA REDE Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Quando não justifica fazer um anel, pode-se levar uma rede única que alimente os pontos

Leia mais

Anexo I. Caderno de Especificações Técnicas. Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador

Anexo I. Caderno de Especificações Técnicas. Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador Anexo I Caderno de Especificações Técnicas Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador Porto Alegre/RS 1. Considerações Gerais Antes do início de quaisquer

Leia mais

PREZADO CLIENTE SOBRE OS CARROS FECHADOS INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. Encaixe a divisória como mostram as figuras abaixo.

PREZADO CLIENTE SOBRE OS CARROS FECHADOS INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. Encaixe a divisória como mostram as figuras abaixo. CHECK-LIST ( X ) QTDE DESCRIÇÃO SUPORTE DE RODA PUXADOR SUPORTE PARA O TUBO DE PAPEL TUBO PARA PAPEL ROLO DE PAPEL PONTEIRA BANDEJA CAIXA LATERAL SUPORTE PARA MORSA TRAVA DO SUPORTE PARA MORSA BASE DE

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais

CONFECÇÃO DE LAJES PRE-MOLDADAS DE CIMENTO. (Confeccionadas com Argamassa de Cimento e Areia Grossa Lavada) - Traço: 1: 3 -

CONFECÇÃO DE LAJES PRE-MOLDADAS DE CIMENTO. (Confeccionadas com Argamassa de Cimento e Areia Grossa Lavada) - Traço: 1: 3 - CONFECÇÃO DE LAJES PRE-MOLDADAS DE CIMENTO (Confeccionadas com Argamassa de Cimento e Areia Grossa Lavada) - Traço: 1: 3 - Autor: Cláudio Cardoso Técnico em Saneamento Básico Na construção de Melhorias

Leia mais

MED PAINEL HORIZONTAL MANUAL DE MONTAGEM E TECNOLOGIA MÉDICA

MED PAINEL HORIZONTAL MANUAL DE MONTAGEM E TECNOLOGIA MÉDICA MANUAL DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO PAINEL HORIZONTAL ÍNDICE INTRODUÇÃO...01 APRESENTAÇÃO... 01 COMPONENTES... 02 INSTALAÇÃO... 03 POSICIONAMENTO... 04 FIXAÇÃO... 05 MONTAGEM... 06 MONTAGEM DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO...

Leia mais

PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA

PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA Faz mais pelo seu churrasco! PROJETO DE CHURRASQUEIRA EM ALVENARIA Existem muitos modelos de churrasqueiras de alvenaria. Este projeto que recomendamos tem especialmente uma exaustão segura na maioria

Leia mais

ALVENARIA EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

ALVENARIA EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I ALVENARIA EXECUÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I ALVENARIA CONDIÇÕES DE INÍCIO Vigas baldrames impermeabilizadas e niveladas,

Leia mais

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas)

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas) A localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais é de extrema importância para entender a distribuição e abundancia de espécies.

Leia mais

1. FERRAMENTAS. Elevação e Marcação. Trenas de 5m e 30m. Nível a laser ou Nível alemão. Pág.4 1. Ferramentas

1. FERRAMENTAS. Elevação e Marcação. Trenas de 5m e 30m. Nível a laser ou Nível alemão. Pág.4 1. Ferramentas ÍNDICE: 1. Ferramentas 2. Equipamentos de Proteção Individual - EPI 3. Serviços Preliminares 4. Marcação da Alvenaria 5. Instalação dos Escantilhões 6. Nivelamento das Fiadas 7. Instalação dos gabaritos

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Item Código comprasnet Qtde Mínima Qtde Máxima Unidade Descrição do Item Valor Unitário Valor mínimo Valor Máximo 01 295318 450,00 860,00 m² Paredes em gesso acartonado

Leia mais

IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO

IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO Especificação Destinada Construção do Núcleo de Empresas Junior INTRODUÇÃO A execução dos serviços referente Construção do Núcleo de Empresas Junior, obedecerá

Leia mais

G U I A T É C N I C O

G U I A T É C N I C O Os produtos da Brogliato passam por um processo de controle de qualidade em seu processo produtivo, assim qualquer dano e irregularidade são corrigidos imediatamente na empresa para que os revestimentos

Leia mais

Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA 2- TERRENO 3- FUNDAÇÃO

Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA 2- TERRENO 3- FUNDAÇÃO Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA As Casas Pré-Fabricadas em concreto PRATICASAREAL / PORTO REAL são instaladas em terreno plano compactado, com fundação direta por coluna e estruturada em colunas de

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO FORNECIMENTO E EXECUÇÃO

Leia mais

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Lavador de Ar

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Lavador de Ar Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção ISO 9001:2008 VENTEC AMBIENTAL EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES LTDA Rua André Adolfo Ferrari, nº 550 - Distrito Industrial Nova Era - Indaiatuba - São Paulo

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

Manual de Instruções. Estação de Solda HK-936B

Manual de Instruções. Estação de Solda HK-936B Manual de Instruções Estação de Solda HK-936B Para sua segurança, leia este Manual de Instruções atenciosamente antes da operação deste equipamento. Mantenha-o sempre ao seu alcance para consultas futuras.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO Ampliação E.M.E.I. Manoel dos Santos Ribeiro Bairro José Alcebíades de Oliveira GENERALIDADES Execução por Empreitada Global O presente memorial

Leia mais

1/5. be-16. Bancada laboratório 2 CUBAS 50x40x25cm (L=180cm) eco. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1 04/04/14

1/5. be-16. Bancada laboratório 2 CUBAS 50x40x25cm (L=180cm) eco. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1 04/04/14 /5 2/5 3/5 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Tampo de granito polido (L=65cm, e=2cm), cinza andorinha ou cinza corumbá, com moldura perimetral (3,5x2cm) e frontão (7x2cm), conforme detalhe. Alvenaria de apoio

Leia mais

Manual de Instruções e Termo de Garantia

Manual de Instruções e Termo de Garantia Manual de Instruções e Termo de Garantia 1.Identificação dos itens. 2.Marque na porta a altura do centro da maçaneta (sugestão: 1,10m em relação ao piso). 4.Com auxílio de ferramentas (formão, furadeira,

Leia mais

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado.

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado. CAIXA DE MEDIÇÃO EM 34, kv 1 OBJETIVO Esta Norma padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas da caixa de medição a ser utilizada para alojar TCs e TPs empregados na medição de

Leia mais

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO CONSTRUINDO NO SISTEMA (CES) LIGHT STEEL FRAMING O sistema Light Steel Frame é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado que trabalham em conjunto para sustentação

Leia mais

bloco de vidro ficha técnica do produto

bloco de vidro ficha técnica do produto 01 Descrição: votomassa é uma argamassa leve de excelente trabalhabilidade e aderência, formulada especialmente para assentamento e rejuntamento de s. 02 Classificação técnica: ANTES 205 Bloco votomassa

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

COBERTURAS COBERTURAS COBERTURAS COBERTURAS

COBERTURAS COBERTURAS COBERTURAS COBERTURAS R R R 1 Coberturas de telhado Tesoura de Pratt Tesoura de Howe Tesoura de Howe Tesoura de Pratt Tesoura Fink 2 Tesoura Fink Vigas treliçadas ou traves Viga Warren Viga Warren completa Viga de Town (Lattice)

Leia mais

Telhas Coloniais. Termo de Garantia Manual de Instalação. Telhas Coloniais. estilo do tamanho do seu bom gosto. estilo do tamanho do seu bom gosto

Telhas Coloniais. Termo de Garantia Manual de Instalação. Telhas Coloniais. estilo do tamanho do seu bom gosto. estilo do tamanho do seu bom gosto Telhas Coloniais Termo de Garantia Manual de Instalação Manual de instalação... 1 Termo de Garantia Prezado Cliente: Parabéns por ter adquirido um produto de qualidade Maristela! Este produto possui garantia

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m. Manual de instruções

Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m. Manual de instruções Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m Manual de instruções Código do produto: 220001 * Esta Piscina de Bolinha é multicolorida e as cores podem variar conforme a fabricação. Parabéns! Você acaba de adquirir

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM E UTILIZAÇÃO DAS FÔRMAS ATEX

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM E UTILIZAÇÃO DAS FÔRMAS ATEX INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM E UTILIZAÇÃO DAS FÔRMAS ATEX 1. É indispensável passar desmoldante nas fôrmas. 2. É expressamente proibido o uso de pregos nas fôrmas. O uso destes danifica e fragiliza a mesma,

Leia mais