ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO SANDUICHE NATURAL E ADEQUAÇÃO DO RÓTULO CONFORME A LEGISLAÇÃO VIGENTE DA ANVISA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO SANDUICHE NATURAL E ADEQUAÇÃO DO RÓTULO CONFORME A LEGISLAÇÃO VIGENTE DA ANVISA."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE FARMÁCIA TAISE LAZZARIN DAROS ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO SANDUICHE NATURAL E ADEQUAÇÃO DO RÓTULO CONFORME A LEGISLAÇÃO VIGENTE DA ANVISA. CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2010.

2 TAISE LAZZARIN DAROS ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO SANDUICHE NATURAL E ADEQUAÇÃO DO RÓTULO CONFORME A LEGISLAÇÃO VIGENTE DA ANVISA. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Farmacêutica Generalista do Curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Orientadora: Profª. MSc. Juliana Lora. CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2010.

3 TAISE LAZZARIN DAROS ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO SANDUICHE NATURAL E ADEQUAÇÃO DO RÓTULO CONFORME A LEGISLAÇÃO VIGENTE DA ANVISA. Trabalho de Conclusão de Curso, aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do grau de Farmacêutica Generalista do Curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. CRICIÚMA, 23 DE NOVEMBRO DE 2010 BANCA EXAMINADORA Profª Juliana Lora UNESC Orientadora Profª Maria Cristina Gonçalves UNESC Examinadora Profª Miquele Padula -UNESC Examinadora

4 ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO SANDUICHE NATURAL E ADEQUAÇÃO DO RÓTULO CONFORME A LEGISLAÇÃO VIGENTE DA ANVISA. DAROS¹, Taise Lazzarin. Orientador (a): LORA², Juliana. ¹ Acadêmica de Graduação do Curso de Farmácia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, Criciúma, Santa Catarina, Brasil. ² Professora MSc. Curso de Farmácia e Coordenadora Adjunta do Departamento de Farmácia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, Criciúma, Santa Catarina, Brasil. Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC CEP: , Criciúma, Avenida Universitária, Santa Catarina, Brasil. (0xx) Autor responsável: DAROS, Taise Lazzarin. Taisedaros@homail.com Introdução A segurança alimentar é a garantia de acesso ao consumo de alimentos que abrange todo o conjunto de necessidades para a obtenção de uma nutrição adequada à saúde. Os programas de segurança alimentar devem propiciar um controle de qualidade efetivo de toda a cadeia alimentar, desde a produção, armazenagem, distribuição até o consumo do alimento in natura ou processado, bem como os processos de manipulação que se fizerem necessários (CAVALLI, 2001).

5 O desenvolvimento industrial ocorrido a partir da segunda metade do século XX deixou a sociedade brasileira sob um intenso processo de transformação. Dentre estas mudanças, destacam-se os novos hábitos sociais e principalmente a mudança no padrão de consumo alimentar (AKUTSU et al. 2005). O padrão alimentar atual valoriza a praticidade e rapidez, devido à escassez de tempo das pessoas, já que as exigências do mercado de trabalho impossibilitam de se dedicar à elaboração das preparações alimentares, prevalecendo os indivíduos a realizarem suas refeições fora de casa. No Brasil, estima-se que, de cada cinco refeições, uma é feita fora de casa, sendo com grande intensidade substituída por lanches rápidos feitos em lanchonetes, restaurantes ou até mesmo, servido por vendedores ambulantes (AKUTSU et al. 2005). Estes devem passar por controle de vigilância sanitária freqüentemente. Na década de 1950 foram elaboradas leis para o controle e vigilância de alimentos, mas somente com a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, em 1999, a rotulagem nutricional tornou-se obrigatória. A rotulagem nutricional deve ser aplicada a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor (BRASIL, 2005a; CÂMARA et al. 2008). A Instrução Normativa (IN) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) n. 22 de 25 de Novembro de 2005 define rótulo ou rotulagem como toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do produto de origem animal (BRASIL, 2005a).

6 No Brasil, a ANVISA é o órgão responsável, entre outras atribuições, por fiscalizar a produção e a comercialização dos alimentos, incluindo a regulação da rotulagem, estabelecendo as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor (BRASIL, 2008; CÂMARA et al. 2008). Com a criação da RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003 que aprova o regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, tornou-se obrigatória a rotulagem nutricional desses alimentos, considerando que a mesma facilita ao consumidor conhecer as propriedades nutricionais dos alimentos, contribuindo para um consumo adequado dos produtos regulamentos por essa normativa (BRASIL, 2003b). A informação que se declara na rotulagem nutricional complementa as estratégias e políticas de saúde dos países em benefício da saúde do consumidor, com o objetivo de facilitar a livre circulação dos mesmos e atuar em benefício do consumidor evitando barreiras técnicas ao comércio (BRASIL, 2003b). As normas para rotulagem servem para que o produto esteja em conformidade com as informações exigidas visando minimizar riscos que podem decorrer do seu uso inadequado, além de ajudar o consumidor final na decisão de compra. É a forma mais usada para comunicar mensagem de qualidade para o consumidor, distinguir especificidades entre produtos e mostrar a quantidade adequada de uma alimentação saudável (MACHADO, 2005). A rotulagem nutricional preconizada pela ANVISA refere-se ao produto na forma como está exposto à venda e deve apresentar o valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, saturadas e trans, fibra alimentar e sódio. Os valores devem

7 ser apresentados por percentuais referentes a porções diárias do alimento, e os dados devem ter como procedência laudos de análises laboratoriais ou informações contidas em tabela brasileira de composição de alimentos da USP (SAUERBRONN, 2003; BRASIL, 2005b; BRASIL, 2003a). Os valores diários de referência (VDRs) seguem a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que preconiza o consumo diário de 2000 Kcal 8400 kj, representados por 300 gramas de carboidrato, 75 gramas proteínas, 55 gramas de gorduras totais, 22 gramas de gorduras saturadas e ainda 25 gramas de fibra alimentar e 2400 miligramas de sódio (BRASIL, 2003a ; BRASIL, 2003b). Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar a análise da composição centesimal do sanduíche de presunto e promover a adequação do rótulo conforme a legislação vigente da ANVISA. Materiais e Métodos A amostra foi elaborada pelos funcionários da cantina Universidade situada dentro da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), localizada em Criciúma Santa Catarina. Ele é composto pelos seguintes ingredientes e respectivas quantidades: 72.20g de pão branco (3 fatias), 36,45g de presunto (1 fatia), 32,44g de queijo prato (1 fatia), 10.29g de alface (2 folhas), 21,61g de tomate (2 rodelas) e 3,18g de cenoura (1 colher de sobremesa). A amostra será preparada através dos processos de moagem, mistura e quarteamento, técnica essa utilizada para a perfeita homogeneização de amostras e redução do seu tamanho até a quantidade necessária para a realização das análises (CECCHI, 2003).

8 Para cada nutriente analisado, realizou-se a técnica em triplicata. Determinação da composição centesimal Umidade Para determinação de umidade utilizou-se a técnica de secagem gravimétrica em estufa a 105ºC, utilizando-se 4g de amostra. Este método tem como fundamento a perda em peso sofrida pelo produto quando aquecido em condições nas quais a água é evaporada, restando o resíduo seco (este possuirá peso constante). A diferença da amostra inicial para este resíduo seco é igual à quantidade de água presente na amostra (CECCHI, 2003). Cinzas Para a determinação de cinzas realizou-se o método por incineração, usando 5g da amostra, onde o material orgânico foi carbonizado em uma mufla, a 550ºC, restando apenas o resíduo mineral, sendo que estes constituem as cinzas (SILVA & QUEIROZ, 2002). Determinação de fibras A fibra bruta é representada pelo resíduo das substâncias das paredes celulares. Assim, a determinação de fibras será realizada pelo método de Hernemberger que visa simular in vitro o processo da ingestão in vivo. Esta técnica consta fundamentalmente de uma digestão em meio ácido, com ácido sulfúrico, seguida por uma digestão em meio alcalino com hidróxido de sódio. Para esta técnica foram utilizados 2g da amostra bruta. Com estes tratamentos, removem-se as proteínas, os açúcares, o amido, a hemicelulose e as pectinas. Ficando

9 como resíduo apenas a celulose e a lignina que são insolúveis em ácido, além do material mineral (MORETTO, 2002). Determinação de lipídeos A determinação de lipídeos foi realizada através do método de Soxhlet, que consiste em um processo contínuo de extração com refluxos, utilizando éter etílico como solvente, uma vez que o lipídeo é solúvel nesta substância. Para análise utilizouse 1g da amostra previamente seca. E o resultado obteve-se a partir da evaporação do éter etílico (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008). Determinação de proteínas A determinação de proteína foi realizada pelo método Kjeldahl, o qual consiste na quantificação de nitrogênio presente na amostra, sendo convertido em proteína pelo fator de conversão que é específico para cada alimento. Neste estudo utilizou-se o fator 6,25. Deste modo, determina-se o nitrogênio porque a proteína é o único nutriente que o contém. Para esta técnica utilizou-se 2 g da amostra (CECCHI, 2003). Determinação de carboidratos Na análise da composição nutricional de alimentos o valor de carboidrato foi obtido somando-se os resultados encontrados em porcentagem de proteínas, cinzas, água, lipídeos e fibras subtraídas de 100 (CECCHI, 2003; MORETTO, 2002). Valor energético O valor energético dos alimentos é medido em unidades do calor chamadas de calorias. Uma caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um grama de água em um grau centígrado (de 14,5ºC para 15,5ºC). Uma quilocaloria

10 (Kcal ou Cal) é equivalente a 10 3 calorias, e é comumente utilizada para expressar os valores energéticos dos alimentos (GAVA, 1984). O cálculo do valor energético foi realizado a partir dos componentes produtores de energia, ou seja, os lipídeos, as proteínas e os carboidratos disponíveis nos alimentos. Essa energia é expressa em Kilocalorias, os valores são calculados utilizando os fatores de conversão de 4 Kcal/g para as proteínas e para os carboidratos, e 9Kcal/g para os lipídeos. Elaboração do rótulo da informação nutricional do produto A partir dos resultados da composição centesimal será elaborado um rótulo para o sanduíche de presunto com adequações conforme a resolução RDC 360 de 2003 da ANVISA, que trata da informação nutricional obrigatória. Determinação da composição centesimal indireta do produto Para determinação da composição centesimal do produto utilizou-se a tabela brasileira de composição de alimentos da USP TBCAUSP e a Tabela de Composição de Alimentos TACO da UNICAMP (TBCAUSP, 2008 E LIMA, 2006). Obtendo-se desta forma os valores percentuais dos macronutrientes presentes em todos os ingredientes que compõe o produto bem como umidade, fibras e cinzas. A partir destas informações pode-se relacionar com o peso individual de cada ingrediente contido no sanduíche fazendo assim o somatório dos componentes e obtendo-se o seu valor nutricional. Resultados Após a realização da análise dos parâmetros físico-químicos do sanduíche natural, obteve-se a composição centesimal direta. Primeiramente será descrito os

11 resultados obtidos nas análises para posterior discussão tendo como base os valores obtidos a partir da composição centesimal indireta. Na tabela 1 encontra-se o valor nutricional do sanduíche natural obtido através da análise direta de seus componentes. Tabela 1: Valor nutricional do sanduíche natural, a partir dos resultados obtidos na análise direta do alimento. Parâmetros Teores %* Porção (170g) VDR% Valor calórico (Kcal) 199,26 338,75 16,94 Carboidrato 26,96 45,83 15,28 Proteína 10,30 17,51 23,35 Lipídeo 5,58 9,49 17,25 Fibra 2,08 3,54 14,14 Cinzas 2,22 3,77 Umidade 52,86 89,86 A RDC 360 de 2003 da ANVISA preconiza que a informação do valor nutricional deve compreender a declaração de valor energético e nutriente, tais como: proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, carboidratos, fibra e sódio presentes em uma porção do alimento, bem como o percentual correspondente ao valor diário de referência (VDR) a partir de uma dieta de 2000 Kcal diária (BRASIL, 2003b). Os VDRs são baseados em uma dieta de 2000 Kcal diárias, compreendidas em 300g de carboidrato, 75g de proteína, 55g de lipídeos (22g de gorduras saturadas) e ainda 25g de fibras e 2400mg de sódio (BRASIL, 2003b).

12 Com base nos valores obtidos na análise direta do sanduíche natural, verifica-se que, para uma porção de 170g (peso médio) apresenta 45,83g de carboidrato, 17,51g de proteína, 9,49g de lipídeo e 3,54g de fibras. Quantidades essas que representam 15,28% do VDR de carboidrato, 23,35% do VDR de proteína 17,25% do VDR de lipídeo e 14,14% do VDR de fibras. O sódio, gordura trans e gordura saturada são componentes que devem constar obrigatoriamente nos rótulos dos alimentos embalados. Não foi possível determinar suas concentrações neste estudo por falta de tempo hábil para o correto desenvolvimento das técnicas. A análise indireta da composição centesimal (teórica) foi determinada através da informação contida na Tabela de composição de alimentos - TACO UNICAMP e na Tabela brasileira de composição de alimentos - TBCAUSP, a partir do peso correspondente de cada ingrediente do sanduíche. Tabela 2: Composição centesimal indireta do sanduíche natural. Fonte: TACO 2006 e USP 2008.! "# # "# $ %& # ' # (#) ' * +,-.,.-+.-/ 0-01,-/ / - Rotulagem Nutricional Obrigatória do Sanduíche Natural

13 A partir dos valores obtidos na análise direta dos macronutrientes, umidade, cinzas e fibras do produto, propõem-se o modelo do rótulo seguindo as orientações constantes na RDC n 360 de 23 de dezembro de 2003 da ANVISA, conforme exposto no quadro 1. A informação nutricional referente ao sódio, gordura saturada e gordura trans foi obtida através da análise indireta, pelo fato destas análises não terem sido determinadas conforme comentado acima, uma vez que se trata de informações obrigatórias e o modelo de rótulo será apresentado para o Restaurante que cedeu a amostra. Quadro 1: Rotulagem Nutricional do Sanduíche Natural. INFORMAÇÃO Porção de 170g (1 Sanduíche) NUTRICIONAL Quantidade por porção.. % VD (*) Valor energético 338,74 kcal = 1422,71 KJ 16,94% Carboidratos 45,83 g 15,27% Proteínas 17,51 g 23,35% Gorduras Totais 9,49 g 17,25% Gorduras Saturadas 7,24 g 33% Gorduras trans 0 ** Fibra Alimentar 3,54 g 14,15% Sódio 799 mg 19,2% * % Valores Diários com base em uma dieta de kcal ou 8400 kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** VD não estabelecido

14 Discussão A partir dos resultados obtidos na análise indireta e na análise direta, realizou-se a comparação dos valores, conforme exposto na tabela 3. Tabela 3: Valores encontrados na análise direta comparando com os da análise indireta do sanduíche natural. Parâmetros Análise direta (%) Análise indireta (%) Valor calórico (Kcal) 199,26 175,18 Carboidrato 26,96 18,6 Proteína 10,30±0,35 12,24 Lipídeo 5,58±0,79 5,64 Fibra 2,08±0,64 1,31 Cinzas 2,22±0,1 3,18 Umidade 52,86±0,1 58,71 De acordo com os resultados acima expostos, observou-se que não houve diferença para lipídeos e fibra. Já os valores encontrados para umidade, proteína e cinzas mostraram diferença significativa. Essas diferenças podem ser explicadas devido à composição dos ingredientes, origem, e os métodos de preparação do sanduíche. A determinação de carboidrato e valor calórico depende dos valores encontrados pelos demais componentes. Na medida em que ocorre um aumento nos componentes o valor de carboidrato tende a diminuir uma vez que o mesmo é obtido pela diferença do somatório de todos diminuído de 100 (TBCAUSP, 2008). Já o valor calórico é dependente, pois é dado de acordo com a quantidade que cada nutriente representa na porção estabelecida (TBCAUSP, 2008). É importante ressaltar que o sanduíche natural é composto por alimentos que fornecem uma quantidade significativa de gordura, entre eles, cita-se o queijo, o

15 presunto e o pão. Estes fornecem, respectivamente, 21,20%, 3,03% e 2,7% de gordura. Com as informações obtidas na análise indireta do produto, ainda é possível mencionar que aproximadamente 80% deste nutriente é fornecido pelo queijo e presunto. Estes dois ingredientes, por se tratar de alimentos de origem animal, apresentam em maiores proporções de ácidos graxos saturados. A gordura saturada é a principal causa alimentar de elevação de colesterol plasmático, pois reduz os receptores celulares, inibindo a remoção plasmática das partículas de LDL, permitindo, além disso, maior entrada de colesterol nas partículas de LDL. Os ácidos graxos saturados estão presentes principalmente na gordura animal, sendo que o excesso de gorduras saturadas pode levar a doenças cardíacas, formando principalmente placas de aterosclerose (TBCAUSP, 2008; RIQUE, et al. 2002). Outro parâmetro analisado que chama a atenção é com relação ao percentual encontrado de fibras, que aponta 2,08%±0,64 na análise direta ou 1,33% na análise indireta. De acordo com a Portaria 27 de 1998 da ANVISA que trata do Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes), um alimento pode ser considerado fonte de fibras quando esta contribuir com três gramas (3g) a cada 100g do produto (BRASIL, 1998). Assim, este produto não pode ser considerado rico em fibras de acordo com a legislação. O agravante é que por ser denominado de sanduíche natural, tendo em sua composição, vegetais, como cenoura, tomate e alface, pode confundir o consumidor fazendo-o a acreditar que por ser natural é saudável ou contribui de certa forma para a

16 sua saúde. Porém, de forma contrária, ele contribui para o aumento da ingestão de gordura saturada e a redução de consumo de fibras. Estudos apontam que é cada vez maior o consumo de alimentos gordurosos e menor ingestão de frutas e verduras, principalmente em adolescentes de maior nível socioeconômico, como descrito por Marilda Borges Neutzling e colaboradores (2007); que apontam o processo globalização como fator contribuinte para a mudança do padrão alimentar neste grupo populacional. Técnicas agressivas de marketing que direcionam ao consumo de alimentos pouco saudáveis. Considerações finais A rotulagem dos alimentos pode orientar o consumidor na escolha de uma alimentação mais apropriada, o que torna essencial a veracidade das informações contidas na mesma. Os consumidores da atualidade, ao buscar melhor qualidade de vida, tornaram-se bastante exigentes quanto aos alimentos disponíveis para consumo. É evidente a quantidade de pessoas que escolhem seus alimentos diante da presença ou restrição de alguns nutrientes, tais como fibra alimentar, sódio, gordura trans e ainda a quantidade de calorias presente (BRASIL, 2005b; BRASIL, 2003a). Há também a preocupação com essas informações nutricionais diante de dietas restritivas para doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão e a dislipidemia. Com isso torna-se imprescindível a utilização dos rótulos em produtos embalados. O consumo de lanches rápidos como substitutos das principais refeições vem se tornando um habito cada vez mais comum, principalmente por parte dos jovens.

17 Conclui-se então que houve diferença significativa para umidade, proteína e cinzas. Essas diferenças podem ser explicadas devido à composição dos ingredientes, sua origem, e os métodos de preparação do sanduíche. Entre os componentes que dão origem ao sanduíche natural destaca-se o queijo, que tem excesso de gordura, sendo estas saturadas no qual o excesso pode levar a doenças cardíacas, tendo como principal a aterosclerose. É importante fazer a análise do produto, pois assim torna-se possível avaliar se o produto ofertado está oferecendo ao consumidor, nutrientes necessários para uma dieta segura de acordo com os valores de referência diários. Através destas análises pode-se fazer adequação do rótulo conforme a RDC 360/03 preconizada, oferecendo assim mais credibilidade para o consumidor. Considerando que os hábitos alimentares estão inseridos em estruturas culturais, econômicas e políticas, é importante haver maior ênfase na promoção de ações que incentivem a produção de alimentos saudáveis e que orientem a população quanto aos riscos de uma alimentação errada. Sugere-se estudos a fim de verificar se o consumo de lanches rápidos como substituto de refeições, em especial o almoço, fornece ao indivíduo a quantidade necessária de nutrientes e aporte energético. Agradecimentos deste trabalho. Agradeço a todos que de forma direta ou indireta me ajudaram na elaboração

18 Referências Bibliográficas AKUTSU, R.C, BOTELHO R.A, CAMARGO E.B, SÁVIO K.E.O, ARAÚJO W. C. Adequação das boas práticas de fabricação em serviços de alimentação. Rev. Nutr. 2005, vol.18, n.3, pp ISSN BRASIL, Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento. Gabinete do ministro. Instrução Normativa Nº 22, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2005a. Disponível em: C/31769/INTotale.pdf. Acessado em: 27 de out de BRASIL, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria n º 27, de 13 de janeiro de Disponível em: Acesso em: 27 de out de BRASIL, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 359, de 23 de dezembro de 2003a. Disponível em: Acesso em: 27 out de BRASIL, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003b. Disponível em: Acesso em: 27 de out de BRASIL, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de Orientação aos Consumidores - Educação para o Consumo Saudável. Brasília DF Disponível em: Acesso em: 18 de set de BRASIL, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Rotulagem Nutricional Obrigatória. Manual de Orientação às Indústrias de Alimentos. 2ª versão atualizada. Brasília 2005b. Disponível em: Acesso em 18 de set de 2010.

19 CÂMARA, M.C.C, MARINHO C.L.C, GUILAN M.C, BRAGA A.M.C.B. A produção acadêmica sobre a rotulagem de alimentos no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2008; 23(1): CAVALLI, S.B. Segurança alimentar: a abordagem dos alimentos transgênicos. Rev. Nutr. 2001, vol.14, pp ISSN CECCHI, H. M.. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos. 2. ed. São Paulo: Editora da Unicamp GAVA, Altair J. Princípios de tecnologia de alimentos. São Paulo: Nobel, INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. São Paulo p LIMA, D.M et al. Tabela brasileira de composição de alimentos TACO. 2ed. Campinas,SP: NEPA UNICAMP, p. MACHADO, R.T.M. Sinais de qualidade e Rastreabilidade de alimentos: Uma Visão Sistêmica. Organ. rurais agroind., Lavras, v. 7, n. 2, p , MORETTO, E. Introdução à ciência de alimentos. Florianópolis: UFSC, NEUTZLING, Marilda Borges et al. Freqüência de consumo de dietas ricas em gordura e pobres em fibra entre adolescentes. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 41, n. 3, jun Disponível em < acesso em 10 nov doi: /S RIQUE, A.B.R, SOARES,E.A, MEIRELLES,C.M. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 8, Nº 6 Nov/Dez, 2002.

20 SAUERBRONN, A.L.A. Análise laboratorial da composição de alimentos processados como contribuição ao estudo da rotulagem nutricional obrigatória de alimentos e bebidas embalados no Brasil Rio de Janeiro: INCQS/FIOCRUZ, Disponível em: e&base=lilacs&lang=p&nextaction=lnk&exprsearch=398520&indexsearch=id. Acesso em: 14 de set de SILVA, D.J.;QUEIROZ, A.C. de. Análises de alimentos: métodos químicos e biológicos. 3. ed. Viçosa: UFV, TBCAUSP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da USP. Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental FCF/US Disponível em: Acesso em: 31 de out de 2010.

21

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster Mirelly Costa da Silva 1 ; Ádilla Pereira D Ávila Souza 2 ; Juan Carlos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE FARMÁCIA LUANA PEDRO DA CUNHA

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE FARMÁCIA LUANA PEDRO DA CUNHA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE FARMÁCIA LUANA PEDRO DA CUNHA ANÁLISE DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA DE CORTE CÁRNEO BOVINO IN NATURA CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2012. LUANA PEDRO

Leia mais

AZEITE DE OLIVA POST CRN3 JOVEM

AZEITE DE OLIVA POST CRN3 JOVEM AZEITE DE OLIVA POST CRN3 JOVEM 1. TEXTO O azeite de oliva é obtido do fruto da Oliveira (OIea europea L.), as azeitonas, por prensagem e esmagamento. A oliveira é nativa da parte oriental do mar mediterrâneo.

Leia mais

Avaliação da composição centesimal e determinação de minerais em rações para cães e gatos

Avaliação da composição centesimal e determinação de minerais em rações para cães e gatos Avaliação da composição centesimal e determinação de minerais em rações para cães e gatos Nediane Goularte Silva 1 ; Leilane Costa de Conto 2 ; Ana Paula de Lima Veeck 3 (1) Aluna do Curso Técnico em Análises

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL DO QUEIJO DE COALHO DE COMERCIALIZADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Apresentação: Pôster

ROTULAGEM NUTRICIONAL DO QUEIJO DE COALHO DE COMERCIALIZADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Apresentação: Pôster ROTULAGEM NUTRICIONAL DO QUEIJO DE COALHO DE COMERCIALIZADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO Apresentação: Pôster Keyla Laura de Lira dos Santos 1 ; Marcelo José Ferreira Batista 2 ; Argélia Maria Araújo 3 ; Marismênia

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2004

INSTRUÇÃO NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2004 Título: Instrução Normativa nº 1, de 01 de abril de 2004 Ementa não oficial: Ficam definido os procedimentos complementares para aplicação do Decreto n o 4.680, de 24 de abril de 2003, que dispõe sobre

Leia mais

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS.

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. Arroz Integral Uma das variedades preferidas pelas pessoas adeptas de um estilo de vida saudável, o arroz integral é muito nutritivo.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE CREMES DE LEITE COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE GARANUNS - PE. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE CREMES DE LEITE COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE GARANUNS - PE. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE CREMES DE LEITE COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE GARANUNS - PE Apresentação: Pôster Krause Gonçalves Silveira Albuquerque 1 ; Layra Catarina de Almeida Xavier 2 ; Gerla Castello

Leia mais

Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos

Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos Objetivos do encontro: - Fomentar uma reflexão crítica acerca da publicidade de alimentos, através da proposição de atividades pedagógicas relacionadas

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE CINZAS EM DIVERSOS ALIMENTOS. Brusque/SC

DETERMINAÇÃO DE CINZAS EM DIVERSOS ALIMENTOS. Brusque/SC DETERMINAÇÃO DE CINZAS EM DIVERSOS ALIMENTOS Heiden, Thaisa 1 ; Gonçalves, Luana 1 ; Kowacic, Júlia 1 ; Dalla Rosa, Andréia 1 ; Dors, Giniani Carla 1 ; Feltes, Maria Manuela Camino 2 1 Instituto Federal

Leia mais

PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium

PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium Ficha técnica PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium REGISTRO: Registro no M.S. nº 6.5204.0035.001-6 CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287855 EMBALAGEM: Plástica. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA: Nova apresentação,

Leia mais

Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil

Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil SIMPOSIO DE NORMATIVA ALIMENTARIA EN AMÉRICA LATIN Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil Suzana Caetano da Silva Lannes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO sbcta-sociedade Brasileira de Ciência e

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: BROMATOLOGIA Código: FAR - Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.1 Professor: Viviane Figueiredo

Leia mais

100 ml leite UHT, com 87 % umidade equivalem a 13 g de matéria seca: ( = 13).

100 ml leite UHT, com 87 % umidade equivalem a 13 g de matéria seca: ( = 13). 1. De acordo com a composição centesimal do leite fluido e do leite em pó indicada no quadro abaixo, converta para base seca e discuta sobre as quantidades de nutrientes encontradas. Variáveis Leite UHT

Leia mais

AULA 3. Prof a Dra. Rosa Lúcia Carneiro da Silva

AULA 3. Prof a Dra. Rosa Lúcia Carneiro da Silva AULA 3 Prof a Dra. Rosa Lúcia Carneiro da Silva Os alimentos são matrizes complexas e apresentam uma variabilidade muito grande na sua composição. O alimento é definido como qualquer substância que fornece

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO RECHEADO SABOR CHOCOLATE

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO RECHEADO SABOR CHOCOLATE AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO RECHEADO SABOR CHOCOLATE Thays Muniz Barreto Magalhães (1); Mariana Souza Menezes (1); Maria Tereza Sarmento da Fonseca (2);

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO 4 RECEITA IDEAL PARA PÁSCOA! DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT - 2016 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO disco menor, conforme [NOVIDADE] QR CODE CONFIRA O PASSO A PASSO DESTA RECEITA. RENDIMENTO

Leia mais

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo?

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo? A LEITURA DO RÓTULO A rotulagem dos alimentos tem como objectivo informar os consumidores sobre as características dos produtos alimentares embalados, pelo que a escolha dos alimentos, nos pontos de venda

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO CREAM CRACKER

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO CREAM CRACKER AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CONTIDA NOS RÓTULOS DE BISCOITOS DO TIPO CREAM CRACKER Geórgia Maciel Dias de MORAES(1); Isabel Cristina MOURA(2); Indira CAVALCANTE(3); Bruna MORAIS (4). (1) Professora

Leia mais

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N :

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : Ficha técnica SEMENTE DE CHIA REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171286346. EMBALAGEM: Plástica, metálica e papel. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV. Fiscalização e Monitoramento de Alimentos

I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV. Fiscalização e Monitoramento de Alimentos I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV Fiscalização e Monitoramento de Alimentos Deise Ap. Pinatti Marsiglia Centro de Alimentos Instituto Adolfo Lutz Laboratório Central de Saúde Pública do Estado

Leia mais

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina Informações Técnicas OMELETE DE CLARAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Albumina O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa

Leia mais

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE RAÇÃO PARA FRANGOS DE CORTE MACHOS DE UMA EMPRESA DO SUL DE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE RAÇÃO PARA FRANGOS DE CORTE MACHOS DE UMA EMPRESA DO SUL DE SANTA CATARINA. ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE RAÇÃO PARA FRANGOS DE CORTE MACHOS DE UMA EMPRESA DO SUL DE SANTA CATARINA. Felipe ALANO MILANEZ UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense. Nova Veneza Santa Catarina

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE QUEIJO COALHO COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS-PE

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE QUEIJO COALHO COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS-PE AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE QUEIJO COALHO COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS-PE Introdução Apresentação: Pôster Juan Carlos da Silva Nascimento 1 ; Krause Gonçalves Silveira Albuquerque 2 ; Mirelly Costa

Leia mais

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG Aline Alves Montenegro FREITAS (1)* ; Fernanda Barbosa Borges JARDIM (2) (1) Estudante, Instituto Federal do Triângulo

Leia mais

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: QUALIDADE DA DIETA E SAÚDE. Renata Bertazzi Levy

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: QUALIDADE DA DIETA E SAÚDE. Renata Bertazzi Levy ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: QUALIDADE DA DIETA E SAÚDE Renata Bertazzi Levy ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Contexto Brasileiro. Evolução do estado nutricional. Evolução do consumo alimentar Classificação NOVA

Leia mais

Desvendando os Rótulos de Alimentos

Desvendando os Rótulos de Alimentos Circuito de Temas: Desvendando os Rótulos de Alimentos Wanessa Natividade Marinho - Nutricionista Tecnologista em Saúde Pública Coordenadora do Circuito Saudável Mestranda em Educação Profissional em Saúde

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre Tópicos Especiais em Química Legislações e Normas Giselle Nobre Porque regulamentar? Globalização do comércio alimentos; Patógenos emergentes em alimentos; Facilidade de disseminação; Segurança de fronteiras;

Leia mais

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO. BemVital Espessare

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO. BemVital Espessare FICHA DE ESPECIFICAÇÃO BemVital Espessare IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME DA EMPRESA: NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Endereço: Rua Pitangui, n 77 Bairro Concórdia, Belo Horizonte MG CNPJ. 04.040.657/0001-33

Leia mais

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Dra. Maria Carolina Batista Campos von Atzingen Doutora e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública USP Nutricionista FSP/USP 2018 1 EMBALAGEM X RÓTULO Embalagem: recipiente

Leia mais

SOPA PROTEICA DE ERVILHAS

SOPA PROTEICA DE ERVILHAS Informações Técnicas SOPA PROTEICA DE ERVILHAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Proteína de ervilha A sopa de ervilha trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL

ROTULAGEM NUTRICIONAL Aula 03 ROTULAGEM NUTRICIONAL A rotulagem nutricional consiste: Em toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais do alimento, se aplica a todos os alimentos e bebidas

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado

Leia mais

Informação Nutricional Complementar

Informação Nutricional Complementar Legislação Ana Lídia Zanele Rodrigues especialista em legislação de alimentos, da Allegis Consultoria Informação Nutricional Complementar Proposta de revisão da legislação de Informação Nutricional Complementar,

Leia mais

Avaliação da conformidade em rotulagens de queijos de coalho comercializados em estabelecimento varejista no mercado de Maceió-AL

Avaliação da conformidade em rotulagens de queijos de coalho comercializados em estabelecimento varejista no mercado de Maceió-AL Avaliação da conformidade em rotulagens de queijos de coalho comercializados em estabelecimento varejista no mercado de Maceió-AL Josicleide do Nascimento Oliveira Silvino 1, Maria Aparecida de Melo Alves

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Bromatologia Professor(es): Eder de Carvalho Pincinato DRT: 1134997 Código da Disciplina: 061.1401.6 Etapa: 4

Leia mais

Estratégias para Redução do Sódio em Alimentos

Estratégias para Redução do Sódio em Alimentos Estratégias para Redução do Sódio em Alimentos Elisabete Gonçalves Dutra Gerência Geral de Alimentos ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS PROCESSADOS As informações de declaração obrigatória são: valor energético,

Leia mais

Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS. Unidade I:

Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS. Unidade I: Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS Unidade I: 0 Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS ESTUDO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS

Leia mais

PROJETO PRÁTICAS DE ANÁLISE DE ALIMENTOS: CONSOLIDANDO O SABER FAZER PARA O ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

PROJETO PRÁTICAS DE ANÁLISE DE ALIMENTOS: CONSOLIDANDO O SABER FAZER PARA O ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROJETO PRÁTICAS

Leia mais

Descrição do produto. Categoria Fiscal ANVISA. MS: RDC 27/2010 / Anexo 1. Características. Pó de cor bege-marrom, solúvel em água.

Descrição do produto. Categoria Fiscal ANVISA. MS: RDC 27/2010 / Anexo 1. Características. Pó de cor bege-marrom, solúvel em água. Vida Forte Ind. e Com. de Prod. Naturais Ltda. Descrição do produto Ficha Técnica de TERMO PLUS Sabores: Frutas Vermelhas Laranja Limão Termo Plus é um produto para auxiliar na redução de gordura com ingredientes

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DE FIBRA ALIMENTAR

IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DE FIBRA ALIMENTAR IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DE FIBRA ALIMENTAR Gonçalves, Luana 1 ; Soligo, Andressa 1 ; Schneider, Angela Cristina 1 ;Bonissoni, Camila 1 ; Dalla Rosa, Andréia 1 ; Feltes, Maria Manuela

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Natália G. T. MAGALHÃES ; Clécia de P. ALVES ; Miller M. SANCHES ; Valdirene P. COSTA RESUMO A escola tem um importante

Leia mais

XI Jornada Científica XI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Campus Bambuí

XI Jornada Científica XI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Campus Bambuí DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO DE PÃO DE FORMA UTILIZANDO MORINGA OLEIFERA Jessica Reis Pedrosa (1), Clélia Cristina Almeida da Silva (1,2) Gaby Patrícia Terán-Ortiz (3), Vladimir Antônio Silva (4) (1) Instituto

Leia mais

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico.

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico. Regulatório Página 1 de 5 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Nome Fantasia: Fazenda da Toca. 1.2. Aparência: Avermelhada. 1.3. Aplicação: Pronto para consumo. 1.4. Certificações: Orgânica. 2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos

Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia de Alimentos Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos Mestranda: Carla Roana Moraes Monteiro Professor : Dr Germán

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água, com polpa de tomate, páprica e especiarias.

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água, com polpa de tomate, páprica e especiarias. ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO TÍTULO: MOLHO FRENCH JUNIOR NÚMERO: EPA-03-DEP-010 ESTABELECIDO: 27/04/2012 REVISÃO: 03 10/12/2013 PÁGINA: 1/4 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água,

Leia mais

SOPA PROTEICA DE ERVILHA

SOPA PROTEICA DE ERVILHA SOPA PROTEICA DE ERVILHA Opção proteica INTRODUÇÃO A sopa de ervilha trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo

Leia mais

O nhoque de assar, de receita milenar.

O nhoque de assar, de receita milenar. O nhoque de assar, de receita milenar. O nhoque de assar, de receita milenar. POLENTA PRONTA E DESIDRATADA: CREMOSA, RÁPIDA E REQUINTADA. (ANGU OU MINGAU DE FUBÁ) Um lançamento ZINI E A POLENTA EXPRESSA:

Leia mais

Camila Bonissoni. Profª Drª M. Manuela C. Feltes Profª Drª Giniani C. Dors Me Andréia Dalla Rosa Catia Lohmann Erig Luana Gonçalves Dorli M.

Camila Bonissoni. Profª Drª M. Manuela C. Feltes Profª Drª Giniani C. Dors Me Andréia Dalla Rosa Catia Lohmann Erig Luana Gonçalves Dorli M. Camila Bonissoni Profª Drª M. Manuela C. Feltes Profª Drª Giniani C. Dors Me Andréia Dalla Rosa Catia Lohmann Erig Luana Gonçalves Dorli M. Da Croce Dentre os óleos vegetais comestíveis comercializados

Leia mais

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas Dieta Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 2 Alegações Nutricionais e de Saúde 1 Para ajudar e facilitar as escolhas alimentares o mercado alimentar fornece informações adicionais que simplificam a seleção dos alimentos em função

Leia mais

APOIO TÉCNICO AO PROJETO FÁBRICA DE OPORTUNIDADES

APOIO TÉCNICO AO PROJETO FÁBRICA DE OPORTUNIDADES 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA APOIO TÉCNICO

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO ABACAXI. Juliana Bortolatto 1. Juliana Lora 2

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO ABACAXI. Juliana Bortolatto 1. Juliana Lora 2 AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO ABACAXI (Ananas comosus (L.) merril) LIOFILIZADO E IN NATURA Juliana Bortolatto 1 Juliana Lora 2 RESUMO Os dados sobre a composição química dos alimentos são muitos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA Márcia T. K. Pegoraro 1, Andressa Gilioli 2 INTRODUÇÃO Há milênios,

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*)

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*) MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*) O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

BIOQUÍMICA DO PESCADO

BIOQUÍMICA DO PESCADO BIOQUÍMICA DO PESCADO Aula 6 Profa. Elaine Cristina Santos BROMATOLOGIA A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADO EM MACEIÓ AL

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADO EM MACEIÓ AL AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADO EM MACEIÓ AL Allana ALEXANDRE (1); Alana AQUINO (2); Elys OLIVEIRA (3); Ânela FROEHLICH (4) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoloia

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

RESOLUÇÃO - RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 RESOLUÇÃO - RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado

Leia mais

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17 ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha São Paulo junho/17 Estudo VIGITEL 2016* do Ministério da Saúde aponta: brasileiros trocam alimentos naturais por industrializados

Leia mais

Implementação do Regulamento de Informação ao consumidor na Unilever Jerónimo Martins INSA

Implementação do Regulamento de Informação ao consumidor na Unilever Jerónimo Martins INSA Implementação do Regulamento de Informação ao consumidor na Unilever Jerónimo Martins INSA 02-04-2014 REGULAMENTO (UE) N.º 1169/2011 O que é o FIC? A nova legislação de rotulagem para a UE que refere as

Leia mais

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE QUEIJOS FUNCIONAIS

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE QUEIJOS FUNCIONAIS ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE QUEIJOS FUNCIONAIS Antônia Mallmann Schwan 1, Jesus Gastón Sugo Maldonado 1, Lisandra Pivatto 1, Claucia Fernanda Volken de Souza 2 Resumo: Alimentos lácteos funcionais

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 14:32 horas do dia 06 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Esteio, designado pela portaria 0185/2012 após analise da documentação do Pregão Eletrônico

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra Fibra alimentar - definição No Brasil, o Ministério da Saúde, pela portaria 41 de 14 de janeiro de 1998, da Agência Nacional

Leia mais

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DE BEBIDA À BASE DE EXTRATOS DE ARROZ E DE SOJA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DE BEBIDA À BASE DE EXTRATOS DE ARROZ E DE SOJA

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DE BEBIDA À BASE DE EXTRATOS DE ARROZ E DE SOJA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DE BEBIDA À BASE DE EXTRATOS DE ARROZ E DE SOJA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DE BEBIDA À BASE DE EXTRATOS DE ARROZ E DE SOJA Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: JAEKEL, Leandra Zafalon; SILVA, Amanda Pinto da; RODRIGUES,

Leia mais

MONITORAMENTO DA TEMPERATURA DE PREPARAÇÕES FRIAS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO COMERCIAL DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS 1 RESUMO

MONITORAMENTO DA TEMPERATURA DE PREPARAÇÕES FRIAS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO COMERCIAL DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS 1 RESUMO MONITORAMENTO DA TEMPERATURA DE PREPARAÇÕES FRIAS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO COMERCIAL DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS 1 Alves, M. 2 ; Mesquita. M. O de 2 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Curso

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO. Nutricionista Entrevistado(a) Nome CRN- RT / QT

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO. Nutricionista Entrevistado(a) Nome CRN- RT / QT CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS/ DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS Nº DA VISITA VISITA AGENDADA

Leia mais

Informe Técnico n. 46, de 20 de maio de 2011.

Informe Técnico n. 46, de 20 de maio de 2011. Informe Técnico n. 46, de 20 de maio de 2011. Assunto: Esclarecimentos sobre produtos comercializados com a denominação RAÇÃO HUMANA 1. Introdução A Gerência Geral de Alimentos da ANVISA tem recebido questionamentos

Leia mais

Sabores da. Confeitaria Ingredientes de alta qualidade

Sabores da. Confeitaria Ingredientes de alta qualidade Sabores da Confeitaria Ingredientes de alta qualidade FATIA TOFFEE COM PRALINE CAMADAS DE CREME FERRINE TOFFEE COM FRUTAS VERMELHAS ENTREMET TOFFEE COM MARACUJÁ BOLO DE BRIGADEIRO COM DAMASCO ECLAIR 3

Leia mais

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO. BemVital MultiFibras

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO. BemVital MultiFibras FICHA DE ESPECIFICAÇÃO BemVital MultiFibras IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME DA EMPRESA: NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Endereço: Rua Pitangui, n 77 Bairro Concórdia, Belo Horizonte MG CNPJ. 04.040.657/0001-33

Leia mais

Dermfix - Colágeno Hidrolisado em Pó 200g Funciona?

Dermfix - Colágeno Hidrolisado em Pó 200g Funciona? Dermfix - Colágeno Hidrolisado em Pó 200g Funciona? O Dermfix é uma fórmula que agrega colágeno hidrolisado, vitaminas e aminoácidos essenciais. Ajuda a firmar a pele, combate rugas e flacidez e ainda

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE REQUEIJÃO CREMOSO COM BAIXO TEOR DE SÓDIO E DE GORDURAS

DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE REQUEIJÃO CREMOSO COM BAIXO TEOR DE SÓDIO E DE GORDURAS DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE REQUEIJÃO CREMOSO COM BAIXO TEOR DE SÓDIO E DE GORDURAS MYLA ALEXANDRA SIMÃO DUARTE 1,2, LEIDIANE JOSI BUDEL 3, THAIS LARA MATHEUS², LETICIA HÜBSCHER², JUCIELI WEBER 4*

Leia mais

PERSPECTIVAS DO GOVERNO

PERSPECTIVAS DO GOVERNO I Seminário Nacional sobre a Redução do Consumo de Açúcar - PERSPECTIVAS DO GOVERNO Antonia Maria de Aquino Gerência Geral de Alimentos Brasília, 04 de junho de 2013 O perfil de saúde da população brasileira

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 1 - Rotulagem 1 Informações obrigatórias no rótulo do produto alimentar Diariamente são lançados no mercado produtos alimentares através de fortes estratégias de marketing e publicidade

Leia mais

PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA

PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA Mônica Rocha de Sousa (1,2), Cíntia Cristina Aparecida de mendonça (1), Kênia Teixeira Manganelli (1), Fernanda Gonçalves Carlos (3), Gaby Patrícia Terán Ortiz

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Embalagem secundária

Embalagem secundária Embalagem secundária Painel Principal Trivance TM Mobility TM Nutrição Avançada Peso líquido: 300 g ou 150 g 15 ou 30 sachês de 10 g LOGO SANOFI Painéis Secundários INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção de 10

Leia mais

TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS. Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas

TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS. Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas Como Avaliar o Sucesso do tratamento Alvos do controle clínico e metabólico Glicemia préprandial (mg/dl) Glicemia pósprandial

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE NUTRICIONAL ENTRE PIZZAS CALABRESA COMPARATIVE ANALYSIS OF NUTRITIONAL QUALITY BETWEEN PIZZA CALABRIAN

ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE NUTRICIONAL ENTRE PIZZAS CALABRESA COMPARATIVE ANALYSIS OF NUTRITIONAL QUALITY BETWEEN PIZZA CALABRIAN ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE NUTRICIONAL ENTRE PIZZAS CALABRESA COMPARATIVE ANALYSIS OF NUTRITIONAL QUALITY BETWEEN PIZZA CALABRIAN Sonáli Amaral de LIMA; Tereziana Silva da COSTA; Maniza Sofia Monteiro

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

Avaliação dos padrões de qualidade de salsichas de frango e comparação com as informações do rótulo, legislação e literatura

Avaliação dos padrões de qualidade de salsichas de frango e comparação com as informações do rótulo, legislação e literatura Avaliação dos padrões de qualidade de salsichas de frango e comparação com as informações do rótulo, legislação e literatura Pedro Lima de Souza 1, Antonio Bruno dos Santos Pacheco 1, Wiviane Fonseca Ribeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: TECNOLOGIA E CIÊNCIA DOS ALIMENTOS IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) TCA 1004 BROMATOLOGIA ANIMAL (2-3) OBJETIVOS

Leia mais

Brigadeiros de Colher

Brigadeiros de Colher - 60g Ao leite TABELA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS: Brigadeiros de Colher Valor Energético 188,8Kcal = 792,9KJ 9,4% Carboidratos 24,2g 8,1% Proteínas 3,6g 4,8% Gorduras Totais 8,6g 15,7% Gorduras Saturadas

Leia mais

Avaliação de parâmetros de qualidade de doce em massa e das matérias primas utilizadas na formulação

Avaliação de parâmetros de qualidade de doce em massa e das matérias primas utilizadas na formulação RESUMO Avaliação de parâmetros de qualidade de doce em massa e das matérias primas utilizadas na formulação Cristina Pereira de SÁ 1 ; Cláudia Helena de MAGALHÃES 2, Wellingta C. Almeida do Nascimento

Leia mais