Ação e Razão: Teoria da Ação em Donald Davidson

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ação e Razão: Teoria da Ação em Donald Davidson"

Transcrição

1 Ação e Razão: Teoria da Ação em Donald Davidson Jones Arnon O objeto de estudo do presente trabalho é a teoria da ação tal como tratada pelo filósofo norte-americano Donald Davidson. Nesta análise, busca-se investigar a tese de racionalização da ação e como ela se apresenta como uma forma de explicar a ação. Antes de mais nada, devemos aqui deixar claro o que trataremos como ação. Para Davidson, a ação é algo realizado pelo agente que, sob alguma descrição, é intencional. E aqui, já podemos identificar termos que geram discussão na filosofia como ação e intencional. Quanto à ação, buscamos fazer uma distinção entre as coisas que acontecem com as pessoas e as coisas que as pessoas de fato fazem. Se tratando da primeira, podemos exemplificar com um piscar de olhos, respirar, tossir, espirrar, etc. Neste ponto, são coisas que podemos dizer que são feitas pelas pessoas, mas em um sentido passivo. No segundo, fica claro que são atos ou ações, realizadas pelo agente. A questão é, o que distingue esses dois pontos (um acontecimento ao agente de uma ação do agente)? Alguns pensadores separam a ação em níveis e aqui citamos quatro possíveis: a) ação inconsciente/involuntária (como as ações passivas supracitadas) b) ação teleologia/objetivada (realizadas com uma finalidade específica, como o movimento de um animal com o objetivo de se deslocar até sua presa e apanhá-la) c) ação intencional (dotada de uma intenção elaborada por parte do agente) d) ação autoconsciente pelo agente (uma ação do qual o agente tem conhecimento de sua intenção e desejo em sua realização. Esse agente com tal pensamento elaborado seria, no caso, humano). Cada um desses níveis traz consigo discussões particulares às quais não vamos nos ater aqui, mas utilizaremos dessa exposição para trazer o segundo termo citado anteriormente que causa problemática ao se tratar deste tema: a intencionalidade. Sobre ele podemos investigar acerca do próprio conceito (como propósito, desejo para tal finalidade, determinação mental...) e uso desse termo pelos mais variados autores, mas aqui trataremos dele segundo a visão de Davidson, o qual enxerga a intenção ligada às crenças e desejos do agente, de forma a colaborar na realização da ação. Ela não é observada como um elemento a parte no qual possa se apoiar toda a tese, mas como parte de um conjunto que ajuda a explicar a ação realizada pelo agente.

2 Mas retornemos ao ponto. Como podemos explicar a ação? É simplesmente dizer os movimentos realizados pelo nosso corpo? E as razões do agente para agir, elas executam um papel apenas como razão ou é possível falar de causalidade envolvendo-as? Vamos nos focar nessas palavras - ação, razão e causa - e a partir delas explorar uma forma de explicar a ação. Qual a relação entre razão e ação quando a razão explica a ação dando as razões para o agente ter feito o que fez? Davidson coloca essa pergunta no início do seu ensaio Ações, Razões e Causas e apresenta a ideia de que tais explicações são racionalizações e que no caso as razões racionalizam as ações. O ponto onde o autor quer nos levar é que há uma relação de causa entre as razões e as ações, algo que ele considera até mesmo de certo senso comum, nos provendo um tipo de explicação do mesmo tipo, causal. Tal explicação através da razão se dá apenas quando esta nos leva a ver aquilo que levou o agente a agir daquela forma. Assim, quando um agente realiza uma ação, podemos caracterizá-lo como possuindo (a) uma atitude favorável em relação a ela (como desejos, visão moral, convenções sociais, etc..) e (b) possuindo uma crença (ou saber, percepção...) para com tal ação. Essa atitude favorável, é importante notar, perpassa não só traços e características permanentes como também desejos passageiros que aparecem de repente e de forma única. Essa atitude não pode ser confundida com uma convicção de que certas ações devem ser realizadas, que valem a pena serem feitas ou até serem desejadas. Sendo assim, tendo em vista a atitude favorável do agente e a crença em tal ação, chamamos esse par de razão primária. Para entender como uma razão racionaliza uma ação, devemos identificar a razão primária pois esta é a causa da ação. Quando dizemos aqui que tal razão causa tal ação, expressamos que a razão explica causalmente a ação, já que na visão do autor, explicação racional é um tipo de explicação causal. Obviamente, nem toda a explicação é causal e para que seja, é preciso que alcance três requisitos; 1) o fenômeno a ser explicado deve descrever um evento ou um estado que implique em um evento; 2) sua explicação deve descrever um evento relacionado causalmente ao fenômeno a ser explicado ou implicar num evento relacionado de tal forma; 3) deve haver uma generalização que conecte a descrição da causa com a descrição do efeito mas que não seja uma lei estrita.

3 Dessa forma, a explicação por uso de razões alcança o primeiro requisito, já que o fenômeno explicado são ações e estas são eventos. A razão para agir do agente não são eventos e sim estados (desejos, crenças, etc), mas eles implicam que há eventos relacionados com as razões causalmente ligadas a ação. O terceiro ponto é um tanto mais complexo pois toca em um problema apontado no uso de explicação causal para a racionalização, já que a causalidade é própria de leis estritas (como na física) e ao lidar com razões se trabalha com estados mentais. Contudo, os desejos e disposições do agente implicam em uma generalização similar a uma lei, mas não sendo nem envolvendo nenhuma lei de forma direta. Essas generalizações são similares a leis pois indicam o que o agente faria no caso de possuir tais desejos e crenças, mas não é uma lei por não possuir constância em todos os casos, em todos os agentes. Explicações racionais proveem um entendimento causal descrevendo a ação, explicando que o agente agiu intencionalmente do jeito que agiu e especificando a razão que fez a diferença nesse processo. A descrição aqui participa de forma importante, inclusive na discussão sobre aspectos físicos contra aspectos mentais da ação. A ideia que funciona de maneira mais ou menos conciliadora entre esses dois aspectos é a ideia de sob uma descrição. Em resumo, tal ideia aponta que a ação ou evento podem ser descritos de mais de uma forma correta. Alguns podem dizer que as ações não são nada mais que movimentos corporais. E dessa forma, um projeto como esse seria de meramente explicar a ação por movimentos neurofisiológicos. Mas esses movimentos físicos/corporais são ações apenas quando causados pela crença/desejo/intenção do agente. Vemos então eventos/estados mentais causando eventos físicos, o que causa um certo estranhamento ao tratarmos sobre. Para Davidson, causação mental não é um problema pois se trata de uma questão de categoria e não de ontologia. Os eventos podem ser descritos de variadas formas, entre elas, mentais ou físicas. A causação dos eventos não depende de como eles são descritos, já que podem ser feitos de variadas formas. A ação, mesmo que primitiva, ou seja, meros movimentos corporais, é sob alguma descrição intencional e, como o papel do desejo/crença/intenção é o de explicar racionalmente a ação através da causação, isso pode ser realizado tendo como origem a intenção no movimento, mesmo que meramente físico/corporal. Os eventos podem ocorrer sob qualquer descrição, se é físico ou mental isso só vai depender de como ele é descrito.

4 Não se enxerga o mundo aqui como dois, mais apenas como um. O que acontece é que não podemos descrever todas as coisas da mesma forma, atribuindo a tudo o mesmo vocabulário. Coisas como emoções, certas sensações, desejos, crenças, etc, não podem ser descritos com um vocabulário físico, existe uma anomalia. Essa tese é chamada de monismo anômalo. Para conversarmos e descrevermos as coisas nós nos valemos de dois vocabulários; um para descrever as coisas de ordem material, em termos de regularidades, leis, expressões matemáticas, etc., e outro que descreve fenômenos e eventos que não são da mesma ordem dos anteriores e assim não podem se valer do mesmo vocabulário, já que não são de regularidades e expressões matemáticas, apesar de exercerem causalidade entre si, como é o caso dos desejos e crenças, citados no parágrafo anterior. Não se pode, contudo, reduzir tudo ao físico, já que cada vocabulário e os seus respectivos eventos possuem uma especificidade que os fazem ser atribuídos uns aos outros e não de forma única, sendo os eventos de tipo mental aqueles considerados anômalos no mundo natural. Mas como dito anteriormente, os estados, eventos e processos mentais possuem poder causal e se relacionam com eventos físicos, a questão é que essas relações não podem ser explicadas com leis físicas estritas, já que esse é um outro vocabulário que não é passível de aplicação ao anômalo. De forma a esclarecer os pontos ditos até agora, vamos utilizar um exemplo. João, ao ouvir uma sequência de tiros, se jogou ao chão. Podemos iniciar dando como explicação a ação de forma física, ao dizer que João recebeu um estímulo no seu sistema auditivo, que enviou uma mensagem ao cérebro através de nervos, o qual identificou como perigo e assim, envia uma ordem novamente através dos nervos para que os músculos do corpo de João realizassem uma determinada sequência de movimentos o deslocando no espaço e resultando nele deitado ao chão. É claro que isso tudo acontece e o que foi dito sobre racionalização da ação até agora não é uma forma de negar isso, a questão é dar uma melhor explicação aliando a razão e a ação de forma causal. Podemos dizer que João se jogou ao chão pois acreditava que as balas dos tiros poderiam matá-lo e ele tinha o desejo de se proteger e claro, uma atitude presente em todos os animais que é a autopreservação, sobrevivência. João é aberto a realizar tal ação e crê que tal ação servirá seu propósito. É claro que podem ser apresentadas outras razões e atitudes favoráveis a serem identificadas. Lembramos também que a atitude favorável não indica

5 que a ação deve de fato ser realizada, assim João poderia ser favorável a se proteger, mas decidir em sair e ver o que estava acontecendo (ou vice-versa). Através da razão por agir, a causadora da ação, nós podemos enxergá-la de forma razoável, na ótica do agente por meio de seus estados mentais. É buscar ver o que o agente viu no seu processo de agir e não simplesmente dizer qual é a ação. É claro que nos deparamos também com críticas a essas ideias e algumas delas já foram respondidas e aqui citadas, mesmo que sutilmente. Temos a crítica acerca de estados mentais enquanto causas já que apenas eventos podem causar-se entre si, mas esses estados estão sempre conectados a eventos, mesmo que nós não saibamos quais são apesar da certeza de sua existência. Outro ponto é acerca do envolvimento necessário de leis na causação dos eventos. Como dito através da ótica do monismo anômalo, não podemos falar de eventos mentais através de leis que descrevem o físico. As generalizações similares a leis executam esse papel ao falarmos de eventos mentais causando eventos físicos, mas como alertado, elas não possuem a certeza e regularidade que uma lei matemática apresenta. Se alguém é ameaçado com uma arma de fogo durante um assalto, em geral, o ameaçado em questão se rende e faz o que lhe é pedido, mas não é assim sempre e o ameaçado pode reagir em algum caso ou entrar em estado de medo profundo e não conseguir atender as demandas do assaltante. Existe uma generalização até certo ponto quando falamos de comportamento humano, porém não vão se dar sem exceção da mesma forma, como na lei da gravidade onde essa força age sobre todos os corpos sendo atraídos ao centro gravitacional. E isso, é claro, não impede o processo de racionalização da ação. O objetivo aqui foi expor a tese da racionalização da ação bem como conceitos importantes vinculados a ela e ao pensamento do autor explorado voltados ao tema. Como em todo processo investigativo filosófico nos surgem dúvidas na medida em que trabalhamos o tema e mais estudos são necessários para de alguma forma sanar essas dúvidas. De uma forma geral, contudo, está aqui apresentado uma das ideias mais importantes em filosofia da ação da era contemporânea e, como é de praxe no caminho filosófico, a investigação continua.

6 Referências: DAVIDSON, Donald. Actions, Reasons, and Causes. In: DAVIDSON, Donald. Essays on Actions and Events: Philosophical Essays. Oxford: Oxford University Press, p (Philosophical Essays Series). STOECKER, Half et al. Action Theory. In: LEPORE, Ernie; LUDWIG, Kirk (Org.). A Companion to Donald Davidson. Chichester: Wiley-blackwell, p (Blackwell Companions to Philosophy Series). STOUTLAND, Frederick. Interpreting Davidson on Intentional Action. In: MALPAS, Jeff. Dialogues with Davidson: acting, interpreting, understanding. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, p

A TEORIA DAS AÇÕES DE DONALD DAVIDSON

A TEORIA DAS AÇÕES DE DONALD DAVIDSON PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFMG A TEORIA DAS AÇÕES DE DONALD DAVIDSON Dissertação de Mestrado Fevereiro 2010 Daniel Grandinetti Rodrigues de Sousa RESUMO Davidson adota a premissa de que

Leia mais

Organizadores: Daiane Cristina Faust, Isabel Cristina Dalmoro, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva.

Organizadores: Daiane Cristina Faust, Isabel Cristina Dalmoro, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva. DECISÃO E RESPONSABILIDADE (II) Isabel Cristina Dalmoro Organizadores: Daiane Cristina Faust, Isabel Cristina Dalmoro, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva. 1. Duração: 01hora e 30 minutos. 2.

Leia mais

Conclusão. 1 Embora essa seja a função básica dos nomes próprios, deve-se notar que não é sua função

Conclusão. 1 Embora essa seja a função básica dos nomes próprios, deve-se notar que não é sua função Conclusão Este trabalho tinha o objetivo de demonstrar uma tese bem específica, a de que a principal função dos nomes próprios é a função operacional, isto é, a função de código 1. Gosto de pensar que

Leia mais

Uma introdução ao Monismo Anômalo de Donald Davidson

Uma introdução ao Monismo Anômalo de Donald Davidson Uma introdução ao Monismo Anômalo de Donald Davidson Por Marcelo Fischborn http://fischborn.wordpress.com (Universidade Federal de Santa Maria, Outubro de 2010) REFERÊNCIAS: Davidson (1917 2003) DAVIDSON,

Leia mais

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO Prof. Julian Dutra 7ª série Ensino Fundamental II Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul 7 EMOÇÕES PRIMÁRIAS MEDO RAIVA NOJO DESPREZO SURPRESA TRISTEZA ALEGRIA Estas

Leia mais

Nota acerca da causalidade em Hume

Nota acerca da causalidade em Hume 167 Nota acerca da causalidade em Hume Carlos Jacinto Motta PUC-SP E-mail: cjmotta@gmail.com We infer a cause immediately from its effect; and this inference is not only a true species of reasoning but

Leia mais

WITTGENSTEIN E A NOÇÃO MINIMALISTA DA VERDADE 1. INTRODUÇÃO

WITTGENSTEIN E A NOÇÃO MINIMALISTA DA VERDADE 1. INTRODUÇÃO WITTGENSTEIN E A NOÇÃO MINIMALISTA DA VERDADE PEREIRA, Julio Henrique Carvalho ; DO CARMO, Juliano Santos Universidade Federal de Pelotas juliohenrique-pereira@hotmail.com Universidade Federal de Pelotas

Leia mais

SISTEMA REPRESENTACIONAL

SISTEMA REPRESENTACIONAL SISTEMA REPRESENTACIONAL DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje?

Leia mais

O que é uma convenção? (Lewis) Uma regularidade R na acção ou na acção e na crença é uma convenção numa população P se e somente se:

O que é uma convenção? (Lewis) Uma regularidade R na acção ou na acção e na crença é uma convenção numa população P se e somente se: Convenções Referências Burge, Tyler, On knowledge and convention, The Philosophical Review, 84 (2), 1975, pp 249-255. Chomsky, Noam, Rules and Representations, Oxford, Blackwell, 1980. Davidson, Donald,

Leia mais

Algumas considerações sobre a primeira pessoa segundo a filosofia intermediária de Wittgenstein

Algumas considerações sobre a primeira pessoa segundo a filosofia intermediária de Wittgenstein Algumas considerações sobre a primeira pessoa segundo a filosofia intermediária de Wittgenstein NOME DO AUTOR: Priscilla da Veiga BORGES; André da Silva PORTO. UNIDADE ACADÊMICA: Universidade Federal de

Leia mais

A AUTORIDADE DE PRIMEIRA PESSOA, NO TEMPO PRESENTE: A ESCUTA E A INTERPRETAÇÃO DA ESCUTA

A AUTORIDADE DE PRIMEIRA PESSOA, NO TEMPO PRESENTE: A ESCUTA E A INTERPRETAÇÃO DA ESCUTA A AUTORIDADE DE PRIMEIRA PESSOA, NO TEMPO PRESENTE: A ESCUTA E A INTERPRETAÇÃO DA ESCUTA Mariluze Ferreira de Andrade e Silva Laboratório de Lógica e Epistemologia DFIME - UFSJ Resumo: Propomos investigar

Leia mais

André Filipe dos Santos Coelho

André Filipe dos Santos Coelho 1 Em que consistem os processos conativos? A conação, os processos conativos, ligam-se, por sua vez, à dimensão do fazer, das maneiras como regulamos os nossos comportamentos e acções. Esta procura compreender

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 20-28/04/09 1 Negociação Comercial ESTA É A FÓRMULA DA FELICIDADE? Não esqueça de ser feliz: O sucesso e a felicidade nos planos filosófico e psicológico SUCESSO PESSOAL 2 SUCESSO

Leia mais

Passando do português para a linguagem matemática.

Passando do português para a linguagem matemática. 1 Passando do português para a linguagem matemática. Professor Maurício 2 Um grande problema para quem está estudando matemática pela primeira vez é passar o enunciado (na forma de palavras e escrito em

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais

Pensamento e Linguagem: observações a partir de Donald Davidson. No nosso dia a dia nos comunicamos uns com os outros com sucesso na

Pensamento e Linguagem: observações a partir de Donald Davidson. No nosso dia a dia nos comunicamos uns com os outros com sucesso na Pensamento e Linguagem: observações a partir de Donald Davidson Marcelo Fischborn 1 No nosso dia a dia nos comunicamos uns com os outros com sucesso na maior parte das vezes. Pergunto a alguém que horas

Leia mais

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Filosofia da Ciência Realidade Axioma Empirismo Realismo cientifico Instrumentalismo I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Definição Filosofia da ciência é a área que estuda os fundamentos e

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

Método fenomenológico de investigação psicológica

Método fenomenológico de investigação psicológica Método fenomenológico de investigação psicológica Método de investigação filosófico versus psicológico Teoria F Descrição Reduções Essência Intencionalidade P Descrição de outros sujeitos Redução fenomenológica

Leia mais

O que é o conhecimento?

O que é o conhecimento? Disciplina: Filosofia Ano: 11º Ano letivo: 2012/2013 O que é o conhecimento? Texto de Apoio 1. Tipos de Conhecimento No quotidiano falamos de conhecimento, de crenças que estão fortemente apoiadas por

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos

Leia mais

Physis e Poiêsis Existência e Essência Homem, Natureza e Técnica

Physis e Poiêsis Existência e Essência Homem, Natureza e Técnica Physis e Poiêsis Existência e Essência Homem, Natureza e Técnica Daniel Durante Pereira Alves RESUMO: Busca-se, seguindo os passos do filósofo Andrew Feenberg, utilizar duas distinções gregas, a distinção

Leia mais

FILOSOFIA 6º ANO 2017

FILOSOFIA 6º ANO 2017 FILOSOFIA 6º ANO 2017 Você já perguntou? Por que o céu é azul? De onde vem os bebês? O que acontece depois da morte? Você ainda faz perguntas? Que tipo de pergunta você faz? Com o passar do tempo vamos

Leia mais

OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS

OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA SOCIOLOGIA E ÉTICA OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT ANA MARÇO 2018 Existem outras tipos de conhecimento que

Leia mais

ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Maynã Luan Nascimento Melo (1); Eliton da Silva Lima (2); Walmir Benedito Reis Tavares (3); Ana Clecia

Leia mais

BEITZ, Charles R. The Idea of Human Rights. Oxford: Oxford University Press, ISBN

BEITZ, Charles R. The Idea of Human Rights. Oxford: Oxford University Press, ISBN BEITZ, Charles R. The Idea of Human Rights. Oxford: Oxford University Press, 2009. ISBN 978 0 199 60437 1. MIKELLI RIBEIRO Doutorando em Ciência Política (UFPE) E- mail: mikelli.lucas@gmail.com É inegável

Leia mais

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009 ENCONTRO DE SECRETÁRIAS UNIMED JOÃO MONLEVADE A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009 OS SETE PECADOS CAPITAIS DE UMA SECRETÁRIA A vida racional é o que distingue os homens

Leia mais

AS IMPLICAÇÕES DAS PAIXÕES DIRETAS E A MOTIVAÇÃO MORAL EM DAVID HUME 1. INTRODUÇÃO

AS IMPLICAÇÕES DAS PAIXÕES DIRETAS E A MOTIVAÇÃO MORAL EM DAVID HUME 1. INTRODUÇÃO AS IMPLICAÇÕES DAS PAIXÕES DIRETAS E A MOTIVAÇÃO MORAL EM DAVID HUME ANTONIO ADILSON VENÂNCIO 1 ; ROBINSON DOS SANTOS 2 1 Universidade Federal de Pelotas adilsonvenancio@gmail.com 2 Universidade Federal

Leia mais

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt TEODORICO DE FREIBERG TRATADO SOBRE A ORIGEM DAS COISAS CATEGORIAIS LUÍS M. AUGUSTO * Introdução 1 3. Introdução Analítica às Diferentes Partes do Tratado 3.6. Capítulo 5 Após as longas digressões metafísicas

Leia mais

Formador Residente, Maurício Ferreira

Formador Residente, Maurício Ferreira A Compreensão do Oral A compreensão do oral consiste na atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática da língua. Formador Residente, Maurício Ferreira Factores de compreensão

Leia mais

É POSSÍVEL CONCILIAR O

É POSSÍVEL CONCILIAR O É POSSÍVEL CONCILIAR O DUALISMO DE PROPRIEDADES COM O MATERIALISMO? UMA ABORDAGEM SOBRE DUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES AO PROBLEMA MENTE-CORPO Filicio Mulinari Tercio Kill Resumo: O objetivo do artigo é explicitar

Leia mais

CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell

CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell CIENCIA CONCIENCIA Y LUZ Peter Russell por: Marouva Fallgatter Faqueti Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedade em redes 1/2016 Professor: Aires José Roverr Peter Russell (1946 - ) Escritor e

Leia mais

Pensamento e Comportamento controlado por Regras. Psicologia Comportamental. Definição de Auto regras. Definição de Regras

Pensamento e Comportamento controlado por Regras. Psicologia Comportamental. Definição de Auto regras. Definição de Regras Psicologia Comportamental Pensamento e Comportamento controlado por Regras Sugestão de discussão: Comportamento sob controle de regras na clínica comportamental Luciana Verneque Definição de Regras Comportamento

Leia mais

FILOSOFIA PRÉ-PUBLICAÇÕES A LIBERDADE É UM FATO NATURAL OU UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL? 1. Luiz Henrique de A. Dutra

FILOSOFIA PRÉ-PUBLICAÇÕES A LIBERDADE É UM FATO NATURAL OU UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL? 1. Luiz Henrique de A. Dutra FILOSOFIA PRÉ-PUBLICAÇÕES A LIBERDADE É UM FATO NATURAL OU UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL? 1 Luiz Henrique de A. Dutra ANO VI, NÚMERO 51, JUNHO 2001 2 Já que não poderia ser um fato no mundo, para Kant, a liberdade

Leia mais

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO INTRODUÇÃO A mente humana parece ter sido desenhada para resolver questões simples de sobrevivência, possuindo estruturas que facilitam

Leia mais

V Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 19 a 23 de outubro de 2009 ACRASIA

V Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 19 a 23 de outubro de 2009 ACRASIA O PROBLEMA ÉTICO DA PSICANÁLISE: UM ESTUDO DA ACRASIA Eduardo Martins Doutorado Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Bolsista Fapesp dupsimart@yahoo.com.br Donald Davidson procura descrever os comportamentos

Leia mais

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma CONCEITOS Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma QUEM É VOCÊ?! Você já pensou por que você acha que é o que é? Por que se define como sendo estudante, brincalhão, rapaz, bom jogador de futebol?

Leia mais

DETERMINISMO E LIBERDADE NA AÇÃO HUMANA capítulo 5

DETERMINISMO E LIBERDADE NA AÇÃO HUMANA capítulo 5 DETERMINISMO E LIBERDADE NA AÇÃO HUMANA capítulo 5 O Problema do livre-arbítrio Professora Clara Gomes 1. A professora levanta o braço para indicar aos alunos que falem um de cada vez. 2. A professora

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Estrutura e análise do texto acadêmico. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais

Estrutura e análise do texto acadêmico. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais Estrutura e análise do texto acadêmico Introdução às Humanidades e Ciências Sociais Principais tipos de trabalhos científicos Artigo científico/paper: trata de questões científicas com extensão relativamente

Leia mais

Neste curso, vamos estudar algumas maneiras em que a matemática é usada para modelar processos dinâmicos em biologia.

Neste curso, vamos estudar algumas maneiras em que a matemática é usada para modelar processos dinâmicos em biologia. Introdução à Modelagem Matemática em Biologia Os sistemas biológicos são caracterizados por mudança e adaptação. Mesmo quando eles parecem ser constantes e estáveis, isso é o pelo resultado de um balanceamento

Leia mais

Liderança a para Chefias

Liderança a para Chefias Liderança a para Chefias Sejam Bem Vindos! Consultora Cássia Ghelfi Raza Marcelo PNL Programação: Nosso cérebro organiza estratégias mentais e comportamentos, de acordo com nosso modelo de mundo, que pode

Leia mais

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Classificação das Ciências FORMAIS Lógica Matemática Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar CIÊNCIAS

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Material Para Concurso Assunto: Resumo Referencial Curricular Nacional - RCN OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL São objetivos específicos da Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional

Leia mais

A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1

A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1 A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1 Ednilson Gomes Matias 2 RESUMO: O seguinte trabalho trata da concepção de ciência genuína da natureza desenvolvida por Immanuel Kant nos Princípios metafísicos da

Leia mais

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo Conhecimento Psicologia Por Resiliência Humana Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

Metafísica: Noções Gerais (por Abraão Carvalho in:

Metafísica: Noções Gerais (por Abraão Carvalho in: : Noções Gerais (por Abraão Carvalho in: www.criticaecriacaoembits.blogspot.com) é uma palavra de origem grega. É o resultado da reunião de duas expressões, a saber, "meta" e "physis". Meta significa além

Leia mais

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA FILOSOFIA 1º VOLUME (separata) FILOSOFIA E A PERCEPÇÃO DO MUNDO Unidade 01 Apresentação O Começo do Pensamento - A coruja é o símbolo da filosofia. - A história do pensamento. O que é Filosofia - Etimologia

Leia mais

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA Psic. Felipe Faria Brognoli ACOLHIMENTO Dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir (FERREIRA,

Leia mais

DETERMINISMO E LIBERDADE

DETERMINISMO E LIBERDADE DETERMINISMO E LIBERDADE NA AÇÃO HUMANA O livre - arbítrio O LIVRE - ARBÍTRIO No agir humano, o agente é um ser racional, livre e responsável. Ele pode: Deliberar, decidir e agir considerando-se responsável

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos A noção de darwinismo O desenvolvimento da teoria evolucionária levou a duas correntes distintas: Autores que argumentam

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Aprendizagem significativa e aquisição da escrita

Aprendizagem significativa e aquisição da escrita Aprendizagem significativa e aquisição da escrita Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br 1 O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é

Leia mais

1 Introdução. Gorgianic Fragments. Rhetoric Society Quartely. Vol. 27, n. 4 (Autumn, 1997).

1 Introdução. Gorgianic Fragments. Rhetoric Society Quartely. Vol. 27, n. 4 (Autumn, 1997). 9 1 Introdução O objetivo deste trabalho é o de demonstrar uma leitura de Górgias com base em diferentes perspectivas. Em um primeiro momento, nossa leitura é feita a partir da interpretação platônica

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro L I B E R D A D E L I B Ousadia E R D A D E Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Negativamente: a ausência de submissão; isto é, qualifica a ideia de que

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 248 RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Octávio Luiz Motta Ferraz Elsevier, Rio de Janeiro, 2009 Estela Waksberg Guerrini ( * ) Não é preciso explicar

Leia mais

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania?

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? Ser cidadão/cidadã Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? B-O que são direitos e deveres? C- O que é ser cidadão ativo? Cidadania É saber

Leia mais

Nome: Sexo: Idade: Data: / /

Nome: Sexo: Idade: Data: / / pág 1 de 5 Nome: Sexo: Idade: Data: / / Este questionário é constituído por 28 questões sobre experiências que pode ter na sua vida diária. Nós pretendemos saber com que frequência é confrontado com essas

Leia mais

INDUÇÃO ULTRAFORTE: EPISTEMOLOGIA DO SUBJETIVO

INDUÇÃO ULTRAFORTE: EPISTEMOLOGIA DO SUBJETIVO INDUÇÃO ULTRAFORTE: EPISTEMOLOGIA DO SUBJETIVO Felipe Sobreira Abrahão Doutorando, HCTE UFRJ E-mail: felipesabrahao@gmail.com 1. INTRODUÇÃO A problemática do raciocínio indutivo é abordada pelos pensadores

Leia mais

Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

FEEDBACK DICAS PRATICAS. Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim

FEEDBACK DICAS PRATICAS. Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim FEEDBACK DICAS PRATICAS Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim SAIBA COMO FORNECER FEEDBACK SEJA DESCRITIVO Relate, o mais objetivamente possível, o que viu ou o que

Leia mais

A modelagem de Negócio com UML

A modelagem de Negócio com UML A modelagem de Negócio com UML Introdução A passagem do Modelo do Negócio para o Modelo do Sistema envolve a definição de quais Casos de Uso do Negócio deverão ser automatizados; No momento em que os requisitos

Leia mais

PREFERÊNCIA CEREBRAL

PREFERÊNCIA CEREBRAL PREFERÊNCIA CEREBRAL DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje? (feedback

Leia mais

Ética e Conduta Humana. Aula 5

Ética e Conduta Humana. Aula 5 Ética e Conduta Humana Aula 5 Ética e Conduta Humana Você já pensou como você toma suas decisões? Você é mais emoção ou razão? Age impulsivamente ou é mais ponderado e analítico? Chama-se ética a parte

Leia mais

ÉTICA AULA 3 PROF. IGOR ASSAF MENDES

ÉTICA AULA 3 PROF. IGOR ASSAF MENDES ÉTICA AULA 3 PROF. IGOR ASSAF MENDES LUDWIG WITTGENSTEIN Texto 2 LUDWIG WITTGENSTEIN 1889-1951 Estudou o significado conceitos filosóficos através da análise lógica da natureza das proposições da linguagem.

Leia mais

PRIMEIRO CAPÍTULO (Tema e explicação do problema)

PRIMEIRO CAPÍTULO (Tema e explicação do problema) PRIMEIRO CAPÍTULO (Tema e explicação do problema) O problema mente-corpo decorre da assunção de dois conjuntos de premissas plausíveis, mas cuja conjunção não o é: a) o mundo natural é regido por leis

Leia mais

Aula 8 Desenvolvimento da linguagem: a aquisição de nomes e verbos

Aula 8 Desenvolvimento da linguagem: a aquisição de nomes e verbos Aula 8 Desenvolvimento da linguagem: a aquisição de nomes e verbos Pablo Faria HL422A Linguagem e Pensamento: teoria e prática Módulo 1: Aquisição da Linguagem IEL/UNICAMP 26 de setembro de 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 1 1. O Corpo para os Antigos 1.1. Os mistérios do Orfismo A religião Órfica, também chamada de Orfismo. Uma das concepções mais clássicas do corpo humano,

Leia mais

Daniel Sampaio (D. S.) Bom dia, João.

Daniel Sampaio (D. S.) Bom dia, João. Esfera_Pag1 13/5/08 10:57 Página 11 João Adelino Faria (J. A. F.) Muito bom dia. Questionamo- -nos muitas vezes sobre quando é que se deve falar de sexo com uma criança, qual é a idade limite, como é explicar

Leia mais

PROBLEMÁTICA E PROBLEMA DE PESQUISA

PROBLEMÁTICA E PROBLEMA DE PESQUISA PROBLEMÁTICA E PROBLEMA DE PESQUISA O primeiro item importante de um projeto de pesquisa é a formulação do problema, o segundo e o terceiro itens são os objetivos, o quadro teórico e a metodologia, respectivamente.

Leia mais

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão.

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Kant e a crítica da razão Nós s e as coisas Se todo ser humano nascesse com a mesma visão que você

Leia mais

Princípio de resolução de problemas. Atos

Princípio de resolução de problemas. Atos Princípio de resolução de problemas Atos 15. 1-41 Introdução 1 Minhas aulas de 2015 Quem ajudará as testemunhas de Jeová a ouvir o verdadeiro evangelho de Cristo? A cada semana elas batem a muitas portas

Leia mais

Aulas de Inglês para Executivos.

Aulas de Inglês para Executivos. Aulas de Inglês para Executivos info@acelanguageschool.com.br Bem-vindo à Ace Aulas de Inglês para Executivos. Ace Language School é uma escola de Inglês com sede em São Paulo, Brasil. Somos especialistas

Leia mais

Pessoa e o Valor da Reflexão

Pessoa e o Valor da Reflexão Pessoa e o Valor da Reflexão Ana Margarete B. de Freitas 1. O Problema A palavra pessoa tem um significado especial na designação dos seres humanos nos discursos ordinários. O conceito de pessoa possui

Leia mais

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín 4. Escrevendo a Monografia TCC 2013. Profº C. J. M. Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Ordem Física dos Capítulos; Ordem de Escrita Sugestão; Partes da Monografia. Ordem Física

Leia mais

Searle: Intencionalidade

Searle: Intencionalidade Searle: Intencionalidade Referências: Searle, John, The background of meaning, in Searle, J., Kiefer, F., and Bierwisch, M. (eds.), Speech Act Theory and Pragmatics, Dordrecht, Reidel, 1980, pp 221-232.

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

Inteligência Artificial Agentes Inteligentes

Inteligência Artificial Agentes Inteligentes Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação jpn@jarley.com Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre

Leia mais

Tarefas de Investigação: articulação entre a comunicação matemática e o recurso a materiais manipuláveis Sinopse

Tarefas de Investigação: articulação entre a comunicação matemática e o recurso a materiais manipuláveis Sinopse Tarefas de Investigação: articulação entre a comunicação matemática e o recurso a materiais manipuláveis Sinopse O trabalho que vamos apresentar teve como objetivo analisar a reação, a prestação e as dificuldades

Leia mais

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma CONCEITOS Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma Mulher e Homem: seres sociais O homem é um ser social. Desde os mais primitivos, a necessidade de convivência é demonstrada em suas ações. Aristóteles

Leia mais

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

A ideia desse modulo é entender a evolução dos meios de transporte e o objetivo dessa evolução (custo-benefício).

A ideia desse modulo é entender a evolução dos meios de transporte e o objetivo dessa evolução (custo-benefício). Meios de transporte: Velocidade e carga RESUMO Meios de transporte Meio de transporte é tudo aquilo que pode te levar de um lugar para o outro. No decorrer da historia, foi observada a evolução desses

Leia mais

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para

Leia mais

WITTGENSTEIN: AÇÃO, REGRAS E ASPECTOS WITTGENSTEIN: ACTION, RULES AND ASPECTS

WITTGENSTEIN: AÇÃO, REGRAS E ASPECTOS WITTGENSTEIN: ACTION, RULES AND ASPECTS http://dx.doi.org/10.5007/1677-2954.2016v15n2p301 WITTGENSTEIN: AÇÃO, REGRAS E ASPECTOS WITTGENSTEIN: ACTION, RULES AND ASPECTS MIRIAN DONAT 1 (Universidade Estadual de Londrina, Brasil) RESUMO O artigo

Leia mais

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Desde a Antiguidade, até os dias

Leia mais

fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidad

fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidad fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidade e textos introdutórios de lisboa) antónio de castro

Leia mais

SEGURANÇA NO TRÂNSITO: uma abordagem prática dos acidentes de trabalho

SEGURANÇA NO TRÂNSITO: uma abordagem prática dos acidentes de trabalho SEGURANÇA NO TRÂNSITO: uma abordagem prática dos acidentes de trabalho Fabiano Greter Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Nova Andradina fabiano.greter@ufms.br EIXO TEMÁTICO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA RELATÓRIO CONSTITUIDO DOS RESULTADOS E AVALIAÇÃO DA PESQUISA INFLUENCIA DA DISCIPLINA DE PISCICULTURA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Leia mais

VAMOS REFLETIR?? Você conhece bem a empresa? Já leu o Livro: Milagres que acontecem??

VAMOS REFLETIR?? Você conhece bem a empresa? Já leu o Livro: Milagres que acontecem?? SÓ É PRECISO... VAMOS REFLETIR?? Porque você aceitou a oportunidade Mary Kay?? Você conhece bem a empresa? Já leu o Livro: Milagres que acontecem?? O que você REALMENTE espera do seu negócio? Você está

Leia mais

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas.

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas. Sempre é hora de afinar sua maneira de estudar e sua percepção de si mesmo. Acompanhe o material criado pela orientadora profissional e psicóloga Daniela Fuschini Favaro e que é aplicado há mais de uma

Leia mais

OS EVANGELHOS SINÓTICOS

OS EVANGELHOS SINÓTICOS Jörg Garbers OS EVANGELHOS SINÓTICOS HISTÓRIA E ASPECTOS DAS QUESTÕES SINÓTICAS 1 O PROBLEMA 1 Nós chamamos os primeiros três evangelhos da Bíblia de evangelhos sinópticos. Mt, Mc e Lc contam em grande

Leia mais

BIE Ecologia de Populações

BIE Ecologia de Populações - Ecologia de Populações Roberto André Kraenkel http://www.ift.unesp.br/users/kraenkel Apontamentos de Cálculo e Integral Parte III Sumário 1 Sumário 1 2 Sumário 1 2 3 Sumário 1 2 3 4 Sumário 1 2 3 4 5

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais